Arsenal contra Dilma começa a se esgotar e ela não cai

Análise

 

Aos poucos, vai dando a lógica. A campanha de Dilma Rousseff à reeleição começa a se impor apesar da mais impressionante campanha de difamação contra um chefe de Estado que se viu na história recente – nem Lula enfrentou coisa igual.

Antes de prosseguir rumo ao ponto central do texto, vale explicar a razão de considerar a campanha contra Dilma como a “mais impressionante da história recente”.

Para deprimir a até então alta popularidade da presidente, em 2013 foi levado a cabo um movimento de massas que não encontra paralelo em todo o pós-redemocratização. E cuja origem até hoje não ficou suficientemente clara.

A combinação de protestos de rua, efeitos previsíveis da crise internacional em alguns indicadores da economia, bombardeio midiático e a morte intempestiva de Eduardo Campos, tudo isso logrou nivelar intenções de voto da presidente, primeiro, às de Aécio Neves e, depois, às de Marina Silva.

Aécio beneficiou-se no início da campanha eleitoral. Com a mídia batendo só em Dilma e com os dois principais candidatos da oposição resguardados, o tucano chegou a empatar com a petista nas projeções de segundo turno.

O voo desse mesmo tucano, porém, foi de galinha – foi abatido no ar pelas denúncias de que pagou com dinheiro público construções de aeroportos para seu uso particular por todo o Estado de Minas Gerais.

No começo de agosto, Aécio já caía nas pesquisas e Campos não decolava. Dilma começava a se firmar. Mas eis que a tragédia revoluciona o quadro eleitoral.

O bom e velho costume brasileiro de santificar pessoas que falecem e uma brilhante encenação de Marina Silva foram matéria-prima para a mídia construir um dramalhão mexicano, praticamente santificando a substituta de Campos por uma ou duas semanas.

Contudo, a mídia errou na dose e inflou Marina muito além do que deveria. Resultado: Aécio virou pó e Dilma e Marina passaram a polarizar uma eleição que, até então, estava polarizada entre a petista e o tucano.

A mesma mídia tenta consertar o erro e notícias e críticas contra a Marina começam a ser veiculadas com estardalhaço nos grandes meios. Por alguns dias, ela apanha quase tanto quanto Dilma.

Claro que havia que noticiar as informações de que o avião que matou Campos foi fornecido a ele e a Marina por empresas fantasmas ligadas a bandidos, mas há uma montanha de coisas que há para noticiar contra Aécio e não foram noticiadas com o devido destaque ou nem foram noticiadas.

Exemplo: Aécio não construiu um só, mas vários aeroportos com dinheiro público. Todos para seu uso privado. Mas a mídia acabou enterrando o caso todo. Poderia fazer o mesmo com Marina, mas havia que derrubá-la um pouco para Aécio não afundar de vez.

Mais uma vez, porém, a mídia errou a mão. Marina bateu no teto e parou de crescer. A partir das últimas pesquisas oficiais que mostraram a “parada” dela, os trackings das campanhas passaram a detectar que sua candidatura começa a murchar.

Informações extraoficiais da campanha petista dão conta de que Marina começa a cair – já estaria empatada numericamente com Dilma no segundo turno. E nada de Aécio se recuperar…

No fim da semana passada, a mídia começa a “bombar” o vazamento da tal “delação premiada”. Em flagrante crime eleitoral – que a Justiça Eleitoral por certo irá ignorar –, a revista Veja divulga acusações a um pequeno grupo de políticos pinçado do grande grupo citado pelo ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto da Costa à Polícia Federal.

Veja escolheu meia dúzia de nomes em meio a dezenas citados pelo ex-diretor da Petrobrás – inclusive nomes ligados ao PSDB. Se divulgar seletivamente dados sigilosos de uma investigação da PF com fins claramente eleitorais não for crime eleitoral, nada mais é.

A mídia, desta vez, atinge Marina e Dilma com intensidade parecida, porém desigual. Para a desgastar a primeira dá grande destaque ao fato de que Eduardo Campos foi acusado diretamente pelo ex-diretor da Petrobrás, mas o bombardeio de saturação, claro, recai sobre Dilma.

As campanhas de Dilma e Marina deixam vazar que não esperam reação da candidatura Aécio, que já caiu no desencanto popular. Se ficar muito ousado sobre a Petrobrás e Campos, seus podres e de seu partido começarão a voltar à tona. Afinal, com o horário eleitoral os candidatos não dependem da mídia para divulgar informações.

Ao fim, o estoque de munição contra Dilma vai se esgotando. Terrorismo econômico, denúncias de corrupção, fenômeno Marina, tudo já foi usado à exaustão. E as manifestações da ultraesquerda murcharam e não devem voltar a florescer durante a campanha eleitoral.

Por conta desse quadro, pipocam vazamentos de pesquisas privadas dos partidos que mostram Marina começando a cair, Aécio estagnado e Dilma se mantendo.

Assim, o mercado financeiro, que saliva diante dos lucros que lhe seriam gerados pela privatização do pré-sal e a independência do Banco Central que Marina e Aécio oferecem, vem operando em baixa desde a semana passada ante a melhora das chances de Dilma.

*

PS: a charge no alto da página não tem muito que ver com o post, mas como prometi que passaria a divulgar aqui as charges que faço, cumpro a promessa. Até porque, de alguma maneira ela tem, sim, que ver com o post – a ocultação de FHC por Aécio tem relação com a pulverização da campanha tucana à Presidência da República.

107 comments

  • Vamos lembrar, FHC encolheu Serra, encolherá Aécio e Marina, oposição sem rumo e projeto é assim vivem de bala de prata, não tem como ser diferente, é Dilma 2014.

  • Ah! Parabens!

    Além de escrever muito bem vc também desenha muito bem!

    Apesar de não aparecer muito por aquí, tenho seguido bastante o seu blogue de uns 4 anos para cá.

    Vc têm a incrível capacidade de falar tudo aquilo que a gente pensa de uma forma muito bem elaborada, sintetizada e lúcida.

    Continue assim!

  • Eduardo, é preciso mostrar(o programa do PT) o Brasil com empregos, construindo moradias(o Rio é um canteiro de obras), andando para frente e outros países vivendo uma sociedade conturbada, com crescimento pequeno, sem empregos, sem nada disso. É preciso mostrar, COM IMAGENS FORTES, países falidos, em guerra, vivendo no caos. É preciso fazer comparações com a situação desses países. A população precisa perceber, claramente, esta diferença. Aí então irá entender que tudo isso não passa de uma armação desta mídia golpista, a mesma que tentou desmoralizar de forma tão vil e destruir a organização da Copa com auxílio externo e interno, inclusive de diversos EXs, hoje candidatos. Esta mídia é a mesma que perseguiu Getúlio, com as mesmas manchetes e o levou ao desespero total. PS: Como sugestão(ao programa do PT) de crescimento espetacular, temos o bairro de Del Castilho, no Rio de Janeiro, gerando milhares de empregos.

  • Deveria lembrar que o Aécio e a Marina caíram, não foi pela mídia, mas pela atuação da militância e as denúncias nas redes sociais.
    Acho que essa eleição não vai ser decidida pela grande mídia, será definida pela militância das ruas e, principalmente, nas redes sociais, além dos programas eleitorais. O programa da Dilma está muito bom, inclusive o longo tempo.

