Vídeo em que blogueiros questionam repórteres por combinarem pauta sobre Lula

denúncia

No sábado (17/5), este Blog denunciou que repórteres de veículos distintos da grande mídia que foram cobrir a palestra de Lula no 4º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em São Paulo, após a fala do ex-presidente reuniram-se para combinar a pauta que todos esses veículos divulgariam conjuntamente sobre o evento.

Coincidentemente, vários grandes portais, jornais e tevês divulgaram, conjuntamente, trecho pinçado da fala de Lula em que ele diz que é “babaquice” exigir estações de metrô dentro de estádios de futebol.

Abaixo, relação de alguns dos veículos que cobriram o evento e divulgaram todos a mesma pauta, destacando a frase de Lula sobre “babaquice” em meio a horas de tantas outras coisas ditas por ele aos blogueiros para os quais palestrou. Nos dois maiores jornais paulistas, essa pauta virou manchete principal de primeira página.

ESPN

Globo

G1

Exame

Correio Brasiliense

Folha de São Paulo

Estadão

O Dia

A informação de que vários veículos distintos reuniram-se à saída do evento dos Blogueiros com Lula para combinar a pauta que divulgariam conjuntamente foi contestada no domingo (18/5) por repórter de um desses veículos com o qual este blogueiro mantém uma relação respeitosa. Ele colocou em dúvida a informação.

Detalhe: os repórteres que aparecem no vídeo e os veículos para os quais trabalham ainda não foram identificados.

Diante disso, reproduzo, abaixo, vídeo gravado por um dos blogueiros que presenciou a “reunião de pauta” entre repórteres de vários veículos distintos e que não se limitou a presenciar: questionou-os. Contudo, não obteve resposta. Os repórteres, flagrados, preferiram deixar os blogueiros falando sozinhos.

Apesar de não ter conseguido gravar o que diziam, o blogueiro que enviou o vídeo a este blog gravou o momento em que ele e outros blogueiros questionaram esses jornalistas pela conduta inusitada de vários veículos decidirem conjuntamente o que divulgarão sobre cobertura que cada um fez. Abaixo, o vídeo. Que cada um tire suas conclusões.

 

92 comments

  • Por que permitiram a entrada destes crápulas????
    Era um evento para os blogueiros.
    Foi um erro tático ter permitido o acesso dos inimigos.
    Que sirva de lição para as próximas vezes.

    • Barrá-los seria pior. Iam acusar de autoritários. O bom é que os blogueiros têm denunciado esses abusos, o que se reflete em perda de receita dessas empresas, a cada ano. É preciso seguir denunciando esses veículos de dissimulação.

    • Eu discordo. Independente de participação ou não, a mídia sempre vai desvirtuar os fatos.
      Pior ainda se entrarem sem identificação e depois publicarem “de acordo com um dos participantes…”
      A manchete que todos publicaram acaba comprovando o que os blogueiros relataram, que houve uma reunião entre estes jornalistas para decidirem a pauta idêntica.
      Esta manchete, aliás, é risível. Se os protestos são contra os estádios, como é que vão apoiar metrô dentro de estádios? Como bem disse o Lula, é babaquice mesmo.

    • Melhor não, sei lá. Depois eles vem posar de vítimas, dizendo “Lula faz encontro secreto com militantes”. Mas, cá entre nós, podia não ser feito em hotéis como esse, que certamente ajudou a montar o “cercadinho” dos estagiários do PIG.

    • Nossa hoje assisti na RECORD o programa das 12:00 hs., uma família que ontem ia ao Itaquerão assistir ao 1º jogo, a família muito contente, mas vejam o titulo da divulgação: PROBLEMAS PARA CHEGAR AO ITAQUERÃO, eu esperei já que todos pegavam o metro elogiando está tudo limpinho, eu entendi que o problemão foi só 1 km de percurso até chegar ao ginásio, por não estar tudo terminado só que a família se dirigia feliz ao novo estádio onde vai ser sediado o primeiro jogo da copa. Nossa como os canais de TV jogam contra a copa, um absurdo dá nojo.

    • Está aí mais um tijolinho para todos os militantes de uma mídia livre. Sabemos que os ”convidados” farão merda! Então por que os convidá-los? Que se lasquem!!! Que façam suas pautas sem embasamento, pois por mais que que sejamos imparciais, eles o serão!!!
      Douglas Quina
      Mogi Guaçu – SP

    • Antonio Carlos Ayres, se eu escrevesse que você é a prova material de que os meninos de recados, diplomados em jornalismo, combinaram a pauta, você negaria tudo né. Pois é, você não admite porque não quer.

    • Lendo as manchetes do PiG a gente percebe que não foi nada combinado mesmo. Pura invenção dos blogueiros sujos mesmo. Até Santa Hipocrisia sabe que não houve combinação alguma.

    • Ô sabidão, a prova esta estampada nas matérias lamacentas dos jornalões marrons! Até no jornaleco ‘o povo’ aqui de Fortaleza saiu na primeira página a babaquice combinada. Se faz de salame…

    • Êita, Seu Antônio!

