Um Congresso enterrado na Lava Jato não tem moral para derrubar Dilma

Análise

congresso

 

Não é por bondade ou espírito democrático que peões da mídia antipetista vêm se opondo aos delírios golpistas de tucanos de pijama e/ou daquela turma que quer a volta do regime militar. Apesar do risco que o inconformismo da oposição em ficar mais quatro anos fora do poder gera à nossa ainda estreante democracia, analistas políticos sabem o que vem por aí.

E o que vem por aí não é pouco. Um passarinho do Planalto Central bateu para este blogueiro que, na melhor das hipóteses, pelo menos TRÊS senadores da oposição estão envolvidos até o pescoço nas delações premiadas. Isso no Senado. Agora imagine na Câmara, leitor, onde a tonitruante operação da PF fará o maior estrago.

Seria até engraçado que dezenas e dezenas de parlamentares indiciados por corrupção se dessem ao desfrute de discutir a deposição de uma presidente da República reeleita por 54 milhões de brasileiros – e contra a qual não pesa um mísero indício – enquanto estiverem respondendo a inquérito judicial amparado não em injunções políticas, mas em provas concretas.

O Congresso, antes de querer derrubar alguém de outro Poder, terá que discutir cassações de seus próprios membros.

Nas semanas que se avizinham, portanto, a Justiça irá divulgar os nomes de dezenas e dezenas de parlamentares cujas digitais foram encontradas pelas investigações da Operação Lava Jato. E a oposição sabe muito bem que não passará incólume.

Aliás, outro dado importante é o de que as investigações da Lava Jato já estão chegando a Estados e Municípios. Em breve, o Brasil descobrirá que governadores e prefeitos, ao contrário da presidente da República, deixaram digitais nos cofres das empreiteiras bandidas.

Quanto ao desabamento da popularidade de Dilma, é conjuntural. Decorre de um mês de janeiro no qual ela se expôs com (inevitáveis) medidas de austeridade e nomeações de ministros indicados pelos partidos conservadores da base aliada. Mas uma outra pesquisa do mesmo Datafolha mostra que há um caminho para Dilma se recuperar.

Em setembro do ano passado, o instituto de pesquisas da Folha de São Paulo pesquisou a ideologia dos brasileiros e descobriu um dado surpreendente: o brasileiro é mais de direita em temas comportamentais como aborto, idade de responsabilização penal etc., mas é mais de esquerda em questões econômicas.

Abaixo, trechos daquela pesquisa.

“(…) Em meio ao debate eleitoral, a parcela de eleitores brasileiros afinados com temas defendidos pela direita (45%) supera atualmente à de eleitores mais afinados com as ideias ligadas à esquerda (35%). Esse resultado mostra uma mudança na opinião dos brasileiros em relação a temas relacionados a comportamentos, valores e economia, que resultam nessa segmentação

 (…) 

Ao tratar somente de temas comportamentais e ligados a valores, os segmentos da população com mais afinidades com a direita (55%, sendo 15% de direita, e 40%, de centro-direita) superam os mais ligados à esquerda (25%, sendo 3% afinados com a esquerda, e 21%, com a centro-esquerda). O centro puro, neste caso, abrange 21% do eleitorado. Em novembro de 2013, 49% estavam posicionados à direita (12% à direita, e 37%, à centro-direita), 29% nos segmentos à esquerda (4% na esquerda, e 25% na centro-esquerda), e 22% no centro.

Quando se consideram apenas aspectos econômicos, 30% mostram mais afinidades com temas ligados à direita (20% na centro-direita, e 10% na direita), e 43%, com temais ligados à esquerda (18% na esquerda, e 25%, na centro-esquerda). A fatia dos que se situam no centro abrange 27%. Em novembro de 2013, a parcela situada à esquerda era de 46% (21% à esquerda, e 25% na centro-esquerda), enquanto 26% estão mais afinados economicamente com a direita (8% com a direita, e 18% com a centro-direita). A fatia dos que se situam no centro para temas econômicos ficou estável, em 27% (…)”

Como se vê, de 2013 para cá o brasileiro foi mais para a direita. Em termos políticos, muito mais. Em termos econômicos, porém, bem menos. Em resumo: somos caretas no comportamento, mas queremos proteção do Estado. Daí o resultado do Datafolha de sábado passado, que expressou preocupação da sociedade com a possibilidade de Dilma adotar o programa econômico da oposição, já que a própria esquerda a acusou disso.

Esse dado sobre a incoerência ideológica do brasileiro e sobre seu “endireitamento”, aliás, exige uma reflexão não só de Dilma, não só do PT, mas da esquerda brasileira em geral, inclusive da oposição de esquerda. O discurso esquerdista está seduzindo cada vez menos este povo. Atribuir isso só a Dilma ou ao PT é suicídio político.

Entretanto, é através da economia que o governo Dilma poderá recuperar a popularidade. O que manteve o PT no poder por mais de uma década tem sido a maior presença do Estado na economia e na vida dos cidadãos. É o que o povo quer, em grande parte. Dilma, portanto, precisa mostrar que seu governo não mudará de rota.

Como se vê, a oposição pode até estar vencendo o jogo neste momento, mas esse jogo não terminou. Vai durar mais quatro anos. Dá para virar e, se bobear, dá até para vencer de goleada.

109 comments

    • Sou fã do Bob e compreendi perfeitamente seu ponto de vista. Mas de onde ele tirou que o camarada que está inscrito em divida ativa é corrupto?? Sonegação é uma coisa, dificuldade para quitar tributos ( principalmente aqui) é outra…

      • Em qualquer país civilizado sonegação é crime e dá cadeia. Vá sonegar nos seus amados States e se defenda dizendo que teve “dificuldade pra pagar impostos”. Vocês são patéticos

        • Menos… Não entendi a ofensa já que estamos concordando que sonegação é crime. Inscrição em divida ativa pressupõe que houve a declaração do rendimento, faturamento, mas por razões diversas não foi possível quitar. Em qualquer lugar do mundo, mesmo nos ( meus amados?!?!) EUA há uma dintinção entre o dolo da sonegação e eventuais restrições por inadimplência.

          • Tirar o dinheiro do cofre é roubo, não colocar o dinheiro devido no cofre e por no bolso também é roubo.
            Não precisa confundir, é fácil entender.

