Quem inventou Fernando Holiday?

Reportagem

holiday capa

 

A história pública de “Fernando Holiday” começa no dia 22 de janeiro de 2015, data em que sua página no Facebook foi criada. Sua primeira postagem naquela rede social foi da foto que encima este post e recebeu 25 curtidas.

No mesmo dia, o jovem de 18 anos – que, segundo reportagem da Folha de São Paulo, é morador da periferia de São Paulo (Carapicuíba), filho de uma auxiliar de enfermagem e de um garçom –, faz uma segunda postagem: um vídeo, bem editado, aparentemente profissional, que o levaria à “fama”.

“Holiday” chegou chegando ao Facebook. Seu vídeo inaugural recebeu 2.396 curtidas, 568 comentários e 3.126 compartilhamentos – o potencial de difusão de tantos compartilhamentos é considerável. Essa repercussão rendeu ao vídeo quase 40 mil visualizações.

O discurso bem-articulado do adolescente foi obviamente ensaiado e dirigido, a edição do vídeo e do áudio é competente e a “viralização” decorre de ter sido postada na página do Movimento Brasil Livre.

Como as 25 curtidas da primeira postagem de “Holiday” (sua foto) o transformaram nesse sucesso de público tão rápido? Verificando essas duas dezenas e meia de curtidas encontra-se um fato curioso: ao menos três pessoas que curtiram a foto do rapaz são de faixa etária distinta e, obviamente, de classe social muito diferente, além de residirem em outras cidades.

holiday 1

 

As postagens dessas três pessoas no Facebook se coadunam perfeitamente com as do Movimento Brasil Livre. Atacam o PT, Dilma Rousseff, exaltam o deputado do PP Jair Bolsonaro, Aécio Neves e, todas, usam exemplos de pessoas negras que apoiaram as manifestações anti Dilma de 15 de março como “prova” de que quem foi à avenida Paulista se manifestar não foi a “elite branca”.

Apesar disso, segundo pesquisa Datafolha feita no dia 15 de março, na manifestação anti Dilma 69% dos participantes se declararam brancos e 41% disseram ter renda acima de dez salários mínimos. Isso sem falar nas imagens da manifestação, que levaram até a imprensa estrangeira a considerar que foi um movimento da classe média branca.

Qual a possibilidade de um adolescente negro e de origem pobre da periferia de São Paulo conhecer pessoas como essas, de outras cidades, duas delas distantes? O que levou essas pessoas a curtirem a foto de um entre milhões de adolescentes que mantêm perfis no Facebook?

Boa parte das outras 22 pessoas que curtiram a foto de “Holiday” parecem ser brancas e de outras faixas etárias, apesar de algumas delas parecerem ser tão jovens quanto ele. Mas essas três pessoas destacadas chamam mais atenção por terem idade para ser pais do rapaz, sem falar da etnia e da aparente classe social mais alta.

Parece evidente que pessoas tão distintas do perfil de “Holiday” o conheciam antes de ele inaugurar sua página no Facebook e que, de alguma forma, estão relacionadas com a difusão de seu vídeo na página do Movimento Brasil Livre.

Sobre esse movimento, ainda segundo o jornal Folha de São Paulo, trata-se do principal grupo convocador das manifestações. O MBL é sediado na cidade de São Paulo e defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em manifesto publicado na internet, o MBL cita seus cinco objetivos: “imprensa livre e independente, liberdade econômica, separação de poderes, eleições livres e idôneas e fim de subsídios diretos e indiretos a ditaduras”.

A revista Carta Capital afirmou, em matéria publicada em seu site no dia 13 de março, que o bilionário David Koch financia o MBL. Coch seria “Um dos poderosos irmãos Koch, donos da segunda maior empresa privada dos Estados Unidos, com um ingresso anual de 115 bilhões de dólares”.

holiday 2

 

Então ficamos assim: um ilustre desconhecido, muito jovem, inaugura uma página no Facebook poucos dias antes do protesto anti Dilma. Minutos depois, pessoas que obviamente não pertencem ao seu grupo social curtem uma foto dele sem nada de especial, ele posta um vídeo (profissional), o vídeo explode na internet (teria sido “patrocinado”?) e o rapaz acaba, cerca de um mês depois, virando notícia na home do UOL.

Qualquer busca que for feita no Google mostra que “Holiday” praticamente não existia na internet antes de inaugurar aquela página no Facebook. Foi inventado a poucos dias do protesto e fazendo um discurso – no vídeo acima – que recebeu toneladas de elogios de jovens brancos de classe média, em contrapartida a manifestações indignadas de jovens negros que sabem muito bem a importância da política de cotas “raciais” nas universidades.

Ao fim disso tudo, percebe-se que o movimento contra Dilma Rousseff e o PT está pouco se lixando para “corrupção”. O objetivo desse movimento é acabar com políticas públicas como a que, segundo essa gente, estaria “roubando” vagas de brancos nas universidades públicas.

Mas essas páginas e esses movimentos anti Dilma não se resumem a atacar petistas. O PSOL, inimigo figadal do PT, bem como sua última candidata a presidente, Luciana Genro, são atacados duramente, assim como MST, MTST, PSTU e tudo que esteja à esquerda dessa gente.

Além disso, as páginas desse e de outros movimentos de direita análogos se manifestam contra feministas, contra movimentos negros, contra homossexuais…

A esquerda brasileira, porém, ao contrário da direita se mantém dividida. A parcela mais radical recusa-se a apoiar não Dilma Rousseff, mas seu mandato constitucional. Enquanto isso, esses movimentos literalmente fascistas, irrigados por fortunas de origem difusa e obscura, vão tomando conta do cenário político.

Quem poderá unificar a esquerda? Está havendo diálogo entre o governo e a oposição de esquerda? Dilma já se convenceu de que é preciso construir uma pauta e assumir compromissos? A esquerda já se deu conta de que é alvo dessa direita hidrófoba tanto quanto a presidente e seu partido?

Em nenhum país em que esses métodos foram usados a ultradireita obteve uma vitória tão completa quanto a que está alcançando no Brasil. E, a cada dia que passa, esse quadro parece cada vez mais difícil de ser revertido.

Sem tomar partido do governo Dilma e do PT contra a esquerda oposicionista, o que se espera é que os dois lados tenham mais juízo. A esquerda precisa se reunir e encontrar uma pauta mínima.

Dilma não conseguirá nada afagando a direita, a esquerda oposicionista está no menu da ultradireita tanto quanto os petistas. Será que os dois lados entenderão isso a tempo? Petistas, psolistas, sem-teto, sem-terra, sindicalistas têm que acordar enquanto é tempo.

Não faltarão “Holidays” para ajudar a direita a oprimir a maioria dos brasileiros, sabidamente negra e pobre. O “Holiday” do vídeo é só um protótipo. Muitos outros serão construídos. Dinheiro não haverá de faltar.

  • emerson57

    A fome de indivíduos como esse citado faz isso. Eu quero o meu é a palavra de ordem. Vergonha na cara para que? Eu quero é me dar bem!
    Assombra a atitude da maioria dos deputados e senadores eleitos pelo PT e base governista. Cada um deles se transformou num Holiday similar ao citado. Fazem de conta que não é comigo e seguem tratando de sua vida boa.
    Enquanto isso o governo acuado e o futuro do Brasil está indo para o ralo.

  • Valterlei

    Mas Dilma acabou de levar uma dura do Stedile.
    O que mais quer que ela faça? Dê o Ministério da Fazenda ao MST?
    Quanto a se unir ao Psol, já viu a pauta das figuras?
    Sem contar que eles acham Stalin mais bonzinho que Hitler.

    • eduguim

      Bons são os fascistas que querem tirar de jovens negros a chance de estudar

      • waldir silva filho

        Eduquim por vc derramo meu sangue, vc é o lula de ontem. te amo cara…

        • eduguim

          Abraço

    • flavio botelho junior

      O valterlei comparar ou achar STALIN igual a Hitler é uma ofensa aos verdadeiros comunistas, meu pai e meu tio são heróis de guerra!, graças aos soldados SOVIÉTICO ” VERMELHO ” você hoje não fala alemão, também tó com o saco cheio dos ” deputados ” e “senadores” do PT, salvo algumas honestos, mais vá ler um pouco de história sobre a segunda grande guerra, não vale como referencias os filmes americanos, porque eles acham que foram eles que ganharam a guerra, e estão tentando mudar a história já que eles financiam a imprensa/empresa, dia 9 de Maio vá a algum site Russo e veja com seus olhos o desfile da VITÓRIA na praça vermelha em Moscou, você vai ver o orgulho Russo e um recado ao ” pato manco obama “, aqui NÂO.

    • El Cid

      Na falta de argumentos, você digita isso? Putz !!

    • Sávio Valença

      Stalin é mais bonzinho que seu Bush.

  • Renata

    Edu e colegas, gostaria de compartilhar com vocês as considerações de um amigo.

