Que bom seria se a Lava Jato fosse para valer…

Análise

farsa capa

A imagem que encima este texto vale por um tratado sobre política, mas, para os que têm dificuldade em enxergar realidade como ela é e não como a mídia mafiosa pinta, vamos desenhar a situação.

Todos deveríamos estar exultantes com a Operação Lava Jato e com as condenações de políticos importantes pelo Supremo Tribunal Federal, Corte que, até que o PT chegasse ao poder, jamais condenara político algum à prisão.

Afinal de contas, quem não sabe, desde que começou a se entender por gente, que empreiteiras fazem negociatas, corrompem políticos, crescem e enriquecem às custas de obras públicas?

E quem não fica satisfeito por ver banqueiros e políticos importantes indo para a prisão – e, ainda mais havendo provas, como no caso de Delcídio do Amaral e André Esteves, do banco Pactual?

Deveríamos, pois, estar soltando rojões. Finalmente no Brasil, em tese, não seriam mais, apenas, pretos, pobres e prostitutas que vão em cana. Em tese, as prisões de empreiteiros, políticos e banqueiros significaria que, agora, não são mais apenas os três Pês que podem ver o sol nascer quadrado.

Contudo, não é nada disso.

O que a imagem acima revela é, apenas, que apenas acrescentamos um Pê aos três Pês que simbolizavam os únicos tipos de cidadãos passíveis de prisão no Brasil; agora, apenas Pretos, Pobres, Prostituas e Petistas (e quem se meta com eles) são os que podem ser presos neste país.

Vamos, pois, explicar a imagem no alto da página para aqueles que não conseguem pensar sozinhos. A imagem contém 5 edições do jornal Folha de São Paulo. Vamos analisá-las uma a uma.

Da esquerda para a direita, a primeira edição do jornal noticia, em letras garrafais, a prisão de Delcídio do Amaral. Contudo, em vez da foto de quem foi preso a capa da Folha trás a foto de Lula, que nem a processo responde.

A segunda capa da Folha da esquerda para a direita relata, com o maior destaque possível, que “amigo de Lula” foi preso, apesar de que o arrestado tem muitas amizades e relações com expoentes da oposição.

A terceira capa do jornal, da esquerda para a direita, também com todo o destaque possível e imaginável relata acusação de um delator da Lava Jato a um familiar de Lula.

Na segunda fileira de capas da Folha, tudo muda. São capas que relatam problemas com a Justiça que têm altos membros do principal partido de oposição do país.

A primeira capa da segunda fileira de capas, a partir da esquerda, relata que o ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo foi condenado a vinte anos de prisão. A notícia ganhou uma notinha discreta no canto inferior esquerdo da primeira página do jornal. E sem foto do condenado.

A segunda capa relata que o líder da oposição, senador Aécio Neves, segundo candidato mais votado na eleição presidencial de 2014 – e que vive condenando petistas sem julgamento por serem delatados – foi delatado por um envolvido na operação Lava Jato.

Essa justaposição da capaz da Folha simboliza, também, o que acontece na Justiça brasileira a depender de quem seja o acusado. E, mais do que isso, revela o que acontecerá com investigações como a Lava Jato depois que o PT deixar o poder – seja via golpe, seja por via eleitoral.

Tudo isso que está acontecendo e que, em tese, deveria dar esperança ao Brasil de que o país está mudando, vai simplesmente acabar. A Lava Jato, pois, é uma farsa política engendrada, única e exclusivamente, para derrubar um governo. E mais nada.

Se o PSDB volta ao poder (toc-toc-toc), acabam as Lava Jatos ou qualquer outro tipo de investigação. As empreteiras, os banqueiros, os políticos voltarão a roubar desbragadamente sem que ninguém seja sequer denunciado – como acontecia antes de o PT chegar ao poder.

Sempre digo que eu estaria exultante se a Lava Jato fosse para valer. Se corruptos de todas as correntes políticas estivessem sendo presos, seria maravilhoso. Este país se tornaria ético e começaria a civilizar-se rapidamente.

Mas não é nada disso o que está acontecendo. Com ou sem provas, apenas corruptos e supostos corruptos de um único grupo político estão sendo penalizados, enquanto que seus equivalentes à direita são vergonhosamente acobertados pela imprensa e pela Justiça.

Além de não estar havendo combate real algum à corrupção, o país está ficando pior porque, mais do que nunca, o que está valendo aqui é a máxima que permeia a história brasileira desde o descobrimento: “Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei”.

  • manoel

    Não posso perder a piada meu caro: “Nossa Edu, acordou. Bem vindo.”
    Tudo esta a serviço do golpe. Que não virá, mas só pela força do povo, com suas organizações sociais, do Lula e da Dilma, e talvez do stf.

    Boas festas e boa luta no próximo ano. Espero um governo melhor e mais forte. De mãos dadas com as conquistas sociais e emprego.

    • eduguim

      Grato, Manoel

    • Muito provavelmente este é o melhor post que você já colocou no site até hoje, Eduardo.

      Ele vale por uma edição inteira de uma revista ou um jornal de grande circulação.

      O post ilustra de forma categórica, objetiva, a parcialidade e a postura política facciosa de uma das mais

      influentes publicações do país.

      É isso o que ocorre com o noticiário político do país.

      A situação equivale a um campeonato de futebol em que os árbitros, antes de se preocupar com a observação

      das regras do jogo ao longo das disputas, fazem de tudo para favorecer determinados times, ao mesmo tempo

      em que, de maneira sistemá, prejudicam outros – principalmente um OUTRO.

      Para isso, invertem faltas, inventam impedimentos, ignoram pênaltis, distribuem à vontade cartões amarelos

      contra o OUTRO time e, para se garantir ainda mais, roubam até mesmo no tempo de jogo.

      Será que algum dia os brasileiros irão perceber que é exatamente isso que ocorre com o noticiário da grande

      mídia no país?

  • Mauro

    Para corroborar com o seu post:

    Poucos meses antes de sua morte, o embaixador declarou para políticos em Brasília que escrevia suas memórias em que denunciaria o esquema de corrupção na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

    http://www.cnv.gov.br/outros-destaques/341-filha-de-diplomata-morto-durante-a-ditadura-lygia-jobim-presta-depoimento-a-cnv-e-a-cev-rio.html

    http://www.documentosrevelados.com.br/geral/corrupcao-na-construcao-da-usina-de-itaipu-pode-ter-motivado-a-morte-do-embaixador-jose-jobim/

  • Roque

    Uma pouca vergonha esse Zé da justiça…

  • Maria

    De acordo. O país ficará pior e o povo mais desiludido com o judiciário após a LavaJato. Antes tínhamos a inocência de acreditar que os crimes da direita é que não chegavam ao judiciário pelas artimanhas desta. Agora sabemos que parte do judiciário e direita e mídia são mancomunados contra a cidadania.
    A justiça pelas mãos estará mais perto infelizmente . E até barbaridades novas. Uma coisa é um crime isolado e que simplesmente não pôde ser atacado. Outra bem pior é uma instituição com “roupa” de justiça cometendo crimes institucioalmente.

    • eduguim

      É pior que se não investigassem nada. Pubir alguns e aliviar para outros é pior. É ditadura

      • A manipulação da mídia ficou clara em um episódio ocorrido ontem. Nos depoimentos, qualquer menção a Lula é vazado no mesmo dia. A propina pro PÓecio levou seis meses pra vazar.

        Desejo a todos um FELIZ 2016, com muita saúde e muitas alegrias.

        • eduguim

          Feliz 2016, Maria Amélia

      • Acredito que o maior problema no combate à corrupção é a corrupção no Judiciário brasileiro. Só estão sendo punidos os que pertencem a uma certa ideologia (progressista), enquanto os que pertencem a ideologia contrária (conservadores) faz-se vista grossa e ouvidos moucos. Dessa maneira não teremos o Brasil “passado a limpo” que todos almejamos.

        • Estava me esquecendo:
          Desejo a todos e principalmente ao responsável pelo blog da cidadania (Eduardo Guimarães) um FELIZ 2016, com muita saúde, paz e muitas alegrias.

