Abertura de contas brasileiras no HSBC suíço teve pico durante privatizações de FHC

Reportagem

swiss leaks

 

 

O escândalo Swiss Leaks vinha sendo repercutido muito mais na Blogosfera. Demorou a chegar aos jornalões e continua sendo ignorado pela Globo. Essa abulia da grande mídia em relação a um escândalo que, em recursos de brasileiros, chega a 7 bilhões de dólares, começou a se tornar inteligível após a divulgação de que um dos depositantes suspeitos é ligado ao PSDB.

O dito cujo, conforme vem sendo repercutido pela Blogosfera, é Saul Sabbá. Ele tem relação com os tucanos porque assessorou o Programa Nacional de Desestatização do governo FHC, sobretudo nas privatizações de empresas de energia.

O desinteresse da mídia nacional sobre o assunto vinha sendo tão grande que o deputado federal pelo PT gaúcho Paulo Pimenta recorreu ao Ministério da Justiça pedindo investigação das autoridades sobre os brasileiros que figurem nessa lista.

Esse desinteresse da mídia tradicional tornou-se suspeito já que as informações sobre o escândalo levantado pelo jornal francês Le Monde foram repassadas ao The International Consortium of Investigative Journalists (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), que, por sua vez, escolheu o portal UOL para repassar as informações.

Contudo, o UOL parece pouco interessado em divulgar nomes. Até o momento, tem se limitado a caçar nomes que de alguma forma possam estar ligados ao escândalo da Petrobrás.

Contudo, informações do ICIJ sugerem que os brasileiros envolvidos na maracutaia suíça podem ter relações muito maiores com um escândalo bem mais antigo, as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso.

Segundo o que já foi divulgado pela entidade supracitada, grande parte das contas de brasileiros no HSBC suíço foi aberta entre 1988 e 1991. De 1991 a 1997, essa abertura de contas perde fôlego. Mas, a partir de 1997, há um novo pico. Essa forte abertura de contas dura até 2001.

Como se sabe, foi a partir de 1997 que as privatizações do governo FHC ganharam impulso. E foi por volta de 2000/2001 que o processo perdeu fôlego.

O jornalista investigativo Amaury Jr. acaba de anunciar que se desligou do ICIJ porque a instituição estaria fazendo vazamentos seletivos dos depositantes. Amaury é autor do best-seller A Privataria Tucana. Com mais de 200 mil exemplares vendidos, o livro quase gerou uma CPI, que o ex-presidente petista da Câmara Marco Maia não quis instalar.

Agora, o Swiss Leaks pode terminar investigação que o cordato PT não quis fazer, já que as autoridades brasileiras vão ter que esclarecer por que houve um fluxo tão grande de abertura de contas de brasileiros no HSBC suíço justamente no momento em que o governo FHC vendia nossas estatais a estrangeiros a preço de banana.

138 comments

  • Nós do PT e os nossos eleitores temos que ler e meditar essa frase:

    “O livro quase gerou uma CPI, que o ex-presidente petista da Câmara Marco Maia não quis instalar”.

    • Por que alguns petistas (e com apoio institucional do PT) preferem abafar CPIs se há poucos nomes de petistas envolvidos em falcatruas nessas CPIs? Por que a República cairia?

      A República não pode cair, mas o PT e muitos de seus militantes históricos (José Dirceu, José Genoino, Luiz Gushiken, entre outros) podem cair para salvaguardar a República!

      O que o PT diria ao juiz tucano Moro, se tiver algum problema com a queda da República, que ele incrimine somente os petistas?

      O finado FHC, o Nosferatu Cerra, o Picolé de Chuchu, o vice Temer e outros nomes de peso representam a República?

      Estas são questões que o PT tem que responder, pois parece que prefere se imolar do que abalar as bases da República.

    • Nos EUA, Procurador-Geral nomeado Loretta Lynch alertou que o departamento de Justiça poderia trazer um processo criminal contra o banco, enquanto no Reino Unido, primeiro-ministro David Cameron evitou perguntas sobre se ele tinha pedido a HSBC antigo executivo Stephen Green sobre evasão fiscal no banco antes nomeando-o como Comércio Ministro em 2011.

    • “Nós do PT e os nossos eleitores temos que ler e meditar essa frase:

      “O livro quase gerou uma CPI, que o ex-presidente petista da Câmara Marco Maia não quis instalar”.”

      Precisam meditar sim, Roberto. Meu comentário não é uma crítica ao que vc disse mas um complemento. É justamente essa ideia de que tudo gira em torno do PT que está levando a essa postura difusa do próprio PT e do governo pois o que está em jogo não é propriamente o PT e sim o retorno das trevas neoliberais contra o povo brasileiro (ou a maioria dele). O povo vota numa ideia, num movimento/frente política que no caso hoje é mais organizado no PT, mas não se restringe nem nunca se restringiu ao PT. Esse sempre foi um dos erros do PT, de achar que a política se encerra no próprio PT sem olhar os agrupamentos de esquerda que dão suporte ao governo Dilma e a reformas no Brasil.

      O PT nos 12 anos evitou ao extremo o combate ideológico político com o PSDB, isso fortaleceu um partido que provavelmente estaria liquidado/morto se o PT desde que assumiu o poder em 2003 tivesse travado uma luta ideológica pra liquidar politicamente o PSDB até o último fio de cabelo dele, como agora ele quer fazer contra o PT com apoio da mídia.

      Eu mesmo sou oriundo do brizolismo, ou no caso era um admirador do Brizola que passou a votar no PT mas nunca fui filiado ao PT ou a partidos. Igual a mim há milhões neste país que dão suporte ao governo Dilma. Enquanto o PT continuar olhando só pro próprio umbigo ficará como está atualmente: acuado e aparentemente isolado. Fora que a falta de combatividade (fazer o que o Haddad fez) e politização (problema dos últimos 12 anos) favorecerá sempre a direita raivosa avançar em cima das pautas progressistas que boa parte do país cobra ou gostaria de ver se tornar realidade.

      A briga política sempre é pelo Estado e pelo país, nunca restrita a um partido político, por mais representatividade que ele tenha. Espero que o PT se liberte dessas amarras (tiques) sectários e passe a escutar mais a voz das ruas.

      • Roberto, me desculpe mas as tuas considerações em relação ao PDT não me convencem, partido de esquerda e coerente além do PT é só o PCdoB, outros partidos da base aliada e que não são de esquerda mas são bem mais fieis e coerentes que o PDT são o PSD e o PROS, o PDT embora seja de orientação social-democrata (centro-esquerda), seus principais quadros são de direita, votam com a direita e poucos lideres do PDT tem compromissos com os Movimentos sociais, aqui no Paraná por exemplo esse partido apesar de ter tido o candidato a vice na chapa da Gleise a maioria seus “lideres” apoiaram a reeleição do Beto Richa PSDB, inclusive o ex-senador Osmar Dias nem apareceu n campanha.

        • José, eu não me referi ao PDT propriamente e sim ao Brizola, embora o mesmo tenha sido fundador do PDT por conta da querela sobre a sigla do PTB.

          O PDT de Brizola não existe mais, é só uma sigla morta. Se houver alguém ainda com um viés nacionalista no PDT, que saia dele o quanto antes (o neto do Brizola).

          O PROS não é de esquerda, chamar a dupla do Ceará (Cid e Ciro Gomes) de “esquerda” é incorrer no erro que vc cita sobre coerência, Ciro Gomes começou a vida política na Arena e era do governo FHC, foi um dos que mais ferrou meu estado (Pernambuco) junto com aquele canalha do Jereissati (vou dar um desconto pois pernambucano de fato não morre de amores por essa dupla Jereissati e os Gomes, mas não são de esquerda, “estão” na esquerda). Ciro Gomes tem boa retórica mas se por um acaso chegasse ao poder iria implementar um governo próximo ao de Collor, com choque liberal e discurso nacionalista (o nacionalismo dele é de discurso). Ciro Gomes, Jereissati e ACM só faltaram colocar a corda no pescoço de Pernambuco na era FHC com a vista grossa do canalha do Marco Maciel (outro traidor de PE, a lista é longa, ao menos eles estão sendo removidos do Estado como Roberto Freire e vários outros).

          Ciro Gomes e o irmão deles são um mal necessário no momento porque chutam a canela dos tucanos, mas politicamente não passam de fisiológicos também, migram pra onde está o poder. Esse apego deles com a Dilma se deveu em virtude da postura de Campos com eles, pois Calabar Campos enquadrou os dois e os dois como represália a Campos abraçaram a candidatura Dilma com força, não foi por “convicção” política e sim porque ficaram escanteados no PSB (outro partido morto), fora a rixa histórica de alguns estados com Pernambuco, a dupla que se revesa no poder do Ceará há 30 anos (os Ferreira Gomes e Jereissati) tem um ódio visseral de Pernambuco e a gente tb não “morre de amor” por eles, por isso que sempre ironizo quando o povo fala em “Nordeste” como se fosse um bloco unido ou algo parecido, esse sentimento nunca existiu nos estados da região, exceção da Confederação do Equador no século XIX (faz um “pouquinho” de tempo), e todos em especial têm uma certa cisma com PE, como se fosse o “poder” a ser batido porque historicamente é um estado onde há uma resistência política consistente (consciente tb) à elite que se situa no Rio e em SP.

          É complicado reduzir a história de um ícone da esquerda brasileira a questão de partidos apoiarem o PT atualmente. Isso acaba incorrendo no mesmo erro que citei antes, a direita quer reduzir o Brasil aos 12 anos do PT, e muita gente no PT faz a mesma coisa, não falam de país, nação, Brasil e sim “do PT”, o que acaba reforçando o discurso de ataque da mídia sem nem se darem conta.

          Eu não passei a acompanhar política pelo PT e sim pelo país (como a maioria aqui), o Brasil está acima de partidos, sempre vi partidos como uma forma do povo alcançar o poder e fazer transformações no país, por isso que vários brizolistas (não me refuro a pulhas como Garotinho, embora até esse tenha apoiado Lula e Dilma) não filiados (que seguiam ou admiravam a conduta do Brizola) sempre votaram e apoiaram o Lula e a Dilma, inclusive travam embates bem mais carrancudos contra a Globo (partido real da oposição) que muito petista compartilhando memês idiotizados no Facebook, visivelmente sem qualquer formação política e tratando discussão política como defesa de partido como se o mesmo fosse time de futebol.

          Só lembrando que o Brizola foi vice do Lula na eleição perdida de 1998 pra fazer um contraponto ao massacre neoliberal de FHC. O período de formação política e consciência que peguei foi justamente o desgoverno FHC, onde o povo não tinha medo de atacar o PSDB e partia pra cima da direita mesmo estando em menor número, por isso que sempre me causa um mau estar ver muitos petistas (ou que se denominam assim) no Facebook, por exemplo, sem qualquer concepção de Estado, política etc, o que enfraquece qualquer frente de esquerda e partido. Por incrível que pareça a fraqueza do PT atual não se deve propriamente só ao PIG mas principalmente pela má formação política das bases do partido com essa pelegada que se aproximou idolatrando o Lula sem querer entender de política pois a luta contra a direita prosseguirá depois do Lula e assim por diante (não pode se resumir nunca a um líder político).

