Em 2003, SP teve crise hídrica igual; previsão era água acabar em 2010

Reportagem, Sem categoria

racionamento capa

 

A cada mês de janeiro é a mesma coisa: a mídia alardeia que haverá racionamento de energia devido a algum blecaute de alguns minutos em mais de um Estado ao mesmo tempo. Em janeiro de 2013, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff teve que ir à tevê desmentir versões nesse sentido.

O ano mal começara e a Folha de São Paulo veiculou em sua primeira página, no dia 7 de janeiro de 2013,“reportagem” da então colunista do jornal Eliane Cantanhede que afirmava que o Palácio do Planalto convocara reunião de “emergência” para discutir “racionamento de energia”.

racionamento 1

Confira, abaixo a matéria alarmista da Folha publicada naquele 7 de janeiro de 2013

racionamento 2

Diante de notícia tão alarmista e divulgada com tanto destaque, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, ligou para Cantanhêde, autora da matéria em tela, para informar que a reunião não fora convocada por Dilma e nem era de “emergência”, pois integrava um cronograma de reuniões ordinárias do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) que acontece todos os meses. E divulgou, no site do Ministério, o cronograma de reuniões para 2013.

Veja, abaixo, o cronograma.

racionamento 3

Contudo, como o alarmismo não parava, a presidente da República teve que convocar rede nacional de rádio e tevê para acalmar a população e para anunciar expressiva redução nas contas de luz.

À época, a redução de preços – que, em alguns casos, chegou a 30% – foi duramente criticada pela imprensa oposicionista. Hoje, com a seca recorde no país, a mídia denuncia “aumento” na conta de luz que, no máximo, será um retorno aos preços pré-redução do preço da energia.

Todo começo de ano é a mesma coisa. A mídia alardeia racionamentos. Quando, a cada grande espaço de tempo, ocorre algum blecaute de alguns minutos, é a mesma cantilena: vai ter racionamento. Como em 2012, 2013, 2014, em 2015 a mídia também trouxe de volta o alarmismo energético devido a um blecaute de 45 minutos por algum acidente nas linhas de transmissão na última segunda-feira (19).

Mas isso não é novidade. A população já conhece essa cantilena e ninguém se preocupa com a hipótese de racionamento de energia. Nem os que dizem que se preocupam.

Esse escarcéu que a mídia está fazendo por conta de 45 minutos de falta de luz em alguns Estados simultaneamente visa esconder o drama do povo de São Paulo, que já enfrenta um duro racionamento, com um aumento exponencial de preços na conta de água (até 100%).

O mais impressionante em tudo isso é que o drama que vive São Paulo, à diferença da questão energética, deve-se, exclusivamente, ao PSDB do Estado, que governa São Paulo desde 1995 e que em 2003, sob o mesmo Geraldo Alckmin, enfrentara uma seca praticamente igual à de hoje enquanto todos os especialistas alertavam que o Estado ficaria sem água em, no máximo, sete anos.

Os analistas erraram. A água não terminou em 2010, mas em 2014, a partir de quando os paulistas passaram a sofrer o pior tipo de racionamento que existe, o racionamento disfarçado, que Globo, Folha, Veja, Estadão e companhia limitada recusam-se a chamar pelo nome enquanto continuam inventando um racionamento de energia elétrica que anunciaram tantas vezes, que nunca ocorreu e nem irá ocorrer.

Confira, abaixo, reportagem da Folha de São Paulo de 12 de outubro de 2003

racionamento 5

126 comments

  • São Pedro, que o senhor mande uma boa chuva para SP e o Brasil, pois o nosso sofrido povo, não pode sofrer pela incompetência das nossas autoridades.

    • quem mandou votar no psdb, não adianta clamar para os deuses, no mundo em que vivemos hoje os deuses só ouvem os ricos, tenho certeza que para alguns não faltara água.

      • Não voto em SP e tem mais o voto é secreto, mas posso garantir que não votei nos tucanos!, Mas a incompetência de hoje em dia, está em vários partidos, pois o sistema está falido, precisamos com urgência de uma boa reforma política.

        • A incompetência é dos políticos de um modo geral e do próprio ser humano, que não sabe gerir um bem tão inestimável que é a água. PS: Não considero político um ser “humano”.

          • Marcílio, todos os humanos necessitam da política, a política é um ato da relação entre os humanos. Eu sou político por ser humano e todos nós humanos que vivemos numa pólis praticamos política e somos políticos, portanto, humanos. Considero você um humano, portanto um político. Mas se você não acha assim…

  • Quero saber quando realmemte o povo paulista irá perceber que o governo do pdsd é embuste e eles que são responsáveis por essa situação que passa São Paulo. Cuidado esses supostos jornalista ( Eliene, por exemplo ), estão fazendo de tudo para culpar o governo federal . Da nojo seus comentários. São primsrios suas criticas. Mas para um povo mal informado . Pega

  • Edu, essa eu não sabia!
    Então, o próprio governador já sabia antecipadamente que o problema já era grave desde 2003!
    Pelos artigos que li, muitos acham que o governador deveria ser processado e essa sua matéria
    só demonstra que o governador foi totalmente omisso com um problema tão grave. Agora, apagão
    a Dilma deveria permitir que não fossem pro ar tanta mediocridade de nossa imprensa, estes
    colonistas são casas de saúde pública.

    • Os paulistas não concordam com o processo contra governadores tucanos, até porque deu no PiG: a culpa dA SECA e do racionamento d’água em SP é de Dilma.

      • A inocência do coxinha em acreditar em tudo que é divulgado pelo PiG é sua desgraça. Não vdeveriamos nem ter raiva, mas pena. Lembro-me da estoria de um casal de coxinhas. Em 2013, o PiG alardeou a crise do apagão elétrico. O coxinha teve certeza do apagão. Para ele era fato consumado. Pegou todas as econômicas da esposa, arduamente amealhada com o suor do rosto da coitada e investiu em geradores de energia elétrica. Vaticinou que iria faturar milhões com o caos que se instalaria no Brasil, garantido pelo o PiG em sua profecia. O melhor dos mundos para ele, dono dos geradores. O Brasil todo no escuro e ele faturando alto. Os geradores encalharam. O caos não veio. A tão espera crise se instalou. no casamento dele. A mulher possessa quando soube que o dinheiro duramente amealhado para a aquisição da casa própria tinha sido jogado literalmente no lixo, utilizado em uma aventura. Tudo por culpa do PiG. Desgraça pouca é bobagem. Pobres coxinhas.

        • Anac, eu não chamaria de inocência e sim de fanatismo. O grau de virulência desse pessoal na campanha passada (perdi a conta das agressões que recebia ao criticar algo na Falha e cia) não é inocência ou que ele não saiba que o PIG mente, eles sabem ou parte deles sabem mas por uma postura religiosa obscura e fanática passaram a tratar o PT como o “mal a ser combatido” na face da terra deixando de lado até problemas graves como esse que afetam a vida desse pessoal diretamente.

          Como nenhuma escrotice fica impune, castigo vem à galope (até pra quem não apoiou esse fanatismo deles), colapso d’água a vista. O único ponto positivo disso, se há, é que se esse pessoal não cair em si que a forma deles enxergarem as coisas é errada, não cairão em si nunca mais. O brasileiro é refratário e avesso a mudanças, mas uma hora ele é obrigado a dar o braço a torcer e pelo menos não blindar os pulhas do PSDB como vinham fazendo. O problema é apoiarem pulhas vazios e demagogos como o Bolsonaro no lugar dos tucanos.

          • Eu fico abismada. Pensava que os paulistas fossem mais bem informados. Desgraçadamente se deixam pautar pela mídia (TV, rádios e jornais), que nesse caso, também devem ser responsabilizados, pois esconderam do povo paulista toda a verdade.

    • É verdade, Paulo, pra completar a tragédia ele deveria ter iniciado um racionamento brabo em janeiro de 2014 quando o cantareira estava com 24% do volume útil, e não o fez.
      E mais: se você pensa que todo mundo tem noção da gravidade, está enganado. Só mais 2 meses de água, talvez um pouco mais, e muita gente sem noção da situação.
      De uma coisa estou certa: ele vai pôr a polícia nas ruas e quem não reagir, fica vivo.

    • Paulo você está muito atrasado. Sei desse problema ( embora também atrasada ) desde de abril do ano passado. Sei também que há dez anos o governo de São Paulo foi alertado para que providenciasse as obras necessárias visando evitar o caos atual. Infelizmente não adianta chover. O problema é muito mais sério do que possamos supor. Um tragédia!

  • Prezado Eduardo:

    “À época, a redução de preços – que, em alguns casos, chegou a 30% – foi duramente criticada pela imprensa oposicionista. Hoje, com a seca recorde no país, a mídia denuncia “aumento” na conta de luz que, no máximo, será um retorno aos preços pré-redução do preço da energia.”