  • a ida desse procurador geral na matriz da oposição, me preocupa, pois se há silêncio aos nomes da lista do hsbc,(silêncio esse, pois sabemos que toda a midia maldita, enfiou dinheiros roubados do país lá) não poderá ocorrer também silêncio com os bandidos , tanto do pt quanto da oposição? tomara que eu esteja errado.
    reinaldo carletti

        • Claro que pra hipócritas que só querem investigação de adversários políticos enquanto apoiam corrupção de aliados investigar a todos é ruim. Entendo você, seu hipócrita descarado

      • Desenhemos…

        Quem tem pecado não tem moral pra apedrejar. O sujo não tem moral pra falar do esfarrapado.

        Simplificando ainda mais: quem está nas mesmas condições de outrem não pode condená-los por isso. É isso que “não ter moral” significa, pois quem julga e condena está, supostamente ao menos, em um patamar moral superior – ou seja, sem as mesmas máculas de quem está sendo julgado.

        E os supostos juízes do Congresso estão exatamente nas mesmas condições do governo federal, envolvidos com o mesmo escândalo, e sendo acusados da mesma forma.

        Governar, porém, não é condenar, nem julgar, nem criticar. Não é apedrejar, enfim.

        Quem está sendo acusado – e em especial da forma leviana que vcs falsos moralistas sempre adoraram – tem todas as condições pra governar até que a acusação tenha alguma substância.

        Laranjas e maçãs, pura e simplesmente.

  • Vamos vencer sim se Deus quiser Eduardo! Estamos do lado certo poxa! Já pedi para Nossa Senhora Aparecida ajudar, não deixar o Brasil voltar ao tempo em que os filhos mais humildes dela eram esquecidos.
    Um abraço!

  • Parabéns Edu! E que os anjos digam amém. Votei em Dilma, acredito em Dilma e ela será vencedora. Sua honestidade e trabalho serão valorizados pelos brasileiros conscientes! Deixem a Presidenta trabalhar!

  • Um Congresso onde 276 deputados elegem um Eduardo Cunha como presidente, não merece nosso respeito. Abomino esses políticos medíocres que obscurecem o Parlamento levando o país às trevas, como costuma dizer Jean Wyllys.. Infelizmente muitos votam pelas benesses que recebem dos políticos de BENS!

      • Exatamente. Pelo meu estado! No Rio, principalmente no norte fluminense, há anos a política obscura é comandada por esse grupo estranho e cheio de processos. Desde a época de Garotinho onde se valiam da rádio Melodia, onde garotinho tinha voz até mesmo enquanto governador. Picciani, e filho, Eduardo Cunha, garotinho e muitos outros já estiveram juntos em vários casos já conhecidos. Dá tristeza saber que meu estado elegeu esse homem para deputado . Votei no Alessandro Molon e votarei sempre. Não acredito que Eduardo Cunha tenha sido vencedor na minha cidade, Rio de janeiro.. Só em ouvi-lo, ou analisar suas feições, já dá para entender o tipo de criatura que é, haja vista o seu comportamento esdrúxulo como Presidente do Congresso. E os deputados que o elegeram são farinha do mesmo saco. São as TREVAS!!!! Temos que tentar clarear esse Congresso! As trevas não podem persistir!

  • Moralmente, o Congresso infecto não poderia julgar a Dilma. Mas quando foi que o Congresso se preocupou com a moralidade?

    É apenas mais uma palavrinha bonitinha que é defenestrada assim que se torna inconveniente.

    Qto a pesquisa do posicionamento do brasileiro, ela depende do que os pesquisadores consideram direita, centro e esquerda, e quais temas estão relacionados a essas posições. Dependendo dos critérios, eles podem estar muito errados.

    A mina impressão é que houve mesmo essa guinada de pensamento, e isso se dá por um motivo bem óbvio e simples: COMUNICAÇÃO.

    A internet permitiu que os monstros saíssem debaixo das camas e lhes deu voz. Hoje, a fala de um Boçalnaro é levada a sério, um Olavo de Carvalho é considerado “intelectual”, um Constantino e um Lobão são mais do que meras figuras folclóricas e caricatas.

    Depois de ganharam força nas sombras da internet, essas ideias retrógradas chegam ao “mainstream” como novidades, e jornalões não se constrangem mais em considerá-las como válidas. E dos jornalões, essas ideias chegam ao povão.

    Levou quase uma década. O mesmo tempo no qual um processo quase idêntico ocorreu nos EUA na década de 90, mas com as rádios no lugar da internet.

    E qual a resposta a isso? Ocupar a internet e criar um meio de comunicação em massa de esquerda pra disputar o meio de campo.

    Enquanto ficarmos dispersos em meia dúzia de blogs pessoais e sem nenhuma capacidade de produzir notícias ou de nos unir (aliás, é impressionante como os seguidores de cada blogueiro parecem nutrir uma antipatia pelos leitores dos outros… é o que o isolamento num mundinho fechado provoca…), não vamos sair do lugar, exceto pra ir pra trás!

    Um blog não pode ser uma ilha.

    • Acho que na base de tudo está a Educação, capacidade crítica, lógica. A internet possibilitou muita coisa mas também emplastou tudo; se a pessoa não tiver uma base não discrimina bem a informação e é mais facilmente levada pelos Constantinos da vida. Leitura crítica de mídia deveria constar do currículo das escolas.

      • É verdade que a educação reduziria muito o número de trouxas que compram essas ideias absurdas.

        Mas não é a raiz do problema. Afinal, muita gente inteligente e culta adotou o nazismo e o fascismo.

        Pessoalmente conheço gente que lê muito e que adora o Olavo. Que acha q o Constantino tem um QI acima do das amebas. Gente razoavelmente inteligente – advogados, inclusive – que acha que o bom mesmo seria retornar ao século XII, restringir o sufrágio, colocar as minorias “em seu lugar natural”.

        Claro, chamar essas pessoas de “inteligentes” é uma ofensa à inteligência, mas são pessoas que tiveram uma boa educação.

        Não é falta de educação, mas excesso de arrogância, de doutrinação e propaganda. E completa falta de caráter mesmo.

