A saída para Dilma, Lula e PT é explicar a crise ao povo

Opinião do blog

LAGARDE

 

Talvez o mais revoltante e deprimente em toda essa situação política, econômica e institucional que o Brasil atravessa nem sejam os efeitos desses problemas sobre a vida da população, mas, sim, termos que aturar as mentiras, a prepotência e a hipocrisia dos autores de todos esses problemas.

Não, eu não acho que os autores de todos os problemas que o Brasil atravessa sejam os petistas (governo e partido). Se eles têm alguma culpa é a de não terem enfrentado os fascistas da mídia e da oposição formal enquanto tinham meios para tanto.

A culpa por tudo que está acontecendo de ruim na economia é dos fascistas que controlam Globo, Folha, Veja, Estadão, PSDB, DEM e a Operação Lava Jato – esta, uma arma política construída por essas entidades em conluio com setores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal.

E quem diz que a Lava Jato e seus mentores intelectuais são os responsáveis pelo naufrágio da economia brasileira não é este blogueiro, mas a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, quem, em outubro passado, em coletiva de imprensa, falou sobre as “sérias dificuldades econômicas” do Brasil e sobre as “incertezas” geradas na esteira da crise política, que, segundo ela, têm como centro a investigação na Petrobras.

Quase meio século depois de sua última realização no Brasil, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial voltaram a se reunir em um país da América Latina – desta vez (outubro de 2015) foi no Peru. Antes de sua chegada a Lima, Lagarde deu entrevista a editores do Grupo de Diários América (GDA), que inclui veículos brasileiros.

Vale, pois, rever o que disse Lagarde. Suas palavras textuais dizem exatamente o que o Blog afirmou acima.

“(…) É óbvio que o Brasil enfrenta sérias dificuldades econômicas. A previsão é que a economia sofra forte contração este ano (2015) devido à queda do investimento e do consumo, sendo provável que permaneça em território negativo em 2016. Além disso, a crise política provocada pela investigação em curso na Petrobras criou incertezas que, por sua vez, afetaram a confiança de consumidores e empresas. Portanto, não há dúvida de que o país atravessa tempos difíceis e que isso já está se traduzindo em um aumento das taxas de desemprego e na deterioração das condições creditícias (…)”

O que disse Lagarde só é novidade para os pistoleiros da grande mídia, os “calunistas” de sempre, que atribuem os problemas econômicos do país a uma suposta “incompetência” do governo petista mesmo que não só o FMI, mas inúmeros pesos-pesados da economia nacional e internacional vivam afirmando que a Lava Jato é que está triturando a economia brasileira.

Como já foi dito incontáveis vezes nesta página, a sabotagem do ambiente de negócios não começou agora e, sim, em 2013, com os protestos por 20 centavos que paralisaram o Brasil, afundaram a estabilidade política do governo e, assim, abriram as portas para o surto fascista que se apossou do país.

A Operação Lava Jato, porém, exacerbou aquele problema ao impensável. Essa operação policialesca e politizada acaba de aniversariar – já tem 2 anos, tendo começado no ano seguinte à sabotagem da economia pela “esquerda”, com os protestos de junho de 2013.

Nesses 24 meses, a operação da PF simplesmente paralisou os investimentos e pulverizou a confiança dos agentes econômicos.

Com a tentativa de golpe, sem saber que governo o país teria seis meses à frente ninguém mais investiu um centavo em nada – e o mais irônico é que o fatídico 2015 passou e o governo não caiu.

E o pior é que não se vislumbra, neste momento, um mísero feixe de luz no fim do túnel. As manchetes repetitivas trazendo notícias de novas desgraças econômicas garantem que o governo continuará nesse cai-não-cai e que, nesse meio tempo, ninguém vai investir um centavo no país.

Com isso, não há ajuste fiscal que dê conta. Você poupa dez, mas como a arrecadação não para de cair logo terá que poupar duas vezes dez, três vezes dez…

A direita fica exultante. Quanto mais a recessão se aprofundar mais acha que haverá garantia de que o povo não votará de novo no PT – o que é uma bobagem, porque essa mesma direita está construindo um ambiente em que reerguer a economia e melhorar a vida do povo será dificílimo.

Do lado da população, há uma situação de virtual pânico. O medo do futuro impede o raciocínio. As pessoas ficam furiosas e não querem saber de nada, querem um culpado para malhar. E nada mais.

Nesse aspecto, o governo, o PT e o próprio Lula, acuados, colaboram com seus algozes, pois não sabem como se posicionar. Ou melhor: há medo de se posicionarem como deveriam – o que, aliás, é inexplicável porque não têm mais nada a perder.

E como deveriam se posicionar: ora, perdido por um, perdido por mil. Vamos ao ataque. Vamos falar a verdade.

O programa do PT que está no ar peca pela falta de lógica. Não explica a crise e propõe às pessoas que “trabalhem”, o que pode ser muito mal interpretado. O programa deveria explicar a crise. Explicar por que a economia afundou e pedir às pessoas que não façam o jogo da direita.

Tudo que foi explicado acima deveria ter sido explicado lá atrás. Há muitos elementos que permitem mostrar que dos 14 anos de governos do PT, durante 13 os salários se valorizaram, o desemprego caiu, a pobreza e a miséria despencaram, a desigualdade se reduziu drasticamente.

Expor esse fato inegável faria as pessoas pensarem. Por que não foi feito? Mistério…

Seja como for, nunca é tarde. Claro que o PT só terá espaço na tevê de novo no segundo semestre, mas, até lá, o partido pode começar a discutir e a reunir dados para fazer uma bela e esclarecedora campanha publicitária.

Enquanto isso, o partido pode fazer seminários, atos públicos e atacar pesado na internet, mostrando como foi que a direita conseguiu arrasar a economia brasileira simplesmente gerando incerteza nos investidores através da mídia, da PF e do MP.

Claro que a CUT, o MST e outros movimentos sociais poderiam parar de ficar brigando com os fatos (com a necessidade de ajustar as contas do país) e se dedicarem a entender e a explicar à sociedade porque a economia afunda.
Enfim, o fato é que os brasileiros estão sendo cúmplices da própria desgraça.

Estão ajudando a direita a sabotar o país ao comprarem seu discurso antipetista. Ao apoiar as teses políticas fascistas, a população ajuda a deprimir a economia, põe seus empregos e salários em xeque, enfim, os brasileiros, ao apoiarem as teses políticas da direita, estão pondo a corda no próprio pescoço.
Isso é o mais doloroso.

Agora, pois, é hora de ter coragem. Chegou a hora de denunciar por que a economia não melhora.

Ah, mas muita gente não vai acreditar, dirão os medrosos. E daí? Muita gente não é todo mundo. Há, sim, gente que pensa, gente inteligente que vai entender o que a diretora-gerente do FMI explicou com tanta simplicidade. E como Lagarde há muitos outros experts da economia mundial e nacional dizendo a mesma coisa.

É só mostrar os fatos que muito formador de opinião irá entender e daí para frente se produzirá um círculo virtuoso. Mas para qualquer coisa dar certo nesta vida, há que tentar. E para tentar qualquer passo ousado, nesta vida, é preciso coragem.

  • Yeshua

    Se não houvesse corrupção não haveria lava-jato…

    • eduguim

      Pela sua lógica, a corrupção só passou a existir em 2014. Pense: o Brasil tem 500 anos. Só criaram a Lava Jato em 2014. Ou seja: nos 498 anos anteriores não habia corrupção. Pateta!

      • Campineiro

        ohh que frase linda

        A culpa por tudo que está acontecendo de ruim na economia é dos fascistas que controlam Globo, Folha, Veja, Estadão, PSDB, DEM e a Operação Lava Jato – esta, uma arma política construída por essas entidades em conluio com setores do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal.

        Ou seja a culpa é de todos m/enos do PT.

        Existem pessoas hilárias. e certamente vc é uma delas

        Mais uma frase para o dossiê

        • Mauricio Gomes

          Creio que você não é tão burro quanto parece, é apenas mais um coxinha cínico que usa a tática diversionista de interpretar o que lhe convém e lançar cortinas de fumaça. Já que gosta tanto de criticar corruptos, devia criticar o roubo de merendas em SP, mas isso não deve vir ao caso para ratos fascistas como você…

        • Rodrigo SB

          A Globo faz terrorismo: mostrou uma senhora de classe média alta num bairro elegante esses dias levando apenas um shampoo. Pergunta do repórter: só vai levar isso hoje? É, hoje eu vou. Corta para o Bonner.

          Mostrou 3 bandejas: uma de carne, uma de frango e uma de peixe. O frango e o peixe tinham aumentado um pouco mais do que a carne. Fala do repórter: se você já não podia comprar carne, agora não vai mais poder comprar frango nem peixe.

          Como se ninguém entrasse num hipermercado para levar apenas um item numa emergência de uso. Como se 60 centavos do aumento do peixe fosse impedir alguém de comprar.

          E o barquinho no sítio?

          Isso é terrorismo, terrorismo puro. Uma imprensa bizarra, anti-ética, escrota.

          Agora pare de ler o blog, a novela começou. E hoje tem BBB.

        • Edna Baker

          “Não são nossas palavras que nos mostram aquilo que realmente somos, mas sim nossas escolhas” Harry Potter.

        • Antonio Lyra Filho

          Campineiro, a ignorância das pessoas também são responsável pela a crise,
          O seu caso é um bom exemplo.

        • Nádia

          Deixa de ser cínico e hipócrita, você sabe muito bem porque não é burro que HÁ MANOBRA DOS MAFIOSOS PARA ACABAR COM PT, pois, somente assim RETORNAM ao poder e você sabe disso muito bem, você não me engana, faz parte da máfia, ganhando um dinheirinho sujo para ajudar nesse intento. Não se esqueça que nossa vida terrena é breve, após sua desencarnação irá prestar conta disso, nada escapa aos olhos de Deus.

        • Luís CPPrudente

          Seria esse Campineiro o mesmo Ex-Campineiro, que já se chamou de Christofer Campineiro e outros semelhantes? Pela argumentação coxinha parece que é o parceiro do Alati.

      • Pedro Accioli

        Então Edu!

        Os coxinhas só se informam pelo PIG e obviamente irão ter estas informações robóticas e sem senso crítico!

      • Nigro

        Então não façamos nada. certo?

    • Nádia

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…que lógica de ameba é essa????????kkkkkkk….só poderia ser coisa da direita mesmo…kkkkkkkkkk

    • renato

      Se não houvesse corrupto, não haveria advogado.
      Se não houvesse advogado, não haveria desinteligência.
      Se não houvesse desinteligencia não haveria policia.
      Se não houvesse LULA, a DIREITA estaria livre leve e solta..
      pegou ….
      Se não houvesse trafico de cocaina e outros, não haveria
      helicópteros…..( bastante atual),e seriado NARCOS e o ator
      nacional não ganharia prêmios.
      e aí por diante..
      Se não houvesse a serpente…

    • Avelino

      Oi Yeshua
      O lava jato em si, já é uma corrupção.

    • Joel Miranda

      Yeshua, diz o ditado que “o que os olhos não veem, o coração não sente”
      Você não via a mídia vociferar contra a corrupção, logo ela não existia!
      Não, ela escondia porque os “corruptos” eram os seus amigos, à época!
      Hoje, os “corruptos” são seus inimigos, eles são de partidos inimigos, partidos populares, daí, a mídia não escondeu, pelo contrário, escancarou!
      A corrupção de ontem e de hoje é a mesma, pois o capitalismo selvagem continua!
      O MP e a PF de ontem escondiam, melhor, não apuravam, hoje apuram, não por serem mais eficientes, mas por atenderem a mídia!
      Você perguntará, é a mídia que manda, eu digo, é, pois a mídia é o braço forte do capitalismo corrupto!

  • Yeshua

    Tente ler sobre monetarismo e teoria quantitativa da moeda, isto é suficiente para explicar o que ocorre na nossa economia, e porque, graças ao Sr. Guido Mantega, estamos nesta situação agora…

    • Alberto Silva

      Tente ler sobre capitalismo e ver que o mesmo vive e sobrevive de crises cíclicas…

    • Antonio Lyra Filho

      Yeshua, nem todo ser nasce perfeito. Uns com grande inteligência e outro com pouca. Pense onde se enquadrar.

  • Mauricio Gomes

    Eduardo,

    Não dá para entender como a comunicação do governo continua péssima, não há um porta-voz ou alguém gabaritado para vir a público dar entrevistas todos os dias e rebater as canalhices da imprensa. É preciso fazer a batalha da comunicação, já dizia o Chacrinha. Também não dá para entender como ela mantém alguém tão frouxou e pusilânime como o ministro da justiça no cargo, dado o grau de avacalhação na PF com grampos ilegais, operações forjadas, etc. Não consigo entender também porque o governo não envia ao congresso uma proposta de taxação de grandes fortunas, como está na CF. Por último, também não dá para entender o governo continuar a alimentar essas víboras da mídia com gordas verbas publicitárias, muito menos em tempo de crise. Concordo plenamente contigo que o governo não tem muito a perder agora, então há que ter coragem e ter iniciativas ousadas. O que mais tem incomodado quem votou e vota no PT é a letargia e conformismo que tomaram conta do partido, isso é imperdoável.