    Claro que a imprensa criticou o governo, quando na realidade deveria ter elogiado, isto porque o que Dilma vez na época foi excluir do custo da energia, cobrada pelas empresas privadas aos usuários o valor da amortização do investimento que já tinha sido pago há tempos e que esses “empresários” continuavam a cobrar, imbutindo o seu valor na conta de luz; ou seja, os usuários estavam pagando por uma coisa que já tinha sido paga há tempos. Mas, porém, contudo, todavia, como o governo é do PT, tem que ser criticado mesmo estando certo. E assim, a nossa grande e ” imparcial ” imprensa faz o despejo do seu nojo cerebral em toda a sociedade brasileira, fazendo a alegria dos coxinhas.

    • Certo! Isso comprova a manipulação vergonhosa da mídia contra o Governo Federal! Isso é um crime. E os “bobos”, se deixam levar pela lavagem cerebral. Sendo assim, a mídia vai gerando um monte de marionetes, vazias, mal informadas, e analfabetas políticas.

  • OI, Edu, como está? Acabo de ler o blog do jornalista esportivo da Record, que desta vez aplaude Dilma por vetar o perdao da divida dos clubes de futebol. Antes, ele descreve o país como se estivessemos na Siria, Iraque ou Libia. Criticar faz parte, mas no caso dele, é até irritante. Parece que vivemos o CAOS. E logicamente, ele atrai um monte no blog com estes tipos de comentario. E ele no texto induz o leitor a pensar que a crise hídrica de SP é de responsabilidade do governo federal. Aliás, todas as desgracas do estado de SP se deve ao PT. E o PT paulista parece que dorme em berço esplêndido. O MPL esta ai “manifestando” sobre aumento de tarifa. Pq será que nao manifestam sobre a crise da agua???? Jornalistas manifestando contra o assassinato dos cartunistas franceses. Pq nao manifestam sobre a demissao de jornalistas de grande emissora do país, a prisao do jornalista mineiro, essa historia de jornalista ser PJ para nao pagar direitos trabalhistas ou pelos jovens negros sendo exterminados????? E o PT nada com a lei de Medios e assim caminha o Brasil com a pessima comunicacao do governo. Silencio ensurdecedor. Ela tem amplo apoio da populacao e fica nesse beija mao com o mercado. Torco para um Brasil melhor, independentemente de partido A ou B, desde que seja para um bem coletivo. Mas esta dificil com esta inercia irritante do PT.

  • Bebam pó, paulistas idiotas.
    PS: eu sou paulista, mas quiz o destino que eu me mudasse para a Bahia. Que devido ao programa “Água para todos”, cacimbas, açudes, poços artesianos, etc, não está sentindo tanto esta seca tucana.

    • Parabéns, Wagner. Pulou do barco antes que ele afundasse. É triste ver a situação de São Paulo .O que fizeram os governadores que a administram há dez anos? Isso é uma traição ao povo de São Paulo e, por tabela, ao Brasil. As consequências ao país poderão ser terríveis.

  • Quando lembro que a presidenta Dilma prontamente liberou dinheiro para São Paulo logo, logo após a eleições de 2014 demonstrando, de forma republicana, o interesse para amenizar a situação que vem desde de 2003 como as próprias reportagens destacaram… Agora, perguntar não ofende por que essa mídia é tão cínica e bandida ao ponto de trabalhar contra a economia do próprio país, com essa irresponsabilidade de anunciar um racionamento que não foi sequer ventilado pelo governo?
    Olha, não assino “UOL” nem se me derem de graça! Não uso os meus olhos para essa globo obter audiência e encher seus cofres através dos patrocínios da Sadia, Nestlé, Cassio, B.B, Caixa Fed. Petrobras,etc.

  • “Com o tempo, uma impren$a cínica, mercenária , demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”. – Joseph Pulitzer.

  • Eduardo, ha um estudo oficial de 2009, governo Serra- Secret. Meio Ambiente, com mais de 200 especiaistas e mais de 5200 respondedores de pesquisa na web, dando conta do estamos passando em 2015 com agravamento ate 2018. Alguem fez um video dessa encadernaçao, que guardei em PDF, chamado “A guerra da agua” . Posso te enviar tudo por e-mail, se preferir. Abraço

  • Bom trabalho.
    Que tristeza essa nossa mídia!
    E o povo brasileiro tão mal informado e enganado.
    Graças aos “Eduardos Guimarães” da vida a gente fica mais bem informado.
    Continue firme e vida longa.

  • O PIG tenta matar 2 coelhos; Desgastar mais ainda Dilma na cruzada anti PT/povo ( vide manchetômetro), e esconder o racionamento de água de são Paulo/psdb/alckmim, onde a população teve e ainda tem que beber lama.

    • Beber lama… Há gosto para tudo nesse mundo. Devemos respeitar o gosto dos paulistas.
      Os paulistas arcarão com as consequências de suas escolhas. E não serei eu que vou criticar essas escolhas.
      Não adianta ficar colocando a culpa em Dilma. É chover (perdão da má palavra) no molhado. Dilma não tem o poder para resolver o problema. A resolução do problema esteve nas mão do tucanos que nada fizeram, mesmo assim foram eleitos e reeleitos pelos paulistas. Resta-nos apenas lamentar.

      • Claro! Não sei se estou correta, mas Presidente da República só pode intervir com a solicitação do Governo do Estado. Após as eleições, Alckmin solicitou ajuda e a Presidenta foi solícita. Mas… essas obras deveriam ter acontecido há dez anos. Não há tempo hábil para soluções a curto prazo. Pobre e inocente maioria do povo paulista. Foram drasticamente enganados. E continuam, pelo visto, ignorando a verdade. Fazem manifestação pelo aumento do ônibus, mas ignoram a crise hídrica que, irresponsavelmente lhes trará a sede e o caos.

  • Eduardo, parabéns a você e ao Fernando Brito que tem trazido luz neste debate sobre água na cidade de São Paulo, principalmente.
    A não adição de reserva adicional ano a ano, desde 2000 pelo menos, só contribuiu para o desastre iminente. Será didático acompanhar este desenrolar. O governo tucano e a mídia não devem em nenhum momento flagelar-se diante do público. Um discurso será preparado, amazônia, alta de consumo irresponsável, falta de apoio federal, etc.. E na minha opinião cola no povo paulistano, pois o que ele mais quer é também fingir de morto e continuar a votar nos tucanos ou contra o PT.
    Mas a realidade cobrará a sua parte. Infelizmente veremos esta fatura no ar.
    Grande abraço e parabéns pela insistência em revelar os meandros técnicos e políticos por trás desta tragédia. Não é fácil falar aos ventos.

    • No meu prédio, falta água das 14h as 05h do dia seguinte.
      E ninguém odeia o PSDB.
      Nenhum sinal de indignação.
      Para serem considerados oficialmente “bovinos”, eles estão esperando o Alckmin marcá-los com ferro quente a sigla PSDB.
      Moro na Vila Mariana

      • Você é a prova viva de como o povo paulista está com seus cérebros devidamente lavados pela mídia, que acobertou a real situação. Você faz parte de uma minoria bem informada. Assim como você muitos estão sem água e, totalmente crédulos que o motivo é a atual seca. A seca está ocorrendo em vários estados, mas nenhum está enfrentando essa tragédia. Para Sampa, não adiantará chover. Infelizmente!

  • Os “experts” estão há 12 anos prevendo crises. Prevendo, não, torcendo mesmo.

    E quando uma crise real bate em sua porta, a tucanizam, culpando a tudo e a todos, exceto os verdadeiros culpados.

    O mundo inteiro passa por uma crise econômica. Aqui, quando Lula disse que seria uma marolinha, o condenaram e previram o pior.

    Não aconteceu. Daí aparecem problemas menores e pontuais, como o aumento do preço dos tomates, e é o fim do mundo.

    Tem uma página no FB – daquelas patrocinadas, diga-se, e que aparecem pra todos, independentemente de terem sido curtidas – “empiricus alguma coisa”, que prevê “o fim do Brasil”.

    É assim que a coisa vai. Terrorismo puro. A mensagem é clara: medo.

    O medo tem perdido, mas cresce. E é um medo incondicional e absoluto. Qualquer coisa que o governo faça será criticada duramente. Faça ou não algo, a crítica é feroz e contundente. E sem direito de resposta, sem elucidação.

    Aliás, o que fazem não é criticar. É passar sermão.

    E, é claro, diante dessa ação ocorre a reação, a defesa incondicional e exagerada, que evita tocar nos assuntos mais doloridos pra negar toda e qualquer razão aos terroristas. A força irresistível é recebida com o objeto inamovível.

    E, então, não tem como ter nenhuma segurança na veracidade de nada que se diz por aí.

    É insanidade pura. E se retornarmos a um mínimo de sanidade, o país vai sim entrar em convulsão.

    Caraca, tem gente que se diz de esquerda defendendo pena de morte! E com táticas e falácias da direita! Isso é simplesmente inacreditável. E é fruto dessa histeria coletiva, dessa esquizofrenia com a qual a imprensa cartelizada e marrom contagiou o país.

    • Poucas pessoas têm meu e-mail. Apenas 2 amigas e alguns familiares dentre eles minha cunhada. Essa cunhada tem cerca de 30 ou mais contatos. Nada entende de política e me repassa todos os dias, absurdos e-mails apócrifos contra Lula, Dilma e mais alguns do Governo. Nem adianta mais rebater. Fico indignada. Verdadeiros profissionais atuando na internet contra o Governo.

