CNT/MDA: ótima para Dilma, (não tão) boa para Aécio e péssima para Marina

Análise

 

Antes de comentar a pesquisa CNT/MDA recém-divulgada, confira, abaixo, matéria do jornal Valor Econômico on line. Em seguida, comento.

 

Como se vê, tudo caminha dentro do previsto. Agora, cada vez mais gente vai percebendo por que este Blog viu, lá na última pesquisa Ibope de terça-feira da semana passada, uma situação “ótima” para Dilma.

A pesquisa CNT/MDA é ótima, excelente, magnífica para Dilma por ela ter ampliado consideravelmente a vantagem sobre a principal adversária no primeiro turno – Marina despencou 6 pontos –, por tê-la ultrapassado numericamente no segundo turno e por a rejeição dos três principais candidatos ter chegado ao mesmo patamar da presidente (ao redor de 40%).

A situação de Aécio melhorou um pouco. Mas, até aqui, melhorou bem pouco. Ao menos na pesquisa CNT/MDA. E Marina ainda tem cerca de 10 pontos de vantagem. Diferença que, em 10 dias para a eleição em primeiro turno, parece praticamente impossível reverter.

Contudo, os números dessa pesquisa ainda não são tão bons para Dilma quanto dizem que são os do Vox Populi, que, por alguma razão misteriosa, deixaram de ser apresentados pelo Jornal da Record da última segunda-feira, apesar de ter sido anunciado que seriam apresentados.

Como se disse aqui no post imediatamente anterior a este, conforme vamos chegando perto da eleição os institutos de pesquisa vão “acertando” os números.

E como ainda não há números que mostrem uma possibilidade concreta de Dilma vencer no 1º turno, os institutos de pesquisa e seus controladores ainda não mergulharam em total desespero, a ponto de irem para o tudo ou nada a fazerem manipulações mais grosseiras.

 

Bom Dia Brasil usa entrevista com Aécio para criticar Dilma

 

Era previsível que o Bom Dia Brasil tratasse de formas distintas os candidatos a presidente da República. O mesmo ocorreu com as entrevistas com esses candidatos que o Jornal Nacional apresentou em agosto. Porém, não se imaginava que o tratamento dispensado a Dilma Rousseff fosse tão pior do que aquele que recebeu no telejornal noturno.

O fato é que, no telejornal matutino, Dilma pôde falar ainda menos do que no telejornal noturno devido às obsessivas interrupções dos entrevistadores, os quais, tanto em um telejornal quanto no outro, impediram a presidente de completar seus raciocínios.

Na entrevista de Dilma, para que se possa medir a gravidade da coisa os entrevistadores, da abertura ao encerramento, proferiram 1.524 palavras. Dilma, a entrevistada, proferiu 3.193 palavras. Ou seja, os entrevistadores falaram 48% do tempo que a entrevistada falou.

Por qualquer critério que se queira usar aquilo não foi uma entrevista, foi um debate.

Com Aécio Neves não foi igual. Os entrevistadores assistiram bovinamente às longas respostas dele, que aproveitou perguntas sobre “recessão”, “desemprego” e “inflação” no país para atacar Dilma.

Miriam Leitão, por exemplo, diz a Aécio que “(…) A gente não sabe ainda como o senhor vai fazer isso que o senhor acabou de dizer que vai fazer, tirar o pais da estagnação e reduzir a inflação (…)”

Ou seja, os entrevistadores levantaram temas que permitiram a Aécio atacar a adversária em vez de fazer perguntas sobre sua administração em Minas Gerais (2003 – 2010), sobre escândalos envolvendo o PSDB como o mensalão tucano, o de Alstom e da Siemens, o da Copasa (em Minas), o do aeroporto que ele mandou construir praticamente dentro de terras de sua família com dinheiro público.

Aliás, Aécio poderia ter sido perguntado sobre seu mandato no Senado. Ou não interessa como um candidato cumpre mandato que obteve nas urnas?

Após longos minutos da primeira resposta de Aécio sobre como iria resolver os problemas criados pela atual administração do país, e diante da mudez e dos sorrisos abestalhados das duas entrevistadoras, Chico Pinheiro tratou de colocar um pouco de sal na coisa.

Miriam Leitão, quem praticamente não deixou Dilma completar seus raciocínios, pouco se manifestou. Os mais incisivos foram Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo.

Abaixo, algumas respostas de Dilma, na sua vez no Bom Dia Brasil, compostas de uma só frase incompleta, por conta das interrupções.

Dilma Rousseff: Só um pouquinho…

Dilma Rousseff: Ah, não. Mas eu te asseguro…

Dilma Rousseff: Foi, foi…

Dilma Rousseff: Mas, eu posso, eu posso…

Dilma Rousseff: Mas nem eles. Nem eles, então…

Dilma Rousseff: Eles estão… A meta deles…

Dilma Rousseff: Deixa eu continuar porque senão é impossível…

Dilma Rousseff: Eu estou então construindo a seguinte…

Dilma Rousseff: Mas eu estou falando…

Dilma Rousseff: Não, não é isso. Pera lá…

Todas essas frases cortadas derivam de interrupções quando a presidente meramente tentava responder. Com Aécio, não houve nada assim. Ele pôde concluir todos os seus raciocínios. Quando os entrevistadores tentavam interrompê-lo, ele continuava falando e eles se calavam. Isso sem falar na simpatia com que foi tratado.

