Ativista cearense responde a ataques a nordestinos por votarem em Dilma

Últimas notícias

 

Braulio Bessa Uchoa é um sucesso na internet. Cearense, natural de Alto Santo, usa criatividade e humor para levantar a autoestima do povo nordestino. Para tanto, criou a página Nação Nordestina no Facebook, onde partilha sua história de vida e relata como se tornou um empreendedor de sucesso nas redes sociais.

A página “Nação Nordestina” tem mais de 1 milhão de seguidores.

Após a explosão de preconceito contra nordestinos nas redes sociais a partir do último domingo por conta de o Nordeste ter votado maciçamente em Dilma Rousseff, o ativista digital gravou novo vídeo-resposta às pessoas do Sul e Sudeste que vêm difundindo esse tipo de insulto e cometendo crime de injúria racial e xenofobia.

Abaixo, o vídeo.

 

166 comments

  • Sabe o que me deixa mais triste sobre essa questão do preconceito contra o nordestino/nortista em razão deles votarem em candidatos que desagradam certos segmentos do Brasil?

    É que dentro da própria região Nordeste existem pessoas que tem esse mesmo preconceito estúpido.
    Não se enganem não, o nordestino é discriminado e repreendido pelo próprio nordestino.

    Existe sim discriminação com os eleitores da zona rural, do subúrbio, e dentre os mais humildes normalmente taxados de preguiçosos e pouco esclarecidos.

    Não é raro ouvir insultos e piadinhas de péssimo gosto contra pessoas que não seguem os dogmas da velha Casa Grande quatrocentona.

    E dia desses escutei em uma mesa de restaurante ao lado um “civilizado” falando: “os milicos deveriam ter licença para matar quem tivesse de camisa vermelha”. E não foi um ariano-nazi-fascista, mas provavelmente foi algum conterrâneo que possivelmente poderia ser alvo de discriminação em algum lugar mais hostil desse país.

    Ou seja, seja aqui, seja em algum bairro chique do Centro-Sul maravilha, sempre têm babacas que, em razão de sua condição financeira e intelectual, se acham no direito de querer menosprezar as opiniões e escolhas dos mais humildes e de quem não segue a sua cartilha.

    • Pois saiba que sou paulista e estou muito orgulhosa do POVO QUE VOTOU NA NOSSA MARAVILHOSA PRESIDENTE DILMA. Estou com vocês. VAMOS CONTINUAR MUDANDO A REALIDADE BRASILEIRA COM O PARTIDO DOS TRABALHADORES.

    • Caro Gustavo,
      você tem toda razão. Sou pernambucano, nasci e moro em Recife.
      É, de fato, impressionante a visão estreita de uma parcela significativa da nossa população.
      Tenho amigos que viveram os dois governos FHC, no qual tivemos um vice-presidente pernambucano, Marco Maciel, e nada de bom aconteceu para Pernambuco e, de resto, para o Nordeste. Mesmo assim, estes meus amigos, não conseguem, ou não querem, ver o progresso que tivemos nestes 12 anos de governos Lula/Dilma.
      É, de fato, lamentável.

    • “É que dentro da própria região Nordeste existem pessoas que tem esse mesmo preconceito estúpido.
      Não se enganem não, o nordestino é discriminado e repreendido pelo próprio nordestino.
      Existe sim discriminação com os eleitores da zona rural, do subúrbio, e dentre os mais humildes normalmente taxados de preguiçosos e pouco esclarecidos.
      Não é raro ouvir insultos e piadinhas de péssimo gosto contra pessoas que não seguem os dogmas da velha Casa Grande quatrocentona.
      E dia desses escutei em uma mesa de restaurante ao lado um “civilizado” falando: “os milicos deveriam ter licença para matar quem tivesse de camisa vermelha”. E não foi um ariano-nazi-fascista, mas provavelmente foi algum conterrâneo que possivelmente poderia ser alvo de discriminação em algum lugar mais hostil desse país.
      Ou seja, seja aqui, seja em algum bairro chique do Centro-Sul maravilha, sempre têm babacas que, em razão de sua condição financeira e intelectual, se acham no direito de querer menosprezar as opiniões e escolhas dos mais humildes e de quem não segue a sua cartilha.”

      ****************************************************************

      Gustavo, sei que seu comentário não foi no intuito de atacar, mas ele acaba repetindo certos lugares comuns do pessoal que estamos atacando e criticando aqui.

      Vou destacar alguns pontos.

      O problema é que você idealiza uma região ou repete o mesmo erro grosseiro dos fascistas étnicos do Brasil ao desconhecer o histórico da região que é berço do Brasil (Salvador foi capital do Brasil por mais de 3 séculos e todo o núcleo colonizador português saiu em peso de Minas, Pernambuco e Bahia).

      Sim, existe preconceito dentro do próprio NE (criação de Vargas, Estado Novo, divisão Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste não é algo criado desde a chegada de Cabral, é algo recente e a meu ver deveria ser modificada essa divisão regional), porque existe elite, classe média, urbanização, capitais etc, as mesmas divisões de classe das demais regiões do país. Existe centros urbanos, Shoppings etc, como toda capital ou lugar urbanizado (cidades médias do interior).

      Não sei porque isso te impressiona, não lembra do ataque racista da médica do Ceará (loirinha) ao médico negro de Cuba na chegada ao aeroporto? E da potiguar (também loira, de classe média/média alta) atacando os cubanos, chamando-os de empregados?

      Isso em nada invalida a crítica pesada a esses fascistas étnicos (com apelo étnico/racista) do Brasil em alguns estados do país. São problemas brasileiros, por isso que digo sempre que o povo precisa conhecer o Brasil e a história de formação do mesmo.

      Você repete um erro recorrente em rotular gente de uma região como “ariano” (alusivo a brancos) em detrimento de outras, há brancos no Nordeste, a maioria desses etnicamente ibérica (descendentes em sua maioria de portugueses e depois espanhóis), ou você acha que a escravidão no período colonial foi produzida como?

      Você está olhando pruma região do país pelos olhos de hoje ignorando que por mais de 3 séculos essa região (como é chamada hoje) foi o centro político, econômico e militar do Brasil só sendo mudado no século XIX com a vinda da coroa portuguesa em 1808 tirando a capital de Salvador e criando a metrópole no Rio e em definitivo no final daquele século (na ascensão de São Paulo que já foi menor que Teresina no Piauí).

      O branco da região NE pode ser tão ou mais racista que um branco racista de SP, mas o alvo central dos ataques regionais é o pessoal mestiço/miscigenado (no Brasil a questão do “ser branco” é pela aparência e cor da pele), negro, caboclo que eles chamam de “nordestinos”, apesar de agora estar resvalando em gente que não sofria esse tipo de ataque antes como a Miss Brasil do Ceará (acho que foi Miss), que pros padrões brasileiros e estrangeiros é branca.

      É preciso falar dessas questões sem tabus até pra desmontar o discurso dos xenófobos e racistinhas orgulhosos de sua origem “étnica” europeia, querendo usar isso pra se sobrepor aos demais compatriotas do país por se julgarem “algo à parte”, “especial” (“geneticamente superiores” e toda aquela baboseira racista do século XIX que culminou no nazismo no séc. XX).

      Há racistas sim no NE, como reaças, retrógrados etc, ou você acha que a apequenar da região saiu do nada? Foi produto desses elementos. Além do fato de que muita gente no Sudeste é descendente de gente do Nordeste.

      Quando houve a mudança de eixo econômico do Brasil, toda a elite e classe média urbana instruída do NE (ou quase toda) migrou pra São Paulo e outros estados e apagam os rastros da origem deles (Ermírio de Moraes mesmo era filho de pernambucano e “paulista da gema”, veja se algum babaquinha fascista desses ia lá xingar ele, se bobear ainda o chamava de Doutor).

      • (continuação)

        Só pra ilustrar o quanto esse país é misturado e o fluxo migratório sempre foi intenso desde 1500, eu tenho bisavô gaúcho dum lado (materno), ou trisavô, bisavós paraibanos (lado materno), bisavós portugueses (lado paterno), um sobrenome espanhol (mas que pode ter vindo de Portugal também) que não sei nem quando chegou à família (nunca procurei saber, mas é muito antigo, a maioria desse pessoal chegou ao Brasil antes do século XVIII) e nós existimos, os ditos “brasileiros antigos”.

        Eu sempre digo que pro povo entender o Brasil é preciso olhá-lo em perspectiva histórica (considerando da origem até os dias atuais) e nunca pelo recorte habitual do século XIX pra cá. A história do país é uma só, contínua, por isso que critiquei o vídeo crítica (a meu ver com muito mimimi) que fizeram pros fascistinhas étnicos do Brasil.

        O Brasil é um só, a união de estados e culturas formam a riqueza do Brasil (cresci vendo o país dessa forma e o continuarei vendo assim), se esse bando de babacas (a parte fascistoide) que se acham melhores que os outros por ter sobrenome alemão ou italiano não gostam do país, a porta de saída está sempre aberta, portos e aeroportos, não farão falta. Vide o Mainardi que tá lá escondido na Itália com medo da justiça brasileira, não faz a menor falta ao Brasil. Ele e aquela tralha piguista global do Manhattan Connection.

        Esse tipo de pessoal rançoso e preconceituoso sempre fica uma arara quando eu jogo isso na cara deles (me deparo constantemente no FB com gente assim e sempre faço questão de ser chato com eles, pra se tocarem que estão errados e sendo desagradáveis e precisam mudar de postura, até porque o ensino no país por ser deficiente não educa esse pessoal, daí que viram esses bichos que a gente ver pipocar na web).

  • Sou mineira e não tenho nada contra o nordestino.Pelo contrário, agradeço a Deus, por ter feito de um nordestino, o nosso querido Lula, o maior presidente da história do Brasil.Viva o povo nordestino!!!

    • E não é só Lula. Do nordeste tivemos outros grandes brasileiros na arte,na literatura, na política e até no judiciário. Gostaria imensamente de saber como se sente o Renato Aragão ao ver que a emissora em que trabalhou por anos é uma das responsáveis por esse ódio imbecil de alguns imbecis. Não esqueçamos que o Fagner,cearense por quem eu tinha grande admiração, e outros nordestinos famosos nos dias atuais, lascaram o bambu em Lula. Como será que estão vendo seus conterrâneos serem menosprezados por gente da laia do fgagac?

  • Eduardo, acho a iniciativa do povo de combate ao preconceito louvável, só que sempre fui contra esse tipo de caricatura que esse tipo de grupo do vídeo reproduz, reproduzindo o estereótipo de estigma que a mídia brasileira e a literatura criaram desde o Estado Novo, o Nordeste é uma invenção de Vargas, e que com ele fique (só vale ressaltar de Vargas os progressos nacionais e trabalhistas e o combate que ele travou contra a elite vendepátria do país, mas a figura dele em si sempre foi problemática).

    Eu sou pernambucano, não farei coro com esse discurso vitimista do vídeo por entender que não se combate preconceito reforçando estereótipo e caricatura. Essa identidade regional é e sempre foi forjada e só tem mais sentido pra quem mora em SP e Rio do que pra quem é nativo da região e de estados com cultura e identidade histórica forte (Pernambuco). O Leão do Norte não se curva nem jamais se curvou a ninguém, nem quando nos tiraram metade do território pra anexar à Bahia (a Monarquia fez isso em represália as revoluções pernambucanas). O cara do vídeo é bem intencionado mas ignora (ou finge ignorar) essas questões históricas que nós pernambucanos não ignoramos.

    Esse ódio regional é propagado pela mídia venal, o PIG (Abril, Folha, Estadão, Globo principalmente), novamente recaímos na questão da regulamentação da mídia e no que a Dilma citou na entrevista de vcs (dos blogueiros) da regionalização da mídia, pra cortar esse tipo de manipulação midiática de estereótipos que a Globo principalmente propaga.