          Sobre o PC do B, prefiro não emitir muitas notas desse partido pois se soubessem da zona que o prefeito do PC do B faz em Olinda (ironicamente ele é irmão do Renan Calheiros) e do apoio desse partido a Eduardo Campos em 2014 (o PC do B de PE apoiou o Calabar Campos), é melhor eu nem dizer nada porque o comentário não seria dos melhores. Fora o desmantelo do governo Agnelo em Brasília (oriundo do PC do B) que recairá na conta do PT com aquele desvario na época do Lula em tentar arregimentar pra dentro do PT todo tipo “estrela ascendente” política sem qualquer crivo. Até um lixo que começou na Arena em PE (já falecido, Carlos Wilson, foi vice de Arraes) o PT andou filiando em PE.

          Esses erros que apontei dizem muito do porquê o PT chegou ao quadro atual de crise identitária.

          O PDT de Brizola tá morto, morreu junto com ele (já estava caindo pelas tabelas). Esse PDT atual não passa de mais outra sigla fisiológica ordinária que até andou sondando fundir com o DEM (antigo PFL).

          Brizola sempre enfatizou a problemática da mídia no Brasil como poder paralelo, assunto que nunca foi destaque no PT exceto quando os apoiadores do governo (não-filiados) começaram a trazer o assunto à tona quando os blogs progressistas começaram a ter visibilidade. A questão do descaso com a mídia sempre foi uma crítica pesada que fiz ao PT e continuo fazendo.

          Ou o PT trata da questão cultural e da mídia (comunicação) no Brasil como problema de Estado e soberania, ou vai penar bastante (e a gente junto) tomando paulada da Globo.

          • Caro,
            é essa postura que alguns militantes e dirigentes do PT possui ( nós somos os melhores e tudo que não presta não é nosso) que faz com que as coisas estejam como estão.
            Criticar aliados como o PCdoB é um erro, no mínimo grosseiro. Agnelo saiu do PCdoB pq não conseguiu espaço para fazer o que fez, quando foi para o PT. Se o PT o aceitou dentro de suas fileiras, é culpa do PCdoB? cômico!!! Problemas em Olinda? quais, não seria melhor critica-los diretamente? os possíveis erros cometidos na prefeitura de Olinda pelo PCdoB ( que dirige a prefeitura a mais de dois mandatos) serão parecidos em gravidade com os erros cometidos por exemplo, pelo governo federal do PT ao atacar os direitos dos trabalhadores, a previdência social, ampliar benesses ao sistema financeiro, dentre outras questões, sem fazer uma avaliação sócio-política-conjuntural???
            Será que vc conhece mesmo o que acontece em Olinda ou mesmo no Pernambuco? pq será que o PT não elegeu nenhum deputado federal em Pernambuco nessa ultima eleição? No estado da liderança maior do PT, Lula? foi pq todo mundo estava errado e só o PT certo??
            Se erros são cometidos, precisam ser avaliados de forma crítica e fraterna, corrigidos e, se necessário, punidos dentro da Lei, seja de qual partido for.
            Ao fazer essas citações e acusações sem provas não está a cometer os mesmos erros tão criticados aqui pela “direita” que só vê e divulga o que quer??
            Se nós desejamos uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, devemos fazê-la na realidade do dia a dia e com a perspectiva de sociedade melhor no futuro, socialista sim! Então, nosso inimigo é outro e muito forte!
            Então vamos deixar de atacar aliados, reconhecer os erros quando cometidos,aprender com eles para que não se repitam e lutar para fazer o Brasil avançar!

            fica para reflexão!

    • A questão da privataria foi um crime contra o país, se o PT continuar a evitar passar a limpo o assunto fortalecerá o PSDB e o contra-ataque da direita (coisa que já está ocorrendo). Se tem alguém do PT metido com falcatruas de tucanos e afins, que seja expurgado e/ou preso. Que o próprio partido se antecipe aos fatos e faça uma apuração de possíveis políticos do partido que possam estar metidos em falcatruas e tratem de tirá-los do PT. O projeto político iniciado em 2003 não pode se perder por conta de meia dúzia que sucumbiram por alguma falha de caráter ou caráter fraco.

  • Faz 12 anos que o PT está no poder. Por que não investigou os “malfeitos” do PSDB então? Por que não investigou as “maracutaias” do FHC então? Do jeito que o PT aparelha o estado, provavelmente já o fez. E provavelmente nada encontrou. FHC, depois de 8 anos no poder, saiu na mesma classe social que entrou. Já o grande líder Lula…

    • PT não investigou nada. Achou que seria melhor dexar pra lá. FHC conseguiu fazenda, apto em Paris e o prédio do IFHC, escandalosamente doado por empresários e banqueiros. E Lula? Diga aí.

      • “”Se o Youssef é doleiro, o que é o HSBC ? Euroleiro ? “” É preciso conseguir todos os nomes e publicar. Agora ficou facil pegar o pessoal da privataria,

      • Lula é bancado por empreiteiras, q pagam U$ 200 mil por uma “palestra”…

        As mesmas empreiteiras q doaram milhões pra campanha dele e de Dilma…

        As mesmas empreiteiras q estão envolvidas até o pescoço no Petrolão…

        As mesmas empreiteiras q o Min. José Eduardo Cardozo está tentando acalmar pra q elas não contem tudo o q sabem…

          • Edu, hoje um dos esportes mais favoritos nas redes sociais e nos comentários, principalmente em órgãos da chamada grande imprensa é criticar a Dilma e o Lula e o PT junto, na maioria das vezes sem provas.
            Concordo que uma ofensiva jurídica deva ser realizada para minimizar isto, porém não sei se só isso resolveria o problema ou o agravaria. É importante perceber que este pessoal só repete o que os jornais, a tv e o radio fazem o dia todo. Atacar a ponta seria mais fácil, eles tem menos meios e recursos de defesa, porém o mais eficiente é atacar a fonte, a mídia. É lá que seja o PT, seja o Lula, seja a figura pública da Dilma deve se envolver na guerra.

        • Prova?

          Ah, tem nenhuma, né?

          E os fatos desmentem a sua fantasia. Afinal, o Lula faz palestras pelo mundo todo – e, em especial, em UNIVERSIDADES. Como é irracional presumir que todas as entidades que requisitam palestras dele estão ligadas com as empreiteiras, sua acusação não passa de ar quente, achismo da pior espécie, que vc só considera “verdade” por ser contra alguém que vc odeia por fanatismo ideológico.

          E quem lê suas baboseiras até pensa que o Lula é a única pessoa do mundo a fazer palestras e receber por isso. Será que são todos “bancados pelas empreiteiras”, ou só vale contra o Lula pq seus mestres afirmaram, mesmo sem nenhuma prova, e vc aceitou pq os idolatra?

    • Gozado, o Estado AINDA está aparelhado pelo PSDB, mas vc vê “aparelhamento” do PT?

      Vamos ver, a PF é virtualmente toda composta de tucanos. São tantos e está tão na cara de todo mundo (que não esteja, como vc, fechando os olhos pro óbvio por ser um fanático ideológico) que eles sequer se preocupam em fingir, e atacam e agridem petistas nas redes sociais com desfaçatez.

      É hilário ver a dissociação cognitiva de fanáticos como vc. Afinal, a PF, o MP e o Judiciário QUEBRAM a lei pra incriminar petistas (e até condenaram alguns sem prova alguma e de forma completamente inconstitucional), mas são “aparelhados” pelo PT.

      Até a quadrilha que sangrava a Petrobras veio da era FHC, caraca! E até já disseram que roubavam MAIS naquela época e que o partido mais beneficiado foi o PSDB! Ou a palavra deles só vale se incriminar petista?

      É muita vontade de não ver o óbvio, né? Só pra ter como FINGIR essa sua indignação hipócrita e nojenta.

    • As provas com fé pública extraídas da CPI do BANESTADO dizem exatamente o contrário, a filha do José Serra e do Daniel Dantas estão diretamente envolvidas na remessa de dinheiro das privatizações para contas nas Ilhas Virgens Brittânicas e estranhamente os processaos encontram-se paralisados na justiça federal.

    • Já sabemos, pelas colocações retiradas da veja ou de lunáticos do facebook, que você é um completo imbecil, mas, de qualquer forma, como sugere o Eduardo, diga o que o Lula roubou palhaço. Ou tu acredita naquelas armações infantis sobre Friboi, a fazenda cuja sede é o prédio da Esalq. Vai estudar e se informar para poder te olhar no espelho ameba.

  • Admirável é o papel de capacho que o “jornalista” do Uol está fazendo neste caso. Mas não surpreende: ele é perfeito em distorcer números de pesquisas, fazer das informações gato e sapato para provar o que ele quer dizer, que coincidentemente é o que os patrões dele adorariam que ele dissesse. Só coincidentemente. Ou seja, entregaram as informações nas mãos certas.

    • Juliano, ele sabe de todos os nomes e o “patrão” já pediu para filtrar e escolher aqueles que são “persona non grata” para o consórcio Mídia-PSDB-Judiciário.

  • Repito o que comentei no face em postagem sua Edu.As coisas estão ruins para nos,mas parece que o destino,forças ocultas,lei do retorno ou qualquer colocação que queira se dar vem tambem dificultando e muito os caminhos da direita.2 exemplos ultimos: o panfleto “impitimamémeuszovos”que apareceu em reportagem de afiliada da globo que viralizou na rede,o que ja dificultou mais a tentativa do golpe paraguaio.E agora o escanda-lo financeiro do HSBC que não tem judiciário e nem midia amigos para acobertar pode implodir de fora para dentro muita sujeira embaixo do tapete tupiniquim.Lava Jato,Petrolão,impedimento logo deixarão as manchetes quando sair nomes e quantias dr btasileiros sem seletividade.

    • Douglas, eu só diria que a questão do “impitimanmeuzovos” não se trata bem de destino e sim de ação política, mesmo que espontânea, a tal politização do país que a gente tanto clama e fica contente quando vê o povo tomar as rédeas da história defendendo um governo que promoveu uma mudança profunda no país a despeito de parte da esquerda sectária burra (por ignorância) jamais ter tentado entender o que se passou no país pois essa extrema-esquerda tá mais preocupada em defender “revoluções” idealizadas romanceadas que defender uma mudança concreta/real que está acontecendo agora (nesses anos).

      Que mais ações como essa ocorram pois isso coloca a direita contra a parede com medo do povo, como está acontecendo no Paraná onde os servidores públicos espontaneamente mostraram à canalha de direita por lá onde reside de fato o poder da democracia: com o povo. Fatos esses que a Globo vem tentando abafar, inutilmente, essas semanas.

  • Pico de abertura de contas durante as privatizações, é?
    Conforme jurisprudência estabelecida no supremo, durante o reinado Gilbarbosiano, o domínio do fato cai como uma luva sobre o comandante em chefe das privatizações, aquele de ” estamos no limite da irresponsabilidade”, em tempos que até Engavetador Geral havia na República. lembram-se?

    • Mas os magistrados que estão no STF vão dizer que não se pode usar mais a Teoria do Domínio do Fato, pois ela deixou muitas dúvidas!

      Ou seja, a Teoria do Domínio do Fato foi usada somente para incriminar pessoas do PT e mais nada.

