O teto do antipetismo

Análise

 

Desde 2006, a cada eleição presidencial a cantilena oposicionista-midiática é a mesma: dessa vez, vai. Em 2006, o terremoto do mensalão fez a mídia e seu aparato político, a dita oposição, acreditarem que tinham “matado” Lula – politicamente, por mais que a vontade fosse literal. Em 2010, as teorias eram sobre como o mesmo Lula não conseguiria transferir votos a Dilma.

Em 2014, a aposta é na queda da aprovação a Dilma e ao seu governo. Uma queda que de fato ocorreu. Porém, o que os entusiastas dessa teoria parecem não enxergar – ou não querer enxergar – é que essa queda não se resume a Dilma; a classe política perdeu aprovação de forma generalizada, tanto à direita quanto à esquerda, passando pelo centro.

Poucos se dão conta de que, apesar de Dilma não ter mantido a aprovação estratosférica que chegou a ter – e que quem lê este blog sabe que, por aqui, sempre foi vista com reservas –, na última pesquisa Ibope, por exemplo, a presidente da República apareceu com impressionantes 52% de votos válidos contra 48% da oposição todinha somada. Incluindo nanicos.

Estudo recente feito por esta página mostrou que o desempenho dos pré-candidatos de oposição, ao menos até aqui, não difere em nada das três eleições anteriores. Aliás, aquele estudo revelou que o desempenho de Aécio Neves está até um pouco abaixo da média que costumam ter os candidatos do PSDB na pré-campanha.

Sim, Dilma apareceu com aprovação e desaprovação empatadas no último Ibope – respectivamente, 47% e 48%. Porém, a divulgação da avaliação só da presidente e a ocultação da de governadores e prefeitos esconde que essa desaprovação atingiu a todos os governantes. Nem por isso é crível que todos os outros chefes de governo não serão reeleitos.

Mas o mais impressionante é metade da opinião pública apoiar a presidente. Ela, seu padrinho político ou seu partido apanham todo dia na mídia. Supostas “más notícias” da economia tomaram jornais, telejornais, revistas, portais de internet, rádios. E o máximo que conseguiram foi dividirem o país?

Não vamos nos esquecer de que isso foi alcançado sob o silêncio quase absoluto de Dilma, quem, até que Lula concedesse entrevista a blogueiros pregando que reagisse, praticou quase uma autocensura, deixando que a mídia a esmagasse sem sequer esboçar reação.

O que aconteceria se Dilma não tivesse se autocensurado? Dificilmente teria perdido tanta aprovação. Só que vem aí a campanha eleitoral na tevê, quando ela, seu padrinho e seu partido terão espaço para dizer tudo aquilo que hoje não pode ser dito em pé de igualdade com o “noticiário” massacrante.

O que a mídia chama de “discurso do medo” apavorou tanto a mídia e a oposição simplesmente porque é um discurso muito forte. Por que é forte? Porque se baseia em fatos – quais sejam, no que ocorreu no passado e nas propostas oposicionistas do presente, como no caso das “medidas amargas” pregadas por Aécio Neves e Eduardo Campos.

Este blog acalenta a opinião de que a grande maioria dos brasileiros, incluindo a parte politizada, em média tem memória fraca. Esquece-se do clima que a mídia estabeleceu nas eleições presidenciais anteriores, do nível de ataques de 2006 e 2010. E também de que a força pré-eleitoral da oposição não era menor do que a de hoje.

Sim, Dilma está mais fraca do que estava Lula em eleições anteriores, mas a oposição também está.

Mais da metade dos brasileiros que pretendem votar permanece ao lado de Dilma. É impressionante. Esse contingente está resistindo a um massacre da presidente empreendido ao custo de uma quantidade imensa de dinheiro que vem sendo despendido pelos grandes grupos de mídia. E, ainda assim, mais da metade do eleitorado votante resiste.

Segundo o Ibope, há cerca de 10% de indecisos. Porém, seria preciso uma mordaça em Dilma, em Lula e no PT para que todo esse contingente se decidisse pela oposição. Há o outro lado da moeda que as vítimas da avalanche midiática ainda não analisaram, mas que irão analisar quando os candidatos tiverem espaço na televisão e no rádio.

A grande esperança da direita midiática é a Copa. A aposta no caos, em alguma tragédia causada pelos grupos cada vez mais desmoralizados que prometem até atacar delegações estrangeiras, porém, é exagerada. Até a colunista da Folha de São Paulo Eliane Cantanhêde, que se dedica a atacar Dilma, Lula e o PT todo dia, acha que quanto mais excessos os grupos que prometem que “não vai ter Copa” cometerem, mais apoio a Copa terá.

Tudo somado, esses 40% que hoje prometem votar em Dilma certamente ampliar-se-ão em um eventual segundo turno. E quem diz isso não é este que escreve, mas o pré-candidato Eduardo Campos, quem, na última segunda-feira, no programa Roda Viva, disse que Aécio inspira terror nos que se beneficiaram das ações do governo federal.

Eduardo parece estar descobrindo que, no bastante provável segundo turno, seu eleitorado não o seguirá, caso adira a Aécio. O PSDB, por razões óbvias, continua sendo visto como o partido dos ricos e dos que pensam que são ricos. Como em 2002, 2006 e 2010, caso haja segundo turno dificilmente ele obterá melhores resultados que Geraldo Alckmin e José Serra.

Aécio diz que se “especializou” em “derrotar o PT” em Minas Gerais, como se o seu desempenho em seu reduto eleitoral bastasse para se eleger presidente. Alckmin também se “especializou” em “derrotar o PT” em São Paulo e, ainda assim, foi surrado por Lula em 2006.

O antipetismo cresceu, sim, mas bem menos do que o “necessário”. Metade dos brasileiros não deu bola para o massacre de Dilma e a outra metade está muito dividida e dificilmente irá toda para a oposição. A parte que não for será mais do que suficiente para ela se reeleger. O antipetismo atingiu seu teto. E não é alto o suficiente para devolver o poder à elite branca.

166 comments

  • CARO EDU,
    Há um novo ingrediente que você deveria colocar em seu texto, como sempre muito bom :
    As pesquisas para o Governo de Minas devem encerrar-se no 1º turno com a vitória do PT (PIMENTEL) , o mesmo ocorrendo em Pernambuco que tera um vencedor e nã o sera do PSB de Campos . Isto significa na minha opinião, quando começar a campanha politica, com a entrada do LULA , não vai sobrar nada para o Aébrio e o traira Campos.
    Espero que a Dilma leve no 1º turno , para implementar a Ley das Midias, A reforma Politica e as novas diretrizes do PT que foram divulgadas no dia de hoje, a partir de 2015 .

    • A Dilma ganhar em primeiro turno é muito difícil, ela está perdendo aliados, o PP e o PMDB se apoiar ela, o que não é certeza, pois a convenção vai ser apertadíssima, os palanques regionais da oposição são fortes.

      A oposição fechou uma chapa na Bahia extremamente competitiva, a chapa com o PP do Rio Grande do Sul é forte, estão fechando uma chapa no Rio com PSD, PMDB, PSDB, DEM e Solidariedade. E em Minas não se iluda, o Pimenta da Veiga vai crescer muito ainda.

  • Você faz uma boa análise, a Dilma de fato é franca favorita. A única coisa que vejo de diferente nessa eleição, é que o Aécio está conseguindo alguns palanques estaduais que possa ajudá-lo. O PMDB pelo que parece vai vim meio rachado.

      • Penso que o PMDB tem a melhor estrutura depois da do PT, o PMDB é muito capilar, é muito forte em todos os municípios. Perder uma fração consideravel dessa base não é uma boa coisa.

        O problema é que a Dilma não é o Lula, em 2010 a base da Dilma estava mais ampla e mais unida, PSB estava na base, sem contar a situação econômica que deu uma piorada.

        • Cara,
          Qdo tudo q está sendo investido começar a dar… frutos. Não haverá quem possa resistir à força, política, adquirida pelo trabalhismo. O volume de investimento em infraestrutura é imenso; a atenção ao social, nem se fala. Sei, não; a sorte da oposição é q o lado físico do investido só vai começar aparecer, pra depois da eleição. Outro dado, importantíssimo, favorável à oposição seria a massacrante propaganda negativa. Chega a me causar revolta os expedientes, sujos, tomados pela mídia – pq a politicalha da oposição não encontra, mais, eco junto aos eleitores, comuns, e à parcela da elite, produtiva. De forma q o raciocínio do Eduardo está mto bem posto.
          Agora, eu tenho conversado, bastante, com as pessoas, por ai. Com as pessoas, comuns; e com aquelas outras pessoas, diria pertencente à classe média, conservadora. E essa minha curiosidade, ao formato de tentativa de pesquisa me deixa preocupado. Bastante aborrecido. Dá pra se concluir o estrago do trabalho da mídia, maldita e; sobretudo, agora, com a atuação, clara, evidente, do poder neoliberal, transnacional. – qdo um desses bundões da FIFA desanca contra as obras pra Copa, mesmo depois mudando a avaliação, negativa, o estrago já foi feito; qdo a imprensa, estrangeira, resolve estampar comentários sobre o Brasil, pré-Copa, ou de baixo PIB, faz parte… Qdo essas manifestações acontecem, de todos os lados e por todos os motivos, numa inexplicável ocorrência, como se estivessem tendo origem de influências astrais; não tenho dúvidas, tudo neoliberalismo.
          Quero crer q, aqui, entra o raciocínio seu, Eduardo: esse negativismo está batendo no teto. Mais, só com um golpe, militar, q não tem Clube Militar q o aborte…
          Quero crer q não existam, mais, cartas nas mangas das forças obscurantistas; o jogo está feito. A força da razão, representada pela Presidenta, pelo Partido dos Trabalhadores, está colocada na mesa: a Copa vem ai; quem sabe nós nos daremos bem… A CPI do Petrobrás vai dar em nada; como não poderia ser diferente… Os presos políticos do PT vão usufruir de seus direitos de trabalhar; com um início de ostracismo do Quincas… Em resumo, vai sobrar um bom período de Paz, política.
          Beleza, heim?