 

109 comments

  • Na expontânea da CNT/MDA, Dilma subiu de 30.9% para 31,4%. A Candidata M caiu de 25,8% para 23% e o playboy de Minas cresceu 4,3% e está com 14,4%. Este é o momento em que a expontânea começa a a ter maior veracidade, pois com a aproximação do dia do pleito, os eleitores começam a se definir. Os votos em brancos e nulos somados estão na faixa dos 25% (26,76% em 2010) e a soma dos votos nos candidatos na pesquisa CNT/DMA somam mais ou menos 70%, sobram só 5% dos eleitores para definirem seus votos. Faltam só 2,5% de votos válidos para a Dilma levar no 1º turno. A mesma pesquisa aponta Dilma como eleita se acontecer um 2º turno.
    Acho que o desencanto da direita com o desempenho de Aécio Neves e desconfianças com a Marina levam a eleição de Dilma já no 1º turno. Num improvável 2º turno entre as duas candidatas, não é crível que os católicos votem na evangélica, não é confiável que o agro-negócio esteja com a ambientalista e também a turma da indústria já tende a aceitar o discurso da Presidenta. Por estas e por outras é que a Dilma já está eleita.

  • Se Dilma falou o dobro de palavras (3 a 1,5 mil) em praticamente o mesmo tempo ( 52 a 48 %), então ou Dilma fala muito rápido, o que não é verdade, ou os entrevistadores falaram palavras muito mais longas.

    • Na verdade Dilma falou 67,70% e os jornalistas da Globo, tucanos enrustidos, falaram 32,30%, ou seja, não é metade, mas é rigorosamente 1/3.

      E você? Por que não tira esse chapéu para que possamos ver seu Penteado?

      • Wilsoleaks
        Não sei que horas você leu o Post, antes ou depois da retificação.
        Mas o meu comentário foi útil, pois o Edu corrigiu.

        • Ô companheiro Hidelbrando, eu só estava brincando…

          Pra ser sincero fiquei um pouco chateado contigo porque quando fui espinafrar o Edu você já tinha estragado minha espinafração, daí o jeito foi espinafrar você mesmo.

          Mas na verdade tenho que confessar: sou leitor assíduo das coisas que você escreve.

          Agora, deixe de lero-lero e vem cá dar um abraço arrochado no seu companheiro de ideais.

  • O mais engraçado foi quando o Aécio respondia alguma coisa, a M…… retrucava e ele dizia algo do tipo: Vc sabe que não é assim.
    Ficou parecendo que ela estava beeeeeeeem a par do que exatamente ele faria.
    Sei não. Acho que num governo dele, ele ia colocar a M…… como Ministra da Fazenda.

  • Sr. Eduardo, a eleição não está definida ainda por que o segundo turno está apertado, mas uma coisa essa eleição está ensinando a presidente, não se deve confiar nos meios de comunicação, desde o primeiro dia do mandato dela a militancia não se poupa em avisar, parece que está aprendendo na carne; e talvez eles estejam apavorados por que se ela se reelege o tratamento não será igual e com o genio dificil dela vai sobrar para alguns pseudo-jornalistas e pseudo-economistas.

  • Com o Congresso que temos, fica difícil regular essa mídia golpista. Só pessoas com raciocínio crítico consegue perceber a diferença de tratamento do PIG conforme o candidato. Se não regular a imprensa, é complicado a verdade vencer a mentira.

  • Esses caras da globo tem no seu DNA JORNALÍSTICO sangue de interrogadores da ditadura militar. Aquilo não foi , sob o ponto de vista jornalístico, uma entrevista coletiva, foi sim, UM VERDADEIRO INTERROGATÓRIO. Aqueles três são meros capachos de seus patrões …

  • Como sempre, Eduardo matando a pau! (que tal ocupar o lugar da Leitão? hehe! Entende mais de economia que ela, uai! Quanta coisa já li aqui mostrando isso! Mas não no GN!!)
    E, como sempre, uma nojeira vinda da mídia…
    Sabe que, à medida em que fui lendo, fiquei angustiada pela Dilma? Não deixam a mulher falar!! Fica mais evidente lendo que assistindo.
    Só queria saber por que a pesquisa da Vox não foi publicada ainda…

  • O que eu queria mesmo era ver a Dilma dar uma chinelada, levantar e ir embora reclamando da parcialidade dos entrevistadores, tipo terminar a entrevista se levantar e ir embora dizendo “Vocês acham que o povo é burro? Que não percebem o que vocês fazem?”. Mas marqueteiro nenhum deixaria isso acontecer. Saudade do Brizola.

      • Olá Rita,
        Entre o modo de ser do senhor Aécio e o da senhora Marina, está é muito pior do que aquele! O senhor Aécio Neves é o que é! Um homem de direita, neoliberal, sem máscaras! No Bom Dia Brasil de hoje ele deixou isso bem claro, quando perguntado sobre seu programa de governo. Para que apresentar um programa de governo se até os insetos sabem qual é o programa do PSDB!? A senhora Marina, não é, mas já foi, se mascarava de pessoa decente e preocupada com os rumos da humanidade, e, nesse caso, principalmente a brasileira, que se melhorasse em todos os aspectos e agora já não consegue mais manter a máscara, porque deixou de se preocupar com todos para se preocupar apenas com uma parte! A parte dos banqueiros e o que deles pode tirar em proveito próprio! Nada pode ser mais difícil do que combater um inimigo confuso, indeciso, contraditório e carismático! É a essência da capacidade de se tornar vítima! Visto que nunca sabemos quem é quem a cada vez que ele se apresenta! Se em sua hipocrisia, de acordo com as circunstâncias e conveniências, ele sempre usa uma máscara diferente! Portanto, Rita ,o tucano Aécio é bem melhor como ser humano do que a camaleoa Marina! Se em uma situação de ameaça de morte, eu tivesse excesso de apego à vida e me obrigassem a escolher entre o tucano e a camaleoa, sem dúvida escolheria o tucano! No entanto, como eu não tenho tanto apego à vida, preferiria a morte a escolher um dos dois! Não tenho afinidade com a direita e muito menos caráter e personalidade de proximidade com a falta de caráter e personalidade bons da camaleoa!
        Abraços
        Maria Antônia

        • haha! Perdão, Antonia, mas achei ótimo o “não tenho apego à vida”.
          Agradeço por esta explanação tão detalhada! Realmente, não gosto de Aécio justamente pelo que fala de Dilma, mas nós já estamos até acostumados a isso, né?
          É o que digo: Marineca achou que Lula a escolheria pra ocupar o lugar na presidência, mas o homem, sabido como é, deve ter percebido…”Esta aí, nem a pau!!
          Um abraço!

