Crescimento de Haddad na reta final sugere fraude nas pesquisas

denúncia

eleicao

Assim como em 2012, o hoje prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, cresceu em intenções de voto nas vésperas do pleito. Quatro anos atrás foi estranho e hoje é estranho. E os Institutos de pesquisa que mantiveram o prefeito bem atrás dos adversários (em terceiro lugar) durante quase toda a campanha são os mesmos.

Haddad atravessou os quase sessenta dias da campanha eleitoral deste ano com menos de 10% dos votos. Durante todo esse período, assim como em 2012 o prefeito fez uma campanha cheia de animação e confiança porque disse que, assim como na primeira eleição que disputou, há quatro anos, desta feita iria crescer novamente na reta final.

Coincidência? Uma ova! Todos sabiam que ia acontecer. Isso. Os blogs e sites de esquerda estão cheios de previsões de que o fenômeno de quatro anos atrás se repetiria porque Datafolha e Ibope, mais uma vez, iriam tentar interferir no pleito para impedir o que, hoje, na atual conjuntura política, seria um cataclismo, ou seja, um petista conquistar a maior cidade do país no momento em que os analistas da mídia antipetista declaram que o PT está acabado…

Claro que, até por força da fraude que foi empreendida, será bem difícil que Haddad se recupere da sabotagem criminosa que, mais uma vez, a sua candidatura sofreu. Há quatro anos a situação política da esquerda estava bem melhor. Porém, engana-se quem acha que o prefeito não tem chance alguma. Ele pode até perder, mas terá tido chance de vencer apesar das fraudes dos grupos de mídia.

Na reta final, as pesquisas despirocaram. O Datafolha mostra Doria com 44% dos votos válidos. Russomanno e Haddad com 16%. Marta, 14%. Erundina, 5%. Já o Ibope mostrou Doria com 35% dos votos válidos. Russomanno obteve 23%. Marta, 19%. Haddad, 15%. Erundina, 5%.

Na opinião deste blogueiro, os dois institutos manipularam seus números. O Ibope tratou de “segurar Haddad” e o Datafolha “soltou” o prefeito mas tentou fazer Dória vencer no primeiro turno. Os trackings dos partidos vinham mostrando Dória em primeiro com chance remota de vencer no primeiro turno, Haddad e Russomano colados e Marta na rabeira.

Porém, o que se sabe é que faz tempo que Haddad cresceu e os dois institutos não registraram esse crescimento. Segundo os institutos de pesquisa, a propaganda eleitoral na TV foi um desastre para Haddad. Todos cresceram, menos ele. Isso é absurdo. Não poderia ter acontecido. Deveria ter crescido pelo menos uns 5 pontos. Era a estimativa mais conservadora.

Divulgar pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Acesse aqui a íntegra da resolução sobre pesquisas eleitorais para as eleições.

Acesse aqui a página sobre pesquisas eleitorais nas Eleições 2016 disponível no portal do TSE.

As pesquisas supracitadas são esquisitíssimas. Não pode ficar tudo por isso mesmo. O prefeito Fernando Haddad passou a campanha eleitoral acusando os institutos de pesquisa e dizendo que só iriam liberar seu nome para crescer em intenções de voto à véspera da eleição.

É imperativo que o prefeito ou alguém mais requeiram auditoria das pesquisas. Em 2010, este blogueiro conseguiu abrir investigação na Polícia Federal contra institutos de pesquisa, entre eles Datafolha e Ibope.

A sub-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau, à época, determinou que a Polícia Federal instaurasse inquérito para investigar suspeitas de fraude em pesquisas eleitorais realizadas pelos quatro principais institutos do país: Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus.

A instauração do inquérito atendeu a uma representação feita pela ONG Movimento dos Sem Mídia (MSM), no dia 24 de abril, com base nas denúncias de irregularidade em pesquisas para a eleição presidencial.

Na representação, o MSM relatou as diferenças nos resultados de pesquisas feitas por diferentes institutos em curto espaço de tempo. O principal exemplo foi a divergência entre a pesquisa divulgada pelo Sensus no dia 13 de abril, apontando empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) e outra do Datafolha, publicada três dias depois, que mostrava uma vantagem entre 10 e 12 pontos percentuais para o tucano.

As pesquisas supracitadas inserem-se nesse contexto. A diferença entre elas e a disparada de Haddad na reta final sugerem fraude. De novo. E fraude da grossa. Um crime contra a cidadania. Datafolha e Ibope têm que ser investigados imediatamente. A representação tem que ser feita semana que vem.

  • Mano

    Cara, fico espantado de como vc sempre acerta em pesquisas. Vc é mago? Guru? Xamã? Feiticeiro? Sempre te acompanho e 90% do que vc fala, acerta

  • Charles

    Lembremos também quando as pesquisas botavam certeza que Marina (eca) ia pra segundo turno contra Dilma, e ganharia neste, e acabou que ela ficou em terceiro bem atrás do Derrotado.

  • edu moreira

    boa sorte Edu.
    saiba que já é um vitorioso pelo propósito.
    abs

  • José Medeiros

    65656
    Dois votos se é que se pode falar já.

  • Renata

    Isso mesmo, Edu, temos que denunciar essa pouca vergonha que atenta tanto contra o povo, a cidadania e a democracia. Estou saindo para votar no Haddad e em você, daí entrei aqui para ver o seu número, que esqueci de anotar, rs. Bom dia!! Que seja promissor, para o bem da população dessa cidade.

  • Enio Luiz Vedovello

    Infelizmente, é fácil aos institutos fraudarem as pesquisas e isto não ser percebido. Basta que: 1-concentrem as pesquisas ligeiramente em redutos eleitorais conhecidos; 2-destruam alguns formulários “desfavoráveis à tese” antes de seu registro, mantendo os “favoráveis”. Está feita a fraude indetectável.