  • Edu,

    Oh céus, quem era governador de SP em 2003 e quem é hoje?
    Os tucanídeos conseguiram acabar com a água de Sampa e com a autoestima dos paulistas também.

  • Quer saber?

    Eu quero mesmo que a Dilma seja culpada, pois desde o Lula o Governo Federal nunca soube se comunicar com o povo e a senhora Dilma sempre adotou a tese do controle remoto. Duvido muito que ela consiga governar daqui por diante.

    Vejam isso:
    http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/01/21/lava-jato-e-para-destruir-petrobras-e-empreiteiras/

    Isso é extremamente grave.

    Enquanto isso, a senhora Dilma insiste em manter o zé da justiça.

    • Esse zé da justiça é mesmo um sujeito que não me agrada, só espero que a Dilma não o escolha para assumir uma vaga no STF.

      O Governo Federal continua patrocinando o inimigo, a famiglia Marinho. A democratização da comunicação começa com o fim da Bolsa PIG. Dilma, corta a Bolsa PIG!

  • Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • PSDB,o partido + ficha suja do PAÍS,seus eleitores,vão morrer de sede,e sem banhos,mas não vão admitir que,são burros políticos,e que tenham merda no cérebro.

    • Pior que esses eleitores tucanos vão continuar acusando o Governo Federal de todas as incompetências tucanas.

      A falta da democratização dos meios de comunicação também ajuda os tucanos a colocar a culpa tucana nas costas dos governos progressistas e trabalhistas.

      Dilma, corta a Bolsa PIG!

      • A Globo, ( JN ), talvez para amenizar o “caos” de São Paulo, há dias começou com uma manipulação tentando inserir um possível racionamento de água aqui no Rio. Dois dias após, o Presidente da Cedae, informou que, apesar da atual seca, a situação é confortável e, que não haverá racionamento de água.

  • Caro Eduardo,

    Há algumas semanas atrás comentei num de seus textos que são muito bem fundamentados, mas você não entendeu ou não quis entender e disse entre outras coisas que sempre aparecia antipetista para papagaiar contra o partido e quando insistir que era petista, fui chamado de ex-petista raivoso. E agora, depois da publicação do texto do José Dirceu e da Fundação Perseu Abramo, você vai dizer que são antipetistas ou ex-petistas raivosos?

  • A crise de água em SP já se arrasta por quase 2 anos. A mídia partidária trata como se fosse normal o povo passar por todo esse sofrimento. Muita maldade dessa gente! Agora, houve uma prevenção ou sobrecarga ou uma queda na linha de transmissão e foi cortada a energia em parte desses 10 estados e a mídia golpista já fala em apagão, no caos total e vai por aí adiante. Semeia o ódio contra o governo. O governo precisa mandar para o Congresso este projeto de regulamentação(total) dessa mídia. Há sim, no Brasil, uma organização que controla a informação a seu bel-prazer. E isso precisa acabar.

  • O PIG vai ter de falar, no agudo do colapso, na evacuação. É a maior irresponsabilidade jornalistica que posso imaginar. Tem ainda um volume morto pra usar, depois, não tem h2o na torneira da Catanhêde, vai virar francesa, tomar banho com água mineral….

  • Pela milionésima vez, precisamos reafirmar : Falta pontual de energia não é racionamento. Racionamento, ou apagão, que é a incapacidade de se produzir toda a energia que o Brasil precisa consumir, só ocorreu no desgoverno FHC; no qual o PSDB, do mesmo jeito que faz agora em São Paulo, não teve competência de produzir toda a energia necessário para o país porque estava destruindo a infraestrutura do Estado com seu modelo neoliberal(que pretendia privatizar as empresas de energia e, para “justificar” esse crime, descapitalizou-as e cortou investimentos em produção e transmissão de eletricidade). Nos Governos de Lula e Dilma, fazendo exatamente o contrário, o Estado recuperou sua capacidade de investimento e seu papel pró-ativo como indutor do crescimento econômico, investiu-se em produção e transmissão de eletricidade. Usina foram inauguradas, centenas de milhares de quilômetros de rede de transmissão foram construídos, o Brasil passou a ter energia suficiente para o seu consumo, baseando esse novo modelo na interligação nacional(uma rede ampla de transmissão permite que a energia produzida em uma região seja consumida em outra, o que não havia com FHC)e no PLANEJAMENTO ESTATAL PARA O SETOR, QUE INSTITUCIONALIZOU-SE COM A CRIAÇÃO DA EMPRESA DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO. O que Globo e seus lacaios não conseguem engolir, e vivem tendo vomitar, é que a falta de energia suficiente para o Brasil consumir, o verdadeiro “apagão”, só aconteceu no Governo FHC e JAMAIS acontecerá no do PT. Por isso, e por controlarem a opinião e a informação de forma despótica, vivem tentando vender uma mentira, chamando falta pontual na transmissão da energia de algo que ela não é, ou seja, de falta de produção de energia suficiente para atender a demanda, o que não existe. Assim, a Globo e sua quadrilha cometem um crime, uma mentira que é também crime de lesa-pátria e disseminação do pânico, embora ninguém faça nada. Hoje, em mais uma matéria sórdida, o Jornal canalha da Globo resolveu “listar” atrasos em redes de transmissão(“esqueceu-se” de dizer que com FHC a rede não crescia, ou seja não se fazia nenhuma obra de transmissão de energia). Esses atrasos, se existem, não comprometem a segurança do Sistema e, na maioria dos casos, coisa que a Globo também “esqueceu-se” de falar, devem-se a decisões judiciais em “ações” impetradas por ONG’s “ambientalista” que, com a desculpa esfarrapada do verdismo(nova forma de disfarce do conservadorismo e do golpismo)e muito financiamento dos EUA, ingressam com ações visando paralisar obras devido a supostas violações a territórios indígenas que, na maioria do casos, não ocorrem, sendo somente desculpa para atrasar o Brasil. E por que na maioria dos casos não ocorrem? Por que o Governo já prevê essas obras com o cuidado em preservar o meio ambiente e não causar abalos antropológicos nas terras dos indígenas. Contudo, qualquer desculpa esfarrapada serve para ingresso de ações. Há o caso de uma usina, a de São Mateus, que está parada por um ação ingressada por uma ONG, segundo a qual o lago da usina atingiria terras que, embora não sejam habitadas por índios, seriam sagradas para eles. Esse é o hoje o único real problema que atinge a expansão da capacidade energética brasileira e que, embora não comprometa o Sistema que tem folga na sua capacidade de produção de energia, deve ser seriamente debatido com o país, pois trata-se de uma tentativa de inviabilizar o Brasil no longo prazo. Fora isso, o outro sabotador nós já conhecemos, a ditadura midiática, cujo controle da opinião e da informação ainda não foi enfrentado p por Dilma.

  • Nós ainda não nos demos conta das consequências do colapso do abastecimento de água. Imaginemos hospitais, escolas e creches sem água!! E as empresas!!

    • Aí então a imprensa mafiosa, sem-vergonha e entreguista do PIG vai culpar o “custo-Brasil” e a “ação bolivariana do Governo Dilma” pela demissão dos trabalhadores e fechamento das empresas devido à falta de água.

  • Sou a favor de protestos contra a mídia em todas sedes de jornais do PIG, radio, tv, revistas e na Sabesp e na sede do governo do estado de São Paulo, e na casa do Alckmim; esses são os grandes culpados por esse crime contra o povo de São Paulo! Cadê os movimentos sociais e o movimento passa livre tao valente? E a OAB? Onde esta o judiciário para punir por crime de responsabilidade Alckmim, Serra, Alberto Goldman, e outros tantos tucanos e dirigentes da Sabesp que causaram esse crime contra a população, as empresas, a economia, o ao meio ambiente? Vamos quebrar o pau minha gente! Queremos a cabeça dos culpados e a mídia é culpada por mentir, não cobrar e esconder da população para proteger o PSDB e assim continuar a ganhar milhões de dinheiro publico, para ficar calada mentindo e coloca do a culpa em Sao Pedro! Chega de dinheiro da população de São Paulo pra essa mídia bandida tucana!

  • Não adianta o pig so esta retardando o inevitavel,a população vai sofrer,doenças,empregos,falencias,exodo a coisa vai ficar tão feia que sera impossivel qualquer tentativas de maquiar ou isentar as responsabilidades.E pior,não é uma crise que se resolva facilmente,deixara cicatrizes profundas em toda a grande São Paulo.Por muito,mas muuuuuuuito menos pedem o impedimento de Dilma, e Alkimim o que acontecera,sera jogado aos leões ou tentaram salva- lo?

