G1 desmente confisco da poupança, mas publica comentários endossando a farsa

denúncia, Sem categoria

boato

 

Apesar do desmentido oficial do Ministério da Fazenda informando que é falsa a informação de que o governo federal, após o Carnaval, irá confiscar poupanças depositadas na Caixa Econômica Federal, esses boatos continuam sendo espalhados, ainda que com menor ímpeto.

Na sexta-feira, principalmente através da rede social para celulares whatsapp, espalhou-se com maior intensidade uma montagem grosseira, repleta de erros de português e até do nome da instituição financeira federal que confiscaria poupança.

caixa

Ainda na sexta-feira, no fim da tarde, o Ministério da Fazenda soltou nota em que desmente o boato.

caixa 2

Apesar do desmentido oficial, porém, uma segunda matéria falsa, agora melhor elaborada, continuou espalhando o boato. Tratou-se de falsificação em nome do portal G1, da Globo.

caixa 3

A melhor elaboração da farsa – agora sem os erros grosseiros da primeira – revela ação orquestrada no sentido de espalhar pânico. A pouca divulgação do desmentido e o “êxito” da farsa grosseira estimularam outros grupos a continuar espalhando Pânico.

Pouco após a falsificação de notícia do G1 ter se espalhado, o portal divulgou nota dúbia “desmentindo” que tivesse publicado a “notícia”.

caixa 4

Como se vê, já a partir do título da matéria o portal deixa no ar uma dúvida: “governo nega”. E o desmentido de que a notícia foi publicada por aquele portal é inexplicavelmente discreto.

O mais espantoso é que a grande maioria dos comentários de leitores apostos à nota do G1 trata de pôr em dúvida o desmentido, o que ajuda a manter vivo o pânico.

caixa 5

No total, até o momento em que o Blog checou o “desmentido” do G1, havia 172 comentários. Em sua quase totalidade, desmentiam o desmentido e endossavam o boato. Ou seja, o portal da Globo publicou um desmentido que colocou em dúvida a si mesmo.

O mesmo acontece em outros grandes portais de internet que desmentiram o boato; publicaram comentários de leitores pondo em dúvida os desmentidos.

O resultado está sendo a continuidade do pânico. Leitores continuam enviando mensagens informando que, até o momento, muitos não acreditam no desmentido das autoridades.

caixa 6

Um leitor do Blog chega a informar que, apesar de ter assegurado para a própria mãe que não haverá confisco algum, ela não acredita e continua divulgando a “informação” alarmista.

—–

Wanderson Flávio

Enviado em 14/02/2015 as 21:09

Essa mentira está sendo enviada pelo Whatsapp também. Preocupada, minha mãe entrou em contato comigo no começo da noite de ontem para perguntar-me se tinha visto algo sobre confisco de poupanças da Caixa porque a irmã dela (minha tia) havia dito que “viu na TV”. Quando questionei em qual programa, canal, etc., já dizendo que era uma mentira de golpistas querendo derrubar a presidenta recém-eleita, minha mãe ligou imediatamente para minha tia. Então elas me enviaram a seguinte mensagem:

“Galera quem tiver dinheiro na conta poupança da Caixa

Tira !!! Mês que vem o governo vai congelar todas as contas poupança da caixa

Acabei de ficar sabendo,por uma pessoa q trabalha na área

Só pra avisar

E quem puder repassa o aviso

Não sei se é verdade mas é bom procurar saber.

To só repassando” (transcrição literal)

A preocupação da minha mãe é por ter uma quantia não tão grande (menos de 10 mil reais) depositada na poupança da Caixa. Após essa conversa com minha tia e antes de buscar mais informações comigo, pensou até em sacar todo o valor depositado.

Eduardo, a Caixa precisa encontrar uma forma urgente de desmentir essa palhaçada. Como possui os números de telefone dos clientes, seria o caso de promover uma estratégia de comunicação direta com todos eles. Seja por mensagem gravada ou por mensagem de texto.

—–

Vários leitores continuam enviando mensagens relatando que conhecem alguém que, na semana que chega, pretende tirar sua poupança da Caixa. Até porque, a grande mídia empenhou-se pouco ou nada para desmentir o boato.

Quem fizer saques de sua poupança na Caixa vai se prejudicar e prejudicar a instituição. Se não for aniversário da conta-poupança, perderá os juros. Já a instituição financeira terá perda de depositantes. Isso sem falar no sofrimento mental desnecessários de pessoas humildes que estão acreditando nessa estratégia vergonhosa dos grupos que querem depor Dilma Rousseff.

A prisão e divulgação dos nomes dos criminosos que estão praticando esses atos é vital para impedir sofrimento da população e até danos sérios ao sistema financeiro.

Aliás, vale lembrar que essa prática de divulgar boatos pode ser feita em um sem-número de setores. Pode causar pânico na saúde, na educação, em tudo o que o governo controla.

Que tal as autoridades se mexerem e exigirem da imprensa desmentidos mais claros e contundentes, de forma que a população seja adequadamente informada?