Por que Aécio Neves nunca processou Juca Kfouri

Reportagem

 

Recebo e-mail de colega da “blogosfera suja” – termo gestado por elucubração de José Serra em 2010, indignado com o contraditório, essa praga que tanto apavora políticos mimados e/ou blindados pela mídia como o ex-governador paulista.

Por, aparentemente, o colega preferir não se envolver diretamente no caso, repassou-me redescoberta de um episódio curioso. Para compreendê-lo melhor, porém, há que voltar ao debate de terça-feira (14) entre Dilma Rousseff e Aécio Neves na TV Bandeirantes.

Aécio começou o debate ostentando um ar debochado e irônico na cara, em claro menosprezo à adversária. Todavia, essa conduta mudaria entre o segundo e o terceiro blocos do programa.

Após ser insultada pelo adversário por perguntá-lo sobre o aeroporto que mandou construir com dinheiro público em uma fazenda de sua família, na abertura do terceiro bloco Dilma formulou outra questão que pareceu desestruturá-lo ainda mais, emocionalmente.

No vídeo abaixo, a pergunta de Dilma a Aécio sobre “violência contra mulheres”.

 

 

A parcela menos informada sobre política que assistia ao debate da Band por certo não captou o significado oculto na pergunta de Dilma. Aécio não passou recibo verbalmente, apesar de seu semblante ter espelhado a preocupação que a pergunta lhe causou.

Dilma, porém, tinha um objetivo muito claro ao apresentar essa questão ao adversário. Ele acabara de ter uma reação tão furiosa à questão (legítima) sobre o aeroporto que construiu nas terras de sua família com o dinheiro dos mineiros que chegou a dar a impressão de que agrediria a mulher com quem debatia.

A agressão, aliás, até ocorreu, mas, contra Dilma, só ocorreu verbalmente. O mesmo não se pode dizer em relação a outra mulher muito mais próxima do tucano, de acordo com post publicado pelo jornalista Juca Kfouri em seu blog em 2009.

Abaixo, o post do jornalista esportivo em seu blog no UOL.

 

O desinteresse da grande mídia sobre a denúncia de Juca foi total e condizente com a blindagem que tucanos de alto coturno sempre receberam dessa mídia. Porém, a afirmação dele guarda relação com outra notícia, agora velada.

Juca fez a denúncia no dia 1º de novembro de 2009. Seis dias antes, a “colunista social” Joyce Pascowitch publicou, em seu site de fofocas sobre socialites, um tal Glamurama, relato que, segundo a fonte do Blog, tem íntima relação com a denúncia de Juca.

O que você, homem, faria se um jornalista de renome e com grande espaço na mídia, tal qual Juca Kfouri, o acusasse de bater em mulher? No mínimo, sendo mentira você moveria um processo contra o caluniador. E mesmo sendo verdade, se não houvesse provas da acusação, faria a mesma coisa.

Aécio nunca respondeu a Juca e nem o processou. Se a coluna de Pascowitch tiver mesmo relação com a denúncia do jornalista esportivo, a explicação está aí: não seria possível processar devido ao grande número de testemunhas do fato. Simples assim.

PS: o tuiteiro Rodrigo mostra que outros veículos de comunicação foram bem mais explícitos do que Joyce Pascowitch. Abaixo, matéria do jornal Hora do Povo

119 comments

  • Edu, desconfio que a última bala de prata das gangues fria, marinha, civita e mesquita – eles não desistem nunca – tem o nome de Edison Lobão. A campanha petista tem de ficar atenta. Este sujeito tem a chave das Minas e Energia e pode muito bem, mancomunado com os jornalões militantes, causar um apagão de uma hora para outra nesse 2º turno. Olho neles, afinal de conta quem acredita nos ataques que os sarneys sofrem por parte da milícia midiática, acredita em tudo.

  • Edu, xará… desculpa usar o espaço pra fazer um comentário sobre outro tema. (mas ainda é sobre o debate)

    Na questão em que Dioma falou pras pessoas consutarem o TCE mineiro, o site saiu do ar e agora SUMIU com os pareceres sobre a questão do $ pra saúde.
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/190938-relatorio-citado-por-petista-sai-do-site-do-tce-mg.shtml

    No próximo debate a Dilma precisa voltar a esse tema e questionar esse sumiço!!
    Você que tem algum contato com integrantes da campanha petista, podia pedir pra eles levantarem os membros do TCE indicados pelo Aécio… deve ter um Luiz Marinho da vida…

    Abraços!

  • Temos que explorar este tema nas conversas e nas redes, pois não é conveniente fazer isto nas propagandas eleitorais. Parabéns Eduardo por ter dado o pontapé inicial, agora compete a nós.