  • Dá nojo de ver os telejornais da Band, SBT e Globo. Toda hora diz que vai ter apagão. Ou eles são burros ou comprados pelo PSDB. Eles falam que os reservatórios estão baixo que nem em 2001, só que esquece de falar que na época o governo tucano não investiu em retransmissores de energia, e nem termelétrica. E o pior não lembra que avisou do apagão em 2001 foi a Dilma quando era secretária no RS. Ela dizia que não tinha retransmissores de energia. A região sul excedente de energia enquanto outras regiões os reservatórios vazios, só que na época o governo do FHC não investiu em retransmissores de energia e nem em construções de Hidrelétricas e Termelétricas, só foi fazer quando a vaca foi para o brejo. Ao contrário de hoje, que foi investido em retransmissores e mais termelétricas e fora que tem mais de 4 Hidrelétricas sendo construída, que logo vão funcionar com todo o vapor. Ainda os colonistas do pig dizem que o governo não planejou. É duro viver num país que tem uma mídia tão vil. O governo têm que fazer urgente LEIS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES! Só para lembrar o pig em 2013 falava a mesma coisa.

    • Com certeza faz parte da manipulação para tentar obscurecer a situação hídrica de São Paulo. Querem associar o problema à atual estiagem. O pior é que a grande maioria que se pauta pela mídia, ACREDITA!

  • Os nordestinos apanharam durante décadas, mas terminaram aprendendo. Os paulistas ainda vão apanhar mais um bocado até aprenderem (tomara que não seja tarde demais).

  • É bom não esquecer de Minas. Hoje a presidente da Copasa (Cia. de águas de MG) vai dar entrevista coletiva para mostrar como estão os níveis de reservatórios de Minas gerais e a notícia não é boa: eles estão muito baixos. O atual governador Pimentel deve anunciar medidas para racionalizar a utilização da água e tentar evitar o racionamento.
    Este é o saldo de 12 anos de psdb em Minas.

  • Prezado Eduardo Guimarães,

    Peço-lhe licença para falar sobre outro assunto que também muito nos interessa: É gravíssima a acusação do perito Ricardo Molina sobre a armação do Deputado Eduardo Cunha para se passar de vítima na sua escalada para tentar a presidência da câmara dos deputados com o apoio da grande imprensa que o apoia por que sabe que ele está determinado em desestabilizar o governo da presidenta DILMA e tentará apeá-la do poder. A imprensa progressista tem de investigar essas falcatruas desse deputado e denunciar amplamente à sociedade, pois estamos diante de alguém inescrupuloso que parece não ter limites para ir aos seus objetivos mais sórdidos. Chamo atenção aos movimentos sociais organizados, culturais, políticos sérios, governo e setores independente do parlamento para lutarmos para impedir tal intento sobre o risco para o país caso alguém que utiliza desse expediente venha a ser alçado a presidente da câmara federal.

  • Rio de Janeiro 22 de janeiro de 2015

    PROJETO: PROMOÇÃO DESPERDÍCIO ZERO

    Caros amigos (as) eu nem deveria tentar mais ajudar o meu país, pois sofro uma enorme rejeição por parte de alguns poderosos, por não ter padrinhos. Mas, como não gosto de ver o meu povo sofrendo, vou dar mais uma sugestão, para tentar ajudar economizar a água. PROJETO: PROMOÇÃO DESPERDÍCIO ZERO, onde os governos, que estão com problema de racionamento de água, criariam algumas equipes de fiscalização e após um sorteio aleatório, marcariam uma visita na casa do consumidor, e depois de verificar que esse economizou, não tem desperdício (ZERO) daria um prêmio bacana, pelo o esforço dessa família. Amigos (as) nós temos que usar a nossa criatividade para enfrentarmos esse grave problema e rezar para que Deus ajude. Esse negócio de multa, é para governo incompetente, é melhor premiar, educar e valorizar, quem faz a sua parte, colabora.

    Atenciosamente:

    Cláudio José, um amigo do povo e da paz.

    • Caro Cláudio José, você ainda está devendo o projeto “Dilma, corta a Bolsa Imprensa do PIG”. Gostaria de saber quando você vai anunciar este projeto tão bom para o povo e para a paz.

  • É grave, muito grave. Cabe uma ação popular. Contra o governador, por prevaricação e contra o pig por escamotear informações vitais para a população.
    Da desgraça pode sair uma grande virada. Não adianta ficar só reclamando da ignorância “fundamentalista” do eleitor paulista. Se os setores progressistas de SP fizerem uma grande campanha de conscientização com atos de rua, incluindo processar o Alkimin e o pig, finalmente pode ficar exposto ao luz do dia a desgraça que é o projeto neoliberal dos tucanos. E a criminosa cumplicidade da imprensa brasileira.
    Mãos à obra, Edu. A oportunidade é essa

  • A seca pega a todos ..explorar este tema de forma leviana tb será MAIS UM GOL contra.

    DILMA, artificializando tarifas, insuflando o uso, agravou o problema do lado da energia, esta é a verdade.

    Fontes alternativas, com o represamento dos combustíveis e turbinamento pelo óleo e gás da pré-sal, tb deixaram de ser a saída ..investimentos paralisaram às pencas.

    SORTE de Dilma que pode fazer APAGÕES preventivos pra se diminuir o consumo ..SORTE dela que a Petrobrás tem uma termoelétrica OCIOSA ..SORTE dela que pela recessão que seu governo esta provocando, sorte que a atividade vai exigir menos KWH ..SORTE dela que não somos um país sério que busca responsabilizar os governantes por atrasos e desvios em seus cronogramas ..SORTE dela que conta com a Argentina patinando, o que pode nos liberar mais 1 GWH de Uruguaiana ..sorte dela, azar o nosso..

    Se a água de beber em SP era pra durar até 2010, e com secas hercúleas e HISTÓRICAS (Janeiro é o mês mais seco desde 1917) isso é sinal que a tucanada fez um bom trabalho.

    Verdade é que pela despoluição do Tiete, Pinheiros e Billings que NUNCA andam, verdade é que mesmo que não tenha faltado água, JAMAIS poderemos dizer que os piciformes fizeram um bom trabalho ..não, não fizeram ..e nem a sociedade que continua desmatando, poluindo e desperdiçando.

    Por outro lado, com a seca já catando com GOSTO MG e RJ que deverão apressar seus racionamentos mais ainda que os Paulista, aqui tb temos fortes indicativos de que esta secura afeta a todos, e não só aos paulistas que, pelas regras, sequer podem usar um rio que nasce e corre em seu próprio território (Paraíba do Sul).

    E SIM sim e sim, não fosse a claudicante atividade econômica, o país já estaria sofrendo apagões SIM.

  • A consequência todos sentem, mas como combater as causas?

    Piqueti piqueti piqueti ..entoa a eguinha pocotó

    Suplicy quer usar um MUNICÍPIO pra implantar seu programa de renda mínima ..haja IPTU

    Davos, diante dos 1% que dominam 99% aponta o óbvio ..nosso modelo é concentracionista ..jura ??!!

    mas e daí, como reverter?

    Imposto sobre grandes fortunas diz a esquerda, esquecendo que aqui, já se tributa a renda, a doação em vida (4%) e o lucro

    Sobre a herança, berra a outra ponta !! Esquecendo que em Pindorama 6% fica pro advogado, 6% com o corretor, 4% com o tabelião, e mais 4% com o Estado pelo ITCMD

    Incrível que ninguém fala em limitar fusão e incorporação que turbinam monopólios e cartéis

    então ? o que fazer ?

    Oras,por aqui, uma das medidas seria se reintroduzir a CPMF que pega a economia informal e ILEGAL, a virtual ..combater a indexação e se desonerar alimentos, remédios, roupas e material de construção (já que um dos problemas é a habitação)

    e mais ..melhorar os serviços que obrigam o POBRE a pagar imposto regressivo e ainda ter que contratar serviço extra pq o Estado marmitão não da conta (exemplo da saúde, segurança e da educação)

    A coisa é tão grave que São Paulo tem como meta diminuir pra 60 dias o prazo de uma simples CONSULTA que hoje ronda 200 dias, e tb tentar diminuir de 120 dias prum número melhorzinho a feitura de exames médicos na rede municipal.

    francamente, com este tipo de educação e saúde que temos (inclusive sobrepostas e redundantes nas alçadas) pra que afinal pagamos tanto imposto ?

    • Rocamboli, não importa o nome que vc use, continuas patético.

      Quanta besteira!

      A Dilma “insuflou” o gasto de energia ao diminuir tarifas! Imposto sobre grandes fortunas tem algo a ver com imposto sobre a renda. ITCMD de 4% é “muito”, enquanto em países civilizados é de 30 ou 40%.

      E advogados ficam com “6%”, como se houvesse uma lei determinando isso! E corretores como se todas as heranças fossem compostas de imóveis!

      Claro, o Rocamboli é daqueles que adora uma meritocracia, mas quando tocam nas heranças, ele se arrepia todo!

      A única coisa razoável que vc escreveu é sobre os impostos regressivos. Mas tenho minhas dúvidas de que vc compreenda realmente onde está o problema. Muito provavelmente, só reclama disso pq te afeta!

      Afinal, o mundo gira em torno do umbigo da Vovó…

      • Jovenzinho ..aponte-nos aonde estão os 30-40 % e deixe de chutar alto por favor

        Aliás, em terra de perseguidos e censurados por déspotas empedernidos ..em terra aonde alguns aloprados já exaltaram Vanda, Daniel e Moris Albert, que diferença faz o codinome de quem o informa e instrui, como agora?

