Cassação da chapa Dilma-Temer afundaria o país de vez

Análise

republiqueta

 

O golpe parlamentar contra Dilma Rousseff foi um baque terrível para o Brasil. Não só para a democracia, mas para a economia. Foram incontáveis meses de processo na Câmara e no Senado. Do início do processo até o afastamento de Dilma, foi 2016 quase inteiro.

Além das versões e contraversões sobre golpe ou não-golpe serem ruins para a imagem do país, a economia permaneceu engessada durante todo o processo porque sua condução seria diametralmente diferente dependendo de quem fosse governar o país.

No primeiro trimestre de 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 0,3% em comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi a quinta queda trimestral seguida do PIB brasileiro.

Os investimentos e o consumo das famílias foram destaque negativo do primeiro semestre. O investimento teve queda de 2,7% e o consumo de 1,7%. No primeiro trimestre de 2014, a taxa de investimento no Brasil era 20,9%; no primeiro trimestre de 2015, 19,5%; e no primeiro trimestre de 2016, o investimento no Brasil despencou para incríveis 16,9%.

Estamos afundando.

Com a materialização do golpe, o investimento parou de cair. Ao menos o pânico foi controlado. Com isso, a piora do nível do emprego continua mas em ritmo igualmente controlado.

É ruim com Temer, mas termos ao menos um governo que se sabe quanto tempo vai durar ajudaria a evitar o pânico no mercado, com empresas demitindo preventivamente, com incerteza sobre quais serão as regras do jogo vigentes nos próximos meses ou anos.

Porém, está surgindo o risco de o país enveredar por uma nova aventura, um segundo assalto à democracia que vai prejudicar este povo de uma forma terrível. E que, de quebra, ainda ensejará “soluções” antidemocráticas.

Na última sexta-feira, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, sinalizou que a entidade pode vir a apoiar a queda de Michel Temer, que enfrenta um pedido de cassação no Tribunal Superior Eleitoral.

Na verdade, porém, Temer não responde sozinho a esse processo. A ação foi impetrada pelo PSDB contra a chapa eleitoral que o atual presidente da República integrou com Dilma na eleição presidencial de 2014.

Qualquer condenação que tire o mandato de Temer, será condenação da chapa Dilma-Temer. Essa chapa não pode nem deve ser dissolvida ou separada nem para absolver, nem para condenar. Se absolverem Temer, devem absolver Dilma. Se condenarem Temer, Dilma será condenada.

Não podem, porém, julgar os dois separadamente. Seria casuísmo contra um ou outro ou a favor de um ou outro sendo que os dois disputaram a eleição juntos. A menos que se prove que um dos dois agiu de forma diferente do outro ao arrecadar algum valor.

Pior do que a questão política, porém, é a questão democrática e, em segundo plano – ou não –, a questão econômica. Isso sem falar da imagem do Brasil.

Em termos democráticos e de imagem do país, trocar duas vezes de presidente no espaço de menos de um ano – talvez de poucos meses – seria uma tragédia.

Agora, do ponto de vista econômico seria um desastre. Mais incerteza igual a mais desemprego e mais inflação (demissões e reajustes “preventivos”).

É um recado para o mundo: tudo pode acontecer no Brasil. As instituições não estão sólidas. Você não sabe que filosofia político-econômica vai viger no futuro imediato. Daí, convém não colocar um centavo em um país assim. Mesmo morando nele…

Mas talvez a pior consequência seja a consolidação final da “ditabranda” que se implantou no Brasil após o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff.

Afinal, se a cassação de Temer ocorrer no ano que vem, com espaço de poucos meses da cassação de Dilma, teremos eleição indireta no Brasil. Provavelmente, com eleição de um presidente biônico cheio de penas e com bico grande.

Em artigo recente publicado na Folha de São Paulo, o ex-secretário pessoal de Fernando Henrique Cardoso Xico Graziano defendeu que seu ex-chefe seja indicado presidente da República sem ter recebido um mísero voto, simplesmente por ele ser “o cara”.

Essa história se baseia na cassação de Temer. Graziano lançou o balão de ensaio.

