Gilmar Mendes debocha da estátua em frente ao STF

Opinião do blog

stf

 

O conceito de Justiça se vale de simbolismos para fazer as sociedades acreditarem que juízes julgam sem se pautarem por pré-conceitos de qualquer espécie. O site do STF define a cegueira da estátua da Justiça que foi estrategicamente colocada à porta daquela Corte como “Símbolo da imparcialidade”.

Dia após dia, um dos ministros mais antigos do Supremo passa diante daquela estátua sem se dar conta do seu significado. Ou debochando dela.

Após todos os showzinhos que o ministro deu ao longo da tramitação da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4650, de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil e que versou sobre o financiamento de campanhas eleitorais, Mendes encerrou (?) sua participação naquele processo com um esperável “gran finale”.

Confira, abaixo, a última afronta de Mendes à estátua que desafia diariamente ao ir trabalhar.

Existirá algum entre o 1,5 milhão de filiados ao Partido dos Trabalhadores que Gilmar Mendes considere digno? Pelo visto, não.

Essa entrevista que, suarento e destemperado (como de costume), Mendes deu ao Jornal Nacional, manda uma mensagem à sociedade: qualquer cidadão que exerça seu direito constitucional de apoiar o Partido dos Trabalhadores – mesmo que não tenha ligação de qualquer espécie com o partido – estará ameaçado pela injustiça caso sua causa caia nas mãos desse juiz.

Aqueles que não entendem nem o conceito de democracia e, portanto, muito menos o de Justiça, acharão ótimo. Isso porque não se perguntam o que mais integra o cabedal de ojerizas de Mendes.

Será que você, que pensa assim, encaixa-se à perfeição no ideário desse magistrado sobre quais devem ser as posições e características gerais de um cidadão para lhe merecer um julgamento justo?

Um julgador que não se pauta pela premissa a que a estátua em frente ao STF conduz – a de que a Justiça deve ser “cega”, ou seja, não deve levar em conta as opiniões, a etnia, a religião, a condição social de alguém ao julgá-lo –, não tem como decidir de forma justa.

A incapacidade de um magistrado para deliberar com a cegueira conceitual da Justiça o inabilita para a função.

Ao abrigar um magistrado como Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal deveria mandar retirar da entrada de sua Sede a estátua de granito de mais de três metros de altura da deusa Themis, esculpida em 1961 por Alfredo Ceschiatti.

Enquanto ela estiver lá, constitui denúncia constante de que aquela Corte abriga um magistrado que desafia e conspurca o conceito de justiça com seu partidarismo suarento, debochado e constrangedoramente escrachado.

  • Valterlei

    Ele disse o que todo mundo sabe.
    Basta perguntar na rua, vão dizer o mesmo.

    • eduguim

      Sua afirmação afronta a lógica. Há pouco mais de 2 anos Dilma tinha o mesmo percentual de aprovação que hoje a reprovam. Lula saiu do governo com 81% de aprovação. Pelo seu critério, se uma maioria esmagadora aprova alguma coisa ou alguém, não há o que se discutir. “Todo mundo”? Que papo é esse. Mesmo se for verdade que só 8% aprovam o PT, isso dá uma dezena e meia de milhão de pessoas. População maior do que a de muitos países. Houve tempo em que gente como você representava só 7% da população. A democracia exige respeito à minoria. Ninguém saiu agredindo tucanos como você na rua quando tinham só 7% do lado de vocês. A recíproca não vale. Isso porque vocês são fascistas, reproduzem o fenômeno que gerou Hitler e Mussolini. Gente perigosa. No tempo certo, a sociedade dará um jeito para anular os valterleis deste país – anular signica ignorar

      • Lincoln

        Acho legal quando o cara escreve: Todo mundo sabe. Todo mundo que ele conhece?

      • Denise

        E a globo repercute a fala do ministro q acaba de sair derrotado. Assumiu, da mesma forma, sua parcialidade, no meu entender.

      • Valterlei

        Não sou tucano, muito menos apoio regimes autoritários. Se quer saber o que sou, sou um liberal.
        Só não aceito um partido roubar o país para se manter no poder. Não tenho como herói mensaleiro nem acho que o suposto bem que o pt fez ao país justifique essas falcatruas, essas consultorias mentirosas, essas indicações para lá de suspeitas nas estatais.

        Ps só para você saber, ser contra o pt não é ser fascista. E na linha perguntar não ofende: você como “simpatizante” do pt apoia Cuba, um regime autoritário?

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Valterlei
          Um suposto tucano. Um suposto homem. Um suposto liberal. Supostamente apoia o PSDB. Supostamente de direita. Tem como heróis, supostamente os trensaleiros tucanos. Supostamente ama o autoritarismo tucano. Contudo, odeia Cuba, supostamente autoritária. Só não é supostamente de pensamente xucro. Com absoluta certeza, é absurdamente papagaio da mídia comercial e patronal.
          Maria Antônia

          • Roberto Marçal Ferreira

            Grande Maria Antônia.

          • El Cid

            Na tunda, Maria! Isso!

        • Júlio De Bem

          Dai depois que vc responder sobre cuba, ele falará da venezuela e outras ditadoras papagaiando exatamente como ele foi ensinado, como se a bosta que o pt é hoje em dia fosse comunista. Discutir com imbecil é discutir com uma porta. Melhor deixar falando sozinho.

        • Sávio Valença

          Bem, os EUA não deixam Cat Stevens entrar lá porque ele é muçulmano, os EUA prendem quem incita golpes, os EUA são autoritários?

          Se vc não é nem petista e nem PSDBista, em quem vc votou?

          Tudo bem, acredito que em sua mente o PT rouba mais que o PSDB. Talvez seja nisto que vc se apegue. Mas, vc se apega nisto por causa de ideologia ou de provas? Pois o PSDB se encaixa em sua ideologia, por isso que vc acha que eles são menos ladrões. Isto é muito falho para ser usado, é como vc achar que um amigo seu não pode ser uma assassino só porque ele é alguém de quem vc gosta.

          Outra coisa, vc acha que o PT rouba por causa da grande mídia e de alguns juízes de direita que julgam gente de esquerda e dizem que petistas são ladrões. Esta é a verdade, pelo menos vc vêm aqui ouvir isto da gente. Mas vc, mesmo ouvindo isto da gente, tenta se convencer que vc está certo e que vc tem que nos convencer que estamos errados. Só que funcionamos com provas, e não com arbítrios, como vcs fazem desde a ditadura.

        • jose carlos lima

          Vagabundo vc heim valtertucano…de figuras manjadas como vc já estamos fartos

          Do “mensalão” ao “petrolao” o mesmo modus operandi de um judiciário Casa Grande vs Senzala

          http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

        • Reinaldo

          Eu e o Papa…

        • Renata

          Não apoio regime autoritário, por isso não apoio nem o de Cuba nem o dos EUA, onde depois do 11 de setembro os direitos civis foram para as cucuias e qualquer um pode ser preso a qualquer momento sob qualquer pretexto. Mas para compreender (compreender não é o mesmo que aceitar) o que levou Cuba ao autoritarismo é preciso estudar a história de Cuba e se perguntar quais teriam sido as suas opções, se é que havia mais de uma. E para compreender o que levou à revolução cubana tem-se que saber o que era Cuba antes: a latrina dos EUA. Muitas vezes a história é escrita de maneira torta e há lá hoje um Índice de Desenvolvimento Humano maior que a média mundial, o que não se deve, lógico, a Renda, mas a Educação e Saúde. Tornando-se democrático e livre, pode se tornar um pequeno mas grande país. Em junho, a OMS anunciou que Cuba se tornou “o primeiro país do mundo livre da transmissão de mãe para filho do HIV e da sífilis”.

        • Professor Cirino

          Gente como você fala grosso com Cuba e fininho, muito fininho, com a China.

          E lambe as botas de países como EUA, Inglaterra, Canadá, Alemanha.

        • Luís CPPrudente

          Zzzzzzzzzzzzzz!

        • Ruy Acquaviva

          Todo troll tucano afirma que não é. Mas nunca critica o PSDB, na verdade defende-o sempre que alguém tece uma crítica a seus correligionários e ataca o PT, só o PT e nada mais do que o PT.

          Outro cacoete é reduzir o mundo ao argumento da Guerra Fria, recorrendo à citação de Cuba sempre que estiver sem argumento. Se estamos falando da atuação do juiz partidário o troll defende o tucano xingando o PT e sacando a frase pronta da cartilha bicuda “E Cuba?”, mudando de assunto, defendendo o tucano e ainda sim mentindo um apartidarismo inverossímil, desmentido pelas suas próprias atitudes.

