Protestos de ricos contra petistas deixam pobres desconfiados

Reportagem

elite capa

 

Entre os anos 2002 e 2014, a maioria “precisada” de brasileiros contrariou a doutrina Tim Maia, que, em toda a sua simplicidade, contém um dos pensamentos mais desalentadores, porém mais verdadeiros do século XX: “Este país não pode dar certo. Aqui, prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme,

traficante se vicia e pobre é de direita”.
A maioria pobre parou de votar na direita no período supracitado. E se deu bem. A renda do trabalhador disparou, o desempregou despencou, casa própria, carro e curso superior ficaram ao alcance de todos…

Rico também ganhou, mas não tanto quanto ganhava antes. E o que é pior, para a elite branca: parou de ganhar sozinha. E rico, como se sabe, não gosta de dividir espaços com pobres. Daí o ódio da classe média alta a Lula, a Dilma e ao PT.

Tudo isso durou entre 2003 e 2014. No ano passado, pela primeira vez após treze anos, a situação se inverteu. A renda e o nível de emprego caíram. A vida parou de melhorar.

A massa nunca foi e nunca será justa. Não adianta dizer a ela que ganhou durante 12 anos e perdeu em apenas um. Este Blog sempre avisou que no dia em que houvesse algum problema na economia estando um petista no poder, ele estaria frito.

Foi fácil para a direita midiática derrubar a imagem de Dilma – e, conseguentemente, de Lula e do PT – por conta de uma crise que só persiste porque a economia foi sabotada pela Lava Jato e pela crise política decorrente.
Contudo, apesar de a situação ter piorado para praticamente todo mundo, os mais vulneráveis ficaram longe dos protestos do último domingo. Segundo o instituto Datafolha, foi só a elite branca que se animou a ir à rua protestar.

Apesar do crescimento do tamanho do protesto na avenida Paulista (o ato que conferiu “êxito” ao dia de manifestações pelo país), o perfil dos manifestantes se manteve elitizado. Os dados são de pesquisa do Datafolha feita por meio de 2.262 entrevistas durante o ato.

A exemplo das outras grandes manifestações contra Dilma ao longo do ano passado, os manifestantes de domingo tinham renda e escolaridade muito superiores à média da população brasileira.

elite 1

 

Nesta terça feira, reportagem da rede de televisão pública Deutche Welle (Onda Alemã), uma espécie de BBC da Alemanha, confirma consultas que muitos leitores relatam, em emails e em outras formas de contato privado, que fizeram com pessoas humildes que não participaram das manifestações, mas que trabalham nos locais onde tais manifestações ocorreram.

Aliás, um tipo de consulta que este blogueiro também fez com esse tipo de pessoa.

A matéria da DW revela e confirma o que muitos já devem ter notado, que o povão mesmo não compareceu a esses protestos porque ficou desconfiado deles, apesar de a insatisfação com Dilma ser grande em todos os estratos sociais.

Nesse aspecto, vale a pena reproduzir e analisar o que revelou a matéria da empresa de comunicação alemã.

Segundo a DW, moradores da comunidade Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, não escondem a decepção com governo e medo da atual crise, mas ainda são pouquíssimos os que viram motivo para descer e se juntar às manifestações contra Dilma que aconteceu a metros de suas casas.

elite 2
A matéria revela que a crise política divide a comunidade de cerca de 20 mil pessoas na zona sul do Rio de Janeiro. Nos bares da comunidade, frequentadores acompanhavam pela TV as últimas notícias sobre os protestos na região. E ainda que o assunto seja recorrente nas rodas de conversa em escadarias e vielas, poucos viram motivo para descer e se juntar aos manifestantes.

Entre as razões para os pobres não se jantarem às “madames” e “doutores” enfurecidos com petistas, a crença de que a corrupção é maior do que o Partido dos Trabalhadores (PT) e os governos de Dilma e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar de uma ponta de ressentimento com o governo federal, relata a DW, gente como a operadora de caixa Maria de Lurdes Silva, de 44 anos, acredita que os problemas do Pavão-Pavãozinho e do Brasil são fruto de uma corrupção que assola o país bem antes da chegada do PT ao poder, em 2002. No domingo, ela preferiu ficar em casa. E garante que a maioria dos vizinhos também. Para ela, as manifestações são “uma burrice sem tamanho”.

Vale notar o que disse essa mulher. Vejam que a análise dela é muito mais sofisticada do que a que faz a massa de endinheirados com curso superior, o que prova que para entender de política não precisa ser rico, basta ser realista e intelectualmente honesto, o que só ocorre com quem conhece a realidade da vida, o que a grande maioria de endinheirados está longe de conhecer.
Maria de Lurdes continua sua explanação:

“Vão tirar a Dilma e colocar quem no lugar? Ela está sendo usada como bode expiatório. Todo mundo rouba no Brasil, e até acho que o Lula tenha roubado também. Quem não? Mas o governo dele melhorou a vida dos pobres. Quando o Fernando Henrique governou, roubou também. O problema foi causado porque o Lula não conseguiu colocar rédeas na roubalheira”

As palavras da operadora de caixa explicam a razão pela qual tentam prender Lula de qualquer jeito. Esse ponto de vista é mortal para a direita e é disseminado entre os pobres. Na hora em que o conjunto da sociedade tiver que fazer uma escolha eleitoral, será pensando assim que a maioria pobre irá decidir.

Só prendendo Lula, então…

Outro tipo de pensamento que ameaça os planos da elite branca de voltar ao poder é o do motorista Carlos Alberto da Silva, de 52 anos. Ele está entre aquele contingente que faz Dilma ir muito mal nas pesquisas, mas esmiuçando a má avaliação que ele faz do governo percebe-se que essas pesquisas não dizem tudo:

“Eu votei na Dilma e estou muito decepcionado, mas ela foi eleita e tem de terminar o trabalho. A vida mudou nos últimos anos para melhor, apesar de eu estar desempregado há seis meses”

Aquela gente que foi protestar na Paulista ou em Copacabana não enxerga a melhora de vida do povão, da imensa massa que foi beneficiada pelos governos do PT porque a elite não melhorou de vida – até porque não precisava melhorar.

Quem tinha seus imóveis e conta gorda no banco só não perdeu. Alguns até ganharam um pouco, mas não admitem. Mas o povão não entra nessa convera. Não vai negar que sua vida melhorou. Por isso, Lula é uma ameaça. As pessoas mais humildes (que são a maioria esmagadora dos brasileiros) sempre vão lembrar de tudo que o PT fez por suas vidas.

Outro personagem que DW trouxe à ribalta mostra um tipo de eleitor que existe, mas nem aparece em pesquisas nem em parte alguma. Trata-se do porteiro Manuel, de 40 anos.

Morador do alto do morro, Manoel trabalha num edifício à beira-mar. Ele estava trabalhando no domingo, mas garante que, mesmo se tivesse tempo, não iria para as ruas porque “só havia ricos protestando”.

Seu ponto de vista é interessantíssimo:

“Eu via no prédio onde trabalho. Todos os ricos foram. E rico não gosta do PT e de pobre. Rico só gosta do trabalho dos pobres. Não podemos confiar em quem defende os ricos. Votei no Lula, na Dilma e, se ele se candidatar em 2018, voto nele de novo. Pelo menos, eles pensam na gente. Dilma foi eleita e tem que ficar. Só não sei se ela vai ter força, esse negócio está muito embaraçado”.

Detalhe: Manoel pediu para não ter o sobrenome revelado. Mas, na urna, pode ter certeza que ele vai se manifestar sem medo, leitor. É esse o pesadelo que assombra aquela massa que foi tomar champanhe na Paulista, servida por mucamas uniformizadas.

Eis um exemplo ainda mais radical daquele que votou no PT em 2002, 2006, 2010 e 2014, mas que, hoje, dá nota ruim para Dilma nas pesquisas. Para Jacinto Pedro da Costa, de 42 anos, protestar não adianta nada. Ele votou no PT nas últimas eleições e, decepcionado, diz que não pretende repetir a escolha.