          • eduguim

            Feliz 2016

    • Renata

      Maria, se eu tivesse lido suas palavras antes, não teria escrito as minhas, bastaria dizer que concordo com você.

    • maria libia

      O povo nunca se iludiu com a justiça, sempre soube que a justiça é uma casta, que sempre foi muito cara, demorada e que rico nunca pega cadeia.

  • Sonia Naranjo

    Pois é, Eduardo. E o pior de tudo é saber que o próprio PT armou o seu patíbulo, ao dar total liberdade à justiça para investigar e punir. Mas, não pode interferir em COMO a justiça tem agido, NÃO PODE opinar sobre o partidarismo, as injustiças escancaradas e vergonhosas que estão acontecendo com o intuito de acabar com a credibilidade no partido e seus parlamentares. A cada vez que Dilma afirma essa legitimidade e liberdade total e sem interferência da justiça, ela confirma a corrupção dos únicos que têm sido presos, que são do seu partido. Por isso, essa caça às bruxas a ela e ao Lula, porque só o PT tem sido penalizado com o que o próprio PT criou, na caça aos corruptos do Brasil. Tem que haver um jeito de desarmar esta armadilha que foi MUITO bem aproveitada pela oposição que é burra, estúpida, inescrupulosa e que tem sido muito bem orientada por agentes dos EUA, loucos para “garfarem” o Brasil de vez e para sempre, como sua colonia de abestados.

  • policia federal, ministério publico, STF, e Mídia, tudo contaminados, essas noticia não darão em nada, e a mídia não esta nem ai com a coisa

  • Luiz Fernando

    Infelizmente, Eduardo, esta é a realidade. Se o PT sair, o País vai deixar de investigar a corrupção.

    • eduguim

      Isso é que dois, oois tanto sacrifício jogado fora

      • Rivaldo Lorenzetti

        ” Se o PT sair, o País vai deixar de investigar a corrupção ” Com certeza. Pt na cadeia a corrupção cai drásticamente..

        • eduguim

          Ah, tá. Esqueci que antes do PT não havia corrupção. Afinal, o único Procurador Geral que FHC teve era primo do Marco Maciel. Nunca deixou passar uma só investigação. Vocês não vão voltar pra roubarem o país, venderem patrimônio público de graça. Viu como o impeachment está morrendo? Vamos barrar vocês. De novo

          • Avelino

            Caro Eduardo
            Nem permita esse boçal em seu blog, quanto mais responder.
            Cavernosos que procurem os seus, na grande mídia.
            Aproveito e desejo um Feliz Ano Novo, a você, seus familiares e todos os que aqui participam.
            Saudações

          • eduguim

            Feliz 2016, Avelino

        • zé lima

          Oh, Deus!
          Por que permites que se gerem seres tão desbragadamente ignorantes e, ainda mais: cultores da má-fé?

  • Luiz Fernando Leal Padulla

    Prezado Eduardo, infelizmente tenho que concordar com você. A mídia golpista é suja! Acabei de ler o livro do Paulo Henrique Amorim (“O quarto poder”), onde ele escancara isso, em especial, a Globo(sta).
    Mas não vamos desistir! Sempre lutaremos contra essa gente!
    Parabéns, uma vez mais, pelo blog!
    Grande abraço

    • eduguim

      Grande abraço

  • Leonardo

    Excelente, Edu. Muito embora este artigo não nos mostre – infelizmente – qualquer novidade. Gostaria que você começasse a fazer uma campanha informando quão nocivo tem sido o Janot. Ele é aquele que deixa o pitbull (Cunha) solto, a fim de que este destrua tudo e que só vai prende-lo na coleira e o colocar no canil (cadeia), se e somente se, este cão ousar estragar a festa da elite.

    Janot é um golpista com uma outra função. Teori, parece que também. Visto que não julgou o pedido (faz-me rir) de Janot para afastar (veja, não é prender!) Cunha.

    Toda a estrutura estatal está dominada pela direita e provavelmente subsidiada pela CIA. Procurador que diz que “pedalada” do Temer não é bem assim… Janot deixando Cunha solto a fim de que este pudesse pedir o impeachment de Dilma e incendiar ainda mais o país… Teori…camente de direita… Fachin… que decepção, quanta fraqueza, quanta mediocridade! Toffoli… amigo e serivçal de Gilmar. Gilmar… bem este aí, nem precisa comentar.

    Logo, Edu. Janot precisa ser denunciado por prevaricação. Ele é um golpista e faz parte da canalha.

  • Romanelli

    Convenhamos ..eu não acredito em nada disso ..confundir PF, Justiça e mídia, só mesmo vc que insiste em não admitir SEUS equívocos

    ..aliás, se assim, Levandovsky e sua trupe de morcegões tb estariam metidos nisso

    Contra fatos não há argumentos (contas, confissões, grana pra todo lado) ..e não adianta tentar culpar os outros pelos CRIMES COMETIDOS pelos amigos (PAU NELES !!!! ..e com goooosto, mais pelo atrevimento que tiveram em trair milhões de brasileiros)

    e mesmo se fosse verdade ..pra mim, isso não é de todo perdido não ..vejo mesmo com OTIMISMO ..bandidos foram desmascarados ..chefões ..partidos desmistificados ..CRIMINOSOS, inúmeros deles, embora nem todos deste grupo, estão presos, FALTA SIM algumas cabeças que não souberam escolher suas companhias

    pra mim, pra ficar melhor ..a BEM do país e do cumprimento das nossas leis .só se DILMA e Themer forem cassados concomitantemente pelos CRIMES de responsabilidade cometidos, e pelas falcatruas de CAMPANHA (sendo aqui o Aócio Never e a Marina tem que ir junto) ..digamos até julho/16 ..a tempo de unificarmos as eleições com os prefeitos ..RAPA GERAL !!!!!

    no mais, é aquilo de sempre

    https://www.youtube.com/watch?v=UpjztC6LWvI

    • Wagner Ortiz

      Vixe. Teu remédio perdeu efeito???

    • Armando S Marangoni

      Romanelli, concordo com tudo que disse, mas você, como pessoa esclarecida que parece ser, deveria completar seu raciocínio e fazer algumas outras considerações.

      Para começar, deveria inserir no seu argumento o fato de que os representantes dos três poderes que aí estão, não importa quais sejam suas bandeiras, foram eleitos, direta ou indiretamente, num sistema podre, corrupto, privilegiador, desigual, escravizador, mercantilista, fruto de nossa ignorância como cidadãos, os verdadeiros mandantes, que fomos substituídos e somos constantemente menosprezados.

      Depois de contextualizar para não deixar fácil o mal entendido, você poderia incluir os atuais e imediatamente anteriores executivos da nação num rol diferente, porque são, porque se importaram e conseguiram reduzir um pouco a estúpida, insensata, desumana desigualdade em nosso país.

      Aí, então, poderia nomear os mandatários – diretos e indiretos – que usam todo o poder que recebem de nós para satisfazer seus obscuros interesses, os mais escusos e impublicáveis.

      Talvez assim você conseguisse demonstrar alguma razão no discurso. Do jeito que está, mais parece reclamação do que participação, mais desprezo que interesse, mais do mesmo que nos atormenta a todos quando pensamos num país justo.

  • waldyr vaz

    Grande Eduardo !!!!!

    ” Aos inimigos a lei” ….??… que lei? se condenaram os petistas sem provas

    e, prá não perderem a viagem , ainda criminalizaram o Partido.

    Se houvesse lei o MENTIRÃO não existiria.

    Se houvesse lei o maior Presidente que esse país já teve não

    seria perseguido como uma ratazana prenha.

    O que há é um grande complô, uma conspiração , uma sabotagem ,

    uma tentativa de golpe do STF , STJ , PF , MPF , PIG e CIA com sua

    grande águia para detonar um projeto de inclusão social e regional.

    São os mesmos que queimam Índios.

    São os mesmos que queimaram a UNE.

    São os mesmos que mataram, torturaram que jogaram corpos ao mar.

    que escravizaram e ainda escravizam.

    São os que faltaram com respeito a um SER como FRANCISCO BUARQUE DE HOLANDA !

    Esses fascistas…NÃO PASSARÃO !!!