  • Jaime Gomes Rezende

    Concordo em parte com o Blog, porque o Governo e o PT já não se dispõem aos exercícios propostos à vista dos desgastes e falta de credibilidade que enfrentam. Entendo que perderam a batalha.

  • Matosalém de Freitas Júnior

    Edu, essa paralisia acompanhada de acorvardamento e aditivada pela falta de senso de realidade, é inacreditável. Incompreensível. Inimaginável.
    Por que o PT e o governo se porta assimcpassível?
    Ser agredido sem parar dia e noite, com mentiras, com fatos distorcidos, com falsos conceitos de se espalham, com assassinatos de reputações, enfim com o que há de mais sórdido e baixo no submundo da manipulação e do jogo jogado fora das regras e não fazer nada?
    Dizer que isso tudo é o estado de direito que ele se faz guardião?
    Que isso é preservar a democracia?
    Que é a livre manifestaçãode ideias e pensamentos?
    Ora, ora, ora, há uma imensa diferança entre o que se faz na midia e nos “partidos” oposicionistas e a liberdade que o estado democrático nos oferece.
    Temos um governo e seu partido afetado por narcolepsia com cataplexia, e nas figuras-mor do Ministro da Justiça, do Presidente do PT e da Presidenta da República os principais adoentados.
    Cadê as respostas a tudo isso?
    Cadê a indignação?
    Cadê o apontamento com nomes dos golpistas?
    Cadê o sangue nas veias?

  • Vinicius

    Entendi, a culpa não é de quem comete crimes e corrupção, a culpa é de quem investiga!

    • Avelino

      Oi Vinici
      Você não entendeu nada.
      E o que entendeu, é deturpação.

    • Joel Miranda

      Vinicius, quando o investigador(PF) e/ou julgador(MP+J) está do lado do corrupto, corruptos eles são!

  • Junior-RP

    Eduardo,na vida real : há 3 anos, depois de aposentado, faço uma casinha por ano e revendo (dá prá ganhar uns trocos).Nesses tres anos a mão de obra da construção civil é escassa(pedreiros, pedreiros, eletricistas, etc.).Prá se conseguir um pedreiro é necessário agendar com o cara uns dois meses antes. A diária desses profissionais geralmente fica na faixa de 200 reais o dia. Pelo menos é o que ocorre nessa região do Estado de SP. Se você observar nos outros profissionais que migraram para a classe C verá que a crise não é tão aguda assim. É mais a classe média ( do meio,a alta) e a massa cheirosa. É claro que varios setores pontuais foram atingidos mas uma guerra política feroz por parte do governo e do PT amenizariam o problema. É na política que a Dilma está tropeçando. Seu post está perfeito.

    • Vinicius

      Um pedreiro seu ganha R$ 200/dia, se ele trabalhar 22 dias no mês vai ganhar R$ 4.400! E vc tem dificuldade para encontrar pedreiros? Tem que procurar e agendar com 2 meses de antecedência?

      Em que região do estado de SP que vc está?

      Posso trabalhar para vc?

      • eduguim

        Esses tucanos não vivem no Brasil

  • Julio Pegna

    Um ponto de ruptura pode ser ainda mais danoso para a economia. Se o PT for pra rua apontar as manobras que empresas privadas vêm fazendo, no sentido de bloquear movimentos econômicos via falta de investimento, terá que citar nomes. Isso pode aumentar ainda mais o risco de afastamento de investimentos privados.

    Depois da crise de 1929, os EUA, diante da total falência da economia, usou de um artifício bem pouco imaginativo: aumentou o gasto público de forma expressiva.
    Há relatos se empresas privadas contratadas para quebrar estradas, isso mesmo, destruir obras para, em seguida, outra ser contratada para refazer o serviço. O objetivo? Gerar emprego e renda!

    Este governo, diante daquilo que vc diz, não ter nada a perder, deve investir pesado na economia, via obras de infraestrutura, que oferecem emprego rápido, através de pequenas empreiteiras, há milhares delas. Através se convênios com estados e municípios, fazer girar o capital.

    Também deve, e há claros sinais de ser viável e provável, abrir certos mercados para a China, como, por exemplo, facilitar a entrada de plantas automotivas no Brasil.

    Através de medidas simples, é possível ofertar crédito barato para micro empresas, através do Sebrae, BB, BNDES, Banco Do Nordeste, etc.

    Não podemos esquecer dos quase 400 bi de dólares de reserva cambial, o que nos dá um lastro e credibilidade internacional.

    Ou seja, se a empresa privada não quer investir, o governo tem que gastar.
    E aumentar o déficit em conta corrente?
    Sim!
    Com investimentos maciços não demora para a arrecadação subir e, então, os empresários terão que correr atrás para não perder share de mercado.
    Aqui na Bahia há uma dezena de marcas de sorvete vendidas nas praias, pequenas marcas locais de excelente qualidade a preços bem razoáveis.

    A título de curiosidade: de 2009 a 2011 os EUA injetaram 2 trilhões de dólares na economia americana para fazer a roda girar. Em 2013, o Japão recebeu o prêmio de Número 1 em déficit em conta corrente, com algo em torno de 20% do PIB.
    Isso só pra ficar nos 2 grandes símbolos do liberalismo.

    Enfim, há muito a ser feito, e pode ser feito. Só é preciso coragem e enfrentar a reação da mídia com clareza.

    • Rodrigo SB

      Perfeita a análise.

      • Vinicius

        A diferença é que o Governo americano tinha dinheiro para gastar em 1929. Vcs estão sugerindo que o Governo Brasileiro gaste um dinheiro que não tem?

        Essa ideia é a que nos trouxe para essa situação. Viva os “economistas” de esquerda!

    • Jimmy Cricket™

      ♫ Ô meu! Dobre a língua, porque chamar o New Deal de “artifício bem pouco imaginativo” foi mancada sua. Leia Keynes, leia…

  • Gambaleao

    Essa foi boa, a culpa é da investigação e não de quem roubou.

    • eduguim

      Queria matar quem alfabetizou esses fascistas

      • Claudio

        Vou tentar explicar pro “anarfa” político: não é a investigação, mas o jeito politizado com que estão conduzindo as investigações em parceria com a mídia partidária e os partidos do “quanto pior melhor” que chega a ser mais pernicioso para economia do que a corrupção em si.

        Se fosse uma investigação normal, respeitando o sigilo judicial e sem utilização política para derrubar o partido que está no poder, custe o que custar, a crise econômica também teria só os efeitos normais dela, grave sim, mas sem turbinas que a tornam insuperável e, é preciso lembrar, perigando tornar-se irreversível, seja quem for que venha conduzir o país.

        • Kire

          Uma investigação normal não é necessariamente sigilosa.
          Uma investigação deve ser sigilosa somente quando há o risco da publicidade atrapalhar na investigação. Deixou de haver o risco? Então publica tudo.

      • Mauricio Gomes

        E quem disse que foram alfabetizados Eduardo? Não passam de idiotas e analfabetos funcionais, que devem se achar elite por viajarem para o exterior e lerem a Veja. São pobres diabos que lambem botas dos ricaços que os desprezam, sonhando um dia chegar lá….

        • Jimmy Cricket™

          ♫ Pois é. Eu soube que a mulher de um deles tanto encheu o saco que o lumpemburguês concordou em ir a Paris. Quando voltou e lhe perguntaram o que tinha achado da Cidade Luz, o pseudoneolacerdista disse “Ah, um saco! Só tem museu e coisa velha e a Disneylândia de lá fechou porque ninguém ia…”

      • joao

        Tenho certeza disso.

        Basta te desmascarar p/ você perder a linha.

        Esta é a conduta do PT.

        • eduguim

          Desmascarar. Um bandidinho comum usando nome e email falsos e dizendo isso é uma piada pronta

        • Antonio Lyra Filho

          Será que a conduta do PT não seria o Bolsa Família, Prouni, Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, crédito para pobre comprar carro e viajar de avião.
          Todas as condutas para você estão erradas. Você por certo não passou por outras condutas de outros governos.

      • Jimmy Cricket™

        ♫ Deve ter sido o Mobral; depois fizeram Madureza e acabaram se diplomando em Mogi das Cruzes. Ou pelo Mackenzie…

    • Alberto Silva

      Mas pensei que uma investigação era justamente para se conseguir provas de que houve um crime e não o contrário, já tenho o roubo, agora vou atrás das provas…

    • Avelino

      Oi Gambaleão
      As suas ditas opiniões, cheiram mal.

  • Luiz Mourão

    Por partes, então…
    1. “Se eles têm alguma culpa é a de não terem enfrentado os fascistas da mídia e da oposição formal enquanto tinham meios para tanto.”: talvez seja esse o principal problema do país! Por que o Governo continuou financiando, com anúncios e tais, o PIG?? Não faz sentido! Se o inimigo (e o PIG é parte dos inimigos: a DIREITA brasileira egoísta e egocêntrica) não luta o “bom combate”, há que dar a outra face?? NÃO! Essa coisa de jesus só é útil aos mentores das religiões que exploram essa farsa milenar com grande proveito próprio;
    2. “Quanto mais a recessão se aprofundar mais acha que haverá garantia de que o povo não votará de novo no PT – o que é uma bobagem, porque essa mesma direita está construindo um ambiente em que reerguer a economia e melhorar a vida do povo será dificílimo.”: não penso que a DIREITA esteja preocupada com isso AGORA; tudo o que deseja AGORA é voltar ao Poder, ainda que via golpe; se assumisse, entretanto, teria uma ótima desculpa para continuar o fracasso por um bom tempo: “É culpa do PT e da DILMA, que deixaram o país tão, tão combalido, que nós, da DIREITA, estamos tendo imenso trabalho para repor as coisas”; ademais, aliada ao PIG, não será difícil levar a diante a culpa pelo “abacaxi” deixado pelos petistas; fácil, fácil; o povo é ingênuo e rebanho;
    3. “O programa deveria explicar a crise.”: concordo. O que deveria ter sido feito era ensinar ao povo que é preciso separar empresas envolvidos em escândalos (destacando que isso é quase que SECULAR no país! Arriscaria que TODOS os municípios brasileiros padecem desse mal!), dos DIRIGENTES dessas empresas eventualmente envolvido em delitos, como, aliás, se faz em países mais adiantados; não foi feito, e o PIG, junto com a oposição “da terra devastada”, adorou! Prato feito para ensejar mil e um engenhos malignos visando desconstruir o que a ESQUERDA realizou nesses 13 ou 14 anos; por pura timidez, por pura insegurança, por falta de RAÇA, deixou-se a DIREITA assumir a posição de “arauto do Bem e da Justiça”; erro fatal, ainda que não definitivo;
    4. “…e atacar pesado na internet,…”: isso é CHAVE!!!! Não há como contar com o PIG para reverter o quadro pintado por ele e pela oposição visando justamente lançar caca no ventilador. A WEB, com suas REDES SOCIAIS e MÍDIAS ALTERNATIVAS (como esse excelente blog), deveria receber “DefCon 1.000” (Jogos de Guerra) e arregimentar uma multidão de pessoas empenhadas em INUNDAR a INTERNET com os contrapontos que o PIG jamais publicará.
    Um caso real, que conheço, desnuda o quanto o POVO pode ser manipulado à vontade dos mais ESPERTOS: um PORTEIRO, oriundo do Nordeste, se coloca (ou melhor, é colocado!) contra o LULA, contra os TRABALHADORES, contra DILMA…
    ?!?!?!?!
    Como alguém que é DO POVO chegou a esse ponto?!??!
    Claramente ele carece de refinamento cultural e intelectual suficiente para assumir posição CONSCIENTE face às demandas políticas do país!
    Quem, então, “fez sua cabeça”??
    Sabemos: o PIG e a INÉRCIA da ESQUERDA brasileira em manter esse sujeito COERENTE com sua HISTÓRIA!!!
    Como pode um TRABALHADOR ser levado a crer (e não passa disso: CRER, como em religiões) que a DIREITA (Capital e Terra), alçada ao Poder, irá governar por ele?!?!?!
    IMPOSSÍVEL!!
    Basta ESTUDAR a História do Homem para ver o eterno confronto entre povo e elites…
    A omissão, o descaso, a desatenção, até alguma irresponsabilidade, por parte da ESQUERDA, permitiram tal estado de coisas…
    Lamentável…
    Mas não é definitivo pois, COM TRABALHO, o rumo pode ser revertido…
    Que o Governo e o PT façam sua parte; EU e o amigo Eduardo Guimarães estamos fazendo a nossa, que é ALARDEANDO o que o PIG e a DIREITA promovem CONTRA o país…
    Não gosta do PT, nem da DILMA, nem do LULA???
    OK, não vote neles, mas, EM RESPOSTA, votar no PSDB, ou em algum partido da DIREITA, é passar atestado de BURRO e de GADO…
    A menos, é claro, que você seja empresário (CAPITAL) ou dono de terra (TERRA); aí faz sentido…
    LULA 2018!!
    Não leio respostas a respostas; nem se dê ao trabalho…
    P.S.: desculpas pelo testamento; saiu no embalo da inspiração e indignação…

    • Minha Casa Minha Vida

      Serviçais tipo porteiro e motoristas de taxi, que convivem diretamente com pessoas de posição social acima da deles é problema. Eles assumem o pensamento do de cima.
      Hoje copiei esta genial frase…..qq

    • Minha Casa Minha Vida

      Prestadores e porteiro e motoristas de taxi, que convivem diretamente com pessoas de posição social acima da deles tem esse problema. Eles assumem o pensamento do de cima.
      Hoje copiei esta genial frase…..que é sobre meritocracia mas se aplica.. é de Íon de Andrade.