          • Caro Simas Mayer,

            Bem fundamentada a sua opinião. Creio que o governo da Presidente Dilma está bem preparado para enfrentar todos esses percalços. É claro que não se deve dormir no ponto. O correto é agir sempre que for provocado e saber o caminho certo a seguir.

            Abraços,

            Herbert.

        • Eu já penso que no quesito palanques regionais, a Dilma está forte como nunca antes. Veja: Em SP, o PT tem chances reais com o Padilha e, mesmo se não vencer, fará uma boa votação. Em MG, idem com o Pimentel. No RJ, idem com o Lindinho (aliás, qual o palanque tucano no RJ?). Idem no PR com a Gleisy… Então, a única chance da oposição seria abrir uma grande vantagem no S/SE e não me parece crível que com esse cenário vá conseguir…E a questão da dispersão dos “PMDB’s” regionais só é esperança mesmo para os Mervais da vida pois o que importa é o apoio formal e o tempo na TV, teremos mais que o dobre do”spots” que a oposição somada, imagina isso tudo com o Lula…Acho realmente possível a vitória no 1º turno…Abs

    • Aqui no RS, a Dilma sai apoiada pelo PT, PC do B e PDT. O PDT vai em sua maioria apoiar a Dilma, uns 5% o Aécio e uns 20 % o Eduardo. O PMDB também sai dividido. Os prefeitos apoiam a Dilma, a cúpula no RS fica com o Campos e algumas figuras do partido tem uma queda pelo Aécio. No PP, apesar da cúpula ser antiDilma, metade deve votar nela, pois ela e o Tarso estão fazendo muito pelo Rio Grande do Sul.

    • Frederico, sua torcida não vai adiantar muito. O PMDB sempre foi rachado. Nas eleições cada político age com instinto de sobrevivência. Não vão morrer pra salvar o Aécio.

    • Frederico, o Roberto Locatelli fez uma pergunta crucial diante do seu negativismo.

      Você afirma que o PMDB, o maior partido de aluguel do Brasil está com Dilma em âmbito federal e com o PSDB em âmbito regional. No Paraná o PMDB pode ir com Roberto Requião governador, e este vai de Dilma presidenta. O PMDB de São Paulo não se aliou ao PSDB, eles vão de cinismo e mau caratismo de Skaf ( o que ajudou a derrubar a CPMF). No Rio de Janeiro o PMDB está em frangalhos, o PSDB pior ainda no Rio de Janeiro.

      Frederico. o seu negativismo também é parecido com o complexo de vira-lata, então podemos concluir que há muito de tucanismo no seu discurso.

      • respeito da ilustração e nada a ver com essa pergunta do colega comentarista.

        Daqui a pouco o Estadão vai exigir que o Eduardo coloque o aviso “foto meramente ilustrativa” em seus posts.

        Não é o Estadão que está querendo tomar satisfações de tudo que o Eduardo faz no blog dele (detalhe: DELE e só dele, sem dever satisfações a ninguém)?

        Esses jornalões acham que ainda estão vivendo na ditadura que implantaram e apoiaram por tantos anos. E não foi por falta de conspiração e tentativa de golpe que eles fracassaram em fazer voltar.

        Ainda bem que o destino inexorável dos jornais escritos é a falência e o desaparecimento. Já vão tarde.

  • Caro Eduardo,

    É isso mesmo. O antipetismo cresceu, mas concordo com você que atingiu o seu teto. Há um ódio ao PT disseminado pelo Brasil afora, o que parece ser puro preconceito por parte da elite brasileira. O mais importante é continuarmos lutando por essa bandeira.

    Abraços,

    Herbert.

  • Eduardo
    Dilma provavelmente calou porque o psdb já disse a que veio tentando censurar até propaganda da PetroBrás. Se ela desse brecha podiam tentar impedi la como tentam a cada segundo.

    • Foi um erro, Alexandre. Lula falou muito ao longo de seus 8 anos como presidente. O cargo é político. Ela podia falar. Não falou porque foi mal assessorada

      • Não, Edu. Ela não falou por não ser sua praia. Dilma é técnica, não é política.
        Vou ficar sem entender, Lula é tudo que a America Latina precisa! E Dilma seguiria Ministra! Serão, se eleita, 04 anos de sufoco. Venezuela já deu, Cristina deixa o poder, sobrou…. Bachelet, Evo?
        Não entendi….. nem eu e nem o Putin!

        • Não haveria condições. Lula disputar a eleição seria um atestado de que vendeu aos brasileiros uma presidente ruim. Seria um tiro no pé. Palavras dele que ouvi quando nos encontramos, há algumas semanas

          • Cá entre nós: A DILMA não é política e se expressa muito mal…
            Mas entre ela e qualquer candidato da oposicinha branca OFFSHORE, sou DILMA LÁ 2014, desde criancinha.
            E LULA LÁ 2018 e 2022 !!

            “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

          • Isso mesmo, é o que tenho dito no meu circulo: o fracasso da Dilma é o fracasso do Lula. Acho que so mesmo como ultimo recurso desesperado. No final das contas (mesmo se as contas ainda não chegaram ao final) a Dilma até que se saiu muito bem, pra quem foi tirada da cartola, não? Impressão minha ou o presidente a ser reeleito, de quem estariamos aqui falando, esta na hoje na Papuda?

        • Somos mais Dilma. Queremos mais Dilma, nós e o Lula.
          A Dilma tinha que ter falado mais e colocado o PSDB-PFL no seu devido lugar:o lixo (o mesmo vale para o sistema PIG).

  • Eu não cogito votar na oposição nem pra síndico do prédio, a muito tempo ultrapassaram a fronteira da canalhice, são dignos de estudos comportamentais. A globo, como é uma droga mesmo, surtou uma parte da sociedade brasileira, a formula é: bater na auto-estima do brasileiro nos tele-jornais e anestesiar com as novelas, assim a culpa pra esses verdadeiros zumbis globais, são sempre dos outros, daí cria-se esse clima de estremo egoísmo em que vivemos, o que acaba por fomentar a corrupção, que é fruto dessa desunião, sobrando o salve-se quem poder, farinha pouco meu pirão primeiro.

  • Elite branca?
    De onde tirou isso?
    Mesmo que o senhor tenha razão quanto ao teto do antipetismo, ainda assim 45% da população são elite branca?

    • Segundo o IBGE, uns 40%, mas brancos mesmo acho que nem 10% – muitos pardos se dizem brancos para não levar o estigma “racial” no RG. Porém,a elite branca, cerca de 1% da população, leva o resto no bico

  • “Vamos pu pal carajo
    Que para amanecer
    No hacen falta gallinas
    Sino cantar de gallos

    No es tiempo de recular
    No de vivir de leyendas”

    ( Ali primera – los que mueren por la vida)

  • Para quem não viu ainda… Tirem as crianças da sala! Cenas explícitas de terror com direito a fantasmas do passado que insistem em voltar e acabar com a dignidade e conquistas da maioria dos brasileiros nos últimos 12 anos (by PHA e João Andrade Neto): http://youtu.be/J5_s8V5tYus

  • Edu, temos que ter cuidado com o aparelhamento tucano no TSE. Dilma vai ter tempo de propaganda eleitoral suficiente para mostrar os feitos do seu governo mas esse tribunal mostrou que não é imparcial. São muitos os inimigos do PT, não só o PIG.

    Abs

  • Eduardo, sua análise é bastante esclarecedora. Mas vamos continuar atentos e sempre alertas ao que é divulgado nas redes sociais. Parabéns!

  • Se não for possível pela via eleitoral, então será por um golpe suave, como já vimos na Líbia, Ucrânia, Tailândia, Egito…

    A Dilma acaba de romper com om milicos com a proposta do fim da Lei da Anistia, e se a classe média for para as ruas após o fiasco da seleção do Neymar na Copa, quem vai defender o Planalto?

    Quero ver o zé povinho fazer alguma coisa com greves massivas e “selvagens” como as da semana passada…

    O PT vai cair da mesma forma que Allende…

    Lula que viaje para a Namíbia como no anos passado!

    E o que será que os presos da Papuda vão fazer com o Dirceu se o caos chegar?
    Ele que trate de fugir de lá rápido!

    Tá chegando a hora do PT pagar pelos seus “erros”…

    É a hora do Caos!

      • Veremos…

        Ah, a Polícia descobiu 1 ton de maconha na Gaviões da Fiel… Tá aí um aviso para que essa turma desista de ser milícia do PT…

          • Mas o Aécio está do lado e a Gaviões de outro…

            Duvido que a Gaviões continue com o papel de milícia do PT depois do recado da PM… Vai abandonar o barco assim como o Ronaldo…

          • Perrela está de um lado e Dilma do outro. E se o PSDB pode usar a PM eleitoralmente (um crime), o governo federal tem PF (que usar seria outro crime). Já falou demais, fascista. Está me fazendo perder tempo. Block em você.

  • http://www.youtube.com/watch?v=m07V_oDh-E8

    Sinopse:

    Entre março e setembro de 1973, esquerda e direita se enfrentam nas ruas, transformadas em verdadeiras praças de guerra. Salvador Allende tenta um acordo com as forças da Democracia Cristã, mas fracassa.

    A elite chilena não permite a ascensão de um regime socialista e a classe média fomenta o boicote e o embate civil. Os Estados Unidos financiam a greve dos motoristas de caminhão e incitam o caos social.

    A estrutura do país está sob tensão e o caminho para o golpe está aberto.

    Em 11 de Setembro de 1973, o Palácio do Governo é bombardeado por Augusto Pinochet.

