Dilma já pode processar Veja por calúnia na véspera do 2º turno

Opinião do blog

veja capa

Na transição de seu primeiro mandato para o segundo, Dilma Rousseff incorreu no mesmo erro de Lula ao assumir a Presidência em 2003. Naquele ano, o novo presidente da República optou por não ser “revanchista” contra o PSDB, que fizera contra si uma campanha mentirosa, acusando-o de pretender adotar políticas danosas que jamais adotou.

Lula poderia ter investigado a privataria tucana, entre outros muitos escândalos do governo anterior, mas entendeu que o país precisava de paz, pois estava mergulhado em uma crise econômica gravíssima.

Dilma, como Lula em 2003, optou pela contemporização ao longo dos primeiros meses deste ano, o que revelou-se inútil pois a oposição continuou em campanha.

A presidente não cumpriu promessa que fez no seu horário eleitoral de sexta-feira, 24 de outubro de 2014, de processar a revista Veja por ter antecipado edição que, normalmente, sairia no dia seguinte. A edição extemporânea viria a acusar Dilma, e a seu padrinho político, Lula, de saberem dos casos de corrupção na Petrobrás.

A revista até pode tentar se defender atribuindo ao doleiro Alberto Yousseff a acusação que fez a Dilma com o objetivo claro, cristalino de influir no resultado da eleição presidencial em segundo turno, porém, até aqui, não há nem mesmo prova de que o doleiro tenha feito tal declaração.

Se Yousseff tivesse mesmo acusado Dilma e Lula, o ex-presidente teria começado a ser investigado muito antes e a presidente teria aparecido na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que o Supremo Tribunal Federal divulgou na noite desta sexta-feira, 6 de março.

Ou seja, Veja publicou uma campanha publicitária de grande alcance contra a primeira mandatária da nação, material que foi reproduzido em escala nacional, inclusive em redes de televisão, tudo às vésperas de um momento de extrema importância para a presidente.

O princípio que rege o julgamento do dano moral é baseado, também, no potencial difamatório da calúnia, ou seja, de acordo com o meio usado para divulgá-la. Nesse contexto, o ataque de Veja usou o meio mais eficiente, de maior alcance, de maior potencial para que uma calúnia fosse assacada.

Não há dia em que este Blog não receba comentário de leitores pedindo informações sobre o processo que Dilma prometeu mover contra Veja no mesmo dia em que sua edição infame – e, agora se sabe, mentirosa – chegou às bancas de jornal de todo país. Edição cuja capa serviu de panfleto eleitoral para militância do PSDB em cada esquina desta grande nação.

Enquanto Dilma se deixar caluniar continuará colhendo resultados ruins em sua popularidade, pois muitos não terão a decência de reconhecer que a lista de Janot prova que Veja caluniou a presidente da República. Ou seja, de certa forma Veja venceu, pois, apesar de estar provado que mentiu, muitos acreditaram e continuarão acreditando em sua mentira.

119 comments

    • Os leitores e eleitores de cabresto da famiglia Civita, de tanto lerem esse detrito sólido de maré baixa, passaram a ter, por osmose, detrito sólido de maré baixa em suas cabeças.

      Eles são aqueles zumbis fascistas que salivam pelas ruas ao falar mal dos governos progressistas.

  • Dilma deveria pelo menos se não quer defender a sua dignidade, mas a de tantos anônimos que sentiram na pele a ironia e a ira de muitos moralistas que ridicularizaram os petistas, chamavam de bandidos. Em suma, mudaram o resultado da eleição, influenciaram na vontade popular com uma infamante peça publicitária negativa contra a mandatária e candidata à reeleição.

    • Concordo plenamente.

      Já cansou defender um governo que não se defende, já cansou enfrentar uma rede criminosa organizada como é a imprensa brasileira.
      No meu trabalho eu e um amigo explicávamos sempre algumas situações que ocorriam no país. Esse amigo desistiu, já que o governo não se preocupa em se defender e em exigir a verdade da nossa vergonhosa mídia. Eu estou desistindo também, já cansou.
      Fiz questão de assistir o jornal da tarde da rede globo para ver o que estavam falando… e chegaram a insinuar que a presidente Dilma e Lula sabiam de tudo.
      Enquanto isso o Aécio continua com o ar de honesto. Já cansou.

      • Realmente, a falta de reação esta dando raiva. Defender quem faz questão de não se defender… até parece que querem cair, e a gente não quer deixar.

  • Boa noite, Edu

    Além da Veja, Os jornalões publicaram, ontem, que o Procurador Janot mandou arquivar processos contra Dilma e Aécio, quando todos já sabiam que não há nada contra a Presidenta!!

    Enquanto a Presidenta Dilma continuar com esse espírito republicano, a Democracia corre perigo!!

    Essa mídia vagabunda deita e rola em cima dessa Democracia!!

    Abraço.

      • Infelizmente, é a única linguagem que eles entendem e a Dilma não pode perder de novo esta oportunidade. Está em jogo a lei de regulagem da imprensa e a reforma política. E em tempo, O Janot livrar a cara do Aécio com tudo quanto é prova só mostra o quanto o PSDB é inimputável. O cafézinho que o diga!

    • Fim da linha com Eduardo Cunha e Renan Calheiros chafurdando na lama do lava jato, mergulhados até o pescoço, desmoralizados? E aecim facim claramente beneficiado pelo PiG, que não vazou para a veja esgoto e PGR prevaricador com o arquivamento?
      Aninha coxinha rola bosta, Dilma, ao contrario do que desejas, pode enfim respirar e, pior pros golpistas, GOVERNAR, partir para cima co toda a força do Executivo que controla BILHÕES do orçamento.
      Dilma fará seu sucessor: Lula em 2018

    • Acho que todo esse circo é para que AÉCIO, O IMACULADO se torne Presidente da República (na verdade, um procurador). Se assim for, o Brasil é que estará no fim da linha. Pessoas como vc, que imagino ser jovem, vão descobrir rapidinho, E NA PAULADA, o quanto foram estúpidas.

    • Incrível o espírito “democrático” da oposição! Não são nada civilizados, não sabem o que é Estado Democrático de Direito, não sabem o que são eleições e nem Direitos Humanos. Poderiam voltar para a Idade Média e não saberiam a diferença.