    Com fraude ou sem fraude, o que vale é a abertura das urnas logo mais. E, além do Haddad no segundo turno, espero que também indiquem sua eleição.

  • Roberto

    Infelizmente, esses “institutos” sabem muito bem manipular sem deixar traços. Basta, por exemplo, entrevistar 5 mil pessoas e, depois, jogar fora 2 mil questionários e ficar com 3 mil. Para a justiça eleitoral, declara-se que houve só esses 3 mil entrevistados. Simples assim.

  • Mauricio

    Eduardo, sinceramente não acredito mais nem na via política e muito menos jurídica. Só vou acreditar em mudança de verdade quando esses golpistas safados pagarem com suas vidas por todo dano que causaram e causam ao país e sua democracia. O Cunha foi votar hoje tranquilamente, enquanto o Palocci (pelo qual não nutro nenhuma simpatia) está preso sem provas, como admitido pelo próprio juiz fascista. Até quando?

  • Naylson Brasil

    Globo e democracia nada haver!

  • Valdir-Ba.

    Lembrete: TODO GOLPISTA É FASCISTA E TODO FASCISTA É CANALHA .

    Prezado Eduardo:

    Voce disse:

    “As pesquisas supracitadas inserem-se nesse contexto. A diferença entre elas e a disparada de Haddad na reta final sugerem fraude. De novo. E fraude da grossa. Um crime contra a cidadania. Datafolha e Ibope têm que ser investigados imediatamente. A representação tem que ser feita semana que vem.”

    Eu digo:

    Tô nessa. Vamos fazer a vaquinha.

  • Fernando

    em qualquer país sério e democrata os responsáveis por essas pesquisas seriam demitidos e presos..mas estamos na República ditatorial bananeira midiática/judicial das zelites!!

  • José Reinaldo C Santos

    Pois vamos representar contra esses Institutos. Conte comigo.

  • Ninguém

    Como sempre, não dá para confiar na mídia golpistas e nos institutos de pesquisa.

    De qualquer modo, passo aqui apenas para registrar que eu e a minha esposa depositamos com muita convicção o nosso voto em você, Edu.

    Dedos cruzados e um forte abraço!
    Ninguém

  • Carlos Henrique

    O mesmo acontece em Recife, onde as “pesquisas” da Globo e do Jornal do Commercio tentaram, nesta semana, empurrar o candidato conservador, Geraldo Júlio, para uma vitória praticamente impossível no primeiro turno, numa eleição onde a tônica nas ruas era da força do candidato do PT, João Paulo, muito popular entre as camadas sociais mais pobres, em uma cidade onde os pobres não votam na direita. O crescimento de Geraldo Júlio foi patético, fizeram-no crescer quase 10 pontos percentuais em uma semana. Se isso for verdade, sugiro que ele se candidate a presidente em 2018, já que estamos diante de um fenômeno político(sobre vocês, recebi um whatzaap de um amigo com pesquisas de boca de urna, com Haddad em segundo lugar em São Paulo, 20%; o o fascista Dória em primeiro com 48%). A ÚNICA VERDADE É A MANIPULAÇÃO DA MÍDIA E DOS INSTITUTOS DE “PESQUISA” QUE ELA CONTROLA, USANDO UMA DAS MAIORES FARSAS DA FARSESCAS “ELEIÇÕES” BRASILEIRAS(ELEIÇÕES ONDE O TSE PREOCUPA-SE COM IMBECILIDADES COMO O TAMANHO DOS ADESIVOS, MAS DEIXA CORRER SOLTA A PROPAGANDA POLÍTICA, FEITA O ANO INTEIRO PELA MÍDIA, EM FAVOR APENAS DE UM DOS LADOS. E QUE NÃO É SÓ PROPAGANDA, MAS PROTEÇÃO DO LADO CONSERVADOR E AGRESSÃO, A BASE DE ÓDIO E MENTIRAS, DO LADO PROGRESSISTA) E QUE PRECISA SER EXTIRPADA DE NOSSA VIDA POLÍTICA, COMO TANTAS OUTRAS COISAS. Não acredito em “representações” a uma justiça e um mp que são arma dessa operação golpista da direita,destinada a destruir o PT,a esquerda e prender Lula. MAS ACREDITO QUE, ABERTAS AS URNAS E CONFIRMADAS NOSSAS AFIRMAÇÕES, DEVEMOS IR PARA AS RUAS DENUNCIAR AOS BRASILEIROS A MÍDIA E SEUS “INSTITUTOS” DE PESQUISA, AVISANDO TAMBÉM O MUNDO SOBRE O QUE OCORRE NO BRASIL.

  • Naldo

    Sr. Eduardo, fraude nessas pesquisas sempre teve, até a Marta já reclamou quando era candidata pelo PT, vergonhoso o tse não fazer nada para moralizar, porem, não acredito nas apurações em sp tambem, tem muito resultado esquisito; Votei no senhor de manhã, espero que tenhamos um bom numero de candidatos progressisras eleitos, caso contrario, a cidade viverá por alguns anos nas trevas……

  • Luiz Mario Caversan

    Chororô de derrotado sempre coloca a culpa em qualquer um que não seja ele próprio.

    Perdeu, blogueiro. Vai ter que engolir Alckmin na presidência.

    • Renata

      O blogueiro não perdeu nada, que afirmação boba. Ele continua com a dignidade dele, a vida dele, as utopias dele, perdeu o quê? A eleição? Quem perdeu foi o povo que votou num milionário que do patamar em que vive não consegue nem enxergá-lo, nem compreendê-lo. Quando vocês vão entender que um cara como o Doria vive numa estratosfera em que tudo significa uma ação entre amigos e mais nada?

  • Manoel R.de Mello Jr

    Caro Edu,

    Infelizmente o Golpe chegou no HADDAD ,tambem e sera que a população de São Paulo , vai aguentar as consequencias de sua burrice.

