FHC presidente-tampão? Quem comprou uma reeleição, compra duas

Opinião do blog

fhc-forever

 

Fora Temer? Sim, ok, fora Temer! Mas sob que condições?

Michel Temer provavelmente vai passar à história como o presidente do empobrecimento, a menos que seja substituído por alguém que se disponha a fazer o serviço sujo.

Que serviço sujo? Ora, piorar drasticamente as condições de trabalho assalariado no país, dificultar e arrochar aposentadorias, reduzir gastos com programas sociais, com Saúde, com Educação, com Saneamento, enfim, o serviço sujo será o Estado mais uma vez tirar do pobre para dar ao rico, como sempre ocorreu na história deste país.

Essa reflexão está sendo feita no momento em que outro presidente se encontra ameaçado de perder o cargo em menos de um ano.

Temer pode ser cassado em alguma ou em todas as ações que os derrotados em segundo turno na eleição presidencial de 2014 impetraram no TSE pedindo a perda do mandato da chapa vencedora ou então por conta de envolvimento em corrupção nos crimes investigados pela Lava Jato ou ainda pelo envolvimento nas estripulias de Geddel Vieira Lima.

Essa instabilidade também de Temer está ajudando a manter a economia rastejante porque ninguém vai querer saber de investir sem saber quem vai estar governando o Brasil no futuro imediato.

O fora Temer já, portanto, é bom que aconteça antes do fim deste ano. Teremos, então, eleições diretas e um presidente legítimo.

Pode ser que a direita ganhe? Pode, ainda está forte, apesar de já ter muita gente revendo sua decisão de apoiar o golpe. Porém, a vantagem de haver eleição presidencial já é que Lula poderia concorrer. E vencer.

Não acredita? Tudo bem, não haverá eleição nenhuma mesmo… Porque não haverá tempo.

Nem com a velocidade antipetista da Justiça seria possível cassar Temer em 2016. E com o alvo não sendo petista é que nada aconteceria mesmo. Desse modo, se o presidente da República for cassado será no ano que vem.

Se Temer for cassado em 2017, ou pelo TSE ou por corrupção (junto com Geddel ou pela Lava Jato), aí haverá eleição indireta, Colégio Eleitoral, como na ditadura militar.

O presidente biônico será escolhido pelo Congresso Nacional e já há um candidato de “consenso” entre os golpistas da mídia, do Legislativo e do Judiciário:

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Acredita não? Então veja o balão de ensaio que o tucanão mandou seu secretário pessoal divulgar na Folha há pouco tempo.

—- foto fhc forever 1

Seria a “solução”, segundo os acólitos de FHC. Ele governaria pelo resto do mandato de Temer, agora cassado pelo TSE, pelo Congresso ou até pelo STF.

Claro que caberia a ele fazer o serviço sujo, a menos que derrubem Temer só após ele fazer esse serviço.

Seja como for, com o histórico que tem Fernando Henrique Cardoso, é bom que todos tenhamos claro que se ele for indicado presidente biônico da República Federativa do Brasil, no mínimo governará seis anos.

Mas poderia chegar a dez, porque, assim como em 1997 ele comprou a própria reeleição por 200 mil reais cada voto no Congresso, em 2017, vinte anos depois, ele certamente não hesitaria em fazer aprovar mudança na lei que lhe permitisse disputar a eleição de 2018 e, depois, a reeleição em 2022, de modo que, em tese, poderia governar até 2026.

Sim, FHC tem oitenta anos, mas saúde não lhe falta. Anda até de namorada nova, quase cinquenta anos mais nova do que ele. Aposto que governa até 2026 com um pé nas costas.

98 comments

    • Eu até que tinha simpatia pelo Ciro, e podia ver ele como uma alternativa, mas o PDT provou que é um partido que não merece confiança. Parte deles votaram pelo golpe na câmara e pela PEC da morte, os senadores deles votaram pelo golpe e pela pec da morte, não é um partido que deve ter alguém como presidente. Ciro tem cara de ser a próxima Marina.

    • de fanfarronice é o que menos o país precisa.
      Brizola já era ultrapassado na última eleição que disputou. Postulantes a retomar Brizola 30 anos depois nada tem de solução.

  • Por isso digo que temos que chegar a um consenso. A esquerda está/continua louca? Eu, por exemplo, sou contra diretas já. Outros, a favor. O que precisamos é ter uma voz que nos diga as opções e o porquê de se adequar a uma delas. Todos. União é o que não falta na direitalha, porque eles só querem uma coisa. Nós temos que lidar com muitas. União.

  • Prezado Eduardo:

    Este seu artigo além de merecer uma boa reflexão, merece também um esclarecimento de minha parte de como eu vejo esse golpe contra a democracia e esse processo de destruição das conquistas sociais e da nossa dignidade como nação.