  • Olha aí Edu, uma oportunidade perdida. Essa parte específica do debate eu perdi. Quando o Aécio fala em carimbo de secreto do BNDES, a Dilma deveria retrucar: Nós fizémos a lei de transparência, e vocês? Depois ela partriria pra explicar a questão das empresas brasileiras.

  • Não processou nem vai processar, porque a truculência anda de mãos dadas com a covardia. Próprio dos que ‘operam’ na ótica da lei do ‘mais forte’. Basta ter olhos e querer ver! ‘Bater’ no ‘mais fraco’ não é exclusividade deste candidato. É a dos seus ‘amigos’ do PIG também. É a prática de que o oligopólio midiático não quer abrir mão, e que por isso teme qualquer regulação da mídia. O temor deles não tem nada a ver com alguma ameaça à ‘liberdade de opinião’, mas com a perda da concentração de poder. E de violência. Por isso a tentativa covarde de redução dos ‘outros’ a uma posição ‘menor’, como no destrato aos ‘nordestinos’, negando reconhecer que são cidadãos brasileiros como quaisquer outros e que merecem respeito. Tais são os heróis da truculência. Em sua defesa, apelam para a ‘vitimização’. Basta olhar para a desproporção de ‘tamanho’ (poder) entre o governo de Israel (com o suporte dos EUA) e o da população palestina sitiada em Gaza. Impossível não identificar a imensa assimetria, a não ser pelos olhos da má fé. É a lógica escondida na proposta da redução da maioridade penal. É a mesmíssima lógica de quem não vê ‘corrupção’ na construção de um aeroporto, com recursos públicos, para uso particular. Não surpreenderia ser verdade que Aécio ‘bate’ em mulher. Nem é surpreendente o apoio de ‘trincheira’ que recebe de um Joaquim Barbosa (outro ícone da Veja), que parece tender à mesma brutalidade (como sugeriu o ministro Eros Grau). Consigo perceber por que os prepotentes ‘poderosos’ queiram eleger alguém assim, da mesma laia. Mas não consigo entender que alguém, uma pessoa comum, possa querer, de boa fé, colocar no cargo máximo do Executivo alguém que age como um ultrapassado ‘coronel’. A não ser que tenha a pretensão de se imaginar parte das velhas oligarquias e a fantasia de que faça parte da ‘casa grande’, embora estando na ‘senzala’.

  • Famoso ator que empurrou famosa atriz (sua namorada à época) foi condenado pela Lei Maria da Penha. Imagina um murro na testa. Um cara que tem a covardia de bater numa mulher em público só pode sugerir ser mais covarde ainda na privacidade.

  • Olá amigo, é preciso que se denuncie também uma coisa. Aqui em minha cidade não podemos mais dizer ou declarar voto no PT sem sermos retaliado. tem um bando de playbozinhos aqui que estão querendo pintar miséria” e são apoiados por gente rica e endinheirada. É com esse ódio aos petistas que esses tucanos estão tentando impor à força (as mocinhas, principalmente) a sua posição em favor de Aécio. Não adianta dialogar, querem violência. Eles chamam quem é petista de ladrão, e todo aquele ou aquela que pretende votar em Dilma de ridículo e burro, só para ficar nessas frases.

    Esses marginais (não sei se estão sendo pagos pra isso) ficam zombando de nós porque estamos dizendo que vamos votar em Dilma. Já estão até partindo pra violência e o povo está ficando com medo (as mulheres principalmente). É intimidação. E querem ganhar na força.

    Se se meterem a besta comigo vou mandar pro inferno. Meu voto é e sempre será Dilma. Não me intimido com ninguém, mas tenho pena dos outros.

    • O mesmo acontece aqui na região de Rio Preto(SP). Parece clima pré-copa quando, um dia, saí com a camisa do Brasil e fui xingado. A maioria do eleitorado de SP está no interior, onde a pressão da mídia é maior(aqui, até o mês passado, só tinha a fascista Joven Pan de rádio de notícia). Hoje, um deputado coxinha, Vaz de Lima,acusado de dar tijolos em troca de votos nessa ultima eleição, falou que vai pedir a impugnação de Dilma porque a Caixa realizou ontem um congresso regional na cidade com 450 gerentes. Mas a votação maior do playboy cheiroso no interior, foi sem dúvida,por causa da compra de votos,conforme denúncia do deputado eleito,na raça, João Paulo Rillo(PT), com pacotes fechados para Aécio, Geraldo,Serra e deputados. No segundo turno,espero que nossos “inteligentes” paulistas abram o olho e não se vendam.

