Agressão a Chico Buarque foi gota d’água; advogados se mobilizam contra fascismo

Ativismo político

chico capa

Antes de adentrar o assunto principal, vale conferir a resposta que Chico Buarque deu no Facebook aos fascistas que o agrediram (vide informações abaixo). Vale explicar, porém, esse caso, se porventura alguém ainda não souber do que se trata. Confira, abaixo, o vídeo da agressão que Chico sofreu na segunda-feira ao sair de um restaurante no Leblon.

A causa, como você já sabe, é a militância histórica de Chico a favor do PT. Esse grupo agressor, aliás, era integrado por um “rapper” que vive de produzir factoides para tentar aparecer, e que, assustado com a repercussão de sua selvageria, deu para trás.

Segundo informações do HuffPost Brasil, o rapper Túlio Dek, após agredir Chico, declarou que o compositor, cantor e escritor Chico Buarque “é um ídolo” para ele. Mais conhecido por ter namorado a atriz Cléo Pires, Dek estava no grupo que hostilizou e ofendeu Buarque na noite de segunda-feira (21), na saída de um restaurante no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.

“Chico é um ídolo para mim. Só não entendo como um dos maiores ícones do Brasil continua apoiando cegamente o PT. Minha indignação foi com o cidadão e não com o artista”, afirmou o rapper, em entrevista à colunista Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo. Dek afirmou, inclusive, ter feito uma versão para Paratodos, canção de Chico Buarque, aos 10 anos de idade.

A confusão foi primeiramente noticiada pelo site Glamurama. De acordo com o site, além de Dek estava Álvaro Garnero Filho, filho do empresário e apresentador paulista Álvaro Garnero. “Petista, vá morar em Paris. O PT é bandido”, diziam os jovens, que estavam exaltados e procuraram criticar o ativismo de Chico a favor do PT, algo que data dos tempos de fundação do partido.

“Chico foi um santo, um cavalheiro. Os meninos começaram a hostilizar, do outro lado da calçada. Chico atravessou e foi lá falar com eles. Esta cena de repressão nazista é um exemplo do que está acontecendo no Brasil: a absoluta intolerância. As discussões políticas estão indialogáveis. A disputa política se transformou em duelo. Eles não queriam argumentar, só xingar”, comentou na tarde desta terça-feira o cineasta Cacá Diegues, que integrava o grupo de Buarque no restaurante.

Ironicamente, Chico Buarque não se pronunciou com palavras sobre a polêmica, preferindo apenas postar em sua página no Facebook uma de suas músicas.

 

chico

Confira, abaixo, a música que Chico, clarividente, gravou em 1976

 

 

Após essa quilométrica introdução, vamos ao ponto prático e principal do post.

Há algumas semanas, o Blog informou que estava sendo criada uma Frente Antifascista. O movimento conta com dezenas de advogados, juristas, parlamentares, jornalistas que se reúnem em um grupo de What’s App chamado Os “Carbonários”, um grupo que este blogueiro integra.

chico 2

 

O grupo se prepara para começar a atuar em 2016 através de, entre outras ações, usar uma legião de advogados militantes que pretende processar civil e criminalmente autores de agressões públicas ao vivo e na internet que grupos fascistas como o dos playboys supracitados vêm praticando contra quem tem opinião política diferente da deles.

A revolta que a agressão a Chico causou acelerou nossos planos. Vários advogados do grupo já se prontificaram a atuar em suas respectivas regiões. Eis alguns nomes.

Francisco Celso Calmon – Espírito Santo

João Ricardo Dornelles – Rio de Janeiro

Marcio Tenembaum – Rio de Janeiro

Marília Kairuz Baracat – Rio de Janeiro

Marilson Santana – Rio de Janeiro

Rodrigo Mondego – Rio de Janeiro

Sergio Graziano – Santa Catarina

Tarso Cabral Violín – Paraná

Vinícius de Lima Rosa – Espírito Santo

Esses são apenas alguns dos muitos nomes de advogados militantes de todo país que se propõem a atuar na militância advocatícia antifascista.

A ideia é a seguinte: as indenizações que serão arrancadas (com facilidade) dos fascistas irão reverter para um fundo que financiará as ações dessa advocacia militante para pagamento dos custos dos processos. Quem quiser ser representado por esses advogados terá que se dispor a doar ao fundo a indenização que for obtida.

Convido, assim, advogados de todo o país a se juntarem a esse movimento. A sociedade tem que reagir ao fascismo atacando onde eles mais temem, no bolso – ainda que muita gente prefira lhes dar uns sopapos.

Só há uma forma de combater o fascismo: é não se encolher diante dessa gente. Foi por falta de reação que eles dominaram a Europa na primeira metade do século XX.

Todo fascista é um covarde por natureza. Ou ataca escondido sob máscara do anonimato na internet ou em grupos nas ruas, contra pessoas sozinhas ou em desvantagem numérica. Se começarem a ter que responder por seus crimes, cortaremos o mal pela raíz. A hora chegou. Junte-se a nós, à Frente Antifascista.

Não passarão!

186 comments

  • Chico Buarque é um homem muito inteligente e um gentleman. Reparei que na maior parte do tempo ele ficou sorrindo e rebateu cada uma das falácias dos grupelho. Com sua inteligência, a turba ficou sem graça e já mudou o discurso.

  • Muito boa a iniciativa. Posso ajudar com alguma doação financeira, caso seja necessário. É muito comum os crimes de injúria, calúnia e difamação nos blogs, e páginas dos fascistas, principalmente nos espaços de comentários da revista Veja.

  • Meu total repúdio a esses fascistas. O que houve Chico Buarque vai servir de marco no combate a esse fenômeno que é alimentado por uma mídia golpista e manipuladora.
    Adriano Almeida -RECIFE/PE

  • Sou compositor,redator e democrata.Participei dosmovimentos de enfrentamento daditadura aqui no Brasil.sou formado em direito,bl,mas nunca exerci aprofissão….jáestava muito envolvido com a musica(MPB) .abraços;;;;

  • Eduardo, acho essa iniciativa ótima e já sugiro alguns nomes de pessoas para vocês processarem. O “filósofo” Olavo de Carvalho, uma maluca chamada Beatriz Kicis (que é procuradora no DF e viola as restrições do seu cargo) e os líderes desses grupelhos fascistas estimulam abertamente na internet a perseguição de pessoas que possam ter simpatia pela esquerda. Eles sugerem importunar na rua, em restaurantes e onde for preciso as pessoas que eles consideram inimigas e que denominam como “esquerdistas, comunistas, feministas, humanistas, ateístas, etc”. São fanáticos, agressivos e intolerantes, não têm interesse em debater ou discutir nada. A lei deve frear a ação dessas pessoas que abertamente estimulam o ódio, está insuportável.