      …hipnose meritocrática (…)…ilusão de mérito que produz a desidentificacao do sujeito com a sua origem social e adesão aos de Cima….

  • luis Campinas

    Olha, Lula recebe Gilmar, Carlim do PT e Ayres. O motivo do encontro, a cabeça de Paulo Lacerda, dos três só Gilmar não foi indicação dele. Saem de lá com o pedido na bandeja. O “pecado original” ou a mãe de todas, tá aí! Portanto desde 2006 vem num crescendo o papel golpista de vários servidores. E no caso da PF e do MP por nossa responsabilidade direta! Você tem duas coisas importantes para o sucesso de um governo; uma é o respeito e admiração do povo. Isso se consegue com trabalho e compromisso e isso Dilma e especialmente Lula têm. O outro é disciplina e respeito com e dos servidores e instituições. E compromisso maior ainda onde se é responsável direto pela orientação política delas caso do MP e da PF. Isso pra mim é injustificável!

    Acho que sim, a proposta é boa, só que cada vez mais, a pauta é deles. Você é um dos poucos que tenta não “correr atrás do rabo”, mas tá difícil. Quem pauta já sabemos, os mesmos aí de cima. Você vai sair e dizer que estão ali a serviço sujo? Eu creio que mesmo com tudo errado, era para ter afastado quem se mostrou parcial apoiando candidatos ou falando bobagens e também ilegalidades explícitas. Tanto é que patrocinamos graças a você um pedido sobre algo abominável ocorrido com uma cidadã.

    Pra falar a verdade, somos insuficientes e embora persistamos, o horário eleitoral foi o que nos sobrou de exposição de massa. Mas vamos em frente! Dilma até tentou falar isso aí do FMI mas…

  • Eduardo, concordo com essa possível atitude, mas o que vejo é a extrema-direita (fascistas!) ignorando os fatos e tentando ludibriar parte da população com suas falácias – veja por exemplo os recentes memes do MBL dizendo que Dilma só irá liberar dinheiro para as escolas se os respectivos deputados votarem contra o impeachment.
    Seria uma boa saída, mas o governo precisa ser mais firme, retrucar as mentiras de imediato, tal com fez Lula com as mentiras publicadas nos jornais(?) e revistas(?).
    Acredito que o grande erro seja esse marasmo e letargia em não rebater as acusações. Nós, militantes, fizemos (e continuamos a fazer) nossa parte por meio de blogs e redes sociais, mas precisamos de mais.
    Em todo caso, seguiremos firmes e fortes pelo Brasil.
    Abraço,

  • Minha Casa Minha Vida

    Pesquisa em MT confirma doenças provocadas pelo agrotóxico. Enquanto isso a ANVISA brinca de dizer onde os remédios devem ficar. Longe das prateleiras e do povo. Só fica do lado de fora os fitoterápicos.

  • Minha Casa Minha Vida

    Mas a China não vai investir?

  • Maria Rita

    E quanto ao Gilmar, o mais nefasto dos ministros? E quanto ao cínico do Romero Jucá? O cenário vai piorar com a velha turma golpista, oportunista e safada. O Brasil não merece essa merda toda.

  • Minha Casa Minha Vida

    Tive tonturas. Acabo de ler que T A M B E M , incluso, inclusive, o líder do Podemos acha que o erro foi incluir os pobres sem engajá-los. Nao especifica o local. É America Latina. Já não bastam nossos críticos? Então Lula fez um tremendo acerto. Acertou a primeira metade: incluir os pobres. Agora os críticos que tratem de engajar os pobres.

    Viram que m….! Ate ele joga uma Pedrinha. Deve ter conversado com Lu. A que gosta de uma aposta de peito aberto.

    Mas pera aí. Se na Europa ele diz que aconteceu o mesmo tem algo errado. O ensino na Europa é definitivamente melhor
    E as informações na Europa são definitivamente mais acessíveis. As classes sociais até 2008 eram definitivamente parecidas e com boa distribuição de renda. Não houve deterioração repentina.

    Sobre a Argentina? Absurdo. Ninguém a ser engajado. É a propaganda mesmo. O Humano esta sujeito a isso. Ate ele.

  • Izabel Albu

    Edu, na minha modesta opinião esse impasse político só encontra uma saída: a renúncia de Pres. Dilma. Com isso o PT deve se recompor. Em 2018 deve vir apoiando o Ciro Gomes, enquanto prepara sua nova liderança, o Haddad.

    • Minha Casa Minha Vida

      Annnn? Pra apoiar Ciro não precisa renunciar. Afora os latidos dos economistas da midia, a soldo, o Brasil esta melhor do que o de FHC. Quanto ao estrago provocado pela crise mundial ninguem estaria isento.

    • Wilson Alves

      Ciro Gomes é engodo. A fidelidade desse político é zero.

  • Nádia

    Edu, eu e minha família agimos da seguinte maneira: fila enorme no supermercado, falo em tom alto, “que crise é essa que o povo tá gastando”, nas filas que enfrentei na praia, sempre repetia, ” o povo reclama, mas, está passeando”, isso está surgindo efeito, pois, as pessoas começam a repetir o que digo, pois, está todo mundo nervoso por conta da fila.

    • Marcelo Marques Costa

      Fiz a mesma coisa esses dias quando precisei emergencialmente alugar um carro e a atendente disse que não tinha mais nenhum, nem o Audi.

  • Augusto

    Eduardo,
    O que a imprensa está fazendo contra o Lula, com as suas não notícias, é campanha política antecipada não para 2018, mas para já, outubro de 2016.
    Veja bem que o golpe virá do TSE, com o Gilmar Mendes na presidência daquele tribunal.
    É esperar para ver!!!
    O que você teria a dizer sobre isso, que está na cara de todo mundo e ninguém comenta?…
    Augusto

  • alex

    Eu sempre vi a Lava Jato como uma operação orquestrada para sabotar o Brasil, tanto é verdade que dos 42 bilhões reclamados pelo Juiz Moro apenas recuperaram 2 bilhões isso incluindo carros propriedade, obras de arte, etc. Montar um “circo dos horrores” para recuperar pouco menos do que 1/2 % (meio por cento) do valor desviado é no mínimo suspeito…… Detonaram a sétima economia mundial causando um prejuízo “trilionário” para recuperar apenas 2 bilhões, de duas uma ou estão fazendo o brasileiro de idiota ou o juiz virou tesoureiro dos tucanos….ao que tudo indica o financiamento dos “tucanolhordas” já está garantido.

    • Luiza

      Nós é que somos feitos de idiotas desde sempre. O que falta é informação. Nós já deixamos de reaver 124 BILHÕES de DÓLARES em 2002[esse valor era maior do que o Brasil tinha em reservas cambiais na época] pelas maõs dessa mesma justiça de araque, inclusive o mesmo juiz da lava jato que foi quem presidiu a maior parte dos processos e que hoje usa o discurso do “combate a corrupçao” para gritar pega ladrão. Essa cifra foi o resultado da apuraçao de uma investigaçao[iniciou-se com a operaçao Macuco da PF] que rastreou desvios de dinheiro e evasão de divisas de1966 à 2002.
      Se a lava jato e a justiça brasileira nao fossem partidárias e tivesssem,mesmo, decência e honestidade em combater a corrupçao, entao a maior investigaçao criminal do Braisl nao teria ficado IMPUNE por conveniente e escandalosa absolviçao sob o falso pretexto de falta de provas[provas cabais haviam] ou por presciçao pela conveniente inércia do MPF e PF em punir os envolvidos. Por que nao puniram?? Analise as “coincidencias” que voce entender, ah se vai…

      Coincidências criminosas interessantes:

      1 – Crimes investigados: Desvio de dinheiro e Evasão de divisas;
      2 – Valor apurado: 124 bilhoes de dólares[valor maior do que o BR tinha em reservas cambiais na época];
      3 – Governo na época: PSDB, PMDB, PTB, PFL, AGORA DEM;
      4 – Partido de oposiçao na época: PT

      Apurado nas investigaçoes:
      1 – Destinatários Finais do dinheiro investigado: foram apontados que os destinatários finais do dinheiro envolvia a mais alta cúpula da política nacional, especialmente a políticos ligados ao PSDB dentre outros, e a alta cúpula do empresáriado da época;
      2 – Operadores/Procuradores das contas investigadas: os principais doleiros, estes mesmos que estao na lava jato;
      3 – Juiz do processo: a maioria dos processos foi presidido por Sergio Moro da Justiça Federal de Curitiba, o mesmo juiz da lava jato.
      4 – Provas dos ilícitos: em diligências em NY/EUA, por quase 6 meses, com o axuílio do FBI e Ministerio Público local, foi quebrado o sigilo de 137 contas-corrente da extinta agencia do Banestado naquela cidade, que identificaram o nome dos destinatários finais e respectivos operadores/procuradores destas contas;

      Soluçao do caso:
      1 – Para a sociedade: a operação foi abafada e desmontada, sem a punição dos responsávis pelos desvios;
      2 – Para os operadore/procuradores das contas: 70 doleiros foram presos com alta repercussao midiática[igual a lava jato], inclusive Alberto Youssef, MAS sem nenhum efeito prático pois os tais crimes continuaram a ser praticados.
      3 – Para os destinatários finais das contas: Os processos geraram absolviçao por falta de provas[apesar da quebra de sigilo das contas indicarem os nomes dos destinatários] ou prescreveram por inércia da PF e do MPF[nao tiveram interesse em apurar?!].
      4 – Para Youssef: foi indiciado ao menos 5 vezes mas só foi condenado em apenas 1![ele voltou a cometer os mesmos crimes e, agora, está na lava jato]

      Prefere ler? Estas informaçoes foram retiradas da transcição do discurso do Senador Roberto Requão em plenário[link do vídeo abaixo] sobre o caso Banestado, mas há muito mais informaçoes no site do próprio senador em: http://www.robertorequiao.com.br/discurso-do-senador-requiao-sobre-o-caso-banestado/

      Prefere assistir? Assista ao vídeo[link abaixo] em que o Senador Requião discursa em plenário sobre o caso Banestado e clama pela reabertura do processo, já que a operação foi abafada e desmontada, sem a punição dos responsávis pelos desvios. A omissao sobre esse caso é altamente seletiva e conveniente, entao vale perguntar: por que esse discurso hipócrita de “combate a corrupçao” prá cima de um só partido ? Por que a Zelotes desviou o foco e foi prá cima do Lula e seu filho? Por que o caso Furnas está engavetado? A resposta parece óbvia, nao? Preservar a oposiçao, em especial o psdb; desmontar o Estado, derrubar o governo, destruir o PT e o Lula.
      Vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=STrxqSA0p8E

  • WILSON

    EDU

  • WILSON

    EDU

    Pq o Lula nao entra com mandado de segurança pra fazer o depoimento em local seguro(sua casa, por exemplo).

  • Barbara

    Concordo com todo o texto, principalmente “Nesse aspecto, o governo, o PT e o próprio Lula, acuados, colaboram com seus algozes, pois não sabem como se posicionar. Ou melhor: há medo de se posicionarem como deveriam – o que, aliás, é inexplicável porque não têm mais nada a perder.

    E como deveriam se posicionar: ora, perdido por um, perdido por mil. Vamos ao ataque. Vamos falar a verdade.“

    Para mim o governo atual permitiu tudo que acontece. Deveria se posicionar desde o comeco. Foi sendo asfixiado e nao reagiu como deveria. Poderia, a meu ver, responder a cada acusacao via televisao.
    Deveria agir igual a oposicao. Devolver a eles veneno.Falar. O governo pode se pronunciar via tv, mas tem um
    medo que nao entendo.
    O PT parece infantil e com respostas acanhadas. Acusado, porque nao responde do mesmo jeito que a oposicao.
    Continuo petista, continuarei sendo, mas nao aprovo a postura do governo e do PT. Para mim eles devem reagir com maior firmeza.
    Voce escreveu e acho que o governo deveria mesmo ter um porta voz jah que ele nao tem.
    Do jeito que estah a situacao, nao sei o que vai acontecer.
    Lamento profundamente o que acontece com o Presidente Lula. Nao merecia e nao merece o que acontece com ele e sua familia. Culpa, para mim, do governo atual e do PT.
    Hoje, quem melhorou de vida fala mal do Lula. Para mim sao ingratos. Mas eh o que escuto de muitos
    Silencio, em certos momentos, eh ouro. Mas na politica nao.
    E o ministro cardozo, para mim, parece que estah adorando ver o Lula ser atacado dia sim e outro tambem.

    Eduardo, o gilmar mendes vai presidir o TSE?

    Assim sendo, o governo vai falar. C omo sempre para defender somente a pessoa Dilma e nao o governo.