  • Na campanha ao senado em 2010 Aloysio Nunes derrubou o Netinho com o mote de homem que bate em mulher não merece o voto e deve ser preso. Seria bom divulgar mas não consigo achar os videos da campanha (se alguém tiver por favor indique os links). Também seria interessante perguntar ao Aloysio se ele mudou de ideia a respeito do assunto.

  • Olá Edu,não sou pessimista é digo mais, se o segundo turno está difícil com o Aécio.Uma disputa com a Marina,como muita gente progressista desejava(O Celso Lungaretti queria isto), seria quase IMPOSSÍVEL AS CHANCES DE VITÓRIA DA DILMA,pois afinal, Tucano vota em Petista? Claro que não!!! Até o dia 26/10 temos MUITAS CHANCES DE DERROTAR E DESMONTAR O PLAYBOY AÉCIO!!!
    Abraços Edu, para você e sua Família !!!

  • Prezado Eduardo. Refletindo aqui com meu parcos botões, me pergunto pq a Dilma não aniquila o oponente trazendo á baila o assunto da Saúde com conexão para a queda da CPMF e, principalmente, a destruição de uma ferramenta importantíssima para coibir, encontrar, desvendar e apresentar os donos da ilegal dinheirama obtida no tráfico de drogas, na corrupção, na sonegação sistemática de impostos, etc toda aplicada ,às escondidas, no cândido sistema bancário nacional. Por pressuposto temos então uma ferramenta valiosíssima que privilegiava a Saúde, Combate à Corrupção e ao TRAFICO de DROGAS, a evasão fiscal, o tráfico de influências, lançada ao lixo pela ação do PSDB e seus aliados, tendo Aécio e outros à frente. tenho comigo e posso te enviar um pdf com a foto e a relação dos que votaram contra renovação da cpmf e que usei no combate contra o Mais Médico. ab.

  • Edu, tem muita sacanagem rolando na campanha do arrocho.

    Como vc já deve saber, Dilma falou sobre o desvio de 7,6bi da saúde em Minas no governo do arrocho e disse para quem quiser ver, que buscasse os relatórios no site do TCE de Minhas. O site saiu do ar, logo depois quando voltou, o acesso aos relatórios sumiram, mas no fim da tarde de ontem, voltaram.

    Isto foi denunciado em PHA. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/10/16/relatorios-usados-por-dilma-para-criticar-aecio-somem-do-site-do-tce/#comment-1678046

    É bom salvar o que está agora lá. Eu já fiz aqui. O link é este.

    http://tcnotas.tce.mg.gov.br/TCJuris/Nota/BuscarArquivo/119093

    Mas desconfio que fizeram alterações.

    Será que alguém tem o documento antes do desparecimento?

  • Rio de Janeiro 16 de outubro de 2014

    ONU: Direção

    Projeto: PAPAI NOEL (PC) DA ONU

    Prezados senhores (as) está chegando o natal e muitas crianças pobres sonham receber um presentinho, mas infelizmente temos muita gente pobre nesse mundo de Deus, pensando nisso gostaria de sugerir um projeto: O PAPAI NOEL (PC) DA ONU onde vocês convocariam as pessoas boas desse mundo, para quem tiver um (PC) computador em bom estado e sem uso, que doe para ONU, para que ela possa encaminhar para as crianças pobres desse mundo. Nos EUA muita gente pode fazer isso, imagine no resto do mundo? As crianças pobres do mundo inteiro, com certeza vão ficar muito feliz, com essa iniciativa da ONU, tenho certeza que vocês podem fazer muito mais por elas, e tentar melhorar um pouco esse mundo muitas vezes injusto e tão desigual que vivemos.

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

  • Próximas pesquisas ele deve aparecer mais baixo nos resultados, aquela risada irônica de vagabundo de bordel o tempo todo, e o grande número de mentiras, informações falsas, estatísticas mentirosas, só engana os eleitores dele, e ele esqueceu que não são os eleitores dele que estão em jogo, nem os do PT, são os indecisos, ele se equivocou no plano de debate, mais uma vez… se engana muito se acredita que o eleitor é desinformado como tanto falam os tucanos.

  • Aócio não processou o Kfouri porque é um homem de bem e não tem tempo a perder com esse tipo de coisa.

    hehehe 🙂

    • • •

    O blog esquerdopata sumiu. Alguém sabe o que houve?

    abraço

  • LULA pra todos ..mas ele não é o candidato, hein ??!!

    LULA diz que o que esta em jogo não é DILMA x Aécio ..nem LULA x THC ..mas um projeto, a escolha do que se quer como sociedade.