    Sentindo-se afastada não totalmente do poder político mas perdendo o mando no poder executivo central ( aquele que em escala maior define os rumos da sociedade) , os partidos PSDB,DEM,PPS e uma porção de siglas de aluguel, juntaram-se , ou melhor, colaram-se ainda mais ao capital financeiro e à grande mídia visando solapar a imagem dos dirigentes do PT; isso porque esses partidos representam a “ elite “ nacional que de nacional só tem o nome, pois, falta-lhes a responsabilidade de uma elite nacional de verdade que tenha compromisso para com o seu país e consequentemente com o seu povo.

    Contando com os meios de comunicações essa elite vem há muito tempo empregando aquela famosa frase do Barão de Montefiore( 1840) ) “ perdeis tempo a tagarelar. Enquanto não se achar em nossas mãos a imprensa do mundo inteiro, tudo o que fizerdes será infrutífero.É preciso que dominemos a imprensa universal, ou ao menos influamos nela, se quiserdes iludir e escravizar os povos”. Ouvindo e lendo a nossa grande imprensa o povo foi iludido e assim continua vivendo e acreditando que está sendo bem informado, quando na realidade está sendo muito bem manipulado com lavagem cerebral, onde a mentira é ao mesmo tempo o prato principal e a sobremesa.

    Esse golpe foi dado em estilo tipicamente neoliberal e traz no seu bojo os seguintes elementos.
    a) “ uma nova ordem social destinada a gerar rendimentos para as faixas superiores de renda, não para investimentos na produção, muito menos para o progresso social. “

    Afinal de conta o PSDB é o partido que defende as idéias de Milton Friedman e muitos dos técnicos dos seus quadros são os famosos Chicagos boys e o governo do traidor Temer está repleto desses “ técnicos “ que tem como agenda os conselhos do senhor Friedman.Esse senhor recomendava.

    a) Os governos deveriam abolir todas as regras de regulamentação que se interpunham no caminho da acumulação do lucro.

    b) Os governos deveriam vender todos os ativos que possuíam e que podiam ser administrados pelas corporações, com fins lucrativos( e nesse bolo está Petrobras,BB,CEF, parques nacionais, etc.etc…)

    c) Cortar drasticamente os fundos destinados aos programas sociais.

    d) Os impostos deveriam ser baixos, taxando ricos e pobres na mesma importância fixa.

    e) Todos os preços deveriam ser definidos pelo mercado.

    f) O salário mínimo deveria ser abolido.

    g) Educação, saúde, aposentadorias, correios, tudo isso deveria ser privatizado.

    h) O Estado deveria abolir todas as formas de proteção dadas ao trabalhador.

    Pelo andar da carruagem acredito que este programa da traição tem grande chance de ser aprovado e o povo que se dane.

    Essa é a ideologia que esses golpistas, fascistas, entreguista e traidores querem que a sociedade absorva e diga amém.

    Afinal de conta enquanto “ a parte positiva da ideologia orienta o comportamento do homem no seu percurso existencial” os golpistas querem nos impingir a sua parte negativa “ que são os princípios engendrados, destinados à justificação de privilégios de grupos, classes sociais, nações e indivíduos”

    OBS: esse comentário foi escrito em 2611.2016 para opinar sobre o seu artigo GOLPE ESTÁ DERRETENDO ANTES DO QUE SE PENSAVA. Como teve algum problema no envio e o mesmo não foi publicado, cortei algumas frases e eí-lo ai para “homenagear” o nosso entreguista FHC.

  • Eduardo, desconfio que eles empurrarão FHC goela abaixo dos brasileiros via escolha indireta, e mais: cancelarão as eleições de 2018, estendendo o reinado de FHC.

  • Bom Eduardo, deve ter imbecis que querem FHC, assim como hás os que querem Lula.

    Que beleza- a falta de capital humano é tamanha que sempre os mesmos nomes são ventilados, e pior, péssimos nomes.

    Mas acho que seu temor é infundado. FHC está velho e já dá sinais de senilidade. Esse papo pseudointelectual dele não cola mais e o plano real que ele-mentirosamente- diz ter criado, é um passado longínquo para muitos.

    O Brasil simplesmente não tem NINGUÉM APTO. Tá todo mundo manchado.

    A ruína vai a passos largos. Há que defenda até mesmo a divisão do país…Poderia ter uma república comunista em alguma parte do território, onde todos viveriam felizes, em coletividade, compartilhando o amor, trabalhando pouco e se aposentando cedo…. Que acha? Poderiam até escolher o presidente, como em Cuba.

    • como não tem ninguém apto..tem várias lideranças de esquerda que poderiam assumir a presidência da republica e fazer um grande governo, já a direita você conta nos dedos os seus candidatos e um pior que o outro!!!