  • Força Edu….me permita chama lo de irmao=devido ao blog…RSSSSSS.estamos neste front desde 2006 blog da Cidadania. esta eleiçao parece a batalha de Stalingrado na segunda guerra mundial uma luta de persistencia,dedicaçao luta, RESISTENCIA…….VAMOS A LUTA*

  • a classe política é a mais atingida pela mídia concentrada brasileira, mas também é a mais conivente com isso….a classe política brasileira, apesar de sufragada pelo povo, legisla preferencialmente para interesses particulares, salvo as honrosas exceções. a situação da mídia como um verdadeiro poder e estado dentro do próprio estado brasileiro é muito bem conveniente à maioria consensual que governou o país em todas às suas instâncias desde o descobrimento. durante raros intervalos, o poder executivo, e somente este, esteve nas mãos de trabalhistas. a decisão de regular essa mídia criminosa é do povo e seus eleitos, mas se depender dos eleitos , vai demorar e muito. por hora, seguiremos com essa sordidez e partidarismo venal dos que mandam na comunicação brasileira, destruindo nossa incipiente democracia.

  • ainda bato o pé firme que estamos diante de um golpe dos institutos de pesquisa….a pesquisa sensus divulgada recentemente é uma afronta a qualquer inteligência.

  • o problema, meu caro, é que a dilma está se mantendo naqueles 33-35% que historicamente a esquerda ou o pt tem. a campanha, somados aos erros tolos da dilma na condução da comunicação do seu governo e na manutenção inacreditável do guido mantega, surtiu efeito na classe média antiga e nova. estou pessimista. acho que o lula deveria ter voltado. mas enfim, vamos de dilma. é o que temos para hoje.

  • O senador Menino do Rio engordou bastante na charge, enquanto o finado FHC continua sendo escondido pelo PSDB. Observem que o finado FHC está desconsolado e triste pelo fato dos tucanos continuarem com a política de escondê-lo.

    Espero que a sinistra Marina continue a cair bastante no segundo turno e que Dilma ultrapasse a sinistra e messiânica Marina com folga.

    Colegas de serviço estão propensos a votar na sinistra Marina e eu digo para eles que a sinistra que se diz nova política tem como aliados pessoas do PFL, banqueiros e o fanático e lunático Malafaia. Estes meus colegas são da classe mérdia, eles só conseguem enxergar o seu próprio umbigo e dizem que Dilma está prejudicando seus interesses. Estes integrantes da classe mérdia são mesmos umas mérdias, pois não enxergam que estão querendo eleger um inimigo e quem vai piorar muito a situação da classe mérdia, de pessoas como eu que alcançaram a classe média com Lula e Dilma e do povão em geral.

    É muita burrice e ignorância das pessoas da classe mérdia que não querem enxergar o óbvio: Marina também é a outra face da politica entreguista do PSDB.

    • Somente com a democratização dos meios de comunicação a burrice e ignorância da classe mérdia pode atenuar e transformar alguns deles em classe média.

      Foi um erro monumental do PT e de Dilma não discutir e propor a Ley de Medios. Espero que não seja tarde. Espero que o PT, a Dilma e o Lula tenham aprendido que é necessário a Ley de Médios para preservar a democracia e as conquistas sociais, além da soberania e independência do país.

  • Ora vivas! Mais um chargista que surge.
    Como charge não precisa ter beleza é suficientemente valida
    quando mostra o conteúdo.
    Parabens meu dileto blogueiro.
    Abraços.

  • Edu, enviei essa crítica a JB FM

    “Absurdo o comentário do Alex Campos ontem na Radio. Campanha eleitoral mal disfarçada. Chega ao absurdo de dizer que a presidente Dilma precisa se desculpar.. Para finalizar sua campanha ilegal, ainda diz que Maria e Aécio acenam com o “novo” na Economia: Lara Resende… seria cômico se não fosse trágico… Um economista vendido e que já fez muito mal ao país ser apresentado pelo sr Alex como o novo mostra o quanto a JB FM está mal de colunistas…
    Gravei o conteúdo e enviarei para A Justiça eleitoral averiguar se há crime. Se for o caso, testemunho.”

    Edu é muito bombardeio.. é uma quadrilha gigante… assim fica dificil..

    Ley dos Médios é prá ontem…

    O jornalista tem que ser responsabilizado pro crime eleitoral e outros crimes. Que a cada jornalista tenha sua opiião não somos contra, mas que use de pseudo-neutralidade para desqualificar sempre a uns e nunca a outros é inaceitável.

    • O programa do PT no rádio e na TV precisa bater na tecla que esse moço, Lara Resende, foi quem teve a ideia do confisco da poupança e contas correntes no governo Collor. O sujeito é tenebroso. É preciso lembrar o eleitorado disso.

  • Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • “Se divulgar seletivamente dados sigilosos de uma investigação da PF com fins claramente eleitorais não for crime eleitoral, nada mais é.”.

    O povo brasileiro não pode perder essa eleição de 2014 pois se a direita retornar ao poder novamente não vai deixar pedra sobre pédra para um outro novo futuro governo popular trabalhista em 2018. Em 05 de outubro, com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • O “VEU” de santidade que cobria a cabeça da marina começa a deteriorar (rasgar), “PODE-SE ENGANAR ALGUNS, POR UM CERTO TEMPO, MAS NÃO TODOS POR MUITO TEMPO”, essa “FADINHA” da floresta nunca me convenceu, se realmente fosse esse “FENOMENO”, tinha sido eleita governadora do Acre, e os acreanos não a escolheram, é porque, ela não é confiável politicamente, e a prova está ai, é “AVIÃO PIRATA”, que ela não sabe quem é o dono, e “AMISSISSIMA” de banqueira, boa coisa não será para os mais pobres e os trabalhadores, e se está sendo “APOIADA” pelo “PIG”, aí é que a coisa “LASCOU” mesmo, irá “FERRAR” a população brasileira

  • a CLASSE,
    cheia de classe,
    cansada de TER classe pra EXIBIR,
    nunca aprendeu a AGIR, sabe mandar & pagar, jamais FAZER POR SI.
    encheram um MAR DE LAMA… onde getúlio foi afogado suicida
    deram um golpe em 1964 que acabou eliminando mortalmente da política jango, jk e até o ex-cúmplice lacerda
    adiaram com tancredo neves + sarney as eleições diretas pra presidente
    empurraram o collor no lugar dos trabalhistas brizola ou lula
    levaram fhc ao poder em 1 eleição e na REELEIÇÃO COMPRADA A 200 MIL O VOTO DO CONGRESSISTA…
    boicotaram o pt desde que foi criado, COMO SEMPRE FIZERAM COM TODOS OS MOVIMENTOS POPULARES TIPO MST…
    CANSARAM?
    nós, a maioria, ainda não podemos descansar!
    dilma 13 pt 2014

  • Prezado Eduardo:

    1.Quando estava no poder o PSDB governou para uma minoria da população, focando basicamente na parte considerada média alta e rica . Resultado: a grande maioria da população ficou a roer os ossos do tão chamado “crescimento econômico” do governo FHC. Eu não consigo entender até hoje como se quebra um pais 3 vezes em apenas oito anos, toma-se empréstimos a instituições agiotas como FMI e Clube de Paris, sai do governo devendo a essas instituições, vende-se o patrimônio nacional para “pagar a dívida”, deixa a relação dívida/PIB em mais de 60% , inflação em mais de 12%, altos índices de desemprego e essa turma aliada à grande mídia têm a cara de pau de dizer que “fizemos um excelente governo”.
    2. A candidata Marina Silva – apoiada por banqueiros e ONG’s internacionais que vêm há muito tempo criando obstáculo para o desenvolvimento nacional, notadamente na parte de infra estrutura ( contra construções de usinas geradores de energias, contra pesquisa e exploração da energia nuclear, contra pesquisa de células tronco para a cura de várias doenças, contra o pré-sal e contra tantas outras coisas) aparece de repente como a salvadora da pátria e como a pessoa onde o Brasil pode depositar todas as suas esperanças de um futuro melhor, mas cujo comportamento político em passado recente diz exatamente o contrário( embarca em canoa furada quem quer morrer antes do tempo, lembra-me Tim Tones que com suas promessas e pregações conseguiu o suicídio coletivo de mais de 500 pessoas. Aqui a Tim Tones tropical quer levar toda uma nação ao suicídio)
    3. A candidata Dilma vítima de uma imprensa vendida e de agiotas e especuladores financeiros comanda o pais em época de crise internacional, livrando-nos dos bancos de areia, das pedras e dos icebergs que o dito 1° mundo espalhou na economia mundial, colocando a pique toda a Europa.Apesar de todo esses arsenal contra Dilma ela continua pensando no bem estar geral do povo brasileiro, razão porque o povo saberá retribuir o seu trabalho, esforço, dedicação e seriedade para com a nação.
    “O bem geral deve se sobrepor às conveniências do indivíduo. Mesmo que isso possa prejudicá-lo em determinado momento, a longo prazo você estará ganhando com uma atitude correta”Roberto Lima Neto, em O Tesouro do Rei, Ediouro.

    • A grande mídia têm a cara de pau de dizer “fizemos um excelente governo”… De fato foi um BOM governo para a minoria citada no post, sem esquecer do capital transnacional (venda do patrimônio, agiotagem do FMI, etc)

  • tá ..só uma coisa

    “..Para deprimir a até então alta popularidade da presidente, em 2013 foi levado a cabo um movimento de massas que não encontra paralelo em todo o pós-redemocratização. E cuja origem até hoje não ficou suficientemente clara…”

    Colega, ou VOCÊ não tem contato, ou NÃO ENTENDE de povo, num sabe..

    ..aliás, a origem dos protestos todos acompanharam, as consequências é que saíram do controle, mesmo pq a MONARQUIA do Brioche não acreditava no que via e pelo jeito até hoje tem dificuldades pra entender.

    Veja:

    Por DÉCADAS o povo espera por moradia, educação de qualidade, creche, saúde, justiça e segurança, por RESPEITO ..e ao contrário, o que temos são HUMILHAÇÕES, filas, dor, sofrimento físico e emocional, e recordes vergonhosos de crime de morte.

    ..inclusive, a INFRAESTRUTURA mesmo – de forma generalizada – atesta esta TRÁGICA realidade, a de que nos tornamos ano a ano um país INSUFICIENTE, a ponto de hoje termos que importar até profissionais de medicina, de praticamente não termos mais rios limpos, de termos tantas vilas, blindados, PRAIAS e condomínios fechados ..termos tantas filas, vagas, cotas, anéis, FAIXAS, rodízios, cabines de pedágios e VAGÕES especializados.

    Há anos que o POVO já disse que é contra, ou que são temas (preocupações) secundários, a questão do ABORTO, o casamento gay, a REVISÃO e o REVANCHISMO da lei da anistia ..que somos maciçamente pró diminuição da maioridade penal, principalmente pra crime de morte ..que clamamos por punição célere e exemplar ..que já não aguentamos mais tanto nepotismo, peleguismo, desvios, corporativismos e assassinatos.

    ..que acreditávamos inclusive no COMPROMETIMENTO dos nossos líderes diante do 5o artigo constitucional (todos seremos iguais..)

    e aí, diante disso tudo, a sua líder vem a público e, sem descer ou explicar os detalhes, antes mesmo de cuidar da IMPUNIDADE e da MOBILIDADE (que era o tema inicial dos protestos), vem propor uma tal REFORMA POLÍTICA como se sendo o início da cura de todos estes, e de outros males

    ahh vai ..vai plantar batata, deu vontade de responder .

    nota – No mais, sobre Marina x Aécio x Dilma ..duma coisa tenho certeza, seja quem for, serão mais 4 anos de muito pouco ou quase nada ..a menos que os PROJETOS de LULA PRIMEIRO (o que governou entre 2003-2006) comecem a ser entregues, e outros tantos de MESMA ENVERGADURA e ambição sejam lançados ..eles, os projetos de LULA 1o que em maioria estão corrompidos, MUITO mais caros e atrasados.

    ..e não se esqueçam, dos 500 anos que temos, 322 foram administrados por Portugal, 67 pela monarquia tropicalizada, 125 pela República, sendo que destes, DEZ % estão sob suas responsabilidades diretas (e a 34 anos indiretas, ou 27% do tempo)

    ..mais, fosse verdade o que vocês dizem que antes o país “não teria sido nada” – em 500 anos – (o que é uma tremenda duma mentira e BOBAGEM) – os governos THC 1,2 não teriam se sustentado, pois NÃO teriam tido o que vender pra se manter ..e os Petistas e sua base multi-ÉTICA, até hoje, não teriam tantos cargos pra DEPENDURAREM tantos aliados e fantasmas também.

    https://www.youtube.com/watch?v=pWoX9baWFgM

    https://www.youtube.com/watch?v=X2QCiC3WBeQ

    • mas que coisa ..contra a reeleição, pela autonomia do BC, defensora da “sustentabilidade extrativista”, ingrata pela existência da Pré Sal ..chegada ao fanatismo e a epifania transcendental .sem apoio nem base, muito menos coerência ..e agora mais essa

      MARINA VOTOU CONTRA A CPMF ..o nosso melhor imposto, o mais barato, democrático, que pegava até de ladrão, o menos regressivo, menos burocrático e menos sonegado de todos

      essa Marina ..e pior que foi pega em MAIS UMA MENTIRA

      http://oglobo.globo.com/brasil/ao-contrario-do-que-diz-marina-votou-contra-cpmf-13875055

      • ahh sim, pros 5% contrários à ideia, Marina tb afirmou na RECORD que é CONTRA a diminuição da maioridade penal, sem entrar em detalhes ..mesmo pros que estupram e matam adoidado ..no geral

        ela veio com um exemplo de que se a violência fosse um problema só de “de menor”, como teria dito o Eduardo, que quando o cabra fosse de maior todos virariam santos ..o que ? da pra repetir por favor ??!! ..mas que raciocínio estúpido é esse

        A PENA, antes de tudo, tem que servir de EXEMPLO aos que OUSAM pensar em atentar ..depois como castigo, reintegração (pros que tem condições) etc etc

        então tá… pelo jeito estamos arranjados ..95% do povo que se conhece apóia, e eles são contra

        ..afinal, o que e pra que serve a democracia mesmo ?

          • hahahahahhh! Olá, Alves!! Aqui, sim, vale a pena estar!! Ainda continua no iarrú? Excluí meu mail de lá! Um abraço, companheiro. Ótimo ver você aqui. E bóra trabalhar!!