          • Mas é verdade, Rita.

            Maria Antônia não tem mesmo apego a vida. Não a essa vida mundana de toma lá dá cá que a gente tem que forçosamente viver, para que não nos aconteça coisa pior que a morte.

            Mas Maria Antônia tem enorme apreço pela Vida. A Vida que dá sentido aos mais elevados sentimentos e que permanece inalterada mesmo após a morte.

            Um enorme abraço em você, Rita.

          • Olá Wilson,
            Que bom que já me conhece um pouco! É isso aí que você disse! Endossado!
            Abraço meu amigo!
            Maria Antônia

    • Mas que é isso? A mulher que está sempre voltando atrás, decididamente se eleita, ( que Deus nos livre ), por força do hábito, protagonizará o maior retrocesso em nosso país! É o que ela sabe fazer: Voltar atrás!!!! Osmarina me assusta e me constrange, em todos os aspectos, sejam eles físicos ou psicológicos!

      • Osmarina, por ocasião do acidente de Eduardo, deixou de voar no jatinho, por não querer fazer parte do encontro que este, teria com Alckmim. E agora, se alia ao Alckmim. Afinal quem é Osmarina, que alega que a previdência divina a poupou em detrimento da morte de várias outras pessoas? Osmarina diz e depois desdiz. Malafaia grita e ela muda seu programa, se é que existe um programa. Cada vez mais fica caracterizada a fraqueza dessa criatura, cujo discurso nem as pessoas sábias conseguem entender. Que os brasileiros, prestem bastante atenção, pois sem dúvida, caso elejam Osmarina, assistirão a maior convulsão social jamais vista nesse país! Que Deus nos livre!

  • Ótimo texto Edu, assisti as duas entrevistas também, e foi justamente como vc descreveu. Eu me detive para observar, também, os semblantes dos inquisitores da Presidenta, eram como num embate, tipo aquelas teimas acaloradas que ocorrem nos botiquins, após um jogo de futebol; as narinas deles diziam tudo, parece que tinham um adversário à frente e teriam que abatê-lo a qualquer custo. Já com o candidato de hoje não. Só faziam perguntas que o levava a criticar a Presidenta Dilma e aguardavam, serenos e complacentementes, suas longas críticas a Dilma. Uma coisa me alegra, Edu, no próximo governo de Dilma, à partir de 1º de janeiro/2015, se Deus quizer, a Presidenta Dilma deverá ter atitudes diferentes das que teve durante esses quatro anos de seu governo. Ela está vendo e sentindo na pele o que é o PIG, pois durante esse, ela não acreditou, ou não tinha conhecimento(pasta de comunicação inoperante, talvez) no que muitos blogueiros, como você, diziam e alertavam. Vai sair bem madura dessa campanha e saberá lidar com essa situação. Um grande Abraço, parabéns pelo conteúdo.

  • Desespero entre os golpistas quinta-colunas!! Marina no desespero com a queda resolve se aproximar de Alckimin em SP. Dilma tranqüila caminha para a vitória. Será que tem bala de prata do PIG na reta final?Tomara que não!

  • Caro Eduardo,

    As pesquisas foram boas para a Presidente Dilma. Penso que a Presidente tem um placar ainda maior do que este divulgado pelo Instituto CNT/MDA, principalmente no segundo turno das eleições.

  • O problema da Marina é que ela fala muito em “fazer mudanças”. As pessoas se confundem e pensam que a madona jambo da floresta está fazendo campanha para a presidência de uma Transportadora e não de uma República. As pesquisas ainda vão captar isso que estou revelando em primeira mão, porque é a verdadeira razão por que está se liquefazendo a candidatura da Marineca, neo amiga dos Banco e dos maganos da bufunfa.

  • Esta pesquisa ainda está manipulada. Necarina tem muito menos do que isso. Depois eles vão se aproximando da realidade. Eu acho que vai terminar no primeiro turno. Uma boa indicação para isto foi a não divulgação da pesquisa vox na noite de ontem.

  • Oi, Edu. Só uma correção nas porcentagens: se o total de palavras ditas é 1.524 + 3.193 = 4.717 (jornalistas + Dilma), então os “jornalistas” falaram 1.524/4.717 = 0,32 =32% do tempo, enquanto que Dilma falou, portanto, 68% do tempo. Ainda é um disparate completo um terço da “entrevista” ter sido preenchido pelos entrevistadores.

  • EDU, acho que a Dilma ou outro candidato trabalhista, na atua conjuntura, não deveria participar destas entrevistas ou debates. Tudo é manipulado grosseiramente e falta de educação dessa turma da globosta
    é de enojar. Também acredito que Dila ganhe no primeiro turno pois a honestidade do DATAFOLHA é do
    IBOPE é igualzinho dos governos PSDB e DEM.

  • Essa eleição presidencial tem que ser decidida é logo no primeiro e único turno pró-Dilma e o Brasil e o povo brasileiro.
    .:.
    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Pesquisa CNT/MDA… Eita treco mentiroso!

    37,4 dos entrevistados dizem que o Governo Dilma é ótimo ou bom.

    Maaaasss…

    Apenas 36% declaram que votarão em Dilma.

    E mais…

    Ninguém que acha regular o governo petista irá votar em Dilma e isto porque todos acham que os eventuais governos de Marina e Aécio não seriam regulares, mas sim ótimos e bons, e, todos concordamos que fazer um governo ótimo ou bom dá 100% de votos.

