Posse de Lewandowski: o dia em que o Brasil melhorou

Sem categoria

Na última quarta-feira (10), enquanto o Brasil desperto (pero no tanto) se concentrava na troca de sopapos da campanha eleitoral, a “nata” da República se reunia para festejar a posse do ministro Ricardo Lewandowski na Presidência do Supremo Tribunal Federal.

“Alívio” e “Alegria” foram palavras que se ouviu amiúde nos vários salões do STF, que, além do plenário, tiveram que ser lotados para dar conta da expressiva quantidade de pessoas que acorreu ao evento.

Antes de comentar interessante declaração que o novo presidente daquela Corte deu durante coquetel oferecido aos convidados para sua posse, vale elencar alguns fatos relevantes.

Conforme anunciei anteriormente, participei da cerimônia a convite do agora presidente Lewandowski e, mais tarde, do coquetel oferecido aos convidados. Como também participei da cerimônia de posse de Joaquim Barbosa, em 2012, por naquele dia estar no STF visitando Lewandowski, foi-me possível comparar os dois eventos.

Qualquer um que tenha estado na última e na penúltima cerimônias de posse de presidentes do Supremo haverá de concordar não só com que houve expressiva diferença de público entre o evento de dezembro de 2012 e o de setembro de 2014, mas, também, com que houve diferença de “clima” entre os eventos.

Detalhe: as duas diferenças são favoráveis à posse de Lewandowski.

Mas não houve apenas mais gente e melhores expectativas na cerimônia de posse de Lewandowski, houve muito menos cobertura da mídia. Em 2012, com Barbosa no auge após ter massacrado os réus do mensalão, havia mais jornalista da grande mídia do que convidados.

O menor interesse da mídia pela posse do novo presidente do STF, porém, não empanou o brilho do momento.

Dois fatos corroboram a narrativa sobre o clima da posse de Lewandowski, descrito como de “alegria” e “alívio”: os discursos do ministro Marco Aurélio Mello e de Marcus Vinicius Furtado Coelho, presidente nacional da OAB. As falas deles vieram recheadas de críticas indiretas a Barbosa.

Marco Aurélio aludiu ao comportamento beligerante do antecessor de Lewandowski e, veladamente, acusou-o de ter querido ser “maior do que o STF”; Furtado Coelho, também em críticas indiretas, acusou Barbosa de ter buscado promoção pessoal durante sua gestão inacabada.

A ausência de Barbosa no evento sugere que ele previu não só a diferença de apoio que Lewandowski receberia em termos de volume de público, mas, também, que o clima não estaria bom para ele. Desse modo, poupou a si mesmo de dar um piti ao ouvir as críticas veladas.

A presidente Dilma Rousseff teve participação discreta no evento – entrou (quase) muda e saiu (quase) calada. Contudo, o tempo todo manteve expressão no rosto que sugeriu satisfação com o que ali ocorria.

Assisti ao evento ao lado do amigo Luis Nassif e, por diversas vezes, ele repetiu que o discurso de Marco Aurélio foi “consagrador” para Lewandowski, com o que concordo em gênero, número e grau.

Ao término da cerimônia, formou-se uma fila gigantesca de cumprimentos a Lewandowski. Eu e Nassif a encaramos.

Quando chegou a minha vez, fui brindado com um abraço caloroso do presidente do STF e de sua senhora, quem conheci em 2012 – à época, ela relatou quanto sua família sofreu com a difamação de que o esposo foi alvo durante o julgamento do mensalão.

Foi então que cumpri a promessa que fiz aos leitores desta página e entreguei ao presidente um calhamaço com centenas e centenas de comentários desses leitores congratulando-se com ele pela missão que começa a desempenhar à frente do Poder Judiciário (vide foto no alto da página).

Comunico, pois, aos caros leitores que o presidente do Supremo comprometeu-se a ler cada um dos comentários de congratulação que deixaram para ele aqui no Blog.

Terminada a cerimônia, do STF fui para um shopping próximo esperar a hora do coquetel – devido ao preço extorsivo dos taxis em Brasília, não convinha voltar à residência do jornalista Leandro Fortes, que me hospedou de quarta para quinta-feira.

Chego ao centro de eventos Unique Palace por volta das 20 horas. As autoridades não paravam de chegar.

Entre outros, estiveram presentes ministros do governo Dilma, Marcus Vinicius Furtado Coelho, presidente da OAB, o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, o ministro do STF José Antonio Dias Toffoli (o único ministro que vi no coquetel), a ex-subprocuradora-geral-eleitoral Sandra Cureau, juristas, advogados e jornalistas independentes.

Pelo salão, uma aglomeração gravitava em torno de Lewandowski. Onde ele estivesse parecia que havia caído um balão. Por conta disso, só por volta das 22 horas criei coragem para me aproximar para um papo rápido.

Mais uma vez, Lewandowski acolheu-me como se abraçasse cada leitor desta página. Em volta de nós, formou-se uma aglomeração. A mim e ao presidente do STF juntou-se Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB.

Devido ao tratamento que me foi dispensado pelo presidente, disse a ele que não se mede um homem pela forma como trata os poderosos, mas pela forma como trata cidadãos comuns como eu, pessoas que não têm aquele tipo de “importância” que atrai gentilezas.

O presidente sorriu, virou-se para o presidente da OAB e disse: “Conta para o Eduardo que você lê o Blog dele”. Furtado Coelho assentiu e conversamos rapidamente sobre este ou aquele post publicado aqui.

Relato esse fato para que as pessoas entendam o tipo de homem que é Ricardo Lewandowski. Quem somos nós, editor e leitores deste Blog? A homenagem que fizemos ao presidente poderia ter sido retribuída com um simples sorriso e com um muito obrigado. E olhe lá.

Prossigamos. Já durante seu discurso no STF, Lewandowski permitiu ver quanto sua gestão diferirá da anterior. Sinalizou com revisão da Lei da Anistia, por exemplo. Mas foi em comentário que fez enquanto conversávamos que disse uma frase bastante significativa.

Por reproduzi-la de cabeça, não leva aspas. Porém, o que disse é que o Brasil caminha para se tornar a 5ª economia do planeta e uma nação de tal importância precisa ter instituições à altura dessa importância.

A frase tem um significado mais amplo do que parece. Vejamos: primeiro, diga lá, leitor, o que foi que a gestão de Joaquim Barbosa trouxe ao país além de ódio, ódio e mais ódio?

Se tivesse que resumir o que ele fez no um ano e pouco de sua Presidência do STF, diria que dedicou o período a fazer política partidária. E a maior prova disso é que até a grande mídia suspeitava de que ou sairia candidato a presidente neste ano ou apoiaria publicamente algum candidato.

O fato de Barbosa ter submergido após deixar o STF não significa que os que previram que ele atuaria na política estavam errados – sua conduta na Presidência do STF sugeriu isso. Na verdade, acho que ele só descobriu agora quanto desagradou a comunidade jurídica.

Nesse ponto, volto à frase de Lewandowski sobre a futura 5ª economia do mundo ter que dispor de instituições à altura. No meu entender, ainda que não tenha dito exatamente isso, ele fez uma promessa, a de que terminaram os showzinhos de personalismo no STF.

Lewandowski não será “estrela”. Sua gestão será discreta e focada no que interessa aos cidadãos. Ele pretende devolver-nos a confiança na Justiça.

