Se o TSE negar direito de resposta a Dilma, é golpe!

Manifesto

 

É com o coração dilacerado que eu, Eduardo Guimarães, paulista, paulistano, 54 anos, casado, blogueiro e comerciante”, pai de quatro filhos, avô de três netas, sem nunca ter tido ligação alguma com partidos, declaro-me enojado com o meu país.

Dilma Rousseff, 66 anos, presidente da República Federativa do Brasil, eleita em 2010 com mais de 55 milhões de votos, uma mulher de vida limpa, quem jamais foi acusada de nada, agora foi acusada pela revista Veja de ser mandante de um esquema criminoso.

Detalhe: essa acusação foi feita a 48 horas do segundo turno da eleição presidencial de 2014.

Não há provas nem de que o doleiro Youssef tenha feito a acusação, conforme relata Veja. Mesmo se tiver feito – e se o áudio disso vazar –, é crime divulgar porque a investigação corre sob segredo de Justiça.

Por que o segredo de Justiça? Porque o meliante pode estar mentindo em tudo ou em parte do que disse.

A ideia de Veja é usar essa suposta acusação na reta final da eleição para ajudar seu candidato, quem, até a noite de quinta-feira, estava em considerável desvantagem nas pesquisas.

Ou seja: divulgar isso, assim, é um crime eleitoral.

Por que? Suponhamos que tudo que o doleiro possa ter dito seja verdade. Passada a eleição, instaura-se o processo, prova-se a culpa de Dilma e de Lula e ela perde o cargo.

Não haveria mal irreparável nenhum se ela se reelegesse sendo culpada. Sabem por que a pressa? Porque, depois, não vai dar para provar nada. A denúncia é só para influir na eleição.

Eu sei disso.

Veja sabe disso.

Você que está lendo, seja quem for seu candidato, sabe disso.

Quem tem decência de admitir, é outra coisa.

Então, se o Tribunal Superior Eleitoral permitir que essa farsa siga adiante, se nem ao menos der a Dilma direito de resposta no sábado, em rede nacional para compensá-la pelo prejuízo de acusação sem provas, será golpe. E golpe do TSE.

133 comments

  • Eduardo… pincei do perfil do Stanley Burburinho
    “TSE acaba de negar pedido da campanha de Dilma para recolher das bancas a revista Veja que comete crime eleitoral.”….
    é triste ver nosso país nessa situação… 🙁

  • Não custa repetir… ganhando a Dilma tem que fazer algo para mudar isso… se continuar inerte por quatro anos, na próxima eleição a população estará envenenada de tal forma que acho que nem o Lula ganha, sem brincadeira.

    • BOA TARDE COMPANHEIROS, É LAMENTÁVEL, VER AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICA DE NOSSO PAIS, AGIREM COM TAMANHA FALTA DE DIGNIDADE, ISSO É CRIME E COMO TODO CRIME TEM QUE SER PUNIDO,O TSE, PELO QUE TUDO INDICA TAMBEM ESTÁ ENVOLVIDO COM OS QUADRILHEIROS, TUCANOS E A MIDIA GOLPISTA!!!VAMOS DAR AS RESPOSTAS NAS URNAS, QUE TAMBEM PODEM SER MANIPULADAS POR QUALQUE PESSOA QUE ENTENDA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, SÓ PODEMOS CONFIAR EM DEUS!!!E PEDIR AO PÓVO BRASILEIRO QUE VOTEM DILMA EM MASSA!!

  • Meu povo, eu do alto dos meus 59 anos, pensei que já tinha visto tudo em matéria de safadeza desta direita, que indiretamente matou meu pai lá em 1963, quando ele tomou posição contra o cadidato Jânio Quadros, ele declarou voto em Lott. Me aparece uma vergonha dessa.
    estou com nojo, sinceramente. Aonde vamos parar?

    • Se vc com 59 já está assim, imagine eu com 64 … já vi tanta mentira, corrupção e impunidade meu irmão. Ainda não aprendeu que justiça no Brasil só existe para pobre? E outra coisa, vc já viu pobre montar máfia? Pois é tire a venda dos olhos e vamos a luta porque o nosso país não merece essa bandigem no poder… vamos moralizar o Brasil… começando pela PUNIÇÃO, igual para todos.

  • é triste mas o golpe já está em curso, a oposição vai pro tudo ou nada, em 2010 ficou claro o ativismo do pig, agora o ativismo é tambem de partes do judiciario, onde a oposição leva vantagem e não perde uma (stf, stj, tse, mp), e isso vai continuar depois das eleições , querem mergulhar o pais no caos, na ingovernabilidade, na crise institucional, literalmente quanto pior melhor, tal qual venezuela e ucrania

    e pra piorar tem mais essa

    http://jornalggn.com.br/noticia/o-tse-e-a-descoberta-do-programa-de-fraude-nas-urnas-eletronicas

  • Porque vocês não comentam os empréstimos ilegais concedidos por Dilma a Cuba e outros países? Não sabem vocês que a nossa constituição proíbe isso? Que ela não tem poder para isso? Este ato é inconstitucional. Portanto é crime, ela passou por cima da constituição agindo como uma tiranete sem dar satisfação a ninguém. Oras, não me venham agora com essa estorinha que ela é inocente quanto a este fato também. Mereceria um belo impeachment. Isso sem contar que ela está submissa a uma organização internacional comunista de nome fórum de são Paulo, cujo objetivo é a implantação do comunismo na américa latina. Sabem porque nada acontece? Porque simplesmente o Estado está aparelhado e corrompido por uma teia criminosa.

    • JB, o Brasil não emprestou dinheiro a Cuba coisa nenhuma. O Porto de Mariel foi construído porque o BNDES financiou as empresas brasileiras para que estas fizessem a construção do Porto, portanto, não foi emprestado dinheiro nenhum a Cuba. Por favor, informe-se primeiro antes de ficar falando abobrinhas por aí.

    • Porque vocês não comentam os empréstimos ilegais concedidos por Dilma a Cuba e outros países?

      Porque o empréstimo não foi à Cuba, mas sim às empresas brasileiras que fizeram o porto em Cuba. Isto já foi desmascarado por Dilma nos debates anteriores. Tenta outra coxinha. Isto nunca foi e nem será ilegal. O Brasil empresta a várias empresas brasileiras para fazer obras em qualquer parte do mundo.

      Aliás, seu amado fhc já emprestou dinheiro para compra de ônibus em Cuba.