    • Iremos atuar contra agressões a pessoas específicas. Quem se sentir agredido nos contratará sem pagar nada. Quando arrancarmos a indenização ela irá para um fundo antifascista

  • Parabéns, Eduardo.
    Não sou advogado, mas sou petista e se tal coisa acontecer comigo, acionarei esses advogados.
    Parabenizo também esses advogados que dandoa grande prova de compromisso com a cidadania.
    Este é o momento em que a sociedade civil organizada precisa denunciar todo e qualquer ataque nazifascistae nosso país.Sugiro que vej a possibilidade de processar os donos da mídia , se porventura, apartir der qualquer tipo de apoio a atos fascistas.
    Eles passarão!

    • O único requisito é doar ao fundo antifascista a doação que arrancaremos de seus eventuais agressores. Com isso, financiaremos a luta. O bolso é a parte mais sensível do corpo deles

  • Com certeza a frase do ano vai ser a do Chico: “Eu acho o PSDB bandido”. Quanto à agressão dos filhinhos do papai, não passou do velho expediente utilizado por aqueles que buscam cinco minutos de fama… Só que o tiro saiu pela culatra, porque não imaginaram o respeito que desfruta o Chico neste país, quer seja como cantor e compositor, quer seja pelas suas convicções políticas.

  • Caro Eduardo, boa tarde,

    Saúdo a sua postura e a dos advogados militantes, além de outros profissionais, nesse momento importante pelo qual passamos. Só uma dúvida: quando será possível entrar em contato com o grupo, para ter o suporte jurídico, e de que forma isso será feito? Ou isso ainda está se desenhando?

    Pretendo divulgar a iniciativa desde já.

    Parabéns e tudo de bom. Abraços,

  • Eu sempre defendi a reação, não a violência física claro, mas não ficar quieto, não aceitar ouvir absurdos e ficar mudo. Já faço isso há anos. Mas essa possibilidade de acesso à justiça é excelente, pois uma medida normalmente deixada de lado devido aos entraves e custos em usá-la. Teria o maior prazer de abrir mão de indenização para o fundo.

  • Edu, sou advogado e milito no interior da Bahia, achei a ideia louvável e gostaria de contribuir, se possível entre em contato comigo pelo email deixado acima pra ver se poderei ajudá-los de alguma forma.

  • Uma ação importante seria esses profissionais orientarem como a pessoa deve agir em caso de sofrer esse tipo de agressão. O que serve de prova, por exemplo?

  • Prezado Eduardo, quando os degenerados fazem acusações criminosas ao PT e aos Petistas em geral, os filiados ao PT não poderíam acionar na justiça estes animais ? .
    Mesmo eles generalizando os insultos, será que não poderemos acionar estes energúmenos na justiça ?

  • Acho a iniciativa excelente e estou disposta a colaborar com esse fundo. Quando você achar adequado peço que me oriente como fazê-lo.
    Obrigada Edu
    Angela

  • Eduardo, veja que esta luta será dura… veja o que uma Procuradora do Ministério Público Federal do RJ postou no twitter sobre o episódio: (mas leia também os comentários… rsrsrsrsrs)

    https://twitter.com/MoniqueCheker/status/679456992008757249

    Monique Cheker
    ‏@MoniqueCheker
    Como deve ser se declarar de esquerda, morar no Leblon e confabular tomando os melhores vinhos, sem precisar pensar na situação do país?
    RETWEETS
    131
    CURTIDAS
    143

  • Os fascistas estão muito à vontade desde junho de 2013, já passou da hora de alguém tomar alguma iniciativa.

    Quero ver a valentia deles daqui em diante.

    Cambada de vagabundos.

  • Edu, sugiro publicar os nomes do(a)s advogado(a)s em cada estado e o meio de entrar em contato com ele(a)s.

    Boas festas para você e a sua família.

    [ ]s,
    Ninguém

  • Saudações, Eduardo! Mais uma excelente iniciativa. Estou morando em Natal-RN e quero apoiar no que for necessário. A hora de enfrentar essa calhorda é agora. Abraço!

  • Acho super interessante o que esta fazendo e gostaria de colaborar,. Agora Edu e necessário que o próprio PT párticipe de uma campanha assim , tudo isto que esta acontecendo e culpa da imprensa que manipula a cabeça desta molecada , se o Pt desse o exemplo isto nao aconteceria, os cozinhas sao medrosos e só fazem o quem tem feito por se sentirem impunes.
    De qualquer forma um abraço e parabéns pelo seu trabalho

  • Lúcia Guimarães, a coxinha velha dos mesquitas, está indignada com Lula e Dilma porque estes se saíram em defesa do Chico. A velhota, que escreveu uma coluna para dizer que o Kim Kataguiri era uma personagem fascinante, é uma das maiores incentivadoras desses fascistas. O tuíter da mulher é carregado de Nariz gelado, Lobão, o Implicante de 70 mil alckmins, uma tal de Ana Paula do volei, Sheherazade e e muitos outros.

  • Enfrento esta praga quase todos os dias. Necessito que advogados de minha região abracem esta causa para que eu colabore para colocar esta praga no lugar devido: a fossa séptica. Parabéns pela inciativa. Não passarão, nunca!

  • Nesse caso do Chico, ela provavelmente não fará mais nada. Os Carbonários não deveriam ter algum tipo de ação para desmoralizar os “jovens” que o abordaram?

  • Parabéns a todos os que divulgaram a atitude fascista de coxinhas tucanos contra Chico Buarque. Parabéns ao combativo Eduardo Guimarães por nos apresentar uma nova frente de batalha contra o movimento fascista.