    • Quem vai sair na pancada é você, se não está contente com um país em que a maioria está feliz, então nos faça o favor, caia fora, vá morar nos EUA.

    • Não só Dilma mas toda América Latina Bolivariana seguirá um mesmo destino mais cedo ou mais tarde. Principalmente para Maduro que agora pede ajuda de emergência à Unasul, pois falta tudo. Não só papel higiênico mas alimentos básicos e remédios essenciais.
      É apenas a repetição da história. Já aconteceu na URSS, no Leste Europeu e na China há mais de 20 anos. A América Latina agora nos proporciona um repeteco.
      O capitalismo é ruim? Ok, pode ser. Até proporciona algum certo nível de, digamos, injustiças socais e coisa e tal. Mas, infelizmente ainda não inventaram coisa menos pior.
      Não dá pra ir contra a tal da lei da oferta/procura e não da pra ficar por muito tempo gastando mais do que arrecada. Não dá pra ficar pendurando as contas indefinidamente. Um dia tem que pagar. Simples assim.

      Parece que aquela máxima da grande bruxa da Inglaterra, Margaret Thatcher (assim definido pela esquerda) ainda persiste na prática do dia a dia:
      “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros.”
      “É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade…”

      • Falou a verdade, estamos tendo uma reprise do que já ocorreu… toda a vez que um governante ou aspirante fala em Justiça social, pode crer que o país quebrará em 10 anos. a história sempre nos ensinou isso vide o bloco comunista.

    • Seus dias estão contados.
      Estamos na época do juízo final.
      É a hora da colheita, a separação do joio do trigo.A cada um será dado segundo sua obra.

  • Edu, olhando a lista divulgada agora a pouco pelo Min. Teori do STF, fico me perguntando se provavelmente já na segunda-feira alguns dos citados não irão buscar junto a Justiça a retirada do nome dos mesmos? por que pergunto isto? ora se quando o PGR Janot indicou ao STF estes nomes alegando existir alegadas provas contra os mesmos, por que no momento da divulgação o Min Teori não elencou as provas ditas pelo PGR existirem nos envolvidos da Lava Jato? com certeza muitos irão estranhar minhas indagações, mas digo, para que uma investigação vá até o final, as autoridades envolvidas com esta investigação, ai entra desde o MPF, PGR e agora o STF tem que mostrar as provas para que a mesma investigação não seja “detonada” pelos advogados dos que estão listados, até porque o próprio Min. do STF revogou o sigilo de toda investigação. Então se foi revogado o sigilo é natural que ao lado dos nomes listados deveria ter ao menos um resumo das provas encontradas contra os acusados. Para finalizar, aposto que na segunda-feira o ex Governador Anastasia irá provocar a Justiça para a retirada de seu nome e sabedor como está a justiça (minúscula agora) é quase certo que alguém da Justiça (ai certamente o pedido é feito diretamente ao STF) posso até chutar o nome do Min. Gilmar “Dantas” Mendes irá acatar o pedido de retirada.

    Abraços!

    • É obvio que irão para cima. No exercício do direito a ampla defesa e do contraditório garantidos pela Constituição Federal. Não estarã praticando nenhuma ilegalidade em se defenderem, muito pelo contrário.
      Ademais, o PGR que prevaricou em relação a aécim, facim, no caso lista de FURNAS, CORRUPÇÃO de dinheiro publico, pediu apenas abertura de INQUÉRITO para aprofundamentos das investigações complementação dos indícios existentes pois acusação por DELAÇÃO não pode sre considerada PROVA. Nãos e pode condenar baseado apena na palavra do delator, que não tem valor de prova para condenação. o problema no Brasil é que depois do mentirão joaquim globeleza com a espetaculização da mídia a qualquer coisa relacionada a petistas, todos são culpados até provarem ao contrário. O ônus de ser inocente é de quem está sendo acusado até por um criminoso contumaz e reincidente. Muitos pensam que estavam livre de serem vitimas dessa total inversão de valores, não estão. Que o digam Renan, Cunha e Anastasia. Se eles não estão que são poderosos, que o digam os coxinha rola bostas, sabujos do PiG. Potenciais vitimas dessa INJUSTIÇA que exige que vc prove que é inocente das acusações feitas pro um criminoso desprovido até de honra, que no meio da MAFIA era o minimo que se exigia terem seus membros para não terem uma morte cruel a mando do Capo da mafia.
      Ninguém escapará dessa INJUSTIÇA. Somos todos potenciais vitimas. E não se enganem o que não faltará são juízes e promotores arbitra´rio para condenar os três ps. – pretos, pobres e prostitutas – mesmo sem provas. Já o fazem no dia a dia sobrecarregando as imundas prisões de inocentes.

    • Será que o moço não percebeu que Janot solicitou abertura de inquérito e inquérito serve para procurar provas de crime ?
      Salvo engano o sr Rizatti é advogado.

      • É verdade.

        Agora, tente explicar como é que o investigador pede o arquivamento de um inquérito por “falta de provas”.

        A razão do arquivamento não pode ser “falta de provas”, evidentemente. É falta de indícios fortes o suficiente pra ensejar uma investigação. Mas o delator afirmou que existia um esquema em Furnas, afirmou que “alguém do PSDB” retirou parte da propina. Mesmo que a menção a Aébrio seja frágil e indireta, há indícios suficientes pra investigar Furnas e o esquema apontado.

        O que pode, evidentemente, implicar Aébrio.

        Então, como é que se explica o arquivamento do inquérito? Ele poderia simplesmente não indiciar Aébrio, mas não poderia, de forma alguma, arquivar a investigação do fato.

        No final das contas, os princípios básicos do Direito, como bem sabemos, só valem pra um dos lados. Contra o PT, todos esses princípios são descartados sem a menor cerimônia.

        • Mal soubemos da lista e você já fala em arquivamento dos inquéritos.
          Se Aécio deveria estar na lista (algo que, sinceramente, não me preocupa) Dilma deveria tambem estar. Era presidente do conselho da Petrobrás e permitiu a nomeação de Cerveró. A isso chama-se de prevaricação.
          Dizer que há perseguição ao PT é vitimismo injustificável, afinal o PP está listado com mais da metade da lista e o PT tem apenas seis nomes.

