Uma ova, Luciana Genro! O PT não faz o que o PSDB fazia

Opinião do blog

 

Vejo pessoas respeitáveis comemorando resposta que a candidata do PSOL à Presidência, Luciana Genro, deu ao tucano Aécio Neves quando por ele foi perguntada sobre “educação” no debate da CNBB, na última terça-feira. Ela aproveitou a pergunta para lembrar quem é o PSDB e o próprio Aécio.

Antes de prosseguir, assista, abaixo, ao vídeo. Tem cerca de 5 minutos.

 

 

O tucano e o “pastor” Everaldo – que só não quer privatizar o dízimo que “igrejas” como a dele recebem do Estado via subvenções e renúncias fiscais de toda sorte – tinham acabado de fazer uma tabelinha para acusar o PT de corrupção. Eis que Luciana ignora a pergunta e manifesta indignação com a cara-de-pau de justamente um tucano fazer acusações de “corrupção”.

Luciana é uma grande oradora. Inteligente, simpática e a sua indignação com tanta coisa errada que há no Brasil, soa legítima. Contudo, ela parece ser vítima de um radicalismo e de uma visão curta e superficial dos fatos que, amiúde, esbarra na mais clara injustiça.

A candidata do PSOL lembrou bem que operadores de caixa 2 como Marcos Valério – quem viabilizou o caixa 2 petista, o qual inventaram ser “pagamento de deputados para votar com o governo” – começaram a atuar no dito “mensalão tucano”. E até o caso do “aécioporto”, que envolve o próprio candidato do PSDB.

Contudo, para desmascarar Aécio, Luciana fez uma acusação injusta ao dizer que o partido “continuou o que o PSDB fazia”. Nesse ponto, aproprio-me da expressão apropriada que ela usou para rebater acusação do tucano de que estaria atuando como “linha auxiliar” do PT, apesar de o estar acusando:

Uma ova, Luciana Genro! O PT não faz o que o PSDB fazia.

Luciana cometeu um erro imperdoável ao ignorar que toda a corrupção – verdadeira ou não – de que membros do PT foram acusados ao longo de seus 12 anos de governo só foi investigada, julgada e punida graças ao mesmo PT, que, à diferença do PSDB, não aparelhou os órgãos de controle que fizeram as denúncias darem em alguma coisa.

Comecemos pela Procuradoria Geral da República, como é óbvio que tem que ser. Afinal, Luciana citou o caso da compra de votos para aprovar no Congresso a emenda constitucional que permitiu a FHC disputar a própria sucessão em 1998 e essa vergonha não foi apurada justamente devido à PGR de então.

Se no tempo de FHC houvesse na PGR um procurador-geral como os que o PT indicaria ao chegar ao poder, o próprio ex-presidente seria condenado por ter o “domínio do fato” de um escândalo que o beneficiou pessoalmente. Contudo, o ex-presidente tucano nomeou para o cargo o primo do então vice-presidente da República, Marco Maciel.

Geraldo Brindeiro, ex-procurador-geral da República, primo do vice de FHC, ficou OITO ANOS no cargo e sua atuação foi tão escandalosamente parcial em prol de quem o indicou que ficou conhecido como “engavetador-geral da República”. Em todo o seu tempo à frente da PGR, não incomodou uma só vez o governo que o indicou.

Durante o período de Lula na Presidência, tudo mudou. A começar pela PGR. Em primeiro lugar, enquanto FHC manteve um só procurador-geral por 8 anos, no mesmo tempo de governo Lula nomeou TRÊS PGR’s. O terceiro, Antonio Fernando de Souza, inclusive, foi quem literalmente massacrou o PT ao fazer ao STF a denúncia do mensalão.

 

 

O quarto PGR de Lula terminou o serviço. Roberto Gurgel, de longe, foi quem não apenas aprofundou o massacre ao PT, mas acobertou os inimigos mais figadais do partido, os tucanos, a favor dos quais engavetou, por exemplo, o escândalo de Carlinhos Cachoeira, envolvido até o pescoço com o atual governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo.

Eis que Dilma Rousseff nomeia Rodrigo Janot como procurador-geral da República, o mesmo Rodrigo Janot que está prejudicando fortemente a campanha eleitoral de quem o nomeou.

 

 

Não entrarei no mérito das últimas medidas do primeiro PGR nomeado por Dilma contra o partido dela – retirada de site petista do ar e pedido de suspensão de críticas legítimas de Dilma à campanha de Marina. Mas o que tem feito Janot mostra que Dilma usou critérios republicanos para nomeá-lo, assim como Lula. Bem diferente do que fazia FHC.

Autonomia da Polícia Federal é outra diferença esmagadora dos governos federais do PT (2003-2014) para os do PSDB (1995 – 2002). Todas as denúncias contra o PT foram apuradas pela PF com toda a liberdade. Inclusive, o último escândalo do qual acusam o partido, o da Petrobrás, só existe porque Dilma e Lula permitiram à PF trabalhar livremente.

E não vamos nos esquecer, claro, de todos os ministros do STF que Lula e Dilma nomearam e que ajudaram a produzir uma injustiça no julgamento da Ação Penal 470 que um dos membros daquela Corte, Ricardo Lewandowski, chegou a denunciar.

Assim tem sido com todos os outros órgãos de controle sob responsabilidade da Presidência da República desde 2003. Será então, meu Deus, que Luciana Genro não enxerga nada disso?! Se diz que o PT continuou fazendo o que o PSDB fazia, não enxerga. Ou o que é pior: enxerga, sim, mas finge que não.

  • José Ricardo Romero

    Muito bem, Eduardo. Luciana Genro é precisa na acusação e difusa na atribuição de culpas. Uma pena, porque ela poderia ganhar a confiança das pessoas que querem ver pessoas corajosas denunciando os horrores da corrupção no Brasil, mas perde pela síndrome da metralhadora giratória, da manifestação de “contra tudo o que está aí”, o que é uma grande besteira. Enfim, ela segue o comportamento revoltado e imaturo de seu partido que acaba tendo traços nas eleições.

  • Rita

    Brilhante, caro Eduardo!!
    Sem mais palavras.

  • Wilsoleaks Alves

    Luciana Genro faz parte da esquerda oportunista e covarde.

    Para ser governo é preciso dar a cara à tapa, deixar de ser pedra e passar a ser vidraça.

    O PT tem coragem e competência para governar, coisa que que o PSOL, pusilânime que é, jamais terá.

  • Antônio

    Está muito claro.
    Só não vê quem não quer.

  • Marcelo Rodrigues

    Lista tríplice não é corrida de cavalos pois não importa quem chega na frente. O mérito maior da lista é justamente propor diversos nomes e dar oportunidade a outras linhas de pensamento de terem chance de atuar no comando da instituição e, quiçá, desembolorar a espelunca. Escolher cegamente sempre o mais votado significa perpetuar o status quo, quem nem sempre é bom e melhor serviria ao interesse público se fosse mudado.

    • Wilsoleaks Alves

      Creio, Marcelo, que tanto Lula quanto Dilma partem do pressuposto de que não basta a mulher de Cezar ser honesta, tem também que parecer ser honesta.

      Pode-se até discordar dessa visão, contudo não é possível afirmá-la como sendo errada, até porque a primeira impressão é a que geralmente fica.

  • Se Luciana Genro não fosse daquela esquerda que prefere a direita, desde que derrote o PT, seria até digna de elogios. Sendo inteligente e informada, seu discurso contra o PT soa muito falso pois é claro que ela sabe não estar dizendo a verdade.

  • Djijo

    Assusta quando um Ciro Gomes quase segue na linha de Luciana na acusação de petistas em trambiques, como uma continuação dos esquemas do PSDB.

  • maria olimpia

    Estamos cansados de ouvir essa ladainha do Psol que nada acrescenta ao debate político! Qualquer um sabe que há diferença e muita entre os malfeitos do PSDB, que foram todos jogados embaixo de tapete (mesmo pela Justiça) e o PT!

  • João de Azevedo

    Olhe só pessoal!
    Como a mulher é santa.
    Por causa disso que ela passou a criticar a Petrobras:

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=21308

  • Romanelli

    tem razão..

    ..mesmo porque, por falta de oportunidade, visto que seus quadrilheiros sempre conseguem escapar das garras da justiça, seus quadrilheiros – do PSDB – NUNCA foram tratados como heróis pela militância mais alienada, aguerrida e “comprometida”.

    • Wilsoleaks Alves

      “BANANÉLLI – A banana que desce o redondo”

      • Wilsoleaks Alves

        Errata:
        Onde se lê: “…que desce o redondo”
        Leia-se: “…que desce redondo”

        Ai,ai… Depois dessa, só tomando uma SKOL.

    • Romanelli

      Sai pra lá, sai dai pra lá

      Que negócio é esse de que eu sou a banana que “desce o redondo”

      Colega, nada contra, mas não é a minha praia ..melhor vc tratar destes assuntos com o tanquinho da barriga verde.

      http://www.youtube.com/watch?v=AO43p2Wqc08

  • João de Azevedo

    Com relação ao meu comentário anterior, Um leitor do Blog Tijolaço, ainda cita:

    “Belo trabalho de Fernando Brito, mas eu ainda acho que esse adulterador de combustíveis e a banqueira sonegadora são apenas a ponta do iceberg dessa turma que apoia a Marina. Eu acho que tem muito mais gente desse tipo, que tem dívida com a sociedade, apoiando essa mulher na esperança de terem suas dívidas e suas penas perdoadas. O usineiro falido do jatinho fantasma também faz parte da turma da nova política.”

  • jose marcos

    Em relação à suas críticas a fala da Luciana, concordo totalmente. Agora o Lula/Dilma foram de uma ingenuidade tremenda em achar que podiam agir de forma republicana com os CANALHAS da direita. Por esta ingenuidade pueril o PT e consequentemente a nação vão pagar muito caro. O Lula e principalmente a Dilma agiram como ovelhas no meio de lobos. Foram tão “republicanos” com a PF que, inclusive, perderam o controle dela. Por falar nisto o que vai acontecer com o tucano Zé Cardoso, vai ser nomeado para o STF???