      Faltam-lhe provas, é? Não bastam as manchetes?

      Você aposta que foi mera coincidência, e ninguém combinou nada?

      Faz issozinho, não, que é aposta para perder! Se você sai de casa, e está tudo molhado, por mais antipático que você possa ser, não é provável que todos os seus vizinhos tenham decidido cuspir juntos na sua fachada, no mesmo momento.

      É porque choveu, Seu Antônio!

  • Ridícula essa combinação de pauta. O que eles acham que conseguiram com isso? Não tem sentido essa história sobre a babaquice. Sinceramente não entendi onde eles queriam chegar com essa bobagem.

    • Precisavam achar uma fala qualquer do Lula que pudesse ser mal intrerpretada, escolhendo a mesma, cria-se um factóide. Quando a escolha é aleatória, Freud explica, as rédeas ficam com o inconsciente, e o termo “babaquice”, que no contexto não tem real importância, fez estripulias entre os poucos neurônios ativos dos babacas.

  • Mas por que deixaram os repórteres desses veículos de comunicação entrarem no evento? Não é possível que ninguém desconfiasse que iriam fazer isso.

  • Se houve distribuição de credenciais como foi que esse pessoal teve acesso ao evento? E se sabiam quem eles eram, porque não os convidaram a se retirarem? São perguntas que talvez nunca tenham respostas, portanto, jamais entenderei.

  • Me permita divergir: creio que da forma que foram abordados os repórteres o que se evidenciou foi somente um clima de revanchismo que não ficou legal! Isto depõe contra a luta dos blogueiros, pois parece que a tática de perseguir se banalizou. Não podemos perder a razão neste jogo pesado usando das mesmas armas da direita! Acredito mais na sua palavra, do que neste vídeo que não provou nada! Sua credibilidade não pode ser perdida por um momento de sobressalto e indignação! Se eu estiver errado, me corrija, obrigado!

    • caro Márcio, eu compreendo suas palavras, mas os tais repórteres foram pegos de surpresa e de certa forma ficaram constrangidos… e olha: a máscara do PIG caiu, já sabem do “modus operandis” deles…

      no mais, você soube divergir bem… ah se o “Exército Brancaleônico dos 9000” tivesse sua postura… mas aí tô exigindo que um pé de urtiga comece a dar morangos…

  • É hilário como eles se recusam a responder. E ainda fazem aquela cara de nojo. Parece que estão acima de quem perguntou. Que não devem satisfações a ninguém.

    Mas depois reclamam quando alguém não responde as perguntas que ELES fazem.

    Puro elitismo de uma imprensa que crê ter liberdade absoluta e sem nenhuma responsabilidade.

    Mimados.

  • Atenção brasileiros, divulguem essas mensagens urgentes_
    Os terroristas não querem a copa. Tenho direito de ver a copa.
    Paz na copa.
    Quero ver a copa.
    Fora terroristas da copa.

    • claro que tem ..mas de preferência com o SEU dinheiro, e não o de toLos que ainda clamam, IMPLORAM por saúde, segurança, habitação e educação de qualidade e quantidade suficientes pra sua população

      Veja os Estádios e proprietários ..normalmente construídos, adaptados e/ou reformados com orçamentos e prazos estourados, ou quando financiados, ainda o sendo com recursos de bancos públicos, isenção fiscal, aporte e/ou incentivo

      1. Arena Amazônia -governo do Amazonas

      2. Castelão – governo do Ceará

      3. Pantanal – governo do Mato Grosso

      4. Estádio Nacional – governo do Distrito Federal

      5. Mineirão – governo de Minas Gerais

      6. Maracanã – governo do RJ

      7. Dunas – governo do Rio Grande do Norte e OAS

      8. Arena Corinthians – parte do Corinthians com ISENÇÃO e dinheiro da PMSP

      9. Arena Pernambuco – Consórcio e clube Náutico

      10. Fonte Nova – Consórcio

      11. Coritiba – Coritiba Foot Ball Club

      12. Beira Rio – Spor Clube Internacional

      Agora analisem esta relação srs ..de 12 arenas, 7 são puramente estaduais ..então ..como pode com tantos ESTADOS da Federação sendo sócios ou UNICO proprietários de tantas arenas, isso, fora a injeção indireta de dinheiro público federal, estadual e/ou municipal, como pode ainda o CINISMO propagandístico nos afirmar de que não há dinheiro público nesta JOGATINA da COPA!!

      ..e pra quem ainda tem duvidas eu lembro que, por nossa história, a probabilidade dos tais consórcios não virem a HONRAR seus empréstimos e terem que repassar seus elefantes BRANCOS ..e/ou mesmo as arenas públicas, por não se sustentarem, virem a se deteriorar ou a serem privatizadas por valores irrisórios, é IMENSA

      http://www.youtube.com/watch?v=ZUHTS2iBML4

      • Caro Banana…

        No orçamento da União o dinheiro para saúde, segurança, habitação e educação, está previsto no item DESPESAS e o dinheiro para a copa está no de INVESTIMENTOS.