          • Oi Ritinha, minha querida amiga.

            Ainda estou lá no Yahoo, embora aquilo seja um reduto de reaças, gosto de entrar lá só pra atazanar a vida dos coxinhas. Os posts dos jornalistas ancorados no site são ridículos, excetuando os do jornalism Wando.

            Um grande abraço, Rita.

          • Ô Wilso!

            Ontem eu estava meio inspirado e depois de ver o monte de groselhas do bananeli eu fiz uma paródia pra ele, mas, como é baseada no hino nacional, fiquei cismado de acabar prejudicando o Eduguim.
            Cê precisa ver a letrinha, muito bala!
            Será que dá B.O. fazer este tipo de paródia?

          • Agora também fiquei na dúvida, Luciano.

            Mas, será que não é muita vela pra mal defunto relacioná-lo ao nosso Hino Nacional.

            Ultimamente pra “bananagear” (homenagens são para homens e mulheres) tenho usado os slogans do PIG.

            Um abração, meu grande amigo de Santa Catarina.

  • Edu, a charge tem muito a ver, os dois são personagem desta farsa da mídia!
    Quanto sua qualidade, parabenizo-o por mais esta verve, só não achei Aécio parecido, mas FHC é a cara!

  • Volto a repetir que Dilma ganhará no primeiro turno. A margem percentual para isso não é grande; basta que olhemos as “pesquisas” espontâneas(que são as que de fato contam, já que a urna eletrônica não oferece múltiplas opções de escolhas, mas pergunta diretamente ao eleitor em quem ele votará) feitas pela direita; o que indica que os números de Dilma devem ser muito maiores e os da direita menores; que apontam uma diferença de três a cinco pontos percentuais para a vitória no primeiro turno. Segundo o IBOPE, Dilma tem 31% das intenções de voto na espontânea(portanto pode ter de 28% a 34%), enquanto a soma de Marina, que tem 25%, com Aécio que tem 11% e os nanicos, que juntos atingem 1%, dá 37%, portanto pode ser de 34% a 40% dentro da margem de erro. OU SEJA, JÁ HÁ UM EMPATE NA ESPONTÂNEA ENTRE DILMA E A SOMA DOS ADVERSÁRIOS. ISSO PELOS DADOS DO IBOPE, NUMA PESQUISA ENCOMENDADA PELA GLOBO(PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA SOBRE A “LISURA” !!????), E FEITA ANTES DA DIVULGAÇÃO PARCIAL E CALCULADA DA DELAÇÃO PREMIADA DE PAULO ROBERTO DA COSTA QUE, AO MEU VER(E ACHO QUE TAMBÉM DA CAMPANHA DE DILMA)AFETARÁ SOMENTE MARINA, JÁ QUE OS ELEITORES DE DILMA JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS COM AS “DENÚNCIAS” MIDIÁTICAS QUE SEMPRE VISAM APENAS O PT, ENQUANTO MARINA SUSTENTAVA SEU VAZIO DE CONTEÚDO E REACIONARISMO MAL DISFARÇADO COM UMA SANTIFICAÇÃO QUE AGORA SERÁ DESMASCARADA. Essa margem que Dilma necessita para ganhar no primeiro turno pode vir do “escândalo” fabricado pela Veja, seria para lá de irônico, sem contar que ainda temos um mês de campanha, com horário eleitoral e Dilma e Lula nas ruas, para que o PT faça política, passando não somente a mostrar as realizações do governo, mas a desmascarar Marina e o perigo que suas propostas neoliberais representam. Não acredito em soerguimento de Aécio, e mesmo que ocorra será fácil derrubá-lo, já que o playboy mineiro é mais sujo que pau de galinheiro. Contudo seria ótimo que ele crecesse um pouco, tirando votos de Marina, o que deixaria a direita confusa sobre quem apoiar e quem descartar, o que poderia levá-la a continuar a atacar Marina, mesmo que de forma mais branda, ajudando sem querer o PT no desmascaramento da maior farsa política da história recente do Brasil. Mais uma vez reitero que o momento na campanha deve ser de ofensiva, não somente contra os adversários, mas contra as tantas farsas que a direita utiliza para manipular a vontade dos brasileiros, como as “denúncias” seletivas da mídia(nesse caso deve-se ter o cuidado de não ignorar as denúncias de Costa, mas de exigir que sejam investigadas juntamente com os escândalos do PSDB; “trensalão”, privatizações, cratera do metrô, Lista de Furnas, “mensalão” do PSDB, denúncias de corrupção na SABEP, Aéciopostos; e também com os inúmeros casos que envolvem Marina Silva. Observando tamanha desfaçatez midiática, que “escolhe” quem deve denunciar,a população começará a conscientizar-se sobre o que já intui de maneira subjetiva, a imensa parcialidade da mídia contra o PT, resultado não dos defeitos do partido, mas dos inúmeros acertos que vem obtendo e conseguiram modificar a vida de milhões de brasileiros para um patamar muito superior ao que jamais tiveram, como também transformou um país outrora falido numa potência em ascensão.

  • Edu…

    A charge ficou legal, mas parece que você caprichou tanto nos bastos cabelos de Aécio que perdeu muito tempo e a paciência, mas ainda tinha que desenhar a cara de FHC que também tem vasta cabeleira.

    A solução foi colocar um saco de papel na cabeça do “Farol de Alexandria”, como se esse tivesse alguma vergonha por ser considerado um dos piores presidentes que o Brasil já teve. Não tem.

    FHC não tem vergonha alguma de ter sido um fantoche de Washington, nem Aécio tem vergonha de FHC.

    São dois sem vergonhas.

  • Marina mentiu quando afirmou publicamente que votou a favor da CPMF em 1995 e 1999.

    Isso consta nos registros do site do Senado.

    Espero que a Dilma aproveite para desmascará-la publicamente durante o próximo debate.

  • O programa de governo e o discurso da Marina me fazem lembrar aquele sujeito que estava com a amante na cama e foi surpreendido pela esposa. Se saiu com essa: “benzinha, não é o que você está pensando”.

    • Caro José Romero,
      Traduzindo: “benzinha não é o que você está pensando”. Os eleitores e admiradores da senhora Marina Silva são e/ou estão tão confusos e/ou pouco sérios quanto ela! Jogam no lixo a milenar frase de Confúcio: ” uma imagem vale mais do que mil palavras”. Esmiuçando um pouco mais – eles julgam as palavras e não os fatos! Não importa o que estão vendo e presenciando, porque o importante é o que ouvem! Mesmo que todos os indícios apontem para o fato! Que arrumação é essa! Nosso país está se direcionando para um futuro brilhante com eleitores que preferem o carisma de falas a verdade e honestidade de fatos!
      Abraço
      Maria Antônia

  • Vc acha que seria diferente edu?

    Dedo do forte do Serra, com a mídia demotucana paulista desmontou o playbói, e se Serra não é hoje nem prefeito e foi cristianizado por Aécio, o troco veio a galope,

    • Sim, Giovani, o caso dos aecioportos tem, sem dúvida, o dedo de Serra, que até hoje controla politicamente boa parte da Polícia Federal. Serra não perdoa o Aécio por ele ter arquitetado o livro A Privataria Tucana, que nasceu — não vamos nos esquecer — na redação do jornal ultra-aecista O Estado de Minas.