  • Clarivaldo Freire

    Interessante:

    Estava assistindo ao debate, e, naquele momento pensei exatamente isto.
    Claro a intervenção valeu pela surpresa do Aecio. E na réplica ainda foi cobrado pelo aecioporto. Ele não esperava. Mas ficou por ai, ela tem muita informação para que eu possa pensar que a acusação ao PT foi gratuita. É o ódio que eles nutrem porque não ocuparam os espaços que pretendiam dentro do partido. É o mesmo ódio que alimenta a Marina.

  • manoel

    Pô Edu, legal.
    Cansei de escrever isto pelos blogs noticiosos hoje. Não com a sua categoria, claro.
    Que a Luciana queira atacar o PSDB tudo bem, mas fingir que não sabe dos avanços e melhorias que tivemos neste país com os governos petistas, é ser alimentada por um ódio atroz.
    Parabéns por falar isto de forma ainda mais consistente.

    • eduguim

      Valeu

  • Fabiano Araújo

    CORRETO ! Vc. apontou a falha que Luciana cometeu. Embora o PT tenha feito erros (quem não fez ?), seu período de governo foi SUPERIOR, em TODOS OS NÍVEIS, inclusive na investigação da corrupção, ao descalabro administrativo de FHC e seu PSDB, que quebraram o país três vezes. Luciana não chegou a colocar o PT no mesmo saco do PSDB. Seria uma leviandade de sua parte, mas, quase chegou lá. Luciana precisa ter cuidado ! Na República de Weimar, o Partido Comunista Alemão chamou os sociais-democratas de “sociais-fascistas”, querendo com isto equiparar a Social-Democracia aos Nazistas, fato que facilitou estes alcançarem o poder.

  • Renato S

    A questão que Luciana levantou foi da corrupção e não sobre o acobertamento da corrupção. Pode-se discutir se ela está certa ou errada nos casos que ela apontou de lado a lado, mas a investigação ou não desses casos de corrupção não era o assunto em questão nas réplicas dela.

    • Wilsoleaks Alves

      Corrupção existe em todo lugar, em alguns lugares mais que noutros.

      O PT, ao estabelecer normas de fiscalização e investigação, combate a corrupção em seu nascedouro e tanto isto é verdade que segundo o TSE o partido mais corrupto do Brasil é o PSDB numa lista em que o PT figura apenas em oitavo, embora seja muito maior que o partido tucano.

      Desonestidade intelectual também é desonestidade e nesse quesito o PSOL é quase imbatível.

      • Renato S

        O PT figurar “apenas” em oitavo (se for o ranking que existe na internet, ele está em nono, mas os dados se referem ao período de 2000 a 2007) no ranking da corrupção não deveria ser motivo de orgulho pra nenhum petista…

        Mas não vi desonestidade na fala da Luciana Genro. Se é admitido que a corrupção existe em todo lugar e ela relembrou diversos casos de corrupção do PSDB, anteriores posteriores aos casos de corrupção do PSDB, não pode ser chamada de uma fala desonesta.

        Os “atenuantes” de permitir independência na investigação (uma espécie de “rouba mas pune”) tem que ser trazidos pela candidata do PT (e Dilma trouxe no tempo que teve para falar), não pelos adversários.

        • Wilsoleaks Alves

          Ninguém aqui está se orgulhando de nada, pastel. Só fiz uma comparação para demonstrar a diferença entre PT e PSDB, mas parece que para algumas pessoas, nem se desenhar…

          A desonestidade de Luciana Genro é similar a sua que se finge de desentendido para poder sofismar sem parecer estar deliberadamente mentindo.

          Manjadérrimos !! Não enganam ninguém.

          A pérola fica por conta do “rouba, mas pune”.
          Você conhece alguém punido que não tenha praticado o delito?

          Se bem que o mensalão do PT não ficou provado…

  • O cacoete de igualar o PT ao PSDB vem do fato de os ex-petistas que hoje têm ódio do PT acharem que simplesmente declarando isso estarão ajudando a afundar o barco de onde pularam oportunisticamente. Só que o sucesso e popularidade do PT e de seus políticos, confirmadas nas urnas, comparados à modesta avaliação popular do partido de Luciana nas urnas, demonstram que a estratégia não está dando certo. Quando muito, ajuda a direita a ganhar mais alguns votos. Então, quem é linha auxiliar do PSDB e seus miquinhos amestrados é ela.

    • Wilsoleaks Alves

      Oi Sala…

      Essa eu vi num blogão de primeira qualidade:

      REESCREVENDO DITADOS

      – Contra factóides não há argumentos.

      – Casa de Aécio, espeto de pó.

      – Dize-me quem delatas e te direi quem és.

      – Quem lê o PIG come farelos.

      – Mais cego é o leitor da Veja.

      – Quem sabe diz, quem não sabe desinforma.

      – A falta de informação é a mãe de todos os males.

      – Mente vazia, oficina do Silas (ou oficina do vigário).

      – Duas Marinas não fazem uma verdade.

      http://salafehrio.blogspot.com.br/2014/09/reescrevendo-ditados.html

      Valeu, Sala Fério. É muito bom ter você do nosso lado.

  • Wladimir

    Edu, o Lula não nomeou o “engavetador”; seu mandato como “engavetador geral da rep…”, digo, como Procurador Geral da República terminou em 28/06/2003, ou seja, no meio do primeiro ano do Mandato do Lula, cumprindo sua terceira recondução ao cargo feita por FHC. Abraços.

  • Nizinha

    Acredita que até eu estava pronta para cair no poço? A impunidade com que Osmarina e Aécio fazem acusações ao governo é tamanha que ao ouvir a Luciana contestar o Aécio eu já ia caindo no laço. Obrigada, Eduardo, por mais uma vez, com sua lucidez, me trazer à razão. Que história é esta de que o PT aprendeu a fazer corrupção com o PSDB? Para nos mantermos numa linguagem cara à Luciana, se matou a cobra, mostre o pau. O PT é responsável por tirar da fome (fome, Luciana) milhões de pessoas. A que corrupção ela se refere? Ao Paulo Roberto da Petrobras? Aquele mesmo das mutretas com o FHC? Tudo o que se refere ao PSDB ou, agora, a Osmarina, se transforma ( ou como gosta Osmarina, se metamorfoseia) em lixo. O avião não tem dono, as contas estavam no avião que pegou fogo, o apartamento em que a moça mora é de um magnata do DEM, condenado por adulteração de gasolina (pode?) etc., etc. Nem Midas tinha tanto poder de transformação assim. Valeu pelo alerta, Eduardo. Grande abraço.

  • Valéria PE

    Esses pequenos partidos estão na verdade fazendo a campanha da direita . Essa cegueira seletiva tem um propósito,prejudicar Dilma.

  • Vanessa Fabíola Silva de Faria

    Olha, eu continuo votando no PT, mas nem por isso entendo que o argumento de Luciana Genro não é insensato, na medida em que de fato houve o aparelhamento do estado, mas ela também deixa claro que não foi o PT quem inventou isso (aliás ng. inventa o que ja está inventado) o que o próprio PT fez de bom e isso ela deixou de fora no argumento é o fato da investigação e punição, coisas que não ocorriam durante a gestão tucana. A questão é que está mais do que na hora de sermos, nós também, petistas e alinhados com o ideário do partido, pararmos de tentar tapar o sol com a peneira e dizermos que estamos isentos de tais práticas, porque ninguém, hoje, que é financiado por banqueiros e/ou empreiteiras ligados à maioria do Congresso, pode governar sem ter que lançar mão desse tipo de recurso, configurado por Luciana como “aparelhamento” do estado. Não concordo tb com esse artifício e acho que esse é um dos principais gargalos na campanha do PT: como se associa o neodesenvolvimentismo à essas práticas grotescas que configuram uma política podre e velha? Chamá-lo de “mal-necessário” é subestimar a inteligência do eleitor e de alguém como eu, que desde meu primeiro voto, em 1990, deposito-os todinhos em candidatos do partido, por uma questão de coerência com meus princípios ideológicos. É isso.

    • Edi Passos

      Com todo o respeito cara Vanessa, mas não se trata de “tapar o sol com a peneira”. A questão é que para acusar o governo e o PT quase que diuturnamente – e defender e acobertar o PSDB na mesma intensidade – já existem a Globo, a Band, o SBT, a Veja, a Época, o Estragão, a FSP, o Globo, a ARENA em geral, o exército de trolls adestrados das redes sociais, etc… Não precisam, pois, da nossa ajuda!

    • Pedro Lourenço

      O PT paga o preço de ter se tornado um partido de massas, e achar que se ganharia eleições sem se utilizar das praticas da direita é muita inocência ,no caso do PSOL é muito prático se dizer incorruptível do ponto de vista ideológico e deixar a direita governar, se o PT fosse guiado por estes dogmas ainda seríamos aquele país corrupto e miserável governado pelas velhas oligarquias que sempre se locupletaram da miséria do povo, houve erros, houve ,o principal deles foi não ter encarado o monópólio da mídia, a Dilma tentou conter a usura do mercado financeiro ,foi derrotada justamente porque a imprensa é o principal parceiro destas instituições, e por isso mesmo os banqueiros não tiveram dúvidas este ano e lançaram eles mesmos candidato este ano, eu penso naqueles que hoje vivem com dignidade , por isso não desisto nunca!

  • Roberto Locatelli

    Das duas possibilidades colocadas no final do texto, fico com a segunda: Luciana enxerga, sim, a diferença, mas finge que não.

    E digo mais: independente do resultado das eleições, muita gente do PSOL se prepara para abandonar o barco. Alguns vão para a Rede da Marina Itaú.

    • luiz mattos

      Penso o mesmo este partido é a mais ferrenha oposição ao PT e os sites que endeusam luciana são de fato opositores ao governo.