        Isto está claro para qualquer pessoa, que não seja uma banana, claro.

      • Alemanha gastou 50% a mais que o previsto com estádios
        Rodrigo Mattos
        Da Folhapress
        Em São Paulo

        Na construção dos estádios da Copa do Mundo, os organizadores alemães ultrapassaram os gastos previstos e estouraram prazos de obras. É o que mostra comparação entre o documento de candidatura da Alemanha para o

        Entregue em 2000 à Fifa, a proposta alemã previa gastos de 940,6 milhões de euros (R$ 2,8 bilhões) com os 12 estádios escolhidos para o Mundial. Mas as despesas da Alemanha com essas reformas totalizaram 1,410 bilhão de euros (R$ 4,2 bilhão).

        Houve acréscimo de 471,1 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão), ou seja, 50% mais do que o previsto.

        A explosão de gastos ocorreu em 10 dos 12 estádios. A maior diferença foi em Munique.

        A reportagem segue, mas para nós brasileiros ficam algumas perguntas.

        Ué!? Então no primeiro mundo também obras sofrem majoração em seu cronograma físico/financeiro?

        Será que na Alemanha houve também um movimento chamado “Não Vai Ter Copa”, ou será que isso é coisa de países onde nazistas e fascistas se misturam ao povo e gritam palavras de ordem com o claro intento de promover a desordem?

      • O estadios sao negocios, romanticelli!
        A copa eh negocio e dos muito bons.
        Ora se o bndes pode financiar TODOS OS MESES a vale, sadia, a shell, os pequenos atraves do Cartão bndes, e ate a privataria da telefonia de FHC, pode com muito maior razao financiar o negocio Copa e sua parte integrante, que é o negocio estadio. Estadios que sao a quarta parte do investimento total da Copa no pais. Um 1/4 sao 25%, e o rabo nao move o cachorro e sim o contrario.
        o Ministerio do turismo deveria ter verba de 2 bi do Orçamento para marketing do nosso pais – e nao tem.
        portanto, a copa substitui com muito mais eficiencia e SEM $$ do orçamento um valor que deveria vir dele para o ministerio do turismo.

        • Eu não deveria dar atenção a suas considerações ..mas, pra alertar os colegas ..

          1. Os recursos dispendidos para a COPA (MO, insumos etc) poderiam ter servido muito bem a outras prioridades e passivos (moradia popular, creche, presídios, infra etc)

          2. NÃO ! ..a COPA, a menos pros diretamente envolvidos, não dá retorno e nem, sozinha, catapulta o país

          3. No nosso caso, pelos desvios, roubos, aditivos, atrasos, complementos etc a maioria das obras do “entorno” não ficarão prontas, o que certamente provocou baixa estima na população ..fora ainda que muitas delas, deveriam ter vindo com ou sem COPA

          4. Desde o Coliseu (que colocou de joelhos o império Romano da época) a maioria dos Estádios NÃO da retorno ..os estatais tornam-se elefantes brancos e, ou se deterioram, ou são privatizados a preço de banana ..isso enquanto os particulares são absorvidos por “homens públicos comprometidos ..com os interesses privados, claro”

          e sobre este teu calculo de imposto, XÁ pra lá, não dá nem graça contestar ..deixe acabar pra depois VOCÊ fazer as contas…

          quanto ao ministério do TURISMO ..tivesse sido ele tocado por gente COMPETENTE, e muita coisa teria sido feita ..basta vermos o bando de VAGABUNDOS e/ou esquecidos que temos dos diversos parques e Reservas Nacionais, museus

          ..a falta pelo uso da metodização e uniformização das prefeituras ao se apresentarem como pólos turísticos

          ..a falta de divulgação de Padrões Nacionais ..pra se ter certeza que, TAL QUAL O MINISTÉRIO DA PESCA e outros inservíveis, que se tivesse gente trabalhando de verdade, muito coisa já teria sido mudada com pouco ..com o uso da informática por exemplo.

        • lá em cima tivemos o KIKO, e agora a Chiquinha

          Chiquinha ..os pedágios, assim como DEVERIAM ser as vistorias dos carros em SP, são pagos (ou deveriam) pelos usuários

          Já sobre desvios, roubos, e exageros e mamatas, isso são outros 500 que com DOZE anos de governo federal e PF na mão, já teria dado pra apurar e inibir, ou não ?

          e mais, aqui, hoje, eu estou combatendo a MENTIRA de terem dito que não houve distribuição de recursos públicos nesta esbórnia ..assim, o dia que tocarmos neste tema, os pedágios, talvez possamos ir mais a fundo

      • Cara, quando é que vc vai entender alguma coisa? Será que você consegue aprender algo? Você sabe quanto de impostos estaduais (ICMS) vai entrar nos caixas dos estados? Você sabe qual vai ser o aumento do faturamento da rede hoteleira? E das Cias Aéreas? E o IR destas empresas, terá um acréscimo de quanto? Quantos estarão trabalhando em atividades ligadas a Copa? O consumo destes trabalhadores aumentarão em quanto? Será que vc sabe responder?