      Quanto à bandidagem dos jatinhos, com a qual Marina compactua, essa bandidagem foi divulgada pela mídia tucana não serrista, na esperança de ressuscitar a candidatura de Aécio. O suposto “vazamento” de inquérito sigiloso pela Veja também tem essa intenção.

  • Edu,

    Por mais TVguiado que o povo possa ser, tudo tem limite. O PSDB é o PFL de amanhã e seus “adeptos” provocam azia até em copo de bicarbonato.

  • Edu você tenho visto na internet, que alguns estão falando que o senador Paulo Paim tem uma proposta para Educação, para aprovar alunos, que forem reprovados em duas matérias, isso é verdade? Sou contra a aprovação automática, pois se fosse boa o Colégio São Bento um dos melhores do Brasil, teria esse sistema.

    • E o irmão de Eduardo Campos quer que a União indenize quem teve prejuízo material com o acidente sem que a aeronave que transportava o candidato conte como patrimônio do governo federal.É mole!!!!

  • Viva Dilma !!!! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • “Não vemos a economia como um fim em si mesmo, ela é pré-condição para uma vida melhor para todos, de uma realização mais plena. O sonho que nos move é que a economia deixe de ocupar o lugar de proeminência que ela ocupa hoje no debate brasileiro para que a gente possa focar em questões ligadas à cidadania, à realização humana, à felicidade”.

    Eduardo Gianetti – o economista de Marina Silva

    Marina Silva tenta inaugurar a República dos Sonhos onde todos seremos felizes vivendo de brisas.

      • É verdade Locatelli…

        Também creio que para as classes abastadas seria importante que o governo intervisse o menos possível, assim, os ricos poderiam explorar os pobres a vontade.

        Grande abraço, parceiro.

        • Wilso, nessa frase vc sintetizou exatamente aquilo que a classe abastada quer, e por ‘culpa’ dos governos do PT está despojada.
          Daí o ataque diuturno à Dilma, ao Lula e a quem os segue.
          Não tem nada de corrupção, incompetência, desmandos e mais uma pilha de tranqueiras como se lê na imprensa. Há problemas como em todo governo, mas daí a se detonar uma governo dessa maneira…

    • Wilson meu amigo,
      A frase de um dos gurus econômico da senhora Marina é o que se comprova como uma das mais belas falácias de que um filósofo de economia é capaz de produzir! Nosso país é um país capitalista, assim como todo o ocidente. O que na verdade ele está querendo dizer, é, que nos tornemos uma Índia em que a economia é apenas para aqueles que são privilegiados por Deus e quem é pobre o é porque está resgatando um carma! Então falemos de felicidade e realização humana, já que pobre se contenta apenas com boas falas, uma vez que as riquezas são para quem a merece, e, portanto, distribuída por merecimento! Esse infeliz deveria ser execrado! E já que é guru deveria ir morar na Índia! Tenha uma ótima semana!
      Abraço
      Maria Antônia

      • Incrível, né Maria Antônia?

        Um economista dizer que a economia de um País não deve ser considerado algo importante.

        Quem será que Gianetti engana? Acho que só mesmo os coxinhas.

  • Lendo os blogues petistas, tem se a impressão de que o adversário ainda é Aécio Neves… Enquanto vocês fazem charge de FHC (santo deus, vai fazer 20 anos que o cara saiu do governo!), Marina voa. Deve levar no primeiro turno.

    • Faz 12 anos que FHC saiu do governo – bem diferente de 20 anos – e quem fala dele é o PSDB, que fez isso, aquilo etc. Agora você quer vetar críticas políticas? Aliás, vocês dizem que foi um ótimo governante, mas o escondem como se fosse o capeta. Até agora não apareceu na campanha de Aécio. Esconderam o homem pela quarta campanha eleitoral consecutiva. Ao contrário de Lula, que tem todo espaço do mundo na campanha de Dilma. Sabe por que? Porque FHC governou mal e Lula governou bem. Só por isso. Quanto a Marina, a tucanada está tendo orgasmo com o sexo alheio – forma mais polida de dizer um velho ditado chulo. O PSDB vai diminuir ainda mais nesta eleição, seguindo o script desde 2002, quando começou a eleger cada vez menos deputados a cada eleição. Em um governo Marina sua bancada seria tão pequena que teria pouca importância. Já o PT deve bater novo recorde de deputados. Veja você. Quanto a Marina, você não deve saber que as campanhas estão dando conta de que ela está caindo. Só para seu governo.

  • A charge está muito boa, Edu. Melhor que o Caruso que virou coxinha. O traço não claro, que o cara é fera, tenho que admitir. Mas voce também tem um ótimo traço. Só faltou fazer o Aécio com cara de chapado

  • Cabe a nós, militantes(*), fazer o trabalho de formiguinha, nas redes sociais e também conversando com parentes, vizinhos e colegas de trabalho. As conquistas realizadas nos últimos 12 anos têm que ser preservadas. O Brasil tem que continuar avançando!!
    __________________
    * Somos militantes não do PT, pois a maioria nem é filiada, nem tem intenção de se filiar. Somos militantes do progresso, da evolução e da justiça social.

  • EDU, ótimo resumo do quadro atual. O Aócio é o resumo do neolibaralismo da direita onde só os rentistas ganham e o povo….
    A Marineca é a pior invenção feita pela mídia nas últimas décadas e chega a ser deprimente o comportamento desta, ela é vazia e compara-lá ao Lula é de péssimo gosto.
    Esse bombardeio é puro desespero de uma classe que v^seu poder diminuir no mundo inteiro, como comparação o que vemos na Europa e EUA, ainda mais agora que o PIG mundial está começando a ser desmascarado. O mêdo dêles é a consolidação dos BRICs, do Mercosul e de outras fronteira que estão sendo consolidadas através da inclusão social e de direitos da maioria pobre em todo o mundo.
    O tapete está sendo tirado da sala e logo, aqui no Brasil. a Ley de Médios e reforma da política vai acontecer e aí adeus Casa Grande.
    Ha!!! tá gastando hem!
    Foi a melhor fotografia que vi do FHC, tá escrito a cara dêle.

  • Marina, a candidata da mudança.

    Mudou de religião. Queria ser freira, hoje é evangélica.
    Mudou de partido, saiu do PT foi pro PV.
    Mudou do PV, quase foi pro quase partido Rede Sustentabilidade.
    Mudou de vez pro PSB.
    Mudou pra São Paulo pra morar num AP de um fazendeiro do DEM.
    Mudou de ideia e não voou no jatinho que matou Campos.
    Mudou de escrúpulos e passou a admitir, entre seus financiadores de campanha, indústrias de armas e bebidas.
    Mudou sua opinião sobre a independência do Banco Central.
    Mudou sua opinião sobre o casamento gay.
    Mudou sua opinião sobre a tortura e agora não quer mais revisar a lei de anistia.

    De tanto ver Marina mudar, seus eleitores também estão mudando. De candidata.

      • Companheira Laudiceia…

        Seria uma honra imensa ter meu comentário divulgado por você. Também não quero nenhum crédito, porque pra mim o que importa é divulgar nossa mensagem em favor da candidatura de nossa Presidenta.