        Romanelli, que Romanelli ? um nome apenas

        ITCMD – é um imposto incidente na herança (estadual – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos superior a 2,5 UFESPs, ayé carro e cash), e ITBI (municipal – pra doação imobiliária inter vivos) …se pouco ou muito, se na instancia correta (federal, municipal e/ou estadual) ninguém discutiu isso ..aqui informou-se que tais impostos equivalentes, sobre herança e fortunas, já EXISTEM

        Particularmente acho-os mal desenhados ..pra começar o correto seria a progressividade indistinta com parcela fixa dedutível (+/- como IR), evitaria muita fraude ..e a instancia tb, do jeito colocado esta disforme por todo o território nacional

        ..insisto aqui que seria bom vc se informar com o seu adEvogado sobre quais seriam suas regras e bases de incidência pra se evitar sonegar

        4% é muito ? e 6% pra corretor MAIS 6% pra advogado e 4% pra outras taxas, incluindo cartórios ..bem, cerca de 20%pra VAGABUNDOS que não fizeram nada, que tem prendem numa malha BUROCRÁTICA ..ou que via de regra dão péssimo fim aos recursos amealhados, eu acho sim

        Tanto o é que o governo Federal tentou, SEM grande sucesso, facilitar os inventários por exemplo ..e agora tentar criar o cadastro de imóveis ..mas tem jeito não, estes vermes perseguem o dinheiro como o musaranho persegue a larva ..e sempre eles conseguem criar de novas dificuldades para se apresentarem como 6% salvadores da pátria

        Aliás, se o jovem ainda não percebeu, talvez pela baixa escolaridade e/ou vivência pratica, NO BRASIL existe SIM um acordo tácito, uma tabela cartorial que ninguém tem coragem de desafiar ..a dos corretores e dos advogados (fora o dos médicos e os lobistas em obra pública) ..SIM, pra classe média 6% é a alíquota aplicada segundo a OAB ..e de preferência POR FORA, dizem os dotô

        Quanto a Vanda ter insuflado o consumo de energia é fato, veja o desequilíbrio havido hoje no setor ..fossem os preços melhor calibrados de acordo com seus insumos (uso de termoelétricas pela baixa nos reservatórios e atraso nas obras) com certeza a contenção nos lares já teria ocorrido (aliás, o mesmo foi pra gasolina e seus efeitos por TODA a cadeia de energia alternativa, inclusive o do álcool)

        Por fim, sobre este Rocambolli (me parece um bom homem) não sei qual é a dele ..mas lhe digo que tb sou pelo civilizatório, pelo MÉRITO, esforço, pelo honesto e justo acima de tudo.

        • Chiiiii, vovó! O Ricardo Pierri descobriu que você é o Bananelli!

          Foi mal hein vovô! Usar outro nome para esconder as suas bananellices de Bananelli!

        • http://en.wikipedia.org/wiki/Estate_tax_in_the_United_States

          http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-um-dos-que-menos-tributam-heranca-no-mundo-imp-,1170532

          Uma breve pesquisa mostra, facilmente, que o Brasil é um dos países que MENOS taxa a herança. Aliás, ao contrário do que gente como vc vive repetindo, nossa carga tributária é medíocre.

          Rocamboli, não estou nem com saco, nem com tempo pra desperdiçar com um cara desonesto como vc, que adora posar de entendido enquanto abusa do direito de ser ignorante.

          Imposto sobre grandes fortunas e o ITCMD são coisas completamente diferentes.

          A única coisa que vc tem razão é sobre a progressividade. Mesmo assim, aos trancos e barrancos, pois vc se fixa naquilo que lhe afeta, em vez de ver a floresta. O grande problema da tributação brasileira são os impostos indiretos, esses sim essencialmente injustos.

          Bom, nem li o resto do seu comentário. Pura perda de tempo ficar lendo quem vive se escondendo pra vomitar sua raiva de um governo que não o serve coo ele acha que deveria. Multidões a beira de uma catástrofe com a falta de água e vc preocupadíssimo com o IPVA na sua “neta”.

          Como sempre, patético.

          • Vovó reitera que tem gente que não sabe nem calcular e se mete a BESTA

            ..por isso é melhor consultar NÃO um advogado, mas um contador pro caso

            Repare o exemplo dos EUA que vc deu (o qual não sou especialista) ..traduza o texto se necessário, veja a alíquota grande, mas a parcela dedutível imensa ..até chegar a 30% tem chão ..tipo os 27,5% de IR por aqui

            Aliás, o herdeiro americano se cria de muitas instituições filantrópicas pra fugir da tesoura ..estas que inclusive detém poder em ações e participações em empresa (comando), tipo os herdeiros do Bill e Belinda Gates

            A tal “parcela dedutível” é o que defendo aqui tb, uma alíquota universal pro país, e não 4% em SP ou 8% em outros estados de ITCMD, portanto em linha com a matéria do Estadão e os métodos estrangeiros

            ex: pra US$ 1 mm nos EUA x 40 % = 400.000 – 345.800 = 54.200 ..assim, 5,4 % efetivos ..MUITO mais que os 8% LÍQUIDOS da a BAHIA, Ceara e Sta Catarina

            em tempo – sobre DOAÇÕES em vida, em SP aplica-se 4% indistintos, pra valores acima de 2.500 MIL UFESPS ou R$ 53.725 x 4% = R$ 2,125 ..uma facada tb se comparada aos States que pra este montante esta ISENTO ..e advogado e corredor não vem te morder tb

          • Ô Roubaneli, teu problema não é dificuldade de calcular, mas de pensar mesmo.

            Vc reclamou da alíquota, eu apontei que tem alíquotas maiores em outros países, chegando a 30 ou 40%, vc pediu prova, já que – COMO SEMPRE – não fazia ideia do que estava reclamando, já que reclama só por reclamar -, eu apontei diversos casos onde alíquota é maior.

            Agora, DIANTE da prova da alíquota acima de 30%, vc vem me dizer que “não conta”, só pq vc não quer que conte e ainda inventa uma suposta “dificuldade de calcular”, pra não sair sem seu ad hominem?

            Ah, Rocamboli, vai a merda. É ridículo vc negar a realidade estando diante dela. Aceite que há, sim, alíquotas muito maiores do que aquelas que vc reclama. Aceite que vc reclama sem SABER de porcaria nenhuma, e acha que pode dar lição de direito a um advogado.

            Tua prepotência e ignorância já deram no saco, babaca. Tudo o que vc faz é desfiar um rosário de reclamações vazias e fúteis. Fala, fala e não diz PORCARIA NENHUMA. É só reclamação vazia, RESMUNGOS de um ranzinza, insatisfeito pq ninguém o vê como vc se vê.

          • Aliás, se vc acha que os honorários do advogado são altos, procure a assistência judiciária, oras. É de graça!

            Ou vá direto no Cartório e faça a partilha, se não tiver incapazes envolvidos. Não precisa de advogado.

            O corretor não tem NADA a ver com inventários. Se vc quiser vender qualquer imóvel, eles ficam com sua comissão.

            Como em qualquer país do mundo, diga-se.

            E agora, chega de perder meu tempo com um ignorante frustrado e com o rei na barriga.

          • Vamos deixar claro alguns pontos.

            Assistência jurídica é pra quem não dispõe de renda.

            Quanto a ir direto num cartório, tem-se:

            Art. 982. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial; se todos forem capazes e concordes, poderá fazer-se o inventário e a partilha por escritura pública, a qual constituirá título hábil para o registro imobiliário. (Redação dada pela Lei nº 11.441, de 2007).

            Parágrafo único. O tabelião somente lavrará a escritura pública se todas as partes interessadas estiverem assistidas por ADVOGADO COMUM ou ADVOGADOS de cada uma delas, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial. (Incluído pela Lei nº 11.441, de 2007). .”

            Sobre a tributação de herança, comecei dizendo que aqui JÁ se tributa, enquanto alguns da esquerda ainda se pedem de imposto sobre herança e doação que JÁ EXISTEM ..salientei que pra mim ele é imperfeito, que deveria ter tabela progressiva, ser nacional

            Não neguei a aliquota teórica que vc trouxe, disse que tem muito chão pra se chegar a tributar 30-40%, contestei a pratica, inclusive se baseando no próprio texto ..é fácil falar em 30-40% ..lá ou se cria filantropia, ou se apela pra Paraíso Fiscal, ou se abate doações dadas em vida ..a quantidade de isenções e/ou créditos são inúmeras ..aliás, o próprio texto que vc nos trouxe deixa muito claro a complexidade disso, enfim

            ..ao final, reitero, 4-8% aqui no BRASIL, limpo e seco (sobre patrimônio indistinto, e não sobre herdeiro, o que tb dá diferença), somando-se ainda a outras exigências estruturais corporativas, advogado – 6%, corretor – 6% , cartoriais 4, já representam uma enorme tunga na herança acumulada por famílias que mal e porcamente conseguiram só recentemente amealharem e acumularem minimamente algum patrimônio.