        • Caro LUIZ XVI, parte da minha resposta esta contida nas minhas consideração que fiz ao Imperado Augusto, logo acima.

          Resumindo, com tantos outros PASSIVOS (moradia, hospitais, estradas, ferrovias, portos, aeroportos, escolas, creches etc etc) e prioridades sociais demandadas, qq outra atividade ou opção teria dado conta do recado e multiplicado MAIS, sorvido os parcos recursos de que sempre dispomos.

          ..e este efeito multiplicador da COPA, pela “internacionalização do evento” não da todo esse retorno interno que vc pensa, por exemplo, 35% dos brasileiros viajarão menos, o comércio paralisará, os estoques e industriais sentirão (como já sentem), até a importação de itens específicos aumentou ..tudo isso é um grande engodo que não compensará a frustração e a RESSACA do povo

          • Aliás, antes de contar os PARCOS recursos do ICMS que vão entrar nos cofres ..por favor, abata deles a MONTANHA que já saiu.

            e mais, hoje eu vim aqui pra DESMENTIR a versão de que o Estado não tinha colocado recursos nesta farra ..sendo que sobre o retorno econômico, por ser tão ABSURDA esta noção poética de que um só evento daria conta do recado, confesso, eu nem me preocupei tanto.

            repito ..os Estádios públicos tenderão a virar elefantes brancos que ao se deteriorarem tenderão a ser privatizados a preço de banana.

            e os privados, tocados por consórcios e clubes, tentem a NÃO se pagar e serem repassados para o Estado Marmitão (tipo como a PMSP já teve que bancar boa parte o do “timão”), pra depois de equalizados, voltarem pra mão de gente ASTUTA ..essa foi a história, e com ou sem o PT parece, NADA MUDA !!!

  • Gente, de que vídeo vocês estão falando, o de 34 segundos ?

    Claro que jamais se deve descartar a existência deste tipo de ardil – em qq uma as correntes políticas – mas, neste caso…

    Vocês acham mesmo que pessoas instruídas, eventualmente comprometidas com outras correntes políticas, vocês acham que eles seriam estúpidos pra traçarem estratégias e definirem PAUTAS à luz do dia ? ..isso em tempos de câmeras de vídeo de R$ 50 ?

    Aliás, noutro post o Eduardo chegou a dizer que OUVIU, numa prova de confiança dada a suas fontes, que OUVIU de colegas que ELES teriam presenciado jornalistas combinando pra DISTORCEREM os fatos ..é mesmo ? e como se faria, ou se faz isso, eu, se fosse ele, teria arguido ?

    Por favor, não subestimem seus leitores, colegas e companheiros ..muito menos os adversários

    ..penso que interessa-nos mesmo agora saber é porque que o projeto que se intitula progressista (com pitadas de RACISMO, assistencialismo, revisionismo, corporativismo, continuísmo e sexismo) porque ele RUIU precocemente e se esgotou tão rapidamente (desde LULA 2o) ?

    Pq o que antes era dado como crime, hoje, ou são faltas, ou são praticas consideradas ADMISSÍVEIS e toleradas, perdoáveis, se feitas por companheiros de palanque e de carreira ?

    Pq que as reformas e mudanças estruturais não chegaram ? Pq a SAÚDE continua um farrapo ? A INFRA de dar pena, CUSTO e ineficiência ? Porque os desvios, superfaturamentos, FALTA de zelo com o projeto, prazos, metas e compromissos persiste ?

    Pq ainda há falta de visão e inaptidão administrativa/ética pra maioria dos nossos líderes ? ..pq os quadros rareiam ?

    Pq a população tem saído às ruas cotidianamente e agredido IMPUNEMENTE o seu próximo, atestando que vivemos por sob a batuta dum Estado cada vez mais omisso, anêmico e anômico ?

    Enfim, pq a sociedade antes dada como passiva, ainda hoje emburrece e embrutece, invade, se favela, quebra, toma, incendeia, PILHA, interdita, se vinga, picha, LINCHA ou se droga a qq hora do dia e por todo o país de forma IMPUNE, como NUNCA ANTES se viu neste país ?

    ..é disso que precisamos falar, do pq o país esta PARANDO e ficando depressivo, e não pq um bando de psicopatas MANGUAÇADOS e/ou paranoicos histriônicos ficam vendo ou imaginando coisas que quase sempre não conseguem provar, e que via de regra, não o fazem e nem se dão conta de que o que afirmam não faz o menor sentido ?

    Agora só faltava essa, a imprensa definir a pauta e a FRAUDE na calçada, em público, e na frente do inimigo ?

    ..desculpe, mas neste caso, a menos que de fato eu venha a ser confrontado com provas críveis do que aqui se afirma, da minha parte eu ainda não acredito e continuo afirmando que isso não passa de MAIS uma tentativa LEVIANA por parte de alguns de promoverem a cizania e a intriga, a caraminhola e a candonga entre as pessoas..

