Folha de SP acusava Marina de misturar governo com religião

Reportagem

 

Uma das maiores preocupações que envolvem a possível eleição de Marina Silva como presidente da República reside nas crenças religiosas da candidata. Não por acalentar tais crenças, mas por muitos acreditarem que, uma vez no poder, poderia misturá-las com a administração pública.

Recentemente, o doutor Rógério Cezar de Cerqueira Leite, de 83 anos, físico, professor emérito da Unicamp, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial do Jornal Folha de São Paulo, teve artigo publicado nesse jornal. No texto, manifesta preocupação com o fundamentalismo religioso da ora candidata a presidente da República.

“Não me sinto confortável em ter como presidente uma pessoa que acredita que o universo foi criado em sete dias há apenas 4 mil anos”, disse o acadêmico no artigo “Desvendando Marina”, em 31 de agosto, na seção Tendências/Debates daquele jornal.

Abaixo, o artigo de Cerqueira Leite

O artigo de Cerqueira Leite gerou respostas furiosas de aliados de Marina naquele jornal. Inclusive do jornalista Edson Barbosa, um dos coordenadores do setor de comunicação da campanha de Marina.

Em artigo publicado no último dia 3 no mesmo espaço em que Cerqueira Leite manifestou sua preocupação com o fundamentalismo religioso de uma mulher que ameaça eleger-se presidente da República, Barbosa afirmou que “Marina não é fundamentalista”.

Antes de prosseguir, vale explicar que o Artigo 19 da Constituição Federal reza que “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los (…) ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança”.

Continuando. O jornal em questão, após desistir da candidatura de Aécio Neves, passou a apoiar a de Marina. Por conta disso, tal qual seu ídolo maior, Fernando Henrique Cardoso, a Folha espera que, hoje, esqueçamos o que escreveu tantas vezes – inclusive em editorial – sobre o fundamentalismo religioso de Marina.

A candidata do “povo de Deus”, como tem sido chamada por “líderes religiosos” como o “pastor” Silas Malafaia – quem, com quatro tuites, fez a candidata verde (ou seria laranja?) humilhar os homossexuais ao abandonar a criminalização da homofobia –, nem sempre foi tão bem-vista pela Folha.

Em editorial publicado poucos meses antes de maio de 2008, quando a então ministra do Meio Ambiente pediu para sair do governo Lula – mas só após comunicar a saída antes à imprensa –, o jornal Folha de São Paulo via na hoje candidata “verde” (ou laranja) “graves e complexos problemas”.

Abaixo, editorial da Folha de 20 de janeiro de 2008, intitulado “Criacionismo, não”

Como, à época, Marina pertencia ao governo Lula, não desfrutava da moleza que a Folha lhe dá hoje ao endossar sua acusação criminosa de que está sendo “difamada” por Lula e Dilma Rousseff por “ser negra e pobre”. Assim sendo, a Folha denunciava inclusive violações da Constituição que ela praticava no governo ao misturar a pasta do Meio Ambiente com religião.

Três dias após criticar Marina em editorial, a Folha publicou a reportagem “Pastor usa pasta para organizar evento religioso”.

Abaixo, a reportagem.

Na verdade, o que aconteceu no ministério que Marina pilotava aos trancos e barrancos – onde tinha reiteradas crises de personalismo e vitimização quando não conseguia do então presidente Lula o que queria – foi violação da lei.

Prossigamos. Em maio de 2008, quando o mundo estava às portas da maior crise econômica da história, Marina pediu para sair. Só que, para tanto, montou um espetáculo – provavelmente, visando a candidatura a presidente que levaria a cabo dois anos depois.

Abaixo, matéria da mesma Folha sobre a saída de Marina da pasta do Meio Ambiente. O texto informava que ela avisou a imprensa de seu pedido de demissão antes mesmo de avisar o então presidente da República.

Anos mais tarde, porém, Lula revelou a verdadeira razão da saída de Marina de seu governo. A imprensa já anunciava que a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fora indicada por Lula ao PT para ser candidata à sua sucessão. Marina esperava que fosse ela mesma e, assim, armou um espetáculo em torno de sua saída do governo.

A partir dali, as críticas a Marina sumiram da grande imprensa. Sobretudo quanto aos “problemas graves e complexos” que a Folha, em editorial – ou seja, no espaço em que a família Frias manifesta sua opinião sem dissimular –, enxergava naquela que, hoje, defende furiosamente contra Dilma Rousseff.

80 comments

  • Edson Barbosa, professa a religião União do Vegetal, que utiliza nos cultos o Uasca, o mesmo chá psicoativo utilizado no Santo Daime. A União do Vegetal também acredita no Criacionismo.

  • Meu Caro Sr. Eduardo,
    Esta senhora é uma fábrica. Ela enche linguiça (Quando fala) e infelizmente o povo tá comendo. Ela não aguenta 3 minutos de debate com Dilma.

  • nada numa figura que me lembra a cobra dissimulando o apetite pra comer o menino-lobo, mowgli, me surpreende… quer dizer, fiquei surpreso hoje ao saber que a profissional VIÚVA é CASADA… pasmem! com um servidor do governo do pt no acre e que o CONSORTE dela deixou o partido com a queda do campos e a ascensão da ESPOSA, mas afirmando que NO ACRE CONTINUARÁ VOTANDO NO PT. haverá chororô no lar? nem guardei o nome do escondido marido. será fernando vaz ?