        Tanto que essas pessoas acham que podem criticar Marx sem NUNCA TÊ-LO LIDO. É um sintoma da doutrinação: eles creem tanto e tão profundamente nos doutrinadores, que acham que não precisam verificar se eles estão falando a verdade. Tbm é um sintoma da falta de caráter, pois adotam uma posição que não querem saber se é verdadeira ou falsa, apenas por ser conveniente, por seguir na mesma direção do seu interesse.

        • Hoje constatei isso que você diz, Ricardo Pierri. Fui localizada através do fb por amigas da minha mãe (já falecida): duas professoras aposentadas, idosas. Ficamos ‘amigas’ no fb há poucos dias.

          Hoje lanchamos juntas e foi uma experiência reveladora. A certa altura uma delas me perguntou como eu podia votar no PT, que está quebrando o Brasil. Passamos a conversar sobre política e elas reproduziram todos os estereótipos sobre o bolsa-família, etc. Mas ficaram curiosas para entender o que pensa um ser que vota no PT.

          Ao longo da conversa ficou claro que há hoje no Brasil duas verdades. A verdade criada pela mídia e a outra, que tenta se informar além da mídia, que vai às fontes (IBGE, site do Bolsa-Família, etc.) e que também poderíamos chamar de a verdade dos blogs sujos.

          O fosso é grande, é um fosso de visão de mundo, de linguagem e de informação. Elas disseram não entender os meus posts, são versões muito diferentes das que elas veem, então não entendem. São mulheres inteligentes e ainda cheias de vivacidade, não é essa a questão, é a da existência de um fosso mesmo. É um fenômeno.

      • Portanto não é uma questão de moral para, e sim, motivo para. Acho um equívoco defender-se alegando que que o acusador não tem moral, que de fato no caso não tem. é dar munição para a posição canhalha ou tola, ai sim, dos nossos acusadores. E Eduardo, sou seu leitor e admirador há anos, leio seu blog quase diariamente, fui um dos que entrou na ação contra aquele pulha do Gilnar Mendes, etc. Vou creditar o “tolinho” ao ambiente de guerra que tu enfrentas no teu blog e ao açodamento das repostas. Um abraço.

  • Ótimo esclarecimento. Através da conexão que você fez das duas pesquisas deu para entender porque caiu tanto a popularidade – juntou o efeito ético/moral da corrupção ao da queda da economia.

    Depreendo disso que a presidente deve (imaginei um roteiro, olha a empáfia!):
    -Garantir para o povão clara e tranquilamente (sem números) que os ajustes não mexeram naquilo que levou à melhora de vida nesses anos todos (emprego, salário mínimo, bolsa-família, estudo). Quanto ao seguro-desemprego dizer que foram detectadas muitas fraudes e que o congresso está estudando a questão. Ou seja, que o governo continua com sua perspectiva trabalhista e que não abre mão dela.
    -Transmitir otimismo, dizer que é possível superar a crise e dar foco na Pátria Educadora.
    -Falar que está satisfeita com os avanços da investigação Lava a Jato, mas preocupada com a difamação da Petrobras pois é a empresa mais importante para o desenvolvimento do Brasil e que a corrupção é localizada em dois diretores de uma empresa com quase 100 mil funcionários qualificados e honestos. Frisar que ela é do povo brasileiro e que se tornou ainda mais importante para o povo a partir do sistema elaborado no governo Lula que garante por lei dinheiro da Petrobras para a educação e para a saúde. E que o pré-sal ultrapassou as expectativas de produção e a Petrobras acabou de ganhar um prêmio internacional – eu se fosse ela colocaria ao fundo aquelas imagens lindas e grandiosas da Petrobras. Pronto, rs.

    Sem explicações detalhadas, sem tom de defesa, com assertividade.

  • Acho que a esquerda não deveria engajar-se tanto em temas como o aborto. Ganha-se no periférico e perde-se ( e muito ) no essencial, que são os assuntos políticos e econômicos.

  • Ola Edu, não sei porque defender esses eleitores brasileiros,
    no momento que sabemos que 1% detém 99% dos bens mundiais
    então ser de direita e ganhar o Troféu ” Mula Manca” que hoje está
    no poder dos paulistas .O que vc faz aqui nesse blog, é sim defender
    os brasileiros, e principalmente os que menos entende das coisas
    políticas. Viva a Rede Globo, que manipula, mas não come criancinhas
    como os comunistas.

    um grande abç.

    • Gozado como vc fala que “o julgamento é político”, depois de dizer que eles “podem” pq as leis permitem.

      Onde é que as leis falam que o impeachment ´´e um julgamento político?

      Ou vc segue a lei, ou não segue. Ou só fala delas quando lhe é conveniente, mas as esquece no fôlego seguinte?

      A lei lista exaustivamente os casos em que cabe impeachment. Dentre eles não há o crime de vc não gostar da Presidenta, ou da maioria do Congresso desejar vê-la pelas costas.

      E sabe pq isso? Pq seria dar ao Congresso o poder de cassar a escolha do povo. Não precisa ser muito inteligente pra perceber algo tão óbvio e entender a razão pela qual um impeachment não pode ser um julgamento político. Tá na cara de todo mundo, só precisa não escolher não ver, né?

    • O grande jurista Pedro Serrano nos ensina com uma clareza tão intensa que até cega quem NÃO quiser enxergar: O julgamento é político por se dar no congresso e não no judiciário. Isso não quer dizer que não necessite de provas. Na falta delas o judiciário poderá até anular o que o congresso decidiu. Nem desenhando explica melhor.

  • Enquanto tiver emprego e melhores salários,o povão sempre estará com a Presidenta,assim como medidas sociais,que o governo pense muito antes de fazer cagadas,com o tal Levy.

  • Tudo bem que muita gente está queimada nessa Lavajato, Edu.

    O problema é que há alguém do Planalto que está vazando tudo pro PIG, seletivamente e prejudicando o PT, e pode ser que, quando essa lista com os nomes dos políticos da oposição saírem, seja tarde demais, entende? Pode ser que quando essa lista sair, o PIG já tenha fritado a imagem do PT e colocado a população coxinha e de extrema-direita nas ruas.

    Daí para que seja instaurado o processo de impeachment é um pulo, até porque o presidente da Câmara e boa parte dos deputados não vai com a cara da Dilma.