    ..mesmo porque, se tal fato ocorresse, ele poderia ser enquadrado – mesmo sem a existência duma lei específica – como uma GRAVÍSSIMA falta ética passível de censura, quando não, por mãos habilitadas do direito, de apenamento jurídico.

    http://www.fenaj.org.br/federacao/cometica/codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros..pdf

  • Só o que eu não entendo, Edu, é o fato do governo federal inundar a mídia porca do Brasil com anúncios e mais anúncios de programas federais, caixa e bb. É horrível ouvir a comentarista econômica da Pan distorcer o noticiário e em seguida ter 30 s de propaganda do governo. E isso também acontece na porca CBN e na ridícula Bandeirantes. Tá na hora de se tomar atitudes firmes a favor da sociedade brasileira. Não queremos nosso dinheiro irrigando as contas de quem detesta nossa nação.

    • O dinheiro q “inunda” a mídia é de COMPRA de espaço publicitário… Não se trata de favor!

      E só faz sentido de se fazer publicidade onde há PÚBLICO, audiência!

      Estou pra ver um Governo q não gaste rios de dinheiro para se promover… E é pra isso q serve a propaganda de um Governo!

      Sobre esse “não queremos nosso dinheiro”… Nós quem, cara pálida!?

      Esse dinheiro é oriundo do povo brasileiro e não do PT!

      E, pelo q eu saiba, vc não tem procuração para falar pelo povo!

  • Fora do tema, mas interessante: O que é, afinal, um “coxinha” típico?

    “Coxinha”, sociologicamente falando, é um grupo social específico, que compartilha determinados valores. Dentre eles está o individualismo exacerbado, e dezenas de coisas que derivam disso: a necessidade de diferenciação em relação ao restante da sociedade, a forte priorização da segurança em sua vida cotidiana, como elemento de “não-mistura” com o restante da sociedade, aliadas com uma forte necessidade parecer engraçado ou bom moço.
    Os coxinhas, basicamente, são pessoas que querem ostentar um status superior, com códigos próprios. Até algum tempo atrás, eles não tinham essa necessidade de diferenciação. A diferenciação se dava naturalmente, com a absurda desigualdade social das metrópoles brasileiras. Hoje, com cada vez mais gente ganhando melhor e consumindo, esse grupo social busca outras formas de afirmar sua diferenciação.
    Para isso, muitas vezes andam engomados, se vestem de uma maneira específica, são “politicamente corretos”, dentro de sua noção deturpada de política, e nutrem uma arrogância quase intragável, com pouquíssima tolerância a qualquer crítica.

    A Origem do Termo

    Existe muita controvérsia a respeito do tema. Já foram feitas reportagens para elucidar o mistério, sem sucesso, mas é hora de finalmente revelar a verdade a respeito do termo.
    A origem do termo “coxinha”, como referência a esse grupo diferenciado, não tem nada de nobre. O termo é utilizado, ao menos desde a década de 80, para se referir aos policiais civis ou militares que, mal remunerados, recebiam também vales-alimentação irrisórios, também conhecidos como “vales-coxinha” (os professores também recebem, mas não herdaram o apelido). Com o tempo, a própria classe policial passou a ser designada, de forma pejorativa, como “coxinhas”. Não apenas por causa do vale, mas por conta da frequência com que muitos policiais em ronda, especialmente nas periferias das grandes cidades, acabam se alimentando em lanchonetes, com salgados ou lanches rápidos, por conta do caráter de seu serviço.
    Os policiais, apesar de mal remunerados, são historicamente associados à parcela mais conservadora da sociedade, por atuarem na repressão aos crimes, frequentemente com truculência. Com o a popularização de programas policialescos como Aqui Agora, Cidade Alerta e Brasil Urgente, o adjetivo “coxinha” passou a designar também toda a parcela de cidadãos que priorizam a segurança antes de qualquer outra coisa. Para designar essa parcela que necessita de “diferenciação” e é individualista ao extremo, foi um pulo.

    Portanto, em termos gerais, o coxinha típico é aquele sujeito conservador e reacionário, cuja principal preocupação é ostentar superioridade em relação ao restante da população, apesar de ser nitidamente apenas mais um membro da chamada “classe mé(r)dia paulistana”.

    • Caro Fabio A. Di Fini…

      Será que é possível haver coxinhas com recheio de banana?

      Faço-lhe esta pergunta, primeiro porque você provou ser profundo conhecedor do “elemento coxinha” e depois porque aqui no Blog da Cidadania tem um sujeito que tem tudo de coxinha, mas é uma banana cuspida e escarrada.

      Grande abraço, Di Fini.