    A Folha publicou uma matéria com o título “AS RAZÕES PARA AS PESSOAS PROTESTAREM SÃO JUSTAS, DIZ EX-MARIDO DE DILMA” que dava a entender algo como Miriam Cordeiro x Lula. Ao ler a matéria, um amigo disse: “Para meu espanto, o que vi foi o depoimento afetuoso e solidário de um ex-companheiro que apoia e defende a presidente, derretendo-se em elogios”. A partir disto, outro amigo ponderou o seguinte:

    “Apesar de existirem múltiplas cores no espectro, eu tendo a separar as cores e olhar o preto e o branco primeiro e o que eu tenho visto é o seguinte: o preto que representa a falta de luz e claridade, é o grande poder dos que querem manter seu domínio. Ao longo do tempo foram comprando a mídia mundial e ao longo do tempo foram comprando os governos mais poderosos. Hoje, em minha opinião, essa gente meio invisível tem os rabos de praticamente TODOS os políticos dos países que compõem o G7 em suas mãos. Essa gente detém o poder do escuro, da divisão, da desinformação, da cizânia na sociedade. Eles criam todos os grandes conflitos e a agenda deles para mim é muito simples: criar dívidas através desses governos corrompidos porque pelas dívidas se controla tudo nesse mundo deles. E eles têm vários mecanismos ao seu dispor, todos criados por eles mesmos ao longo do tempo, muito tempo: Banco Mundial, FMI, USAID, montes de ONGs, as grandes máquinas de propaganda, de guerra, de alimentos, etc. E é essa a vida dessa gente: controlar, controlar, controlar e impedir qualquer grande avanço social que possa ser percebido como uma ameaça ao seu poder.

    Do outro lado, o lado branco, é onde se encontram aqueles que querem a clareza e buscam felicidade compartida ou pelo menos felicidade estável. Estes somos nós, eu creio. Nós vemos o mundo de uma outra maneira, meio que nem o Imagine de John Lennon. Nós não estamos atrás de poder em nossas mãos mas nas mãos de todos os que trabalham, dos idosos, das crianças, da natureza, dos animais, muito conscientes de que necessitamos de um mundo mais justo, de que necessitamos que a natureza seja uma parceira com direitos, respeitada, e não uma escrava abusada e menosprezada.

    Uma vez estabelecidos o preto e o branco eu vejo uma zona cinza e acho que nela se encontram os desinformados, os que perderam qualquer perspectiva lógica, os que querem destruir, agredir, por sua ira pra fora em cima de tudo que percebem como sendo “o inimigo”. Essa zona cinza parece estar crescendo e não tem nada de bom, nada de positivo, nada de criativo, e está por toda parte. É a consequência dessa doença social. As pessoas dessa zona estão doentes, muito doentes e não percebem isso.

    As cores variadas estão por aí também mas são o negro e o cinza que ameaçam tudo!

    A gente precisa dar alguns passos atrás pra ver esses tons. Há que se sair do problema, há que se deixar de lado as emoções para que se possa ver isso tudo com clareza. E há que se ver a doença!”.

    De fato é difícil não entrar na emocionalidade do momento mas creio, como meu amigo, que olhar com clareza essas zonas escuras é importante para impedir seu crescimento – resta saber como fazer isso socialmente.

    • Renata

      Ficou esquisito esse “branco” e “negro” citados por meu amigo vis a vis o contexto do post do Edu, mas a gente entende que foi usado metaforicamente (por mais que seja deplorável essa metáfora branco – o lado da luz, negro – o lado do obscuro).

  • Osvaldo

    Fernando Holiday = Fernando Feriado

    Um psicólogo pode interpretar o porquê da escolha desse apelido.

    Como é que um cara pode se chamar feriado e pretender liderar um movimento político?

    Vai te catar, Fernando, vai gastar a grana que estão te dando lá em Miami.

    Palhaço!

    • edu marcondes

      Ainda que “feriado” está dentro do contexto, a tradução literal é “dia Santo”.

    • Wagner Ortiz

      Altamente “politizado” o garoto. Mais um inocente útil. Ou será que a recompensa dele é alta?

  • antonio walter

    já havia quem vendia seu povo trezentos anos antes do Fernando , sempre haverá traidores com as melhores intenções

    • eduguim

      Que coisa dolorosa. Me pergunto como alguém pode descer tão baixo

      • elisa

        Falta de consciência é algo democrático, existe em todos os níveis e em todos os lugares, quem sabe daqui a alguns anos ele não se envergonhe do vídeo? É novo ainda, uma pena que enquanto isso ajuda a atrapalhar quem precisa…

  • Nádia

    Edu, a melhor coisa que PT deveria fazer, se unir ao PSOL e lançar um candidato à presidência em 2018 um membro do PSOL, Ivan Valente por exemplo ou até mesmo do PCdoB, assim a mídia vai com tudo pra cima do PSOL ou PCdoB, e vai dar um folego e também vai ficar claro para a população o que é a mídia.

    • Roseli Carvalho

      Pois eu acho que o Lula deveria era apoiar para Presidente o Roberto Requião. O PMDB não quer o poder? Ou será que ele quer só ficar ao lado do poder e comandar… Pois que seja uma pessoa forte e desse partido.
      Sinceramente, às vezes, tenho a impressão que o Roberto Requião é melhor do que muitos petistas. E não se enganem, estou falando como petista que sou.

      • Nádia

        Verdade, pode ser também.

      • Arestides Fronza

        Já pensei nisso também.

      • Minha cara Roseli, isso que você sente não é apenas impressão.

        É a pura verdade.

        Roberto Requião pode não ser nenhuma maravilha, mas com toda certeza, por sua atuação no Senado, ele é muito, mas muito melhor do que a maioria dos políticos petistas, principalmente aqueles que integram o ministério de Dilma Roussef.

        Isso é triste mas é a pura verdade.

        Só para constar: embora tendo votado em Lula e Dilma, não sou nem nunca fui petista. Aliás, nunca fui filiado a partido algum.

        O único líder político que sempre admirei foi o saudoso Leonel Brizola.

        Um abraço.

      • Nelson

        Seria um antídoto ao golpismo latente e um tiro de misericórdia no piguento PSDB. Uma jogada de mestre! Creio que o Lula cogita algo nessa linha.

      • Miron

        Sempre que Requião tem chance, detona o PIG e cita nominalmente a Globo, os caras do PT, quando falam da imprensa corrupta, sonegadora e golpista, nunca citam a palavra GLOBO (o câncer brasileiro), se c… de medo. Quanto ao Holiday, não passa de bucha de canhão nas mãos da direita: breve será descartado.

  • Leici

    Mas que beleza. Estão criando fantoches para transmitir a mensagem desejada. E as pessoas que curtem isso achando que é espontâneo? Sabe de nada inocente!

  • André Bezerra

    Aí Eduardo, veja como o grande Malcolm X descrevia essas figuras: https://www.youtube.com/watch?v=znQe9nUKzvQ

  • Roberto L.

    Edu, esses novos movimentos dos golpistas têm a digital do Tio Sam. Não é só especulação, suspeita ou paranoia (teoria da conspiração) como muitos desqualificam (já cansei de detonar teorias da conspiração pra cair em uma tão simplesmente).

    A elite brasileira (ou melhor chamando, classe dominante, pois se banaliza o termo “elite”) não consegue ser tão meticolosa pra armar essas coisas tão detalhadamente, de forma fria e calculada, isso é coisa de gringo, ianque (mais precisamente). Quem faz isso dessa forma costumam ser norte-americanos, e aí assionam os lacaios internos que se vendem por qualauqer trocado.

    Como comentaram acima, a figura do traíra é algo recorrente na História, não só no Brasil como em vários países. Só que fora esse tipo de gente costuma ser tratada debaixo da sola (nos países com consciência forte de nação), no país esses vira-latas são desprovidos de consciência ou qualquer coisa que lembre isso, por isso que os gringos encontram terreno fértil pra manipulação. Além do fato de que a própria esquerda está tratando a questão dos EUA infiltrando-se a base do ceticismo e folclore quando o golpe de 64 já foi desmascarado como tendo sido trama deles (a coisa partiu deles e foi executado pelos traíras nativos, na ocasião, o exército com a polarização da guerra fria). Os militares que notaram que a coisa estaria tomando outro rumo, caso do próprio Castelo Branco, acabou morrendo em circunstâncias duvidosas (derrubaram o avião dele, o golpe dentro do golpe).

    No FB tem um jornal russo, escrito em inglês (não lembro o nome, mas deve ser algo como Beyong Russia Hedline, algo assim, ou Herald alguma coisa), que ataca Putin e a Rússia o tempo todo, nos moldes da Folha de SP e do PIG nativo.

    O El País faz campanha todo dia contra Dilma, o PT e o governo (o El País pertence a norteamericanos).

    Ou seja, há sim uma armação internacional com os lacaios internos pra desestabilizar o país (some o post anterior dos animais daqueel UFC, como não sou politicamente correto e não sou uma pessoa boa com gente canalha desse tipo, torço pra que os gringos quebrem esses traíras no ringue daquele lixo que chamam de “esporte”).

    Cabe a esquerda parar de bobeira e articular comentários convincentes pra alertar o povo, pois caberia ao Ministro da Justiça zelar pela desarticulação disso (usando a Inteligência do país), mas é o mesmo que pedir a Zé Ninguém (ou Zé Cardozo) que dá no mesmo.

    Só finalizando: isso não ocorre só no Brasil, em todas as áreas que viram alvo dos EUA a coisa começa a estourar, a Ucrânia sofreu isso, a Venezuela sofre, Argentina etc. É o modus operandi dos Democratas (Obama) é bem mais calculado e escroto que o dos Republicanos, depois tem gente na esquerda que pergunta pq eu espero que um Republicano vença nos EUA (mesmo sendo duas porcarias), porque Democrata no poder é perigo eminente pra América Latina e Brasil.

  • Gilson Raslan

    Para serem aceitos na casa grande, os holidays da vida fazem qualquer coisa.
    Este específico holiday, fazendo curso superior, está se preparando para entrar na casa grande. Não é assim que a maioria dos jovens da nova classe média está agindo?