  • FFP

    Acompanhando a apuração on-line,voto à voto e extremamente revoltado com o que verifico.

    Haddad em segundo isolado,mas Dória eleito no 1º turno ?Absurdo isso !!!

    Votei em você Edu,sou da 4º Zona eleitoral ,mas até onde puxei sua contagem de votos,tinha anotado
    apenas 17 votos.Isso é uma miséria,diante da quantidade de leitores que essa página possui.Até quando
    continuaremos colocando para nos representar pessoas que servirão de lobos da coletividade ?

    Fugir desse caos e dessa cidade desumana e individualista que é São Paulo é a solução ?

    • Oscar Müller

      E aí, dá prá acreditar?

      SEI EM QUEM VOTEI. ELES TAMBÉM.
      MAS SÓ ELES SABEM QUEM RECEBEU O MEU VOTO!

      Acesse http://www.votoseguro.org sobre a insegurança da urna eletrônica

  • Herbert

    Caro Eduardo,

    As eleições acabaram em São Paulo e João Dória do PSDB foi eleito em primeiro turno na capital paulista como uma diferença muito grande em relação ao segundo colocado. O PT, salvo engano, não vai eleger nenhum prefeito nas capitais brasileiras. Já o PMDB, parece ser o maior vencedor. A enorme campanha de destruição do Partido dos Trabalhadores, comandada pela mídia, principalmente a Rede Globo, e seguida com veemência pelo MP, pelo Poder Judiciário e demais setores da sociedade brasileira, parece estar dando certo. É uma situação lastimável para o Brasil, um partido golpista do atual Presidente da República, liderar as eleições pelo País.

  • Maria Rita

    Eduardo, espero que você consiga se eleger vereador. Era para ter escrito antes e desejar sucesso na empreitada da campanha. O desânimo pega a gente de jeito ultimamente. Esta muito dura a luta contra o barulho da mídia de guerra (ou jornalismo de guerra como disse a ex-presidenta da Argentina). Queria destacar uma coisa que observei nessa eleição e que mostra o descuido que tivemos com a criação ou mudança de partidos que, notoriamente, tem se tornado o espaço para grupos de tucanos ligados a Aécio ou Serra. Queria falar do PSD de Kassab, o Anastasia de Serra. Reelegeu um prefeito (Paraíba) e está na disputa de 2o turno em outra capital. Kassab, mesmo sem ter rompido com Serra, se enturmou nas alianças com o PT e foi ministro de Dilma. Saiu e traiu a aliança com a maior naturalidade, a mesma naturalidade de Anastasia como relator do impeachment. Seria interessante fazer uma análise da trajetória desse senhor. Como Dória, mais uma criação do PSDB, o partido que odeia o Brasil e os brasileiros. Bom, Dória é o Anastasia de Alckmin. São todos feitos na mesma forma.

  • Victor Hugo

    Eduardo, pode anotar. O PT não levanta mais. Acabou pra sempre.

  • Dilma Coelho

    Só não vê quem não quer, é evidente que houve fraude nas eleições de São Paulo.
    É evidente que nenhuma pessoa psicologicamente saudável votaria num “doriana”. Por outro lado lembrei-me do Joãozinho trinta, “quem gosta de pobre é intelectual”. Está tudo desanimador.
    – Tive uma amiga, socialista, que tratava a empregada com a maior consideração. Ela trabalhava numa editora de revistas, bem conhecida, havia sido transferida para SP, então ela pediu a uma colega que ficasse com a empregada dela até ela conseguir voltar. Tempos depois ela voltou e foi pedir a empregada de volta e a empregada preferiu ficar com a nova patroa. Justificou que ela tinha uniforme, comia na cozinha depois que todos terminavam de comer, ela sentia que era empregada. Na casa da minha amiga ela comia na mesa com os patrões e não usava uniforme. Isto me fez pensar muito.

    • Oscar Müllera

      Também vejo assim, Dilma.

      SEI EM QUEM VOTEI. ELES TAMBÉM.
      MAS SÓ ELES SABEM QUEM RECEBEU O MEU VOTO!

      Acesse http://www.votoseguro.org sobre a insegurança da urna eletrônica

  • Estevão Henrich

    Equipe da GloboNews é expulsa do comitê municipal do PT

    A repórter da GloboNews Andréia Sadi foi expulsa do comitê municipal do PT, segundo informações divulgadas pela própria emissora. As provocações começaram após Sadi entrar ao vivo no canal para anunciar que estava programada uma coletiva com Fernando Haddad e que o partido já estava resignado com a vitória do tucano João Doria. Assim que a transmissão começou, foi possível escutar ao fundo apoiadores do PT falarem “golpistas! golpistas!”. Minutos depois do incidente, a apresentadora Christiane Pelajo afirmou ao vivo que, por motivos de segurança, a repórter não acompanharia a coletiva de imprensa.

  • Salvador João Ferreira

    Eduardo.
    Vais perdoar-me mas esses seus conterrâneos merecem um almofadinha mesmo! PQP.
    Vão ser ignorantes políticos lá nos quintos dos infernos.
    Festejam o Lula, vaiam o Temer e votam o Dória. Pode?
    22:24

  • JOHN J.