          • Cara, evidentemente, vc não tem ideia do que é prevaricação.

            Portanto, não use o termo como se soubesse. Vc só passa vergonha ao fazê-lo.

            Estou pouco me lixando pra “Lista do Janot”. Isso é uma bobagem midiática, um claro “framing” do debate pra dominá-lo.

            É absolutamente irrelevante. O que é importante é a investigação dos FATOS e não das PESSOAS. O “framing” serve pra distorcer essa realidade. E o seu discurso fraco apenas demonstra que foram bem efetivos, no seu caso.

            Há indícios de MONTE em relação a Furnas. A menção do doleiro é apenas mais um, em meio a dezenas. E, assim como ocorreu com as dezenas, esse TAMBÉM foi varrido pra debaixo do tapete, pra não investigar Furnas.

            A obrigação do PGR, porém, é investigar TODOS os possíveis crimes que lhe chegam ao conhecimento. Esse chegou e, em vez de investigar, ele pediu o arquivamento, e com um argumento secundário que mostra a verdadeira razão dessa balbúrdia toda: não tem nada a ver com o verdadeiro alvo da palhaçada: a Petrobras durante o governo petista.

            Esse é o ÚNICO nome na lista de Janot.

            O resto é resto.

  • “Lula poderia ter investigado a privataria tucana, entre outros muitos escândalos do governo anterior, mas entendeu que o país precisava de paz, pois estava mergulhado em uma crise econômica gravíssima.”

    Vc está errado!

    Lula não “poderia ter investigado”…

    Se Lula sabia de algum ilícito cometido pelo Governo FHC e “entendeu” q não deveria mandar investigar, então Lula cometeu crime de prevaricação!!!

    Não cabe a um Presidente da República, “entender” se cumpre ou não a lei!

    Se Lula não investigou e não denunciou os tucanos, das duas, uma:

    1) Ou Lula cometeu um crime

    2) Ou não houve crime algum a ser denunciado e os tucanos são honestos

    Não há terceira opção!

    • O Art. 84 da Constituição Federal, que trata das atribuições do Presidente da República, não lista “investigação de crimes”. Agora, no Art. 127 e seguintes, que trata da incumbência do Ministério Publico, aí sim. Estude primeira, antes de falar bobagem.

      • Desculpe me intrometer mas…

        No texto do Eduardo Guimarães está escrito:

        “Lula poderia ter investigado a privataria tucana, entre outros muitos escândalos do governo anterior”

        E, neste contexto, concordo com o Alexandre…

        Se Lula “poderia”, então, DEVERIA… TINHA OBRIGAÇÃO!

        Se Lula sabia e tinha a mesma “certeza” que vocês, petistas, do “roubo” dos tucanos em alguma situação, então não caberia a ele, como autoridade, escolher SE iria tomar as providencias devidas ou SE deixaria pra lá…

        Se a premissa do texto do Eduardo Guimarães for aceita como verdadeira, então o comentário do Alexandre Deusdett está correto…

        • Conversa. Não cabe ao presidente fazer devassa para procurar provas. Ele poderia fazer uma devassa, mas não há lei que obrigue a fazê-lo. Como nenhuma autoridade com obrigação de investigar se mexeu – até porque, o Brasil tinha um engavetador-geral da República -, Lula optou por se dedicar a resolver a situação que herdou. Foi um erro político. Essa afirmação que você mesmo fez usando nome de Deusdett, está absolutamente incorreta.

    • Já é a 2ª vez que o Deusdett vem com esse sofisma horrível e “se acha” (“não há terceira opção”).
      Primeiro: Lula e Dilma não iriam desperdiçar seus mandatos brigando com a mídia e a direita só para ficar acusando governos anteriores, uma vez que investigações, denúncias, processos e punições são atribuições da Receita, PF, Congresso e principalmente MP e Judiciário.
      Depois, se essas não são atribuições – pela lei – de quem detém cargos executivos, como poderiam ser acusados de prevaricadores e cúmplices de malfeitos de outros? Não seria o mesmo que acusar Sarney, Collor, FHC de cumplicidade e prevaricação com os crimes da ditadura?
      E ainda conclui com uma pérola: Como Lula e Dilma não investigaram e não denunciaram, isso só pode significar que os tucanos não cometeram ilícitos, portanto são HONESTOS!?
      Cada um que aparece!

    • Quero entender a sua lógica. Você nos apresenta duas opções mutuamente excludentes, pois não haveria terceira opção. Assim, se a primeira opção é verdadeira, Lula teria cometido crime de prevaricação e os tucanos seriam desonestos. Do contrário, se a segunda opção é verdadeira, os tucanos seriam honestos e Lula não teria cometido crime de prevaricação. Qual das opções você considera verdadeira? Se você mesmo não conseguir responder, considere a possibilidade de que o conjunto de suas premissas esteja inconsistente ou incompleto.

    • Haja saco… Presidente não é delegado, nem promotor. Ele não pode “prevaricar” por “não investigar”, pq não lhe cabia fazê-lo.

      Comunicar aos órgãos responsáveis a existência de um delito pra que investiguem é outra coisa. Mas TODOS já sabiam da privataria e não havia nada de novo que Lula poderia comunicar.

      Vc não tem a menor noção do que está escrevendo, ponto.

    • Errado.

      Lula não investigou porque era o Presidente da República, não era Delegado nem Investigador de Polícia, muito menos “repórter investigativo”, e, como se sabe, esses não investigam tucanos nem quando metem a mão no dinheiro público para construir aeroportos particulares para eles próprios e seus familiares!

    • A nossa presidenta Dilma Rousseff deveria ter entrado imediatamente com uma ação contra a revista de detritos sólidos de maré baixa da famiglia Civita. Se ela não entrou na época da eleição, agora ela tem mais motivos e provas das mentiras produzidas pela marginal revista da marginal famiglia Civita, portanto, ela tem a obrigação de entrar na justiça contra a marginal famiglia Civita.