O Brasil corre o risco de ter um governo eleito por quatro ou até cinco anos por via indireta. Sem necessidade de votos, sem necessidade de prender Lula ilegalmente.

O capital coloca um preposto no poder para extirpar direitos sociais e trabalhistas e para entregar o Brasil a preço de banana. Aliás, convenhamos que, se a ideia é vender o Brasil a preço de banana para o capital estrangeiro, FHC é o mais “preparado”.

Tem larga experiência…

31 comments

  • edu,
    reflitamos mais.
    fingir que não há um recado de país bananeiro ao mundo é o melhor que podemos esperar?!
    a tensão é grande mas não desejo ver ninguém temendo o futuro que nos aguarda.
    nestes dias aprendi uma nova palavra: evicção.

  • Lamentável. Triste.
    A ofensiva contra os sindicatos deve começar em breve. Se é que já não começou.
    Tudo tão surreal e os coxinhas começando a ver que pagaram de otários.

  • Lembrete:

    ABAIXO OS GOLPISTAS. MORTE AO FASCISMO.

    Prezado Eduardo:

    ” O capital coloca um preposto no poder para extirpar direitos sociais e trabalhistas e para entregar o Brasil a preço de banana. Aliás, convenhamos que, se a ideia é vender o Brasil a preço de banana para o capital estrangeiro, FHC é o mais “preparado”.

    Tem larga experiência…”

    Essa é toda a essência do golpe. Esses golpistas, entreguistas, traidores e canalhas pouco estão se incomodando com o povo. Eles querem as riquezas naturais do país. Do povo eles querem o conhecimento a preço vil e o mercado para seus produtos e serviços.

  • Somente uma desobediência civil irá barrar este golpe se consolide. Não tenho dúvida. A história nos mostra que foi Lott que garantiu a constituição. E usou a constituição de um lado e um revólver do outro e conversou civilizadamente com cada um dos líderes do congresso Mandou prender os golpista, um deles era Golbery

  • Torço para que a cassação de Temer ocorra ainda em 2016, pois neste caso haverá eleição direita sic direta:

    Nâo se o MInistro Benjamin conseguirá cassar Temer ainda neste ano, o que vc acha Edu:

    Quando Benjamin marca para a semana que vem uma acareação entre o ex-presidente da construtora Andrade Gutierrez, Octavio Azevedo, e o tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, Edinho Silva, é Temer que está sendo investigado. A acareação é para esclarecer a discrepâncias entre o depoimento do empresário e a prestação de contas da campanha. Ele declarou ter feito uma doação de R$ 1 milhão para a campanha de Dilma, através do PT, que seria pagamento de propina. A defesa de Dilma apresentou cópia de um cheque nominal a Temer, emitido pelo diretório nacional do PMDB, que recebeu a doação/propina da Andrade Gutierrez e acusou Azevedo de ter mentido. A acareação será esclarecedora, e confirmando-se o que diz a defesa de Dilma, a alegação da defesa de Temer, de que eles tinham comitês financeiros distintos, não se sustentará.
    Mas ainda antes do surgimento do cheque, em suas comedidas declarações Benjamin deu pistas sobre tendência a pedir a dupla cassação. Recentemente ele disse que o julgamento da ação proposta pelo PSDB será “histórica”. Em todas as suas entrevistas, sustenta que o julgamento será técnico-jurídico e não político, não guardando relação com o processo de impeachment. Já afirmou que esta é a ação mais importante da história do TSE e a mais importante em sua carreira. Por que um ministro que vai se aposentar em breve deixará de produzir uma peça jurídica e tecnicamente perfeita, doa em quem doer? Na semana passada, ele declarou-se espantando com o alcance da conexão entre corrupção e financiamento eleitoral – referia-se financiamento de quase todos os partidos pelas empresas que, graças a eles, sugam o Estado através de contratos superfaturados. E entre eles o PMDB, naturalmente.
    Benjamin tem conduzido o processo com extremo rigor investigativo, buscando provas, compartilhando informações com a Lava Jato, ouvindo os delatores que mencionaram pagamento de propinas em forma de doações. Exatamente por isso, o tribunal vem adiando o exame do pedido de Temer, para que considere separadamente suas contas de campanha e as de Dilma. O plenário seria desmoralizado se acolhesse o pedido e depois Benjamin apresentasse provas em contrário. E é isso que deve acontecer.
    Pelas consequências que terá, a acareação de quinta-feira próxima acende luzes vermelhas no Planalto e amarelas no mercado. No ponto em que as coisas estão, os esforços por uma conciliação, como a anistia ao caixa dois em gestação no Congresso, não serão capazes de deter a cada vez mais provável cassação de Temer.