    Como o Chico Buarque disse (e como eu penso há muito tempo já): PSDB, partido bandido.

  • Eduardo, não sou advogado mas, conte comigo.
    Assim que o grupo estiver organizado, poste para que possamos informar aos nosso companheiros que o medo leva à derrota.

  • Apoio integralmente a iniciativa, só não sei como posso ajudá-la, já que não sou advogado. Assim, caso tenha sugestões para os que quiserem apoiar o grupo, divulgue-as em um próximo texto. Quanto à nojeira que esses canalhas fizeram contra Chico Buarque de Hollanda, de quem sou um grande fã(como músico e pelo ser humano que é), estou sabendo desde ontem e o único sentimento que tive foi o de uma imensa revolta. Uma corja de pilantras, composta por bandidos, um tal”rapper”(que vive da “fama” de ter namorado uma subatriz); o neto do ladrão Álvaro Garnero, aquele que ganhou fortuna na ditadura com o “banco” brasilinvest(o qual ele mesmo levou à falência)e depois disso vive de “apresentar” capitalistas nacionais a estrangeiros, que também é filho de outro inútil(por sinal, o “papai” dessa coisa é filiado ao PR, partido que apoia o Governo e comanda o Ministério da Pesca. O que ele acha disso!? Aliás, essa besta não tem cérebro para achar nada)e um terceiro bandido que não sei quem é. ESSES TRÊS MERDAS DEVERIAM LEVAR UMA SURRA, PARA QUE NA PORRADA APRENDESSEM A TER EDUCAÇÃO E RESPEITO, COISAS QUE AS ABERRAÇÕES QUE OS CRIARAM NÃO PODERIAM LHES ENSINAR, E RESPEITAR UM SENHOR DE 70 ANOS E QUE AINDA POR CIMA É UM DOS MAIORES ARTISTAS DE TODA A HISTÓRIA BRASILEIRA, DO QUAL ELES NÃO SÃO DIGNOS DE BEIJAR A SOLA DOS SAPATOS. Gostaria muito de ver esses marginais na cadeia, não apenas pagando indenização, mas respondendo criminalmente pelos crimes de difamação e injúria que claramente cometeram contra Chico Buarque(seus amigos dos advogados militantes poderão esclarecer isso melhor)e mais uma vez reafirmo minha disposição para ajudar nessa luta contra o fascismo, que atingiu Chico e atinge centenas de pessoas no Brasil, com cada vez mais frequência. Os canalhas perderam o pudor de sua relinchar sua canalhice em público e se não os pararmos, logo começarão a matar pessoas , “motivados” pela naturezas doentes que possuem. A única arma contra essa gente é enfrentá-los com uma força ainda maior. Vamos colocar esses safados no lugar que merecem. Como você disse, a reação tem que vir de cada um de nós, o fascismo é covarde, age sempre de forma desonesta, se formos na força eles se mijam de medo.

  • E não podemos esquecer do fato de que todo esse ódio fascista foi, está sendo e será sempre estimulado por nossa mídia fascista e corrupta, uma verdadeira máquina na arte de alienar e imbecilizar coxinha (pleonasmo), com o objetivo que todos nós sabemos qual é.

  • Eduardo, boa noite

    Sou advogado e gostaria de contribuir com a iniciativa, dentro de minhas possibilidades. Vivo e trabalho no centro de São Paulo.
    Uma coisa que acho curioso esse tipo de manifestação intolerante, incentivada por figuras levianas e irresponsáveis, como Olavo de Carvalho, Rodrigo Constantino, Lobão e cia limitada. Ressalto que perseguição política é crime contra a humanidade, conforme o Estatuto de Roma, do qual o Brasil é signatário. É ainda mais importante ressaltar que o Estatuto de Roma foi ratificado por nosso Congresso, ganhando status de norma constitucional e, portanto, cláusula pétrea.
    A maior vítima da intolerância ideológica é a democracia. Vivo em São Paulo, onde a democracia é diuturnamente espancada pelo governador.

    Saudações e boa sorte na empreitada

    Conte comigo

  • Vixe, vocês vão ter um trabalhão, e já podem começar a pensar no quê fazer com o excesso de dinheiro que vão arrecadar, já que não vão faltar réus.
    Sugiro comprarem ações da Petrobras, pois cada um de nós, militantes, temos celular com câmera para filmar as agressões diárias que recebemos.
    Isso vai ser divertido.

  • Garneirinhos, garneirinhos, garneirão: olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão…

    Chamar estes “garneirinhos” de ignorantes já é elogio. Vão catar coquinhos na Birmânia!

  • Boa noite Eduardo!
    Você sempre tomando iniciativas em favor de um Brasil onde as pessoas tenham realmente os direitos assegurados. Parabéns pela iniciativa. Espero que os fascistas sejam punidos, senão, o que será do nosso país?
    Feliz Natal e um abençoado 2016 para você e toda a sua família.
    Abraços.

  • Essa iniciativa é exelente sou militante do PT e já tenho sofrido ameaças é agressões por diversas vezes e não temos quem nos defenda, e se não for dado um basta nesse fascismo, logo veremos coisas muito piores, do que isso que aconteceu com esse grande artista Chico que admiro muito, e jamais deu motivos para essa agressão !
    Que esse empreendimento seja apenas o começo da virada!

  • Não dá mais para se calar diante da loucura fascista. Que bom e, por coincidência, ontem postei em meu facebbok o texto que segue, uma ironia.

    Conversa com um fascista

    Ao conversar com um fascista, previna-se. Leve na mochila bagagem surtida de ironia risonha. É fácil identificá-lo: Fascista impõe moralismo torto, opinião seletiva, marginal e quase não sorri.

    Se o fascista esperneia e comanda a torcida do Fla ou do Flu, declare simpatia pelo Galo, Coxa ou Porco, a qualquer outro ou até ao Bangu.

    Se o fascista usar a cor cáqui, esconda que entrou na igreja de camisa vermelha e foi de cor de rosa ao clube de dança.

    Se o fascista detestar também a cor negra, não custa lembrar que há povos orientais a expressar sua dor e o luto produzidos de branco.

