Folha diz que não é “noticioso” 62% quererem novas eleições

Reportagem

pesquisa capa

 

O jornal Folha de São Paulo, dono do instituto de pesquisas Datafolha, divulgou dados sobre a percepção da sociedade em relação ao governo interino de Michel Temer que causaram certa surpresa: 50% do eleitorado brasileiro quereriam que Michel Temer governasse o país, caso Dilma Rousseff seja afastada definitivamente, e só 3% quereriam novas eleições.

pesquisa

A informação espantou porque vários institutos – incluindo o Datafolha – vinham divulgando que mais de 60% dos eleitores não queriam nem Dilma, nem Temer e, sim, novas eleições. Recentemente, por exemplo, pesquisa Ibope mostrou que 62% dos eleitores queriam novas eleições.

pesquisa 1

 

A manchete montada pela Folha sobre a pesquisa induziu os desavisados à crença de que metade dos brasileiros estariam aprovando a permanência de Temer no governo do país, quando, na verdade, os 50% a que o jornal se refere são metade dos que não querem novas eleições, ou seja, 38% dos eleitores, já que 62% querem novas eleições.

Por essa ótica, o site Brasil 247 chegou a uma conclusão verossímil: se metade dos 38% que não querem novas eleições apoiam Temer, apenas 19% do total de eleitores quer o peemedebista no governo.

Uau! Dezenove por cento é um percentual muito diferente de 50%. Fraude estatística é isso, o resto é fichinha…

Mas talvez pior do que a fraude seja a confissão que o Datafolha faz sobre seus “critérios” para divulgar pesquisas.

Na edição da Folha de São Paulo desta quinta-feira, 21 de julho, o jornal noticia a denúncia de que foi alvo e dá uma “explicação” sobre por que manipulou desse jeito os números que é, literalmente, assombrosa.

O jornal divulgou “explicação” de que para Alessandro Janoni, diretor de pesquisa do instituto Datafolha, “Não há erro [na omissão de que 62% querem novas eleições], e tanto a Folha quanto o Datafolha agiram com transparência”.

Segundo o tal diretor do Datafolha, “os pesquisadores quantificam as respostas espontâneas justamente para detectar opções relevantes que não tenham sido mencionadas na questão estimulada. Se uma alternativa é citada espontaneamente por mais de 1% dos pesquisados, isso deve ser destacado”.

Até aí, morreu o Neves – não o Aécio, claro; é um Neves retórico. A escolha das perguntas certamente irá gerar esta ou aquela reação.

Mas nem é essa a questão. A questão é por que o jornal não divulgou que uma maioria avassaladora do eleitorado brasileiro quer novas eleições. A explicação é do editor-executivo da Folha, Sergio Dávila. Segundo a Folha divulgou, ele afirma que o jornal omitiu do público que mais de 60% do eleitorado quer novas eleições porque “É prerrogativa da Redação escolher o que acha jornalisticamente mais relevante no momento em que decide publicar a pesquisa”.

A cereja do bolo, porém, é a explicação de Dávila sobre por que ele acha que o público da Folha não precisa saber que 62% dos brasileiros querem novas eleições, preferindo dizer que 50% querem que Temer continue no governo, o que é mentira porque são 50% dos que não querem novas eleições que disseram isso.

Confira, abaixo, matéria divulgada pela Folha nesta quinta que “explica” o “errinho” em tela.

pesquisa 2

Vamos rever a explicação do diretor executivo da Folha sobre por que escondeu que 62% querem novas eleições.

“O resultado da questão sobre a dupla renúncia de Dilma e Temer não nos pareceu especialmente noticioso, por praticamente repetir a tendência de pesquisa anterior e pela mudança no atual cenário político, em que essa possibilidade não é mais levada em conta”

Haver novas eleições “não é mais levada em conta”?!! Como assim, “seu” Dávila? Sua pesquisa diz que muito mais da metade de mais de uma centena de milhão de eleitores levam muito em conta que ocorram novas eleições. Quem é Sergio Dávila para esconder o que dezenas e dezenas de milhões de brasileiros querem?!!

O desejo da esmagadora maioria, que o Datafolha escondeu, pode ser transformado em realidade via plebiscito, ora. E para que esse plebiscito seja encaminhado é preciso que o país saiba que a grande maioria dos brasileiros quer novas eleições.