    • Eleição?! Você acredita?
      Não vai mais ter eleições direitas. Os golpistas vão mudar o regime politico. A maioria dos partidos serão cassados e um deles será o PT. Vai ficar no máximo 3 partidos e um deles serão o partido dos tucanalhas. Vejo que você é mais um que ainda não entendeu a gravidade do golpe.

  • Temer sair é uma notícia boa…, mas, para entrar FHC ou outro golpista entreguista, de nada resolverá! Mas, se de fato, o novo eleito indiretamente tiver um mandato completo (4 ou 5 anos), a coisas fica ainda mais “fedida”! Impressionante é como tudo deu certo para os golpistas, tudo a favor: parlamento, PGR, PF, STF, lava jato, judiciário, Gilmar Mendes e etc. Agora, venhamos e convenhamos, faltou harmonia, entrosamento dos partidos de esquerda (fora aqueles falsos esquerdistas invejosos do PT de Lula) para combater de forma subterrânea todo o poderio da Globosta e mídia tradicional!

  • Tem duas coisas bem equivocadas: a materialização do golpe não melhorou nada, piorou. segundo se a chapa for cassada a eleição indireta é para um mandato tampão até 2018.

  • A eleição indireta em 2017 seria para terminar o mandato atual, ou seja, até 2018. A menos que haja um terceiro golpe dentro do golpe, suspendendo o mandato de quatro anos, o que inclui o Congresso, os governadores e as Assembléias Legislativas.
    Discordo, com todo respeito do Eduardo Guimarães num outro ponto: acho intolerável mantermos a quadrilha do Temer no poder, por um dia a mais sequer. A cada 24 horas eles matam um pedaço do Brasil, a gula é insaciável.
    Se na eleição indireta cada partido lançar seu candidato, poderemos fazer da campanha interna uma grande campanha externa. Tancredo Neves foi eleito pelo Colégio Eleitoral, mas as massas nas ruas derrotaram Maluf e todo o esquema da ditadura (verdade que até o ditador Figueiredo preferia, ao final, Tancredo ao ladrão paulista).
    Jamais Tancredo venceria naquele Colégio restrito se não fosse a campanha popular, Ulisses à frente, com Montoro, Brizola, Lula e tantos outros. E o povão nas ruas e praças, como se fora uma eleição direta.
    O risco de o Congresso eleger um picareta como FHC ou um Aécio, diminui se houver pressão popular. A mesma que seria necessária numa eleição direta. Prá ir no popular: “fodido, fodido e meio”. Manter a quadrilha do Temer, ou termos outra quadrilha de entreguistas até 2018, dá no mesmo, se houver ampla participação das ruas no processo – embora sem voto. Acumulam-se forças.
    Já a possibilidade de o eleito indiretamente querer prorrogar mandato, suspender a eleição de 2018, prá evitar Lula, está fora do nosso alcance. Aí será a ditadura plena, a qual eu acho que o Povo reagirá com muito mais força.