  • Dilma continua naquela de usar o controle remoto, não reage, apanha todos os dias e não se meche, nada faz e a cada dia mais pessoas dizem que ela é desonesta, que está envolvida, não é o que acho, votei nela e acredito nela como uma mulher honesta e séria, que tem boas intenções, mas ela como política é péssima, ela não se comunica, ela não se envolve em polemicas, ela não fala com o povo. Ela tem um baita exemplo para seguir, que é a sua colega da Argentina a Cristina, a presidente dos Argentinos, que vai à luta, que enfrentou o Clarim, a Globo de lá, que fez a regulamentação da mídia, que chama o povo e milhares deles vão na praça do Palácio do governo ver seu discurso, ela reage às mentiras, à mídia opositora, ela se meche, a Dilma nada, nadinha de nada. A
    os poucos sua popularidade vai ser de um dígito, é só questão de tempo, isso se ela nada fizer para defender o seu governo, se ela não enfrentar o PIG e o PSDB. Processar a Veja? A Dilma? Duvidoooooodo…

  • Voce acha que a Dilma realmente perderia a chance de destruir a veja, é obvio que não meu caro, ela só não fez porque sabe que tem culpa no cartório. E a denuncia dos 500 milhoes desviados pelo tesoureiro Joao Vaccari Neto, do esquemão que funcionou de 1997 a 2014, tendo sido institucionalizado a partir de 2004 já no governo do pt. Enfim a Dilma só falou que ia processar a veja porque se não falasse nada, iria ficar como se fosse uma confissão dela afinal quem cala consente, por isso, ela falou que ia processar, mas eram só palavras ao vento ela sabia disso.

    To esperando seu comentário sobre a venda de ativos da petrobras pelo pt. Quem diria hein depois de acusar o psdb de tentar privatizar a petrobras, agora eles estão vendendo ativos da empresa a preço de banana para o “demonio” do capital estrangeiro.Tecnicamente, não é privatização. Na prática, com certeza é. Pelo menos os ativos vendidos, se encontrarem comprador, vão se tornar mais eficientes. Como o mundo dá voltas né?

  • Segundo o Art. 38 do Código de Processo Penal, o prazo para o oferecimento de queixa ou representação (tecnicamente não se trata de denuncia) é de SEIS MESES. Esse prazo termina no próximo dia 23 de abril.

  • A revista, aspas, Veja, se tivesse o mínimo de vergonha na cara, o que não é o caso, deveria estampar na capa algo assim: “Perdoem-nos, nossos leitores! Quem de tudo sabia, não era Lula ou Dilma, mas Aecio e Anastasia”. Agora, falando seriamente, pode até ser que Anastasia e Aécio não tenham nada a ver com as propinas oriundas especificamente da Petrobras, mas os nomes deles é que aparecem na lista de Janot, e não os de Lula e Dilma. Isso a mídia não diz. Nunca apareceu nos vazamentos seletivos da Globo e da Veja qualquer referência ao senador Aécio – que cinicamente acusava o PT de ter reproduzido o esquema do mensalão com a Petrobras. No final das contas, verifica-se que o grosso da lista de Janot são políticos do PP. Os principais caciques do PMDB também aparecem – destaque para Renan e Cunha, os atuais donos do congresso nacional, que saem chamuscados com as revelações. Dois tucanos gordos foram citados: Anastasia e Aécio – isto sem falar no ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, cuja acusação desapareceu. Normal, em se tratando de políticos inimputáveis. Poucos nomes do PT aparecem, esta é que é a verdade, e nem de longe há qualquer acusação contra Dilma ou Lula. E ainda querem impeachment? Meuzovo pra eles!

  • Sr. Eduardo, espantoso que ninguem do PT declarou a midia como inimiga e oposicionista, tem medo do que? Até o Obama já fez isso, é muita covardia e acomodação, se não querem enfrentamento que fiquem em casa e passem o governo para outros.

  • Para minha decepção Dilma se revelou uma covarde. Por isso vai apanhar até o fim de seu governo que, aliás, nem começou ainda. Ela foi caluniada e capitulou. Acocorou-se diante da grande mídia. Foi babar o ovo da globo na primeira entrevista depois de eleita. RIDÍCULA! A vocês blogueiros que a defenderam durante a campanha ela deu as costas. CAGONA! Ignorou Mino Carta. Por isso contínuo achando que foi um erro deixa-la concorrer. Deveriam ter colocado o Lula. Dilma é uma caga pau.Lula 2018.

    • Paulo, você tem razão, sorte nossa que o Aécio perdeu a eleição. Mas faço uma ressalva: Caso fosse eleito. como é muito competente, iria destruir rápidamente toda a herança “maldita” não só da DILMA, mas a do LULA também.
      Acabaria com a bolsa-família;
      Com o PAC;
      Com o PROUNI, FIES, ENEM;
      Com o pré-sal
      Fecharia as Universidades Federais que os 2 criaram;
      Reduziria as vagas que foram aumentadas nas Universidades antes existentes;
      Introduziria o “norráu” tucano paulista a respeito de fornecimento de água em todas as capitais;
      Fecharia as termo-elétricas, muito poluentes e consequentemente revogava o “luz para todos” (essa medida eu aplaudiria de pé, pois é um descalabro pobre, principalmente nordestino, querer energia elétrica em casa);



  • Caro Edu.
    Embora a decisão de abrir um processo pertença ao foro íntimo de cada um, acho que a Dilma, ao se pronunciar por tal atitude em cadeia nacional, agora tem a obrigação de fazê-lo.
    “Brasil, Pátria Educadora” foi o lema lançado por ela. Como educador, sei que o exemplo é uma das mais fortes maneiras de se educar.
    Está nas mãos dela fazer valer , desde já, o seu lema.
    Grande abraço.

  • EduGuim, sinceramente não acredito que veja será processada, o governo não reage, lembra da CPI VEJA/CACHOEIRA, o que fez o Governo ? Amarelou, ou como bem disse Paulo Henrique Amorim ODARELOU, sinceramente lutei tanto por esta eleição e acho que o governo eleito deve uma enorme satisfação a quem o elegeu, e o DARF da Globo ? O governo despeja dinheiro, me sinto um imbecil, quando vejo propaganda de BB, CEF E PETROBRAS nestas emissoras nojentas.

  • Bem que o Brizola dizia que o PT era a esquerda que a direita gosta. O que falta mais para este governo banana afundar na lama? Não tenho mais nenhuma expectativa e não é de hoje de qualquer reação deste partido de bundões, o doa a quem doer da Dilma, a guerrilheira fantasma, só ferra petista e quem se aliar com o PT. Nunca vi isso na minha vida, você ser governo e só os seus são acusados, condenados e presos é o estilo de governar do PT. Duvido que isso aconteça na Argentina, Venezuela, Bolívia e Equador, nesses países há lideres de fato que não se acovardam diante do adversário.