      E não é necessário nem usar a Teoria do Domínio do Fato para descobrir as falcatruas nas gestões tucanas (Governo Federal e governo estadual paulista), estas provas estão nítidas e bem materializadas nas ações do PIG. Mas há muita covardia no STF.

  • Eduardo,

    valeu por mais essa matéria.Muito boa.

    Será que não tem como os blogueiros se unirem para fazer uma investigação para ter acesso à lista e divulgá-la, a exemplo do que fez o DCM com o caso do “Helicoca” em Minas?

    • Com certeza o Ministério Público Federal já conhece os tais nomes, mas como não há quase nenhum petista em tal lista, eles vão colocar a cabeça num buraco e fingir que não é com ele, MPF.

      O MPF tem que ser provocado a investigar isto, da mesma forma que o STF tem que ser provocado a iniciar as investigações que vão colocar metade da República (dezenas e dezenas de tucanos, dezenas de jornalistas ou colonistas, dezenas e dezenas de deputados e senadores) na cadeia.

      Mas parece que nem o PT e nem o STF querem a queda da República.

      O PT prefere se imolar, o STF prefere covardiar.

  • A justiça e a midia da Casa Grande acobertam a safadeza dos da Casa Grande. E nada lhes acontece. Seguem em frente caçoando de todos, a praticarem a roubalheira escancarada, a sonegação descarada, de dono de mídia a empresario acostumado a receber milhões dos cofres públicos sem entregar nada que preste em troca. Estão aí as Eletropaulos privatizadas criminosamente, os celulares de tarifas mais caras do mundo que estão piores a cada dia, os grandes bandidos da farra neoliberal de braços dados com os ratos de toga e os jornali $ tas traidores da pátria que infestam a ABL, todos farinha do mesmo saco a mentirem e a gritarem “pega ladrão”.. Uma mentira deles vale mais do que mil verdades que se contraponham às suas manobras diversionistas. Não se vê saída, estão a ganhar todas e o Brasil é quem perde, e de goleada.

  • Edu, vou continuar batendo na mesma tecla e um dia quem sabe vocês blogueiros ¨sujos” entenderão e terão coragem de afirmar o que eu afirmo já algum tempo quando repetidamente digo que as corrupções, manipulações, mentiras, etc.. e que não são investigadas pelas autoridades “competentes” são devidos a que o P$DB tem rabo preso com a Grande Mídia (PIG) e ao mesmo tempo a Grande Mídia (PIG) tem rabo preso com o P$DB. Estes escândalo$ do Swiss leaks ou HSBC como queiram são apenas a pequena ponta do ICEBERG de todas as corrupções que envolvem Tucanos e PIG. porque um se beneficia do outro e também um está preso ao outro pelo motivo principal, um saber que o outro corrompe e é corrompido. um dia volto a dizer, isso ficará claro na mente de todos nós, não sei se eu estarei vivo pra ver isto acontecer.
    Abraços!

  • .

    Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Eduardo é bem possivel que todos esses “camaradas” investissem pesadamente em açoes da Petrobras. A declaraçao de renda do Robson Tuma demonstra que o mesmo tem aplicado cerca de um milhao de reais em açoes da estatal.

  • Querido Edu, algumas das frases dos maiores pensadores da humanidade, copiada do blog ” Meu Timão “, apesar de retratar a imprensa esportiva, ela é fiel a imprensa politica!.
    Criado por Claudio @claudio.marquesfiel .
    A maioria de nós se sente vítima de uma mídia tendenciosa, vil e mal intencionada. Infelizmente sempre foi assim e muitas foram as suas vítimas. Pode até ser meio chato, mas selecionei algumas frases que mostram verdadeira face da mídia (que se diz da imprensa, jornais ou crítica aplica-se a toda a mídia).

    “Se você não cuidar, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.” – Malcom X

    “O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia.” – Millôr Fernandes

    ‘A imprensa separa o joio do trigo. E publica o joio’. Adlai Stevenson

    “Primeiro apure os fatos. Depois, pode distorcê-los à vontade.” (Mark Twain)

    “Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.” (Luís Fernando Veríssimo – Humorista)

    “O jornal exerce hoje todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ambigüidade. E é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia.” – (Eça de Queiroz )

    “A imprensa escreve para vender, não para informar.” (Frase do filme ‘Conspiração’, 1997)

    “Se a imprensa não existisse, seria preciso não inventá-la.” (Escritor Honoré de Balzac, 1799-1850)

    ‘Na maioria dos casos, a denúncia fácil, irresponsável, não checada, não é conseqüência da ingenuidade do repórter inexperiente, de falha da redação ou qualquer outro tipo de problema técnico. É algo voluntário: a transformação da notícia em produto de vitrine para vender jornal, para promover jornalista ou mesmo fazer política.’ (Jornalista Francisco Leopoldo Carvalho de Mendonça Filho)

    ‘Bons tempos aqueles em que jogador de futebol era analfabeto e, jornalista, alfabetizado.’ (In Opasquim21, n°01)

    ‘Todo jornalista, por mais que aparente ser extrovertido, é um grande fofoqueiro tímido.’ (Anônimo)

    ‘Jornalista é como cão, que morde os outros a qualquer mando e irracionalmente, mas nunca o dono, a quem sempre lambe a mão’ (Anônimo)

    ‘A mídia diz um monte de bobagem. Depois desmente tudo. Depois, mente de novo’ (Rodolfo, cantor de rock em entrevista para a MTV);

    A crítica é o imposto que a inveja cobra do mérito. – Duque de Levis

    A imprensa sempre acaba por impor a verdade da notícia no lugar da notícia da verdade. – Artur daTávola

    A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular. – Andrew Oitke

    Uma calúnia na imprensa é como a relva num belo prado: cresce por si mesma. – Victor Hugo

    Toda vez que vires a imprensa encarniçada contra qualquer pessoa poderosa fica sabendo que há por trás disso algum desconto recusado, algum favor que não quiseram prestar.’
    Honoré de Balzac

    ‘Quanto mais importância tem uma coisa ou pessoa, tanto menos falarão dela os jornais, e, em troca, destacarão em suas páginas o que esgota a sua essência em ser um “sucesso” e em
    gerar uma notícia.’ – Ortega Y Gasset

    ‘Os jornalistas são pessoalmente cordiais; no papel, assassinos.’ – Gay Talese

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” – Joseph Pulitzer

  • PSDB,o partido + ladrão do PAÍS,estão escondendo,porque estão na lista,nós os honestos legítimos,não aquele,vocês sabem de quem EU,estou falando,exigimos que se divulgue a tal lista.

  • Quem sabe os nomes de Fernando Rodrigues e dos Frias estão nessa lista? Temos o direito de desconfiar, já que eles se recusam a divulgar uma lista de supostos criminosos – já que sonegar impostos é crime. São, portanto, cúmplices, no mínimo. Quando se trata de queimar a Petrobras, o PT e o governo federal aí não precisa de nenhum cuidado. Basta algum bandido delator acusar e vira manchete. Agora quando se trata de proteger os amigos, a coisa muda. É este o critério da moralidade udenista e canalha que existe na mídia golpista brasileira. O fato de estarem protegendo e escondendo essa lista, é sinal claro de que muitos deles – tucanos e Marinhos e Civitas e Frias – podem estar envolvidos.

  • Ola Edu!

    Se esse povo fosse, um povo pensante, os clientes do HSBC
    pelos menos uma boa parte fechariam suas respectivas contas.
    É meu amigo e companheiro Edu, pensar dói a cabeça!

  • Boa noite Eduardo.
    Ao mesmo tempo que fico estarrecido, com tanta corrupção, me pergunto?¿?¿?¿ Qual a diferença de ser o corrupto do PP. PMDB, PT, PSDB, ou o raio de partido que o parta?¿?¿?¿ O problema aqui, esta na existência dos corruptos. Tem que ser punidos exemplarmente, sejam eles quem forem. Cada real surrupiado, tira de meus pacientes, medicamentos, insumos, qualidade na hotelaria,(no caso dos internos). Pessoas morrem nas filas, recepções; pela falta de recursos. Me importa um pepino, a cor, a cara dos sem vergonhas.
    O que me importa, é ver a todos presos.

    • José Genoino é um exemplo de uma pessoa que não ganhou nada com os seus mandatos de deputado federal pelo PT, mas é considerado um corrupto e condenado pela Teoria do Domínio do Fato. Ele é o corrupto que a imprensa do PIG divulga, ele é o corrupto que o STF condenou.

      Mas o finado FHC e muitas centenas de tucanos não são considerados corruptos.

      ” Qual a diferença de ser o corrupto do PP. PMDB, PT, PSDB, ou o raio de partido que o parta?¿” (by saul athayde)

      A diferença de ser corrupto do PP, do PMDB, do PSDB é que eles não são chamados de corruptos e não vão para a cadeia, além de serem chamados de éticos da nação. Já os corruptos do PT são pessoas como o José Genoino ou Luiz Gushioken, que não roubaram nada e levam (ou levavam) uma vida de cidadão de classe média. Estes são condenados diuturnamente como corruptos, ladrões do erário público, além de chavistas ou bolivarianos.

      Temos que tomar cuidado para não colocarmos no mesmo balaio de gato os partidos políticos. Partidos como o PT, o PCdoB, o PSOL tem pouco ou quase nada de militantes ou filiados corruptos. Já não podemos dizer isto do PSDB (partido das privatarias), do PMDB (que sempre está no Governo, desde que consiga ministérios e secretarias para praticar o seu apoio institucional do “é dando que se recebe”) ou PP (notório partido de aluguel e de direita).

      • Faço minhas, as palavras do Frei Betto. Continuo com meu pensamento, corrupto, ladrão e sem vergonha; não tem partido. Lugar de corrupto, é na cadeia.

        O corrupto caracteriza-se por não se admitir como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro. Não é propriamente um ladrão. Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis.

        O corrupto não se expõe; extorque. Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por seus serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence. Bobos são aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.

        Há muitos tipos de corruptos. O corrupto oficial é aquele que se vale de uma função público para tirar proveitos a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar. Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas.

        A lógica do corrupto é corrupta: “Se não faço, outro leva vantagem em meu lugar”. Seu único temor é ser apanhado em flagrante delito. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver seu nome estampado nos jornais. Confiante, jamais imagina a filha pequena a indagar-lhe: “Papai, é verdade que você é corrupto?”

        O corrupto não sente nenhum escrúpulo em receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou andar de carona em jatinhos de empresários. Afrouxam-lhe com agrados e, assim, ele afrouxa a burocracia que retém as verbas públicas.

        Há o corrupto privado. Nunca menciona quantias, tão-somente insinua, cauteloso, como se convencido de que cada uma de sua palavras estão sendo registradas por um gravador. Assim, ele se torna o rei da metáfora. Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor saberá ler nas entrelinhas.

        O corrupto franciscano pratica o toma lá, dá cá. Seu lema é “quem não chora, não mama”. Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a indignar-se quando o assunto é a corrupção que grassa pelo país.

        O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o latifúndio de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira. Vangloria-se em sua astúcia em enganar a esposa e mentir aos colegas.