Claro que Michel Temer e suas propostas de supressão de direitos trabalhistas e entrega do pré-sal a empresas de petróleo estrangeiras podem ser mais interessantes para o patrão de Dávila do que fazer jornalismo, dando a informação correta à sociedade sobre o que sua maioria quer, mas daí a dizer que 62% não quererem novas eleições não é notícia, vai uma distância imensurável.

Essa “explicação” do “diretor-executivo” da Folha é ainda mais ruim do que a fraude que o Datafolha e o jornal que o controla praticaram a quatro mãos.

46 comments

  • Boa, Edu! Desmascarou e desmontou minuciosamente mais uma farsa! Detidamente nos mostrou como pesquisas de opinião são manipuladas ao bel prazer dos interessados! Sigamos em frente com diligência para todas as notícias, e atentos para as manobras dos golpistas! Um abraço, querido!

  • Há dias a esquerda anda furiosa com o Datafolha. Quando seus resultados são benéficos, usam à exaustão e quando prejudicam o PT o instituto vira “datafalha”
    Pergunto; o povo em geral sofre influência direta do Datafolha ? Acho que não.
    Não votei em Temer e agora ele manda no país. A inflação não subiu, o FMI anda dizendo que está contente com os rumos do Brasil, Dilma andou falando que manteria o Meirelles e eu, brasileiro ressabiado com a classe política que emporcalha tudo, ouso dizer; Fica Temer, quero ver até onde vai a coisa.

  • O DF perguntou: “entre Dilma e Temer, qual voce prefere ?”

    Para ESTA pergunta, o resultado foi 50% x32%. Qual a duvida ou questionamento ?

    • Considerando que o Datafraude SÓ escondeu os 62% dos que querem novas eleições.

      Vamos corrigir sua pergunta:

      O DF perguntou: “VOCÊS, QUE NÃO QUEREM NOVAS ELEIÇÕES, entre Dilma e Temer, qual voce prefere ?”

      Para ESTA pergunta, o resultado foi 19% x13,3%. Qual a duvida ou questionamento ?

      • A principal informação que a pesquisa trouxe foi a de que 51% apóiam Temer e 32% querem a Dilma de volta. Os dados sobre percentagem de apoiadores de novas eleições é inócuo, pois elas não ocorrerão, nem que 100% da população as queiram. Única situação em que a lei prevê novo pleito é quando tambem a vice-presidência seja vaga. Se o Temer não for impedido, nem renunciar, esqueçam novas eleições, qualquer que seja a preferência registrada em pesquisa.

        • Não inócuo, um plebiscito pode resolver este problema. Um plebiscito é totalmente constitucional. O que é inconstitucional é este golpe.

          • É Sávio, mas aí haveria participação popular, coisa da qual a quadrilha usurpadora sem votos e seus seguidores têm verdadeiro pavor, uns porque sabem que o povo os odeia, outros porque odeiam o povo. Na “democracia” pregada por essa gente não há lugar para o povo, pois na verdade não acreditam em democracia, defendem-na da boca pra fora apenas para agradar o patrão, “tio sam”.

  • oras faz favor .. 3 ou 62 ..com uma “margem tão estreita” quem repara em tão diminuta diferença ?
    .
    FDPs ..quero ver quem vai tentar, após assumir via eleições limpas, tentar prender esta CAMARILHA golpista
    .
    o PT sei que não vai ..pois a história já mostrou que ele tem muito o que “temer”

      • Não falariam porque o patrão deles pararia de pagar a trollagem. Igual os retardados que acamparam na frente da FIESP. No início tudo foi festa, pagamento gordo por fora, filé mignon servido na calçada.

        Agora que os sonegadores da FIESP conseguiram o que queriam os retardados estão acampando na rua da amargura, sem pagamento, sem filézinho, sem merda nenhuma. Como são vagabundos não vão ligar para o fim dos direitos trabalhistas. Vão voltar a roubar e viver de vigarices em geral, como todo golpista faz.

        A trollagem direitista na Internet seguiria o mesmo caminho se Lula desaparecesse, mas Lula está cada vez mais forte e vai voltar à presidência, para alivio da trollagem vagabunda que vai continuar recebendo para mentir na Internet.

        • Xiii la vem de novo o pseudo-valentão do blog todo nervosinho com sua acidez habitual querendo patrulhar as mentes alheias e querendo impor o conceito de Troll àqueles que não compartilha de seus ideais esquerdistas.
          Eu ja disse: muda o disco rapaz!
          Você está me chamando de “vagabundo”, “ladrão”, “vigarista” e que sou pago pra postar aqui? É isso?
          Eu ja disse: tome tento, rapaz! Lave sua boca com creolina. Você não é digno de patrulhar meus comentários e nem de ninguém, pois não aprendeu a se portar decentemente diante daqueles que tem posições políticas diferentes. Recolha-se à sua insignificância.

          • Eu, nervosinho? Já sabia que você não lê o texto do post antes de sair xingando o Eduardo e os leitores do blog, mas agora estou vendo que você não lê suas próprias diatribes. Se lesse veria quem está “nervosinho”.

            Não estou impondo o “conceito de troll”, que por sinal é um termo bastante ridículo. Estou denunciando que você é um troll profissional, pago para atacar o blog. E a sua resposta, ao contrário do que você aparentemente pretendia, apenas corrobora minha afirmação.

            Quanto à sua pergunta minha resposta é SIM. Estou afirmando isso mesmo.

            Quanto a você dizer que eu não posso “patrulhar seus comentários”, aí você cai no ridículo mesmo. Justo um vagabuindo que vive atacando os posts do eduardo e os comentários dos outros participantes do blog vir falar essa merda aqui, só mostra que a hipocrisia acéfala, que pensa estrar enganado alguém quando na verdade apenas escancara a própria incoerência a cada asneira escrita, é mesmo uma característica intrínseca dos trolls de extrema direita.

            Você gosta de ficar atacando os outros comentaristas e o blogueiro, mas quando atacado na mesmíssima moeda fica aí todo “nervosinho”.

            Eu sei o porquê de sua exasperação, é o fato de eu estar denunciando que você recebe para escrever asneiras no blog. Tem medo de ser despedido por estar dando muito na vista.

      • Não. Se o Lula sumisse ainda continuaríamos a falar de política. Teríamos outros petistas pra continuar malhando como por exemplo o Haddad, e Cia…
        Nem se o PT inteiro sumisse nós pararíamos de falar de política…
        Só se a esquerda inteira sumisse pararíamos de falar de política… hehe..

  • A Folha dando o famoso “MIGUÉ”!

    Se elles assumissem quem odeiam, o que realmente desejam e que fazem qualquer coisa por seus interesses, a gente poderia começar a chamá-los de Golpistas, Sacanas, Mau Carateres, Elite Pilantra, Mídia Partidária, Antidemocráticos, Mentirosos, mas deixaríamos de chamá-los de hipócritas e cínicos, que os deixa tão nervosos!

  • Numa situação ideal, o diretor-executivo estaria demitido. Afinal, validando esse tipo de “critério jornalístico”, ele é um tremendo incompetente que não sabe separar o que é relevante do que não é. Mas é óbvio que não é esse o caso. Ele é alinhado com o que o patrão quer, e não será demitido, talvez seja promovido no cargo.
    O espantoso é o silêncio de túmulo dos demais veículos diante de manipulação tão escancarada. Nos EUA, para dar um exemplo que a coxinhada ama, os demais jornais estariam fazendo estardalhaço com o fato, porque é, do ponto de vista jornalístico, evidentemente relevante. Lá eles noticiam o que seus pares fazem, quando o que fazem é notícia. Aqui não, aqui eles se protegem de forma corporativa. Eu diria que vai além do corporativismo: é máfia mesmo. E ainda se ofendem quando são chamados de “as seis famiglias”, numa referência à máfia italiana. É exatamente como agem, quando sabem que o que está em jogo são seus interesses comuns.

  • ESSE CANALHA DEVERIA ESTAR NA CADEIA, JUNTAMENTE COM OTAVINHO “DITABRANDA”, O AMO DELE!!!!!!!!! ASSIM, É MUITO CINISMO DIZER QUE “NÃO É MAIS LEVADA EM CONTA” A QUESTÃO DO PLEBISCITO QUANDO A SOCIEDADE EM PESO AGUARDA O POSICIONAMENTO DE DILMA SOBRE ELA E, PARA MUITOS POLÍTICOS E ENTIDADES PROGRESSISTAS, CASO A PRESIDENTA A APOIE POR ESCRITO, CONSEGUIRÁ REVERTER SUA CONDENAÇÃO NO SENADO. É EVIDENTE QUE É ESSA REVERSÃO QUE O DATAFARSA, E A FOLHA DE SÃO PAULO QUE O CONTROLA, TEMEM. A ABSOLVIÇÃO DE DILMA APAVORA A DIREITA BRASILEIRA; PORTANTO É NO MÍNIMO POSSÍVEL, EMBORA DIFÍCIL; DO CONTRÁRIO O DATAFARSA NÃO TERIA SE SUBMETIDO A TAMANHA FRAUDE, ARRISCANDO SUA CREDIBILIDADE(CREDIBILIDADE DO DATAFARSA!!!!!!!!! ESTÁ AÍ UM PARADOXO), QUE É ESSENCIAL PARA OS NEGÓCIOS FUTUROS DO INSTITUTO. Do mesmo modo que Moro e a Globo impediram a posse de Lula como Ministro da Casa Civil, pois sabiam que, estando à frente das negociações na Câmara e com sua imensa capacidade política, Lula barraria a aceitação do golpe naquela Casa. O Datafarsa agiu para tentar tornar irreversível a condenação de Dilma. E quer melhor forma para garantir a permanência do ditador Temer do que inventar a farsa de que a população “deseja a permanência de Temer”!!!!!!!!!!!???????? MAIS UMA VEZ REITERO QUE ESSE CASO É PARA A POLÍCIA, VIA MINISTÉRIO PÚBLICO, E TAMBÉM PARA SER DENUNCIADO FORMALMENTE AO MUNDO, EM ASSEMBLEIAS INTERNACIONAIS, COMO EVIDÊNCIA DO GOLPE DE ESTADO EM CURSO NO BRASIL E DO APOIO DA MÍDIA A ELE. ALGUÉM ACHA QUE A GLOBO IRÁ NOTICIAR O DESMASCARAMENTO DA FARSA DA FOLHA!!!!!!!!!!!!!!????????? Essa OMISSÃO GLOBAL TAMBÉM DEVE SER APONTADA COMO MAIS UMA PROVA DO GOLPISMO MIDIÁTICO. É óbvio que o MP não fará nada, tenho certeza disso, mas é principalmente por causa desse aspecto; a omissão também do MP, que escancarará sua cumplicidade P com a farsa da Folha; que precisamos formalizar uma denúncia. Assim, poderemos provar ao mundo a participação da Justiça e do MP no golpe. Além disso, o “golpe final” que será criado para garantir a condenação de Dilma, e que virá de Moro, a divulgação de alguma das habituais “delações” da Golpe a Jato, nesse caso envolvendo Dilma no escândalo da Petrobrás(posteriormente desmentida, após a votação no Senado ser concluída), terá muito muito mais dificuldade para acontecer agora, desde que gritemos para o mundo sobre o golpe que o Datafarsa tentou levar à frente. Além disso, é mais do que urgente que saia uma pesquisa do Vox Populi sobre esse assunto, a qual desmoralizará ainda mais os números da Folha. Um detalhe importante sobre a excelente conclusão do Brasil 247 : se apenas 19% querem a permanência de Temer(metade dos 38% que não querem novas eleições), esse é o mesmo número dos que querem que Dilma volte. Com isso, podemos concluir apesar de todo o massacre que ela sofreu, e com o ditador sendo poupado pela mídia, nem assim ele consegue superá-la. Vamos nos mexer para enfrentar esse golpe da Folha

  • Sobre esse assunto das pesquisas é fato que estão querendo favorecer o governo Temer. Disso não tenho a menor dúvida. Resta saber quantos trouxinhas estão caindo nesse engodo. Mas o que está me preocupando é essa tal PEC 241/16 que vai cortar 40% do dinheiro do povo, principalmente porque vai atingir o meu bolso já que essa tal PEC vai mexer, desgraçadamente, com a minha aposentadoria do INSS. E vou ser duplamente atingida, pois está lá no Congresso o tal PLP 268/16, que visa alterar a gestão dos Fundos de Pensão. Esse PLP cogita colocar na administração desses Fundos empresas privadas, que só irão surrupiar o dinheiro dos associados. É só lembrar o que fez o desgraçado governo FHC quando colocou o Banco Oportunity do banqueiro nada honesto Daniel Dantas para administrar a maioria dos Fundos de Pensão, que no meu caso é a PREVI. Nós os associados da PREVI estamos lutando, desde junho, para que o Congresso não aprove esse PLP de autoria do senador Paulo Bauer do PSDB-SC (esse desgraçado senador tinha que ser desse desgraçado partido PSDB), pois se esse PLP for aprovado vamos ter a repetição na PREVI do que aconteceu sob a ingerência do Banco Oportunity. EU ESTOU ODIANDO ESSE GOVERNO TEMER! Acho que não só eu, como todo o povo brasileiro. E depois fico sabendo que o Programa Minha Casa, Minha Vida receberá menos recursos do governo federal, deixando de lado milhares de famílias pobres sem esperança de ter sua casa própria. Depois vem a notícia que a Caixa vai financiar compra de imóveis no valor de R$ 3 milhões de reais, para alegria dos coxinhas. Definitivamente esse Temer é um Robin Hood às avessas: está tirando do pobre para dar aos ricos! Por isso, minha gente, TODOS CONTRA TEMER! TODOS NO DIA 31/07 NO LARGO DA BATATA EM SP ÀS 14,00 HS NA MANIFESTAÇÃO “FORA TEMER”! O POVO DEVE DECIDIR! DEFENDER NOSSOS DIREITOS! RADICALIZAR A DEMOCRACIA!

  • Edu,

    posso te ajudar a ler a Folha.

    Para a Folha, só o que importa no mundo é ela mesma. O cenário político mudou para a Folha. Antes eles ainda estavam em dúvida se deveriam apoiar (quem sabe exigir?) novas eleições. Agora este cenário não é mais levado em conta. Por quem? Pela Folha é claro! Só ela pode ter opinião.

  • Eduardo e colegas,
    A justificativa para essa imoralidade da Folha ao invés de “É prerrogativa da Redação escolher o que acha jornalisticamente mais relevante no momento em que decide publicar a pesquisa”, deveria ter sido, se prezasse pelo mínimo de respeito ao seu leitor. É prerrogativa da Redação escolher aquilo que melhor lhe convém e de acordo com o seu interesse político, e o momento exige, uma vez que, temos que agradar àquele que por nós foi colocado no cargo máximo do poder executivo, para que possa roubar e espoliar o erário público, desde que jornalisticamente todos nós da mídia vende-pátria sejamos beneficiados. Se tivesse o mínimo de decência e honestidade seria essa a justificativa. Porque, essa que foi dada, deve convencer a apenas seus leitores mais rasteiros e chués e/ou então, àqueles que com sua cretinice se afina! As baratas da minha casa são potencialmente mais capazes de descobrir a escamoteação do diretor de Redação desse jornalão de esgoto do que seus leitores!
    A sordidez é tão cristalina que o tal diretor de redação não tem nem preocupação de elaborar alguma resposta um pouco menos rasteira, com alguma profundidade, pelo menos com intuito de parecer que o jornal escreve para seres humanos inteligentes e capazes de compreender o que leem, e não para antas amestradas. É tanta abjeção e boçalidade que me sinto ofendida! É essa súcia que pensa que pensa, e, ainda tem coragem de dizer que o Brasil é um País terceiro-mundista! Se é terceiro-mundista é por causa dessa choldra ignóbil que insiste em manter o País em constante regressão, e faz isso contribuindo para a interrupção do frágil processo democrático que teve algum avanço nos últimos anos quando deu o mínimo de fala e poder às minorias econômicas. Sabem que um País que cuida de seus pobres, principalmente um País continental como o nosso, acabará por se tornar importante e se isso se consolida, o povo, com o tempo perceberá que por ter voz exigirá cada vez mais direitos, organização, lazer, segurança, portanto, um País menos desigual e menos violento. Um País assim, com absoluta certeza, abala e destrói privilégios, porque as bases que os sustentam deixam de existir. É uma ameaça que a médio e longo prazo pode se concretizar. No entanto, preferem indivíduos estupidificados e imbecilizados que ao ser perguntado — se é que foi perguntado — “Na sua opinião(que não é a sua opinião) o que seria melhor para o País: que Dilma voltasse à presidência ou que Michel Temer continuasse no mandato até 2018?, responde “espontaneamente”, quero novas eleições. Seu cretino, mas não lhe perguntado se queria novas eleições! Mas como nós também somos cretinos e suas respostas “espontâneas” não nos interessam, sejam elas quais forem, vamos dizer que você prefere o golpista Temer e inventamos um 3% de desejo por novas eleições! Haja certeza de impunidade e consenso na imoralidade que dar sustentação e voz ao governo golpista!
    Abraços
    Maria Antônia

  • Fora da pauta:

    Recebi e estou repassando para quem melhor informado, confirme ou não.