    • Tá chegando na quadrilha Tucana, ou não vem ao caso, kkkkkkkkk

      • Renata

        Entre outras coisinhas como petróleo, grana, poder, compromissos externos e manutenção do próprio status quo, a quadrilha precisa tirar a Dilma para calar a Lava a Jato.

        Pois, mesmo tendenciosa, a investigação não tem como impedir totalmente que algumas pontas apareçam.

        Chegou ao calcanhar do Preciado, primo e operador do Serra, está chegando no de Aécio e outros.

        Se esse povo toma o poder… o Moro vai pro ostracismo, Doria bate a porta na cara dele.

  • Miron

    Edu, e é por que você não falou dos mais de 200 bilhões de prejuízo que a VAZA a JATO causou ao Brasil (por enquanto), com as demissões em massa, a paralisação e fechamentos de dezenas de importantes empresas no desenvolvimento da indústria, do comércio e da infra estrutura. Moro e grande parte da PF do psdb e da globo não deveriam receber propinas ao vivo do pig e sim, receber voz de prisão. Assim o Brasil ficaria melhor.

  • Osvaldo

    ” A Lava Jato, pois, é uma farsa política engendrada, única e exclusivamente, para derrubar um governo. E mais nada”.

    Eduardo Guimarães demonstrou isso mais uma vez, como em um teorema.

  • Matosalém de Freitas Júnior

    Discordo Edu, “aos inimigos a lei”.

    Permito-me a correção, “aos inimigos a lei que inventarmos conforme nossa conveniência”, e se, vem ao caso ou não.

    Abçs

  • Sérgio Rodrigues

    Caro Eduardo, essa abordagem da Lava-Jato por esses segmentos do MPF e Judiciário já torrou duas Petrobras, isto é, 2,5% do PIB do Brasil, equivalente a R$75 bilhões. Um Horror,,,S.O.S!….

    • eduguim

      E se ainda fosse para moralizar o país não seria nada, mas é para pegar o PT. Tirando o PT do poder volta tudo ao que era; impunidade geral

      • Sérgio Rodrigues

        Caro Eduardo, atualizando, segundo novas análises econômicas, o prejuízo ao Brasil será de R$200 bilhões!,,,Ou seja, 5 petrobras!…

        Precisamos parar esses insanos anti-petistas!…

      • Romanelli

        por seus próprios pecados e predicados, pelo vitimismo cínico e insistido, pela FALTA de reconhecimento pelos erros e culpas, pela ausência de desculpa, pela falta de expurgo aliado ao perdão precoce dado a meliantes e a proteção de MARGINAIS infiltrados ..por tentar, diante do indefensável, NÃO se defender nem se justificar, mas sim se IGUALAR “em direito e proza” a outras facções – partidos – CRIMINOSAS ..então,se assim, isso já é um progresso tb, como não ? de lenda

  • Hermes Sanchez

    O PT está no poder há 12 anos. O país se esvai em crise sem precedentes. O sistema de corrupção atual, na Petrobras, BNDES, Eletrobras, alem dos bancos envolvidos no mensalão, apresenta contorno de singular peculiaridade pois, segundo os dizeres do min Celso de Mello, obedece a uma organização criminosa que usa meios ilícitos para se consolidar no poder.

    Como não dar destaque às denúncias que apontam para o PT e seu lider inconteste? O ilícito que levou à condenação de Azeredo foi regional, não respingou na República, ele sequer se elegeu mesmo com a falcatrua mas, em termos de importância e de interesse nacional, o mensalão mineiro entra para o rol de crimes cuja relevância é circunscrita ao estado de Minas.

    Que importância teria para a opinião pública o Sr Bumlai, não fosse pela ligação afetiva que o aproxima da família Lula da Silva? Como desconhecer que por sua intermediação o PT teve uma dívida perdoada pelo Banco Schaim que, em contrapartida, ganhou um contrato de bilhões coma Petrobras?

    Quanto ao Aécio, sobram suspeitas sobre seus procedimentos escusos, mas hoje ele não passa de ex-candidato à Presidência, por conseguinte é muito menor a repercussão de sua participação no Petrolão que a dos poderosos de turno. Não esqueçamos que o PT sempre se arvorou em arauto da moralidade, que sempre se apresentou como uma via de lisura, e que uma vez encastelados, seus membros e líderes nadaram de braçada no oceano da corrupção

    • eduguim

      Parei no “crise sem precedentes. Veja os indicadores de 2002 e compare com os de hoje

      • Julio Mateus

        Parou nada, você não tem é argumentos!!!

        • eduguim

          Não sei a que se refere.

          • Mauro

            Edu,

            tem onde ver o PIB por estado?

          • eduguim

            IBGE

    • Renata

      Então você também acha que as corrupções no Estado de São Paulo do eterno governador Alckmin, estado que será governado pelo tucano por 24 anos, não tem a ver com o resto, fica circunscrito a São Paulo??

      O dia em que tudo que está encoberto da máfia mineira vier à tona creio que ficará estarrecido.

      Você acha que o desvio de bilhões da saúde no governo do Aécio é algo que só diz respeito a Minas?

    • Mauro

      Quantos anos você tem, 12?

    • Paulo

      Diz ai hermes, porque a foia não noticiou na primeira página com direito a fotos o sr André Esteves como sendo amigo do senador aecio? Afinal o banqueiro pagou a viagem de lua de mel do senador aecio, não seria um amigo dele? Ou o banqueiro sai por aí pagando viagem para todo mundo? Como você não consegue enxergar a parcialidade da mídia? Quanto a tal crise sem precedentes, me explique o seguinte: os hotéis em copacabana estão cheios, não há vagas para o final de ano já faz um bom tempo. Aonde se encaixa a crise sem precedentes?A mmídia bandida noticia que houve queda de 1% nas vendas de fim de ano, mas diz que houve um aumento de 26%, nas vendas online. Afinal houve queda? Ou houve uma mudança no modo de comprar? Em relação a ocupação dos hotéis, não se restringe ao rio, muitos locais turisticos no Brasil estão lotados nessse fim de ano. Como explicar a crise sem precedentes? Como voce, hermes, explicaria o governo fhc que em 8 anos precisou ir ao fmi 3 vezes? Diz aí.

  • Bruno Gonçalves

    Aí vc quer comparar Lula e Aecio Neves? Lula e Azeredo? Ta de sacanagem né? Lula é o “cara”, e sendo o cara qualquer coisa com ele irá vender mais jornal!!

  • Marcos Rizzatti

    Eduardo, SENSACIONAL este seu artigo, este é para ser compartilhado em todo lugar, os amigos de outros blogs deveriam postar seu artigo, todos deveríamos estar espalhando. Perfeito, agora infelizmente mesmo desenhando perfeitamente bem como você descreveu no texto, duvido muito que a maioria da população e dentro desta maioria os chamados coxinhas não irão baixar o pau em você e em toda a esquerda, seremos chamados de comunistas bolivarianos, pois é insuportável para eles verem a verdade escancarada na frente deles, mais uma vez parabéns e concordo com você, para finalizar, infelizmente a Lava Jato não é pra valer, é apenas um instrumento jurídico-político para prender todos os verdadeiros democratas e assim livrar todos os ditadores e sanguinários que querem usurpar as riquezas deste País para entregá-las aos imperialistas do Norte.
    abraços e Feliz 2016 a você, sua família e os comentaristas que aqui buscam informação de qualidade e assim vivemos aprendendo com você!

  • Mauricio Gomes

    Essa operação, como disse um jornalista no site Tijolaço, é lava-jato para petistas e lava-gotas para tucanos. É nojento assistir tanta parcialidade dessa justiça imunda, seletiva, corrupta e cara (aliás, a mais cara do MUNDO).

    • Mauricio Gomes

      E agora descobrimos pelo DCM que as planilhas originais dos voos do Aébrio foram ADULTERADAS, de forma que não se possa identificar os beneficiários do bolsa-avião. E nada acontece aos tucanos, revoltante!

  • Julio Mateus

    Cara, faz um seguinte: monta um jornal pra você falar bem do PT o dia todo, e pare de dar pitaco no jornal dos outros!!!