        O corrupto nostálgico orgulha-se do pai ferroviário, da mãe professora, de sua origem humilde na roça, mas está intimamente convencido de que, tivessem as mesmas oportunidades de meter a mão na cumbuca, seus antepassados não deixariam passar.

        O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário. Se tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto. Julga-se um negocista bem sucedido.

        Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos. Aliás, o corrupto acredita piamente que todos o consideram de uma lisura capaz de causar inveja em madre Teresa de Calcutá.

        O corrupto julga-se dotado de uma inteligência que o livra do mundo dos ingênuos e torna mais arguto e esperto do que o comum dos mortais.

        • O problema é que vc está perdendo o ponto central de vista.

          A questão não é a diferença entre corruptos. Essa questão tem apenas duas respostas: ou a corrupção os iguala, ou suas finalidade os desiguala. A primeira é uma resposta simplista, a segunda, reconhece a complexidade do ser humano, das relações sociais e da política.

          É fácil condenar sumariamente. Mas é difícil se colocar no lugar do condenado pra compreendê-lo.

          Mas, como eu disse, esse ponto é periférico. O que realmente importa é que não temos como saber quem é e quem não é corrupto. Sabemos apenas o que a imprensa publica, e ela não publica tudo e inventa muito. Como julgar alguém como “corrupto” a partir de uma imprensa corrupta e facciosa?

          Se não temos como saber quem é ou não corrupto, a questão da diferença deixa de ter relevância. E nos aparece outra resposta pra ela: a diferença é que alguns são apontados pela imprensa, e outros protegidos.

          Condenar a corrupção de um e permitir a do outro é fundamentalmente injusto. Uma lei que só vale pra uns mas não pra outros não é uma lei, mas uma arma.

          Por isso, não dá pra levar essa questão da corrupção a sério. Ela é irrelevante, é apenas um mecanismo que beneficia aqueles que são amigos de quem está monologando.

          Ninguém gosta de um corrupto. Mas apontar a corrupção de um e fingir não ver a do outro tbm é uma forma de corrupção.

  • ARTIGO DE AUDÁLIO DANTAS SOBRE O PROCESSO MOVIDO PELA JUÍZA SUELI ZERAIK CONTRA DOIS JORNALISTAS, EM TAUBATÉ:

    Quando juízes viram censores

    Audálio Dantas

    A Constituição Federal de 1988, uma conquista do povo brasileiro,

    garante plena liberdade de expressão no país. No entanto, a censura que

    garantiu a permanência da ditadura civil-militar por mais de vinte anos,

    durante os quais foram praticadas as mais graves violações dos Direito

    Humanos, ainda não foi totalmente eliminada.

    Por absurdo que pareça, ela vem sendo praticada por integrantes do

    poder judiciário, justamente aquele que deveria zelar pelo rigoroso

    cumprimente da Constituição. São inúmeros os casos em que, a pretexto

    de punir injúria ou calúnia, juízes condenam jornalistas, e muitas vezes

    chegam a proibir a circulação de pequenos veículos de comunicação, sites

    e blogs na internet. Jornalistas de grandes conglomerados de

    comunicação também são atingidos.

    Num processo que deverá ser julgado proximamente em Taubaté, SP, a

    juíza Sueli Zeraik, ex- titular da 141ª Zona Eleitoral, ali sedeada, alega ser

    vítima de injúria por parte dos jornalistas Antônio Barbosa Filho e Irani

    Gomes Lima. A história desse processo envolve ingredientes mais ou

    menos comuns em casos que resultaram em condenação de jornalistas: o

    prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Júnior, eleito pelo PSDB em

    2012, depois de uma campanha de alto custo, chegou a ser afastado do

    poder por uso de recursos obtidos ilicitamente.

    Tais recursos provinham, segundo o processo conduzido pela mesma

    juíza que agora acusa os dois jornalistas, de um cartel formado na

    Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), do governo de São

    Paulo, para fornecimento de mochilas escolares a preços superfaturados.

    Coincidentemente, o presidente da FDE era então José Bernardo Ortiz, ex-

    prefeito de Taubaté e pai do prefeito eleito. Desse modo, a eleição

    terminaria sendo um negócio de pai para filho.

    Na ocasião o caso alcançou grande repercussão na imprensa e o pai do

    prefeito terminou afastado da presidência da FDE, e posteriormente

    demitido pelo governador Geraldo Alckmin. Mais do que isso, pai e filho

    tiveram os bens bloqueados por decisão da 14ª Vara da Fazenda Pública

    de São Paulo, num valor nada modesto: R$ 39 milhões.

    O caso vinha sendo noticiado desde a campanha eleitoral por Antonio

    Barbosa Filho e Irani Gomes de Lima, ganhando repercussão com a

    decisão da Juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani de cassar o mandato de

    Ortiz Júnior, por abuso de poder econômico e político. A sentença foi

    depois confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP),

    por 4 votos a 2.

    Por essa decisão, o presidente da Câmara deveria assumir o cargo, uma

    vez que o vice-prefeito se beneficiara igualmente da campanha ilegal. Mas

    o prefeito e seu vice não chegaram a ser afastados. Aí o tempo começou a

    “trabalhar” a favor de Ortiz Júnior, que continuou no poder enquanto

    tranquilamente recorria ao TSE.

    Vigilantes, os dois jornalistas nunca deixaram o caso de lado. Insistiram,

    apontando a morosidade no cumprimento da decisão de afastamento do

    prefeito. Fizeram críticas sobre os fatos e o andamento da questão na

    Justiça. A juíza Sueli Zeraik Armani considera-se vítima de injúria e por

    isso processou Antonio Barbosa Filho e Irani Gomes de Lima.

    A ameaça de condenação que paira sobre os dois profissionais de

    imprensa gerou um movimento de protesto que ganha mais força a cada

    dia, envolvendo jornalistas e entidades diversas, entre as quais o Sindicato

    dos Jornalistas de São Paulo.

    É de se esperar que esse não seja mais um caso em que membros da

    Justiça se colocam na função de censor

  • Fora de Pauta, mas importante

    http://www.blogdacidadania.com.br/2015/02/abertura-de-contas-no-hsbc-suico-teve-pico-durante-privatizacoes-de-fhc/

    Confirmado: Lula não tem câncer no pâncreas, não morreu, nem tem sobrinho Thiago em Brasília
    publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 20:37
    Captura de Tela 2015-02-19 às 20.25.39

    da assessoria de imprensa do Instituto Lula

    Na semana passada, uma notícia falsa divulgada no Facebook, falava que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia morrido. Esta semana, outra mentira absurda, agora da revista Veja de Brasília, circula pelas redes sociais.

    Em sua edição do último sábado, 14 de fevereiro, o jornalista Ulisses Campbell publicou nota onde afirma que Thiago, que seria sobrinho do ex-presidente Lula, terá uma festa de aniversário de três anos com custo de 220 mil reais e Ipads de presente para os convidados. Lula não tem nenhum sobrinho com este nome residindo em Brasília.

    Lamentamos que a revista publique informações falsas sem sequer checar a informação e que perfis da internet, como os do vlogueiro Felipe Neto, o da apócrifo Folha Política, e o do site Implicante, entre outras pessoas e veículos de boa e má fé, repliquem tal absurdo.

    Apenas este ano já foram divulgados boatos sobre a volta do câncer do ex-presidente, a sua suposta morte e agora a festa de um falso sobrinho, entre outros casos de mentiras, boatos e mau jornalismo.

    Repudiamos a divulgação reiterada de notícias falsas sobre o ex-presidente que tem acontecido por perfis apócrifos nas redes sociais ou por veículos jornalísticos pouco responsáveis com seus leitores.

    Leia também:

  • Só se o Governo Dilma deixar de ser frouxo(característica inerente aos dois Governos presidenciais do PT) e pedir a lista dos brasileiros diretamente ao Ministério Público da Suíça. Assim, só através dessa cooperação, que pode ser feita pelo Ministério da Justiça, PODEREMOS DESMASCARAR A DIREITA BRASILEIRA, COMEÇANDO PELA CORJA DO PSDB E CHEGANDO AOS BARÕES DA MÍDIA QUE, TENHA CERTEZA, TAMBÉM ESTÃO ENTRE OS LADRÕES QUE ENVIARAM RECURSOS ILEGALMENTE PARA OS BANCOS SUÍÇOS. Só através dessa ação política, coisa que o PT nunca soube fazer(que saudade de Leonel Brizola!)poderemos DAR UMA TAPA NA CARA DESSE FASCISTAS. Quanto ao ICIJ, nunca levei esse “instituto” à sério. Se fosse séria(e não comesse na mão do bandido George Soros), não teria enviado a Lista dos envolvidos somente ao reacionário Fernando Rodrigues, um antipetista fanático e notório capacho dos patrões, e “esquecido” de outro membro daquele instituto que, além de ser um membro fundador, ainda é um reconhecido jornalista de esquerda, autor de um livro em que denuncia os crimes da direita neoliberal que Governou o Brasil, a qual recebe proteção total da mídia conservadora, e tem em vozes isoladas como Amaury Ribeiro Júnior, além dos heróis da mídia alternativa, as únicas formas de romper a censura que a oligarquia que controla as comunicações no Brasil impõem para acobertar os crimes da direita, coisa que ICIJ, como Instituiçãode “jornalistas” investigativos, tem obrigação de saber. ASSIM, NO MÍNIMO O ICIJ, SE FOSSE SÉRIO, DEVERIA TER ENCAMINHADO A LISTA AOS SEUS DOIS MEMBROS BRASILEIROS, AMAURY RIBEIRO JÚNIOR E FERNANDO RODRIGUES(UM DE ESQUERDA E UM DE DIREITA), SENDO QUE A PRIORIDADE DEVERIA SER O ACESSO DE AMAURY À LISTA, JÁ QUE PARA DENUNCIAR OS CRIMES(REAIS OU IMAGINÁRIOS) DA ESQUERDA, JÁ HÁ UMA ESTRUTURA GIGANTESCA DE MÍDIA, QUE FAZ ISSO 24 HORAS POR DIA, ENQUANTO QUE OS CRIMES DA DIREITA, COM DESTAQUE PARA OS DO PSDB E DE FHC, SÃO PROTEGIDOS POR UM MANTO DE SILÊNCIO QUE GLOBO E SUA QUADRILHA IMPÕEM À SOCIEDADE BRASILEIRA. Sugiro que iniciemos uma grande campanha na INTERNET e nas ruas(por exemplo, nas manifestações que deverão ser organizadas em defesa da Petrobrás e do Governo Dilma)EXIGINDO do Governo Dilma que mande o frouxo que ela colocou no Ministério da justiça agir e solicitar a Lista ao MP suíço. Está na hora de acabarmos com o golpe político em curso, desarmando a hipocrisia moralista da Lava Jato, e mostrando aos betalhões da classe média, que agem como papagaios da Globo, que a direita que eles tanto amam(e ferra-os há 500 anos)roubo bilhões deste país nas privatizações de FHC, como o faz desde o descobrimento, e que a mídia “moralizadora” que eles seguem como cachorrinhos amestrados, não divulgou um pio sobre o assunto porque não passa de uma organização política golpista, disfarçada de “imprensa”, dedicada a manipular e distorcer a informação para garantir que os idiotas que leem a Veja, admiram a Folha e assistem ao JN, sejam usados por ela para atingirem os objetivos políticos que deseja, que podem ser resumidos em destruir quaisquer Governos de esquerda que cheguem ao poder, não pro quaisquer defeitos que tenham, mas pelo principal acerto que os caracteriza, e caracteriza os de Lula e Dilma, tentar construir uma país mais justo e um processo de desenvolvimento soberano. Poderemos começar a destruir a única arma golpista da direita, seu moralismo hipócrita e seletivo.