    Se o fascista propor sua fé num Deus varão, de olhos azuis, que manda e castiga, convide-o a subir à Montanha para ouvir aquele Sermão de um homem queimado pelo sol e sem a tradição.

    Se o fascista arregalar os olhos e, de dedo em riste, deplorar casais de mãos dadas, mostre-lhe a criança abraçada ao vira-latas que a lambe no rosto.

    Se o fascista diz controlar cada cabeça e funções do seu rebanho recrutado e fardado, diga-lhe apenas que irá para casa tomar banho pelado ou de sunga, com sabão de coco.

    Então, relaxe, olhe para o lado e aponte com o dedo: “Cuidado, olha a cobra chocando seus ovos”. E dispare, pois o fascista durão correrá assustado e sem rumo.
    *Arre, acabou a conversa.

    Autor: José Melquíades Ursi
    * Expressão bastante usada pelos nordestinos para demonstrar espanto, alívio ou exclamação.

  • A mídia nunca falou em corrupção enquanto estavam mergulhados nela, junto ao govêrno desde a sua criação e durante a ditadura.

    De repente, depois das “Diretas Já”, entrou o PT que propôs limpar a plutocracia, o latifúndio, a privatização do Brasil. A elite/mídia então tratou de falar em “corrupção” como se fôsse invenção do PT.

    O povo mesmo nem desconfia da tremenda lavagem cerebral e continua mesmerizado vendo a tv, lendo a Veja, os jornais e acredita na fachada, sem desconfiar do oculto da nossa história, desde a ocupação sórdida européia, colonialismo e a cultura escravagista.

    Muitos Satanistas neo-liberais fascistas nem sabem do que são: ignorantes, ingênuos que só acreditam na mídia.

    É todavia, interessante notar a raiz Cristã bastante forte no Brasil, resistindo `a destruição dos valores que o satanismo tenta introduzir em nome de moda como a tatuagem, droga, mudança de sexo, ganguerismo, feminismo, etc.

    Hoje tem a internet, e a informação ou educação está tôda aí, de graça! É bom saber que dinheiro não traz felicidade, e que a luta no Ocidente tem sido sempre: se fica com Lucifer ou com Cristo.

  • O maior feito do tal de ” Túlio” foi ter namorado a Cléo Pires, este por sua vez se julga uma celebridade que em se tratando desta província é bem possível. Quanto a Cléo, valha-nos deus!!! tem vida inteligente naquele corpinho bonito??? Sobre a pergunta que o anencéfalo lobotomizado fez sobre o Chico, somente ele não percebe que a sua pergunta é a própria resposta o.s: O Chico não é ídolo por acaso, é um grande compositor , cantor, conhece o Brasil, é um homem sensível, inteligente, cidadão do mundo e de grande capacidade é por isso e mais algumas coisinhas que o Chico defende o PT !!, vc queria que um cara desse nível , com essas qualidades fosse leitor da Veja e defensor do PSDB, quem faz essa aberração são as celebridades globais como vc. Tulio o nível da globo ta uma merda tão grande, que qqer coitadinha vira estrela, xaveca mais uma , quem sabe seu status de celebridade ganha alguns pontinhos…..

  • Edu, você é um exemplo… Parabéns pela bela
    iniciativa… Passou da hora de darmos um basta nesses fascistas… Conte comigo…

  • Parabéns pela iniciativa, estou dentro. Avise-me quando dispuser do valor. Estas pessoas não podem passar por cima de tudo e de todos, principalmente da Constituição, que garante a liberdade de opinião e ideológica.

  • Recebi uma mensagem no facebook com o seguinte teor : ” Vou te achar filho da puta, você e a piranhazinha de sua filha, petralha vagabundo”. Ele é Robson Lopes, e faz manutenção de aeronaves. Eu respondi que ia procurar um advogado e ele não falou mai nada. É caso para processo ?

  • Meu nome é Jaelson Barbosa da Silva, advogado inscrito na Seccional de São Paulo, militante petista, me coloco a disposição para eventuais atividades no combate dessa intolerância contra o PT, o ex Presidente LULA, e a presidente Dilma.

  • Esse majestoso grupo de advogados, poderia também intervir juridicamente e obter reparação financeira, além do direito de resposta, das imbecilidades tendenciosas e mentiras publicadas na Mídia… Que tal?

  • Excelente iniciativa; é atacando onde esses fascistas mais sentem, nos seus bolsos, que se estancará a onda de rancor e ódio que espalham no país. É vencer o rancor e o ódio na lei!

  • Conte comigo. Tenho 68 anos de idade, sou professora aposentada do Sistema Federal de Educação – IFAL e do Sistema Estadual de Alagoas. Combati a ditadura militar desde 1966 como estudante da JUC, depois APML, depois no PCdoB. Não temi o enfrentamento com os militares torturadores, por que vou temer esses fedelhos covardes e analfabetos políticos? São 49 anos de militância: estudantil, sindical e política até hoje. Estou nessa para divulgar, conquistar apoios, já que não sou da área jurídica.

  • :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o
    cantor do seu povo ! ! ! ! Viva Chico ! ! ! ! Viva Lula ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Caro Edú ,

    Sinceramente , já está vindo muito tarde esta iniciativa .

    Quando o Diogo Mainardi lançou o livro , “Lula minha anta” , já deveria ter gerado a reação que agora estamos tomando.

    Os principais focos/ fontes do fascismo estão na grande imprensa . Quase todos indivíduos de classe média impregnados de ideais protofascistas são leitores de revistas semanais e portais “conservadores”.

    Não há como negar que a internet gestou essa onda neofascistoide , são milhares de e-mails apócrifos circulando com mentiras que tornam o cidadão , sem formação política , indignado com as falcatruas dos petistas. O indivíduo “desavisado” acredita nas notícias , revolta-se , comunica-se com seus iguais e juntos pensam que devem tomar uma atitude contra os petistas e aqueles que os apoiam.

    Os e-mails que afirmam que o filho do ex-presidente Lula era dono da JBS , fazendas e jatinhos estavam saindo do Instituto FHC , o ip do computador era de Daniel Graziano , chefe de informática do IFHC . O dito cujo simplesmente não foi prestar depoimento em três intimações numa delegacia dos jardins , isto até abril de 2014.Desconheco o final desta história

    As fontes inspiradoras do fascismo também devem ser atacadas , do contrário seus exércitos continuarão a multiplicar-se.