    Mas não faço parte e nem farei dessa página “Nação Nordestina”, isso é algo inexistente. Pernambuco sempre foi retaliado pelos estados vizinhos historicamente e há rixas locais históricas, esse negócio de “identidade nordestina” como se diz em PE, é mais “coisa de paulista”, com todo respeito aos paulistas que amam o Brasil apesar dos vendepátrias que temos em comum (Serra, Roberto Freire e a corja de Arraes).

    • Roberto…

      Embora Braulio Bessa decante a grandeza do nordeste a intenção é apenas debochar dos preconceituosos.

      Meu pai era um baiano orgulhoso do seu estado, aliás, bem mais que eu que moro aqui no meu amado Goiás e quase ninguém sabe que sou paulistano porque, não faço questão alguma de dizer de onde vim.

      Paulista só é admirado por paulista.

      • Wilsoleaks, concordo com vc, embora faço uma ressalva que há paulistas conscientes do Brasil, tanto que o PT surgiu em São Paulo. E parabéns pela vitória do PT na Bahia, lavou a alma com o surto messiânico de Campos em PE elegendo um fantoche e dando a vitória (só no primeiro turno) à Marina Talibã Silva.

        O fenômeno dos fascistas étnicos de SP e de outros estados tem algo a ver com os nichos étnicos de imigração do século XIX e XX pro Brasil, pode reparar que a maioria deles têm sobrenome não-português e sentem um profundo ódio em terem nascido no Brasil porque no ideário deles, eles acham que os avós e tataravós passando fome na Itália, Alemanha etc, deveriam ter ficado lá pra eles pegarem a prosperidade europeia do pós-segunda guerra ignorando que se os ancestrais deles tivessem feito isso, talvez eles nem tivessem nascido (os ancestrais deles iriam morrer em guerra como bucha de canhão ou de fome). Eles sentem uma repulsa profunda por tudo que é relacionado a América lusófona miscigenada que é a alma do Brasil mais a das outras nações que vieram pro país e se assimilaram ao mesmo contribuindo e não rechaçando o Brasil.

        Eu não gosto dessa mensagem estereotipada porque ela reforça o preconceito ao invés de combater, eu sempre trato os estados pelo nome, a Bahia, Pernambuco etc, não ignoro a questão regional que se criou, mas essa identidade que o cara suscita nos vídeos e página é artificial. O Brasil é rico justamente por conta da diversidade dos estados, cresci admirando isso e não me agrada a propagação desses “subnacionalismos” pelo país. O Brasil é rico pela união cultural dos estados que o formam historicamente, não por conta de regiões. Pra combater esse tipo de preconceito tem que ir à raiz dele e mostrar a esses coxinhas racistas o quanto eles são estúpidos e ignorantes, pra serem execrados pela opinião pública.

      • Mentira!
        Pois saiba que já te admirava mesmo pensando ser goiano de nascença.
        E vou continuar te admirando mesmo sabendo que és paulista como eu.
        Cabra da peste!

    • A classe dominante brasileira nunca escondeu sua inferioridade em relação à elite européia e até mesmo à elite corrupta e indecorosa dos EUA. Ao comando do servilhismo sempre foi a elite paulista que obcecada em ”desbaianizar” a força-trabalho ordenou a imigração branca de massa. Era o delirio da nossa ”americanização” no final do século XIX.

      Concordo plenamente com o leitor Roberto. — No capitulo ”Eugenética e involução economica” do livro Late Victorian Holocausts, o autor Mike Davis escreveu : ”’Não acontecera como fora previsto pela teoria: emigração do norte/nordeste aos polos de crescimento do sul-este. Os governos da elite branca iniciaram a financiar a imigração de massa da Italia, Alemanha e Portugal. Até mesmo as ELITES NORDESTINAS adotaram com muita determinação essa ”europeização”. Na Bahia, autoridades barravam estradas para aprisionar retirantes e confina-los no isolamento dos campos de concentração. Era um modo desumano e criminoso para conquistar consenso do governo central e obter verbas pelo serviço prestado.

      As instituições nascentes da cultura brasileira, baseadas sobretudo entre Rio e S. Paulo, lamentavam as carências intelectuais e morais das massas nordestinas, gente inferior por natureza. Era o racismo como política nacional. Essas instituições foram as primeiras, na história do nosso continente, que programaram a ”eugenética positiva”: gente como o baiano Nina Rodrigues afirmava que o cruzamento racial fosse responsável pelo banditismo, heresia religiosa, etc.”

      Incapacidade pra trabalhar, indolência, pouca inteligência, vicio, etc., foram alguns dos motivos expostos pela elite paulista pra justificar o desumano programa de desintegração nacional; mas a historia sempre foi outra muito diferente tanto é que o calhorda J. F. Kennedy, presidente dos EUA, sabendo do que era capaz o homem nordestino, autorizara a CIA a preparar e iniciar a infiltração militar naquela região.

      Desde 1961 o Dep.to de Estado solicitava vistos para militares que entravam no Brasil fantasiados de pastores protestantes, sacerdotes, comerciantes, civis, Corpos de Paz, ativistas culturais, universitarios, etc., Em 1962 chegaram 4.968. Em 1963 chegaram mais 2.463, números de uma invasão silenciosa do Nordeste. No início de 1963 havia quase 5 mil vistos ja concedidos e a embaixada do Recife recebera várias caixas de armas e até máquina pra fabricar balas: eram os boinas verdes com a tarefa de enfrentar, como braço da CIA, os movimentos de esquerda camponeses.

      Esses abutres inquietaram Arraes e Francisco Julião agitou o problema: ”Por que exaurem nossas riquezas, levando nosso ferro, nosso manganes, nossa areia monazitica, sugando nosso trabalho, nosso suor, nosso sangue? Por que infestam nosso nordeste, aos milhares, como uma praga maldita? Pois não estão aqui como amigos, mas como inimigos. O norte-americano é nosso irmão como Cain foi de Abel”. Muitos carrapatos Yankes ficaram no Brasil e os nordestinos ignoram — ainda hoje — que conviveram com seus algozes.

  • Esse que daqui de São Paulo escreve, neto de pernambucano e de fluminense, nasceu no Rio de Janeiro e brasileiro, e como qualquer um que por aqui passa, passou e passará, veio humano ao mundo e dele quando lhe for tocada a hora de igual forma sairá, humano jeito, humana dor, humanas feridas, humano amor.

    O Nordeste, parte vital da nação, torna o discurso dessa gente pequena e leviana não mais que um sopro de crueldade nesse nosso oceano de verdade, Terra, Brasil, aqui estou!

    Eu, como tantos outros milhões de nascidos – e como todos, casualmente – em leito então diferente por mera geografia, tenho orgulho dessa gente – brava, doce, humana, decente – que com sua sabedoria e sem o rancor de poucos soube votar em quem lhe dá valor, que no domingo 26 há de prevalecer, com o nosso Brasil de todos vencendo tamanho despudor.

    Valeu, “cabra”!

    A dignidade vencerá a ignorância. Como num dia, tempos atrás, ao medo, rechaçou-lhe a esperança.

    Dilma lá!

  • Uma terra que deu ao Brasil gente do quilate de João Cabral de Melo Neto,Graciliano Ramos,Ariano Suassuna,João Ubaldo,Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz,Gonçalves Dias entre outros,não pode ser considerada uma terra de imbecis.
    Esse preconceito é uma excrescência e deve ser combatido a todo custo.

    • Mas a Academia Brasileira de Letras (?) hoje está recheada de cidadãos que nunca escreveram livros dignos de serem lidos. Quem se compara ao maranhense Humberto de Campos que escreveu toda a crônica Hindenburgo em Tanenberg, da mais linda prosa feita completamente em rimas e em métrica? Ou que escreveu o Diálogo das Caveiras ou mesmo A Carta a Sanny Wsaka, três das crônicas que atravessam as idades e irão adiante nos séculos, dentro da magistral obra intitulada “Destinos”? Quem se compara? Celso Lafer, o chanceler pusilânime do governo FHC que tirou os sapatos diante de funcionário de terceiro escalão de aeroporto, nos EUA, enquanto representava o Brasil como o seu diplomata maior? No entanto, ganhou como prêmio o fardão da dita Academia, sim? Quem mais se iguala a Humberto de Campos, o genial escritor maranhense, mulato,.autor de mais de 30 obras de primeira linha, como Destinos,Os Párias, O Arco de Esopo, Carvalhos e Roseiras, Antologia dos Humoristas Galantes? FHC ombrearia com ele? Alguém consegue ler uma obra de Fernando Henrique até o fim? E Merval Pereira, chegaria aos pés do poeta baiano, autor de “Quem dá aos Pobres empresta a Deus”, de “Vozes d’África” ou de “O Navio Negreiro”?

  • Quando Bráulio Tavares e Ivanildo Tavares escreveram essa música, no início da década de 80, não sabiam que um dia um retirante nordestino ia se tornar Presidente do Brasil e mudar a realidade dura dessa região abandonada por séculos.

    Essa parte minoritária da população do Sul e Sudeste que despeja seu ódio após cada eleição presidencial, tem que entender que nosso voto não se deve ao bolsa família (inclusive, São Paulo é o segundo estado que mais recebe o benefício), mas sim porque votamos com o cérebro e o coração. Sinto muito, mas não deixamos que preconceitos falem mais alto que o bom senso na hora de escolher em quem votar pra Presidência.

    P.S.: O Nordeste não tem nada que ficar independente, somos um País só.

  • Antonio Bandeira, Anísio Teixeira, Ademilde Fonseca, Aderbal Freire Filho, Ariano Suassuna, Ascenso Ferreira, Assis Valente, Augusto dos Anjos, Aurélio Buarque de Hollanda, Austregésilo de Athayde, Barbosa Lima Sobrinho, Batatinha, Belchior, Bezerra da Silva, Câmara Cascudo, Capiba, Capinan, Capistrano de Abreu, Carlos Castello Branco, Carlos Marighela, Castro Alves, Catulo da Paixão Cearense, Celso Furtado, Chacrinha, Chico Anysio, Chico César, Chico Science, Cícero Dias, Claudionor Germano, Coelho Neto, Cussy de Almeida, Daniela Mercury, Daúde, Delmiro Gouveia, Dias Gomes, Djavan, Dom Helder Câmara, Dominguinhos, Dorival Caymmi, Elba Ramalho, Eleazar de Carvalho, Ellen de Lima, Elomar, Emanoel Araújo, Epitácio Pessoa, Evaldo Cabral de Mello, Evandro Lins e Silva, Evanildo Bechara, Ferreira Gullar, Fortuna, Francisco Brennand, Francisco Julião, Frei Caneca, Gal Costa, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Geraldo Vandré, Gilberto Freyre, Gilberto Gil, Gilvan Samico, Giocondo Dias, Glauber Rocha, Gordurinha, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Graciliano Ramos, Gregório de Matos, Guel Arraes, Helonieda Studart, Henrique Dias, Heraldo do Monte, Herbert Viana, Hermeto Paschoal, Hermilo Borba Filho, Humberto Teixeira, Ivete Sangalo, K-Ximbinho, Jacques Klein, J. Borges, Jackson do Pandeiro, Jararaca, João Cabral de Melo Netto, João Câmara, João do Vale, João Gilberto, João Ubaldo Ribeiro, Joaquim Cardozo, Joãosinho Trinta, Joel Silveira, Jorge Amado, Jorge de Lima, José Américo de Almeida, José Condé, José de Alencar, José Dumont, José Ermírio de Moraes, José Lins do Rego, José Wilker, Josué de Castro, Josué Montello, Lázaro Ramos, Lêdo Ivo, Lula, Luís Americano, Luís Viana Filho, Luiza Erundina, Luiz Bandeira, Luiz Carlos Barreto, Luiz Gonzaga, Luperce Miranda, Manezinho Araújo, Mano Décio da Viola, Manuel Bandeira, Marco Nanini, Maria Bethânia, Mário Cravo Neto, Marlos Nobre, Mestre Vitalino, Miguel Arraes, Moacir Santos, Naná Vasconcelos, Nelson Ferreira, Nelson Rodrigues, Nise da Silveira, Odylo Costa, Patativa do Assaré, Paulo Freire, Pedro Américo, Rachel de Queiroz, Raul Seixas, Riachão, Rildo Hora, Rui Barbosa, Santa Rosa, Severino Araújo, Sílvio Romero, Sivuca, Solano Trindade, Sousândrade, Tobias Barreto, Torquato Neto, Turíbio Santos, Waldick Soriano, Wally Salomão, Walter Santos, Walter Wanderley, Zagalo, Zé Dantas, Zé da Velha, Zé do Norte, Zé Ramalho, Zé Trindade.