    Não, não é bem assim …antes fosse ..hoje estamos mais pra CRUSH ou FANTA

    Desculpe ..EU não quero o Estado MÍNIMO ..muito menos o MÁXIMO ..o CORROMPIDO ou corruptor ..o vendido ou o alugado, independente de quem for o partido ou o ator ..não quero o ESTADO dos represamentos e artificialismos, o ESTADO tomado por astutos ou despreparados que se colocam a governar incautos e/ou desinformados, ou CEGOS apaixonados.

    Quero uma sociedade com o Estado necessário às suas necessidades e tempo ..ativo, altivo, regulador e MEDIADOR de interesses ..um ESTADO pra todos ..equilibrado, produtivo, eficiente ..que gaste e invista bem, mas que não se deixe perder nos desequilíbrios, DESVIOS, corrupção e insolvência.

    ..quero um Estado que persiga os projetos e metas traçados, que cumpra as promessas e prazos, no mínimo como sinal de respeito e responsabilidade pra com a sociedade que o mantém ..um Estado sério e transparente, CIDADÃO, cumpridor dos seus deveres ..nem pra confederados, muito menos pra sindicalizados ou militares.

    Pra mim LULA erra ao falar das COTAS RACISTAS (exagera, FRAUDA e desconhece a história) ..quem o vê falar pensa que aqui somos piores que uma Africa do Sul, Austrália ou EUA ..um CRIME ..LULA aqui, por não ter quem o desafie e o contraponha (pois ele vive cercado de PUXA SACO), é extremamente injusto com a HISTÓRIA e muitos dos personagens que aqui já viveram ..paciência

    PIOR, aqui, se metade das palavras de LULA refletissem a verdade sobre o “caráter” desta Nação, JAMAIS, jamais ele teria chegado a ser presidente, sido reeleito, e pior, jamais esta Nação teria atendido ao seu chamamento de colocar uma pessoa INEXPERIENTE no comando, como foi com a sua sucessora ..ELA que hoje se mostrou absurdamente despreparada pro cargo que hoje ocupa.

    Pra mim LULA também ERRA ao insistir na fórmula da DISCÓRDIA ..do nós contra eles ..do INIMIGO a ser vencido (ora é paulista, depois branco contra os negros, noutra ainda, uma certa elite de olhos azuis, e hoje, ainda os tais homens contra mulheres, nortistas contra sulistas, pobres contra ricos)

    ..erra ainda ao não conseguir controlar seus traumas e FANTASMAS, suas experiências ..erra ao não reconhecer alguns dos seus erros na ECONOMIA como com o crédito farto e solto, mal direcionado, e o represamento do cambio.

    ..enfim, ERRA ao julgar toda uma sociedade plural e receptiva como a PAULISTA, 22% dos brasileiros, como se esta fosse composta da mesma “elite” que um dia com o sindicalista, rivalizou ..esta mesma elite que, SIM, tb tinha dos seus méritos, pois nela é que se escondiam centenas de empreendedores que hoje entre nós escasseiam e rareiam, principalmente na industria..

    enfim ..outros tempos ..mas, ao meu ver LULA, como todos, é humano, e como todos nós, as vezes erra, as vezes acerta, acerta como quando decidiu nos LIVRAR dos grilhões do FMI valendo-se de novos parceiros Internacionais e do bom momento que o mundo vivia

    ..e o produto de seus acertos e erros, convenhamos, lhe é profundamente favorável, principalmente no que trata do seu 1o mandato.

    http://www.youtube.com/watch?v=loTiN45zblI#t=23

    http://www.youtube.com/watch?v=Go_qbpCNdfI

  • A agressão à moça ocorrida na festa me parece típica de playboyzinho movido à álcool, energéticos e cocaína. Claro que não há como saber agora se ele estava ou não encharcado com essas substâncias. Mas seu comportamento naquele evento sugere isso. De outra forma, todo mundo sabe que playboyzinhos mimados são machistas e violentos por natureza. Mas só são “valentes” no seu meio social, por óbvio, porque quando o pau come no meio da rua eles ficam totalmente acovardados!

  • Mas Edu, o Kfouri é tucano de quatro costados!

    Sempre bajulou seus pares, tempos atrás, anda quase de mãos dadas como o seu sociólogo vizinho predileto.

    Esse aí não me engana, sempre esta protegendo seu amiguinhos de bico amarelo, veja o caso do Portela, ex-banbanban do metrô….

    O rei do proselitismo esse tricolor que se diz corintiano!

    Anula Brasil

      • Auto lá compas….. ele esta falando a “verdade” que lhe contaram em off, não estou fazendo alusão que isso seja mentira…

        Acredito que não exista processos pelo simples motivo que isso é sempre passageiro, caso o sr. não tenha nos último anos acompanhado alguns comentários do Tucano Juca faço-o, e vera elogios de toda ordem para o sociólogo presidente e para o Cerra, que chegou a ser apedrejado segundo tal “blogueiro do bem”… logo mais esse mesmo senhor elogiará o Lobinho …

        Veja o caso do Portela no metrô de São Paulo…

  • Aqui no Pará na campanha do Jatene (governador PSDB) aparece o Aecio, mas na do Hélder (PMDB que foi apoiado pelo PT) filho do Jader Barbalho não se vê nada sobre a Dilma.