          Acho louvável que o Eduardo dê espaço a pensamentos divergentes, mas trolls descaradamente a mando de partidos políticos como ese tal de “Vaterlei” não contribuem em nada à discussão porque não argumenta, apenas usa expedientes mentirosos para xingar o PT e defender o PSDB em uma atuação partidária.

          Não tem problema algum o sujeito defender um partido, por mais que eu ou outras pessoas discordem dele. E não tem problema algum criticar algo que eu concordo. Mas quando a atuação é mentirosa, insidiosa e feita de má-fé, como é o caso do troll citado, aí não tem validade porque isso não é convicção política mas simplesmente falta de vergonha na cara.

        • zé lima

          Escreva, também, com a mesma indignação sobre a roubalheira praticada pelos próceres dos governos tucanos no Estado de São Paulo, ha quase duas décadas, ou, da roubalheira que foi a privataria tucana no des(governo) do caquético Fernando Henrique Cardoso. Faça isso, senhor “liberal” e, indignado seletivo, cuja fonte primária de informação, certamente, é o arremedo de pasquim, a quem alcunham de Veja, e seus similares!

        • zé lima

          A Cuba a qual você apoiaria, senhor “liberal”, certamente, seria a do ditador Fulgêncio Batista, o Chile que você apoiaria, seria o do sanguinário e corrupto, Pinochet, o Irã que você apoiaria, seria o do assassino, o Xá Reza Pahlavi, as Filipinas que você apoiaria, seria a do escroque Ferdinando Marcos, e por aí vai…
          Tudo em perfeita consonância com Tio Sam, a quem venera incondicional e, subservientemente! Bingo?

        • Avelino

          Oi Valterlei
          Sabe, o Iraque, Líbia, Afeganistão são paises legais, recém democratizados.
          Boa viagem. Leve o Lobão e o Aécio, entre outros.
          Os EUA está em Cuba.
          Que perguntinha mais nhó essa sua.

      • Marco Nunes

        Típico comentário maniqueísta e reducionista. É a lógica binária: se você é contra o governo, você está contra o país- nem a ditadura faria melhor. Já se foi o tempo em que o PT tinha apoio popular. Dilma é extremamente impopular – e isso é fato. E isso se deve à sua incompetência, não a “golpismos”, pois até o fundador do PT Hélio Bicudo protocolou um pedido de impeachment. Vocês e a militância estão completamente desesperados: sabem que é o fim. E não adianta vir com floreios ou golpes semânticos. Só lhe resta se esconder atrás da muralha de arrogância que sempre caracterizou os outrora “defensores do povo”.

    • Josias Barcelos

      Acho q a coosa é mais grave, se a mídia fosse honesta e não um partido financiado de oposição, Dilma teria 90% de aprovação.

      • Antonio Lyra Filho

        Valter lei, você mostrou toda a sua ignorância ao mencionar Cuba. Passou a faltar argumentos.

    • Roberto Locatelli

      No passado, todo mundo “sabia” que a Terra era plana. Até que se provou o contrário.

      Todo mundo “sabia” que os donos da Escola Base eram pedófilos. Até que se provou o contrário.

      Todo mundo “sabia”, na época dos fatos, que as pessoas queimadas vivas pela igreja na Idade Média eram feiticeiras a serviço do demônio.

      “Saber” não pode ter como base o “ouvi dizer”, ou “deu na Veja”, ou “saiu no Jornal Nacional”.

      • Chico

        Parabéns pela clareza do seu comentário!!!

      • É isso ai.

      • Heldimar

        Grandes verdades Locatelli!!! será que estes críticos acusadores do governo quando o fazem procuram se embasar estudos e informações diversas? ou suas informações somente tem como fonte a mídia (PIG)?
        até parece que o governo foi entre pra o PT, um paraíso tropical, e a partir de 2003 é que virou um mundo real?? é triste ler e ouvir esta direita raivosa, facista e desonesta>>>

      • Sebastião N. L. Rodrigues

        Poiado!

      • Wilsoleaks Alves

        Oi Roberto Locatelli…

        Tomei a liberdade de transformar seu comentário em um post lá no Facebook.

        https://www.facebook.com/wilson.alves.129357

        Abração, amigo.

    • paulo pavaneli

      Valterlei,você é um nazitucano, não sabe conviver com a Democracia…

  • Douglas Otaviani Tôrres

    O peixe morre pela boca,este senhor ha muito vem cometendo contra o poder judiciario e principalmente a sua imagem,que se acha acima do bem e do mal e que sua opinião é a lei.Esta so,não ha a menor condição de continuar na suprema corte,e porque continua la ? A resposta ou respostas todos sabem.Mas ate quando ou quanti sera tolerado ?

  • Sergio L

    Eduardo, tentar definir/argumentar atos da direita é inútil no sentido de que jamais farão “mea culpa” ou reverão suas atitudes… O “problema” da esquerda é que, tirando alguns mais radicais, pensa e trata a direita raivosa como seres civilizados, capazes de se colocarem no lugar do outro, serem solidários, pensarem no bem comum…Basta convencê-los com argumentos… NADA DISSO!! São cínicos, manipuladores ao extremo, obtusos, preconceituosos ao extremo, endeusam tudo que conote dinheiro/poder/mando! E são exaltados como sendo fortes, com atitude.
    Enquanto Lula/Dilma/PT admitiram em algum momento equívocos/enganos/erros, e reviram posições, NUNCA vimos e jamais veremos qualquer um da direita fazer gesto minimamente parecido… E foram e são massacrados por isso diariamente, como fracos, incapazes.
    E, nos últimos anos, a porteira se escancarou de tal modo que perderam a total vergonha do que falam e de como agem.
    Eles usam força/poder/dinheiro/violência/agressões como “argumentos” para nos fazer mudar de opinião, enquanto nós temos/usamos apenas idéias/palavras….
    Um é impactante, rápido e avassalador e o outro, sutil, muito mais lento e cheio de idas e vindas…
    A guerra se mostra extremamente desigual e, mesmo assim, estamos avançando!! Isto mostra o poder/força da esquerda/PT e daí a virulência cada vez maior deles. Não admitem serem derrotados por “fracos” e diferentes deles…
    Um ótimo fim de semana para voce e família!

    • Em época de mudança de paradigmas (ou de ciclos) as forças em disputa se agigantam. Dai que a um poderoso-velho ciclo -JN do PIG, Gilmar Mendes se
      confronta com um blog da Cidadania. Davi contra Golias. O raiar de um novo ciclo com prioridade à partilha – a diminuição da desigualdade de renda das familias

    • raul soares

      Concordo com tudo que disse e mais, eles mentem descaradamente o que praticamente é impossível para pessoas normais de esquerda.

    • Heldimar

      faço minhas suas palavras amigo!!!

  • Carlos Sapa

    Oligarquia de mierda!

  • Belmiro Machado Filho

    VOSSA EXCRECÊNCIA está medindo o PT e a sua militância pela vossa própria régua. Não nos aponte esse seu dedo sujo, falta-lhe estatura moral.

    • Luiz Carlos

      Gilmar Mendes ou Gilmar´´ jeitinho´´ , aquele que em tempos recordes emitiu 2 habeas corpus ao médico tarado HABIDUMassi, dando lhes condições na época de fugir do país. Gilmar jeitinho que emitiu alguns habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas que havia sido preso pelo delegado federal Protógenes. Gilmar jeitinho que cancelou as demarcações de terras indigenas (Governo LULA) e até hoje está sentado em cima do processo.Gilmar jeitinho que queria manter as doações empresariais a candidatos. Gilmar jeitinho é cria de FHC com longa ficha suja.

    • Antonio Lyra Filho

      Voce tenta atingir um homem sério porque lhe falta argumentos e só lhe resta a agressão.

      • Wilsoleaks Alves

        Está lhe faltando argumentos, Lyra. Gilmar Mendes está colhendo o que planta.