  • Pela minha ideologia de centro-esquerda, fica impossível votar no PSDB, já que o mesmo prática uma política onde se “privatiza o lucro e socializa o prejuízo”. Essa política de privatizações de setores estratégicos e de grande importância para o país, como: Petrobras e Vale, na minha opinião é perder a soberania. Lógivo que reconheço os acertos do PSDB como: o plano real a nível federal, etecs, fatecs e bom prato a nível do estado de SP, mas, como é uma balança o fator entreguista pesa mais, para pior é claro.
    Sobre a Copa: é óbvio que preferia uma educação melhor uma saúde melhor ao invés da copa, porém, não podemos desconsiderar que o lazer faz parte de qualquer sociedade, e futebol no Brasil movimenta valores astronômicos se comparado com a realidade da população. Não é atoa que o Neymar ganhou mais de R$ 1000.000,00 aqui mesmo no Brasil, pelo simples motivo que o futebol é record de audiência. A lógica simples é essa: O patrocinador paga o jogador e joga este valor no produto que ele vende, depois nós pagamos este valor que está embutido no produto, ou seja, nós pagamos o Neymar, seja indo aos estádios, assistindo aos jogos pela TV, ou comprando produtos. Em uns dos protestos na saída da seleção Brasileira no Rio, dizia assim: “Pode acreditar, educação vale mais que o Neymar”, era para valer, mas, não vale pelo simples motivo que a população gasta muito dinheiro em algo que “não é imposto”, no lazer futebol. Por isso há esse abismo entre o mercado futebol brasil e a população. Portanto, os valores gastos nos estádios é condizente com o que a população gasta de livre e espontânea vontade, sendo que os valores gastos daria somente 1 (um) mês do orçamento da educação, então, tem que haver lógica e coerência antes de sair ai criticando qualquer coisa sobre a copa.
    No mais à esquerda e ou centro- esquerda não é unida, enquanto à direta ou centro-direita são unidos e manipulam pessoas da esquerda através da mídia, sendo até mesmo o Ministro Joaquim Barbosa afirmou que não há pluralidade na mídia. No mais, o PT é o partido onde tenho me identificado com suas propostas, mas vou analisar as propostas do Eduardo Campos também.

  • Mais uma belíssima análise, Edu. Você foi ao cerne: Dilma caiu, pois caíram TODOS.

    Fico imaginando se tivéssemos uma mídia apenas uns 20% a 30% menos partidarizada.

    Parabéns, Edu e um grande abraço.

      • Obrigado pelo carinho.

        Estou sempre lendo seus posts, Edu, seja diretamente aqui ou lá no BR247. Só não tenho comentado, mas estou sempre na ”espreita”.

        Valeu!

          • Eduardo…
            Vou parar de comentar por uns tempos pra ver se você também sente saudades de mim.

          • Aproveitando a deixa do grande Wilsoleaks, quero aproveitar e dizer que você é muito importante neste front, Edu. Respeito-te pra caramba companheiro.

            Edu, eu te acompanho desde 2006 e não seria agora que iria deixar. Abs.

          • Grande é você, André. E nosso Edu imensurável.

            Na verdade temos muita sorte do Eduardo Guimarães não ser um pouco mais velho, se fosse, com toda certeza a ditadura o teria eliminado.

          • Eduardo.
            Parabens pela enésima vez.
            Suas analises e informações sempre atualizadas levam ao penico essa imprensa
            vendida. Como o companheiro andre i souza, tambem eu fico sem fazer comentários mais a
            leitura é obrigatoria por mais de uma vez por dia. Imprimo quase tudo para ajudar-me nas
            “contendas” com os amigos e outros nem tanto. Já li aqui, de colegas do blog. que vc
            deveria candidatar-se a um cargo político. Não apoio. Prefiro o JORNALISTA.
            Bbs.

        • É verdade Eduardo, é verdade.

          Confesso que espero todos os dias por seus posts e na mais das vezes leio bem devagar só pra não terminar logo.

          Obrigado Edu, por estar conosco todos os dias.

  • Eduardo, hoje estava meditando com relação a eleição.O meu pensamento se iguala ao seu.
    Indeciso é quem não se decidiu. Do meu ponto de vista o Guia Eleitoral e as 1.400 inserções de Dilma contra 450 de Aécio e 180 de Eduardo serão fundamentais para a mudança de opinião de muita gente dentro deste patamar de 10%.
    As “más noticias” não terão o grau negativo como as de hoje.
    Sei que a luta é grande, pois estamos lutando contra grande gigantes da economia que é a mídia. Mas de um coisa fique certo, a mídia está desgastada devido a perda de credibilidade.
    Quem acredita nas capas da Veja e Época neste fim de semana? Os mesmo. Não muda nada.
    Acredito piamente na vitória de Dilma, no primeiro ou segundo turno.

    Et: os que citaram Lula nas pesquisas, por certo vão votar em Dilma.

  • Essa história de que é especialista em bater no PT cria uma saia justa para Aécio, caso eu não esteja enganado em alguns fatos históricos.

    Se não me engano, nas corridas presidenciais de 2002, 2006 e 2010, o candidato petista ao Planalto foi vitorioso nas Minas Gerais, não?

    Aécio foi candidato nos dois primeiros anos, sendo que no segundo dele já como governador, e em 2010 renunciou para candidatar-se ao Senado, com sucesso.

    E por que ele não foi figura fundamental para a vitória dos tucanos candidatos a presidente em tão importante colégio eleitoral? Será que sua ascendência sobre o eleitor mineiro não é tão grande assim? Ou será que no fundo ele deu uma bela cristianizada em Serra e Alckmin?

      • Vi um trecho do Eduardo Campos no tucaníssimo Roda Viva, ontem.
        Queriam arrancar dele uma declaração de que daria apoio a Aécio num eventual segundo turno. Ele fugiu pela tangente.
        O pobre Dudu deve ter percebido a fria em que se meteu: é um sujeito bacaninha para a mídia e para a elite mercadista, desde que sirva de linha auxiliar do candidato do PSDB – e só.
        Bastou um bloco pra ver como é difícil a situação dele: oposição a Dilma, mas forçando bem a barra pra se mostrar leal a Lula – até o defendendo da fúria do apresentador num dado momento. Está na cara que ele vai tentar empreender a hercúlea tarefa de convencer o eleitor que ele, Eduardo, é que é o verdadeiro candidato do lulismo. Como diria Garrincha, teria que combinar com Lula!
        De outro lado, forçou um pouco a barra, sendo quase ridículo, tentando se mostrar simpático aos anos FHC, ao mesmo tempo em que reconhecia terem sido aqueles anos tenebrosos para o país.
        Não só o passo dele foi maior do que as pernas, como, aparentemente, foi dado em momento um tanto inoportuno.
        Como é mesmo aquele ditado popular sobre o apressado?

  • Excelente texto caro Eduardo.

    Acho que nesse contexto as camapnhas estaduais e para o parlamento (senadores e deputados, revestem-se de especial importância.

    Não basta vencer no executivo federal, esta é condição necessária, mas não suficiente para garantir a continuidade dos avanços sociais e democráticos do país.

    É necessário desmantelar as citadelas tucanas em São PAulo e Minas, pois esses estados são essenciais para a economia nacional e já estiveram tempo demais nas mão de ladrões e incompetentes. Eles precisam se alinhar à dinâmica do Brasil atual e sair do marasmo de corrupção e incompetência típico das administrações tucanas.
    Mas também é necessário fazer uma bancada progressista robusta no Congresso Nacional de modo a levar avante a reforma política e a democratização dos meios de comunicação de massa.

    Esta é uma eleição não apenas para vencer, mas para avançar.

  • Quer um exemplo do silencio ensurdecedor do governo?
    Ontem o insuspeito G1 deu que o desemprego aumentou no mundo em 2013. A poucas semanas tivemos a noticia de que o Brasil bateu o record de emprego para o mês de abril. Não vi nenhuma repercussão por parte da campanha da Dilma dessa noticia. É a economia que vai reeleger Dilma. O pais está sim vivendo um bom momento econômico mas a mídia conseguiu transformar em parte que estamos vivendo o contrário.
    Hoje fiquei sabendo que as vendas no varejo deu um salto de 10%. Não espere ver por parte da campanha da Dilma a repercussão desses resultados.
    Só para comparar, lembre-se de 2008 como a atuação de Lula conseguiu reverter o clima de fim do mundo
    que se vislumbrava com a maior crise financeira depois de 29.
    Eu não menosprezo o poder da mídia Ela pode e espero que seja derrotada, mas se falar sozinha vence por nocaute.

  • Diz o senso comum que política (ideologia), futebol e religião não se discute porque a paixão de cada facção é tão grande que oblitera a razão. Porém a política tem algo diferente, o interesse objetivo, pessoal ou de grupo, que a religião ou o futebol não tem, pois se assentam na fé. Assim é possível que a estratégia de mostrar as diferenças seja um poderoso veículo em benefício da razão. Existem dois modelos, reconhecidamente distintos por todos: o da direita, PSDB, DEM e outros menores, e o da centro esquerda, ou não tão direita assim, que é o PT e alguns aliados. Qualquer análise que tenha um mínimo de respeito aos fatos considera que os resultados confiáveis (até mesmo avalizados por instituições fora do Brasil) e ao longo de um prazo suficientemente longo, devem ser cotejados. Alguém minimamente inteligente deveria então escolher o modelo que apresenta melhores resultados. O governo de FHC (ou aqueles estaduais do PSDB) não chega nem aos pés do PT. Estes resultados são por demais conhecidos. Mas podemos estender estas comparações a empresas ou entre países que podem ser, de fato, comparáveis. Sabesp e Petrobras, não com relação à valorização de suas ações na bolsa porque isto não interessa a quase ninguém, mas pelo seu papel jogado em prol do país: uma gera falta d´água e a outra destina dividendos fabulosos à educação, saúde, meio-ambiente, ciência e tecnologia. Brasil e México, comparação que não pode ser explicitada aqui por falta de espaço, mas que coloca o Brasil muito acima do México. Apenas um dado, a que não resisto à tentação de teclar: o Brasil há vários anos atingiu a meta do milênio na redução da miséria e da pobreza. O México praticamente dobrou os índices de pobreza e miséria, tendo hoje mais de 50% de sua população nesta condição. A direita não resiste, física e moralmente, à comparação de resultados.