  • EU, pessoalmente, não duvido mais de nada nessa porcaria de país ….uma coisa é certa: O TRAÍRA safado até agora ( 06 meses ) não pôs os pés na rua !
    ele jamais terá coragem de vir aqui no Nordeste, principalmente……daqui a 01 ano, essa base política dele terá evaporado…Quem quer aparecer vinculado a um canalha que nem na rua tem coragem de aparecer ??
    Outro motivo do enfraquecimento dele serão as definições de candidaturas e suas respectivas atrações de apoios ..a corja de SP ( Alckmin e Serra) e o Playboy das Gerais atrairão alguns parlamentares e o golpista ficará só com a borra . Quanto ao PT, não sabemos se terá candidato (Lula) ou apoiará Ciro,mas de qualquer forma, também atrairá muito apoio, principalmente no Nordeste.
    uma coisa foi certa nesse segundo turno por aqui : Os golpistas perderam no MA-CE-SE..derrota de Sarney, Renan Calheiros , Tasso Jereissati e Eunício oliveira.
    Só quem sustenta essa cambada de golpistas é a GLOBOSTA e esse juíz partidário……eles nada têm a mostrar…o tempo deles é curto pois a economia não mostra sinais de que vai se recuperar…

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • …larga experiencia

    ..em fazer eclodir a inflação (no ultimo ano chegou a 26% aa) ..em perpetuar desesperança, inflação e recessão ..em bater recorde de carga tributaria e desequilíbrio nas contas externas e internas, mesmo contando com a ORGIA duma privataria ..em explodir com o preço das tarifas públicas ..em dar golpe visando benefício próprio como com a reeleição em que comprou senador e deputado a rodo ..em ficar de joelhos à comunidade financeira internacional..

    ..enfim ..NÃO acredito que este OGRO político ..ele que foi EXPULSO da presidência por vontade do voto ..que ele retorne pra nos infernizar

    agora ..que Temer merece CAIR ..quer como golpista, ou por ter praticado e validado praticas ilegais eleitorais ..merece

    e quem botar no lugar ?

    sei lá …e convenhamos, com esta falta generalizada de líderes, fica difícil imaginar

  • E já que o assunto é “afundar o país de vez”, saibam que ele já está afundando.

    Lava Jato, uma operação conduzida por bandidos, que visa liquidar a soberania e a democracia no Brasil
    12/11/2016, por Miguel do Rosário

    O show de mentiras da Lava Jato não pára.

    Eu não tenho mais complacência ou paciência nenhuma com esse festival de arbítrios, tanto por parte dos meganhas da Lava Jato quanto por parte da mídia.

    Para mim, são um bando de bandidos, ainda piores do que aqueles que roubaram a Petrobrás, porque estes cometeram crimes que podem ser punidos. Os bandidos que conduzem a Lava Jato estupram valores e instituições que não podem ser recuperados, não por muito tempo. Além de entregar nossa principal riqueza aos maiores ladrões de todos: os abutres internacionais.

    A presunção de inocência é um princípio moderno contramajoritário, que vai contra o impulso popularesco de culpar aquele para o qual se aponta o dedo. Mesmo em sociedades avançadas, o problema do linchamento midiático é um fato grave. No caso do Brasil, é uma tragédia.

    Agentes do Estado responsáveis e comprometidos com os mesmos valores que regem a nossa Constituição jamais poderiam aderir ao jogo sujo da mídia golpista.

    Setores da casta jurídica brasileira assumiram um banditismo que raras vezes se viu na história mundial da justiça política.

    O banditismo é tanto que o Estado é leniente com os ladrões enquanto persegue os inocentes e destrói os empregos.

    E tudo isso com um motivo torpe: entregar as riquezas do Brasil a interesses estranhos ao bem estar dos brasileiros.

    Hoje a Petrobrás divulgou nota sobre a produção de petróleo. Mais recordes. Em todo esse tempo em que esteve sob ataque, a Petrobrás tem batido recordes sobre recordes.

    A produção brasileira de petróleo e gás atingiu 2,81 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). O barril, que tem se valorizado este ano, caiu um pouco nos últimos dias para 45 dólares. Mesmo com esse preço, historicamente baixo, a produção brasileira corresponde, grosso modo, a 126 milhões de dólares por dia, ou 3,8 bilhões de dólares por mês.

    Ou seja, a Petrobrás retira, do fundo do mar, quase 13 bilhões de reais por mês. Isso sem contar com as receitas advindas da venda do petróleo refinado.

    R$ 13 bilhões ao mês!

    E tudo isso, repito, com o preço baixo de 45 dólares o barril.

    É preciso lembrar uma coisa importante: o petróleo vale ainda mais que dinheiro, porque não se abastece caminhão com dinheiro. O valor estratégico do petróleo para as nações desenvolvidas se mede pelos gastos trilionários das guerras feitas em nome dele.

    Ou seja, a pretexto de combater uma roubalheira cujo montante total, no acumulado de vários anos, não chega perto do que a empresa retira do fundo do mar em menos de duas semanas, a Lava Jato destruiu setores inteiros da indústria petroquímica, subsidiou um golpe de Estado e entregou a gestão da Petrobrás aos verdadeiros ladrões, aqueles que planejam desnacionalizar nossa riqueza.

    Quando setores do Estado, pagos com o nosso dinheiro, trabalham deliberadamente, criminosamente, em conluio com os bandidos da mídia, para assassinar politicamente a principal liderança popular do Brasil, uma pessoa que poderia ajudar o país a sair da crise, atingiu-se o grau máximo da deliquência estatal.

    Lula não é a única vítima. Todo cidadão brasileiro, o próprio Estado de Direito, são violados nesse processo.

    Uma hora essa canoa vai virar, e esses golpistas, da mídia e do Estado, pagarão dobrado pelos crimes que cometeram contra a soberania brasileira, contra a democracia, contra a economia nacional.

    ***

  • “O Brasil corre o risco de ter um governo eleito por quatro ou até cinco anos por via indireta.”

    Uma eventual eleição indireta, se daria para um “mandato tampão” até as eleições de 2018!

    Nada e nem ninguém, além de vc, indica algum risco de desrespeito à constituição e uma tentativa de se cancelar a eleição presidencial de 2018!

    Sobre uma possível cassação da chapa Dilma/Temer, se ficar provado o uso de propina na campanha, q seja cassada!

    Fazer o q?

    Só lamentaria o fato de ter demorado muito…

    Mas o “lado bom” seria acabar com esse discurso petista de q “um golpe tirou uma mulher honesta, LEGITIMAMENTE ELEITA”…

    Nem honesta e muito menos legitimamente eleita!

  • Caro Eduardo,

    O que esperar mais deste Pais? Nada. Esse grupo conspirador e golpista que tomou o poder não está para brincadeira. Eles são capazes de tudo. Vivemos hoje num País desenfreado, onde as leis são desrespeitadas despudoradamente pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, que hoje se submetem à condição de submissão e subserviência à mídia, e ainda, assistimos estarrecidos suas novas decisões estapafúrdias, que dão arrepios a grandes juristas que já se foram e a outros que ainda estão vivos. É uma situação anômala esta que presenciamos.

  • Fazendo as necessárias adaptações, estamos diante de uma “escolha se Sofia”.

    A Escolha de Sofia é um filme que trata do dilema de “Sofia”, uma mãe polaca, filha de pai anti-semita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto.

    No Brasil do final de 2016, a escolha dos golpistas é entre continuar sendo governado por um ladrão com um cheque de um milhão, ou um vagabundo aposentado que comprou uma reeleição.

    OBS: quem chamou os aposentados de vagabundos foi um aposentado que tem um apartamento em Paris.

    • E outro na Trump Tower em N. York. E uma fazendona em Buritis-MG. E comprou um apto. em Barcelona para o filho que ele diz não ser dele, mas a mãe do garoto diz que é. Áltíssimo nível. Nada de pedalinhos ou barcos de lata. Gente fina é outra coisa.

  • Eduardo, sei o que dizer. Vc quer dizer que agora temos que defender o governo desse golpista safado, eu acho que as “instituições” já foram pro saco, não representam o povo nem suas necessidades. A solução é a mobilização da população, se ela não fazer nada, vou achar que merecem o que lhe acontece. Moro aqui em sampa, vc sabe que é um nojo a nossa população, além de ingrata. Não dá pra ter uma noção de como o resto do pais está reagindo aos absurdos que estão tentando nos impor, mas se tiverem próximo da mentalidade paulista, eu acho que tem mais de se ferrar mesmo. Veja no Rio, pensei que lá estavam mais conscientes e elegeram um pastor da universal pra prefeito, fala sério. Parece que o povo tem que pastar muito pra criar um minimo de consciência e perceber quem está do seu lado.