    ”A partir deste sábado o app Wathsapp será Literalmente abolido.* Por conta do video da jovem de 16 anos que sofreu um estupro na capital do (RJ) e o seu vídeo se espalhou pelo mundo todo. Não será interrompido o app, mas não será mais instalado e não funcionará mais, por determinação da justiça. Repassem para que todos fiquem cientes! *Justiça brasileira determina o bloqueio do whatsapp* Por ordem judiciária, vai vir uma mensagem no seu celular para vc atualizar o seu whatsapp. Por favor, não atualize! Porque assim que vc atualizar, irá bloquear automaticamente e vc não vai mais conseguir entrar. Muitas pessoas já fizeram isso e foi bloqueado. Repasse essa msg para todos que puder! Não vamos deixar isso acontecer! Informações no site da *_justiça brasileira que determinou o bloqueio do whatsapp:_* folha.uol.com.br ”

  • A folha é lixo e otavinho é um pilantra, puxa-saco da elite.
    Além disso, ele é burro, pois sabendo que os veículos em papel estão em processo acelerado de extinção, ele deveria cuidar melhor da credibilidade do tal instituto databranda, pois quando a folha acabar, só restará o databranda.

  • Isso é simplesmente banditismo jornalístico, talvez Carlinhos Cachoeira da Veja esteja trabalhando ai ou mesmo o canalha Cunha interessado no golpeachmente, o que não é de menos interesse para esse jornaleco golpista, na sua gênese.

  • ♫ O segredo para fazer uma mentira ser engolida (que só os trouxinhas parecem não saber) é soltá-la no meio de algumas verdades. A Rolha de São Paulo, eterna áulica da direita e dos retrógrados, não entra em minha casa nem para forrar a lata do lixo.
    Este “jornal” devia ser impresso em papel bege – um marrom diluído…

      • Caro Eduardo,
        Todos nós que comentamos no seu blogue ao algum tempo sabemos um pouco sobre sua vida, da correria de muitos afazeres e responsabilidades, e, certamente todos nós procuramos entender algumas de suas dificuldades. Dito isso. A mim, tem me incomodado bastante nos últimos meses o fato de você passar em média doze e até 24 horas sem postar os comentários que fazemos. Por quê? Existe algum empecilho, alguma razão que justifique esse empata debate? Todos nós, sem exceção, pode ser que exista alguém que diga que não tem nenhuma relevância, quando escrevemos é para que outros nos leiam. Você não escreve para insetos, mas para seres humanos vaidosos, bem como você, que pensam que podem mudar, influenciar alguém, e por conseguinte, o mundo, de algum modo, mesmo que não tenha nenhuma evidência de que isso seja uma verdade. Porque pensa que conosco seria diferente? Comunicar por escrita, também é de nossa natureza, e se não é para ninguém ler, para que escrever? Penso que a maioria de nós aqui do blogue, eu pelo menos, não tenho por hábito voltar ao poste anterior, a não ser que tenha feito algum comentário, e aí pode ser que seja necessário continuar com o debate. Mas quem vem ao blogue apenas para ler, dificilmente vai ao poster anterior. Eu não escrevo pensando apenas nos comentaristas do blogue, mas naqueles que leem seu blogue e não comentam. A minha vaidade me diz que: se o que escrevo não vai ser postado e quando for já ninguém vai ler, porque já tem outro poste atual, enquanto os comentários do anterior ainda nem foram postados, para que escrever?
        Abraços
        Maria Antônia

  • Eu também acho. Noticioso é o fato de o marqueteiro João Santana ter informado que recebeu 4 milhões de propina, pagas no exterior por de Dilma !

    • Alexandre,
      MENTIRA! Embarcou na nau sem rumo do “presidente” golpista e jênio?! No depoimento de Santana não tem nada disso, inclusive, não foi uma delação, visto que não delatou ninguém, acabou por ser apenas inquirição, para desgosto e frustração do juizeco moralista da pilantragem. A onde tu queres chegar?!
      Maria Antônia

  • Noticioso = De acordo com os interesses político-ideológicos do jornal

    Edu, e essa escola sem partido? Tenho esperanças que não vai para frente mas se for será uma catástrofe.