      • Roberto Locatelli

        Pois é, são “de esquerda” mas estão junto com a direita mais rançosa.

    • Tenho a impressão que estas eleições marcarão o fim do PSDB, do PSB e do PSOL.

      O PSDB via naniquização, seguindo os passos do DEM (alguém ouviu falar do DEM nestas eleições, ele teve alguma importância por menor que fosse?) e tornando-se irrelevante no plano nacional.

      O PSB pela desintegração de sua estrutura partidária, completamente esgarçada (para não dizer arrombada) pelo oportunismo neomarinista).

      E o PSOL pela concientização de sua completa irrelevância por parte da esquerda em geral.

      O PSDB vai virar linha auxiliar dos novos partidos de direita que surgirão, gestados nas hostes neomarinistas (e não se iluda, será uma direita mais raivosa ainda do que a direita demotucanalha que enfrentamos até aqui. Os traidores são os inimigos mais raivosos e violentos (e digo inimigos porque eles vão tratar tudo como uma guerra, sem escrúpulos nem limites).

      O PSB vai se fragmentar completamente. A ala direito-oportunista vai se aninhar no neomarinismo financista e a ala que mantiver algum resquício de esquerda vai se fragmentar em grupos regionais que mesmo que não se dispersem completamente, perderão o caráter nacional.

      O PSOL vai cair no esquecimento, alinhando-se ao PCO, PSTU e PCB, inclusive com igual tamanho. Talvez mantenham um deputado ou dois, mas muito possivelmente não cheguem nem a isso.

      No lugar desses partidos eu acho que vai surgir um movimento neofascista, um tipo de Tea Party tupiniquim, erguido à sombra do financismo que sustentou o neomarinismo atual, mas a Marina mesmo pode cair no ostracismo se a direita conseguir fabricar um outro “ungido” mais ao gosto da granfinalha paulistana.

      • Roberto Locatelli

        Bela análise!!

  • Ana

    Edu, você está certíssimo !! Luciana está tendo importante papel na atual campanha, mas peca pelo radicalismo e se acha o último biscoito do pacote !!!

  • Elisa

    Gostei deste momento da Luciana Genro, mas também considero injusto igualar o PT ao PSDB. Como você bem disse, Eduardo, apesar de ser inteligente e ter outras qualidades, ela parece ser vítima de um radicalismo e ter visão curta e superficial dos fatos; ou finge?

  • Liz Almeida

    Acredito que Luciana Genro quis dizer que a corrupção continuou de forma ainda muito significativa, independente de ser apurada ou não.

    Até certo ponto ela tem razão.

    Só é preciso lembra-la que caso seu partido, o PSOL, chegasse ao poder não teria como governar se não fizesse o mesmo. Quem sabe depois da Reforma Política… mas a Reforma quem quer e tem como fazer é a Dilma.

    Fica pra próxima, Luciana.

  • Antonio Lyra Filho

    Luciana Genro teve uma oportunidade de se redimir na besteira que fez ao sair do PT.

  • Maria

    Parabéns pela análise! Também tive o mesmo pensamento: tamanha injustiça para com o PT! Ela foi perfeita na acusação ao Sr. Aécio/;PSDB, mas falhou feio ao igualar os partidos na questão corrupção. Onde poderíamos aplaudi-la pela brilhante acusação ao tucano, faz-nos desistir diante da falta de bom senso em mostrar a grande diferença que você, caro Eduardo, tão bem nos mostra aqui.
    Aliás, a nossa Presidenta vem apresentando essa mesma defesa quando questionada sobre corrupções no governo.
    A Sra. Luciana Genro por estar hoje em outro partido, não perde, por isso, o direito e o dever de defender o correto na política e acusar o que está errado.

  • Luiza

    Eduardo, excelente post. Parabéns. Você deu nomes aos bois.

    Mesmo achando que Luciana fala bem, é simpática e deu um belo golpe de ippon no candidato Aécio, acredito que por o PT e o PSDB na mesma saca é, como você diz, ou cegueira, ou sacanagem.

    Apenas acho que o PT é “republicano demais” para o meu gosto.

    Por exemplo, o senhor Janot. Por que ele não investiga, com a rapidez com que atendeu às demandas de Marina Silva, a questão do jatinho que o PSB usava, o qual não se sabem de quem é, quem pagou e por aí vai? Ele está esperando o que para dar uma posição sobre o assunto?

    • Luiza

      Complemento: Luciana Genro sempre tenta dizer nos debates entre os candidatos que Dilma, Aécio e Marina são iguais. Pois é, se for assim, não precisaremos de eleição, é só sortearmos um nome entre os três, certo?

      O PSOL é “traço”, em termos de eleições, mas ao tentar “ensacar” gregos e troianos, presta um desserviço ao eleitor, por tentar confundi-lo (e não consegue). As pessoas não são bobas e o Partido continua com o status de “traço”.

    • eduguim

      Grat, Luiza

  • jose carlos

    Por causa de discursos maldosos como esse de Luciana que em parte repete o pig, muita não sabe que o PT do pai de Luciana, apesar de ser um grande partido, é lanterninha no ranking da corrupção, o que não se pode dizer o mesmo do PSB, PSDB…
    http://www.lexometro.blogspot.com.br/

  • Nelson

    O PSOL é um braço “esquerdo” da direita. Basta ver o que eles aprontaram nas malfadadas manifestações de 2013. Só a direita faturou com aquilo, e a esquerda consequente foi literalmente detonada. Esse pessoal cultiva um sectarismo primário e um mecanicismo tosco revestido de marxismo, objetivamente avesso aos interesses sociais mais populares. Contudo, adoram posar de vestais do progresso social. Criticam Deus e o Diabo, mas são incapazes de exercer qualquer autocrítica avançada e de estabelecer alianças programáticas estratégicas. Sua tendência é de se manterem eternamente nanicos, prestando serviços inestimáveis às elites retrógradas do país. Lênin explica isso como a doença infantil do comunismo, uma presença constante em todos os movimentos políticos proletários desde o final do século XIX. Mas talvez Freud também mereça ser consultado.

  • Paulo

    O buylling que o PT sofre chega a ser uma coisa diabólica De todos os lados ele sofre buylling e o mais impressionante é que é um buylling sempre mau caráter ( se é que existe buylling bom caráter). Todos sempre atacam o PT mentindo, e na maioria das vezes quem o ataca faz exatamente o que está acusando. Os políticos em geral, não agravando a todos, seja de direita, de esquerda , especialmente os que saíram do PT agem na maior cara de pau, sem o menor pudor mentindo, inventado, denegrindo o PT e seus filiados especialmente porque sabem que tem o suporte da mídia. Luciana Genro não é diferente e pior do que tudo, ela mente conscientemente. É uma lástima ver que o Brasil ainda é uma sub democracia, em especial pelo caráter baixo de grande parte dos eleitos.

  • Pablo Rodrigo da Silva

    Eduardo,

    Ótima análise! Você foi preciso e corretíssimo em suas considerações. O PT no governo tem muitas falhas, mas, quanto ao combate à corrupção, seu governo foi um inegável avanço, ampliando a autonomia de muitas instituições, como a Controladoria Geral de União e a Polícia Federal, além de ter criado instrumentos legais eficientes e eficazes como a Lei da Transparência.

    Infelizmente muita gente se esquece de que a corrupção, um de nossos maiores problemas, irmã siamesa da desigualdade social (nosso maior problema), é um processo que permeia nossa formação social e na qual ela é tratada com bastante permissividade. Contudo, esse problema não é exclusividade nossa, pois penso que a corrupção é inerente ao sistema capitalista.

    Luciana Genro é um quadro muito bom do PSOL, mas sofre do mesmo mal do partido, tratar o governo do PT como se fosse uma continuação aperfeiçoada do governo tucano. Não reconhecer os avanços em vários campos, como educação (sim, houve avanços significativos em termos de oferta e em termos de qualidade e isso exigiria um longo debate), a redução expressiva da desigualdade social, a manutenção de empregos e a melhoria contínua da renda do trabalho, além de ter posicionado o país em um patamar de respeito nas relações internacionais, é de uma cegueira lamentável e empobrecedora, que torna o PSOL como proposta de partido refém de um ódio que não leva a lugar algum e que interdita as necessárias críticas à forma como o governo PT travou o avanço da formação política da sociedade brasileira.

    O PT deve ser questionado pelo que não fez, como a democratização da mídia, o avanço nos direitos das minorias, a ampliação de canais de participação direta na formulação de políticas públicas e a reforma política. Reconheço o governo como um avanço nos direitos sociais das classes trabalhadoras, mas sei que ele foi uma estagnação no avanço dos direitos políticos, mantendo, com pequenos ajustes, a forma como os partidos políticos se relacionam com o Estado e com a sociedade.

    Por acreditar que, dentre os três candidatos mais competitivos, a Dilma representa uma possibilidade de avanço, pelo menos nos direitos sociais, meu voto é e continuará sendo PT.

  • abrantes

    Esse pessoal do psol tem uma ância tão grande em agredir o PT que a Luciana Genro em um programa eleitoral recente , para acusar o PT de corrupção colocou no ar uma reportagem da globo sobre a Petrobras ,com se essa emissora fosse muito honesta em suas denúncias e aquilo era realmente verdade ,inclusive mostrou a cara do ( Como não sei escrever o nome dele vai Willian VACA mesmo) . PSOL E REDE GLOBO TUDO A VER .

  • Osvaldo

    Luciana enxerga sim, ela não é boba, e finge que não enxerga.

    Joga pra platéia.

    Outra coisa: O PSOL comemorou a derrubada da CPMF, imposto que onerava somente os ricos.

    Luciana, não nascemos ontem. Tem muita gente que é trouxa e não sabe de nada, mas tem também muita gente que não é trouxa.