  • Muita gente acha que essa Dilma que tá aí não é a mesma que enfrentou uma ditadura e tortura no passado. Uma presidenta onde todo mundo faz chacota e fica por isso mesmo. Passa até uma impressão para a população que está aceitando a derrota e jogando a toalha. cadê aquela mulher de raça, de força e coragem do passado.

  • Prezado Eduardo Guimarães,

    Não apenas a DILMA deve processar a Veja, como também as organizações globo que reproduziu a notícia. O LULA também deve fazer o mesmo, em respeito aos milhões de apoiadores que possuem no Brasil e no mundo. Ainda que a justiça burguesa estabeleça suas multas ridículas, a exemplo do Luiz Gushinken, Só pra lembrar a Veja ganhou milhões com notícias mentirosas e acabou com a sua reputação e foi condenada em irrisórios e vergonhoso R$ 100mil, cabendo inúmeros recursos. Sr. Eduardo, A título de curiosidade, por que o Alberto Yousseff só fica na beira da morte na véspera das eleições presidenciais?

  • No jornal da globonews as dez da noite de ontem, propaganda da Petrobras no início , no meio e no fim.
    E serei eu que vou defender um governo desses? Que ferra o trabalhador e continua dando dinheiro para a rede globo, pasme, através da …., petrobras.
    Tenha dó. Essa turma é muito despreparada…

    • Simples: eleja um cara como Bolsonaro, ou quem sabe ele assalte o poder, pra governar de arma na mão. E quem se atrever a denunciar corrupção é um homem morto. Não é assim que vocês querem?

  • Aguarde 2018, Paulo. Tenha um pouco de paciência. Sim, porque não é possível que essa oposição hipócrita não consiga tomar o poder depois de 16 anos de petismo. É muita incompetência desses tucanos e aliados. E ainda querem governar o país!

  • Eduardo, faltou o ex-presidente do PSDB, que faleceu, por isso não está na lista. Ele recebeu 10 milhões, segundo jornais. Há abundantes matérias na rede. Não devemos nos esquecer disso. Com certeza esta matéria será muito esclarecedora para todos.

  • Finalmente, você colocou o dedo na ferida!!!!!
    A raiz dos absurdos problemas atuais está no modo negligente, imprudente e estúpido que Lula e Dilma, que se pensam republicanos, habitualmente, usam para tratar com a Direita.
    A Direita só e somente só, com P O R R A D A !!!
    Se Lula houvesse investigado o PSDB, não teríamos essa triste realidade.

  • E influiu. Não na dimensão que queria, mas tornando apertado um pleito que, conforme indicavam as pesquisas da própria direita, caminhava para ter um resultado semelhante ao de 2010. Ou seja, Dilma venceria Aécio por uma margem larga e no mínimo o golpismo da direita estaria menos assanhado. QUER DIZER QUE UMA MENTIRA, PUBLICADA POR UM REVISTA CANALHA COM HISTÓRICO DE MENTIRAS, INFLUENCIOU NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO BRASIL E AGORA QUE ESTÁ ESCANCARADO QUE NÃO PASSOU DE UMA MENTIRA, NINGUÉM VAI FAZER NADA CONTRA ESSE COVIL DE MARGINAIS QUE SE TRAVESTE DE REVISTA!!!!!!!!?????? Se o Brasil fosse uma República e uma Democracia verdadeiras, a Veja já deveria estar fechada e seus proprietários e “jornalistas” processados e na cadeia. E antes que algum fascista de plantão venha com a balela de “liberdade de imprensa”, lembro que liberdade de imprensa não é “liberdade” para se cometer crimes(calúnia e difamação são crimes. Sem contar que ao atingir a figura de uma candidata que já era a Presidenta, também configuram-se crimes de desacato, lesa-pátria e insubordinação), cuja punição atinge a todos em uma Sociedade. Foi pela prática de crimes no exercício da atividade jornalística que jornais ingleses, como o The News of the World e outros, foram fechados e seus proprietários, diretores e “jornalistas” foram presos e processados. E ninguém acha que na Inglaterra não há liberdade de imprensa. Sem dúvida que no Brasil não há, não por causa das leis ou do governo, mas por termos as comunicações controladas por uma oligarquia de treze famílias, das quais os Civita, donos da Veja, fazem parte; que pertencem a uma mesma classe social e divulgam uma única ideologia política, censurando quaisquer outras opiniões e visões de mundo e usando assim os meios como arma para a imposição de seus interesses políticos, o que o fazem através da mentira e da manipulação, como a feita por Veja para tentar impedir a vontade soberana do povo que elegeu Dilma. É essa visão que precisa ser transmitida à população, para que entendam a gravidade do controle da mídia por uma oligarquia, e só ações efetivas contra os desmandos dos barões midiáticos farão os brasileiros compreenderem o perigo que nos assola. Não acredito que Dilma fará nada, contudo sugiro à Sociedade Civil organizada que estude uma forma jurídica de interpelar veja(a calúnia foi pessoal, mas a figura atingida é pública e o objetivo desejado poderia afetar a vida de todos). Da mesma forma é urgente que transformemos esse desmascaramento da Veja em mote nas manifestações do dia 13, que devem concentrar-se também no ataque à mídia e na defesa do Governo Dilma, que apesar de merecer críticas por algumas rendições ortodoxas, precisa nesse momento de nossa defesa devido ao golpismo que enfrenta, à aceleração do terrorismo midiático e por tratar-se do caminho progressista que continua viável para o Brasil.

  • Pelo bem da democracia e do republicanismo agora é o momento de processar a Veja.

    O poder da mídia, em especial da Globo, ficou bastante patente ontem, quando aguardaram o início do JN para divulgar a lista.

    Parece um complô.

    ACORDA, BRASIL !

    • Dilma tem assessoria juridica, a qual, provavelmente aconselhou-a a não intentar o processo pois haveriam variáveis intervenientes que poderiam ser prejudiciais à imagem do governo. Uma delas é o processo cair num juiz anti-Dilma outra é a revista alegar que a informação partiu do doleiro não cabendo-lhe culpa pelo que veiculou. ACORDA OSVALDO.