  • Nunca pensei chegar ao ano de 2015 vivendo numa sociedade cínica, composta por um poder judiciário que envergonha qualquer cidadão que tenha um pouquinho de senso de justiça. Uns promotores que agem perante todas as pessoas, protegendo estes tucanos malditos. e todos se acovardam diante do poder destes picaretas que só nos envergonha como sociedade. Meu Deus! até quando teremos que aguentar tudo isto?
    Edu e amigos do blog, será que não podemos fazer nada mesmo? temos que baixar a cabeça e dizer amem? se for assim, é melhor entregar tudo para esta gente safada e abdicar dos sonhos que um dia acreditei.

  • Chamar a atenção que a imprensa está escondendo esse caos do HSBC e a Revolta de Curitiba. Falei com alguns professores hoje pela manhã e acreditem, nenhum deles sabiam do problema ocorrido em Curitiba-PN. Ainda fui chamado de mentirosos!!!

  • Edu, esperar que o “jornalista” F. Rodrigues divulgue a tal lista é melhor esperar sentado. Sugiro que você entre em contato com Hervé Falciani (é atuante no facebook e quase que diariamente solta nomes de diversos países). O que vc. acha?

  • Fico pasmado com a inoperancia da esquerda. Tem o governo central, todo um coletivo de blogs sujo à mão e ainda a máquina sindical, ongs, academia, a imensa maioria dos jornalistas profissionais e…apesar de tudo…apesar da facilidade de contato internacional, principalmente com a esquerda européia…mesmo assim não consegue produzir conteúdo capaz de suplantar o PIG. Muito pior, nem passa perto de igualar.

    Faz dias e dias que vejo blogs sujos insinuando que tem tucano gordo na rede. Faz luas e mais luas que leio os blogueiros reclamarem que o PIG ta ignorando o Swissleaks, que o Fernando Rodrigues sentou em cima da lista etc. e tal.

    Mas nada de apresentar a porra da lista, de detalhar quem é quem e apontar o batom na cueca. O Eduardo, que é um dos mais articulados, sacou um nome segundo ele vinculado às privatizações e achou um número maior de abertura de contas no mesmo período. É pouco. Tem que rechear bem a matula pra atrair a freguesia. Como vou dizer na mesa de bar:_pegaram o Saul Sabba, assessor do governo FHC no assunto privatizações. ???

    O Nassif montou um coletivo pra todo mundo bancar o investigador. Virou um sambalele do crioulo azul. Serve somente pra retroalimentar a própria esquerda com retalhos de informação. Vira um chororo sem fim, um pendor pra se colocar como vítima. Ninguém contou uma história convincente. Na verdade, acho que ninguém entendeu o caso direito ainda.

    Enquanto isso, nesse momento, o PIG levantou o assunto e já linkou com o escândalo da petrobras. Coisa de Pedro Barusco e outros mais. Em seguida vêm as contas das “celebridades” internacionais, o lance da morte suspeita do banqueiro bilionario em Monte Carlo e muito mais fumaça pra eclipsar os links que a esquerda tenta fazer com seus adversários de um governo que acabou faz mais de 12 anos. Saul Sabba? Ele é gordo ou magro? Cade a foto dele com FHC ou outro tucano ilustre?

    Desculpem, sou apenas um observador atento, sem paixões e sem rancores. Ainda não fui convencido pela tese que a esquerda vem apresentando na blogosfera. Não a estou negando, só digo que os argumentos e provas estão esparsos demais. Não sei se a esquerda tem uma boa história na mão capaz de reverter a bola de neve da petrobras. Só sei que não está conseguindo explicá-la e torná-la inteligível. E vai acabar atropelada pelo PIG, muito mais capaz de encontrar “gancho” nas histórias e de vendê-la com verissimelhanca ao grande público.

    Pode ser que amanhã alguém apresente alguma prova irrefutável e a esquerda vire o jogo. Até agora o time canhoto tinha ciscado de um lado pro outro sem por em risco a meta adversária. O PIG armou um contra-ataque e fez um a zero. Talvez eu nunca saiba ao certo se a esquerda tinha ou não uma boa história na mão, e o caso entre pro rol das teorias de conspiração. Mas do jeito que vai a partida, sei não, encaminha mais pra outra goleada do PIG.

    • Não acho tanta goleada. Eles já perderam 4 eleições presidenciais seguidas. Ano passado demos um baile neles na comunicação. Quem está no poder é Dilma, não Aécio. Espere que vai aparecer mais coisa

  • Edu, a meu ver o silêncio das “organizações” Globo e jornalões com essa lista se deve por dois motivos centrais:

    1. estão analisando os nomes pra expor algum nome pra aumentar o ataque à imagem da Petrobras

    2. pode ter nome de tucano graúdo ou mesmo dono de emissora no meio disso.

    Esse silêncio não é normal, mesmo pra blindagem escrota que essa máfia midiática costuma fazer. Esconder uma lista totalmente com medo que algum nome venha a público é porque tem tucano graúdo no meio que se for pego causaria um estrago político na oposição considerável, alguém como um FHC ou Serra, ou gente próxima aos dois. Como citei acima, se tiver nome de dono de emissora/jornal no meio disso, o PIG tentará silenciar a lista ao extremo.

    Acho que o Amaury Jr. deveria entrar em contato direto com o cara que vazou a lista (é um franco-italiano, parece) e pedir a ele que passasse a lista com o nome de todas as contas de brasileiros no caso. Se tiver nome de gente graúda/conhecida politicamente como hipoteticamente mencionei acima, eu diria que “era uma vez uma oposição”.

    Se houver isso na lista e conseguirem tornar público, se o PT não atacar o PSDB dessa vez com tudo, como força política o PT ficará comprometido perante o eleitorado progressista. São especulações mas que precisam ser feitas justamente pra não sermos pegos de surpresa e ficar sem saber o que fazer se isso se tornar público.

  • O ex-diretor da PF, Paulo Lacerda, disse uma vez que se abrissem o disco rígido do computador de Daniel Dantas, a República acabava. E quem caiu foi o Paulo Lacerda, homem de boa reputação. E o delegado e ex-deputado Protógenes caiu mais tarde. Já quiseram e ainda querem acabar com o PT e seus políticos- se pudessem varriam do Brasil seus eleitores, os pobres e os nordestinos. Não conseguiram. Pelo menos, ainda não. Estão fazendo o maior esforço para acabar com a Petrobrás e, consequentemente, com o Brasil. Estamos resistindo. Agora, arquivam os processos do mensalão tucano, da privataria tucana, do trensalão, escondem a lista do HSBC para evitar falar em homens e políticos do PSDB e da oposição. E justamente , esses personagens nefastos são os que querem acabar com o Brasil. Estão fazendo um estrago enorme. E diante de tudo isso, com JB, juiz Moro, ministro Gilmar Mendes Dantas, Fernando Rodrigues, o pig, a Globo, com tudo isso aí, resta a pergunta nonsense: Quem tem medo de Virgínia Wolf? Seria o Brasil, a próxima vítima, uma Bósnia ou uma Croácia latina? Uma Síria, uma Líbia tupiniquim? Só quem pode responder essas perguntas é o velho tio Sam e seus poderosos investidores globais.

  • A imprensa brasileira não se interessa pela lista do HSBC porque com certeza vai aparecer uma porção de
    “gente boa” na relação.
    Que tal o governo Dilma divulgar a lista no site do BC?
    Seria uma boa oportunidade pra Dilma chutar a canela dos seus detratores e mostrar ao Brasil o por que da
    imprensa brasileira não querer divulgar a lista.
    Mas, de uma coisa eu tenho certeza. Se houver algum petista na lista, com certeza vai vazar.

    • Pelo contrário, se tivesse um petista nessa lista já tinha vazado e seria manchete nos jornais todos os dias. Mas como não tem, essa lista ficará em segredo até não conseguirem impedir o “estouro da boiada”. Justamente por estarem fazendo tanto segredo eu tenho absoluta certeza de que nesta lista não tem nenhum petista, mas só “gente boa” do PSDB.

  • Você tem razão quando diz que o PT ganhou três eleições com bastante folga, mas eram outros tempos o Brasil crescia a 7.5% e o PIG ainda não batia tão forte. Em 2014, o cenário foi outro o crescimento do Brasil foi pequeno, devido ao agravamento da crise internacional e, com isso, o PIG passou a massacrar diariamente o governo e por pouco não perdemos. O grande problema é que o Governo já passou da hora de reagir e o cenário presente é totalmente desanimador com uma presidenta autista e passando a impressão, e isso é o pior, de que está completamente perdida sem saber o que fazer para reverter esse quadro desfavorável. Eu que sou contemporâneo da Dilma em sua luta contra a ditadura, me pergunto estarrecido cadê a guerrilheira?

    • Como você disse, os tempos são outros. Dilma não tem 20 anos e o Brasil não é uma ditadura. Ano passado vencemos com menos votos, mas vencemos. Dilma tem 4 anos pela frente. E veja a Argentina. Kirschner montou um tremendo aparato de comunicação e está ferrada. Como dizia James Carville, marqueteiro de Clinton, “É a economia…”

      • O pior é que a crise mundial não apenas não acabou, como pode acabar piorando ainda esse ano, com quebradeira de bancos e o fim da UE.

        E afetando profunda e violentamente a área energética – o que desnuda mais uma razão pra esse ataque à Petrobras…

  • :

    De uma vez por todas: abaixo o pig ! ! Viva o povo brasileiro ! ! ! !

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Fico imaginando as manchetes, se na lista do suiçalão tivesse o primo do cunhado da ex-dona da videolocadora frequentada pela moça da perua que leva à escola a filha de uma amiga da dona Marisa Letícia! Nos tempos em que ainda se usavam videolocadoras, claro!

  • Se seguir o modo vicioso da justiça, chegará nas mãos do Gilmar Mendes que pedirá o “a perder de vista” e depois disso, esqueçam. Os acusados vão morrer de morte natural e o resultado só Deus terá.

  • Edu, algo que dá o que pensar é que, na década de 90, o Banco Bamerindus, de propriedade do agora falecido ex-ministro de FHC, José Eduardo de Andrade Vieira (o Zé do Chapéu), enfrentou dificuldades e chegou a ser socorrido pelo PROER, mas em 1997 sofreu intervenção do Banco Central (sob protestos de Andrade Vieira, que afirmava que seu Banco estava se recuperando) e acabou sendo vendido justamente ao…. HSBC!!! Coincidência?

    Na época, o presidente do BC era Gustavo Franco (preciso comentar?… há até uma página da Veja que o conecta a um tal Alberto Youssef, na finada CPI do Banestado… curioso não? Segue o link: http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/perfil/gustavo-franco.shtml?scrollto=conteudo-rede).