    VOCÊS JÁ VIRAM ALGUMA ELEIÇÃO onde a proporção de votos entre o 1º e o 2º colocados, permaneceu a mesma em todas urnas apuradas, mesmo em bairros onde os candidatos sabidamente são muitos queridos ou muito rejeitados?
    eu nunca tinha visto isso.
    EU ACREDITO QUE POSSA TER HAVIDO FRAUDE NESSA PRRA DE ELEIÇÃO, POIS É PRATICAMENTE IMPOSSIVEL UM CANDIDATO TER A MESMA PROPORÇÃO DE VOTOS EM TODAS URNAS.
    https://scontent.fcpq1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/s526x395/14469543_10154604255114184_8979799511056782825_n.jpg?oh=3a01d1156d62175f1e3c660f2d731625&oe=58AD127C

  • AMARILDO

    EDUARDO , O QUE ACONTECEU FOI O MESMO FATO DA ELEIÇÃO PASSADA EM QUE O HADDAD FOI ELEITO , É SIMPLESMENTE O CASO RUSSUMANO , CANDIDATO DA IGREJA UNIVERSAL DO PASTOR EDIR MACEDO , NA RETA FINAL , OS VOTOS DA MARTA MIGRARAM PARA O DÓRIA PARA EVITAR UM SEGUNDO TURNO ENTRE CELSO RUSSUMANO E DÓRIA , POIS ELES JÁ SABIAM QUE SE ACONTECESSE ISSO OS VOTOS DAS ESQUERDAS CERTAMENTE SERIAM MAIS PARA O CELSO RUSSUMANO E DIFICILMENTE DÓRIA GANHARIA , MESMA COISA DA ELEIÇÃO PASSADA QUANDO CHALITA APOIOU HADADE E OS VOTOS VIERAM CONTRA O CANDIDATO DA IGREJA UNIVERSAL , PORTANTO , QUEM PERDE É A RECORD . A IGREJA UNIVERSAL , NÃO O PT , A UNIVERSAL APOIOU O GOLPE CONTRA O PT , TAMBÉM ESTÃO PAGANDO POR ISSO , E QUEM MAIS GANHOU AS ELEIÇÕES FORAM , OS AUSENTES , BRANCOS E NULOS , QUE SOMADOS , DA MAIS DO QUE OS VOTOS DO JOÃO DÓRIA JR

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTARIA DA DIREITA, como, por exemplo, a urna midiática e/ou a caixinha preta do TSE:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Armindo

    Os comentários a seguir foram postados pelo internauta Alcides Carpinteiro no blog do Nassif, mais especificamente na matéria O Xadrez da grande derrota do PT. Os comentários são tão precisos quanto aqueles elaborados pelo próprio Nassif e por isso eu os reproduzo aqui.

    Governo golpista e mídia
    seg, 03/10/2016 – 00:28
    Alcides Carpinteiro

    Governo golpista e mídia falimentar têm interesses complementares: o governo precisa sensibilizar favoravelmente a sociedade e tem recursos. A mídia precisa de recursos e tem o acesso ao grande público e poder de influenciar. A força motora para o acordo existe.

    A chamada bolsa mídia, que já começou a ser paga, como mostra um levantamento divulgado pelo blog o cafezinho, é a parte do acordo que cabe ao governo. À mídia cabe matar no peito as acusações feitas aos integrantes do governo, amenizar as más notícias, desacreditar as opiniões contrárias e semear esperanças.

    O plano simples de entender pressupõe alguns ajustes. A mídia brasileira não se caracteriza pela omissão simples. Ela divulga tudo. O segredo está na graduação da ênfase. A omissão é facilmente percebida e levaria a uma rápida perda de credibilidade. Uma mídia sem credibilidade não interessa àqueles que pretendem usá-la em seu favor. Em nome disso, faz-se um acordo entre as partes: falem mal, mas o mínimo necessário.

    Durante a ditadura militar, jornais publicavam matérias contra o governo. Porém, a maioria das matérias era simpática. A impressão favorável ao governo era predominante, e as matérias contrárias eram necessárias para que o leitor comparasse e construísse a opinião de que há mais pontos positivos do que negativos na ação do governo. Serviam também para manter a credibilidade e a calar os críticos dos jornais.

    Antes da disseminação da internet, o controle da informação por parte da mídia era total. Somente eles possuíam acesso ao público. Era fácil para o governo retirar do tabuleiro as mídias não colaboradoras. Era confortável para a mídia se engajar sem comprometer sua credibilidade, visto que todos praticavam o mesmo discurso.

    Com a internet, o custo de publicação é baixíssimo. É grande a facilidade de publicar. A equação muda para governo e mídia. O jogo envolve também os muitos outros divulgadores que têm acesso ao público e não participam do acordo. Esses jogadores podem inviabilizar o negócio.

    A existência de informação que contraria o discurso majoritário retira credibilidade da mídia. Isso desvaloriza o produto da mídia majoritária e compromete o objetivo do governo de sensibilizar favoravelmente a sociedade. Há que se controlar esses atores.

    Esse problema é comum a todos os governos que precisam controlar a informação. Há um vasto leque de ferramentas à disposição para se tratar o problema, que variam do soft ao hard. Classificam-se em reduzir o número de divulgadores contrários e controlar o fluxo de informação. Algumas medidas do primeiro tipo, em ordem de gravidade, são:

    amedrontar a parcela que se deixa intimidar mais facilmente com ameaças de criminalização, perseguição etc.

    Controle de identidade dos divulgadores. Essa medida atinge aqueles que publicam anonimamente e aqueles que passariam a publicar nessa condição com receio da medidas citadas no item anterior.

    Sufocar financeiramente divulgadores contrários.

    Desacreditar nomes mais famosos de divulgadores contrários.

    Criminalizar divulgadores contrários

    Algumas medidas do segundo tipo são:

    Promover ataques digitais aos divulgadores contrários.

    Impedir a divulgação de informações por meio de bloqueios digitais (censura digital).

    Essas medidas possuem eficiência e custos variáveis. Algumas delas precisam de leis específicas e da construção de um aparato dedicado.

    O sufocamento financeiro já começou com a demissão e/ou quebra de contrato de publicidade de alguns que tinham algum tipo de contrato com o governo e mesmo vínculos com a mídia privada. Obviamente essa medida não funcionará, pois os baixos custos operacionais e a inexistência de alternativas, os fará continuar na trilha. Na verdade, as críticas tendem a se intensificar.

    A criminalização de divulgadores seria o próximo passo. Ela serviria para intimidar os demais. Ela já pode iniciar com as leis atuais e pode se intensificar com a aprovação de leis específicas mais duras. A desvantagem em se aprovar leis específicas mais duras é o desgaste que isso causaria.