    Abraço Edú.

  • Quer dizer que um dos facistóides que ofendeu a democracia é ex genro do Fábio Jr, outro representante dos nazifacis.

    José Emílio Guedes Lages – Belo Horizonte

  • Bom dia,
    Certo. Dia desses alguém entre vocês, feras do bem, ou blogosfera progressista escreveu sobre “ter lado”. Erros a gente comete do amanhecer até meia-noite, depois dorme.
    Mas o lado é a guia.A OAB já cometeu erros demais. É bom que fique do lado da justiça.

  • O estandarte do SANATÓRIO GERAL está passando.
    Às vezes acho que é inútil tentar mostrar as próprias opiniões para quem não quer construir absolutamente nada além de confusão, de tumulto, conflito… Não vale a pena.
    Hoje em dia se agride por se pensar diferente, sair na rua daqui a pouco pode se tornar perigoso.
    Meus caros amigos, as pessoas tem o direito de pensarem diferentes, de terem convicções políticas diferentes, times de futebol diferentes e por aí vai, o que vejo são pessoas incapazes de reconhecer o outro como indivíduo.
    Sou fã do Chico Buarque, mas ele é FLUMINENSE e eu sou BOTAFOGO, mas não me vejo no direito de insulta-lo por isso e nem a ninguém. E torcer por um time de futebol diferente do meu não faz ninguém ser marginal, apoiar o partido X, Y, ou Z não diminui em absolutamente nada a sua GENIALIDADE. Sim, CHICO BUARQUE DE HOLANDA é um gênio, sou seu contemporâneo, que sorte a minha…
    E então, no Leblon, Chico Buarque se reencontra com censores… Só que dessa vez ele nada disse, e nada cantarolou.
    Um dos politizados que agrediram o Chico é o (Rapper de direita)????, Tulio Dek, cuja grande proeza foi namorar a estonteante Cléo Pires, junto com outro playboy, neto de um banqueiro da década de 80, Mario Garnero, dono do banco de negócios Brasilinvest investigado por crime financeiro .
    E a mídia?
    Chico é agredido verbalmente, mas é ele que “bate boca”.
    Agressores monossilábicos ameaçam a distância, só fala o que se repete na mídia: Mora em Paris, vai pra Cuba e blá-blá-blá. Chico tem apartamento em Paris desde 1991 e para quem não sabe, tem outro em Roma.
    Chega de absoluta intolerância, discussões indialogáveis, onde muitos não querem argumentar, mas que sobra xingamentos.

    Ah! Os coxinhas… “Chico é FEIJOADA COMPLETA”.

  • Edu ia entrar agora só para desejar feliz festas para voce e sua família evitando falar em coisa chata. Mas acabo de ver no Face mais uma demonstração do fascismo que está se alastrando como uma praga em nosso país.
    Num vôo da TAM um grupo de playboys partiram para ofensas racistas contra um coletivo artístico da periferia. Estes reagiram em forma de performance. Parece que o comando da aeronave ficou do lado dos coxas. De qualquer forma a reação dos jovens negros foi digna de nota.

  • Adorei, Edu! Já estou esperando o advogado aqui de Brasília! Doo o dinheiro da indenização com todo o prazer para a causa, que, por sinal, é muito nobre! Fiquei feliz em saber dessa iniciativa!

  • Estou muito nessa!

    Quando estiver oficializado e aberto a conta corrente é só publicar.

    Abraço Edu.

    Feliz Natal para você e todo sua Família com muita saúde, paz e alegria.

  • Excelente !!!

    Já estava passando da hora da esquerda brasileira dar uma resposta (democrática) à essa elite fascista. Mas acho que o ofendido deve primeiro receber sua indenização para, em seguida, doar ao fundo, fazendo a maior publicidade possível disso.

  • Caro Eduardo
    Desejo a você e a todos um Feliz Natal.
    2016 será mais um ano homérico. Haja lutas, haja paciência, haja persistência.
    Saudações a todos.

  • :

    : * * * * 10:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o
    cantor do seu povo ! ! ! ! Viva Chico ! ! ! ! Viva Lula ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • O que estamos assistindo é uma intolerância sem precedentes na nossa História. Somente a VEJA, citada por Chico Buarque ao ser agredido no Leblon, enfim, esse lixo de revista, por si só, já tem promovido esse imenso problema à nossa sociedade, e ao Brasil, pois, muito bem dito que é a partir desse tipo de violência urbana que o caldo vai aumentando, até poder entrar em ebulição. Esses abutres querem calar as nossas consciências, sob pena, quem sabe, até mesmo de nos ferir e até nos matar, tal o ódio que já tomou conta deles.

    Sou a favor de qualquer reação que venha no sentido de darmos um basta nessa onda de bandidos que querem nos calar e nos impor suas ideias.

    Feliz Natal a Eduardo Guimarães, e família, bem como a todos que o seguem nesse blog.

  • entendi, ao invés de exigir que o País eduque seus filhos para que a nação tenha gente capaz de decidir e não se deixe iludir, vocês vão começar a processar….

    Quem é fascista mesmo?????