    Maiores informações sobre a venda do Bamerindus ao HSBC podem ser encontradas em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi20039802.htm.

    Acho que não precisa ser gênio para entender o porquê da mídia brasileira não ter o menor interesse nesse escândalo.

  • Você tem esta seção de comentários só para publicar quem concorda com seus posts ?
    E não venha com aquela velha história que não publica insultos porque fui correto no tratamento.

  • Edu,

    O PIG transformou FHC no décimo terceiro deus do Monte Olimpo, junto com Apolo, Zeus,Atena e até Baco, que não poderá ser julgado pelos mortais. Você acha que a Grobu não está metida com HSBC? Será imaginação, será …

  • Para que a Justiça acabe com os bandidos do Brasil é preciso primeiro que a JUSTIÇA acabe com os bandidos da JU$TI$$A.
    “O poder econômico domina as eleições, a burguesia controla o Legislativo, e também o Judiciário”, avalia Stédile

  • Só num ambiente absolutamente viciado como o que temos na mídia brasileira é que se pode separar os que praticaram crimes – como os descritos por Falciani e mais o de evasão de divisas – da instituição através do qual ela ocorreu.
    Porque é isso o que se faz no caso HSBC.
    E o inverso disso o que se faz com a Petrobras. ( Fernando Brito )

  • Os arquivos completos do HSBC vão aparecer, cedo ou tarde.

    Porque, como diz o homem responsável pela divulgação das contas secretas, Herve Falciani, “há um milhão de bits de dados por vir”.

    E um milhão de dados a, mais cedo, a publicar.

  • esta matéia abaixo da revista Época é esclarecedora em vários sentidos .

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR53647-6009,00.htm

    FHC passa o chapéu
    Presidente reúne empresários e levanta R$ 7 milhões para ONG que bancará palestras e viagens ao Exterior em sua aposentadoria
    GERSON CAMAROTTI

    Foi uma noite de gala. Na segunda-feira, o presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu 12 dos maiores empresários do país para um jantar no Palácio da Alvorada, regado a vinho francês Château Pavie, de Saint Émilion (US$ 150 a garrafa, nos restaurantes de Brasília). Durante as quase três horas em que saborearam o cardápio preparado pela chef Roberta Sudbrack – ravióli de aspargos, seguido de foie gras, perdiz acompanhada de penne e alcachofra e rabanada de frutas vermelhas -, FHC aproveitou para passar o chapéu. Após uma rápida discussão sobre valores, os 12 comensais do presidente se comprometeram a fazer uma doação conjunta de R$ 7 milhões à ONG que Fernando Henrique Cardoso passará a presidir assim que deixar o Planalto em janeiro e levará seu nome: Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC).

    O dinheiro fará parte de um fundo que financiará palestras, cursos, viagens ao Exterior do futuro ex-presidente e servirá também para trazer ao Brasil convidados estrangeiros ilustres. O instituto seguirá o modelo da ONG criada pelo ex-presidente americano Bill Clinton. Os empresários foram selecionados pelo velho e leal amigo, Jovelino Mineiro, sócio dos filhos do presidente na fazenda de Buritis, em Minas Gerais, e boa parte deles termina a era FHC melhor do que começou. Entre outros, estavam lá Jorge Gerdau (Grupo Gerdau), David Feffer (Suzano), Emílio Odebrecht (Odebrecht), Luiz Nascimento (Camargo Corrêa), Pedro Piva (Klabin), Lázaro Brandão e Márcio Cypriano (Bradesco), Benjamin Steinbruch (CSN), Kati de Almeida Braga (Icatu), Ricardo do Espírito Santo (grupo Espírito Santo). Em troca da doação, cada um dos convidados terá o título de co-fundador do IFHC.

    Antes do jantar, as doações foram tratadas de forma tão sigilosa que vários dos empresários presentes só ficaram conhecendo todos os integrantes do seleto grupo de co-fundadores do IFHC naquela noite. Juntos, eles já haviam colaborado antes com R$ 1,2 milhão para a aquisição do imóvel onde será instalada a sede da ONG, um andar inteiro do Edifício Esplanada, no Centro de São Paulo. Com área de 1.600 metros quadrados, o local abriga há cinco décadas a sede do Automóvel Clube de São Paulo.

    O jantar, iniciado às 20 horas, foi dividido em dois momentos. Um mais descontraído, em que Fernando Henrique relatou aos convidados detalhes da transição com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Na segunda parte, o assunto foi mais privado. Fernando Henrique fez questão de explicar como funcionará seu instituto. Segundo o presidente, o IFHC terá um conselho deliberativo e o fundo servirá para a administração das finanças. Além das atividades como palestras e eventos, o presidente explicou que o instituto vai abrigar todo o arquivo e a memória dos oito anos de sua passagem pela Presidência.

    A iniciativa de propor a doação partiu do fazendeiro Jovelino Mineiro. Ele sugeriu a criação de um fundo de R$ 5 milhões. Só para a reforma do local, explicou Jovelino, será necessário pelo menos R$ 1,5 milhão. A concordância com o valor foi quase unânime. A exceção foi Kati de Almeida Braga, conhecida como a mais tucana dos banqueiros quando era dona do Icatu. Ela queria aumentar o valor da ajuda a FHC. Amiga do marqueiteiro Nizan Guanaes, Kati participou da coleta de fundos para a campanha da reeleição de FHC em 1998 – ela própria contribuiu com R$ 518 mil. “Esse valor é baixo. O fundo poderia ser de R$ 10 milhões”, propôs Kati, para espanto de alguns dos presentes. Depois de uma discreta reação, os convidados bateram o martelo na criação de fundo de R$ 7 milhões, o que levará cada empresário a desembolsar R$ 500 mil. Para aliviar as despesas, Jovelino ainda sugeriu que cada um dos 12 presentes convidasse mais dois parceiros para a divisão dos custos, o que pode elevar para 36 empresários o número total de empreendedores no IFHC.

    Diante de uma platéia tão requintada, FHC tratou de exercitar seus melhores dotes de encantador de serpentes. “O presidente estava numa noite inspirada. Extremamente sedutor”, observou um dos presentes. Outro empresário percebeu a euforia com que Fernando Henrique se referia ao presidente eleito, Lula da Silva. “Só citou Serra uma única vez. Mas falou tanto em Lula que deu a impressão de que votou no petista”, comentou o convidado. O presidente exagerou nos elogios a Lula da Silva. Revelou que deixaria a Granja do Torto à disposição do presidente eleito. “Ele merece”, justificou. “A transição no Brasil é um exemplo para o mundo.” Em seguida, contou um episódio ocorrido há quatro anos, quando recebeu Lula no Alvorada, depois de derrotá-lo na eleição de 1998. O presidente disse que na ocasião levou Lula para uma visita aos aposentos presidenciais, inclusive ao banheiro, e comentou com o petista: “Um dia você ainda vai morar aqui”.

    Na conversa, Fernando Henrique ainda relatou que vai tentar influir na nomeação de alguns embaixadores, em especial na do ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral, para a ONU. Antes de terminar o jantar, o presidente disse que passaria três meses no Exterior e só voltaria para o Brasil em abril. Também revelou que pretende ter uma base em Paris. “Nada mal!”, exclamou. Ao acabar a sobremesa, um dos convidados perguntou se ele seria candidato em 2006. FHC não respondeu. Mas deu boas risadas. Para todos os presentes, ficou a certeza de que o tucano deseja voltar a morar no Alvorada, projeto que FHC desmente em conversas mais formais.

    Embora a convocação de empresários para doar dinheiro a uma ONG pessoal possa levantar dúvidas do ponto de vista ético, a iniciativa do presidente não caracteriza uma infração legal. “Fernando Henrique está tratando de seu futuro, e não de seu presente”, diz o procurador da República Rodrigo Janot. “O problema seria se o presidente tivesse chamado empresários ao Palácio da Alvorada para pedir doações em troca de favores e benefícios concedidos pelo atual governo.”

    O IFHC não será o primeiro no país a se dedicar à memória de um ex-presidente. O senador José Sarney (PMDB-AP) criou a Fundação Memória Republicana para abrigar os arquivos dos cinco anos de seu governo. Conhecida hoje como Memorial José Sarney, a entidade está sediada no Convento das Mercês, um edifício do século XVII, em São Luís, no Maranhão. Pelo estatuto, é uma fundação cultural, sem fins lucrativos. Mas também já foi alvo de muita polêmica. Em 1992, Sarney aprovou no Congresso uma emenda ao Orçamento que destinou o equivalente a US$ 153 mil para seu memorial. Do total, o ex-presidente conseguiu liberar cerca de US$ 55 mil.

  • Edu, olha o contraste: o El País de hoje (dia 20/02/2015), dedica mais de 50 manchetes (com matérias e citação de nomes) ao caso “Suisalão” (ou Swiss Leaks). Aqui na mídia nativa… “zeezerreoró”. Isso tem que aparecer. Se tivesse um petista na tal lista, ainda que de segundo escalão, o nome já estava na boca de “todo mundo e da família do seu Raimundo”. Segue o link:
    http://elpais.com/tag/herve_daniel_marcel_falciani/a/

      • Será que o $$$$$ arrecadado com as vendas das estatais foram para lá fora também????? Duvido nada.

        E a mídia fica caladinha com isso. E depois enchem os pulmões pra falar em liberdade de imprensa, que eles enterraram a muito tempo. Muito mais com esse vazamento seletivo onde a mídia só divulga, o que o dono dela quer que você saiba. O que você não deve saber eles escondem, ou seja, se autocensura.

        Ainda bem que existe essa brilhante ferramente chamada internet. Só assim pra furar o bloqueio da mídia.

  • Prezado Eduardo:

    “Abertura de contas brasileiras no HSBC suíço teve pico durante privatizações de FHC”

    “Entre 1966 e 1967, foram organizadas a Federação Nacional de Bancos ( FENABRAN) e a Federação Brasileira de Associações de Bancos ( FEBRABAN ).

    Em novembro de 1960, instalou-se no Rio de Janeiro o I Congresso Nacional de Bancos, sob a presidência de Francisco de Paula Vicente Azevedo, industrial e banqueiro. Foi presidente do Banco do Estado de São Paulo durante o governo Jânio Quadros e viria a exercer altas funções durante a ditadura militar.
    Azevedo, interpretando o pensamento dos banqueiros, assim se expressou:

    Se optei pelo Sistema Federal de Reserva, é porque estou convencido de que é o que mais atende às peculiaridades de nossa terra. É o sistema estadunidense(sic), eu sou e sempre fui um admirador dos Estados Unidos da América do Norte. Desde menino, considero os Estados Unidos não como aquele urso devorador que se apresentava no século passado, mas sim com um amigo verdadeiro, cujos interesses são comuns a nós, para quem o progresso do Brasil é um alívio e uma grande alegria e de tão grande futuro para o conceito das nações”.

    Excluindo o título que pertence ao artigo de Eduardo Guimarães, todas as demais palavras entre aspas pertencem a Agassiz Almeida no livro A República das Elites – Ensaio sobre a ideologia das Elites e do Intelectualismo, Ed. Bertand Brasil, pags. 254 e 255.