    A situação é muito delicada.

      • Isso é uma coisa que eu não entendo: como a mídia tem acesso a documentos da investigação e o governo, que esta mesma mídia vilipendia com base nesses documentos, não tem?

        É normal que documentos de um processo criminal (imagino que deveriam ser sigilosos) sejam publicados tão à vontade na mídia? Parece que todos acham normal.

        Mas pode isso?

          • Renata, valeu por compartilhar esse texto. É irretocável.

            E levanta uma questão que, na minha humilde opinião, mereceria um texto do Edu: como é que a lava-jato caiu nas mãos de um juiz que expressou opiniões tão absurdamente autoritárias há apenas 10 anos?

            É coincidência demais.

            O texto do Moro é uma obra prima do absurdo fascista. Tem de tudo lá: arrogância elitista, os fins justificando os meios, corporativismo… É PROFUNDAMENTE anti-democrático e procura uma forma de justificar a “correção” das escolhas democráticas por um judiciário que está acima e além do “populacho”. Um judiciário que, em última análise, se acredita “melhor” por seus membros – na maioria não coincidentemente filhos da classe dominante – terem nele adentrado por um suposto “mérito”, o que faz deles “legítimos”, enquanto os escolhidos pelo povo são “ilegítimos”.

            São opiniões reacionárias, fascistas, ditatoriais. Ele claramente defende um judiciário não apenas ativista, mas autoritário, “regulando” – a partir do ponto de vista da classe dominante que o compõe – a sociedade “inculta”.

            Caraca, fiquei impressionado. Ainda não li todo o texto do Moro, mas já deu pra perceber de onde o cara vem e, mais importante, pra onde ele quer ir e COMO ele quer chegar lá.

            Certamente, ele foi ESCOLHIDO a dedo pra tocar a Lava-jato. É algo que PRECISA ser investigado e denunciado, sob pena de cairmos numa ditadura do judiciário – uma ideia fundamentalmente aristocrática e fascista que pelo menos desde a época de FHC vem sendo cultivada dentro daquele poder…

        • Pros tucanos póóóóóóde….

          Eles são especiais, pq são amigos do rei – ou melhor, da imprensa -, que tudo pode.

          Privilégio é isso. Bom pra quem tem. Péssimo pra quem não tem. Não é a toa que os privilegiados lutam com tantas forças pra conservar as coisas como estão…

          • Ricardo, também fiquei abismada com o texto do Moro. Perigoso. Um cara que parece se achar o condutor da moralidade e da limpeza do mundo político. Que há anos tinha o anseio de conduzir uma mega operação nos moldes da italiana. O texto do Moro esclareceu a denúncia que o PHA postou sobre a ‘tortura’ a que estão sendo submetidos os prisioneiros da lava-jato: tudo por uma delação premiada. Dá para entender também os privilégios dados ao prisioneiro Youssef. Há algo de muito errado em tudo isso.

  • Os pseudos esquerdistas só sabem bater no PT, perde eles perde o PT e principalmente o povo brasileiro ,basta ver o resultado das ultimas eleições,o congresso está cada vez mais conservador, ditador e com mais corruptos Eles mais confundem o eleitor do que esclarecem. A vaidade predominou e predomina, fazendo a esquerda esquecer da sua responsabilidade de ajudar o PT a governar esse país .” Oposição de esquerda ou golpistas Disfarçados”??????????Quando eu me lembro de esquerdistas de braços dados com o PSDBDEM para ferrar o PT chego a sentir nojo, na minha opinião esquerdista que é realmente esquerdista não sai de braços dados com a extrema direita.

  • Edu, li o seu artigo, sinto as coisa ligeiramente mais calmas, o PT saiu do córner e começou a agir. A Presidenta disse que depois do Carnaval vai a Televisão ( li em algum lugar). Lula assume a articulação do PT.
    O duro é sempre o problema da comunicação: Já que Cesar dizia que a mulher de Cezar não basta ser honesta, a mulher de Cesar tem que parecer que é honesta. Se o doleiro escondeu um avião na sua declaração de bens, mentiu para a Justiça e o depoimento deveria ser anulado, mas ao invés disso só vemos o PIG falar em: José Dirceu, Palloci e Vaccari, é dose! (e agora sabemos que Pizzolato não terá novo julgamento na Itália, guenta coração, esse pessoal se protege).

  • Deus te ouça, Edu! Todos sabem que tem muita gente com rabo preso, gritando pega ladrão. Mas espero que esses gatunos apareçam logo na investigação, antes que o PIG engula o PT. Abraços!

  • Prezado Eduardo:

    Hoje, quando o PIG passou o dia todo falando da extradição de Pizolato para o Brasil, e considerando que ele está na Itália e que você disse o que segue abaixo:

    “E o que vem por aí não é pouco. Um passarinho do Planalto Central bateu para este blogueiro que, na melhor das hipóteses, pelo menos TRÊS senadores da oposição estão envolvidos até o pescoço nas delações premiadas. Isso no Senado. Agora imagine na Câmara, leitor, onde a tonitruante operação da PF fará o maior estrago.”

    “Nas semanas que se avizinham, portanto, a Justiça irá divulgar os nomes de dezenas e dezenas de parlamentares cujas digitais foram encontradas pelas investigações da Operação Lava Jato. E a oposição sabe muito bem que não passará incólume.”
    Estou ansioso para saber quem vai ser o nosso Felix Bulla.
    Obs: Felix Bulla viveu na Itália no século II ou III depois de Cristo e foi considerado o rei dos ladrões. Esse cara era salteador de viajantes nas estradas romanas( assaltava particulares). No caso brasileiro o nosso Felix assaltava ou será que ainda assalta os cofres públicos ?
    Se a justiça brasileira for realmente a justiça do pais e não de um partido político, digo que Geraldo Vandré deu uma de pítonisa ao dizer nos anos 60 ” é a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dá.
    Aguardemos essas próximas semanas que você falou.

  • Dá uma pista de quem são esses três senadores, Edu! Ou diz ao menos quais os Estados e os partidos deles! Eu aposto que são três tucanos, sendo um do MG, um de SP e outro do PA. Acertei algum? Fala aí, por favor, que a curiosidade tá grande! A dúvida permanecerá de todo modo, pois nesses estados há mais de um senador da oposição.
    Abraço e Parabéns pelo Blog!