  • Salvador Ferreira

    Eduardo sempre destrinchando aquilo que a mídia jamais publica.
    Porquê ler assa massa purulenta que se denomina jornalismo?
    Sempre lancetando os tumores pútridos que tentam esconder?
    Em frente, companheiro.

  • Belmiro Machado Filho

    PSOL e PSTU são dissidências do PT. Toda dissidência tem um componente de ódio bastante acentuado. A Luciana agiu de má fé e desonestamente.

  • Jbmartins

    Luciama Genro só queria levar vantagem eleitoral, porém desmascarou Aécio, o PT esta acostumado a apanhar com inverdades, ela esqueceu de dizer que com o PT a punição e investigação sob Corrupção.

  • Iohann

    Muito bem colocado. Você revelou o que me incomodou na fala dela mas não tinha me ficado claro. Grato pela sua perspicácia

    • eduguim

      Valeu…

  • Cid Elias

    Essa é outra que ”esqueceu’ que fazia parte do PT à época do ocorrido – e do mesmo modo que a hh, osmarineca e afins, faz de conta que nunca se elegeu pelo PT. Uma OVA lulu bb!!

  • Fabio Faiad

    Eduardo, considero a Luciana Genro uma política séria. Divirjo também do exagero ideológico dela (e do seu partido, o PSOL), mas isso não tira a seriedade da pessoa. Sob a ótica radical dela, ela pode não enxergar como você as diferenças entre PT e PSDB, mas, justiça seja feita, ela aproveitou uma pergunta sobre educação e mandou na cara do “aéreo” um monte de verdades sobre a corrupção do PSDB e desengasgou muitas pessoas (como eu) que não viam nenhum candidato desmascarar a contento as duas farsas: “aéreo neves” e “PSDB honesto”.

    Abs, Fábio Faiad.

  • Helena/S.André SP

    Concordo que Luciana Genro foi insensata ao comparar PT ao PSDB na questão de corrupção. E acho que ela tem consciência disso mas valeu a pena ver sua coragem de dizer a Aécio todas as verdades sobre as acusações que pesam sobre o PSDB. Aécio foi nocauteado e ficou desnorteado diante do inesperado golpe que levou. Agora censuraram o site mudamais.com mas o site Empiricus continua a todo vapor espalhando terror sobre o governo Dilma. Não seria o caso de censurá-lo também? Acorda PT!

  • Maria Antônia Ferreira Monteiro

    Caro Eduardo e colegas,
    Concordo com tudo em todo o seu texto. Principalmente quando diz que a candidata Luciana Genro não ignora que o governo petista é quem mais combateu e combate a corrupção e que a Polícia Federal nunca foi tão independente quanto nos governos do PT. Só acrescentaria que é tão independente que nem comando tem! Se tem, ninguém sabe, ninguém conhece e ninguém viu ou sequer ouviu falar quem é que manda na Polícia Federal! Entretanto, apesar de não concordar com a opção da candidata em colocar no mesmo pacote o PSDB e o PT, eu Maria Antônia, tenho muito orgulho de fazer parte do universo em que vive e age a jovem senhora Luciana Genro! Para mim o valor de cada homem e mulher no mundo é dado e validado por sua atuação. E no debate de ontem a candidata prestou um espetacular serviço ao povo brasileiro ao dizer em público de modo direto e incontestável aquilo que ninguém em debate político tem coragem de dizer, a poucos metros de quem ela estava enfrentando, desmascarando e desnudando! E tenho certeza, prestou também um enorme serviço ao PT, porque tem muita gente que até hoje fala e pensa que o PT é mais corrupto do que o PSDB, pelo fato de que nos governos petistas, tem mais escândalos de corrupções e prisões do que nos governos do PSDB! E sabemos que a diferença está na simples e factual falta de investigação das corrupções da choldra psdbista. Haja vista os desvios de verba dos metrôs paulistas que ultrapassam em bilhões o “mensalão” do PT! E o senhor Geraldo Alckmim continua como se nada fosse com ele e provavelmente será reeleito! Quem manda não ter comando na Polícia Federal! O que a senhora Luciana disse ontem sobre o PT não o afetará em nada, não mais do que o próprio partido tem feito consigo mesmo, quando não responde à altura, rapidamente, às calúnias dirigidas ao partido e às suas figuras! A verdade pode ser grande, e, em algum momento vir à tona, mas do ponto de vista prático, maior é o silêncio que se faz sobre ela! E o PT têm se calado na maioria das vezes! Dizem que quem cala consente, e, até que a verdade venha à tona o caldo terá entornado, como sempre entornou! E a maior dificuldade da campanha deste ano tem residido nesse fato! Não falar a verdade e/ou não desmascarar as mentiras!
    Mais. Foi também graças a candidata, que pude ver e aplaudir a desmascaração da patética, asquerosa e nefanda figura do senhor Gentili , ao ser alvo da mais pura demonstração de saber e inteligência contra a pretensa inteligência em forma de cretinice, fanfarrice, calhordice e sarcasmos apreciados por tolos e antas! Um cretino imbecil, que pensa que pensa bem, só porque consegue manipular meia dúzia de palavras para um telespectador, com neurônios com pouca ou quase nenhuma intimidade com o ato de pensar, induzido a crer que está diante de um ser genial! O pulha é tão sem noção que não consegue se aceitar como um refúgio de ideias perdidas e acha que pode debater Marx com uma mulher de extrema esquerda, destemida e ainda livre para dizer o que pensa, sem embromação!
    Se encontrasse a senhora Luciana Genro lhe diria: jamais votaria na senhora para presidenta, já que seu pensamento político não tem conexão com a realidade e eu sou muito racional, contudo, a senhora nessa semana se portou e se comportou como um ser humano digno de admiração, orgulho e respeito porque carrega consigo aquilo que todo ser humano deveria ter – coragem de se expor e falar a verdade; não uma verdade individual, mas aquela que informa e liberta, porque o que de verdade importa é aquilo que levamos no íntimo, pois tudo aquilo que está fora de nós, não deveria ter importância alguma!
    Abraços
    Maria Antônia

  • Pedro Soto

    Mas ouvir essas pocas e boas que ela falou pro o Aécio, que é muito bom, lá isso é.

  • Pedro Soto

    Mas ouvir essas pocas e boas que ela falou pro o Aécio, que é muito bom, lá isso é.

  • Silva

    Eduardo, antes de mais nada parabéns pelo seu blog, seus textos, e suas posições, sendo sempre coerente e com uma honestidade intelectual cada vez mais rara no Brasil.
    Ao invés de Banco Central “independente”, ou seja na mão dos bancos e do mercado, Lula e Dilma optaram por um Ministério Público e uma Polícia Federal independentes, contudo não há no geral reconhecimento disto pela sociedade brasileira como uma conquista, a começar pelo próprios membros do MP, e profissionais do direito e da segurança pública em geral, como Advogados, Juízes, Promotores e Procuradores de Justiça, ou Delegados de Polícia. Um ou outro aqui e ali reconhece esse feito. E por parte da população em geral tão mal informada e manipulada pela mídia, dá até para entender, porém quanto a esse profissionais, fica difícil encontrar outra explicação que não a promiscuidade do Judiciário, do MP e da comunidade jurídica com as elites do capital, inclusive da mídia. E também chama a atenção a relação de submissão do MP e TJ nos estados governados pelo PSDB, com SP, MG, PR ou GO, e que estranhamente não causa indignação de ninguém, parece que ninguém se importa, ou a verdade é que não querem mesmo ser independentes coisa nenhuma, mas sim se dar bem com cargos no poder executivo ou até mesmo no setor privado, como a mídia, para eles e seus parentes, exemplos é que não faltam.

    • eduguim

      Grato, Silva

  • Carlos Henrique

    É por isso que PSOL, PSTU e debiloides associados são “a esquerda que a direita adora!!!!!!!!!!!”, Nunca ganharão nada com suas propostas dogmáticas que ignoram a correlação de forças existente, o que mostra que nem o Marxismo, afinal, eles conhecem, uma vez que o próprio Marx sempre destacou a correlação de forças como determinante da atuação revolucionária e da praxis marxista. Contudo, esses malucos servem para o que a direita quer : atrapalhar o PT, a esquerda viável, que ganha eleições e modifica o país progressivamente, não ignorando a correlação de forças, mas enfrentando-a de maneira viável e realista, para que, no futuro, a evolução da Nação permita que ela escolha até mesmo o que a extrema esquerda apregoa, mas quando for concretamente possível fazê-lo. Compreendo o erro que leva pessoas bem intencionadas a comemorarem as colocações de Luciana Genro, que no meio de declarações corretas sobre o PSDB, batendo de frente na cara de pau de Aécio neves, ajuda a mesma direita que ataca ao igualar o PT aos tucanos. O motivo é que o PSDB, e as desgraças do desgoverno FHC são tão protegidas pela mídia, que vê-las vindo a público, além do mais na boca de alguém que não é do PT, e está num partido de oposição, alegra aqueles que não têm voz devido à ditadura midiática que controla a opinião e a informação. Aliás, não assisti a esse debate, mas gostaria de que nele, e duvido que tenha acontecido, algum dos candidatos(Luciana Genro principalmente, mas também Dilma)tivesse criticado o partidarismo da mídia e a concentração das comunicações nas mãos de uma oligarquia, crítica para a qual o PSOL normalmente não se lembra de ser “radical”. Aliás, é comum políticos do partido, a começar pela doida Heloísa Helena, serem muito amiguinhos dos grupos de mídia, que lhes dão espaço exatamente para servirem à direita atacando o PT. As afirmações do texto sobre os Governos Lula e Dilma são corretas, nunca a PF investigou tanto nesses Governos, o que obviamente indica um disposição do PT em combater a corrupção, principalmente enquanto a PF foi comandada por Paulo Lacerda, e era de fato republicana, investigava tudo e não vazava conforme os interesses da mídia; contudo há também um outro aspecto a ser ressaltado sobre as “descobertas” da PF e as “denúncias” que muitas vezes fazem jogo político contra o PT. Se é verdade que o partido está correto em tornar a PF eficiente e em indicar pessoas idôneas para os Tribunais Superiores e para o MP, também é verdade que, no caso da PF o Governo Dilma precisa assumir o comando da instituição em um segundo mandato, não para fazê-la de arma política como fazia FHC, mas para não ter uma arma política da direita voltada contra si. TODO MUNDO SABE QUE A POLÍCIA FEDERAL É UM BUNKER DO PSDB, E DA MÍDIA, INCRUSTADO DENTRO DO GOVERNO, E NÃO É ADMISSÍVEL QUE O GOVERNO ELEITO, QUE DEVERIA COMANDAR A PF, NÃO TENHA O CONTROLE DA INSTITUIÇÃO, QUE “VAZA” INQUÉRITOS DE ACORDO COM OS INTERESSES DA DIREITA, E ATÉ MESMO ENCAMINHA CASOS DE FORMA A ATENDER AS AMBIÇÕES DO PSDB(O DEPOIMENTO DE SERRA NO CASO DO “TRENSALÃO”, MARCADO PELA PF PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES FOI UM ESCÂNDALO). DILMA DEVE NOMEAR UM MINISTRO DA JUSTIÇA COM PULSO, MANDANDO O BANANA CARDOSO PASTAR, QUE COMANDE A INSTITUIÇÃO, ENFRENTANDO OS INTERESSES DE CLASSE QUE DIRIGEM A PF. SUGIRO PAULO LACERDA. Essa é a visão política que o partido precisa descobrir; na verdade o PT sabe muito bem disso, precisa ter coragem para enfrentar as pressões de classe e colocá-la em prática; e que falta aos Governos petistas para terem nos órgãos de investigação instrumentos independentes na apuração de malfeitos, que não sirvam a nenhum jogo político(incluindo-se o jogo da direita); uma postura que infelizmente o midiático PSOL de Luciana Genro e sua turma “esquerda fofinha para a direita” jamais sugerirá.