  • A Lista de Furnas x a Lista da Lava Jato x Aécio Neves
    sab, 07/03/2015 – 06:29

    O doleiro Alberto Youssef confirmou a Lista de Furnas. Roberto Jefferson, o delator do mensalão, confirmou também seu nome na Lista de Furnas, e coincide o valor encontrado na Lista com o valor que Jefferson disse ter recebido.

    Youssef citou o Aécio como envolvido também no esquema de corrupção da Operação Lava Jato.

    Na Lista de Furnas, entregue por alguns deputados a Janot em mãos (vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=G6kJWAx8uJE), encontra-se o nome do Aécio Neves como beneficiário desse escândalo de corrupção nacional que nasceu em Minas, mas que nunca foi apurado. Nacional porque beneficiou políticos de vários Estados da Federação, inclusive o Serra e o Alckmin (ver Lista de Furnas em http://www.viomundo.com.br/denuncias/rogerio-correia-5.html.)

    Portanto, Janot conhecia a Lista de Furnas e o nome de Aécio aparece nas duas listas.

    Mas o Janot resolveu deixar o Aécio Neves fora da Lava Jato.

    Estes são os fatos.

    E as perguntas são as seguintes: por quê Janot livrou a cara do Aécio Neves?

    A Lista de Furnas não vai ser investigada? Estão querendo desmoralizar o doleiro Alberto Youssef?

    Finalmente, eu quem eu devo acreditar?

  • Verdade, como Ministra da Energia, depois da Casa Civil, como membro e Presidente do Conselho da Petrobrás, como candidata e depois Presidente da República, DILMA sabia, não tinha como não saber, foi omissa, conivente ..e se não soubesse, foi imperita, imprevidente, INCOMPETENTE ..mas
    .
    ..mas como aqui é o BRASIL, ficamos com a certeza, e aguardemos pra quem sabe um dia, que a verdade sobrevenha.
    .
    A JUSTIÇA não a absoLveu nem a opinião pública absoRveu, mas deixou-se uma tremenda duma suspeita ..deixaram de cita-la apenas
    .
    ..problema é que as maracutaias (relembrando expressão do seu próprio padrinho) foram feitas antes do mandato, por isso momentaneamente, a Dama de Bege esta livre e fora do alcance da lei (ora_lei) ..e talvez depois, pela CADUCÂNCIA que sustenta a impunidade brasileira de sempre, e que ajuda figurinhas carimbadas como Fernando Collor a, vez em sempre, renascer nas páginas policiais..
    .
    Incrível que tem uns, em desespero e loucos pra criarem um álibi, disseram que a Dama, assim que soube, em 2012, defenestrou os malandros ..bem, peraí, é melhor repetir pra podermos gravar ..pois se assim, Dilma, junto com GRAÇA, prevaricou até 2014 quando o escândalo veio a tona por acidente (o que também já esta mais do que confirmado) ..mas antes disso, no mínimo, a Gerente cochilou, se acomodou, não administrou nem comandou, com certeza.
    .
    Okinawa, Pasadena, Gasodutos, Expropriação bolivariana, Abreu e Lima, Comperj, associação com empresas fantasmas e/ou frias, desvios e sobrepreços em obras e projetos por todo o país, ORÇAMENTO, planejamento e METAS esquecidos, o descontrole do mastodonte Sete Brasil, a nacionalização que fez explodir preços e prazos, que INVIABILIZOU projetos inteiros e de há muito retardatários..

    ..a MAIOR empresa Nacional reduzida ao valor de menos de 1/5 do que já foi ha bem pouco tempo (e com isso torrando o patrimônio de poupadores, famílias e fundos de Pensão por todo país) ..não, isso não é um caso isolado, nem obra do acaso, mas sim o resultado porco e escarrado de um grupo que, destrambelhado, chegando ao poder, percebeu que só tinha Gogó e que só sabia distribuir aleatória e farsescamente o fruto do trabalho de gerações inteiras de brasileiros.
    .
    Acompanhem abaixo o descarrilhar do valor da Petrobrás, ontem ela chegou a valer US$ 40 bi ..percebam que NÃO foi só o preço do barril que fez com que nosso maior símbolo de orgulho Nacional começasse a virar pó, isso depois de valer US$ 250 bi.

    http://economia.estadao.com.br/EN/img/barra/PetroAcoesValorDeMercado.jpg

  • Pois é! Também não compreendo o motivo da Dilma não processar Veja. Dá a impressão que teme a exceção da verdade. Também não entendo esse chororo acerca da privataria tucana. Por que o governo Lula não encaminhou nada a respeito para o MP investigar? Ou por que não reestatizou a Vale, a Telebras e outras Brás da vida? Agiu como cúmplice? A real é que enquanto tocou o violino com a receita ortodoxa (Palocci/Meirelles), numa fase de crescimento geral da economia, diga-se, o governo do presidente Lula mandou bem, promoveu inclusão e desenvolvimento de mercado próprio. Pode reparar, a merda começou em 2008, com a adoção de medidas heterodoxas na economia para amenizar a crise externa. Tais medidas não só foram mantidas, como ampliadas no 1o. mandato de Dilma. É o exemplo que sempre falo: acelerou na ladeira e ta freando na subida. Paga agora o pato das merdas que fez na economia nesses quatro anos. Sem dizer que Dilma fica anos-luz do seu criador nos quesitos empatia, competência, humildade e articulação. A sorte do PT é que a oposição é ruim de serviço. Ou conivente.

  • Bom dia Edu!

    Essa Sra. que aparece na com as cópias da capa da revista
    não é a Sra. Ivone Marreiro da associação dos Oficiais de Justiça
    do Estado de São Paulo?

    grato.

  • Vocês não acham que ele tem razão?

    Vice-gov. da Bahia diz estar cagando e andando para a Lava Jato
    sab, 07/03/2015 – 09:28

    Listado na Lava Jato, vice-governador da Bahia diz estar cagando e andando.

    O vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão do PP, não economizou nas palavras ao se manifestar após a divulgação da lista do STF (Superior Tribunal Federal) com nomes de envolvidos em inquéritos relativos à operação Lava Jato, na noite desta sexta, (6).