  • Leonardo

    O negro brasileiro é um dos mais ´domesticados´ do mundo.

    Gosta de namorar mulher branca, veste-se e pensa como um homem branco, desconhece sua história, sua cultura e muitas vezes não se constrange em humilhar seu irmão de raça… se for um negro bem sucedido tem grande chance de ser arrogante igual a um homem branco.

    Por isso não me surpreende o discurso desse pobre coitado facilmente cooptado pela direita para dar uma atmosfera plural à marcha do ódio da elite branca de São Paulo.

    Talvez um dia quando for humilhado em alguma situação, for vítima de racismo em algum salão granfino de higienopolis aprenda alguma coisa.

    • Liduina

      Concordo e digo mais. Tem nordestino assim, também.

    • Ligia Malta

      É, concordo, não é novo, nesse sentido. Mas o que é novo neste rapaz, e foi o que mais me chocou na sua fala, é que ele não se atém à questão das cotas, mas desanca todo o movimento negro, chegando ao ponto de comparar Zumbi dos Palmares a Hitler!

  • Lau Mendes

    Pior é q já lí e assistí gente mais velha e letrada com o mesmo discursinho do little brother do face, aspirante a BBB. Não sei em que planeta vivem. Fim de semana mesmo, no twitter uma menina, mais ou menos vinte e cinco anos, médica, com uma pendenga no hospital porque ela não tinha o ‘visú’ que “pacientes esperam de uma médica”. Mediram-na não por sua formação, mas pelo uso de cabelo dreadlocks. É mole.

  • Eliana

    Fernando as vagas são do povo brasileiro,
    e, não dos brancos.
    Se vender para ser aceito é muito feio.
    Te cuida moleque…
    Estes que te usam hoje, não vão
    querer você na Universidade, aeroportos,
    shopping,etc. por acreditarem que estes
    espaços são só para brancos.
    Você está pagando o maior mico defendendo
    quem lhe detesta.

  • Sidnei Brito

    Como no caso do Hamlet, de Shakespeare, há método na loucura.
    A ideia é excelente: para se combater a história de que o antipetismo ou a contrariedade com algumas de suas vitrines venham daquilo que Lembo chamou de elite branca, dá-lhe negros desancando Dilma, PT ou tais políticas.
    Não é novo. Já vinha sendo testado.
    Há algum tempo, a rede Bandeirantes (se não me engano) veio com umas matérias contrárias às cotas em universidades. O forte das reportagens era mostrar pessoas negras que não somente eram críticas ao sistema, como apareciam na condição de heroínas por participarem – com sucesso – de processos seletivos abrindo mão do instituto.
    Todos talvez se lembrem da propaganda da Folha, que usa uma atriz negra se apresentando contrária às cotas, concordando com a opinião do jornal (noutras, aparecem caso de pessoas que discordam da posição do diário).
    De forma mais tosca, cansei de receber mensagens anticotas, via e-mail, que destacavam grandes personalidades negras (sempre as mesmas) bem-sucedidas ou respeitadas em suas áreas, e que nunca precisaram de cotas para “se dar bem”.
    Noutras palavras, e sem trocadilhos (até porque seria muito fraquinho!), o “Holiday” estava até demorando pra chegar!

    • Renata

      Verdade, é isso mesmo.

  • Marcos Rizzatti

    Tenho a quase certeza que este tal Fernando Holiday nem seu nome verdadeiro é, certamente é financiado por alguém muito poderoso e que quer aplicar um golpe de estado no Brasil, mas para isso, antes eles precisam de um modo ou outro convencer a população que este governo está muito pior que o do ociólogo FHC, inclusive a pouco fiquei sabendo que um instituto de pesquisa, diz que a Presidenta Dilma, teria somente 10% de positivo, o que eu particularmente não acredito, sim a coisa não ta boa atualmente, principalmente após os ajustes econômicos que o governo resolveu implantar através do Ministro Levy, mas apenas 10%? duvido, acredito que a impopularidade não é tão alta assim, creio que ainda temos uns 30% que acreditam no governo, mas voltando ao playboyzinho “Holiday”, esse jovem foi apenas “forjado”, treinado para atuar assim, certamente após a extrema direita conseguir seu objetivo este rapaz será novamente jogado a sua insignificancia, juntamente com os restantes negros destes país, pois o povo negro so teve algum apoio real depois de 2003, voltando a extrema direita a governar, o povão voltará a senzala de onde segundo Pondé, nunca deveria ter saido.

  • Luciano JG Souza

    Enquanto não se aplica a lei 10639/03 na nossas escolas, os meninos que hoje adentram em idade universitária tendem a se valer de “lideres” como o Holiday e a todo um sistema produtor de capitães do mato que se perdura até hoje!
    E é preciso salientar que o nosso nobre ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, atual amante dos reaças, votou a favor da constitucionalidade das cotas raciais.

  • Fernando

    Há um tempo atrás uma colega professora falava da batalha que seria travada não mais nos campos ou nas ruas, mas nos meios de comunicação. Batalha pelos corações e pelas mentes. Se não cheguei a discordar da professora, coube a provocação. É possível enfrentar de igual para igual estas corporações midiáticas? No caso do Brasil, o vencedor da batalha já está definido. Ou melhor, talvez ainda não esteja. Afinal de contas, no espectro conservador, as forças presentes também costumam se estranhar e se digladiar pelo poder. No entanto, o PT vem se tornando diuturnamente o alvo a ser escorraçado. É o cachorro leproso a ser chutado para fora da igreja. Lá dentro estão os donos da verdade, os impolutos, os dotados de uma pretensa superioridade moral que se torna difícil de contestar. Os espaços parecem estar totalmente cheios, sem deixar espaço para se pensar por si mesmo. Fernando hollyday é só mais uma enunciação desta formação discursiva que visa estabelecer empatias com as classes subalternas, os pretos, pardos e pobres deste país. É a representação da indignação transformada em mercadoria. Sem a estrada de um Arnaldo Jabor, de um Merval Pereira, ou um Rodrigo Constantino et caterva. Quanto tempo durará até que a indústria cultura invente outro assemelhado?

    • Renata

      Há algo muito errado, a tal Pátria Educadora precisa acontecer logo e em moldes diferentes dos tradicionais pois estes já não fazem frente a esse estranho caldo de cultura que as redes sociais vêm criando. “Internet” deveria ser matéria de estudo, desnudada, explicitados os interesses econômicos que a movimentam, a quem interessa a repercussão dos assuntos e a indução de certos comportamentos. “Leitura crítica de mídia” deveria ser outra matéria. E “Lógica”. Também o entendimento do que é atribuição de governo federal, estados e municípios e o conhecimento da sociedade brasileira através dos dados do IBGE, PNAD – incluindo aí o conhecimento pleno do programa Bolsa-Família e seus efeitos sistêmicos positivos. Tudo isso tendo como base muita leitura, literatura, a nossa histórica e cultura. Não é possível, algo tem que feito urgentemente. Acrescido da ley de medios, claro.

  • tiao

    Com esse sobrenome(?),ou apelido,ele vai longe.Como nossa elite é norte americanizada e idiota,adotou um negro pra lhe serviu de bate-pau.Triste papel deste rapaz.

  • Nelia

    E eu pergunto, e daí que esse fernandinho “linda camisa, chefe” acha das cotas raciais e tudo mais? Ele representa quem? Só porque é negro representa o todo o povo negro? Ele representa a si mesmo em sua subserviência ao pensamento das “zelites”, e só. Colocar esse cachorrinhos do mato na mídia é muita burrice dos que o patrocinam, ele não interfere no pensamento dos que movimentos afirmativos, apenas rende aplausos dos riquinhos branquinhos. O melhor que fazemos é ignorar e não dar mais ibope à uma figura dessas. Queria ver ele colocar reportagens de grupos como “Mães de maio”, Periferia em movimento, articulistas do Portal Geledés para ver se encontra algum concordante com ele.

    • Nádia

      Deus que me livre, mas, já pensou se acontecer com ele o que vêm acontecendo com jovens pardos e negros da periferia? A polícia não vai saber distinguir, não vai saber que se trata do Fernando Holiday, é negro então atira, depois vê quem é.

  • Salvador Ferreira

    Caro Eduardo.
    (Um pouco fora do texto)
    Gostaria merecer sua atenção.
    O STF como sendo a mais alta corte, pelo seu Presidente, não poderia tomar decisões ou dar “puxões de orelha”, por exemplo: num Moro e outros?
    Embora sendo o STF um poder independente, não deveria ser mais influente em muitos problemas que rondam o pais?. Gostaria de ler sua opinião.
    É minha (fraca) opinião ou o Presidente do Supremo, teria que ser mais atuante no cenário nacional?
    Abraços.

    • eduguim

      Ah, meu amigo, Lewandowski não fará política. Nem é seu papel. Se fizesse, seria um Gilmar ou um Barbosa às avessas. Que faça sua parte no STF.

      • Salvador Ferreira

        Obrigado Eduardo, pela resposta.
        Vai ai uma segunda: Qual o problema que impede a Presidenta indicar o novo Ministro para o Supremo?
        Com tanta gente a altura do cargo, o que “pega”?
        Grato, respondendo.
        Abraço.