  • Maria Antônia Ferreira Monteiro

    Caro Eduardo,
    A gravidade das posições e ações do Ministro Gilmar Mendes diante do símbolo da justiça é um fato. No entanto, não é mais grave do que o maior canal de televisão levar a público seu pensamento nefasto, para que seu telespectador alienado ou inocente acredite que a fala e o pensamento desse senhor mereçam credibilidade, apenas por ser ele um Ministro do Supremo. Essa atitude sim, é de suprema gravidade! É o eco que a imprensa comercial e partidária dar a voz desse supremo verme que causa danos à democracia e ao desenvolvimento menos injusto do País.
    Abraços
    Maria Antônia

  • Marcelo l

    Você eduardo, fala , fala, mas não desmente o ministro, é fato que Gilmar falou a verdade, o Brasil hoje é governado por ladrões e o PT roubou, e queria estatal pra meter a mão, isso é fato incontestavel, ademais não é vetado ao juiz chamar um ladrão de ladrão, já vi muitas sentenças na qual o juiz desce a lenha na conduta social do indivíduo, e foi isso que Gilmar fez, feito este que está de acordo com os paametros comumente usado em sentenças, se vc quiser posso ate lhe enviar algumas para voce ver .

    • eduguim

      Não existe nem sequer acusação contra Dilma de que seja “ladra”. Sua afirmação é absurda. E Gilmar só ataca o PT, reiteradamente, enquanto que o partido dele, o PSDB, sofre tantas acusações de corrupção quanto o PT. Juiz não tem que “descer a lenha em nada”. Juiz só deve falar nos autos.

      • Marcelo l

        E o que ele estava fazendo mesmo no dia em plena seção? aquilo era os autos, é um direito inalienável dele, dentro dos autos emitir sua opinião e juízo de valor, foi o que fez!
        Mas fora isso lhe desafio a sair na rua ( ai perto da sua casa mesmo) e perguntar a 20 vizinhos seus a opinião deles sobre o PT.
        Na minha rua (Alameda Santos), não conheço ninguém que apoie o PT, no meu prédio idem, nos locais que frequento é só dar corda e o povo desce a lenha, ontem no mercado aqui perto fiz um comentário dos preços e a moça do caixa disse – Essa vaca da Dilma roubou tudo agora tamos pagando a conta (sic), então veja bem , caixa de supermercado com certeza não é classe B, como a maioria do bairro, então veja, até a moça que ganha não mais de “milão” está por dentro de quem é o culpado do rolo.
        A única coisa que estou gostando é que no final de 2013 guardei 15 mil dólares que recebi em um negócio a R$2,00, estou torcendo qeu Dilma fique até Dezembro e a crise aumente pro dólar ir a 6 , pois desta ao menos poderei tirar uma vantagem.
        Abc

        • O Marcelo Idiota só pensa naquilo: levar vantagem, míster dos exploradores capitalistas. É uma besta e tem consciência DISTO.

        • Chico

          Quanto ódio o sr prega?

          E ainda se presta a repetir o ódio q o povão vê na grobo???

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Marcelo,
          Uma informação gratuita para você. A Capitania de São Vicente não é o Brasil.

        • Sávio Valença

          vc é um imbecil.

          • Sávio Valença

            “E o que ele estava fazendo mesmo no dia em plena seção? aquilo era os autos, é um direito inalienável dele, dentro dos autos emitir sua opinião e juízo de valor, foi o que fez!”

            É por isso que ele livra a cara de Dantas (2x), do médico tarado, de Serra, et caterva. Panaca.

        • Roberto Locatelli

          Bom, meu filho, na Alameda Santos não deve haver mesmo ninguém que apoie o PT, pois são todos classe média alta, assíduos leitores da Veja, e que destilam um ódio doentio contra a população mais pobres.

          Na Alameda Santos moram aquelas pessoas que acham que negros têm que usar o elevador de serviço.

        • zé lima

          Houve um tempo, na Alemanha, em que o Hitler e seu Nazismo eram unanimidades, os judeus, os “petistas” da ocasião. Como tudo terminou?
          Quantas tragédias ainda serão produzidas pela ignorância e pelo cinismo de indivíduos iguais a você?

      • Renato

        Ué, mas a campanha dela não foi financiada com dinheiro de crime? De corrupção ? De dinheiro surrupiado dos cofres das estatais?

        • Roberto Locatelli

          Não.

      • Lincoln

        O cara fala “o PT roubou”, mas por que Sérgio Guerra, Aécio, Anastasia, Eduardo Cunha e muita gente do PMDB, PP, PSB sempre são citados por vários delatores?

        • Luís CPPrudente

          Como diz o dr Sergio Tucano Moro: Isto não vem ao caso.

          O pilantra e delinquente do Gilmar Dantas sabe muito bem que seus apaniguados tucanos são corruptos, mas ele nunca vai citar seus correligionários udenistas.

      • Paulo Silveira

        Edu. será que o Marcelo leu ou ouviu o que o deputado Jorge Solla (PT-BA) disse à CPI da Petrobras, nesta quinta-feira (17), mostrando PROVAS das safadezas que esta elíte sempre fez com o Brasil. Será que o Marcelo conhece o livro PRIVATARIA TUCANA, O PRÍNCIPE DA PRIVATARIA ou le é mais um desses MIDIOTAS que não possuem nenhum discernimento.

      • Vinicius

        Mas o que ele falou é verdade… O PT é o partido que mais roubou o Brasil. Ele não falou em Dilma, ele falou em PT e isso é verdade.
        Agora vem os “progressistas” (blogs e sites sempre com banners de estatal ou prefeituras do PT) dizer que todos roubam mas o PT é o coitadinho que todo mundo os persegue…

        • Antonio Lyra Filho

          Só sabem agredir.

        • Roberto Locatelli

          Pare de ler a Veja, antes que seu cérebro encolha. Pensando bem, acho que já encolheu.

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Vinicius,
          O que o ministro não falou, o que não revelou, também é verdadeiro. Ele nunca, jamais falou do desaparecimento do dinheiro das privatizações tucanas. Jamais revelou ou sequer fez menção aos recursos desviados nos governos tucanos, tanto estaduais, atualmente, quanto aos federais, nos governos de FHC. Nunca se indignou com a riqueza adquirida pelos senhores tucanos Serra, Aécio Neves, Beto Richa e FHC. Você sabe qual a real diferença dos supostos, eu disse SUPOSTOS, roubos do PT para os roubos do PSDB com provas materiais? O PT é amador, e o PSDB é profissional e especialista. A prova é o ministro Gilmar Mendes dentro do Supremo, cuja função é defendê-los, visto que ele é a lei. Defende a causa que ele quer e engaveta todo e qualquer recurso contra os tucanos. Quando não o faz pessoalmente, barra, agredindo e ofendendo seus colegas, quando não se tornam seus comparsas. Toda denúncia contra políticos psdbistas é desqualificada por ele e a mídia sua amiguinha ideológica de interesses comerciais. Todos vocês de direita, cricrilam contra o autoritarismo cubano e comparam o Brasil do governo petista a Cuba. Por quê o autoritarismo do ministro não os indignam?! O ministro está apenas fazendo seu jogo de cena. A indignação dele significa: “merda!, meu partido não vai mais poder arrecadar tanto dinheiro privado — vou ter que criar uma lei para legalizar o caixa dois, mas como é que vão me pagar!” Ninguém roubou mais do que o PSDB e continua a roubar, agora, em menor escala. O fato de a mídia não divulgar e nunca ter divulgado repetidamente os roubos dos tucanos, não significa que não existam, que nunca existiram. Chamar apenas o ministro partidário para dar entrevistas sobres desvios do PT é um fato de comprovação mais que imoral do quanto o partidarismo abjeto do ministro é repulsivo e desqualificador do que possa ter qualquer característica de justiça.
          Maria Antônia

        • Marcos

          O partido que mais roubou foi o PSDB. Disparado. A privataria tucana no governo FHC é o símbolo da gigantesca roubalheira tucana, apoiada por uma elite econômica que sempre saqueou o nosso país e sempre achou isso normal, um direito deles! Então, não venha querer fazer o pessoal aqui de otário, porque aqui não tem otário para acreditar na bobagem que você disse, repetindo o que o Partido da Imprensa Golpista, Terrorista, Corrupta e Hipócrita vomita o tempo inteiro sobre os seus incautos telespectadores/ouvintes/leitores. Na verdade, são os governos do PT os que realmente vêm combatendo a corrupção neste país. Os ataques sórdidos contra o PT e o governo Dilma são muito mais em razão de suas virtudes do que de seus defeitos.