  • MEU ARTIGO:

    A intolerância contra Chico Buarque
    Jasson de Oliveira Andrade
    Já escrevi vários artigos contra a intolerância religiosa, racial e política. Discordar faz parte da democracia. Só nas ditaduras existe a opinião única. Na democracia, cada um tem sua opinião. Podemos divergir ou aceitar tais opiniões. No entanto, o XINGAMENTO não pode ser tolerado. Foi o que ocorreu com o Chico Buarque de Holanda, um dos maiores, senão o maior, compositor e cantor brasileiro. Sua música “Apesar de você” foi muito cantada no tempo da ditadura. Ele tem sua opinião favorável ao PT. Outros são adeptos de outros partidos. Ao ser agredido verbalmente, apenas depõe contra os intolerantes. É o que veremos a seguir.
    O jornalista Bernardo Mello Franco, em artigo na Folha (23/12/2015), sob o título “Mal-entendido no Leblon”, escreveu: “O historiador Sérgio Buarque de Holanda escreveu que a democracia no Brasil “sempre foi um lamentável mal-entendido”. A frase ganhou novo sentido na noite de segunda [21/12], quando seu filho Chico virou alvo de ofensas (sic) numa rua do Leblon. (…) O artista foi hostilizado por um grupo de jovens ao sair de um restaurante em que jantava com amigos. (…) “Você é um merda” (sic), diz um dos homens, encorajado por alguns chopes a mais. “Quem apoia o PT o que é?, ele pergunta. “É um petista”, responde o artista, sem elevar a voz. “É um merda”, rebate o agressor. (…) Apesar das ofensas [xingamentos], o filho de Sérgio Buarque se mantém cordial. Sorri, aperta mãos, pergunta os nomes dos jovens. Um deles é rapper e ex-namorado de uma atriz global (sic). Outro é filho do playboy (sic) Alvaro Garnero. (…) Agora é a nova direita verde-amarela que recorre ao discurso do ódio (sic) contra políticos e intelectuais identificados com o PT. (…) Xingar e agredir (sic) quem pensa diferente é um comportamento autoritário, próximo do fascismo (sic). Confundir isso com democracia não passa de um lamentável mal-entendido, para usar as palavras do historiador”.
    Chico Buarque responde, postando no Facebook a música: VAI TRABALHAR, VAGABUNDO. É a melhor resposta de um músico: a sua própria musica!
    Que 2016, seja menos intolerante. O ideal seria que não houvesse intolerância!
    JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

  • Meu caro Eduardo,
    Parabéns pela iniciativa. Aprovo todas as suas ações, são todas dignas do homem que você é! Tenham você e sua família um excelente final de ano e que continuem com saúde.

    Teremos um ano pela frente de dificuldades políticas provavelmente mais complicado e problemático do que esse que se finda, o desespero da oposição começa a produzir violências que precisam ser barradas, eu particularmente não acredito na “justiça”, essa não tem cumprido com seu papel, por isso precisaremos de você e de todos os blogueiros e militantes de esquerda e humanistas. Quando parasitas economicamente bem postado na vida, desfrutando de todos os privilégios que o dinheiro possa pagar, têm a audácia de, sem qualquer motivo real, mas apenas movido pelo ódio de uma imbecilidade produzida e cultivada vinte quatro horas por dia por uma mídia sórdida e venal, chega às barbas de um homem decente e íntegro como o Chico Buarque e lhe diz “você é um merda” é porque sabe, tem certeza, jamais será incomodado, nem pela midiazona, nem pela “justiça”! Se essa coragem desrespeita e peita homens como o senhor Buarque, o que esse ódio é capaz de fazer com um homem ou mulher simples, desconhecidos e sem fama e dinheiro para pagar excelentes advogados para se defender, que por ventura queira se manifestar de modo contrário ao pensamento imbecilizante?! A imbecilidade está à procura de uma multidão, e se não começarmos a reagir — primeiramente, dentro das regras de convivência social que a Constituição nos permite e que a civilidade nos exige — ela vai encontrá-la! O fascismo no Brasil tem avançado porque dentro do Congresso e dentro do Supremo, a “alta corte” da justiça têm fascistas graduados como Eduardo Cunha e Gilmar Mendes, por exemplo, e seus pares se não se manisfestam contrariamente às suas ações e não entram com processos contras eles, é porque pensam que eles estão certos. Não dar para acreditar que seja somente conservadorismo, comedimento e precaução! Penso que o existe de fato no Brasil é uma enorme quantidade de homens e mulheres com poder demais concentrado em torno de si, mas também portadores de uma não menor incapacidade se serem decentes, íntegros e preocupados com um país que seja de fato civilizado. São tão vulgares e medíocres que preferem continuar a admirar e a viajar para os países desenvolvidos a se responsabilizarem pelo desenvolvimento de sua Nação. O que lhes sobra em vulgaridade e mediocridade lhes falta em honestidade e honra!!!
    Abraços
    Maria Antônia

  • ♫ “Só há uma forma de combater o fascismo: é não se encolher diante dessa gente.” É o que eu penso e digo desde o Natal de ’89, quando tive que sair de uma festa, tamanha foi a agressão do colloridos eufóricos presentes. Mas nunca mais recuei: viro a mesa, berro, bebo e brigo, como na música do Chico. Com fascistas, neolacerdistas, broxinhas e que tais não há diálogo. A única coisa que eles entendem é porrada. Então, cacete neles, antes que aprontem alguma coisa tipo “Kristall Nacht”…

  • Eles ,os playboyzinhos fascistas ,ficam perplexos de Chico ainda defender o Pt…Pois e ,fico perplexa dessa galera,ainda defender o psdb ,que apoia Cunha ,um gangster de marca maior .
    Estou entrando com uma acao contra meu vizinho,cansei de ser chamada de petista de merda.Meu apoio a todos os ofendidos por estes fascistas.O que me causa perplexidade e que o avo e pai desses agressores tem um passado mega sombrio…seletividade e peculiar em fascistas

    Bjs Edu e Boas Festas pra vc e familia

  • Eles ,os playboyzinhos fascistas ,ficam perplexos de Chico ainda defender o Pt…Pois e ,fico perplexa dessa galera,ainda defender o psdb ,que apoia Cunha ,um gangster de marca maior .
    Estou entrando com uma acao contra meu vizinho,cansei de ser chamada de petista de merda.Meu apoio a todos os ofendidos por estes fascistas.O que me causa perplexidade e que o avo e pai desses agressores tem um passado mega sombrio…seletividade e peculiar em reacas

    Bjs Edu e Boas Festas pra vc e familia

  • Caro Edu.

    Há uma convergência de ideologias. Fascista é um novo nome para maniqueista. Cristão é um velho nome para maniqueista. Judeu é um velho nome para maniqueismo. Islâmico é um velho nome para maniqueista.

    Machista é um nome eterno para maniqueista.

    Jedai é um nome novíssimo para maniqueista.