  • Edu as ameaças contra Temer é para que ele faça as reformas que lançarão na miséria milhões de brasileiros, reformas estas que já se mostravam obsoletas depois de 40 anos da era Reagan/Thatcher, agora com Donald Trump que promete implodir com a financeirzação do mundo, estamos totalmente na contra mão da história. Temer ou qualquer outro golpista safado não fará diferença. Precisamos de eleição para que tenhamos um(a) Presidente(a) que prepare o país para os novos tempos!

  • Edu,

    Alegria de palhaço não é ver o circo pegar fogo?
    Pois é , não vai mais adiantar bater panela ou assento sanitário. Os tucanos agem igualzinho uma bactéria patogênica,, que para sobreviver destrói o hospedeiro. Quero ver o que farão ….

  • E a escolha é entre Temer e FHC? Eu prefiro o Al Capone neto.

    Socorro! Socorro! Socorro! Socorro!

    Alguém me acuda!

    Não tenho para onde ir! Eu tenho que ficar no Brasil!

    Socorro, eles vão chupar o meu sangue com um canudinho!

    Socorro, Carmen Lúcia! Libere o meu genérico que eu tô com sarna!

    Socorro, eu preciso de uma justiça psiquiátrica!

    Socorro, eu estou ficando louco na velocidade da lava jato!

    Socorro, além da sarna eu tenho chato! Encostou, pegou, é um barato!

    Socorro, coxinhas! Voltem às ruas para dizer que vocês estavam enganados.

    Porque vocês também vão tomar no rabo. Saúde e educação padrão fifa? Uma porra! Todos vocês todos vão tomar no frinfa.

    Socorro, Gilmar Mendes!

    Socorro! Socorro! Socorro!
    Socorro! Socorro! Socorro!
    Socorro! Socorro! Socorro!
    Socorro! Socorro! Socorro!

    OBS: Por quê Gilmar Mendes? Porque ele é uma gracinha.

  • Hjahahaha tomara!

    Ora Eduardo, vejo que propõe uma dose cavalar de maquiagem. Mais donque já existe.

    O Brasil é a figura que você colocou. As instituições NÃO são sólidas. O Governo Temer deceria SIM ser cassado.

    A verdade. Essa geração de pamonhas e chorões não gosta de encarar a realidade.

    Em um ambiente de mínima decência, toda essa confusão seria o terreno para um novo regime, melhorado, mas a tendência brasileira é a de piorar para variar.

    Mas fazer o quê? É o nosso destino.

    Talvez num futuro não tão distante até a divisão do país venha a acontecer.