    Confesso que ando assustada e como um sentimento ruim.O governo estah permitindo que o povo esqueca quem foi e eh o Presidente Lula. O que representou. O governo, na minha opiniao, nao defende nem o governo dele, o legado e nem o seu(atual).
    O governo vai tirar da historia o legado do Lula.

    Desculpa meu desabafo. Torci e votei na Dilma. Pensei que ela continuaria o trabalho do Lula mas ela,teimosa, se cercou de pessoas incompetentes e traidores e nao falou quando deveria. Alias, nao falou nunca. Nao gosta de falar, entao mande seus ministros falarem.
    Ando triste.
    Espero estar errada.
    Sou brasileira, amo o Brasil e detesto tudo que tenho lido e nao vejo ninguem responder nada. Somente quem fala eh a oposicao. Sabem se defender. Nao sei como. O PT sempre na defensiva, dando respostas fraquinhas parecendo pedidos de desculpas. Nao sao firmes.

    Os chamados blogs sujos lutam, diariamente mas sozinhos e sem acao nenhuma do governo que tem a caneta e pode usa-la, de acordo a Constituicao,

    Nem sei mais se temos representantes a altura do cargo( ministros, deputados, senadores). A maioria parece nao existir. Para mim quem fala com firmeza: Deputado Federal Paulo Pimenta e o Senador Roberto
    Requiao.
    De novo, desculpa pelo que escrevi, mas eh tudo que sinto.

    De novo, peco desculpas

    • Junior-RP

      Barbara, também penso assim. Aí lembro de Genoíno, Zé Dirceu, Lula e o desânimo vai embora. Espero que as eleições de 2.016 seja um divisor para o PT e pelo cenário (sendo otimista) não será nada fácil. Os tiozinhos do PT, lá de trás, não se conformam com essa covardia de hoje. Quem viu Lula governar, fica triste com um governo que não vai para guerra, só fica de joelhos pedindo desculpas para a Globo. E o pior: parece que deram o ex-presidente de bandeja em troca de sua sobrevivência.

  • batista nogueira

    Pior Edu que vc finalizou falando em coragem. Se tem uma coisa que este Governo não tem, é exatamente isso. Coragem!

  • Douglas Quina

    Caro Edu,

    Seria muito oportuno, claro, seguindo as regras vigentes, uma proposta de total reforma tributária. Estamos carecas de saber que os impostos no Brasil são os mais injustos do planeta. Edu, assim como muitos caem na la’bia da nossa direita a respeito de uma pseuda crise, essa massa e mais um pouco ignoram o que seja impostos progressivos.
    Mesmo previsto pela constituição, não sabemos o porque da instituição de impostos sobre grandes fortunas, e a desculpa de que as mesmas sairiam após implantadas, soa semelhante a ameaça pré eleitoral a Lula, de que algumas centenas de empresários sairiam do Brasil caso o mesmo fosse eleito.
    Imagino o círculo virtuoso que será gerado com imeditas desonerações sobre bens e produtos altamente tributados, mas que não pesam na cesta dos mais ricos, pois os mesmos ”sonegam” o quanto podem. Lembram daquele cartaz numa manifestação que dizia que sonegar era como uma legítima defesa?
    Tenho certeza de que esse é o melhor momento para essa reforma.
    Edu, você bem que poderia escrever algo, mais aprofundado sobre esse tema.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  • Helena/S.André SP

    Que coisa! Agora que está todo mundo falando que o impeachment está perdendo a força via Congresso Nacional, li no site do El País/Brasil que o “digníssimo” Gilmar Mendes vai assumir a presidência do TSE a partir de maio. Isso só não acontecerá se os outros 6 mínistros do TSE quebrarem a tradição ao não indicar o atual vice-presidente no lugar do presidente, que ora é ocupado pelo Dias Toffoli. Sabe-se que Gilmar Mendes odeia o PT e fará de tudo para impugnar a dupla eleita Dilma Rousseff e Michel Temer. Não perderá essa oportunidade que vai chegar às suas mãos a partir de maio. Segundo a reportagem, a maior chance de Dilma perder o seu cargo está no TSE e é lá que o governo tem menor influência. Pois é, Dilma não pode perder tempo com picuinhas não. Tem que melhorar a economia do país para que o povo sinta que a sua vida também vai melhorar, com menos inflação e desemprego parando de crescer. Vamos lá Dilma, confio em vc e no ministro Nelson Barbosa!

  • Valdir – Ba

    Prezado Eduardo:

    Vamos por parte:

    “E quem diz que a Lava Jato e seus mentores intelectuais são os responsáveis pelo naufrágio da economia brasileira não é este blogueiro, mas a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, quem, em outubro passado, em coletiva de imprensa, falou sobre as “sérias dificuldades econômicas” do Brasil e sobre as “incertezas” geradas na esteira da crise política, que, segundo ela, têm como centro a investigação na Petrobras.” Frase de Eduardo Guimarães.

    Eu digo que este é e tem sido o objetivo da direita fascista e entreguista.

    Considerando que por mais desgraça que esta direita fascista e entreguista faça, ela não pode vender o pais e sim criar condições para a venda de suas empresas, sejam elas agrícolas, industriais, comerciais e de serviços.

    “Há três fontes onde buscar objetivos, para uma empresa;

    a) O ambiente externo com seus recursos, oportunidades e limitações.
    b) As expectativas dos acionistas somadas às suposições e expectativas dos dirigentes das empresas.
    c) Os recursos e limitações da própria empresa”

    Obs:As três frases acima foram extraídas do livro Administrações por Objetivos, de João Bosco Lodi, Biblioteca Pioneira de Administração e Negócios.

    1. É sabido que o ambiente externo ( empresas estrangeiras ) dispõe de recursos e taxas de juros mais baixas e estão de olho em empresas brasileiras e temos lido que empresários brasileiros e consultores brasileiros (que não são do PT)” têm dito aos quatro cantos do mundo que as empresas brasileiras estão baratas e está na hora de comprá-las. Tudo sendo orquestrado para a desnacionalização da economia.

    2. As grandes empresas estrangeiras que têm dinheiro em caixa e as não tão grande que não têm dinheiro em caixa poderão vir e tomar dinheiro emprestado ao BNDES – foi assim no governo de FHC – a história tem isso aí registrado. Afinal de contas os grandes fundos de pensão estão ansiosos para investir no Brasil e as expectativas desses gestores é de grandes lucros considerando o grande mercado brasileiro, a mão de obra relativamente barata e qualificada que aqui tem. Aqui a turma pode muito bem praticar o chamado mecanismo conhecido no mundo financeiro como carry trady de moedas. Isso de dá quando se toma dinheiro emprestado num pais onde as taxas de juros são baixas(moeda financiadora) para financiar investimento em outro pais( cuja moeda é chamada de moeda alvo) onde se esperam altas taxas de retorno. É claro que os investidores levam em conta a taxa de câmbio.

    “A direita fica exultante. Quanto mais a recessão se aprofundar mais acha que haverá garantia de que o povo não votará de novo no PT – o que é uma bobagem, porque essa mesma direita está construindo um ambiente em que reerguer a economia e melhorar a vida do povo será dificílimo” Frase de Eduardo Guimarães.

    É claro que essa direita fascista e entreguista quer mais recessão pois , assim as empresas brasileiras se desvalorizam e no sonhos que eles estão curtindo de voltar ao poder ( coisas que eles vão ter que esperar mais uns 12 anos) podem desnacionalizar mais rápido a nossa economia como foi feita na época de FHC
    .
    Esta turma do PSDB confunde vender empresas com administrar empresas

    “O programa do PT que está no ar peca pela falta de lógica. Não explica a crise e propõe às pessoas que “trabalhem”, o que pode ser muito mal interpretado. O programa deveria explicar a crise. Explicar por que a economia afundou e pedir às pessoas que não façam o jogo da direita.” Frase de Eduardo Guimarães
    O PT não aprendeu os ensinamentos do velho guerreiro Chacrinha

    “ quem não se comunica se trumbica “

    Há uma frase atribuída ao filósofo chinês Confúcio “ Por três caminhos se chega à virtude;

    “ Pela reflexão que é a mais nobre. Pela imitação que é a mais fácil e pela experiência que é a mais amarga.”
    Rui Falcão e os demais dirigentes do PT estão esperando o quê para mudar a marcha do processo de comunicação.?
    .

  • Lenita

    Concordo Edu que deveria haver muito mais esclarecimento da parte do governo. O PT deve tb se renovar e voltar a sua base organica que sempre caracterizou a militancia de esquerda. Por outro lado, tenho dificuldade em imaginar que essa desconstrucao do Lula consiga vingar. A Dilma tem conseguido se impor, parece que sua base esta mais solida. Veremos ate o mes de marco como o Congresso vai responder as suas propostas. O embate mais importante esta naquela casa (casa dos horrores). Ninguem aguenta mais o Brasil parado por causa desses Cunhas, Moros, Aecios, PIGs… Seria legal ver as pessoas discutirem as propostas da Dilma para a CPMF e a previdencia. Acho ate que Lula, muito inteligentemente, atraiu os abutres para o seu lado para que a Dilma pudesse comecar a governar. Veja, os comentarios dos “coxinhas” na internet. De forma geral nao sao muito serios; ha muito odio, superficialidade, preconceito, e pouca disposicao para pensar em um mundo comum. Enfim, nao consigo imaginar a direita como “maioria” capaz de fazer a cabeca das pessoas assim de maneira consistente. O povo brasileiro nao aguenta mais esse clima ! Seria tao bom se as informacoes fossem mais pedagogicas, que o “fazer politica” se transformasse em acao e participacao de todos. Enfim, minha impressao e que apesar da pressao e do poder de fogo inegavel da direita, estes estao, na verdade, cavando suas covas. O povo ta quieto mas tenho certeza que o “basta” esta proximo. Imagina se uma crise financeira de um ou dois anos na vida pessoal de cada um de nos iria provocar o esquecimento de 10 ou 12 anos de melhora efetiva ? So se tiver muito cerebro com zika. Essa histeria do PIG vai acabar perdendo o sentido, e, como vc sabiamente sugere, o trabalho deve vir de todas as frentes: fazer a difusao da informacao fidedigna e trabalhar as bases do bom debate. A exercicio da cidadania como meta de todos brasileiros e brasileiras. Seria bom poder discutir as questoes de forma mais serena, pois esta tudo bem complicado nesse momento agudo. Me pergunto se vc tem mesmo consciencia do qto vc faz por todos nos ? Precisamos de muitos e muitos Edus !!

  • Edna Baker

    Não gastam “um centavo” de propósito. É prá atrapalhar a economia mesmo. Facista é esperto.

  • Mario

    Concordo com vc. Só não acredito que o PT vá fazer isso. Infelizmente.

  • Eduardo Almeida

    Caro Eduardo, está passando da hora do PT declarar guerra a parte da imprensa que claramente quer derrubar o governo e exterminar politicamente o PT. Tem que dar nome aos bois. O governo precisa dar nome aos bois! É guerra!Não dá mais ficar nesta que o inimigo é oculto. Tem que vir a publico e declarar guerra! O governo chamar uma coletiva e detonar geral. E logo nomear Lula Ministro. Não dá para o maior líder que o Brasil já teve ficar a mercê de qualquer promotorzinho ou Juizinho mequetrefe querendo holofote e pior de conluio armado com imprensa e oposição.

  • Minha Casa Minha Vida

    Não entendo vocês discutindo problemas partidários aqui.

  • Minha Casa Minha Vida

    Entre no site do PT e desçam a critica.

  • Lenita

    VEJAM O BRASIL 247: MORO VAI PRA CIMA DE LULA E EL PAIS ACHA QUE GILMAR PODE DERRUBAR DILMA AINDA ESTE ANO.

    POVO NAS RUAS !!!

  • Luis

    Então, não se deveria investigar? Deixar a corrupção correr solta? “A mas antes também… ”

    PARA! Antes roubavam sim, mas o intuito principal era enriquecer. PT rouba, não só para enriquecer, mas para comprar apoio político para se perpetuar criminosamente no poder (vide mensalão e petrolão). Além disso até grana pública nacional (além de ser usada para o crime de ataque a democracia acima descrito), serviu para ajudar ditaduras como a cubana, que até hoje, mata, prende, tortura, injustamente quem apenas critica e discorda do governo ditatorial de lá. Como, se aqui a infraestrutura fosse ótima…

    SP abriu os contratos secretos relativos ao metrô, por qual motivo PT não faz o mesmo em relação aos empréstimos a Cuba para porto Mariel?

    E o correto foi que… PT gastou reservas nacionais pra na época da verdadeira crise mundial, entre fim de 2008 e 2012, o Brasil não sofresse e o PT se mantesse no poder. Porém, isso é uma intervenção no mercado. E além disso continuou interferindo e forçando crescimento superficial, aí sim… TODOS economistas sérios avisavam que isso sempre deu errado na história e demoraria mas novamente daria em crise… E crise feia. Como a de agora.

    E o Brasil sem reservas, gastas para PT se manter no poder, sem atrair investimentos (pois interferiu no mercado afastando investidores) internacionais de EUA, Alemanha, Inglaterra, etc… Que preferem investir na Colômbia ou peru qua do vem agora olhar para América latina.

    Só Rússia e Brasil entre os grandes, tiveram economia decaindo ano passado, ambos estados com governos ruins, corruptos e ruins de economia (vivem interferindo nela erroneamente) e que se manteram no poder… Nesse cenário Lava Jato e suas muito necessárias investigações pioram a crise, criada pela burrice petista e pela corrupção, que Lava Jato tenta sanar

    Algum esquerdista com argumentos? Ou só blá blá blá ridículo?

    • eduguim

      A compra de votos da reeleição de FHC desmente essa besteira

    • Gerson

      Tenho que rir dessas baboseiras…”o PT quer se perpetuar no poder.”..e o PSDB não né….está mais de 20 anos no poder em São Paulo, mas não quer se perpetuar….nenhum esquema de corrupção irrigou as campanhas do PSDB, nenhum, nem Furnas, nem Mensalão Mineiro, nem TRensalão Paulista, nem a Privataria Tucana…como diz o PHA, o dinheiro das campanhas do PSDB vem de quermesses. Ah pára, vai até esquina e vê se compra uma coxinha na padaria.

      • Luis

        Gerson, me mostre quando PSDB em SP comprou base para se manter.??? Só ganhou sempre porque os adversários eram ruins de mais. Vamos lá…

        Uma vez contra Dirceu, outras duas contra Mercadante e outra contra Genuíno… ou seja ganhou do péssimo Mercadante que nem o Lula gosta, ou de presidiários bandidos… Prefiro PSDB a eles no governo de SP.

        • eduguim

          Esse Luis nunca ouviu falar da compra de votos da reeleição. O problema dessa direita é ser iletrada e desinformada. Clique no link, pateta http://www1.folha.uol.com.br/fol/pol/po14051.htm

          • Luis

            Edu Guim, então quando lhe convém a FOLHA é fonte? Hahahahahah. Mesmo que a JUSTIÇA tivesse provas, como as montanhas de provas e indícios contra o PT (que jogaram muitos na cadeia de vocÊs e que tem contra Lula agora fortes) , ainda assim seria compra de UMA emenda para reeleição, não dinheiro desviado para compra de apoio político para se perpetuar no pdoer, e pior DINHEIRO PÚBLICO!

            Eu respndo com pé nas costas suas cretinices, responda a tudo que escrevi… se tiver capacidade!

          • eduguim

            Alguém traduza o que esse animal escreveu

    • Gerson

      E tem outra, o PSDB se infiltrou na PF, no judiciário e no MP, mas não quer se perpetuar no poder, não é? O PSDB é o único partido que entra numa eleição para perder, porque ele não quer ficar mais 4 anos.

    • Carmizeth Ferreira Marinho

      Pode ser que o PT tenha feito alguma reserva para continuar no poder, mas como assim? não seria mais lógico, para fortalecer o partido, manter o partido? mas, e as eleições, tem como passar em cima? penso que você se arrisca, classificando os roubos de outros partidos ~soa para enriquecer, os roubos do PT é “crime” porque é para se manter no poder! bem estranha sua classificação! aliás algo estranho nessas analises de quem não sabe que a Petrobras sempre foi roubada e que os mensalões sempre existiram estão ai as delações, os foros privilegiados, são fortunas sonegadas com evasão de divisas, inclusive a RBS filial da rede globo sonegou a copa de 2004 com evasão de divisas, lavagem de dinheiro e suborno na receita federal.
      O que esta pegando, é que querem comparar as corrupção que alguns membros do PT cometeram com essa imensidão de corrupção no país e não dar jogo. você mostrou-se bastante midiático, tudo que escreveu é lógica antiga, de quando montaram o “mensalão do PT,” mas, pra que personalizar, se sempre houve mensalão nas estatais? e porque ficarem fazendo em conta gotas, uma denuncia sobre um sítio, que estão achando, estão vendo, estão investigando, a arquiteta foi lá, os materiais foram comprados em tal loja, as notas fiscais de outra tal loja…e isso leva mais quatro meses, no entanto, a única novidade de investigação das delações do governo anterior ao de Lula, até agora só saiu o Azeredo, aquele do trensalão mineiro, foi condenado a 20 anos, “mais cabe recurso,” isso vai terminar quando? só pode ter algo errado, muito poder atras disso; José Dirceu foi preso, assim foi a sentença, “Não existe prova contra José Dirceu, mas vou condena-lo segundo a literatura jurídica permita que eu faça, ministra rosa weber,” ele foi condenado pelo domínio do fato, porém tem mais que provas que Cunha possui negócios escusos, transações com a Petrobras, lavagem de dinheiro em ilhas fiscais, o que mais falta para ele ser afastado? ele continua lá ditando regras. A fortuna sonegada do Brasil, é uma corrupção 3 vezes maior que a corrupção da Petrobras, com todos os apontados tirando dinheiro e lavando, quem esta lá na Zelotes? Moro recebeu prêmio da rede globo ainda no início das investigações; se você não sabe, aqui nunca teve investigação, nenhum governo nunca permitiu. quem contribuiu para elaborar a lei anti corrupção foi o ex presidente Lula e quem sancionou foi a presidente Dilma e deu autonomia aos órgãos investigativos, é certo e é preciso investigar, mas é estranho escolherem o juiz Moro que é filiado ao PSDB, foi seu pai quem fundou o partido em Maringá. Vamos ver como fica, por enquanto esta estranho. O judiciário daqui sempre foi corrompido e uma coisa depende da outra, se a corrupção sempre teve seus privilégios, alguém deixou passar e esse alguém é o judiciário. Tem um fato interessante, Marcelo Odebrecht, denunciou o MP; a Odebrecht é nacional, hoje especializada em tecnologia para submarinos sonda, o judiciário, os órgãos investigativos estão indo aos estados unidos para investigar a Odebrecht, o que você acha? pesquisa vai? “Não estranha essa de empresas querem investir no país e país esta fechado.” a economia mundial esta um caos e o Mercosul é o que o que muitos temem, uma América do Sul fortalecida. Pesquisa ai, a quem não interessa! é só sair da caixinha e deixar essa de Bolivarianismo que os americanos brasileiros tanto falam.

      • Lenita

        Otima analise Carmizeth, acho que vc diz o que muitos gostariam de dizer ! Por que esses fatos tão reais não falam mais forte ? Eh preciso repeti-los muitas e muitas vezes, e ainda assim…

      • Luis

        Minha cara Carmem… que PRENDAM todos que sonegaram , mas isso não apaga crimes do PT, e que PRENDAM os da Odebrech SIM, pois combinavam vitórias em licenciamentos do governo para em troca repassar grana ao PT! Como não 4 delatores falaram, mas QUASE 20! Responda ao que argumentei no post meu e respondo depois os desvios de foco que tentou (os outros) para não falar sobre crimes do PT.

        Lembrando, a oposição, por podre que seja, ao menos disse a verdade nas campanhas 2014 (que o Brasil estava afundando em crise e governo pedalava pra disfarçar isso)… Responda sobre isso também

    • Antonio Lyra Filho

      Luiz, você é uma sumidade. Não merece debate.

  • Sérgio Rodrigues

    Caro Eduardo,

    Você está certíssimo. É ao povo que Dilma e Lula têm que se dirigir!…Não confiar no povo é a morte.

    Veja como se comporta um líder diante de situações complexas, de grave ameaça a si ei ao seu País:

    https://www.marxists.org/portugues/stalin/1941/07/03.htm

  • Marcelo Ribeiro

    Entendi. A sabotagem começou em 2013, mas o PT foi reeleito em 2014. Só um pequeno acidente no percurso, mas em todo o resto a sabotagem funcionou uma maravilha. É que na verdade o alvo da sabotagem não era Dilma em 2014 mas Lula em 2018. Planejamento golpista de longo prazo, quem diria.

    • eduguim

      Zzzzzzzzz

      • Marcelo Ribeiro

        créu!

  • Jimmy Cricket™

    ♫ Atenção! Atenção! A sede da empresa que estaria inflacionado os preços mundiais das couves, dos nabos e da carne de pato foi localizada em Atibaia! O meretríssimo juiz Moro autorizou a abertura de um inquérito sobre o latifúndio que mascara a nefanda organização. Aguarda-se mais notícias para breve.

  • Apolônio

    A situação agora é parecida com a de 1964. João Goulart também se sentia acuado. Sabemos que o seus adversários o acusaram de corrupto, comunista e etc., era acusação uma atrás da outra. Tinha uma maioria frágil no Congresso e nós sabemos no que deu. Getúlio foi também por demais pressionado, até dar no que deu. Isto parece sina de governos trabalhistas. A situação não é tão simples assim como parece. Acho que cabe essa tarefa de explicar o povo o que de fato está acontecendo no país, são os sindicatos, associações, movimentos sociais, professores, movimento estudantil, artistas, blogueiros progressistas, nós que mourejamos nesses blogs, devemos fazer nossa parte conversando com as pessoas, onde der e onde puder. Agora as organizações sociais quando forem à rua, devem levar panfletos para explicar ao povão. Acho que nosso objetivo tem ir ao encontro do povão. Não adianta ficar aqui só na internet, falando só para nós mesmos e para os mesmos. Temos que ampliar nossa voz. Daí venho defendendo que os blogueiros se reúnem e criem um jornal escrito de variedades, com viés progressista, que pode ser vendido a preços módicos, com tiragem semanal e podendo ser distribuído gratuitamente de quando em vez nas praças, ruas, pontos de ônibus, etc., o objetivo é atingir ao povão com outro tipo de informação para que ele se inteire da situação. Tente cada um aqui conversar com alguém, caso tenha oportunidade. Não é difícil, já faço isso algum tempo. Tem dado resultados. Pelo menos, naquele mais arredio, tente. Provoque-lo a dúvida. A dúvida, já é um bom sinal. O que não podemos é ficar aqui nomeando culpados. Temos que fazer nossa parte. Se a democracia , o estado democrático de direito, o não retrocesso, são caros para nós outros, então vale a pena defendê-los.

  • Oswaldo

    É, mas tem que falar a verdade: a crise foi culpa da incompetência da Dilma.

  • Pedro

    Até Leonardo Boff escreveu um artigo propondo a refundação do PT, mas a culpa é sempre dos outros…

  • Pedro

    O PT não diz que agora as instituições funcionam? Então que continuem as investigações!

    • eduguim

      O PT foi ingênuo. Só conseguiu ser investigado. Os que sempre roubaram continuam impunes

      • Altair Barcellos

        Como um partido que começou praticamente na clandestinidade (final do governo militar) tendo como líderes muitos que lutaram na guerrilha e após tantos anos lutando a arquitetando para chegar no poder ter sido tão ingênuo? Não dá para entender… 🙁

        • Campineiro

          Pura incompetência, ganancia e sede por dinheiro.
          Estratagema montado para sustentar o maior círculo de produção e distribuição de cocaína do mundo.
          Sustentado por governos corruptos e terroristas.

          A conta chegou.

          Vai lá …grita Lula lá

  • jose carlos lima

    Se a Lava Jato recuperou 1 bi de reais, somente em 2105 deu prejuizo de mais de 200 bilhões de reais, belo negócio heim paneleiros

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/impacto-da-lava-jato-no-pib-pode-passar-de-r-140-bilhoes-diz-estudo.html

    Dois links bem didáticos
    Nassif: O xadrez da Lava Jato

    http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-da-lava-janot-e-a-incognita-janot

  • Maria Carvalho

    Entendo que já passou o tempo para o governo se explicar.
    Diante de toda essa “metralhadora diária da midiona” : PT, PT PT, LULA, LULA, LULA, DILMA,DILMA, DILMA, até mesmo aqueles que obtiveram atenção dos últimos governos quanto a assistência de políticas públicas acredita no noticiário diário que invade a vida de todos, nós, brasileiros.
    Começou, “lá trás” com a derrubada de ministros ao sabor da mídia.
    Toda semana um ministro era derrubado por denúncias de capa de revista!
    Nestes dias, fica difícil “reorganizar o pensamento do povo”, que ficou infestado de informações negativas durante tanto tempo.
    Acredito que o nosso trabalho de “recuperação da sanidade do povo” será um tanto difícil.
    Também, acredito, que que seja possível e que venceremos!

  • SILVIO MIGUEL GOMES

    Se o Presidente fosse FHC ou Aécim não teríamos invetigação nenhuma e continuaria como denunciou o Jornalista Paulo Francis em 1996: uma imensa roubalheira e FHC não fez nada. Que, fez o Plano Real foi Itamar Franco e seus ministros (comentou Paulo Francis – há videos no youtube).

    Somente nos Governos Lula/Dilma há investigação e punição. A perseguição ao Lula faz parte da história do Brasil: aconteceu em 1954 contra Getúlio, em 1964 contra Goulart.

  • Cláudio

    :

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Antonio

    Se arrependimento matasse…

    Os dois erros crassos cometidos por Lula e Dilma com implicações desastrosas no que está acontecendo agora:

    1 – Lula ter demitido Paulo Lacerda da direção da Polícia Federal

    2 – Dilma manter como ministro da justiça o Zé Cardozo

    Quando os dois estiverem no patíbulo, eles se lembrarão disso. Tenho certeza.

  • jose carlos lima

    Antonio Fernandes · Ponta Negra, Rio Grande Do Norte, Brazil
    Julio Martins
    A coisa funciona assim:
    1) Vence um governo de esquerda
    2) Aumenta a classe média
    3) A classe média começa a crer que é rica e apoia a direita
    4) A direita destrói a classe média
    5) A classe média empobrecida vota em um governo popular
    6) Volta ao 1)

    A coxinhada está no 3) – Fase do “Pobre de Direita”. Pensa que a direita vai manter e melhorar seu status quo, SQN. A renda será tragada pela concentração. Nessa fase basta ler uma manchete para “se indignar” e escarrar no prato em que comeu.

    Moro, tucano de nascimento, já decidiu que nas próximas delações Aécio Neves não poder ser delatado(http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/216111/Dela%C3%A7%C3%A3o-da-Andrade-n%C3%A3o-envolver%C3%A1-A%C3%A9cio-Neves.htm).

    E por favor, ninguém reclame pq de nada adianta, pois Moro manda no Judiciário de Pindorama, alem disso PF, MPF e mídia se acertam o tempo todo para poupar tucanos. Só mesmo o povo se rebelando em armas para dar um jeito nessa zorra.= se querem guerra que assim seja.

  • Antonio

    OL psicopata Moro começa a armar o patíbulo para o Lula

    Moro desfecha o golpe do Carnaval: Lula vai ser sitiado pela PF e pelo MP em Atibaia

    Por Fernando Brito · 09/02/2016

    heil

    O juiz Sérgio Moro, diga-se o que se disser dele, é um obcecado por seus próprios planos.

    Chegou onde queria e ardentemente trabalha, há dois anos, por chegar.

    Usando, como há anos já enunciava, em seus artigos sobre a operação “Mãos Limpas”, “jornais e revistas simpatizantes”.

    Autorizou em plena terça-feira de carnaval a abertura de um inquérito, na Lava Jato, sobre o sítio frequentado por Lula em Atibaia.

    Já não precisa da afirmação hipócrita de que “Lula não é investigado”.

    É e sempre foi.

    Aliás, é seguido, monitorado e bisbilhotado desde sempre e muito mais depois que deixou o Governo.

    Seus passos são controlados ao ponto de saberem que foi, nestes quatro-cinco anos, 111 vezes ao sítio, não 110 ou 112.

    Os despacho de Moro, em pleno Carnaval, mandando investigar crime de peculato em relação ao sítio de Atibaia, propriedade de particulares não exercentes de cargos públicos, tem endereço certo:
    Art. 312 – Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
    Pena – reclusão, de dois a doze anos, e multa.
    § 1º – Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

    Está na cara, não?

    Lula, presidente, não usava o sítio, mas “concorreu para” que nele se fizessem reparos e ampliação, “em proveito próprio ou alheio”, “valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário”.

    Concorreu como? Não vem ao caso.

    Serve qualquer coisa.

    Porque qualquer coisa no Brasil está sob a jurisdição de Sérgio Moro, da Polícia Federal do Paraná e dos rapazes furiosos do MP.

    Lula está pronto para ser levado ao Galeão, digo, a Curitiba.

    Onde não vai poder responder aos canalhas sem um “data vênia”

    A única esperança da democracia no Brasil é que se assustem com o poder monárquico de Sérgio Moro, o Collor togado.

    Triste sina a de um país que, depois de um golpe a primeiro de abril, vê outro se desfechar na terça de Carnaval.

  • Romanelli

    A LAVA JATO materializou suspeitas e amplificou a crise

    Desde 2008 a economia mundial esta machucada ..pra se mitigar os danos o país resolveu, sabiamente, adotar medidas anticíclicas ..porém exagerou-se na dose e/ou ERRARAM nas prioridades ..verdade é que já em 2013 o dique da paciência estava danificado

    Erros e insensibilidades políticas não faltaram ..dum lado a COPA DO MUNO padrão FIFA, doutro a segurança, violência, a infra, educação e saúde, por exemplo, indo ladeira abaixo

    EVIDENTE que mama Dilma errou feio nos exageros e nas querências ..por exemplo na passividade com a valorização do cambio (que interessou sobremaneira aos EUA e a Europa) e que deu na desindustrialização, no excesso de importação, de viagens e remessas internacionais

    ..na tentativa de se EVITAR e importação da inflação pelas commodities, Dilma tb artificializou a energia, os combustíveis, com isso ARRASOU com o setor de bioenergia, a industria de base, do açúcar e álcool

    ..lutando ainda contra um desaquecimento que não tinha data certa pra acabar, DILMA turbinou o consumo de veículos, de eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, tudo com base no aumento do crédito e dos congestionamentos (com juros estratosféricos, diga-se) este que drenou e/ou comprometeu as forças e a economia das famílias até os nossos dias..

    ..mas o mais grave de tudo foi o que foi feito com o Estado brasileiro que se viu obrigado a desonerar pontualmente setores a dedo somando R$ 500 bi no período ..tudo combinado com a PILHAGEM, a irresponsabilidade e a incompetência que o fez pagar por investimentos MAIS CAROS e, a maioria, JAMAIS entregues e/ou concretizados

    ..claro que a população assistiu e sentiu tudo isso que citei, e a LAVA JATO, anos depois, só veio confirmar o que se suspeitava ..que por debaixo da fachada duma administração proba, reinava a fuzarca e a orgia duma economia interditada

    Apesar de tudo isso, de não entregar a maioria dos investimentos e promessas, de adiar os problemas, estourar com as contas internas e externas, verdade seja dita, do esforço hercúleo de Mama Vana em manter o navio no prumo, por alguns anos o BRASIL colheu os MELHORES índices de desemprego e geração de vagas, fora de ter batido o RECORDE na produção agrícola (75 mm/ton c/THC contra 200 mm de DILMA) e de termos vivido um período aonde a INFLAÇÃO não se mostrava tão baixa desde os anos 70.

    relembre: IGPdi e IPCA nos diversos governos do REAL

    IGPdi e IPCA

    THC 1 – 37%, 43% (óiaaa)
    THC 2 – 84%, 40% (óiaaa o que os LIBERAIS fizeram ??!!)
    LULA I – 27%, 28%
    LULA II – 29%, 22%
    Dilma – 24%, 27%

    Enfim, como se vê, a moeda do governo Dilma pode ter até dois lados mas, mas o que mais me parece grave no governo desta líder, fora sua postura arrogante e autoritária, foram as suas faltas éticas e institucionais que, se não a feriram de morte, no mínimo colocaram o país neste cenário sem norte (como as pedaladas, os desvios, aquisições mal feitas, complementos de investimentos que detonaram com a Petrobrás, fora as pedaladas e FRAUDES na divulgação e apuração das contas públicas, bem como a TENTATIVA de se esconder os ROUBOS e PILHAGEM que já se sabia que ocorriam na Petroteta, isso quando já em 2012, sem dar satisfação, a líder resolveu demitir os diretores P.R.Costa, J.Zelado, Cerveró e R.Duque mas escondeu os reais motivos do país)

    ” Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo” de Abraham Lincoln.

  • Antonio

    Não devemos nos esquecer nunca:

    SUPREMO ABSURDO! UMA JUSTIÇA SEM VENDA,SEM BALANÇA E SÓ COM ESPADA?

    A Ministra Rosa Weber do STF é juíza do trabalho e não criminalista. Ela pediu ajuda ao juiz Moro, que é criminalista, o mesmo da Lava Jato, para escrever o seu voto para condenar José Dirceu no julgamento da AP470 (“mensalão do PT”). Veja abaixo a pérola que foi o voto dela:

    ”Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.

    E no mesmo Jornal do Brasil, Leonardo Boff perguntou:

    “Qual literatura jurídica? A dos nazistas ou do notável jurista do nazismo Carl Schmitt? Pode uma juiza do Supremo Tribunal Federal se permitir tal leviandade ético-jurídica?”

    COMENTÁRIOS DE ANTONIO: O VOTO FOI DA COITADINHA DA MINISTRA OU DO JUIZ MORO?

    A coitadinha da ministra, pressionada pela mídia, pediu a juiz Moro para escrever o “seu” (DELA) veredicto. E o juiz Moro tascou essa pérola de cretinice: ”Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Dirceu passou essa sacanagem nas fuças do juiz Moro. Veja no vídeo seguinte, entre 39 e 41 minutos: https://youtu.be/7raePzNJb4g

    ”Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.

    É foda!!!

    É com essa mesmo argumento que o Moro vem pensando em condenar o Lula. Esse Moro é um juiz psicopata.

  • Lenita
  • Lenita

    #SomosTodosLula

    #SOMOSTODOSLULA

  • Svibra

    Edu, já pensou que as PRIVATIZAÇÕES e a LAVA-JATO tem tudo a ver. Ambos apoiados com estardalhaço pela mídia, porta-voz do conservadorismo. Pega-se algo que não está bom, aliás está muito ruim e todo mundo está insatisfeito. Propõe-se corrigir a situação e todos aplaudem freneticamente. Só que as medidas corretivas tem objetivos escusos. Quanto às PRIVATIZAÇÕES já está suficientemente desmascarada para a sociedade, somente alguns poucos fanáticos ainda defendem o processo sombrio, cavernoso, escandaloso, inescrupuloso, lesa-pátria, corrupto – percepção tarde demais. E a LAVA-JATO? Esta percepção pela sociedade se daria tarde demais?

  • Benjamin Eurico Malucelli

    O programa do PT na televisão é irritante, é covarde, é humilhante. É ofensivo aos milhares de petistas que esperam uma reação aguda e corajosa do partido contra a imprensa golpista, contra a seletividade da Lava Jato. Assim, realmente, não dá. É preferível calar. Seria menos humilhante e ofensivo.

  • Helena/S.André SP

    Outro dia li no blog do jornalista Mauro Santayana um post com o título “Brasil passa outras nações e já é um dos 10 países mais importantes do FMI”. Vou só citar um trecho do post: “Para tristeza dos saudosistas do tempo em que as missões do FMI eram frequentes, seus técnicos mandavam e desmandavam no governo e eram recebidos aqui como vice-reis – devíamos no final do governo FHC 40 bilhões de dólares ao FMI – faremos parte, a partir deste ano, do clube que reúne as 10 maiores economias do FMI. Nós e a China, Rússia e Índia, nossos parceiros no Banco dos BRICS, além dos EUA, da Alemanha, do Reino Unido, da França, da Itália e do Japão”.

    Link: http://www.maurosantayana.com/2016/02/brasil-passa-outras-nacoes-e-ja-e-um.html?spref=fb

  • Marcelo

    Para denunciar esse complô da direita contra o país, o PT, o Governo e Lula precisam ter a coragem que a anos a blogsfera vem realizando, inclusive este blog em defesa do Brasil. Infelizmente não acredito que irão acordar para essa realidade, desaprenderam a mobilizar e avaliar a conjuntura política, preferem entregar programas de tv a marqueteiros que não sabem politizar, é o que dá ficar somente na opção de construir maiorias e candidaturas em gabinetes.

  • José Medeiros

    A congregação vestida de negro que tenta apossar-se do Judiciário, da PF, dos MPs estaduais e federal e que de há muito apossou-se da mídia, todos eles a serviço da congregação ou fraternidade negra dos trilionários do planeta que tomam para si metade da riqueza planetária, os cobertos de negro ou que colocam tarjas negras nas fotos dos corruptos seus protegidos que nunca vêm ao caso de justiça , eles não lograrão, desta vez, amordaçar e algemar os líderes populares que lutam contra a escandalosa desigualdade que impõe quase 3 bilhões de seres famintos e miseráveis para usufruto de 62 seres insensíveis e desumanos.com todo um cinturão de asteróides de alguns poucos milhões de beneficiários que tiram proveito da situação de calamitosa injustiça . Acontecerá um fato novo que freará os planos da força tarefa antipovo. O maior líder popular vivo não será despedaçado pelos leões na arena da usura e da rapina do pré sal. A conferir.

    • José Medeiros

      Corrijo: A serviço da congregação ou fraternidade das sombras… os cobertos de vestes negras (como os camisas pretas fascistas).
      Em tudo isto os nossos irmãos da raça negra, que trazem em si, como toda a humanidade, a luz da divina presença ou do grande Observador, como dito na física e mecânica quântica , são os que mais sofrem e sofrerão a perpertuar-se a desigualdade assombrosa. A estes últimos teremos que ser imensamente solidários e é ao líder que mais conhece os seus anseios aquele ao qual tentam imputar e prender. Não passarão porque os tempos são outros.

  • Humberto Lino

    A democracia tem isso de bom. Governos ruins, como foi o do FHC, são punidos pelas urnas.
    Vamos deixar a sabedoria do povo agir nas eleições, se punir ou não o PT, será seu veredito.
    Eu punirei o PT democraticamente nas eleições, pois ainda não vi governo tão ruim e mentiroso como o da Dilma, mesmo que ponha sua arrogância de lado e pare de se eximir das culpas que são sim suas.
    Se o resto do povo não pensar como eu e manter o PT no governo, me rendo democraticamente aos seus desejos.
    Só não vale depois dizer que o PT perdeu porque o povo foi enganado. Ou povo inteligente é somente aquele que vota no PT?

  • #SomosTodosLula

    Mexeu com Lula, mexeu comigo e com o povo.