    Após dizer que não entende o motivo de ter sido incluído nas investigações, o vice-governador diz, em nota, estar “cagando e andando, em bom português, na cabeça desses cornos todos” se referindo às pessoas que o citaram durante as apurações.

    Matéria completa na Folha: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1599586-listado-na-lava-jato-

  • Mas a declaração de Youseff está lá, na página 14 da Petição 5257, direcionada à Gleici Hoffman. Não entendi porque o bloguista falou que não há provas que o doleiro fez tal declaração. Se a Dilma quiser processar alguém, o que duvido, seria o Alberto Youseff, por calúnia, e não a Veja, que não fez mais do que informar o que havia nos autos.

    Eduardo Guimarães, sugiro se embasar melhor antes de publicar seus textos, ou pelo menos consultar um pouco mais as informações disponíveis antes de publicá-los. Entendo que pelo horário em que este texto foi feito (logo após a divulgação da lista), não tenha dado tempo de você ler todas as petições abertas pelo STF, a ponto de encontrar a prova de que Youseff realmente falou o que a Veja noticiou. Mas aguardando um pouco mais, você teria acesso ao texto.

    Seu texto perdeu valor no momento em que foi confrontado. Perdeu uma boa oportunidade de defender a Dilma de uma maneira mais adequada.

    Este meu comentário não é para seus leitores, mas para você, blogueiro. Sim, eu sou oposição ao governo atual, o que não significa necessariamente que sou tucano, coxinha, elite, etc etc. Sou oposição independente, porque não encontro ninguém hoje na política que possa me representar. Assim entenderei se meu comentário não for publicado.

    • O doleiro Youssef NÃO FEZ, repito, NÃO FEZ delação alguma envolvendo Dilma, nem muito menos Lula. O que a Veja fez foi puro banditismo, pra influenciar o pleito.
      Entendeu, seu pobre de direita manipulado pela rede globo\?

      • Amigão, você não me conhece para me rotular. Nem televisão tenho em casa há pelo menos 8 anos. Manipulado pela Globo? Seja mais criativo e assertivo. Convença com fatos, não com depreciações sem sentido. Não tem argumento e começa a xingar, pelo simples prazer de xingar.

        Não fui eu que inventei o depoimento do Youseff, ele tá lá, escrito no processo e gravado. Ele disse que Dilma estava no grupo que sabia de tudo. Se ele mentiu ou não, é responsabilidade dele, não estou aqui para julgar isto. A Veja não tá aí para julgar isto, ela só reportou o que depois ficou provado por gravação, que inclusive você tem acesso.

        Faz o seguinte, se disponha para ouvir a gravação, prove que você não tem “ouvido seletivo”. Ficar repetindo a você mesmo “mentira mentira mentira”, achando que com a força da mente vai conseguir mudar o fato ocorrido, não faz bem pra saúde mental.

        Atenciosamente,
        Henry

        • Henry, esse é o problema do ambiente da internet hoje em dia, as pessoas esquecem de argumentar e preferem logo te ofender, te rotular, repetindo coisas que as vezes nem elas mesmo sabem o significado. É isso vale pra todos, defensores ou opositores ao atual governo. Eu também me incluo entre os que discorda do blogueiro e do atual governo, mas sempre respeitando o direito de se manifestarem. E na linha do que você disse, das duas uma, ou o blogueiro não teve tempo de ler os documentos da delação que agora foram divulgados, ou leu e mesmo assim preferiu continuar mentindo ai dizer que Youssef não disse o que disse. Espero que a primeira opção seja a correta. Eu não vou entrar no mérito se Dilma sabia ou não. No caso em si, isso é irrelevante. O fato é que Youssef disse o que Veja afirmou que ele disse. E nesse caso eu realmente acharia interessante pra credibilidade do blog que o editor da página faça alguma consideração sobre isso. Se ele achar que deve, otimo, estamos aguardando, mas se ele não está nem ai pros fatos, que não responda. É esperar pra ver.

    • Outro tucano mal enrustido.

      Diga-nos ONDE é que o Youssef aponta COMO a Dilma supostamente tomou conhecimento “de tudo”. Ele presenciou alguma reunião com ela, na qual se discutiu “tudo”? Alguém lhe entregou documentos? Alguém denunciou “tudo” pra ela? Ele testemunhou ordens dela? Recebeu-as?

      Não, ele apenas SUPÕE. Sabe-se lá baseado em que.

      E a Veja fez MUITO mais do que apenas “informar a verdade”. Ela ADIANTOU uma publicação pra influir numa disputa presidencial “informando” a suposição do doleiro como se fosse um FATO.

      Veja MENTIU descaradamente, assim como vc o faz agora.

      Não é difícil demais pra entender. Só precisa deixar de lado a vontade desesperada de ver a Dilma pelas costas e querer ser ao menos um pouco justo e honesto.

      E condenar alguém por suposição não é nem justo, nem honesto. É, ao contrário, uma canalhice completa.

  • Discordo da ideia de que Lula poderia ter investigado a privataria. Ele não podia, pois não seria ELE o investigador, e os investigadores estariam TODOS envolvidos com o crime investigado.

    É evidente que a tentativa de investigar seria o maior tiro no pé que Lula poderia ter dado, lhe custaria o mandato e a reeleição.

    Quanto ao processo contra a Veja, eu tinha lido em algum lugar que ele já havia sido proposto. Seria interessante confirmar.

    Pelo menos o governo resolveu reduzir as verbas publicitárias pra Veja e pra Globo.

    Agora, por outro lado, essa discussão me deu uma ideia. O que a Veja fez foi adiantar uma edição pra prejudicar uma candidatura e beneficiar a outra.

    Isso tem um grande custo, e a Veja transformou-se em um panfleto tucano. Ora, se eu tivesse uma gráfica e doasse panfletos de minha autoria ao PT, eu estaria cometendo um delito eleitoral. Teria que declarar a doação.

    A veja foi até mesmo distribuída pelos militantes tucanos!

    Não foi um ato de imprensa, mas de panfletagem. E, como tal, deveria ser contabilizado como uma doação ao PSDB. Como não foi declarada, foi CAIXA 2!

