Blog da Cidadania sofreu ataque e ficou 12 horas fora do ar

denúncia

 

No início da madrugada deste sábado (25), a horas da eleição presidencial em segundo turno, o Blog da Cidadania saiu do ar e assim permaneceu até as 13 horas de hoje.

Por volta da uma da manhã, liguei para o provedor de hospedagem do site. Recebo informações lacônicas sobre “manutenção” dos servidores.

Disse ao provedor que meu site é de política e que não poderia ficar fora do ar na véspera da eleição mais importante da segunda década do século XXI. Garantiram-me que logo estaria resolvido o problema.

Desperto às 6 da manhã. Tento acessar o Blog e continua fora do ar. Ligo para a empresa que hospeda o site e dizem que irão “verificar”.

Ligo, então, para o meu técnico – como esta página tem dois servidores dedicados, na falta de um, além de pagar 800 reais por mês pela hospedagem ainda pago um salário mínimo ao técnico que a administra. Além disso, o site tem 12 gigabytes de memória virtual.

O técnico faz uma verificação e me informa que a empresa que hospeda o site desligou os dois servidores que pago regiamente.

Volto à empresa, por telefone. Dizem-me que desligaram para “manutenção” e não estão conseguindo religar.

Ligo de novo para o técnico e ele informa que não faz sentido. Que a empresa poderia resolver o problema em minutos.

Por volta do meio dia deste sábado, então, ligo para o meu advogado e relato o caso e peço para ele ligar para a empresa que hospeda o site. Não deu nem 30 minutos e a página voltou ao ar.

Manter este site no ar me custa cerca de mil e quinhentos reais por mês. Há mais de um ano e meio que não saía do ar. Foi sair só hoje, a poucas horas da eleição em 2º turno.

Na segunda-feira tratarei de mudar de provedor. Deixo ao leitor a interpretação que quiser formar sobre o problema que relato neste post. Para mim, foi sabotagem.

PS: peço aos amigos para testarem as funcionalidades do Blog – comentários, compartilhamentos no Twitter e no Facebook etc.