          • a propósito, já ia me esquecendo, abaixo os colegas poderão ver parte da tabela da OAB a que tanto me refiro, os tais 6% …coisa que dependendo da causa bate em 20%

            então, já que atuação em cartel e conluio é crime em lei, que tal o governo atuar nisso tb ? ..tabelando tudo em 2% ..aí sim daria pra prensar em aumentar o ITCMD né ?! ..ao menos, pra mim, seria mais justo, pagar pro estado, e não pra sanguessuga

            http://www.oabsp.org.br/servicos/tabelas/tabela-de-honorarios/juizo-de-familias-e-sucessoes

          • Explicar as coisas pra leigos é simples. Mas explicar pra leigos que tem a ilusão de serem autoridades, é um SACO.

            A assistência judiciária é pra quem não tem como suportar as despesas de um processo sem comprometer a própria subsistência, e não pra quem “não tem renda”.

            Pagar 6% do quinhão de uma herança pode estar muito além da capacidade financeira de alguém COM RENDA razoável – e isso sem falar nas despesas do processo. Essa pessoa pode se utilizar da assistência. Vão lhe indicar um advogado, que vai com vc até o cartório pra fazer o arrolamento, ou proporá a ação e o Estado paga pra ele.

            Simples. Mas como isso acaba com o seu discursinho fuleiro, então só pode ser mentira, né?

            Qto a tabela de honorários mínimos, ela é absolutamente necessária. Mesmo COM ela, há um verdadeiro leilão de honorários Brasil afora. Sem ela, seria completamente inviável ser advogado.

            Afinal, o advogado trabalha por ANOS numa ação dessas e recebe apenas aquele valor. Pra gente como vc, que acha que os outros existem pra servi-lo, isso pode parecer abusivo. Mas pra quem depende dos honorários pra sobreviver, é a única forma de manter um mínimo de dignidade.

            Claro, vc não tem ideia do que é advogar. E ainda deve achar que é moleza e que vc poderia fazer isso sozinho, né?

            Coisa de quem acha que o mundo gira em torno do próprio umbigo e se acha a última bolacha do pacote.

            Qto a alíquota, vc contestou SIM o valor que mencionei. É só rolar a página pra ler: “aponte-nos aonde estão os 30-40 % e deixe de chutar alto por favor”.

            Agora, vc tenta sofismar. E ainda age como se conhecesse a realidade dos outros países (apesar de só falar dos EUA, né?)

            Rocamboli, o seu problema é que vc QUER que a realidade se adapte ao seu discurso. E estás disposto a marretá-la pra isso. A verdade, da qual vc tenta fugir com sofismas sofríveis, é que o Brasil está entre os países que MENOS tributam as heranças. Ponto. Não tem como discutir, não tem como contestar, não tem como sofismar. É um fato, reconhecido até mesmo por um jornal reacionário como o Estadão.

            Mas o mais patético é que vc tenta acrescentar os honorários do advogado e a comissão dos corretores à alíquota, pra inflá-la, mas se “esquece” (problemas de memória, sacumé, né?) de que em países onde se tributa a herança mais do que aqui, tbm é necessário pagar honorários e comissões. Mas vc falha em acrescentá-los à alíquota antes de fazer sua comparação.

            Por fim, Rocamboli, vc escolheu um novo nome bastante apropriado. “Recalcado da Vovó” é uma excelente descrição de vc e de suas atitudes. Parabéns. Acertaste uma!

          • caro ..daqui pra frente esta dado a senha

            TODO VEZ que vc falar BESTEIRA, se me permitirem, irei contestar

            VC, desde o 1o instante se mostrou ser um RADICAL mal educado, um proto psicopata

            ..seu problema é lidar com contrários ..vc não se contem, vc agride pessoas que pensam diferente ..vc sempre os esculacha desmerece, tenta desenhar ..vide o recente artigo dos que defendiam a pena de morte e que vc só agredia ..é assim em qq assunto que desafia a sua sucia, a sua corporação, a sua visão ou o seu partido

            reitero

            Já disse acima ..vai ler seu ANALFABETO ..de EUA não sou especialista (deixei claro) .. basei-me no próprio texto que vc forneceu e que sequer sobre ver o que estava claro nas entrelinhas

            Acho sim que advogar não é dos serviços mais difíceis ..a coisa demora não pelo trabalho, mas pelo emaranhado, pelo cipoal de regras que vocês mesmos inventaram pra travar a JUSTIÇA ..muitas vezes a MÁ FÉ, a desídia, a exploração ao máximo dos prazos, a litigância de má fé fala mais alto, o interesse MONETÁRIO (você sabe, ou deveria já ter aprendido isso no seu curso de correspondência)

            Aliás, a ineficiência da Justiça, dos profissionais que a compõe (tribunais, ministério público, procuradoria, tribunais dvs) e das leis, respondem muito aos que vc sempre tenta defender ..inclusive a estatística que aponta 60 mil mortes anuais por aqui

            SOU economista, e NÃO me atrevo a defender mentiras quando ditas por companheiros que rezam em causa própria (tipo que a SELIC seria remédio bom pra tudo) ..agora, me surpreende mesmo eu entender mais de alguns tópicos de profissão que vc pensa que domina ..pra vc como esta o nível ?!

            Enfim é isso, assim como foi com o calculo do PIB, que vc insistia no ERRO de assunto que vc esta LONGE de entender..

            ..assim como vc errou quando afirmou aos colegas que no BRASIL o cidadão não pode tocar um processo sem um advogado (se esquecendo-se do JEF e JEC), e chegou a me chamar de mentiroso..

            ..assim como errou ao ignorar as regras do ITCMD que “tributaria” só imóveis, 2o disse acima, se esquecendo que ele pega tb doação em dinheiro e demais bens..

            ..ou quando praticamente ignorou e disfarçou sobre assistência desde CARTEL CRIMINOSO que é representado pelas tabelas da OAB que hoje postei

            ..assim como vc insistiu no fato de que se em CARTÓRIO não haveria que se recorrer a este grupo de exploradores (ignorando até a lei que tive que te mostrar) ..ou falou de assistência jurídica gratuita como se ela estivesse disponibilizada pra todos (e depois retificou)

            Enfim, toda vez que vc inventar, aumentar, ignorar, enganar, trapacear ao propagar idéias e conceitos distorcidos ou equivocados pros colegas ..toda vez que vc ofender algum outro contrário, eu tentarei estar aqui pra contestá-lo, mesmo que com NICK trocado

            e por enquanto é assim, o placar esta 6 x 0 pra mim

  • Vou escrever um pouco para desabafar. O PIG está cada vez mais nojento. Lei do direito de resposta urge.

    Ontem, eu estava no carro e ouvia a rádio globo fm. A notícia que saiu foi que o Brasil diz não haver perigo de apagão e racionamento, MAS importa energia elétrica da Argentina, ou seja, segundo eles, o fato de o Brasil importar energia da Argentina é um sinal de desastre energético. Vai ser cafajeste assim no inferno. Um momento de pico e de um verão mais intenso requereu a importação de energia, que é momentânea. O governo investe em hidroelétricas e em linhas de transmissão, que estão atrasadas por questões burocráticas e de licenças ambientais. Fato totalmente diferente do descaso do “apagão hídrico” de São Paulo. O pior de tudo isto é que o PIG consegue por a culpa do “apagão hídrico” de São Paulo no governo federal.

    Tá nojenta a situação. Tem que reduzir o bolsa PIG, de forma técnica e legal. Acho que dá para fazer isto, só falta vontade. Tem que lutar pela regulamentação da mídia, vai ser difícil, mas tem que ser feito.

  • O apagão da Dilma vai passar em branco ? O blogueiro não vai nos brindar com sua costumeira defesa das mazelas do governo ?
    Já estamos comprando energia da Argentina.

      • “Devido a um blecaute de 45 minutos por algum acidente nas linhas de transmissão na última segunda-feira ”

        Só ? Foi apenas um probleminha ? Por acaso sabe dos enormes prejuizos na industria da alimentação ? Milhões de donas de casa perderam o que estava estocado nos seus freezers. Gente presa em metrôs.
        O que esteve fazendo Edison Lobão todo o tempo em que foi ministro ?

        E eu é que sou palhaço ?

        • É palhaćo por transformar um problema que pode acontecer em qualquer lugar num escarcéu. A cada 1 ano, mais ou menos, ocorre um blecaute que vocês tentam comparar ao apsgão de FHC, que durou 1 ano. Foram 45 minutos, bobão. Não vão conseguir explorar isso por mais tempo e não haverá outro blecaute. Vira o disco. Fala do racionamento em SP, que vai piorar

  • Frequento há bastante tempo o Parque da Sabesp, que fica no reservatório da Av. Dr. Arnaldo, em frente à antiga MTV . Nas duas últimas visitas, nos últimos 15 dias, verifiquei, pasmo, que as torneiras e bebedouros do referido estavam… secos! Nenhuma mísera gota d’água para aplacar a sede ou lavar o rosto. Se não há água nos reservatórios, calculemos no resto da cidade!

  • Não sei porque vocês insistem tanto em dizer que o chuchu enganou a população de SP. Eu vi durante toda a campanha eleitoral,ele sempre afirmou que o abastecimento de água estava garantido até MARÇO DE 2015 e isso é a mais pura verdade.
    Agora depois de MARÇO DE 2015 é outra história ,vocês sabem , nós fizemos tudo que foi possível,mas a DILMA se mostrou irredutível e não abriu mão de fazer a transposição das águas do sistema cantareira e blábláblá , a rebinboca da parafuseta ,etc….
    Enquanto os esclarecidos de são paulo ( segundo FHC) vão ter que usar canequinhas para tomar banho de gato, se isso for possível.