    • eduguim

      Deixa de ser analfabeto. Nào quero que falem bem do PT, quero que denciem escândalos de todos e não só do PT.

  • Martinho Nunes da Costa

    Uma análise primorosa. Parabéns para EduGuim. Se a Justiça condena nesta fase de caça aos petistas, em primeira instância, depois de 17 anos dos crimes praticados, a apenas um dos mensaleiros tucanos, Eduardo Azeredo, avalie-se o que ocorrerá, em termos de acobertamento, se os tucanos e conluiados voltarem ao poder…

    • eduguim

      Grato, Martinho

  • Fernando Moreno

    Prezado Eduardo, boa tarde.
    Sensacional texto.
    É muito lamentável que parte da Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário estejam a serviço da elite brasileira. Difícil acreditar num futuro melhor para o Brasil enquanto houver parcialidade nas instituições públicas.
    Eduardo, apesar disso, e não dá crise, que é mais da Globo, feliz ano novo para você e família. Muita força, saúde e paz.

    • eduguim

      Grato, Fernando

  • Renata

    Sempre disse, inclusive aqui no blog: Acredite na Lava a Jato quem quiser.

    Por ser ela mesma corrupta, como se comprovou através do documento de delação que estava com o banqueiro; ilegal, como evidenciaram os grampos; desrespeitosa dos direitos civis como no caso da cunhada do Vaccari e outros, e totalmente tendenciosa, conforme as investigações e vazamentos seletivos, a Lava a Jato é mais perniciosa para o país que se não existisse.

    Ela institucionaliza desvios, abusos, autoritarismo e parcialidade – e é aplaudida, com o apoio da mídia.

    Para dar fim a um projeto político e ajudar o grupo que se opõe a ele a tomar o poder, a Lava a Jato prejudicou a Petrobrás e a rede produtiva ligada às empreiteiras, desestabilizando a economia e o emprego.

    Mas a Lava a Jato dá contribuições, sim:

    – Escancara que PF, MP e Justiça são compostos por pessoas que adquiriram viés de classe e de formação ética e política. E isso terá que ser revisto um dia pelo país se quiser de fato ter uma democracia consistente, começando pelos salários e benesses que distanciam esses poderes do povo e os aproximam da elite.

    – Mostra o quanto precisamos de uma pátria educadora pra valer para que o povo não entronize um justiceiro tão questionável como o Moro, tenha discernimento para entender que a corrupção está entranhada na sociedade através dos valores de um capitalismo que não sobrevive sem ela, e não entre tão facilmente nas lorotas da mídia, sabendo lê-la no contexto dos interesses que representa.

    Quando a Dilma disse que não restaria “pedra sobre pedra” talvez acreditasse na equanimidade. Mas o que vemos é o STJ no twitter comunicando com desprezo: “José Dirceu vai passar o ano novo atrás das grades”.

    O Macri está desfazendo tudo na Argentina. Somos tão frágeis quanto. Logo mais será na Venezuela. Equador vai resistindo a duras penas. Só a Bolívia parece (parece) estar conquistando algo mais perene.

    • Helena/S.André SP

      Renata, assino embaixo o seu comentário.

  • titus

    A todos os comentaristas deste honoravel site, e em especial ao seu criador Eduardo, um maravilhoso ano esta por vir …a vida continua …..e sera melhor…parabens a todos!

    • Romanelli

      – ABAIXAR a SELIC o quanto antes ..hoje o que se comete é UM CRIME de lesa pátria à luz do dia

      – alimentar o crédito pra investimentos privado e em PPP ..dar prioridade pro MINHA CASA voltado aos MISERÁVEIS (desafogando no CP a saúde, a previdência, os gastos com a segurança e infra tb ..catapultando automaticamente num 2o momento o consumo da linha branca e cinza) ..acelerar os PACs, não permitindo aditivos nem atrasos

      – NÃO permitir que o dólar permaneça no patamar CRIMINOSO em que esta de R$ 4 (tudo que é demais – pra cima ou pra baixo – faz mal ..a argentina esta prometendo retaliar (com maxi e só 10% de imposto nos carros dela ..é o caos próximo de nós)

      – Controlar os gastos, CORTAR cargos comissionados e MINISTÉRIOS, de verdade e não no gogó

      – promover uma reforma mais séria da previdência, com definição de idade MÍNIMA, IGUALANDO a idade entre homens e MULHERES pra aposentadoria (questão de justiça) ..e pra não se criar atrito nem injustiça, PROPORCIONALIZAR a aplicação da lei de acordo com o tempo e o direito (exemplo, se o cidadão já cumpriu metade do tempo, que metade seja pelo critério atual, e metade pelo NOVO)

      isso é o mínimo que se necessita pra 2016 não ser tão tenebroso

      no médio prazo ..instituir ferramentas que facilitem a concorrência (com o CADE, máquinas de preços em abundancia nos supermercados, padronização de embalagens etc) ..CRIAR [índices de inflação DESAZONALIZADOS, ESPAÇANDO tb a indexação dos contratos, tarifas, salários e preços, hoje de anuais prum prazo mais dilatado que permita à economia absorver melhor os choques temporais

      enfim ..tudo isso faz parte ..mas será que DILMA tem equipe e capacidade pra tocar ..sito muito, NÃO tem !!!

      só com novas eleições seria possível (sem Aécio e Marina que tb cometeram crimes eleitorais e deveriam ser ABORTADOS pelo TSE) ..talvez com um Ciro Gomes e “mais alguém” ..desde que o Cearense tome muito floral de Bach pra não incendiar o país tb, claro

      https://www.youtube.com/watch?v=rrVDATvUitA

      • Romanelli

        não nos esqueçamos de que sem a CPMF e IR pra altíssima renda, com aliquotas melhore distribuídas, nada será possível e viável em 2016 ..ou pode até piorar com o aumento de outros tributos menos eficientes como com a CIDE e IR de aplicações, empresas e heranças como andam querendo alguns esquerdopatas (nota – as famílias brasileiras precisam formar poupança, patrimônio, riqueza, e não serem ainda mais espoliadas por um Estado glutão que, diferente de outros países, insiste em tributar a classe me´dia e o consumo regressivo o quanto mais possível, isso ao invés de se preocupar com a formação MILIONÁRIA de renda que passa quase que incólume na forma de consultoria e de remessas dadas a trusts “anônimos” sediados em outros terras)

        se assim, então, FELIZ 2016 !!!!

  • Dilma Coelho

    É…
    Neste fim de ano, enquanto milhares de famílias de desempregados mal tiveram a chance de celebrar o Natal, as família dos ladrões da Lava Jato aproveitaram fartas ceias em suas mansões. Pois são estes os ladrões que, com seus roubos, detonaram uma profunda crise econômica no país, que fez disparar os índices de desemprego. – Nestor Cerveró foi um dos liberados. Ele viajou para o Rio, mas seu paradeiro não foi divulgado. – Pedro Barusco, que circula livremente apesar de admitir abertamente seus crimes, foi flagrado recentemente em um SPA em Petrópolis. Sequer usava tornozeleira, mas provocou a debandada de hóspedes, indignados com sua presença. Somente nas contas de Barusco em paraísos fiscais, a Lava Jato encontrou US$ 61,5 milhões. – Paulo Roberto Costa e sua família, mais uma quadrilha, já foi liberado até da prisão domiciliar e está em regime semiaberto diferenciado. Pode passar o dia fora de casa, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica. Sabe-se que ele possui uma mansão em um condomínio de luxo na Barra, onde deve ter reunido a família. A Procuradoria Geral da República calcula em R$ 357 milhões o total de propina recebida por Costa e pelo Partido Progressista.
    Dilma e Lula deveriam sentir-se mal, afinal eles colaboraram. dando liberdade e escolhendo membros do judiciário. Esse judiciário, que deixa o cunha e sua quadrilha familiar livre, (Fernando Brito descobriu que um dos filhos de Eduardo Cunha tem mais de dez empresas) ficam rindo de nós.

    • Helena/S.André SP

      Pois é, Dilma, estão rindo da nossa cara. É um escárnio mesmo. E, como a Renata comentou acima, ainda temos que engolir o STJ soltar a seguinte mensagem, no maior desprezo: “José Dirceu vai passar o ano novo atrás das grades”.