      Vai comentar besteiras na revista criminosa de que vc tanto gosta.

    • Quero vê-la processar a editora, pedir muito, mas muito dinheiro e solicitar nos autos que o juiz mande a ré depositar o dinheiro diretamente para o Bolsa Família.

    • Caro J, nessa sua colocação, vc mostra que seus dedos são seu aparelho excretor que deixa vazar parte do seu cérebro.
      O empréstimo não foi feito a Cuba se sim as construtoras brasileiras que projetaram e construiram o porto em Cuba atendendo a uma reivindicação de vários setores da indústria brasileira e da FIESP.
      Se sua falta de conhecimento, fosse menor, vc saberia que o FHC autorizou o mesmo tipo de empréstimo pelo mesmo BNDES à Cuba e naquela ocasião foram exportados ônibus.
      Entendeu ou preciso desenhar?

    • Não comentamos pq não existiu isso, pq não é proibido pela Constituição e pq é apenas uma questão de vc tomar o seu gardenal e parar de delirar.

    • Você acha que todo mundo é politizado como eu e você. Muita gente ainda cai no conto dessa revista. Estão distribuindo panfletos com a capa da Veja no metrô e pontos de ônibus.

  • Edu, se segundo me disse noutro post, Dilma tem mais votos que dizem Ibope e Datafolha e, você não quer divulgar para não dar salto alto na militância, então é melhor dizer quanto ela tem, a fim de aliviar a ansiedade desta mesma militância. Estou muito tenso. Os caras são canalhas ao extremo! São capazes de coisas ainda piores que isso. Fala p´ra gente. Tem algum tracking de hoje?

  • Mas se conceder o direito de resposta não podemos esquecer que a emissora recorre e ao STF e lá o pedido cai na mão do Gilmar, que por sua vez trava a decisão.

    Em todo caso, a Veja sendo malvada desse jeito provavelmente não vai pautar a “faxina” no primeiro ano de governo, se a Dilma ganhar.

  • O que esta coisa que se diz “justiça” tem feito por aí afora? No Paraguai, em Honduras, nos mensalões de um lado só, na roubalheira não investigada no partido das elites? Justiça cega de um olho só. Quem não tem votos caça com golpes. Mas eles não passarão. As máscaras caem e eles mostram a cara. Por que? Porque estão em desvantagem.

  • Acho que o tiro vai sair pela culatra. Acredito que esse povo da veja, pensa que a população ainda vive naquele atraso dos anos 70 e 80, nós militantes já estamos de forma célere, compartilhando a fala do advogado desse doleiro nas redes sociais.

  • O direito de resposta não será dado na televisão. No máximo se dará nas próprias páginas da revista.
    Eu tenho mais medo das urnas do que da repercussão da revista.

  • Vergonha…muita vergonha….Tenho um amigo jornaleiro….ele ficou muito bravo e não está vendendo a revista, ele recebeu e guardou todas. Enquanto estive na banca dele, em menos de uma hora, cinco pessoas pergutaram sobre a tal publicação…..A reposta dele era não ter recebido ainda. GOLPE barato…..

  • Acredito que a Revista inVeja não tenha força suficiente para derrubar a reeleição de Dilma Rousseff, o povo não é bobo. E formamos uma massa neste 2ºTurno muito firme e se continuarmos com esta força mais dois dias, sairemos vencedores. Agora, independente do que possa acontecer no domingo, caso a vitória de Dilma se consolidar, primeiramente deve reunir e formar um novo ministério e consolidar de uma vez por toda a regulamentação da mídia.

  • Edu,

    A Veja já fez algo semelhante com Collor e Lula e pelo jeito vai continuar interferindo nas eleições.
    Só espero que o povo tenha mais força do que a “zelite” e nos livre dela.

  • Prezado Eduardo:

    Para Cezar ( 15:52 )

    Há mais de 3 meses alguns artigos de pessoas que fizeram consultoria para o TSE e de outros não consultores mas que entendem de informática, vem denunciando sobre a facilidade de adulterações nas urnas eleitorais brasileiras. E atualmente quem faz a manutenção dessas urnas é uma empresa privada.

  • Já falei diversas vezes aqui, Eduardo: 10 milhões de votos mudam rapidinho de mão!

    Eles só precisam de um “fato novo” que mude as pesquisas e de uma mãozinha do DataFolha e do Ibope. A urna eletrônica sem papel faz o resto.

    Aécio não ganhou 14% dos votos em 2 dias!!! Nem a boca de urna acertou!!! Isso é uma impossibilidade estatística!

    Essa eleição não deveria ter tido 2o. turno! Esse foi o primeiro golpe!

    Mesmo que Dilma ganhe, essa urna eletrônica vai ficar na história como o maior golpe contra a democracia feita em um país!

    Estamos reeditando 1964!

    O resultado, sabemos…

    A ditadura jamais precisou de um canhão para calar os jornais. Está mais que documentado que a Globo fazia o trabalho sujo sem precisar que um general pedisse. Foi assim quando esconderam as “Diretas Já”. A Folha emprestava carros pro regime transportar presos políticos.

    Infelizmente, Pulitzer estava certo: A imprensa cínica, corrupta e vil conseguiu do Brasil transformar a nossa sociedade em algo tão terrível quanto ela.

    Não sei no que você acredita, mas, neste momento, estamos nas mãos de algo maior que nós…

    Abraços!

  • Edu, nao seja pessimista! Aqui em Fortaleza a revista epoca colocou materia caluniando o candidato do PT, uma sujeira, mesmo assim o povo nao deu ouvidos e hj ele esta com 14 pontos a frente do seu rival e pagador da materia caluniosa.

  • Sinceramente: Reta final de eleição, estamos na frente, o tracking de hoje acaba de ser fechado e aponta 55 para Dilma e 45 para Aécio

    Vamos perder tempo com a Veja?

    Ou vamos continuar nas ruas pedindo votos?

    Eu escolhi a segunda opção.