    • Carai!! Que é isso, mano?!!

      Que tem a ver mãe que mata filho e filho que mata mãe com Petrobras e superfaturamento?

      Esse Ronaldo é mesmo o fim da picada.

      Ainda bem que ele já está do lado de lá, né El Cid?

  • Legal.

    Concordo com a análise, Ainda que lamente a existência do “petismo” e todas as suas ramificações emporecedeoras. A marquetagem de retirante pobre, idealista, altruísta, que lutou para libertar o povo realmente funciona,

    Povo latinoamericano sempre em busca de um Salvador, ao invés de se salvar.

    Um jesus cristo tupiniquim.

    O Brasileiro tem o governo que merece…. E sempre teve.

    Não que Marina (petista recalcada), Eduardo e Aécio sejam opções. Não são. O destino do Brasil parece ser este mesmo….

  • Você descreveu a realidade nua e crua, caro Eduardo. Para o enorme desespero do conservadorismo, mídia e oposição. Simplesmente, não há nenhuma alternativa a Dilma que seja digna de voto consequente e bem intencionado; ou vejamos: Aécio e seu PSDB? Argh! Sei que não estou argumentando politicamente, mas essa interjeição é o que melhor exprime o que sinto em relação a esse candidato e sua sigla… Já quanto a Eduardo Campos, não me inspira absolutamente nenhuma confiança. Qualquer um percebe que trata-se de um sujeito ávido pelo poder, que até outro dia era parte da aliança governista e só “largou a teta” para poder disputar a presidência… Trocar Dilma, mesmo com todos os erros que tenha cometido (e que nem foram tantos assim…), por um sujeito como Eduardo Campos seria, na minha opinião, o melhor exemplo de um tiro na mais absoluta escuridão… Escuridão essa que permaneceu, mesmo após o mandato de Campos no governo de Pernambuco…

  • É MENTIRA que este pessoal dos protestos estejam preocupados com saúde, educação, segurança, etc…
    Estes vagabundos estão é fazendo protestos políticos contra a DILMA e o PT..são idiotas tucanalhas querendo derrubar o governo federal ou influenciar nas eleições…..e estas greves são manipuladas pelos sindicalistas da Força Sindical, do canalha e bêbado Paulinho da Força, claramente tucanalha e vendido…e o pessoal do PSOL, todos contrários à CUT ( Ligada ao Governo Federal/PT)…
    Sabem nada, inocentes!!!

  • Edu, excelente seu texto. Agora no caso da CENSURA as propagandas do PT é compreensível que a extrema direita sempre tente impedir de ser veiculadas e alguns juízes acatam o pedido, o que não consigo entender é como o PT não consiga reverter estas censuras sendo que todos sabemos a constituição garante livre manifestação em todos os níveis e inclusive no aspecto POLÍTICO aos cidadãos e entidades no Brasil, o argumento de que tal peça publicitária gera medo ou é eleitoreira não tem cabimento, pois seguidamente o P$DB veícula um vídeo em horário nobre acusando o PT de corrupto e incompetente e não vi até hoje o partido buscar na justiça a não veículação destes videos do P$DB.
    Abraços Edu e melhoras a Victória, beijos nela.

  • No Carnaval a marcha do pó Royal deu o tom
    Agora, pra copa, já temos um clipe que vai bombar:

    https://www.youtube.com/watch?v=rdrwwW1gE_0

    O Ali Kamel tá de cabeça inchada
    E os coxinhas já viraram empada
    O desemprego despencou e a inflação caiu
    Vai ter Copa, sim, no Brasil!

    Chora Merval, chora Miriam Leitão
    Chupa O Globo, Folha, Veja, Estadão
    A tucanada vai ter que aguentar calada o baque
    E se consolar com o William Waack.

    O Cloaca News já entrou no ritmo da copa.

    • Ontem FHC dormiu à base de RIVOTRIL. Chora Tucanalha.

      “A estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez.

      A organização dos estados americanos apresenta a exposição de esculturas “Os Estados Americanos na visão do artista e escultor chinês Yuan Xikun” no museu de arte das Américas em colaboração com o observador da missão da China para o OAS e da embaixada das pessoas da República da China nos Estados Unidos.

      Lula está sendo homenageado com um busto de bronze em exposição no National Mall, no centro de Washington, capital dos Estados Unidos, perto da Casa Branca e da Organização dos Estados Americanos. Yuan Xikun, criou bustos de 10 grandes nomes das Américas.

      Esta exposição incluirá peças de artigos históricos que fizeram contribuições exepecional para as Américas incluindo:
      Before the Decisive War – Abraham Lincoln (United States)
      Simón Bolívar (Venezuela)
      Eloy Alfaro (Ecuador)
      Tupac Amarú (Peru)
      Lula Da Silva (Brazil)
      Juan Pablo Duarte (Dominican Republic)
      Tupac Katari (Bolivia),
      Juana Azurduy (Bolivia),
      Andreo De Santa Cruz (Bolivia),
      Gabriel García Márquez (Colombia),

      O escultor chinês Yuan Xikun diz que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente contribuiu para os povos das Américas”. Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua na capital dos EUA.

      http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/ — com Lúcia Adélia Fernandes.
      Foto: A estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez.

      A organização dos estados americanos apresenta a exposição de esculturas “Os Estados Americanos na visão do artista e escultor chinês Yuan Xikun” no museu de arte das Américas em colaboração com o observador da missão da China para o OAS e da embaixada das pessoas da República da China nos Estados Unidos.

      Lula está sendo homenageado com um busto de bronze em exposição no National Mall, no centro de Washington, capital dos Estados Unidos, perto da Casa Branca e da Organização dos Estados Americanos. Yuan Xikun, criou bustos de 10 grandes nomes das Américas.

      Esta exposição incluirá peças de artigos históricos que fizeram contribuições exepecional para as Américas incluindo:
      Before the Decisive War – Abraham Lincoln (United States)
      Simón Bolívar (Venezuela)
      Eloy Alfaro (Ecuador)
      Tupac Amarú (Peru)
      Lula Da Silva (Brazil)
      Juan Pablo Duarte (Dominican Republic)
      Tupac Katari (Bolivia),
      Juana Azurduy (Bolivia),
      Andreo De Santa Cruz (Bolivia),
      Gabriel García Márquez (Colombia),

      O escultor chinês Yuan Xikun diz que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente contribuiu para os povos das Américas”. Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua na capital dos EUA.

      http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/
      Curtir · · Promover · Compartilhar

  • Sou um leitor/postador e nada de analista político.
    Se formos analisar a situação política do Lula atualmente, Vai fazer nesta campanha o que não pode fazer nas anteriores.
    Lula está livre e solto e já começou se soltando na reunião que teve com os blogueiros.
    Quando começar a viajar este Brasil, que ele conhece bem. Não vai ter para o amigo dos Perrelas e nem para o Dudu Traíra Campos, que vai sentir em seu Estado o que o Lula lhe está preparando, a derrota do seu candidato.

  • Sinceramente tenho sérias dúvidas a respeito do “massacre” midiático tão temido e tão valorizado. A SECOM pediu e o IBOPE fez, ainda esse ano, pesquisa para saber quantos leem jornal no Brasil. Não chegam a 6% e mesmo assim a maioria se restringe a páginas esportivas e a noticiário local, que fala de crimes, ou fatos curiosos do quotidiano. Até que ponto o propalado PIG exerce tanta influência sobre as preferências políticas da população? Sim, há a Globo e o JN, só que este nada mais é, para a maioria dos lares, que um simples preâmbulo da novela, quantos lhe prestam a devida atenção?

    Quanto ao massacre em si, cabe perguntar se é massacre ou se são mentiras. Isso porque é impossível que a imprensa não dê destaque a um caso como o da Petrobras, por exemplo, ou ignore e não cubra com a devida dimensão as manifestações de rua, para ficar em outra pauta atual. Críticas pesadas todos os governos sempre sofreram, inclusive os de FHC, basta consultar jornais e revistas da época; se hoje em dia o ex-presidente é poupado, é porque ele faz parte do passado, não é candidato a nada, daí que fala-se mal da Dilma, e não dele e de seus atos, como muitos gostariam que fossem revisitados e comparados com os geradores atuais de crises.

    Por fim, essa verdadeira crença que se criou acerca das elites, de que estas não suportariam a ascensão social dos menos aquinhoados. Os banqueiros são elite, pois não? Os bancos vivem do que, de dinheiro? É melhor ou pior para os “preconceituosos” e elitizados banqueiros que mais dinheiro entre, seja de que classe social venha? Não se passa o mesmo com os grandes varejistas, ou com o setor de serviços, idem com o mercado imobiliário? Haveria lógica para que os detentores do poder econômico desejassem mais pobreza, ou é melhor que haja cada vez menos pobres? Será que o antipetismo é movido unicamente por ódio e preconceito? A elite econômica brasileira é farta de exemplos de gente muito pobre que enriqueceu, sem que isso nunca contrariasse nem amedrontasse ninguem, vide o ex-carroceiro Sebastião Camargo que fez a Camargo Correia, o ex-engraxate Edson Godoy que erigiu a AMIL, o ex-lavrador Amador Aguiar que comandou o império do Bradesco, e muitos e muitos outros.