Nascido e criado no Pavão-Pavãozinho, ele se diz apartidário e promete pesquisar muito bem antes de decidir em quem votar no futuro. Mas, ele acredita ser injusto atribuir somente ao PT os problemas do país. E arrisca: se outros partidos fossem melhores, trabalhariam juntos por uma reforma política.

“Existem empresários ricos que não querem só derrubar a Dilma, mas querem acabar com o PT. Não é justo, mesmo que tenham cometido erros. Por causa do PT consegui abrir minha primeira conta em banco, consegui crédito para comprar as coisas e colocar mais comida dentro de casa.

Jacinto também é porteiro de um dos condomínios de luxo de Copacabana e sabe muito bem porque não se mistura com a elite branca.

Como se vê, as pesquisas sobre a avaliação do governo não dizem tudo. Muita gente que está aborrecida com o governo e avalia mal o governo Dilma quando é pesquisada, nem por isso pretende votar em um Aécio Neves da vida, entre outros reacionários que tentarão ludibriar esse povo em 2018 – ou antes, se conseguirem dar o golpe paraguaio no Brasil.

115 comments

  • Edu, gosto muito de conversar com pessoas, principalmente os da base mais baixa, e o texto diz tudo, é o que realmente vêm acontecendo e a tchurma sabe disso, por isso essa sanha em prender Lula.

  • O golpe midiático/judicial paraguaio micou de vez hoje, com o ex-Presidente Lula assumindo a Casa Civil do Governo Federal.

    Lula e Jaques Wagner vão cuidar da articulação política do governo, são dois ” bambambãs ” na matéria, e Dilma vai cuidar das obras e projetos do governo, que é sua praia.

    E com a posse do novo Ministro da Justiça, que vem a ocupar o único cargo vago do governo federal há 5 anos consecutivos (!!!) , vai acabar a farra da PF desgovernada, do MPF politizado o do estado de exceção judicial que se instalou na 1a instância da justiça federal do paraná.

    zé cardoso certamente tem mais de 50% de responsabilidade pela crise política que afetou nossa economia, é disparado o pior ministro da justiça de todos os tempos no Brasil.

    Recado final aos coxinhas, agora só em 2018 e vão perder novamente pro Lula.

  • Taí a puta velha bebendo, é puro perfil dos bandidos sonegadores. Eita classe podre. Aqui na Verzea, Santo Amaro, parque das flores tem lugar pra toda esta corja que se acham aternas. Os cemitérios estão cheios deste tipo de gente e tem vaga para mais.

  • Todo mundo sabe que pobre não protesta por quase nada. Eles não estiveram presentes nos atos contra Lula , Dilma e o PT e muito menos estarão nos protestos a favor. Os poucos que lá estarão, o farão por causa do pão com mortadela e do copo de tubaína , normalmente oferecida a fim de atrair essa parcela da pobre população !

    • Se iluda mesmo coxinha, o povo pode não ir na manifestação a favor do Lula e do governo Dilma, mas no dia da eleição saberão muito bem em quem votar, e não será nos representantes dessa elite branca, preconceituosa e racista de são Paulo e do Brasil.

      Vocês deviam deixar de parasitar o Brasil e irem todos embora para ” Maiami ” nos EUA lavar privadas de ianques, que é a única coisa que vocês servem para fazer no país que vocês tanto adoram e trata vocês como os verdadeiros vira-latas que são.

    • Marcelo, não fale por mim, eu estarei lá para defender Dilma e posso dizer que sou da classe média, e tenho curso superior. Você não pode ficar de bravata, tem que ter conhecimento para discutir um assunto, senão, não passa de mico louco.

      • Concordo contigo também tenho curso superior e reconheço as oportunidades de crescer na vida que os governos do PT proporcionam, pois assim como muitas pessoas, eu me formei através do ENEM e do ProUni que são políticas do PT para a educação.
        Defendo o PT Lula e Dilma sim é sem medo tenho convicção de que estou do lado certo da história. Sou contra esse fascismo esse odio da direita daidia e desses partidos cobtrarios ao PT.
        O PT sim é o partido que governa para o povo. Os partidos de direita PSDB, DEM, PMDB, PPS , REDE esses são hipócritas, corruptos, golpistas, e odeiam o pobre, governam para os ricos. E é isso que falo com todos, nenhum governo é perfeito mas o PT é de todos o melhor para o Brasil, para o povo, para a soberania nacional.

  • Esta classe media baixa,que subiu na vida nos governos do PT,está sendo burra ao não analisar,que indo a favor dos ricos,se eles governarem DEUS nos livre,eles nunca + crescerão,porque tudo se desmontará,e eles cairão da onde estão.

    • Eu não julgo mais ninguém. É que a miséria sempre foi tão grande que é possível que essas pessoas não tenham condições de analisar e apenas sofram ainda mais com a parada econômica.

  • A SAÍDA

    “Aonde fica a saída, perguntou Alice ao gato que ria.
    Depende, respondeu o gato. De quê, replicou Alice.
    Depende de para onde você quer ir”. (Lewis Carroll)

    O mundo político, os veículos de comunicação e parte da sociedade brasileira discutem a saída para a atual crise que nos envolve. A primeira questão que formularia é: qual crise?
    Iniciemos pela crise política. O que mais evidente sobressai das manifestações da classe média alta, neste domingo 13 de março, é o desencanto com os políticos e a política. Tanto que, além das críticas e agressões ao Governo e ao Partido dos Trabalhadores, foram também vaiados e excluídos líderes oposicionistas como o Governador de São Paulo, o Presidente do PSDB e a Senadora Marta Suplicy.
    Mal informada e acrítica, esta parcela da sociedade adota como solução uma das causas da crise política: a judicialização da política. Grande parte desta situação cabe às mídias que, desde o julgamento do “mensalão do PT”, colocam como heróis os membros do judiciário que condenam parlamentares e dirigentes partidários do PT e de seus aliados.
    Ao erigi-los heróis, os magistrados se asseguraram de uma divindade que repele qualquer ingerência de outros poderes, normais tanto ao Executivo quanto ao Legislativo (TCU e vetos), e qualquer ressalva a suas atuações, mesmo quando em flagrante desrespeito às leis.
    Assim, estende uma crise política à econômica, que ultrapassa os limites do que é importado de um mundo em permanentes e sucessivas crises econômicas desde 1987.
    Verificar o exemplo norte-americano, tantas vezes chamado para orientar nossas decisões, é também relevante neste caso.
    Primeiro porque não há nos Estados Unidos da América (EUA), o Ministério Público, aqui já designado o Quarto Poder. Os promotores, procuradores são nomeados e demitidos politicamente ou eleitos por mandatos de 4 anos. Não há uma burocracia atuante e autônoma, mas uma política que defende um interesse conhecido.
    Depois, e mais relevante, as empresas norte-americanas são consideradas bens nacionais. É inimaginável uma Lava Jato destruindo um patrimônio técnico, econômico e administrativo nacional. O conhecido caso de corrupção da Lockheed foi resolvido com multa, demissão de alguns executivos e sem dano maior à empresa e sua atuação. Cito apenas um exemplo, mas todo profissional de empresa com alguma vivência internacional lembrará de centenas ocorridos nos EUA.
    Em recente programa de debate em televisão aberta, o participante, conhecido consultor de empresas norte-americanas, afirmou que qualquer resposta que fosse encontrada para a crise política brasileira (por sua participação, a saída da Presidente Dilma parecia ser sua escolha) o fim da Operação Lava Jato era indispensável. Este consultor sintetizava a crítica que vem sendo feita ao Judiciário, despreparado nas questões econômicas, sociais e políticas, atropelando, com a limitada ótica processual, qualquer ação governamental.
    Cita-se com frequência paradigmática a Operação Mãos Limpas de 1992, na Itália, um “espetáculo da mídia”. Naquele ano a Itália era a 5ª maior economia do mundo. Em 2015, conforme o World Economic Outlook Database, do FMI, passara para 9ª, atrás do Brasil em recessão.
    Vejamos a crise econômica.
    Desde 1990 o sistema financeiro internacional vem ganhando poder e se fortalecendo em todo mundo. Basta ver que a França, do socialista Hollande, a Alemanha, da democrata cristã Merkel, o Reino Unido, do conservador Cameron, tem rigorosamente a mesma política macroeconômica. Seria uma desconhecida identidade entre o socialismo, a democracia cristã e o conservadorismo ou um mesmo poder comandando estas políticas?
    A rebeldia nacionalista russa de Putin tem-lhe valido embargos econômicos, rebeliões em países de sua área de influência e movimentos de autonomia dentro da Federação Russa. Igualmente as políticas nacionalistas dos Kirchner, de Evo Morales, Rafael Correa os junta sob o pejorativo “bolivarianismo”.
    Seria então possível neste momento uma política nacionalista no Brasil? Assumiria o Estado sua função de alavanca desenvolvimentista com investimentos diretos e ações nas áreas de energia, infraestrutura, liberando a Petrobras para investir no pré-sal? E ao arrepio de uma oposição de ideário neoliberal?
    Vivemos um momento que exige coragem. O grande desafio será enfrentá-lo mantendo a democracia tão recentemente conquistada. Ou estaria a sociedade – e aqui me refiro aos negros, às mulheres, aos pobres, às classes médias e mesmo a elite – disposta a mais uma vez abrir mão de sua liberdade para um regime de força?
    Não sei qual pacto seria possível, mas como administrador penso que a própria Reforma do Estado deveria constar deste acerto.
    Pedro Augusto Pinho, professor e administrador aposentado