  • Em tese, você está enganado quanto ao período de duração do mandado do “presidente”(ditador) que, no caso de uma cassação, substituiria o ditador Temer. Seria um “mandato-tampão” de dois anos, até 2018. É o que consta na Constituição. É verdade que usei o termo “em tese”, PORQUE ISSO É O QUE ESTÁ NA “LEI”, MA SÉ ÓBVIO QUE NO FIM É TUDO COMO ELES DECIDIREM QUE SERÁ, NESTE PAÍS DE POPULAÇÃO AINDA ESCRAVIZADA, E TUDO O QUE VOCÊ FALOU PODE SIM SE CONCRETIZAR, COM OS DONOS DO PODER MANDANDO AS REGRAS PASTAREM, COMO FIZERAM NA FARSA DO IMPEACHMENT, QUE MAL CAMUFLOU UM GOLPE DE ESTADO. Além disso, seria uma excelente maneira para impedirem Lula de se candidatar, prorrogando mandato do novo despachante que colocarem no Planalto. Podem até inventar um “caos”, quem sabe um ato terrorista falsificado e assim justificarem a prorrogação desse mandato indireto. É VERDADE TAMBÉM QUE O MESMO(PRORROGAÇÃO DE MANDATO) PODE SER FEITO COM TEMER. TENHAM CERTEZA DE UM COISA, ELES FARÃO QUALQUER COISA PARA IMPEDIR QUE LULA CONCORRA EM 2018, SABEM QUE ELE VENCERIA FACILMENTE , E SE NÃO CONSEGUIREM PRENDÊ-LO OU INVIABILIZÁ-LO ELEITORALMENTE, VÃO MATÁ-LO OU, SE ACHAREM PERIGOSO TRANSFORMAREM-NO NUM MÁRTIR, VÃO IMPEDIR QUE HAJA ELEIÇÕES EM 2018. ISSO SÓ NÃO OCORRERÁ SE ESTÁ PAÍS ENTRAR EM PÉ DE GUERRA, O QUE ATÉ AGORA NÃO ACONTECEU E ACHO POUQUÍSSIMO PROVÁVEL QUE ACONTEÇA. Minha última esperança são os jovens que ocupam as escolas e Universidades e têm se mostrado uma exceção à alienação e covardia gerais. Parabéns para eles. Quanto a Temer, tenha certeza, se não “entregar o serviço”(privatizações, fim dos direitos sociais e trabalhistas)será cassado e, embora legalmente já haja meios de cassá-lo sozinho, é evidente que os donos da “justiça” “interpretarão” do jeito que for mais favorável à classe dominante, que seria a cassação de ambos, caso o ditador não cumpra o prometido aos chefes. Temer pode ser cassado sozinho, isso levando-se em contas somente a “legalidade” – que nunca é levada em conta – por causa de um tal cheque doado pela Odebrecht à campanha dele, via Diretório do PMDB, mas que o próprio partido fez constar no Termo de Entrega que o destinatário dos recursos da Odebrecht era a campanha de Temer, cheque esse que, segundo a empresa. foi dado como pagamento de propina a Temer, e cujos recursos caíram NA CONTA DE CAMPANHA DE TEMER ( O PMDB FOI SÓ UM INTERMEDIÁRIO E, COMO JÁ DITO, FEZ CONSTAR QUE O DESTINATÁRIO DOS RECURSOS DA ODEBRECHT ERA TEMER),E NÃO NA CONTA DE CAMPANHA DE DILMA, E DE LÁ FORAM USADOS PARA A AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CAMPANHA DA CHAPA DILMA/TEMER. OU SEJA, OS RECURSOS ENTRARAM NA CAMPANHA EXCLUSIVAMENTE DESTINADOS A TEMER E NÃO A DILMA! PARA A CAMPANHA, OS RECURSOS FORAM LÍCITOS, TIVERAM ORIGEM EM UMA DOAÇÃO DE TEMER. A ILICITUDE ENCONTRA-SE NA ORIGEM DOS RECURSOS NA CONTA DE TEMER, ORIUNDOS DE PROPINA, O QUE NÃO CABERIA À CAMPANHA VERIFICAR, POIS VOLTO A REPETIR, PARA A CAMPANHA INTERESSA A DOAÇÃO FEITA A ELA, VIA TEMER, PERFEITAMENTE LÍCITA. RECURSOS DE TEMER! A ILICITUDE ESTÁ NA ORIGEM DOS RECURSOS QUANDO ABASTECERAM A CONTA DE TEMER, MAS PARA A CONTA DE TEMER OS RECURSOS SÃO ILÍCITOS). CONTUDO, JÁ ESTAMOS EM UM CAOS ECONÔMICO(O INVESTIMENTO NÃO PAROU DE CAIR, COMO VOCÊ DISSE, ELE CONTINUA CAINDO E O INVESTIMENTO PÚBLICO ESTÁ ZERADO) E SEM DÚVIDA PIORARÍAMOS COM ESSA FARRA DE TROCA DE PRESIDENTES, O QUE POR OUTRO LADO AJUDARIA A ESCANCARAR AINDA MAIS O GOLPE. ENTRETANTO, TENHA CERTEZA, SE FOR PARA SATISFAZER OS INTERESSES DOS EXPLORADORES, TEMER CAIRÁ

Deixe uma resposta