  • Caro Eduardo e demais
    Coloquei bandeirinhas em minha casa, servem para a copa agora e festa junina depois, com direito s dois balões, tudo verde e amarelo.
    Mas já senti o peso que nesta casa tem “petralha”. Já senti o peso da advertência, de, se o Brasil não ganhar, o clima irá pesar.
    O clima do ódio da Copa, é visível e sentível.
    Apoiou a Copa, a trincheira está levantada contra essa pessoa.
    Não estão enxergando melhoras, a Copa turvou tudo, não adianta falar de números, não tem sentido.
    O ódio está instalado.
    Saudações

  • Parabéns pela análise. Já estamos em campo para uma dificil batalha. Se o programa de governo contemplar a questão política com as urgências que o movimento social deu visibilidade e Dilma ainda assim for eleita, ai sim, o Brasil muda pra valer.
    Melhoras para a querida Victória.

  • Infelizmente, no meu dia-a-dia, me deparo com alguns coxinhas que adoram puxar uma conversa sobre a presidenta Dilma para em seguida cair de pau.
    Pergunto e ninguém me responde: quem é exatamente que vai derrotar a nossa grande presidenta? Para ela ser derrotada é preciso ainda que algum opositor cresça e apareça. Mas não enxergo ninguém da oposição com mínimas condições de derrotar Dilma. Mas a luta continua pela sua reeleição e só termina com a proclamação de sua vitória, apoiada pela grande maioria dos brasileiros.

  • Prezado Eduardo,

    Concordo com tudo, mas gostaria de fazer uma ressalva.

    A mídia, apesar de ter perdido as 3 últimas eleições para presidente, tem um poder terrível.

    Matou Getúlio, derrubou Jango, apoiou a ditadura, protege os tucanos.

    Condenou à prisão, sem provas, líderes do PT.

    Badernas, violências, ameaças, tumultos, como o de hoje em Brasília, SÃO UM PRATO FEITO para ela.

    Repercussões internacionais.

    Esse teto antipetista pode ser alterado através do terrorismo em cima do povo, impulsionado pela mídia.

    Tudo vai depender da capacidade das autoridades em lidar com os delinquentes turbinados pelas centenárias forças conservadoras.

    Alerta total, muito alerta nessa Copa. Aí mora o perigo final.

  • A Direita é tão previsível quanto golpista, assassina e burra.

    PS.: Com a candidatura Aécio Neves, José Serra se junta a FHC no volume morto do PSDB.

  • Quem disse a você que haverá segundo turno? ! Acho muito mais provável que Dilma consiga vencer em primeiro turno, desde que impeça a proliferação de terrorismos de última hora(como os boatos religiosos e sobre o aborto em 2010)que podem retirar-lhe decisivas frações de votos que poderão garantir a vitória em primeiro turno. Minhas opiniões nem de longe se tratam de “torcida”, ou seja projeção dos desejos numa análise supostamente técnica, mas de avaliação racional do quadro. Assim, começo essa avaliação contestando uma outra colocação de seu texto : Quem disse que Dilma está mais fraca do que Lula quando este tentou a reeleição? Como sempre lembra Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, em suas colunas, Dilma tem mais ou menos os menos os mesmos números que Lula tinha nessa época do ano em 2006. Não custa recordar aos desmemoriados que, como Dilma, Lula sofrera um forte abalo em sua popularidade no ano anterior devido à crise do “mensalão”, conseguira recuperar parte da popularidade perdida, mas não voltara aos patamares anteriores, que só foram atingidos na hora do voto quando, confrontados na campanha eleitoral com as realizações do Governo Lula e a possibilidade de perderem suas conquistas numa vitória de Alckmin, os leitores deixaram de lado o “pito” que passavam no Presidente devido às denuncias midiáticas e resolveram escolher o que de fato importa, ou seja as melhoras que haviam conquistado. Do mesmo modo Dilma enfrentou forte queda em sua popularidade devido às “manifestações” organizadas pelos filhinhos de papai das classes média e alta, as quais, apesar de não terem envolvido a população pobre(satisfeita com as melhoras conseguidas em suas vidas e sem motivo para “protestar”)repercutiram muito mal na imagem da Presidenta devido principalmente às cenas de vandalismo protagonizadas principalmente pelos jagunços pagos pelos mauricinhos e patricinhas(e por quem mais financiou a nova tática golpista que dissemina-se pelo mundo, sempre contrária Governos voltados para os mais pobres e que não se curvam aos EUA), cenas que abalaram a imagem de Dilma junto ao grosso da população, sempre tendente a assustar-se com a desordem, que passou a desaprovar a Presidenta por enxergar em seu Governo desordem e fraqueza diante da baderna. Decorrido algum tempo do impacto inicial das “manifestações” reacionárias, que foram se arrefecendo, como também passaram a ser encaradas pela população como naturalmente baderneiras, o que aliviou um pouco a tendência a culpar o Governo; Dilma recuperou parte da popularidade perdida, mas não chegou aos níveis anteriores(do mesmo modo que Lula em 2006), possivelmente porque uma parte mais inflexível do eleitorado ainda não a perdoou, como também devido à imensa campanha midiática movida contra a Presidenta, campanha que também atingiu Lula em 2006, só que antes era focada na “corrupção” e agora orienta-se para criar um falso clima de pessimismo. Contudo, como também Lula sofria de mutismo em 2006(podia ser menor que o de Dilma, devido às diferenças de personalidade, mas existia), e também ele só recuperou completamente o apoio perdido da população após a propaganda eleitoral gratuita e aproximação das eleições, quando o povo viu o que poderia perder coma vitória de Alckmin, é mais do que evidente que esse fenômeno se repetirá com Dilma, até porque esse apoio recuperado com a proximidade eleitoral vem das mesmas classes pobres que Lula beneficiou e Dilma continuará beneficiando. São esses eleitores, que por sinal demoram mais a interessar-se por política, a perceber que haverá eleições, que garantiram as vitórias de Lula e Dilma e sempre formaram a base de apoio que conferiu índices de popularidade extraordinários a Lula, e também a Dilma, e dos mesmo modo retiraram o apoio a Lula durante o episódio do “mensalão”, devolveram esse apoio em parte após o arrefecimento do denuncismo midiático e completaram a devolução completa da confiança no petista quando chegaram a s eleições. O mesmo fizeram com Dilma, incluindo-se a devolução parcial do apoio, e tenderão obviamente também a devolvê-lo por completo quando as eleições se aproximarem e Dilma mostrar-lhes no horário eleitoral gratuito o que têm a perder com a vitória de Aécio neves. Nesse ponto, quero falar sobre o mineiro. Ao meu ver, trata-se do candidato mais fraco que o PT já enfrentou, o que pode facilitar a vitória de Dilma. Compará-lo com Serra é patético. O coronel paulista tinha um recall de 40 anos de vida pública, além de ser muito bem votado em São Paulo(sem adversários que o ameaçassem). Ainda não podemos esquecer a exposição positiva que Serra possuía por ter sido Ministro de FHC, sempre bem tratado pela mídia, o que de alguma maneira segmentou sua imagem junto ao eleitorado(é verdade que o Governo FHC era mal avaliado, mas a lembrança de Serra sempre traz dividendos para conseguir o voto conservador ou indeciso, principalmente em 2010, quando a “memória” do desgoverno FHC já estava mais enfraquecida). Mesmo em relação a Alckmin, Aécio parece-me mais fraco por um motivo simples. Alckmin era muito bem votado no maior colégio eleitoral do país, São Paulo, praticamente sem adversários petista capazes de enfrentarem-no. Já Aécio, é bem votado no segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas(que apesar do título de “segundo”, é muito menor do que São Paulo)e ainda possui o fator negativo de ter sim um adversário competitivo em Minas, o petista Fernando Pimentel, que possui chances reais de vencer para Governador e pode retirar votos importantes de Aécio em seu reduto. Essas informações explicam porque Aécio possui, como você mesmo falou , média de votos inferior a dos outros candidatos do PSDB nessa época do ano e é um fator que dificilmente irá mudar. Não vejo Aécio conseguindo muitos votos em São Paulo, devido a uma natural rivalidade entre os estados e à sabotagem do vingativo Serra, e muito menos no Nordeste, que fechará com Dilma. Portanto, o mineiro terá desempenho semelhante aos dos “colegas” tucanos anteriores em todo o Brasil e tenderá a ser pior do que eles no Sudeste(devido aos motivos já citados)exatamente a região que concentra a maior quantidade de votos. Portanto há sim enormes chances de vitória em primeiro turno(Eduardo Campos será uma Marina encolhida em termos de votos, sem a turbinagem dos votos que teve a verde graças ao fanatismo religioso e sem conseguir, ao contrário do que se pensa, o apoio do região Nordeste, com exceção de Pernambuco, devido às naturais rivalidades entre os estados. Mesmo em Pernambuco, Campos não é mais uma unanimidade por ter abandonado Lula e Dilma, o que foi visto como traição pelo eleitorado) . A única forma de impedir-se a vitória em primeiro turno será através do terrorismo, ao qual o Governo deve redobrar a vigilância, seja em relação à Copa, que a cada dia ganha mais apoio da população(o que deixa os conservadores apavorados), seja em relação às “greves” mais do que estranhas que andam surgindo por aí, sempre em setores estratégicos, e que indicam a ação de sabotadores privados a corroer até a autoridade dos sindicatos(as greve surgem contra a orientação dos sindicatos das categorias), sabotadores esses que podem muito bem serem treinados ou oriundos da própria CIA(para quem não sabe , é uma velha especialidade da CIA fazer esse tipo de sabotagem no mundo inteiro, incluindo-se a América Latina, desde os anos 50. E também para quem não sabe, estranhamente em 2013 o número de estadunidenses que pediu vistos para “trabalhar” no Brasil foi recorde, mais de nove mil), o que deve deixar o Governo mais do que atento, vigilante para prendê-los e desbaratar seus planos, desde que tenha um Ministro da justiça que não seja um banana como o atual, mande na PF, e um Comandante da ABIN que não seja um milico antipetista. Se conseguir controlar essas duas variáveis, e também reagir a quaisquer boatos que surjam na última hora antes do voto, Dilma vencerá em primeiro turno, acumulando capital político para empreender as mudanças estruturais que o Brasil precisa, a partir de 2015, começando pela democratização dos meios de comunicação.