Como eu disse nas redes sociais algumas horas após o evento, alegre-se, leitor. Na última quarta-feira, com o Poder Judiciário passando a ser presidido por um homem da envergadura moral e intelectual de Lewandowski, o Brasil melhorou.

268 comments

  • Nossa começou uma nova era para o povo brasileiro. Queremos um país justo sim, temi pela volta de Joaquim Barbosa já que o referenciavam como um dos que ia concorrer a presidente do Brasil. Assim como muitos o aclamaram ele não agradou a todos já que ele se deixou influenciar e caiu fora sem punir quem realmente está em falta com o povo brasileiro. Ricardo Lewandowski como presidente do STF com certeza vai ser feito um trabalho sério não se deixando levar pelo PIG e sim pela justiça.

  • Eduardo, foi a partir de você que em 2006, tive acesso aos outros blogs que contrapõem a mídia e esse reacionarismo tosco da direita e de seus políticos… que o ministro Ricardo Lewandowski tenha uma gestão discreta e eficiente no STF, atuando mais do que nunca como verdadeiro guardião de nossa Constituição!

    E você Edu, é digno de todo reconhecimento por essa doação cidadã aqui no blog.

    Permita que esse aqui que vos escreve, e que vai sempre aprender mais contigo, a se levantar e te dar uma salva de palmas merecidas: clap, clap, clap !!!

    Obrigado, meu amigo !!

  • Fundamental termos Lewandowski presidindo o Poder Judiciário. Em 2015, é bem provável que entre em pauta a discussão da Constituinte pela Reforma Política, proposta por Dilma e Lula, mas logo retirada da discussão pelas reações furibundas que causou na direita. Agora, é possível que tenhamos de volta esse debate fundamental. Com Lewandowski, certamente o judiciário terá uma contribuição a dar às discussões.

    A Globo não gosta de Lewandowski. E isso é ÓTIMO sinal.

  • Olá, Eduardo

    Meus parabéns a você por sempre se manter como uma luz que não se apaga, em favor da cidadania do Povo Brasileiro. Foi o elo que ligou, liga e continuará ligando o Povo Brasileiro ao verdadeiro STF, que esperamos volte à normalidade com a Presidência do Sr. Enrique Ricardo Lewandowski.

    Um abraço Amigo a você a toda a sua família.

    João Brasileiro

  • Parabéns Eduardo. De fato o Presidente Lewandowski é um homem de princípios, assim como os Ministros Teori Zavascki e Luis Barroso. Certamente elevarão a Corte Suprema à condição de desempenhar seu papel com Justiça, Imparcialidade e Respeito aos princípios norteadores da Constituição da República. Eduardo li o discurso do Presidente do STF e ele fala na necessidade de se agilizar a prestação jurisdicional. Trabalho na Justiça Federal do Paraná, que pertence ao TRF da 4ª Região. Hoje existe um processo eletrônico, todo desenvolvido por servidores da informática do Tribunal, de muita qualidade. E vemos que o CNJ e o CJF estão gastando muito dinheiro para desenvolver um sistema. Este está pronto e é de graça. Não entendo como até hoje não se implantou o E-Proc (nome do sistema no TRF 4ª Região) para o judiciário nacional. É de se esperar do Presidente que tome iniciativas nesse sentido. Abraços e mais uma vez Parabéns.

  • Vida Longa Lewandovski, que os céus te protejam, o PIG já está lubrificando suas metralhadoras giratórias de ódio e intolerância. Parabéns Edu, por nos representar e pela sua coragem e desprendimento. Um abraço. O Brasil melhorou.

  • Caro Eduardo, senti participante da cerimônia com a síntese perfeita que você gentilmente repassa aos seguidores de seu blog. Uma notícia auspiciosa saber que nosso STF sai do espetáculo midiático com a presidência desse grande brasileiro. Eu e todos brasileiros que amam seu país e seu povo estamos felizes com o retorno à normalidade de nossa suprema corte. Um forte abraço.

  • Muito bom Eduardo, gostaria muito de estar presente na posse do Presidente Lewandowski, pois fui seu aluno na Faculdade de Direito do Largo São Francisco no curso de graduação, sou da turma de 1982.

    Ele era Professor-Assistente de Teoria Geral do Estado, um jovem professor mas o mesmo cavalheiro de hoje, calmo, atencioso e educado.

    Desejo muito sucesso ao mandato do novo Presidente do STF e também vou comemorar, pois não vou mais sentir vergonha da mais alta corte judicial do nosso país ter-se tornado a pior escola de direito na curta e nociva gestão do destrambelhado Joaquim barbosa.

    Como diz sábio ditado popular: ” não há mal que sempre dure”…, mas espero que o bom exemplo de ética, competência profissional, dignidade e humanidade do jurista Lewandowski perdure por muito tempo no nosso sistema jurídico.

  • O ministro presidente Lewandowski nos passa uma sensação de harmonia, justiça e de confiança mutua. Sob sua batuta a serenidade e a razão serão restabelecidas no STF. O mais importante é fazermos parte deste momento memorável.

  • Revisão da “lei de anistia” ..parece que aqui temos uma BOMBA jornalística

    Como será ? Não envolverá o legislativo NEM O POVO ? ..é coisa assim, meio que voluntariosa ?

    Vai ser ISONÔMICA ? Pro futuro, ou vai rever direito adquirido, revirar o passado ? Combinaram com os Russos ?

    Baterá em Chico e Francisco, ou só pegará adversários identificados e deixará de lado os clandestinos ?

    ps – o RIO CENTRO, por ter sido executado após a promulgação da lei que foi acordada pelos personagens que viveram aquele momento, seria o único dos grandes episódios que, penso, mereceria um melhor enquadramento ..mas .mas .isso é com a OAB, assim como a discussão da validade ou não da sua TABELA de honorários

    Por outro lado, como aqui é a terra do direito à mentira, a litigância e a procrastinação ..do direito especial, do foro especial, da prisão especial, de benefícios especiais ..de perdão por idade e prescrição por tempo, de recursos SEM FIM nem prazo ..da prova reconhecida só na forma, INDEPENDENTE do mérito, da qualidade da prova e do flagrante ..como aqui é a terra de índices judiciais de correção tirados do BOLSO DO COLETE (mais pra mim menos pra você, sempre), tudo é possível, não é ?!

    ..inclusive possível o fato deste FURO ter sido um tremendo dum balão de ensaio

    Há muitas coisas pra resolvermos hoje visando o AMANHÃ ..chega de discutirmos o passado, isso não leva a nada, só a mais divisão ..aliás, “talqualmente” vocês agora acusam que partiu do Barbozão (esquecendo-se do homem x mulher de DILMA ..do olhos azuis x os olhos castanhos de lula ..das COTAS RACISTAS se pedindo por “discriminação positiva” ..do medo da Marina etc etc)

  • É a Blogosfera Progressista ( e “sujíssima”) cada vez mais forte ( pelo bem da democracia ) . Com isto acontecendo , em um dado momento e de forma inquestionável , creio ser inevitável o aumento da publicidade ( por parte de governos e iniciativa privada ) . Então , além do maior poder investigativo , ” dará ” para o táxi . Parabéns pela cobertura e representatividade.

  • Obrigado Eduardo por ter levado ao Ministro Lewandowski
    o nosso reconhecimento do seu caráter ilibado.
    Ministro Lewandowski
    Que DEUS esteja presente em todos os dias da sua vida.