  • É muito fácil responder essa questão sobre o padrão ideológico da maioria dos brasileiros : a grande responsável pelo reacionarismo dos brasileiros nos costumes é a mídia, que também o é pela expressiva parcela da população que situa-se na direita do campo econômico(basta refletir, o sujeito ser de direita, ou seja neoliberal ou desgraças semelhantes, vivendo num dos países mais injusto do mundo!!!!!!!???? Só com muita lavagem cerebral). Todavia, o êxito midiático na Economia é menor por um motivo claro : ELA ATINGE MAIS DIRETAMENTE A VIDA DAS PESSOAS, MODIFICA-AS, PARA MELHOR OU PRA PIOR, DE FORMA MAIS INSTANTÂNEA. Nos costumes, temos o padrão conservador que recebemos da Sociedade(imposto pela mídia e pela ideologia dominante, que é machista, sexista)e modificá-lo afetaria nossa vida de maneira mais lenta, embora mais decisiva, como também muito mais profunda; por isso preferimos nos agarrar ao “estabelecido”, do que adentrar pelo novo, difícil, capaz de nos deixar inseguros e confusos; e que achamos(e é só isso, uma intuição)que não afetará diretamente nossas vidas. Assim concordo com você que a Economia é fundamental para Dilma recuperar a popularidade. Mas para conseguir êxito na Economia, Dilma terá que fazer Política. PARA COMEÇAR TEM QUE IMPEDIR OS ASSAQUES NA PETROBRÁS QUE A “OPERAÇÃO” LAVA JATO ESTÁ FAZENDO. A Presidenta não pode permitir que a maior empresa do país seja esfacelada por uma operação da Polícia Federal que tem claros contornos políticos. SEPARAR O JOIO DO TRIGO E ESTANCAR A ESTRATÉGIA DA MÍDIA, DE JOGAR TODA A EMPRESA, SEU PATRIMÔNIO E AS OBRAS EM QUE INVESTE(ESSENCIAIS PARA O CRESCIMENTO DA ECONOMIA), NUM MESMO MAR DE LAMA(A DIREITA “ADORA” ESSE TERMO)É INDISPENSÁVEL, ANTES QUE O GOVERNO DILMA, O BRASIL E O REGIME DE PARTILHA SEJAM DESTRUÍDOS PELA LAVA JATO. Obras estão parando em todo o país, gerando desemprego. Refinarias no Maranhão e no Ceará já interromperam sua construção. Dilma não pode permitir que isso continue, é preciso punir somente AS PESSOAS RESPONSÁVEIS, PRESERVANDO AS EMPRESAS, INCLUINDO-SE AS EMPREITEIRA QUE, DESDE O GOVERNO JUSCELINO KUBSTCHEK, REALIZAM UM TRABALHO INDISPENSÁVEL PARA O NOSSO CRESCIMENTO(PARA QUEM NÃO SABE, ANTES DE JK ERAM EMPREITEIRAS ESTRANGEIRAS QUE REALIZAVAM OBRAS NO BRASIL, USANDO NOSSO DINHEIRO PARA GERAR EMPREGOS E LUCROS NO EXTERIOR. É ISSO O QUE A GLOBO – QUE ERA CONTRA JK – E SUA CORJA QUEREM QUE RETORNE). E para fazer isso, a Presidenta e o PT tem que fazer Política. Dilma deve aproveitar qualquer oportunidade; entrevistas, inaugurações; para pronunciar-se não apenas sobre a Lava Jato, mas muito mais sobre o cuidado que devemos ter com a Economia do Brasil, não impedindo o trabalho da Petrobnrás e das empreiteiras que realizam as obras necessárias ao crescimento da Petrobrás e do Brasil. Deve fazer isso sempre mostrando que quer punir a corrupção e que a Lava Jato só existe graças à Lei Anticorrupção que ela lançou no final de seu primeiro mandato, a qual legalizou a delação premiada, tornando-a um instrumento legal previsto no ordenamento jurídico e impedindo que processos fossem anulados por usá-la. Quanto ao PT, parece que começou a acertar ao reagir, ainda que de forma tímida, à tentativa de criminalização do partido. Representar contra o escândalo que foi a não inquirição de duas testemunhas, Pedro Barusco e outro que não me recordo, sobre as declarações deles mesmos, que citaram a corrupção na Petrobrás como nascida nos anos 90(desgoverno FHC), foi uma excelente ação. Como também FINALMENTE questionar o Diretor Geral da PF e o Ministro da Justiça sobre a condução desse inquérito por delegados escandalosamente contrários ao Governo Dilma(que declararam voto em Aécio Neves nas redes sociais, além de ofenderem a Presidenta e Lula. Só isso já deveria ter-lhes feito responder a um inquérito administrativo). Quanto aos tais “desdobramentos” da lava jato que o passarinho te contou : tenho minhas dúvidas sobre se aparecerão nomes nada oposição, não porque eles não existam(há aos montes), mas por causa das “práticas políticas” dos policias que conduzem a operação, as quais acabei de citar. Espero que você esteja certo, mas acho que esse “acerto” só ocorrerá se na Política se fizer a pressão necessária. Por sinal, quando Dilma mudará o Ministro da Justiça?

  • Boa noite Edu.
    Palavras do seu post: ” Nas semanas que se avizinham, portanto, a Justiça irá divulgar os nomes de dezenas e dezenas de parlamentares cujas digitais foram encontradas pelas investigações da Operação Lava Jato. E a oposição sabe muito bem que não passará incólume.” É isso que me entristece, existir corruptos, bandidos, desavergonhados, dentro do Congresso e do Senado. Pois estes, não travam batalhas ideológicas, pragmáticas,(não são situação e tampouco oposição), são seres desprezíveis e corruptos.
    Não deveríamos ter partidos, somente ter respeito e carinho pelo povo e pelo país. Isso é o que eu gostaria de ver. Sei que é utópico, mas gosto de pensar que é possível; gosto de sonhar.