  • Desculpem escrever isso, mas nesses momentos “vocês” não tem vergonha de serem tão amadores?
    A partir do momento em que suspeitaram de algo tem que entrar em ação e não deixar a oportunidade passar. Tão fácil registrar qualquer coisa que poderia acontecer, tão fácil…. Engraçado que ontem até escrevei no Tijolaço, que ao invés de ficar carregando iPad (tablets em geral) por ai para filmar o Lula, se vai usar um aparelho móvel para gravar, que use um telefone Nokia (Lumia), porque a qualidade do vídeo é melhor, dependendo do modelo com luxo de “zoom mágico” e principalmente captação de som sem par no mercado. Seria tão simples cada um de vocês com seus telefones deixarem os aparelhos no bolso gravando o áudio enquanto conversam como quem não quer nada (esses Lumia tem inclusive captação de som direcional), tão fácil esconder um telefone para gravar as imagens, de todos os ângulos possíveis… tão fácil. Mas o que se tem é uma foto distante feita por acaso e 34 segundos de péssimo vídeo, sem nenhuma sutileza.

    Como pode, em um evento de “blogueiros e ativistas”, dezenas deles, um grupo da imprensa tradicional entrar lá e fazer o que quiser e ninguém conseguir nem mesmo provar que aconteceu? Decepcionante.

  • Edu, esse vídeo era pra ter sido publicado no mesmo dia; iria melar a unificação da pauta e seria mais difícil pra eles se justificarem.

    • Por outro lado, a pauta unificada foi comprovada pelas edições “jornalísticas” seguintes em sincronia de afirmações, ou melhor, difamações.

  • É preciso ser muito idiota, beirando o retardamento mental, ou ter muita má fé para não fazer a relação entre a pauta combinada e a saída de fininho dos repórteres descompromissados com o verdadeiro jornalismo.

    Estes arremedos de repórteres não praticam o jornalismo e sim produzem matéria publicitária para seus patrões como, aliás, já denunciava George Orwell há muito tempo.

  • sobre a pertinente objeçao do martins, Me desculpa, martins, mas eu no lugar dos blogueiros ali acho que tambem nao teria a dose de republicanismo desejada… Pegaria pelo colarinho os individuos que voce ja sabe comprovadamente que NAO VAO desta vez se comportar diferente do que ja vimos e experimentamos.
    Alias, o governo dilma, espero, e seus apoiadores (nós) ja esgotamos a cota de republicanismo, penso eu.

  • Mais de 6 bilhões arrecadados nos pedágios em 2013. Por que não clamam para que parte disso seja usado em saúde, educação, segurança_ em vez de fechar delegacias- . Diversão, sim diversão também é direito!

  • Que vergonha, acho que todos sente vergonha alheia ao assistir esta cena.
    Como é mesmo a tal DEMOCRACIA?
    De acordo com a Imprensa parece ser mentir, manipular, omitir.
    Ainda bem que amanhã vai ser outro dia.

  • Os veículos da presente imprensa brasileira não servem mais nem para forrar a caixinha do meu cachorro. Esse é um fato incontestável, do qual estamos cansados de ter evidências. A solução para esse estado de coisas é aquela que adoto há muito: boicote total à mídia escrita. Informações, existem em quantidade mais que suficiente em outros veículos; e informações de qualidade, ainda as há, apesar de sua busca requerer bem mais atenção… Particularmente, costumo achá-las na web, mas existem certos veículos impressos (pouquíssimos) que também as publicam… Quanto aos veículos da grande imprensa, não passam de covis de mercenários jornalíticos como esses do vídeo, que não têm opinião própria ou se a têm, ela necessariamente reflete até nas vírgulas, a “sacrossanta” opinião dos donos do veículo onde estão empregados… Jornalismo confiável hoje em dia, é muito mais raro que qualquer outra coisa… Impera no meio jornalítico a mais completa ausência de princípios; seja por parte da maioria dos figurões, seja por esses jovens repórteres recém saídos do cueiro. Estão, todos eles, vendidos à máfia midiática que toma conta das comunicações no país. Resta a nós, clientela da mídia, a frequentemente árdua tarefa de peneirar; separar o joio (a imensa maioria dos veículos) do trigo (os últimos veículos confiáveis, poucos e pequenos, que restam)…

  • Fora de pauta. O PIG tem encontrado aliados internacionais que estão disseminando falsas notícias sobre o Brasil. A direitalha vai a um lugar com algum problema grave e manda para a imprensa direitista internacional, dizendo que é o normal no Brasil atual. Aí então, esta notícia é espalhada por todo o planeta. O objetivo é queimar e sujar o governo brasileiro. A intenção é desfazer a boa imagem deixada pelo ex-presidente Lula. Do que é capaz esse pessoal. E ainda falam que são patriotas e querem o bem do Brasil. É preciso dar resposta.

  • Tanto não houve combinação que as manchetes do dia seguinte, COINCIDENTEMENTE, eram quase que cópias uma das outras. Todas falando da BABAQUICE do LULA e PiGnorando solenemente o resto do seu incisivo discurso. Ou será que ilações só servem para condenar Petistas ?!!? TUCANARAM AS ILAÇÕES !!!!

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Só faltou chamar Carlinhos Cachoeira para legitimar ainda mais a pauta. Por isso que a cada dia que passa jornal impresso serve apenas para enrolar banana verde, e os telejornais falam ao vento em consultórios médicos e restaurantes.