  • João Brasileiro

    Olá, Edu!

    Isso mesmo! Com esse discurso, o PSOL não chega a lugar nenhum!!
    Esses partidos que se dizem mais à esquerda, perdem constantemente de se firmarem como partidos alternativos porque não querem enxergar que a fila anda, e a história também!!!
    Se querem chegar ao Poder para fazerem melhor, devem mostrar desde já.
    Mas, infelizmente, não percebem isso.

  • Márcio Gaspar

    Eduardo, no texto, creio que você quis escrever 1998, porém saiu 2008:”(..)FHC disputar a própria sucessão em 2008 e essa vergonha não foi apurada justamente devido à PGR de então.”

    • eduguim

      Tem razão

  • Jorge Portugal

    Luciana Genro fez o que Dilma deveria fazer! Dilma que deveria bater em Aécio quando ele fala em corrupção do PT. Quem assiste os debates, e vê Aécio bater e não apanhar, mostra que a candidata do PT é covarde ou tem mesmo culpa no cartório. Outra!! A classe A tem tanto ódio pelo PT que qualquer um que Lula ou Dilma escolhesse para o STF ou Procurador Geral da Republica, colocaria o pessoal do PT na cadeia!!! Até se o procurador fosse José Eduardo Cardozo. Dilma poderia dar um salário de 1 milhão por mês aos ministros do STF que os “mensaleiros” do PT estariam presos e os do PSDB não.

    • Wilsoleaks Alves

      Ô de Lisboa !

      Luciana Genro é franca atiradora, não tem nada a perder, por isso pode dizer qualquer coisa e nem precisa se preocupar com as consequências, muuuuito diferente da Presidenta de um País que tem, no mínimo, que guardar decoro.

      Ei Jorge, você conhece aquela do Manoel?
      – Raios que me fodam! Logo hoje que arrumei uma mulata para dormire, estou sem sono.

      • Jorge Portugal

        Então ela deveria renunciar a presidência e concorrer só como candidata, pois pessoas ignorante como eu, fica vendo ela apanhar e não bater, achando que ela tem rabo preso, e acabam mudando de opinião e voto.

  • Almir

    Nosso eterno presidente Lula vem participando ativamente não só da campanha presidencial, mas também das campanhas nos estados. No RN, por exemplo, ele tem aparecido no horário reservado aos candidatos ao senado, pedindo votos pra candidata do PT Fátima Bezerra, enfatizando que a eleição desta vai ser muito importante pra que se possa promover a reforma política. O esforço vem dando resultado, pois a candidata virou o placar em todos os institutos de pesquisa, ate no Ibope, pois já colocou 6 pontos na frente da ex-governadora Wilma de Faria (PSB, apoiada por Marina Silva).Eu disse SIM, voto Fátima senadora, nº 131.

  • Wendy

    Eduardo, meio off topic: lembro-me que no final do ano passado, se não me engano, você disse que a campanha ia ser feroz, que era pra gente se preparar. Eu fiquei pensando no que poderiam fazer… Mas você acertou em cheio. Tinha que dar Dilma no primeiro turno e acabar logo com a palhaçada que virou essa campanha. Até o TSE agora? Quando a gente acha que não falta mais nada, até censura acontece! Será que pode piorar?

    • romu

      Concordo. Tão feroz que pairam sérias suspeitas do que realmente teria acontecido a Eduardo Campos. Vejam isso: deputado-protogenes-queiroz-investiga-se-eduardo-campos-sofreu-atentado-19092014

  • Joel Soares

    “não aparelhou os órgãos de controle” é, acho q os órgãos de controle se livraram dessa….
    se bem que hoje, a participação do PGR sobre a CPI da Petro, teve cara de EGR (Engavetador)… lembrou, de longe, mas lembrou…

  • Almir

    O vice da Marina, Beto Albuquerque disse que não dá pra governar sem o PMDB. Então aquela ameaça feita pela Marina de mandar Sarney e Renan Calheiros pra oposição era papo furado? Mudou de ideia NOVAMENTE.

    • Luís CPPrudente

      A messiânica e vigarista Marina mostra que a sua nova política é um embuste. Ela é a outra face do PSDB.

  • José Medeiros

    “O quarto PGR de Lula terminou o serviço. Roberto Gurgel, de longe, foi quem não apenas aprofundou o massacre ao PT, mas acobertou os inimigos mais figadais do partido, os tucanos, a favor dos quais engavetou, por exemplo, o escândalo de Carlinhos Cachoeira, envolvido até o pescoço com o atual governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo.”.

    Falou no diabo e apareceu o rabo. Pois não é que me lembrei dos mais de cem exemplares do libelo de sérios e contundentes indícios da maior roubalheira de todos os tempos, a “Privataria Tucana”, que o MSM depositou às portas da PGR e, quem sabe, o sr. PGR transformou em assento para o seu adiposo bumbum? E só de pensar que a Necarina planeja, caso eleita (cruz +credo, seu malasartes) reeditar o filme da Privataria com quase todos os mesmos atores de antes?

  • Luiz

    Valeu Eduardo. O mesmo do mesmo uma ova. As diferenças são gritantes como você mostrou. Grato pelo post.

    Luiz

  • celestino

    Seu Janot, tu tanbémkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • celestino

    Censurador, que absurdo. mais um que a historia vai cobrar no futuro. avante Dilma,

  • Cláudio

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Pedro Lourenço

    A Luciana Genro nesta campanha já conseguiu provar que não é esperta, e a política brasileira não perdoa amadores, sua entrevista no “The Noite” foi um fiasco para a sua campanha, conversar sobre política num reduto neofascista é muita inocência, e quanto ao comparar o PT com o PSDB ,usando os argumentos da grande mídia para ataca-lo, mostra de novo seu amadorismo, se ela legitima as denuncias da imprensa, legitima seu própio algoz , pois a mesma incriminou seu partido, acusando-o de financiar as ações dos grupos black-bloc, a luta eleitoral este ano está diferente dos anos anteriores, o PSDB escondia seu discurso , ao contrário da Osmarina, se ela ganhar esta eleição , ela tem total legitimade de aplicar seu programa totalmente pró-capital ,com apoio total do congresso e mídia, será uma tragédia que a própria luciana colabora com seu fogo-amigo ,as vezes eu fico em dúvida: mas será possível tanta ingenuidade ? Os militontos do PSOL ou são inocentes demais ou são cúmplices, pelos dois motivos não merecem confiança.
    Ps: O PSTU e o PSOL estão no comando do sindicato dos metroviários de SP, este ano eles conduziram a categoria a MAIOR DERROTA DA SUA HISTÓRIA ! por aí se tira a condução política deles …

  • Yra doce

    São capazes de tudo para tentar voltar ao poder.

  • Adilson

    Edu,
    Nas eleições passada o PSDB encolheu, dizem que na eleição de outubro vai encolher muito mais. Não obstante, se os critérios para escolher o PRG fossem republicanos, salvo algumas exceções, os principais nomes do PSDB estariam encarcerados.

  • Romanelli

    Então, vejamos o que o seu político fez por você nos últimos tempos:

    Peguemos o exemplo do safado que chega a ser IDOSO e tem, não só suas eventuais penas – se condenado – , como também o tempo de contagem pra prescrição do processo, criminosamente diminuídos.

    O PROCURADOR da justiça, só agora, resolveu dar prosseguimento ao Caso de Paulo Maluf.

    Recomendou que seu sócio, o filho, seja condenado a 35 anos ..no mesmo despacho é explicado que o PAI LARÁPIO ficou de fora, pois por TER DEMORADO A INSTRUÇÃO DO PROCESSO, o tempo pra ele espirou.

    é mesmo santa ? E por eventual PREVARICAÇÃO e pela CERTEZA da desídia, quem responde ?????

    sei sei, já sei, ninguém

    E como ficam as vítimas ? a cidadania ? O censo de punição neste caso ?

    Parece que ficou pra deus acertar

    Bando de ORDINÁRIOS, todos, todos os delinquentes que, INCLUSIVE AQUI neste espaço, às vezes, alguns deles vem pra defender este sistema imundo

    BRASIL fala, verdade, se assim, você ainda acredita ?