  • Caro Edu,
    há tantas variações de eleitores que desaprovam, nas pesquisas, o governo Dilma quantas estrelas há no universo, Na verdade, cada ser humano é único, quer como pessoa quer como eleitor,
    Na hora de votar, como já temos visto, muito elementos pesam na decisão, mas não se perde de vista a luz no fim do túnel que os governos petistas mostraram, apesar de todos os erros.
    As velhas histórias da Carochinha (crescer para dividir o bolo, comunistas que comem criancinhas, etc.) não colam mais na cabeça do povão, como pensam os coxinhas de plantão.
    Grande abraço.

  • Belo texto Edu! Mas não querendo mudar de assunto e já mudando, gostaria de saber por que os protestos pró PT são marcados dia de semana. Eu, por exemplo gostaria muito de engrossar a massa e não vou poder, assim como alguns amigos meus. As passeatas do PT marcadas dia de semana não juntam muitas pessoas e quando juntam dão margens para os coxinhas nos chamarem de vagabundos, por que vamos em protestos dia de trabalho. Deixo aqui meu protesto.

      • Eu acho que é para chamar atenção, porque se for fim de semana a midia não mostra.
        Dia de semana tem mais visibilidade nas ruas.
        é o único motivo que encontrei, se não for isso , não sei.

    • Olá, Fátima Sousa! Li, no período das manifestações de 2015, não lembro em que fonte, mas, com certeza, fonte petista, que isso se dá porque é a única forma dos protestos serem divulgados pela mídia. De acordo com o que li, se as manifestações de esquerda forem realizadas nos fins de semana, certamente serão boicotadas pelas TVs, incrementando e enfatizando seus programas de entretenimento e esportivos. Em dias úteis, não há como fingir que elas não estão acontecendo, devido, mesmo, aos “incômodos” provocados por suas movimentações nas cidades. Acho coerente.

      • Não é nada disso . É que os pelegos da cut, do MST , e mais um bocado de desocupados que não trabalham, não querem perder seu final de semana com passeatas e eles sabem que como essas manifestações a favor de Dilma , de Lula e do PT são normalmente um fracasso e que num final de semana o fracasso será muito mais visível, eles preferem não arriscar . Num dia de semana haverá os curiosos , os carros , os passantes que sempre poderão dar um aspecto mais denso ás fracassadas manifestações petistas. Já pensou o quanto ficaria feio aquela meia-dúzia de gatos pingados petistas em meio á grandiosidade da Av. Paulista ?

        • Marcos, isso é bem típico dos direitistas, falam sem conhecimento de causa, por isso entendo porque vocês são tão analfabetos políticos, vocês não sabem ler, não sabem ouvir, não sabem aceitar outro lado, isso devido a arrogância de vocês, mentem como se fosse verdade, o exemplo disso é você afirmar uma coisa que não sabe, ou seja, VOCÊ MENTE, COMO TODOS DA DIREITA. Vocês tem o vício da mentira, conheço-os bem, pois, tenho muito conhecidos assim como você, também antipetistas, e o perfil de gente assim é exatamente esse tem o vício da MENTIRA, ANALFABETISMO, FALTA DE RACIOCÍNIO LÓGICO, FALTA DE CARÁTER, SONEGADORES, MAL EDUCADOS, USAM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO, UM ESPÍRITO PODRE, CHEIO DE ÓDIO. Te cuida.

  • Edu, só “Midiota” não enxerga isso. Fico abismado em ver colegas com nível superior achar que a corrupção foi inventada pelo PT. São uns verdadeiros analfabetos políticos que devem pensar igual a muitos desses da classe média alta. Não vai ter jeito, Lula novamente!

  • É também por isso que eles querem dar o “Golpe plano B”, o golpe do Parlamentarismo, caso não consigam derrubar Dilma. Assim, conseguiriam que os pequenos caudilhos do Congresso, eleitos num país onde a população não dá muita importância à eleição parlamentar, e vota em qualquer um, governassem, já que sabem que o povão votará em Lula em 2018, guiando-se pelo que essa pesquisa comprova, e que eu já falei muito aqui, seu instinto prático, capaz de mostrar-lhe quem melhorou sua vida, além da ligação que sentem com Lula, que consegue passar-lhes a certeza de que os ouve e representa. E É POR ISSO QUE MAIS UMA VEZ REITERO A NECESSIDADE DE CONSEGUIRMOS TRAZER ESSAS PESSOAS PARA AS MANIFESTAÇÕES PROGRESSISTAS DO DIA 18. Não sei como andam as articulações para esse tipo de mobilização, mas o que percebo nos atos progressistas de que participei é exatamente a falta do homem da periferia. Vemos membros dos movimentos progressistas do campo, trazidos pelo MST em sua maior parte, vemos trabalhadores sindicalizados(convocados e conscientizados por seus sindicatos), mas faltam grandes massas das periferias, que venham convocadas por organizações de bairro ou mesmo por iniciativa própria(essa participação por iniciativa pessoal só é vista naqueles oriundos da classe média progressista). É ESSA PARTICIPAÇÃO QUE PRECISAMOS CONSEGUIR. Não vamos organizar a massa da periferia que não está ligada a nenhum movimento até sexta, portanto precisamos trazer esse homem “isolado” para os atos. E por incrível que pareça, não é tão difícil assim. Embora a mobilização geralmente esteja ligada à associação em entidades coletivas, temos uma figura arregimentadora que pode conseguir trazer esse indivíduo não ligado a nenhuma associação coletiva. Essa figura é a de Lula. Precisamos fazer chegar ao homem da periferia que os atos são em defesa dele, que querem prendê-lo e impedi-lo de candidatar-se em 2018, para que um rico ganhe as eleições e ferre a vida dos mais pobres. Redes sociais, conversas de boca a boca, contatos com associações de moradores(mesmo as pessoas não ligadas a essas associações, geralmente têm algum tipo de amizade ou contato pessoal com algum membro de associação ou alguém que receba informações de um associado e assim poderá ser informado desses fatos por essa pessoa.). Até mesmo o uso de mídias mais diretas, como carros de som ou panfletagem)não deve ser descartado, apesar de demandarem algum recurso. O importante é que, se sem a participação dessas pessoas, os últimos atos progressistas tiveram um comparecimento extraordinário, imaginem se a periferia em pessoa nos apoiar!!!!!!!!!!!!!??????? Serão gigantescos!!!!!!!! Além disso, há o efeito didático, a participação politiza na luta e teremos esse homem “isolado” da periferia não mais isolado, mas conectando-se ao que está ocorrendo e passando a se interessar, até porque são suas condições de vida que estão em jogo. Quer golpe maior na direita!!!!!!!!!!!!????? Vamos investir nisso nos próximos dias.