        • Renata

          150 bilhões evadidos do Brasil no caso Banestado entre 1996 e 2002 que continha dinheiro das privatizações e envolvia Gustavo Franco (ex-presidente do banco central do FHC), Ricardo Sérgio de Oliveira (arrecadador da campanha FHC e Serra), Celso Pitta e o doce e honesto José Serra, que quer pilhar nossa Petrobras.

          O PSDB deu um jeito de enterrar a CPI, os que foram presos foram só os laranjas. O mesmo Youssef mentiu para o mesmo Moro na delação premiada do Banestado, continuou livre e no crime, como sabemos. Se tivessem ido a fundo naquela época, poderiam ter evitado muita coisa de hoje.

          Em vez de considerarem positivo o governo querer ver a investigação da Petrobras ir até o fim, descem a lenha na Dilma. Ninguém está barrando nem a investigação nem a CPI, mesmo havendo pessoas do PT envolvidas.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Marcelo,
      Se a fala do ministro é verdadeira, e, como os Estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Pará, Mato Grosso do Sul e outros que no momento não me recordo, todos governados por tucanos, fazem parte do Brasil, então, todos os governadores tucanos também são ladrões?! Todos esses Estados têm governos Cleptocratas?! Para você é incontestável que os governadores José Serra e Geraldo Alckmin roubaram dinheiro do metrô?
      Maria Antônia

    • Liduina

      O Procurador quando foi sabatinado no Senado e disse que em 31 anos de vida pública nunca viu corrupção como o caso Petrobrás.
      Usamos a internet para perguntar qual a referência dele. Em 500 anos de história a justiça nunca moveu uma palha contra a corrupção. Por exemplo: A corrupção na Petrobrás nos anos 80, Sivam, pasta rosa, banestado, usineiros, compra da reeleição, máfia das ambulâncias, operação sangue-suga, castelo de areia, satiagraha, furnas, tremsalão, rouboanel, privataria tucana , e por aí vai.
      O Gilmar, o pig e tantos mais sabem que pessoas como você acreditam em tudo que eles falam, que o PT transformou o País em corrupto e que quer se manter no poder pra sempre.

      Menos, Marcelo, menos.

    • Roberto Locatelli

      Conta aí, Marcelo, você é a favor do financiamento empresarial de campanhas porque recebe alguma grana desses R$ 4 bilhões que as empresas doaram a candidatos em 2014?

    • Claudio

      O juiz pode dizer o que quiser no processo, isso ainda, desde que com provas, porque se não as houver, tudo que falar pode ser anulado.

      Agora, um juiz não pode a torto e a direito emitir opiniões fora do processo, como um panfleteiro, e o pior, antes de julgar um processo, por que isso é um juízo prévio, que mostra uma firme vontade de condenar antes de julgar.

      É inadmissível e não diz respeito ao PT, diz respeito a todo e qualquer cidadão, porque demonstra um desequilíbrio do julgador, uma incontinência, uma incapacidade de se restringir ao autos.

      Nenhum dos demais ministros do STF tem esse comportamento. Pensar, ele tem o direito de pensar o que quiser, é a tal da “intima convicção”, mas quando externa antes de julgar se torna suspeito e parcial.

    • paulo pavaneli

      Marcel 1: você é um nazitucano… não respeita a Democracia… simples assim.

  • miron

    E o PIG, sem querer querendo, coloca a “entrevista” desse fascista de merda no JN. Ainda bem que ninguém mais, afora os coxinhas dementes, assistem a esse Jornal(?).

    • eduguim

      Cara, acho que eles se deram mal com essa. Há pouco o Datafolha apurou que 76% são contra financiamento eleitoral por empresas. E Gilmar foi falar a favor do financiamento e ainda disse que o PT é o responsável por acabar com essa pouca vergonha. Ponto pro PT

      • miron

        É que o ódio é tanto e a pressa em esculhambar o PT maior ainda que terminam falando um monte. Assistam o vídeo do combativo Dep. Waldih Damous, PT/Rio, sobre esse assunto, é de lavar a alma.

        http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/damous-sobre-gilmar-se-vestiu-de-militante-partidario

      • Renato

        Ô blogueiro, faça uma pesquisa e verifique quantos são a favor de tirar dinheiro dos cofres públicos, da educação , da saúda, da segurança pública para financiar as milionárias campanhas políticas de milhares e milhares de políticos pelo Brasil a fora !

        • Roberto Locatelli

          A pesquisa já foi feita. 72% dos entrevistados SÃO CONTRA o financiamento de empresas a campanhas eleitorais. Mas os tucanos (inclusive o Gilmar) são a favor.

      • Raphael Bonpasso

        Concordo em tudo o que Gilmar falou.

        • Roberto Locatelli

          É um direito seu. Mas você e o Gilmar foram derrotados no STF.

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Bonpasso,
          Você acaba de redefinir o valor do argumento! Mesmo que todos saibam que minhoca é um verme, na sua cabeça de minhoca, isso só se tornará verdadeiro se você repetir: a minhoca é um verme e eu sou cabeça de minhoca! Todos nós, e inclusive as baratas da minha casa sabemos, que você é tucano, portanto, admirador do supremo tucano rastejante, Gilmar Mendes!
          Maria Antônia

        • Renata

          Vocês confundem as bolas, concordar com o que o Gilmar falou não quer dizer que um magistrado do STF possa, por normas do próprio judiciário, se expressar dessa maneira publicamente. Não foi à toa que o Presidente do Supremo escreveu aquele artigo.

        • Luís CPPrudente

          Zzzzzzzzzzzz!

  • marcos augusto

    Eu não sou ladrão, ministro, e sobre minha pessoa nunca recaiu qualquer pecha, ou a mais leve suspeita, de qualquer desvio de conduta , sendo simpatizante do partido que V. Exa. tanto ataca, mas nada diz contra aquele que te colocou no Supremo. Mas, gostaria muito que Vossa Excelência explicasse, minimamente, as acusações que pesam sobre sua pessoa, em especial quanto a um Instituto que o senhor comanda e que teria sido beneficiado, indevidamente, com recursos públicos. Os HCs “cangurus” V. Exa. não precisa explicar. V. Exa. precisa saber que, não obstante a mídia golpista não dê amplitude às acusações que pesam sobre sua pessoa, O POVO sabe de tudo ministro, via Google e outros meios,, muito especialmente aqueles que lidam, no dia a dia, com a vida Forense. A propósito, V. Exa. não vai processar o Ministro Barbosa, quando o mesmo disse, ao vivo e a cores, que V. Exa. denegria a imagem do Judiciário?

    • Luiz Carlos

      Gilmar Mendes ou Gilmar´´ jeitinho´´ , aquele que em tempos recordes emitiu 2 habeas corpus ao médico tarado HABIDUMassi, dando lhes condições na época de fugir do país. Gilmar jeitinho que emitiu alguns habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas que havia sido preso pelo delegado federal Protógenes. Gilmar jeitinho que cancelou as demarcações de terras indigenas (Governo LULA) e até hoje está sentado em cima do processo.Gilmar jeitinho que queria manter as doações empresariais a candidatos. Gilmar jeitinho é cria de FHC com longa ficha suja.

  • Reinaldo Lopes

    Ai se fosse com Brizola…
    O Nassif impetrou a reconvenção face ao processo aberto por Gilmar Mendes contra ele. O mesmo deveria fazer o PT, OAB, ou qualquer outro filiado do partido. Fazer exatamente o que Nassif fez: exigir o direito de resposta, inclusive em todas as mídias cujas quais divulgaram as sandices de GM. Já que a Globo se lambuzou de prazer ao colocar no JN a entrevista do ministro, corre agora o risco de, uma vez alguma alma iluminada do PT ou da OAB acionar Gilmar judicialmente, ter que disponibilizar o mesmo tempo para as respostas as acusações feitas pelo “juiz”.
    Logrado êxito neste processo, faço uma sugestão: Obrigar Willian Bonner ler o artigo, de 2002, do mestre Dalmo de Abreu Dallari que versa sobre a indicação de Gilmar Mendes ao STF.

  • Edson Silva

    Depois de ver esse vídeo do crápula gilmar dantas, resolvi deixar de ser simpatizante do PT, vou me filiar ao PT.

    • Roberto Locatelli

      Pois é, quando você as pessoas que têm ódio venenoso contra o PT, dá vontade de ficar no lado oposto a elas.

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:

    Constituição Federal de 1988

    Artigo 1° da Constituição Federal da República Federativa do Brasil.

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I – a soberania;
    II – a cidadania;
    III – a dignidade da pessoa humana;
    IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
    V – o pluralismo político.
    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição .

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
    Quer dizer que os três poderes da República estão podres e corroídos pela gatunagem de seus membros ?

    Certo ministro Gilmar Mendes.

    1. Se V. Excia. quer acabar com os cleptocratas deste pais por que o senhor não votou contra o financiamento público de campanhas políticas; isto sim uma verdadeira mina inesgotável de corrupção, onde os poderes econômicos e financeiros financiam candidatos para depois cobrarem as faturas quando da execução de obras e de serviços?

    2. Quer dizer que todos os prefeitos e governadores são ladrões tambem ?

    3. Quer dizer que quem comanda o poder Judiciario e o poder Legislativo são tambem ladrões? Pergunto isso porque governança tem como sinônimo dirigir, comandar?

    4. Como é mesmo o nome daquele senhor que deu parecer dizendo que a Petrobrás podia fazer compras e contratar serviços sem precisar obedecer a lei n° 8.666, de 21.06.1993, abrindo dessa forma as portas da empresas para os cleptomaníacos se refestelarem-se ?

    5. Os blogs progressistas que a grande imprensa/empresa chama de blogs sujos dizem frequentemente que o senhor deu dois H.C. em menos de 48 horas para um senhor que foi pego na operação Sathiagara devido a operações fraudulentas com o Estado brasileiro. Isto é ser complacente com a cleptocracia ou apenas defesa da livre empresa ?

    6. Por que será que o processo do BANESTADO nunca foi julgado, ou será que isto não é ser complacente com a cleptocracia ?

    Condenar a cleptocracia de um determinado partido político é coisa muita boa para dar manchetes em jornais.

    Condenar a cleptocracia onde não se pode provar é injúria. Até o momento nada está provado contra o PT. Só mentiras urdidas pela grande imprensa/empresa e por partido político – PSDB – que tinha plano de ficar 20 anos no poder( foi isso que Sergio Mota – ministro de FHC disse, ou será que não disse ?)

    Ministro . Alguem já disse a V. Excia. que a decisão de ficar mais de um ano com um processo engavetado é um a decisão que não corresponde ao espírito democrático nem condiz com a postura de quem se julga interessado em resolver problemas de uma sociedade que busca acabar com a corrupção oriunda do financiamento de campanha por empresas privadas.?

    Na minha modesta interpretação ( já estou velho. Há muito completei 70 anos ) esse tipo de atitude demonstram três coisas:
    1° – A democracia é só retórica.
    1° – complacência com a cleptocracia quando fora do PT
    2° – defesa de um governo timocrático onde o povo em geral não tem vez e sim único e exclusivamente os ricos.

  • JURIDICO

    Sem duvidas Gilmar é um estorvo para o STF. Joaquim já tinha mandado ir falar com os capangas, agora parece que fala para os empregados(escravos ?).
    O ataque a um partido é uma afronta à democracia é o fascismo em seu estado puro, como o Estado pagou seus Estudos (Joaquim e Dellanhol também) na Alemanha talvez tenha sido influenciado pela historia daquele País para repetir mil vezes um mentira, virando assim verdade.

    O ataque sem base fática a OAB é outro sinal da essência desse pseudo Juiz que só quer falar aos holofotes, aliás segundo fonte de perto do Ministro tudo em decorrência de possível fiscalização em seu Instituto

  • Paulo Filho

    E o PT ainda estuda se vai processar esse psicopata?

    • Roberto Locatelli

      O que esperar de um presidente de partido como Rui Devagar Quase Parando Falcão?

    • Luís CPPrudente

      É o republicanismo burro e imbecil do PT que faz o PT se omitir e não entrar com um processo de perseguição e assédio moral por parte do pilantra e delinquente Gilmar Dantas.

  • Herbert

    Caro Eduardo,

    Ele debocha, em primeiro lugar, porque sabe que tem apoio de muita gente(Mídia, Judiciário, Ministério Público e outros setores da sociedade brasileira). Em segundo lugar, por já não atuar mais como um magistrado, mas sim, como um representante de um partido político de oposição. Infelizmente, por ele ser um dos ministros mais novos do Supremo Tribunal Federal, permanecerá por muitos anos naquela Corte Constitucional.

  • LUIZ DALTON

    SEM DÚVIDA ESSE É O MAIOR CAFAJESTE E PARLAPATÃO JUIZ QUE JÁ SE TEVE NOTÍCIAS NO POBRE JUDICIÁRIO QUE NOS INFERNIZA.
    LADRÃO ELE VÊ TODAS AS MANHÃS NO ESPELHO DE SEU BANHEIRO.

  • Avelino

    Oi Valterlei oi Marcelo
    Realmente, o Brazil de voces está em crise, um de seus chefes, Gilmar Mendes, os manos Marinhos, entre outros, é só perguntar em qualquer redação da grande mídia que eles confirmam isso.
    Há um novo Brasil nascendo e o de vocês, fica cada dia mais longe.
    Saudações deste petralha

  • joraci de barros

    Está faltando entupirmos o Supremo com reclamações, para pelo menos demonstrarmos nosso repúdio pelos
    arroubos desse pigmeu que abusa de nossa paciência. Já enviei meu e-mail com minha reclamação.

  • Paulo Alcantara

    GM, irretocavel.

    • Antonio Lyra Filho

      Você concorda porque é igual a ele.

    • Luís CPPrudente

      Pelo visto você é assinante da revista da famiglia Civita.

      Irretocável o seu comentário coxinha. É de um didatismo claro.

      Irretocável tem acento, viu coxinha!

  • Paulo ETV

    num futuro muito próximo vai se descobrir que uma doença foi gerada com o advento da mídia manipulando a comunicação de massa:

    como se pode identificar no Marcelo 1,o indivíduo está no estado “generalizado”

    as pessoas que consomem mídia sem critério se tornam “generalizadas”.

    o tratamento é simples ,é só parar com o estímulo por um tempo e praticar esportes ao ar livre,rsrsrsrsrsrsr

  • Alecir Mendonça

    Esse é um que não engoliu um operário e depois uma mulher presidirem o país. Vê-se na expressão de raiva, de angústia dele quando fala sobre qualquer assunto que tenha a ver com o governo ou o PT. Chega a gaguejar, babar de raiva. Ou seria inveja?

  • Luiz Ferreira de Souza

    O que eu quero saber é o seguinte: alguém pode chamar o(a) presidente de ladra assim? E ninguém vai fazer nada? Um sujeito como este vai continuar sendo ministro do STF?

  • Antonio

    E CANALHOCRACIA é o Estado governado por canalhas do calibre destes que dão entrevistas ajudados por canalhas menores na mídia.
    O resto é conversa de botequim!

  • Dilma Coelho

    Fico tentando entender, o que falta para o PT processar esse sinistro gilmar. Quanto mais ele precisará tentar diminuir ou prejudicar o PT, para que aquela turma decida reagir? Ele precisa ser cassado. Não tem moral, retidão ou equilíbrio para exercer o cargo que exerce.

  • Trazibulo Meireles de Souza

    Esse indivíduo até as pedras sabem que não merece estar no STF, porém o que o sustenta lá é PIG sonegador de tributos – Zelotes fala por si só.
    Espero que com a mudança nas eleições municipais, a proibição de empresas financiar candidatos, a família de “sua excrescência”, senhor Gilmar Mendes, perca em Diamantino a cidade natal do “dono de jagunços” como disse Joaquim Barbosa – pelo menos para isso serviu-, mostrar o outro lado dessa caixa preta chamada Justiça.

  • Mauricio Gomes

    Essa criatura repugnante deveria dar explicações sobre seu curso de direito em Brasília, sobre o qual há várias suspeitas (para dizer o mínimo). Não possui estatura moral para dar lições em ninguém, afinal quem não se lembra da dobradinha com o “impoluto” DEMÓstenes Torres?

  • João Bosco Pacheco

    Como sempre a Globo não deu direito de reposta pública ao PT. Só deixou esse ser falar mentiras.

  • Renata

    Realmente é um escracho, não consigo enxergar esse sr. como ministro, quanto mais da justiça.

  • Leici

    Que preguiça desse homem. Quer fazer política deixe o judiciário. Parece o Donald Trump, quanto mais é criticado, mais besteiras ele diz.

    • Pedro Accioli

      Quando a Globo fala bem de um político ou de um juiz, pode ter certeza que estes são sem vergonhas!