  • Lula antes de ser presidente disse que no Congresso haviam uns 300 picaretas, imediatamente apareceu o escândalo dos Anões do Orçamento com muitos santinhos do pau oco renunciando ou sendo cassado. O tempo passou e isso foi reproduzindo nesse sistema vergonhoso de financiamento pela empresas privadas e resulta ainda nos dias atuais com muitos falsos moralistas inclusive do atual presidente da Câmara envolvido na Lava Jato e em muitos escândalos, porém blindado pela mídia/Globo como faz com FHC e Gilmar Mendes. Qual desses falsos moralistas terão coragem de atirar a primeira pedra para o impeachment de Dilma eleita com 54 milhões de votos? A reforma política será a solução para o povo ter poder efetivo e não ficar nas mãos desses picaretas que ainda existem dentro do Legislativo, reservada as exceções.

  • Prezado Eduardo, apenas uma pequena observação: no 2º parágrafo, onde diz: “na melhor das hipóteses, pelo menos TRÊS […]” não seria “pior” no lugar de “melhor”?

    Continue com seu trabalho firme e forte. Estamos juntos! Abraços pra você e toda a sua família! Força e coragem nunca faltarão a nós e a você, especialmente!

  • Caro Eduardo,
    acompanho seu trabalho e empenho há anos. E tenho enorme admiração por vc, mas ultimamente, me surpreendeu seu mutismo ou a seletividade dos assuntos que vem tratando no seu prestigiado blog. A crise política e financeira não caiu do céu. Dilma e principalmente o incompetente núcleo duro que a rodeia fizeram — e ainda fazem — muito para isso. Mercadante e Zé ninguém da Justiça estão aí para não me deixarem mentir. Me espanta não ter visto suas impressões sobre o pacote de J. Levy, por exemplo, assim como as atitudes — ou melhor, a falta delas — da Presidenta diante dos últimos acontecimentos. Vc escreve muito bem. Todos sabemos. Suas ideias têm um quê de presságio a tudo que virá pela frente. Por isso senti falta da sua leitura de tudo está acontecendo, ainda que se tenha para isso que criticar (ou não) o governo.
    Meu respeito e admiração.

  • Pior, Edu, é que ficam pousando de ‘bons mocinhos’, ‘uns santinhos” . Quando, na verdade, são falastrões, metidos a “salvadores da pátria”, mas tem um passado recente sujo sujíssimo, e ainda gritam e insuflam o povo pedindo o impeachment da presidenta. E tem gente que se engana. Hoje, tomei um taxi e ele me disse, com ar de satisfação: “Querem tirar Dilmar para botar o Lula”. Muita gente está sendo enganada. É preciso ação de comunicação forte e eficiente. O povo preciso acompanhar de perto é o parlamento.

  • “Entretanto, é através da economia que o governo Dilma poderá recuperar a popularidade. O que manteve o PT no poder por mais de uma década tem sido a maior presença do Estado na economia e na vida dos cidadãos. É o que o povo quer, em grande parte. Dilma, portanto, precisa mostrar que seu governo não mudará de rota.”

    Edu, no alvo. Só que isso depois terá que vir acompanhado de um pacote cultural que explique ao povo (eduque) o porquê de ser importante que o povo apoie o governo e seja favorável à presença do estado na economia, pra que o povo não tenha medo ou receio de defender isso em público como fazem os direitistas neoliberais falando em “inchaço do estado” (sofisma). Na Argentina, acho que já disse aqui antes, tem uma trilogia de documentário (que não lembro o nome agora, se eu achar depois eu coloco em outro post) sobre o desmonte do estado sob Menem , detalhando todo o desmonte neoliberai. Em 12 anos de governo do PT o único documentário que saiu sobre isso foi um do Silvio Tendler lançado acho que na eleição, e bem fraco por sinal pois não mostra imagens da época. Foi assim que o governo tratou a questão cultural que é vital pra se manter um projeto político a longo prazo, pra enraizar as ideias na população e a mesma não aceitar a presença de “messias” e “salvadores da pátria” como a palhaçada que ocorreu em 2014 na figura de Marina Silva depois da morte de Calabar Campos.

    “Como se vê, a oposição pode até estar vencendo o jogo neste momento, mas esse jogo não terminou. Vai durar mais quatro anos. Dá para virar e, se bobear, dá até para vencer de goleada.”

    Na mosca de novo. O jogo está sendo jogado, tem muito petista apavorado porque os caras não querem mais brigar, ir pro embate de ideias, confronto com a direita (estão com tanto medo da direita que já jogaram a toalha ou é puro comodismo), mas temos uma bomba relógio pra ser desmontada até 2018 (a bomba neoliberal) pra que os neoliberais sob batuta do PSDB, ou de outrra agremiação oportunista, não chegue com força em 2018. Esse é o jogo que está sendo jogado no momento e estamos a postos. Vamos derrotar esses caras (de novo), nada de desânimo ou cagaço como o pessoal mais histérico costuma encarar esses embates porque sempre evitam o confronto de ideias com a direita.

    No FB eu acho que sou visto como chato pq sempre incitava o povo a ir as páginas de jornal, política etc, confrontar a direita (que faz isso lá) e não deixar que os caras imponham a versão única deles. Uns dizem que é idiotice e tal (a velha desqualificação oportunista), mas muita gente aderiu a ideia e vem dando certo. É assim que se desmonta a direita, não correndo dele e sim chamando os caras pra “bailar” e ir pro embate (eles sempre perderão no confronto direto, sempre digo isso, o pessoal do lado de cá é mais preparado e não deve ter medo de triturar a papagaiada liberal/cartilha liberal desse pessoal). A luta não é nem nunca foi só de governo, somos parte também desse projeto começado em 2003 e queremos que o Brasil siga neste rumo, então nossa defesa disso não depende propriamente de governo agir ou não como alguns querem (pra sair da inércia).

    Parabéns pelo post (mais um post formidável).

    • Concordo. Somos parte do Congresso questionável e somos parte do processo educativo. Por isso a gente tem que começar em casa, com exemplo, com os filhos, para que um dia eles elejam representantes melhores.

      Despendi um tempo enorme consultando tudo sobre os nomes que elegi (frequência nas sessões, projetos apresentados, plataformas que defende, gastos mensais, se é ou não empresário, se é ou não dono de meios de comunicação, etc.) por ter consciência que a eleição é um negócio seríssimo e que em 2014 seria vital.