  • Realmente só a democratização da mídia pode mudar verdadeiramente o Brasil. Lembro na época da perseguição implacável a Brizola. Agora quem incomoda um pouco é o PT com Lula e Dilma. Verifiquem das oito mídias postadas seis pertencem a Globo, é simples, isso é liberdade e expressão, lógico, pra eles.

  • Não respondem porque o patrão mandou-os ficarem CALADINHOS, JÁ QUE FALAR COM GENTE QUE PENSA É FEIO!!!!!!! Se não bastassem as provas das manchetes IDÊNTICAS dos veículos da mídia reacionária; OU SEJA NINGUÉM PENSA DIFERENTE OU INTERPRETA DE MANEIRA DIVERSA(UMA VEZ QUE SE TRATA DE UM TRECHO DE UM DISCURSO LONGO, NADA MAIS NATURAL DO QUE EXISTIREM DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DAQUELA FALA), juntamente com a confrontação dessa “interpretação” única em detrimento ao discurso completo de Lula, cuja observação por inteiro, contextualizada, nos mostra o verdadeiro e óbvio sentido das colocações do maior Presidente da história Deste País, Lula criticava a mídia por exigir absurdos para a Copa, como estações de metrô nos estádios, mostrando que essa não era uma exigência justa, mas uma implicância, uma maneira de criticar sem razão as obras feitas para o Mundial, já que não se precisa de estações de metrô nos estádios para chegarmos tranquilamente neles, as estações são muito mais importantes em outros lugares). Pois bem, se já não bastassem essas duas provas concretas da canalhice dos barões midiáticos e seus “jornalistas” amestrados, o silêncio covarde, a saída assustada e a mudez cínica dos lacaios midiáticos que aparecem no vídeo são uma confissão clara da má fé, da desonestidade e da sordidez que caracterizam essa quadrilha de pilantras e bajuladores a serviço do que existe de piro neste país. AFINAL, SE NÃO AGISSEM DESSA FORMA, OS “JORNALISTAS” AMESTRADOS MOSTRARIAM INDIGNAÇÃO E RESPONDERIAM COM VEEMÊNCIA DE QUEM ESTÁ SENDO CALUNIADO(NÃO HAVIA NENHUMA AMEAÇA FÍSICA A IMPEDÍ-LOS DESSA REAÇÃO, SÓ O CONSTRANGIMENTO MORAL DE SEREM REVELADOS). Gostaria de saber que outra prova ainda exigirão alguns fascistas robotizados que aparecem neste espaço para duvidarem do calhamaço de provas que dia sim e outro também a ditadura midiática nos disponibiliza para evidenciar sua desonestidade e golpismo. O QUE MAIS OS FASCISTA INVENTARÃO? TALVEZ ACHEM QUE O VÍDEO FOI UMA “ARMAÇÃO” E AQUELES SÃO ATORES CONTRATADOS PELOS “RIQUÍSSIMOS” BLOGUEIROS PROGRESSISTAS. ALÉM DA FÁCIL IDENTIFICAÇÃO DESSES JORNALISTAS QUE APARECEM NO VÍDEO(QUALQUER CONSULTA AO SINDICATO PODE DESCOBRIR SEUS NOMES), QUEM FORJARIA UMA FARSA TÃO GROTESCA CONTRA VEÍCULOS MILIONÁRIOS, CAPAZES DE CONSTRANGER ATÉ OS PODERES DA REPÚBLICA!!!!!????? Além da mais que urgente democratização e regulação dos meios de comunicação que este episódio, como tantos outros que se avolumam em quantidade, nos evidenciam, da qual já me referi no meu comentário em texto anterior, esse vídeo deve servir também para tentar-se acionar o Ministério Público eleitoral quanto à guerra suja que ocorrerá nestas eleições. A Altercon poderia estudar com seu setor jurídico o encaminhamento desse vídeo e de outros materiais, como cópias das “manchetes dos veículos da mídia conservadora, ao MPE, como provas a embasarem o pedido de uma Representação daquele órgão visando coibir o terrorismo que os barões da comunicação e seus lacaios imporão ao Brasil para tentar manipular a vontade dos brasileiros conforme seus interesses. É uma tentativa quase vã, uma vez que praticamente não há legislação a coibir os absurdos da ditadura midiática, principalmente depois do fim da lei de Imprensa(que deveria ter sido aperfeiçoada, substituída por uma lei criada na Democracia – a Lei de Imprensa foi implantada pela ditadura- mas jamais extinta sem nada para suplantá-la)? Sim, é. Mas ainda mais vã seria nossa passividade, sustentada pela crença de que os barões midiáticos não chegarão a horrores nestas eleições, infinitamente piores do que combinar uma pauta comum contra Lula, os quais nos farão sentir saudades de sabotagens como a pauta combinada, quando devemos iniciar uma reação que, se não cerceará seus absurdos, ao menos nos dará mais poder de fogo para enfrentá-los, lembrando que nossa luta não é simplesmente em defesa de um partido ou do governo, mas da continuidade de um projeto democrático e includente que vem mudando a realidade social desumana deste país, nos dando chances de viver em uma sociedade digna e num país que finalmente começa a afirmar sua soberania, deixando de ser um satélite dos EUA e apontando para um futuro de crescimento e industrialização a partir do Pré-Sal. Não podemos deixar que meia dúzia de vermes sabotem as vitórias o povo brasileiro vem conseguindo nesses doze anos.