        Um grande abraço, Laudiceia

      • Obrigado pelo elogio querida amiga Maria Antônia, mas tenho que confessar:

        O texto é uma síntese da crônica “Quem tem medo da Democracia” do doutor em psicologia e professor de filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Gustavo Arja Castañon.

        http://quemtemmedodademocracia.com/2014/09/07/gustavo-castanon-marina-a-candidata-da-mudanca/

        Dê um abraço no Jeffrey por mim e desculpe a brincadeira no seu comentário pro Romerinho.

        • Wilson,
          Tem uma frase que diz que ‘gênio é aquele que ao observar o óbvio cria o improvável’. Você pegou o que estava óbvio, organizou e criou uma unidade simplificada. Ficou genial!
          Meu grande amor está mando um abraço para você também!
          Abraço
          Maria Antônia

          • Maria Antônia, minha querida amiga.

            Você e o Jeffrey fazem parte do meu universo e não os considero, de forma alguma, amigos virtuais.
            São amigos de verdade porque o laço que nos une é a identidade de propósitos e de caráter.

            Bem disse o Mestre Jesus: minha mãe e meus irmão são aqueles que estão com o meu Pai.

            Estar com o Pai é estar com Deus e estar com Deus é ter sempre a consciência tranquila de que se fez todo o possível para o bem de seu grupo, de sua comunidade, de sua cidade, de seu Mundo.

            Um grande abraço, querida amiga, em você e no Jeffrey.

          • Wilson meu amigo,
            Agradecemos pelas belas palavras. Sabemos que não são apenas belas palavras! Podemos dizer, principalmente eu, que tenho por você o mesmo sentimento! Quando penso em você meus sentimentos para com você não são diferentes dos sentimentos que dispenso aos meu amigos os quais posso abraçar pessoalmente! Também não tento imaginar você fisicamente, apenas aceito o que meu coração, minha emoção e minha razão já aceitaram desde que me dispus a construir uma amizade com você! E ademais meu amigo, como você poderia ser virtual, se ocupa um pedacinho do meu coração!? Se eu aceitar que você é um amigo virtual, estaria renegando meus próprios sentimentos! E garanto-lhe, não sou o tipo de ser humano que finge amar ou odiar, mesmo porque também, não sou o tipo de ser humano que apenas se pode amar! Sempre desperto os dois sentimentos amor e ódio, e, na maioria das vezes, os dois, simultaneamente! Em algum momento desses nos encontraremos ,e, quem sabe nos tornemos, como você diz, a família que escolhemos! Quando falo família é a minha e a sua, com periquitos, gatos, cachorros e papagaios! Amo você Wilson!
            Abraços, meu e de meu Jeffrey
            Maria Antônia

  • Jornalista investigativo norte americano publica em jornal sobre a CIA haver matado Eduardo Campos. Não duvido. E Mais, no vídeo “OS ASSASSINOS ECONÔMICOS” . A CIA matar pessoas importantes e mesmo chefes de estado é considerada no referido vídeo.

  • Presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a disputa ao Planalto no primeiro turno, segundo pesquisa do instituto MDA divulgada nesta manhã pela Confederação Nacional dos Transportes; na comparação com a última mostra, Dilma subiu 3,9%, Marina cresceu 5,3% e Aécio caiu 1,3%; na simulação de segundo turno, petista empata tecnicamente com a candidata do PSB, Marina Silva, com 42,7%, contra 45,5% da adversária; avaliação positiva do governo Dilma subiu de 33,1% para 37,5%, enquanto a negativa caiu de 28,8% para 23%

  • A propaganda eleitoral do PT bem que poderia, diariamente, alertar as pessoas para as denúncias que surgirão até o dia das eleições. Seria um espaço de 1 minuto ou meio minuto, solicitando à população ficar atenta para uma próxima (falsa) denúncia sem provas, como é praxe neles veicular.

  • Também não consigo entender até hoje a “mobilização” que se deu nas ruas… (entendo de onde veio, mas também acho que acabou perdendo o curso!). Li em algum blog (não me lembro mais qual) que o próximo golpe da mídia será no Mais Médicos. Não sei bem como se dará isso, visto que a pessoa também não explicou (foi em um comentário). Só sei que ainda não dá pra entender como a nossa “mídia” consegue isso até hoje! Algo teria que ser feito! TEM que ser feito! É um total absurdo! Em lugar algum do mundo isso acontece! É o legado de Roberto Marinho (sem dr. mesmo!!) Mas é de dar nojo! Excelente artigo!

    • Rita, acho que deve avisar ao comite de campnah da Dilma sobre isso.
      Me recordo que desde 2012 sempre lia aqui nos bastidores da internet que passadena iria virar alvo de denúncias e tal.. e cronometradamente a coisa entrou em pauta pigal no início deste ano.

      Vamos nos antecipar as mentiras do PIG.

  • Pesquisa CNT volta com DILMA pro patamar de 38% no 1o turno, lugar que poucos entendiam do pq ela teria saído com a chegada de Marina.

    Já no 2o turno, DILMA (42,7 %) ainda abaixo, cresce muito mais rápido que a tartaruga Marina (45,5 %) ..e considerados extremos e margens de erro, por enquanto da empate

    então ? como se comportarão os renegados, os que até agora votam em branco ou anulam e que as nossas regras democráticas nem dão bola ? (1)

    E então, será que estão certos os que dizem que MARINA hoje, é o CIRO GOMES de ontem ?

    hummm, a ver

    (1) – em tempo ..pra mim, numa democracia saudável o voto deve ser facultativo ..pros que fossem votar TUDO deveria contar, TODOS deveriam ser ouvidos ..pros que saíssem de casa pra votar em BRANCO, estes seriam interpretados como que apoiando o 1o colocado, fosse quem fosse ..já pros que anulassem, estes, taxativamente deveriam ser interpretados e CONSIDERADOS como não aprovando nenhum dos candidatos apresentados pelos partidos ..e se em maioria, outro escrutínio com outros candidatos majoritários deveriam ser providenciados pelos partidos ..mas, mas aqui é o BRASIL ..hoje, em verdade, corremos o risco de vermos um candidato sendo eleito pela MINORIA da população habilitada (como parece que será em SP)

  • Cabe acrescentar que a política desejada pelos candidatos do PSB e do PSDB seria altamente prejudicial para o país, e serviria aos interesses ianques, voltados para a sabotagem ao crescimento independente via BRICS e demais nações não alinhadas com a ditadura financeira globalizada.

    Ademais, fato é que a política econômica anunciada pelos gurus da candidatura fúnebre confirmam as já comentadas perspectivas de graves retrocessos, caracterizados pela elevação excessiva das taxas de juros, aliada a uma política cambial que favorece a especulação financeira ao tempo em que promove a destruição da indústria nacional. E tudo isso associado a políticas fiscais inflacionárias, restrições ao crédito, redução dos investimentos produtivos e dos gastos sociais, com reflexos exponenciais no desemprego e no avanço das desigualdades.

    Por todas essas razões, é indispensável que a campanha pela reeleição denuncie com rigorosa clareza as patentes evidências de que um improvável e indesejável governo do PSB traria de volta traumáticas experiências vivenciadas durante as presidências do PSDB, com todas as consequências negativas acima citadas.

    Do mesmo modo, é preciso combater a alegação infundada de que tal abordagem seria comparável ao discurso do medo utilizado pela direita no passado contra candidaturas petistas. Ao contrário da farsa direitista pretérita, denunciar hoje os riscos decorrentes da política econômica recessiva anunciada pelos arautos da modernidade no âmbito da campanha eleitoral dos adversários da reeleição tem por base a realidade evidenciada no próprio discurso dos opositores e acarreta um efeito fortíssimo, pois relaciona a memória popular e os aspectos mais relevantes do referencial dos eleitores conscientes, que são os níveis de emprego e a distribuição de renda.