  • Detalhe, Edu: o “Hora do Povo” é ligado ao PPL54, antigo MR8, que fez parte da coligação da Marina e agora declarou neutralidade em favor do tucano no segundo turno.

  • Engraçado.

    Tem algo estranho no ar:

    Entro nos principais portais e parece que o negócio virou. Só da manchete negativa contra o Aécio, principalmente na UOL, que é da Folha:

    Devem estar preparando o terreno para algo bombástico sobre a Dilma….

    • Daniel, estamos tão acostumados com o manchetômetro que temos essa impressão mesmo. Estou achando que a Folha está dando muita coisa contra o Aécio, não que esteja dando mais coisa contra ele do que contra a Dilma, está igualando. Será que a demissão do Xico Sá abalou alguma coisa por lá? Tem coisa estranha no ar, e não sei se é bom pra nós!

  • Edu, boa tarde! O senhor com transito junto a campanha de Dilma, poderia, mandar falar do Simples Nacional e do Micro empreendedor individual, que fez muito bem a saúde financeira das pequenas e médias empresas. Com relação ao aécio, nada a comentar, não voto nele nem no psdb.

  • Espero que alguém do PT tenha a sabedoria de solicitar proteção policial para o COSTA. Lembram-se do PC FARIAS? A história brasileira está cheia de QUEIMA DE ARQUIVOS. Se acontecer isto com COSTA, adeus eleição para o PT. O que você acha EDU?

    • É uma possibilidade, mas acho que estão guardando essa carta pra mais tarde.

      Pro enquanto, o cara ainda é útil. Se Dilma vencer a eleição, vão tentar convencer Costa a aumentar o tom das acusações pra atingir Dilma diretamente e DEPOIS, sim, vão apagá-lo, pra evitar que abra o bico e pra dar mais “credibilidade” à acusação, visando um impeachment.

      Ou uma repetição do “suicídio” de Vargas.

  • Só para constar que a moça citava, que sofreu a suposta agressão na época, é sua atual esposa, no qual ele usa na sua propaganda como “a família feliz de comercial de margarina”.

    • Acho que a Dilma tem que se cuidar, senão ela vai levar uns sopapos hoje. Será que ele sabe que ela é uma ex-guerrilheira e não uma modelo. Numa sessão do senado, esse ano, pensei que ele ia agredir a senadora Gleise. São sintomas de dependente químico, não só de machismo.

  • Vão desculpar, mas tenho que fazer uma defesa veemente do candidato Aécio Neves.

    Aécio é o candidato em prol da família, tanto é que não mediu esforços para empregar seus parentes, além de agraciar seu titio com um belo aeroporto e entregar as chaves para seu dileto primo Tolentino.

    Os membros dessa família Neves da Cunha começam a trabalhar desde cedo, Aécio, por exemplo, aos 17 anos de idade, mesmo morando e estudando no Rio de Janeiro, já cuidava da agenda política de seu pai, o deputado federal Aécio Cunha, que mantinha seu gabinete em Brasília.

    Isso é o que eu chamo de competência !

    A precocidade “jenial” de Aécio Neves era tanta que atraiu a atenção de José Sarney a ponto, deste, nomeá-lo diretor de jogos da caixa Econômica Federal, e isto, quando o Neves (nessa época “Neves” já era apelido) detinha apenas 25 primaveras ! Pasmem !!

    Isto sim é que é meritocracia !

  • Pesquisas “se preparam” para mostrar Dilma na frente
    16 de outubro de 2014 | 09:30 Autor: Fernando Brito

    Nem tive pressa em comentar os resultados de ontem do Ibope e do Datafolha porque, a esta altura, tornou-se evidente que ambos dançam um balé de conveniência, minimizando os riscos desde a sua relutância em antecipar o que todos já sabiam: que Marina Silva tinha ficado muito para trás, se é que um dia esteve tão à frente quanto as pesquisas mostravam.

    A razão disso é simples e perceptível a qualquer um: Marina tirava mais de Dilma do que de Aécio e o que dele tirava foi “devolvido” antecipadamente na votação de primeiro turno. Mas isso contribuía, como a própria Marina, viu-se, para a criação de um clima antigoverno que todo o partido da mídia construía.