  • Marcita

    Já coloquei estas questões e tive resposta alucinantes, vou repetir para que alguém dê uma resposta no mínimo sensata:
    1 – Segundo vocês FHC governou para as elites, contra os pobres, na época, o números de pobres era muito maior já que 40 milhões ainda não tinha saído da pobreza, pergunto: por que FHC ganhou, então, duas eleições no primeiro turno?
    2 – FHC deixou para o Lula uma herança maldita e nosso “maior presidente” fez o melhor governo, segundo vocês, de todo o mundo, por que então, com essa herança mais que bendita, Dilma faz um dos piores governo do mundo? Mesmo com a crise de 2008 era para Dilma não ficar entre os piores como realmente está.
    OBS Dilma caminha para em seu 8 anos de governo ter um PIB médio de 1%. É ou não é trágico?

    • Luís CPPrudente

      Marcita de lama,
      Zzzzzzzzzzzzzzzzzzz!

    • Sávio Valença

      “1 – Segundo vocês FHC governou para as elites, contra os pobres, na época, o números de pobres era muito maior já que 40 milhões ainda não tinha saído da pobreza, pergunto: por que FHC ganhou, então, duas eleições no primeiro turno?’

      já respondemos um bilhão de vezes isto aqui, a vc e outros imbecis que já sabem a resposta. Mas perguntam de novo, com más intenções, só para ludibriar os incautos.

      • Maria Antônia Ferreira Monteiro

        Sávio,
        O bicudo Marcito repete as mesmas perguntar para imitar o modo golpista da mídia bicuda. Pensa que é tucano, mas na realidade é hibrido! É a mistura de tucano bicudo e papagaio!
        Abraços
        Maria Antônia

        • Sávio Valença

          rsrsrsrs…

  • valériaPE

    Esse cara é asqueroso. Ladrão deve ser ele e os políticos que ele apoia, por acaso todos são do PSDB. Quem pode retirar essa criatura das trevas do STF? Ele está nervoso porque seu partido perdeu a boquinha e ele sabe que os militantes do PT e simpatizantes não refutarão em ajudar o partido e seus candidatos.

  • Izabel Albuquerque

    EDU, uma acusação dessa é muito grave. Merecem uma resposta tanto Gilmar quanto o JN/Globo. O Partido precisa ir a TV se defender. Não pode ficar calado. O confronto deve ser direto, do tamanho da ofensa. É muita audácia fazer tamanha acusação, parecendo combinado c/ o JN/Globo, já muito manjado, a serviço do partido derrotado nas eleições de 2014. Me senti muito ofendida, como eleitora e cidadã. O povo brasileiro merece uma posição do Partido a respeito, porque não é uma questão de opinião do Ministro/Globo, é uma questão de resgatar o respeito, profundamente aniquilado.

  • Benjamin Eurico Malucelli

    Sabe o que me assusta, Eduardo, é a inércia do governo e do PT. Gilmar, com suas acusações sérias feitas no JN, apesar de babando, chama o governo de “cleptocrata”, o PT de locupletar-se das estatais, e nem o governo e nem o PT manifestaram-se minimamente. Fosse o Brizola, teria pulado no pescoço desse elemento que é o Gilmar, dessa excrescência e vergonha da justiça brasileira. Pergunto: por quê? Por que nenhuma manifestação? Nenhuma indignação? Por que deixar correr a famosa frase “quem cala consente”? Por quê? Estou muito indignado com isso. E você?

  • Osvaldo

    Por que o porrete do Gilmar só bate no Chico?

    E os mega escândalos do Francisco? Banestado, Privataria, compra de votos, Proer, Sivam, Metrô de SP, meia tonelada de cocaína, lista de Furnas, lista da Odebrecht, aeroporto de Cláudio, prescrição do mensalão do Azeredo, e tantos outros?

    Juiz seletivo, juiz parcial e partidário.

    • Luís CPPrudente

      Esse Gilmar Dantas é um juizinho vagabundo, que tem preferência partidária e não esconde. Esse delinquente já passou dos limites. Ele tem que sofrer alguma censura dos demais membros do STF pelo seu partidarismo exacerbado, quando um juiz tem que ser manter o máximo possível neutro.

    • Augusto Primo

      Quantos ministros tem o STF.?? 11??

      Pq os outros nao batem em Francisco??

      Porque??

      Pq a OAB não processa.

      Pq ninguém faz delação premiada do Banestado, Privataria, compra de votos, Proer, Sivam, Metrô de SP, meia tonelada de cocaína, lista de Furnas, lista da Odebrecht, aeroporto de Cláudio, prescrição do mensalão do Azeredo, e tantos outros?

  • Luciano Bastiani

    Puxa! Se eu ficasse sem assistir este vídeo também ficaria sem saber que cleptocracia é governo de ladrões….

    Já pensou?

    Aula de linguística no jn é, como dizem aqui no sul, pracabar….

    Não me lembro de ter visto aulas como esta durante a cleptocracia tucana federal e nenhuma referência, também à cleptocracia tucana paulista.

    E o cangaceiro sua, sua, ‘perdigoteia’, cospe, engasga, gagueja,e continua lá….

    Cumé, PT, ninguém levanta a voz aí pra derrubar esta praga?

    Até agora só um advogadozinho e o joaquim batman peitaram esta múmia.

    Na época do Collor tinha tropa de choque pra fazer a defesa dele.

    E agora?

    Parafraseando outra múmia: “aasim, não pode, assim não dá!”

  • Nádia

    Para início de conversa esse bandido togado Gilmar Mendes deveria estar na cadeia há tempo, sobre a propina de 180 mil que recebeu, e deu habeas corpus para estuprador e banqueiro bandido. Ponto final. Por aí vemos o quanto a globo faz parte da quadrilha, eles dão voz à bandido como se fossem honestos. Gilmar Mendes não tem moral para falar NADA é apenas mais um bandido togado ganhando graninha para fazer servicinhos para mafiosos. Tenho dito.

  • Marat

    A vantagem de ser agnóstico é que nós não nos tornamos chatos (ao menos no quesito religião) e podemos acreditar ou não em tudo… Se existirem os deuses gregos, podem ficar tranquilos que Têmis reserva ao digníssimo Ministro pelo menos 20 anos de muito padecimento, tal qual Ulisses!

  • Luís CPPrudente

    Eu não assisto essa merda de jornalismo da famiglia Marinho. Vi um pouco no vídeo gravado pelo Eduguim e passei raiva por míseros poucos segundos gravados. Os dois pilantras e lambe-botas que apresentam o jornal principal da famiglia Marinho mostraram ser tão cínicos e de baixo nível, quanto o delinquente Gilmar Dantas.

    Tenho certeza que a raiva que eu passei, ao ver os lambe-botas da famiglia Marinho dando espaço ao delinquente Gilmar Dantas, não foi maior que a raiva que o delinquente Gilmar Dantas teve ao ser derrotado na última sessão do STF, o pilantra e delinquente Gilmar Dantas saiu do STF soltando fumaças pelas ventas.

  • Virgilio

    Depois de uma coisa deste nível (com o suporte do JN) o PT solta uma nota pífia. É preciso abrir um processo contra este tucano que de juiz da suprema corte não tem nada. Um coronel do século XIX que está lá apenas para defender interesses dos tucanos e da direita. Uma vergonha. O bom de tudo é que neste episódio, diante do tamanho da derrota, ele tirou a máscara.. agora sim, todos sabem que a justiça feita por gente deste tipo não é nada cega! Vamos aguardar para ver se o PT tomará alguma medida mais séria. Porque os senadores do PT não fazem um pedido de impeachment dessa herança maldita de FHC?

  • luis castro

    Quando um Gilmar ou um Villa ataca o PT, sem medir qualquer consequência, é porque sabem que nada vai acontecer contra eles, tal a falta de força que se encontra o nosso governo. Em se tratando de um juiz do STF de quem se espera compostura e imparcialidade a coisa fica pior, Gilmar fala pelas forças poderosas que estão atrás dele e lhe garantem que nada lhe acontecerá, mas precisamente a Globo, que repercutiu o quanto pode sua afronta contra o governo e o PT. E o que acontecerá nada, o próprio PT resolveu ignorar a acusação frontal do ministro, demonstrando assim a sua total incapacidade de peitá-lo. Esse fato só comprova o grande equívoco do partido, de Lula e Dilma de não terem reagido lá atrás quando tinham popularidade e credibilidade, como bem fizeram os mandatários da Argentina, Venezuela e Bolívia, que nunca deixaram sem resposta os seus detratores e hoje têm o controle da situação em seus respectivos países. Dilma vive sob a ameaça do impeachment e Lula sob a ameaça de prisão e ninguém em sã consciência sabe o que vai acontecer tal a falta de reação do partido hoje execrado.