    Além disso, sem esquecer que a importância de ressaltar os avanços sociais e os resultados das políticas de governo voltadas para redução das desigualdades e melhoria dos serviços públicos, não deve ser esquecida nem negligenciada, é sempre bom lembrar a dimensão inexorável da estratégia de confrontar os adversários com inegáveis dados de realidade que mostram o caráter danoso de suas políticas elitistas.

    E tudo isso comprova que é um dever da militância coerente alertar a população para os riscos do engodo oposicionista.

  • Prezado Eduardo:
    Eis aí um quadro quase que completo da candidata dos banqueiros e ONG’s.

    “Apesar de se apresentar como uma política contrária “a tudo isso que está aí”, Marina Silva teve toda a sua carreira política feita à sombra de uma rede de ONGs internacionais, que há décadas têm influenciado e manipulado as políticas ambientais e indígenas do Brasil, em benefício de uma agenda antidesenvolvimentista e alheia aos interesse da sociedade brasileira.

    Em sua última edição, o jornal Solidariedade Ibero-americana expõe esse lado pouco conhecido da candidata presidencial herdada pelo PSB, desde o seu envolvimento com essa rede internacional até as suas ações como ministra do Meio Ambiente.

    A edição especial do jornal pode ser baixada gratuitamente através deste link.

    Conheça o MSIa e apoie a nossa defesa da justiça social, da integração da Ibero-América e do Bem Comum na política. Acesse nosso site através deste link.

  • Prezado Eduardo, concordo inteiramente com o seu post, mas há alguma coisa de podre no reino da Dinamarca que você esqueceu de dizer. Veja bem, se a chamada grande mídia brasileira (leia-se 06 famílias que controlam o que o cidadão lerá, ouvirá ou verá de informações neste País), pode testar hipóteses, eu também posso. Vamos lá então! A meu ver, a tal propalada jornada de Junho com suas manifestações paralisantes, badernas, quebra-quebras, Black Blocs e que tais, nada mais foi do que uma tentativa de golpe engendrado em Washington e posto a cabo pela embaixada americana no Brasil, em conjunto com grandes grupos de comunicação brasileiros e partidos de oposição. Não esqueçamos que a atual embaixadora americana no Brasil estava no Paraguai na época do golpe que tirou Lugo do poder. Haja vista o exemplo do que acontecia na Venezuela no mesmo período. Queriam fazer aqui o que estavam fazendo lá fora com as falsas e fabricadas “Primaveras Árabes”, com relativo sucesso. A vitrine do “caos brasileiro” seria a Copa do Mundo. Esse “Não vai ter Copa”, foi pensado na terra do Tio Sam, pode ter certeza. Bem, vimos que não tiveram sucesso de todo e a Copa foi a “Copa das Copas” como previsto. Porém eles conseguiram uma coisa, culpar o Governo Federal por “tudo isso que está aí” e colocar esses pensamento no subconsciente coletivo nacional contra a presidenta Dilma. Por outro lado, ouso dizer que o famigerado Movimento Passe Livre também pode ter sido cooptado nesse esquema, pelo menos as suas lideranças mais visíveis. Quanto a esquerda ultrarradical representada pelo PSTU, PCO, PSOL, suas sininhos da vida e os coxinhas de direita de sempre, foram usados a meu ver, como buchas de canhão e massa de manobra desse esquema, que queria se passar por “espontâneo” e ter excelentes imagens de televisão para explorar o propalado caos para todo País e levar aos rincões a impressão de que o Brasil estava desgovernado. Pois bem, como isso não deu certo e a presdenta Dilma se manteve firme e forte à beira das eleições, com chance real de vencer anda no primeiro turno, surgiu esse desastre fatal com o Eduardo Campos e ascensão da sua vice, quase imposta pela mídia, como substituta imediata do falecido. Daí para frente vimos a beatificação da Santinha do Pau Oco que é a Marina, e como bem você disse, passaram do ponto e se arrependeram. O que me impressiona foi o “timing” da morte do Eduardo Campos (até agora um mistério esse acidente) que veio muito a calhar para os interesses da direita internacional, principalmente dos americanos. Nada me surpreenderia se esse “acidente” viesse um dia, quem sabe, a ser informado que foi planejado em Langley (berço da CIA). O principal escudo de uma conspiração é justamente desacreditar que seja uma conspiração e ridicularizar ou até mesmo eliminar as pessoas que buscam a investigação da verdade. Sei não… Uma caixa preta que não grava nada no dia do acidente, a intenção de jogar a culpa no Governo Federal dizendo que havia teste de VANTs na mesma área… Os incrédulos podem até rir, mas isso não será novidade. Já fizeram o mesmo na véspera de 64 quando o golpe era tratado como uma hipótese e muitos desses não estão vivos para contar a história. Aliás, história essa que ri de todos nós quando tentam reencená-la como uma farsa diante dos nossos olhos.

  • Gente do blog da Cidadania.

    Vou falar algo realmente relevante, embora não seja, eu, o Bananélli, claro.

    Universo de eleitores aptos a votar………………………………………………………100%.
    Universo de eleitores que nunca votam……………………………………………….20%.
    Universo de eleitores que realmente votam…………………………………………80%.
    Universo de eleitores que decidem a eleição………………………………………40,1%.
    Universo de eleitores que declaram votar em DILMA…………………………..38,1%.
    Universo de eleitores que faltam para DILMA ganhar no 1º turno………..2%.

    Como as pesquisas estão sendo feitas pela Folha e Globo, através de seus institutos de estatística parcialíssimos, é bem provável que Dilma já tenha bem mais que esses 1,9% que supostamente faltam.

    O PT, que de bobo não tem nada, contratou o Vox Populi apenas para monitorar o cenário eleitoral mantendo o controle da situação e se o Partido dos Trabalhadores tá mais calado que mineirinho ganhador da mega-sena é porque o primeiro turno é praticamente uma realidade.

    • ERRATA:

      Onde se lê:
      …é bem provável que Dilma já tenha bem mais que esses 1,9% que supostamente faltam.

      Leia-se:
      é bem provável que Dilma já tenha bem mais que esses 2% que supostamente faltam.