    Mensalão da Veja…

  • Eu sei que não deveria ficar falando coisas negativas sobre Dilma, mas meu prezado Eduardo, quando vejo um post como esse seu, não tenho como ficar calado. Dilma jamais vai fazer nada porque ela é covarde ao extremo. Não é republicanismo, é covardia mesmo. Eu já internalizei que Dilma é covarde isso deixou muito de me atingir e a minha indignação é ter sido enganado por 2 vezes com o marketing que a “vendeu” como coração valente. Óbvio que as outras opções para presidentes eram sombrias e Dilma era a menos pior. Mas não há perdão para Lula e Dilma terem escondido dos seus eleitores a guerra política que se trava nesse país. Os eleitores de Dilma ( que são de Lula) hj estão corrompidos pela mídia e pela ausência de cuidado desses líderes que jamais lhes explicaram nada sobre nada. É triste ver Dilma ser chamada de ladra pelos funcionários da limpeza do meu trabalho, logo eles que votaram nela e que amavam Lula.Não foi só culpa do PIG.

    • O cara elege os Agripinos, os Bolsonaros, os Perrellas e os Alckmins da vida, depois vem aqui chamar Dilma de covarde.
      Bem que o Tim Maia falou em 1990: “Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita”

  • Grande Eduardo!!!!

    interessante é que eles escolheram os nomes do PT por região.

    Sul – Gleisi.

    Sudeste – Lindenbergue

    Nordeste – Humberto

    Norte – viana.

    ou seja essa é a cartilha do Sharp com o seu Golpe suave.

    A mídia familiar, além de golpista e entreguista conspiram contra o Brasil e o Povo brasileiro desde sempre.

    Não Passaram!!!!

  • AHAHAHAH . Desculpe, EDU. Sou seu fã há muito tempo. Esse é um dos melhores Blogs desse país e não tem um único dia que não passo por aqui, mesmo rapidinho. Então me dê o direito do deboche, tá?
    DILMA não vai processar ninguém, Edú. Isso é do PT. Quem processa no outro dia às 8 da manhã assim que o Forum abre são os Tucanos. São rápidos. Eles processam de manhãzinha e 10hs quando os jornalistas estão chegando na redação lá está o release no PC. É assim. O governo e o PT são mais da “reconciliação”. Não reagem. Talvez, Lula, lasque um processo no “REPÓRTER MEIA-BOCA DA VEJA” pq ali foi demais, né Edú. Ali foi caso de banditismo mesmo! Mas fora isso, não consigo imaginar DILMA lascando um processo na Veja. Tomara que vc tenha razão Edu. Se isso acontecer sou seu fã em dose tripla. Bom final de semana para vc e dotos daqui.

  • GRANDE DILMA.
    Graças a você, presidenta do Brasil, nosso país agora combate a corrupção sem olhar quem é o bandido.
    Não importa quem seja o bandido e a qual partido o partido o bandido está filiado.
    Digo “está filiado”, porque bandido muda de partido e continua bandido.Bandido especialista em roubar o erário, constitui quadrilha e para isso usa gente desonesta do executivo, do legislativo e para nossa tristeza recruta e usa regularmente gente do JUDICIÁRIO, gente sem ética e sem moral que
    usa o cargo onde deveria promover JUSTIÇA, para promover bandidagens
    de seus amigos e parentes com o intuito de ter poder e dinheiro.
    Juntos todos dia 13/3, a rua é a nossa trincheira…

  • Dilma já pode processar a veja ,mas não faz. . Apesar de não concordar com seu silêncio ,ela continua tendo meu apoio e sempre que posso a defendo de todas essas manipulações. O pessoal de direita não é contra a corrupção é contra o PT. O PSDB pode roubar a vontade que no final com o apoio da justiça ,eles são blindados.

  • Eduardo, esse assunto é fora da pauta desse post mas vou lhe fazer um apelo, considerando que você tem muito mais sensibilidade política do que muitos daqueles que cercam a presidente. Há um barril de pólvora prestes a explodir junto aos jovens universitários deste País e ninguém no governo toma providências. Essa galera, na hora da revolta, poderá engrossar as fileiras de reacionários que provavelmente irão para as ruas no dia 15. Será que esse pessoal do governo não está vendo isso? Explico: milhares de estudantes universitários espalhados pelo Brasil à fora, junto com milhares de pais agoniados, já estão recebendo boletos de cobrança das mensalidades das suas faculdades e nada do sistema do FIES ficar operacional para receber os pedidos dos alunos. A minha filha é eleitora da Dilma, faz engenharia química e me disse que na sala dela, por exemplo, quase a metade estuda pelo FIES e que o pessoal está revoltadíssimo. Alguns colegas coxinhas estão espalhando que essa dificuldade é de propósito e que foi Dilma que mandou fazer isso porque ela vai “acabar com o FIES”. Por defender o governo, a minha filha já bateu boca em sala de aula, já conseguiu novos três inimigos só no dia de ontem e está como ela mesma disse, “puta da vida” com um governo que “além de não se defender, pega porrada de jovens, grande parte eleitores dela, e joga nos braços da oposição”. Agora eu pergunto Edu, fica realmente difícil defender o governo, cada dia que passa, por absoluta incompetência política e operacional. Ressalto que a minha filha não precisa do FIES para estudar, então não estou advogando em causa própria, mas peço encarecidamente a você, que alerte esse pessoal palaciano do PT para cair na real, pisar no chão das ruas, para que o ministro da educação resolva esse problema do FIES antes desse dia 15 golpista. Você pode fazer isso. Abraços.

  • http://www.lavajato.mpf.mp.br/images/Pet5257.pdf

    “Alberto Youssef (Termo de Colaboração 02) afirmou que, em complementação ao termo de declarações realizado na data de ontem, o declarante gostaria de ressaltar que tanto a presidência da Petrobras quanto o Palácio do Planalto tinham conhecimento da estrutura que envolvia a distribuição e repasse de comissões no âmbito da estatal; que, indagado quanto a quem se referia em relação ao termo “Palácio do Planalto”, esclarece que tanto à Presidência da República, Casa Civil, Ministro de Minas e Energia, tais como Luis Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, Ideli Salvatti, Gleisi Hoffman, Dilma Rousseff, Antonio Palocci, José Dirceu e Edson Lobão…”

    Está no link do inquérito para quem quiser ler.

Deixe uma resposta