    O presidente golpista, em sua mal sucedida excursão aos EUA, declarou que o Brasil vive a normalidade democrática e a plena liberdade de imprensa. Há que se preservar essa aparência. Algumas medidas à disposição destroem a aparência de estado democrático. Portanto, serão tomadas apenas se não houver alternativa.

    O que não se está levando em consideração é que não será o controle de informação que fará a sociedade aceitar ou rejeitar o governo, mas o desempenho da economia. A ditadura militar sempre controlou a informação. Nos bons momentos da economia, a sociedade aceitava a falta de democracia. Quando a economia piorou, a sociedade passou a rejeitar o governo, em que pese o apoio midiático. E o governo conseguiu manter-se graças à força e à manipulação das regras eleitorais, tais como voto vinculado, senadores biônicos e eleição indireta. Portanto, o acordo entre governo e mídia será bom apenas para o último. É inútil diante de uma economia em crise e será desnecessário, se a economia se recuperar.

    A longo prazo, e no contexto atual isso representa seis meses, o apoio midiático, comprado por alto preço pelo governo, garante que a lava-jato não se volte contra membros do governo e que continue perseguindo petistas, para desviar a atenção sobre as maldades que se pretende fazer contra o patrimônio público e os direitos trabalhistas e previdenciários.

    Por enquanto, o papel principal da mídia é formar uma tabelinha com os insanos de Curitiba (Justiça Federal, MP e PF). Eles são guiados por sentimentos mistos de messianismo, deslumbramento trazido pela fama e pelo exercício ilimitado do poder, e por projetos pessoais e institucionais de poder. Os insanos entram com a pauta (perseguição aos políticos) e a mídia entra com a cobertura plenamente favorável as suas ações, e a intimidação de vozes contrárias e do STF (que conta talvez com a composição mais covarde de todos os tempos).

    A mídia já conseguiu domesticar os investigadores. Quando eles perseguem petistas, há grande divulgação. Quando o alvo é outro, o esquecimento é a regra. Foi o que ocorreu com a operação zelotes. Enquanto investigava um escândalo bilionário de sonegação, não atraia atenção. Tudo mudou quando os bilhões foram deixados de lado e o filho de Lula virou alvo. A turma de Curitiba já percebeu isso e segue a trilha apontada pela mídia.

    A dobradinha entre mídia e a república de Curitiba tem prazo definido. Após prender Lula, a operação só tenderia a se voltar ao PMDB e ao PSDB. Isso vai ocorrer apenas se o PSDB oferecer mais à mídia. E o PMDB vira alvo. Do contrário, a operação tende a acabar por falta de apoio midiático. Nesse momento, as ovelhas do STF se transformarão em tigres.

    O problema com o fim da lava-jato é que o desempenho do governo vira pauta nacional inevitável. A crise econômica, que só tende a se agravar, será discutida. A mídia já mostrou que não consegue controlar a opinião da sociedade em períodos de crise econômica. Não conseguirá cumprir sua parte do acordo. Caberá aos divulgadores independentes aproveitarem esse momento e extrair dele vantagem. Colar na mídia a culpa por ter contribuído decisivamente para esse estado de coisas será fácil, pois suas pegadas estão em toda parte. Não deixem prisioneiros.

    Será neste momento que ao governo restará a repressão como alternativa de sobrevivência. Não acredito que funcionará. Ela exigiria uma estrutura por enquanto inexistente. As forças armadas entrariam nela para proteger um governo de corruptos apenas na condição de jagunços, sem mandar nos destinos do governo? Seria muito idiota. Repressão funciona apenas com quem se deixa reprimir. Isso aconteceria com bonança econômica. A sociedade troca liberdade por conforto. Repressão em período de crise econômica apenas cria uma espiral de descontentamento e mais repressão, até sua ruptura.

    Ao final deste período de trevas, os pequenos divulgadores contrários que resistirem terão grandes oportunidades. As empresas de mídia de papel serão reduzidas em número, tamanho e credibilidade. A rede globo será a bola da vez e, na melhor das hipóteses, será reduzida a uma produtora e distribuidora de vídeos, perdendo o poder de determinar a pauta nacional. Aqueles que souberem cativar seu público neste momento, verão esse público se multiplicar muitas vezes quando o governo atual afundar e estarão em excelente posição para ocupar o vácuo deixado pelas atuais empresas de mídia.

  • Cláudio

    :
    : * * * * 08:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    AS PESQUISAS ELEITORAIS SãO FEITAS E DIVULGADAS PARA JUSTIFICAR O RESULTADO . . .
    ><
    ESSE PESSONHAL DE SAINT PAUL PARECE VIVER NA DISNEYLÂNDIA, ALIáS SAINT PAUL é A DISNEYLÂNDIA BRASILEñA, O MUNDO ONDE VIVEM OS PATETAS E SEUS AMIGOS RATOS…

    .
    PARA A ENÉSIMA PUTARIA DA DIREITA, como, por exemplo, a urna midiática e/ou a caixinha preta do TSE:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio

    :
    : * * * * 08:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    AS PESQUISAS ELEITORAIS SãO FEITAS E DIVULGADAS PARA JUSTIFICAR O RESULTADO . . .
    ><
    ESSE PESSONHAL DE SAINT PAUL PARECE VIVER NA DISNEYLÂNDIA, ALIáS SAINT PAUL é A DISNEYLÂNDIA BRASILEñA, O MUNDO ONDE VIVEM OS PATETAS E SEUS AMIGOS RATOS…

    .
    PARA A ENÉSIMA PUTARIA DA DIREITA, como, por exemplo, a urna midiática e/ou a caixinha preta do TSE:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    • Salvador Ferreira

      És um xato, em cara? po…a!

  • Seba

    Da mesma forma que foi uma surpresa o Raddard ficar em segundo lugar, surpresa maior foi o Dória ganhar logo no primeiro turno.
    Isso se deve ao efeito voto útil. Muitos que iriam votar no Russomano e em outros resolveram votar no Dória. Outros que iriam votar na Erundina ou Marta foram pro lado do Raddard.
    De qualquer maneira ele não tinha a mínima chance, mesmo se houvesse segundo turno. Está queimado.

    O Raddard perdeu de lavada porque além de não cumprir várias promessas resolveu abraçar com afinco a indústria da multa, enchendo a cidade de Radares e ainda colocando limites de velocidade ridículos.
    Como eu disse: pobre também tem carro e toma multa. E no caso dos pobres a multa pesa muito mais no bolso.

    • Leo F.

      Seba, reduzir a velocidade máxima em via experessa e central, para a redução dos acidentes e colisões como forma de aumentar a velocidade média, dessas mesmas pistas, não é indústria da multa nem aqui nem na Nicarágua.

      A questão é, o quanto o paulistano (e até o brasileiro também) motorizado, “carrocêntrico”, entende como sacrifício necessário ao bem-estar da cidade, o fato de não poder performar seu veículo a altas velocidades em pistas saturadas pelo imenso tráfego concentrado.

      E, infelizmente, Doria vem reestabelecer e até ampliar os limites, sem sequer uma prévia discussão técnica com especialistas em tráfego ou mesmo consulta aos arquivos e dados municipais de trânsito, para pelo menos, saber que se ampliasse o quanto deveria sem grandes impactos para a própria vida das pessoas.

      • Henrique Rodrigues

        Não fala bobagem, cara. Os acidentes graves são causados por motoristas EMBRIAGADOS, sobretudo nas madrugadas de fins de semana, quando saem das baladas. Não tem nada a ver com limite de velocidade. Pode pesquisar: em acidentes graves, o criminoso ao volante estava sempre acima de 100 km/h. São assassinos que não estão nem aí se o limite é 50, 60 ou 70. Correm sempre acima de 100 km/h na cidade.

        • eduguim

          Esses dados estão errados

        • Leo F.

          Obviamente que acidentes de trânsito são causados por outros motivos também, isso não está sendo negado aqui.

          O que foi colocado, é que, esta reorientação feita na velocidade das pistas, este trabalho de tráfego, ajudou e muito a evitar acidentes que até então aconteciam, não pelos motivos que vc colocou, mas pela velocidadade máxima ser superior e por imprudência ou imperícia, carros acabavam se colidindo.

          Com a redução, a velocidade média AUMENTOU, pois os acidentes se reduziam e deixavam a pista livre por mais tempo. São dados da Secretaria Municipal de Transporte de SP e da própria empresa responsável pelo trânsito.

  • CaRLos

    Eduardo, quando se começou a dizer que Haddad estava avançado, vieram algumas “ações” da LV. Justamente na semana das eleições e no penúltmo e no último dia vieram a aposentadoria da Dilma e a torre da Oi. Na eleição de Collor prenderam os sequestradores e colocaram a camisa do PT nele. Sempre a mesma coisa e o PT não aprende. Quando se falou que Haddad havia passado os que estavam à frente dele, os cabos eleitorais, muitos são torcedores de futebol, passaram a visitar os bairros carentes e as favelas. Esse pessoal sabe como convencer os mais pobres, é claro. Uma sugestão: os “blogs sujos”, deveriam bloquear essa direitalha que vem aqui e nos outros para avacalhar e agredir-nos. Rua com eles.

  • Herbert

    Caro Eduardo,

    O resultado das eleições municipais de 2016, tornaram evidente que as forças conservadoras que deram o golpe, que culminou com a derrubada da presidente Dilma, foram as grandes vencedoras, e o PT foi o grande derrotado. Esse resultado, em muitos casos, ainda em primeiro turno, é o prenúncio do que acontecerá nas eleições de 2018. No cenário de hoje, o ex-presidente Lula seria a única força de oposição capaz de vencer as eleições presidenciais, mas no seu caminho há inicialmente dois obstáculos que parecem intransponíveis: O primeiro deles é a Lava Jato, que é comandada pelo juiz Sérgio Moro, e que já vem trabalhando com o objetivo de impedir o Lula de se candidatar nas próximas eleições. O segundo obstáculo é o Tribunal Superior Eleitoral, que é presidido pelo Ministro Gilmar Mendes, e que também já vem atuando para não deixar de forma alguma o ex-presidente se candidatar. Portanto, Lula dificilmente conseguirá disputar as próximas eleições para presidente.

  • Hermes Sanchez

    Acho que as pesquisas retrataram fielmente a evolução das preferências, dado o elevado número de indecisos e de cerca de 25% de volubilidade ainda na última hora. Assim, não é surpresa o Haddad ter crescido enquanto Erundina e Marta, identificadas como de esquerda, desidratavam.

    Mas o PT e as esquerdas têm que botar as barbas de molho e tentar desde já se reinventar, pois se ficarem pondo a culpa no PIG, na zelite, ou se continuarem acreditando na estultice de que rico não quer ver pobre progredir, em vez de olharem para o próprios umbigos, não têm mais salvação. E que se leve muito em conta o grande recado sub-reptício que veio junto com a derrocada do PT, o de que o povo avaliza o impeachment. A Dilma e o Lula se meteram a apoiar, e levaram para o buraco, Jandira, Alice Portugal, e o próprio Haddad a quem as vociferações do Lula contra os coxinhas, contra o “golpe”, só o conduziram ao fracasso, em todas as seções eleitorais de São Paulo, mesmo as de áreas mais pobres que escorraçaram o PT. Aliás o Lula, o grande derrotado, pasmem, não reelegeu o próprio enteado, e em seu reduto maior!

  • Márccio Campos

    primeiramente, FORA!! temer…

    Parabéns Edu por mais esta batalha enfrentada!… bem-vinda a próxima!!!