        • eduguim

          Há risco de rejeição pelo Congresso do nome indicado por Dilma neste momento, Salvador. Tem que esperar a poeira baixar

  • mcn

    Edu, o mais provável é que esse menino, Fernando Holiday, seja uma fraude, um ator pago para fingir indignação.
    Quem semeia ódio, colhe ódio. Odiar é a profissão que ele escolheu. Ódio será o seu salário.
    O Brasil de verdade é outra coisa. Não cabe o ódio no projeto de futuro da nossa nação, mas redução das desigualdades e solidariedade, conforme preconiza a CF.
    O fato é que as forças que conspiram pelo golpe, além do ódio, se sustentam em mentiras. Eduardo Nomura, do site Farofafa, tentou entrevistar 12 pessoas nas passeata do dia 15 na Av. Paulista e depois desistiu. As 12 pessoas, escolhidas aleatoriamente, mentiram em algum momento das entrevistas. Não conseguiram sustentar suas convicções sem mentir. Leiam aqui – http://goo.gl/Vo1O60
    Aécio mente sobre helicópteros e aeroportos. Serra mente sobre a entrega do pré-sal aos americanos. Trolls emporcalham a web com mentiras. Reinaldo Azevedo mente cotidianamente em suas colunas, mente ao não se explicar publicamente sobre os R$ 50 mil que levou na Lava-Jato, e mente pessoalmente (no dia 15, acusou sem provas e de forma infundada uma repórter, mulher e negra, de assediá-lo no Metrô).
    Esse é o caráter da gente que odeia o Brasil, quer destruí-lo e será destruída com ele, caso sejam bem sucedidas. Só que não serão.

    • Nádia

      Mentira é próprio dos espíritos inferiores. Eles estão em campo vibratório de baixa frequência, por isso sentem ódio e mentem muito.

  • Cláudio

    :
    Ouvindo A Voz do Bra*♥S♥*il e postando:
    Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus:

    Duas vezes contra o espectro atro
    Inscreveu já seu nome na história
    Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    Mulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! !

    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    **** ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****
    ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*♥S♥*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    ************* Lei de Mídias Já!!!! **** “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” **** Joseph Pulitzer. **** … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !

    ************* “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”. Noam Chomsky.

    ************* “A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem”. Noam Chomsky.

  • jose carlos lima

    O Holiday faz parte desta turma do Partido Novo que se assume como politicamente incorreto
    Veja no min 2:54 o Holiday contracenando com o Kim Kataguiri

    https://www.youtube.com/watch?v=F12Wz5vApLw

    Este é o Kim Kataguiri que o Holiday tem como referencia

    https://www.youtube.com/watch?v=MfZXQlhtJp0

    Há posts no vi o mundo com o tal Kim Kataguiri

    Usam do humor prá passar um certo discurso que parece porralouquice mas tem seu papel de marionetes de Koch e outros bilionários….

  • jose carlos lima
  • Muchacho

    Mais um bobo da corte para branquinhos reaças ficarem excitadinhos, como ficam com um tal São Black no TT e FB.

  • Almir

    Esse outro zumbi (da globo, não de Palmares) não passa de mais um POBRE DE DIRETA que sempre apanhou da burguesia e, achando pouco, pede mais.

  • levemente

    Falando em gringos, vem do exterior a seguinte notícia, que agora está na “vitrine principal” do UOL:

    Economia | Agência de risco S&P mantém selo do Brasil como local seguro para investir (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/03/1606978-agencia-de-risco-sp-mantem-selo-do-brasil-de-local-seguro-para-se-investir.shtml).

  • Todos os meios justificam os fins é essa prática que a campanha midiática está usando contra o governo. Um desses meios é a volta das pesquisas que, durante as eleições fizeram de tudo para derrubar os índices da Dilma, agora elas tentam inviabilizar seu governo. Primeiro o DataFolha que cravou 13 de aprovação e 60 de desaprovação da presidenta e agora CNT-MDA 10 de aprovação e 64 de desaprovação. Os quase 52% que elegeram Dilma desapareceram na fumaça. Um dos maiores escândalos desta última eleição foi justamente a manipulação dos índices por parte dos institutos conhecidos e de outros de origem desconhecida que davam até 10 pontos de vantagem para Aécio sobre Dilma. Como nada foi feito contra esses institutos de pesquisa, eles voltam a atacar já que não haverá eleição para conferir a manipulação do números.

  • Carlos
    • eduguim

      Eita!

      • Carlos

        Aconteceu no ano passado.

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:

    FH = FH

    1.É muita coincidência. O primeiro é líder da nova direita brasileira e tem essa iniciais. Já o segundo está sendo exposto nas redes sociais para que o povo não esqueça o primeiro.
    2.O primeiro chamou os aposentados de vagabundos e não construiu uma única universidade, já o segundo, mesmo sendo preto é contra as cotas raciais para ingresso nas universidades.
    3 . O primeiro foi financiado pela CIA. “Está esgotado nas duas maiores livrarias do Rio o livro da escritora Frances Stonor Saunders Quem pagou a conta? A CIA na Guerra Fria da cultura, no qual o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é acusado, frontalmente, de receber dinheiro da agência norte-americana de espionagem, para ajudar os EUA a “venderem melhor sua cultura aos povos nativos da América do Sul”. O exemplar, cujo preço varia de R$ 72 a R$ 75,00, leva entre 35 e 60 dias para chegar ao leitor, mesmo assim, de acordo com a disponibilidade no estoque. O interesse sobre a obra da escritora e ex-editora de Artes da revista britânica The New Statesman, no Brasil, pode ser avaliado ao longo dos cinco anos de seu lançamento.(extraido do Google), já o segundo quem será o seu financiador?
    Realmente: somente uma revolução cultural profunda e duradoura poderá mudar a cabeça dessa gente.

  • CARLOS

    Eduardo, tenho notado que os jovens, hoje em dia, são presas fáceis, porque não têm acesso a boas informações nem leem bons livros. Na verdade eles são guiados por alguém que eles acreditam ser “o cara”. Só que os exemplos que eles seguem são os piores possíveis. A direita sempre passou a ideia de que aqui não há preconceito e que somos todos iguais. Não tendo muita base, eles acreditam. Fazem o que Malcolm X condena: “Cuidado com os jornais(hoje a grande mídia), porque eles fazem as pessoas amarem os opressores e odiarem os oprimidos.”

  • yacov

    Parece loucura, mas os próprios petistas parecem estar com vergonha, sem saber como defender o PT, que o PiG bombardeia ‘8 days a week’, e que, segundo a oposição, se calça em BOLSAS ELEITOREIRAS e CORRUPÇÂO para governar.

    As ‘bolsas’, tiraram milhões da miséria e elevaram milhões para a classe média, e são a base do desenvolvimento nacional dos últimos anos, pois pela primeira vez na HISTÓRIA DO BRASIL temos um grande mercado interno de consumo com dinheiro no BOLSO, e que viraram referência internacional de Programa Redistributivo, pois anteciparam e anos as METAS DO SÈCULO DA ONU no combate à pobreza e à fome.

    Quanto à corrupção, basta ver a sanha acusacionista ao PT ao lado do OCULTAMENTO de tudo que possa ser negativo ao campo da oposição, sobretudo o PSDB, ‘tapado de judiiaria’ e apresentado como moderno, mais-preparado e IMPOLUTO….

    Voltando ao nosso Grande mercado de consumo interno, cheio de demandas, é bom lembrar que ele não é feito apenas de ‘bolsistas sociais’, na verdade estes são a minoria. O mercado formal de trabalho e a arrecadação cresceu muito no BRASIL devido aos empregos formais, de trabalhadores com salário valorizado e atrelados ao crescimento do PIB e da inflação, que por sinal esteve e está dentro da meta nos últimos 13 anos.

    E os programas sociais nos custam uma parcela ínfima do nosso PIB, ao passo que o pagamento de uma ‘dívida’ INFINITA com os banqueiros, consome uma parcela substanciosa do nosso PIB, cerca de 20% e nos mantém com os JUROS MAIS ELEVADOS DO PLANETA, apesar de temos uma das menores dívidas públicas do MUNDO, cerca de 30% do PIB.

    Sugiro que os BRASILEIROS assistam menos PiGLOBO e mais a vídeos como esse: https://www.youtube.com/watch?v=RvhMVeylHI4

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  • O cara é uma fabricação, com toda a certeza. O argumento dele – como o de TODOS os que são anti cota – é fundamentalmente racista. Pra disfarçar esse racismo, ele inventa argumentos pró cotas que ninguém levantou e os contesta, fugindo covardemente do argumento real enquanto finge ter contestado algo com sucesso.

    E isso pq o argumento real pró cotas só pode ser contestado com uma afirmação profundamente racista, a de que os negros são vagabundos, não se esforçam e são mais burros. Alguns até tentam dar uma leve maquiada nisso, falando em “coitadismo” e outras baboseiras, mas não tem como fugir: pra explicar pq há muito menos negros nas universidades e em bons empregos do que na média da sociedade, só adotando o arguetn racista ou admitindo que os negros são prejudicados, impedidos de avançar, pela realidade social histórica.

    É o preconceito, o racismo de séculos que lhes tirou a condição de poder entrar em uma universidade ou num bom posto de trabalho com o MESMO ESFORÇO de um branco.

    Quer dizer, na média,os negros precisa se esforçar MUITO mais do que um branco pra conseguir o mesmo resultado, pq parte de uma situação de desvantagem competitiva absolutamente injusta, provocada pelo preconceito. Essa desvantagem dos negros é uma vantagem competitiva dos brancos, um PRIVILÉGIO que eles não querem abandonar.

    Não é por outro motivo que veem as cotas como “roubo” de vagas que “deveriam ser de seus filhos”. O privilegiado sempre acha que “tem direito” a algo que os outros não tem.