      • Mauro

        Eles estão rindo por enquanto,

        quando chegar do “outro lado da vida ” é que conta.
        Aí serão lágimas e ranger de dentes…

        • Helena/S.André SP

          Deus te ouça, Mauro!

        • maria libia

          Sinto, mas esse negócio de sofrer do lado de lá não surte mais efeito. Estão nos obrigando a tomarmos a justiça com as nossas próprias mãos. Está bem delineado a separação entre os ricos, classe média A e B e o resto. Agora é bem claro o apartaid.

        • Romanelli

          escárnio foi o que o tal Zé fez com os que acreditaram um dia nele ..inclusive os pobres doadores mais recentemente ..desculpe, mas não sei lidar com traidores, PAU NELE !!!!!

  • Valdir – Ba

    Prezado Eduardo:

    “Essa justaposição da capaz da Folha simboliza, também, o que acontece na Justiça brasileira a depender de quem seja o acusado. E, mais do que isso, revela o que acontecerá com investigações como a Lava Jato depois que o PT deixar o poder – seja via golpe, seja por via eleitoral.

    Tudo isso que está acontecendo e que, em tese, deveria dar esperança ao Brasil de que o país está mudando, vai simplesmente acabar. A Lava Jato, pois, é uma farsa política engendrada, única e exclusivamente, para derrubar um governo. E mais nada.”
    …….
    “Se o PSDB volta ao poder (toc-toc-toc), acabam as Lava Jatos ou qualquer outro tipo de investigação. As empreteiras, os banqueiros, os políticos voltarão a roubar desbragadamente sem que ninguém seja sequer denunciado – como acontecia antes de o PT chegar ao poder.”
    1. Não devemos esquecer que a estrutura do Estado visa unica e exclusivamente defender os interesses das elites.
    2. Os políticos que contrariam os interesses das classes dominantes são vítimas de campanhas difamatórias que buscam desgastá-los perante a população e eliminá-los da vida pública ( Getúlio, Jango, Brizola, Lula, Dilma). Nâo é à toa que a elite busca ter e agarra-se a dominar os meios de comunicações.

  • Dilma Coelho

    É…
    Neste fim de ano, enquanto milhares de famílias de desempregados mal tiveram a chance de celebrar o Natal, as família dos ladrões da Lava Jato aproveitaram fartas ceias em suas mansões. Pois são estes os ladrões que, com seus roubos, detonaram uma profunda crise econômica no país, que fez disparar os índices de desemprego. – Nestor Cerveró foi um dos liberados. Ele viajou para o Rio, mas seu paradeiro não foi divulgado. – Pedro Barusco, que circula livremente apesar de admitir abertamente seus crimes, foi flagrado recentemente em um SPA em Petrópolis. Sequer usava tornozeleira, mas provocou a debandada de hóspedes, indignados com sua presença. Somente nas contas de Barusco em paraísos fiscais, a Lava Jato encontrou US$ 61,5 milhões. – Paulo Roberto Costa e sua família, mais uma quadrilha, já foi liberado até da prisão domiciliar e está em regime semiaberto diferenciado. Pode passar o dia fora de casa, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica. Sabe-se que ele possui uma mansão em um condomínio de luxo na Barra, onde deve ter reunido a família. A Procuradoria Geral da República calcula em R$ 357 milhões o total de propina recebida por Costa e pelo Partido Progressista.
    Dilma e Lula deveriam sentir-se mal, afinal eles colaboraram. dando liberdade e escolhendo membros do judiciário. Esse judiciário, que deixa o cunha e sua quadrilha familiar livre, (Fernando Brito descobriu que um dos filhos de Eduardo Cunha tem mais de dez empresas) ficam rindo de nós.
    O pig está como está, porque o governo permite. Um dia saberemos porque a Dilma mantém o zé inútil.

    • Romanelli

      e um dia, talvez saberemos pq DILMA não denunciou estes elementos pra Nação tb

  • Heidi Maria

    Edú,

    A Folha sim, prática o neonazismo. É imparcial e usa o manchetismo só contra petista. Mas, não conseguem esconder os dejetos tucanos embaixo do tapetão. Mesmo nos cantinhos terão que mostrar as cacas dos ídolos dos coxinhas.

    • Romanelli

      é PARCIAL e tendenciosa ..sem duvida

  • Euler

    Texto impecável, prezado Eduardo Guimarães. Objetivo e didático, que deveria ser aproveitado por professores do Brasil inteiro para mostrar como funciona a mídia, dominada por alguns barões associados à Casa Grande. O ódio dessa gente é contra a esquerda que o PT simboliza; é contra as políticas públicas em favor dos de baixo que somente as forças populares e de esquerda, quando no governo, têm condições e interesse em colocar em prática. O PSDB, o DEM, e o PPS, entre outros, representam um programa só: corte de salários, desemprego, privatização da coisa pública para o bem na minoria rica. Daí o ódio que essa gente tem do PT, mesmo com todas as limitações desse projeto – limitações impostas pelas circunstâncias, e às vezes também por escolhas equivocadas.

    A Lava Jato, na minha modesta opinião, foi uma operação montada calculadamente pela Casa Grande (e seus associados externos), para cumprir alguns objetivos bem definidos: a) detonar o PT, Lula, Dilma.; b) detonar a Petrobras e as empresas associadas, com o intuito de criar um clima favorável à privatização da Petrobras, do pré-sal, e manter um quadro de crise econômica e política de forma permanente, até a queda do governo Dilma, seja por golpe ou até o final do seu mandato.

    A desenvoltura, a liberdade de ação acima das leis e das instituições, como se tratasse de um estado judicial e policialesco paralelo com carta branca para qualquer ato; o apoio unânime da mídia golpista a uma operação dirigida por um juiz de primeiro grau e uma equipe de procuradores e policiais federais antipetistas, enfim, este conjunto da obra aponta para uma operação cuja essência ainda será revelada em outro momento da nossa história. Como aconteceu com o golpe de 1964, cuja armação, nos seus detalhes, só foi revelada algumas décadas depois. Mas, não há dúvidas de que estamos diante de uma operação seletiva, que cassa o PT e blinda os tucanos e afins, e que alimenta o moralismo sem moral das elites dominantes do Brasil.

    • eduguim

      Grato, Euler

    • Romanelli

      discordo caro Euler ..a LAVA JATO existiu (em mar/14) pq VAGABUNDOS roubaram e abusaram da Estatal e da boa fé do povo ..a situação da Petrobrás esta aonde esta pq “diretores” MENTIRAM pra sociedade e pros acionistas ..e claro, além de tudo isso, tem uma pitada geopolítica tb

      – VAGABUNDOS roubaram a Estatal

      NÃO perca o norte, reviva sua memória ..a operação foi disparada pq ao se investigar uma LAVANDERIA, depararam com um diretor da Petrobrás (Paulo Roberto Costa) que tinha recebido um CARRO dum doleiro manjado e reincidente da PF (Alberto “yourself”) ..PRC, pressionado, deu com a língua, pra sorte do BRASIL ..outros dirigentes foram envolvidos ..partidos, políticos, empresários, lobistas e EMPREITEIROS foram desmistificados

      – Diretores mentiram sobre a Estatal

      Relembro que inúmeros investimentos da petroleira foram retardados e aditivados CRIMINOSAMENTE

      Abreu e Lima de US$ 2 bi para US$ 22 bi
      Comperj de US$ 6 bi para US$ 48 bi
      Pasadena prejuízo de US$ 1 bi
      Refinarias do CE e MA canceladas c/prejuízo de US$ 1 bi

      Represamento de preços, destruindo e desarranjando o setor energético ..R$ 60 bi

      colega, some o que postei e reflita o tamanho da irresponsabilidade cometida

      Diante disso nenhuma empresa aguenta ..hoje a Petrobrás é cotada a 15% em US$ do que já foi até bem pouco