    O que era natural na primeira pesquisa – como eu registrei aqui, chamando de ”semana Aécio” a que se seguiu ao primeiro turno, com a surpresa e os apoios que o tucano amealhou, agora já fica “perigosamente” artificial para a máquina de propaganda que precisa manter-se minimamente crível.

    Agora, depois de terem criado o clima de “derrota antecipada” que marcou, para Dilma, o pós-eleição, os institutos se preparam para regressar, tão tarde quanto possível, ao terreno da realidade.
    Aécio na frente, mas de um jeito que pode ficar para trás, “sem traumas” de credibilidade.

    O Datafolha se vacina: “potencial de Dilma é maior entre os indecisos”, “cresce a rejeição de Aécio”, “cresce aprovação do governo”, etc…

    O Ibope segue o mesmo caminho, como registra o Estadão: “A única novidade revelada pela pesquisa foi a melhora da avaliação do governo. A parcela da população que o considera ótimo ou bom subiu de 39% para 43%. A taxa de regular oscilou de 33% para 31%, e a de ruim ou péssimo, de 27% para 25%.O desempenho pessoal de Dilma na Presidência da República recebeu aprovação de 54% dos entrevistados – cinco pontos porcentuais a mais do que na semana anterior. Já os que desaprovam a presidente passaram de 44% para 40%.”

    Como na dança, também nossas pesquisas seguem o rito da insinuação real e da negativa formal.
    Curioso é, também, como a falta de propostas leva os candidatos vazios à tática do “coitadismo”.
    Antes Marina, agora Aécio, partem para o “olha como estão me batendo, coitado de mim”.
    Na verdade, quando começam a ser criticados, sua defesa não é enfrentar os fatos, mas dizer que são agressões.
    Até porque, se não for sua adversária, não será a mídia que exporá.

    A campanha eleitoral não será para Aécio como seu emprego juvenil na Câmara dos Deputados (e ainda falta aparecer o do Cade, antes dele).
    Nela, ele vai ter de aparecer.
    E pode ser visto como é, apesar do fanatismo conservador escondê-lo tanto quanto possível.

  • El anão processa pq sabe que é verdade. E ele acha que está certo.

    A ideia de “meritocracia” que ele esposa é uma forma simplória de explicar e justificar a força do mais forte – e o seu uso – de forma tautológica. No fundo, “meritocracia” significa que o mais forte tem o direito de usar da sua força para dominar e explorar o mais fraco, simplesmente pq essa força maior – revelada pelo seu uso, pela exploração e dominação – é um “mérito”.

    Que diferença faz se essa força é econômica, social, política ou mesmo física?

    A “meritocracia” é apenas uma forma de justificar a lei da selva, a dominação do mais fraco pelo mais forte, CULPANDO o fraco por se deixar dominar.

    O mais forte tem “mérito”. O mais fraco, “demérito”. Quem é pobre, fraco, explorado é culpado por sua própria condição e não tem do que reclamar, especialmente do uso da força, poder e riqueza dos que “merecem”.

    Que direito, portanto, teria a mulher de reclamar do homem, mais forte que ela, ter usado de sua força pra “corrigi-la” (que é uma forma de dominação)? É, como a direita SEMPRE viu, um “direito” seu “dar corretivos” na mulher (ou quem quer que seja) que “não se comporta” ou “não sabe o seu lugar”.

    Não é surpreendente que quem fala em “meritocracia” bata em mulher. Do ponto de vista deles, não é errado exercer a força para dominar o mais fraco. É “mérito”, hoje, o que já foi “natural” ou “divino”. Mudaram a sua origem, mas o mecanismo tautológico da “justificativa”, bem como o que ela tenta justificar, são exatamente os mesmos.

  • Edu
    essa loira que recebeu o tabefe do Aécio é a Letícia Weber, conforme noticia o jornal. Pois não é ela a atual mulher dele, mãe dos filhos gêmeos que nasceram há uns meses!?

  • Perfeito isso! Não sabia dessa história do mocinho.
    Agora, ontem no JN, aquele tal José Jorge do TCU (náo sei pq o pt náo explora a história desse cara tucano no tcu), apareceu com exclusividade falando de mais uma bilionária irregularidade na Petrobras, e, adiantando, que o TCU vai liberar um tal relatório somente na próxima terça-feira. Creio ser esta a última bala-de-prata da globo.
    Outra coisa: Jo’se Serra está minando Aécio via FSP. Aécio náo pode vencer, já basta o alckmin no caminho de 2018. Serra náo morreu!!!!!!!!!!!!

    Abs

  • Esta notícia do Juca saiu juntamente com aquele texto Pó pará Governador. Ambos foram avisos de Serra ao Aécio de que ele dispunha armamento pesado contra as pretensões do mineiro à época (2010). Era fogo amigo. Juca e tucanos é tudo a ver, pois se for chamado para confirmar a notícia hoje fará cara de paisagem.