    60 mil assassinatos/ano ..50 mil estupros ..menor ASSASSINO sendo poupado ..direito a mentira, a litigância e a procrastinação ..prescrição da pena por tempo e/ou idade ..foro especial, direito especial, prisão especial ..desconsideração da PROVA provada, não pelo mérito, mas pela forma ..um país de prisões MASMORRAS, com penas FANTASIA, com o delinquente saindo com 1/6 do cumprimento da pena ..com processos demorando mais da DÉCADA pra ser sentenciado ..um em que as possibilidades de recursos parece que nunca acabam pra quem tem grana

    De que exemplo falamos, que sociedade queremos ?

    francamente

    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,janot-pede-35-anos-de-prisao-para-filho-de-maluf,1561798

    • Wilsoleaks Alves

      “BANANÉLLI, indispensável para o país que queremos ser”

      • Rita

        Alves, você é terrível!hehe!
        Saudações, companheiro! Ótimo final de semana!

        • Romanelli

          mas que coisa, como aqui tem barnabé não ?!

          “ótimo fim de semana” ..HOJE É QUINTA !!!!!

          http://www.youtube.com/watch?v=61b3PA3pCqo

        • Wilsoleaks Alves

          Abração, Rita.
          Um bom fim de semana pra você também, minha querida amiga.

  • elisa

    Valeu a correção, Eduardo. Alguns gostam, mas eu não gosto de postura do PSOL, de modo geral ele mais ajuda a direita do que a esquerda.

  • Romanelli

    então ..pra paulistas e paulistanos

    Todos sabem que recentemente, dizendo-se possuidora de um estudo, a PMSP resolveu voltar atrás e passou a permitir, de forma sensata, que TÁXIS ocupados também transitassem nas faixas exclusivas de ônibus.

    Agora, o MP, enciumado, sem ser consultado, meio que querendo combater esta medida tomada de afogadilho, resolveu pedir pra mesma PMSP que ela apresentasse o tal estudo.

    Convenhamos ..quem esta MAIS errado neste tema ..e quem será que defenderá a POPULAÇÃO ?

    SIM, o MP pode até achar que o estudo não existe, que a decisão foi tomada por conta das eleições ..mas e antes?

    Por acaso houve algum estudo que atestasse que os TÁXIS prejudicam o fluxo das faixas ?

    Por acaso houve um estudo que comprovasse que a cidade, com um número MAIOR de congestionamentos, não sofreria com custos BILIONÁRIOS, tanto pra saúde, como pro bolso dos motoristas que ficaram ainda mais paralisados ?

    Por acaso existiu algum estudo aqui que provasse que o excesso de cruzamentos e a MAFIA dos semáforos nesta cidade também não teriam um peso significativo na ineficiência do deslocamento de toda a frota ?

    Por acaso existe algum estudo que negue que os táxis não retiram OUTROS carros de circulação ?

    Já disse aqui, por uma questão de lógica, assim como os táxis, existem os ÔNIBUS FRETADOS que tb ajudam a diminuir a frota de transporte individual ..e pq a eles tb é proibido que transitem pelas faixas ?

    Não faz sentido ..DEMAGOGIA ..isso é coisa de gente que não tem tato ..de gente IMATURA e MIMADA ..de moleques birrentos

    O ordenamento urbano necessita de um mínimo de regularidade

    NINGUÉM nega os benefícios das faixas ..que aliás NÃO foram inventadas aqui por esta administração ..o que se pede é que se tenha bom senso ..que não se esqueça de outros MILHÕES de cidadãos que não tem como opção viável pras suas vidas o uso de ônibus ou a disponibilidade de trem e metro próximos a suias residencias e/ou locais de trabalho.

    SOMOS MILHÕES de realidades

    O que se pede é pra que a administração pública busque HARMONIZAR as demandas ..inclusive NUNCA se esquecendo de tirar o passivo dos milhares de KMs que nos faltam em trens, metros e VLTs por exemplo

    E aqui eu reitero:

    Se as faixas são boas pros ônibus em horário de PICO (se fizeram em ALGUNS pontos a velocidade aumentar de 20 para “incríveis” 25km/h) ..porque não OBRIGAR que as mesmas faixas fiquem liberadas em outros períodos pros automóveis, impedindo que nelas – fora do horário definido – abriguem estacionamento no meio fio (inclusive estimulando que a população se valha de horários diferenciados)

    ..convenhamos, prioritariamente, RUA é pra circulação de veículos, não é local de estacionalmente ..há que termos opções !!!!!!

    Pq a PMSP, antes de tomar MAIS UMA PARTE das vias de rolamento em diversos pontos, pq ela não promoveu a desapropriação, com consequente alargamento das vias primeiro, desapropriação do comércio que avançou CRIMINOSAMENTE por sobre as calçadas (ex: Via Anchieta, Padre Arlindo, Miguel Stefano e Cursino) ..é medo né, covardia ??!

    Pq a PMSP não desenvolve um programa de ISENÇÃO e criação de pontos de estacionamento enquanto ainda há tempo ? ..enquanto ainda restam alguns espaços próximos de terminais de transporte de MASSA ..isso pra que moradores de locais mais distantes possam ao menos acessá-los e parar seus carros em estacionamentos conveniados e verticais ?

    http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,mp-suspeita-de-estudo-que-liberou-taxis-em-faixas-de-onibus,1561814

    • Wilsoleaks Alves

      “BANANÉLLI – Futebol, Sexo e Rock & Roll”

    • em 1957 quando saiu com muita alegria o primeiro automovel -FUSCA , nacional foi uma festa.
      A festa prosseguiu até hoje, romancelli. Ate bem prioritaria como se viu.
      Agora parece surgiu um prefeito que discorda, no atacado.
      E no varejo vai aplicando tentativas contra gentes que querem a todo o custo manter alguns aspectos dessa prioridade.

      • Romanelli

        então ..mas contra a natureza não tem saída

        IBOPE diz que 90% aprovam as faixas (eu estou entre eles( ..só que com bom senso, sem maniqueísmos em casos como citei aonde já não havia rua, e bloquearam o pouco que sobrara ..problema é que o CIDADÃO não larga seus carros, ao contrário

        ..e PQ, é isso que devemos nos perguntar ?

        Pq NÃO tem transporte coletivo adequado (metro, trem, VLT suspenso) ..pq as distancias e a TOPOGRAFIA aqui são horrorosas, pq a vocação e o desenho é secular, caótico ..quer quando se vai de casa pro trabalho, pra escola, pro hospital, aeroportos, centros de compras, PARQUES públicos, e destes pra qq outro tipo de lazer, por exemplo

        ..simples assim, só não vê quem não quer ver ou esta obcecado ..confundir-nos com cidades litorâneas, planejadas, plainas é nos adiar de soluções mais verdeiras

        Melhor do que brigar com a realidade é tentar entendê-la, e harmonizar um máximo possível de interesses ..reitero, SOMOS MILHÕES ..e milhões mais chegando à 3a idade

        Aliás, fosse tudo muito bom e bonito, e este prefeito tb iria pra PMSP de bicicleta ou de buzão ..e não de motorista ou de HELICÓPTERO como faz cotidianamente.

        e uma correção ..a velocidade média dos ônibus nos corredores aumentaram pra incríveis 20 KM/h (vinte) e não 25 como afirmei ..só que pra outra metade desceu tb

        REPITO como já afirmei ..já já estes proto fascistas virão com a ideia do PEDÁGIO URBANO ..e TRANSPORTE de massa mesmo, NADA

        E cá entre nós, pra quem conhece esta cidade, falar que ciclovia substitui meios de transporte regular ..só pode ser piada

        http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,apesar-de-transito-ruim-mais-paulistanos-passam-a-usar-carro,1561892

  • Romanelli

    De novo a dicotomia paralisante ..entre o preto e o branco existem os tons de cinza

    Defensor das invasões do MTST alega que a PMSP e a Justiça deveriam ser mais permissivos diante de tantas invasões, mesmo porque, pra ele, grandes conglomerados econômicos (shoppings, clubes de futebol, empresas, condomínios, igrejas etc) não contariam com o mesmo rigor pra desocuparem áreas também ROUBADAS, quer de 3os, como da municipalidade.

    Desculpe, mas pra mim 2 errados não fazem dum certo

    ..evidente que o rigor tem que ser pra todos ..mas isso não implica dizer-se que estes movimentos que MANIPULAM irresponsáveis e ignorantes, esquecidos e marginalizados – MUITOS marginais e BANDIDOS – possam continuar a ter seus atos permitidos livremente.

    Favelas, cortiços, o tráfico e a violência campeiam próximo e dentro destes pontos ..a degradação, com custos GIGANTESCOS para o entorno, para a cidade, é visível, gritante ..sinceramente, penso que temos que parar de inocentarmos estes agentes

    ..e ofertarmos MILHÕES de moradias subsidiadas (muito mais – e mais rápido – do que o Minha Casa Minha Cina vem provendo) ..pois moradia também é SEGURANÇA, saúde, eficiência previdenciária, LAR, família, qualidade de vida, consumo, crescimento, emprego, diminuição da mortalidade

    ..MORADIA digna é CIDADANIA na veia !!!!

    ..INVASÃO, via de regra, é coisa de LADRÃO ..parta de quem partir ..se não, trouxa do homem que aqui paga seus impostos, taxas, multas e lotes regularmente, trouxa daquele que antes de cobrar por seus direitos, tem perfeita ciência dos seus deveres.

    • Wilsoleaks Alves

      “BANANÉLLI – Você conhece, você desconfia”

  • Carlos

    O PSOL é uma bomba. Só foi fundado para servir como ancoradouro para os que querem ser eternamente do contra e servir de linha auxiliar da direita.