  • Aécio: Carta fora do baralho?
    Jasson de Oliveira Andrade
    Dia 13 de agosto de 2014 mudou completamente a sucessão para a Presidência. Antes do trágico acidente aéreo com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a disputa era entre Dilma (PT) e Aécio (PSDB), com ampla vantagem da Presidenta. Depois dessa data fatídica, os concorrentes, atualmente, são Dilma e Marina (PSB). Aécio está muito ruim nas pesquisas, podendo ficar fora do segundo turno. Uma situação impensável antes de 13 de agosto. É o que veremos a seguir.
    O jornalista Ricardo Mendonça, em texto publicado na Folha (7/9) ao analisar o último Datafolha, fez essa revelação: “É com o apoio dos eleitores de uma crescente direita (sic) e centro-direita que Marina Silva (PSB) assegura seu empate com a presidente Dilma Rousseff no primeiro turno da eleição presidencial e, sobretudo, derrota a petista na simulação de embate final”. Esse eleitorado era de Aécio e, agora, migrou para a candidata socialista. Principalmente em São Paulo, onde ela vence até no primeiro turno. Em nosso Estado, o eleitorado de Aécio, em grande parte, bandeou para Marina, cuja política econômica agrada essas correntes direitistas. O pior está ocorrendo em Minas. Bernardo Mello Franco, no Painel da Folha de 7/9, noticiou: “DE VOLTA PARA CASA – A campanha de Aécio Neves (PSDB) reconhece que um de seus maiores erros foi descuidar de Minas Gerais. Ele contava com uma vitória histórica em seu Estado, mas desabou para o terceiro lugar, com apenas 22%, no Datafolha. (…) Já de olho no pós-2014, o candidato pediu esforço máximo para evitar que um fiasco em casa comprometa suas ambições futuras”. Já o jornalista Janio de Freitas considerou esse terceiro lugar dele em Minas, como “degradante”. É surpreendente que o tucano tenha perdido eleitores mineiros para Marina! José Simão, na Folha, brinca: “E o Aécio depois de apanhar de duas mulheres, exige versão masculina da [Lei] Maria da Penha. Vai chamar Lei Aécio Apanha”.
    Quem não está com brincadeira é a revista Veja. Nesta semana, no dia 6/9, sua edição publicou a delação de um ex-diretor da Petrobrás com acusação a alguns políticos ligados ao governo federal, que poderá atingir Dilma e – pasmem! – ao falecido Eduardo Campos, o que poderá atingir Marina. Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania, denuncia: “Mídia [principalmente VEJA] usa “delação” para atingir Dilma e Marina e tentar ajudar Aécio”. Será que essa “ajuda” vai mesmo ressuscitar a candidatura do tucano, que até o momento está fora do baralho? Como sempre digo: a conferir!
    JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu (setembro de 2014)

  • oÔÔô, senhores da campanha Dilma, porque os srs são tão plácida e ruminantemente quadrupedes?
    A petrobrás , na eventual vitoria da MADRINHA dos bagres do rio Madeira, vai ter seu cronograma de exploraçao esticado de cara.. para 12 anos o que faria em CINCO. A compra dos navios e plataformas idem: as empresas fornecedoras e estaleiros DEMITIRÃO a metade de seus 150 mil e 70 mil empregos respectivamente…No RJ, em PE e no RS.
    jA prometeu mudar o Credito imobiliario – de cara o MinhaCasa minha Vida é retalhado e postergado, onde ha quase um milhao de empregos!
    Tao esperando o que para falar na TV isso em linguagem que o povo entende?
    Deixem de ser quadrupedes, com o perdão deles proprios.

  • Caro José Romero,
    Perdoe-me, a confusão de emeio! O emeio que aparece no meu comentário é de meu marido. Fazemos uso do mesmo computador e ele foi quem por último mandou emeio ao blog, para saudar o Ministro Lewandowski. Desculpe pela confusão!
    Abraço
    Maria Antônia

  • Eduardo, que bom ter o teu blog prá ler. Na decada de 80, quando morava em São Paulo e estudava na USP, já era Pt. Hoje, aposentado e morando no interior de São Paulo,sou mais ainda.Espero que, se eleita, Dilma mude a teoria do” controle remoto”.Como sou pai de um adolescente de 16 anos,tenho contato com os jovens e percebo o mal que a mídia fascista faz neles. Estão sendo doutrinados por Willian Bonner,Reinaldo Azevedo, Boechat, está se formando uma geração alienada e direitista. Se a esquerda possui no mínimo 30% do eleitorado,porque não fazer uma lei de quotas de 30% a nosso favor?Por outro lado, nas caminhadas, nos mercados,qualquer lugar, tá sendo fácil descontruir a Marina.Tendo uma oportunidade, chego nas pessoas, e pergunto: quem ganha a eleição? Se ela fala Marina, digo que pensei em votar nela, mas mudei de opinião depois que descobri que ela quer acabar com o pré-sal, que o ministro dela vai ser o do confisco da poupança,etc. Geralmente,essa pessoa fica em dúvida. O jogo apenas começou.

  • Eduardo, você viu ontem a edição que o JN (arghhh… Mas teinho que assitir para ver as mentiras da vez…) fez na coletiva de Dilma com a imprensa? Quando ela primeiro diz que os candidatos adversários devem ir com mais calma nos pré-julgamentos sobre ela com relação ao “novo escândalo da Petrobras”, ao afirmar que eles têm telhados de vidro e depois afirma que o telhado dela é completo e que primeiro tem que tomar conhecimento a fundo das denúncias, a TV Globo editou e só mostrou a parte depois do “telhado de vidro”. Ou seja, livrou a cara da Marina e do Aécio, excluindo o que a Dilma estava deixando implícito: “Aécio e Marina têm telhado de vidro e que prestassem atenção nisso antes de jogarem pedra nos outros”.

  • Repito o texto corrigido:

    Eduardo, você viu ontem a edição que o JN (arghhh… Mas tenho que assistir para ver as mentiras da vez…) fez da coletiva de Dilma com a imprensa? Quando ela primeiro diz que os candidatos adversários devem ir com mais calma nos pré-julgamentos sobre ela com relação ao “novo escândalo da Petrobras”, ao afirmar que eles têm telhados de vidro e depois afirma que o telhado dela é completo e que primeiro tem que tomar conhecimento a fundo das denúncias, a TV Globo editou e só mostrou a parte depois do “telhado de vidro”. Ou seja, livrou a cara da Marina e do Aécio, excluindo o que a Dilma estava deixando implícito: “Aécio e Marina têm telhados de vidro e que prestassem atenção nisso antes de jogarem pedra nos outros

  • Comentário de um certo “LAMPIÃO REI DO CANGAÇO” (o nick já mostra que é um bandido) no Brasil247 termina com a frase:
    “O TIRO SAIU PELA CULATRA: TODA A TRAMA ERA PRA MARINA ESTÁ NAQUELE AVIÃO, QUE PARECE QUE EXPLODIU DE DENTRO PRA FORA… ATÉ PORQUE, AVIÃO NÃO EXPLODE NO AR… SÁBADO A VEJA TÁ MOSTRANDO AS CARAS DOS BANDIDOS BARBUDOS QUE MATARAM O SAUDOSO EDUARDO CAMPOS…”
    Será que a Veja chega a esse ponto?
    Por via das dúvidas, seria bom o PT acionar o TSE desde já por conta da matéria sem provas do último número daquele esgoto, que teve finalidades claramente eleitorais…

  • O Wilsoleaks tem razão, querem Divulgar uma mentira muitas vezes para ver se ela torna-se verdade. O eleitorado brasileiro não muda de opinião de uma hora pra outra. Querem nos enganar com pesquisas falsas, manipuladas para que a gente aceite isso como verdade. Não acredito que o eleitorado de hoje seja boneco de falácias da MÍDIA que já não representa mais informação nenhuma, só alienação.

  • Dilma começou a virar este jogo no momento em que mudou de atitude e passou a responder todos os ataques recebidos à altura de forma segura e convicta. Tem conseguido politizar o debate politico e polarizando com Marina temas polemicos como o destino do Pré- Sal, Indepencia do Banco Central e combate à corrupçao! Certamente é este o caminho !!! Estou muito orgulhosa desta Dilma!!!

Deixe uma resposta