  • Parabéns pelo trabalho e parabéns ao Ministro e energia pelo novo desafio. Que ele saiba que terá o povo ao seu lado na construção de um sistema juridico para um país de 5ª economia e, quem sabe, 5ª menor desigualdade. Abraços.

  • Globonews

    ..quando se quer, consegue

    Luis Alberto Marques teria sido o funcionário lotado no Ministério do Planejamento que alterou a biografia de Miriam Leitão e Seidenberg no wikipedia

    o rapaz será exonerado amanhã

    quem sabe um dia conseguiremos fazer política de alto níveo ..sem duvida que foi um bom começo

  • Edu, todos estamos contentes com a posse de Lewandoski e o retorno da sanidade e imparcialidade ao Judiciário.

    O desejo de Lewandoski é elogiável e não há como alguém discordar dele, mas não basta um Presidente do STF pra fazer com que se torne realidade. É um passo num caminho que levará gerações pra se consolidar – e isso se não for interrompido pelos que não querem que isso ocorra de forma alguma.

    Porém, não poderia deixar de lhe dar os parabéns, tanto pela invejável oportunidade de trocar algumas ideias com alguém da estatura de Lewandoski – que falta mais gente como ele nos faz! -, mas pelo fato de seu blog ser lido por ele e pelo Presidente da OAB – e, quiçá, muitos mais, o que coloca todo aquele ataque brutal dos Mervais da vida em perspectiva… Como dissemos à época: estás incomodando!

    Por fim, o desejo de Lewandoski não é coisa pequena. Transformar as instituições exige uma mudança cultural. Afinal, em nossas terras tupiniquins, mandatos e cargos são vistos como propriedade de seus detentores temporários, como ferramentas a serem usadas de forma autoritária e arbitrária – como fez o Torquemada, vide o tratamento dispensado aos dois “mensalões”.

    Nossos representantes se chamam assim mas não agem dessa forma. Agem como donos do poder que lhes emprestamos – e é o que explica o fato da bancada ruralista, por exemplo, ser várias e várias vezes maior do que a proporção de ruralistas na sociedade, entre tantas outras distorções.

    Estamos no país do “sabe com quem está falando?” E isso não se muda do dia pra noite. Alguém da ONU recentemente afirmou que ainda vivemos em uma cultura autoritária, e é a mais pura verdade. Grande parte das críticas que vejo ao PT, por exemplo, é por não ser autoritário o suficiente, por não impor sua visão e seus projetos e, em vez disso, negociar com o atraso. Muita gente acha que basta ser Presidente pra poder mudar tudo e , portanto, tudo é culpa do Presidente de plantão.

    Efeito dessa cultura autoritária. Não é outra coisa que leva tanta gente a querer proibir, por exemplo, que o casamento homoafetivo se torne realidade, ou que o aborto seja descriminalizado. A vontade de impor aos outros suas crenças pessoais por crê-las “absolutamente certas”, desprezando a capacidade alhei a de decidir o que é certo por eles mesmos.

    Louvável Lewandoski por desejar mudar esse estado de coisas. Especialmente depois do STF ter tido um Presidente que via as leis, a Constituição e o Direito como meras ferramentas pra imposição de sua “Justiça” particular e arbitrária e, principalmente, depois de tanta gente – inclusive, infelizmente, muitos profissionais do Direito – acharem isso correto por mera conveniência política.

    E é aqui que está a raiz do problema: enquanto houver essa ideia de que a “correta” aplicação da lei é aquela que satisfaz nossos interesses e desejos pessoais – sejam ideológicos, políticos ou econômicos – e mesmo a nossa conceção particular de “justiça”, compartilhando e dando força às condenações levianas que fazemos no íntimo, não teremos instituições à altura da nossa importância internacional.

    Enquanto acharmos que podemos julgar as instituições como “boas” ou “ruins” de acordo com a forma como o agem de acordo com o que achamos que deveriam agir – e não de acordo com a forma pela qual a lei exige que ajam -, as instituições continuarão a ser meras ferramentas de alguns.

  • Obrigado Edu, por sua pertinácia em querer, o que todos nós, seus admiradores querem… Um PAÍS MAIS JUSTO E MENOS INÍQUO… Agora estamos representandos COM DIGNIDADE, no Supremo Tribunal Federal…

  • Edu,

    Só não entendo, como e por que, o Lewandowski condenou o exilado da Itália, responsável pelo dinheiro do Banco do Brasil, a uma pena tão dura, já que o mensalão foi um julgamento eminentemente político. Queria, mesmo, entender.

    • Talvez pq as provas que inocentavam Pizzolato estivessem no 2474 que estava sob segredo de justiça. A defesa do Pizzolato, tentou ter acesso mas JB negou, ou melhor, tirou o corpo fora, em plenário, na cara do Brasil inteiro, dizendo que o conteúdo do 2474 não tinha nada a ver com a AP 470; além disso, disse que a defesa deveria pedir vista ao juiz da Vara e não a ele mas foi ele, JB que determinou que os advogados não tivessem acesso ao inquérito. Qdo JB assumiu a presidência, a bola foi para o Barroso que pulou fora e sobrou para o Lewandowski que permitiu à defesa acesso ao 2474; não sei se as condições desse acesso são as ideais mas já foi alguma coisa. Além disso, parte dele, foi inclusive publicada na blogosfera. Só respondi pq, para mim, esse foi o único ponto do julgamento que ficou confuso. Pizzolato era o dinheiro “público” da AP e sem isso, a ação ficaria mais bizarra do que já era. Portanto, pode ter sido um erro, o que não é problema nenhum, juízes podem errar ou serem induzidos a erro; pode ter sido excesso de zelo; pode ser alguma coisa que não sabemos… A única certeza que, ao menos a quase totalidade da blogosfera tem é que má-fé do Ministro Ricardo Lewandowski, não foi.

  • Eduardo, agradeço a você por ter nos representado diante de um homem tão íntegro como o nosso Ministro Lewandowski. Tentei mandar uma mensagem a ele mas não sei se deu tempo (estou fora do Brasil e o sinal do hotel onde me encontrava era fraco…). Agora me sinto um pouco mais otimista com a Justiça do nosso país.

  • Hoje o Brasil está muito bem de Presidentes.

    A Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff,

    O Presidente do STF, Ricardo Lewandowski,

    O Presidente do MSM, Eduardo Guimarães…

    Uma democracia exige alternância de poder, mas seria ótimo se ficasse assim pra sempre.

    Grande abraço Edú.

  • ROMANELLI:
    Fica com medinho da bomba jonilstica não, não estamos em 1964 hoje temos os blogs é jamais bomba alguma sera poderoza que fara reunir povo midia forças armadas, a ganancia internacional, traidores para
    subjugar e condenar nosso pais ao submundo…
    HOJE temos e respeitamos um EDUARDO GUIMARAES que vai ao STF agradecer o presidente e não um CARLOS LACERDA que vai ao presidente do pais para trair o presidente o pais e o povo…

    • Particularmente não temo nada cumpadi ..tive do lado do “lombo”

      ..o que me indigna é os caras não darem respostas satisfatórias pra SAÚDE, educação, INFRA e segurança, e ainda ficarem revirando túmulos..

      Aonde vai pegar, na ocultação dos corpos ? ..pois é, mas parece que existem MILHARES em sacos vindos de Perus ..pq demoraram tanto pra identificá-los ? ..vai que o procurado esta lá ?

      Colega, vc não percebe quando querem dissimular ? qdo querem ver caducar ?