  • Sérgio Vianna

    Sua análise está muito boa, Eduardo!
    Uma amiga de faculdade me confirmou que desde o início de 2013 eu já dizia pra ela o que teríamos pela frente, pois bastava uma atenção maior aos fatos produzidos naquele período para se projetar nos anos seguintes o que teríamos no cenário político, econômico e social.
    ***
    Um exemplo: dizia que era incompreensível os anunciantes pagando tanta publicidade nas televisões para estimular as vendas de bens de consumo (Casas Bahia, Ricardo Eletro, Ponto Frio, Magazine Luíza, além de outras empresas regionais ou locais), para adiante, nas editorias dos veículos do PIG, o discurso de que o país iria quebrar, a inflação iria disparar, o desemprego voltaria, a atividade econômica seria desaquecida e assim por diante.
    ***
    A crise brasileira tem um enorme componente político, produzido pelos que conspiram contra os interesses do país e de seu povo, com a única e atrevida justificativa de disputa de poder eleitoral.
    ***
    Caberia ao governo, ao PT, aos partidos ditos aliados, com a participação dos setores organizados da sociedade atuarem contra essa onda artificial que trouxe o caos na economia e, por conseguinte, reduzindo todos os indicadores econômicos e sociais. Ao não atuar, deixaram terreno livre para o avanço de tropas inimigas.
    ***
    Inexplicável a atuação do governo em vários setores: Polícia Federal, Ministério da Justiça, Secretaria de Comunicação Social, ABIN, além dos ministérios responsáveis pelas atividades econômicas: as urbanas, as rurais e as de comércio exterior, por exemplo. Houvesse agido, não estaríamos nesse cenário de terra arrasada criado pelas oposições e por aqueles que pretendem o poder retomado para o retorno das benesses de Estado ativadas em prol da Casa Grande, deixando à maioria do povo apenas o discurso tergiversante empregado pelas elites nacionais desde sempre.
    ***
    Se perdido por um … perdido pra sempre, não há outra ação a não ser o enfrentamento vigoroso dos fatos, o que, para tanto, vai exigir do governo muito mais que discursos, pois será necessário apontar os desvios e os desviantes, os corruptos e os corruptores, as conspirações produzidas e os conspiradores, as canalhices e os canalhas, os discursos falsos e os falseadores de toda a verdade.
    ***
    Será que há vontade política em Dilma, no PT, nos aliados e no governo em geral??? Tenho minhas dúvidas!

  • Antônio

    Pesquisas particulares devem estar acontecendo com frequência e sempre o resultado deve ser que o Lula venceria a próxima eleição.
    Daí esse desespero.
    Não vão desistir dessa perseguição injusta até, ou se o quadro reverter.
    Coitados de nós, do povo, do Brasil.

  • reinaldo bordon carletti

    o grande culpado para tudo isso que o governo e o país sofrem tem nome e sobrenome,,,,,,,trata-se do mediocre “ministro da justiça”, que por sua total irresponsabilidade, deixou que o ódio chegasse onde está.
    reinaldo carleti

    p.s…….um requião na justiça e um paulo lacerda na policia federal, essa baboseira iria terminar em uma semana e o tal de moro, provavelmente estaria preso.

  • Danuza Barreto

    Então a estratégia agora esta: colocar a culpa na lava jato e distorcer tudo!? Mídia de merda! Me sinto enojada com com vcs que se vedem por alguns trocados sujos as custas de muitas famílias que estão tendo que pagar muito mais caro pelo arroz e feijão de cada dia, por ratos com o José Dirceu, Lula e toda a corja do PT que de verdade, nunca trabalharam, não sabem o que de fato e: ter o seu sustendo com suor do seu trabalho.
    Alguém explica como a filho do Lula ficou milionário??? Pois a lava jato vai explicar!
    Não nos deixemos levar por está ideologia de carnaval, pois sofreremos em 2016, 2017 e quiçá ainda muitos outros anos por causa destes vermes. O povo não e bobo! José Dirceu ta longe de ser coitadinho. Antes de se condenado pelo Moro, já havia sido condenado pelo mensalao, e então o que dizem. Foi injusto também??? Não existe grande ou pequeno ladrão, existe ladrão, e é isso o que ele é!

    • Lenita

      Nossa Danuza, seria melhor você se informar melhor. Sabe, existe uma midia alternativa onde você poderia começar a entender melhor os fatos. Ter o PT, Lula, Dilma, ou ainda o Dirceu como “bode expiatorio” pode ate funcionar durante algum tempo, mas aos poucos o povo que não é bobo vai entendendo as manobras e a canalhice da direita. Você ainda não entendeu? Tem que se informar e tantar utilizar seus proprios neuronios, entende? Um bom dia pra você!

    • Jimmy Cricket™

      ♫ Casou outra vez, Danuza? O que foi? Estava duranga?

  • Minha Casa Minha Vida

    A virada começou neste carnaval. A direita perdeu o rebolado.

  • Jimmy Cricket™

    ♫ Atenção! Atenção! A ONG chiriconãopeida.org denunciou que a fermentação das couves, nabos e repolhos e os patos que soltam pum (no sítio do Lula) estão contribuindo em muito para o aquecimento global e talvez sejam responsáveis pelos aguaceiros ocorridos na capital do estado.
    Os vereadores e os deputados estaduais de São Paulo já estão formando uma comissão mista que deverá investigar os gases mefíticos in loco. No entanto, como o loco é Atibaia e não Miami, está difícil constituir o corpo investigativo; muitos indicados tiraram os deles da reta alegando que vão fazer retiro espiritual durante a Quaresma.
    Chamados às falas, alguns deram uma de Gilmar Mendes retirando-se da sala instituída para a comissão.

  • AH Edú, agora você chegou lá. A vida requer é Coragem porém, na hora certa.

    Estamos dizendo, nós frequentadores do seu Blog, ha vários anos, desde 2013, no mínimo, da Covardia do PT, Lula e principalmente “Dona Dilma”, ao não reagir aos fascistas que levaram o Brasil a esta situação.

    Falar agora à população é o que resta? Talvez. Más o tempo das atitudes como a Demissão do zé-ruela da justiça, a exoneração do chefe da PF e o enquadramento dos marginais de Curitiba, além do corte de verbas federais na mirdia, esse tempo ideal passou. Porém, ainda pode ser feito, de hoje prá manhã: más cadê “Coragem”, se não tiveram lá atras, vão ter agora.

    Esperemos deitados. Somente a população na rua poderia reverter esta situação. Más esses Covardes não merecem!!!

    • Lenita

      Com todo respeito Sergio, acho que o povo tem que estar nas ruas sim: com dignidade, defendendo aqueles que são sérios e que têm transformado esse pais nos ultimos anos. Alias, o povo ja deveria ter massivamente boicotado as manifestações escandalosas da avenida Paulista no ano passado, e não ter esperado dezembro de 2015 para fazê-lo. Uma vergonha ver so branco, classe média, gente com salarios altos e de meia-idade em sua gde maioria (nem era Brasil aquilo!!). Precisou que os secundaristas peitassem o Picole de Chuchu para algumas pessoas acordarem. Sim, as criticas ao PT são otimas e fazem parte do jogo politico, mas a sociedade civil é que nesse momento não pode se calar !! O momente é urgente demais, é momento de reunir forças positivas, apoiar o programa progressista do governo, frequentar o blog da presidenta e fazer reclamações diretamente a ela. Enfim, não me parece muito produtivo ficar se lamentando e culpar uns e outros, somos todos responsaveis tambem. Enfim #SomosTodosLula … ou não ? Primeiro ganhar a batalha e depois botar ordem na casa! Ou fazer os dois ao mesmo tempo; o importante e não deixar se levar pelo espirito derrotista. A vitoria aguarda a voz do povo e esta deve ser bem clara!

      #SomosTodosLula

  • José Eduardo Dyonisio

    O que não deve entrar na cabeça de ninguém é o fato de que

    tudo o que está acontecendo contra o PT(e o povo)

    É COM O PT NO PODER!!!!!!!

    Tá parecendo piada de português!!!

    E você lembrou bem: essa propaganda do PT na TV joga

    a responsabilidade na mão do povo.

    Eu penso que o PT começou a pisar na bola na época em que a

    Articulação do Lula tratorou todas as outras tendências e despolitizou tudo.

    Mas a dna. Dilma, dá licença!!!

    O que ela tem de honesta, deve ter inversamente de visão política.

    Não vejo saída. O que pode amenizar a situação, acho que é apoiar

    o Requião ou o Ciro Gomes.

    Apesar que o Jaques Vagner parece que é muito bom.

    Mas o PT tá muito desgastado e precisa ir pro banco de reserva,

    voltar humilde e com sangue nos olhos!

    E o nosso querido Lula precisa descansar um pouco.

    O massacre pra cima dele e da família é desumano!!!

  • Minha Casa Minha Vida

    No ggn tem um post …..pelo resgate da ética na PF, que vale a pena ser lido tanto pelos apoiadores quanto pelos críticos.

  • marcosomag

    O que o governo do PT e o partido precisam é de uma repactuação com o povo.

    Jogar no lixo a “reforma” contra a Previdência.
    Cobrar a crise de quem nunca foi sacrificado por ela (imposto de renda sobre os ricos, imposto sobre dividendos e ganhos de capital).
    “Peitar” de verdade a mídia golpista com a Lei de Mídia e investigar o Instituto Millenium.
    Colocar a PF “em cima” dos grupos golpistas na “sociedade civil”, desmascarar suas ligações externas e financiamentos.
    Enfrentar com a Lei os grupos golpistas no aparelho do Estado (comitê tucano da PF, juízes e procuradores direitistas).
    Fazer a TV Brasil funcionar de verdade como um contraponto à mídia golpista e “repaginar” a NBR, emissora oficial do Governo.
    Fundar e fazer funcionar, junto aos outros países dos BRICS uma agência de notícias para fazer contraponto a desinformação das agências de notícias estadunidenses.

    Uma agenda que exige coragem da Presidente!

    • carlos

      Acho que essas medidas foram feitas na venezuela, e realmente o pais melhorou bastante!!! CARA PALIDA CAI FORA AQUI NAO JOSÉ. bandeira aqui e verde e amarela!!!!

  • marcita

    Como você tornou a censurar meu nome – MAURICIO- volto a opinar com o nome de minha mulher: No início do texto da Lagarde ela explicita a situação econômica que passa o Brasil, claro que a lava jato, por culpa exclusiva do PT piora a situação. Vocês petistas negar a situação falimentar da Petrobrás chega a ser até engraçado se não fosse trágico. E não é só, como você diz, que a culpa é da Globo e dos jornais RIO/S.PAULO, A grande maioria dos JORNAIS DO BRASIL são críticos feraz do governo Petista e por muito óbvio, é só abrir um milímetro os olhos e vocês enxergarão os acontecimentos. Em 2014 você falava em emprego, bolsa família,distribuição de renda, reserva etc, hoje a única coisa que resta ao PT é a reserva, que acredito que não serão loucos de usá-la. Nossa renda per capita já caiu mais de 10% e se continuar, como deverá continuar, voltaremos a 2003.

  • Helena/S.André SP

    Olha ai o que o Obama acaba de propor nos EUA: aumentar impostos dos milionários e grandes bancos. Para isso, Obama propõe taxar a renda dos milionários em até 30%, além de fixar uma nova tarifa para as maiores instituições financeiras. Essa notícia saiu no site http://www.vermelho.org.br. Vamos lá Dilma, vamos fazer o que o Obama está propondo.

    Link: http://www.vermelho.org.br/noticia/276114-2

  • Marina

    Não é possível que um psicopata ressentido cometa tantas arbitrariedades e o sistema de Justiça mantenha esse silêncio cúmplice é criminoso. O fascismo está incrustado no judiciário e tende a se cristalizar. A versão curitibana dos ” camisas pretas” é tão escancarada que já nem disfaçam os abusos de poder. No andar da carruagem é bem possível que esses justiceiros midiáticos se auto declarem entes supremos, intocáveis. Para que serve o STF? Perdeu toda utilidade e a Contituição foi estuprada e morta sem dó nem piedade com a complacência ilustre doutores da lei, dos supostos guardiões da Constituição. É doloroso assistir impotente esse desmonte do estado de direito.