    Todos nordestinos.
    Dá para imaginar o Brasil sem eles?

    • Henrique…

      Põe aí na tua lista o nome Perpétuo Alves de Abreu.

      É o meu paizão. O homem mais importante, honesto e trabalhador que já conheci.

      Abração.

    • Henrique,
      Maravilhosa, sua lista!
      O intelectual carioca, de direita, Bruno Tolentino dizia que, em sua maioria, o que existia de cultura de qualidade, e, principalmente na literatura, em São Paulo, foi produzido pelos nordestinos e que o poeta e prosador, nordestino , cearense Patativa do Assaré fez mais pela literatura brasileira do que mil paulistas metidos a intelectuais!
      Abraço
      Maria Antônia

    • E dá para imaginar o estado de São Paulo sem os anônimos e valentes nordestinos que levantaram os prédios onde os preconceituosos que lá moram agora os denigrem? E no Rio de Janeiro? E no Paraná? E no Rio Grande do Sul? E etc etc etc?

    • Muito bom ler essa relação dos nordestinos que engrandecem nosso país; aí estão incluídos os heróis anônimos que conhecemos e encontramos no dia a dia em nossa região e que nos emocionam em sua grandeza de coração, em atitudes simples e rotineiras, mas do fundo da alma..

  • Obrigada, Edu. Grande conterrâneo, cabra macho. Gostei muito.

    Quanto ao sociólogo, gostaria de dizer que sequer falo ou escrevo o nome desse…..
    Gosto sempre de lembrar que ele é S O C I O L O G O. Isso não enfia um prego numa barra de sabão.

    Vixe.

  • EDU, simplesmente o Braulio é porreta!
    42% do Bolsa Família são menores de 16 anos (por lei não podem trabalhar);
    mais 7% possuem entre 16 e 18 anos (não pode ser qualquer trabalho);
    75% dos 51% restantes trabalham;
    SP é o 2º e MG o 4º mais beneficiados pelo programa;
    e eu não aposentei aos 39 anos de idade e nem fui espião americano.
    Sou um carioca com coração nordesrino!

  • Não Bráulio Bessa Uchoa, nós aqui do Sudeste amamos o Nordeste, o Norte, o Sul, o Centro-Oeste, o Brasil! É claro que não falo por todos, temos aqui os famosos coxinhas, alguns preconceituosos de nascença e outros que são só inocentes úteis, manipulados por uma imprensa que não vou adjetivá-la porque há crianças na sala. Grande abraço, culto nordestino!

  • Parabéns a Bráulio Uchoa, por sua sensibilidade, expressa na extraordinária canção Nordeste Independente, a qual, foi proibida pela ditadura militar e é de autoria dos grandes poetas Bráulio Tavares e Ivanildo Vila Nova. Contudo, permito-me discordar dos poetas, não no desejo de separação e nunca mais ter que olhar na cara dos merdas sulistas, mas no direito de usar o nome Brasil, que deveria pertencer ao Nordeste, uma vez que vocês do “sul” no máximo merecem ser designados de eua(em minúsculas, ou seja uma patética caricatura colonizada dos EUA). Falando sério(a brincadeira foi sobre o desejo de separação, que não tenho, mas falei sério quando qualifiquei o sulzinho de caricatura dos EUA), devemos acrescentar às colocações de Uchoa uma visão mais cosmopolita do Nordeste. Uchoa nasceu no interior, eu nasci e vivo em Recife, uma metrópole industrializada, cujo crescimento exponencial é resultados dos Governos de Lula e Dilma; que nada mais fizeram do que devolver ao Nordeste a parcela de nosso impostos federais, antes arrecadados aqui e gastos no “eixo”, cada vez mais decadente, Rio e São Paulo). Recife é um exemplo do Nordeste da industrialização de SUAPE, das montadoras de automóveis; da tecnologia do porto Digital, uma das maiores empresas de desenvolvimento de softwares do Brasil (reconhecida até em novela da globo); do polo de mineração do gesso; da primeira fábrica de hemoderivados do Brasil; da terceira maior atividade teatral, em público e em produção, do Brasil; de um cinema reconhecido no mundo(um detalhe, o mundo já conhece a marca cinema pernambucano, separando-a do cinema brasileiro); da literatura fantástica; da Universidade federal de Pernambuco, uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa da América Latina; da música fantástica; dos movimentos sociais e políticos organizados; das obras de infraestrutura que tomam a cidade. Enfim, Recife representa um Nordeste cosmopolita, urbano, desenvolvido. tecnológico, culto e politizado que, sem deixar de saber suas raízes, diferencia-se do Nordeste alegórico mostrado pro Tavares, do mesmo modo que o gaúcho de Porto Alegre não anda de “bombacha” na rua ou o paulista da capital não é Zeca Tatu ou Mazaroppi. É importante que conheçamos os dois Nordestes, como em qualquer parte do Brasil, por isso é necessário apresentarmos essa discriminação sórdida como principalmente discriminação regional, centrada em xenofobia, já que esse Nordeste urbano é majoritariamente branco e de classe média, facilmente atraído pelo discurso individualista e reacionário de Aécio neves, e precisa entender que a discriminação de FHC e seu pupilo contra o Nordeste também refere-se a essa parte da nossa região, e aos que a compõem, que seriam os primeiros a serem vitimados num Governo do PSDB, que odeia o Nordeste, e atacaria imediatamente nosso desenvolvimento tecnológico que em breve colocará São Paulo no lixo. Reajamos contra esse ataque unidos para defender nossa região.

  • Sempre brinquei que sou uma mistura de jerimum com pão de queijo.Meu pai é mineiro e minha mãe pernanbucana de Garahuns,interior de Pernanbuco.Meu orgulho de minha origem se tornou maior ainda porwue sou meio conterraneo do maior lider da America Latina.

  • Viva o Nordeste!
    Terra do Lula, Miguel Arraes, Valdir Pires, Fernando Lyra, Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, etc., etc.

  • Edu, um amigo meu, paulista, radicado aqui em Salvador, Bahia, já decidiu, quando São Paulo ganhar a nova “revolução de 1932”, ele vai ficar aqui no Brasil de cima, no Brasil do Norte!

  • Simplesmente sem comentários.
    Meus caros conterrâneos do Norte e Nordeste , peço desculpas à vcs , como paulista me sinto envergonhado de tanta idiotice e imbecilidade .
    Abços

    • Obrigada, Casemiro, nem precisa pedir desculpas. Nós sabemos que isso é uma minoria retardada. O problema é que eu conheço muita gente assim. Desde a eleições do Lula em 2002 que eu descobri que a maior parte das pessoas que eu conheço é racista, incluindo membros da família.
      Sou cearense, moro em SP há 41 anos. Foi uma grande decepção. Ainda bem que temos os blogs. Anos atrás tudo isso ficaria entalado na garganta .

  • Boa noite.
    Racismo no século XXI, uma vergonha. Somos todos brasileiros.
    Aqui um poema, (desconheço o autor), mas sempre que lembro dele, me ponho a pensar.

    Racismo não tem sexo, não tem cor,
    Apenas ódio pelo outro e rancor.
    Racismo não tem pés nem cabeça.
    Racismo não é mal, é doença.

    Racista não sabe o que é a justiça.
    Sem saber, aponta com o dedo.
    Acha que o estrangeiro o cobiça.
    Racista é quem do outro tem medo.

    Pensa que o mal vem sempre de fora
    E que estrangeiro vem roubar-lhe o pão.
    Na casa do racista não mora
    Compaixão nem que seja de raspão.

    Racista acha-se justo e superior
    De religião, de corpo e de mente.
    Ele acha que a mulher é inferior
    Simplesmente porque é diferente.

    Nas calas das nossas caravelas,
    Escravos e dor se misturavam.
    Negreiros dormiam à luz de velas
    Mas a Escuridão eles adoravam.

    Racismo é contido nos corações
    E explode em atentados suicídios.
    Manifesta-se em palavras e acções.
    É responsável por genocídios.

    Racismo abre campos de concentração.
    Transforma corpos em cinzas e fumo.
    Racismo não conhece direcção,
    Avança sem parar mas sem rumo.

    http://www.luso-poemas.net

  • O que me deixa triste é alguns nordestinos e mineiros, que moram aqui em minha cidade e no estado de são paulo começar a repetir o mesmo mantra da elite para ser aceito entre ele como um do seus. Isso lembra o pessoal da casa grande sendo escrito de outra forma.

  • AMIGO EDU , EU NÃO SEI SE OCORREU EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO , MAS, AQUI NA MINHA CIDADE, A UNS, 2 A 3 MESES ANTES DAS ELEIÇÕES ,EU OUVI UM RADIALISTA DIZENDO QUE A VERIA AUMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PELO GOVERNO, SE TEVE AUMENTO EU NÃO SEI , MAS, AQUI NA MINHA CIDADE, A ELEKTRO SEMPRE MEDIU A ENERGIA DE 30 A 32 DIAS , SÓ QUE, NO ULTIMO MÊS DAS ELEIÇÕES, ELES FIZERAM A MEDIÇÃO NUM PERÍODO DE 43 DIAS, FATO , QUE DOBROU AS CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA DA POPULAÇÃO DE ARARAS , MUITOS SE REVOLTOU ,GOSTARIA QUE O SENHOR FIZESSE CHEGAR ISSO AO COMANDO DO PT , PARA INVESTIGAR SE NÃO HOUVE CRIME POLÍTICO , SE OCORREU ISSO EM TODO O ESTADO JÁ SERVE PARA DESMASCARAR A OPOSIÇÃO ,DE COMO ELES AGEM DE MÁ FÉ , ME DESCULPE POR FUGIR DO ASSUNTO ,POIS FOI O ÚNICO MEIO QUE ENCONTREI PARA LEVAR ISSO AO SENHOR , COMO TAMBÉM JÁ PASSEI PARA UMA OUTRA COMPANHEIRA ,PARA INVESTIGAR SE OCORREU EM MAIS CIDADE , SE OCORREU ,FICA EXPLICADO PORQUE NÃO HOUVE SEGUNDO TURNO, AQUI EM SÃO PAULO , AS CONTAS CHEGARAM 10 DIAS ANTES, DA ELEIÇÃO E COM VALOR DOBRADO . DESCULPA AI.

  • O preconceito matou nas câmaras de gaz: homens…mulheres…crianças…idosos…enfermos…negros..homossexuais…
    E tudo começou assim….quem de nós está seguro, nesse mar de ódio?
    Que Deus inspire os pensamentos dos homens de bem, para que nunca mais aconteçam os horrores de Auschwitz…

  • Gostaria de saber se para a eleição dos políticos tucanos foram dispensados os votos dos nordestinos e “Pobres que apoiam o PT são menos informados”?

  • Caro Edu.
    Todo preconceituoso é um sujeito que não tem nada de bom para oferecer à humanidade, por isso, precisa tentar humilhar aqueles que fazem algum bem para esconder sua própria inutilidade.
    Tenho orgulho de pertencer a um país que tem em seu território um povo como o nordestino brasileiro.
    Grande abraço.

  • Pois tem hora que eu adoraria que os separatistas conseguissem o que querem. Que fundem e afundem o Brazil! Que o Sul e SP – deixem pro Brasil de verdade, com “S” o Rio e Minas, pq nunca vi mineiro ou carioca rezando por guerra, fome e praga pros outros. O Brasil continuará com seus símbolos: a Amazônia, o Cristo, o Maracanã. E com suas riquezas, especialmente o pré-sal.