      Valentia tardia

      ..esta deveria ser a frase que sombrearia vossas criptas ..pois quando os problemas abundam em suas vistas, vocês fingem que eles não existem, tudo pra depois se fazerem de vítimas ou de mártires .

      60 mil assassinatos ..o 5o país no mundo em ASSASSINATO (perda pra 2 da A.Central e 2 africanos) ..50 mil estupros ..direitos abjetos que retardam o CASTIGOS ..50% dos detidos sem julgamento ..uma sensação de impunidade que DA MEDO ..povo desconfiando do POVO ..presídios entupidos, tipo muralha, torturando e não prendendo quem deveria ..a população ABANDONADA e partido pro “justiciamento”.

      olha quanta coisa por fazer ? Olha com quantos devemos nos solidarizar ?

      aí vem vocês falando dos anos 70 ..parece que num sei, num sabe ?

      https://www.youtube.com/watch?v=3_y3eHj2HZU

  • Mesmo considerando a superestrutura (aparelho jurídico …) limitada pela infraestrutura (modo de produção, classes), não há como deixar de reconhecer a importância da alteração havida com a posse do Ministro Ricardo.

    Parabenizo o seu esforço pessoal, prezado Eduardo e considero alentador o câmbio de comando do Supremo.

    E o relato apresentado, excelente!

    Saudações pra ti e pra família (Victoria em especial!)

  • Obrigada, Edu, por nos representar junto ao STF e ao Ministro Lewandowski, trazendo-nos os detalhes da significativa cerimônia. Estou confiante e aliviada com a posse do novo Presidente. Entretanto, uma coisa me preocupa: o “silêncio” do JB e de certo seguimento da mídia (cadê o Bonner?). E se estiverem tramando qualquer bomba para o dia antes da eleição, quando já não for possível qualquer resposta por parte da Dilma? O que você acha?
    Um abraço.

  • Edu, cada vez mais o admiro, por toda sua conduta, por toda a sua amizade sincera com aqueles que te seguem. Nesse mundo tão louco, é muito bom verificar que existem amigos dignos, honrados e que pensam o Brasil com seriedade. Amigos tão verdadeiros, mesmo que virtuais. Fico muito feliz sabendo que através de você, o Ministro Lewandowski recebeu a minha modesta homenagem. Muito obrigada, de coração. Marly.

  • Deve ter sido emocionante, caro Eduardo! Senti-me emocionada só de ler! Parabéns a todos nós! Mesmo que eu esteja aqui há poucas semanas, sinto-me em casa!

  • Caro Guima,
    Estou muito orgulhoso de ti, mas feliz mesmo deve estar sua familia de ter entre seus membros um homem de carater e honrado, semelhante ao Min. Lewandowski, ambos são exemplos para todos nós que nos consideramos pessoas de bem. Parabéns.

  • São os 3 poderes da democracia: um deles agora plenamente representado por Ricardo Lewandowski, Assim o Brasil já conquista uma grande vitoria. Falta-nos mais duas. A da presidente Dilma e de uma bancada legislativa de apoio para que a 5a. economia do planeta seja respeitada por construir uma nação mais solidaria já que somos a mais rica em recursos naturais.
    Começo a me sentir feliz. Viva o berço de uma nova civilização!!!!

  • eduardo, acho que muitos apreciam esse estilo de compartilhamento afetivo de idéias que você propicia com sua disponibilidade e energia. obrigado.

  • Muito. É sempre uma grande satisfação ver o Brasil liberto de um verme como Joaquim Barbosa e entregue a uma Homem com a envergadura de caráter de Ricardo Lewandowski, o que, por sinal, é coisa raríssima de acontecer em qualquer Sociedade Humana, onde em poucos momentos os bons têm oportunidade. Por sinal, nesse aspecto sobre a frase de Lewandowski, lutemos para que o Brasil continue caminhando nesse rumo de tornar-se a 5ª Economia do mundo, ou atingir patamares ainda maiores, para isso precisará reeleger Dilma Roussef, derrotando nossa classe dominante tacanha e antinacional, juntamente com a fanática Marina Silva, que virou o novo “bibelô” dos fascistas (devido à absoluta falta de opção, tenham certeza, não é fácil para “Necas do Itaú” e sua turma aguentarem marina com aquela cara de “povo da floresta”); e após cumprir essa etapa, realizar no segundo Governo Dilma A URGENTÍSSIMA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, PARA QUE OS BRASILEIROS, PRINCIPALMENTE NOSSA CLASSE MÉDIA RETARDADA, COMPREENDAM AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO BRASIL E O QUANTO ELAS LHES SÃO OCULTADAS EM NOME DA IMPOSIÇÃO DE UM ÓDIO IDIOTA E IRRACIONAL DESTINADO SOMENTE A UTILIZAR INOCENTES ÚTEIS COMO MARIONETES DOS INTERESSES DOS PODEROSOS. Só completando esse processo de democratização essencial para seu futuro como Nação, nosso país poderá realizar as reformas profundas nas estruturas de nosso atraso e assim tornar-se uma Nação soberana e justa. E todas essas mudanças necessitam do apoio de uma Sociedade organizada atuante e de um judiciário progressista. Em face do segundo, uma atuação serena e justa de Lewandowski no STF será essencial. Começando por desmascarar a farsa do “mensalão”, que transformou um Caso de Caixa 2 numa tentativa de golpe da extrema direita, condenando pessoas sem provas, subtraindo até provas de inocência desses acusados, por crimes sequer tipificados. Além disso, seu equilíbrio será vital para barrar as inúmeras tentativas de golpe jurídico que a direita tentará após ser novamente derrotada nas urnas e vendo a inevitabilidade do Brasil finalmente libertar-se completamente de seu domínio. Teremos muitas tentativas de golpe togado, a começar pela tentativa de derrubar a democratização das comunicações que o Governo deverá levar a cabo no próximo mandato e chegando às tentativas de roubar dos brasileiros a chance de colocar na cadeia os monstros torturadores e assassinos da ditadura, juntamente com os que os comandavam, financiavam e protegiam, que começa a desenhar-se como possibilidade concreta pela sinalização de Lewandowski em que finalmente o Brasil abrir-se-á à razão e à Justiça e cumprirá o que determinam todos os Tratados Internacionais de Direitos Humanos que o país subscreve, como também a Moral, e colocará esses animais na cadeia. Toda a sorte do mundo a Ricardo Lewandowski no exercício de um mandato que ajude no futuro de nossa população. Mais um grau da escada progressista que os brasileiros vislumbram, permitindo que coloquemos o atraso no passado.

  • Adorei os fatos e a sua cronica dos fatos. Voce nos fez sentir tao considerados quanto disse ter se sentido da parte do Ministro Presidente.
    Obrigada, e boa sorte pra nos, no Judiciario e no Executivo!!!!!!

  • Caro Edu, obrigado por nos levar à cerimônia de posse do novo Presidente do STF – Minha alegria, acredito que também todos os seus seguidores, pelo fim da tenebrosa, inconsequente, partidária, agora é ainda maior por saber que a voz dos blogueiros sujos e seus seguidores, está chegando ao nível do presidente de um dos poderes brasileiros. Fico muito impressionado como você, com todos os difíceis problemas pessoais, tenha a capacidade de mobilização, mantendo “nosso” blog atualizado e postagens magníficas e oportunas, sempre com uma visão profunda dos fatos. Que isto seja um exemplo para todos nós, acostumados ao conforto das nossas casas, ainda que tenhamos muita vontade de manter o fantástico ritmo do desenvolvimento da nossa sociedade. Parabéns a você e novamente muito obrigado.

  • Eduardo, Boa Noite!

    Diante de tal importância do evento, afimo que sua presença, acabou por representar a todos que compartilham um pais mais justo democrático e com justiça social.

    Abraços CLÁUDIO.!

  • Edu, eu tava crente que JB ia fazer a Malévola e entrar no meio da solenidade de posse. Não rolou;a oferenda devolvida ficou do twitter bisbilhotando os comentários e só deu uma tuitada para lembrar ao pessoal que ele ainda existe.

    Vc e o Nassif, estando lá, carregaram meia blogosfera e a totalidade do pessoal da AP 470. Valeu mesmo! A posse do Ministro Lewandowski desenterrou os órfãos de JB que ficaram de mimimi pelos blogs. No FB e no TT, fizeram o favor de não aparecer.

    Edu, o que foi aquele discurso do MAM? Além de salvar a gente de um discurso do decano, foi lindo!!! Eu não esperava aquilo, de jeito nenhum. Já até postei que não falo mal dele pelos próximos dois anos.

    Eu só queria que as duas, tanto Dilma qto a esposa do Ministro, estivessem de vermelho; mas aí, o TSE ia multar o STF e acabar com a festa.

  • Você nos representou muito bem, caro Eduardo!
    Daqui de longe, me sinto honrada e feliz por ter em você um amigo que sabe o que penso sobre o grande ser humano honrado que é o Ministro Ricardo Lewandowski!

  • Que a gestão do novo presidente busque o verdadeiro objetivo de Justiça, que é a pacificação social, e não espalhar o ódio mediante a condenação de inocentes.

  • Caro Eduardo,
    Parabéns! Certamente é bem prazeroso participar como convidado de um evento como o da posse do Ministro Lewandowski, pelo que ele representa tanto ética quanto moralmente para a Justiça!
    A posse de Lewandowski, sem dúvida, é a renovação da credibilidade da justiça brasileira. A maior prova de que a era da treva já passou foi a ausência da mídia patronal! Se lá ela estivesse, poderia estar de modo implícito a presença nefasta do ex-presidente Barbosa! A ausência da horda jornalística ‘amiguinha’ do ex-presidente mais do que sugere uma nova postura ética de seu novo presidente como também a vontade de se afastar de setores cujo modo de agir é e sempre foi a bajulação em troca da renúncia ao dever do ofício.
    Abraço
    Maria Antônia

  • Prezado Eduardo,

    Li a matéria no 247 e sinto-me à vontade para dizer que você não é uma “cidadão comum”, tal como lá se encontra grafado.

    … ” Devido ao tratamento que me foi dispensado pelo presidente, disse a ele que não se mede um homem pela forma como trata os poderosos, mas pela forma como trata cidadãos comuns como eu, pessoas que não têm aquele tipo de “importância” que atrai gentilezas.” ….

    Você é uma pessoa muito especial, porque manter um espaço como este deve dar um trabalho danado.

    Você é muito importante, porque nenhum outro blogueiro me fez sentir abraçado pelo Dr. Lewandowski. Você o fez !

    Você é uma pessoa muitíssimo especial, porque reconhece e é reconhecido por valores virtuosos na política, na sociedade e também no judiciário.

    Temos que render-lhe os nossos parabéns.

    Aquela sua matéria, cobrindo a tal marcha fascista por uma intervenção militar foi grandiosa.

    Não é todo dia que se vê isso na internet .

    Sinto apenas não ter podido ir ao seu encontro, para dizer-lhe isso pessoalmente, quando aqui esteve.

    Ninguém concorda com tudo e com todos o tempo todo. Isso é tão normal quanto salutar.

    Mas, a resultante é o que vale e , nesse sentido, o seu trabalho é brilhante. Tenha certeza disso.

    Eduardo, você honra cada uma das pessoas que o lê. Tenha certeza disso.

    Valeu.

  • Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Edu, fico feliz em saber que faço coro com as pessoas que te leem. Pois vc pode dizer que faz parte dos que ajudaram a mudar a história do Brasil republicano. Visitar o cidadania, para mim é um ato religioso.

  • Fomos todos muito bem representados por você. Que essa seja uma nova era para o STF, que o novo presidente recupere o que foi desmantelado pelo sr. Hoje no total ostracismo, barbosa.

  • O Lewandowski é um príncipe, na parte em que você narra o tratamento que ele lhe deu eu me emocionei e pode ter certeza que eu me senti homenageado valeu Edu parabéns por ter nos representado.

  • Obrigada Edu !!!
    Grande dia na história do STF e na recente e rica história desse blog. Acompanhei passo a passo o desenrolar do julgamento do mentirão ,e agradeço a vc e outros blogueiros que nos conduziram e esclareceram os meandros daquela farsa montada pelo PIG que levou muita gente neste país a entrar em histeria coletiva em vez de buscar a verdade em outras fontes . Os blogueiros ,ditos sujos, foram atrás da verdade e se constituem agora na fonte confiável de informação do país .Muito obrigada Edu ,de casa ,acompanhei toda a solenidade da posse do Min. Levandowisky me sentindo muitíssimo bem representada por você.Parabéns!

  • Edu, obrigada por você nos representar tão lindamente, por ter levado nossas mensagens a este grande homem que é o Ministro Lewandowski! Você também é um grande homem, um grande cidadão, que só nos honra! Quantas vezes você me deu luz e norte! Estamos juntos na nossa luta pela continuação de um projeto que vem transformando o Brasil, tornando-o mais justo e igual, ao mesmo tempo que se fortalece economicamente sem que para isto tenh que arrochar os trabalhadores e entregar as nossas riquezas!!

  • Obrigado, Edu,
    muito obrigado por nos ”levar” ao evento. Uma vez com a papelada que registra nosso respeito e admiração ao doutor Lewandowski; N’outra nos trazendo cada pedacinho do evento nas linhas deste post.

    Um grande abraço e parabéns.

  • “com o Poder Judiciário passando a ser presidido por um homem da envergadura moral e intelectual de Lewandowski, o Brasil melhorou.”. Concordo plenamente com o prezado blogueiro.

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Parabéns, Eduardo. Temos certeza que a partir de agora temos certeza que o STF vai voltar à normalidade, a educação e verdadeira justiça, após essa nefasta passagem dessa nefasta pessoa que foi Joaquim Barbosa.

  • Caro Eduardo Guimarães, é gratificante saber que agora temos um Ministro do STF que olha para o Brasil sem o viés político partidário. E grato também por Você através do Blog da Cidadania (ou vice-versa) nos representar. Grande e fraterno abraço.

  • Saudações!

    Muito honrado com a sua presença… Com você/Blog da Cidadania, temos vez e voz!
    Recomendo sempre aos meus alunos o seu/nosso blog, inclusive também a pessoas altamente alienadas que acreditam cegamente no PIG, especialmente na “óia”.

    Abração Eduardo!

  • Estou me sentindo muito honrada por fazer parte dessa comunidade que tem como líder, Eduardo Guimarães. Também por ter chegado tão próximo do Ministro Lewandowski, através dele.
    Obrigada Eduardo, por ter dividido conosco essa honraria.

  • Só você Edu para nos dar esta alegria de poder enviar uma mensagem de congratulações ao grande homem e Ministro Lewandowski.
    Valeu por nos tratar com respeito e consideração.

  • Um momento muito bonito da história. E lá estava o blog da Cidadania. E o presidente da OAB lê o Edu, gente, sensacional! O que me faz refletir sobre o que o Miguel fala sobre a mídia ainda ser a unica fonte de informação e opinião dos membros das instituições mais importantes da república, como o STF, a OAB e o MP. Acho que não mais, einh? O Miguel vai ter que rever isso. As coisas estão mudando, por isso o pig ataca voces cada vez mais

  • Não sei se o Brasil está melhor, mas é um grande alento enxergar o caráter, a humildade e a leveza de espírito do ministro-presidente Lewandowski. Parabéns, Eduardo!

  • Caro Edu,
    obrigado por nos representar tão bem!
    Me senti no STF, desfrutando do alívio (quando li a última palavra do seu post, veio-me um suspiro de alívio, inesperado) que você detectou.
    Um grande abraço.
    PS: E Victória?

  • Caro Eduardo,

    Ótimo relato da cerimônia. Gostei muito de sua atitude e sua atenção para conosco. Continue assim para que possamos ter uma blogosfera cada vez melhor e mais arejada intelectual e moralmente.

    Desejo a você um ótimo trabalho!

    Grande abraço!

  • Caro Eduardo, faço das palavra do comentário do Sergio Govea., também as minhas, tu não imagina a minha alegria com a posse desse grande homem na mais alta corte do poder judiciário, chamado Ricardo Lewandowski , vi também um grande homem ao lado do Lewandowski, o Eduardo Guimarães, aí a minha alegria ficou muito maior, tu me levou até lá, assim como milhares de brasileiros que é o teu fã de carteirinha, acessar o seu blog, é praticamente uma obrigação, se o cidadão quer realmente estar bem informado, e os “BLOGS SUJOS”, é a minha fonte, obrigado Eduardo, é de jornalistas e pessoas como você, que o cidadão comum precisa, “VALEU” irmão.

  • Edu, muito obrigado. Fiquei imensamente feliz em saber que o grande homem Ricardo Lewandowski lerá meu humilde comentário, onde apenas enderecei votos de paz e saúde. E repito agora, o STF está em boas mãos.
    Meu caro Edu, hoje já começo a me sentir menos “sem mídia”. Você me representa, você é o representante da cidadania. Também foi muito bom ver o Nassif ao teu lado. Orgulho de poder colaborar um pouquinho com o maravilhoso trabalho revolucionário de vocês!

    Possa o novo presidente tocar o barco com serenidade e equilíbrio. Caiu um outro pilar do conservadorismo. Agora temos um STF que está em busca de causas nobres.

  • Me sinto representada agora no STF. Temos lá um presidente sério e comprometido com a nossa constituicäo.
    Passei ontem o dia inteiro acessando este blog para saber da novidade da posse.
    Obrigada Eduardo, valeu. Escreveu aquilo que viu e aconteceu e, nos passa, através do blog. È disso que precisamos, de pessoas sérias para repassar a nós a verdade.

  • Bem, já que ainda estamos comemorando.

    Quem sabe agora o STF munido de sua “Suprema Valentia”, e de senso de celeridade e justiça, consiga também DESCRIPTOGRAFAR os HDs de Daniel Dantas apreendidos na Operação “Solta-e-agarra” não é mesmo ?

    ..aqueles mesmos HDs que foram GUARDADOS, e desde então, mantidos lacrados num cofre (ao menos é o que se disse ao POVO que paga aquela corte e que a esta altura já os esqueceu).

    ..os mesmos HDs que diziam que, pelo conteúdo, derrubaria MEIA república.

    Aliás, pensando por hoje, some-se a meia metade de Daniel Dantas com a meia metade do doleiro “Yourself” e praticamente teremos um inteiro ..HAJA PAPUDA

    Então, será que será ? ..ou será que veremos a LEI CADUCAR também e, quem sabe, pra daqui 40 anos “valentes togados” virem a público pra tentar correr atrás de pica pau ou de pau (graveto) mandado?

    Francamente, aqui parece que a história não nos serve PRA NADA !!!

    • provando o que se fala

      manchete Estadão — tal qual Globo, CBN etc

      “Rodovia Anchieta tem lentidão na chegada a Sp” ..motivo é o excesso de veículos (diz o estagiário)

      6:51 Rodovia Anchieta tem lentidão na chegada a São Paulo do quilômetro 13 ao 10, devido ao excesso de veículos.

      Olha o que eu venho dizendo ..as faixas de ônibus ali recém instaladas que vieram MUITO ANTES de se alargar as pistas no sentido Santos-SP (espaço tem desde os anos 50), ANTES do aumento da frota, antes mesmo da DIMINUIÇÃO do número de cruzamentos, tudo feito próximo do Ipiranga..

      isso fez com que os congestionamentos (que já existiam) explodissem pruma população que NÃO tem opção de locomoção ..e nem terá a CP

      e a mídia continua informando ERRADO, dizendo que o problema é excesso de carro (não é ..não só isso)

      ..gente, a turma destes bairros daqui que antes saiam 7 h pra trabalhar, depois saiam a 6:30, e hoje saem entre 5:30 as 6:00 pra poder ir ao trabalho ..isso pq ainda ficamos geograficamente ANTES – fora – do mini anel viário, e tendo o rodízio pra complicar (e aqui, escolas, hospitais, metro, terminais de ônibus, só dentro do tal anel ..qual seja ..

      Boa parte do IPIRANGA é a inspiração pro seriado “Under de DOME” ..estamos presos e as autoridades não dizem nada

      valeu Maldadd

  • Agradeço por levar nossos comentários ao novo Presidente e confesso que sendo advogada, espero com muita esperança este resgate de credibilidade do judiciário.

  • Ricardo Lewandowski vai ajudar a limpar a imagem do Judiciário, que foi profundamente prejudicada pela má atuação do destemperado e injusto Joaquim Barbosa.

  • “A presidente Dilma Rousseff teve participação discreta no evento – entrou (quase) muda e saiu (quase) calada. Contudo, o tempo todo manteve expressão no rosto que sugeriu satisfação com o que ali ocorria.”
    Sim imagino a situação um (a) delinquente sendo convidada a ir na sede do judiciário, imagino o estresse dele, pois a qualquer momento poderia alguem dizer” sra, Presidente passe na salinha ao lado pois tem uma citação penal pra senhora receber” Dilma está “devendo” pro judiciário, sabe que mais dia menos dia será pega então , é melhor ela andar “pianinho” na giria da vagabundagem.

    • Vagabundo é você. Vou enviar esse comentário nojento para o jurídico da campanha de Dilma. Você vai ter que se explicar, safado. O IP 179.88.86.116 poderá ser rastreado facilmente. Isso não vai ficar assim, safado, vagabundo, pistoleiro pago

      • Pode ser que esse babaca esteja na lista dos trolls pagos pela campanha do Aécio, que o Fernando Pimentel divulgou. Ou ser apenas um troll chinfrim do tipo rastaquera mesmo. Acho que vai ser interessante ver babacas como esse Celso, verem que não podem sair falando qualquer coisa pela internet, como se fossem adolescentes.

  • Eduardo, parabéns pelo post e por tudo! Realmente, novos ventos chegaram ao STF, que pode melhorar bastante sob o grande juiz e ministro Ricardo Lewandowski. É um grande alento para o Brasil e estamos todos torcendo por ele.

  • Caro Edu, nós que compartilhamos com você a admiração à dignidade do Supremo Ministro Ricardo Lewandowski, sentimos também a energia do caloroso abraço que lhe foi dedicado. Ficamos honrados e somos supremamente gratos a Você por tão boa representação!

  • Temos sorte, nós que nos interessamos pela verdade e justiça social, de poder contar com gente como Edu e Nassif (e os outros blogueiros sujos). Parabéns Edu e obrigado.

  • Parabéns pelo seu trabalho.
    Com essa imprensa miserável que temos no Brasil, se não fosse os blogs sujos e você, não sei o que seria.
    Obrigado.
    Vida longa e saúde!

  • Rio de Janeiro 12 de setembro de 2014

    PROJETO: VOLUNTÁRIO DO MÊS

    Caros amigos (as) fazer o bem, é um dom divino e nem sempre é reconhecido pela nossa sociedade, por isso gostaria de sugerir um projeto para as Instituições de caridade e ONGs, O VOLUNTÁRIO DO MÊS, onde nos sites e blogs dessas Instituições e ONGs essa pessoa teria a sua história contada para motivar novos voluntários, para participarem de suas causas. Nas boas empresas temos o funcionário do mês, etc. Por isso acho que as Instituições de caridade e ONGs deveriam prestar essa bela homenagem, para o Voluntário mais antigo, presente, etc. e contar a sua bela história de vida, para motivar os mais novos ou aqueles que ainda não participam das suas atividades.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Caro Edu.

    Me tranquiliza a presença de um homem com a força moral e intelectual do ministro Lewandowski no STF. Meus agradecimentos a você por me representar junto a uma pessoa tão admirável num momento tão importante para o nosso país.

  • Caro Eduardo, compartilho de sua honra e alegria em fotografar ao lado desse Homem. Finalmente a Justiça Brasileira volta a estar bem representada. Parabéns guerreiro. Muito embora de longe, sempre tenho acompanhado suas batalhas. Parabéns.

  • você pode não concordar ..mas isso não o impede de refletir, de pensar

    e aí vem Marina querendo acabar com a reeleição, e mantendo mandatos em 4 anos ..como se desse tempo, na nossa realidade política, pra se fazer algo de bom e durável ..como se achássemos líderes de verdade em cada esquina de cada quarteirão ..não é mole não

    http://exame.abril.com.br/economia/noticias/para-professora-chinesa-brasil-teve-democracia-cedo-demais

  • Edu parabéns. Você, apesar de bem mais novo que eu, faz-me tomar a si como exemplo de vida e cidadania.

    Muito obrigado, por mim e pelos que almejam um sociedade solidária e justa.

  • Parabéns Edu , a partir da posse de Lewandovski , o STF entra numa nova era. Acredito até que algumas posturas ,de alguns ministros dessa corte possam apresentar pequenas mudanças ,uma vez que o novo presidente não é filiado ao Pig . A decência ,a ética ,a moral voltou a fazer parte do judiciário brasileiro . Você nos representou muito bem . Saúde ao novo ministro e a você.

  • Chegar a emocionar ver que um poder da importância do STF volta a ser presidido por uma pessoa como o ministro Ricardo Lewandowski, cujas qualidades intelectuais e jurídicas são alicerçadas pela sua integridade, postura e coragem. Parabéns ao blog e a você, Eduardo, por nos representar neste grande momento.

  • sobre a eleiçao brasileira,/// sobre as ligaçoes do inefavel George Soros e suas ONGs (em ingles ‘NGOs’)
    com os times que jogam com Marina Silva ……….ver o contexto do sitio Global research.ca.
    Sibel sabe demais. Ela viu, leu traduziu 5000 documentos entre 1990 e 2002.
    Mostrando texto de entrevista da sra Sibel Edmonds, hoje ativista e na epoca do 11/9 tradutora do FBI que nao conseguiu calarlhe a boca totalmente:

    “Edmonds explained that the State Department doesn’t just deploy “soft power”, but is involved in many “hard power” operations, often coordinating through well-known “Non-Governmental Organizations” (NGOs).

    Specifically, Edmonds explained that numerous well-known NGOs – which claim to focus on development, birth control, women’s rights, fighting oppression and other “magnificent sounding” purposes or seemingly benign issues – act as covers for State Department operations. [Background.] She said that the State Department directly places operatives inside the NGOs.

    As one example, Edmonds said that – during the late 90s and early 2000s – perhaps 30-40% OF THE PEOPLE working for NGOs operated by George Soros were actually working for the U.S. State Department.”
    Grave. P e r i g o s o. e nao consta que soros tenha mudado de equipe.

  • Edu,

    Adorei o seu relato, e estou muito grata por você ter se lembrado de todos nós e nos representado nesse evento tão significativo! Você é dono de uma generosidade imensa!

    A diminuição da cobertura da mídia é sintomática: a Casa Grande não vê em Lewandowski um aliado (e é assim mesmo que tem que ser, oras!).

    Além do “alívio” e da “alegria”, meu sentimento é de “ESPERANÇA”, principalmente quanto à reparação das aviltantes injustiças cometidas no Mentirão AP470, um capítulo vergonhoso na história da nossa Justiça.

    Espero que, em breve, as coisas sejam colocadas nos seus devidos lugares.

    Você e o ministro Lewandowski podem contar com meu apoio irrestrito!
    Abraços,

    Evna Arruda

  • O alívio não foi só sentido pelos convidado, o alívio também é meu, acho que de todos que viram e sentiram a injustiça praticada contra condenados sem prova. Que JB possa, se possível, dormir sem ter pesadelos pela sua covardia e por ter se deixado cooptar por uma mídia e elite escravocrata e tirana.
    Obrigada por nos representar, por ser a voz dos que clamam justiça.
    grande abraço

  • Enquanto uma tracajá sem casco procura homens de *bens*, nós tivemos a graça e fortuna de ver um verdadeiro Homem de Bem tomar posse da presidência do STJ. E outro homem de bem e de valor ir até lá prestigiá-lo e nos representar. Parabéns ao ministro Ricardo Lewandowski e muito obrigada Eduardo Guimarães.

  • Parabéns a você Eduardo por estar lutando o bom combate. Sucesso ao nosso ministro mais ético, Sr. Lewandoski. Com Dilma para mudar o Brasil!!

  • Pessoal,o dia está lindo e estamos de alma lavada. Mas é hora de trabalhar.Vou aproveitar que o meu gueto, chamado São Paulo, está sem vigilantes e sair ás ruas. Os feitores do PIG estão de ressaca .Parece que por causa de uma pesquisa.Ontem só consegui tres votos para a resistência.Hoje espero pelo menos uns dez votos. Temos que ganhar no primeiro turno.

  • Caro Edu, cada vez mais sua escrita fica melhor! Não é só o mérito do que escreve, mas o despojamento e a forma de descrição dos fatos e dos eventos. Me lembra bastante o Sakamoto, guardando as diferenças (gosto muito dos dois).
    Esse jornalismo que retrata e que quando dá a opinião a dá de maneira direta e franca não existe na mídia tradicional, pois lá, parece que todos estão num cercadinho de forma e conteúdo.
    Por isso e por gente como você a Blogosfera é o futuro e o Brasil está mais democrático.
    Parabéns e obrigado por nos proporcionar seus maravilhosos textos.

  • “…a “nata” da República se reunia para festejar a posse…”.

    Nem tanto! Você, Eduardo, não se comporta como a “Nata” da República, pois sempre se apresentou como um cidadão – palavra, cujo significado, poucos compreende, mas que você exemplifica.