    Agora, pergunto eu:

    1. Analisemos cuidadosamente a frase acima e vejamos se a nossa elite é ou não subserviente ?
    2. Essa é ou não a ideologia que a elite brasileira vem pregando ao longo dos anos e quando alguém ou algum governo levanta-se contra essa subserviência é tratado é tachado de esquerdista/comunista/chauvisita/bolivarianista, etc,etc…

    3. Por que a grande imprensa brasileira não faz escândalos sobre a remessa ilegal de dinheiro tirado do Brasil e enviado para a Suiça e outros paraísos fiscais ?

    4. Qual a posição da FEBRABAN e FENABRAN sobre esse assunto ?

    A turma que diz que a corrupção aqui é muito grande e como essa turma não gosta de andar suja, vai depositar o seu dinheiro na Suiça porque afinal de conta “ A Suiça Lava Mais Branco”, como bem disse o autor do livro com esse título, cujo nome eu não lembro.

  • Olha,

    A esquerda deveria ter um canal de TV aberto , como a direita tem. É incrível a banalização do governo Dilma e do PT como precursor da corrupção no país. Nas redes sociais se vê de tudo, inclusive, com pessoas postando frases do tipo: “Coloca maconha na bolsa da Dilma e mande ela para a Indonésia”. O Pig aposta no ditado: “água mole em pedra dura tanto bate até que dura”. É só notícia ruim, desgastando demais o partido e a presidente. É preciso ter um contra ataque, coisa que só ocorre, na propaganda eleitoral gratuita. Como acabou, agora é só massacre da imprensa. Se não chove, a culpa é de Dilma, se uma árvore caiu do chão, culpa da Dilma e a presidente parece quieta, sem força, sem condições de combater isso. O que adianta descobrir os podres da direita, se essas notícias tornam-se apenas lamentações de intelectuais, tipo reclamando da falta de justiça dos meios de comunicação.

  • O Fernando Henrique Cardoso, fez um governo vergonhoso, contra os interesses nacionais. Meu Deus por que não fizeram a CPI da privataria.Lamentavelmente quem encerrou este processo foi deputado do PT. Em quem acreditar!!!!!

    • A informação que o Edu nos transmite, de um novo pico entre 1997 e 2001, coincide com as duas páginas que acabei de ler em A Privataria Tucana, capítulo 12 – Os Tucanos e suas Empresas-Camaleão.

      As empresas-camaleão e os depósitos no HSBC são da mesma época e só podem resultar das privatizações. É um tanto estarrecedor e é claro, óbvio, que merecia CPI e todos os desdobramentos possíveis.

      Pelo que se depreende desse capítulo José Serra, familiares e turma do entorno se tornaram uma quadrilha de lavagem de dinheiro. Agora entendo porque PHA brinca em todas as ocasiões possíveis com a pergunta: do que vive o Serra? Não me espanta. Conheci essa figura em passant nos anos 70, nas políticas de diretório de bairro, e lembro do mal estar que senti com sua presença e da profunda antipatia que me causou.

  • Edu enviei esse post a todos os meus contatos . Todos os dias surgem notícias do envolvimento do PSDB em desvio de dinheiro público ,e a justiça silencia. Mas o que podemos esperar de ministros do STF, juízes ,promotores ,procuradores… envolvidos com o PSDB . Espero que o DR. Janot tenha a coragem e decência de tornar pública a verdadeira lista dos ladrões DA PETROBRÁS .

  • a covardia do pt em investigar os escândalos tucanos está custando o próprio partido!!! para poupar quem? novos aliados ou até mesmo algumas figuras do partido que já estavam com os pés na lama? é inacreditável.

  • Fora de Pauta

    Manifesto em defesa da legalidade
    sex, 20/02/2015 – 16:16
    Atualizado em 20/02/2015 – 16:31
    Luis Nassif

    É hora de encarar os fatos: há uma conspiração em marcha para desestabilizar o governo, ainda que à custa da desorganização da economia. Não dá mais para tapar o sol com a peneira. É uma conjunção muito grande de fatores:

    A cobertura enviesada da mídia em cima de vazamentos seletivos da Operação Lava Jato. Conseguiram transformar até a Swissleaks em operação Lava Jato.

    O comportamento do Procurador Geral da República Rodrigo Janot, tratando o crime de vazamento de informações como se fosse uma ocorrência normal.

    As declarações sincronizadas da mídia, Joaquim Barbosa e Sérgio Moro, procurando manietar o já inerte Ministro da Justiça.

    A visita de procuradores ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a pretexto de colaborar com as investigações contra a Petrobras.

    Finalmente, a decisão do Ministério Público Federal, de agora há pouco, de dar o golpe final contra as empreiteiras da Lava Jato, inviabilizando-as definitivamente.

    Não tem lógica alegar estrito cumprimento da lei para liquidar com as empresas. Nem o mais empedernido burocrata ficaria insensível aos efeitos dessa quebra sobre a economia brasileira, sobre empregos e sobre o crescimento.

    Qualquer agente público minimamente responsável trataria de apurar responsabilidades e punir duramente as pessoas físicas responsáveis, evitando afetar as empresas, ainda mais sabendo dos desdobramentos sobre a economia como um todo.

    Só intenções políticas obscuras para justificar essa marcha da insensatez.

    PS – Alo, presidente Dilma Rousseff. Esqueça essa preocupação sobre se as pessoas vão ou não duvidar da sua honestidade. Ninguém duvida dela. Eles não estão atrás da sua reputação: estão atrás do seu cargo. Acorde!

    Abaixo, manifesto de personalidades contra o jogo político em andamento.

    Manifesto: O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA

    A chamada Operação Lava Jato, a partir da apuração de malfeitos na Petrobras, desencadeou um processo político que coloca em risco conquistas da nossa soberania e a própria democracia.

    Com efeito, há uma campanha para esvaziar a Petrobras, a única das grandes empresas de petróleo a ter reservas e produção continuamente aumentadas. Além disso, vem a proposta de entregar o pré-sal às empresas estrangeiras, restabelecendo o regime de concessão, alterado pelo atual regime de partilha, que dá à Petrobras o monopólio do conhecimento da exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas. Essa situação tem lhe valido a conquista dos principais prêmios em congressos internacionais.

    Está à vista de todos a voracidade com que interesses geopolíticos dominantes buscam o controle do petróleo no mundo, inclusive através de intervenções militares. Entre nós, esses interesses parecem encontrar eco em uma certa mídia a eles subserviente e em parlamentares com eles alinhados. Debilitada a Petrobras, âncora do nosso desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, serão dizimadas empresas aqui instaladas, responsáveis por mais de 500.000 empregos qualificados, remetendo-nos uma vez mais a uma condição subalterna e colonial.

    Por outro lado, esses mesmos setores estimulam o desgaste do Governo legitimamente eleito, com vista a abreviar o seu mandato. Para tanto, não hesitam em atropelar o Estado de Direito democrático, ao usarem, com estardalhaço, informações parciais e preliminares do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da própria mídia, na busca de uma comoção nacional que lhes permita alcançar seus objetivos, antinacionais e antidemocráticos.

    O Brasil viveu, em 1964, uma experiência da mesma natureza. Custou-nos um longo período de trevas e de arbítrio. Trata-se agora de evitar sua repetição. Conclamamos as forças vivas da Nação a cerrarem fileiras, em uma ampla aliança nacional, acima de interesses partidários ou ideológicos, em torno da democracia e da Petrobras, o nosso principal símbolo de soberania.

    20 de fevereiro de 2015

    Alberto Passos Guimarães Filho

    Aldo Arantes
    Ana Maria Costa
    Ana Tereza Pereira

    Cândido Mendes

    Carlos Medeiros

    Carlos Moura

    Claudius Ceccon

    Celso Amorim
    Celso Pinto de Melo

    D. Demetrio Valentini

    Emir Sader

    Ennio Candotti
    Fabio Konder Comparato

    Franklin Martins

    Jether Ramalho

    José Noronha

    Ivone Gebara

    João Pedro Stédile

    José Jofilly

    José Luiz Fiori
    José Paulo Sepúlveda Pertence

    Ladislau Dowbor
    Leonardo Boff
    Ligia Bahia
    Lucia Ribeiro
    Luiz Alberto Gomez de Souza

    Luiz Pinguelli Rosa
    Magali do Nascimento Cunha

    Marcelo Timotheo da Costa

    Marco Antonio Raupp
    Maria Clara Bingemer
    Maria da Conceição Tavares

    Maria Helena Arrochelas
    Maria José Sousa dos Santos

    Marilena Chauí
    Marilene Correa
    Otavio Alves Velho
    Paulo José
    Reinaldo Guimarães
    Ricardo Bielschowsky
    Roberto Amaral
    Samuel Pinheiro Guimarães

    Sergio Mascarenhas
    Sergio Rezende
    Silvio Tendler
    Sonia Fleury
    Waldir Pires

    Tags

  • Prezado Eduardo, boa tarde.
    O Brasil é um sobrevivente, os escândalos se arrastam desde o Império, até os dias de hoje. Agora mais esta do HSBC… Quando vamos ter a publicação dos nomes de depositantes brasileiros na instituição Suíça??? Independentemente de direita, esquerda, centro…temos que conhecer os nomes dos titulares das contas, e todo aquele que não puder justificar a origem e legalidade do patrimônio, deve ser julgado.
    Se a imprensa ainda não publicou, deveríamos contatar com fontes no estrangeiro. De posse dos nomes, publicar na web. Corrupto é corrupto, não se faz merecedor de respeito. O corrupto, merece os rigores da lei.
    E por favor, não me venham com chorumelas do tipo ” em tal e tal partido não existem corruptos”, já esta visto que se escondem atras das mais diversas legendas.

  • Parece gozação, mas é verdade:

    MPF esquece HSBC, mas mira Guiné Bissau
    SEX, 20/02/2015 – 17:19

    Jornal GGN – As investigações envolvendo as contas secretas do HSBC não foram apenas deixadas de lado pela imprensa, como também pelo MPF, que agora está investigando a doação da ditadura da Guiné Equatorial à Beija-Flor.

    De O Globo

    Ministério Público Federal apura doação da ditadura da Guiné Equatorial à Beija-Flor

    Vice-presidente do país africano também é alvo de investigação. Ele é suspeito de crime de lavagem de dinheiro

    POR VERA ARAÚJO
    A doação de R$ 10 milhões para a Beija-Flor, que teria sido feita pelo ditador Teodoro Obiang, presidente da Guiné Equatorial, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF). As novas versões dão conta de que o dinheiro teria vindo de empreiteiras brasileiras ou de empresas do país africano. O vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, conhecido como Teodorín, de 45 anos, filho do presidente, também é alvo de investigação do Procurador da República Orlando Monteiro da Cunha desde 2013. Em procedimento criminal instaurado pelo MPF para apurar crime de lavagem de dinheiro por parte de Teodorín, foi possível identificar que o filho do ditador tem pelo menos oito veículos de luxo no Brasil, entre eles um Lamborghini Aventador, um Maserati e um Porsche Cayenne, totalizando cerca de R$ 30 milhões, além de imóveis de luxo no país.