  • Nunca vi uma eleição tão sórdida : 1) PSDB um partido cuja sua militância é fascista agressivos não sabem dialogar, vejo isso com alguns parentes, querem ganhar no grito e na porrada; 2) Uma mídia de apenas um candidato; 3) Agora TSE extremamente tendencioso ao PSDB (tinha gente que falava que o Toffoli era petista); 4 ) no ultimo debate na casa do PSDB uma revista que circula no Domingo e para assinante entregam no sábado anteciparam o material para o Aecio para prejudicar a Dilma , que apenas uma denuncia forjada, porque não investigaram nada, embora o advogado do doleiro desconhece essa denuncia, mesmo que TSE de direito de resposta caso utilize , isso já é um golpe (querem tirar o PT) de qualquer jeito. Ainda tenho mutia fé que a nossa Presidenta Ganhe, mas vai haver conflitos de enormes proporções. 1) Aecio não vai aceitar a derrota. Hoje recebi pelo face um convite de evento (eu moro em Santos) para o pessoal festejar no Domingo as 16,30 a vitoria do Aécio, na pça Independência (Gonzaga) tradicional local onde se festeja comemorações. Veja bem ,concentração 16,30 e o resultado sairá por volta das 20,00 horas, então isso reflete se a Dilma ganhar eles já estarão lá para inibir a festa dos Petista ou simpatizantes. Isso não só ocorreu comigo com outros amigos tb tiveram esse convite. Gostaria de saber se alguém já recebeu esse convite de evento?

  • O tiro já saiu pela culatra. A forma como foi feita em si já desqualifica a matéria. Virou meme na internet. Isso só vai servir para instigar ainda mais a militância petista nas ruas e na rede. Se antes o clima era de relaxamento com as pesquisas, a turma ganhou gás novo.
    Acho que essa matéria vai servir apenas para aumentar ainda mais o ódio anti PT de quem já o tem. Para quem já definiu o voto na presidente, isso não vai valer de nada. O assunto Petrobras já ta batido e surrada, não impacta mais como antes.
    Sem contar que a credibilidade desta revista já caiu bastante, todo mundo sabe da posição politica da mesma.
    Para mim, o ideal agora é ir bem preparada para o debate e com munição para rebater acusações infundadas.

    Eduardo, dizem que a diferença nos tracking de pesuqisa aumentaram para mais de 8%, é verdade? Se for, acho que já era. Não?

  • Entendo a angústia, a tensão. Mas temos que resistir, desmistificar a vil revista, sempre conspirando contra a vontade do povo, como nas outras eleições. Desta vez chegou a antecipar a malcheirosa mentira “aprimorando ” o uso das suas infâmias e sujeiras.
    O pronunciamento da Presidenta, de denúncia e rejeição da grave ofensa que sofreu, com o Presidente Lula, deve também ser objeto de nossa ampla divulgação.

  • Edu, para mim, se o arrocho ganhar (toc,toc,toc…), será constatado que houve fraude nas urnas ou no sistema em geral.

    Vc sabe se o PT pode entrar com alguma ação na justiça eleitoral, podendo até convocar outras eleições, talvez até com urnas antigas com o voto em papel?

    Dá um certo medo de fraudes.

    http://jornalggn.com.br/noticia/o-tse-e-a-descoberta-do-programa-de-fraude-nas-urnas-eletronicas

    Para mim, Dilma está bem a frente do arrocho, e vai ganhar estas eleições.

  • Não podemos mostrar abatimento ou nervosismo com mais esse golpe baixo. Vamos comparecer às manifestações com alegria, na certeza da Vitória final e continuar com o trabalho de convencimento dos ainda indecisos.

  • Não é brincadeira e tão pouco sou místico, mas a essa altura, diante de tanta imundice eleitoral, diante dessa revista podre que a cartunista Laerte chama de “perce-veja”, recorro à cabala e somo os números dessa publicação que saiu 48 horas antes da eleição. Pois bem. 4 + 8 = 13

    É 13 é Dilma de novo com o povo brasileiro.

  • Caro Eduardo o dólar caiu e a bolsa fechou em alta, tem alguma notícia?

    Se a presidente for reeleita, NÃO VAMOS SUBIR NO SALTO, penso que na segunda-feira deve ser escolhida uma comissão para preparar o projeto da Lei de Médios.
    Também deve ser avaliada a distribuição de verbas para esses pasquins.

  • Caro Eduardo, relaxe, ninguém acredita nesse lixo chamado revista veja, isso é só um ato desespero da direita sem voto que achou que poderia ganhar a eleição e, agora, vê que a vitória lhe escapa das mãos.

    É mais um golpe barato das elites brasileiras, golpe manjado, golpe clichê às vésperas das eleições como já fizeram em outras eleições, é mais do mesmo.

    O PT reagiu, a presidente Dilma rebateu e ainda tem o espaço político, de hoje à noite, para reforçar sua repulsa a mais uma tentativa de melar o processo democrático. A direita medieval brasileira é assim!

    A minha indignação é com a fraqueza do nosso poder judiciário, que é lento, pesado e conservador.

    Dependendo dos resultados eleitorais a tibieza do TSE em dar uma resposta rápida pode causar uma reação imprevisível… esse é o meu medo.

  • Gente: Não estou vendo ninguém cobrar PUNIÃO neste país.!!!!! Será que todos têm o rabo preso em alguma coisa? Desculpem-me a expressão(rabo preso) mas não tenho no momento uma outra construção que diz mais a realidade do que esta. Tenho 64 anos de idade e nunca vi o Brasil com tanta bandidagem igual nos últimos anos. Eu não tenho medo de punição se eu dever alguma coisa para a Naçao me punam mas de igual para igual. Vamos a luta de moralização do Brasil. Um país igual esse não merece tanta bandalheira por aí…

  • TOMO A LIBERDADE DE FAZER DA SUA INDGUINAÇÃO MINHA TAMBÉM .SOU ANTONIO CARLOS GOMES TENHO 61 ANOS E ACHAVA QUE EM TERMOS DE PIG JÁ HAVIA VISTO DE TUDO.

  • se ela ganhar a eleição e não implantar a lei de meios ,pode tirar o olho dela, voto 13 mas exijo reforma na politica brasileira que da nojo, de tanto ladrão se passando por pessoas de bem dentro do PSDB, os petistas que entrou nisto tem que ser julgado mas os PSDB também

  • Seu idiota, o TSE ja deu uma vezr direito de resposta a Dilma mais o seu ministro que até hoje não achou o áudio (gilmar mendes) sentou em cima , cretino

  • Eduardo,

    O pior é que não se pode confiar nesses juízes. É só verificar decisões recentes deles. A maioria foi desfavorável ao Governo. A Revista Veja e a Mídia como um todo sabem disso. Tanto é verdade, que essa revista em seu Blog debocha da fala da Presidente Dilma de hoje, respondendo as acusações a ela imputadas.