    Saúde e força procê e toda família; abraço fraterno carioca!

    • eduguim

      Grato Marcio

  • Wilson Alves

    Ai ai… Pior que perder no primeiro turno é ter que ler as bobagens que direitistas, golpistas e outros bichos postam aqui no Blog da Cidadania.

    Tenho absoluta certeza que nem você nem Haddad perderam, quem perdeu foi a população de São Paulo.

    Um abraço apertado, Eduardo.

    • Luciano Bastiani

      Faço minhas as suas palavras, Wilso!!!

      • Wilson Alves

        É nóis, querido irmão Bastiani.

  • Daniel

    O fato é que a exemplo do que vem acontecendo a alguns anos, Datafolha e Ibope subestimaram os votos da direita em todo o Brasil e superestimaram os votos da esquerda. Basta dar uma olhada nos números das urnas e comparar com as pesquisas para constatar o que eu estou dizendo.

    Não acredito em fraudes nas urnas eletrônicas. A direita ganhou em praticamente todo o país porque teve mais votos. Quem não aceita perder eleições são ELES. O outro lado. Eu aceito. E tento compreender as razões da derrota. Para não perder as próximas.

    O fato concreto é que a esquerda, mais especificamente o PT, foi surrado impiedosamente nas urnas ontem, mas isso já era esperado. O PT sofre uma perseguição como jamais algum outro grupo político tenha sofrido na história desse país.

    Ontem o PT perdeu, mas a política é cíclica. O PSDB teve uma grande vitória, mas repito: a política é cíclica.
    Com o PT fora do poder nos grandes centros e cada vez menor e coadjuvante, quem a população vai culpar por suas mazelas e problemas que continuarão a existir?

    Lamento pelo blogueiro não ter sido eleito.

  • Marly

    É um desalento só. Primeiro golpeiam minha querida Presidenta. Haddad e Edu não são eleitos.Minha candidata Jandyra, também não. A conspiração foi muito grande e o golpe segue destruindo tudo que havia de crescimento e esperança em nosso país! Canalhas !Canalhas!

  • Nigro

    Achei que ia ter segundo turno.
    Mas- acusar assim na lata?

    Derrota acachapante, inquestionável. Atribuiria mais ao ambiente anti-PT que a tão falada “repulsa aos políticos”.

    Como “pessoa física” gosto do Haddad. Mas o petismo, e o papo furado depõe contra ele. Além disso sabemos que prefeito em S Paulo faz muito pouco. É só peça para 2018. E por isso mesmo, Dória vai melhor.

    Mas podem vir coisas diferentes. Privatizações especialmente. De resto há pouco o que esperar.

  • Jimmy Cricket™

    ♫ Lamento você não ter sido eleito, Edu, mas sei que nem por isso vai abandonar a luta. Quanto à eleição do João Margarina já no primeiro turno, sou às vezes obrigado a concordar com o Joãozinho Trinta e o Pelé: “O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual” e “O brasileiro não está preparado para votar”.

  • Altair Barcellos

    Eduardo, DE NOVO voltou aquela “Bug”: estou vendo um comentário do Jimmy Cricket™. Segue:

    Your comment is awaiting moderation.
    ♫ Lamento você não ter sido eleito, Edu, mas sei que nem por isso vai abandonar a luta. Quanto à eleição do João Margarina já no primeiro turno, sou às vezes obrigado a concordar com o Joãozinho Trinta e o Pelé: “O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual” e “O brasileiro não está preparado para votar”.

  • Dilma Coelho

    É questão de tempo, embora não seja fácil esperar.
    A coisa funciona assim:
    1) Vence um governo de esquerda;
    2) Aumenta a classe média;
    3) A classe média começa a acreditar que é rica e apoia a direita;
    4) A direita destrói a classe média;
    5) A classe média volta empobrecida e vota em um governo popular;
    6) Volta ao 1).
    Os coxinhas estão no 3) – Fase do “Pobre de Direita”.
    Pensa que a direita vai manter e melhorar seu status quo, SQN.
    A renda será tragada pela concentração.
    Nessa fase basta ler uma manchete para “se indignar”
    e escarrar no prato em que comeu.
    O PT vai voltar, tem que vir com disposição, esse negócio de republicanismo não funciona. É preciso aprender com o golpista ou seja, saber lidar com bandidos.

  • João Silva

    Não esqueçamos que a pesquisa boca de urna do Datafalha, dava 20% para Haddad e 44% para João Dólar.
    Parece que pesquisa boca de urna tem uma margem de acerto maior.
    Por que não deu o Haddad com 16% e Dólar com 53% ?

    • eduguim

      Porque passou a campanha dando Haddad em quarto e ele estava em segundo

  • CaRLos

    Eduardo, é a mídia. Enquanto tivermos essas famílias midiáticas governando o país, será sempre assim. Precisamos de grandes meios de comunicação de esquerda.

  • Romanelli

    Eduardo, dos 1,304 votos que recebeu, UM garanto, foi meu ..é isso, valeu o esforço ..e fica o registro de que nem sempre a fama garante a urna

    no mais

    HADDAD mereceu perder ..FOI TARDE !!!!! ..com ele tivemos aumento de ônibus sem explicação ..vale VICIADO, travesti, grafiteiro e estrangeiro (fora aluguel e bolsa q muitos daqui já recebem) ..problema maior é que o MUNICÍPIO não aguenta

    Pior, com HADDAD os MANÔ da periferia que PRECISAM do carro pra se locomover (já que metrô aqui serve só a bairro burguês) foram levados a condição de MARGINAIS, multados, e ainda obrigados a andar quase que parados (com a velo de 70 e 50 km/h pra facilitar a vida dos futuros carros autômatos)