  • Welington Cantalice

    Eduardo!!

    Acho que já está passando da hora de se afastar esse lixo do nosso STF. Ninguem suporta mais tanta cafajestada deste “ministro”, colocado pelo execrável FHC com uma única função: dar guarida à bandidagem que acompanha e sempre acompanhou à direita neste Brasil. FORA GILMAR MENDES , FORA GILMAR DANTAS, deixe-nos em paz!!

  • jose carlos lima

    Do “mensalão” ao “petrolao” o mesmo modus operandi de um judiciário Casa Grande vs Senzala

    http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

  • jose carlos lima

    Ao manter as doações privadas a intenção de Gilmar era continuar tendo em mãos essa arapuca de pegar petista: as doações ao psdb são obra de caridade já para o pt são crime…desde 2005 o PT lutava pelo fim deste tipo de doação..aliás, a máfia midiatico penal não quer saber dos tucanos que ficarama ricos de forma ilicita, a lista todos sabemos e tem até ministro do STF no rolo…

  • Antonio

    Fora de Pauta, mas importantíssimo.

    Coisas que devemos saber sobre o Pré-sal para não sermos engabelados pelo PIG

    Em três vídeos consecutivos postados no Tijolaço:

    https://youtu.be/hbSUYtIxyy8
    https://youtu.be/zlfjM0_Lp-I
    https://youtu.be/ehYXN6hWNUs

  • pedro

    ninguem me responde porque o PT deu via publicidade oficial 12 BILHOES para o PIG

    porque o PT é contra financiamento empresarial de campanha e recebeu BILHOES DE EMPRESARIOS

    porque o PT nao tentou derrubar a lei do FHC que insenta dividendos dos acionistas milionarios

    porque o PT nao cumpre a constiruiçao e tenta pelo menos taxar grandes fortunas

    ENQUANTO O EDU NAO LER E COMENTAR O TEXTO DO SENADOR LINDEBERG FARIAS E DO DR PAULO KLIAS ( DOUTORADO EM PARIS COM ARGUMENTOS FUNDAMENTADOS ) NAO TEM MORAL PRA DEFENDER O pt.

    HAAAA MAIS O PSDB TAMBEM ROUBOU ENTAO DIZ PARA O ELEITOR QUE NAO SE DEVE DAR UMA DE OTARIO E VOTAR MAIS NEM NO PSDB EM MUITO MENOS NO pt.

  • Renata

    Edu, em 2010 o Senado americano decidiu o Impeachment do juiz federal G. Thomas Porteous.
    Só 20 anos antes aconteceu o mesmo, com os juízes Alcee Hastings e Walter M.

  • Carlos Henrique

    Só no Brasil um juiz sai acusando um partido político sem provas, referindo-se a um caso ainda em tramitação(ou seja, diante do qual esse partido e todos os outros acusados, partidos, pessoas e empresas, são inocentes até que se prove o contrário, conforme o princípio da presunção de inocência, aceito no Direito brasileiro e no restante do mundo civilizado); caso esse que poderá vir a chegar para julgamento na Corte a qual pertence, e ainda por cima esboçando um cabedal de frases feitas, anátemas e sofismas, sem qualquer mínima relação com os fatos, que não passam de generalizações, superficialidades, preconceitos, mistificações e simplismo no máximo cabíveis numa conversa de botequim de quinta, em que estivessem reunidos um bando de analfabetos políticos, e não numa declaração pública de uma “autoridade”(pelo menos formalmente o é)diante de vários meios de comunicação, entre eles o maior do país, sabendo que suas “colocações” serão ouvidas por toda a Sociedade. As “declarações” dele, que não passam de petardos de um militante de direita, apontam muito bem os interesses de classe a que está vinculado, como também mostram o quanto sabe que esses interesses o protegem. OU ALGUÉM ACREDITA QUE SE UM OUTRO MINISTRO DO STF PROFERISSE AS MESMAS DECLARAÇÕES DE MENDES, MAS REFERINDO-SE AO PSDB(CITANDO AS PRIVATIZAÇÕES E O TRENSALÃO, QUE POSSUEM UM CABEDAL DE PROVAS MATERIAIS INEXISTENTE NA LAVA JATO, QUE SUSTENTA-SE A PARTIR DO ABSURDO DE TRANSFORMAR “DELAÇÕES” DE BANDIDOS, PRESOS HÁ MESES ATÉ FALAREM, EM PROVAS), NÃO SOFRERIA AS CONSEQUÊNCIAS DE SEU ATO!!!!!!!!!?????????? OU SEJA SERIA EXECRADO PELA MÍDIA, QUE TENTARIA ANTES ABAFAR AS TAIS DECLARAÇÕES, COMO TAMBÉM RECEBERIA DA CLASSE POLÍTICA UMA PROVÁVEL TENTATIVA DE IMPEACHMENT NO SENADO, SENDO DEVIDAMENTE PUNIDO POR DECLARAÇÕES IGUALMENTE ERRADAS COMO AS FEITAS POR MENDES CONTRA O PT, SÓ QUE APENAS QUANDO ATINGISSEM OS TUCANOS, AS ACUSAÇÕES FEITAS POR UM JUIZ EM RELAÇÃO A CASOS AINDA NÃO CONCLUÍDOS, E QUE PODERÁ JULGAR, RECEBERIAM O TRATAMENTO MERECIDO AO DESRESPEITO À DEMOCRACIA E AO ESTADO DE DIREITO QUE CARACTERIZAM ESSA PRÁTICA, ENQUANTO QUE SE DESTINADAS AO PT, COMO AS QUE MENDES FEZ AGORA E EM MUITAS OUTRAS OCASIÕES, SÃO CELEBRADAS POR GLOBO E SUA TURMA COMO EPIFANIAS MORALISTAS, TUDO CONFORME O GOLPISMO, A TRUCULÊNCIA E O DESRESPEITO À DEMOCRACIA QUE CARACTERIZAM NÃO APENAS OS BARÕES DA MÍDIA, MAS TODA A NOSSA CLASSE DOMINANTE, SEUS SERVIÇAIS, JAGUNÇOS E TAMBÉM OS DESPACHANTES. Infelizmente, essa prática de Mendes e tantos outros também é estimulada pela falta de reação da Sociedade. Se diante de tais “declarações”, o PT e a Sociedade Civil, organizações progressistas, processassem Mendes(a OAB deveria fazê-lo pelas declarações dadas na sessão do STF), ele recuaria de suas práticas e começaria a encolher-se no armário. Bastou a ameaça de ser processado por todos os cidadãos que doaram recursos para Dirceu, Genoíno e Delúbio; ou mesmo o processo recentemente ajuizado por Luís Nassif diante de outras acusações levianas de Mendes dirigidas ao blogueiro, para que Mendes se encolhesse diante de uma briga em que de fato poderia ser prejudicado. IMAGINEM O QUE NÃO ACONTECERIA SE OUTROS ATINGIDOS PELAS “DECLARAÇÕES” DE MENDES NÃO RESOLVESSEM PROCESSÁ-LO, OU SE O PT TIVESSE SENADORES COM CORAGEM PARA INICIAREM UM PROCESSO DE IMPEACHMENT, QUE PASSASSE A SER PEDIDO TAMBÉM NAS RUAS(E CONSTRANGESSE RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE DO SENADO, A IMPEDIR SUA TRAMITAÇÃO), GARANTO A VOCÊS QUE MENDES SE ACOVARDARIA EM DOIS TEMPOS. O PT e todos nós precisamos entender que estamos numa guerra e cada batalha precisa ser disputada e vencida com política, ou seja, antes de tudo com reação imediata e nas ruas..

    • JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE

      Como sempre ocorre com quem critica o PT, o ministro agora é um herói da mídia. Nunca apareceu tanto na imprensa escrita e falada! Quer ser um novo Joaquim Barbosa, que por sinal o conhece bem… Daqui a pouco será capa da VEJA, ÉPOCA e ISTOÉ. Até que está demorando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE

    Não é só o Gilmar Mendes é endeusado pela mídia escrita e falada. O mesmo está acontecendo com Delfim Netto. Quando se dizia que ele orientava economicamente o governo Dilma, ele era desprezado. Agora que critica o governo Dilma e a presidenta, Delfim Netto até concedeu entrevista ao ESTADÃO e ao UOL. Só falta o JORNAL NACIONAL e as revistas VEJA, ÉPOCA E ISTOÉ. Também poderá ser capa dessas revistas! Nem no tempo da Ditadura Militar, na época do MILAGRE, ele aparecia tanto. O ministro Gilmar que se cuide.