  • Eduardo, você tem acesso à campanha de Dilma.
    Existe uma traquinagem incrível no texto do Carlos Sampaio e em declarações de Aécio e que podem ser exploradas no debate.
    Aí vai:
    Aécio fala em delação premiada e que todas as denuncias serão comprovadas e etc., etc….Acontece que não hás mais delação premiada – Ela já foi encerrada e homologada pelo STF faz tempos.
    Indagado sobre os últimos vazamentos seletivos o Juiz Moro alegou que não havia mais delação premiada e portando não havia mais sigilo…Aqueles depoimentos se referiam a uma “audiência pública” que só ele sabe qual.
    O texto divulgado pelo PSDB e por Aécio está cheio de buracos e este é um deles….
    “Ele usa a delação premiada como pretexto para validar a reportagem da veja com a alegação que todas as denuncias feitas na delação premiada tem que ser comprovadas…NÃO HÁ MAIS DELAÇÃO PREMIADA.
    Passe isso adiante, Edu, se puder!

  • Eduardo meu querido, são nestas horas que vemos os que sucumbirão e, ficarão pelo caminho. Todos nós estamos enojados, todos nós temos altos e baixos, mas, daí, diante desses fascistas, inescrupulosos da veja, e até mesmo, (me perdoem os paulistas), esse bando de bandidos da imprensa golpista de SP, acham que vão importar um golpe paraguaio aqui, e deixar o resto do país de joelhos diante de uma imprensa golpista??? Não, Não vão; posso lhes assegurar, não dará certo. O certo é que, se esses parias da sociedade, que tanto mal fizeram ao Brasil no passado durante 500 anos, TOMBARÃO. Se não com a verdade, com o chicote; e se nem assim se curvarem humildemente, podemos arrumar pau de aroeira que é pau de dá em doido. O TERREIRO LÁ DE CASA NÃO VARRE COM VASSOURA VARRE COM PONTA DE SABRE BALA DE METRALHADORA, já dizia Geraldo Vandré.

    Edu, tenho 55 anos e um cérebro extremamente fértil, e como nosso país ainda não foi forjado em momento algum, talvez seja chegada a hora. Uma grande nação se faz com Homens (não com bestas humanas), já tivemos muitos, seus fins, todos nós conhecemos.

    PS.: Minha vó dizia que praga em cafezal, só se elimina com fogo. Let’s set fire to plantation?

  • Para os aperriadinhos

    O tracking do PT de hoje está no data caf: Dilma 49 a 40. E olha que com apenas dois candidatos o trackiang tem funcionado muito bem. Coincidiu ontem com a pesquisa do Ibope.

    Tracking DataCaf (copiado e jamais igualado).

  • Contra o golpe, Revolução! Há anos que digo que o PT precisa parar com essa deferência ridícula às instituições burguesas! Com o desenho institucional da CF/88, o PT não tem nem nunca terá chance. Só o deixaram ganhar quando renunciou à sua história com a maldita Carta aos Brasileiros. Agora é hora de separar os adultos das crianças e implementar, sem amarras, o socialismo. Nenhuma revolução socialista se deu ou se dará nos marcos da estrita legalidade! De uma vez por todas, entendam isso!

  • O que eu sei é que consegui com que alguns indecisos decidissem por votar na Dilma. Muitos dos que converso votaram e votarão na Dilma. Outros disseram que não confiam no candidato do psdb. Calma, trabalho e confiança. Vamos em frente.

  • Eduardo, muita calma nessa hora. Vamos ganhar a eleição e Dilma fará seu melhor governo.

    O momento é de serenidade, quem está perdendo é Aécio, o PSDB, o PIG e as forças que querem ver o Brasil atrás.

    Alguns estão desesperados, especialmente Veja, que é um grupo empresarial prestes a quebrar, conforme informa o Nassif.

    Se alguns querem criar um clima para um golpe institucional, não vão conseguir, sob as bençãos de Deus, que está no comando do Brasil.

  • Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  • Soube que a decisão da resposta no programa foi da Guerreira Dilma. Infelizmente cheguei a conclusão que o maior inimigo da Dilma é o próprio PT. Este partido que tinha uma grande história se apequenou nos últimos anos, ficou muito “pequeno” para abrigar pessoas da grandeza da Dilma e do Lula.

  • Edú, o cerco do golpe vem de todas as frentes. A denúncia abaixo é muito séria e coloca o TSE em xeque-mate. A descoberta do software da fraude nas urnas invalida todo o processo eleitoral. A fraude está dentro das urnas, inserida dentro do sistema de segurança – é um subsistema. Há documentos que comprovam a fraude.

    Sei que o texto é grande mas, se possível, publique o artigo depois do traçado. É muito importante.

    “o presidente da Corte Dias Toffolli anunciou que não abriria edital para testes nas urnas das eleições 2014. “Não vai fazer teste? Então vamos por um hacker lá dentro para descobrir o que tem de errado”.
    Foi assim que descobriram qual é o software que possibilita a instalação de programas fraudados dentro das urnas eletronicas: é o “Inserator CPT”.
    ————————————————————————————————————————————————–
    Arttigo – O TSE E A DESCOBERTA DO PROGRAMA DE FRAUDE NAS URNAS ELETRÔNICAS
    http://jornalggn.com.br/noticia/o-tse-e-a-descoberta-do-programa-de-fraude-nas-urnas-eletronicas

    Há menos de três meses, um jovem hacker recém formado pela Universidade de Brasília acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software que possibilita a instalação de programas fraudados: o “Inserator CPT”. A ação foi planejada pela CMind (Comitê Multidisciplinar Independente), formado por especialistas em tecnologia.

    A advogada Maria Aparecida Cortiz, que participa do grupo, articulou a estratégia dentro do Tribunal Superior Eleitoral, representando o PDT, depois que o presidente da Corte Dias Toffolli anunciou que não abriria edital para testes nas urnas das eleições 2014. “Não vai fazer teste? Então vamos por um hacker lá dentro para descobrir o que tem de errado”, disse em entrevista ao GGN.

    Cortiz descobriu outra brecha no sistema: além do Inserator, o programa comandado pela empresa Módulo Security S/A – conforme relato do GGN a única proprietária do serviço por 13 anos com contratos irregulares – é transmitido de Brasília para os estados por meio da insegura rede da Internet.

    As denúncias de irregularidades foram enviadas ao TSE em uma petição. Entretanto, a petição não virou processo e foi arquivada por um juiz da Secretaria de Informática. Além da omissão do próprio ministro Dias Toffoli, a advogada ainda denuncia o desaparecimento de quatro páginas do documento. “É o crime perfeito. O réu julga suas próprias ações”, conclui.