    E o Brazil com sua arrogância e prepotência.

    Quem estará melhor em 10 anos? Aposto que os separatistas de hoje pedirão de joelhos pra tirar o Z.

    E eu me mando correndo daqui de SP pq tem gente que pede praga pros outros sem perceber que praga são eles!

  • Por que sim para Dilma 13 Olha aí.
    “VOTO 13 Dilma Rousseff por, pelo menos (PELO MENOS), 60 razões:

    1 – Sim pelo Prouni.
    2 – Sim pelo Pronatec.
    3 – Sim pelo Pronaf.
    4 – Sim pelo Minha Casa Minha Vida.
    5 – Sim pelo Luz Para Todos.
    6 – Sim pelo Água Para Todos.
    7 – Sim pelo Ciências sem Fronteiras.
    8 – Sim pela redução do desemprego a menos de 5%.
    9 – Sim pelo pagamento da dívida com o FMI e ainda virar credor do mesmo.
    10 – Sim pela inflação cortada pela metade.
    11 – Sim pelo Fome Zero que matou a fome de 30 milhões de brasileiros.
    12 – Sim pelos 50 milhões que agora tem consulta médica.
    13 – Sim pela redução de 20% nas internações em hospitais como efeito do Mais Médicos.
    14 – Sim pelo fim do uso privado do dinheiro público em aeroportos e afins.
    15 – Sim pelo Brasil entre as 7 maiores economias do mundo.
    16 – Sim pelas 18 Universidades Federais construídas.
    17 – Sim pelas 370 escolas técnicas construídas.
    18 – Sim pela destinação de 10% do PIB para a educação.
    19 – Sim pelo governo que pune doa a quem doer os responsáveis por atos de corrupção.
    20 – Sim pelo não racionamento de água em energia.
    21 – Sim pela triplicação da destinação da verba pra saúde e educação.
    22 – Sim pela quantidade de emprego farto.
    23 – Sim pela facilidade de se fazer curso superior.
    24 – Sim pela primeira vez em que cidades do interior se beneficiam de fato com investimentos federais.
    25 – Sim pelo PAC Infraestrutura.
    26 – Sim pelo PAC Mobilidade Urbana.
    27 – Sim pelo PAC Saneamento Ambiental.
    28 – Sim pela redução do desmatamento na Amazônia.
    29 – Sim pelo Pre-Sal.
    30 – Sim pelo Proinfa de estímulo à energia alternativa, limpa e renovável.
    31 – Sim pelo fortalecimento do MPF, CGU e TCU no combate à corrupção.
    32 – Sim pela política econômica de controle da inflação com inclusão social.
    33 – Sim pela liderança na criação dos BRICS.
    34- Sim pela instituição de uma política de relação internacional que abre mercados nos países emergentes sem fechar as portas dos países industrializados.
    35 – Sim pelo fortalecimento do Mercosul.
    36 – Sim pela valorização das relações culturais com os povos latino-americanos.
    37 – Sim pela construção de uma nova imagem do Brasil perante o mundo.
    38 – Sim pela aprovação da Lei Maria da Penha que aumentou em 390% a rede de atendimento à mulher.
    39 – Sim pelo Mais Cultura, fortalecendo as artes, a tradição e o folclore brasileiras.
    40 – Sim pela estruturação da Defensoria Pública da União – DPU.
    41 – Sim pela realização das metas dos Objetivos do Milênio da ONU de redução da pobreza e da mortalidade infantil e aumento do abastecimento público de água potável.
    42 – Sim pelo compromisso de novas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
    43 – Sim pela destinação de 75% para educação e 25% para saúde dos royalties do petróleo.
    44 – Sim pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.
    45 – Sim para que o Brasil do neoliberalismo de 12 anos atrás não volte NUNCA MAIS!
    46 – Sim pelo aumento das reservas de 360 bilhões de dólares negativos no governo FHC para meio bilhão positivo no governo trabalhista;
    47 – Sim pela redução da inflação de 1,5% ao mês no governo neoliberal para 0,01% em julho 2014;
    48 – Sim pela abertura de 17 mil leitos hospitalares na rede preventiva de saúde pública; 49 – Sim pela estruturação da órgão competente, formado por Procuradores da República, Delegados da PF e Auditores da Receita Federal para a recuperação de U$ 20 bilhões de ativos desviados pela prática de crimes de corrupção, exportação e lavagem de capital;
    49 – Sim pelas 2.300 operações da Polícia Federal – FHC de Lula e Dilma de combate à corrupção, comparadas às 40 realizadas durante 8 anos durante o governo FHC;
    50 – Sim pelo combate sistemático, organizado e institucionalizado de combate à corrupção (Paulo Octávio, do PSDB/DEM – DF, por ex., foi obrigado a devolver R$ 600 milhões aos cofres públicos);
    51 – Sim pela aprovação da Emenda Constitucional que enquadrou a corrupção como crime hediondo;
    52 – Sim pela aprovação e regulamentação das leis penais de tipificação dos crimes de quadrilha, organização e associação criminosa, tornando possível acusar, julgar, condenar, prender os criminosos de colarinho branco, além de recuperar o produto do crime (dinheiro e bens) para o patrimônio público e o erário;
    53 – SIM POR FAZER PARTE DE UM PARTIDO QUE, EMBORA HÁ 12 ANOS NO PODER CENTRAL, É O MENOS CORRUPTO DO BRASIL, SEGUNDO DADOS DO TSE.
    54 – Sim pelo fortalecimento do esporte olímpico brasileiro, que passou a conquistar medalhas em setores nobres como ginástica;
    55 – Sim pelo PRONAF de estímulo à agricultura familiar;
    56 – Sim pelo Brasil Sorridente que incluiu o tratamento de dentes na rede pública de saúde;
    57 – Sim pelo Viver Limites de atenção à pessoa portadora de deficiência física;
    58 – Sim pelo apoio à luta do Movimento dos Sem Teto e do Movimento dos Sem Terra;
    59 – Sim pelo Brasil Sem Miséria, o maior programa de ascensão social do Mundo;
    60 – Sim por um punhado de outras conquistas, como a criação da TV Brasil/EBC, a concessão de canais às emissoras de rádio e televisão comunitárias, lançando a semente para o sistema democrático de comunicação social etc.”

  • “VOTO 13 Dilma Rousseff por, pelo menos (PELO MENOS), 60 razões:

    1 – Sim pelo Prouni.
    2 – Sim pelo Pronatec.
    3 – Sim pelo Pronaf.
    4 – Sim pelo Minha Casa Minha Vida.
    5 – Sim pelo Luz Para Todos.
    6 – Sim pelo Água Para Todos.
    7 – Sim pelo Ciências sem Fronteiras.
    8 – Sim pela redução do desemprego a menos de 5%.
    9 – Sim pelo pagamento da dívida com o FMI e ainda virar credor do mesmo.
    10 – Sim pela inflação cortada pela metade.
    11 – Sim pelo Fome Zero que matou a fome de 30 milhões de brasileiros.
    12 – Sim pelos 50 milhões que agora tem consulta médica.
    13 – Sim pela redução de 20% nas internações em hospitais como efeito do Mais Médicos.
    14 – Sim pelo fim do uso privado do dinheiro público em aeroportos e afins.
    15 – Sim pelo Brasil entre as 7 maiores economias do mundo.
    16 – Sim pelas 18 Universidades Federais construídas.
    17 – Sim pelas 370 escolas técnicas construídas.
    18 – Sim pela destinação de 10% do PIB para a educação.
    19 – Sim pelo governo que pune doa a quem doer os responsáveis por atos de corrupção.
    20 – Sim pelo não racionamento de água em energia.
    21 – Sim pela triplicação da destinação da verba pra saúde e educação.
    22 – Sim pela quantidade de emprego farto.
    23 – Sim pela facilidade de se fazer curso superior.
    24 – Sim pela primeira vez em que cidades do interior se beneficiam de fato com investimentos federais.
    25 – Sim pelo PAC Infraestrutura.
    26 – Sim pelo PAC Mobilidade Urbana.
    27 – Sim pelo PAC Saneamento Ambiental.
    28 – Sim pela redução do desmatamento na Amazônia.
    29 – Sim pelo Pre-Sal.
    30 – Sim pelo Proinfa de estímulo à energia alternativa, limpa e renovável.
    31 – Sim pelo fortalecimento do MPF, CGU e TCU no combate à corrupção.
    32 – Sim pela política econômica de controle da inflação com inclusão social.
    33 – Sim pela liderança na criação dos BRICS.
    34- Sim pela instituição de uma política de relação internacional que abre mercados nos países emergentes sem fechar as portas dos países industrializados.
    35 – Sim pelo fortalecimento do Mercosul.
    36 – Sim pela valorização das relações culturais com os povos latino-americanos.
    37 – Sim pela construção de uma nova imagem do Brasil perante o mundo.
    38 – Sim pela aprovação da Lei Maria da Penha que aumentou em 390% a rede de atendimento à mulher.
    39 – Sim pelo Mais Cultura, fortalecendo as artes, a tradição e o folclore brasileiras.
    40 – Sim pela estruturação da Defensoria Pública da União – DPU.
    41 – Sim pela realização das metas dos Objetivos do Milênio da ONU de redução da pobreza e da mortalidade infantil e aumento do abastecimento público de água potável.
    42 – Sim pelo compromisso de novas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
    43 – Sim pela destinação de 75% para educação e 25% para saúde dos royalties do petróleo.
    44 – Sim pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.
    45 – Sim para que o Brasil do neoliberalismo de 12 anos atrás não volte NUNCA MAIS!
    46 – Sim pelo aumento das reservas de 360 bilhões de dólares negativos no governo FHC para meio bilhão positivo no governo trabalhista;
    47 – Sim pela redução da inflação de 1,5% ao mês no governo neoliberal para 0,01% em julho 2014;
    48 – Sim pela abertura de 17 mil leitos hospitalares na rede preventiva de saúde pública; 49 – Sim pela estruturação da órgão competente, formado por Procuradores da República, Delegados da PF e Auditores da Receita Federal para a recuperação de U$ 20 bilhões de ativos desviados pela prática de crimes de corrupção, exportação e lavagem de capital;
    49 – Sim pelas 2.300 operações da Polícia Federal – FHC de Lula e Dilma de combate à corrupção, comparadas às 40 realizadas durante 8 anos durante o governo FHC;
    50 – Sim pelo combate sistemático, organizado e institucionalizado de combate à corrupção (Paulo Octávio, do PSDB/DEM – DF, por ex., foi obrigado a devolver R$ 600 milhões aos cofres públicos);
    51 – Sim pela aprovação da Emenda Constitucional que enquadrou a corrupção como crime hediondo;
    52 – Sim pela aprovação e regulamentação das leis penais de tipificação dos crimes de quadrilha, organização e associação criminosa, tornando possível acusar, julgar, condenar, prender os criminosos de colarinho branco, além de recuperar o produto do crime (dinheiro e bens) para o patrimônio público e o erário;
    53 – SIM POR FAZER PARTE DE UM PARTIDO QUE, EMBORA HÁ 12 ANOS NO PODER CENTRAL, É O MENOS CORRUPTO DO BRASIL, SEGUNDO DADOS DO TSE.
    54 – Sim pelo fortalecimento do esporte olímpico brasileiro, que passou a conquistar medalhas em setores nobres como ginástica;
    55 – Sim pelo PRONAF de estímulo à agricultura familiar;
    56 – Sim pelo Brasil Sorridente que incluiu o tratamento de dentes na rede pública de saúde;
    57 – Sim pelo Viver Limites de atenção à pessoa portadora de deficiência física;
    58 – Sim pelo apoio à luta do Movimento dos Sem Teto e do Movimento dos Sem Terra;
    59 – Sim pelo Brasil Sem Miséria, o maior programa de ascensão social do Mundo;
    60 – Sim por um punhado de outras conquistas, como a criação da TV Brasil/EBC, a concessão de canais às emissoras de rádio e televisão comunitárias, lançando a semente para o sistema democrático de comunicação social etc.”