  • Só para lembrar: o HSBC London é um dos maiores “investidores” da Eletropaulo. Quando um paulista paga sua conta de luz, está enriquecendo o HSBC. Mais uma obra do governador Geraldo “Alstom”.

  • :

    Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Fora de Pauta. Será?
    Publicado em 20/02/2015
    Utensílios do método
    Gestapo de investigar

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/02/20/utensilios-do-metodo-gestapo-de-investigar/print/

    O “condenado” é induzido” a incriminar o Lula

    TERCIO SAMPAIO FERRAZ JUNIOR, advogado, professor titular aposentado da Faculdade de Direito da USP e autor do livro “A Ciência do Direito” escreveu inspirado artigo em que compara o “método Moro” de investigar à tecnologia da Gestapo.

    A propósito desse notável artigo, o ansioso blogueiro, que já tinha sido advertido para a Guantánamo em que se converteu a Vara do Dr Moro, conversou nessa sexta-feira sombria (em São Paulo, claro) com outro notável advogado, Constitucionalista de renome.

    E ele descreveu alguns novos ingredientes ao “método Moro” de investigar:

    – O “método Moro” quer chegar ao Lula, é o que ele supõe.

    Há a prática do que ele chama de “induzimento”, na investigação.

    Para chegar ao Lula.

    Não basta destruir a Petrobras.

    “Como explicar que os interrogadores exijam, por exemplo, ‘o que você sabe sobre o setor elétrico’?

    ‘A Petrobras eu já sei. Eu quero nos outros setores. O que você sabe? Nas estradas, nas ferrovias, nos aeroportos …’

    Foi o que perguntaram a um executivo já irremediavelmente condenado no “método Moro”.

    “Não basta confessar o que os interrogadores já sabem. Eles querem mais, mais ! Ir além !”

    O Conversa Afiada, aliás, já tinha se dado conta desse “método”, ao mencionar o Procurador Lima num video.

    Esse executivo de empreiteira, por exemplo, foi “induzido” a contar o que sabia sobre a Operação Castelo de Areia, devidamente fulminada no Supremo.

    Como é que o Superior Tribunal de Justiça condenou a Operação ? – o “método” quis saber.

    Uma pergunta, de resto, inútil, já que está tudo documentado no STJ e, agora, no STF.

    Foi a maçã podre, que não dá em pomar tucano …

    Então, por que cargas d’água o “método” queria saber por que o STJ agiu daquela forma, agora confirmada pelo STF ?

    Estranho, não, amigo navegante ?

    – Não ouse mencionar tucano gordo !

    Esse respeitado advogado contou que um executivo foi advertido para não citar parlamentar tucano durante as selecionadíssimas delações.

    Pois, se citasse, a matéria transcenderia a Vara do Dr Moro, para se encaminhar às mãos do Ministro Teori, no Supremo.

    Não ouse !

    – Como o “método Moro” quebrou o sigilo do sistema de comunicação BBM, usado em aparelhos celulares da Blackberry ?

    Um executivo preso na masmorra de Guantánamo se comunicava com o doleiro Youssef – o herói do PiG – através do sistema BBM – http://br.blackberry.com/support/apps/bbm/overview.html – da Blackberry, na suposição de ser sigiloso.

    Agora se sabe que não é sigiloso.

    Mas, como se deu a quebra desse sigilo ?

    Houve autorização judicial ?

    Esse advogado suspeita que não exista essa autorização formal.

    “Mas, como eles são os queridinhos da mídia, procuradores, delegados se sentem ‘autorizados’ a cometer certas ilegalidades”, ele, delicadamente, concluiu.

    Ou seja, o Dr Tercio Sampaio Ferraz acertou na mosca !

    Paulo Henrique Amorim

    Em tempo: Como o objetivo é incriminar o Lula, ou seja, afogar o PT na lama da Petrobras, é por isso que o “metodo Gestapo” e o PiG insistem em chamar o José Dirceu para a roda. E dar à Lava Jato o caráter partidário e eleitoral de que se revestiu o julgamento do mensalão (o do do PT, porque o tucano se desfez como a valentia do Machão do Leblão…

    (Essas observações são do ansioso blogueiro e não de seu discreto informante.)

    • Essa turma comete essas ilegalidades pq o objetivo deles não é, e nunca foi, produzir uma investigação capaz de resultar em uma condenação formal.

      Pra eles, basta jogar a lama no ventilador da imprensa marrom. E só.

      Se a ação for enterrada por causa da EVIDENTE perseguição política e dos métodos ilegais, pra eles, tudo bem, pois a imprensa já terá julgado e condenado e transformado mentiras em verdades, inocentes em culpados.

      A aparência é o que importa, afinal. Haja vista os condenados na AP 470, sem prova alguma. Basta estar pintado de culpado e a imprensa faz o resto.

      Se a ação prosperar, então, é lucro, pois o STF estará avalizando métodos claramente ilegais e autorizando oficialmente a perseguição política, assim como autorizou o inconstitucional Tribunal de exceção que foi a AP 470. Esses criminosos togados e distintivados agradecerão e arrasarão com todo e qualquer “inimigo” – ou seja, quem quer que não aceite a ditadura por eles imposta.

      O Judiciário é o poder mais importante da República. É quem diz o que pode e o que não pode. É o deus dos limites, que tem poder sobre os atos e decisões dos outros, mas que é intocável nos seus.

      E seus membros NÃO são eleitos, mas são os filhos da oligarquia que sempre mandou no país.

      Seria tolice achar que ficariam olhando um governo acabar com os privilégios de sua classe, ou que se satisfariam com a manutenção de seus privilégios específicos (como ocorreu no caso do teto salarial, um completo absurdo e uma canalhice sem par).

      Não esqueçamos que lidamos com um poder que conta com um Ministro que tem capangas!

      Rasgar a Constituição e os princípios do Direito, pra eles, é como beber água. Coisa pequena e cotidiana.

  • Gente, assunto fora de pauta. Miguel do Rosário do blog Ocafezinho perdeu em última instância na ação que o Ali Kamel lhe impôs. Não vou nem comentar essa infâmia de uma justiça que serve apenas a interesses de gente ligada a Globo. O fato é que há um SOS Cafezinho em curso. Amanhã mesmo darei minha pequena contribuição. Se aqui, o Edu conseguiu ajudar aquele senhor a recuperar seu carro depois do ataque das manifestações de Black blocs, acredito que nossa rede reconhece e pode ajudar os blogueiros que estão fazendo um papel digno, apesar disso tudo que está acontecendo. Também já assinei o manifesto contra a desestabilização do nosso governo e da Petrobrás (li agora no Nassif). Vamos resistir até ter o mínimo de condições de liberdade de expressão para todos e de justiça para todos. Vamos lá, a hora é essa!

  • O tema privataria — termo cunhado pelo jornalista Elio Gaspari — sempre será um dos maiores calcanhares de aquiles de toda e qualquer tentativa tucana de obter o poder central do país. Não é à toa que os tucanos tentam vincular, p.ex., a abertura futura de capital da Caixa Econômica à sua própria privataria. Não é segredo para ninguém, mesmo para a grande massa, que as privatizações se deram de forma selvagem, deletéria para os interesses do país. Não por acaso, em 2018, o PSDB completará a impressionante marca de 16 anos fora do poder. Muita coisa. E não é só. Será que o tucanato chegará a 2018 com alguma candidatura viável? Pouco crível, a julgar pelo escancarado mal planejamento da gestão hídrica de SP e da péssima administração no PR, que rende um caos nos dias atuais — que também não vem merecendo grande atenção da grande imprensa.

    O grande fiador da continuidade do PT no poder, até aqui, é a falta de qualidade da gestão de seu principal adversário, o PSDB. Sangrando e tudo, sem alguma alternativa, o PT ainda poderá muito bem seguir em frente, para deixar o PSDB fora do poder central por impressionantes 20 anos.

    O PSDB parece morto. O que não significa que inexistam outros adversários. O que me dizem, e.g., de um certo PMDB, que existe por aí, com planos para candidatura própria à presidência em 2018?

  • Tem TUCANO GORDO na lista, ‘AMORE’ !!!

    Aonde o FHC conseguiu grana para comprar um mega apartamento milionário na Avenida Foche em PARIS, o metro quadrado mais caro do planeta ?!?!

    Aonde o $erra conseguiu dinheiro para comprar uma mansão nos Jardins !?!?

    Aonde a filha do $erra conseguiu 100 MILHÕES para se associar a Paulo Lehmman, o homem mais rico do BRASIl, dono da AMBEV, na compra da singela ‘sorveteria’ DILETTO ?!?!

    Atrás desses FATOS ninguém informa nada, mas sobre a estultície de o lulinha ser dono da FRIBOI, ou sobre a mentira deslavada de uma megafesta dada por LULA, há uma enxurrada de manchetes.

    Gente … Do jeito que a coisa vai, em breve mudarão o nome do BRASIL para TUCANOLÂNDIA !!!

    É O FIM DOS TEMPOS !!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Estranho… Temos um governo eleito democraticamente e ao mesmo tempo uma ditadura de grandes poderes como a mídia, setores do congresso e a justiça (como se vê no Paraná e no próprio STF). Atuam na contramão da democracia e até da legalidade, se impondo e isolando o governo. Parecem não ter limites. O HSBC não interessa. Só o próprio interesse. Para isso quebram o país, a Petrobras, as empreiteiras, não importa que o povo fique à míngua. O que pode barrar essa gente?

    • THAT’S THE POINT !!

      O Problema não é o PT, o problema é a ‘BANCA’ !!!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • o triste que ficamos defendendo petistas e os deputados e senadores petistas dormindo em berço esplendido, achando que se vier um golpe eles estarão isento, se a Dilma peidar no outro dia tucano estão ventilando pelos quatro ventos, mas deputados petistas tudo quieto

    • Os parlamentares do PT, e todos os que defendem o BRASIL contra a esbórnia dos BANCOS, estão amordaçados, companheiro !! Ainda não percebestes, não ?!?

      Porque se calam !?! Pelo mesmo motivo que JÂNIO QUADROS (do you remember?!) não podia falar e esperou inutilmente que o POVO BRASILEIRO o reconduzisse ao poder depois da renuncia…

      Precisa desenhar ?!?

      It’s all BU$INE$$ !!

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • EDU, que tal uma matéria sobre a entrega do superavitário BAMERINDUS ao HSBC na ERA DAS TREVAS do FDP, digo, FHC !?!?

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    • EM TEMPO: entrega do superavitário BAMERINDUS pelo valor simbólico e singelo de US$ 1,00 …

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Aos poucos a ficha está caindo. O Partido da Imprensa Golpista – PIG e os cambadas da Elite Brasileira, todos envolvidos até a alma na lama da corrupção, e nunca antes investigados pelos governantes passados, estão vendo suas vestes caírem com a investigação feita pelas Instituições Investigativas, sob o comando da Mulher guerreira que é Dilma. Por Isso, fazem uma cortina de estardalhaço terrorista!

  • MOVIMENTO BOICOTE, DESINVESTIMENTO E SANÇÕES DIA 03 DE AGOSTO NA PUC DE SÃO PAULO DEZ ANOS DE MOVIMENTO QUE DEVE SE ESTENDER A TODOS OS PORCOS FASCISTAS DE QUALQUER CREDO.

Deixe uma resposta