    • Caro Carlos Henrique,
      Ótimo texto! Não sou tão otimista quanto ao fato de a presidenta se reeleger em primeiro turno. Estão acontecendo muitas coisas “meio invisíveis”, sobre as quais nada sabemos. No texto do Eduardo ele diz: ” o PSDB é o partido dos ricos e dos que pensam que são ricos”. Conheço muita gente que melhorou de vida com os programas do governo (não estou me referindo aos mais pobres, beneficiários do bolsa família, minha casa minha vida, prouni etc:), mas àqueles que com incentivos do Governo Federal conseguiram ampliar seus negócios, ou montou uma pequena empresa, que deu certo e já começa a pensar que pode sentar ao lado dos ricos, e portanto, votar nos ricos!
      No entanto, concordo com você quando diz: ” os eleitores das classes mais pobres demoram a se interessar por política e só o fazem com a proximidade das eleições”. Tenho perguntado às pessoas mais simples se têm pensado nas eleições deste ano, e a maioria responde que só se preocupa quando começa a propaganda na TV. E com a quantidade de coisas realizadas nestes últimos três anos, penso que até mesmo a maioria daqueles que já se sentem ricos vão querer se tornar mais ricos e votar em quem lhes incentivou e não em quem minou todas as suas possibilidades de progresso em oito anos.
      Abraço
      Maria Antônia

  • O PT saiu das cordas. O PIG não está mais conseguindo pautar. E os fantasmas sentiram o golpe.
    A CPI no Senado da Petrobras caminha por um caminho que não interessa à oposição. A CPMI da Petrobras ainda não foi implantada. Quando ela começar não terá mais espaço pois tudo o que foi dito sobre Pasadena será batido. A CPI no Senado antecipa os passos. Convocou o Ministro do TCU José Jorge – O Ministro do Apagão de FHC – que está com a auditoria de Pasadena. Já pediu documentos da Operação Lava Jato ao STF, e convocou o ex-Diretor preso na operação.
    Dilma teve audiências com jornalistas esportivos, agora com o Bom Senso F.C. Nela todos disseram que ela ouviu mais que falou – isso vai derrubando o dito e o repetido mito espalhado pela mídia de que Dilma não ouve ninguém.
    O PT incluiu a regulamentação da mídia – conforme previsto na Constituição Federal – e a reforma política no horizonte do novo mandato.
    Os vazamentos seletivos foram controlados. Dilma parece mais à vontade. E a oposiçãozinha não tem trabalho fácil. O almejado pelo PIG é que os protestos vinguem, que os estádios tenham goteiras, que o metro atrasa e que o ônibus com turistas está engarrafado, que os aviões não decolem, ou seja, eles vão superestimar os pequenos eventos fora do normal na Copa – como se vivêssemos na normalidade absoluta -, mas no geral eles do PIG – e da oposiçãozinha – quebrarão a cara.
    No fim da Copa, seria de bom alvitre apresentar um balanço, de imediato, com o número de turistas recebidos, o dinheiro movimentado, os empregos gerados, e os tributos arrecadados. Pra encerrar e vez esse negócio de que a Copa não será boa para o Brasil.
    Ah, no cenário nacional o PT irá eleger Dilma no primeiro turno, com certeza. Dilma “Ghostbuster”, a exterminadora de fantasmas. Vai ser um massacre.

  • Edu, na verdade a oposição está desesperada e entende que eleita a Dilma agora, depois vem Lula mais dois mandatos, podendo surgir uma nova chance somente em 2026. Veja só a idade de alguns líderes do lado de lá em 2026. Não que a idade seja um obstáculo, mas talvez não seja a ótica da maioria da população.

    fhc, 95
    bornhausen, 89
    serra,84
    álvaro dias, 82
    virgílio, 81
    agripino, 81
    aloysio, 81
    mario couto, 80
    tasso, 78
    imbassahy, 78
    alckmim, 74
    acéio, 66

    Quais as novas lideranças que se formaram do lado de lá? O Richa, que faliu o Paraná e está vendendo a mata atlântica?

    Em tempo: do lado de cá, por sua vez, tem surgido lideranças consideráveis: Haddad, Padilha, Gleisi, etc..etc..etc…

    Forte abraço,

  • Confio na Dilma, na sua equipe e acho que eles sabem o que fazem. Talvez tenha sido uma estratégia não ficar respondendo tudo a torto e a direito, para deixar a contundência pra reta final. Vai ser difícil, como sempre é, mas vamos ganhar, porque temos a melhor proposta: de uma sociedade pluralista, soberana e democrática de fato.

  • Caro Edu,

    Como sempre um artigo muito bom.

    Parabéns!

    PS: pô, poderia me desbloquear no Twitter rsrs. Até hoje eu não sei porquê. Sempre gostei das tuas postagens!

    Abraço

  • O Brasil não pode perder essa eleição!!!
    Temos que rezar para que toda a mentira que lançam contra o governo seja finalmente desmascarada.
    É muita mentira falar que o Brasil está abandonado, que a saúde vai mal, que a educação vai mal, que a inflação está subindo, que o país não cresce. No fundo o povo sabe que tudo melhorou, emprego, renda, e que a corrupção não é maior do que já foi no passado, apenas que a PF tem hoje mais força para investigar, por isso aparece mais.
    Se o PT ganhar o governo tem que mudar as leis para não correr mais o risco de perder. Aprovar a lei de medios e acabar com o oligopólio da mídia, aprovar lei para mantado de 2 anos dos ministros do STF, aprovar o financiamento público de campanha, aprovar lei que permita que o governo escolha o PGR, etc.
    Mas se o PT perder, temos que reagir!!! Definitivamente temos que reagir!!
    Só não sei como!!!!

  • UM país ingoverNADO, e não é de hoje.

    A GREVE é a última arma que deve ser usada contra a MAIS VALIA, JAMAIS contra a CIDADANIA.

    A ação COVARDE de se reivindicar, em atividades ESSENCIAIS, se valendo da tática de se sequestrar os direitos fundamentais da POPULAÇÃO tomada como refém, é um ato de COVARDIA inominável, de TIRANIA SINDICAL que precisa ter FIM pela força da LEI.

    Só ontem, das grandes cidades, São Luiz, Florianópolis, Salvador, Brasília, Coritiba, Rio de Janeiro, parte da Região Metropolitana Paulistana e Manaus, das noticiadas, pararam. Por estes dias ainda prometem parar novamente a Capital de SP e outras tantas. A TURBA envolvida é sempre a mesma, a dos BANDIDOS perueiros, motoristas e dos IMPRESTÁVEIS, injustificáveis, caros e ABSURDAMENTE dispensáveis cobradores, somada a dos metroviários.

    Claro que vez em sempre temos a turma do JUDICIÁRIO, e raramente a do legislativo, visto que estes NUNCA TRABALHAM MESMO e quase ninguém da por falta !!!!

    Pra colaborar com o CAOS não poderíamos deixar de lembrar daqueles que SEMPRE se DEDICAM muito pouco aos que deles buscam abrigo e socorro, a da Gangue dos POLICIAIS, dos profissionais da Saúde e a dos PROFESSORES.

    Ontem então foi o máximo, ontem tivemos até POLICIAL flechado IMPUNEMENTE em protesto por indígena ..esta turma de BRASILEIROS preguiçosos, medianamente melhor assistidos e protegidos do que a ampla maioria, que só sabem gritar e dançar em círculos a vida toda, enquanto que com olhos de muxoxo, se fazendo de santos e virgens, mas ameaçando com lanças, tacapes e bordunas, tentam ESCONDER do brasileiro que 13% do território NACIONAL já foi reservado pros seus HUM MILHÃO de indivíduos (0,5% da população) enquanto que aos outros 99,5% de “azarados primatas falantes que pagam a CONTA”, dos quais 1/4 vivem em favelas e afins, são reservados 57% do território habilitado restantes (incluindo aqui a área agrícola em boa parte grilada), visto que os outros 30% das nossas terras já são dedicadas conscientemente pra serem Parques Estaduais e Nacionais de Reservas Ambientais.

    Claro, quanto mais melhor essa turma pensa, ou vocês acham que professores se SP em carreira mediana (mesmo pq não dá pra falar de quem trabalha MEIO período e esta em início de careira, né ?) destes que trocam de carro quase TODO ano, que contam com linhas de crédito FACILITADAS, que vivem viajando em suas férias pra cima e pra baixo (enquanto os alunos ficam TRANCADOS em suas casas nas FAVELAS), vocês acham que eles pensam na qualidade de ensino do país e na aflição das famílias que não tem com quem deixar seus filhos, hein ? ..claro que NÃO cumpadi !! ..aqui é cadum cadum e pau no rabo do outro pq eu quero ir pra ARUBA e aproveitar o cambio baixo no fim do ano, pensam !!!

    E depois desta lambança SINDICAL que faz meio com que a população toda tenha ódio do FUNCIONALISMO e/ou dos funcionários Públicos em geral, portanto, que duvidem da existência dum estado justo e produtivo, pior que ainda vemos governantes paralisados sem saber por ondem começar e de como guiar este país desorientado e que clama por um norte.

    Vejam por exemplo a presidenta sexista, o máximo que se colheu dela nestes dias,(visto que a ORDEM para o desbloqueio A FORÇA das BRs, não veio mesmo), foi que na “COPA não vai ter bagunça”.

    Mas, mas, e eu com a COPA presidenta calcinha ? Quem MANDOU vc falar isso, por acaso não foi o Gilberto Carvalho, foi ? Vem cá, prê, vou dizer procê : O Brasil não é só Copa, depois dos jogos, churrasquinho e do SAPECA IAIÁ em dia de vitória, a vida continua, não sabe ??!!