  • Aécio, vá lá no nordeste e leve cerra e fgagac a tiracolo. Vá lá e chame os nordestinos de “mal informados” só porque não acreditam na lábia de vcs e nas manipulações sua mídia salafrária, mentirosa e crápula? Va lá,vá.

  • Saiba sou nascida em Minas Gerais, mas também considero o Nordeste a minha casa e os nordestinos meus irmãos. Esse ódio é uma doença disseminada contra pessoas de bem, honestas e trabalhadoras e, por isso, me sinto também ofendida. Se um dia o Brasil se separasse do Nordeste eu me mudaria para lá.
    Estamos juntos, pois, somos um só povo: o povo brasileiro!!!

  • Edu, permita-me reproduzir aqui texto que disponibilizei em meu fb ontem. Abraços.
    “Eu relutei em escrever um texto mais extenso sobre eleições… primeiro porque não tenho pretensão de entender de política ou antropologia, segundo porque tenho a impressão de que textos com mais de 5 linhas não são lidos ou, quando o são, estabelecem o autor como vidraça por conta de sua gramática ou incongruência… mas vou arriscar hoje:
    A mídia (a tradicional) faz seu trabalho com enorme competência e nós, que abusamos do direito de pensar criticamente, temos muito a aprender. Por que digo isso? Enquanto ficamos focados nas disputas majoritárias (Presidente ou Governador) elege-se um Congresso como esse que se apresenta para a próxima legislatura: conservador extremista com ilhas de vanguarda tratadas como exóticas, portanto, na cota da galhofa ou das minorias que devem se sentir agradecidas por ali estarem, mas que não façam muito barulho. Bolsonaro no RJ, Feliciano em SP, Heinse no RS, só para citar alguns já surgem como lideranças importantes no Congresso, ainda mais fortalecidos que antes. Daí nos cabe perguntar: com esse pessoal, como esperar a tão falada REFORMA POLÍTICA e que foi pano de fundo das manifestações de junho do ano passado? Então milhões vão às ruas e depois elegem, além dos citados, Serra, Jereissati, Caiado, Collor, Katia Abreu, Alvaro Dias, Tiririca, Russomano e outros? É isso mesmo? É com esse povo que vamos mudar? Aí a Dilma se reelege e vamos às ruas porque ela tem que negociar com esses, submeter-se a chantagens e pressões de bastidores criados por nós enquanto tratamos apenas da eleição de Presidente… Nosso sistema político, e que NÃO irá mudar com esses, obriga ao mandatário a ser “obdecetário” de acordos com quem não tem compromisso histórico com a evolução do processo político do país.
    Perco a esperança, então? Não! Esperança é o que nos diferencia dos animais irracionais! Um cachorro, um gato, uma baleia… não acordam todos os dias pensando: “Hoje vai ser melhor que ontem”. Eu tenho a obrigação humana de acordar assim senão não vivo, sobrevivo. Tenho esperança de que esses últimos 11 anos não tenham sido apenas um hiato histórico onde os mais pobres puderam ser vistos, onde o poder central, o estado, entendeu que o todo existe para todos e não para alguns, como era até então e havia 500 anos. É perfeito? Não. Mas… você é perfeito? Eu sou? Claro que não! Queremos que o governo seja perfeito, que não haja falhas, que todas as mazelas de séculos se resolvam em pouco mais de uma década. E reclamamos, duvidamos, nos queixamos… mas não participamos, não nos envolvemos, não fazemos em nós mesmos as mudanças que tanto queremos que o outro faça. Elegemos o Feliciano e o Bolsonaro e nos horrorizamos com as notícias de violência diária nos jornais. Queremos mudanças e levamos ao segundo turno um partido que há 20 anos nos levou a ficar de joelhos ao FMI, que entregou patrimônio público enriquecendo alguns poucos amigos do poder, que atuava para criar desemprego e assim segurar consumo e inflação… e vamos trazê-los de volta? Corrupção? Ora, sejamos honestos, ninguém pode alegar ignorância sobre os inúmeros casos denunciados e não investigados naquela época e hoje nos governos tucanos estaduais. Citando apenas os de maior volume: Privataria Tucana, Reeleição, Máfia das Ambulâncias… e agora o chamado Trensalão. Não quero justificar que TODOS roubam, quero dizer que a corrupção não é prerrogativa desse ou daquele governo, fazem parte de nossa sociedade, pública ou privada (afinal, quem são os corruptores?). A diferença é como o Estado se posiciona, como as Instituições estão livres para atuar na responsabilização de quem comete a falta. E neste governo, gostem ou não os detratores, Polícia Federal, CGU e Procuradoria da República atuam, como gostam de dizer os “mervais”, republicanamente, ao oposto do tempo tucano em Brasília. Aos mais jovens: o Procurador da República, Brindeiro, indicado por FHC, ficou conhecido como “Engavetador da República”.
    Finalmente, continuo com enorme esperança de que não tenha sido tudo em vão, que os milhões que hoje podem sonhar com o futuro consigam ver concretizada a visão de que as oportunidades serão de todos. Meritocracia é algo desejado por todos, a direita vive falando disso, mas ela somente será verdadeira quando o filho da empregada doméstica, formado em medicina, estiver disputando o mercado com o filho do “doutor” em “igualdade de condições”. Não antes disso.
    Encerro com uma visão que jamais esquecerei: minha mãe, de 84 anos, ontem na fila de votação, elétrica, feliz da vida, recusando-se a passar à frente por acesso especial, apenas para curtir o momento. Foi 13 de alto a baixo. Já é vencedora, não importa o que digam mirians leitões, mervais, jabours e outros babacas da vieira souto e de higienópolis…”

    • Excelente texto. Só discordo sobre a meritocracia, que é impossível e não passa e jamais passará de aristocracia disfarçada.

      O resto é intocável. (E imexível, como diria um ex-Ministro de FHC…)

  • Sou paulista e sinto vergonha dessa gente que pensa como FHC, muito triste mesmo.
    Será que o estado de SP emburreceu de vez reelegendo o Alckimin ( vulgo chuchu ou governador blindado) do PSDB, significa mais quatro anos de atraso.

    • Certamente Ana Maria.. Infelizmente, diferente de você o povo Paulista parece que não está raciocinando, talvez falta de memória, pois, terem coragem de querer eleger uma pessoa que foi rejeitada em seu próprio estado, parece-me falta de inteligência por parte dessas pessoas. Nós de Minas Gerais queremos distância dessa cúpula nojenta do PSDB e, inclusive, estamos querendo doar “essa coisa” ao estado de São Paulo, pois, já que gostaram tanto, então que leve pra casa para criar porque Minas Gerais quer distância dele..

  • Deixo minha fala para dizer que como Gaúcho tenho o maior respeito pelos nordestinos, paulistas, mineiros, cariocas, enfim, por todo o povo brasileiro. Esse tipo de discurso feito pelo príncipe da privataria, que se diz sociólogo, é um ultraje e uma baixaria sem limites. Fica meu repúdio e minha indignação.

  • Olá Eduardo!

    Mudando um pouco o foco de seu post, gostaria de dizer algumas coisas em relação à eleição presidencial aqui em PE, meu estado. Eu espero que o PT fique bem atento por aqui pois médicos de todas as áreas de atendimento na região aqui estão coagindo pacientes a votarem contra o PT. Para que votem em qualquer candidato, menos no PT, A população de meu estado, Eduardo, é muito carente de atendimento e de médicos e eles levam ao pé da letra tudo o que os médicos lhes dizem. Eu penso que esta “orientação” vem de cima, do Conselho Federal de Medicina, que ficou irritado com o programa Mais Médicos (um bom programa) e, agora, estão tentando retaliar.

    É enorme o engajamento de profissionais médicos nesta campanha velada e a gravidade deste caso não pode ficar impune, pois isso não é um fato isolado. Está ocorrendo em todos os municípios do estado,

    Outra coisa também que eu descobri através do meu filho. Professores do Estado estão pedindo a todos os seus alunos (que já tem idade para votar) para não votarem no PT, falando em dá possíveis vantagens à eles no futuro, caso façam isso nas urnas. Não sei porque a classe está fazendo isso, mas é uma constante.

    No caso dos médicos é ainda pior, pois esses médicos aqui dão a entender à seus pacientes que se eles não “seguirem a orientação de votar contra o PT” o tratamento médico deles não será realizado. É um arremedo. A imprensa aqui do estado está muda, calada, não quer tocar no assunto, parece dominada pelas verbas públicas do atual governo que está coligado com os interesses dos tucanos, tanto nos planos estaduais como federais, neste caso, o do Aécio.

    É ou não é preocupante? É preciso que o PT fique bem atento à isso, e ataque esta “onda” que esses profissionais (maus) estão querendo promover por aqui. É coação..

  • Esse triste episódio que nunca termina precisa ser literalmente jogado como uma bomba na região Nordeste. Todos precisam saber como pensa FHC e seus amigos como Aécio. Quero apostar que surte efeito para bombar Dilma aos 80% na Bahia, Ceará, Piauí, etc.
    Só outro comentário que envolve Nordeste: que papelão de Flávio Dino; gozou do governo Lula no Turismo e agora declara apoio a Aécio. Não se fazem mais comunistas como antigamente.

  • A paulistada vota Tiririca, Feliciano e aecio e os bravos nordestinos é que são atacados pelo Principe dos Ociologos, Fernando Henrique , padrinho do playboy carioca aecioporto do titio. Toda a solidariedade do povo mineiro aos bravos nordestinos que sempre honraram o Brasil com boa gente, boa musica e cultura.
    É DILMA 13

  • Eduardo, talvez haja uma grande surpresa no segundo turno: soube que houve quem votou no aécio para evitar que a Marina fosse ao segundo turno. Agora, pretende votar depois na Dilma. Fez isso por achar que a Marina seria mais difícil de derrotar.

  • Sr. Eduardo, digo mais, o Pimentel vai ser massacrado pela midia isso é mais que certo, se for contemporizar vai virar um zumbi, tem que deixar claro que a midia é contra o seu governo, e se for mais esperto ainda faz a limpa em todos os orgãos estaduais para oxigena-los.

  • ♫ Concordo com tudo que ele disse, apesar de não haver entendido quase nada. Está certo que estou ficando meio surdo, mas a verdade é que sempre tive muita dificuldade para entender esse falar cantado dos nordestinos. Acredito que a recíproca seja verdadeira, mas não seria nada mal eles colocarem legenda nos vídeos que veiculam. E vejam bem: estou falando sério…

    • Tá ai , esta é uma típica manifestação preconceituosa , falar que não entendeu nada ou quase nada o que Bráulio disse porque ele fala cantando , você é um paulista muito do besta .

    • Quem tem uma dúzia de neurônios sadio e trabalhadores.
      Quem tem um mínimo de decência
      Quem tem um pingo de caráter
      E…Quem já passou férias no nordeste e conviveu com seu povo…
      NÃO ACEITA ESTE TIPO DE COISA…PARECE O CORREDOR POLONÊS FEITO PARA OS MÉDICOS CUBANOS…O BRASILEIRO TEM QUE ESTAR ACIMA DISTO, GENTE!!!

    • Você parece ter problemas não de audição mas sim uma ignorância sem tamanho. Se não entendeu o que ele falou então como concorda com tudo? Vá ler mais e estudar mais sobre os vários sotaques no nosso país, pois quem tem fama de falar cantando não somos nós e sim vocês.

    • se fossem um gringo vc entenderia, não é? não ia nem precisar de legenda.
      Ah! daria status……….
      o trem bão de se fala sô…… minereis vc entende?

    • Convenhamos, como tem gente escrota nesse mundo… Como nordestina, se um dia fizeram um plebiscito, voto pela separação, saco cheio, explodindo de raiva dessa gente… O bom é que o Lula fica com a gente, fiquem com FHC.