    • Evna

      Também notei isso. O nome de Delfim Neto tem aparecido com uma frequência impressionante.
      Todo mundo que fala mal de Dilma e do PT tem palanque garantido no PIG.

  • Gilmar é tucano de carteirinha, ta defendendo seus parceiros do PSDB, e a globosta e Gilmar são iguais, não merecem credito

  • Evna

    A Presidenta Dilma, por inúmeras vezes, disse que não se manifestaria sobre nenhuma decisão do Judiciário porque respeita a autonomia entre os poderes.
    Gilmar Mendes, o boquirroto, sai metendo o pau em tudo e em todos. Ministro do Supremo tem que ter decoro, não pode agir como “cidadão” e expressar sua opinião como tal em público.
    Ele precisa ser defenestrado do cargo de vice-presidente do TSE, onde também persegue o PT tresloucadamente.
    Onde está o CNJ? Para quê serve esse órgão, afinal? Ministros e juízes SENTAM – ora prologada, ora indefinidamente – sobre processos importantes, e nada lhes acontece! Sérgio Moro está sentado sobre a investigação contra Cássio Cunha Lima (PSDB) há 3 anos. Gilmar está há 5 interrompendo o seguimento da ação a respeito da terra dos Guarani-Kaiowaá (será responsabilizado pelas mortes também? seria bom que fosse). Sem falar no tempo em que segurou também a ADIN 4650.

    Por favor, sr. Ministro Ricardo Lewandowski, tome providências!!!

  • Evna

    Aquela estátua da deusa Themis há muito tempo está desmoralizada.

    O Judiciário sempre foi poder auxiliar das elites, e ainda é, pois todos sabemos que só são punidos e vão para a cadeia os quatro “P”s: pretos, pobres, putas e petistas.

    Nossa Justiça pode ser cega, mas tem olfato e tato apuradíssimos para sentir o papel-moeda!!

    • Bonobo de Oliveira Severino

      A dobradinha “Mercado”, que fala nas telinhas da GLOBO, e agentes corruptos do Judiciário, quando se trata de Gilmar Mendes, atravessa todos os limites toleráveis e chega às raias do surrealismo. Inacreditável que uma classe dominante sonegadora, rentista e corrupta queira fazer a população acreditar que marionetes desse jaez sejam Juízes. O modelo de política reformista que se instalou no país, em que pesem todos os ataques e baixas sofridas, tem o mérito de, desde o espetáculo de “teatro rebolado” que o STF protagonizou em 2012, na fraudulenta ação penal 470 e agora realiza em conluio com a suposta e inacreditável Vara multi jurisdicional de Curitiba, ter desnudado aos olhos da nação a corrupção generalizada que infesta de forma escancarada as instituições brasileiras. A denúncia assustadora daquela Corregedora do CNJ indicava apenas a ponta do iceberg. Há “…bandidos escondidos…” em todas as instituições da República em tamanha escala que até o PMDB pode se vangloriar de ainda poder ostentar algumas virtudes.

  • Martha silva

    Já perdi a fé na justiça brasileira, talvez só não seja pior que a paraguaia!

  • Leo F.

    Simplesmente surreal !

    A poluição ideológica do Ministro é tanta, que é capaz de fazer análises jurídicas (nos julgamentos, principalmente) tão descerebradas quanto colunas de opinião política na Veja

    O pior, é que ainda tenta convencer o restante da sociedade civil de que está certo, por uma suposta cientificidade que o cargo lhe confere

    Não sei o que é maior nesta triste figura do STF: Se o seu partidarismo ou seu ego

  • zé guilherme

    Sobretudo chama a atenção a “jornalista” papagaio do Kamel explicar o que significa cleptocracia, com a nítida intenção de impingir a marca de ladrão ao governo para os descerebrados que ainda assistem esse panfleto eletrônico.
    Aproveita, “jornalista”, seu emprego não deverá durar muito mesmo!

  • Fabio Amaral Di Fini

    O judiciário brasileiro é composto, em larga medida, por facínoras corruptos e aproveitadores; e Gilmar Mendes, talvez, seja o pior deles.

  • Helena/S.André SP

    Li no site vermelho.org.br o post “Dia 3 de Outubro: A Democracia vai pôr o bloco na rua”. Essa data esta sendo escolhida porque no dia 03 de outubro a Petrobrás estará completando 62 anos. Pois é, tal qual aconteceu no dia 20 de agosto, no dia 3 de outubro estaremos de novo nas ruas defendendo o governo Dilma, o nosso pré-sal, e dizer não ao golpe.

  • Eduardo Rosemberg de Moura

    Este seu artigo, xará, me fez recordar de uma frase do maior brasileiro do século passado, Ruy Barbosa: “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.”

  • Roberto Ribeiro

    Nenhum país sério teria um sujeito desse na Suprema Corte, esse homem é um escárnio.

    • Luís CPPrudente

      Ele é um de-lin-quen-te, ele é o próprio clep-to-ma-ní-a-co a proteger estupradores, udenistas e outras pragas.

  • Cabeça do Mal.
    Não posso pensar em outra coisa.
    Esse Gilmar faz parte de uma turma liderada por FHC, que alimenta a ira da elite.
    É a eterna luta do bem contra o mal.
    Gilmar não tem nada que o faça ser uma pessoa respeitosa e respeitada.
    Ele é único, e como tal não tem respeito pela própria Côrte onde trabalha.
    Seu coronelismo beira o ridículo.
    Mas, mesmo para uma Democracia, ele excedeu todos os limites.
    Já deveria ter sido impedido de suas funções.
    Como está protegido por uma verdadeira muralha político midiática, mantém sua metralhadora virada para seus opositores.
    A Côrte vem perdendo sua moral e sua finalidade, na mesma medida em que não faz nada para conter os devaneios desse desequilibrado.
    Por isso, surgem aventureiros justiceiros como aquele da República do Paraná.
    Por esse e por outros, o Brasil atravessa essa crise.
    Culpa única e exclusiva da covardia do PT.
    Um partido que representa uma massa trabalhadora como a nossa, não pode se acovardar com as agressões de uma Rede Globo, por exemplo.
    Creio ser esse o maior sentimento de desamparo, que toma conta dos trabalhadores.
    Se o PT estivesse reagindo à altura, creio que o povo estaria mais satisfeito.
    Ainda há tempo de nos salvar das garras tucanas.
    Reage PT !

  • Finalmente, uma autoridade pública influente e poderosa teve a coragem de denunciar algo que Dan Herman no seu blogue já vem advertindo há vários meses os jovens da Geração Muda Brasil.

    Para entender de fato por que o Brasil é uma CLEPTOCRACIA e não uma democracia leia AGORA o esclarecedor artigo “BRASIL: DEMOCRACIA OU CLEPTOCRACIA?”, disponibilizado em Tópicos Recentes de http://www.salvesequemsouber.com.br

    Os CLEPTOCRATAS no poder estão nos conduzindo para uma condição inescapável, de acordo com a inexorável Lei de Causalidade: a transformação do Paraíso Tropical no Inferno Latinoamericano. Uma tragédia que já está se desencadeando.

  • Márcio Gaspar

    Acho que qualquer ação jurídica que tenha o PT como parte direta interessada, o PT deveria entrar com uma ação de suspeição contra o Gilmar Mendes, pois esse não tem condições de julgar nada contra o PT com isenção. Qualquer ação que ele seja relator ou qualquer votação em plenário, o Gilmar Mendes não deve participar pois o mesmo, pelos fatos já vistos e declarados por ele, é inimigo do PT. Conforme consta em lei a suspeição de juiz cabe neste caso.

  • marco antonio meyer

    O jornal de direita “O Tempo”, de Belo Horizonte, aliado do tucanato (mas, generosamente
    abastecido de propagandas do governo do petista Pimental e do governo federal) publicou
    na capa de ontem que o Ministros do Judiciário ganham mais de 100 mil reais de salários
    por mês. Como isso não bastasse estão reivindicando o custeamento pela União dos
    estudos universitários dos filhos.
    Que país é este?????