    Aliás, uma pausa pra desabafar, vocês já viram IDIOTAS mais completos que os governantes que estão decretando feriado em dias de jogo do BRASIL, mesmo em locais que não receberão da seleção ? e como fica o turista estrangeiro em transito pelo país eu pergunto ? (imagine o cara vindo do Japão e PIMBA, dá com a cara na porta em museus e pontos turísticos) .. ..pau da BUND? devem pensar as Otoridades, ou vc acha que governadores e prefeitos, secretários e asseclas estão muito preocupados com a “imagem” do país?

    ..voltando

    Olha, do jeito que vai, vai piorar ..e não pensem alguns com memória de LEBISTE que isso é de agora, não, não é ..este desrespeito com o POVO vem de longe, vem por exemplo dos professores, do que lembro, desde os anos 70, em PLENA DITADURA em que eles só pediam pros seus BOLSOS ..ou de administrações que resolveram liberar as ruas pra, por exemplo, pros GAYS e crentes poderem fazer seus desfiles hedonistas e imporem seus FETICHES a todos os outros seres que só querem viver, viver em PAZ, sem que todo dia alguém venha a lhe encher o saco tentando lhe TOMAR algo, nem que o sossego, por que o direito, este, confesso, o meu e o seu já foram pro brejo faz tempo.

    http://www.youtube.com/watch?v=iTgCLi-3QQU

  • MAS O TERRORISMO CONTINUA, EDU

    Veja que notícia troncha da porra:

    qua, 28/05/2014 – 00:28

    Correio do Brasil

    Vendas reais crescem apesar de campanha negativa na mídia conservadora

    27/5/2014 14:12
    Por Redação – de São Paulo

    O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) atingiu 0,55%, no fechamento de outubro

    O Índice de Confiança do Comércio caiu apesar do aumento real nas vendas

    Apesar do desânimo apresentado no Índice de Confiança do Comércio (Icom), que sofre interferência direta do noticiário negativo promovido pela mídia conservadora, há meses, as vendas reais dos supermercados brasileiros subiram 10,29% em abril sobre igual período do ano passado, divulgou a associação que representa o setor, Abras, nesta terça-feira. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, as vendas reais dos supermercados mostraram avanço de 2,05% sobre um ano antes.

    Apesar disso, o Icom caiu 4,4% na média do trimestre encerrado em maio frente ao mesmo período do ano anterior, ao passar para 117,4 pontos, menor nível da série histórica, informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). No resultado anterior, referente ao período de três meses findos em abril, houve queda de 3,1%.

    EDU, se a gente for explicar para uma criança uma situação como a descrita acima, ela vai enlouquecer, não vai?

  • Edu,

    Você tocou num ponto crucial, a falta de memória proposital ou alzheirmaal da classe média.
    Para essa senhora da foto só tenho que lembrar Vandré:
    “Se você não concordar
    Não posso me desculpar
    Não canto pra enganar
    Vou pegar minha viola
    Vou deixar você de lado
    Vou cantar noutro lugar”

  • SR.EDU!!!!BOM DIA!!!! Estava lendo agora que o Edir Macedo convoca seus fiéis ,para fazerem um jejum? jejum ate da copa? Meu DEUS!!!Até ele? Entao a coisa tá feia mesmo.O cara mora lá nos EUA, es tá boiando na maioneze? O que o senhor acha? srsrrsrs Endoidou de vez , ou adoeçeu completamente!!!!

  • Edu ,essa expressão trabalho de formiguinha ,escutei muito no interior de PE ,e tenho utilizado
    essa forma de trabalho para tirar a venda dos olhos de algumas pessoas . Quando se fala na atitude impopular de Aécio , nas medidas amargas de Dudu Traíra e ,nas conquistas sociais , o cenário muda e já percebi mudança de atitude . Se as pessoas buscassem informações em fontes decentes e coerentes como o seu blog ,as coisas seriam bem diferentes . Mas a luta deve continuar . As vezes fico preocupada com o silêncio de Dilma ,mas ela começou a esboçar uma reação. Vamos esperar o horário político .Esse Dona Laurita não poderá impedir . Muita Luz e Saúde para Vitória.

  • Edu bom dia. Como Victória está reagindo à pneumonia?

    O CAF publica a petição de HC do Dirceu.

    Parece que a peça deveria ter ampla divulgação na Internete.

    Abraço

  • Olá Edu, você sabe que não comento muito, mas estou por aqui sempre acompanhando a luta de todos vocês.
    Pois, bem. Fico sabendo que meu sobrinho, trabalhador da área de eventos, participou de um seminário a respeito do tema. No encerramento adivinha quem era o ilustre palestrante?
    Arnaldo Jabor, ele mesmo. O meu sobrinho conta que entre uma platitude e outra disse que o Brasil se transformará em uma Bolívia (seja lá o que isso signifique) caso a Dilma seja reeleita e, ainda, desafiou a plateia a subir ao palco e apontar uma obra que fosse de autoria do lula.
    Claro que jovens, intimidados, não se propuseram a encará-lo, mas causou certo mal estar entre alguns, meu sobrinho entre eles.
    Mas outros certamente foram influenciados por ele. Fiquei indignado com isso, mas o que fazer? O cara apela para mentiras, aproveita o momento bom em que o Brasil vive para faturar uma grana e ainda faz a cabeça da rapaziada para o projeto do “Arrocho Neves”.
    Um grande abraço e saúde para a Victória.

  • Rio de Janeiro, 28 de maio de 2014.

    PROJETO: LUTANDO PELA VIDA E PELO BRASIL

    Caros amigos (as) enquanto muita gente estiver vibrando pelo Brasil na Copa, muitas crianças estarão lutando pela vida, falo das crianças que estão internadas nos hospitais, como crianças com câncer, etc. Por isso, gostaria de sugerir uma ideia (projeto) para alguma das empresas patrocinadoras da copa e a FIFA, as crianças internadas seriam convocadas para enfeitar o hospital e o quarto, com tema da Copa, depois de colocarem as fotos no site da empresa patrocinadora da promoção, as mais votadas, ganhariam camisas da seleção, álbuns de figurinha, e alguns ingressos para a Copa. Tenho certeza que essa luta e torcida pela vida e pelo Brasil, vai fazer muito bem para a saúde dessas crianças. O povo brasileiro tem que aproveitar esse momento para mostra para o mundo, que gostamos de fazer o bem, acima de tudo, e de todos os problemas. Amigos (as) depois essas fotos poderiam ser mostrada para os jogadores da seleção, como forma de incentivo e motivação.

  • Uma boa idéia esta do Cláudio José.
    Nas datas festivas os hospitais sempre promovem alguma coisa para os que estão internados, como dia das Mães, natal, etc., e acredito que os hospitais já estejam tomando iniciativas neste sentido, pois as empresas mais interessadas serão eles mesmos, a não ser que tenham aderidos ao “não vai ter Copa”, que será um tremendo gol contra.
    Quanto as empresas que patrocinam a Copa esperamos que elas cumpram bem, cada uma a sua parte, pensando em proporcionar o maior brilhantismo possível ao evento.

  • Oi, Edu, muito boa a sua análise e concordo plenamente com a tese do “teto”, acho, até mesmo, que eles alcançaram este patamar por conta do ataque diuturno que a gestão Dilma sofre da mídia, na hora em que o guia eleitoral começar, as coisas hão de melhorar pro nosso lado. Gostaria de colocar mais um tempero nesse mingau, aqui no nordeste, o menor percentual de Dilma chega a 65%, chegando mesmo a ganhar de Dudu em Pernambuco. Ganharemos no primeiro turno, pode escrever. Esta vitória terá um sabor especial em razão das batalhas que travamos contra o PIG, o TRF, a PGR, os babacas do tipo romanelli, nigro e coisa e tal. Um abraço.
    Ps: ia me esquecendo, os babacas tipo ronaldo, tipo ney matofino, tipo paulo coelho.

    • Isto é uma chamada para o Bananelli, para o Brinco, para a(o???) ramiza, para o Zanchetta e outros tucano-pefelês, claro que todos com complexo de vira-lata, incluindo o Ronaldo Nazário, o Fenômeno de mau caráter.

  • COMPARTILHE ESTE VÍDEO “A COPA É BOA PARA O BRASIL!”
    Disponível no PORTAL DA COPA: http://bit.ly/1jSkK8U

    LEGENDAS DO VÍDEO:

    A Copa do Mundo está ai!
    Quer dizer, está aqui!
    A maior competição esportiva do planeta desta vez acontece no Brasil!
    Bilhões de pessoas assistindo no mundo inteiro.
    Todos olhando para a nossa casa.
    Mas ninguém está olhando tanto quanto a gente, né, os brasileiros.
    Daí vem a pergunta: a copa vai ser boa para o Brasil?
    O assunto está na boca do povo.
    Com certeza, você já viu gente a favor, gente falando mal…
    E aí que essa discussão fica interessante.
    Vamos pensar a respeito: o que os investimentos deste evento representam para o Brasil?
    Muita gente fala que os maiores gastos foram com a construção dos estádios.
    Mas não foram.
    Os estádios custaram R$ 8 bilhões.
    Eles foram necessários para fazer a Copa.
    E serão palcos de muitos outros eventos depois.
    Mas o maior investimento está sendo feito em ações que vão ficar como herança para os brasileiros.
    Mas daí alguém pergunta: a Copa tirou dinheiro da saúde e da educação?
    Também não é por aí.
    Desde 2010, quando as obras dos estádios começaram, o Governo Federal investiu R$ 825 bilhões de reais em saúde e educação!
    Isso significa cem vezes mais! Cem vezes mais!
    E a gente ainda tem que lembrar que o financiamento federal dos estádios vai voltar aos cofres públicos.
    Tem outro ponto importante: a Copa traz muita gente para o País.
    Serão 600 mil estrangeiros que depois vão divulgar o Brasil para o resto do mundo, além de 3 milhões de turistas nacionais circulando pelas cidades-sede.
    Eles vão movimentar cerca de R$ 25 bilhões.
    E ainda tem os empregos: só na Copa das Confederações foram gerados 303 mil empregos.
    E na Copa, estima-se que podem ser gerados mais de 700 mil.
    A copa também é uma oportunidade para defendermos causas importantes.
    Nossa Copa tem uma mensagem forte contra o racismo, um mal que não pode ocorrer no futebol e em lugar nenhum!
    Bom, a Copa começa em junho, termina em julho e tomara que a gente seja campeão.
    Mas, quando acabar, o que vai ficar para o Brasil depois disso?
    Quando a Copa acabar, nós, brasileiros, continuaremos usando os ônibus, os trens, as estações de metrô que foram adiantadas por conta da Copa.
    Aeroportos melhores e mais modernos que estão prontos para receber voos e passageiros durante a Copa e que depois é a gente que vai continuar usando.
    Agora, voltando para nossa pergunta do início.
    Será que a Copa vai ser boa para o Brasil?
    Sim. Vai ser boa.
    A Copa não resolve todos os desafios do País e não foi feita para esconder os nossos problemas.
    Mas uma coisa é fato: os resultados dos investimentos são permanentes e trarão benefícios para os brasileiros mesmo depois que a Copa acabar.
    A gente torce pelo Brasil.
    Não só pela seleção de futebol, mas pelo nosso país como um todo.
    Então, se você não conhecia estas informações e agora deseja que mais pessoas também as conheçam, compartilhe este vídeo!

    • Concordo plenamente com seu raciocínio. A copa no meu ponto de vista foi muito positiva o que incomoda bastante aos traficantes por terem sido alvo no sentido de melhorar a segurança. Só eles eram para estar incomodados não o trabalhador brasileiro que ama o futebol.

  • Os vira-latas ontem não dormiram…

    “A estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez.

    A organização dos estados americanos apresenta a exposição de esculturas “Os Estados Americanos na visão do artista e escultor chinês Yuan Xikun” no museu de arte das Américas em colaboração com o observador da missão da China para o OAS e da embaixada das pessoas da República da China nos Estados Unidos.

    Lula está sendo homenageado com um busto de bronze em exposição no National Mall, no centro de Washington, capital dos Estados Unidos, perto da Casa Branca e da Organização dos Estados Americanos. Yuan Xikun, criou bustos de 10 grandes nomes das Américas.

    Esta exposição incluirá peças de artigos históricos que fizeram contribuições exepecional para as Américas incluindo:
    Before the Decisive War – Abraham Lincoln (United States)
    Simón Bolívar (Venezuela)
    Eloy Alfaro (Ecuador)
    Tupac Amarú (Peru)
    Lula Da Silva (Brazil)
    Juan Pablo Duarte (Dominican Republic)
    Tupac Katari (Bolivia),
    Juana Azurduy (Bolivia),
    Andreo De Santa Cruz (Bolivia),
    Gabriel García Márquez (Colombia),

    O escultor chinês Yuan Xikun diz que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente contribuiu para os povos das Américas”. Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua na capital dos EUA.

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/ — com Lúcia Adélia Fernandes.
    Foto: A estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez.

    A organização dos estados americanos apresenta a exposição de esculturas “Os Estados Americanos na visão do artista e escultor chinês Yuan Xikun” no museu de arte das Américas em colaboração com o observador da missão da China para o OAS e da embaixada das pessoas da República da China nos Estados Unidos.

    Lula está sendo homenageado com um busto de bronze em exposição no National Mall, no centro de Washington, capital dos Estados Unidos, perto da Casa Branca e da Organização dos Estados Americanos. Yuan Xikun, criou bustos de 10 grandes nomes das Américas.

    Esta exposição incluirá peças de artigos históricos que fizeram contribuições exepecional para as Américas incluindo:
    Before the Decisive War – Abraham Lincoln (United States)
    Simón Bolívar (Venezuela)
    Eloy Alfaro (Ecuador)
    Tupac Amarú (Peru)
    Lula Da Silva (Brazil)
    Juan Pablo Duarte (Dominican Republic)
    Tupac Katari (Bolivia),
    Juana Azurduy (Bolivia),
    Andreo De Santa Cruz (Bolivia),
    Gabriel García Márquez (Colombia),

    O escultor chinês Yuan Xikun diz que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente contribuiu para os povos das Américas”. Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua na capital dos EUA.

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/
    Curtir · · Promover · Compartilhar

    • “A estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez”

      E tem um detalhe: o Lula está vivo…

  • A grande luta da direita na próxima eleição é fazer uma bancada forte, pois pior que perder para Dilma e não fazer uma bancada que defenda o capital especulativo e negócios que conhecemos, tocados pelo PSDB.
    Aí que vejo o problema, a criminalização da politica e dos políticos. Estive em uma reunião do MPL e falei com os jovens, quando questionavam os políticos. Perguntei o nome de 5 vereadores de sua cidade e a grande maioria com os quais falei, e não foram poucos, não sabiam o nome de 2 sequer, que dirá dos deputados estaduais, federais e senadores, Mas mandaram eles que falarem que nenhum presta e o mantra era seguido.
    Depois fui em uma reunião dos politizados e engajados, mas a maioria não é filiada a nenhum partido. Muitos são simpatizantes de algum partido e defendem a candidatura de majoritários pelos feitos realizados, até com certo entusiasmo, mas ao perguntar se já tinham escolhido o candidato a deputado, não encontrei resposta da maioria. Pelo teor do papo não tinham escolhido mesmo e nem ao menos estavam em duvida entre um ou mais nomes.
    Queremos mudanças, estas vem através de uma câmara voltada às reformas. E não adianta votar apenas em nomes, pois nomes muitas vezes não vem acompanhados do peso de um partido.
    Com anos na estrada e muitos trabalhos feitos por políticos, seria natural que um ativista já soubesse dos cinco votos que ira dar nessa eleição que se aproxima. Mas vejo que além de não saberem, muitos não vão divulgar e pedir votos para o politico que classifica como bom, que trabalha e é honesto, sendo uma obrigação do cargo.
    Politica é cara sim , mas quem vai trabalhar para eleger um proporcional de graça? Até entre filiados ouvi a resposta “Ainda não fechei”, quem acompanha a politica sabe oque isto significa.
    Depois, falando com bom trabalhador no ramo de comunicação, ouvi a palavra ‘abandono’. Detalhe, ele não é famoso, assim pudemos conversar sobre o tema. O deputado que ele ajudou a se eleger o abandonou. Ele cobrou 20 mil pelo trabalho, foi pago corretamente, e mesmo sendo pago o abandonou. Ao pagar acabou o relacionamento,
    Diferente de pessoas que trabalham em campanha e tem que ganhar o pão. Em todas as eleições está com o mesmo partido, a mesma corrente e mesmo deputado. Este goza de confiança e só muda se o deputado sair das diretrizes defendidas; muda de candidato, mas não de partido. E este ao adentrar em locais onde se encontra políticos do seu partido goza do respeito de todos.
    Lamento que no final fique apenas a ladainha que politica e políticos que não prestam. Vamos defender qual proporcional para termos um Brasil melhor e com reformas, sem o $ na frente da razão?
    Devemos mudar a maneira que nos relacionamos com politica. Com financiamento publico de campanha para ajudar os políticos honestos a não terem que correr atrás de grana; para pagar os honestos que cobram melhorias e resultados ou veremos o capital vencer sempre.

  • Acompanho o blog regularmente para ter mais consciência política dos dois lados. Gosto do blog.

    Resolvi postar agora, pois achei a foto deste post acima um tanto estranha, e me parece uma montagem com os dizeres dos cartazes escritos posteriormente em computador devido às bordas do cartaz estarem com outra tonalidade. Isto não me parece legal. É preciso ter responsabilidade neste sentido. Obviamente posso estar errado, mas gostaria de alertar isso.

    Abs,

  • Ótimo artigo, ótima análise. É o que sempre imaginei e imagino como situação real da nossa politica hoje. A Dilma não perde esta eleição. O povo já aprendeu que a canalhice se repete e não vai cair nessa novamente.

  • … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • O melhor é que Dilma ganhe em primeiro turno. Não podemos dar chance aos inimigos do Brasil de terem tempo de fazerem suas sabotagens. Ela ganhando em primeiro turno, sua força será ainda maior no próximo mandato. Mas o Congresso precisa também ter maioria petista, não apenas de esquerda. Vemos que há muitos partidos que se dizem de esquerda, mas que não estão afinados com o PT, que são tão inimigos quanto os partidos de direita. E dessa forma, quem sabe sai a regulação da mídia mais facilmente!

  • DANILO, O LÍDER DO MOVIMENTO DE RUA “FORA OU ABAIXO A COPA DO MUNDO” DEU UMA ENTREVISTA NA GLOBONEWS (QUE FOI UMA VERGONHA VER A SUA ALIENAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL ATUAL) HOJE À TARDE E DISSE QUE VAI TORCER PARA O BRASIL NÃO GANHAR A COPA E QUE ESTAVA COM VONTADE DE TORCER PARA O URUGUAY SER CAMPEÃO. TODOS ESSES MOVIMENTOS DE RUA ESTÃO SOB A ORIENTAÇÃO DA CIA VISANDO PREJUDICAR A REELEIÇÃO DA DILMA OU TENTAR DERRUBÁ-LA DO PODER! SÃO OS MANIFESTANTES MERCENÁRIOS, LIDERANDO OS “MASSAS DE MANOBRA” (ALIENADOS POLÍTICOS E MEDIÁTICOS), COMO DANILO E OUTROS TANTOS MAIS, QUE NA VERDADE SÃO, TODOS, “QUINTA COLUNAS” (TRAIDORES DA PÁTRIA!).

Deixe uma resposta