  • Edu, grande abraço. Faz um tempinho que não comento aqui, mas, este post, ah!… É o outro lado da mídia porca e imunda. Acredito Eduardo, que deva ser dente por dente, olho por olho; essa gente é covarde e mesquinha, não exitariam passar por sobre suas próprias mães, para obterem o “poder”.
    Eduardo Guimarães, tu é um grande guerreio e tens minha admiração.
    Grande abraço.

  • ISSO TEM QUE SER LEVADO AO AR NO PRÓXIMO DEBATE DA RECORD! AVISE AO PT PARA PARA FAZÊ-LO! JÁ CONHECIA A DENÚNCIA DE JUCA KFOURI E É HORA DE DIVULGARMOS PARA TODOS OS BRASILEIROS NAS REDES SOCIAIS, ASSIM, TODAS AS MULHERES(QUE SÃO 51% DO ELEITORADO)E OS HOMENS QUE AS AMAM NÃO PODERÃO VOTAR NUM CANALHA QUE BATE EM MULHERES E AINDA POR CIMA ESTAVA VISIVELMENTE “ALTERADO”, QUANDO TODO O BRASIL SABE DAS ACUSAÇÕES QUE RELACIONAM AÉCIO AO USO DE COCAÍNA(HÁ BOATOS DE QUE SUA FAMÍLIA FECHA ANDARES DE HOSPITAIS MINEIROS PARA PODER CURAR AÉCIO QUANDO ELE ESTÁ EM CRISE), COMO TAMBÉM DO USO DE ÁLCOOL , ESSE DOCUMENTADO POR CENTENAS DE VÍDEO NA INTERNET QUE MOSTRAM AÉCIO NEVES BÊBADO, CAMBALEANDO EM COPACABANA. É HORA DE TODOS OS BRASILEIROS CONHECEREM ESSE PILANTRA, AÉCIO NÃO PASSA DE UM CORONEL, UM FILHINHO DE PAPAI ACOSTUMADO A BATER EM MULHER E MANDAR SEUS CAPANGAS PERSEGUIREM SEUS ADVERSÁRIOS, COMO TAMBÉM CONSTA NOS RELATOS DE CENTENAS DE JORNALISTAS MINEIROS QUE ELE COLOCOU NA CADEIA PARA IMPEDIR QUE O DENUNCIASSEM. Temos que mostrar ao país essas práticas de Aécio, que não somente na vida pessoal esmaga os oprimidos, mas também o faria na Economia com a volta do neoliberalismo de FHC, o qual gerou miséria, desemprego e faliu o Brasil. Apesar da proteção da mídia, precisamos mostra quem são Aécio e o PSDB, eles têm pés de barro, só viveM protegidos pelos barões da comunicação, mas nós podemos romper esse cerco.

  • Sobre a declaração de Aécio a respeito da irmã que trabalha muito.
    Até certo ponto o Aécio tem razão. A irmã dele trabalha muito. É ela quem planeja e executa todas as falcatruas do desgoverno de Minas. Controla a mídia, a polícia, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, assim como as despesas suspeitas e todo o tipo de projetos para proveito da família Neves, além de mandar prender jornalistas que desobedecem a LEI DO SILÊNCIO ao denunciarem qualquer fato relativo às falcatruas da família Neves. Enquanto isso, o candidato a presidente passa o tempo bebendo, dormindo e surfando na praia do Leblon no Rio de Janeiro. É a primeira vez que um Playboy alcoólatra se candidata a presidente de República.