  • A verdade é a seguinte: os coxinhas do sudeste e sul, em geral, detestam negros e nordestinos. Como é dito no texto, gostam do trabalho deles. Mas não desejam que eles se sentem as suas mesas.

  • Nassif tem razão: a serpente da estratégia golpista está na PGR. Quem cuida da segurança nacional????

    Quem foi aos EUA trocar/entregar dados da Petrobrás e Eletronuclear????

    Cadeia Já, em nome da Segurança Nacional e do Patrimônio do Brasil que está sendo destruido!!!!

  • No domingo por volta das 19;00 horas fui abastecer meu carro num posto próximo a avenida

    Aricanduva aqui no Carrão.Para provocar o frentista,perguntei: e você não foi na manifestação?Pra minha surpresa a resposta veio bem mais “inflamada ” do que imaginava; eu não sou rico…o Sr. me desculpe,mais pra mim Lula foi o melhor presidente!!!

  • Note que este povo não existe para a Globo ou para a Folha… Para eles o Brasil é composto exclusivamente de “limpinhos brancos” e ricos, claro

  • Na minha opinião, o problema não é o pobre votar ou não na Dilma. É votar no Eduardo Cunha, no Pastor Sóstenes, no Celso Russomano, no Paulinho da Força, Moreira Franco e por aí vai. Grande parte da crise decorre dessa situação. A Presidência é do PT e o Congresso da oposição. Eduardo Cunha teve a maioria dos votos em Itaboraí que é a cidade mais miserável da RM do Rio. Conheço muitas pessoas de classe média baixa que gostam dos discursos de Bolsonaro e etc. Então, Eduardo Guimarães, infelizmente, pobre vota na direita, às vezes ignorando (tipo o Pastor Malafaia recomendou votar no Pastor Sóstenes) e às vezes conscientes, tipo Bolsonaro. Deu essa barafunda que estamos presenciando.

  • É, Edu, a maior parte do povo que eu sempre entabulo conversa, perto de casa, na fila do ônibus, do banco, da lotérica, mercado, mostra decepção com Dilma, mas nenhum acredita que ela está envolvida nos escândalos, Lula, eles reconhecem, é quem levou seus filhos à universidade e ao emprego. Casas novas ou reformadas, carros zero ou de melhor qualidade, mesmo usados, são outros exemplos que eu tenho. TVs, máquinas de lavar, eletrodomésticos novos…É preciso que Dilma saia às ruas e mostre que o que virá não será fácil mas poderá melhorar. O mundo está afundando, e o Brasil junto. Espero que Lula aceite o cargo de Ministro e faça com que as anticíclicas de 2008 voltem ao cenário. Afinal, 15milhões de empregos não é um número qualquer. Perder 8 milhões aí sim…

  • xiiii a coisa foi feia hoje
    A Vovó Mafalda simplesmente implodiu Brasília. Entregou todo mundo.
    Entregou de bandeja a cabeça do Bigode.

    Bem que eu avisei, os petistas o desprezaram, decidiram entrega-lo às traças ao invés de defende-lo e a reação foi devastadora.

  • Edu,

    este parágrafo ficou meio confuso:

    Entre as razões para os pobres não se jantarem às “madames” e “doutores” enfurecidos com petistas, a crença de que a corrupção é maior do que o Partido dos Trabalhadores (PT) e os governos de Dilma e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

  • Que beleza de texto, Edu!
    É disso que andamos necessitados, de ouvir a voz de gente como a gente, do povo trabalhador. Nós precisamos nos escutar.
    O importante, agora, é nos mobilizarmos seriamente para o dia 18. Dar voz e visibilidade a nosso povo.
    Em Porto Alegre, na Esquina Democrática, a partir das 17 horas.

  • Vou ficar em silencio.
    Dia 18 estarei de Deus quiser em Curitiba.
    Vou no onibus com pessoal que se mobilizou
    aqui em minha cidade.
    Depois conversamos.

    um pitaco..
    Era sempre muito bom levar um riquinho do prédio
    para jogar bola com a gente no saibro..
    Eles eram muito sozinhos..era legal fazer amizade
    com eles.
    Digo aos meus, – nunca seja rico..isto é um fardo
    muito grande para quem gosta de gente.

  • Excelente matéria Eduardo. Em tempos tão difíceis é bom saber que há muita gente que não cai no conto da sereia da mídia e dos bandidos fascistas por ela blindados!

  • Se as manifestações de domingo deixaram claro que o povão e a classe operária não apoiam os golpistas,

    O PIG não dirige as massas.

    O cara é o Lula!…

    Convoque o povão e a classe operária e eles tremerão nas bases!….

    • Se Deus quiser, esta semana Lula toma posse para o seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Vai ser um discurso por dia no PIG. A cerveja já está gelando……..

  • É verdade Edu!

    Os pobres podem até estar descontentes com a Dilma, mas não vão querer trocar por outro governante sendo que este vai ser pior para eles! Já os ricos e a classe média sim que querem a cabeça de Dilma, Lula e PT!

    Quanto ao fato do Tim Maia ter dito que pobre ser de direita no Brasil isso é a mais pura verdade: só para ter uma idéia, em 1989: mais de 60% dos eleitores do PT eram de classe média para cima, ao passo que depois do escândalo do mensalão, os números se inverteram!!!! Mas isso era culpa da Globo que detinha 70% da audiência televisiva em todo o país até 2002, e quando Lula foi quando teve a ascensão dos pobres que melhoraram de vida e isso fizeram com que se convertessem ao PT!

    Grato!

  • .:.
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • ♫ O fim do filme “Mondo Cane” mostrava indígenas africanos que “copiaram” o aeroporto dos brancos, construindo uma pista de terra e uma torre de controle de madeira e palha, na esperança de “capturar” algum dos aviões que traziam tantas coisas boas para os brancos que haviam se apoderado de suas terras e os exploravam impiedosamente, sem jamais repartir nada.
    Vejo hoje certa analogia com parte dos pobres remediados que convivem próximo demais da pseudoburguesia, copiando seus hábitos e suas idéias na esperança de se apoderarem dos seus aviões; mais especificamente, refiro-me àquela babá que, depois de acompanhar os patrões na manifestação nazifascista de domingo, veio a público declarar que votou no Aébrio Never.
    É da massa de lumpenburgueses que o nazismo se alimenta, como aconteceu na Alemanha na década de ’30. Ignoro qual seja o tamanho dessa massa no Brasil de hoje e, até mesmo por ignorar, apavoro-me perante a possibilidade de ela ser maior do que acreditamos.
    Resta-nos lutar pela reafirmação da legalidade e torcer para que as manifestações do verdadeiro povo no dia 18 anulem a palhaçada de domingo, um verdadeiro Carnacoxinha da direitalha que não teve a mínima graça ☻☻☻

  • Acho que o erro foi não ter formado politicamente o povo durante esse tempo.

    Lula e o PT acharam que era só o pobre começar a consumir aquilo com que antes apenas sonhava que todos passariam a apoiar o governo.

    Bem antes da crise o povão já começava a querer buscar outro produto nas prateleiras do mercado no qual a política se transformou.

    E essas pessoas mencionadas não são mais jovens, por isso sabem comparar os anos do PT com os do PSDB e sacaram qual é o papel da mídia nessa novela. Seus filhos, porém, provavelmente têm ódio da Dilma sem nem saber o porquê.

  • Artigo muito lúcido.

    Vou destacar dois trechos que me representam bem:

    “Vão tirar a Dilma e colocar quem no lugar? Ela está sendo usada como bode expiatório. Todo mundo rouba no Brasil, e até acho que o Lula tenha roubado também. Quem não? Mas o governo dele melhorou a vida dos pobres.”

    “Eu via no prédio onde trabalho. Todos os ricos foram. E rico não gosta do PT e de pobre. Rico só gosta do trabalho dos pobres. Não podemos confiar em quem defende os ricos. Votei no Lula, na Dilma e, se ele se candidatar em 2018, voto nele de novo. Pelo menos, eles pensam na gente”.

  • O grande erro do PT foi o tal republicanismo, não combateu a farsa midiática criada pelo pig. Se tirarem Dilma tudo voltará a ser uma maravilha e se houver problemas já saberemos quem eles dirão ser os culpados. Em relação a crise, o que mais vejo na mídia são matérias que começam com a seguinte frase…”apesar da crise”, e toca a falar de setores que estão crescendo mesmo na suposta crise. No final do ano falavam que os aeroportos estavam cheio, que o turismo estava crescendo porque as pessoas não estavam viajando pra outros países por causa da crise. Poucos dias atrás vejo a seguinte notícia..aumentou o número de brasileiros que foram para os EUA, não entendo eles mesmo se desmentem e fica por isso mesmo. Ontem foi matéria dizendo que o setor de segurança cresceu, mês passado foi o setor de cosméticos que também cresce. Não entendo essa porra de crise. Parece tudo arrumado pra quando um tucano voltar ao poder (Deus nos defenda), eles passarem a falar que a crise acabou, mentem agora pra melhorar a situação depois.

    • Paulo, isso vêm acontecendo faz tempo, a própria mídia cai em contradição, mente, depois desmente, e as pessoas inteligentes (quando digo inteligente, não digo sobre o grau de escolaridade, isso não importa, uma pessoa pode fazer “n” faculdades, que se for burro não resolve, continuará burro, uma pessoa pode ser analfabeta, ou seja sem escolaridade, e ser muito inteligente), a pessoa inteligente percebeu isso, percebeu que há muita contradição na mídia, por esse motivo o descrédito na mídia aumentou muito. E por isso também que digo que é uma guerra de Inteligente X Burros, e também, o Bem X Mal, também pode ser Honesto X Mau caráter.

  • Vou voltar ao post anterior, sobre vaias a tucanos.
    Hoje pela manhã passei por uma feira a caminho do ponto de ônibus. Ouvi feirantes, pessoas humildes, conversando animadamente sobre bolsonaro. Isto é preocupante, mas eu vejo o episódio das vaias com um lado positivo: a direita se dividiu e os tucanos perderam muito apoio daquela parte mais radical da direita, enquanto os partidos de esquerda, por possuírem base mais esclarecida, conservam-se nas mesmas posições. Comemorar atitude de fascista, não vou comemorar, mas o racha nas fileiras do inimigo não deixa de ser um bom sinal.

  • Erros comuns da esquerda: busco em diferentes blogs o endereço da manifestação do dia 18 e não encontro. Vejo uma convocação do Trajano, é lá?

  • O pgr JANOT é o mordomo do GOLPE HONDURENHO, pois ele sabia de tudo que o Delcidio delatou e nao foi pra cima!!! O JANOT é o diretor da novela MOROGLOBO…., ele é um do cabeça do GOLPE(traidor da Pátria), o mais novo engavetador geral a serviço do EUA, cia, fbi, nsa, mossad, maçonaria!!!

    • Por falar em maçonaria, essa ordem já está enchendo o saco, já fez um grande mal ao planeta, atrasou a evolução e continua atrapalhando. Pode ser que no início, séculos atrás tenha servido para um bem, indo contra as manipulações do Vaticano, mas, com o passar do tempo, virou reduto de picaretas, vigaristas que estão atrapalhando e desenvolvimento do planeta. Tá na hora de acabar com essa ordem de vagabundos.

  • Pensamento da noite!
    ☁☁☁

    Se a rejeição da Dilma é de mais de 80%, porque não teve mais de 113 milhões de brasileiros protestando nesse dia 13/03 e só UNS 6 MILHÕES (segundo os organizadores)?

  • É isso aí Edu.
    As pesquisas não dizem tudo.
    Só falta a presidenta Dilma usar a tv e conversar com a população.
    Mas, acho que é pedir demais.
    Dilma não é Lula.
    Lula é Lula.
    O pavor da elite continua.

    • Porque a maioria que representa a APEOESP, por incrível que pareça, `são mulheres. Ouvi de uma diretora de escola que ela não quer bagunça, pois o fato de ela ser diretora é apenas um apêndice do que o marido ganha. É assi m que a maioria pensa. Se as professoras, a maioria, não fosse tão covarde, imagine a revolução que elas fariam tendo em mãos jovens pronto para começarem a viver.

  • ♫ O fim do filme “Mondo Cane” mostrava indígenas africanos que “copiaram” o aeroporto dos brancos, construindo uma pista de terra e uma torre de controle de madeira e palha, na esperança de “capturar” algum dos aviões que traziam tantas coisas boas para os brancos que haviam se apoderado de suas terras e os exploravam impiedosamente, sem jamais repartir nada.
    Vejo hoje certa analogia com parte dos pobres remediados que convivem próximo demais da pseudoburguesia, copiando seus hábitos e suas idéias; mais especificamente, refiro-me àquela babá que, depois de acompanhar os patrões na manifestação nazifascista de domingo, veio a público declarar que votou no Aébrio Never.
    É da massa de lumpenburgueses que o nazismo se alimenta, como aconteceu na Alemanha na década de ’30. Ignoro qual seja o tamanho dessa massa no Brasil atual e, até mesmo por ignorar, apavoro-me perante a possibilidade de ela ser maior do que acreditamos.
    Resta-nos lutar pela reafirmação da legalidade e torcer para que as manifestações do verdadeiro povo no dia 18 anulem a palhaçada de domingo, um verdadeiro Carnacoxinha da direitalha que não teve a mínima graça ☻☻☻

  • Manifestação contra o golpe: PRAÇA XV – RJ – SEXTA-FEIRA – 18/3 – A partir das 16 horas.
    Temos que mostrar força. Chega de pasmaceira!

  • Pesquisem o acervo de algum jornal e procurem matérias de 1984 sobre Diretas Já; olhem as fotos, e verão um público exatamente igual ao de domingo, sem povão das periferias pois esses não têm tempo nem dinheiro para manifestar-se nas ruas. Podem tambem aprofundar mais o passado, ir a junho de 1968, tempos da Passeata dos Cem Mil, reconhecerão um monte de artistas, socialites, bacanas, mas nada de povo dos grotões.
    Em suma, não é inteligente menosprezar o que houve no dia 13/3.

      • Sanchez e Souza,
        A questão não está na quantidade de ovelhas que berram, mas a razão e a finalidade de seus berros! Comparar com outras manifestações em outros contextos absolutamente diferentes, são analogias aceitas apenas por quem não conhece as motivações e objetivos que levaram às outras manifestações. As manifestações de 1984 eram por direito ao voto popular de eleger o Presidente e Passeata dos Cem Mil era contra a ditadura. Onde se encontram as semelhanças?! Se a garantia de semelhança e confluência é apenas numérica, então, todos eles representam o Brasil?! Não. A questão não é quantitativa , mas representatividade. Mesmo que fossem todos os ricos e brancos do Brasil, e, que eles tenham sido quarenta milhões nas manifestações de domingo passado, não estariam representando o Brasil. O Brasil não é o que a Rede Globo diz que é! Qual o direito que garante a eles dizerem que representam o Brasil?! A Rede Globo?! Para mim, são a escória. Tenho nojo e ojeriza a todos eles, pela simples razão de que desprezam todo o outro Brasil que o Lula retirou da miséria. Nunca tive nem nunca terei problema algum com ricos e brancos que se manifestam, mas quando ricos e brancos vão às ruas não são por interesses da nação, mas para reclamar da nação a supressão dos seus interesses. Haja vista, a lei que garante os direitos das empregadas domésticas e o acessos dos pobres aos locais de sua exclusividade, dois exemplos; ter filhos de porteiros, faxineiras, lavadeiras nas mesmas universidades, outro exemplo. Reclamam por privilégios em detrimento dos direitos dos outros. Ricos nas ruas é uma farsa! A única multidão no Brasil que não é uma farsa é a do carnaval. Além de ser democrática por que nela estão todos as classes, se igualam pela putaria e contravenção. O povo — brancos, pretos, pobres, rico e mestiços, entram com a putaria; a Rede Globo, as empresas privadas e bicheiros com a contravenção. TUDO MUITO LINDO!!!
        Maria Antônia

  • Eduardo e leitores,

    Não costumo comentar mas acompanho seu blog há anos, especialmente agora nesta situação delicada em que vivemos, onde a democracia e a liberdade de expressão nunca estiveram tão ameaçadas.
    Excelente análise do seu artigo e o trabalho da DW.
    Causa-me repúdio, tristeza e preocupação ver até mesmo redes de fast food propagarem o golpe político e me pergunto se ainda podemos ter alguma esperança neste país.
    Em casa, minha mãe gosta muito de assistir a programação da TV Gazeta e, nas poucas horas em que a posso acompanhar, a impressão que tenho é que essa emissora virou um canal exclusivamente dedicado à propaganda fascista. O programa “Todo Seu” do Ronie Von, voltado para o entretenimento e que aborda assuntos variados como saúde, bastidores da tv, cinema, culinária, etc., agora dedica quase diariamente seu espaço para ataques a Lula, Dilma e PT onde o nível de agressividade atinge o seu ápice. Este apresentador é assumidamente tucano e amigo pessoal de Alckmin. É repugnante de se ver.

  • Nessas horas até me dá vergonha de ser brasileira. Imagine o que os países civilizados devem pensar de um povo que pede a volta da ditadura e tem como herói essa coisa chamada Bolsonaro.

  • É óbvio em todos os momentos da história que quando os ricos protestam são os pobres e os trabalhadores que sofrem. “Protestos anti-corrupção” são um pretexto falso e não passam de cortina de fumaça. Até porque os ricos são notórios sonegadores de impostos, evadem divisas e lavam dinheiro em paraísos fiscais.
    Para se ter uma ideia, segundo a Receita Federal, só em 2015 eles sonegaram e evadiram 514 bilhões de reais. Foram 502 em 2014. Ou seja, a soma cresce a cada ano!
    Assim, quem são os maiores corruptos e corruptores?
    E eles fariam um enorme favor se parassem de usar as cores pátrias nas ruas!
    Porque a bandeira que eles amam é e sempre foi a dos EUA!

  • Os porteiros e os zeladores do prédio que eu moro, Edu, são todos do Nordeste e são também todos Lula, Dilma e PT. No dia das manifestações fascistas do domingo, teve um que desejou que chovesse bem forte, para molhar todos aqueles idiotas!

    • Alati,
      “os petistas estão se comportando como os procurados pela polícia!”
      Esse procurados pela polícia, significa para você, foragido, é isso?! Que merda de comunicação é essa?! Essa é uma regência conserina?! É tão jenial que até latindo uma única frase, consegue dizer o que pensa! Se está falando do Lula, você é muito imbecilizado! Como Ministro ele se torna muito mais visível, criatura abjeta! É nisso que dar não ter suficiente capacidade para entender, até mesmo, raciocínios simples!!!
      Maria Antônia

    • Alati, o senhor já tem idade bastante avançada, ou seja, a morte está batendo na sua porta, por seu próprio bem, reveja tudo em sua vida, a vida não cessa após a morte, faça isso enquanto é tempo, após a sua morte será tarde demais, na escuridão que você se encontrará será de muita dor.

  • Jessé Souza, professor e presidente do IPEA

    “A mídia conservadora, que, no fundo, é o partido das elites no Brasil desde Getúlio Vargas, atua como partido politico e manipula o tema da “corrupção” para encobrir a “rapinagem econômica” da elite”.

  • Boa tarde Eduardo.
    Como sempre, espero que este comentário o encontre disposto e com saúde. Você e os seus.

    Edú, estou apavorado…

    O buraco, debaixo desta moita, é muito, mas muito maior do que nossa vã filosofia possa imaginar…

    Hoje, tirei i dia para ler sobre Aécio… Lista de Furnas, Contas em Paraísos Fiscais, abafa em investigações, associações perigosas e etc., etc., etc.

    E, impressionado, descobri que toda vez que surge o nome de um procurador, ou de um promotor, ou de um juiz, ou de um delegado que tenha participado destes casos envolvendo Aécio e que de alguma forma não tenha feito/deixado o bonde andar, inevitavelmente ele está envolvido em alguma outra investigação/abafa, envolvendo a “turma da direita”

    Exemplo: o procurador Rodrigo Poerson acolheu integralmente os argumentos da defesa de Inês Maria. E disse ser inviável conseguir a colaboração de Liechtenstein”.

    Poerson é o mesmo procurador que analisa o caso de sonegação da Globo e o desaparecimento do inquérito na Receita Federal…

    Só pode ser brincadeira.

    Eduardo, A direita golpista do Brasil é uma verdadeira máfia!!!

    Brincadeira….

    Edú,

    Desejo saúde e sucesso. Não pare!

  • Jesus cristo ..a Globo News noticia que a PF e Moro acabam de divulgar GRAMPO de conversa entre Lula e DILMA ..nada demais na conversa, Dilma acisa apenas que esta enviando termo de posse ..ultrajante é o grampo e a divulgação

    ..e nada acontece ? As instituições no chão !!!!

    CARAJO, e aonde estão os movimentos sociais que não estão divulgando o encontro do dia 18/03

    gente fraca ..fraquinha mesmo

  • Eduardo, nunca vi um presidente tão humilhado. Olha, não é qualquer um que aguentaria o que ele aquenta. São tantos xingamentos; falam da deficiência dele. São uns bichos ruins.

  • Edu,

    a oposição e a globo mostram indignação com a nomeação de Lula para o Ministério da Casa Civil para esconder o quanto estão desesperados!!
    Lula no ministério vai bater de frente com a mídia golpista e avançar as investigações sobre a turma “du bem”:
    Agripino, Caiado, Sampaio, Gilmar, etc etc etc

  • :

    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Mais uma vez é hora de nos posicionarmos e peço que o blog comece a falar : Lula na Casa Civil é uma notícia excelente. Assim, a Globo entrou em parafuso, prepara uma “edição de guerra” do Jornal nacional, terrorismo alucinado puro, e um grupelho de fascista tenta fazer baderna na frente do Palácio. Pior do que tudo isso, é Moro escancarando sua atuação política, liberando “gravações” de Dilma, feitas pela PF, que assumiu sua condição de polícia política contrária ao Governo, uma espécie de grupo armado de oposição. ONDE JÁ SE VIU A POLÍCIA GRAMPEAR A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, SEM QUE ELA ESTEJA SENDO ACUSADA DE NADA!!!!!!!!!!!???????? NÃO INTERESSA SE A AUTORIZAÇÃO FOI DADA POR MORO, NÃO HÁ BASE LEGAL PARA ISSO!!!!!!!!!!!!! E SE MORO INVESTIGAVA DILMA E LULA, AVISANDO QUE ELES NÃO ERAM INVESTIGADOS, PIOR AINDA!!!!!!!!!!!! ESTÁ ESCANCARADA A ARMADILHA, JÁ QUE OS “PROCESSOS” DA GOLPE A JATO SÃO MAIS DO QUE PÚBLICOS!!!!!!!!!!! LEMBRANDO QUE NO BRASIL NÃO EXISTE A FIGURA DO “JUIZ DE INSTRUÇÃO”, QUE PARTICIPA DA INVESTIGAÇÃO,E MORO VEM EXERCENDO ESSA FUNÇÃO ILEGALMENTE DESDE O INÍCIO DA GOLPE A JATO!!!!!!!!!!! É hora de nos posicionarmos, sugiro a ação imediata da mídia alternativa e da Sociedade Civil, recorrendo ao STF contra essas afrontas à Constituição que a Golpe a Jato e a Globo praticam. Também devemos realizar pequenos atos amanhã, apoiando a nomeação de Lula, não dá para esperar para o dia 18. Repito também uma sugestão de Fernando brito : Lula e Dilma devem fazer um pronunciamento à na televisão, destinado ao povo pobre, que evidentemente apoiará a nomeação de Lula. Acrescento que devem mostrar claramente os absurdos golpistas cometidos pela Globo e pela Golpe a Jato e dizer que querem derrubar o Governo para retirar os direitos dos trabalhadores. Aguardo seu posicionamento sobre o assunto. ..

  • EDU, veja se há coerencia em minhas palavras

    Moro vai ter que provar que não vazou informações secretas
    Das Forças Armadas do BRASIL
    Grampearam a Chefe das Forças Armadas.
    O que é que não ouviram..
    Para quem passaram informações..
    quem tem interesse nestas informações das compras dos
    Aviões de CAÇA e do Submarino NUCLEAR,
    E do novo TUCANO da aeronautica e o MB19..
    Prende a Globo e os Agentes da PF
    Um é contrabandista e o outro bate em mulheres,
    MORO cercou-ser do que..
    Inteligencia das Forças Armadas devem estar ligadas!!!!
    O MUNDO ESTA estranho…
    Precisamos da defesa da guerra cibernética…
    A Globo esta em todos os países. e tem gente influente..
    precisamos que cuidem do BRASIL..
    Eles mostraram o poder economico no domingo passado..

  • Cadê a CUT, MST, UNE, e demais organizações sindicais que a tudo assistem assim como anestesiadas a escalada golpista, agora às claras sem subterfúgios, da Globo-Moro e demais comparsas midiáticos, FIESP, FENABRAN, etc. Os golpistas com sua massa cheirosa tomaram as ruas e não querem mais sair, enquanto os nossos estão em estado choque e paralisados sem saber como reagir a tanto bombardeio diário sobre a nossas cabeças. O pior é que nem a tentativa de prisão e a agora a nomeação de Lula para a Casa Civil foram suficientes para agitar a militância que já deveria está nas ruas para defender esse ato de Dilma, muito pelo contrário os golpistas é que saíram para barrar e tentar derrubar o governo. Esperar até sexta-feira não dá as massas já deveriam ter ido para ruas para criar o fato positivo. A coisa assim fica feia e eles passam a ganhar de goleada. Vamos para ruas já.

  • As estripulias de um Sérgio Moro desesperado

    Moro age como um bandido e monta operação política em afronta ao Supremo

    Veja sobre o mesmo assunto o vídeo com PHA

    https://youtu.be/RHiImdMTt4Y

    POR FERNANDO BRITO · 16/03/2016

    Às 11:30, todos os jornais publicaram a decisão de nomear Dilma.

    Às 13 horas, foi feito o telefonema grampeado por ordem de Sérgio Moro, cuja transcrição foi entregue à Globo para dar a impressão que ambos conspiravam para bloquear a Justiça.

    Se algo houve ali foi a precaução contra um ato desesperado de um louco que enverga a toga de juiz.

    E que é transtornado o suficiente para mandar prender alguém que já está publicamente designado para o Ministério e, portanto, fora do alcance de suas garras.

    E que não hesita, em ato de vingança, em divulgar uma escuta feita duas ou três horas antes para, ardilosamente, transformar em suspeita a Presidenta da República.

    Até agora, na covarde imprensa brasileira, cúmplice deste aventureiro, não houve um jornal, que eu visse, que tenha tido a dignidade de informar que o grampo – já de si um absurdo – foi feito DEPOIS de publicizada a nomeação e, portanto, após a tomada de decisão.

    Sérgio Moro praticou um ato de banditismo político.

    Usou de suas franquias- já muito excedidas em mandar grampear quem nem sequer tem uma denúncia formal e invadir, na escuta, assuntos de natureza política – para produzir confusão política e contestar o ato presidencial.

    Por conta de um grampo jamais provado – o áudio nunca apareceu – sobre o ministro Gilmar Mendes, o então presidente Lula demitiu o chefe da Polícia Federal, no qual este estaria falando com o “honestíssimo” promotor e senador Demóstenes Torres.

    O diretor da Polícia Federal, desta vez, vai ficar?

    Ou fazer escuta da Presidenta da República e mandar para a Globo pode?

    Veja sobre o mesmo assunto o vídeo com PHA

    https://youtu.be/RHiImdMTt4Y

  • O próximo passo da revista Veja e da Globo (imprensa que tem a sua própria “constituição” pra seguir) é usar de sua sagacidade junto aos juízes no STF para dizer que Lula está afrontando a instituição e os juízes de lá, que ele está afrontando a Justiça brasileira, desmoralizando-a e precisa ser punido. A mídia vai jogar duro e fazer tudo que puder com seu ódio para MANIPULAR os juízes do STF e suas consciências para que incriminem o Lula e o prendam mesmo sem provas alguma, como já foi feito uma vez lá no Mensalão. Esta própria imprensa (seus donos) tem um DOSSIÊ de todos os ministros do STF. Eles sabem tudo sobre eles, sabem de suas famílias, onde comem, dormem, o que os filhos deles desejam, aspiram, tudo, tudo… É a forma que usam para manipular, elogiar (para cooptá-los) e instigar os juízes a fazê-los tomar sempre decisões que os beneficiam e que seja unicamente de seus interesses, não do Brasil. O Brasil, o povo brasileiro, a sociedade brasileira precisa ficar atenta, e também refletir profundamente sobre essa “amizade muito próxima” da mídia com o judiciário, principalmente com o STF. A imprensa brasileira está longe de ser pura, imaculada e de dizer a verdade absoluta de tudo, É preciso fazer juízes sensatos enxergarem o ódio desse pessoal, suas capacidades de insuflarem e influenciarem pessoas de bem e de enganar e iludir os juízes, promotores, desembargadores, políticos, etc, usando inclusive de intimidações e ameaças quando as coisas não estão “saindo como eles querem que seja”… É preciso que, todos nós, fiquemos atentos à isso, a essas mentiras que serão ditas e implantadas no país por meio de jornais e revistas e TVs com o único objetivo de manipular, insuflar e abusar da democracia. Sou jornalista e estou crente que a Globo e asseclas querem mesmo ver o sangue de pessoas nas ruas, desde que seja para conseguir seu objetivo final: tirar o PT do poder. (sei disso porque sei como é a retaliação da Globo ao PT desde que viu surgir as contas secretas da D. Lili Marinho na Suíça com a operação Zelotes, operação, inclusive, que ela inverteu o ônus da investigação), Sim, Srs, eu conheço o ódio desses chacais, e por isso mesmo afirmo, a guerra está só começando… Fiquem atentos senhores agora lá no STF! É onde vão começar a “trabalhar mentes”…

  • Histeria brasileira a la coxinha com esfiha.