  • Fora da pauta, mas um tema para possíveis considerações da blogosfera : Saiu no Brasil 247 que o joaquinzão devolveu parte das diárias que recebeu por “dar palestras” durante suas férias. Foi a primeira vez que ouví dizer que palestrantes convidados pagam suas próprias despesas. Ou seja, joaquinzão PAGOU PARA DAR PALESTRAS, ou melhor, NÓS PAGAMOS para esse energúmeno “dar palestras” durante suas férias na Europa? O mesmo que criou uma empresa fantasma com sede em seu apartamento funcional para sonegar impostos na compra de um apartamento em Miami? Pau que nasce torto…..

  • É preciso lutar pela democratização da mídia, proibindo a propriedade cruzada. Assim como na Argentina, a nossa Lei de Mídia não deve tratar de conteúdo, e sim de proibir monopólio de mídia. Além disso, deve ser proibido que parlamentares sejam donos de veículos de mídia.

    Faz parte dessa luta a batalha pela universalização da internet. O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) ficou nas mãos das famigeradas teles, que não querem universalizar coisa nenhuma. É preciso exigir que a Telebras exerça, nas comunicações, o mesmo papel que a Caixa e o BB estão exercendo no setor bancário: concorrer com o setor privado, forçando as tarifas para baixo.

    Além dessa luta, é preciso continuar fortalecendo a blogosfera, comentando nos blogs e sites, criando mais blogs e também comentando nas matérias do uol, ig, terra, etc.

    • Roberto, concordo plenamente. A nossa Lei de Médios já deveria estar aprovada, mais uma vez o oligopólio da mídia usará de todos os meios para ludibriar a população e tentar derrubar ou impedir a reeleição da Dilma.

      E te pergunto, se continuar assim, será que uma hora eles não conseguirão? Acho que o governo os subestima.

  • O discurso do medo

    A mídia tucana alimenta a ilusão de que o país vive uma crise econômica similar à da Europa. Distorce estatísticas e bases comparativas para incutir no público a certeza de que os índices sociais decaíram. Omite ações positivas do governo federal e lhe transfere equívocos de gestões regionais e até de empresas privadas, forjando uma imagem de incompetência administrativa em torno de Dilma Rousseff. Ainda incentiva os protestos de rua, quaisquer protestos, usando-os como evidências de uma instabilidade generalizada que teria transformado o Brasil no caos permanente.
    E agora é o PT que explora o discurso do medo.
    Não podemos pensar a nova propaganda televisiva do partido sem considerar esse ambiente de manipulação e hipocrisia. As avaliações críticas são razoáveis ao detectar no comercial certo excesso de amargura, o tom apelativo, a falta de propostas e de incentivo à participação da militância. Ora, é exatamente isso que a oposição vem fazendo há meses, naturalizando (fazendo parecer espontâneo) um clima de pessimismo que não tem nada a ver com fatos, raciocínios ou debates construtivos.
    O filme criado pelo publicitário João Santana parece-me correto porque retira dos adversários a primazia sobre a estratégia negativa. Devolve a chantagem contra os chantagistas, trata como fantasmas aqueles que teimam em fabricar assombrações. Parte para cima. No jargão da luta, aproveita a desatenção do oponente, enfia-lhe um gancho, sai das cordas e recomeça o combate.
    O contra-ataque veio em momento oportuno, lembrando a todos que o petismo guarda um bom repertório de imagens aterrorizantes, caso decidam levar a campanha nessa toada. Talvez a previsível repercussão do filme nas pesquisas aplaque os ânimos da disputa eleitoral, dando-lhe um caráter mais civilizado. Mas não podemos descartar a hipótese de essa alternativa ser repudiada pelas campanhas oposicionistas, acostumadas ao “quanto pior melhor”. Em ambas as situações, Santana precisará saber o momento certo para mudar de tática.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br

  • Todos já conhecem a forma da grande imprensa trabalhar ,mas em seu caminho existem os blogueiros sujos para mostrar a farsa ,e toda a manipulação das informações . Parabéns Edu.

  • Do jeito que a mídia está só há uma solução: censura. Nem que seja temporária, até que tomem vergonha na cara. Não dá para deixar esses inimigos da pátria com essa liberdade toda para distorcer os fatos.

  • A denúncia me pareceu um tanto quanto amadora, notadamente em se tratando desses fdp do PIG. Deveriam ter colocado algo mais comprometedor para ser negado. E se o pessoal tivesse mesmo mais coisa (guardada para divulgar depois) aí sim soltar e desmoralizar.
    Vai-se fazer uma denúncia, então tem que ser inteligente. Não estou contestando a safadeza dos piguentos – todos conhecemos – mas quem não acredita ou precisa de provas ficou meio amador.

  • … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Deixe uma resposta