        • fantástico, se o Brasil…. o nordeste decide tudo.e que viva o sol do Nordeste, bonito que nem ele , não tem igual.o nosso povo sabe viver, pensar , até aprender com a falta d’agua para sobreviver à sêca, e que pode muito bem ensinar como economizar água da CANTAREIRA…e viver.

  • Vocês do nordeste são, na verdade, a maior riqueza do Brasil.. É o povo na sua essência em que sobrevive com dignidade que é a maior virtude que alguém pode ter, diferente de muitos que se acham os “tais” e que, na verdade, não passam de verdadeiros “vermes”..

  • Edu,

    Gostaria de parabenizá-lo por ter sido talvez o primeiro observador apontar que as manifestações de junho de 2013, conquanto não exclusivamente, eram eminentemente um golpe anti-PT. O tempo provou que você estava certo, a despeito de gabaritadas opiniões em contrário…

  • Caro Eduardo.

    Penso que todo o prejuízo à Democracia Brasileira que a messiânica Osmarina podia fazer já está feito.
    Agora, o combate é outro para todos nós que o lemos e também para todo militante progressista, é hora de se CONCENTRAR no esforço máximo para reeleger Dilma!
    “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”.

  • De novo? Não bastou a Mayara em 2010? O MP tem que tomar uma atitude mais enérgicas com esses imbecis. Imbecis e burros. A seca que acontece atualmente é na Tucanolandia. E a mocinha que de informada não tem nada, desconhece o que acontece em seu quintal. Isso sim é ignorância, tendo estudado em escola cara ou não

  • Interessante artigo no Viomundo: “Bajonas Teixeira Junior: Subida de 14,5 pontos de Aécio em 72 horas precisa ser investigada” (‘link’: http://www.viomundo.com.br/denuncias/bajonas-teixeira-junior-subida-de-145-pontos-de-aecio-em-72-horas-precisa-ser-investigada.html )

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Saiu recentemente no ConversaAfiada, do Paulo Henrique Amorim:

    MARILENA SE DIZ ESTARRECIDA E PROPÕE ESTUDO DE CASO SOBRE REELEIÇÃO DE ALCKMIN

    Filósofa pede que acadêmicos se reúnam para tentar encontrar explicações para quarto mandato do governador em meio a racionamento, denúncias de corrupção e problemas de gestão

    São Paulo – A filósofa Marilena Chauí propõe que acadêmicos somem esforços para tentar entender os motivos que levaram o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a conquistar um novo mandato nas eleições realizadas ontem (5). Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a professora da USP afirmou ter proposto ao presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann, que estude ao longo dos próximos quatro anos os processos que explicam que o PSDB possa chegar a mais de duas décadas de comando do Palácio dos Bandeirantes.

    “O PSDB tem uma monarquia hereditária. Alguém precisa entender o que acontece em São Paulo. A reeleição do Alckmin no primeiro turno é uma coisa verdadeiramente espantosa”, avaliou. Para ela, é difícil explicar como o governador obtém seu quarto mandato em meio a racionamento de água, denúncias de corrupção e problemas sérios na gestão pública, como a perda de qualidade do Metrô paulistano, alvo de denúncias de formação de cartel e pagamento de propina a políticos do PSDB.

    “Por que fico estarrecida? Porque você teve milhares e milhares e milhares de jovens nas ruas pedindo em São Paulo mais saúde e mais educação. Se você pede mais saúde e mais educação, considera que são direitos sociais e que têm de ser garantidos pelo Estado. E aí você reelege Alckmin. Estou tentando entender como é possível você reivindicar aquilo que é negado por quem você reelege.”

    (Fonte: http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/10/06/chaui-quer-entender-eleicao-de-alckmin/

    Só há uma explicação possível, embora, infelizmente, para o nosso sentimento de fraternidade, explicação dolorosa: São Paulo já virou um caso patológico, são sociopatas… Um povo também adoece, como a Alemanha nazista.

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Meu Caro Eduardo o PT esta perdendo a campanha pela internet é muito forte o apelo critico a Presidente Dilma entre os jovens, apareceu agora que o PT censura a internet porque o mesmo tirou o vídeo do carteiro.

  • A DIFERENÇA É NOSSA FORÇA !!

    Nasci em SP de pais português e criado em França….me misturei com todas as raças (Arabes, afrcanos..) sem preconceitos pq quem não conhece tem medo e nao se fecha numa mente pobre !

    Então o voto é livre mas não o direito de ofender o que não tem a mesma opinião.

    O povo do Nordeste não pode ser tratato mal e por eles vão acontecer as mudanças deste mundo onde o dinheiro não demonstra a cultura, tradiçôes, e sabedoria.

    Sergio Ribeiro de Macedo

    • Meu caro amigo, vc respondeu á quase todas ás postagens que foram enviadas, que acabei de ler, e fiquei, muito entristecido, com algumas colocações, eu, tenho muito orgulho de ser filho nordestino, ou filho de qualquer pai e mãe, de qualquer parte do mundo, eu tenho tbm, muita pena dessa mentes insanas, sem generalizar, pois, algumas postagens, foram bem colocadas, ás mal colocadas, cabe á mim respeitá-las, mas não concordar. Entendam, de uma vez por todas, nós, somos todos, filho de um só pai e de uma só mãe, basta, ter um pouquinho de coragem, e olhar para o céu.

    • Sou do PSDB, mas agradeço aos nordestinos por fazerem tantas maravilhas nas grandes capitais, por exemplo: qual o filho de classe média alta que já pegou uma colher de pedreiro, um carrinho de concreto ou até mesmo preparar uma massa, então quem construiu o Brasil ! quem veio no pau de arara viajando dias e noites sem dormir e sem comer. Olhe para cima vê as maravilhas das torres prediais, vê os nosso asfaltos, vê as nossas industrias, foram e são as mãos sagradas desse povo, portanto não vamos discutir o sangue que corre pelas veias desses nossos irmãos. Política é tudo igual, amanhã Dilma estará beijando o Aécio e vice versa e o povo tolo brigão estará chupando o dedo e dizendo que bosta eu fiz na vida. Parabéns aos nordestinos, amo como meus irmãos. Sou de São Paulo, Capital me chamo Tulio Soares.

  • 1/3 do eleitorado NÃO votou, votou em branco ou nulo

    ENTENDO SIM que é daqui que deve haver a conscientização, o chamamento, o convencimento.

    Uma eleição ganha com a mentira e a manipulação, também é FRAUDADA.

    ..e isso já foi tentando por mais de uma vez com a tese dos olhos azuis, dos paulistas alienados, ou das mulheres contra os machos.

    Uma eleição plantada na dicotomia, na cizania, na tentativa por uma luta fratricida chega a ser um CRIME.

    lembrem-se do PAZ e AMOR

    ..que a história faça justiça a todos aqueles que por seus empregos e interesses menores não se furtam a inventar e a semear o ódio e a divisão entre irmãos..

    ps – hoje tem depoimento da contadora do Youself na CPI

    • em tempo

      Por estes dados, de 30% de eleitores desinteressados e não atendidos, acho sim que a eleição esta mais pra DILMA ..agora, caso o PT insista nesta política de ÓDIO e de “dividir para governar” (by Maquiavel), ela que vira e mexe usa pra cativar desatentos, chego a pensar (e a torcer mesmo) que o povo desta vez lhe dê o “devido reconhecimento”

      Gente, depois que MARX não previu a classe média (que hoje é maioria neste país), nem a evolução e plasticidade do capitalismo ..a tal luta de “cRasse”, pra desespero da Chaui, não tem a mínima possibilidade de vingar.

      idéias e propostas, tem ?!

      • Mais, quem pensa que a transferência de votos pra Aécio respeitará a opinião da Marina, esta enganado ..se assim, pode dormir sossegado

        O papo não será entre THC e LULA, outro equivoco

        ..mas sim entre DILMA e Aécio mesmo ..e aqui a gerente vai ter que explicar, por exemplo, pq sob sua guarda (como membro do conselho, depois presidente, ministra e chefe de Estado) ela foi INCAPAZ de ver tanto estouro e desvio de orçamento, enriquecimento grotesco, e não suspeitar de ninguém

        sei sei

        • Discussão inócua. Os intelectuais da esqueirda e os adeptos da direita (que não tem intelectuais) ainda não analisaram os protestos de junho, não têm condições de analisar as eleições. Jamais vão entender o povão.

          A quem diz que pobre vota em Dilma, faça uma entrevista com a escória que faz biscates às portas da classe média clássica direitista em São Paulo, geralmente masculino, para pagar sua cama num pulgueiro….. resposta: “voto em Aécio, de coração”.

          A quem diz que o estado deve ser pequeno: o voto absolutamente conservador no congresso
          só prova o que já havíamos visto. O não investimento centenário em educação verdadeira e serviços à população continua fazendo estrago. O Estado não faz o serviço, a pobreza vira marginal, o estado, via essas pessoas que não fizeram o serviço aparece com a solução: o voto conservador contra a pobreza a mesma que não consegue fazer conexões.

      • Romanelli acho que você é tão tucano e seu ódio contra o PT te impede de pensar melhor !!!! O que mais está se vendo são demonstrações de ódio contra os nordestinos, por que votaram no PT, e é o PT que está criando um clima de ódio!!!! Certamente você acha que os nordestinos deveriam deixar de votar no PT para não existe campanha de ódio!!! Essa manifestações de ódio contra os nordestinos é o que mais estimulam os nordestinos, que não votaram no PT, a mudarem o voto.

      • Como é que é? Marx “não previu” a classe média?

        E a luta de classes é “colocar uma classe contra a outra”, algo que supostamente, gente como a Marilena gostaria que “vingasse”, que “ocorresse” e não o diagnóstico de um processo histórico que se desenrola por toda a história da humanidade?

        É sério mesmo? O que vc leu de Marx, se é que leu alguma coisa dele?

        De Marx, e não dos ANÕES que tentaram contestá-lo com homens de palha e red herrings e outras falácias infantis, e que eu suspeito que vc chame de “mestres”!

        É incrível que um coitado que sequer domina a matemática de nível ginasial queira falar de Marx sem SEQUER lê-lo. É prepotência demais!

  • DECLARAÇÃO DE FHC DESENCADEIA ONDA DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA O NORDESTE

    E o Lula chama FHC às falas. Veja: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/10/07/lula-tambem-chama-fhc-as-falas/

    A declaração de Lula:

    Publicado em 07/10/2014
    Lula também chama
    FHC às falas!

    FHC pensa que o Nordeste é o do Governo dele!

    Compartilhe
    Vote
    Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+134)
    Imprimir Imprimir

    Do Presidente Lula, em seu facebook:

    É lamentável o preconceito que vem à tona depois de um processo democrático tão importante, como as eleições do último domingo. É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos. Primeiro porque isso é fruto de preconceito lastimável, segundo porque mostra um desconhecimento profundo da atual situação do nordeste brasileiro. Quem faz afirmações deste tipo imagina o nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade. Por isso muitos, como eu, tiveram que abandonar sua terra natal e migrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida.

    Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria. Das 18 universidades criadas nos 12 anos de governo, 7 são no nordeste. A região conta hoje com 62 extensões universitárias. Mais de 16 mil estudantes dessas universidades foram estudar no exterior com o Ciência sem Fronteiras. Dos 20 milhões de empregos criados no país, quase 20% foram no nordeste. 141 escolas técnicas foram implantadas na região, representando 33% do total no país. A mortalidade infantil, que era um dos principais problemas da região caiu a menos da metade. Os nordestinos, hoje, não são mais personagens de tristes reportagens sobre as migrações para os grandes centros urbanos. Eles podem viver nas suas terras de origem com dignidade e oportunidade.

    Somos todos brasileiros e temos que nos unir para continuar construindo um país mais solidário, mais justo, com mais oportunidades para todos, independente de cor, crença, religião ou região do país em que cada um tenha nascido. As pessoas deveriam ser agradecidas pela diversidade do nosso grande país. Essa é a nossa riqueza.