    Todos esses termos designam pessoas comuns, absolutamente comuns, que não conseguem se destacar em nada (nem na profissão, nem nas artes, nem na política), mas que gostariam (lembrando da infância que lhes foi roubada por pais superprotetores) de manter privilégios imerecidos (pleonasmo: privilégios são sempre imerecidos). Simples assim.

    Invejosos. Medrosos. Adeptos da Titulocracia (confundida no Brasil com Meritocracia).

    Quem tem algo a mostrar, não teme concorrência. Pelo contrário, dá boas vindas a toda manifestação criativa. São tão poucas, no mundo, as pessoas realmente criativas, que a chegada de mais 1 é motivo de festa (e isto nos remete à imagem do verdadeiro Jesus) para o indivíduo criativo.

    Por outro lado, esses fascistas antipetistas só se definem pela existência, e ação, do PT. Se o PT sumir, como ficará essa gente? Eles não têm nada de positivo para mostrar ou para sonhar. São zero à esquerda, mera massa de manobra dos sociopatas que tentam controlar o mundo. O interessante é que com esses sociopatas é possível conversar (vide Putin, propondo diálogos a Barack Obama), coisa que não ocorre com o lixo dos teleguiados-de-veja…

  • Excelente iniciativa Edu. Precisamos ter um grupo canalizador dos nossos anseios. Já lhe disse uma vez que precisaríamos ter uma trabalho de divulgação (uma planilha) com a situação jurídica de cada parlamentar do Congresso Nacional, inclusive de seus suplentes. Quantos processos têm, os artigos das infrações, em que pé estão, etc., mesmo aqueles que correm em segredo de justiça. Por exemplo: Fulano tem 8 processos que correm com segredo de justiça. Por quê? Onde? Desde quando?
    Outra coisa: esta matéria do DCM (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/escolas-ocupadas-tinham-milhoes-em-material-escolar-nunca-distribuido-por-mauro-donato/). Que material escolar é este camuflado nas escolas ocupadas em São Paulo? Se fosse em governos do PT já teríamos Ministério Público, Assembleia Legislativa (ah se tivéssemos parlamentares verdadeiramente petistas por lá…), representações nas instâncias várias, etc..etc..etc…
    Mesmo que Edu, para tal, tivéssemos que criar um fundo específico. Teríamos uma banca de demandas e um fundo financiador das iniciativas.

    Um abraço,

  • Acho que as pessoas precisam ter liberdade para se posicionar e pensar o que quiserem. Ridículo o que foi feito com Chico Buarque. Mas é preciso lembrar que essa intolerância e até agressões (verbais) tem acontecido dos dois lados, infelizmente. E isso pode ficar perigoso. Conheço muita gente que não apoia o governo nem o PT e está longe de ser coxinha, playboy, babaca, ignorante ou muitas outras coisas que os não-PT estão sendo chamados. É uma pena que isso esteja acontecendo no nosso país. A tolerância precisa existir dos dois lados. Só de estarmos falando em “dois lados” já indica polarização e isso não é bom, acredito, especialmente quando não há respeito. Mais tolerância e respeito, por favor! O que está acontecendo aqui é como querer, ou melhor, exigir que todos sigam a mesma religião ou torçam para o mesmo time de futebol. Cada um que faça suas escolhas e viva bem com elas. PAZ!!! Espero que os advogados defendam TODOS os agredidos, independentemente do lado, quando necessário. Aliás, espero mesmo que não seja necessário, que as pessoas aprendam a se respeitar.

    • É mentira. Não têm acontecido “dos dois lados”. Posso citar dezenas de episódios da sua turma contra atos isolados da esquerda que não chegam a meia dúzia

  • O rapper coxinha fez uma “versão Paratodos, canção de Chico Buarque, aos 10 anos de idade”? Ele não é e nunca foi fã de Chico Buarque porcaria nenhuma. Achou que aos 10 anos faria melhor que Chico? Isso cheira a inveja. Ele gostaria de ser Chico Buarque. É o Antonio Salieri que invejava o Mozart sabendo que jamais seria Mozart.

  • Caro Edu.
    Vocé é um incansável defensor da democracia. Tens aqui um admirador.
    Moro em Sorocaba (onde aparenta que todos são paulixtas) e o reacionarismo por aqui é latente.
    Não tenho a inteligência, elegância e polidez de um Chico. Comigo é no popular: bateu, levou!
    Não me furto a uma boa discussão política(inclusive com reaças). Se o argumento é baseado no respeito às dvergências, vou até onde posso. Se é apenas o mimimi fascista, não me calo. Curioso que sempre que discordodeles , costumam se desdizer, voltar atrás…rsss…o que a fascistada quer é fazer ou encontrar eco. Quando não é assim, costumam enfiar o rabo entre as pernas. Não fosse a mídia que os apoia, seriam nada..
    Forte abraço. Boas festas…especialmente à Vitória! Deus abençoe vc e sua família sempre.

  • Edu, sou advogado em Maringá/PR, onde o facismo também aflora de forma preocupante. Coloco-me à disposição para compor essa frente de resistência e enfrentamento ao facismo. Peço que inclua meu e-mail é diga-me como deverei atuar. Um grande abraço.

  • A unica forma de deixar essa turma de fascistas encurralada é processos com valôres de indenização milionários, pois mexendo no bolso é que eles vão sentir o que é bom……

  • A PATRULHA ideológica dos crocodilos está ouriçada! Da terra de Mandela mandaram avisar: “Hipopótamos do mundo, uni-vos!” Os répteis devem ser alertados para que não ousem cruzar o rio da democracia!

  • Edu, caso possível inclua no seu Grupo WhatsApp o nosso Grupo Amigos do Vermelho cel. número (68)8401.5894. Abraços Companheiro. Estamos juntos.

  • Parabéns pela iniciativa. É preciso dar um basta nestes fascistas que vivem a custa do povo. Nunca trabalharam e quer impor seus interesses aos outros, pois, isso não é ideologia, é o preconceito contra os pobres que estão vivendo melhor.
    Gostaria muito de ajudar, mas não sou advogado.
    que esta luta seja vitoriosa.

  • Belo presente de Natal recebeu a cidadania brasileira! Agradecimentos mais uma vez a você, Eduardo Guimarães.
    Feliz Natal para você e sua abençoada família. Excelente Ano de mais lutas e mais vitórias a todos aqueles que praticam, defendem e implantam ações humanas e genuinamente cristãs!