  • Carlos Henrique

    É preciso gritar na rua. Temos que dizer textualmente que a principal causa dos problemas na Economia brasileira(que ainda assim estão longe de serem uma “crise” como a direita quer fazer parecer, como a crise que vivem os países da Europa e os EUA, ou como as que vivemos no desgoverno FHC)são resultado DO MAIOR PROCESSO DE SABOTAGEM DA ECONOMIA BRASILEIRA, INICIADO COM AS “MANIFESTAÇÕES” DE JUNHO DE 2013(AS QUAIS SEMPRE DIGO QUE FORAM DA DIREITA, QUE ESTAVA POR TRÁS, E NA FRENTE, DESSES “ATOS”. SE HOUVE ALGUMA “ESQUERDA” NELA, ERA DIREITA, SÓ ERA FORMALMENTE ESQUERDA, POIS SE CONFRATERNIZOU COM A DIREITA NA SEMELHANÇA DE AÇÕES. PORTANTO, ERA CÚMPLICE, PROPOSITADAMENTE, OU PELA BURRICE. MAS NINGUÉM É TÃO BURRO!!!!!!!), MANTIDO PELOS “PROTESTOS”, IGUALMENTE DA DIREITA, CONTRA A COPA E ETERNAMENTE REVERBERADO PELA MÍDIA, QUE,SE NÃO BASTASSEM AS EXPECTATIVAS NEGATIVAS GERADAS POR ESSES “PROTESTOS” NOS AGENTES ECONÔMICOS, SUSTENTA E AMPLIA ESSAS EXPECTATIVAS COM UM DISCURSO TERRORISTA REPETIDO DIARIAMENTE, SEM TRÉGUAS, TRANSFORMANDO UMA MENTIRA, A DE QUE O PAÍS ESTÁ NUMA “CRISE”(NÃO ESTAMOS EM CRISE, CRISE É A FALÊNCIA COMPLETA DE UMA ECONOMIA, COMO A DA EUROPA E DOS EUA, OU COMO NO DESGOVERNO FHC, QUANDO O PAÍS QUEBROU TRÊS VEZES, NOSSO NÚMEROS MACROECONÔMICOS SÃO SAUDÁVEIS); NUMA “VERDADE” GRAÇAS À REPETIÇÃO. VERDADE QUE EVIDENTEMENTE NÃO É FACTUAL, NÃO CORRESPONDE À REALIDADE, MAS É INCRUSTADA NA CABEÇA DA POPULAÇÃO DE FORMA QUE SEMELHANTE A UMA ESQUISOFRENIA. A O cinismo e a certeza do controle das mentes da população são tão grandes que, em Recife, onde a Globo apoia o prefeito conservador Geraldo Júlio(PSB), o qual é antipatizado pelo povo e provavelmente não será reeleito, a emissora, na tentativa de defender seu pupilo e fazer propaganda eleitoral, apresentou os números de sucesso do carnaval, sucesso de animação e de lucros, como ocorrendo “apesar” da crise. COMO, CARA PÁLIDA!!!!!!!!!!!???? PARA A GLOBO, É COMO SE O PAÍS ESTIVESSE EM CRISE, MAS DURANTE O CARNAVAL, A TAL “CRISE” ENTROU DE FÉRIAS E OS BRASILEIROS REPENTINAMENTE TIVERAM DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!! Só podem ser tão cínicos pela certeza da dominação mental que têm. Por isso, exemplos como esse e muitos outros devem ser repetidos nas ruas e na web para reagirmos ao discurso do terrorismo econômico da mídia, mostrando sua fragilidade(como toda mentira, tem pernas curtas), que é atualmente o principal inimigo da Economia do Brasil. É verdade que o “ajuste” de Dilma, feito sem a contrapartida de medidas progressistas, ajudou a piorar a “obra” que a direita e a mídia vinham construindo. Mas já poderíamos estar colocando a Economia para girar, o aumento do salário mínimo e a retomada do Minha Casa, Minha Vida(que virá em março)poderão ser decisivos para isso, desde que combatamos a sabotagem, da mídia. ECONOMIA , COMO TUDO NA VIDA, É POLÍTICA. E É ESSE DISCURSO POLÍTICO QUE TEMOS QUE FAZER. Lula e o PT não perderam nada, os números das pesquisas da própria direita mostram que mesmo nas eleições deste ano o partido poderá fazer bonito, incluindo-se manter a Prefeitura de São Paulo. Isso ocorre porque, ainda que instintivamente, o povo percebe quem são seus inimigos, PSDB e mídia. Se dermos um pouco de fatos a esse certeza instintiva, em breve viramos esse jogo. Mas para isso temos que gritar nas ruas o quanto antes. É hora de agir e não de perder tempo com requerimentos, precisamos fazer política, peitando a direita e denunciando seus agentes, principalmente a Globo, nas ruas. Precisamos por em prática a ideia de atos em frente às sedes da Globo, denunciando a sabotagem dela e do restante da mídia ao Brasil

  • Luís CPPrudente

    Quando foi criado a TV Brasil, o Governo Federal com Lula deveria ter investido mais nessa emissora pública, mas o Governo Federal preferiu ajudar a tirar a famiglia Marinho do buraco, além de continuar pagando a Bolsa PIG aos mesmos mafiosos do PIG. O governo Dilma continuou na mesma toada, o pagamento da Bolsa PIG é técnico e republicano, colocar mais dinheiro público na TV Brasil não é republicano.
    O governo Dilma deveria acabar com a entrevistas exclusivas do PIG e instituir as entrevistas coletivas, dando mais ênfase para as novas mídias, além de colocar mais publicidade nessas novas mídias e diminuindo da televisão, rádio e impressos (quase todos ligados às famiglias do PIG).

    A Ley de Medios, a velha e boa Ley de Medios deveria ser uma prioridade do governo Dilma.

    • seba

      Isso isso isso, vamos gastar mais dinheiro com uma tv que não da mais de 1% de Ibope ( já que não temos outras prioridades pra gastar) pra fazer propaganda do governo, defender o PT, etc.

  • fabriciocorretor

    Deixa ver se entendi !
    A crise econômica é reflexo das investigações feitas pelo MP e pela PF , que estão cumprindo suas funções , mas que por cumprir suas obrigações são “culpados” de prender e pôr na cadeia corruptos que fecharam acordos nebulosos onde tinham que pagar propinas e aumentar os valores dos contratos prejudicando mais cedo ou mais tarde as finanças da Petrobrás levando a situação que está. Mas mesmo assim a culpa são dos investigadores e não dos investigados.
    Outra coisa , os investidores não investem porque não sentem a mínima confiança na política econômica nem na capacidade administrativa e política da presidenta, algo que somente ela é culpada e não os opositores.
    Seu texto é muito criativo , mas é só mais do mesmo… “golpismo” , “PIG” , “fascista” são palavras que o povão não entende e por isso mesmo fica difícil de fazer o povão acreditar que a culpa não é do PT nem da DILMA., mas no país que em que o nível do alunado está entre os dez piores do mundo (OCDE – 2016) essa tarefa pode ser muito fácil ou extremamente difícil dependendo de quem transmite a notícia , como nossa presidenta é bizarra em termos de articulação ( oral , politica etc. ) , vai ficando cada vez mais complicado convencer o povão que a culpa é dos “outros”.

    • eduguim

      Sua interpretação de texto é pior que o seu português. Aliás, agora o FMI virou “petista”

      • Marcos

        E enquanto vc ficar babando nos ovos do nove dedos, ninguém vai ouvidos as baboseiras que vc escreve.

  • Nigro

    Lagarde fala a verdade. Mas os qualificadores acerca da lava jato ficam por sua conta.

    A lava jato ataca um fato concreto. A inegável corrupção brasileira, quase inerente, inata ao país.

    Não é só o PT. Mas o PT elevou o sistema ao estado da arte.

    A defesa do PT, em grande parte refletida no texto, não pode ser levada à sério.

    Devemos ignorar tudo para continuarmos fingindo que não temos problemas? Continuamos bebendompara e itar a ressaca?
    Devemos evitar as prisões de notórios criminosos?
    Lula merece tratamento VIP, afinal criou o bolsa família?
    O fato de os tucanos serem corruptos, e terem escapado, alivia para o PT?
    A crise fiscal tem vida própria? Não é derivada da inépcia governamental?
    A copa do mundo, com suas bilionárias arenas-fantasma e pseudo-legados, prestaram para alguma coisa?

    Até o ministro da Saúde consegue responder.

    A pátria educadora é mesmo uma piada de péssimo gosto.

  • Jimmy Cricket™

    ♫ Cuidado! O site Conversa Afiada publicou comentários de um tal “Grupo UnB visão social df”, aparentemente interessado em desqualificar o Roberto Requião. O autor não se identifica, não informa qual é o site dele e pede que você mande seu e-mail para ele. Procurei o site na Internet e não achei. O e-mail que ele informou também é mais que suspeito. E o pior é que ele tem escritório no Paraná, embora a sigla “UnB insinue que tem algo a ver com a Universidade do Brasil. Isso é organização da direita.
    O Paulo Henrique publicou minha advertência, vazada mais ou menos nos termos acima. Pois menos de uma hora depois a criatura me mandou uma resposta (via Outlook), sempre sem assinar, reclamando que havia sido “expulsa” do Conversa Afiada; talvez tenha sido mesmo, mas, se assim foi, excelente. A quinta-coluna está pelo jeito aumentando e eu repito: cuidado!

  • Felipe Morais Valois

    Fico triste ao ver que o deputado Bolsonaro conquista fãs todos os dias – mulheres inclusive – com seu discurso falacioso, machista e recheado de ódio anti-petista. Igualmente, ver um Lula abatido falando sobre os 36 anos do PT e da casa dos Marinho construída em área de proteção ambiental impunemente traz um sentimento de impotência ainda maior. Pobre Brasil.

    Será que o PT ainda pode ressurgir das cinzas e derrotar seus algozes?

    • fabriciocg

      O Bolsonaro será o Donald Trump ,das próximas eleições.

  • Vaberlene Soares

    Então, Edu, o problema é que o PT parece que se acostumou a apanhar, a aceitar essa difamação que sofre dia e noite! O PT e os seus políticos são do bem, acreditam na bondade humana e seguem a política de Mahatma Ghandi, de não agressão! Mas deveria, pelo menos, se defender, já que tem meios para isso, a chamada boca no trombone! Infelizmente, há muitos brasileiros ignorantes, que não percebem essa sabotagem contra o Brasil, feita pela direita, por setores da Justiça, da Polícia Federal, do Ministério Público. O povo dá tiro no próprio pé, ficando do lado dos golpistas e indo contra aqueles que vêm lutando arduamente pela melhoria de vida de todos e pela melhoria da imagem do Brasil e do povo brasileiro no contexto internacional!

  • ricardo grillo

    Caro Edú,
    Parece que o PT também tem a síndrome do vira-lata, gosta de apanhar.
    Concordo contigo que tem que haver alguma manifestação mais incisiva, para marcar território.
    Estamos juntos
    Abração
    Ricardo Grillo

  • David

    O único petista capaz de conversar com a população é o LULA.
    O resto não passa de vira latas.
    A Dilma, nem pensar. Ela é apenas uma burocrata/gerentona.

  • Marcos Simões

    Tudo que se faz no Brasil, seja pela esquerda (nem todos) ou pela direita, foi traçado nas reuniões da seita macabra, maligna, diabólica e secular, a maconharia, digo, maçonaria. Só há uma diferença: os membros da direita se assumem como maçons; os da esquerda, não.
    O PT teve a chance de se reformular a sigla em 2009. Não fez, mantendo todos que aí estão. Desde 2005 estão calados e apagando incêndios gerados por aqueles que estão carbonizados.
    Seria impensável um programa do PT esclarecedor e que fosse para cima dos bandidos da direita que querem destruir o Brasil, voltando ao poder como salvadores da pátria. Só falta combinar com a população, uma vez que a internet não deixa pedra sobre pedra.
    Quando se vê tucanos como Martins Cardozo e Mercadante no governo, imagina-se a imposição partidária pela manutenção desses traidores (mínimo) nas pastas.
    Dilma e Lula só têm a militância (fanática ou não) ou as pessoas antenadas que conhecem a História do Brasil. Isso sem falar na patética e parceira oposição (PT) em SP, que até compôs com TRENSALÃO Alckmin a eleição de um ladrão(?) – faltou investigá-lo, mas ele é tucano…- para a presidência da Alesp (B. Munhoz).
    Assim também é em âmbito federal. O pior deles (SP) é o coveiro do caso Banestado, o tal José Mentor. Ali, no Banestado, estão todos os ladrões que, agora, apontam dedos e cobram probidade: mídia. Judiciário, MPEs e MPF (sentado sobre o rumoroso caso arquivado), grandes empresários, peruas e seus cornos da elite branca de Lembo, etc.

  • Rogério Ventura

    Comentário retirado de um blog de (pasmem) assuntos militares:

    “Concomitantemente a isto tudo, os EUA, já notando uma inclinação “não aceitável” do Brasil aos BRICS, tomaram a iniciativa de “dificultar, tornar a vida do Brasil insuportável” (para isso, plantaram situações e pegaram os vários erros cometidos aqui dentro e sobre eles “jogaram fermento”). O resto é história e os episódios que corroboram essa suspeita são visivelmente colecionáveis no dia a dia. Mas são riscos geopolíticos que tinham de ser considerados. Ou pensavam que seria suave qualquer tentativa de o País jogar o jogo mundial na primeira divisão? A coisa anda tão “braba” que se corre o risco de rebaixamento à segunda divisão…
    A mídia está tão engajada que, no corre-corre diário, isso passa em brancas nuvens. É mais fácil “consumir” o que vem pronto, enlatado, do que praticar o lento e difícil exercício da crítica. Afinal, quem tem tempo para isso?
    Enfim, o País tem de fazer uma escolha. Ou se abaixa e se deixa estuprar, para gozar de algum alívio momentâneo (não é trocadilho), ou enfrenta a tempestade de cabeça erguida, com todas as dificuldades inerentes, e se firma adiante como algo mais do que a massa hoje ousa sonhar”.