Jurista Pedro Serrano diz que Brasil caminha para ditadura

entrevista

serrano

 

Pedro Serrano é advogado, professor de Direito Constitucional da PUC-SP e mestre e doutor em Direito do Estado, formado por essa universidade com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa.

Procurei Serrano recentemente para tratar de situação surgida após ameaças da Globo e da Operação Lava Jato a este que escreve por ter denunciado que a própria Operação tem feito vazamentos.

Eu e outros advogados ligados a Serrano mantivemos reuniões sobre a conjuntura política. O advogado que constituí acaba de me dar uma entrevista extremamente preocupante e que exorto todos a lerem com extrema atenção.

Quando este blogueiro diz que o Brasil já deixou de ser uma democracia, é uma coisa. Quando um jurista do porte de um Pedro Serrano diz isso, é caso para ligar o alerta vermelho.

Confira, abaixo, a entrevista.

*

Blog da Cidadania – Quero começar pedindo a você uma análise de conjuntura.

Pedro Serrano – O que eu percebo é o amesquinhamento, a erosão dos direitos fundamentais dos investigados e dos réus da Operação Lava Jato. Nesse último episódio da escuta telefônica do ex-presidente Lula, o que me estarreceu não foram nem as principais interceptações que foram objeto de polêmica na mídia; o que mais me surpreendeu foi a divulgação de alguns áudios contendo conversas íntimas dele. A lei determina que esse tipo de áudio tem que ser incinerado, tem que ser destruído, é o que determina a lei. Não se trata, a meu ver, apenas de invasão de intimidade, mas, também de uma ação política absolutamente contrária ao que dispõe a lei e a constituição para investigações desse cunho. Eu não estou falando das principais interceptações [envolvendo conversa com a presidente Dilma], Eduardo. É divulgação de conversas chocantes pela falta de relação com a investigação. É que as pessoas não notaram. Aquilo não podia ser divulgado. É proibido, a lei não permite… O sujeito que está interceptando, ele ouve uma série de coisas íntimas que não têm nada que ver com a investigação. O que a lei determina é que ele destrua esse tipo de áudio. Porém, o que aconteceu é que divulgaram o que jamais deveria ser sequer mantido no processo. Há, também, a questão de terem conduzido coercitivamente – e indevidamente – o ex-presidente Lula. Isso vai erodindo os direitos fundamentais dos investigados. Estão tratando esses investigados como inimigos e não como cidadãos que têm direito a um conjunto mínimo de direitos, a uma proteção jurídica mínima.

Blog da Cidadania – É importante essa frase, sobre a Lava Jato encarar os investigados como inimigos…

Pedro Serrano – Pois é, parece encarar como inimigos. Encarar alguém como inimigo tem um sentido no Direito. É você encarar o ser humano como desprovido dos direitos mínimos inerentes à condição humana. A impressão que me dá é que querem prender o ex-presidente Lula de qualquer jeito. Não interessam os motivos, a razão. Querem prender. Isso não existe na relação indivíduo-Estado. O inimigo do Estado só pode ser outro Estado, não o ser humano…

Blog da Cidadania – Pedro, há pouco tempo, aqui no Blog, eu fiz uma ponderação no sentido de que talvez fosse o caso de a presidente Dilma, como chefe de Estado, fazer uma denúncia internacional. No limite, até na ONU, pois o que está acontecendo no Brasil pode ter implicações geopolíticas na América Latina, nos países vizinhos, alguns bem menos desenvolvidos inclusive institucionalmente… O que você acha disso?

Pedro Serrano – Eu acho que valeria, pelo menos no plano político, fazer uma abertura para que a imprensa internacional entenda o que está acontecendo no país. Afinal, o problema é muito maior do que o caso do Lula, da Lava Jato. O Brasil está se transformando em um Estado policial. Em todas as áreas, não só na área criminal. Na área tributária, em todas as áreas. E isso é muito ruim. É um déficit civilizatório do Brasil…

Blog da Cidadania – Você tocou em um ponto importante. O Brasil tem uma elite que não deveria querer um Estado policial porque temos uma elite extremamente sonegadora, que não quer pagar impostos e efetivamente se evade de pagá-los até de forma meio desabrida. Você não acha que a elite está apoiando a criação de um monstro que vai se voltar contra ela mesma?

Pedro Serrano – Pode ser que sim, pode ser que não. Porque isso que está acontecendo eu chamo de medidas de exceção no interior da democracia. Aliás, eu chamo, não, muitos autores chamam. A característica do século XXI é você não ter mais governos de exceção, ditaduras. Você não tem mais isso. Você tem medidas típicas de exceção. Medidas típicas de ditaduras dentro da democracia. E a característica típica desse tipo de medida é ela ser seletiva politicamente. Ou seja, ela busca perseguir o inimigo. A exceção reside em suspender os direitos de algumas pessoas a título de “garantir o direito da sociedade”. Então essa exceção ataca aquelas pessoas “eleitas” como sendo “o inimigo”. Nesse aspecto, é preocupante porque “o inimigo” do Estado a característica dele é não ter direitos por não ser considerado humano. Isso está sendo feito contra o ex-presidente Lula. Ninguém é contra a que ele seja investigado, mas não como se fosse um inimigo de Estado, sem direitos.

Blog da Cidadania – Como você encara essa narrativa de que o ex-presidente Lula teria sido nomeado ministro e aceita essa nomeação para se evadir da lei através do dito “foro privilegiado”?

Pedro Serrano – Evadir-se do quê? O Lula não é réu em nenhum processo, ainda. É mero investigado. Acusam-no de “se evadir” do quê? Quer dizer que o Moro irá prendê-lo? Como as pessoas sabem disso, a ponto de fazerem essa acusação? Veja a deturpação que há no país, hoje. Não há nenhuma base para prenderem Lula, atualmente. Ele nem sequer foi indiciado em processo algum. Como podem prender alguém contra quem não há nem mesmo uma denúncia concreta aceita pela Justiça? É muito frágil, portanto, esse argumento de que Lula vai para o ministério de Dilma para obter foro privilegiado e se evadir de uma sanção que nem base para ser aplicada tem…

Blog da Cidadania – Porém, segundo o Datafolha 80% das pessoas estariam achando que Lula foi para o ministério de Dilma para fugir da lei…

Pedro Serrano – Não importa o que dizem as pessoas. O Supremo – não um ministro, mas o conjunto do Supremo – vai ter que se manifestar sobre isso. Acho que o Supremo tem que tomar uma atitude porque o Judiciário não pode ser “a voz da maioria”. O Judiciário tem que ser contra-majoritário. O Judiciário só é voz da maioria na ditadura, como foi no nazismo, que propunha isso, de a Justiça ser a “voz do povo”. O Judiciário não tem essa função. Quem é “voz do povo” é o Legislativo, o Executivo através dos eleitos. O que torna alguém ou algum colegiado “voz do povo” é eleição e juízes não são eleitos por ninguém.

Blog da Cidadania – Como explicar isso à maioria em um país que está clamando por truculência, por abusos, por esse tipo de atitude da Justiça? Esses 80% que julgam que Lula quis “se evadir” da lei ao aceitar cargo que lhe faculta ser julgado pelo Supremo evidencia isso, que a sociedade quer uma truculência que nem sonha que amanhã vitimará qualquer um… Como informar a sociedade sobre como deve ser o Judiciário em uma democracia?

Pedro Serrano – Eu acho que isso é uma luta que, aliás, vocês da “imprensa alternativa” estão fazendo, que muita gente da área jurídica vem tentando falar… Uma coisa, porém, é certa: ou a sociedade incorpora esses valores, direitos fundamentais como um patrimônio dessa sociedade ou então iremos para a barbárie de Estado. Espero que a nossa cultura acabe incorporando esse que é um avanço civilizatório. Função jurisdicional e policial não é para ser exercida com paixão, é para ser excercida com racionalidade. O problema é que o povo, Eduardo, nessas horas se manifesta com paixão e justiça não se faz com paixão. Justiça se faz com razão. É por isso que não dá para o Judiciário ser voz da maioria. Porque, senão, ele vira um instrumento de linchamento, não de julgamento.

Blog da Cidadania – Há quem enxergue que hoje há avanços no Estado de Direito no Brasil em relação ao passado. Evidentemente que após a ditadura houve progressos, senão não teríamos saído da ditadura. Mas se tirarmos os períodos ditatoriais, se considerarmos só os períodos democráticos, a impressão que se tem é a de que o Estado de Direito no Brasil avançou muito pouco, porque a tortura continua em qualquer delegacia, as prisões são masmorras medievais, o punitivismo que agora se quer implantar contra a política já existe contra crimes de pobres, de modo que gostaria de sua análise sobre isso, sobre se este país obteve algum avanço nos direitos e garantias fundamentais em relação ao passado.

Pedro Serrano – Na minha visão, o Brasil, como país periférico do capitalismo, você tem um Estado jurídico formal, que é o Estado Democrático de Direito, aquele que está na nossa Constituição. Esse estado é um Estado de fato para os segmentos incluídos da população, mas as parcelas do nosso território que são ocupadas por segmentos excluídos da nossa população são governadas por um estado de exceção, a meu ver. Ou seja, uma força policial militar de ocupação trata esse território como zona de guerra ocupada. A título de combater o inimigo criou-se a figura do tal “bandido”, que serve para qualificar todo pobre como suspeito de cometer crime, diferentemente do que acontece com o rico, tratado como o homem que erra, mas que pode fazer “delação premiada” para escapar da lei.

Blog da Cidadania – Pedro, tudo isso que você diz é muito preocupante e remete a uma questão inescapável. Aonde vai dar tudo isso?

Pedro Serrano – Eu acho que ninguém sabe ao certo no que vai dar – estou falando do país. Temos, porém, dois caminhos: ou vamos seguir no trilho da Constituição, da democracia, dos direitos fundamentais ou vamos para o caminho obscuro da ruptura dos direitos fundamentais. Não uma ruptura assumida, mas uma ruptura “de facto”. Uma ditadura não assumida que já se pronuncia. Estamos no caminho da exceção, do Estado policial e isso é muito triste.

Blog da Cidadania – Você acha que estamos chegando a isso?!

Pedro Serrano – Acho que, neste momento, estamos entre essas duas opções, a do caminho da democracia e o da ditadura. E acho que estamos tendendo ao pior caminho. Se a sociedade continuar agindo sem reflexão, o caminho obscuro da exceção será inevitável. Lembre-se de que Hanna Arendt, quando analizou o fenômeno do nazismo naquele caso do julgamento do nazista Adolf Eichmann, em Israel, falava isso, que a natureza do mal, o que faz o ser humano cometer o mal extremo não é o fato de ele ser um monstro. O ser humano comum comete o mal extremo quando ele acha que está fazendo o certo e age por impulso, age com ódio, age com o fígado. Aí o ser humano comum, aquele ser normal, afetivo, transforma-se em um monstro (…)

  • Jaime Passos

    Infelizmente, estamos diante de fatos que confirmam essa previsão: caminhamos para uma ditadura.

    • eduguim

      Vou mais longe: já estamos nela

      • Bonobo de Oliveira, Severino

        Consolida-se o partidarismo do judiciário fascista.
        Isso só é possivel por uma característica muito especial do Brasil. Ocorre que a corrupção, no nosso país, GRASSA no judiciário e seus penduricalhos, MP, PF et catervas assemelhadas. Essa supremacia de bandas podres operando nos órgãos de controle permite que se mantenham milhares de casos de corrupção engavetados, armazenados, ESTOCADOS para serem pinçados ou abafados e até descartados em momentos adequados ao sabor dos interesses debatidos e definidos nos ambientes sombrios das lojas maçônicas, como Innovare, Millenium e outras excrescências afins. O extraordinário e imenso ESTOQUE de casos dormentes (só o Eduardo Cunha responde em 22 processos judiciais desde os anos 90, segundo o GGN – Nassif) é o principal ATIVO político dos partidos do Judiciário e do MP. Com esse arsenal, sempre pronto a ser lançado contra os inimigos de ocasião eleitos pelo Mercado, eles mantém acuados todos os outros poderes da República. Quando esses agentes corrompidos conseguiram pactuar ACORDO CRIMINOSO com as organizações criminosas controladoras das comunicações no país, como Abril/Cachoeira e Globo/Mossack-Fonseca, acrescentaram milhares de megatons de poder destrutivo ao já avassalador poder político do oligopólio midiático já instalado no país em forma de CARTEL há várias décadas. Com a criminalidade organizada nesse nível e a cooptação da maioria dominante dos agentes nos órgãos que deveriam ser DE CONTROLE, não há país nem sociedade que resista. A parte mais intelectualmente fragilizada da sociedade engole, rumina e digere a realidade fantástica que lhe é servida e parte em busca de um lider messiânico (fascista, do tipo Moro) que pode ser, e certamente será justamente um dos agentes corruptos das instituições corrompidas. A parte menor, mais arguta, capaz de preservar o seu senso crítico, entende que está sendo enganada e lutará com todas as suas forças para não perder o país soberano que começou a ser construído recentemente.

        • Renata

          Concordo com esse panorama.

          Parece que chegamos ao ápice de uma dissintonia entre a revolução silenciosa e profunda da sociedade que foi ocorrendo em 13 anos e a plutocracia histórica das instituições e da mídia que nada têm a oferecer à democracia.

          Quanto mais o governo trabalhista aprofundava a democracia para o povo mais a plutocracia aprofundava os ataques a ele – como descreveu o Edu tantas vezes, causando desgaste político e econômico até à sangria para depois dizer, “está vendo como se trata de um governo incompetente e precisa ser deposto?”.

          Essas duas forças – democracia e plutocracia, estão neste momento frontalmente em luta.

          Vi uma imagem no fb que simboliza mais ou menos isso:

          No lado esquerdo “Um governo que não dá para defender”, no direito “Uma oposição que não dá para apoiar”, com um X entre os dois e embaixo a pergunta “E agora, José?”.

      • Mauro Pinto

        Ou será que sempre estivemos e agora está mais claro?

      • Paulo Rodrigues

        Concordo, o golpe foi dado, só nos resta repelir. Quanto ao texto a cozinhada sabe que essa ditadura não vai incomodar a elite, em 64 não incomodaram, não vão incomodar agora. Quem vai se dar mau além dos trabalhadores é a classe média, essa sim é btapada e alienada, vão no embalo da globo é acham que vão se dar bem. São os analfabetos políticos.

      • JMVieira

        O Golpe já foi dado, falta apenas, digamos, os “acabamentos finais”. O Brasil, hoje, ao meu ver já é, oficialmente, uma ditadura . Mais o pior de tudo, é que isto já foi pré-anunciado ha muito tempo e a Dilma ficou vendo este filme de terror acontecer com o controle remoto nas mãos e fazendo as nomeações republicanas.

  • cezar

    Onde fomos parar

    • eduguim

      Em 1964

  • William Alves

    A coisa está degringolando em nosso país. Receio que a partir de agora, após o assassinato do advogado coxinha, Leandro Balcone, militante do MBL em Guarulhos, os ânimos se acirrem. Apesar de não se conhecer as circunstâncias da morte desse rapaz, nas redes os reaças já estão imputando o acontecido ao PT. Meu medo é que se descambe em uma espiral de violência incontrolável. Se isso acontecer, todos seremos tragados por esse turbilhâo e só deus sabe onde isso dará. Tempos sombrios.

    • Zanchetta

      Eu avisei, na época das passeatas, que ambos os lados estavam procurando um cadáver pra chamar de seu…

      Até que a repercussão está menor do que pensei…

      • Luís CPPrudente

        Caro golpista, não vai haver golpe. Pode tirar o seu cavalinho da chuva. Os movimentos sociais estão com a Democracia, portanto estão com Dilma presidenta constitucional do Brasil, que entregará o seu mandato no final de 2018.

  • Alberto Resende

    Colunista da Carta Capital? Ok, ok…

    • Alberto Resende

      Se ainda fosse da Veja, né?

    • eduguim

      Informe-se sobre quem é Pedro Serrano

      • Fidelis Sbrissia

        Todos os seus entrevistados não são isentos. Defendem os pontos de vista do governo e, portanto, não vislumbram uma posição imparcial na sua linha de argumentação.

        • eduguim

          “posição imparcial”, para vocês, fascistas, é ser contra o governo

      • Luis Carlos Amorim

        Pedro Serrano é um advogado petista, q está assessorando Dilma contra o pedido de impeachment!

        Mas a opinião dele é isenta… Nada partidarizada!

        • eduguim

          “Isento” é o Gilmar Dantas, né?

          • Luis Carlos Amorim

            Dias Toffoli, Carmem Lúcia e Ayres Brito:

            Impeachment não é golpe!

            Tá bom pra vc?

    • d

      a ignorância é de lascar. se fosse alguém do pt, alguém de movimentos sociais ainda vá lá. mas essa besta reduzir o reconhecido jurista para colunista da carata capital é de matar o véio de vergonha

      • O Profeta

        “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”.

      • Lincoln

        É impressionante a burrice desse pessoal. Em alguns momentos penso que é mau caratismo mesmo. Deve ser leitor da porcaria “veja”. Valeu pela entrevista grande Eduardo Guimarães.

        • eduguim

          Valeu

  • Estejamos preparados em qualquer das hipoteses para uma ardua tarefa da conscientização da população ainda mais que não temos a midia para educar como contraditorio quanto as ideologias. Por exemplo a dicotomia egoismo ou altruismo que se expressa pela competição ou cooperação

    “Pedro Serrano – Acho que, neste momento, estamos entre essas duas opções, a do caminho da democracia e o da ditadura. E acho que estamos tendendo ao pior caminho. Se a sociedade continuar agindo sem reflexão, o caminho obscuro da exceção será inevitável. Lembre-se de que Hanna Arendt, quando analizou o fenômeno do nazismo naquele caso do julgamento do nazista Adolf Eichmann, em Israel, falava isso, que a natureza do mal, o que faz o ser humano cometer o mal extremo não é o fato de ele ser um monstro. O ser humano comum comete o mal extremo quando ele acha que está fazendo o certo e age por impulso, age com ódio, age com o fígado. Aí o ser humano comum, aquele ser normal, afetivo, transforma-se em um monstro (…)

  • Leici

    Está repleto de gente achando que “os fins justificam os meios”: para prender Lula ou tirar Dilma do poder, vale qualquer coisa. Por falta de conhecimento e/ou por má intenção não valorizam as conquistas democráticas, abrindo espaço para a perda de direitos e arbitrariedades das quais eles próprios podem vir a ser vítimas. “Quem tem olhos pra ver, veja (não a revista)!”

  • CaRLos

    Ele acrescentou algo correto :”quando o ser humano acha que está fazendo o certo.” E quem é o responsável por tudo isso? Esta mídia sórdida. Ela forja, mente, manipula a informação e as pessoas creem naquilo como se fosse uma verdade absoluta. Sem se colocar um freio nesta mídia vil, entraremos numa convulsão social.

    • Renata

      O que está acontecendo com estes inconscientes revela muito de nós, seres humanos. Pois entre eles reconheço boas pessoas que antes disso tudo eram razoáveis e ponderadas e agora parecem esses ‘monstros’.

      Hanna Arendt sofreu críticas por essa análise citada pelo Serrano, creio que foi pela dificuldade de aceitar que aquele nazista não era um monstro de verdade, era só um ser humano mesmo.

      Quando se tem consciência, a clareza não permite o ódio. Essa é a diferença, eles são capazes de nos trucidar, nós somos capazes apenas de nos defender – e de RESISTIR, que creio é uma capacidade que eles não têm.

  • João Brasileiro

    Olá, Edu

    Todo o judiciário brasileiro sabe muito bem que essas operações como lava jato e quetais são contra o BRASIL e o POVO BRASILEIRO!!!

    Não é de hoje que venho dizendo isso aqui.
    Todo mundo sabe disso!!!
    A pergunta é: Por que as autoridades competentes do executivo, do legislativo e do judiciário não acabam com essa farsa do moro e companhia? Quem confere ao moro poder absoluto? Como pode um juiz de 1ª instância ter mais poderes do que os órgãos constitutivos do BRASIL?

    Isso confere ao BRASIL um déficit civilizatório sem precedentes!!!

    Depois ele sai de mansinho como se nada tivesse acontecido!!! Ele, os que o seguem e aqueles que os incentivam!!

    Abraço!

    João Brasileiro

  • Rosângela Lôbo

    É tudo tão triste… tão revoltante.. 🙁 . Não quero sentir-me sem esperança, mas a cada dia vejo esse país caminhando para o buraco e pior de tudo é que vejo pessoas comemorando isso… :'(

  • Carlos Henrique

    Hanna Arendt dizia, na Banalidade do Mal, que o vazio interior do homem comum o leva facilmente a cometer o mal de forma trivial, uma vez que, é incapaz de sentir a barbaridade que pratica e realiza-a como “dever”, “tarefa”, dada por um comando superior. ESSE “COMANDO SUPERIOR” NO BRASIL É A MÍDIA, GLOBO À FRENTE, QUE ROBOTIZA MILHÕES DE HOMENS COMUNS DA CLASSE MÉDIA FASCISTA, INCAPAZES DE PERCEBEREM OS HORRORES QUE DEFENDEM AO APOIAREM O ESTUPRO QUE SÉRGIO MORO COMETE DIARIAMENTE CONTRA OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO NESTE PAÍS. E incapazes porque seu vazio interior JAMAIS os permitirá compreenderem(sentirem, pois a compreensão verdadeira é sentida)a barbaridade que representa romper-se tais direitos(a menos que essa ruptura chegue às suas vidas). Para reprogramá-los e fazer com que tenham acesso a outra visão de mundo(não passarão a “sentir” a importância dos direitos fundamentais, mas poderão ser reprogramados por uma visão mais libertária que, ainda que de forma difusa, poderá atrair o pouco de humanidade que têm em si)seria necessário que tivessem acesso à diversidade de opinião, a outra visão de mundo, o que é impossível, ao menos na amplitude dada à visão autoritária, graças ao controle das comunicações. Então o que fazer? ARRUMAR OUTRAS FORMAS DESSA VISÃO HUMANITÁRIA CHEGAR AO HOMEM COMUM, AO BOÇAL DA CLASSE MÉDIA. Com co controle das comunicações inalterado, a única forma de fazê-lo é “gritando”. Esse grito seria uma DENÚNCIA INTERNACIONAL SOBRE A DITADURA INSTALADA NO BRASIL, coisa que já venho pedindo há muito tempo. Não podemos esperar que Dilma, Lula ou o PT a façam Seria maravilhoso se fizessem, como teria sido maravilhoso se Dilma tivesse tido a reação política, que começa a ter agora, no mínimo desde 2015. Mas não teve e provavelmente não terá(e nem os outros dois terão)com relação à urgência em denunciar-se a ditadura. POR ISSO É NECESSÁRIO QUE NÓS FAÇAMOS. Mais uma vez exorto o Cidadania a procurar outras entidades e pessoas para preparem essa denúncia. IMAGINE UMA DENÚNCIA DE TODA A MÍDIA ALTERNATIVA, SINDICATOS, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, PARTIDOS POLÍTICOS E GRANDES NOMES NACIONAIS, QUE GRITASSE PARA O MUNDO, NO PLENÁRIO DA ONU E NA IMPRENSA PROGRESSISTA, UM PEDIDO DE SOCORRO DIANTE DAS AMEAÇAS DA DITADURA MORO/GLOBO, QUE RONDA O BRASIL. ALIÁS, NÃO SÓ RONDA, JÁ MANDA NESTE PAÍS HÁ DOIS ANOS E PRATICA BARBARIDADES CADA VEZ MAIORES. Já que conhece Pedro Serrano, ele poderia ser um primeiro interlocutor válido para essa ação, a qual servira como mais um combustível para a única saída possível desse ataque fascista que vivemos, A POLÍTICA, feita nas ruas. Precisamos unir a denúncia formal à ONU, OEA, imprensa estrangeira, com a ação política, a mobilização das forças sociais que deve acontecer muitas vezes neste momento, não ficando apenas na espera do dia 31 para atuar. Podemos começar com os tais atos que sempre sugiro, em frente às sedes estaduais da Globo, criando farto material para acompanhar nossa denúncia, material que mostrará o quanto os brasileiros sabem quem é o verdadeiro ditador deste país.

  • Ricardo Rodrigues

    O Dr. Pedro Serrano faz mais um retrato correto dentre tantos outros que temos visto,do descalabro juridico por que passa o páis,

    Hoje,quem governa o Brasil e dita o ritimo do desmanche é a vara de Curitiba,Eduardo Cunha e a midia Hegemonica,o golpe já há! Não é que não vai ter,o rabo abana o cachorro faz tempo.

  • Evandro

    a presidência não poderia pedir que as forças armadas entre em campo pra combater essa ameaça apontada pelo jurista? não seria uma tarefa legítima das forças armadas?

    • Joaquim

      As forças armadas se levantando contra um processo que tem respaldo na constituição? Isso tem nome: Golpe!

    • Altair Barcellos

      E SE as Forças Armadas se voltarem CONTRA o governo (como aconteceu em 1964)???

    • mario filho

      Logo eu que apanhei da ditadura, defender agora ingerência da mesma, mas venho defendendo que ,EM ULTIMO CASO ,quando os demais recursos democráticos e o STF estiverem esgotados, Dilma, deveria decretar estado de sitio e chamar as as ffaa para garanti-lo ;para garantir a nao subversão do principio da não ingerência entre poderes da republica , os pesos e contrapesos, que estão deixando de funcionar quando o presidente da casa legislativa é criminoso internacionalmente reconhecido e continua com uma tropa de choque própria investindo de maneira quadrilhesca, com reuniões entre esses membros, reunioes nao casuais, contra o executivo na forma de se fazer de tudo pela ineligibilidade de Lula e derrubada da Dilma, quando um judiciário do jeito como foi definido com elementos do STF e um juiz de primeira ditando os rumos deste poder, isso está se nao me engano no Art. 84 paragrafo IX como um dos casos em que é legal e garantista da democracia a decretação do estado de sitio;.Não o que temer; Dilma não é Getulio, e ainda assim Getúlio e Lula foram os que mais distanciaram os vulneráveis da sua condição de servos que eram e ainda parcialmente são. Servos da grande mídia globo e conglomerados de jornalões a frente já são servos ,repetindo se chance de julgamento próprio promovido pelo contraditório midiático repetindo chavões vis difundidos pelos mesmos

  • Heidi Maria

    Edu,

    Desculpe Dr. Serrano, mas Sampa já está na ditadura, basta ver que os meganhas do Chuchu Merendeiro fizeram com os estudantes da PUC, ontem

  • Alberto Resende

    Parece que a casa vai cair. Jornal Nacional informando que Marcelo Odebrecht vai fazer delação premiada!!!

  • Rodrigo

    Eu discordo do seguinte trecho: “Lembre-se de que Hanna Arendt, quando analizou o fenômeno do nazismo naquele caso do julgamento do nazista Adolf Eichmann, em Israel, falava isso, que a natureza do mal, o que faz o ser humano cometer o mal extremo não é o fato de ele ser um monstro. O ser humano comum comete o mal extremo quando ele acha que está fazendo o certo e age por impulso, age com ódio, age com o fígado. Aí o ser humano comum, aquele ser normal, afetivo, transforma-se em um monstro (…)” A vivência prova que dentro da sociedade brasileira, existe uma parcela da população que tem uma natureza bastante perversa. são as pessoas que incitam o ódio, que não estão nem aí para o próximo, etc. Esse é um fenômeno que exite não só no Brasil, mas em diversos outros países do mundo. Se o golpe ocorrer o Brasil regredirá, no mínimo, ao tempo da escravidão pois esse pessoal raivoso incitaria e motivaria o governo golpista a perseguição política e desrespeito aos direitos e garantias individuais.

  • José Aparecido dos Santos

    ISTO NÃO PODE ACONTECER!
    TEMOS QUE AGIR RAPIDAMENTE!
    ZéApe!

  • Antonio

    O Brasil já vive há dois anos uma ditadura escancarada.
    Aqui deixou de existir o estado de direito.
    Ontem na Folha um juiz federal que é presidente da associação que os congrega justificou a quebra dos paradigmas legais, das leis quando se busca um objetivo maior, porque apesar das inúmeras propostas da justiça, as leis não são alteradas.
    Se o juiz que preside a associação da classe escreve isso, está decretada a bandalheira.
    Duas pessoas têm parte dessa culpa.
    Lula por não ter feito reformas quando podia e por ter nomeados verdadeiros merdas para os tribunais superiore, Joaquim, Brito e Tófoli. Dirceu por ter patrocinado a nomeação do comerciante de toga e Dilma que com seu republicanismo tosco não se deu conta do que se passava e culpa por ter mantido o Cardozo na justiça, todo esse tempo.
    Cardozo é um verdadeiro calhorda, agora que está fora do ministério fala contra grampos. Covarde!
    Acabo de chegar do México onde fui à trabalho.
    Vi o Brasil pré Lula e vi o Brasil pós Dilma.
    Vi um Haiti com 8.500.000 km2 para alguns, o resto que se danem.

  • Mauro Pinto

    Edu,

    eu queria saber se o Moro pode responder por crime contra a segurança nacional e se a Globo também pode responder por isso?

    • eduguim

      Se vivêssemos em uma democracia, sim

      • Zanchetta

        Mas, o Stédile, o Boulos e o presidente da CUT nunca!!!!

  • Dilma Coelho

    Não dá para suportar tantos discursos, conversas, manifestos e fazerem o que devem, nada. Está na hora de chamar o exercito para uma consulta. Tenho certeza que os políticos fajutos começariam a tremer. E a prisão do moro, ate agora nada. Falam, falam, falam e agir, que é preciso ainda nada. E a redução dos financiamentos para a criminosa globo? Também nada. E os juristas do PT, o que estão fazendo. Deixaram na mão do zé que não sabe trabalhar… Estou quase cansando…

  • Sérgio Rodrigues

    Às ruas, contra os golpistas liderados pela Globo e a carcomida Fiesp!…

    Depois do dia 18, eles estão peidando!.. É transparente na mídia a cara de amarelões deles!..

    Pra cima deles salvaguardando a Constituição!….

  • Alfredo

    Ruas, ou Ditadura!

  • robson muraro

    tanto e tanto que a dilma foi avisada. desde o início do primeiro mandato. avisamos e cansamos de avisar que ela estava brincando com fogo e alimentando o monstro que iria matar seu mandato e, provavelmente, a democracia. mas ela insistiu em se achar acima do bem e do mal. insistiu em manter homens de ‘confiança’ abaixo da crítica em ministérios chave. insistiu em acenar para os inimigos da proba imprensa golpista, como se fossem amigáveis ou dispostos a concessões. insistiu em acreditar em polícia e judiciários isentos. nada demoveu a presidente. o resultado é o que se vê. em todos os espaços que ela cedeu, o que se viu não foi republicanismo. foi oposicionismo virulento. isso foi avisado a ela.

    paciência.

    talvez, agora, tenhamos que perder mais tempo em pensar a resistência.

    abraço, meu caro.

    ps. tristeza sem fim e as piores noites de sono de que me lembro.

    • eduguim

      Abraço, Robson

  • jbmartins

    Os Tucanos, Temer e Cunha querem se livrar das investigações…https://www.facebook.com/contragolpefascista/videos/789649757836177/

  • ESQUEÇAM MORO, ele é só um ofice boy do STF.

    BRASIL: O GOLPE TEM UM NOME, LÍQUIDO E CERTO: Teori Zavascki
    ESQUEÇAM MORO! O GOLPE CHAMA-SE TEORI ZAVASCKI
    É o golpe Low Profile.

    UM EXEMPLO:

    Marcelo Odebrecht, como tantos outros, sofrem privação de direitos na cadeia e Teori nem se mexe, a não ser para coonestar o absurdo e fortalecer a ilegalidade. Soltar quem não poderia estar preso, coibir abusos, desfazer shows midiáticos em nome de uma suposta justiça, seria trazer a verdadeira justiça para a Lava Jato e assim desarmar qualquer tentativa de golpe. Mas o que faz, ou fez, Zavascki pra trazer a normalidade ao país?
    Duas ou três canetadas e Teori poria o Brasil de volta nos trilhos. Mas o que se vê? Com exceção de Marco Aurélio, vemos todo o STF, juntamente com Zavaski, assoviando e olhando pro outro lado, enquanto pisam no sangue que se esvai dos justiçados pelos capangas Moro e Janot.
    Esqueçam Moro. Esqueçam Janot. Tudo só ocorre porque Teori Zavascki permite. Tudo só teria solução se Teori Zavascki resolvesse atuar como Juiz de uma Suprema Corte que se respeita.
    Esqueçam Moro. Teori Zavascki é o nome!

    Confira na íntegra o argumento:

    OS CAPANGAS E OS MANDANTES

    “Esqueçam Sergio Moro, ele não vem ao caso. Sergio Moro não faz nada que não lhe seja determinado. Sergio Moro é só o capanga. Seu papel é o do matador de aluguel. É ele quem dispara a arma, sem dó nem remorso, como soe acontecer com os pistoleiros de aluguel. O mandante é outro. Nos crimes de encomenda, o mandante é sempre o mais oculto, é aquele que não pode aparecer ou o que tem que manter a aura de inocência e alheamento dos fatos.
    Não, tampouco o procurador Geral é mandante de nada, é só outro executor do mandante. O procurador não pode nada se o ente maior não permitir. Assim como Moro não pode nada se esse ente não consentir. O mandante, ao que tudo indica, é ninguém menos que ela, a Suprema Corte. Pode até não ser, porém não há ninguém com as mãos mais ensanguentadas que o STF.
    Nenhum juiz de primeira instância fez e continua fazendo o que Sergio Moro faz sem o beneplácito das instâncias superiores, em especial daquela que se diz a Guardiã da Constituição. Ao primeiro sinal de prisão ilegal, o STF deveria ter se pronunciado e mandado soltar quem estivesse sofrendo ilegalidades, fazendo assim prevalecer o que vai escrito em sua suposta protegida. Mas não: o Supremo coaduna, coonesta, corrobora e, como se vê agora, lava as mãos e olha pro outro lado. Se mantém de costas enquanto a Cidadania, os Direitos Fundamentais e a própria Democracia são, sistemática e ininterruptamente violentados. Só faltam assoviar e sair de perto com as mãos cruzadas nas costas…
    O STF tem seu cão raivoso solto e causando estragos, porém não dá o menor sinal de que o quer na coleira. Seus matadores estão à solta e têm uma missão a cumprir. Moro e Janot são só os capangas. O Nome do Golpe é SUPREMA CORTE, como foi em Honduras e como foi no Paraguai. Zelaia e Lugo que o digam.
    Se temos que personificar o Golpe, então que o chamemos de Teori Zavascki. Não, não é Gilmar, o helminto do PSDB na corte, nem tampouco Joaquim, o Silvério do mensalão; muito menos Fux, aquele que precisa de provas da inocência de todos, menos ainda Rosa Weber, aquela contra-parente de Aécio que condena sem provas, porque seu assessor Moro(!) assegurou que, pela literatura, pode-se tudo; erra também quem pensa nas indiretas de Carmen, que decretou a vitória do escárnio sobre o cinismo, só pra atingir certo partido. Todos esses têm sim, a marca indelével do golpe em suas togas. Porém são nódoas antigas, já de todos sabidas. O que vai em andamento, contudo, é novo e se chama Teori Zavaski (afora as mãos trêmulas e pernas bambas de Fachin). E o que o faz ser o novo, não é seu tempo de Corte e sim seu perfil no desenrolar do golpe. Discreto, ao contrário de Mendes, tranquilo, ao contrário de Joaquim e aparentemente inabalável, diferentemente de todos os outros. É o golpe Low Profile”

    https://www.facebook.com/tgmeirelles

    • O JUIZ

      Teoria da conspiração, cara amiga.
      O PGR até hoje não solicitou a prisão do Cunha, porque?
      Um homem com a folha corrida do Cunha, é um perigo para qualquer sociedade organizada.
      Cunha comandoa um bando de ladrões, como disse bem Ciro Gomes.
      E está à frente do processo de derrubada do governo.
      O importante é que a Lava Jato não consiga tempo para chegar nos caciques do PMDB e PSDB como Renan, e o traíra Temer., Aécio, Serra. etc…
      Portanto, se o Impeachment passar na Câmara, o golpe estará consolidado.
      E nem LULA pode mudar isso, infelizmente.
      Sobrará a guerra nas ruas, tão esperada pela direita fascista.
      O STF em seu todo, está acovardado, como bem disse o LULA.
      Pois, que vistam a carapuça e entrem para a história como golpistas de toga.

  • Douglas Otaviani Tôrres

    Teori determina que Moro remeta ao supremo todas as investigações sobre Lula.Emfim um juiz apareceu

  • Antonio

    Wanderley: liberais, o Moro vai pegar vocês!

    Juizes-bomba, as bestas se valem do Estado da Desordem !

    publicado 22/03/2016 no Conversa Afiada

    Do Professor Wanderley Guilherme dos Santos, extraído do Segunda Opinião:

    A VINGANÇA CONSERVADORA
    É falsa a tese de que o Judiciário se sobrepôs ao Executivo e ao Legislativo. A verdade aterradora é que um grupo de procuradores e juízes-bomba acuou as três instituições da ordem democrática usando a chantagem de se auto explodir, instalando, no ato, o estado natural da desordem.

    Utilizando um sistema estalinista de espionagem pública e doméstica, sem exceção de pessoas, investigadas ou não, conseguiu a adesão de corpos profissionais, agora sem pudor de promover farsas nazistas de julgamentos prévios e sumários. Sentenças proferidas antes de exame processual, degradação acusatória como substanciação das peças da promotoria, leviandades jornalísticas arroladas como provas irrefutáveis, fatos consumados com apelos à emoção popular, levaram associações profissionais e empresariais a aderir à ilegalidade, tentativa de salvar a face da impotência e medo de seus anéis.

    Com técnicas de bombardeio durante vinte e quatro horas por dia, pânico psicológico e duplo discurso afirmando fazer o oposto do que efetivamente faz, o grupo de fanáticos já defende sem disfarce a doutrina tirânica de que os fins justificam os meios, subscrita pelos órgãos de comunicação, crônicos sócios das aventuras ditatoriais do País.

    É verdadeira a tese de que parte considerável da sociedade brasileira e das autoridades de que depende a integridade democrática tem se mostrado conivente com medidas de duvidoso fundamento jurídico, buscando apaziguar as bestas, tal como os primeiros ministros europeus diante do nazismo e fascismo ascendentes.

    As redes sociais festejam a próxima caça às bruxas do meio artístico, intelectual, sindical e de profissionais liberais, sem que sejam denunciadas e punidas, sim, punidas, porque convidam à violência e à destruição. Não é recente a revelação das sementes fascistas de parte da opinião pública brasileira. O fenômeno é consubstancial às sociedades capitalistas, e só contido por condições econômicas favoráveis e instituições democráticas vigilantes. À intolerância do irracionalismo sucumbem todos os países, se a oportunidade se lhe oferece, como o provam os péssimos espetáculos contemporâneos das civilizadas sociedades nórdicas, pós-crise de 2008.

    A dignidade conquistada pelos pobres e miseráveis, negros, mulheres e minorias discriminadas, não seria esquecida pelo reacionarismo nacional, cultivador de ressentimento e ódio, semeador de ameaças, à espreita da primeira ocasião para vingança. Ela veio de contrabando em investigação pertinente e fundamentada, substituindo personagens e acrescentando ao contingente de comprovados vilões os responsáveis políticos pelo combate à miséria e à discriminação.

    A sanha vingativa repudia a legalidade e dispensa os ritos jurídicos, certa do silêncio cúmplice dos liberais brasileiros. Estes, outra vez, consomem a ilusão de que não é com eles. Pois a eles chegarão todos os excessos cometidos em nome da purificação política. A vingança conservadora promete cobrar enorme preço pela ousadia de quem a ignorou. Prometem fogo e prometem sangue. Os liberais serão corresponsáveis pela insanidade coletiva, programada pelo grupo de arruaceiros judiciários e inflamada pela imprensa totalitária.

  • Domingos Dias

    Saudações amigos!

    Caro Eduardo, confesso que ando estarrecido com o retrocesso que hora nos acomete.

    As pessoas estão cegas… alguns pela conveniência de perder privilégios históricos ou repartí-los. Outros pela ignorância completa dos fatos e da realidade.

    Os grandes beneficiados das benesses que os governos do PT trouxeram são facilmente manipulados por aquilo que eu acho mais nojento no país: a grande mídia, bandida extrema e desonesta com o destino desta grande nação e seu povo.

    Plagiando: tinha a esperança de um país melhor… o que estão fazendo faz da minha esperança um sorvete sob sol.

    Obrigado por ainda me dar animo.

    Abraços.

    • eduguim

      Abraços

  • claudio-sc

    ROLLING STONES dão recado a Dilma desde Cuba:

    https://www.youtube.com/watch?v=ibHtwz49vSg

  • Huk Farias

    Galera, fui num órgão do Governo da Bahia hoje e a TV estava sintonizada na GLOBO. Poxa, enquanto a gente vai pra rua se lascar pra denunciar a merda da GLOBO, os órgãos do Governo comandado por RUI COSTA(PT), em suas recepções, estão todos sintonizados na bosta da GLOBO pregando o GOLPE. No mínimo era pra só permitir sintonizar na TV do Estado (TVE BA). É uma droga esse Republicanismo de merda do PT. É só burrada! É Lamentável viu..

  • Maria Lucia de Almeida Correa

    Mais pessoas tinham que ler verdadeiras aulas que estão sendo oferecidas por esses mestres , Parabéns professor

  • John Jahnes

    Alguem tem que ter bom senso e ser honesto no STF. PARABENS DR. TEORI.
    GILMAR E ROSA mostraram e provaram porque LULA disse que o STF está acovardado.
    SERÁ QUE PRECISA DE MAIS PROVAS DA COVARDIA INSTITUCIONAL DE ALGUNS DE CERTOS MINISTROS DO STF?
    Mas minha grande dúvida continua sem resposta: _ PORQUE O STF AINDA MANTÉM EM SEU QUADRO DE MINISTROS, ESSE TAL GILMAR MENDES, QUE COMO JOAQUIM BARBOSA DISSE HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, “”ESTÁ DESTRUINDO A JUSTIÇA DO BRASIL” – “DESTRUINDO A CREDIBILIDADE DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO”” ?
    https://www.youtube.com/watch?v=Z1yOqrD1BTs
    A Ministra Rosa Weber soltou a seguinte afirmação no seu voto: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.
    http://cartamaior.com.br/?/Coluna/O-ultimo-julgamento-de-excecao-e-o-fim-de-uma-farsa/29577
    https://www.facebook.com/contragolpefascista/videos/789649757836177/
    .

  • Caros, compartilho com vocês, um sonho.
    Quem sabe se amanhã, ao acordar, eu perceba que este sonho pode se transformar em realidade?
    Creio que a diferença entre sonhos e a realidade é a nossa força de vontade em poder transformar um, no outro.
    Que nosso sucesso seja no exato tamanho dos nossos esforços por sua busca!
    AGORA A GLOBO É NOSSO ALVO!!!
    https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/03/23/agora-a-globo-e-nosso-alvo/

  • Baby Siqueira Abrão

    Interessante observar que o estado policial e de exceção citado pelo professor é exatamente o que vige atualmente nos Estados Unidos. Se em 2001 muitos direitos constitucionais foram suspensos, em consequência de medidas ditas “contraterroristas”, ao longo dos anos tais direitos sofreram uma redução considerável. É esse o modelo que Washington procura exportar para o Brasil por meio do golpe judicial. Causa espécie que políticos brasileiros, e até mesmo um ex-presidente da República (FHC), aceitem esse modelo em sua tentativa de voltar ao poder a fim de continuar a espoliação do patrimônio público brasileiro iniciada nos governos do PSDB.

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poema Z

    Penso
    Logo(S)
    ReXisto

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poema Z

    Penso
    Logo(S)
    ReXisto

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio

    : Atenção, prezado blogueiro Eduardo Guimarães, seu Blog da Cidadania está sendo interceptado… pelo menos aqui, no computador local… Não aparecem mais os comentários prestes a passarem pelo crivo da moderação.

    Por que os meus comentários não aparecem mais na moderação do Blog ?

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio

    .:. Algum “hacker” FDP me grampeou…

    Os “link”s no menu do cabeçalho, neste Blog da Cidadania, nenhum funciona, dá sempre mensagem de erro (geralmente 404)

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Severino B.

    MENDES SOBRE MORO, EM 2010: IRROGA-SE DE AUTORIDADE IMPAR, ABSOLUTISTA, ACIMA DA PRÓPRIA JUSTIÇA”

    Segue parágrafos iniciais da matéria.

    Matéria Completa: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/brito-sensacional-gilmar-mandou-encanar-moro

    A dica me vem da ótima matéria da BBC, onde Gilmar Mendes explica como simples casualidade sua animada conversa de restaurante com José Serra e Armínio Fraga pouco antes de começar a bloquear a nomeação de Lula. E de um julgamento de um habeas corpus que relata as arbitrariedades do juiz Sérgio Moro quando ainda não era o “herói do golpe” e a turma acusada era do Paraná, alguns com ligações com o Dem de Jaime Lerner.

    Não preciso acrescentar mais uma palavra uso as de Gilmar, que pediu vistas no processo relatado por Eros Grau, já avisando a razão:

    É de afirmar, e o Tribunal tem-se manifestado várias vezes em relação a essa questão, que o juiz é órgão de controle no processo criminal. Tem uma função específica. Ele não é sócio do Ministério Público e, muito menos, membro da Polícia Federal, do órgão investigador, no desfecho da investigação. De modo que peço vista dos autos para melhor exame.

    E, depois de examinar os autos, o julgamento que faz sobre as atitudes de Moro:

    “questiona-se neste writ (habeas corpus) a atuação de SÉRGIO FERNANDO MORO, Juiz Federal titular da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba PR, na condução do processo n. 2004.70.00.012219-8, processo no qual é imputada ao paciente a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes tipificados na Lei n. 7.492/86.”(…)

    A questão, portanto, cinge-se a verificar se o conjunto de decisões revela atuação parcial do magistrado.

    E, reafirmo, impressionou-me o contexto fático descrito na inicial do presente habeas corpus, pois, objetiva e didaticamente, logrou narrar e destacar excertos das decisões proferidas pelo magistrado excepto, desenhando um quadro deveras incomum.

    Incomum porque não me parece razoável admitir que, em causas que versem sobre crimes não violentos, por mais graves e repugnantes que sejam, se justifiquem repetidos decretos de prisão, salvo, evidentemente, circunstâncias extraordinárias, pois reiteradamente esta Corte tem assentado o caráter excepcional da prisão antecipada:

  • Claudio.sj

    Bom dia, senhoras e senhores.

    Recebi a mensagem abaixo e gostaria de compartilha-la com voces:

    O iminente risco de uma Guerra Civil

    A historia nos ensina, o pior das guerras é a Guerra Civil em um pais, pois a quantidade de mortes é imensa. Varios são os exemplos: Guerra Civil Americana; Guerra Civil Espanhola; a própria Revolução Francesa etc…

    Aqui no Brasil, a radicalização de grupos de direita, fascistas babando ódio, está colocando o pais em sério risco. Muitos deles já falam nas redes sociais e nas manifestações em partirem para o ataque sangrento contra as pessoas que não concordam com o Golpe do impeachment da presidenta Dilma. Incrivel, eles atacam até um cãozinho que está com um lenço vermelho no pescoço. O ódio está sendo mortal e incontrolável (noticia saiu no DCM).

    Vejamos as consequencias do golpe: (Essa previsão é só uma pequena demonstração do que pode acontecer com nosso Brasil).

    Entendam: Vários paises no mundo são amigos do Lula e da Dilma. Só quem não gosta deles é esse grupelho de corruptos que querem tirá-la do poder, porque ela se atreveu a acabar com a roubalheira deles que já dura 500 anos.

    Tá aí abaixo, a que eles estão nos levando. O que pode acontecer com o futuro do Brasil se este Golpe se concretizar:

    Bolívia e Venezuela declararão oficialmente que não reconhecerão o governo golpista no Brasil. Além das retaliações dos países da América do Sul que compõem a UNASUL. O governo golpista ficará isolado por todo o continente sulamericano. A OEA – A Organização dos Estados Americanos já se posicionou contra o Golpe.

    1° Ato de retaliação da Bolívia poderá ser a suspensão do fornecimento de gás natural. Em menos de 72 horas o Brasil já entrará em caos. O gás poderá chegar a ser vendido até a R$ 500,00.

    2º A Venezuela poderá suspender o fornecimento do petróleo, parte do qual o Brasil depende para suprir sua suficiência interna. A gasolina e o diesel irão a preços estratosféricos.

    Retaliações internacionais:

    O Brasil de Lula e Dilma ajudaram a criar o maior Bloco Político-Economico do Mundo (BRICS) – Formado pelos membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

    Rússia e China não reconhecerão o governo golpista. A China fez investimentos de bilhões de dólares no Brasil no governo atual, com a construção da ferrovia continental que levará produtos do Brasil para o porto do Peru. A China fez investimentos de mais de 10 bilhões para dólares na Petrobrás. E de 54 bilhões de dólares na economia do Brasil. A China não vai arriscar perder este investimento para golpistas corruptos, poderá correr o risco de não receber.

    O Brasil estará isolado de norte a sul do mundo. Poderemos nos transformar em uma outra Cuba quando os EUA embargaram por 50 anos o comércio de Cuba com o mundo.

    As nossas exportações cairão drasticamente causando quebradeira geral de nossas empresas e milhares de trabalhadores perderão o emprego. O nosso Fundo de Reservas Internacionais com mais de 350 bilhões de dolares será consumido rapidamente e o pais voltará a ser devedor do FMI e do Banco Mundial.
    Retaliações internas:

    Irão surgir protestos de norte a sul contra o governo golpista, motins, quebra-quebra, rodovias interditadas, além de outras ondas de violência. O Brasil pode entrar em caos.

    Sindicalistas irão fazer greves, indústrias irão parar. O Brasil não dará conta de manter a ordem, serão focos de violência em vários locais.

    Os petroleiros, funcionários da Petrobras irão cruzar os braços contra o Golpe, pois todos são apaixonados pelo Lula, que o tem como seu ídolo guerreiro. Então o caos poderá ser pior ainda, pois 70% do petróleo produzido pela Petrobras poderá ser suspenso. Os preços dos combustiveis subirão, e o litro da gasolina poderá ser vendido a mais de 30 reais.

    O Brasil só tem a perder se o Golpe se concretizar. As nações que são aliadas do governo populista de Lula e Dilma poderão declarar guerra, comercial, economica e até militar ao governo golpista.

    Enfim, tudo pode acontecer se voce apoiar o Golpe…

    Apoia e paga pra ver.
    #NaoVaiTerGolpe
    #LulaValeALuta
    #DilmaFica
    #MoroExonerado
    #CunhaNaCadeia

    Repassem a grupos de whatts, espalhem a notícia. Não vamos permitir que o Golpe se concretize.

    • Ricardo Rodrigues

      Existem mecanismos constitucionais,que inclusive poderão ser usados pelos novos plantonistas golpistas no palacio para sufocar qualquer tipo de issurreição,Estado de emergência,Defesa e de Sitio.

      Não existe golpe Paraguaio sem suporte militar que o sustente posteriormente,para reestablecer a ordem e governabilidade minima.

      Quanto ao reconhecimento ao novo governo,o reconhecimento que importa é o dos EUA,e com eles vem os outros reconhecimentos dos que os acompanham em tudo na Onu.

      O resto será chororô,enquanto o trator já passa por cima.

    • Mauro Pinto

      É tudo que nos EUA querem!

  • Eliseu Leão

    Entrevista excelente e muito oportuna.
    E o Cidadania segue prestando bons serviços à sociedade brasileira.

    • eduguim

      Grato, Eliseu

  • Valério S. de Alququerque.

    Acho que estão deliberadamente encaminhando o Brasil para uma Ditadura, mas militar. Vejam os encaminhamentos : 1 – Tiram Dilma, com esse congresso é fácil. 2 – Vão atrás de Lula, com esse judiciário, é fácil. 3 – O povo e os movimentos sociais vão prá rua, haverá confrontos, invasões, quebra quebra 4 – Ai vem os salvadores militares, apoiado pela nossa elite endinheirada, e livra o Brasil dos Terríveis Vermelhos. Vocês já não viram essa história, ou parecida?

  • Pedro Accioli

    A ditadura do judiciário é a pior das ditaduras! A mídia e o judiciário são os últimos resquícios de autoritarismo na sociedade! O que fazer neste caso: somente partindo para a revolta!

  • Aloísio

    Tudo culpa da Dilma.

  • Miriam Lopes

    Bom, se o ISENTO Pedro Serrano diz isso, quem vai negar?

    • Altair Barcellos

      NÃO existe isento: todos tem sua opinião sobre isso, tanto a favor ou contra…

  • carlos

    a lava jato venceu!!!!

  • Herbert

    Caro Eduardo,

    Como disse aqui algumas vezes, estamos vivendo o estado de exceção, onde as nossas leis estão sendo solapadas justamente por quem deveria zelar por elas. Os órgãos de controle do Poder Judiciário deixaram a coisa correr frouxa, e hoje o que se vê é esse desembeste medonho, que não se sabe aonde vai parar.

    • Valério S. de Alququerque.

      No Brasil são homens que governam leis e não leis que governam homens. Não sei como Dilma, uma mulher severa, deixou isso. Acho que agora ela percebeu o seu erro. Espero que não seja tarde demais.

  • Wilson Alves

    Nada como um dia após o outro.
    O Ministro Teori Zavascki do STF determina que o processo contra Lula na Lava-Jato volte ao STF e que grampos e divulgações de áudio estão proibidas.
    Sérgio Moro ainda está intimado a dizer por que grampeou personalidades com foro privilegiado sem autorização do Supremo.
    Nada como um dia após o outro…

  • CaRLos

    Eduardo, a Lava Jato já ia tornar Lula RÉU por esses dias, segundo um jornal golpista. Justamente no período do julgamento de Dilma para causar um impacto negativo. É tudo planejado politicamente. Lula tem tornado público sua defesa. Todos os documentos do apto já são do conhecimento público e as palestras também. Eu quero ver as artinhas jurídicas que serão usadas para condená-lo. Agora, fica mais claro ainda que a intenção é condená-lo mesmo, na marra, e não haverá defesa que conseguirá salvá-lo. Não adianta provas de que não pertence a ele os imóveis. A sorte dele já foi lançada. Olha o exemplo do Marcelo, tá lá, condenado, não se consegue soltá-lo de modo algum. Lula será cópia fiel dele.

  • Romanelli

    O BRASIL precisa saber

    Além da condução coercitiva e da divulgação para FINS POLÍTICOS de escutas telefônicas desafeitas a um processo (como tratado na entrevista), o juiz SERGIO MORO cometeu MUITO mais crimes

    ..ele GRAMPEOU advogados e clientes ..GRAMPEOU e divulgou conversas de autoridades com foro especial, inclusive a PRESIDÊNCIA da República ..e pior, transformou o processo ESPONTÂNEO de premiação pela delação premiada, num oportunidade de TORTURA e chantagem patrocinada pelo ESTADO

    Sempre disse aqui que a nossa democratura ..por MANTER Casas Parlamentares que AINDA primam pela partilha geográfica ao invés de se ponderarem pela proporção igualitária de seus cidadãos ..e ainda, por se permitir de PAUS MANDADOS com MANDATOS vitalícios (e agora casuísticos pela PEC da bengala) a um dos seus principais e PIOR poder (o Judiciário) ..sempre disse que isso aqui era uma esculhambação que jamais poderia ser tratada como democracia

    ..uma pena ..BRASIL, nesse ritmo, nem daqui 50 anosi

  • waldyr wandeley vaz

    Grande Eduardo !!!

    Maravilha de entrevista !!!

    A ditadura da mídia , do Judiciário e da PF (“DOPS”) só será combatida ,

    quando cada corpo de jovem negro da periferia , cada índio ,

    cada morador de rua, cada sem terra, cada sem teto, espancados e mortos,

    forem oferecidos em holocausto nas portarias da Globo , SBT , Record e Cia Ltda !!!

    Antes de enterrar cada corpo desses , passar na porta de quem causa essa desgraça…

    Todos nós lá na porta deles oferecendo o que eles querem.:

    O CORPO DE UM MISERÁVEL EXCLUÍDO !!!!

  • seba

    Xiiii agora a coisa ficou mais preta ainda. Vai implodir Brasília.
    A Odebrecht começou a entregar tudo:

    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/03/23/documentos-da-odebrecht-listam-mais-de-200-politicos-e-valores-recebidos/

    • Nádia

      EU, se tivesse um bandido togado me perseguindo louco para me prender somente para atender a máfia, estaria LONGE do Brasil, com o demônio Moro no meu cangote? É ruim heim!!!

  • Sávio Valença

    O que os coxinhas alegam, sem sentido jurídico algum, é a questão do mérito das gravações ilegais. Mérito este que perde o sentido completo, mesmo que Lula ou Dilma tivessem mesmo dito que Lula estava fugindo de Moro. Gravações estas que até o próprio Moro disse que não tinham algo relevante.

    Mas, para atender a apelação indevida dos coxinhas, analisando o mérito, não há elementos incriminatórios. não há prova de que Lula aceitou o cargo de ministro para fugir de Moro, muito pelo contrário, numa gravação que a Globo escondeu, e que o Instituto Lula mostra, há a negação de Lula que estava indo para o ministério por causa de Moro. Outra coisa também, Lula deixa de ser perseguido por um grupo arbitrário de MPs, PFs e um juiz que deixam escancarado tudo isto. Não vejo nada de errado nisto também, uma vez que há jurisprudência do STF em relação a isto. Tem a decisão do próprio Gilmar em favor da prerrogativa do cargo.

    • vanessa martins

      Eu também fugiria do Moro, até porque ele promove uma perseguição desrespeitando a Constituição e segundo porque qualquer pessoa tem o direito de buscar proteção quando se sente ameaçado, falar desse episódio como se fosse imoral é hipocrisia. O que está bastante claro é uma tentativa de golpe sim, de uma classe política vergonhosa, de uma imprensa elitista, que a muito perdeu a vergonha e se comporta como instituição politica e uma elite extremamente conservadora, covarde, preconceituosa e sem nada que preste na cabeça, não querem perder a senzala e jamais perdoarão Lula operário, nordestino, pobre, mestiço, bronco ter se tornado presidente. Esses ingredientes todos facilitam o trabalho das grandes corporações empresariais e financeiras em manipular a classe politica, a elite e a classe média a realizar as mudanças que lhes favoreçam.

  • Célia Caetano

    Observa-se o rasgar da Constituição Brasileira com toda esta barbárie que vivenciamos no noticiário sem chegar ao termino das investigações que ira relatar a verdade dos fatos.

  • Jimmy Cricket™

    ♫ Vejam só! Perante a enxurrada de diarreias, vômitos e escarros provenientes de Curitiba e outras fontes nazifascistas, o Paulo Henrique Amorim preferiu trancar a porta do Conversa Afiada a todos os comentários.
    Cristaliza-se ainda mais o clima de preparação para uma guerra civil que assola o país. Agradeçam essa luta fratricida ao justiceiro Moro e seus cães de guerra.
    Só nos resta esperar que o Ministério da Justiça tome uma atitude corajosa e silencie – isso sim – o fanático talibã, de Curitiba, os robôs pagos para inundar os blogs ditos “sujos” e os desatinados que os apoiam. E rezar para que a verdade prevaleça sobre o ódio dos derrotados inconformados com a atarraxada sofrida pelo Aébrio Never, bêbado, cafungador e enlouquecido e seus mentores como o Nauseabundo de Higyenópolis…

  • fascismo e perseguição

    Importante entrevista.

    Essas coisas têm que ser ensinadas nas escolas e transmitidas pelas famílias.

    Pedro Serrano e outros juristas e professores podem ajudar a organizar posts nas mídias sociais explicando didaticamente as coisas que estão ocorrendo segundo as leis criminais, de direitos humanos, constitucionais.

    Nós somos ignorantes sobre esses temas fundamentais da democracia.

    *** um cliente para o qual ofereço serviço há uns 20 anos entrou em minha pág fb, deixou um comentário negativo; tudo indica que perdi o cliente. Se sou a mesma pessoa que ele conheceu há tanto tempo e a mesma profissional, o clima de fascismo e de perseguição leva até ao rompimento de relações de trabalho, porque não se aceita a diversidade de opiniões. Como não sou a fim de viver num ambiente de pensamento único e respeito os outros, não enchouriço a pág de ninguém, posso perder todos os meus clientes que não vou me calar, deixar de dizer o que penso, me expressar livremente de forma respeitosa. Nem que eu vá morar debaixo da ponte. Já avisei meu filho para ele se preparar para mais um patamar de empobrecimento aqui em casa.

  • Maria Rita

    Serrano expõe claramente que Lula não pode se evadir de algo que ainda não houve: uma denúncia formalizada. Isso me remeteu ao grande Ariano Suassuna e a Osman Lins. E de um diálogo de um filme do Arraes – Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins:

    Prisioneiro: Você teria mesmo coragem de matar um filho de Deus sem motivo nenhum?
    Justiceiro/jagunço (matador de aluguel): Coragem num tenho não, eu tenho é costume!

  • Hermes Sanchez

    Para os não monoglotas, segue aqui um longo artigo, que expressa uma visão de fora e isenta sobre nosso caos.

    http://www.economist.com/topics/brazil

  • Maria Rita

    Tentei mandar um comentário e não entrou. Como nunca fui barrada e não mandei nada que ofendesse ou desvirtuasse do assunto do momento, estranhei. Agora, ao entrar na página notei que no lugar do meu nome havia o nome de Sérgio Pestana e cujo e-mail era sergiopestana45, o qual apaguei tão rápido e não copiei. Não sei o que essa criatura escreveu em meu nome. Já perdi 2 computadores nessa brincadeira. Também não sei se essa mensagem irá chegar aí.

  • Dilma Coelho

    Ato pela democracia e contra a Globo
    Por Lúcia Rodrigues, na revista Caros Amigos:

    A Frente Povo Sem Medo, que reúne entidades e organizações sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e a Intersindical, realiza manifestação, nesta quinta (24), em defesa da democracia e contra a Rede Globo, a quem chamam de artífice do golpe que está em marcha no país.

    Em São Paulo, os manifestantes se concentram a partir das 17h no Largo da Batata, zona oeste da capital, e dali seguem em passeata até a sede da emissora, localizada na avenida Chucri Zaidan, na zona sul. “Será uma marcha longa, de aproximadamente duas horas”, antecipa Guilherme Boulos, da coordenação nacional do MTST.

  • Nigro

    Exagero. É o oposto.
    Ainda que haja erros, o judiciário implacável e imparcial é um pilar da democracia.

    Mas falta capital humano. Gente que preste. Seja quanto ao caráter ou quanto à capacidade mental.

    O melhor de tudo foi poder ver, escancaradamente, como os políticos trabalham.

  • Victor Hugo Lima

    Com a devida venia ao autor, mas pelo amor de Deus, que ditadura é essa que eu ainda não vi aqui na minha cidade? Posso até concordar com a colocação de que a conjuntura atual pode desembocar numa ditadura, mas dizer que estamos vivendo nela indica uma paixão que cega a razão.

  • Todos, agora, compreendem: DESTRUIR A GLOBO É SALVAR A DEMOCRACIA!!!
    AGORA A GLOBO É NOSSO ALVO!!!
    https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/03/23/agora-a-globo-e-nosso-alvo/

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: … . * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Antonio

    Fora de Pauta

    Gilmar Mendes é considerado persona non grata em Portugal

    Portugal enxota Gilmar!

    Isso é coisa de “governo no exílio”! Qua qua qua!

    publicado 23/03/2016 no Conversa Afiada

    O amigo navegante viu que o empresário Gilmar (PSDB-MT) foi a Portugal com a comitiva Golpista – só faltou o Cunha, que corria o risco de ficar preso em Portela de Sacavem …

    Ele achou que teria consagradora recepção.

    Vejam o que diz amigo navegante e seu interlocutor em Portugal:

    Paulo, governo português consternado com a visita dos líderes da oposição.

    Acha visita ofensiva

    Governo e principais juristas vão cancelar presenca.

    Copia de conversa no twitter com amigo e deputado português:

    O interessante é que o Marcelo [Rebelo de Sousa, presidente da República] e o Passos [Coelho, antigo primeiro ministro, da oposição] decidiram não ir ao seminário aqui.

    O membro do governo que ia também desistiu. Segundo me contaram as fontes da presidência aqui foram bastante desdenhosas e foram eles que disseram “isto parece coisa de governo no exílio”. O Jorge Miranda, que é o nosso melhor constitucionalista, está a demarcar-se também.

    Em tempo: liga o Vasco, que estudou em Coimbra: o Gilmar deve achar que português é burro. Que não vai à internet … Que leva o IDP a sério …

    Em tempo2: lembra, amigo navegante, quando o Aecim Liechenstín e o Aloysio 300 mil foram à Venezuela e acabaram corridos de lá ? Qua qua qua !

  • Sávio Valença

    Mas como é nojenta esta direita. Quando falo de direita, eu já incluo o
    inquisitor Sérgio Moro, o MPF e a PF.

    Veja a hipocrisia, a
    arbitrariedade e o autoritarismo deste autocratas. Quando a delação vai
    contra sua turma de políticos, esta delação é inválida. Quando algo que
    vaza para imprensa é contra sua turma de políticos, o inquisitor
    determina sigilo, indo contra sua convicção de que o vazamento para a
    imprensa é uma “arma contra a corrupção”.

    Se esta operação
    tivesse sido séria desde o início, não haveria jamais vazamentos e
    espetacularizações midiáticas. Tá na cara que a mira não é o fim da
    corrupção, mas sim atacar uma presidente, o ex-presidente Lula e o PT. Agora eles provam um pouco do veneno deles.

    Ps.: Edu, quando fui postar agora, apareceu já preenchido no campo do “Name”, do “Email” e do “Website”, isto: “Jararaca Nuca Mais”, “[email protected]”, “http://BlogdaCidadania”. Algo ocorre em seu blog, que pode ter sido fruto de ataques cibernéticos de hackers. Como isto está ocorrendo, muita gente está se passando por outros para comentar, acredito que meu caso foi igual.

  • Cláudio José

    ONU: DEMOCRACIA ESTÁ AMEAÇADA NO BRASIL
    :
    Página da Organização das Nações Unidas compartilha análise da Cepal, uma das comissões permanentes da instituição, que aponta riscos para a democracia no Brasil; “Nos violenta que hoje, sem julgamentos nem provas, servindo-se de vazamentos e uma ofensiva midiática que já ditou condenação, se tente demolir sua imagem e seu legado, enquanto se multiplicam as tentativas de menosprezar a autoridade presidencial e interromper o mandato entregue nas urnas pelos cidadãos”, afirma a representante da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe da ONU em carta endereçada à presidente Dilma Rousseff; “Solicitamos às autoridades judiciais que ajam de maneira escrupulosa, dentro dos limites do direito nacional e internacional, e que evitem tomar posições político-partidárias”, diz texto do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos; golpe já foi condenado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pelos vizinhos do Mercosul
    23 DE MARÇO DE 2016 ÀS 19:16

    247 – A página da ONU no Facebook compartilhou dois textos de comissões importantes do organismo em defesa da democracia no Brasil – um da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) e outro do Alto Escritório dos Direitos Humanos. Leia os textos a seguir:

    Comissão Econômica para a América Latina e Caribe da ONU:

    247 – A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe da ONU (Cepal) emitiu na terça-feira (22) uma mensagem dirigida à presidente Dilma Rousseff, apoiando a plena vigência do Estado Democrático de Direito e o exercício da autoridade do Poder Executivo brasileiro.

    Em declaração pública, a secretária-executiva do organismo das Nações Unidas, Alicia Bárcena, manifestou sua preocupação com as ameaças à estabilidade democrática e reconheceu os avanços sociais e políticos no Brasil na última década.

    Abaixo o texto integral da declaração da alta funcionária internacional.

    Mensagem de Alicia Bárcena, secretária-executiva da CEPAL, à presidente Dilma Rousseff:

    “É com profunda preocupação que assisto ao desenvolvimento dos acontecimentos políticos e judiciais que convulsionaram o Brasil nas últimas semanas. Nos causa alarme ver a estabilidade de sua pátria ameaçada.

    A soberania popular, frente única de legitimidade na democracia, entregou anteriormente a Lula e posteriormente a você, presidenta Rousseff, um mandato constitucional que se traduziu em governos comprometidos com a justiça e a igualdade. Nunca, na história do Brasil, tantas e tantos de seus compatriotas conseguiram evitar a fome, a pobreza e a desigualdade. Também foi significativa para nós a marca determinante com a qual suas gestões reforçaram a nova arquitetura da integração de nossa região, da UNASUL à CELAC.

    Reconhecemos o esforço dos tribunais em perseguir e castigar a cultura de práticas corruptas que foram historicamente a parte mais opaca do vínculo entre os interesses privados e as instituições do Estado. Temos apoiado permanentemente essa tarefa, com a valentia e honradez que é selo de sua biografia, apoiando a criação de uma nova legislação mais exigente e de instituições persecutórias mais fortes.

    É por isso que nos violenta que hoje, sem julgamentos nem provas, servindo-se de vazamentos e uma ofensiva midiática que já ditou condenação, se tente demolir sua imagem e seu legado, enquanto se multiplicam as tentativas de menosprezar a autoridade presidencial e interromper o mandato entregue nas urnas pelos cidadãos.

    Os acontecimentos pelos quais o Brasil atravessa nesses dias ressoam com força para além de suas fronteiras e ilustram para o conjunto da América Latina os riscos e dificuldades aos quais nossa democracia ainda está exposta.”

    Escritório de Direitos Humanos

    O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) emitiu nesta terça-feira (22) uma nota a respeito da atual conjuntura política do Brasil. Confira abaixo a mensagem do porta-voz do ACNUDH, Rupert Colville:
    “Estamos preocupados com o debate cada vez mais acalorado e politizado que tomou o Brasil nos últimos dias e semanas.

    Apelamos ao Governo, bem como aos políticos de outros partidos, que cooperem plenamente com as autoridades judiciais em suas investigações sobre alegações de corrupção de alto nível e que evitem quaisquer ações que poderiam ser interpretadas como um meio de obstruir a justiça.

    Ao mesmo tempo, solicitamos às autoridades judiciais que ajam de maneira escrupulosa, dentro dos limites do direito nacional e internacional, e que evitem tomar posições político-partidárias.

    Estamos preocupados que um círculo vicioso, que ameaça desacreditar tanto o Executivo quanto o Judiciário, possa estar se desenvolvendo, provocando dessa forma danos sérios e duradouros ao Estado e às conquistas democráticas feitas nos últimos quase 30 anos, durante os quais o Brasil tem sido governado de acordo com uma Constituição que oferece sólidas garantias de direitos humanos.”

  • Fabio

    Edu, me preocupa as declarações que a sra Carmen Lucia, futura presidente do STF andando dando ao PIG.
    Essa senhora já está demonstrando que se empenhará no golpe contra a democracia.
    Preocupante.

  • Hildermes José Medeiros

    Sem nem de longe querer desmerecer o entrevistado, portador de tantos títulos acadêmicos no campo do Direito e da confiança do Blog da Cidadania que o entrevista, mas diria que não é uma questão legal, não é cumprir ou descumprir as Leis e a Constituição. O bicho da política está solto e os opositores, mesmo sem ter o poder do lobo, não estão interessados se Dilma, Lula e o PT sujaram as águas da legalidade, mesmo estando a jusante, querem afastá-los do poder e pronto para ocupar suas posições. Estão por enquanto na base do grito, mas já tentando algumas ações militares nas manifestações. Nesse quadro ainda indefinido, onde não há um fio de meada propriamente dito, sendo impossível saber onde a pedra irá cair, quando são feitos por milhões de pessoas esforços para se contrapor ao possivelmente iludido lobo, não cabe pessimismos e ajuda muito pouco sem maiores dados dizer que a tendência é o lobo atingir seus objetivos. Agora é que vamos ver se o Estado Democrático de Direito está mesmo em vigor no nosso Brasil, ou se é uma ilusão. Quem acredita na força da Democracia, onde deve prevalecer a vontade da maioria, não tem outra posição possível no momento: NÃO VAI TER GOLPE.

  • marilamar

    Edu, de uma olhada: http://download.uol.com.br/fernandorodrigues/lava-jato/20160322175641_65c75bd12dea69f579c20a7dbd7570f6.pdf

    Obama esteve em Cuba, onde foi friamente recebido, como vimos no abraço recusado do Castro!!! Foi a Argentina, onde uma frase dele chamou a minha atençao: “O Brasil vai sair desta crise de forma EFICAZ”, muito oportuno e suspeito esta sua visita no caldeirao politico, dias antes o PGR JANOT foi a França participar de um evento americano, ontem as cabeças do Golpe se reuniram em Portugal….estranhas coincidências!!! Quanto a lista da Odebrecht, ou alguem traiu (PF) o MoroGlobo e vazou a lista sem o seu conhecimento, ou talvez seja o ultimo golpe do agonizante Moro, Globo,Cia e seus amestrados da PF,MPF, PGR porque sabe que a casa caiu pra todos!!! Tentar forçar o desespero no Congresso Nacional para aprovarem rapidamente o IMPEACHMENT da Presidente Dilma. teoria da conspiraçao, pois o grandissimo ALVO é e era o GRANDE LULA, que eles nao conseguiram e nem vao , pois acordaram o GIGANTE, que saiu as RUAS!!!,

  • Ligia Malta

    Acho Lula e Dilma poderiam ter, desde o início, respondido com maior transparência a essa questão de estar fugindo ou não. Afirmar a importância da contribuição de Lula ao governo, que ninguém pode negar, sob pena de cair no ridículo, mas sem cair no ridículo de negar o interesse para ele de se resguardar da sanha persecutória da Lava Jato. Aproveitando mesmo a ocasião para esta denúncia. Sair da alçada de Moro para Lula, ao contrário de fugir da justiça é tentar busca-la no STF !