  • Parabéns pela iniciativa, penso que já estava mais do que na hora. Penso, também, que o governo, o PT e seus aliados ficaram muito na defensiva e aí os caras cresceram, se sentiram fortes e foram pra cima. Essa é uma luta que não deve ser só do PT e de partidos de esquerda, mas de todas aquelas pessoas que defendem a democracia e combatem toda e qualquer tentativa de volta dos militares e posições nazifascistas. Um outro grave problema que temos é a mídia, que repercute tudo a favor dessa turma e contra o governo e os partidos de esquerda, sem medir palavras, fazendo acusações levianas e fica tudo por isso mesmo. Um abraço fraterno

  • Eduardo, não sou advogado mas apoio a a causa. Se um cidadão da estatura de Chico Buarque sofreu agressões mesmo que verbais, me ponho a imaginar o que não sofreríamos nós, petistas daqui do Paraná, de uma cidade ultra conservadora e por isso mesmo, hipócrita.

    • Eu não deveria publicar um comentário insultuoso. Sé é mesmo tão democrático abra seu perfil no Facebook para que possamos ir lá insultá-lo. Sobre Barbosa, foi um episódio isolado e que critiquei. Para 1 ou 2 abusos de esquerdistas há milhares de anusos da sua quadrilha. Vamos levá-los às barras da Justiça. Aguarde a militância advocatícia da frente antifascista. Teremos dezenas de advogados atuando em todo país

    • É muito simples entender. Quando um de vocês começar a xingar alguém de “ladrão” só por sua opinião política será processado porque é crime acusar alguém publicamente de ser criminoso. Você tem medo disso? É bom que tenha mesmo porque não aceitaremos mais isso. A lei está do nosso lado e vamos usá-la. Guardei cada comentário neste blog que me acusou de ser pago para escrever e por outros supostos crimes. Vou tentar encontrar o autor de cada comentário. Se tiver dinheiro valerá a pena processar. Com o dinheiro dos fascistas financiaremos a luta contra eles, numa ironia poética

  • É vergonhoso. É chegado a uma censura? Cadê meu comentário? Se você assina um blog ele se torna coisa pública e as pessoas participam. Com você só vale elogio? Vergonhoso.

    • Problema de estar diferente assim e9 qdanuo a gente senta… Festas assim costumam ter uns lugares NADA limpinhos pra gente sentar.Claaaaaaaaaro que sempre se pode procurar o colo de um moe7o gentil…Mas aed periga o problema aparecer MAIS tarde…tipo 9 meses depois.bjo

  • Encontrei o Cantor Beto Guedes em Belo Horizonte,se quer. lembrei que ele declarou apoio ao Aécio Neves Fiquei admirado de ver um grande músico!!Beto Guedes que por sinal gravou a musica As vitrines do Chico Buarque!
    A OAB deveria soltar uma nota de repúdio.

    Parabéns pela iniciativa de vocês.

  • Olá Eduardo! Parabéns pela iniciativa! Um verdadeiro alento para quem vive nesses dias tão sombrios, principalmente no que eu costumo chamar de Tucanistão. Bem, é o seguinte, circula pela net um print do que seria um post do famigerado Ó de Carvalho, onde ele incita seus “seguidores” a fazerem exatamente isso que esses rapazinhos fizeram com o Chico. O que pode ser feito nesse caso? Esse senhor, gurú dos irracionais, faz isso o tempo todo e faz tempo.

  • Esses movimentos fascistas são orquestrados, basta ler o ódio que espalham pela internet, tipos como Reinaldo Azevedo e essas quadrilhas pagas pelos partidos de direita empresarios , PSDB, e até a mídia, que são o braço armado deles, e esses terroristas do MBL, Revoltados Online , Ficha Social e outros.
    Temos que reagir a isso, com a força organizada em todas as frentes amparados pela lei, pela liberdade e democracia!

  • Gostaria de ser incluído nesse movimento importante em defesa da cidadania e da frágil democracia do medo país!! Por favor me inclua no grupo de watsap ou mande orientação e como será o movimento!! Grato

  • Vi hoje um print de Ol-v- de Carvalho postado pela esposa R-x-n- de Carvalho, fiquei impressionada com o ódio destilado aos militantes e eleitores do PT. Ele conclama os seguidores a hostilizar ampla e totalmente, em qualquer lugar, qualquer pessoa que apoie PT… Este senhor precisa responder por isso!

  • …processos neles… esses mal educados, mal amados, dependentes, egoistas, arrogantes…eles queriam saber se o chico morava em paris ? o que tem a ver uma coisa com outra… pura agreçao, inveja, falta de respeito, sem falar nos palavroes sem sentido…eu acho que que esses fascistas tupiniquin (e o da pior especie) estavam era drogados…

  • Se a pessoa – seja lá quem for – trabalhou honestamente e pôde comprar um imóvel em Paris ou na Atlântica, oque é que tem de mais?! Isso apenas demonstra que ela tem bom gosto! Só isso! Pudesse eu! Um cara de esquerda só vai ser legal se for a África, em Cuba, na China, ou onde for comunista ou pobre? Quais são as “regras” pra um cara de direita, então? Em qualquer lugar, país, sistema no mundo, tem esquerdistas (e reacionários, comunistas, fascistas, conservadores, etc…)!
    Quanta inveja! Mas, realmente: o cara já é um gênio, brilhante, bonitão, e ainda pode ter apartamento em Paris… Não há recalcado que aguente!
    Minha gente, o errado, o que não pode, é fazer política visando os próprios interesses, não declarar envio de dinheiro pra Suíça ou desviar dinheiro público pra onde quer que seja como sempre fizeram as raposas e bestas faraônicas da política brasileira (não é de hoje)!
    Agora, o Chico, eu, ou qualquer um, ter dinheiro do seu próprio trabalho e fazer o que quiser disso, isso pode!

  • Desejo assinar o manifesto e participar do “movimento”. Como devo proceder?

    Sou professor associado de Direito Proc.Penal da Uerj e Procurador de Justiça (aposentado) do Ministério Público do ERJ

    e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta