Os delírios de poder da família Frias

Opinião do blog, Reportagem

ditabranda

 

Ao menos este blogueiro não se surpreendeu em nada com o “editorial” publicado neste domingo (3 de abril) pelo (ainda) principal tentáculo da família Frias, o jornal Folha de São Paulo. O texto “decreta” que a presidente Dilma Rousseff reununcie ao mandato concedido pela maioria dos brasileiros em 2014.

ditabranda 3

Por que seria diferente? O conceito de democracia da Folha ficou bem expresso em outro editorial que esse veículo publicou em 2009 e que emitiu outro “decreto”, o de que a ditadura militar brasileira não foi dura, foi branda, uma “ditabranda”.

Sabe por que, leitor? Porque, segundo a família Frias, a ditadura brasileira matou “pouca” gente em comparação com o que mataram as ditaduras militares argentina e chilena.

Confesso que, em 2009, fiquei surpreso com a Folha. Tão surpreso que, através deste Blog, convoquei leitores paulistanos a irem comigo para diante do jornal para protestar contra aquela barbaridade.

ditabranda 2


A Folha de São Paulo foi obrigada a registrar um ato que, diferentemente do que diz o jornal, reuniu mais de 500 pessoas na Barão de Limeira, entre estudantes, sindicalistas, vítimas de ditadura, políticos e demais cidadãos indignados com aquela tese aviltante à memória de tantos quantos lutaram contra a ditadura.

ditabranda 1

Era falta de informação da minha parte me surpreender com os “editoriais” da Folha. Eu sabia que o jornal tinha apoiado a ditadura, mas só fui entender direito qual o nível de desprezo da família Frias pela democracia quando, após o editorial e a manjifestação que convoquei contra a “ditabranda” inventada pelo jornal, começaram a surgir livros, artigos e estudos sobre a atuação do veículo naquele período e, mais do que isso, sobre a natureza de seu fundador.

Vamos jogar um pouco de luz sobre o fundador da Folha.
O homem fardado e a declaração proferida por ele que o leitor pode conferir na foto no alto desta página correspondem a Otávio Frias de Oliveira, o falecido fundador do jornal Folha de São Paulo.

Imagem e palavras pertencem a momentos distintos de sua vida. Todavia, unidas explicam por que seus herdeiros foram resgatar em arquivos dos órgãos de repressão da ditadura militar as desculpas usadas por esta para prender e torturar Dilma Vana Rousseff, a presidente eleita do Brasil.
Vendo, porém, o perfil do fundador da Folha, entede-se tudo.

Frias de Oliveira lutou na Revolução Constitucionalista de 1932, que tentou dar um golpe de Estado contra Getúlio Vargas. Coerente com seu apreço pelo militarismo e pela derrubada de governos dos quais não gostava, apoiou o golpe militar de 1964.

Naquele período, a Folha de São Paulo serviu de voz e pernas para os ditadores que se sucederiam no poder ao exaltá-los e ao transportar para eles seus presos políticos até os centros de tortura do regime.

No dia 21 de setembro de 1971, a Ação Libertadora Nacional (ALN) incendiou camionetes da Folha que eram utilizadas para entregar jornais. Os responsáveis acusavam o dono do jornal de emprestar os veículos para transporte de presos políticos. Frias de Oliveira respondeu ao atentado publicando um editorial na primeira página no dia seguinte, sob o título “Banditismo”.

Eis um trecho do texto:

Os ataques do terrorismo não alterarão a nossa linha de conduta. Como o pior cego é o que não quer ver, o pior do terrorismo é não compreender que no Brasil não há lugar para ele. Nunca houve. E de maneira especial não há hoje, quando um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social-realidade que nenhum brasileiro lúcido pode negar, e que o mundo todo reconhece e proclama. […] Um país, enfim, de onde a subversão -que se alimenta do ódio e cultiva a violência – está sendo definitivamente erradicada, com o decidido apoio do povo e da imprensa, que reflete os sentimentos deste. Essa mesma imprensa que os remanescentes do terror querem golpear.

O editorial “Banditismo” foi publicado em 22 de setembro de 1971. Foi escrito por Octavio Frias de Oliveira, fundador da Folha de São Paulo.

O presidente da República de então era Emílio Garrastazu Médici. Nomeado presidente pelos militares, comandou o período mais duro da ditadura militar. Foi a época do auge das prisões, torturas e assassinatos de militantes políticos de esquerda pelo regime.

Apesar dos elogios de Frias de Oliveira à ditadura, segundo a Fundação Getúlio Vargas foi no governo Médici que a miséria e a concentração de renda ganharam impulso. O Brasil teve o 9º Produto Nacional Bruto do mundo no período, mas em desnutrição perdia apenas para Índia, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas.

O jornal que escreveu esse “editorial” infame pedindo a cassação de 54 milhões de votos com base em manifestações de rua e na índole golpista da imprensa e da oposição se coaduna à perfeição com a natureza do homem que fundou essa pocilga que alguns chamam de “jornal”.

88 comments

  • http://www.conversaafiada.com.br/politica/o-golpe-subiu-no-telhado

    Segundo post do PHA, os golpistas,segundo pequisa do Jornal o Estadão , só têm 261 votos,faltando portanto 81 votos…o que dificilmente será alcançado…… Diversos segmentos sociais já se posicionaram contra essa aventura irresponsável da mídia e oposição……Essa semana , o STF pode tomar 2 medidas importantes (Inclusão do Temer e Lula ministro )…….a indicação é de que o golpe gorou,,,…mas, devemos ficar atentos…

    • Muito cuidado com informações da mídia golpista, não confio em nenhuma matéria publicada por eles. Pode servir para sossegar os ânimos de todos nós que lutamos pela democracia, e aí se aproveitam e empurram o golpe goela abaixo. Estão prometendo votar o impeachment num domingo pra coxinhada fazer pressão em Brasília. Ainda não consigo ficar sossegado com essa situação, o próprio fato dos ministros do PMDB não deixarem os cargos atrapalha mais ainda a formação de uma nova base do governo, parece combinado. Será que estou sendo paranóico?

  • Acusou que o goloe subiu no telhado,e ainda confessa que se o mesmo ocorrer não havera estabilidade para governar.Editorial como esr de esperar desta midia venal,de baixo nivel,covarde e que tenta pressionar a presidente(com o pensamento misogino e machista que tem,expisto na isto e) a renunciar em um uktimo e dedesperado tiro,alias um traque.

  • ♫ A Rolha de São Paulo e outros jornalões só entram aqui em casa para forrar a lata do lixo; e olhe que eu peço desculpas ao lixo por colocá-lo em tão degradante companhia. Mesmo assim, são os exemplares dos meus vizinhos trogloditas que entoam cânticos em louvor do Otavim e do palhaço que papagueia o Jornal Nazional, babam na gravata e tartamudeiam as palavras quando leem algum texto…

  • Tenho um conhecido que lê Folha há mais ou menos 25 anos, totalmente ignorante, analfabeto, só diz besteiras, uma pessoa que não tem o mínimo de bom senso, é exatamente assim que a Folha deixa os leitores, os torna uns zumbis.

  • Até hoje provo desgosto ao lembrar aquela imagem da Dilma comparecendo, de vestido vermelho, na festa dos Frias. Foi no inicio do primeiro mandato. Outra que fiquei sabendo, mas não vi, foi ela ter apertado efusivamente, coma as duas mãos, as mãos do criminoso Kissinger. Grandes vacilos da minha Presidenta.

    • Já está lá há muito tempo. Irremediavelmente está seguindo a vocação dela, tornar- se junto com a Veja o esgoto do jornalismo brasileiro.

  • Desespero, pois já sabem que o golpe não passará.

    É muita prepotência exigir que a Dilma renuncie para que

    eles possam tomar o poder de assalto, em paz.

    Não passarão!

    Temos que continuar mobilizados contra os golpistas.

  • Este pessoal da direita é bem interessante, né? Primeiro eles destroem a economia do país através de sistemáticos ataques midiáticos e de uma operação caça-PT também conhecida como Lava-jato; detonam o governo federal 24 horas por dia; paralisam setores estratégicos da economia, como a Petrobras, as grandes empreiteiras, a indústria naval e de segurança; inviabilizam investimentos, colocam o parlamento para rejeitar as propostas do governo, insuflam a população contra o governo; criam, enfim, um inferno no país, e depois dizem com a maior naturalidade e cara de pau que a presidenta eleita não tem mais condições de governar. Ora, quem teria essas condições sob os mesmos ataques covardes que partem da mídia e afins? Qual governo aguentaria um mês a este bombardeio midiático e judicial-policial orquestrado pelos inimigos do povo brasileiro?

    Com isso, a “democrática” Folha quer antecipar as eleições sem o PT – que obviamente, no receituário da Folha, estaria proibido -, para respaldar a vitória de um Aécio ou de um Moro, para que este “eleito” faça as reformas neoliberais que a direita fascista não conseguiu através das eleições regulares. É o velho golpe, com outra roupagem.

  • EXTRA! EXTRA! EXTRA!

    Há algumas horas foi anunciado o maior vazamento de documentos envolvendo offshores da história. São 11 milhões de documentos da Mossack Fonseca (a da rede golpe) com informações cobrindo os últimos 40 anos. Quem recebeu esses documentos foi o Suddeutsche Zeitung, que o repassou para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. É aí que a porca torce o rabo. Os representantes brasileiros que terão acesso aos documentos incluem pelo menos duas figurinhas carimbadas pouco confiáveis: Fernando Rodrigues e Cláudio Tognolli. Os outros dois são Angelina Nunes (ex-golpe) e Marcelo Soares (atual falha). Confesso que não sei que apito tocam estes dois últimos. De qualquer modo, já antevejo um enorme problema com os filtros a serem aplicados pelo Fernando Rodrigues (que escondeu até onde pôde a lista de clientes do HSBC).

    O nome do escândalo é “The Panama Papers”.

    Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/world-35918844

    http://www.theguardian.com/news/2016/apr/03/what-you-need-to-know-about-the-panama-papers

  • Edu, você confundiu o jornal de Folha de São Paulo com a sua casa, onde você vive com sua mulher. Lá sim, a sua casa , você pode chamar de pocílga !

    • Você faltou com o respeito ao Eduardo Guimarães e sua família, seu porco seboso.

      Seu lugar não é comentando aqui, seu lugar é lá nos esgotos da Veja. Rapa fora, vagabundo.

    • Oi Marcos
      Eduardo não confundiu nada, na folha, assim como nas grandes mídias, é uma pocilga mesmo, são porcos traidores.
      Que você seja, um traíra, acampado na Av Paulista, curtindo um pato do Skaf, que tenha uma foto do Moro, é um problema seu.
      Lula 2018.

    • ♫ Mais um “tloll”. Tão afobado para servir seus patrões que não revisa nem o próprio nome. E o Edu publica; desconfio que para alimentar nosso ódio. Pois da minha parte isso é desnecessário. Já odeio o suficiente X9s, caguetas e seus patrões. Se topar com algum eu passo o carro em cima…

    • Respeito é bom e nós, do blog, gostamos. Eu não sei como é sua casa, mas pela educação que demonstra, sua casa não é um lixo, é um puteiro, com você no comando.

    • Não é de se espantar o seu baixo nível, a apelação desesperada de seu ataque boçal à família do Eduardo. Afinal todos já percebemos que os golpistas são pilantras, corruptos e ladrões.

      Com certeza você é um ladrãozinho safado que se identifica com Cunha, Temer e Aécio por serem todos vocês desonestos, boçais e incapazes de formular argumentos, até porque ladrão não tem razão.

      Como todo pilantra safado, esconde-se atrás de acusações fazias e ofenças idiotas, que é o máximo permitido pela sua baixa capacidade intelectual, se é que tem algum intelecto.

    • Sr. Marcos.

      Isto é porque você se acha elite. Você é grosso, chulo, sem classe e sem berço. O seu linguajar é muito pior do que um favelado (que me perdoem os favelados que são mais educados que você). Você é elite lá no esgoto que você vive.

        • Nigro

          Você tem toda razão. Ele é muito melhor que o Lula, afinal para ser pior que o Lula ele teria que ser reconhecido mundialmente, ganhar a infinidade de prêmios que o Lula ganhou (até perdi a conta), ser reconhecido como o maior estadista que o Brasil já teve, sair de um governo com 80% de aprovação.
          Vá estudar cara pálida, deixe de se pautar pelas redes golpistas e pela revista de esgoto, quem sabe se você estudar você consegue adquirir pelo menos um neurônio. Acho difícil, mas quem sabe.

          • Mas sempre será chulo e boca de esterco. Vide os áudios vazados.

            Com tudo aquilo, tendo a acreditar nas supostas grosserias atribuídas pela istoé à querida Dylma.

  • O Deputado Marcelo Aro (PHS) de MG indicou o Eduardo Cunha para cidadão honorário de BH. Ele é a favor do golpe. Entre no Face do deputado e pergunte a ele: Voce é contra corrupção ? O que acha de Eduardo Cunha? Certamente ele vai te bloquear e vai excluir o seu comentário , como tem feito com muitos que relacionam o nome dele ao de Eduardo Cunha. Ainda assim vamos denunciar o Marcelo Aro.

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/01/22/interna_politica,610613/eduardo-cunha-vem-a-bh-para-homenagem-e-articular-presidencia-da-camar.shtml

  • Pobre Frias teve um delírio megalomaníaco pensando viver no século passado.

    Acorda Tavinho, a internet vai quebrar a sua empresinha obsoleta mais dia menos dia.

    O Brasil não é mais o gado que vocês controlavam com algumas manchetes de jornais.

  • Olha o tamanho do movimento que a Folha quer que seja feito no Brasil.

    Te que tirar a presidente, o vice e o presidente da Câmara. Isso tudo para ficar quem na Câmara? Renen Calheiros… Tá bom.

    Mas aí teriam novas eleições, dizem eles. E quem iria concorrer? Qual a legislação eleitoral seria seguida? Teria financiamento de políticos por empresas? A Folha vai continuar fazendo campanha eleitoral ilegal no jornal?

    E quem vai concorrer? Eles vão querer banir o PT e todos os partidos que combatem? Com base no quê? Vão ser eleições livre e justas mesmo?

    E daí vem a grande pergunta:

    E SE O LULA GANHA?

    Vão fazer outra campanha de desestabilização? Vão querer outro golpe e outra eleição até o candidato deles ganhar?

    Olha, é tão absurdo esse desvario alucinado da Folha que somente o mais extremo desespero explica.

    Por mim, eles que vão à merda.

  • Faltou dizer se seria ou nao banditismo incendiar veiculos dos outros.
    Ou assaltar bancos e promover sequestros- como certos lulopetrtalhas que hoje se dizem “democratas”

    • Banditismo foram o que vcs fizeram e tentam fazer hoje, tomar o poder através de golpe. Na ditadura que vcs instalaram em 64, vcs perseguiram, julgaram através de um tribunal de exceção, torturaram e mataram insurgentes. Os combatentes da ditadura queimaram carros de seu amado jornal porque estes mesmos carros levavam gente para ser torturada. Assalto a bancos foi num período em que estávamos em guerra contra vcs que tomaram o poder à força. Se vcs não tivessem tomado o poder à força, tivessem respeitado a democracia, coisa difícil para vcs, nada disto teria acontecido.

      • “Vocês”?

        Primeiramente, seria bem difícil eu participar de uma coisa dessas- sequer havia nascido. Mas temos que entender- num mundo de paranóia da guerra fria, a simples possibilidade comunista daria calafrios em qualquer pessoa honesta.

        Que bom que não nega os CRIMES- como os sequestros de autoridades, realizados pelos terroristas de então- os “democratas” de hoje.

        Vejam só. Os democratas de hoje, os “antigolpe” ( essa afetação com golpe- cruzes!) são os mesmos que já entraram com ações para derrubar TODOS os demais governos pós ditadura, até que tomassem o poder. E ainda reclama de indignação seletiva?

        Sim eles merecem ser chutados para fora. Não que eu tenha esperança nenhuma de um Brasil melhor. Mas quero vê-los enxotados. O fim de mitos e baboseiras românticas de pseudo-heróis, cujo heroísmo restringe-se a usar codinomes e praticar ilegalidades.

        • “Que bom que não nega os CRIMES- como os sequestros de autoridades, realizados pelos terroristas de então- os “democratas” de hoje.”

          O que os defensores da democracia fizeram não foram crimes, quem cometeram os crimes foram VOCÊS mesmo. Cito VOCÊS porque, mesmo que vc ainda não tivesse nascido naquela época, vc apóia o que ocorreu por parte de seus ancestrais ideológicos, ou seja, o golpe, com muito crime cometido pelo estado de exceção.

          Luta contra comunismo, foi a desculpa mais esfarrapada de todas. Vcs sabiam que a democracia não daria certo, pois havia a grande chance de um governo popular vencer as eleições novamente. Por isso que inventaram esta historinha de comunismo para cometer a maior atrocidade de todos os tempos.

          • De forma alguma.
            Desarme-se querido (como diz Lula)
            Pare com essa de teoria da conspiração. Isso é velho. Muito velho.

            Quero apenas o “Impeachment”. Assim como O PT quis, para TODOS OS PRESIDENTES PÓS DITADURA, sem exceção. Tópico este que vocês insistem em fingir não conhecer.

            Destaco a já surrada foto em que Dirceu (risos) apresenta o pedido ao Lado de Lula, Marina, ara o então presidente da Câmara, Temer (pode?) Só rindo mesmo.

          • Mas vcs são hipócritas mesmo.

            Quer dizer que quando falamos de corrupção do PSDB, vcs vêm nos dizer que queremos justificar a corrupção do PSDB com as corrupções do PT. Agora, vem vc aqui querer justificar o golpe por causa de o PT ter pedido o impeachment em algum momento.

            E para tentar se sair de fininho, vc diz que tudo o que aconteceu de ruim que vcs fizerem é teoria da conspiração, esta é a antiga tática de vcs de escaparem de seus malfeitos.

            Bem, mas vamos lá.

            Pelo que sei, a não ser que vc mostre algo, o PT só pediu um impeachment, e não só o PT, mas todos os partidos, depois de uma CPI, que foi o impeachment de Collor.

            Quanto ao FORA FHC! Não houve atuação maciça do partido, coisa que ocorre agora com o PSDB. Quem protocolou pedido de impeachment nesta época foi Tarso Genro e Genuíno, mas não vi um apoio formal do PT, inclusive Lula mandou parar com isso, porque ele defendia que deveria esperar a eleição.

            Outra coisa muito importante, pedido de impeachment não é golpe se for pautado no cometimento de crime de responsabilidade. Hoje, não há crime de responsabilidade que justifique o impeachment, o crime de responsabilidade tem que estar muito bem definido no roll taxativo da lei do impeachment, não podendo haver analogias. Na época de FHC, houve quem o ligou a compra de votas para a reeleição à FHC, o que já seria algo a se enquadrar como crime de responsabilidade, além de haver fortes indícios de trambicagem na privataria. Lógico que não houve investigação. Também naquela época não havia conspiração para derrubar um governo, como há hoje. Hoje temos o PIG, o PSDB/DEM/PPS/SD, temos empresas com interesses escusos, temos uma possível participação do capital internacional, e há desconfiança da atuação de órgãos estadunidenses nisto (interesse no Pré-Sal).

            Não compare alhos com bugalhos.

          • Vocês?
            Acha mesmo? Por mim FHC pode repousar com Lula no buraco que decidirem. Juntinhos.

            Hipocrisia- só se for a Sua. Não defendo corruptos, menos ainda apaixonadamente.

            Olha esses links. Mas tá cheio por aí.

            : http://brasileiros.com.br/VUAVn

            http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/12/03/de-132-pedidos-de-impeachment-desde-collor-acao-contra-dilma-e-2-aceita.htm

            Ora. Claro que para pedir o impeachment, a acusação deve ser de crime de responsabilidade. Veja quem está na foto. Depois delibera-se. Quer saber? Eu CONCORDO! Fora FHC. Mas é tarde.

            Golpe? Então é só mais um…

    • Os nazistas falavam exatamente dessa forma sobre os heróis da resistência francesa. Chamavam as ações da resistência de “banditismo” enquanto roubavam o erário e as obras de arte da França e matavam milhões de inocentes nas câmaras de gás.

      Já ví que você é um nazista competente.

        • Chamar de ridículo e não responder apenas demonstra que não tem argumentos para contrapor.
          Exemplos de criminalização de resistência legítima à opressão não faltam na História, usei o do nazismo por ser uma parte mais conhecida, mas o mesmo foi feito inclusive para criminalizar os abolicionistas que ajudavam escravos fugidos a fugir, para não serem torturados ou mortos ao serem recapturados. Diziam os escravocratas que os abolicionistas eram criminosos por fazerem um “atentado à propriedade privada”. A “propriedade” eram os próprios escravos.
          Reagir à opressão não é crime, crime é a opressão.
          Não se esconda atrás de um expediente pífio como chamar minha argumentação de “recurso ao nazismo” pois a referência histórica foi absolutamente adequada à argumentação apresentada.

    • VLADMIR HERZOG, um jornalista que trabalhava na TV Cultura, fugiu de seu país COMUNISTA com sua mãe. Veio morar, casar com a Clarice, ter dois filhos e trabalhar fazendo o que sabia no Brasil. Numa sexta-feira, a noite, foi convocado para ir ao DOI-CODI, mas resolveram que ele compareceria no sábado. Apresentou-se e não saiu mais, a não ser para ser enterrado. Até hoje não dá para entender, uma pessoa que abandonou seu país por não concordar com o governo, morra nas mãos de anti-comunistas. Se, infelizmente, cairmos numa ditadura, CUIDADO, MUITO CUIDADO com o gerente do quarteirão, que sempre foi mais realista que o rei.

    • Vejo que lhe falta capacidade de compreensão do que acontece ao redor. O que não é de se admirar, caso contrário você estaria morto de vergonha ao se dar conta das afirmações ridículas que você anda escrevendo.

  • Pelo visto não era só o finado Frias que elogiava o governo Médici. Lula também teceu elogios ao governo do presidente general.

    Lula elogia desenvolvimento do país sob Médici e Geisel

    http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-anteriores/13426-lula-elogia-desenvolvimento-do-pais-sob-medici-e-geisel

    “Em 1970, no auge da ditadura militar, em que o presidente Médici andava perseguindo os meus companheiros do PT, nós vivemos o maior boom de empregos da história desse país, a um crescimento de 10% ao ano”, disse Lula, em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo.

    A menção a Médici -na verdade, ao regime militar de um modo geral- foi feita por Lula como contraposição ao que considera falta de planejamento estratégico do atual governo.

    “O Brasil em três momentos foi pensado em longo prazo e planejado estrategicamente. No governo Getúlio [Vargas], no governo Juscelino [Kubitschek] e com os militares”, declarou o petista.

    Lula elencou algumas realizações dos militares no poder: “Os militares, com todos os defeitos de visão política que tiveram, pensaram o Brasil estrategicamente, porque construíram o Proalcool, construíram o pólo petroquímico, construíram um sistema de telecomunicações razoável”, declarou.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u36910.shtml

      • Bom, no caso, acho que as opiniões de Lula sobre o Brasil ter sido pensado estrategicamente em três momentos, a saber: eras Vargas, Kubitschek e Militares. Ele está correto, foram nestes 3 governos que o Brasil deixou de ser um país agrário e rural, e se transformou numa nação com uma forte indústria nacional.

        Quanto a um Deus de carne e osso, só Jesus Cristo, mesmo, não existe outro.

  • Vamos evitar confrontos. Elles estão desesperados. As suas últimas esperanças estão no golpe militar. No programa do Eymael na tv agora ele praticamente incitou um golpe militar. Querem fazer a bagunça para “justificar” o golpe militar em nome da defesa da ordem e segurança nacional.

  • Esse jornal golpista assim como a Veja,Estadão, Globo e outros são um cadáver insepulto que cheira mal e que logo será sepultado pelo povo é pela democracia e soberania nacional.
    Vamos boicotar todos os anunciantes dessa mídia golpista!

  • A luta nos enobrece,
    temos que proteger as gerações vindouras deste fascistas..
    – parece palavras de um certo louco..
    Não há palavras…há golpe e golpe se dá com golpe, porrada
    na moleira..
    Mas nazifascista ainda..credo
    Que fazer com este sentimento de revolta..
    Vou orar para Jesus..
    ….Sem chance, até ele meteu o chicote..apesar que ELE
    tinha autoridade..
    – Mas nós temos autoridades..TEMOS?
    Vamos voltar ao chicote..

  • Assim como os GOLPISTAS de hoje (TEMER, EDUARDO CUNHA, GERALDO MERENDÃO, AÉCIOPORTO do TITIO, ALOYZIO 300 MIL, JOSÉ SERRA, FHC, GILMAR MENDES, PAULINHO da FORÇA etc) OCTÁVIO FRIAS foi um MAU-CARÁTER, OPORTUNISTA, MERCENÁRIO, COVARDE e TRAIDOR da PÁTRIA, ou seja, a PIOR ESPÉCIE de ser HUMANO que possa EXISTIR, se é que podemos chamar essas COISAS de HUMANOS.

  • Caro Eduardo Guimarães…

    Esse post da show de jornalismo. Irreprochável !

    Mas permita-me repetir o final perfeito:

    O jornal que escreveu esse “editorial” infame pedindo a cassação de 54 milhões de votos com base em manifestações de rua e na índole golpista da imprensa e da oposição se coaduna à perfeição com a natureza do homem que fundou essa pocilga que alguns chamam de “jornal”.

    Depois dessa, vou dormir com um sorriso nos lábios.

    Grande abraço, Eduardo.

  • Dilma está sendo boicotada há mais de um ano e meio. Cunha e os seus desestabilizaram o país com o auxílio e apoio desta mídia vil. Eles fizeram e fazem de tudo para a presidente não governar. Estão pouco ligando para o prejuízo que está tendo uma parcela do povo. Agora não podemos nos esquecer que existem mais alguns segmentos que influenciaram muito: os EUA, a maçonaria, segmentos protestantes com ideologia americanizada e os fortes poderes da República. Há um cerco desleal.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: … . Alô BraSil:

    http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/4105

    http://www.recantodasletras.com.br/letras/498721

    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando: … . Alô BraSil:

    http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/4105

    http://www.recantodasletras.com.br/letras/498721

    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando: … . Alô BraSil:
    .:.
    http://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/4105
    .:.
    http://www.recantodasletras.com.br/letras/498721
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    *************
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • MUITO CUIDADO, NESSA HORA !!!! BRASIL Á BEIRA DE UMA GUERRA CIVIL!! Heitor Reis(*)

    Instigado por políticos inescrupulosos, mídia mercenária e golpista, o ignorante povo brasileiro, composto por 3/4 de analfabetos,semianalfabetos e analfabetos funcionais, dominado por suas emoções, sentimentos e paixões, é uma vítima tao dócil quanto o foi antes, durante e após o golpe (tido como militar) de 1964!!
    Hoje, encontra-se polarizado, enfrentando-se nas ruas, cada um mais intolerante que o outro, canalizando sua estupidez, outrora aplicada na guerra entre torcidas de futebol, para o campo da politica.
    De ambos os lados,nas sombras da sinuosa estrada dialética da Historia, seres malignos inspiram os mais fracos a se drogarem, criando um motivo qualquer para disparar o primeiro tiro.
    É o momento de mostrarmos que o Brasil não é apenas o maior pais católico do mundo, mas que também é verdadeiramente cristão, seguindo o exemplo misericordioso de Jesus,extremamente bem pregado pelo papa Francisco, recentemente, por Mahatma Gandhi e Martin Luther King Jr. décadas atrás!!… O ódio apenas destrói; somente o amor constrói.
    “NUMA GUERRA, TUDO QUE SABEMOS É COMO COMEÇA, MAS JAMAIS SABEMOS COMO IRÁ ACABAR!”(autor desconhecido)(*) Heitor Reis é engenheiro civil pela UFMG e gestor em Direitos Humanos pela SEDH da PR

  • Como dizer que a Revolução de 1932 teria sido golpe, se o próprio Getúlio usurpou o poder, ele sim, por meio de um golpe?

    Quanto aos elogios ao Médici, alem de opinião de Frias ser dividida com a do Lula, como se demonstra acima, o Mino Carta escreveu um editorial da Veja, em abr 70, derramando-se em elogios ao mesmo governo Médici, e aos militares em geral.

  • Edu e companheiros, viram essa? O corrupto, ladrão Eduardo Cunha que deveria estar preso e não entendo porque a justiça não o prende, com fartas provas de roubalheira, está armando uma arapuca para que impeachment seja votado. Galera, vamos no dia 17 em Brasília, pois, o vigarista Cunha está armando o golpe para aproveitar a manifestação dos ladrões e jumentos. NÃO DEIXAREMOS, ESTAREMOS LÁ PARA DEFENDER DILMA. VAMOS ESPALHAR GALERA!!!! JÁ PUBLIQUEI NO FACE.
    http://www.jornalggn.com.br/noticia/cunha-prepara-arapucas-para-aprovar-impeachment-na-camara

  • O BOICOTE JÁ COMEÇOU! SEGUE ABAIXO A LISTA DE PATROCINADORES DA REDE GLOBO:

    Produtos Unilever
    Produtos P&G
    Guaraná Antactica
    Bradesco
    Santander
    Seara
    Perdigão
    Sadia
    Itaú
    Vivo
    Claro
    Oi
    Tim
    Nestlé
    Sky
    Net
    Casas Bahia
    Volskswagen
    Gillette
    Skol
    Brahma
    Fiat
    Chevrolet
    Itaipava
    Johnson & Johnson
    Coca-Cola
    Ford

  • Edu,

    O golpe de 64 não teve só tanques e fuzis. Tinha partidos direitosos (PSDB) ; veículos de imprensa agressivos (Grobu, Falha, Estadinho) ; empresários com ódio de sindicatos (FIESP do pato, digo Skaf) ; fazendeiros armados contra Ligas Camponesas, religiosos anticomunistas (Bolsonaros). Todos tão ou mais golpistas que os militares.
    A ditadura foi tão civil quanto militar. Tinha seu partido da ordem; sua imprensa dócil e colaboradora; seus empresários prediletos; seus cardeais a perdoar pecados.
    O pior que após 52 anos as figurinhas reencarnam ao chamado do “pai” Cerra.
    O lobo perde o pêlo mas não perde o vício.

  • Só responda algumas perguntas.
    Foi a imprensa que nomeou Paulo Roberto Costa, Renato Duque,etc.?
    O petrolão é uma invenção da mídia?
    Responda sim ou não, não precisa justificar.

    • Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, a quem são atribuídas supostas denúncias através da delação premiada, é uma “cria” do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. Ocupava cargos de direção na estatal desde 1995, no primeiro governo FHC. Foi indicado em 2004 pelo PP para o cargo que ocupava ultimamente, o de diretor de Abastecimento.

      • Enrolou para admitir que foi o Lula que o colocou na direção.
        Como não subestimo a inteligência de Lula, ele sabia o que estava fazendo.

  • As posturas antidemocráticas de grandes conglomerados de mídia mostram um déficit cultural da sociedade globalizada, e demonstram a necessidade de aprendizado político.

    A imprensa brasileira possui um lamentável histórico de conivência e cumplicidade com regimes ditatoriais, violadores de direitos humanos no Brasil e no mundo.

    Todavia, a defesa da cidadania democrática, ameaçada pelo golpismo fascistóide, deve clamar pela rigorosa investigação e coibição do financiamento de práticas fascistas.

    Vários observadores da cena global têm alertado para os indícios de financiamentos ilegítimos e ilegais de atividades políticas voltadas para a desestabilização de nações cujos governos não sejam alinhados com os interesses do capitalismo predatório.

    Existem denúncias que apontam não apenas investimentos suspeitos e obscuros em empresas e organizações relacionadas com produção de conteúdo e mídia. Há também denúncias da multiplicação de atividades de militância política de natureza fascistóide, ligadas à divulgação de calúnias difamatórias, à promoção de intolerância política e à apologia da discriminação social, religiosa e de gênero.

    Acresce que algumas das denúncias de atividades ilícitas de cunho fascistóide acima referidas apontam fortes indícios de que muitas atividades políticas ilegítimas têm sido patrocinadas com recursos públicos, que possuem importantíssimas destinações sociais específicas (Sistema S), e estão a ser criminosa e impunemente desviados para fins contrários aos direitos sociais.

  • Eduardo boa tarde,

    recebi em meu email uma mensagem solicitando ajuda para se defender das aves de rapina de sempre.
    como estou desconfiada até da minha sombra solicito confirmação sua para ratificar a mensagem.
    Att, um grande abraço.

    Alcione de Alencar

  • ♫ O Otavículo e os outros donos dos jornalões deviam pensar em converter suas empresas em distribuidoras de papel-jornal destinado a forrar latas de lixo e outras finalidades ingratas. Porque é só para isso que eles servem. Aí poderiam botar no olho da rua a súcia de puxa-sacos autointitulados jornalistas que vivem pendurados em seus escrotos (arrrrghhhh!). Tenho pena só dos gráficos, honrados trabalhadores que também ficariam sem emprego. Mas imagino que sejam poucos, haja visto a automação das lides gráficas atuais…

  • :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:
    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    … .
    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro !!!! de quatro !!!! de quatro !!!! DE QUATRO!!!!
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D ignidade
    I ntegridade
    L iberdade
    M aturidade
    A mabilidade
    .:.

    D ilma, de uma nação vitoriosa
    I lustre brasileira lutadora
    L uz de dedicação esplendorosa
    M otivando a pátria gloriosa
    A uma luta digna, vencedora.
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente.
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população.
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.

    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição.
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante.
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    … .
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Por favor sr. Eduardo, veja com o técnico, porque o blog esta de novo guardando e mostrando as informações da pessoa que posta por ultimo. Eu estou postando com o nome da última pessoa só para demonstrar, não sou nenhuma mal intencionada. Alias, não precisa nem publicar isto.
    Aqui é a Belle Vox

  • Foi muita ingenuidade sua impressionar-se em 2009 com o “ditabranda” que o canalha Otavinho Fascista relinchou em seu “editorial”. Não precisava conhecer detalhes específicos da história assassina da Folha de São Paulo, sua cumplicidade material com a Operação Bandeirantes, à qual forneceu veículos usados para sequestrar e assassinar as pessoas que resistiam à ditadura; para esperar exatamente isso da imprensa(mídia)brasileira. BASTAVA SABER A NATUREZA OLIGÁRQUICA DE NOSSA MÍDIA, QUE SEMPRE PERTENCEU À CLASSE DOMINANTE. LEMBRANDO QUE O PRIMEIRO JORNAL BRASILEIRO PERTENCIA A UM OLIGARCA, HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA, E ERA EDITADO EM LONDRES, CAPITAL DA POTÊNCIA DA ÉPOCA, O QUE EQUIVALIA A HOJE SER IMPRESSO EM NOVA IORQUE OU WASHINGTON. Portanto, a Folha agiu como se esperaria de nossa classe dominante canalha, assassina, golpista, sórdida e ignorante. Todavia, a edição de hoje desse lixo serve para uma outra coisa, além do lixo, poderá acompanhar, como prova documental, a Denúncia que você, os perseguidos pela Golpe a Jato e outras organizações sociais progressistas deveriam encaminhar à imprensa internacional e à ONU. Seria mais uma prova do golpismo existente no Brasil, mais precisamente da compactuação da mídia conservadora com ele. Volto a dizer que esse, depois das manifestações nas ruas que devem continuar com intensidade cada vez maior, é o melhor caminho para desmoralizarmos o golpe.

  • A FOLHA GOLPISTAS DESDE SEMPRE.

    ESTE JORNALECO NAO SERVE NEM PRA CAGAR EM CIMA PORQUE O QUE SAI DE DENTRO É MAIS LIMPO DO QUE VEM ESCRITO NAQUELA MERDA DE JORNAL… HOU HOU HOU

    NÃO VAI TER GOLPE PORQUE NAO ACEITAREMOS GOLPE E MUITO MENOS GOLPISTAS INCITANDO O ÓDIO.

  • Xiii agora com o vazamento monstruoso de 11 milhões de documentos da Mossak tem gente lá em Brasília em pânico. Petistas e não petistas.
    Vai ter mais lenha pra queimar na fogueira da Lava Jato…
    Aguardem os próximos capítulos…

  • Eduardo, que você achou da advogada do impeachmente, dra.(?) janaína, que num discurso histérico na USP, possuída por um espírito vingador (aqueles que o Dean mata no Sobrenatural), se confessou apaixonada pela cobra do Lula.Acho que é amor platôncio não correspondido. Esses coxinhas além de imbecis, são muito engraçados.

  • É puro desespero. A Folha assim como seus congêres estão em pânico com a eminência de falirem em função de um péssimo jornalismo, tendencioso, partidário, arrogante e sem nenhuma sintonia com os reais interesses da maioria do povo brasileiro. Somasse a isso as novas tecnologias de informação que estão quebrando o monopólio midiático e deixando os patrões e seus chefes de redação absolutamente a beira de um ataque de nervos a ponto de publicar editoriais patéticos como esse da Folha. Ela acha que tem a mesma relevância que tinha em 64, É só mais uma prova do descompasso com a realidade em que vivem nos dias de hoje.

  • Eduardo, mais um “petista” agredido por usar vermelho. Está no “247”. Foi parar na delegacia. O agressor se arrependeu. Coitadinho, né? O agredido mesmo assim registrou a queixa. Fez o correto. O pior é que o cara era do PSTU e interpelado resolveu dizer que era petista. A grande mídia, a mídia de extrema-direita e a direitista bem como seus comentaristas acham normal. Mais uma vez, Eduardo, não permita que eles venham aqui fazer gozações ou chacotas de todos nós. Eles têm o espaço na mídia deles com olavo, reinaldo, globo, folha, estadão, veja, época, isto é e vai por aí afora.

  • Em tempo:
    O robôs ou Zumbis da direita pode ter ganhado esta batalha.
    Mais quem vai vencer esta guerra somos nós o povo brasileiro.
    #nau vai ter golpe!

    Porta dos Fundos: vídeo de política vira um dos mais descurtidos do Brasil
    POR NILTON KLEINA
    https://www.youtube.com/watch?v=m92wwsCxk7k
    No meio da polarização política do país, o canal de humor “Porta dos FundoS”, um dos maiores do YouTube nacional, virou tema de polêmica. Uma das esquetes produzidas pelo grupo foi tão criticada por parte da população que se tornou uma das publicações menos curtidas em todo o site de compartilhamento de vídeos.
    “DELAÇÃO”, roteirizado por Fábio Porchat e protagonizado por ele e Gregório Duvivier, satiriza um depoimento de um político à Polícia Federal. Ele cita vários envolvimentos do PSDB que são ignorados, mas recebe toda a atenção quando fala a palavra “lula” totalmente fora de contexto.
    Campanhas na internet acusaram o vídeo de ser pró-governo, além de zombar do trabalho da PF durante investigações recentes, como as da Lava-Jato. O resultado do ódio massivo? O vídeo está entre os mais detestados da história do YouTube — ocupando o 101º lugar mundial no momento em que esta matéria é publicada, com mais de 453 mil “dislikes” (64,84% das interações).
    05093314982285 w=1040
    O vídeo no top de “descurtidos” do YouTube
    O corte da placa do YouTube por Aruan, a reportagem sobre o “Rei do Camarote” e uma campanha a favor do aborto são os vídeos mais odiados do país, bem acima da esquete do Porta dos Fundos. Clássicos como a música “Friday”, de Rebecca Black, também compõem o ranking.
    http://www.tecmundo.com.br/video/103204-porta-fundos-video-politica-vira-dos-descurtidos-brasil.htm

Deixe uma resposta