    Em Brasília, ao passar pelo eixo monumental, soube da manifestação, ou flash mob, do MBL. E, enquanto no trânsito, presenciei uma cena que mostra o clima de histeria, impunidade e, talvez, abuso de autoridade. Eis o relato, um motorista estava portando uma bandeira de cerca de 4 metros quadrados escrito Dilma; no momento de lentidão, em sentido contrário e na ciclovia, passou um ciclista que xingou o motorista de FDP e ladrão, além de gestos agressivo, e não satisfeito, retornou para agredir o motorista portador da bandeira Dilma; neste momento, juntaram a ele, mais duas pessoas; ao se afastar do carro após a agressão ao motorista, o ciclista tira uma foto da placa do veículo; indaga-se para quê?

    O que pude notar, é que o ciclista parecia ser policial, ou de algum órgão de fiscalização; e com a identificação do veículo e, por conseguinte, do motorista, sugere-se perseguição. Pior, uso da máquina pública para perseguir um cidadão, basicamente por causa das diferenças políticas.

    Outro fato que sugere cautela, é que, se os policiais são simpatizantes da direita, dificilmente haverá manifestação de esquerda na qual problemas não ocorram. E, depois de ocorrerem, a quem procurar e lavrar um boletim de ocorrência e depois dar queixa?

    Além disso, este fato demonstra também a hipocrisia que se instalou no Brasil. Os ditos cidadãos de bem, da direita, anti-PT; e os persona non grata, PTistas e esquerdistas. Como se a direita no Brasil fosse íntegra, proba, escorreita, de reputação ilibada. E a esquerda, a escória. E nisso, as irregularidades da direita são simples impropriedades, e da esquerda, improbidades.

    Também, percebi que, realmente, estas manifestações a favor do impeachment devem ser compostas majoritariamente por classe média média e alta, pois a mobilização é bem rápida, o que requer possuir carro. Comparando um lote com agricultura familiar a qual possuem um carro e um caminhão , é fácil entender porque uma manifestação de coxinhas e esfihas têm mais quórum do que manifestações de esquerda, a qual precisa de preparação prévia para prover os deslocamentos.

    É uma luta complicada. Entretanto, força!

    Abs.

  • *** willian waack: “”e as articulações que LULA pretendia fazer, ainda tem chances?””
    A GLOBO TRABALHANDO PARA DERRUBAR DILMA.
    Moro e sua vara tem que ser demitido sumariamente por crime contra segurança nacional e prevaricação.
    DILMA DEmoroU MUITO PARA TOMAR PROVIDÊNCIAS ENÉRGICAS.
    GRAVAR CONVERSAS DA PRESIDENTA E DE SEUS MINISTROS É CASO GRAVE DE ‘VIOLAÇÃO DA SEGURANÇA NACIONAL”
    OS RESPONSÁVEIS DEVEM SER EXONERADOS, PRESOS E PROCESSADOS, NESSA ORDEM.
    OS VAZAMENTOS SELETIVOS DA OPERAÇÃO LAVA-JATO (QUE JÁ É CONHECIDA COMO “OPERAÇÃO VAZA-JATO”) NUNCA INCOMODARAM O JUIZ RESPONSÁVEL, O QUIE SE CONFIGURA “PREVARICAÇÃO” E ISSO TAMBÉM É CRIME, COM PUNIÇÕES PREVISTAS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    PORTANTO O ATUAL HERÓI DA DIREITA ODIOSA, NÃO PASSA DE UM SER ABJETO EM CONLUIO COM SETORES DA SOCIEDADE QUEhttps://www.facebook.com/john.jahnes QUEREM O FIM DOI GOVERNO DILMA PARA QUE SEJA COLOCADO EM SEU LUGAR UM PRESIDENTE FACILMENTE MANOBRAVEL PARA QUE CONTINUEM LUCRANDO E CORROMPENDO MUITO COMO ERA NOS “”BONS TEMPOS DE FHC””

    https://www.google.com.br/search?q=BONS+TEMPOS+DE+FHC&biw=1242&bih=585&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjatPfL2sbLAhUC1B4KHamNAZkQsAQIGw

  • Eduardo, tem um fato curioso em relação aos grampos que estão sendo publicados. A conta do sound cloud é de uma jornalista do Estadão. Essa playlist tem 35 gravações. Note que na primeira gravação (audio-1) o assunto entre Rui Falcão e Lula é exatamente o furo que vc publicou antecipadamente, sobre a operação da PF em cima de Lula. Será que esse vazamento pra você não foi premeditado pela Lava Jato, pois o grampo começou a funcionar nesse dia ? Que, com a sua publicação, e colocando o Lula em estado de alerta, a PF não esperava gravar algo comprometedor ?

    https://soundcloud.com/gravacoes-lula/sets/gravacoes-lula

  • Edu, depois do grampo ilegal Dilma precisa começar usar a rede nacional de televisão para falar ao povo brasileiro. Será possível que não aprenderam nada até agora???? não adianta ficar emitindo nota oficial…tem que chamar na conversa, falar com o povo…nota oficial não resolve nada e ainda é lida pelo bonner…que credibilidade passa??? pqp!!

  • Texto digno de um antropologo. Edu, vc nesse texto mostra de maneira clara como o Brasil mudou nos ultimos 13 anos, mas acima de tudo mostra o exercicio da cidadania do povo mais humilde do Brasil. Parabens ! Espero que depois que a rede esgoto for finalmente estrangulada pelo Lula, vc e teu blog possam receber subsidios do governo para uma maior pluralidade dos meios de comunicacao. Outra coisa que acho precioso no teu blog: vc sempre passa muita integridade, muita etica e respeito pelo outro; valores importantes demais nesse Brasil imenso e irregular. Vida longa ao Blog da Cidadania !

  • O ódio dos ricos ao PT é justo, mas, odiarão muito mais quando mexermos nos bolsos deles, em favor do País!…

    Às ruas, no dia 18!…

  • Eduardo, há uma notícia, informando que Curitiba já estava preparando a prisão de Lula para hoje. Eles estavam acompanhando as diversas declarações de Lula “dizendo que só tomaria posse depois das manifestações”. Hoje Lula estaria preso. Lula demora muito para tomar decisões, aliás é o vício do PT. Estamos vivendo num estado de exceção, um estado policialesco dentro do Estado de Direito. Tem que se ficar atento 24 horas por dia e acreditar que o mal está sempre nos rondando e ter estratégias rápidas de escape. Ainda bem que houve uma mente iluminada que falou: “Não, vai ser agora(ontem)”. Hoje, nós aqui, estaríamos falando da prisão ilegal do Lula.

  • Felizmente, o povo brasileiro não é bobo como gostaria a rede globo. Por outro lado, cabe ressaltar a premente necessidade do uso de máxima prudência no trato das manifestações populares. Neste sentido, é dever destacar que, se com o clima de ódio promovido pela direita golpista, o governador do Estado de São Paulo autorizou a realização, no mesmo local e horário, das duas manifestações adversárias convocadas para hoje, isso caracteriza gravíssima imprudência, que coloca em risco a segurança pública, não apenas dos manifestantes de ambos os lados, mas sim de toda a população. Deste modo, é situação que exige a atuação imediata e rigorosa do Ministro da Justiça, no sentido de exigir a urgente retificação da medida potencialmente danosa, sob pena de intervenção federal no estado para preservação da ordem pública. E o dever de clamar em nome da efetiva responsabilidade de todas as autoridades públicas com poderes para agir em defesa da ordem constitucional é de toda a sociedade, especialmente das muitas instituições democráticas representativas, independente de filiações ideológicas. É hora de cautela e agilidade.

  • O povão é sofrido.

    Muito fácil ficar de um lado sem ver as contradições da vida e da política, quando se é classe média-alta cheia de privilégios; privilégios que nem percebe ter porque acha que é um direito natural, embora negado aos demais.

    A moral do povão comporta as contradições da vida, todo santo dia é cheio de contradições.

    Por isso não entra na balela do discurso moralista de um lado só.

Deixe uma resposta