  • Luiz

    Cristalino como a água é que grande parte da “justiça” no Brasil ainda carrega o ranço, contra aquilo que representou, e vai continuar representando, uma ameaça, ou alternativa mais humanitária, ao capitalismo. Esta ameaça é chamada de socialismo, é popularmente, e propositadamente, também chamado de comunismo, como forma de confundir coisas diametralmente opostas. Por isso mesmo, esse ranço está sendo posto pra fora agora, justamente quando o capitalismo, não somente no Brasil, mostra sinais de sua perceptível decadência.

  • Romanelli

    ESCREVE ai Eduardo Guimarães ..e depois cobre

    DE algum tempo em SP não se conseguia falar no 190 ..inclusive no dia do quebra quebra de 2013 ..tal qual a telefonia e a energia nas décadas de 80/90, hoje muito parece que se explica ..o TUCANATO terceirizou o serviço 190 ..claro, claro, logo logo virão aqueles pra dizer que foi fruto da livre inciativa

    ahhh sim, e a prefeitura o 156 ..pq trabalhar sem lucro se podemos partilhar com o capital privado, né mesmo ?

    Fico pensando agora o que querem as autoridades municipais ao provocarem um CAOS inominável no transito desta cidade.

    ..caos agravado com quando do esmagamento premeditado dado às vias já insuficientes, ora feito por faixas destrambelhadas, ora por ciclovias mal planejadas (essas mais grave, pois estão e estarão sempre desertas)

    ..esmagamento das vias trazido muito antes de se ofertar OUTRAS opções de transporte de massa, de estacionamento, ou mesmo de melhor se analisar as mãos, fluxos e cruzamentos das ruas (aqui perto de casa esta cheio de problema), retornos etc etc ..e aí acho que desvendei:

    Já Já haverão os que proporão os PEDÁGIOS URBANOS, tal qual se faz na zorópa ..macaco vê, macaco copia

    e sabe o que o Secretário Estadual de Segurança disse sobre a violência que parte dos “motoqueiros” ?

    Pra população ficar atenta e não deixar de registrar a ocorrência ..não temos saída

    QUI BILITO !!! ..como se não demorássemos HORAS pra fazer um BO numa delegacia ..ou como se via internet a coisa fosse garantida

    ..implantar aqui a OBRIGATORIEDADE do uso do COLETE que estamparia a PLACA do veículo nas costas do motoqueiro e do passageiro, nadica ..porque ? ..convenhamos, tal medida facilitaria uma barbaridade a fiscalização feita à distancia, não ?

    hoje eles, amanhã você

    http://noticias.band.uol.com.br/brasilurgente/video/2014/09/16/15200902/empresaria-morre-baleada-na-zona-oeste-de-sp.html

    • Wilsoleaks Alves

      “superBANANÉLLI – Quem lê é”

  • Carlos Ribeiro

    Luciana Genro, Heloísa Helena, Marina Silva, Chico Alencar, Cristovão Buarque e, agora, até Luiza Erundina e outros mais. Chama a atenção o ódio que estes ex-petistas alimentam pelo seu ex-partido. Cospem no prato em que comeram sem o menor remorso.

  • Roberto Locatelli

    Muitos do PSOL estão precisando reler o livro de Lênin: “Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo”.

    • luiz mattos

      Essa esquerda é a filha muito amada da direita,comportam-se direitinho;foram contra a CPMF e derrubaram uma popularidade em 3 dias.Após fazerem o serviço foram abandonados.
      O piçol é a oposição mais ferrenha ao Governo Federal.

  • Joilson

    Luciana Genro, a eterna adolescente, com seu discurso purista pode entusiasmar algum incauto mas na vida real sua contribuição ao país é zero. A única coisa que fez foi se juntar à direita e tirar 40 bi da saúde do povo brasileiro ao trabalhar contra a CPMF.

    Luciana é o típico caso de classe média radical que nunca pegou no pesado de verdade, que tal pegar 2 ônibus para ir ao trabalho, mais 2 para voltar, ser explorado pelo patrão tarado, viver com pouco e ter filho para alimentar?

    Mostra a carteira de trabalho Luciana com ao menos 1 registro (não vale empregador compadre)… mostra!

    • TANIA

      É isso mesmo….precisão no diagnóstico… O problema da Luciana Genro é agir como adolescente já tendo mais de quarenta porque esses esquerdismo infantil que atira pra todo e o que deseja é só isso mostra sim, uma pessoa que ficou estacionada lá atrás quando era compreensível uma garota classe média ou rica, querendo afirmação, procurar justamente a política para se afirmar e contestar o mundo. O que ela devia resolver é o seu édipo com o pai Tarso,… em vez de querer atingir o pai- governo.

  • José Carlos Vieira Filho

    O problema no judiciário e no MP reside na estrutura de progressão na carreira, se você não for conforme não sobe. Assim, quando chega à lista tríplice é certo que os três são ligados à estrutura arqui-conservadora das instituições.
    Uma reforma política do País passa necessariamente por uma análise do problema.
    Pequeno exemplo: o ilustra que concedeu a liminar no caso do muda mais (ver no sítio do STJ) faz parte do conselho de administração da Fundação Fullbright, órgão do Departamento de Estado Norte Americano. Parece haver aí um claro conflito de interesses, com o resultado inevitável, pois a candidatura da madame tem óbvio interesse e apoio do Império.

  • Valéria PE

    Será que o Dr. Janot ,será mais um que irá pautar suas decisões obedecendo a partido político e ao PIG ? Dilma precisa escolher melhor . Deve esquecer quem é o primeiro da lista .A escolha deve ser pelo mais ético,o que obedece às leis , o mais competente. O primeiro da lista tem mostrado que é uma roubada. Eles assumem seus cargos para trabalhar contra o Brasil , contra o povo. Desde quando o PT é igual ao PSDB ? Luciana está mal intencionada .

  • emerson57

    Eduardo,
    Mais quatro anos de chuchu?
    http://jornalggn.com.br/blog/sergiorgreis/a-lastimavel-situacao-da-represa-jaguari-jacarei-o-coracao-do-cantareira-em-videos#comment-438885
    http://esquerdopata.blogspot.com.br/2014/09/sao-paulo-sem-agua-tragedia-e-crime.html
    isso deveria ser mais divulgado porque vai afetar o Brasil todo, O PIB, as famílias e os empregos.
    Paulista desinformado pela mídia, não sabe o futuro seco que o aguarda!
    Vejam os filmes, é de chorar!

  • Juliano Santos

    Tudo o que voce diz, Edu, estava num programa de TV da Dilma sobre corrupção. Achei muito bom. Não sei se foi o suficiente para combater o coxinhismo moralista, mas foi certeiro, dei nota 10.
    Mas cá para nós, acho que Lula e Dilma exageraram no “republicanismo”. Quanto à filho do Tarso, ela é uma psolista típica. Udenista de esquerda. Só falam em corrupção, nem falou um segundo sequer sobre educação. São, como o Chico Alencar aqui do Rio, “as últimas virgens da zona”.
    PS: A Marina não, ela é a primeira e unica santa na zona

  • a filha do governador, é gente fina.
    Meio incendiária – é verdade, mas acontece.
    nao sei se a chance em funçao da idade dela ja passou, mas Willy Brandt, o chanceler da Alemanha dizia que um filho incendiario aos 20 é um começo aceitavel para ser um bom “social democrata” aos 40.

  • Digamos que no DNA do PSDB 99% seja roubalheira e no do PT algumas caixas 2 foram utilizadas. A bronca da Luciana é achar que dá para governar apenas com o povo, sem um sistema político que apoie o governante. Gostaria de ver algum Psolista eleito para cargo executivo e ver como eles faria. Claro, a primeira coisa que fariam era chamar o PMDB para um acordo!

  • Roberto Locatelli

    Quanto às escolhas “republicanas” do PT para o STF e o Ministério Público, acho o seguinte:

    – o PSDB sempre escolheu simpatizantes do PSDB;

    – o PT sempre escolhe simpatizantes… do PSDB!!

    Não precisa escolher petistas para o STF. Mas tem que parar com essa mania de olhar currículo, doutorados e pós-doutorados. Isso não é garantia de honestidade e equanimidade. Precisamos de uma Justiça sintonizada com o povo, e não com Daniel Dantas, Abdelmassih, Carlinhos Cachoeira, Eduardo Azeredo e Naji Nahas!!

    • Fabio

      Locatelli, você disse uma verdade explicita.
      Aqui em SP mesmo os tucanos só indicam pessoas ligadas ou com simpatias profundas com os tucanos.
      O PT deveria acordar para a realidade e fazer o mesmo.
      Quando for indicar ministros ao STF, que indique quem é realmente “admirador” do PT.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Caro Locatelli,
      É por essas razões descritas por você e tantas outras que o que a senhora Luciana Genro disse sobre o PT, tem pouquíssima importância. O próprio partido se coloca em situação de debilidade e desconfiança o tempo todo. Parece que se esquece que somos uma democracia sim, no entanto, ainda, uma democracia em construção, visto que se tem que desconstruir todos os dias as atitudes e ranços autoritários e reacionários e com bastante cuidado para não ferir as suscetibilidades de quem pensa que é dono do país! Basta ver do lado de quem estão os interesseiros de todas as horas!? Como se pode ter atitudes totalmente republicanas?! Quer ser republicano! Porque então não coloca em pauta a eleição para juízes e magistrados?! A Constituinte Exclusiva é uma boa oportunidade para isso!
      Abraço
      Maria Antônia

    • jose marcos

      perfeito Roberto, tenho falado isto ha muito tempo. Para escolher um ministro do STF voce tem que conhecer até a vida intra-uterina do cidadão. O Lula e a Dilma foram totalmente irresponsáveis na escolha dos ministros, principalmente o Lula

  • Roberto

    Eduardo, parabéns pelo texto. Reforçou a memória do que o PSOL vem fazendo há anos sendo linha auxiliar tucana e do PIG (não sei porque o Aécio foi atacar um partido tão prestativo aos tucanos).