    • Não é apenas questão de ser mais preparado – mesmo pq, a evidência mostra que tem um monte de nó cego do nosso lado.

      O ponto central é a coerência. A esquerda é inerentemente coerente, pois foi criada de baixo pra cima, da observação da realidade pras conclusões.

      A direita, não. Ela é exatamente o contrário: um conjunto de bobagens incoerentes amontoadas pra tentar justificar as conclusões desejada (em especial, a acumulação de riqueza), presos com falácias e dogmas inquestionáveis e MUITA lavagem cerebral e propaganda.

      É uma seita, ponto.

      Em qualquer debate entre pessoas minimamente competentes, a direita sempre perde, pois não há como sustentar esse castelo de cartas de forma racional. Mas como honestidade intelectual nunca foi o forte deles, partem pra apelação – ofensas, distorções, falácias, mentiras…

      Eu já desisti de debater com direitistas, pq não há debate de verdade quando uma das partes não é honesta o suficiente pra sequer admitir a mera possibilidade de estar errado.

      • Fui formada numa época em que pessoas das mais diversas linhas debatiam, às vezes acaloradamente, mas no intuito de achar caminhos… Não há isto hoje. Fui agredida no facebook pelos meus posts; uma pessoa disse que tinha vontade de pegar em arma e dar tiro na cabeça de petista e alguns deram a entender que eu era “cúmplice da corrupção”. Agora já aprendi: não há como argumentar com o ódio.

        • O número de fanáticos cresceu assustadoramente. Não tem como discutir com eles. Ou vc pertence à mesma seita e segue a mesma cartilha, ou é inimiga.

          Conosco ou contra nós. O lema da direita fanática deste início de século.

          Isso me faz questionar se a ideia de que a divulgação livre de ideias realmente conduz a um meio termo, a um consenso.

          Antes da internet, as opiniões estavam represadas, compartimentalizadas. A internet “abriu as portas” do reservatório e essas opiniões inundaram a sociedade. Talvez esse fanatismo, essa radicalização, seja uma reação natural ao excesso de informação e a falta de tempo de verificar sua veracidade e validade. Talvez seja apenas uma sociedade bêbada de informações.

          Ou talvez a premissa de que o livre intercâmbio de ideias seja falsa, justamente por não termos nem tempo, nem os meios de verificar e digerir essas ideias, e teremos que conviver com esse fundamentalismo daqui pra frente.

          Espero que as próximas gerações encontrem uma forma de lidar com isso pq, se continuar assim, a coisa não vai pra frente mesmo…

  • **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Caro Edu,

    Mesmo que surjam muitos nomes de parlamentares da direita envolvidos, a midia irá blindá-los e só o PT vai ser responsabilizado por tudo o que está acontecendo.

    Eu percebo que o movimento do impeachment está crescendo e a Dilma está correndo o sério risco de ser deposta por um golpe fatal.

    E a direção do PT, como sempre, deve esboçar alguma reação tardiamente.

  • Caro Edu, parabéns pelo blog, é sensacional. Concordo com você quando diz que o povo é mais interessado em economia do que em politica . Pouco importa quem é o presidente, pode ser um corrupto ou até um ditador que esta tudo bem! O regime militar só caiu quando a economia estava indo pro beleléu. O comunismo na URSS também a mesma coisa. Isto é do ser humano, egoísta por natureza! como mudar, se é a “rede globo” que educa nosso povo!

  • Agora é aguardar as cenas dos próximos episódios… a denúncia de membros da oposição pode mudar e muito nesse jogo. Mas será que terão a devida divulgação?

  • Todo cuidado é pouco!! Elles sabem que Dilma,o PT são sérios,mas o que eles querem é voltar ao poder,para continuar com seus privilégio$$$$. Vejam o que eles fizeram com o Lugo lá no Paraguai,e o povo não fez nada,e eles voltaram a governar só para os 10% do topo da pirâmide,os de sempre! Aqui liquidaram com Gushiken,Zé Dirceu,Zé Genoíno,Pizzolato,JPC,etc etc . Elles querem é o dele$$$$$$$$$. Um olho no peixe,outro no gato. Essa direita,por dinheiro,matam até a mãe.

  • Leon Tolstoi deixou-nos está advertencia: – a origem do mal do mundo está na ambição desvairada. Tiririca, o solerte e reeleito deputado federal, adverte também que o circo em que já trabalhou era um primor de organização, se comparado ao seu espaço de trabalho, no “local onde trabalha”, nos últimos anos. Acrescentados estes dois testemunhos ao artigo aqui em pauta, recebemos um resumo essencial de interpretação ética e moral, para lutarmos com o máximo zelo, para que a Reforma Política pra valer aconteça, a partir de explicitas bases do eleitorado, e não das encenações de quem pagamos, mas não passam de cinicos, pretensos defensores da legislação nacional.

  • O presidente Cunha é um homem de cifras $$$, assim como boa parte do Congresso brasileiro e do Judiciário preguiçoso que temos. O Aécio Neves é um rascunho mal feito de Carlos Lacerda.

  • Tenho por hábito ler todos os comentários, várias vezes ao dia e às vezes, nos dias seguintes.
    Não sei se o Eduardo concorda, mas a massa de estúpidos que a mídia criou para poder fazer o que está fazendo, é maior do que eu imaginava.
    Lendo comentários em toda a internet, chego à conclusão que grande parte desta massa já não consegue raciocinar…
    Na última eleição eles quase foram número suficiente prá ferrar com o povão… Se continuarem crescendo, um dia o serão.
    Por isso acho, que o primeiro ato do atual governo seja estancar este crescimento. Seja por uma política de comunicação melhor, seja por meio de regulação ou, quem sabe, melhorando as condições de trabalho dos “Blogueiros sujos” e da mídia isenta (parcela pequena mas ainda existe).
    Enquanto nada acontece temos que torcer para que pessoas como Eduardo Guimarães não esmoreçam nesta luta. Nem por um segundo.
    Forte abraço, Edú.

  • Todo cuidado é pouco II – GLOBO CONVOCA O FORA DILMA !