    Por outro lado, se o cara foi criado, um negro concordando e validando o racismo de brancos, então pq não criar um branco concordando com os negros? Pq um branco pró-cotas – ou seja, contra o privilégio dos brancos – não é tão impactante, tão convincente, quanto um negro contra elas?

    Pq o branco contra o privilégio teria que convencer os que são hoje a favor do mesmo privilégio de que ele é injusto.

    E eles não estão interessados em justiça. Se estivessem, não defenderiam privilégios.

    Isso apenas mostra a diferença entre nós e eles. Nós nos preocupamos com coerência, justiça, igualdade. Eles só querem saber de se darem bem.

  • renato

    Mostre os dentes !!
    Mostra as mãos!!
    Mostra os ombros!!
    mostra a cara de lado!!
    Tá vendo, senhor, é mercadoria da boa!!
    E tem a canela fina.. vai levar..
    Leva junto a muié..

    Não era eu que vendia!!!
    Não fui eu que num quadrinho de palavra cruzada
    perguntava – qual o nome da vasilha que servia de
    medida de ração para escravos”
    Não tive coragem de procurar na INTERNET ainda..

    E uma pessoa desprovida de qualquer sentimento, ou
    coisa que o valha, aparece na REDE, falando absurdos..

  • Leleco

    Acho que quem têm que acordar é a Dilma e o núcleo do poder ( com outros assessores diretos e outros interlocutores , tanto políticos quanto econômicos e sociais ). O governo sentou na bola e não quer jogar . Para que seja defendido , tem que se defender . Creio que o país progressista irá acompanhá-la (inclusive os legalistas do STF ). Mas a bola está com ela (e não sei por quanto tempo ).

  • elisa

    É engraçado que todo mundo entende perfeitamente que deficiente hoje precisa de cota para traballhar por falta de oportunidade, não de capacidade, mas do negro ninguém entende… oh discursinho mixiruca.

  • Ana Maria

    Mais um teleguiado possuído por forças malignas.

  • Thiago Teixeira

    Alerta. Essa é a nova forma que a Direita está usando desde 2010 para formar opinião: “Sou negro e sou contra as cotas”, “Sou amazonense e sou contra a copa em Manaus”, “Sou pobre, moro no interior do Acre mas sou contra o programa Mais Médicos”, “Sou homossexual e sou contra beijar em público”, “sou feminista mas sou contra o aborto”, “Votei em Dilma e me arrependi”, etc.

  • EDUARDO MELLO

    Entre os “colunistas” do MBL estão Luan Sperandio Teixeira, que é acadêmico do curso de Direito Universidade Federal do Espírito Santo e colaborador da rede Estudantes Pela Liberdade (EPL) do Espírito Santo; Fabio Ostermann, que é coordenador do mesmo movimento no Rio Grande do Sul, fiscal do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e diretor executivo do Instituto Ordem Livre, co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade (EPL), tendo sido o primeiro presidente de seu Conselho Consultivo, e atualmente, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Liberal (IL). Outros participantes são Rafael Bolsoni do Partido Novo e do EPL; Juliano Torres que se define como empreendedor intelectual, do Partido Novo, do Partido Libertários, e do EPL. Segundo o perfil de Torres no Linkedin, sua formação acadêmica foi no Atlas Leadership Academy. Outro integrante com essa formação é Fábio Osterman, que participou também do Koch Summer Fellow no Institute for Humane Studies.

    A Oscip Estudantes pela Liberdade é a filial brasileira do Students for Liberty, uma organização financiada pelos irmãos Koch para convencer o mundo estudantil da justeza de suas gananciosas propostas. O presidente do Conselho Executivo é Rafael Rota Dal Molin, que além de ser da Universidade de Santa Maria, é oficial de material bélico (2º tenente QMB) na guarnição local.

    Outras das frentes dos irmãos Koch são a Atlas Economic Research Foundation, que patrocina a Leadership Academy, e o Institute for Humane Studies, às quais os integrantes do MBL estão ligados.
    Entre as atividades danosas dos irmão encontra-se o roubo de 5 milhões de barris de petróleo em uma reserva indígena (que acarretou uma multa de 25 milhões de dólares do governo americano) e outra multa de 1,5 milhões de dólares pela interferência em eleições na Califórnia. O Greenpeace considera os irmãos opositores destacados da luta contra as mudanças climáticas. Os Koch foram multados em 30 milhões de dólares em 300 vazamentos de óleo.
    As Koch Industries têm suas principais atividades ligadas à exploração de óleo e gás, oleodutos, refinação e produção de produtos químicos derivados e fertilizantes.

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2N8y2SVerW8

    • Renata

      Observando-se que OSCIP difere de ONG por receber doações de empresas, dedutíveis do IR, e dirigentes de OSCIP podem ser remunerados – é importante o governo brasileiro passar um pente fino e verificar de onde vem o dinheiro, quem sustenta esses grupos.

      Além disso OSCIP se torna mais ‘institucionalizada’ na medida em que para ser Organização da Sociedade Civil de Interesse Público tem que ser reconhecida por órgãos públicos (prefeitura, estado ou federação).

      O governo tem que expulsar as que estão representando interesses alheios.

      Isso não é de hoje; houve no Brasil, infiltrado em vários aldeamentos indígenas (me lembro do caso porque tenho formação em antropologia), o Summer Institute – tratava-se de um grupo de linguistas que fazia parte de um conglomerado missionário que incluía a Jungle Aviation and Radio Service (JAARS) e a Wycliffe Bible Translators (WBT). Nos anos 70 foram expulsos daqui e de outros países da América Latina.

  • Carlos Henrique

    Esta aí um prato cheio para uma investigação da PF ou da ABIN, onde fosse desbaratado o esquema golpista que criou esse monte de merda, no qual, obviamente estão envolvidos os outros montes de merda brancos que curtiram, a “fala” de Holliday, na verdade um roteiro pasteurizado decorado por ele. Bastaria que Dilma tivesse um Ministro da Justiça de verdade para que esse caso fosse desbaratado, o que mais do que o desmantelamento de uma célula golpista, uma entre inúmeras que existem, poderia escancarar a estratégia da direita, tanto para as forças de esquerda que teimam em não se unir numa pauta comum de reação, como para a população, que sairia da apatia e começaria a acordar para o que de fato ameaça o Brasil. É fácil construir esse discurso político, apesar de alienado, termos como “golpe”, “quadrilha”, “ação dos EUA”; “suborno”; “retirada de direitos do trabalhador” são compreendidos pela população e poderiam causar uma ruptura nessa espiral fascista que, embora não tenha ainda contaminado a massa oprimida, ajuda a sustentar seu imobilismo habitual(que já existe, mas piora em momentos como esse, onde os fatos soam confusos para o cidadão comum); como também “acostuma” o homem comum para desfechos golpistas futuros. Ou seja, Dilma precisa sair da paralisia e fazer política, a qual é feita em qualquer ocasião, tanto em entrevistas ou na criação de uma pauta positiva para o Governo, como por ações mais diretamente ofensivas contra a direita, desbaratando seu golpismo e revelando não apenas buchas de canhão como Holliday, mas seus chefes e financiadores. Quanto à esquerda, não acredito que a estratégia da direita tenha triunfado no que concerne a contaminar a massa da população(a composição étnica e econômica das arruaças fascistas mostra o quanto o povo continua alijado desse processo e não se sente identificado com ele). Quedas de popularidade de Dilma, se verdadeiras, são acontecimentos pontuais devido à enxurrada de ataques midiáticos, mas ficam por aí. A histeria midiática, aliada aos erros das medidas ortodoxas, no máximo conseguiram indispor o eleitor dilmista, mas quando for necessário seu posicionamento, ou seja, quando sentir-se ameaçado por um retorno conservador, esse eleitor votará na Presidenta, como fez após as “manifestações” dos mauricinhos em 2013, quando a popularidade de Dilma também caiu, mas no momento da escolha o eleitor soube enxergar o que o ameaçava. Por isso os fascistas precisam de um golpe ou intensificar radicalmente o desgaste do Governo, para que atinja as camadas populares, algo que ainda não conseguiram., apesar de todo o esforço dispendido. Por isso a estratégia da direita, apesar de barulhenta graças ao apoio midiático, ainda não é exitosa. Contudo, apesar da estratégia fascista não ser exitosa, a da esquerda também não é. Aliás a esquerda não tem sequer uma estratégia. E por que não há êxito na esquerda? Por que como sempre a esquerda não está conseguindo mobilizar a população brasileira, que mantém-se apática e sem entender o que está acontecendo, mas que tem um poder gigantesco , capaz de deixar temerosa a minoria conservadora, que ainda percebe nesse imobilismo a semente para despertá-la se compreender que suas conquistas estão sendo ameaçadas. É esse o papel que a esquerda deve ter; unindo-se num discurso de apoio a Dilma e de conscientização das massas; antes que a direita consiga trazer para si os oprimidos ou ao menos deixá-los num tal estado de pessimismo e descontentamento que seja impossível conseguir sua adesão a qualquer proposta de defesa democrática. MOVIMENTOS SOCIAIS, partidos de esquerda(principalmente partidos como PSOL e PSTU que mantém fortes ligações com o movimento operário)precisam sentar-se à mesa e acertar uma pauta comum em defesa do Governo Dilma, obviamente com a participação do PT, que traga para a população organizada,e futuramente para a que está fora de quaisquer formas de organização, a visão sobre o que ameaça o Brasil e leve os beneficiados pelos Governos Lula e Dilma a reagirem em defesa de seu futuro. Esta conversa, cujo projeto parece ser ensaiado por declarações de lideranças, como Boulos , deve acontecer o quanto antes e será a chave, não apenas para esmagarmos o golpismo, mas para iniciarmos definitivamente um projeto de reforma nas estruturas de dominação deste país. Vamos à luta, é necessário romper o imobilismo e ter um pingo de compreensão diante dos perigos enfrentados.