    Eu entendo parte da esquerda (também despolitizada, falta preparo político a esse pessoal) ir aplaudir ela contra o Aécio por conta da pressão que a Dilma e o PT vem recebendo, mas isso é coisa de desmemoriado e povo sem memória é fácil de manipular.

    O PSOL até hoje não deu explicações sobre o seu papel nos protestos inflados de 2013, Black Blocs e cia, pra Globo filmar o caos pra minar a popularidade da Dilma. Não deu satisfação da campanha suja que fez contra a Copa pra desmoralizar o país mirando a candidatura Dilma, então não aplaudo essa Genro em hipótese alguma, tenho memória boa e lembro bem do que esse partido fez e vem fazendo. A última foi o ex-candidato deles à presidência dizendo que vai pra Rede da Marina (o tal Randolfe), com um discurso udenista daqueles era algo previsível. Não dá pra chamar isso de esquerda e sim de inconsequentes. O sectarismo do PSOL tem desagregado as forças progressistas e de esquerda no país.

    Hoje me deparo com uma excrescência escrita naquele DCM aplaudindo o fascismo udenista (neonazismo) na Ucrânia no ato de jogarem um político na lixeira (literalmente). O cara não pode esquecer que o governo de Kiev é ilegítimo, é fruto de golpe de estado apoiado pelos EUA-UE e neonazi (de extrema-direita), xenófobo e racista:
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dia-em-que-a-ucrania-deu-uma-licao-ao-mundo/

    Essa defesa de “linchamento político” numa publicação “progressista”… imagina se fosse a Veja… udenismo e lacerdismo que permeiam a classe média brasileira.

    É esse comportamento udenista que os coxinhas (direita brasileira) defendem aqui no país: a não-política ,a desmoralização do congresso, executivo etc pra criar um clima de instabilidade propício a golpes de estado (as FA hoje não ficariam no poder mas colocariam alguém no poder em caso extremo, com gente na rua pedindo queda de governo.

    O PSOL age e continua agindo contra a democracia, espero (como digo desde 2013) que esse partideco seja implodido nas urnas esse ano e suma do mapa político do país, não vai fazer falta alguma. Com uma esquerda dessas ninguém precisa de inimigos à direita.

  • Almir

    “Minas tem o melhor ensino básico do Brasil” uma ova, Aécio. Em Minas faltam incentivo e condições aos profissionais da educação. Os professores da rede pública de Minas recebem o PSDB – Pior Salário Do Brasil (nem vencimento é, mas “gratidicação”). Confiram – http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/10757-estados-brasileiros-nao-cumprem-a-lei-do-piso-

  • Jbmartins

    Edu, uma perola a ser investidado, no site do IBOPE tem um resultado de 50 Dilma e Marina 28, http://www.contextolivre.com.br/2014/09/duvida-no-globope.html

  • Angela

    Oi Edu
    Já estou com essa moça entalada na garganta há tempos, interessante é que ela é essa “maravilha” de política mas não conseguiu se reeleger.Como os políticos e as pessoas de direita ela esquece de combinar suas idéias com o povo, ela parece querer uma ditadura de esquerda já que ninguem presta. Ela foi tremendamente injusta, se houve negociações por apoio da base aliada foi para aprovação de projetos de interesse do Brasil e do povo brasileiro. Ela devia formar um partido só com esses integrantes do PCO e PSTU, ou eles também não prestam?
    O Partido dos Trabalhadores tem feito um esforço gigantesco, na minha avaliação, para colocar o interesse do povo e do Brasil como pauta principal da sua agenda e essa mimadinha e “pirracentinha” vem cometer sandices comparando alhos com bugalhos. Falta a essa moça maturidade e amor, acho que o pai dela devia ter dado umas palmadas na infância.
    Abçs
    Angela

    • Agnella

      O que fica difícil de engolir é querer tornar tudo justificável pelo “bem do povo”. Houve corrupção sim! Houve caixa dois sim! Que a verdade prevaleça, ela não dissee mentira, se o PT apoiou a investigação e permitiu que sangrassem a própria carne isso já é outra coisa. Agora dizer “uma ova Luciana!”, houve de fato corrupção e caixa dois no PT. PONTO. Dilma e Lula permitiram e apoiaram que tudo fosse apurado. SEGUNDO PONTO. porém o segundo ponto não anula o primeiro, só pq foram permitidas as investigações ou nomeadas pessoas que levaram as investigações adiante não significa que NÃO houve corrupção. Ai mais acima alguém diz “tem que ser nomeado alguém que realmente GOSTE do partido”. Porra isso sim que é dar um tiro no pé… Tem que ser nomeado alguém que tenha capacidade de exercer o cargo com integridade. Quem joga o nome do partido na lama não sao os investigadores ou suas investigações é o fruto podre do cesto que criou uma situação que necessita ser investigada. Eu creio que a Dilma fez o certo. Todos já sabem o que ocorre ao se colocar uma fruta podre no cesto com as boas não sabem? Então façam vcs mesmo dentro do partido uma cesta de bons frutos, zelem por ela e retirem sim as podres ou vai ocorrer o que ocorreu na criação do PSOL, muitas frutas vão pular pra fora deste cesto e novos inimigos vcs terão…

  • Jonas

    Caro Valeria, qualquer um que o presidente/a escolher da lista tripice, fara a mesma coisa, pois todos eles são oriunda das classes abastadas (media rica, e dos ricos e poderosos), e todos eles tem “ODIO” ao PT, simples assim, e não é somente isso, a “IMPUNIDADE” existente no Brasil, é fruto do “STATUS QUO” , os membros do poder judiciário, se acham uns “SEMIDEUSES”, e para que esse “STATUS” permaneça, os processos levam uma “ETERNIDADE” para serem julgados, principalmente se envolver pessoas “RICAS E PODEROSAS”, afim de não ser questionado, o poder judiciário é “LENTO”, porem digo, essa “LENTIDÃO” não passa de “COVENIENCIA”, quantas horas de fato esses “JULGADORES” trabalham?, muitos deles são professores universitários (faculdade privadas), muitos fazem palestras por todo o Brasil, isso não prejudica o trabalho nos Foruns?, ademais, eles tem 02 meses de férias, fora os feriadões, na verdade, eles trabalham muito pouco, porque eles não propõe o judiciário trabalhar 02 turnos de 06 horas por dia?, porque em questões simples não são exercida por (advogados), contratados apenas para esse fim, quando a demanda exigir (contrato por ações), assim o trabalho jurídico ganharia mais rapidez, eles não querem isso, por questão de “STATUS”, e com medo que seu “TRABALHO EXAUSTIVO”, começa a ser “DESPERCEBIDO”, a “VIOLENCIA E A CRIMINALIDADE”, tão criticada por políticos, empresários, ricos e poderosos, é 80% “PURA DEMAGOGIA”, se a violência e a criminalidade “ACABAR”, “ACABA” também com o “PODER JUDICIARIO E AS POLICIAS”, e muitos empresários irão à “FALENCIA”

  • ruy marcondes garcia

    Concordo que o PSOL é irritante e, invariavelmente, atua como linha auxiliar não do PT mas da direita. Mas não há como negar que o PT, lamentável e ingenuamente, deu prosseguimento ao esquema iniciado por Marcos Valério e Eduardo Azeredo. Foi especificamente a esse fato que Luciana Genro se referiu ao mencionar a “continuidade” que se deu entre a corrupção tucana e petista.
    Não assisti ao debate, mas acho que Dilma poderia ter aproveitado alguma fala para fazer as ressalvas, totalmente pertinentes, quanto à conduta republicana, e até ingênua, adotada pelos governos petistas no que se refere à investigação dos malfeitos.

  • Adilson

    Edu,
    seu post está irretocável. Apenas uma consideração: Luciana Genro está em campanha, seria de estranhar que fizesse defesa do PT. É natural que fique na superfície, ataque os dois partidos e se coloque como alternativa.
    um abraço!

    • eduguim

      outro

  • Antonio Pereira

    A Luciana Genro está aproveitando a campanha para tornar seu conhecido do eleitorado, por ser de esquerda poderia fazer isto com mais inteligência, ataques gratuitos ao PT comparando-o com os reacionários do PSDB foi infantilidade pura, o PT tem problemas como qualquer agrupamento humano mas não está protegendo ninguém, na história da nossa república é o primeiro partido que não bloqueou qualquer investigação que atingisse seus membros, isto o diferencia de qualquer outro partido da república, não é o caso do PSOL que durante as manifestações de 2013 escondeu-se atrás dos vândalos mascarados cujas ações nefastas todos conhecem. A candidata do PSOL está sendo demagoga, pois o Brasil evoluiu devido as politicas do PT no governo, não podemos perder a chance de continuar no governo para consolidar o caminho para o verdadeiro socialismo, o PSOL e outros deveriam pensar nisto e não ficar fazendo o joguinho tão apreciado pela direita nazista.
    Não sou petista de carteirinha mas sempre votei e continuarei a votar 13 de ponta a ponta, mesmo porque a Dilma é de longe a melhor candidata que se apresenta nestas eleições.

  • Sílvia Gomes

    É por isso que não voto no PSOL. Desde a candidatura do finado Plínio que o PSOL usa argumentos da direita contra o PT, em vez de botar a boca no trombone e denunciar toda essa hipocrisia.

  • Denise
  • Denise

    Luciana é igual à Heloquiza

  • Jacó do B

    Ex-petista é igual mulher traída: se vinga usando os inimigos do ex! Mas, mesmo assim, o grande prejudicado foi o Aécio, pois a Dilma já não da mais “Ibope” para os eleitores, em se tratando de denúncias vazias, como essa da ex-PT Luciana Genro. Depois dessa ‘ova’, a Dilma subiu em MG e o Aécio despencou.
    Ps: peço desculpas se fui meio machista, na comparação…..

  • saulo

    Vocês tem os números sobre os inquéritos investigados, arquivados e engavetados de 1995 até hoje?