    Dando sequência ao que foi construído ao longo dos últimos meses, nesta terça-feira (10) a Globo, através do seu jornal impresso, convocou claramente o “Fora Dilma”.

    A coluna Panorama Político, de Ilimar Franco, em O Globo, traz no título a seguinte informação: “O PSDB adota o ‘Fora Dilma’ ”. E na primeira linha: “O PSDB decidiu apostar no impeachment da presidente Dilma.” Ilmar também diz a data das manifestações pelo impeachment, 15 de março, convocado pelas “redes sociais”. A Globo usa o principal braço parlamentar do sistema de oposição (PSDB) para explicitar o que todos já sabiam: a tentativa de afastar a presidenta está a caminho.

  • Mas que é necessário o Governo Federal melhorar a comunicação com a sociedade isto é.

    É necessário que o Governo Federal e suas estatais mantenham portais na internet que sejam mais interessantes e informativos para a sociedade.

    É necessário, também, que o Governo Federal proponha mudanças na tabela do imposto de renda que tire menos dinheiro do trabalhadores e tire mais dinheiro dos grandes rentistas. Que envie ao Congresso a lei sobre grandes fortunas com a destinação do mesmo para a melhoria do SUS, que se recrie a CPMF.

    E principalmente, é muito necessário que se faça o corte imediato da Bolsa PIG para enfraquecer o bolso do PIG e só permitir publicidades depois que houver a criação de novos critérios técnicos que busquem a democratização da publicidade em todas as formas de comunicação (menos recursos para a televisão e mais recursos para a internet).

  • Eu não creio nesse papo de impeachment da Presidenta. A “thurma do caos” ficou assustada com o que aconteceu no Paraná. Haveria um efeito cascata noutros Estados. A coisa ficaria fora da ordem. Isso não interessa aos agentes econômicos em geral. Nem aos Governadores.
    Em março, os parlamentares serão denunciados ao STF. Dentre eles, Anastasia já está sendo investigado, e pode ser um dos denunciados. Eduardo Cunha também pode ser contemplado. E mais outras dezenas podem ter recebido da casa de câmbio existente junto ao Posto de Gasolina, o Posto da Torre, em Brasília. O doleiro Chater – dono da casa de câmbio – já fez a delação premiada.
    Assim, a crise da Lava Jato muda de endereço. Mas Eduardo Cunha já disse – por linhas tortas – que nenhum parlamentar da Câmara terá processo aberto na Comissão de Ética, pois o problema – o possível recebimento de propina – ocorreu noutra legislatura.

  • OFF TOPIC:
    Acabo de ver no twitter que existe um boato sendo espalhado dizendo que após o carnaval o governo confiscaria a poupança.. sendo que alguém do governo teria negado.
    ai penso comigo, quem começou o boato? por que o governo OFICIALMENTE não vem a mídia NEGAR ENFÁTICAMENTE O BOATO? E AO MESMO TEMPO EXIGIR DAS AUTORIDADES POLICIAIS INVESTIGAR E PRENDER O BOATEIRO OU BOATEIROS. QUE FALTA FAZ UMA BOA COMUNICAÇÃO OFICIAL E RÁPIDA. Aposto que os boateiros são aqueles que querem lucrar financeiramente, sim pois muito possui gordas poupanças e tem influencia para saberem antes de algo que iria ou não acontecer.
    É LAMENTÁVEL QUE O GOVERNO DEIXE CORRER SOLTO UM BOATO. depois não querem que haja criticas.

  • Disse tudo, Eduardo e concordo plenamente contigo para a Dilma conseguir recuperar a sua popularidade é só com mais crescimento econômico e justiça social para todo o nosso povo que nem a Grande golpista terá mais chance de batê-la por causa das medidas de ajuste fiscal que a Dilma está aplicando e a Grande Mídia sempre apoiou essas mesmas contra o povo fazendo terrorismo ideológico contra a Dilma e jogando o povo contra ela ao mesmo tempo, na defesa de seus interesses econômicos mesquinhos e egoístas, pois a mesma sempre financiada com o dinheiro dos demotucanos para fazer oposição política contra a Dilma e todos nós brasileiros.

  • Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • Recentemente ouvi numa loja comercial que eu, na minha idade, não deveria me interessar em ler notícias. Respondi que, às vezes me isolo, mas em outras horas, na verdade, na maioria do meu tempo vou atrás de informações. Aí, surgiu a lógica simplista (mais para ausência de raciocínio) do senhorzinho da loja: “Abomino tudo que comece com a letra D. Derrota, desgraça, diabo…”Antes que ele completasse, interrompi: Menos, moço, olha o que o senhor vai falar. Ele completou: Dilma. Aí, respondi: Gosto muito dela e não penso como o senhor. Não quis travar um diálogo inútil e me abstive de lembrá-lo que Deus, destreza, divindade, delícia são palavras iniciadas com D, entre outra milhares de palavras. Ainda veio citando um sábio – segundo ele, grão mestre da maçonaria. Olha, só sei que disse para ele, que temos que ser tolerantes, que nem eu iria bater nele por ele não gostar da Dilma, nem ele iria me agredir por não concordar com ele. Achei melhor ir embora. MAs tá muito difícil lidar com mentes devastadas com (des) informações JN.

    • O clima não está nada fácil. Andei abatida uns tempos por ver amigos se revelarem fascistas, capazes de passar por cima do afeto de amizade por divergência ideológica. Tenho a impressão que mais pessoas, como eu, acabaram ficando um tanto isoladas em meio a tudo isso, desde as eleições.

  • Assim como uma ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA no bolso dos TUCANOS dificilmente vai pedir o impeachment o ALCKMINTIROSO secadão.

    O problema da Água em São Paulo é o seguinte: Se não beber, morre de sede, se beber, morre contaminado.

    Muito Obrigado Alckmin & tucanos MNETIROSOS, finalmente vocês conseguiram o que queriam e perseguiram com tanto empenho ao longo dos últimos 20 anos: jogaram São Paulo na PRIVADA.

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • Peço desculpas mas a questão não é nem nunca foi moral, a questão é exclusivamente política, ou seja, vão pedir sim o impeachment de Dilma, tanto no Congresso quanto no STF, por quê?
    Porque a direita não tem absolutamente nada a peder, se der deu, se não der não deu.

Deixe uma resposta