  • A principal revelação da pesquisa é a de que Temer tem 50% de apoio contra 32% dos que querem a volta de Dilma.
    Eleições diretas, no cenário atual, não ocorrerão, a Constituição não o admite, portanto de fato não há nenhum interesse em saber que percentagem da população a quer. Nem com 100% de apoio popular haverá novo pleito, a menos que o Temer tambem se torne impedido, mas não há nada até agora que vislumbre essa via.
    Embora a crise ainda esteja longe de ser controlada, há indícios de uma possível melhora, o mercado tem respondido positivamente, o que significa uma retomada de confiança, por mérito da excelente equipe econômica reunida pelo governo de turno. Esqueçam a volta da Dilma, do Lula, ou enfim do PT.

  • Ele deve estar certo.
    Nao é noticioso de nadinha que contrarie as opçoes politicas preestabelecidas da Barao de Limeira, SP.
    É bem diferente de omisso: é ativamente manipulador.
    E isso antes dos zilhoes BNDES do mordomo que impreterivelmente lhe serão concedidos.

    • Por que será que o Eduardo que mora no Brasil e com os leitores todos brasileiros acha noticioso o GOLPE DE ESTADO que está sendo perpetrado aqui neste País e a merda que os vagabundos golpistas estão fazendo ameaçando nossos direitos trabalhistas, nossa saúde, nossa educação, roubando nosso dinheiro em vez de ficar falando sobre o que ocorre em outro País?

      É porque o Eduardo não é um vagabundo canalha que tenta justificar uma fraude descarada com uma conversinha mole que somente uma besta quadrada como ele poderia conceber à gusa de argumento.

      Vai ser besta assim na tonga da milonga do cabuletê!

      • Quando uma meia dúzia de habitantes de Miami era dona de todas as reservas de petróleo da Venezuela a situação não era diferente, o povo venezuelano também não tinha nada. A diferença é que naquela época nada virava notícia, pois a mesma meia dúzia também era dona da justiça, da polícia e de todos os meios de comunicação, que por sua vez também eram sócios das máfias midiáticas brasileiras.

  • Como se faz uma fraude:

    62% preferem novas eleições, 19% a permanência de Temer e 7% a permanência de Dilma. Entre os 62% que querem novas eleições a ampla maioria prefere a permanência de Dilma se não houver novas eleições, assim esconde-se a preferência por Dilma em relação ao Temer. Você coloca três alternativas onde uma delas esconde o resultado que você deseja ocultar.

    A DataTrolha sabe muito bem que deveriam ser feitas duas perguntas. Uma sobre fazer ou não fazer novas eleições e outra perguntando no caso de não haver novas eleições quem deveria ficar no poder. Eles sabem que a ampla maioira dos que querem novas eleições não aceitam o Temer em hipótese alguma, por isso evitaram a pergunta dirta e usaram a pergunta “boi de piranha” para desviar o resultado.

    Essa é uma fraude grosseira e manjada, mas esconder a preferência pelas novas eleições e pior, mentir a porcentagem dos que querem uma saída democrática para a crise que os golpistas criaram é um ato de suprema arrogância, escancarado desespero ou mais provavelmente as duas coisas juntas.

    • “…Entre os 62% que querem novas eleições a ampla maioria prefere a permanência de Dilma se não houver novas eleições,…”

      Eu não vi menção, nem ilação a respeito. Será que se eu dissesse que a ampla maioria prefere a permanência do Temer, estaria errado?

      • Estaria sim porque se a maioria preferisse o Temer o DataTrolha não precisaria fazer essa fraude.

        Outras pesquisas sem a manipulação concordam com a mesma tendência.

        Que aliás foi detectada em pesquisas anteriores da própia DataTrolha. Foi a inversão de resultados em curto espaço de tempo que chamou a atenção. Comparando a pesquisa anterior com esta percebeu-se a troca das perguntas, a ocultação de dados e a mentira escancarada.

        É que os vagabundos golpistas são viciados em mentiras e dissimulações como atesta essa sua tentativa de apresentar uma falácia mentirosa a guisa de argumento.

Deixe uma resposta