    • O jornalista Ricardo Kotscho lembrou bem em se post “Marina e os “não votos” nas margens de erro” sobre a economia do nordeste. Ele traz a seguinte informação: ” a economia nordestina cresceu 2,55% no segundo trimestre do ano, na comparação com o primeiro, que já havia registrado 2,12% de expansão. Nenhuma das demais regiões obteve dois trimestres consecutivos de alta, e as taxas, mesmo quando positivas,foram bem mais modestas”. Essas informações constam de um jornal que não pode ser acusado de petista. Portanto esse preconceito que estão estimulando pelos nordestinos é lamentável, inaceitável mesmo. FHC perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

  • Jimmy Cricket™ – Guarujá – SP, postou o seguinte comentário:

    “Concordo com tudo que ele disse, apesar de não haver entendido quase nada. Está certo que estou ficando meio surdo, mas a verdade é que sempre tive muita dificuldade para entender esse falar cantado dos nordestinos. Acredito que a recíproca seja verdadeira, mas não seria nada mal eles colocarem legenda nos vídeos que veiculam. E vejam bem: estou falando sério…”

    Jimmy Cricket, com todo o respeito eu sugiro que você escute Elba Ramalho que canta a mesma letra de forma monumental. Elba gravou esta música no tempo em que o Nordeste estava entregue as baratas. Ao ouvir Elba, você compreenderá tudo bem direitinho. É só clicar em

    http://letras.mus.br/elba-ramalho/250731/

    Um abraço.

    Marinalva, do Ceará, preparando uma vaia estrepitosa para o Aécio Neves quando ele vier pedir voto para o segundo turno.

  • Uma coisa que o paulista e o paulistano têm que acreditar. Que uma melhora do Nordeste será uma melhora para o país. Se equalizarmos o país, todos saem ganhando. Problemas sociais diminuirão em todo o país, muito em São Paulo. Além de tudo a economia melhorará para todos. São Paulo tem muita relação econômica com o Nordeste, se o Nordeste melhora, melhoram todas as relações econômicas.

    Paulistas e paulistanos, não deixem a xenofobia passar por cima disto. Vocês dizem que trabalham e sustentam o país, mas a verdade é que vocês também ganham muito com o país.

    Não se deixem enganar pelo atual governo estadual de vocês, pois o que está afundando vocês é este governo que, infelizmente, vocês deram o aval para continuar. O nordestino votou em sua maioria em Dilma porque ele viu sua vida melhorar em todos aspectos, não só por causa do Bolsa Família (que tem no país todo), mas por outras políticas sociais como Prouni, FIES, financiamentos dos bancos estatais, desenvolvimento, geração de emprego, etc.

    Pensem bem nisto.

  • Me desculpe escrever fora do assunto, mas ainda estou intrigado com a ascencão de Aécio no prineiro turno. Ele passou varias semanas em torno dos 20% e chegou a 33% nos últimos 3 dias antes da eleição de 5 de Outubro. Existe uma razão por que muitos países ricos ainda não usam urnas eletrônicas. E a avalanche de votos foi em São Paulo. Foi uniforme em todo o Estado ? Ou foi localizada, uma região favoreceu o Aécio mais que outras. Estou intrigado.

  • Agora estou aliviado por que a campanha se moveu.
    Estava assustado vendo apenas o grupo do Aécio ocupando espaço.
    Parabéns pela campanha (verdadeira) da Dilma de mostrar que parte dos grupos que apoiam Aécio são preconceituosos e racistas.

  • Caro Eduardo, creio que é o momento de esclarecer a população a respeito das riquezes do País. Uma breve história do destino do nossos minérios, sobretudo em MG, atualmente. Parece que, mais do que tirar o PT do poder as elites querem nossas riquezas. Acredito que o povo gostaria de saber como o psdb trata dessa questão no País. Em SP, sabemos como é tratada a questão da água. E a água á uma riqueza. É necessidade básica da vida. Acho que deveríamos insistir nessa questão.

  • Edu repudio fortemente qualquer preconceito contra nossos irmãos nordestinos.
    Temos que ter em mente que isto é uma ação coordenada e pensada pelos tucanos para aumentar ainda mais a rejeição do pt em são paulo.
    A participação do “príncipe” na campanha tucana, que não ocorria desde quando ele deixou o governo, tem este objetivo claro..aumentar a rejeição do pt em são paulo.
    O pt tem que politizar esta eleição fortemente.
    abraço

  • Eduardo, o que está acontecendo com o Brasil, meu caro ???

    Como as pessoas podem ser a favor em fomentar o ódio, o preconceito, a raiva em pleno século XXI ?

    Aqui em SP, só pra você ter uma idéia, as amiguinhas do colégio ( de classe média e média alta aqui na Zona Norte ) da minha filha de sete anos, isso mesmo, sete anos, disseram pra ela que a Dilma iria acabar com a vida dela se eleita !!! É óbvio que isso é um retrato do que os pais dizem aos seus filhos, ou seja, acabam de certa forma disseminando o ódio para crianças totalmente inocentes, quando deveriam ensiná-los a serem mais gentis, educados, solidários, terem cidadania!

    Te juro cara, dá vergonha de ser Paulista/Paulistano, pois estas pessoas não devem ter a mínima noção do que é Democracia e que ela, por mais que muitas vezes se somente para inglês ver, é sempre o melhor caminho para que um País e seu povo de desenvolva.

    Cada um tem todo o direito de votar em quem quiser, agora pregar o ódio, o preconceito, a violência, como fez o altamente imbecil do FHC em suas declarações, mesmo que indiretamente, este analfabeto social deveria ter consciência de que é um homem público, portanto suas ações e palavras podem ter consequências sérias numa sociedade que anda com o ódio muito próximo de suas personalidades.

  • Nasci no Sul, precisamente no Rio Grande do Sul. Já houvi tanta asneira sobre o Nordeste que deixou de ser engraçado para ser patético. Ao participar de um processo seletivo em minha empresa, houve a oportunidade de optar por me transferir para o Nordeste. Não pensei duas vezes e saí do Sul direto para o Nordeste. Meu plano era de ficar por 12 meses, mas fiquei por 12 anos. Me sinto um Nordestino. Aprendi a conviver com as tradições nordestinas, aprendi que o Nordestino trabalha muito, mas muito mesmo. Aprendi o significado das palavras cordialidade, humildade, amizade, de acreditar sempre. Fico impressionado com pessoas que agridem, discriminam e ainda acreditam que estão certos. A infinita maioria de brasileiros ama o Brasil do Oiapoque ao Chui. Não se importa se somos sulistas, amazonenses, nordestinos, ou o nome que quiserem dar. Somos brasileiros. No Sul, esperamos a oportunidade de poder conhecer o Nordeste. Nos encanta com o que se fala de lá. Eu já conheço e conheço bem. Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, entre outros que tive a honra de conhecer. Gosto do nordeste, dos nordestinos, de sua maneira de ser, da simplicidade, da sua força. Esse tipo de discriminação, de pessoas que se escondem atrás de pseudônimos, de paginas fakes, sem escrúpulos, deveriam e estar na cadeia. Me sinto ofendido também, pois sou metade nordestino. Se o Nordeste ficar independente, não sei o que seria do Brasil. Quem não conhece o Nordeste, é incapaz de reconhecer a importância dele no Brasil. Parabéns pelo seu vídeo, espero que o nordeste jamais se separe do Brasil, quem perderia com a separação seriamos nós. Sou Nordestino com muito orgulho.

  • Caro Eduardo,

    Este vídeo mostra toda a grandeza do povo nordestino. Não é denegrindo a imagem deste povo, com palavras preconceituosas, que se vai engrandecer um País. É bom sempre lembrar que a nossa Constituição Federal não faz distinção entre os povos; sejam eles de qualquer Região do País, ou até mesmo de outros países.

    OBS: Eduardo, baseado no que andam dizendo por ai, você acredita que as primeiras pesquisas darão uma ao candidato Aécio?

  • Eduardo, parabéns ao autor do vídeo, pois está muito bom. Li na Folha, hoje, que discursos do aécio e do seu vice contra o bolsa família (que eles chamavam de “bolsa esmola”) e contra as cotas para alunos de escolas públicas nas universidades estão sendo buscados para a campanha. Esse é, com certeza, um caminho a ser seguido, entre outros.

    Sugiro, adicionalmente, que fatos positivos sejam incluídos nesta segunda etapa. Por exemplo: a antecipação de bons nomes do futuro ministério (sobretudo o da Fazenda). Isso poderia acalmar os mercados (não sou pró-mercado, mas deixá-lo à solta na véspera da eleição não é uma boa estratégia) e atrair eleitores menos progressistas, sobretudo de SP e do Sul.

    Abs, Fábio Faiad.

  • EDU, bom dia
    quem sabe com esta campanha bandida contra os irmãos nordestinos, faça com que os nordestinos de SP, bem como seus filhos nascidos aqui, acordem e votem maciçamente em Dilma.
    Não é possível que votem neste partido (psdb) que os ofende tão abertamente.

  • Edu,

    Bomba, bomba, o separatismo de São Paulo foi ressuscitado por um sociólogo de araque carioca , que se diz profeta de Higienópolis.
    Como pode o povo da bolsa famiília afrontar o povo da bolsa de valores?
    O próximo slogan da campanha do menino do rio será: “QUEM LAVA DINHEIRO NÃO VOTA EM COMPANHEIRO”

  • Bom dia Edu.

    Esses ataques a nordestino, favorece em muito a Dilma
    que não terá lugar para enfiar tantos votos. No fim da Eleições
    aumentará o ódio ao nordestino e ao BF. O mais difícil, Edu,
    é que a PF nada faz, agora, policiais também são reacionários,
    é claro que tem exceções.

  • Analisem o voto Russomano.

    Um cara que promete defender o consumidor, apenas, e com essse verbo consegue milhões de votos revela o estado de abandono em que se encontra o povo.

    Bernardo é culpádo. Vacarezza é culpado. Cardozo é culpado. O PT é culpado, sim.

    Mas onde começou isso? Começa no achamento do Brasil. Segue com o MDB, PMDB, PSDB, a velha ARENA, que virou DEM.

    É uma curva longa e sem fim.

    Vai piorar com este Congresso. Vai piorar apesar de Dilma ser ótima.

    Vai piorar porque os intelectuais estão morrendo de velhos. Os novos não querem nem saber da história.

  • A letra da canção Nordeste Independente, de Bráulio Tavares e Ivanildo Vila Nova e que Uchoa declama tão bem no vídeo acima, deveria ser discutida em sala de aula, como fez o professor Antonio Kubitschek com a letra Beijinho no Ombro. O professor afirmou: “A intenção foi fazer uma provocação à imprensa”. Se os professores de São Paulo e Rio seguissem o exemplo do professor Kubitschek, com a letra Nordeste Independente, creio que a “provocação” não seria mais com a imprensa e sim com os preconceituosos que felizmente são minoria.

    PS: Com sutileza e inteligência Braulio Bessa Uchoa deu uma resposta em alto nível para quem ainda não se dá conta de que o Brasil é mais do que uma grande terra, o Brasil é sua é gente, gente boa dos quatro cantos do mapa.

  • Oh povo criativo, quem conhece o nordeste sabe que aqui a alegria reina! Sol o ano inteiro, praias belíssimas e além de tudo isso, recepcionamos os visitantes com respeito.

  • “O Sertão Vai Vira Mar e o Mar Virar Sertão! “A profecia se concretizou, São Paulo já secou, sem água na torneira. Não aceito, de forma alguma,
    qualquer tipo de discriminação! Somos todos brasileiros e, a beleza da democracia se expressa na junção dos diferentes.

  • Grande Edu!

    Faz tempo que não comento aqui no blog, mas achei este o momento para me manifestar.

    Sou nascido no Paraná, moro e trabalho aqui.
    Jamais consegui entender este bairrismo inútil e ridículo. Somo todos brasileiros, miscigenados, mistura de todas as etnias.
    Eu, por exemplo. Minha mãe é filha de alemães, e meu pai é baiano, nascido em Rui Barbosa, interior da Bahia.
    (Todos que me conhecem me chamam de “balemão”…hehehe)
    Estou cá, mas tenho um pé lá.