      DILMA Vana sabia de tudo isso ..pode não ter enricado (será ??!!) mas foi, no mínimo, omissa, conivente, irresponsável e imprevidente ..PROVA inconteste disso é que em 2012 (muito antes da Lava Jato) a presidanta demitiu P.R.Costa, Duque e Zelada, fora de ter “realocado” Cerveró pra BR distribuidora (alvez por intervenção de Delcídio) ..isso depois de Vana Rouseff estar 8 anos no comando da Petrobrás e de ter visto muito ..DILMA NÃO tomou providências republicanas, com transparência e a urgência que o caso requeria ..não respeitou seu país nem seu povo ..essa é a verdade ..portanto, não fosse a Lava Jato e o Land Rover de PRC, talvez muito do escarnio ainda estaria acontecendo

      – há fatores geopolíticos tb pra derrocada

      A OPEP resolveu peitar os novos produtores de petróleo (dentre eles os produtores de Gás de Xisto e a Pré sal brasileira) ..fora ainda de tentar retardar tecnologias como a solar e a eólica tb ..de quebra RU, VE, EQ, MX e países africanos estão indo no rolo

      A coisa é tão gigantesca que a própria Arabia Saudita (PIB 25% do Brasil) anunciou um DEFICIT PRIMÁRIO de US$ 98 bi só em 2015 ..quase R$ 400 bi ..8 x maior que o nosso (fora as CRIMINOSAS pedaladas)

      Portanto colega, penso que antes de ficarmos buscando culpa nos outros que estão sim explorando este caso, penso que seria necessário fazermos a mea culpa e EMPALARMOS os sem vergonha que nos levaram a este estágio

      http://www.petronoticias.com.br/archives/8187

    • Marcos Rizzatti

      Assino embaixo Euler! Feliz 2016 para você e seus Familiares! abraços

  • Renam

    Edu as investigações não vão acabar, se já são hoje direcionadas, seram devidamente teleguiadas contra governos adversários do PSDB/DEM.
    Quem não os apoiar,os partidos, e agentes das instituições do estado, serão perseguidos, denunciados, afastados, censurados, e criminalizados.
    A mídia em si já está representada no PSDB são um braço político desse partido.
    Não permitiram que partidos de esquerda governem o Brasil, que líderes de esquerda se destaquem a ponto de serem presidente do país, como foi com Lula.
    Se preciso for instalaram o parlamentarismo para impedir isso, caso o assassinato de reputação feito pela mídia não der o resultado esperado.
    Tudo está devidamente escrito em manual.
    A direita moralista sem moral continuará usando o judiciário mas em favor dela ou seja destruindo adversários.
    Esse é o manual da direita para impedir qualquer governo trabalhista de voltar ao poder.
    Um fato importante que não pode ser esquecido e que explica muito do que são capazes que estava me lembra do aqui é aquela história de no desgoverno corrupto tucano a Polícia Federal ter recebido dinheiro dos EUAs, não lembro se foi a CIA que bancou a PF ou a ABIN, sei que teve um negócio assim e que é pouco lembrando, vendo essa circo golpista farsesco da Lava Jato.
    Outra coisa que chama atenção em toda a mentira dessa Força Tarefa da Lava Jato é dizer que foi roubado mais de 40bi mas não provam e nem recuperam esses 40bi, o que recuperaram foi 1bi e pouco. Onde está o resto da roubalheira que tanto fazem alarde?

    A verdade é que esses Bandidos que comandam a operação Lava Jato causaram crime de lesa pátria, um rombo muito maior do que a corrupção que apontam. O que fizeram com o PIB o estrago, a quebra das empresas ,o desemprego a paralisia da economia e a crise tem sim as mãos desses Bandidos agentes do judiciário que comandam essa operação.

  • Nigro

    Não!!!! Nao é possivel. Não posso crer nisso. Aécio?????? Corrupto?

    Já não bastaram as mentiras contra Dirceu, Genoíno, Vaccari, Delúbio, Dilma…. Agora mais essa?

  • Carlos Henrique

    ESSA LAVA JATO(GOLPE À JATO) NUNCA ME ENGANOU!!!!!!!!!!!!!!!! POR SINAL, ENGANOU A VOCÊ POR ALGUM TEMPO, LEMBRO-ME DE MATÉRIAS EM QUE O BLOG MOSTRAVA-SE EXULTANTE COM A LAVA JATO E COM O MP QUE “NÃO ESTARIA PRA BRINCADEIRA”(PAUSA PARA RIR!!!!!!!!!); CONTUDO SEMPRE, DESDE O PRIMEIRO SEGUNDO, ENXERGUEI EXATAMENTE DO QUE SE TRATAVA ESSA FARSA : DE UMA FARSA, UM GOLPE ARTICULADO COM UM ÚNICO OBJETIVO : DESTRUIR O PT, MAIS PRECISAMENTE, DESTRUIR O QUE O PT, DILMA E LULA REPRESENTAM, UM PROJETO QUE POSSA DEMOCRATIZAR UM POUCO NOSSA SOCIEDADE EXCLUDENTE, DANDO UM MÍNIMO DE DIGNIDADE E RENDA A QUEM MAL SOBREVIVE NA MAIS ABSOLUTA MISÉRIA. SÓ QUEM NÃO CONHECE O QUE SÃO AS BUROCRACIAS BRASILEIRAS, FORMADAS POR UMA CASTA DE DÉBEIS MENTAIS DA CLASSE MÉDIA, CUJO REACIONARISMO SÓ PODE SER IGUALADO PELA BESTIAL IGNORÂNCIA, PODERIA ESPERAR ALGO DIFERENTE DELAS E DE SUAS “OPERAÇÕES” JUDICIAIS. Volto a repetir, ainda que não existissem ENORMES interesses das classes dominantes e dos EUA em destruir o PT e qualquer possibilidade de um projeto nacional includente e emancipatório no Brasil(e esses interesses existem), bastava conhecer-se a classe média “meritocrata”(kkkkkkkkk. Mais uma pausa para rir), seja lá que merda eles achem que isso vale ou mesmo significa, para PERCEBER CLARAMENTE O QUE ESTÁ POR TRÁS DA LAVA JATO E DE QUAISQUER OUTRAS AÇÕES ORIUNDAS DA PF, DO MP E DO JUDICIÁRIO. POR TRÁS DESSA GENTE SÓ PODE ESTAR O CONSERVADORISMO “JORNAL NACIONAL”. PARA SER MAIS CLARO, SÓ PODE ESTAR POR TRÁS DAS AÇÕES DESSA CLASSE MÉDIA, COMO MOTIVO E EXPLICAÇÃO DELAS, A FORMA TORTA, BURRA, IGNORANTE, TRUCULENTA, FASCISTA E SIMPLÓRIA COM QUE ELES ENXERGAM O MUNDO. CONHEÇO ESSA GENTE, CONVIVO COM ELES, E SEI MUITO BEM DA SUA ABISSAL IGNORÂNCIA, DA SUA VISÃO DE MUNDO ESTREITA, DA FORMA PRECONCEITUOSA, CONSERVADORA E ESTÚPIDA COM QUE ENXERGAM A REALIDADE. O MODO DE VIDA QUE DEFENDEM, O PROJETO CONSERVADOR A QUE SE AGARRAM EM SUA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DO BRASIL, (UM PROJETO DOS MAIS ABJETOS, PRECONCEITUOSOS E ENTREGUISTAS QUE PODERIA EXISTIR), COPIADO PORMENORIZADAMENTE DA CLASSE DOMINANTE(À QUAL ELES NÃO PERTENCEM, MAS ESQUISOFRENICAMENTE ACREDITAM PERTENCER)E DOS EUA. COM ESSE ÚLTIMO, A SANHA DE PERTENCER E O SABUJISMO CHEGAM A CAUSAR NÁUSEAS(ALGUNS DELES INSISTEM EM CORROBORAR A MEGALOMANIA IANQUE E CHAMAM OS EUA DE “AMÉRICA” – PAUSA PARA VOMITAR. GOSTARIA ATÉ HOJE QUE ME EXPLICASSEM EM QUE CONTINENTE ESTAMOS? MAS EXPLICAÇÃO, RAZÃO, NÃO SÃO COM ELES. “NÃO VÊM AO CASO”). É essa gente, com seu nível cultural zero, sua crença bestial na “meritocracia”(de quem teve todas as oportunidades e acesso às melhores forma de preparação para passar num concurso. Além de falta de cultura, interesses, e inteligência para suportar dedicar-se exclusivamente a algo tão estreito como decoreba jurídicos para provinhas de múltipla escolha)e sua tara inalterável em pensar como classe dominante, que conduz a Lava jato e todas essas merdas golpista s que hoje substituíram os militares no papel de defensores do projeto dos donos do poder e dos EUA. Então, O QUE MAIS PODERIAM SER A LAVA JATO, E TODAS AS OUTRAS “OPERAÇÕES” QUE ESSES ZUMBIS CONDUZEM, SENÃO ISSO : UMA EXPOSIÇÃO DO SEU CONSERVADORISMO ATÁVICO, EXPLICITADO NUM DESEJO DOENTIO DE DESTRUIR O PT E DESMORALIZAR TODO O PROJETO NACIONALISTA E INCLUDENTE QUE O PARTIDO REPRESENTA E É MOTIVO DO ÓDIO MAIS IRRACIONAL DESSES BUROCRATAS!!!!!!!!!!!!!????? TALVEZ AGORA VOCÊ ENTENDA PORQUE TIVE NÍVEIS EXTREMOS DE INDIGNAÇÃO QUANDO VI ESTE BLOG ACREDITANDO NO “NÃO ESTAR PARA BRINCADEIRA” DO MP. E TALVEZ AGORA VOCÊ ENTENDA PORQUE REPITO QUE A ÚNICA FORMA DE VENCÊ-LOS NÃO É NAS INSTITUIÇÕES CONTROLADAS POR ELES, MAS NA LUTA POLÍTICA NAS RUAS. A PARTIR DELA, NÃO APENAS DEIXAREMOS ESSES FASCISTAS SE MIJANDO, MAS INICIAREMOS A CONSOLIDAÇÃO DESTE GOVERNO E LANÇAREMOS PROPOSTAS PAR A QUE AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS SEJAM MODIFICADAS E DEMOCRATIZADAS, DEIXANDO UM DIA DE SEREM ANTROS DE MAURICINHOS IGNORANTES PARA TORNAREM-SE LOCAIS DE EXPRESSÃO DA DIALÉTICA POLÍTICA E DEMOCRÁTICA. Observem a forma “cândida” com que o Jornal nacional, forçado pela INTERNET, divulgou a denúncia contra Aécio Neves e perceberão como precisamos democratizar a mídia e as instituições neste país o quanto antes, lembrando que devemos trazer essas questões para as ruas, para que as pessoas compreendam sua importância e vejam o quanto a democracia está refém desses analfabetos historicos.