  • Eduardo,
    Já passou da hora de desmascarar esta mídia criminosa.
    A capa do Globo, de hoje, é criminosa.
    Este acordo de reciprocidade elétrica com a Argentina já dura anos. Eles mandam prá cá, nós mandamos prá lá e o saldo é sempre pago em energia…
    Nós, geralmente mandamos uma quantidade infinitamente maior prá eles mas isto foi escondido.
    Tá na hora de acabar com esta farsa.

  • Em 2001, o país precisou racionar energia. Depois de dez anos de desgoverno petralha, estamos na mesmíssima situação. Só não houve apagão total ainda porque o crescimento é zero e emprestamos energia, pasmem!, da Argentina, que está em recessão.

    • “Mesmíssima situação” de 2001? Como pode alguêm dizer tanta bobagem? Tem algum racionamento de energia? Tem multa por consumo? Sabe quantas hidrelétricas estão quase prontas? Racionamento hoje só de água, em SP. É a sina dos governos tucanos: privataria e racionamento. Não vai ter racionamento de energia. Assim como vocês disseram que Dilma não se reelegeria e avisei que vocês iam perder, desistam. Racionamento só de água em SP. E será um inferno. Só terá água 3 dias por semana. Aguarde

    • O apagão de FHC foi causado por déficit na produção. O governo atual investiu pesado na área. Construímos diversas hidrelétricas, fazendas eólicas, fazendas de energia solar.

      Temos o segundo maior parque produtor de energia eólica, perdendo apenas para a Alemanha. Um desses parques tem a mesma capacidade de produção que Belo Monte.

      E estamos construindo outros.

      A seca afeta a produção das hidrelétricas, mas não o suficiente pra causar um apagão. As obras atrasam por causa da SABOTAGEM feita pelo MP – basa encontrarem uma perereca pra acionarem o governo e paralisarem as obras.

      Uma tática suja que o MP tucano, combinado com o judiciário demo, sempre usou pra tentar impor uma derrota ao governo. Milhões ainda estão sem água do São Francisco por causa de canalhas que paralisam as obras pra depois culpar o governo, sem se importar com a sede de milhões.

      Ainda assim, e mesmo com o calor aumentando o consumo de forma recorde – e isso sem falar na quantidade de pessoas que nunca pôde ter ar condicionado na vida e hoje, tem (gozado como ninguém lembra disso, né?) -, mesmo com toda a sabotagem tucana, mesmo tendo partido da terra arrasada que eles deixaram, ainda produzimos energia suficiente pra abastecer o país.

      E logo produziremos ainda mais, pro seu desespero – que já alcançou a desfaçatez de tentar chamar um problema de 45 minutos em um desastre como o de FHC.

    • Pasmem! Outro comentário ridículo do Daniel Lalausconi. Este tucano-pefelê sente a síndrome de Estocolmo. Ele adora ser masoquista, por isto defender a corja tucana!

  • Manchete do jornal do famigerado PIG: “Falta de energia deixa oitocentas mil pessoas sem água em São Paulo.” Qualquer um que ler, vai pensar que a culpa é do governo federal. Mas não é bem assim. Pura manipulação. Pura ruindade. Gente má e perversa. Uma grande árvore caiu e arrebentou a fiação da Eletropaulo. Esta gente é movida a ódio, raiva e má-fé no mínimo. Temos que ter a regulamentação total desta mídia urgentemente. Em tempo: Agora eles querem disseminar a ideia de que São Paulo está sem água por causa do governo federal.

  • o governo a anos, tem sustentado esse câncer na nação chamado mídia, só esta colhendo a burrice que prantou, agora que esta mexendo nos interesses da mídia, vai fazer de tudo para derrubar o governo

  • Precisamos ficar atentos com os “marvados”. Estão querendo mostrar nas manchetes que falta água, porque falta a “luz federal”. Outra manchete do pig é mais ou menos assim: “Maior reservatório do RJ está quase seco”. A intenção é passar para o povo que não é somente São Paulo que está sem água. São perversos mesmo. Esta gente trama tudo. Precisamos rebater e mostrar para todos como age a famigerada mídia.

  • Eduardo

    Gostaria que fizesse um texto sobre sua opiniao e das pessoas muito bem informadas que vc conhece sobre os prognósticos da eleição para Presidente da Câmera…Chinaglia tem alguma chance?

  • Aqui em Propriá Sergipe tivemos uma queda de energia por volta de 2 horas da madrugada por umas três vezes, e não era horário de pico, o povo fica assustado, com medo de racionamento e consequente aumento da tarifa de energia, até por que o Nem que a Vaca Tussa, já mexeu de imediato nos direitos dos trabalhadores, principalmente pensão por morte, e ainda um pacote de taxas que só cabe no bolso do trabalhador PIS, IOF, Cofins, alta da gasolina, onde o preço do barril de petróleo custa a metade do preço que custara há 3 meses atrás. Mas mesmo assim ainda acho que com Aecio Neves seria pior. Mas que o trabalhador e eleitor de Dilma está se sentindo traído, isto eu não tenho dúvidas.

  • **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Pessoal, a redução da pressão pode ocasionar contaminação da água por causa dos problemas da tubulação da Sabesp. Estou comprando água na fonte Petrópolis, levo meus galões de 5 litros e encho nas torneiras de lá por R$ 0,32 o litro, então o galão sai R$1,60. Nesse fim de semana vou a um aniversário na Mantiqueira e vou trazer água de mina, de graça, rs. Olha o que a cidadã tem que fazer. SABESP – achei um documento no site da assembleia legislativa, oficial, do órgão de gestão hídrica, de 1999 que já dizia sobre a situação da água em São Paulo: “a demanda é maior que a capacidade de fornecimento”. 1999!! 15 anos atrás. Descaso, descaso e depois que abriu o capital, descaso+lucro, descaso+lucro. É um escândalo em termos de gestão pública.

  • Eduardo, o Sudeste está vivendo uma estiagem violenta, nunca dantes vista. E um calor muito forte, de passar mal. Eu, pelo menos, nunca vi algo assim, e já vivi um pouco. Neste momento em que posto, os ventiladores da casa estão a toda.

    Ok, mas por acaso não elegemos governos para acompanharem os eventos e proverem alternativas para a população? O governo de SP, por exemplo, foi avisado há anos sobre o fim da água e nada vez. Aliás, fez sim: pagou dividendos aos acionistas da Sabesp. E não avisou a população dos riscos de não economizar água. Houve um autêntico estelionato eleitoral em SP. Se isso existiu em algum lugar, foi em SP.

    Em MG, agora os problemas estão aparecendo, com o governo Pimentel. A presidente da Copasa fala em reduzir em 30% o consumo de água. Isso deveria ter sido avisado há meses. E o RJ entra no volume morto.
    Em suma, a coisa está ficando feia. A meu ver, muito grave. A situação de SP é a pior. A água pode secar. Secar para toda a cidade e cidades vizinhas. Já imaginou uma megalópole com Sampa seca de tudo? O exército tendo que vigiar caminhões da água suprindo a cidade? Sem falar no sucateamento da rede de água, que, sem água, vai ocorrer.

    E existe a questão da comunicação. Vão tentar jogar esse problema da água nas costas do governo federal e ele não foi o causador, não tem culpa de o governo estadual, principalmente o de SP, ter sido irresponsável. Se o governo federal não desmontar essa armação, vai ficar feio. Os reais culpados não podem sair dessa. Sugiro-lhe conversar com o governo, se puder.

  • Notícias da Paulicéia Desvairada

    Manchete da Folha de São Paulo de ontem: “falta de luz deixa 800 mil pessoas sem água na grande São Paulo”.

    É a alckmia do caos.

  • A vovó não aguenta mais.

    Vovó quis financiar a carta pro netinho ..foi surpreendida com o aumento de custo que há pelas aulas noturnas e pelos 5 dias a mais exigidos ..sim sim, quanta ciência deve haver nisso, vovó pensou.

    Vovó quis dar um carro pra netinha ..foi pega com a obrigação de fornecer um NOVO extintor pro carrão da menina ..isso depois de vovó correr pela Europa e ver que a IMENSA maioria dos países sequer exige desta porcaria nos veículos (provavelmente por saber da ineficiência do bandido)

    e tem mais, vovó ficou sabendo pelo PIG (Paulo Iglesias Gouveia, seu vizinho) que já já virá, fora o IPVA, a obrigação pra que ela troque novamente as placas, e ainda ter que colocar um chip espião no seu calhambeque “plínio” bigode

    Aí Vovó foi a cartório, quase a prenderam, pois lá informaram que RG tem prazo de vencimento, que não ultrapassa 3, 5 anos em SP.