    Só que não !

    Vocês não acham estranho que daqueles que acham o governo Dilma ótimo ou bom apenas 96% votem na Presidenta, quando 100% votariam num governo ótimo ou bom se este fosse da oposição?

    Eu acho muuuito estranho.

  • Eduardo,

    Vou falar o mesmo que falei no Tijolaço, e não sei por que nenhum blogueiro “sujo” comenta. Estas pesquisas são uma fraude! Ora, semana após semana, vemos Dilma crescendo em TODOS os estados. Em toda pesquisa estadual, Dilma cresce No entanto, nas pesquisas nacionais, ela não sai de 36%!! Em Minas, segundo maior colégio eleitoral, Dilma não para de subir! Tem coisa aí! DUViDO que Dilma tenha menos que 40%! O que parece é que os institutos estão colocando uma “âncora” em Dilma para evitar a impressão de que está crescendo e assim impedir os votos de quem na última hora vai na “onda”. Medo de tudo acabar no primeiro turno! Repito: Quem sai às ruas, em qualquer lugar do país, vê que Dilma está crescendo, até aqui, na Zona Sul do Rio, reduto conservador e agressivamente antipetista. E nas pesquisas ela não passa dos 36%?? Conta outra!!

    • Pois é Luiz, e como tudo que essa gente faz, mais uma vez é tiro no pé. Ao ancorar Dilma, o que acontece é o acirramento ainda maior da militância e simpatizantes, que querem ver Dilma eleita no primeiro turno pra evitar surpresas golpistas no segundo, some-se a isso a vantagem manipulada e a disputa pra quem vai supostamente pro segundo turno com ela, dai temos uma grande possibilidade de vencer no primeiro turno.

    • Luiz Pereira você falou tudo e mais um pouco.

      Cheguei a recordar-me seu xará, zagueirão da Seleção e do Palmeiras. Preciso, seguro e objetivo.

      No tempo de Luiz Chevrolet o Palmeiras não tomava seis de ninguém e nem a seleção tomava de sete.

      Parabéns, Luiz Pereira !

    • Luiz Pereira,

      E o pior é que a TV RECORD não divulgou ontem a pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi. Tudo indica que a Presidente Dilma cresceu bem mais.

  • Outra coisa estranha nessa pesquisa CNT/MDA.

    Se Dilma desceu 2,1% – foi de 38,1 para 36
    Se Marina desceu 6,1% – foi de 33,5 para 27,4
    E Aécio subiu 2,9% – foi de 14,7 para 17,6

    Então temos 2,1 + 6,1 – 2,9 = 5,3 pontos que não foram para os nanicos que agora somam 1,8 só podem ter ido para os indecisos.

    Vocês não acham estranho que na medida em que se aproximam as eleições o número de candidatos indecisos aumentem ou invés de diminuir, posto que agora, cada vez mais os candidatos são conhecidos?

    Eu acho muuuito estranho.

    • Não é bem assim.
      Eu, por exemplo, ia votar no Aécio. Agora estou indeciso, pois tenho pesadelos só de pensar numa presidente que lê a bíblia entes de tomar uma decisão (a roleta bíblica), que vai entregar os bancos estatais para o Itaú, que vai privatizar o BC e que vai suspender o pré-sal.
      Acho que vou votar na Dilma, para que ela ganhe de uma vez no primeiro turno e não corramos o risco de a imprensa inventar, na campanha do segundo turno, alguma coisa que dê a vitória à Marina.

      • Tá bom Hidelbrando.

        Você ia votar no Aécio? Você e toda a trupe do Professor Ariovaldo de almeida Prado, né?

        Mas ainda restam Fidélis e Eimael. Pastor Everaldo também não serve, porque daí a nossa Carta Magna passaria a ser “O Apocalípse” – segundo São João, e vocês não adotam a bíblia como forma de governo, muito embora sejam membros da TFP e morram de paixão pelas senhoras de Santana.

        Então… Conta outra.

    • A maioria dos eleitores de Dilma são os que já definiram que o seu voto é de Dilma, “mesmo que a vaca tussa”, no entanto, é justamente de Dilma que o tal instituto de pesquisa tira votos e manda para os indecisos!

      A Situação de Dilma com os debates e com a internet melhorou bastante, no entanto, Dilma cai juntamente com Marina, enquanto o Aecioporto, o candidato do Helicoca, “sobe” acima da margem de erro.

  • Edu,se tiver segundo turno é melhor que seja a Marina, na minha opinião. A maioria do prefeitos do interior de SP estão trabalhando para o Psdb( inclusive prefeitos de outros partidos) por causa da dependência do governo estadual. As prefeituras, nas pequenas cidades tem um poder enorme, diferente das grandes.Aécio caindo fora, essa mobilização acaba e os votos do PSDB que irão para Marina serão apenas os votos ideológicos. Além disso, esse ano tem chegado recursos aos candidatos a deputado do PT para fazerem campanha.Para terminar,fale pra gente o que aconteceu com a pesquisa da Vox. Um abraço.

  • Edu, o CNT é do amigo do Aécio. É incrível como isso serve para tentar diminuir nosso ânimo, nosso ímpeto…

    Essa pesquisa foi feita para que o Ibope possa tirar também uns pontinhos da Dilma e assim, continuarem a manipular.

    Cadê a pesquisa do Vox, Record?

  • BIPOLAR

    Tô feliz, a turma do Aécio tá sem força pra voltar

    Tô triste, se assim, Dilma vai continuar

    Tô feliz, Marina não vai ter chance de pregar

    Tô triste, Dilma ainda não disse o que vai mudar

    tô feliz, tô triste, tô feliz, tô triste ..não sei em quem, ou NO QUE votar ..buáááááááá ..parece que vou mesmo anular

    • Seu voto, Bananélli, vai fazer tannnta falta…
      Hoje, nem vamos dormir de tão preocupados que estamos com a perda de seu voto e dos votos de seu cacho.

      • Wilso,

        Acredito que a familia deste individuo aí não siga suas bizarrices.
        Acho até que, de tão chato que é, só encontra atenção por aqui…
        Quer dizer, atenção não, espaço pra escrever o que poucos lêem.

        • É verdade Luciano.

          Pensando bem é meio impossível a família do Bananélli ser igual a ele, porque aí nem seria a família Banana, seria a família Adams.

          E o Bananélli seria o Tio Chico.

          WuaHaAuahAahaHaahAhaUahaWaahAhaUha!!!!!

  • Hoje na entrevista da Globo Aécio nada diz: tempo todo na defensiva: cadê o plano de governo? Perguntou o atleticano Chico Pinheiro.
    Aécio: “esse governo demonizou, por dez anos, PPPs, concessões, privatizações…”
    Em Minas PPPs é: Povo Paga o Pato Sim.
    Aécio defendeu a reestatização da Petrobras: “vou devolver a Petrobras aos brasileiros, nas mãos dos brasileiros”.
    Aécio devolva então a CEMIG e a COPASA aos mineiros.
    A estatal Petrobras passaria a ser chamada Petrobrax e entregue ao capital internacional. Foi necessário os PeTroleiros começarem a cuspir maribondos.
    Aécio: “Terei uma relação diferente do atual governo com os países produtores de drogas…”
    Cá entre nós: falando em corda em casa de enforcado.
    Desconfio que Aécio colocou óculos escuros só pra não dar esmolas.
    JK devolveu a gargalhada à política: Aécio é a piada.
    @ceavelar57

  • Prezado eduardo, acho que esta pesquisa está manipulada. Dizem que a necarina está se desmanchando. no entanto sua taxa está sempre na mesma. A de Dilma também está sempre do mesmo jeito, assim como a do garoto do aeroporto. Penso, isto é quase certo, que a ecocapitalista ficará com a mesma taxa da eleição de 2010, mais ou menos 19%. Os mesmos que votaram nela época deverão fazê-lo novamente. Assim sendo, estou sentindo cheiro de final no primeiro turno. Eduardo, você que mora em São Paulo poderia conseguir para nós a informação sobre se a pesquisa vox, de 22.09.2014, será divulgada? Estou com uma curiosidade danada para saber. Desde já meus agradecimentos e votos de boa sorte a você e toda a sua família.

  • A globo subestima demais a inteligência do povo, é por isso está quebrando, perdendo cada vez mais a audiência. Todo mundo está notando, menos a globo.

  • Muito estranho realmente a Record ter encomendado a pesquisa ao Vox Populi e não divulgado o resultado ontem a noite como previsto. Será que o motivo pode ser a proximidade com os números que saíram na revista Forum, do jornalista Renato Rovai, que divulgou o tracking de uma das campanhas, com os seguintes números: Dilma 40%, Marina 22% e Aécio 17%. No segundo, Dilma vencia por 45% a 39%.
    ????

  • OI xará, tudo bem?
    Já viu essa página: pollingdata.com.br ?
    Análise estatística que leva em conta todas as pesquisas divulgadas (e registradas, claro) e tem atualização (quase)diária.

    Abraços

  • Acho que se manter a tendencia, a coisa realmente cainha para se resolver em primeiro turno. Eu diria que o último suspiro seria essa “onda” Ibope para tentar alavancar uma ida de Aécio ao segundo turno e isso poderia demandar alguns votos. Mas acho que a Dilma caminha para uma vitória tranquila, caso contrário, chegará ao segundo turno com uma margem significativa na dianteira.
    A única coisa que eu não gosto muito aqui é do papo de lei da imprensa. Com a vitória da Dilma, ficará provado que o povo aprendeu a digerir melhor as informações que recebe e fazer suas próprias escolha.

  • Esta notícia, tem tudo a ver com este blog:
    Temos que homenagear no dia de hoje, o presidente da Republica Ricardo Lewandowisk, para quem não sabe o presidente do STF assumiu a presidência do Brasil. Parabéns.

  • A verdadeira malandragem deles foi ter decretado segundo turno quando na realidade ainda havia (e há) muita gente indecisa. Isso foi um modo de contrapor a inegável dianteira de Dilma. Manipulação de margens, locais de coleta, tamanho da amostra … junto com um catatau de notícias artificialmente negativadas. Esse é o PIG, essa é a técnica da direita- que hoje conta com vários candidatos. Cabe aos petistas divulgar dados positivos dos governos Lula e Dilma e mostrar o quanto é perigoso retornar ao projeto tucano ou ao de Marina, que é uma cópia do tucano com umas tintas de ambientalismo tupiniquim.

  • Edu , o que vc acha ?

    A pesquisa do Vox Populi divulgada no dia 15 último, mostrava Dilma 36%, Marina 27% e Aécio 15%. Comparando com os dados divulgados ontem do tracking do Vox Populi, Dilma subiu 4 pontos e foi para 40%, Marina caiu 5 pontos e foi para 22% e Aécio subiu 2 pontos e foi para 17%.

    Se continuar nesse ritmo, que é plausível, daqui a uma semana(dia 30) , Dilma poderá estar com 44%, Marina com 17% e Aécio com 19%.

    A Dilma é a que cresce fortemente, Marina despenca, Aécio cresce devagar. A soma dos dois seria de 36%, com diferença a favor de Dilma de mais 8%.

  • A Mídia tucana não sabe mais o que fazer .O declínio da Marina é contínuo .No Maranhão ela caiu de 24 % para 19 % entre 02 pesquisas. No Ceará , Ela passou de 24 % para 18 % …O Nordeste é o segundo maior colégio eleitoral…

    • Primeiro Turno à vista? Espero que sim.

      Mas aqui em São Paulo torço para que dê segundo turno para tentarmos tirar o Picolé de Chuchu, um governador cínico e mui mentiroso.

      • Tá difícil o segundo turno em São Paulo, a imprensa do PIG blinda o Picolé de Chuchu.

        Se cair a Bastilha tucana o PIG tá frito. Com a Ley de Medios podemos derrubar a Bastilha tucana e enfraquecer de vez o PIG.

  • Gente do Blog da Cidadania…

    Vejam que interessante:

    Segundo o diretor do Instituto Vox Populi, João Francisco Meira, o nível de avaliação positivo e regular é decisivo para o eleitorado definir se mantém ou não um governo.

    Diz, ainda, Meira: “Incluo regular porque sabedoria popular diz que é preferível governo mais ou menos do que governo novo”. A troca de governo significa trocar a administração toda, colocar outras pessoas, demorar. Apenas quando está ruim, vale a pena trocar.

    Hummm… Interessante não?

    Segundo a pesquisa CNT/MDA ninguém, absolutamente ninguém que acha o Governo Dilma regular pretende votar na presidenta.

    Vocês não estão com uma sensação de que alguém está mentido e não é o Meira?

  • ESSES MERDAS NÃO PODEM DEIXAR DILMA FALAR SIMPLESMENTE PORQUE NÃO TÊM ARGUMENTOS PARA ENFRENTÁ-LA. SUAS “ANÁLISES” BASEIAM-SE EM MISTIFICAÇÕES E PRECONCEITOS QUE O MAIS TÊNUE CONTATO COM A REALIDADE, COM OS NÚMEROS QUE A CARACTERIZAM E COM O CONTEXTO ONDE ELA SE INSERE, DESTROEM EM SEGUNDOS. POR ISSO TÊM QUE AGIR COMO A DITADURA CIVIL-MILITAR QUE SEUS PATRÕES IMPLANTARAM NO PAÍS POR MAIS DE DUAS DÉCADAS : CALAR OS ADVERSÁRIOS À FORÇA. O QUE MAIS REVOLTA É QUE TUDO ISSO JÁ DEVERIA NÃO ACONTECER, SE O GOVERNO DILMA TIVESSE DEMOCRATIZADO E REGULADO AS COMUNICAÇÕES : DILMA ROUSSEFF PODERIA SER ENTREVISTADA TANTO NA GLOBO COMO NUMA EMISSORA DE TELEVISÃO PROGRESSISTA, NA QUAL PODERIA FALAR E SER INQUIRIDA POR ENTREVISTADORES DO QUILATE DE UM ERIC NEPOMUCENO(SÓ PARA DAR O EXEMPLO DE UM GRANDE ENTREVISTADOR). ALÉM DO QUE, UM CÓDIGO DE ÉTICA JORNALÍSTICA E UM ÓRGÃO REGULADOR DAS COMUNICAÇÕES EXISTIRIAM E PODERIAM SER ACIONADOS SOBRE A CONDUTA DOS GLOBAIS, OS QUAIS TERIAM OBRIGAÇÃO LEGAL DE DEIXAR A ENTREVISTADA RESPONDER ÀS SUAS PERGUNTAS(ANTES QUE ALGUMA ÉGUA DA DIREITA ACUSE-ME DE “CENSOR”, QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE ESSE ÓRGÃO REGULADOR EXISTIRIA NÃO PARA DEFINIR O CONTEÚDO DAS PERGUNTAS, QUALQUER UM PODERIA PERGUNTAR O QUE QUISESSE – EXCETUANDO-SE OFENSAS PESSOAIS – MAS PARA ESCLARECER SOBRE A CONDUTA DO ENTREVISTADOR DIANTE DO SAGRADO DIREITO DO ENTREVISTADO RESPONDER, OU SEJA, DA MESMA FORMA QUE SE PODE PERGUNTAR QUALQUER COISA, O ENTREVISTADO TEM O DIREITO DE FALAR LIVREMENTE SEM SER INTERROMPIDO). Mas essa é uma questão para ser resolvida agora no próximo mandato de Dilma, que precisa enviar ao Congresso o Projeto de Democratização e Regulamentação das Comunicações no primeiro dia de 2015. Não é à toa o desespero dos globais, principalmente Mírian Leitão, que encarna como ninguém os desejos de seus amos, pois sabem que um segundo Governo Dilma representará o fim da ditadura mais atroz que sempre assombrou nosso país, a ditadura midiática, e o começo de uma comunicação democrática e plural. Sobre a “pesquisa” da CNT/MDA, ou seja do “honrado” Clésio Andrade(aecista de longa carreira), é evidente que ela é excelente para Dilma, a presidenta cresceu e Marina despencou, do mesmo modo que Aécio não conseguiu recuperar-se. Contudo, comparando-a com outros números; dos outros institutos da direita, do Vox populi e dos trackings diários divulgados pelo site de PHA; acredito que A “MARGEM DE ERRO” DA DIREITA ESTÁ EM PLENA AÇÃO PARA ESCONDER A VITÓRIA DE DILMA EM PRIMEIRO TURNO. Ao contrário de você, acho que a direita já entrou sim em pânico e partiu para o tudo ou nada. Se pensarmos no último tracking publicado no Conversa Afiada(site de PHA), os números; que mostram Dilma com 40%, Marina com 22% e Aécio com 17%; estão distantes demais dos atuais, principalmente no que se refere a Dilma, para não acreditarmos em farsa, principalmente se oriunda de uma “pesquisa” contratada por uma entidade presidida por um aliado carnal de Aécio Neves. Se somarmos os números do trancking do Conversa Afiada, veremos que os adversários da presidenta tem 39% dos votos, acrescentando-se mais 2% dos nanicos, atingem 41%(portanto podem ter entre 39% e 43%), enquanto Dilma teria sozinha 40%(estando entre 38% e 42% dentro da margem de erro), o que significa a possibilidade de um placar por exemplo de 42% a 39% em favor de Dilma e a definição no primeiro turno. Pelos dados de Clésio Andrade, Dilma tem minguados 36% dos votos, número que ela já superou em todos os institutos, e apenas Marina e Aécio somam 45% dos votos, garantindo o segundo turno. O cheiro de fraude é claro e esse cheiro só será purificado se o MSM, com o nosso apoio, ingressar com o pedido de abertura de Representação junto ao MPE. Mais uma vez reafirmo que o momento é crucial, não podemos esperar pela “bala de prata” para reagirmos, já que a saraivada de “balas de prata” já começou, disfarçada de “pesquisa isenta”. Acordemos : Alguém acha que Clésio Andrade iria gastar dinheiro para mostrar Dilma vencendo em primeiro turno!!!!!???? Vamos agir porque há muito em jogo para esperarmos aos ataques dos fascistas.

      • Pesquisa que saiu ainda a pouco na Record, do VoxPopuli, manda Dilma 40%, Marina 22% e Aécio 17%, Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada um. Com margem de erro de 2,2%. Isso dá ou não dá primeiro turno ???? Dilma vem subindo muito, Marina caindo muito..

  • .Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Eduardo, acho que é hora de acionar o MSM de novo e solicitar investigação sobre os institutos de pesquisa. Não há para onde correr: ou Ibope ou Vox estão manipulando as pesquisas e incorrendo em crime eleitoral. No mesmo período, o Ibope dar 29% para Marina e o Vox 22% é escandaloso! E no segundo turno, no Ibope Marina e Dilma numericamente empatadas e no Vox Dilma com 6 pontos na frente, inexplicável. Tem alguém mentindo!

  • Diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ! ! ! !

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Não consegui fechar a conta sobre o índice de rejeição dos 3 candidatos. Dilma é 43,9, Marina 38,5 e Aécio é 43,2 isso totaliza 125,6%. Alguém poderia me explicar isso?

  • Como dizia uma velha propaganda de TV, “temos que aumentar esses números”: eu quero Dilma eleita logo no primeiro e único turno presidencial.

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • A “entrevista” do Bom (?) Dia Brasil com a Presidente Dilma esteve mais para tentativa de linchamento do que para entrevista. Mas, como sempre acontece, a Presidente “nocauteou” a Miriam Leitoa quando está tentou “tergiversar” sobre os dados econômicos.

    Com o Aébrio Winehouse, o comportamento dos entrevistadores foi totalmente diferente: não foi interrompido e tratado com cortesia. Eu já estava vendo a hora em que iriam oferecer um cafezinho a ele.

    Este é o “jornalismo” da Globo…

    Continuemos firmes pois a vitória em primeiro turno só depende de nós!

  • O índice de rejeição a Dilma preocupa, mas na medida que a campanha avança o povo vai percebendo a diferença entre os candidatos portanto Dilma tem mais margem pra subir, Aécio definha até em MG, a ambiguidade e falta de clareza de Marina esta arrastando ela pra baixo, Só Dilma tem o que mostrar e o povo tá percebendo

  • Hoje assistindo o programa eleitoral do Aécim no período da tarde ,em que ele estava com várias pessoas fazendo perguntas e ele respondendo ,quando um senhor de nome inocenti que se diz presidente licenciado do sindicato nacional dos aposentados da força sindical ,fez uma pergunta sobre o fator previdenciário e o aecim enrolou e só respondeu que vai estudar o que pode ser feito para substituir o tal fator.O senhor inocenti (vai ser inocenti assim na pqp) disse que estava satisfeito e que ele tinha ganho o voto dele e de todos os aposentados do Brasil .
    O voto de todos os aposentados do Brasil uma OVA, o meu ele não vai ter, e também por causa da trairagem do pauzinho da força e do senhor inocenti, que debandaram para o lado daqueles que sempre foram contra os trabalhadores , eu solicitei ao INSS o cancelamento do desconto em folha da minha contribuição para o referido sindicato e acho que todos os aposentados deveriam fazer o mesmo, para que esses senhores não usem o nosso dinheiro para se promover e ainda nos apunhalar pelas costas.

  • os mais distraidos de nosotros deveriam atentar para uma série de leis, principios, postulados, regras ou
    mandamentos da MIDIA de bordel sobre pesquisas e eleiçoes:

    a midia do bordel desinformativo precisa sempre e impreterivelmente:

    1-que haja de qualquer jeito 2º turno – ou pelo menos passar a impressao que vai haver
    2-Elevar ao seg turno um dos dois, aquele que der melhores numeros
    3-Isso nao pode desanimar o perdedor, para evitar numero maior de voto nulo/ ausente dos seus adeptos
    4-Tem que inflar ao maximo o opositor do PT mas ir ajustando os numeros para nao errar em escala escandalosa
    5 No processo tem q tentar impedir uma “onda” pro PT de ultima hora porque ha uma faixa de gente que nao quer perder seu voto, e estar no lado vencedor.
    6-A 1ª e imutavel LEI cósmica do PIG é que Dilma e PT nao pode vencer em 1º turno, nao pode dar impressao que vai faze-lo, e muito menos pode vencer em 2º turno.
    7-Todas as alternativas anteriores
    8-Para dirimir toda e qualquer dúvida, questionamento, demanda ou conflito quanto a estes itens, fica designado em inapelavel e ultima instancia o Foro da Rede Plimplim de TV com sede no JdmBOTANICO.

  • Temos que ter o pé no chão não tem nada ganho, temos que esperar a bala de prata que será usado até 04 de outubro, somente festejarei em 06/10/14 com a vitória de Dilma e com o trabalho de todos os Brasileiros que acreditam neste projeto de União do Brasil, em favor do Povo e Trabalhador do Pobre da mulher, dos estudantes.

  • Que o desespero tomou conta dos boxes de Aécio e de Marina com o nó tático que a equipe do Bispo Macedo deu neles, não tenho dúvida. Ou seja, amanhecemos hoje com a pulga atrás da orelha porque o Jornal da Record não deu o que se fazia chamada ontem o dia inteiro pelas redes sociais: o resultado da pesquisa que havia encomendado ao Vox Populli. Timidamente por volta das 10 da manhã de hoje a CNT/MDA disponibilizou o que havia coletado… ??? (muitas dúvidas). Ao entardecer a Globonews (o que não é normal) muito seguros antecipou ao Jornal Nacional e deu o resultado do IBOPE… pausa para risos… ai o golpe (e foi sentido) o Jornal da Record sem pompa e sem muito barulho divulga o que prometera para ontem… bateu desespero… o resto vocês estão vendo na rede, façam suas apostas… grande abraço e boa noite…

  • Depois de assistir à entrevista, fiquei pensando…

    Guardadas as devidas proporções, a Miriam Leitão também foi presa e torturada.
    Ela sempre criticava o Lula, mas com a Dilma parece que ela quer destruí-la.
    Então, como a Dilma é economista e a Miriam jornalista de economia, será que ela não queria estar no lugar da Dilma, à frente de algum ministério, ou ser uma iminência parda na área econômica?
    Por mais que ela esteja cumprindo ordens, a linguagem corporal e expressão facial revelam algo muito mais profundo e de muita força.
    A inveja, principalmente se é inconsciente, dirige o comportamento de um indivíduo por caminhos jamais pensados.
    Penso que a Miriam se percebe muito semelhante à Dilma em capacidade e habilidades. Note que eu disse que é uma percepção dela, o que não necessariamente corresponde à realidade.
    E, então, vem aquela pergunta: por que ela e não eu?
    Como dizia Millôr: Livre pensar é só pensar…

  • O OBAMA (APESAR DE GASTAR MILHÕES DE DÓLARES), COMO NÃO CONDEGUIU DERRUBAR O PRESIDENTE DA SIRIA, BASHAR AL ASSAD, DO PODER E MATÁ-LO COM OS SEUS MERCENÁRIOS/ASSASSINOS/ TERRORISTAS COMO MANDOU FAZER COM O MUAMAR KADHAFI E AGORA COM A DESCULPA DE QUE UM PEQUENO GRUPO DO ESTADO ISLÂMICO ESTÁ INFILTRADO NA SÍRIA, RESOLVEU SE VINGAR DA SÍRIA (ONDE GASTOU MAIS DE 200 MILHÕES DE DÓLARES INUTILMENTE COM O OS SEUS MERCENÁRIO/ASSASSINOS/TERRORISTAS) BOMBARDEANDO A SÍRIA E LOGO NO PRIMEIRO ATAQUE O SEU LACAIO ASSASSINO, ISRAEL, DERRUBOU UM CAÇA SÍRIO QUE RONDAVA A FRONTEIRA DE SEU PAÍS. ISRAEL MENTE CÍNICAMENTE COM A DESCULPA DE QUE O CAÇA INVADIU A FRONTEIRA DE ISRAEL! É BOM QUE SE ESCLAREÇA QUE O ESTADO ISLÂMICO TEM CERCA DE 40 MIL SOLDADOS PRONTOS PARA MORRER PELOS SEUS IDEAIS LOCALIZADOS NO IRAQUE EREDONDEZAS. ENTÃO POR QUE BOMBARDEAR A SÍRIA?
    OBAMA NÃO QUER SÓ MATAR O PEQUENO GRUPO DO ESTADO ISLÂMICO, ELE QUER DERRUBAR O BASHAR AL ASSAD DO PODER, MATÁ-LO E SE APODERAR DOS 460 MIL BARRÍS DIÁRIOS DE PETRÓLEO DO POVO SÍRIO, COMO FEZ, REPITO, COM MUAMAR KADHAFHI NA LÍBIA! ALIÁS, OBAMA ESTÁ PRESTES A PERDER A “BOQUINHA” DO PETRÓLEO NA LÍBIA!

  • Estamos na reta final desta campanha e neste momento além de intensificar nossa mobilização, levando nossas bandeiras e camisetas vermelhas para a rua nas campanhas da Presidenta Dilma, dos nossos candidatos aos governos estaduais, nossos senadores e senadoras e nos candidatos aos parlamentos

    Por isso quero chamar a atenção de todos e todas para duas importantes mobilizações. Neste final de semana vamos lutar para defender os direitos trabalhistas e da política de valorização do salário. Se você também acha que CONQUISTAS E DIREITOS DOS TRABALHADORES é algo que não se mexe, não se arrisca, não pode ter retrocesso, mobilize-se, junte-se a Dilma. Confirme sua presença e convide seus amigos e amigas clicando aqui.

    Precisamos, desde já, organizar nossa militância para garantir que a vontade do eleitor seja expressa pelas urnas. Se você tiver mais de 18 anos procure o PT em sua cidade. Como fiscal, você receberá um crachá de identificação e todas as orientações necessárias, além do apoio de um plantão jurídico que dará todo o suporte aos fiscais quando alguma irregularidade for identificada.

    O PT tem muita tradição e experiência na fiscalização do processo eleitoral e o envolvimento da nossa militância será fundamental para conseguirmos acompanhar as mais de 400 mil seções eleitorais espalhadas em 95mil locais de votação, nos 5.570 municípios no Brasil.

    A nossa democracia é um patrimônio de todos e todas, vamos garantir a lisura e a transparência destas eleições e nós sabemos que é nessa hora que o PT mostra sua força. Por isso no dia 5 de outubro, além de votar 13, seja um fiscal voluntário e ajude o PT a defender a democracia brasileira.

    Ajude a divulgar este chamado nas redes sociais clicando aqui!

Deixe uma resposta