    Senti-me representado por você e a emoção surgiu ao ler esse texto, e num ápice, o trecho em que o digno Presidente te informa que um de seus leitores é o Furtado Coelho. Nem tanto pelo leitor, mas pela simplicidade e pela grandeza ao tentar te deixar à vontade naquele momento – em que você acabava de lhe dizer sobre a estatura de um homem de poder.

    Parabéns pelo carinho recebido e por sua alegria – afinal, vivemos tantos momentos de crise e de temor pela possibilidade (ainda que distante, mas possível) de assistirmos o Brasil retornar a dias sombrios com outro ocupante do Palácio do Planalto que não a Dilma.

    Forte abraço,

  • O DIA QUE O BRASIL MELHOROU E A BLOGOSFERA PROGRESSISTA SE LEGITIMOU

    Caro Edu, fico orgulhoso em saber que a minha mensagem consta entre as mais de 600 que foram registradas e entregues pessoalmente ao novo presidente do STF.

    Com um toque pessoal, mas, ao mesmo tempo, expressando um sentimento coletivo, pegamos carona na sua narrativa – quase cinematográfica – e desta forma, nos fizemos, todos, presentes à posse do ministro Lewandowski, saboreando cada detalhe do que você viu, ouviu e testemunhou, e, generosamente, compartilhou conosco.

    Lewandowski ao convidá-lo, não construiu apenas uma ponte entre o Judiciário e a blogosfera progressista, foi muito além. É preciso fazer uma leitura deste gesto simbólico.

    Através da amizade que recentemente os uniu, Lewandowski sabiamente tomou a iniciativa, de não somente valorizar o blog da Cidadania, mas, também, a partir dele, sinalizar aos demais blogueiros independentes do campo progressista, que eles são a mais autêntica manifestação da liberdade de expressão e do pensamento, e um contraponto à grande mídia oligárquica hegemônica, e que devem ser legitimados.

    O ministro Lewandowski, ao sentir na própria pele a perseguição da imprensa ditatorial, percebeu a importância da mídia alternativa como instrumento capaz de estabelecer um equilíbrio de forças frente aos veículos de comunicação privados.

    Não é possível conceber uma democracia concentrando os meios de comunicação de massa nas mãos de uns poucos privilegiados. É preciso avançar, fortalecer os blogs progressistas para que eles possam fazer o enfrentamento à grande mídia em condições de igualdade.

    Esta iniciativa do presidente Lewandowski deveria sensibilizar a presidenta Dilma, caso seja reeleita, para que ela faça o mesmo.

    “EDU, BLOGUEIRO GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO!”

    Um abraço.

  • Que maravilha, Edu. Fiquei emocionado com o relato da sua viagem. O Judiciário brasileiro está em boas mãos. Saudações, Presidente Lewandowski. Um abraço, Eduardo.

  • .Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • .’. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Grata Edu, fomos bem representados, representada, por voce, democrático, sincero e fiel, que nao esqueceu de seus leitores/amigos. O Brasil agora com o novo Presidente do STF, Lewandowski, Dilma e Lula a verdade triunfará sobre a mentira, o amor triunfará ao ódio.

  • Edu, tens ideia do orgulho que temos de te ver presente na posse do ministro Lewandowski? Todos nós, seus leitores, amigos e seguidores no face e no twitter nos sentimos um pouco representados neste momento, que conseguimos respirar um pouco mais aliviados e confiantes na justiça brasileira. Um ministro que carrega na sua fala, uma tranquilidade que é própria de quem tem o conhecimento e a justiça em suas veias, certamente honrará novamente o Supremo Tribunal Federal. Boa sorte ao grande ministro, que Deus o proteja… principalmente do PIG.

  • Caro Eduardo Guimarães

    apesar de estar longe , fiquei extremamente satisfeito de vê-lo ao lado deste nobre ministro, você e ele compõem

    um quadro de seriedade e muita luta e amor pelo nosso Brasil.
    mais uma vez , muito obrigado, por repassar às mãos do Ministro todas as nossas opiniões, quem sabe poderá
    aliviá-lo das agruras que teve de sofrer por conta daquele “espetáculo de segunda categoria” protagonizado pelo ministro Joaquim Barbosa quando do julgamento do suposto “mensalão” do PT.

    continue na sua luta, que por aqui vamos continuar te dando apoio e divulgação do conteúdo do Blog nas redes sociais onde estamos interligados

    forte abraço

    Welington Cantalice

  • TÁ MORRENDO GENTE NOS ENFRENTAMENTOS DOS POLICIAIS MILITARES E CIVIS COM OS BANDIDOS DO BRASIL E NINGUÉM SE TOCA, ACEITAM TUDO COMO FATO CONSUMADO…
    No passado foi um cinegrafista que usava um colete à prova de bala, apenas de revolver 38, 32 e similares e acabou morrendo com um tiro no peito de uma arma mais potente, talvez uma 9mm ou um fuzil médio. Esses policiais militares e civis deveriam estar usando um colete à prova de bala de grosso calibre como à prova do fuzil M-16, AR-15, AK-47 e similares, porque essas armas poderosas são as armas mais usadas pelos traficantes. Esses coletes custam em torno de 3 mil a 4 e 500 reais. Haverão de dizer que é caro! Caro é uma vida humana e ainda mais o tempo de formação de um policial militar, major, sargento, cabo e soldado e também um policial civil, experientes. A notícia é que o major Anderson morreu com um tiro no peito. Isso deixa uma pergunta no ar: “que tipo de colete à prova de bala, o comandante usava na hora em que foi atingido? Era colete à prova de bala contra os armamentos mais pesados (os fuzis) citados aqui? Porque se esse militar não usava um colete à prova de bala, adequado à sua missão, o estado é responsável pela sua morte. Pode entrar na justiça, porque só assim o estado se obrigará a dar a proteção devida a que tem direito, um policial civil ou militar nas horas dos enfrentamentos à bala!
    ESTA É A 3ª VEZ QUE FALO SOBRE ISSO!

    AS ASSOCIAÇÕES DAS PMs E POLICIAIS CIVIS DEVERIAM TOMAR UMA ATITUDE DIANTE DESSE QUADRO DE SEUS COMPANHEIROS MORTOS EM COMBATE, SEM A DEVIDA PROTEÇÃO!!!

    BEM VINDO SEJAS EXCIA., MINISTRO LEWANDOWSKI, AO STF. VALHA-TE DEUS, MINISTRO LEWANDOWSKI!

  • Prezado Eduardo, imagine se eu, cá embaixo da pirâmide, teria como fazer chegar em mão meu apreço e meu sincero agradecimento ao Presidente de nossa maior instância jurídica, não fosse sua iniciativa.. Obrigado pelo esforço de manter o blog e de fazer a diferença.

  • Edu,
    Muito obrigada por ter me representado nesse momento tão especial para nossa democracia.
    Você é muito generoso e também faz o Brasil ser melhor.
    Abraços

  • Parabéns e felicidades ao Ministro Levandowski,
    finalmente um presidente do STF na altura e matiz dessa grande nação que estamos criando com Lula, Dilma e todos os brasileiros, que amam e apostam no Brasil!

  • Que Levandowski continue com sua lucides habitual e senso de justiça inabalavel que mostrou em todo o processo do mensalão sem se curvar a massiva pressão da imprensa de mercado. boa sorte!

Deixe uma resposta