  • Salvador Ferreira

    Eduardo.
    (Fora do Texto)

    Vi no Facebook uma noticia que deixou-me boquiaberto:
    Li que 98% do NIÓBIO do mundo está no Brasil e representa um “Pré-sal” para o pais.
    2% estão no Canada. Li também que esse MAIS RICO MINÉRIO encontrado na natureza
    e está no Brasil, também está em mãos estrangeiras.
    Se é isso; cabe uma reportagem-denúncia?
    Você levantaria essa lebre?
    Espero que sim pois estou furioso por isso sem saber o que fazer.
    Dói na alma saber que esse minério é nobre, está em nossa terra e em mãos de outros.

    Abraço.
    (Espero por uma palavra sua.)

    • eduguim

      Não estou muito informado sobre isso, meu amigo

      • Eduardo, a maior mina de nióbio está em MG, na cidade de Araxá. A exploração deste minério foi concedida a uma empresa japonesa com a participação dos Moreira Salles. Essa concessão foi feita pelo aécim e isso levou a Presidente da República tentar mudar o marco regulatório das explorações minerais. Como é sabido, o aecim entregou por valores muito abaixo do mercado. Não tenho dúvida de que houve um caixa dois. este minério é utilizado em alta tecnologia, assim como o silício, porém, muito superior ao silício. Este caso, foi denunciado pelo jornalista, Jorge Carone Filho, no seu site http://www.novojornal.com, que foi tirado do ar pela justiça mineira e, a mesma justiça, mandou prender o jornalista, sem nenhuma condenação. ele está preso a mais de um ano porque denunciava os maus feitos do aecim.

    • Helena/S.André SP

      Faz tempo, Salvador, que estou falando sobre isso. Realmente, o nióbio é tão importante quanto o outro pré-sal. Sobre isso saiu uma reportagem na Revista do Brasil em 2012, se não me engano no mês de agosto. Pela internet dá pra vc acessar essa reportagem, mas não tão completa como está na revista. Procure no google como busca o post intitulado “O nióbio é nosso?” e vc vai achar no site http://www.redebrasilatual.com.br

      • Helena/S.André SP

        Corrigindo: …. tão importante quanto o pré-sal.

    • Romanelli

      leu no fake book e ficou puto ? ..francamente colega, revise suas fontes ..no link abaixo o rapaz explica mais detalhadamente ..esse boato é do tempo do Enéas

      https://www.youtube.com/watch?v=RqohMBQfWvk

  • Liduina

    A gente sempre soube qual é o lado deles.
    Nossa obrigação é pagar os salários deles , inclusive propagandas no pig.

    Quero desejar FELIZ ANO NOVO pra você, sua família e toda a turma do blog.

  • Helena/S.André SP

    Fora de pauta: acabei de ler no site http://www.brasil247.com que os “filhinhos de papai” do MPL já estão planejando uma manifestação para o dia 08 de janeiro contra os aumentos previstos de 0,30 centavos nas passagens de ônibus, trens e metrô em SP. De novo essa garotada tem a intenção de prejudicar as eleições do ano que vem para as prefeituras. Pra mim, essas manifestações altamente suspeitas, visam prejudicar principalmente o Haddad em SP. E eles querem o apoio dos estudantes secundaristas nessa sua manifestação. Engraçado eles pedirem o apoio dos secundaristas, já que o MPL nem ligou para as ocupações feitas por aqueles e sequer os apoiou. Me engane que eu gosto, MPL!

    • eduguim

      Previsìvel

  • dinarte

    Edu , concordo com você em todos os pontos abordados no texto, mas eu não fico surpreso com esta situação,pois a justiça é realmente parcial ,basta ver o que é o simbolo da justiça,reparem bem ,ele é uma BALANÇA DE PÊNDULO , e para que lado ela vai pender? claro, para o lado do prato que tiver a burra mais cheia ,com certeza. Na minha opinião o judiciário , é a coisa mais podre que existe no Brasil. Se fizer um buraco de 1km de profundidade e enterrar tudo isso, ainda assim vai exalar o cheiro da podridão. A literatura me permite pensar assim.

  • Gabriel

    Claro, curto e sucinto, sem deixar margem para dúvidas. Acredito ter sido uma de suas melhores postagens do ano, Edu. Só não vê quem não quer. A Lava Jato se tornou um instrumento para prejudicar apenas o governo. E o pior é que o próprio governo se tornou refém disso. Tratam-se de provocações. Se o governo ceder e interferir, vão se fazer de vítimas e dizer que o governo quer encobrir alguma coisa… então não sei se há muito o que fazer.

    O negócio é lutar nas ruas, fazer política na base, num processo constante e ininterrupto de conscientização da população e dos trabalhadores. É isso, mais do que qualquer coisa, que faz os que estão no “andar de cima” tremerem. Eles morrem de medo de que o povo finalmente perceba quem são os privilegiados e quem são os prejudicados na sociedade em que a gente vive.

    Que o ano de 2016 seja um ano de intensas lutas e mobilizações. Estaremos atentos e lutando pelo país.

    Saudações e boas festas

  • Parabéns! Eduardo.
    Vou contar um caso ocorrido comigo.
    Tive uma pendência para resolver na justiça. Quando estudava na Universidade, que ficava em outra cidade, íamos de ônibus fretado e estudava na mesma universidade uma Juíza, ela cursava Filosofia. Sempre ia sentado com ela conversando e falei sobre aquele meu caso para ela, então, ela me disse para procurar uma Defensora e dizer que ela tinha indicado, para evitar gastos com advogado. Fiz o que ela disse, quando conversei com a defensora, ela me disse que não prestava serviço para pessoas que ganhassem mais de 2 salários e, achei estranho, o fato que querer me indicar um advogado. Não aceitei a indicação. Coincidentemente, quando saia do fórum, estava passando o secretário da OAB e contei-lhe o ocorrido, então ele me disse para voltar a juíza e contar o ocorrido que ela teria a obrigação de punir a defensora. Eu fui, contei o ocorrido para a juíza e ela me disse que não poderia fazer nada contra a defensora porque era muito amiga dela, mas que me levaria na casa do juiz que julgaria meu caso. Chegando na casa do juiz, contei o que aconteceu e ele me disse que a defensora não poderia ter feito isso, mas observei um sinal da juíza e, logo, ele desviou o assunto e me disse que iria ligar para um advogado para que ele me atendesse gratuitamente. Ele ligou, e combinou com o advogado para me encontrar no fórum e fui para o fórum. Chegando lá, o advogado estava me esperando e, então, me pediu que levasse os documentos para ele, para entrar com a ação. Depois fui descobrir, a defensora indicava o advogado e depois os dois dividiam os honorários.
    Por isso, e por muitas outras coisas que aconteceu comigo e minha família que me levou a não acreditar na justiça. Não temos outro poder para recorrer, mas não tenha dúvida Eduardo, os pobres têm de entrar na justiça e contar com Deus para que seu pleito seja julgado com imparcialidade.
    Feliz 2016! muita saúde, paz e prosperidade para você e sua família, em especial para sua filha Vitória.

    • eduguim

      Igualmente, Marcos

  • Cláudio

    :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio

    :

    : * * * * 06:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Juliano Santos

    Essa imagem do post é didático, Edu. “Amigo” do Lula vai para a manchete em letras garrafais. O próprio Aécio em pessoa vai para pé de página.
    Aí voce fala em pig, e os funcionários do Otavim vão dizer que a Folha deu notícia contra PT e PSDB, e que “critérios de diagramação” é que determinam como fica a capa. Na maior cara de pau.
    O “critério” sabemos muito bem como é. Quase ninguém compra jornal em banca, ainda mais o povão, base do Lula. O cidadão comum dá uma olhada nas manchetes penduradas. Alias a manchete é que pula em cima dele. Já o Aécio, fica ali protegido no meio de capas coloridas de celebridades. E os caras acham que a gente não percebe.

  • Dilma Coelho

    Olá Eduardo. Desculpe meu comentário muito revoltado. Parte dele retirei de uma reportagem do JB. Tenho repassado suas mensagens e agradeço por sua mente brilhante.
    “Papa Francisco enalteceu, durante missas de Natal, a misericórdia, criticando uma sociedade “intoxicada pelo consumo e pelo prazer, pela abundância e pelo luxo”. Não sou de endeusar pessoas, mas algumas falam o que precisamos ouvir. Algumas são mais iluminadas que outras.
    Desejo que nesse ano de 2016, você e sua família sejam abençoados. Que continues a nos orientar e falar por todos nós. Sou sinceramente agradecida.
    Que este novo ano traga mais empatia e solidariedade ao povo brasileiro.

    • eduguim

      Feliz 2016, Dilma

  • Romanelli

    Notícia boa

    imaginem o que seria do BRASIL se não fossem os ladrões e os OMISSOS

    Petrobrás (que hoje vale 15% do que já foi) anunciou que cumpriu a meta de produção em 2015 ..e que o CUSTO da pré sal chega a ser de US$ 8 por barril

    se assim, esqueça os 45 US$ que um dia falaram ..fora que a OPEP vai ter que bancar muito buraco se quiser nos inviabilizar tb (ontem o barril, depois de bater em US$ 130 beirava os US$ 36 com a superoferta atual)

    claro ..claro que ainda tem a divida MONUMENTAL contraída em boa parte pelo descontrole da presidanta e tb pelo pessoal da Lava Jato (políticos, partidos, dirigentes, empreiteiros, BANCOS etc)

    http://oglobo.globo.com/economia/petrobras-confirma-meta-de-producao-de-petroleo-no-brasil-em-2015-18388711

  • Cláudio José

    ANO NOVO, JOVEM BELO ANO ( Cláudio José)

    Ano novo, tudo novo

    Ano velho, tudo velho

    Ano novo, sonhos

    Ano velho, partida

    Ano novo, esperança

    Ano velho, alegrias e tristezas

    Ano novo, promessas

    Ano velho, lembranças

    Ano novo, tempo de amar, desejar e conquistar

    Ano velho, passado recente de lutas e glórias

    Ano novo, o mais jovem belo ano, feliz ano novo!

    Edu feliz ano novo para você e sua família, e também para todos os amigos (as) do blog, e todo o mundo inteiro, muita Paz, e Saúde!

    Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo, da paz, da ONU e Beija-Flor da floresta do Betinho.

    • eduguim

      Igualmente, Claudio

  • Orlando Fogaça Filho

    Ótimo artigo, Edu.
    Aproveito para desejar um grande 2016 para você, família, companheiros de blog, e todos os comentaristas que dão cara e caráter ao blog. abraços.

    • eduguim

      Igualmente, Orlando

      • tales-cunha

        Edu um ótimo ano pra ti e p/ tua família!
        E por favor, exclui esse Romanelli o cara é hiper alienado e ignorante.

        • eduguim

          Feliz 2016, Tales

  • Herbert

    caro Eduardo,

    Era exatamente sobre isto que eu esperava que você escrevesse. Eu disse aqui neste blog, que o objetivo da lava a jato é apenas ferrar com o pessoal do PT e o seu governo. Disse, também, que quando forem concluídas todas as prisões, calculadamente escolhidas pelos órgãos envolvidos, aí tudo voltará ao normal. Infelizmente, esse é o Poder Judiciário que temos hoje; político e partidário.

  • CaRLos

    As manchetes é que valem. A pessoa lê a manchete e faz cara feia. Nem precisa ler mais nada. Já formou o seu juízo. O PIG sabe disso.

  • João de Paiva

    Crônica analítica irretocável, Edu. É o que percebi e comento há mais de um ano. Parabéns pelo blog e pelas iniciativas corajosas, como a de representar contra Eduardo Cunha e agora essa, para arregimentar advogados dispostos a processar os fascistas. Continue firme em 2016.

    • eduguim

      Feliz 2016, João

  • Alex Herren

    Este é o famoso “lava jato meia boca”, só lava de um lado. Para mim, essa “justiça” que está a frente da “lava jato” é que deveria estar sendo investigada. O Zé da justiça perdeu o controle da PF, e esses facínoras estão agindo de forma criminosa.

  • Dodó Macedo

    Meu prezado Eduardo,

    Feliz Ano Novo para nós todos, e que o Blog da Cidadania se mantenha firme na luta.

    O domacedo.blogspot.com.br segue acompanhando atentamente o seu notável trabalho. Reproduzi sua análise juntamente com o post “Falta um 11º mandamento na lista bíblica de Dallagnol”, de Luis Nassif, ambos encimados sob o título “A arte de blindar o que interessa”.

    Um forte abraço,

    Dodó Macedo.

    • eduguim

      Feliz 2016, Dodó

  • Lair Amaro

    Meu amigo, por acaso a ombudsman da Folha atentou para isso? Fiquei curioso agora.

  • Francisco

    Muito bom Eduardo, que bom que descobri este blog, agora possa acompanhar coisas que eu acredito e que só posso concordar por que penso exatamente da mesma forma.

  • dimas

    Até o reino mineral consegue perceber isto claramente. Feliz 2016!

  • John Jahnes

    O Dr. Moro vai morrer de inveja ao ficar sabendo do triplex do LULA, uma casa em em PARATI, no meio da Mata Atlantica, construida irregularmente, que ninguem ainda sabia da existência, pois está sendo investigado pelo MPF há muito tempo, desde 2008, em completo sigilo. NUNCA VOCÊ VAI VER NADA SOBRE ESSE TRIPLEX DE 840 METROS QUADROS DE ÁREA CONSTRUIDA, NA GLOBO.
    veja aqui:
    http://www.archdaily.com.br/br/01-28918/casa-paraty-studio-mk27-marcio-kogan