    • O nome do marido de Marina é Fábio Vaz de Lima. Saiu recentemente na revista Época uma reportagem sobre o processo que ele enfrenta na justiça. É só acessar o site da revista (www.epoca.globo.com) e procurar pela reportagem intitulada: “Fábio Vaz, marido de Marina Silva, responde a processo por improbidade”.

  • Caro Edu,
    passei a desconfiar da Marina desde quando ela abandonou a Teologia da Libertação, à qual ainda sou convertido..
    Foi uma mudança radical demais para o meu gosto.
    Grande abraço.

  • Oi turma do Blog da Cidadania.

    Juntem-se a Chico Buarque, Beth Carvalho, Fernando Morais, Hugo Carvana, Luis Nassif, Luís Fernando Verissimo, Leci Brandão, Matheus Nachtergaele, Nelson Sargento, Renato Rovai, Zeze Motta e muitos outros famosos e assine o manifesto de apoio a Dilma.

    http://manifesto.dilma.com.br/

    Abraços e beijos nos companheiros e companheiras, respectivamente.

  • Contra o PT vale tudo, essa é a regra dessa gente.

    A mídia reacionária e venal segue o seguinte lema: o inimigo do meu inimigo (do PT) é meu amigo, seja quem for e como for.

    A imprensa brasileira pode ter certeza, no segundo mandato da Presidenta Dilma não passará ilesa, vai ser colocada uma focinheira nesses pitbuls do atraso.

    Alguém poderia fazer um estudo e mensurar o prejuízo que a ação dessa imprensa causa ao Brasil, com sua fábrica de factoides e de crises políticas e econômicas intermináveis.

    Acredito que a fé da Presidenta Dilma no poder do ” controle remoto ” acabou nesta campanha eleitoral.

  • Não tem jeito , a imprensa nojenta desse país muda de opinião ao sabor de suas conveniências . Em um segundo governo Dilma ,espero que a lei de médios saia da gaveta.

  • Parabéns pelo texto. Só faltou anexar o manifesto de ontem do deputado Jean Willis,onde ele fala que os perseguidos hoje são os gays mas amanhã também serão os comunistas, os ateus, os criacionistas.Talvez até mandem acabar com as religiões africanas e espíritas, fechem a Basílica. É só o Malafaia mandar.

  • Quem elege é o povo, há 12 anos eles não conseguem emplacar um, portanto não me pauto e nem valorizo essa mídia cretina, cínica e Tucana, a direita alugada não manda mais, veja a Globo, só perde audiência, a capa do panfleto Veja sobre a Petrobrás não derrubou as intenções de votos na Dilma, é certo que a mídia ainda manda, mais quem mais mais, é o POVO.

  • Marina será um perigo para o Brasil, imaginem:

    – Marina, se você se tornar presidenta da república, qual será sua política para a Floresta Amazônica?

    – A Amazônia é patrimônio do Brasil e do povo brasileiro e eu cuidarei dela como se fosse minha filha

    Só que aí pelo twitter:

    – Barack Obama: aguardo até amanhã uma outra posição sua Marina sobre a Amazônia, se isso não acontecer, vc verá minha fúria contra você.

    No outro dia, Marina diz:

    – Na verdade pessoal, a Floresta Amazônica é um patrimônio do planeta e não pertence apenas ao Brasil.

    E depois pelo twitter!

    – Obama, pode espionar a gente tá….

  • Uau! Você é demais!! Mata a cobra e mostra o pau, como dizem por aqui! Uau!!
    Que descaramento dessa mídia… Não tenho nem mais palavras pra declarar meu desprezo!

  • Perfeito, Eduardo. Cancelei minha assinatura da Folha de 40 anos por não suportar mais tanta hipocrisia. Não fosse só a hipocrisia, quem tem um Reinaldo Azevedo como colunista, não merece respeito. Lamento, apenas, pelo grande Janio de Freitas.

  • O desespero da imprensa tem uma explicação. A propaganda da presidente Dilma Rousseff esta prevista a expansão da internet Banda Larga para 100% do território nacional. Isso equivale a um tiro de misericórdia na imprensa comercial. A influência do PIG na política e principalmente nas eleições ficará reduzida a quase nada. Daí que se apegam a qualquer anti-PT que apareça.

  • Essa Marina caiu do céu (ai) para os tucanos de São Paulo.
    Está servindo para desviar a atenção da eleição estasdual e salvar o Alkimim.
    Quem não deseja passar mais quatro anos em regime de chuchu. faz campanha e pede voto para o Padilha.
    Skaf?
    Esse é um tucano de outra cor. Linha auxiliar do PSDB / Alkimim.
    É importante divulgar fotos do deserto da Cantareira e do Pinheirinho incendiado para os parentes e amigos, com uma recomendação:
    Alkimim vá pela sombra!

  • Edu,

    Com a devida licença, quero usar este espaço para divulgar o que se segue. Artistas e intelectuais assinam manifesto de apoio à reeleição de Dilma. Veja a lista completa aqui: http://manifesto.dilma.com.br/. Podemos acrescentar à lista o nome do ex-Ministro do Governo FHC Bresser Pereira que justificou seu voto em Dilma à Revista Carta Maior.

  • Essa candidata, sabe-se lá como, já foi até portadora da Nandeira olimpica, em Londres. Sempre tem sido o que é. Mediocre prestidigitadora, protegida pelos clássicos veus dos mágicos de palco, na hora do tirar coelho da cartola. Ou de transformar gatos em sapatos… É portanto uma ilusionista, mas que nunca teve graça até nisso, pois ao parecer ter chegado ao topo de rainha dos mágicos, rasgou a fantasia. E mostrou por antecipação sua face concreta de quem vive a trocar as bolas. E passou a ser absolutista rainha de todas as cocadas. Algo para fazer inveja até à Catarina da Rússia, a grande…Com abismal diferença no que toca ao dar o dito por não dito. E o não dito por dito. Não serve para presidir nem mesmo um festival de truques. Nem a China, nem no Reino da Cocanha. Nem em grupos de carpideiras gregas.

  • Meu pai assina a foia há aproximadamente 40 anos. Ele tem 85 anos mas não é nenhum imbecil reacionário, votou e votará na Dilma. Só que ele gosta muito de fazer palavras cruzadas todo dia e ainda aproveitamos o jornal pra o banheiro de nosso 5 cães. Sai mais barato que comprar revistas de passatempos e tapetes higiênicos de petshops…..

  • ATENÇÃO TODOS PIGS E COXINHAS ( como somos chamados pelos petistas), TEMOS QUE NOS UNIRMOS E VOTAR , NO SEGUNDO TURNO, NA MARINA….ISSO MESMO , NA MARINA!! SOMOS 17% QUE VAMOS FAZER A DIFERENÇA….TEMOS QUE TIRAR O PT DO PODER, E COLACAR NA CADEIA TODOS CORRUPTOS….SE NÃO FOR AGORA, NÃO SERÁ NUNCA MAIS…ELES NÃO SAEM MAIS E VÃO CONTINUAR DESTRUINDO O PAIS…..VÃO TRANFORMAR O BRASIL NA VENEZUELA/ARGENTINA…..O SALÁRIO DE VCS VAIS PERDER VALOR…NÃO TERÁ COMIDA NOS SUPERMERCADOS…VÃO MEXER NA CASA DE VCS, VÃO MEXER NOS BENS DE VCS…VÃO MEXER NA POUPANÇA DE VCS….E VÃO CONTINUAR ROUBANDO A PETROBRAS……COM O PT , A PETROBRAS E’ DO PT, E NÃO DO POVO BRASILEIRO!! ….ENFIM, TEMOS QUE TIRAR O PT….. VAMOS VOTAR NA MARINA,!!!

      • Luciano…

        Fico só imaginando o boçal escrevendo esse tanto de besteira e imaginando o rebuliço indignado que provocaria nas pessoas politizadas.

        Malgrado as letras garrafais, garrafael foi solenemente ignorado, tal qual seu candidato Aébrio Neves está sendo relegado ao ostracismo pelo eleitorado.

        Abração, parceiro.

        • Luciano e Wilson, Bom dia!
          Sabem qual a impressão que tenho sobre o Rafael, pelo modo com ele escreve e o que escreve?! Que ele é bem jovem e ainda se comporta como aquelas crianças birrentas e intriguentas, que procuram confusão o tempo todo e quando encontra alguém que lhes dê importância, não a que ele esperava, mas querendo lhe dar um petelecos; ele covardemente, faz uma divisão com um risco no chão e diz “se você passar daqui te cubro de porrada!”. No entanto, por dentro, torce desesperadamente para que o outro seja mais covarde do que ele, porque, se o outro não lhe acatar a sugestão, ele vai apanhar!
          Abraços
          Maria Antônia

      • A conclusão da Maria Antonia faz sentido.

        Deve ser um garotão desnorteado.

        Pena que antas desse naipe acabam fazendo desabar os índices da educação brasileira, ao fazer uma prova do Enem, por exemplo.

        Já imaginou uma redação feita por esse aí?

        Deve ter alguma coisa parecida com: “…os pontos cardeais são aqueles que encontramos na tampa da lata de cera…”

        quaquaqua

  • Marina se faz de vítima de coitadinha e veja só os ataques sujos que ela faz:

    ALIADOS DE MARINA ACUSAM DILMA DE SER O ANTICRISTO

    Material de campanha distribuído no Rio de Janeiro pelos candidatos a deputado Ezequiel Teixeira e Édino Fonseca, aliados de Marina Silva, incita o ódio homofóbico e prega o extremismo religioso; numa revista digitalizada pelo deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), a presidente Dilma Rousseff é chamada de “anticristo”; “Será que Marina, ou sua coordenação de campanha concordaram com essa sujeira e “deixaram” que ela fosse feita porque, na reta final, tudo o que servir para somar votos é bem-vindo, mesmo que provenha do esgoto político e da baixaria mais imperdoável?”, pergunta Jean Wyllys; não vale chorar, Marina.

    http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/153415/Aliados-de-Marina-acusam-Dilma-de-ser-o-anticristo.htmhttp://www.brasil247.com/pt/247/rio247/153415/Aliados-de-Marina-acusam-Dilma-de-ser-o-anticristo.htm

  • É fundamental que divulguemos o fundamentalismo da candidata “laranja”( laranja dos grandes Bancos Estrangeiros e das multinacionais)principalmente entre os jovens. Afinal, uma boa parcela desse segmento é composto de universitários com visão laica(há um contingente religioso, mas os que têm visão cientificista são numerosos)e que ainda enxergam em Marina uma rebeldia que ela JAMAIS representou. Precisamos que compreendam o perigo de colocarmos uma fanática religiosa no poder; tão ou mais fundamentalista que os xiitas islâmicos do Oriente Médio ou os loucos estadunidenses do tea party)capaz de defender barbaridades como o ensino do criacionismo ou o fim das pesquisas com células tronco. Juntamente com isso, a hipocrisia da mídia reacionária , que aceita qualquer um para tentar derrotar Dilma Rousseff, deve ser evidenciada, principalmente nas redes sociais e em relação à população de São Paulo, que como sempre transformou-se no bunker conservador que impede o derretimento completo da candidatura de Marina, já em franca decadência. Conforme dados da pesquisa Vox Populi, se São Paulo se comportasse eleitoralmente como o restante do Brasil, Dilma estaria preste a vencer no primeiro turno já neste momento, pois é exatamente de seus estado que vêm os cerca de quatro pontos percentuais que ainda levam a eleição para o segundo turno. Portanto, O MOMENTO AGORA É DE REALIZAR UMA OFENSIVA ENTRE OS PAULISTAS, CAPAZ DE AO MENOS DIMINUIR A VANTAGEM DE MARINA E ASSIM PERMITIR QUE AS FORÇAS POPULARES DERROTEM A CANDIDATA DO OBSCURANTISMO, RELIGIOSO E TAMBÉM ECONÔMICO, JÁ QUE, NO ÚNICO ASPECTO QUE DISCORDO DO ARTIGO DE ROGÉRIO CERQUEIRA, OS “ECONOMISTAS” QUE CERCAM MARINA NÃO SÃO “COMPETENTES”, MUITO AO CONTRÁRIO, SE CONSIDERARMOS COMPETÊNCIA COMO A CAPACIDADE DE CRIAR UMA SOCIEDADE EQUILIBRADA E JUSTA, OBJETIVO ESSENCIAL DA ECONOMIA COMO CIÊNCIA, REPRESENTAM O QUE EXISTE DE MAIS INCOMPETENTE NESSES TERMOS, JÁ QUE DEFENDEM O NEOLIBERALISMO DO PERÍODO FHC, E QUE ATUALMENTE VIGORA NA EUROPA E EUA, QUE GEROU EM TODOS OS LUGARES ONDE PASSOU UM CENÁRIO DE MISÉRIA E EXCLUSÃO. Portanto, continuar a combater Marina Silva politicamente, usando a razão que ela e a direita que representa tanto querem retirar do debate político, vem se mostrando a arma mais eficaz para acordar o eleitorado em prol da continuidade das mudanças que vêm transformando o Brasil, as quais são escondidas por uma mídia controlada por treze famílias, mas podem e devem se exposta neste momento para que todos compreendam o que devemos defender.

  • Caro Eduardo,

    É o oportunismo da mídia. Agora que a candidata Marina está bem nas pesquisas, o discurso mudou. Por falar em pesquisa, hoje saiu mais um levantamento do Instituto Vox Populi, o segundo em cinco dias, e praticamente não houve nenhuma alteração. Preocupa-me o segundo turno das eleições, que embora haja empate técnico entre ambas, numericamente a candidata Marina leva vantagem.

  • ELA MENTE QUANDO SE DIZ PERSEGUIDA POR SER POBRE E NEGRA. NÃO FEZ NADA PELOS POBRES SERINGUEIROS QUE UM DIA FEZ PARTE E NUNCA PARTICIPOU DE NENHUM MOVIMENTO A FAVOR DOS NEGROS. É UMA MARAFONA, ENGANA A TODO MUNDO E ESTÁ TENTANDO ENGANAR O POVO BRASILEIRO, MAS O POVO JÁ PERCEBEU. MARINA É UM EMBUSTE.

  • Prezado Eduardo:
    Respondendo ao leitor Pereira ( 16:15 )
    “Marina será um perigo para o Brasil, imaginem:
    – Marina, se você se tornar presidenta da república, qual será sua política para a Floresta Amazônica?
    – A Amazônia é patrimônio do Brasil e do povo brasileiro e eu cuidarei dela como se fosse minha filha
    Só que aí pelo twitter:
    – Barack Obama: aguardo até amanhã uma outra posição sua Marina sobre a Amazônia, se isso não acontecer, vc verá minha fúria contra você.
    No outro dia, Marina diz:
    – Na verdade pessoal, a Floresta Amazônica é um patrimônio do planeta e não pertence apenas ao Brasil.
    E depois pelo twitter!
    – Obama, pode espionar a gente tá…”.
    O que está escrito aí em cima foi o que disse o leitor Pereira. O que segue abaixo é o que digo para o leitor Pereira e demais leitores.
    Citarei trechos do livro Máfia Verde, O Ambientalismo a Serviço do Governo Mundial, Ed. CAPAX DEI.
    Pag. 22 : Atualmente, as maquinações geopolíticas do eixo anglo-americano se mostram , por exemplo, na virulenta campanha encetada por ONGs ligadas ao Establisment oligárquico, encabeçadas pela WWW da Casa de Windsor, contra os projetos de hidrovias brasileiras, na tentativa de obstaculizar a implementação de tais artérias cruciais para o interior o subcontinente. Outro exemplo é a iniciativa do Grupo de Trabalho Europeu para a Amazônia ( Eurupean Working Group on the Amazon – EWGA) na coordenação doa chamada Iniciativa do Escudo das Guianas( Guyana Shield Initiative). Seu objetivo é utilizar esta vasta unidade geológica como base para o estabelecimento de um grande programa internacional de “proteção ambiental” em toda a região abarcada por ela, que inclui os estados brasileiros do Amapá, Roraima e parte do Amazonas, a Guiana Francesa, o Suriname, a Guiana e parte da Venezuela. O projeto retoma a velha intenção da oligarquia anglo-holandesa de controlar a chamada “ Ilha da Guiana” delimitada pelos rios Orenoco, Negro, Amazonas e o canal de Cassiquiribe, região de grande importância geoestratégica e dotada de vastos recursos minerais e biológicos”.
    Não devemos esquecer que a OTAN já está presente na América do Sul devido ao acordo que tem com a Colômbia. Apesar de todo o poder financeiro no mundo moderno, fala-se em uma futura desintegração desse poder, exatamente por causa da sua gula e é aí que entra a OTAN com a sua força militar e com colaboradores nativos para que que Establisment oligárquico ( Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda, Bélgica, Alemanha) possa assegurar o controle desses recursos naturais em escala global.
    Pag. 25:”O que se esconde por trás de cada um dos itens da “agenda ambiental”, de mãos dadas com as chamadas políticas dos “direitos humanos “ e direitos de indígegas, não tem nada a ver com qualquer preocupação legítima com a proteção do meio ambiente ou de ppulações indígenas , trata-se da velja política britânica de redesenhar com novas roupagens para demolir a instituição do Estado nacional soberano …. em 5 de janeiro de 1995,o jornal londrino The Times publicou um artigo de um dos porta-vozes da oligarquia britânica, lorde William Rees-Mogg “ O que importa é a elite. No futuro a Grã-Bretanha deve concentrar-se em educar 5% da população, dos quais depende o êxito de todos. Na competição internacional, talvez 5% da população produzirão 80% do produto nacional, e o emprego dos outros 95% dependerá do êxito desses poucos”.
    “ Em 1975 o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, sob a orientaç~~ao de Henry Kissinger determinou que o crescimento populacional do Brasil e de mais 12 nações em desenvolvimento, todas ricas em recursos minerais, constituía uma ameação a segurança dos EUA e seus aliados 9 Memorando Estudo de Segurança Nacional 200 – NSSM-200, era explícita em assinalar que a ameaça decorria da utilização dos seus recursos naturais daquelas nações, especialmente minerais, no atendimento das necessidades do bem estar de suas populações crescentes”
    Quantos habitantes tinha o Brasil em 1975 e quantos tem hoje?. A preocupação dessa turma com certeza aumentou e muito.
    Em junho de 1997, em Miami , o senhor Thimothy Wirth, sub secretário de Estado para Assuntos Globais dos EUA, disse “ a proteção dos recursos naturais é hoje um assunto legitimamente militar”. Em 9 de abril de 1998 no Instituto de Tecnologia de Massachessets ( MIT ) o general Patrick Hughes, disse “ uma das hipótes de conflito do Pentágono para as próximas duas décadas é uma intervenção na Amazônia brasileira, para evitar danos ambientais que possam, eventualmente, provocar impacto sobre os interesses dos Estados Unidos”
    Por que ser será que existe uma resistência para que o Brasil não abra uma via de transporte para a Ásia com saída pelo pacífico ( via Peru)?
    Aí fica a pergunta: Se podemos apoiar alguém que defende nossos interesses no mais alto cargo de um pais, fazendo esse alguém o mais alto mandatário , por que intervir militarmente, se a coisa pode ser feita através de eleições com apoio de uma uma mídia ?
    Pag. 98:
    “ em 1989, o senhor Brice LaLonde foi nomeado ministro do maio ambienta pelo presidente Francois Miterrand( França), em abril, perante uma conferência em Haia,o ministro disse “ o Brasil deveria renunciar a parcelas de sua soberania sobre a Amazônia”.
    Os imperialistas sabem o que querem e com quem contam para servir aos seus interesses.
    Essas ONG’S nada são do que defensores de interesses contra o Brasil e sabem que contam com “ quinta coluna” para ajudá-los a desagregar o nosso pais.
    Pag. 215:
    Em abril de 1991, o príncipe Charles esteve no Brasil com uma enorme comitiva de pessoas ligadas ao meio ambiente. O mesmo passou dois dias em um seminário no meio do rio Amazonas, no Iate real chamado Brittannnia. Lá estavam autoridades brasileiras, inclusive o nosso presidente Collor e seu ministro do meio ambiente Lutzenberger. Em junho o presidente da Venezuela Carlos André Perez criou a reserva da alta biosfera Alto-Orinoco –Casiquiribe e delimitou uma área para os Ianomamis venezuelanos. Nesse mesmo mês o presidente Collor visitou Washington, onde o presidente George Bush lhe entregou uma carta assinada por oito senadores democratas entre os quais o vice o senhor Albert Gore(que veio a ser vice presidente), pedindo que Bush precionasse seu colega brasilero para acelerar a delimitação da reserva ianomâmi do lado brasileiro”, coisa que aconteceu no governo LULA.
    Esses caras sabem o que querem – reserva de área contínua para os ianomâmis entre Brasil e Venezuela. O que será que pode acontecer em um futuro bem próximo ?
    Pag. 127 : Em dezembro de 1997 o presidente Fernando Henrique Cardoso numa visita a Londres , estava acompanhada o presidente do IBAMA, senhor Eduardo Martins. Este entregou ao príncipi Philip, presidente honorário da WWW, uma carta oficial do governo brasileiro , anunciando a concordância do governo brasileiro com a ONG para assegurar que pelos menos 10% da Floresta Amazônica sejam preservadas com unidades de conservação de proteção integral.
    Foi nessa viagem que FHC recebeu das mãos da rainha Elizabeth II a Grande Cruz de Cavaleiro Comandante da Ordem do Banho, uma das mais altas condecorações britânicas.”

  • ♫ Talvez seja um pouco de exagero, mas recomendo a leitura do livro “Em nome de Deus”, de Karen Armstrong. O texto analisa as cagadas resultantes da mistura do fundamentalisno – judaico, maometano e cristão – com a política. É magistral e até engraçado, quando relata as maluquices dos fanáticos que se consideram “ecolhidos”…

  • Eduardo, evidentemente, a Folha “marinou” e a Veja, idem. É sempre notável a “cara de pau” desses senhores. Mas não assusta, é mais do mesmo.

    Sobre Aécio, este parece fora do jogo. Aliás, o PSDB já era, como partido de peso e qualquer importância adicional dele será artificial e via PIG e ajudando Marina a destroçar o Brasil.

    Sobre as eleições: acredito no bom senso e, principalmente, no instinto de sobrevivência dos brasileiros, se não for no primeiro, no segundo turno, haja vista que o povo perceberá:

    1) Marina ESTÁ LIGADA E ESTÁ SENDO ORIENTADA POR BANQUEIROS. Não dá para convencer nem mesmo a mais cândida das crianças que banqueiros são criaturas meigas que adoram o povo infinitamente mais do que dinheiro. E vamos combinar, a “educadora” Neca Setúbal tem falado sobre tudo nessa campanha, menos sobre educação.

    2) Marina É RISCO PURO. Sua equipe econômica pode, simplesmente, destruir o País. Seus “economistas brilhantes” estão prometendo choques no câmbio e nas tarifas e feitos no início do governo, pelo que vi na internet. Seria uma mortandade gigantesca de empresas e um horror para a classe média. Inclusive (talvez principalmente) para a nova classe média, que ficaria desguarnecida.

    3) Marina FOGE DO DEBATE MAIS DO QUE O DIABO DA CRUZ. Faz de tudo para não debater, não por que não tenha conteúdo, mas por que seu real conteúdo é altamente perigoso e faria o povo se apavorar.

    Acredito que o PT e seus militantes, bem como as pessoas sensatas desse País, precisam desmascarar essa campanha de Marina Silva e a mesma, dizer o que vai acontecer se os brasileiros optarem por ela e seus “economistas brilhantes”, todos os dias e noites. No caso do PT (que aqui entre nós, foi covarde ao longo desses 12 anos e teve medo de lidar com vários assuntos importantes, além de ter se deixado odiar pela classe média e muitos jovens, sem fazer um trabalho de imagem de longo prazo) , se não for por questão de sobrevivência política, que seja por que os brasileiros não poderão dizer que não foram avisados. Que o PT não avisou.

    Pessoalmente, acredito, como disse inicialmente, que os brasileiros salvarão a si mesmos dessa “gelada” que é Marina Silva. Posso estar errada? Sim, mas a meu ver, o discurso pífio e “desconteúdado” propositalmente e o “coitadismo de mim” de Marina não vencerão o bom senso e o instinto de sobrevivência dos brasileiros. Lembrando que o PT, seus militantes e as pessoas sensatas precisam ajudar.

    • É verdade, Luiza. Marina escorrega mais que sabonete. Ela desvia do assunto, dá respostas genéricas sem nenhum aprofundamento nas questões apresentadas. Ela esconde as reais intenções de seu governo, pois se falar a verdade vai espantar os eleitores que ainda estão caindo na lábia dela.

  • Essa senhora a Marina, das duas uma:
    1 – É uma idiota completa e acabada.
    2 – Foi cooptada pela CIA, NSA ou coisa que o valha desde que recebeu medalhas do governo americano, ao tempo em que ainda era ativista.
    Ao que Darcy Ribeiro contou em seu último livro, ele foi procurado por agentes americanos depois do golpe de 64.
    Evidentemente pelo seu caráter e convicções não aceitou qualquer ajuda, mas confirmou que FHC aceitou a ajuda e eu suponho que o Serra tenha sido cooptado antes do golpe. Nos dias do Comício da Central, “exilando-se” em Santiago logo depois e de lá sendo retirado pelo pessoal da embaixada americana, dias depois do golpe/massacre comandado pelo Pinochet.
    Eles fazem isso, bajulam, inflam o ego e dão o bote!
    Marina aceitou?
    Para quem foi formada no PT a mudança nas suas convicções, dessa ordem, é muito estranha.
    Como quem não quer nada aceita de bom grado viver em um apartamento de um conhecido latifundiário.
    Tem como vice um defensor dos geneticamente modificados, também bancado pela indústria de armas.
    É a habitual hipocrisia comum em alguns seguidores das seitas pentecostais ou é uma mudança pelo fato de ter se tornado ponta de lança de interesses espúrios.
    O Serra escondeu por muito tempo, mas os indícios são de que tenha sido cooptado nos dias do Comício da Central e sua obsessão em ser presidente talvez seja para entregar o que um dia deve ter prometido.
    Ocorre o mesmo com Marina, visivelmente obcecada em ser presidente?
    Tentou pelo PV, quis ser dona do partido não conseguiu.
    Tentou seu próprio partido e o “destino” a colocou onde está.
    Vendeta contra Lula e Dilma ou algo mais?
    Uma mulher que recebe apoio da Natura e nunca explicou muito bem por que.
    Pergunto eu: – Como a aproximação se deu depois que a Natura recebeu multas milionárias por biopirataria que ainda estão sendo contestadas na justiça, a aproximação tem alguma relação com isso?
    O Banco Itau, deve R$ 18 bi de impostos sem contar as multas. A aproximação da Sra.Neca, não como educadora mas na posição de banqueira tem alguma relação com essa multa?
    E o que considero mais grave.
    O Sr, Leonel Brizola era visceralmente contra a venda da Vale que segundo suas palavras era a quarta perna da mesa que permitiria ao Brasil sentar-se entre os grandes no mundo. A Vale foi vendida a preço vil e o Brasil perdeu mais um “bonde”.
    Pela incúria ignorância ou mesmo ambições pessoais dos nossos governantes, o Brasil perdeu vários “bondes” que passaram pela nossa história.
    Como o Papa é argentino, mas Deus é brasileiro, encontramos o pré sal.
    Com o anúncio da descoberta do pré sal, os EUA reativaram a 4ª Frota, a frota do Atlântico Sul.
    Uma parceria entre Nicarágua e a China começa a construir um novo canal que permitirá a passagem de super petroleiros. Essa é a razão dos embates na Venezuela que com o novo canal deixará de ser fornecedora cativa dos EUA.
    A mudança no modelo de partilha desagradou as maiores petroleiras e desagradou muito mais alguns países quando nosso governo definiu que os equipamentos para o pré sal devem ter no mínimo 60% de insumos fabricados no Brasil.
    Isto é, nosso governo privilegiou empregos aqui e não nos países que passam por grave crise econômica.
    No programa da Dna. Marina a palavra pré sal está escrita uma única vez e cita que os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novas fontes de energia. Nenhuma palavra sobre novos investimentos ou novos campos.
    A Sra. Marina que enquanto ministra atrasou o quanto pode a construção de hidrelétricas. As licenças só saíram quando deixou o ministério, ela tem algum interesse escuso ou age em nome de interesses também escusos?
    Lembremo-nos que Dna. Marina trouxe ao Brasil um cineasta que posa de ambientalista nas horas vagas para palestras contra as usinas na Amazônia?
    Com que finalidade e a quem atendia quando lutava para que o país não tivesse a energia de que necessita para se desenvolver?
    Com que finalidade Dna. Marina tenta desconstruir a Petrobras e o pré sal?
    Como pessoalmente não considero Dna. Marina uma boçal completa e acabada….

  • Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Como Margarina fazia parte do governo Lula eles a acusavam. Agora, como ela está contra o governo Dilma, eles a apoiam. Resumo: São sempre contra o PT e seus governos.

  • A sanha de tirar o PT do governo é tanta que Folha, Globo, Veja, etc, repetem FHC e dizem: esqueçam o que nós dissemos sobre Marina.

    Mas o pior de Marina não é seu obscurantismo religioso. O pior é seu “plano” de governo, que tem dois itens principais: entregar o pré-sal a Chevron e entregar o Banco Central ao Itaú.

  • Eduardo, você precisa ajudar a desconstruir a tese do medo. No meu ver é uma tese furada. Quando se usou contra o PT a situação era inversa. As pessoas tem medo do desconhecido, do inseguro, do obscuro… Naquele momento o PT era um partido “não experimentado” pela população. Hoje não tem sentido levantar a tese do medo. Tanto a proposta do PT, como a de Aécio-Marina já são conhecidas e experimentadas. A questão é de memória. Chamar à atenção para o que já foi conhecido, recuperar a memória de um “filme já vivido”. Marina e Aécio não tem nada de desconhecido. Pelo contrário, todos já conhecemos. Portanto, não se trata de tática do medo, quando o PT chama a atenção para o que representa a volta ao vivido anteriormente. É uma questão de realismo que o momento exige. Muitas pessoas “esqueceram” e outras não viveram.

  • Outro dia uma amiga coxinha disse rindo que “voces petistas estão morrendo de medo da Marina”. Isso porque ela viu no Facebook um monte de “ataques” a ela “vindo do PT”.
    Edu, eu assumo, tenho medo da Marina. Tenho medo porque o tripé dela na verdade é: Fundamentalismo evangélico, bancos e pig. Dando o nome aos bois, Malafaia, Itaú e Rede Globo. E a coisa é escancarada. Viu como o logotipo do nome dela é igual a da Fundação Roberto Marinho?
    E voce não pode criticar que ela chora e diz ser perseguida. E pior, diz que tal qual Jesus, vai dar a outra face. Daí aos seus seguidores a tomarem como messias e seus adversários, nós, hereges do anti-cristo, é um pulo.
    Marina é um perigo

  • Edu, o Pré Sal vai tirar de Marina Silva qualquer possibilidade de eleição, não é que Marina não tenha agenda para o Pré Sal, tem sim, só que era uma “agenda escondida”, mas graças a Deus sempre tem gente que fala demais, veja só a perola a seguir do braço direito de Marina contra: Petrobras, Conteúdo Nacional, preço de combustíveis. A campanha de Dilma poderia explorar isto dizendo que finalmente começa a aparecer a “Agenda escondida “de Marina para o Pré Sal:

    Campanha de Marina critica modelo do PT para explorar pré-sal. Por Mariana Carneiro e Samantha Lima, no jornal Folha de São Paulo
    Eleições 2014
    Campanha de Marina critica modelo do PT para explorar pré-sal
    Situação financeira da Petrobras não permite controle da exploração do petróleo nessas áreas, afirma Feldman
    Executivos do setor se queixaram do modelo a emissários de Marina; política ‘doutrinária’ é errada, diz coordenador
    MARIANA CARNEIRO DE SÃO PAULO SAMANTHA LIMA DO RIO Uma das principais bandeiras do governo do PT, o modelo de exploração do petróleo do pré-sal foi alvo de críticas da campanha da candidata Marina Silva (PSB).
    Em encontro com empresários em São Paulo, nesta segunda-feira (15), o coordenador da campanha, Walter Feldman, fez críticas ao marco regulatório do pré-sal e chamou a política de conteúdo local de “doutrinária”.
    Aprovado em 2010, durante o governo Lula, o regime de partilha determina que a exploração de todas as áreas do pré-sal seja controlada pela estatal. A Petrobras tem que ser sócia com, no mínimo, 30% de cada área. O objetivo é garantir que a riqueza seja extraída por uma empresa brasileira.
    O problema é que a estatal está numa situação financeira ruim, provocada pelo represamento do preço da gasolina e pelo aumento das importações do combustível.
    Ela tem a maior dívida entre as petroleiras do mundo e por isso não consegue aumentar seus investimentos, travando o setor. Grandes empresas globais de petróleo, como Shell, BP e Statoil, têm investimentos no Brasil.
    “A própria Petrobras se diz com dificuldades de responder a essa demanda”, disse Feldman. “É a operadora única e, ao que parece, discorda disso, o que é inédito.”
    Nesta segunda-feira, o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), João Carlos De Luca, também criticou o monopólio da Petrobras na exploração do pré-sal.
    “A figura do operador único não é benéfica para a Petrobras nem para a indústria brasileira. Precisamos de multiplicidade de atores.”
    Para o setor, ao permitir que outras empresas operem, o governo atrairia mais investimentos. Segundo o IBP, o pré-sal receberá R$ 1 trilhão em investimentos até 2020.
    Emissários de Marina se encontraram com executivos do setor na semana passada. Segundo Feldman, eles se queixaram da política de conteúdo local –60% dos componentes feitos no Brasil.
    Ele indicou que a exigência tem que ser alterada. “Interessa muito o desenvolvimento brasileiro, mas não pode ser de caráter doutrinário, imaginando que nós temos a capacidade de responder a tudo”, afirmou.
    Postado por Helio Borba às 06:00

  • Muito bom o texto.
    Essa mulher não é só louca – é muito perigosa.
    E eu que acreditava que os dinossauros existiram. Então foi tudo montagem?
    Impsionante!

  • A proposta da Osmarina é a recolonização do Brasil

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/153591/PSB-assume-quer-abrir-o-pr%C3%A9-sal-a-estrangeiros.htm

    PSB assume: quer abrir o pré-sal a estrangeiros

    Com todas as letras, coordenador de campanha Walter Feldman disse a empresários em São Paulo que modelo de partilha será mudado em caso de vitória de Marina Silva (PSB); pelo atual regime, aprovado durante o governo Lula, o País fica com a maior parte dos lucros obtidos e a Petrobras é parte obrigatória na exploração de todos os campos; Feldman chamou política de “doutrinária” e errada e disse que executivos do setor se queixaram do modelo; pelo regime de concessão, em vigor do governo FHC e mais apropriado para áreas onde há menor quantidade de petróleo, predominam os interesses das multinacionais; proposta de acabar com o modelo de partilha também é defendida pelo tucano Aécio Neves

  • O problema da discussão “Evolucionismo X Criacionismo” sempre tende a colocar o primeiro como primeiro como um tratado científico e o segundo como uma crença religiosa. Não há nenhuma prova científica que comprove a veracidade dos dois pensamentos e ambos são aceitos baseadas em “evidências” particulares, sendo portanto considerados pela ciência como Teorias, ou seja, algo que necessita de comprovação. Há preconceitos dos dois lados pretendem ser verdadeiros, sendo que o evolucionismo leva vantagem por ser ensinado nas escolas como verdade absoluta sem direito de mencionar que existe outras correntes de pensamento, inclusive alternativa às duas.

    • Concordo contigo, Wilson.

      Tal e qual o ateu que não acredita em Deus apenas porque acha que o deus descrito na biblía não é crível. Aliás, no que está absolutamente correto.

      O deus descrito na maior parte da biblia é no minimo contraditório o que não impede de haver um Deus Verdadeiro.

      Se eu não consigo explicar satisfatoriamente algo, isso não quer dizer que esse algo não exista.

      Grande abraço, xará.

  • Eduardo, tudo bem?

    Pedi seu contato há alguns minutos pelo twitter.
    Eu estou trabalhando com a equipe de jornalismo da campanha do Padilha.
    Ontem o Viomundo fez uma matéria sobre a Globo, que não queria passar nosso programa à noite também.
    Amanhã iremos fazer um twitaço, já estamos mobilizando o PT, jornalistas, campanha, todos.
    Podemos contar com seu apoio?

Deixe uma resposta