    Aí vovó chegou em casa e foi por o lixo na porta ..como não tem coleta seletiva pra todos, fizeram uma nova regra geral em SP ..veio um fiscal e perguntou o que tinha no saquinho cinza, e o que tinha no verde ..vovó é daltônica, teve que abrir, e por ter se confundido e colocado o guardanapo da dentadura no saco errado (seco, no lugar de molhado), vovó levou MULTA

    PQP exclamou vovó ..e foi dar uma volta pra lembrar dos bons tempos em que o Estado, mesmo na dita dura, não enchia tanto o saco

    Aí Vovó percebeu que as ciclovias continuam desertas ..que, junto com a frota, também DIMINUI o número de usuários de ônibus (estes que terão ar condicionado nos próximos 20 anos) e que aumentou o número de passageiros no metrô, este transporte que pelo investimento, ainda não é priorizado pelos governantes.

    caramba ?! vovó pensou ..mas o que estas “autoridades’ eleitas pensam que são ?!

    Inconformada vovó voltou pra casa ..ficou contente ao saber que o governo de Vanda iria melhorar a gestão financeira ..entristeceu ao perceber que por enquanto veio mesmo foi corte de investimento e aumento de IMPOSTO ..e pior, indignada, vovó teve uma quase parada ao saber que as EMBAIXADAS do país no exterior estão sem grana pra bancar suas contas básicas.

    Que coisa ?! como nos últimos 4 anos deu pra fazer tanta coisa com o país, não ??!! vovó exclamo

    https://www.youtube.com/watch?v=uuj-swtmDCI

  • Acredito que grande parte de São Paulo não admite ainda, por orgulho, mas está percebendo sim a tragédia. E a mídia, claro, vai tentar de todo jeito afastar esse escândalo do Alckmin, mas quando a torneira secar… não vai ter mídia que segure.

  • E depois do resultado da eleição presidencial, uma anta chamada diogo mainardi disse que o povo do nordeste é bovino. Bovinos são os 57% do eleitorado paulista que reelegeram Alckmin mesmo sabendo que o governador mentiu ao dizer que não havia necessidade de racionamento. Com toda certeza, mais da metade do 57% já convivia com a falta d’água em outubro de 2014.

  • Em todas as suas mídias o PT jamais deve permitir que em qualquer de suas mídias, a mãe dos filhos do Roberto Marinho seja retratada como uma cadela.
    A charge de hoje no Globo é uma agressão covarde a uma mulher, neste caso, a Dilma Rousseff a Presidenta da República eleita livre e democraticamente por mais de 54 milhões de brasileiros.

    • Roberto Ribeiro Vc. está certo no seu comentário. Mas como os filhos do Roberto Marinho viram o espetáculo hollywoodiano que a França aprontou com o Charlie Hebdo, como se eles fossem uns santos atacando diuturnamente os muçulmanos, eles já começaram a baixar o nível, se é que algum dia tiveram nível. Isso para provar que tem liberdade de expressão. Esquecem que a liberdade de expressão é um direito fundamental porém…. RELATIVO

    • Cirurgia da mae de uma conhecida foi cancelada 2 x por falta d’agua. E enqto numa galaxia muito distante esta o picole de chuchu.

      Mais uma manchete da famiglia Frias: “Cirurgia de mulher foi cancelada duas vezes em menos de um mês por causa das árvores do Haddad que impediram a bomba hidráulica elétrica funcionar e levar água para Hospital”.

  • So esperando a bomba estourar no colo dos tucanos.E não é só em sampa não,aqui em Minas o problema de agua na grande BH é grave e tambem foi escondido da população.Com a situação gravissima que esta o abastecimento de agua,ainda tem retardado que vai pra rua por causa de passagem,e ainda chamam de burros quem votou na mulher.

  • Palavras escritas em 2001:

    “Água é grátis. A conta que pagamos é só para remunerar os serviços da companhia de água – o tratamento contra impurezas, o gasto com a construção das tubulações. Mas, até 2015, isso vai acabar. A água deixará de ser essa dádiva divina, à qual todos têm acesso, para se transformar em uma mercadoria valiosa. Em breve, teremos que pagar pelo que bebemos. É o que afirma Marcos Freitas, um dos maiores conhecedores do assunto no Brasil.
    Já se pode ter uma idéia do que nos reserva o futuro olhando para regiões onde a escassez de água é um problema mais sério do que aqui no Brasil. Os países árabes compram água para consumo doméstico da Escandinávia e pagam caro por isso: 150 dólares o barril – cinco vezes mais que o preço do petróleo. “Nada impede que, desde que se encontre uma forma barata de transporte, o Brasil, que é rico em recursos hídricos, venha a exportar água da bacia do Tocantins para aquela região”, diz Freitas.
    Mas, mesmo com toda essa riqueza hídrica, teremos que mudar nossa atitude perdulária se não quisermos virar a Arábia. Nos últimos 500 anos, desperdiçamos loucamente e poluimos tudo o que pudemos. Até 2015, precisaremos diminuir muito o desperdício para evitar a escassez, principalmente em grandes cidades como São Paulo. Também não poderemos mais prescindir de rios importantes e seremos obrigados a tratar sua água para podermos utilizá-la. Na opinião de Freitas, se os grandes poluidores forem pressionados financeiramente – com a cobrança de multas –, rios mortos como o Pinheiros, em São Paulo, e o Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, poderão estar recuperados em 2015. Já o Tietê, na melhor das hipóteses, só em 2030.” – http://abr.ai/1yTfgms

    Saiu na revista Super Interessante da editora Abril (Abril!!!), mas nenhuma atenção, ao que os fatos indicam, foi dada, de parte a parte, sobretudo no que tange ao PSDB, que administra SP, nominalmente citado como estado perdulário. Está aí a falta d’água, ululante. E agora?

    Eu, que nenhuma responsabilidade decisória tenho, mero “aspone” de execução que sou, não integrante da “elite do funcionalismo público, tenho a impressão de que nossos dois principais partidos MORRERÃO ABRAÇADOS EM 2018, naufragados nessa seca – digna do romance regional nordestino – vindoura.

    A irresponsabilidade do gestor público brasileiro é uma coisa impressionante. Ninguém me convence que quem governa SP não soubesse que esse enorme problema de falta d’água estava em curso. ELES SÃO MUITO BEM PREPARADOS, ALGUNS COM PHD’s OBTIDOS NAS MAIS PRESTIGIOSAS UNIVERSIDADES DO MUNDO – vide o caso de Fernando Henrique Cardoso, o nosso ex-presidente mais instruído, sob o ponto de vista institucional, da universidade etc.

  • Em 2001, antes de Lula e o PT assumirem o poder pela primeira vez, a Folha de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin já tinham PLENO CONHECIMENTO da possibilidade do sistema Cantareira entrar em colapso.

    E a prova disso são estas duas matérias, publicadas em março e junho de 2001.

    Sabesp maquia crise no sistema Cantareira
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2903200101.htm

    SP admite risco de colapso no Cantareira
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1906200116.htm

    Como se pode ver pelas matérias não há a menor possibilidade do governador Alckmin e a mídia dizerem que o problema que se vive hoje se deve apenas à forte estiagem.

    Tanto Alckmin quanto a Folha tinham conhecimento do problema HÁ TREZE ANOS!!!

    Os eleitores paulistas que reelegeram Alckmin poderiam não ter conhecimento do problema, mas ELES tinham.

    Quem quiser comprovar, é só checar as matérias.

  • Edu, percebeu que nas soluções apontadas pela Sabesp (via reportagem da Folha), nenhuma fala de trocar as tubulaçoes antigas (30% das tubulações são de 1930-1940), as quais, segundo dados da própria Sabesp são responsáveis por 66% dos vazamentos, ou seja, desperdício de agua potável. Também não apontam para a necessidade de refazer a mata ciliar. Aliás, cade a Marina Silva? Ela, grande ambientalista, não virá a publico para comentar essa catástrofe ambiental, social e económica gerada pelo PSDB?
    E a FIESP, não vai vir a publico defender os industriais que ficarão sem agua, e portanto, sem produzir, causando demissões e redução do PIB? E o pessoal do agronegócio de SP, vai aguentar calado ficar sem agua para irrigação, sem agua para o gado? E a cidade de Hilambra, vai ter água para suas flores? E as cervejarias? O sector produtivo vai continuar calado para proteger o estelionatário que financiaram e elegeram?

  • Caro Eduardo,

    Parabenizo-o pelos posts nos quais recupera as notícias factualmente, trazendo ao presente uma memória esquecida. Este post faz isso e outros sobre o “apagão” elétrico que se espera desde 2009. Continue assim, esse tipo de contextualização e resgate das reportagens fortalecem os argumentos, dão substância a eles. Muito bom.

  • Será que o governo economiza água, será que esses políticos que também tem suas casas economizam, será que na casa deles falta água que nem em muitos bairros de São Paulo. Essa é uma dúvida que fica na minha cabeça enquanto pessoas ficam semanas com as torneiras secas, esses políticos que ainda aparecem na mídia com a maior cara lavada pra dizer para a população economizar água. Enfim São Paulo esta vivendo uma grande crise hídrica, em vez do governo ficar falando para a população economizar, eu não vi em nenhum momento alguém dando uma solução para este problema, que com certeza já existe há muito tempo só que escondido da população.

Deixe uma resposta