    O programa de recuperação de drogados não colou, é um BLEFE ..DESFAVELAMENTO e construção de creches quase nem se viu, invasões ainda abundam todo dia ..a velocidade nas “faixas exclusivas” de ônibus (boa parte vazias e noutra servindo de estacionamento pra veículos) também não convenceram

    Com Haddad a cidade ainda teve que PAGAR pelo saquinho do super mercado e ver a cidade receber CICLOVIAS CARICATURADAS aonde predominam subidas, buracos, obstáculos e PIOR, sempre, SEMPRE-sempre desertas

    Haddad foi tarde ..errou e VIOLENTOU ,,e não foi por falta de viso

    só lamento que o tucano DÓRIA não merecia ganhar ..mas se não ele, quem ? ..verdade, pra mim, ninguém dos que se apresentaram

    E a tragédia de tudo é que Haddad e DILMA (poste e luz de rua) fizeram com que a esquerda fosse aqui condenada e aniquilada por no mínimo uma próximo geração a ficar vendo o navio passar sem nele poder embarcar

    https://www.youtube.com/watch?v=J1X6lVPlwu0

  • Raphael Dutra

    O Doria arrebentou, ganhou na cidade toda, ricos e pobres. Vitória inquestionável. E vc não se elegeu, até uma feminazi conseguiu, uma tal de Samia Bomfim. Você com certeza esperava um desempenho melhor!

  • JOHN JAHNES

    RESULTADO sugere fraude mna apuração.
    O FATO RELEVANTE QUE DEVERIA MERECER DESTAQUE E NINGUEM NA MIDIA NOTOU OU FINGIU QUE NÃO NOTOU, É QUE EM QUASE TODAS URNAS DA CIDADE DE SÃO PAULO, O MESMO CANDIDATO TEVE SEMPRE A MESMA PROPORÇÃO DE VOTOS DO INICIO ATÉ O FIM DA APURAÇÃO.
    ISSO NUNCA ACONTECEU.
    É UM FATO TOTALMENTE INUSITADO.
    PODE SUGERIR QUE:
    HOUVE FRAUDE NESSA ELEIÇÃO
    TODAS AS URNAS ESTAVAM PREPARADAS PARA MUDAR OS VOTOS PARA UM DETERMINADO CANDIDATO.
    O CANDIDATO VENCEDOR EM PRIMEIRO TURNO SURPREENDEU ATÉ OS ESPECIALISTAS EM ELEIÇÕES COM ESSA VOTAÇÃO QUE DFUROU AS PESQUISAS DE TODOS INSTITUTOS, ETÁ MESMO AS DE ‘BOCA DE URNA’
    HOUVE FRAUDE? TUDOI INDICA QUE SIM, MAS SÓ UMA SINDICÂNCIA EM TODAS URNAS
    PODERÁ DIZER A VERDADE, JÁ QUE ESSE TIPO DE FATO NUNCA ACONTECEU ANTES DESDE QUE AS URNAS COMEÇARAM A SER USADAS.

    RESPONDA SINCERAMENTE, Você já viu, durante toda sua vida, uma eleição em que um candidato tem a mesma proporção de votos em todas urnas em todas regiões da cidade?
    É fraude eleitoral
    É FRAUDE NAS URNAS.
    OS TUCANOS ENTENDEM DESSE TIPO DE FRAUDE DESDE O INICIO DO USO DAS URNAS ELETRONICA. ALAGOAS, TOCANTINS, GOIÁS, BRASILIA (COM O DEM) E OUTROS LUGARES ONDE ELES NAO ERAM FAVORITOS E LEVARAM.

    Se alguém puder me explicar como o Dória ficou milionário, eu viro tucano, deixo de ser honesto, entro para a quadrilha tucanalha e vou roubar junto com eles.
    https://scontent.fcpq1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/s526x395/14469543_10154604255114184_8979799511056782825_n.jpg?oh=3a01d1156d62175f1e3c660f2d731625&oe=58AD127C

  • Marcos Marques de Sousa Trindade

    Tem um link muito bom do TSE onde é possível verificar a votação por seção eleitoral.

    É uma ferramenta boa onde é possível, pelo menos, verificar se realmente o nosso voto para vereador está sendo devidamente computado.

    Como eu votei no Edu, fui conferir se, de fato, o voto ao Edu aparecia na minha seção. E apareceu o meu voto solitário.

    Concordo com um amigo acima: pela quantidade de pessoas que acessam ao blog, fiquei extremamente decepcionado pela votação recebida pelo Eduardo.

    Para quem quiser conferir se os votos estão sendo computados normalmente:

    http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/boletim-de-urna-na-web-resultado-por-secao-eleitoral

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    A DIREITA BRASILEñA é UMA IMENSA FRAUDE.
    ..
    PARA A ENÉSIMA PUTARIA DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Seba

    Neste Post o Josias de Sousa resume bem o “Day After” eleitoral para o PT.

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/10/04/depois-da-surra-tudo-e-velorio-para-o-petismo/

    Tá na hora do Lula e demais petistas darem um “update” no discurso. O que se fala hoje não cola mais.
    O povo deu o recado nas urnas de uma maneira geral para todos os políticos com os altos índices de abstenção e anulação de votos, mas o recado maior foi para o PT que sofreu uma perda de 60% das prefeituras que tinha.
    Depois dos escândalos de corrupção e da derrocada econômica do país não adianta mais ficar colocando a culpa na “mídia golpista” e em outros fantasmas golpistas.

  • Cláudio

    :
    : * * * * 13:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    (DES)GOVERNO TEMER_ALL (ZISTADU$$ ZUNIDU$$)
    .
    TODO APOIO PARA A GREVE DOS/DAS BANCÁRIOS/AS ! ! ! !
    .
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio

    :
    : * * * * 13:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    (DES)GOVERNO TEMER_ALL (ZISTADU$$ UNIDU$$)
    .
    TODO APOIO PARA A GREVE DOS/DAS BANCÁRIOS/AS ! ! ! !
    .
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