  • Adilson S Lima

    Ridículo esse vídeo! Duvido que o Holiday tendo uma mãe Aux. Enfermagem e pai Garçom não vá algum dia precisar de qualquer programa do Governo Federal, seja para morar por meio de financiamento habitacional, financiamento FIES ou quota para negro em faculdades públicas.

  • Fernando Augusto Vieira Pio

    Caro Eduardo, meu comentário não diz respeito a este post, mas é que li agora há pouco um tweet seu, em que vc dizia que, devido a situação atual no Brasil, vc estava perdendo o que ainda tem de fé cristã. Então me lembrei que também estava bastante chateado nas últimas semanas, perdendo um pouco a fé também. Me lembrei que as tentativas de desestabilização de governos progressistas não estavam ocorrendo apenas aqui, mas na América Latina de uma forma geral, inclusive com patrocínio norte-americano,como nos velhos tempos dos golpes que levaram às ditaduras latino-americanas. E então refleti e percebi o quanto a fé cristã é fantástica…Na verdade, todos aqueles que buscam fazer o Bem, provocando mudanças sociais, ajudando os menos favorecidos, contrariam interesses…Como disse o Mujica, mais ou menos nestes termos, quando queremos combater a desigualdade, sofremos retaliação por parte do egoísmo humano. Penso no Lula, por exemplo, no quanto é massacrado impiedosamente pela grande imprensa, porta-voz do grande capital; justo ele, que provocou essa melhora tão importante na vida dos brasileiros, ao passo que FHC, que tanto prejudicou o país com seu entreguismo e rendição completa à cartilha neoliberal, é incensado na mídia como alguém cheio de moral e valores, e poupado dos escândalos. Em relação à Dilma, por maiores sejam os seus defeitos (principalmente por não ser política,ouvir pouco e ser voluntarista), é uma pessoa honesta, nacionalista, com vontade de fazer o melhor ao país, e que de forma alguma merecia esse tratamento tão cruel e desumano por parte da imprensa. Mas não podemos perder a esperança: estejamos certos que Deus está no comando, e que toda a mentira, toda a farsa e hipocrisia, serão ao seu tempo desmascaradas, e que todo o mal praticado por aqueles que tentam destruir o país, com objetivos puramente egoísticos, gerará consequências de igual intensidade àqueles que o praticaram. O próprio Cristo deixou como exemplo que o Amor e a Verdade sempre triunfarão, e que devemos buscar esses valores, ainda que à nossa volta o mundo pareça tão sem sentido, onde o mal parece sempre vencer. Continue sendo essa pessoa de bem, altruísta e sensível aos problemas do país, iluminando tantas pessoas com o seu blog. Um grande abraço e muita força pra vc! Fernando

    • eduguim

      Valeu, Fernando

    • Nádia

      Fernando, Jesus Cristo foi crucificado exatamente por isso. Os espíritos inferiores continuam cometendo esse erro. Mas, o bem sempre vence o mal é a lei universal. As coisas estão acontecendo como devem acontecer, isso é amadurecimento espiritual. Estamos na transição planetária.

  • Tiao Macalé

    Atenção Edu….o PSDB mudou o discurso !!!

    Eles chegaram a conclusão que o impeachment da Dilma não vai rolar. Além da falta de sustentação jurídica ia ficar parecendo golpe. Eles temem é claro que o Alckmin e os demais governadores e prefeitos do PSDB pudessem sofrer processos de impeachment idênticos.

    O PSDB está agora é na captura do Lula.
    O Advogado do Youssef já fez um movimento nesse sentido.
    A fala do FHC e os gestos PSDB indicam esse caminho também.
    Não é a toa que o Lulinha está processando o Dep. Federal do PSDB que disse abobrinhas sobre ele…
    A briga por 2018 já começou.
    O PSDB vai tentar de todos os modos indiciar e prejudicar a candidatura do Lula em 2018.

    Fiquemos atentos…

    A grande briga do PT nesse momento é com o PMDB. Esse sim o grande inimigo a ser domado, mas de qualquer forma, não podemos tirar os olhos do PSDB….eles são traiçoeiros demais para descuidarmos.

    O PMDB não tem candidato a presidente para 2018….o PSDB tem!!!

  • dinarte

    É o Capitão do mato versão século XXI. Esse é o único comentário que essa anta merece.

  • Grande Carioca

    Edu, veja o quebra-cabeças sendo montado: primeiro a turma do MPF vai aos USA e ninguém sabe para quê. Isso cria mil e uma suspeitas. Pois bem, depois o PGR solta aquele “projeto” contra a corrupção mais inconstitucional do que tudo e agora… Bingo! Os procuradores da lava-jato (tudo em minúsculo mesmo) criminalizam as doações legais ao PT e transformam o tesoureiro do PT em réu. Com a doações legais ao PT transformadas em “propina” e com a sugestão do PGR de que todo partido que receber propina tem que ter o seu registro cassado, temos a equação fechada. Você pode comentar sobre isso no próximo post? Aliás, se por causa de corrupção for acabar com alguma instituição no Brasil, então vamos logo acabar com o País inteiro, pois infelizmente esse é um mal endêmico em todos os três poderes do Brasil e também nas instituições privadas nacionais. O PT por exemplo, dos grandes, é o partido político que tem o menor número de fichas sujas. Quer dizer então que se 1% participar de alguma corrupção a solução é acabar com o partido? E a hipocrisia de se dizer que só há corrupto no PT? Para esses moçoilas do MPF, parece que na oposição só tem santos. É de se perguntar ao procurador-chefe da operação lava-jato, se ele aceita também acabar com o Ministério Público depois que o próximo procurador federal for pego em corrupção, pois exemplos passados não faltam. Baseando-se na proposta do MPF divulgada pelo Rodrigo Janot, devemos também acabar com a Justiça Federal, uma vez que o Juiz do caso Eike Batista foi pego por peculato, prevaricação, desvio de bem de depositário fiel e por sumiço de dinheiro de depósitos judiciais, não é mesmo?. Fizeram isso só pensando em sacanear com o PT, tipo: dinheiro das construtoras doados para a campanha de Aécio foi dinheiro bom, honesto e saiu de um saco cheio de bondades, já o dinheiro doado para o PT saiu do “saco da corrupção”. Haja saco de maldades desses caras. E ainda acham que o povo é burro e que não está vendo que o objetivo deles é acabar com o PT e desmoralizar a Petrobras. E isto está sendo feito a mando de quem? Os caras vão aos Estados Unidos e depois não querem que a gente junte o tico e o teco…

    • Nádia

      Eles pensam que somos burros como eles são.

  • dinarte

    O Pondé deveria voltar para a barriga da mãe dele, de onde nunca deveria ter saído.

  • Sérgio

    Mero ator.

    Gostaria de ver o que o Mano Brown tem a dizer deste vídeo profissional.

    Puta vídeo forçado. Colocaram até um hip hop, como se este gênero se identificasse com a extrema direita.

  • Roberto Pereira

    Negro contra cotas
    Pobre de direita
    Gay contra luta LGBT
    Mulher contra feminismo

    Se fosse vc, Edu, não ficaria tão chocado, isso é mais velho que andar pra frente: pegar um membro de um grupo oprimido pra fazer o discurso do opressor.

    Imagina ainda mais no Brasil em que a maioria da população só tem informação e “formação” a partir do que vem pelas rádios, tvs doutrinando à direita dia e noite. Não surpreende. Quem controla a informação, controla a cabeça das pessoas. Vc várias vezes cita que o brasileiro é “conservador”. Não é à toa.

    • eduguim

      Tem toda razão. Por que me surpreendo?

    • Eliseu Leão

      O melhor exemplo de um membro do grupo dos oprimidos
      fazendo o discurso do opressor é o Obama, um cara sem
      qualquer escrúpulo. Os opressores precisavam de alguém
      que continuasse fazendo mais que o Bush mas que
      renovasse a fachada deles.

  • Delano

    Já passou da hora de investigarem quem está patrocinando esses grupos de direita que estão tenta do desestabilizar a democracia e o Brasil. Isso é muito grave uma desestabilização social pode criar uma guerra civil no Brasil e ate o congresso , o judiciário e o estado de direito estão ameaçados de serem fechados através da manipulação social que esses grupos vem implementando aqui no Brasil.

    Se nada for feito e não levarem a sério isso a população vai colocar fascistas no poder e não duvido que o pouco da democracia que temos hoje, dê lugar para um regime ditatorial , autoritário mesmo que de outros modos.
    O modo de operação parece o mesmo que ocorre em outras partes do mundo, como Ucrânia, Venezuela, Oriente médio e etc. São grupos patrocinados por países e empresários bilionários de direita.

    • Delano

      É necessário impedir esse patrocínio a esses grupos, isso é caso de segurança nacional. Aonde esta o Ministro da Justiça, o judiciário, a Abin e os orgão de segurança?

      • Nádia

        É verdade, senão o Brasil se tornará Síria, Egito…

  • hb cwb

    Afro descendente? O rolidei é apenas um ator medíocre exercendo sua profissão, é um típico produto de marketing tipo: não é uma brastemp, mil e uma utilidades, mac qualquer coisa, na minha opinião está é a nova campanha: o preto de alma branca (me perdoem por esta citação) os donos (criadores) da campanha (subliminar) são especialistas da área têm conhecimento, muito dinheiro e muito apoio, ao perceberem que a campanha de ódio está com algumas falhas, falta de afrodescendentes, pobres, pessoas esclarecidas, estão tentando corrigi-las, pelo jeito começaram pelo preto de alma branca. Não significa necessariamente, que este e outros atores são ou serão remunerados economicamente, os promotores sabem como explorar as possibilidades, ganância, estrelismo, busca de fama é só buscar neste mundo chamado internet que encontraram estas figuras bizarras.
    PS. Sobre os temas de esquerdas desunidas, PT dividido, lançarem candidatos comuns, de esquerda. Avalio, a maior e creio, melhores características das esquerdas, são: conhecimento histórico, autonomia individual de pensamento e expressão, estas características fundamentais e a democracia (pelo menos no PT que milito) são responsáveis por algumas divergências e principalmente pelas convergências das esquerdas, divergir é saudável. Democracia interna é a base para qualquer grupo de esquerda, mas também cria entraves, disputas e divergências que normalmente são e sempre devem ser superadas. Neste ponto as direitas levam grande vantagem, pois pregam a democracia para os outros, mas internamente quem manda são os coronéis (donos, caciques, financiadores, sócios), suas filosofias são: o deus mercado, o indivíduo pelo indivíduo e não tem problemas financeiros, pois os grupos, empresas e empresários, nacionais e internacionais, legais ou ilegais e alguns governos estrangeiros estão ávidos para investirem neles!

  • Paulo Ribeiro

    Como diria um grande amigo meu, este Fernando Holiday é o famoso “Dominó” – preto com pinta de branco. É um coitado….

    • Rodrigo SB

      Isso foi racista, cara… tá maluco?

      O cara é apenas um imbecil, assim como o sujeito do Revoltados Online, que é branco e imbecil. Assim como aquelas mulheres loiras que foram para a Paulista e são imbecis. Imbecis como o Joaquim Barbosa.

      Todos têm pinta de golpistas, de vendidos, de fascistas, independente da cor.

      Se ele é coitado, é porque foi usado por ser pobre, não porque é “negro com pinta de branco”…

      • Marcos Alencar

        Acredito que o Paulo Ribeiro não foi racista de forma alguma, ele apenas argumentou sobre as atitudes incompatíveis de um sujeito, que é negro e pobre, mas que age como se fosse um branco de classe média preconceituoso em relação à origem, raça e condição social do próprio indivíduo negro. É óbvio que esse Holiday negro é um embuste criado para dar mais cedibilidade a essas “manifestações” fascistas, racistas e golpistas da direita radical e sem voto.

        • Paulo Ribeiro

          Marcos Alencar, claro que não há nada de racista em meu comentário. Se um negro ao esquecer algo disser que “deu um branco” ele estará sendo racista ao chamar seu semelhante de esclerosado? O racismo existe apenas na cabeça do Rodrigo SB, mas não vou entrar em polêmica. abs

      • eder

        Realmente, acho que ele ta sendo usado por alguma elite assim como o lula foi formado. Este pessoal costuma pegar alguém carismático para por a frente e ficar articulando nos bastidores.
        Enfim o PT e o foro de são Paulo estão provando de seu próprio veneno.

      • Kauê

        Acredito que o comentário de Paulo Ribeiro não foi racista. Fernando Holiday não tem noção de sua ignorância. Realmente é um preto se achando branco e rico. Está segregando a própria raça.

    • Victor

      Não conseguiu reprimir o preconceito, não foi?

    • DANIEL BERNARDES

      Penso que na verdade, o tal ROLIDEI e o prototipo “garoto de programa”…

    • Matheus Reis

      Quem o inventou foi muito mais inteligente e estratégico que os idiotizados de esquerda

  • Nelson Canesin

    Toda essa estratégia de derrubada de um governo que não se alinha aos interesses norte-americanos pode ser visto no documentário “O negócio da revolução” https://www.youtube.com/watch?v=tJE91Cm1oYc

  • Daniel

    O Fernando Hollywood (não, não escrevi por engano) parece ser tão verdadeiro quanto a atenção dos irmãos Koch nos “problemas” do Brasil. Fachada para outros, mais conhecidos, mas de cara bem mais feia, que assustam mais gente…

    • Daniel

      Quis dizer “atenção … AOS ‘problemas’ do Brasil”

  • Vaberlene Soares

    Um brasileiro negro com “sobrenome” em inglês? Tudo a ver com o país norte-americano que tem interesse de derrubar Dilma do poder!

  • Luiz Felipe

    O que precisamos é sair da internete e desmascarar esta mídia golpista em todos os lugares possíveis, seja através de bus door, out door, palestras, conversas em família, na faculdade, no trabalho, em todos os lugares e de todos os meios disponíveis. Tenho um texto do Moniz Bandeira que mostra o financiamento da CIA que já tirei muitas xerox para entregar a outras pessoas. Cada um de nós fazendo sua parte individualmente ou em conjunto, conseguiremos influenciar uma parcela da população importante para apoio ao Estado Democrático de Direito. Esses coxinhas precisam de dinheiro dos americanos, nós, somos muitos, podemos fazer muito.

  • El Cid

    Tico Santa Cruz fala a respeito desse rapaz:

    https://vimeo.com/123091935

    • Rodrigo SB

      Quem diria! Pensei que esse cara ia para o mesmo caminho do Lobão…

  • cid carneiro

    Isso não foi inventado, foi comprado, tipo assim… com o dinheiro sujo da doação da Vale do Rio Doce ou do Trensalão engavetado.

    • Francisco Neto

      Então sou comprado,pena que não colocaram nada na minha conta,.Tenho 70 anos, e sou admirador do primeiro deputado negro no R,G. do sul,,Dr Carlos Santos,que dizia;Que nós(negros)não deveríamos nos comportar como escravos livres e sim como cidadãos livres”.Foi o que fez o Dr Joaquim Barbosa ,e foi execrado pelos movimentos negros chapa branca do Pt,onde até secretarias tem para que???O Pt, transformou o racismo em guerra santa,onde negros são inimigos dos brancos e vice e versa….vê se pode,e como nossa maioria negra vê pouco resultado na qualificação,e no esforço,fica a mercê destes oportunistas de plantão.Vejam se algum grupo negro homenageou o Dr Barbosa??? tenho 3 filhos todos formados,direito,ed fisica,engenharia,,e sem cotas,,vale a pena se esforçar. Negros estudem que vale a pena ,mas não se tornem capachos de políticos,,,,somos cidadãos livres,,honremos isso…

      • damazio mendes ferreira

        estou com o Senhor…este país precisa de gente como o Senhor…coisa cada vez mais rara…

  • Osvaldo

    FERNANDO HOLIDAY É APENAS MAIS UM BURRO FALANTE E SEM NOÇÃO DA SUA IGNORÂNCIA.

    É TÃO IMBECIL QUE DIZ QUE NÓS É QUE TEMOS QUE ESTUDAR:

    Segundo estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), “no ensino superior, a desproporção entre a presença da população preta e parda e a população branca triplicou entre 1976 e 2006.

    Se em 1976 5% dos brancos com mais de 30 anos possuíam diploma superior, contra 0,7% dos negros, em 2006 os brancos que possuíam algum diploma de ensino superior somavam 18% da população, contra apenas 5% dos negros.

    A despeito de uma substantiva expansão da oferta de vagas no ensino superior nesse período, o hiato racial não se reduziu.

    Tal realidade começou a se modificar somente a partir da adoção das políticas de ação afirmativa, no começo dos anos 2000”.

    Outro estudo, do IBGE, constatou que de 2001 a 2011 o percentual de negros no ensino superior passou de 10,2% para 35,8%, consequência, em parte, das ações afirmativas que começaram a ser implantadas a partir de 2003.

    Apesar do aumento, o percentual ainda está abaixo dos 50,7% de negros na população do país, mostrando a urgência em consolidar as políticas de cotas.

    Só resta esperar que Holiday possa, uma hora, se livrar dessa miséria psicológica. A realidade (e ele obviamente sabe disso) é que ele sempre será preto

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-e-fernando-holiday-o-negro-que-odeia-negros-adotado-por-um-movimento-golpista/

  • Nádia

    Edu, estava eu agora a pouco no corredor do meu apto aguando minhas plantas, e sem querer estava ouvindo a conversa entre a empregada e sua patroa que é minha vizinha, no momento que a patroa começou a falar mal do PT a empregada disse que antes ela não tinha dinheiro para ir à Minas Gerais visitar a família e hoje ela vai todo mês, depois disse, “as pessoas podem falar mal do PT, mas, foi o PT que melhorou muito o Brasil.” Adoooooorei, depois, às escondidas eu disse à empregada que ela está certíssima e demos uma boa gargalhada.rsrsrs

    • Nádia

      Edu, os golpistas estão totalmente enganados, eles pensam que todos que frequentam os blogs sujos é o total de pessoas que defendem Dilma, eles não sabem das pessoas que estão quietinhos, que não navegam em blogs, o exemplo que tenho é minha irmã, filha, genro, mãe, sobrinho, tias, tios, primos (menos uma prima que é tucana, mas essa não tem moral alguma para falar de ninguém, recebe uma gorda pensão vitalícia de um namorado que morreu há 5 anos com 76 anos, ele era coronel da aeronáutica) todos votam no PT, mas, não navegam em blog sujos, essas pessoas até assistem o pig, mas, já não acreditam mais. Minha mãe aproveita o horário do Jornal Nacional para tomar banho. Também amigos no interior que votam no PT e não abre mão, mesmo assistindo o pig.

  • Alexandre

    Eduardo, sempre captando nas entrelinhas, parabéns. Nas poucas vezes que deixo algo aqui, numa delas disse que os opositores à Presidente Dilma trabalham com profissionais em editoração e tudo mais que se usam em publicidade. O governo Dilma, continua usando a pena, como em tempos remotos, como único instrumento de comunicação(tecnologia melhor, só o controle remoto). E assim, a oposição vai imprimindo seu rolo pressor avassalador no governo e naqueles que agonizante o defendem, pois indiretamente vive numa agonia daquelas. Haja paciência.

  • elisa

    Nossa, não tinha assistido ao vídeo inteiro, agora assisti,não achei que ia piorar tanto, que horror…

  • henrique de oliveira

    Apenas mais um pateta da mídia , que deverá ter seu lugar de honra na lata de lixo da história.

  • André Freitas

    O Canal do Otário (já devem ter visto ele no Facebook e no Youtube) apoia esse rapaz e é contra as Cotas Raciais…

  • José Carlos Vieira Filho

    É interessante ver isso, complementa o post:
    https://www.youtube.com/watch?v=2N8y2SVerW8

  • Leonardo

    Edu, já passou na tua cabeça, meu querido, que Dilma é ameaçada de morte? Não é possível tanta mudez, tanta vassalagem para com a mídia e esta máfia do MPF e PF!

    Edu, o vídeo em que o Youssef diz com todas as letras que Aécio recebia um mensalão entre 100 e 120 mil dólares por mês é falso? Porque o governo não enfia esse vídeo goela abaixo desse golpista desse Janot? Vai reconduzi-lo ao posto? Não tenho dúvidas! Porque deixa o Moro prender e torturar para obter delações para incriminar e criminalizar o PT (e isso é claro) e nada faz?!

    O que está acontecendo, Edu? Você, que tem como obter informações relevantes, que faz um jornalismo que eu apoio e concordo integralmente, que faz análises das quais concordo e sigo, o que você pode nos dizer? Não é possível que Dilma tenha mudado de lado, pois não é possível ela não defender o PT, a si e o seu governo!

    Ela se entende com o Lula? Porque ele não veio candidato, visto que ela é uma ótima gestora (competente, honesta, sensível, que ama seu povo e seu país), mas péssima política, sem nenhum traquejo de articulação política? Será que ele não previa que esse ódio insano, o qual conseguiu dissolver qualquer resquício de sensatez e bom senso da cabeça das pessoas? Se essa máfia (pig, pgr, pf, stf) defender que o dinheiro doado ao PT é propina e ao PSDB é doação ideológica, a classe média apoia não por ser burra, mas por ódio ao PT! Ela foi levada a odiar o pobre, os programas sociais, o altruísmo, o amor ao próximo, logo, qualquer insanidade apresentada para tirar o PT, ela vai embarcar… e o PT ainda não sabe o que acontece. Nada falam, nada fazem… só podem estar sendo ameaçados de morte, Edu. Só podem. Recuso-me a achar que é só vassalagem ou ingenuidade em crer que se ganha eleição com “IBGE”. Ganhar, ganha, mas sem enfrentamento político e esclarecimento a população não se detém o crescimento do ódio, do preconceito e das sementes neo-fascistas.

  • Valcir Barsanulfo de Aguiar

    Apenas um menino imbecil embalado por alguns coxinhas, em troca de alguma coisa que o faça se sentir bem.

  • Um imbecíl ,a fantoche, capitão do mato.
    A mãe dele deveria orientá-lo para parar de ser massa de manobra dos brancos racistas. Ele está pensando que a elite branca vai aceitá-lo depois destas bobagens . Ele vai se tocar no dia em que ele sentir o calor de um pipoco da PM na carne. Ai ele vai ver os brancos irem lá para cuspirem em seu corpo agonizante.
    Negro idiota e vendido. Ele deve estar louco para uma loira o aceitar, ou então louco para lamber os restos fecais da presidente do tucanafro.

  • Está na cara que o vídeo é encomendado. O rapaz faz discurso de machista, intolerante, ignorante já que ignora a própria história da raça negra no Brasil. Uma pena.

  • O JUIZ

    Não podemos discriminar, muito menos generalizar.
    Mas essa gente golpista que trabalha a favor do quanto pior melhor, vem se superando a cada dia.
    Me preocupa, ver nossa Juventude se afogando em drogas, por conta da falta de objetivos na vida.
    E o exemplo desse Garoto é uma prova de que não tem nenhum objetivo útil na vida.
    Se deixou levar pelo canto da sereia golpista e deu no que deu.
    Usaram o menino.
    E ele se achou herói nacional.
    Com certeza está colhendo os lucros de sua burrice.
    Ninguém mais nesse País é desinformado, como nos tempos de FHC.
    A Imprensa Golpista, seja lá qual o meio, descobriu um novo nicho para aliciar combatentes contra o PT.
    Então, nossos desocupados Jovens ficam maravilhados em trabalhar, digamos assim, para algo que nem mesmo sabem do que se trata.
    Creio que teremos milhares desse tipo que aparecerão a cada novo protesto.
    São os golpistas se superando.

  • marcos holanda

    Todo dia sai um otário e um esperto de casa só q desta vez o esperto foi fernando. Em um país onde se paga milhões a um vegetariano para comer carne e ninguém sequer fez um comentario malicioso. E mesmo com todos os avanços que o PT fez para acabar com o racismo ele aproveitou esta oportunidade de ficar famoso e ganhar dinheiro onde ele passaria anos ou talvez a vida inteira para ganhar.

  • JoaoMinerim

    Faz o mesmo papel que alguns negros fazem ao entrarem para grupos nazistas. Apoiar e levar ao poder aquele que lhe destruirá sem nenhuma compaixão.

    • Eduardo Machado

      “Apoiar e levar ao poder aquele que lhe destruirá sem nenhuma compaixão.” Disse tudo, é exatamente isso.

  • marcosomag

    O Departamento de Estado desta vez deixou o rabo de fora! É usual que ONGs façam o trabalho de manipulação social. Mas, apareceu uma pessoa física como “animador” do golpista MBL.

    Já vimos este filme em 1964. Os MBLs da época eram a Associação Cívica Feminina, as “senhoras de Santana” e outras organizações do gênero. Todos treinados pelos EUA e financiados via empresas brasileiras e transnacionais. O clássico da historiografia brasileira “1964: A Conquista do Estado”, do falecido historiador René Dreyfus, documentou tudo em detalhes.

    O governo federal já deveria ter “enquadrado” esta gente. Porém, o ministro Cardoso é um banana, a ABIN não existe na prática e a Dilma está dormindo!

  • Renata

    Edu, se ainda não teve oportunidade, dê uma passada de olhos nesse post do Viomundo, em linha com o seu, que coloca quem são hoje os verdadeiros opositores no Brasil.

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/partido-novo-de-ideias-liberais-quer-tirar-sindicatos-e-partidos-das-ruas.html

  • Zapp

    Recomendo o documentário “The Koch Brothers Exposed”, em cartaz no Youtube. Vejam, reflitam, analisem… e pasmem.

  • Alexandre Chagas

    Vi que um esquerdista saiu da linha e mostrou o que poucos sabem, a esquerda usa e levanta qualquer bandeira que lhe confira poder sobre as massas, o que não quer dizer que se importem realmente com elas. “Fernando Holliday é como um dominó, preto com pinta de branco”, foi o que o esquerdista bonzinho disse num dos comentários e rapidamente seus pres. vieram só seu socorro colocando panos quentes e querendo alterar o contexto da frase tipicamente racista. A questão é o seguinte minha gente, este papo de extrema direita no Brasil não cola, o que ocorre é que maioria esmagadora da população, cansou de ser sufocada pelo discurso vencido da esquerda que em 20 anos de poder, mostrou no que é boa, corrupção, desastre econômico, sucateamento da educação e segurança pública. A hegemonia acabou, extrema direita que nada, conservadores sim. Acostumem com a idéia, vamos conquistar o poder, nem que leve 40 anos como vocês.

  • Joao Luiz Pereira Tavares

    FERNANDO Holiday: cabeça arejadíssima.
    Mas esses daqui são retrógrados, reacionários de esquerda, atrasados do século XX. Veja:
    turma do Duvivier [Fora Temer], Rui Falcão, Léo Pinheiro, João Santana, Dilma Rousseff, do Alberto Youssef, do Kleber Mendonsa Filho.
Bom…, para o Kleber:

    Para você que aí fica
    Vou te dar uma dica
    Além de sonso e vagabundo
    Sou Cineasta Diretor

    O papai é pamonha
    Mas me deu muita maconha
    Deus não dá noz nem voz
    a quem não tem dentes
    Se você ainda não sabe
    Vivo de Festival de Tiradentes.

    P’ra garantir minhas mesadas
    Fixo nas mais caras pousadas
    Para divulgar meu Aquarius
    Sou capaz de roubar um Stradivarius
    Onde há dinheiro público
    Sou como o Mustela putorius
    Juro por tudo que é bíblico

    Mando essa antes que acabe:
    Vivo da Lei Rouanet
    Sou do PeTê
    Não vejo empecilho
    Sou Kleber Mendonça Filho