    Mas, pra falar a verdade, somos todos do querido nordeste. O Brasil começou lá.
    Mas, mais do que isso, somos todos SERES HUMANOS.
    Todos temos fome, sede, frio, medos, anseios, desejos.
    Sagramos, choramos, vivemos e morremos todos da mesma maneira.

    Por que nos acharmos diferentes?

    Grande abraço, meu amigo, meu irmão!

    Aos nordestinos, fica aqui o respeito e admiração por aquela que é também a minha terra!

  • È incrível e ,contraditoriamente esclarecedor que os nossos irmãos nordestinos sejam ofendidos justamente porque foram COERENTES e GRATOS pela perspectiva de VIDA que NUNCA teriam num desgoverno do PSDB !!!E ainda com Aécio Neves que quintuplicou a dívida de MG;não pagou o PISO SALARIAL aos professores;NÃO APLICOU os 25% em educação (vejam o boletim do SINDICATO-www.sinde´ute.mg). E ainda diz que MG tem a melhor educação do BRASIL!!!,ONDE ESTÁ A LEI DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA que Aécio chama de CHOQUE DE GESTÃO!!!!DILMA NELES!!PARABÈNS NORDESTINOS!!!!E vejam só a lei do RETORNO:O NORDESTINO pos= LULA e DILMA´não precisa vir para SÕ PAULO e os paulistas ficam SEM ÁGUA e ainda REELEGEM ALCKMIN que NADA fez para evitar a crise!!!!!QUEM PENSA MELHOR????

  • Vejo esse processo “separatista” ruim para o PT a longo prazo. O negócio e fortalecer e aumentar a diferença na região norte e nordeste, mas não pode deixar os estados do sul, sudeste e Centro oeste entrarem nesta pilha e comprarem a briga. Se Aécio mantiver a dianteira nesta região, fica difícil da Dilma Levar.
    A questão é… O PT consegue manter a dianteira em Minas? Consegue reduzir no SUL?? SP acho que já era, o sentimento la é muito anti PT.
    Esta na hora da militância e da articulação entrar em jogo e aproveitar que o telhado do Aécio é de vidro e que em Minas, ele não é uma unanimidade como costuma pregar a trupo do psdb

  • Estimado Eduardo,
    Passei um bom tempo sem acessar o seu blog e outros progressistas devido aos inúmeros contratempos. Hoje estou de volta e parabenizo a você por este brilhante trabalho. É um absurdo a discriminação contra nossas irmãs e nossos irmãos do Nordeste do Brasil. Mas a resposta está sendo dada com competência, classe e educação pelas pessoas do Nordeste e as pessoas de bem do sul maravilha. Esta discriminação tem que ir para a campanha eleitoral para que assim as/os fascistas sejam desmascaradas/os. É vergonhoso para o Brasil este preconceito contra as pessoas do Nordeste. As pessoas de bem têm que reagir e denunciar o mal com todas as forças. Felicidades para você e toda a sua família. Abraços.

  • Acho uma babaquice essa mania que alguns idiotas do centro/sul tem de se julgar superior aos irmãos nordestinos. Mas não de deixar de perceber, que quase sempre a motivação é de ordem política. Na verdade, eles estão quase sempre na contramão daquilo que é melhor para o Brasil. Na presente eleição, por exemplo, o Brasil quer e precisa se livrar desse câncer chamado PT, que está levando o país para o buraco, pelas asneiras da Dilma no governo e a roubalheira em curso dentro de praticamente todo o governo. Mas corremos o risco de a região, por falta de maior discernimento político, nos impor essa incompetente por mais quatro anos. Puxa gente, será que ainda não perceberam que o PT já era, e que precisamos de um presidente capaz para tirar o país do atoleiro? Faz favor ne, atualizem-se politicamente. A onda agora é Aécio!

  • Só existe preconceito por haver um recptor q dessa forma o identifica, o agente quase sempre se expressa da mesma forma qualquer q seja o individuo , veja o caso do goleiro aranha , q foi chamado de macaco se fosse um baixinho ,um magrelo um gordo um outro adversário qualquer seria da mesma forma , mas só os preconceituosos assim entendem . por tanto no caso do nordeste estamos mesmo criticando uma massa sem reação porque estão dependentes, mas isso não é por que são nordestinos entendeu, se fosse outra região qualquer também iriam falar. Pense bem quem precisa ser tratado , salvo (os estupidos q realmente são preconceituosos e muitas vezes ignorantes) e ter mais segurança de si próprio. AB.

  • Porque o PSDB, chama os nordestinos de burros ou desinformados, porque não vota no Aécio? isso é desespero e preconceito dom os nordestinos.
    dia 26 vamos votar no 13 Dilma, mais uma vez.

  • Esse “ativista cearense”, usa os desabafos dos sulistas e sudestinos para discursar xenofobia e ódio ao Sul e ao Sudeste.. PARABÉNS !! Bem legal..

  • Com esse ÓDIO todo que vcs tem dos paulistas e dos sulistas, cuidado pra não falirem seus hoteis, resorts, restaurantes, taxistas, camelos, guias turisticos, que vão ficar sem ninguém mais para atender.

  • Se o Brasil não tivesse importado esse ignorantes europeus para trabalhar na lavoura teríamos com certeza um pais melhor para viver. Nós somos os verdadeiros brasileiros. Manda essa cambada ignorantes de volta por pais de origem de seu avós.

  • OS PRECONCEITUOSOS DE PLANTÃO, DEVERIAM SABER QUE O NORDESTE NÃO TEM NADA A VER COM A REELEIÇÃO DA DILMA.EU NÃO SOU CONTRA O POVO NORDESTINO,QUE NA MINHA OPINIÃO TEM MAIS EDUCAÇÃO DO QUE CERTOS “INTELECTUAIS” POR ESSE PAÍS AFORA. SOU CONTRA A INGENUIDADE DAS PESSOAS QUE SE DEIXAM SEREM COMPRADAS POR UMA BOLSA MISÉRIA.SÓ PATA LEMBRAR, A DILMA NÃO FOI ELEITA SÓ PELO VOTOS DOS NORDESTINOS,ELA FOI ELEITA PELOS VOTOS DO BRASIL INTEIRO. PORTANTO IRMÃOS SULISTAS: VAMOS DEIXAR DE PRECONCEITOS IDIOTAS, E CORRER ATRAS DAQUILO QUE PRECISAMOS,QUE É CUIDAR MELHOR DE NOSSAS VIDAS E DEIXAR A VIDA DOS IRMÃO NORDESTINO DE LADO. AH! PRA FINALIZAR…. SE O NORDESTE FOSSE TÃO RUIM, NAS TEMPORADAS DE FÉRIAS NÃO TERIA TANTA PROCURA DE NÓS,SULISTAS, PARA PASSAR NOSSAS FÉRIAS EM CADA UMA DAS BELEZAS NATURAIS QUE ESSE NORDESTE NOS PROPORCIONA.

  • “Enquanto a caravana passa os cães ladram” democracia este é o país que eu vivo, discriminação é pobreza de espírito, é falta de cultura e de inteligência.
    Sem falar de educação, tenho pena de gente tão perdida no caminho , espero que Deus os perdoe.
    BRASIL MISCIGENAÇÃO É TEU NOME! GRAÇAS À DEUS!
    PS: O Nordeste é só uma parte do colégio eleitoral,porque os outros estados não elegeram quem eles queriam.
    PS:Os autores das discriminações, se fossem interpelados sobre política, com certeza, a maioria não saberia nem a definção da palavra.
    PS:Sou gaúcha e amo o Nordeste!

  • Sou paranaense – do interior- Tibagi – e vivo e trabalho em Curitiba, capital do Paraná, há mais de 40 anos. Tenho 63 anos e três filhos .Sou medico ginecologista / obstetra , funcionário público estadual aposentado e funcionário federal concursado, professor da UFPR no Curso de Medicina.Tenho clinica privada com mais de 10 mil pacientes cadastradas. e muito orgulho de, dentre essas , inúmeras amigas e pacientes oriundas do Nordeste brasileiro. Acho que o BRASIL É UM SÓ e honestamente tenho vergonha desses brasileiros – inclusive aqui no Estado do Paraná , com dois deputados estaduais eleitos – dando declarações PÚBLICAS desse teor contra o povo nordestino . Estou orgulhoso do POVO Nordestino.

    • Obrigado meu irmão brasileiro. É de pessoas que pensam como vc que o nosso país precisa pra nos tornarmos cada vez um país melhor, principalmente pras gerações que virão, que não sofram tanto o quanto sofremos, que hoje já melhorou bastante. Sigamos com a força de Deus iluminando nossas mentes e que acabemos de uma vez com qualquer tipo de preconceito, que sejamos unidos em busca de um propósito de vida melhor, se desejo o bem ao semelhante, estou automaticamente desejo a mim, e é assim que iremos eliminar as mazelas que existem em nossa sociedade como: drogas, prostituição, roubos, assassinatos e melhor educação e acesso à saúde pública sem discriminação.

  • Vejo tais comentários contrario ao povo do Nordeste não só como preconceito, mas também com revolta por algum motivo que não seja o voto dado a Presidente Dilma, pois se assim fosse estariam tecendo tais comentários a outros Estados que deram maioria a Ela. Talvez tais comentários seja por conta de que o povo do Nordeste são um povo acolhedor, povo rico, sábios, inteligentes que possuem a melhor educação do país melhor saúde, sabem respeitar a opinião dos outros. Aqui moram muita gente de outros estados, de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e outros Estados. E pra falar a verdade, são pessoas maravilhosas que são dão muito bem aqui no Piauí/Nordeste, pois se aqui fosse esse lugar que tanto e tantos ignoram com certeza eles aqui não morariam. Há, moram aqui muitas gentes de outros países. Então, correto, esses comentários de apoio a nossa gente, que também são brasileiras e bem brasileiras, pois foi por aqui que o Brasil começou. São Paulo?!, porque criticar o Nordeste ?, Sendo que aquele Estado é formado por povo do Nordeste bem como de todas as regiões do Brasil. Quem lá não é do Nordeste e nem de outras regiões é filho de lá, más com certeza são filhos ou netos de Nordestinos e das outras regiões desse imenso Brasil. Então, vejo tais comentários desnecessários, E o nosso povo daqui não tem qui ta se preocupando com isso não, nem ta dando respostas a tais não, deixa isso pra lá porque as pessoas de bem daquelas regiões não falam isso, só falam de bem assim como estes que aqui estão falando, não temos que ta dando atenção a isso não, pois é isso que eles querem, então se agente não ligar pra isso eles um dia se canção de serem bestas. deixa eles pensarem assim, enquanto pensam assim nós estamos vivendo, vivendo a nossas custas as custas de nosso trabalho. A distribuição de renda do Governo não sustenta o povo não, contribui e ajuda assim como é distribuída para todo o país, é apenas um complemento. O Nordeste inteiro para quem conhece sabe que temos muitos artistas muitos profissionais renomados e muitos alunos de pequenos e grandes colégios e pequenas e grandes faculdades onde todos são de uma qualidade de causar inveja, que depois de formados tornam-se profissionais de grande qualidade que se espalham por esse pais suprindo as necessidades daquelas. Na políticas temos grandes nomes que representam esse país, até Cidades de São Paulo e outros Estados são governadas por políticos do Nordeste. Então é isso, se formos descrever tudo de bom de nossa região não caberá nesta pagina.

  • O ativista cearense respondeu muito bem, é assim mesmo que devemos fazer, não precisa nervosismo, basta sorrirmos daqueles comentários e sermos felizes, pois se incomodamos é porque estamos certos, parabéns abençoado, parabéns ao irmãos abençoados que aqui estão juntos com nós, Deus os abençoi.

  • sou carioca da gema mas me solidarizo com o povo nordestino que a maioria é que construiu o Rio SÃO PAULO e outros mais estados da união

Deixe uma resposta