    • Depois de defender o GOLPE para colocar essa camarilha corrupta no poder e destruir a democracia e após essa camarilha ter se demonstrado inequivocamente incapaz (por incompetência e descaso) de governar o País, provocando o maior desastre econômico da História do Brasil em apenas seis meses que foram de puro descalabro com atos de corrupção explícitos até do próprio presidente golpista, o passo seguinte dos GOLPISTAS é dizer que “todos são incapazes”, pois essa é a única forma de sair pela tangente e fugir da responsabilidade do desastre provocado por queles que eles apoiaram para toar o poder À força e ilegalmente.

      É típico, essa corja golpista reaça nunca teve hombridade nenhuma, muito menos para assumir a responsabilidade por seus próprios atos. São moleques, oportunistas, em sua totalidade gente desonesta,pilantras, afeitos a pequenos golpes e expedientes desonestos, estelionatários, ladrões, funcionários fantasmas, sonegadores, enfim, todo tipo de vigaristas das piores espécies. Como espara que essa escumalha tenha um mínimo de dignidade. O que lhes sobra de oportunismo lhes falta de em vergonha na cara.

      É por isso que vamos cada vez mais ver esse argumento medíocre e mentiroso de que “todos os políticos são iguais”. Não são não, os políticos de direita, os golpistas são todos iguais, mas ainda há gente comprometida com os trabalhadores e o povo em geral, mas nenhuma deles está apoiando o descalabro dessa ditadura brutal que se impoôs com o GOLPE de Estado dos ladrões.

      • Realmente- deveriamos ter deixado Dyuma no poder mesmo. Era tudo maravilhoso. Não era tudo baseado em gastança irracional. Era distribuição.

        Temer é indigesto. Mas é o não-Dilma que era possivel ter. Logo irá pra outro lugar. Ele, lula e fhc.

        Dilma o caso mais notório de ostracismo expresso presidencial.. Quem sabe ela seja vereadora em Porto Alegre?

        • Vocês têm sérios problemas de amnésia. O PT governou por TREZE ANOS e durante ONZE ANOS o país foi de vento em popa, sem cortar direitos trabalhistas, sem reduzir programas sociais.

        • Desde os anos 70 eu vivi sob os espectro da dívida externa que seria “impagável” de tão grand. O Brasil não conseguia pagar nem os juros da rolagem da dívida, menos ainda pagar o principal.
          O FHC, que o o troll que atende pela ridícula alcunha de “nigro” acha ser “maravilhoso” e o “não Dilma” ideal, objeto dos seus sonhos e desejos, AUMENTOU a dívida pública em SETE VEZES(e inclui-se aí a dívida externa), além de ter aumentado a carga tributária em quase dez pontos percentuais e vendido o patrimônio público (é verdade que vendeu a preços de banana, embolsando as gordas propinas denuciadas com fartas provas documentais no livro “A Privataria Tucana” de Amaury Ribeiro Jr., mas o valor real desse patrimônio era imenso), não fez nenhuma política social (à exceção de uns programas socias de fechada, feitos à pressas e com recursos insuficientes no apagar das luzes de seu segundo mandato, em função das fortes críticas de nunca ter feito NADA pelo social), a fome matava milhares de brasileiros todos os dias, não fez nenhum investimento público em infraestrutura, enfim, arrecadou muito mais, não fez nada, o dinheiro sumiu e ele ainda AUMENTOU a dívida pública de forma explosiva.
          Lula e Dilma não venderam o patrimônio público, não aumentaram a carga tributária, fizeram amplas, importantíssimas e inéditas políticas sociais que reduziram a pobreza de uma forma nunca vista no Brasil e impressionante sob qualquer parâmetro mundial, PAGOU A DÍVIDA EXTERNA e ainda reduziu significativamente a relação dívida/PIB, o que equivale a reduzir a dívida pública.
          Aí um salafrário mentiroso e mal intencionado diz que a Dilma que fez “gastança”, isso para defender um GOLPISTA ilegítimo que COMPROU o seu GOLPE de Estado com dinheiro público distribuído fartamente para os maiores corruptos deste País. Somente no País do GOLPE e da inversão de valores uma canalhice dessas é possível.