        • Certamente o PT está nadando num mar de incoerências. Mas ainda posso fazer críticas ao PT justamente pq ele está sendo incoerente – ou seja, o partido até tem para onde retornar, um ponto no qual se comprometia com justiça social, igualdade, luta pela garantia e conquista de direitos para trabalhadores e pessoas mais pobres do país. E concordando ou ñ com as práticas do PT, o partido pôs em prática programas q impactaram e continuam a impactar a vida de muitos milhões de brasileiros pobres. E ñ se trata “só”de bolsa família (eu ñ desprezaria um programa q põe comida no prato de gente q já passou fome, quem ñ é sensível ao problema da fome sinceramente nem comece a conversar comigo…) O PT tem programas robustos de moradia e educação. Eu acho terrível a política ambiental e indigenista do PT, acho q estão cada vez mais indo para práticas assassinas de indígenas e do futuro da nação. Assim sendo, ñ voto esse ano pq estou fora do país, mas votaria no PT, ñ com alegria, mas por considerá-lo neste momento o inimigo menos cruel p/ ideais pelos quais vivo – justiça social e ambiental. Já o PSDB claramente nunca teve compromisso de cumprir políticas sociais EM ESCALA NACIONAL a ponto de mudar a face da nação. E sinceramente, FHC e Serra são lideranças mais respeitáveis do PSDB. O Aécio tem um histórico muito complicado… começou a carreira assumindo cargo em Brasília enquanto cursava direito no Rio de Janeiro. Como isso é possível? Claramente praticou nepotismo em Minas, e agora tenta lidar com esse passado coronel protegido pela blidagem regional, coisa q ele ñ tem condições de manter (proteção aos suas más práticas administrativas) ao se lançar como potencial liderança nacional. Sarney consegue essa façanha (tétrica) mas pq ele ñ se põe no foco aos olhos do eleitorado, ele é liderança das lideranças, reinando absoluto nos bastidores da política eleitoral, mas no centro da política institucional. Mesmo dentro dessa lógica triste e parasita da política brasileira, Aécio é aos meu ver um amador, pq tem uma trajetória complicadíssima amplamente documentada e registrada, inclusive pel oTCMG, e tenta fingir q tudo é calúnia. Não dá. O q sinceramente acho até bom, pq a liderança de Aécio é facilmente desconstruída a um simples punhado de pesquisas em jornalistas e órgãos confiáveis. Assim sendo, acredito que neste momento ñ há pessoa realista que não consiga ver: ninguém está em condições de votar de acordo com os valores e ideais, seja do PT ou do PSDB. Acho bobo ver a população se degladiando, se agredindo em palavras e até fisicamente para defender políticos e seus partidos. A política institucional no Brasil está apodrecida até a raíz, e identificar-se demasiadamente com ela e defender um de seus lados é um erro sem tamanho. Mantenhamos um pouco mais de distâncias das paixões por partidos, e mantenhamos um pouco mais de respeito pelo cidadão ao lado, pq ao fim e ao cabo, nós juntos – cidadãos – é q pagaremos o preço desse sistema político falido. Eu escolho o PT p/ atrapalhar meu caminho, apenas isso. Todo o meu respeito a quem escolhe o Aécio. E meus pêsames p/ quem ainda vota acreditando q seu voto é a expressão fiel de seus desejos mais profundos para uma nação feliz. Espero que acordem. Mas jamais ofenderia ninguém,nem por isso. Que bobagem essa briga toda…

          • Ao invés do governo dar “BOLSA FAMÍLIA” deveria fazer campanhas para pobre não ficar parindo filho que nem rato. Sem contar as várias pessoas que não tem necessidade do auxilio e mesmo assim ainda o recebem.. sem contar tb das VACAS TREPADEIRAS que recebem leite de graça e revendem até na internet.
            POBRE É TÃO CORRUPTO QUANTO A ELITE.
            JÁ QUE O PT É O PARTIDO DO POVO POBRE E COMPRA O POVO COM ESSA BOLSA FAMÍLIA E VIVE ATACANDO A ELITE.. QUERIA VER SE OS RICOS PARASSEM DE PAGAR OS IMPOSTOS PRA VER QUEM IA SUSTENTAR ESSES POBRES, JÁ QUE NÃO SÃO ELES QUEM PAGAM OS IMPOSTOS, POIS MUITOS NÃO PAGAM NEM ÁGUA E NEM LUZ.
            DEVERIA SEPARAR O NORDESTE DO RESTO DO PAÍS E DEIXAR QUE O PT GOVERNE SOMENTE PARA OS NORDESTINOS.. TODOS SAIRIAM GANHANDO!!!

          • Gostei do seu comentário e compartilho em grande parte de suas opiniões, Lua, especialmente no quesito da má gestão petista em política ambiental e indígena. Os governos do PT também ficaram devendo em termos fiscais e éticos, visto altos impostos e corrupção, mas vejo também que em todos esses quesitos que critico profundamente, PSDB foi pior em suas experiências de governos estaduais e tmb federal nos tempos do FHC (impostos, corrupção e menosprezo às políticas sustentáveis). E apesar de tudo o que vemos, parece que essa dualidade PTxPSDB (que não chega a ser uma polarização desde que o PT endireitou-se) vai longe, com riscos de eleger candidato tucano quem quer que seja em toda e qualquer eleição, pois é afinal o partido em que o poder econômico intenacional mais aposta pra passar as mãos em tudo o que for privatizável/vendável/alugável/concessionável dentre as riquezas desse monstro potencial que é o Brasil. Pior que nem PV nem a tal REDE não me parecem legítimos representantes potenciais de um futuro governo ambientalista que garanta a saúde, cultura e vida longa e próspera de nossas futuras gerações. Vamos fundar um partido?! 😛

Deixe uma resposta