    Leia a entrevista completa:

    GGN: Como seria fazer uma auditoria preventiva para evitar as fraudes eleitorais?

    O problema do TSE é a concentração do poder. Para fazer uma auditoria, temos os limitadores que eles próprios nos impõem.

    Uma auditoria no software é inócua, porque é muito cara, muito demorada e existem sempre as cotas do fundo. E a gente não conseguiria ter certeza que tudo o que a gente pediu seria implementado e que estaria sendo usado no dia da votação.

    GGN: E o processo de auditoria feito em janeiro de 2013, investigando as licitações da Módulo Security S.A.?

    Todas as licitações foram feitas para manter a Módulo. Isso é fato, notório, público, por aquelas consultas que eu fiz nos Diários Oficiais, que são documentos públicos, que todos os procedimentos foram feitos para manter a empresa Módulo lá dentro, no TSE. O que é a empresa Módulo? É responsável pela segurança do sistema. É responsável pelos SIS, um sistema de instalação de segurança, é o primeiro sistema que confirma as assinaturas para validar os programas que são colocados na urna.

    O TSE, com a concentração de poderes, não deixa a gente fazer nada e a gente não tinha mais solução para tentar mudar esse sistema. Aí eu propus para o grupo, que é o CMind [Comitê Multidisciplinar Independente], em que o Pedro Rezende e o Diego Aranha também trabalham, e que a gente milita. Propus a eles que a gente colocasse um hacker dentro do TSE. Eu falei: consigam a pessoa, que eu vou ficar com ele lá dentro, dar as dicas, porque, embora a minha formação não seja técnica, estou lá há muitos anos, eu sei como funciona.

    O Diego e o Pedro escolheram um menino chamado Gabriel Gaspar, que foi aluno deles na UNB. Em agosto, conseguiu ir. Por orientação, ele foi trilhando o mesmo caminho do Diego no código fonte. Diego Aranha é aquele técnico da UNB, professor que descobriu o desembaralhamento dos votos, que dava para identificar o eleitor. Então, o Diego orientou, disse o caminho, o que era importante.

    A gente descobriu, no meio de 90 mil arquivos, um artefato (a gente chamou assim) no sistema de segurança, que é desenvolvido pela Módulo. Achamos que aquilo era importante, e fizemos todo um estudo. Para que ele serve? O ministro [Toffoli] assina um programa, manda para os outros ministros, Ministério Público e OAB assinarem, envia esse programa para os estados, e só poderia funcionar nas urnas esses que vieram de Brasília, concorda? Só que usando o “Inserator” podem ser instalados programas na urna, assinados por esse artefato. Ele está apto a validar programas não oficiais. Foi uma descoberta muito importante. Isso foi agora, dia 4 de setembro.

    Em 2013, eu não sabia como que eles faziam, quando eu fiz o estudo da licitação da Módulo, sabia que a empresa estava usando alguma coisa, mas não o que era. Neste ano, nas eleições 2014, eu descobri como o programa foi utilizado, lá em Londrina, em 2012: com o Inserator. A gente descobriu o nome dele e onde ele estava: dentro do sistema de segurança, é um subsistema.

    Leia mais: O histórico de favorecimento e irregularidades nas licitações das urnas eletrônicas

    GGN: E o resultado disso?

    A partir daí, fiz uma petição com o ministro Dias Toffoli, explicando que, além disso, que é gravíssimo, tem outras vulnerabilidades. Descobrimos outra coisa muito, muito ruim: a Justiça Eleitoral não está usando mais aquela rede super segura, que sempre disseram que nada tem conexão com a internet, não é?

    Só que eu pedi para fazer um teste lá [no sistema de urnas do TSE] e eles toparam, mas não sabiam a minha intenção com esse teste, não sabiam que eu estava com um hacker. Eu pedi para fazer o teste questionando se um computador que gera mídia – a mídia é aquele pendrive que vai carregar a urna – pode estar conectado à internet. Pedi: quero que façam o teste, um computador conectado e um não conectado. Aí eles falaram: nós vamos fazer, mas não tem sinal nenhum, porque nós usamos a internet.

    Então, os programas que estão vindo para os estados, que são assinados, criptografados, vêm via internet. Não tem mais a rede hiper super segura. Eles próprios pagaram uma fortuna para abrir a rede, e abandonaram, porque ela não é segura de jeito nenhum.

    Olha a situação: o Inserator existe, está dentro do SIS, o SIS é instalado no computador da Justiça Eleitoral, o computador da Justiça Eleitoral está conectado à internet. A pessoa que conhece o Inserator puxa um programa da Internet, as pessoas não sabem de onde veio aquele programa, assina no teclado e coloca na urna. Que dificuldades tem isso?

    O partido político, o fiscal, o juiz que estiver lá não percebe. Não dá para perceber a diferença de colocar um programa original de um fraudado. Porque a justiça eleitoral confessou que precisa da Internet para gerar mídia.

    GGN: Qual foi a consequência da petição?

    Tudo que entra na Justiça vira processo. A minha petição foi para o juiz auxiliar secretário da presidência, julgada com um parecer da secretaria de informática, e mandada para o arquivo. Ela não tinha capa, não tinha número, só tinha número de protocolo, não virou processo. Eles tinham que, de qualquer maneira, desaparecer com isso, eles não podiam colocar como visível para outras pessoas. Tanto é que, você como jornalista, não encontra porque não fizeram número, não fizeram processo. É só um número de protocolo qualquer. [Anexo o acompanhamento processual no TSE]

    Qual seria o trâmite, de acordo com a resolução: apresentada a impugnação, é escolhido um relator, o relator leva para a mesa, para julgar. E esse julgamento iria passar na televisão, ia ser público. Eles não podiam deixar isso acontecer, de jeito nenhum.

    Então, foi grampeada a petição, com o parecer da secretaria de informática. O juiz indeferiu, mandou arquivar.

    Nós fomos atrás desse processo. O parecer tem nove páginas, mas só tem cinco lá, o resto está faltando. Ninguém sabe onde está esse parecer. A gente está aguardando, para ver se eles acham o resto.

    GGN: Não consegui encontrar o contrato da Módulo, ela venceu a licitação para as eleições de 2014?

    Venceu. Eles fizeram uma coisa totalmente direcionada. A Módulo participa do projeto base, então só ela ganha [a licitação].

    GGN: Por que os outros concorrentes não teriam critérios técnicos?

    São eles que criam os critérios técnicos. Para ganhar. Então, não tem chance, não tem como ganhar. A Módulo tem contrato com todos os órgãos do governo. Não é só um, são todos.

    Leia também: Como se montam as fraudes eleitorais

    GGN: Como mandou para o TSE, você poderia mandar esses documentos ao MPF, à OAB, para articular melhor a sua petição?

    Eu mandei para a OAB, porque ela poderia mexer com isso. Mas o presidente do Conselho Federal da OAB [Marcus Vinicius Furtado Coêlho] falou uma coisa que eu quase morri do coração. Falou que as urnas brasileiras são exportadas para o mundo inteiro. Primeiro, que não é “TSE Limitada” e muito menos “S.A.”. E outra, nenhum país do mundo aceita essas urnas. Então, eu fiz a petição, com a minha obrigação de ofício como advogada, entreguei para ele com as irregularidades. Mas ele não tomou conhecimento, não.

    GGN: As auditorias podem ser feitas por qualquer órgão?

    A lei 9.504 só permite que analisem os programas o Ministério Público, a OAB e Partidos Políticos. Então, embora eu faça parte do CMid, eu tenho que fazer parte de um partido político. Tanto que já sou filiada há muitos anos, mas não sou ligada ao PDT, não tenho nenhuma vinculação, a não ser esse trabalho de ir lá e fazer a análise de códigos.

    A Justiça Eleitoral, de quando em quando, publica o edital de que vão existir testes. O Diego participou de um teste nas urnas de 2012, desembaralhou os votos e descobriu quem votava em quem. Também estávamos juntos, porque ele não poderia falar [por não ter a autorização do TSE]. Então eu fiquei do lado dele, escutei [as conclusões] e passei para frente. Teve que ter toda uma estratégia.

    Este ano, o ministro Toffoli disse que não ia fazer teste. Não vai fazer teste? Então vamos por um hacker lá dentro para descobrir o que tem de errado.

    GGN: Legalmente falando, é possível?

    A lei fala que o TSE tem que apresentar os códigos fonte para mim. Eu fui com base na lei. Só que eles não sabiam da capacidade do menino, se eles soubessem teriam bloqueado. Porque é muito, muito restrito. O PDT tem outros técnicos, mas um ficou fora, e eu sou advogada, normalmente eu não sento nas máquinas. Só que este ano a gente mudou de estratégia. Eu fui sozinha e levei o menino, que eles nem sabiam quem era. Eles achavam que ele era do PDT, e não da UNB.

    GGN: Essa sua petição não foi a público?

    Foi, está dando uma repercussão boa, porque eu falei dela na Universidade Federal da Bahia. O Pedro fez um site, eu fiz o debate na Bahia. Não é a mesma divulgação que Justiça eleitoral dizendo que nada é conectado à internet.

    Se não fosse verdade, eu já teria respondido a milhares de processos pela Polícia Federal. Não tem como dizer que não está lá dentro, o programa está lá dentro.

    ARQUIVO
    Ícone application/pdf
    Petição 238912014 pelo PDT no TSE

  • Edu, posso afirmar com toda a tranquilidade que o STF não dará direito de resposta (mais uma vez) e que mesmo o STF repita o escore do 1º turno, 7 x 0, a Revista buscará junto ao seu amigo do peito Gilmar Mendes uma medida cautelar (não sei como é o nome correto) que impedirá que a revista seja obrigada a dar direito de resposta e irá ficar tudo por isso mesmo, assim como aconteceu no 1º turno.

  • Dilma já deu a resposta, Eduardo. Foi rápida no gatilho e não quiz correr o risco do TSE “amarelar”.

    A repercussão da resposta dela à calúnia de VEJA já está sendo AVASSALADORA.

    Se Dilma ganha direito de resposta para o sábado, corre um risco: o de ficar posando de vítima e isso é a pior coisa do mundo. Não pega bem nela, uma guerreira. O povo, no Brasil inteirinho, já sacou a “bala de prata” da Veja. Até os reacionários mais hidrófobos já perceberam isso também. Agora é manter a calma no debate da Globo e deixar o Aécio berrar as acusações de Veja e e depois só esperar o domingo.

    O PT está com a faca e o queijo na mão.

    Os desesperados são os outros.

    • Recebi uma mensagem da Dra. Karla Maia, juiza Federal, onde ela incentiva o eleitor a votar em Aecio, como pode? Vivemos uma verdadeira ditadura da justiça, que justiça?

  • Estao distribuindo capas da revista veja em varias cidades do Brasil, já esta acontecendo em São Paulo, porto alegre e salvador. ´E chegado o momento de reagir e tomar providencias? A quem cabe proceder com as ações contra esta revista maldita que so apregoa a mentira????????

  • http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/10/24/a-globo-tambem-vai-querer-tomar-no-itauuu/

    Publicado em 24/10/2014
    A Globo também
    vai querer tomar no Itaúúú?

    O Azenha viu a veja e o jn: segura no meu que eu seguro …

    No Muda Mais:

    Será que o Jornal Nacional vai embarcar no anti-jornalismo da Veja? As redes estão de olho e responderão à altura

    A dois dias das eleições presidenciais, a pergunta que não quer calar é: será que o Jornal Nacional, o mais importante da TV Globo, vai embarcar no anti-jornalismo calunioso da revista Veja? Outros períodos das eleições ao longo da história mostram que sim, mas não podemos jamais perder a expectativa e a esperança de que o bom senso e o respeito ao jornalismo honesto prevaleçam.

    As eleições de 2006 e 2010 estão aí para mostrar que a receita é a mesma: na semana das eleições, forma-se a tríade da tentativa de golpe midiático. A revista Veja começa fazendo o trabalho sujo, com uma capa caluniosa e sem comprovação para incriminar o PT e seu candidato; em seguida, o Jornal Nacional faz uma grande cobertura do assunto e, no outro dia, os grandes jornais tratam de pautar o debate público noticiando a acusação com grande alarde.

    A primeira parte do trabalho já foi feita, que é a ponta mais nebulosa do triângulo. A Veja antecipou sua edição desta semana, com uma capa que traz Lula e Dilma com a manchete “Eles sabiam”. A acusação mentirosa seria supostamente baseada em depoimento do doleiro Alberto Yousseff sobre o esquema de recebimento de propina desmontado no começo do ano pela Polícia Federal. Vale destaque o fato de que o processo corre em segredo de justiça o que significa que não há qualquer espécie de comprovação nem do teor da denúncias nem de fatos concretos a elas relacionados. Nas eleições anteriores, a história se repetiu.

    A palavra “impeachment” não sai das “reportagens” da revista quando o PT toma a dianteira em anos eleitorais. Resta saber se o resto da tríade se formará. Será que o Jornal Nacional, o segundo vértice do triângulo, vai nos surpreender e não cair nesse jogo? É o que esperamos pra ver. Já temos um mau indício: a cobertura do jornal o Globo de hoje (24), que trouxe as denúncias de Yousseff na capa e abriu espaço para que seu colunista (e palpiteiro assíduo dos telejornais da GloboNews), Merval Pereira, cometesse os seguintes impropérios em sua coluna: “Nesse caso, o impeachment da presidente será inevitável, caso ela seja reeleita no domingo. Corremos o risco de estarmos condenados a uma crise institucional das grandes com membros do Congresso, governadores e até a presidente eleita envolvidos em um processo criminal mais grave do que o mensalão. A situação eleitoral parece estar se definindo a favor da presidente Dilma, a não ser que as revelações do doleiro Yousseff atinjam o eleitorado no que pode ser definida como a última bala de prata da oposição”.

    Se isso não é a articulação de um golpe midiático, não sabemos o que seria. A nossa certeza é a de que estamos de olho: as redes não vão se calar.

  • Eduardo, sou advogado, e a Justiça no Brasil é de direita, reacionária, e tenha certeza de que não haverá direito de resposta. A elite da toga deve estar delirando com a matéria falsa e lodosa da Veja.

  • O golpe é perfeito.

    Primeiro: Eles fraudam as urnas dando vantagem para aécio.
    Segundo: Eles não farão pesquisas de votos nos 2 últimos dias.
    Terceiro: Eles não farão pesquisas de boca de urna.
    Quarto: Eles irão dizer que houve a virada em razão da veja.
    Quinto: Eles irão dizer que foi também em razão do debate na globo.
    Sexto: Eles irão colocar seus “doutores” na mídia, para justificar a virada.
    Sétimo: Eles irão abafar os casos de fraude nas urnas e o povo vai deixar pra lá.
    Oitavo: Eles irão conseguir voltar ao poder, somente através deste golpe.
    Nono: Eles estão acima da lei, e dos olhos da grande mídia que os protegem.
    Décimo: Nós estaremos ferrados se o outro ganhar.

    Vamos à luta companheiros, agora mais do que nunca não podemos desanimar.
    Vamos pedir votos para Dilma e esclarecer as mentes dos indecisos, e confirmar com os que já votam nela.

    Abraços Eduardo.

  • Acabo de assistir a propaganda do Aécio e ele diz que sabe que o Brasil que eu quero é o mesmo que ele quer.
    Eu sabia que ele vai votar na Dilma.

  • Edu, uma sugestão:

    1º Depois das eleições planejar com paciência com todos os Blogs progressitas e a esquerda em geral um ato de protesto em frente da Editora Abril denunciando para a população de São Paulo o quanto é gasto de dinheiro público da Secretaria de Educação com publicações dessa editora.

    2º Verificar se os herdeiros do Civita pagaram o imposto sobre a herança ou doação (ITD) e caso não tenham pago denunciar isso em todas redes sociais.

    3º Caso Dilma vença pressionar o governo para que não façam mais publicidade das estatais nas páginas da Veja. A melhor forma de colocar essa revista em seu devido lugar é mexer no bolso dela.

  • Edu e leitores, pelo que está se vendo nesta eleição e pelo que apoiadores de Aécio, mídia e os Partidos de extrema direita (juntamente com os de extrema esquerda) estão falando, ameaçando, etc, é quase certo que caso Aécio ganhe a eleição, teremos uma brutal ditadura civil (talvez até mais brutal que a própria ditadura militar), digo isso porque segundo estou lendo em alguns blogs os comentários de gente ligados diretamente ao P$DB e a Mídia, onde estão defendendo que mesmo que Dilma vença as eleições se faça impeachment da presidente e o fechamento do Partido dos Trabalhadores, ora se isso já externam abertamente antes mesmo das eleições, imaginem o que farão se caso o candidato deles ganhe estas eleições, estou sentindo virão tempos sombrios para o Brasil na questão da democracia, me parece que certos setores da sociedade ligados ao conservadorismo, especialmente saudosos da Ditadura Militar não estão mais suportando a democracia, estão realmente no desespero e vendo que as instituições nacionais estão praticamente dominados pela extrema direita, como STF, STJ, maioria do congresso recêm eleito nesta eleição, para eles seria a chance de derrubar um governo democrático sem que nada se possa fazer, na esfera legal, restando ao povo tomar as rédeas no processo em curso, creio que eles estão achando que o povo não irá se rebelar, acreditando ainda que a maioria da população é acomodada e aceitaria normalmente um golpe de estado. eu penso que o povo hoje em dia não iria ficar acomodado, porém acho que haveria muito derramento de sangue, por isso espero que setores da sociedade repensem bem pois se algo, mínimo que seja realmente se concretizar estaremos vendo nos próximos anos uma ruptura do estado brasileiro tendo no final o território brasileiro dividido em vários estados nações, muito parecido com o que ocorreu com a antiga Iugoslávia.
    abraços a todos e viva #Dilma13, rumo a vitória!

  • Eduardo,
    Sabíamos que teria a tal de bala de prata.
    Foi muito bem articulada pela direita, pela veja e com repercussão em toda a mídia. Hoje tive que realizar uma viagem de carro de mais de 500km e me enojei com a cobertura das rádios o dia todo, em todos os programas, dizendo sobre a reportagem da veja.
    Porém, se as pesquisas estiverem alinhadas, a virada não se dará. Talvez eles ganharão algum ponto,mas não será a vitória. A vitória será nossa.
    Falem, falem, falem. Temos muito menos poder do que esta mídia, mas podemos fazer a diferença ainda.
    Boa sorte a todos nós, e que a partir do próximo governo Dilma, possamos enfrentar esta mídia e termos eleições mais democráticas nesta nossa adolescência da democracia brasileira.
    Abraço Edu e força. Temos a mesma idade e ainda não enojei do Brasil. A luta segue…

  • É claro que não vai ter direito de resposta, é mais fácil chover dinheiro. O Jornal Nacional não tocou no assunto, deixou para o canalha Aécio levantar no guia dele e no debate de mais tarde. O drogado mineiro chegará com a merda da Veja pendurada em seu nariz. Dilma foi correta ao responder no guia, deveria ter repetido à noite o que fez de manhã, falado diretamente sobre o assunto. Contudo, embora não tenha feito, respondeu através de seus locutores. Não acho que esse golpe tenha a menor chance de impedir a vitória de Dilma, o que me preocupa é ele ser usado como desculpa para uma fraude nas urnas, que vem sendo apontada em vários textos, no Blog de Nassif e no de Azenha. Essa é a grande inimiga agora, mais perigosa do que a Veja, a fraude que tem todas as indicações de que será praticada. Agora entendemos como Aécio “cresceu” miraculosamente no primeiro turno. Temos que denunciar essa fraude ao mundo, você deveria postar uma matéria sobre isso e todos devemos ir às ruas, acusando o golpe, denunciando-o à mídia internacional. Poste imediatamente um texto do Cidadania sobre essas suspeitas, se não quiser escrever, reproduz o texto do blog de Nassif que uma comentarista já colocou aqui. A “bala de prata” é a sabotagem nessa urna eletrônica sem segurança, que ninguém no mundo usa, a Veja é só desculpa. Os EUA estão nessa sem a menor chance de erro.

  • O PIG perderam as eleições. Simples assim, grave é uma pessoa querer ser Presidente que tenha uma passado de construção de aeroporto para a família. A Dilma e Lula não roubaram, quando souberam, não empurraram prá baixo do tapete com “autoridades de presidentes” como uns e outros. Simples assim.

  • Desculpe Sr. Eduardo, esperar algo dos Tribunais brasileiros é ingenuidade. Nossas tribunais são mormente, reduto de filhos de juízes e de promotores e afins numa sucessão interminável. Quem ouviu numa sessão com 8 ou 9 juízes a seguinte frase: “Mais 9 sessões como essa e eu pago uma passagem para Maiâmi “. Não acredita na Justiça. Esta sessão foi aberta e 5 minutos depois foi encerrada. Mais de 80 funcionários do “tribunal” ouviram essas palavras. Não Eduardo, o último bastião dos conservadores e traidores do Brasil está na Justiça e será difícil mudar! O Brasil vai seguir mesmo assim , já vimos e sofremos muitas injustiças, mas não desistimos. “Somos uma nova Roma lavada em sangue”. Darcy Ribeiro.
    Dilma 13!!!!!

  • DEIXEI DE SER OTÁRIA HOJE, AGORA.

    VEJA:

    SOBRE A CENSURA EM MINAS

    “A história do Agnello Queiroz, por exemplo, foi entregue por um amigo meu à imprensa de São Paulo e Rio [um funcionário da Secretaria de Saúde que foi assessor do governador de Brasília Agnelo Queiroz, quando ele era ministro do Esporte, recebia propina de uma empresa que presta serviço ao GDF. O dinheiro abasteceria um caixa 2 da campanha].

    Não podia sair nada porque Agnello é amigo de Aécio.”

    —————————————————————

    O tráfico de matérias daqui de Minas para outros jornais foi a forma que encontramos para driblar a censura, que tomou uma dimensão inacreditável nos últimos anos.

    A gente já sabia de muitas dessas histórias, hoje conhecidas, há muito tempo. O aeroporto de Cláudio, o nepotismo, os problemas na educação…

    Somos proibidos de ouvir o chamado ‘outro lado’ nas reportagens envolvendo inimigos do governo. Em casos como o aeroporto, o Estado de Minas [o maior jornal local] e o Hoje em Dia nunca deram uma linha. Quando saiu alguma coisa, foi apenas a justificativa da assessoria de Aécio Neves. Apenas O Tempo fez a cobertura.

    A história do Agnello Queiroz, por exemplo, foi entregue por um amigo meu à imprensa de São Paulo e Rio [um funcionário da Secretaria de Saúde que foi assessor do governador de Brasília Agnelo Queiroz, quando ele era ministro do Esporte, recebia propina de uma empresa que presta serviço ao GDF. O dinheiro abasteceria um caixa 2 da campanha]. Não podia sair nada porque Agnello é amigo de Aécio.

    COMO SE VÊ TODOS OS BANDIDOS SÃO IGUAIS E AMIGOS. UNS PROTEGEM OS OUTROS.

    Enquanto isto nós ficamos aqui nos matado pra defender petistas e outros defendendo tucanos.

    Pra mim, acabou, todos são um bando de ladrões.
    Que morram todos os malditos corruptos.

    O RESTO TÁ NO LINK
    http://www.contextolivre.com.br/2014/10/como-funciona-o-trafico-de-noticias-da.html

  • Surpreendente o último programa da Dilma no horário eleitoral gratuito.

    O Muda Mais vazou um vídeo com o que seria o último programa da Dilma no horário eleitoral gratuito.

    Mas o programa que foi exibido foi outro bastante diferente.

    Eu não sei muito bem como é que funciona os horários para a entrega dos programas. Mas ficou a impressão de que a equipe da Dilma preparou dois programas para esta noite. Um para ser exibido caso o JN repercutisse a capa da revista veja.

    E um segundo programa, mais light e muito mais colorido, característico do fechamento de uma campanha eleitoral.

    Como o JN não repercutiu o “escândalo” da revista veja, o programa mais light foi exibido.
    Taqui o programa que foi exibido hoje à noite: http://www.youtube.com/watch?v=3tnTeQxS_Kc

  • Edu, saiu uma pesquisa MDA agora dando Aécio com 50,3% e Dilma com 49,7,

    Fiquei muito preocupado, pq geralmente Ibope e Datafolha vem na linha da MDA.

    O que vc acha disso?

      • Eu sei, mas geralmente ela vem na linha do Ibope e do Data, isso que me deixa apreensivo.

        O track do PT de agora de manhã continua dando 49 dilma 40 aécio.

        Uma coisa estranha no relatório da MDA é que eles mencionam que Aécio provavelmente virou por causa do debate, Mas a pesquisa foi entre quinta e sexta. Não faz sentido.

  • O pior Edu é que sabemos que isso é só o começo. Essa campanha vai continuar mesmo quando (me recuso a escrever SE) a Dilma ganhar. Esses caras não se emendam. Deve ficar ainda pior. Espero realmente que a Dilma processe essa revista imunda e eles tenham que pagar tanta indenização que falte dinheiro para pagar o salário desses marqueteiros (me recuso a escrever jornalistas).

Deixe uma resposta