  • É disso que eu tenho medo! E venho falando aqui há muito tempo, o golpe dentro do golpe seria colocar esse monte de merda como presidente biônico e garanti-lo por muitos anos no desgoverno do Brasil. Para começar, poderiam cancelar as eleições de 2018; inventavam algum “atentado” terrorista; e só realizariam eleições após prenderem Lula(Moro vai condená-lo mesmo que TODO O PLANETA TERRA TESTEMUNHE QUE ELE É INOCENTE)e garantirem anos de lavagem cerebral para emburrecer um população, já muito burra, e terem certeza de que a direita seria eleita. POR ISSO É COMPLICADA A POSTURA DO MOMENTO. AO MEU VER, TEMOS QUE JUNTAR O FORA TEMER COM UM DIRETAS JÁ!!!!!!!!! AH, A CONSTITUIÇÃO NÃO PERMITE. ENTÃO INCENDIEMOS ESTE PAÍS PARA QUE APROVEM UMA EMENDA CONSTITUCIONAL, JÁ APROVARAM TANTAS, GARANTINDO QUE EM QUALQUER PERÍODO QUE O PRESIDENTE FOR AFASTADO, A ESCOLHA DO NOVO SERÁ POR ELEIÇÕES DIRETAS. Não tem outra saída, ou vamos partir para a luta ou este país vai para a merda. Eles têm a caneta, as “interpretações” das Leis e nós só temos a nosso favor a possibilidade de lotar as ruas do Brasil,d e modo que os donos do poder, nacionais e principalmente os estrangeiros, percebam que a melhor maneira de garantirem seus cobres é cedendo à Democracia e garantindo que haja eleições agora.

  • O PSDB não quer derrubar Michel Temer pois quer que o “mordomo de filme de vampiro” faça o trabalho sujo para não criar embaraços a um candidato como Geraldo Alckmin em 2018. A única hipótese do PSDB governar já é assumir que fará um ditadura aberta. Mas, não é o que já temos no Brasil de juizecos que trabalham fora da lei e Consituição? A ditatura já está aí. Apenas falta ser assumida pelos ditadores.

      • E depois a trollagem profissional ainda reclama quando eu denuncio que tem uma penca de trolls profissionais atuando no blog.
        O Eduardo precisa impedir esse expediente de fingir ser outros comentaristas para tumultuar a sessão de comentários do blog e bloquear essas mensagens. Nós comentaristas pouco podemos fazer, mas o administrador pode impedir esse tipo de atitude.
        Isso é grave. É um expediente medíocre e desonesto (o que é típico dos fascistas), mas se não for feita a devida moderação pode sim tumultuar o debate a ponto de espantar pessoas do blog. É fácil impedir que esse vigarista continue fazendo sua desonestidade, mas tem que agir.
        Um sistema de cadastro de pessoas para fazer comentários ajudaria muito nesse ponto. Eu sei que é difícil manter o blog com recursos próprios e um sistema de cadastro de comentaristas é um investimento, mas isso poderia ser feito através de um sistema de financiamento coletivo. Poderia colocar um projeto para essa alteração em um site de financiamento coletivo como o Kickante, Indiegogo e quem estiver interessado em impedir que seu nome seja usado pelos trolls profissionais contribuiria. A independência do blog se manteria porque o projeto seria para essa melhoria específica, que seria financiada por quem tem interesse em proteger sua identidade nos comentários. Uma vez o cadastro sendo feito o próprio sistema impediria que alguém colocasse um comentário com o nome de um leitor cadastrado sem fazer o devido login.
        É só uma idéia para facilitar a moderação, que eu sei que ocupa muito tempo, evitando ao mesmo tempo que desonestidades fascistas como essa sejam feitas.

        • É que as vezes passa, quando são muitos comentários. Temos que lembrar que não entram comentários só no último post publicado, mas em todos os milhares de posts. Então às vezes um post tem poucos comentários, mas os outros todos têm comentários e tenho uma tonelada pra liberar, mas já estou mais esperto. E logo vou implantar um sistema novo, vou acabar com os comentários criminosos neste blog

          • Eduardo, eu mesmo fui vítima desse tipo de expediente. Eu assinava meus comentários como João Paulo. Devido a um troll ter assinado comentários com o meu nome, é que tive de assinar com o nome completo. Eu que era assíduo passei a comentar menos.

            Eduardo, eu acho que posts que têm mais de um mês, talvez 15 dias, já deveriam ter um aviso declarando que os comentários estão encerrados.

            De mais a mais, toda vez que houver uma denúncia de algum comentarista de que tem gente se apropriando, você deveria consultar o IP de um e outro.

            Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

          • João Paulo, estou mudando o sistema, mas depois que descobri que o meliante fazia isso passei a tomar mais cuidado. No novo sistema os trolls vão parar de comentar. Deixa estar

          • Eu entendo que não é fácil fazer a moderação, principalmente quando tudo qtem que ser feito manualmente.E também sei que é difícil, muito difícil fazer mudanças em um sistema, principalmente em um site muito visado como alvo de ataques por ser extremamente influente e prestigiado. Portanto acho louvável a notícia de que o sistema de comentários está sendo aperfeiçoado e acho que as pessoas não devem desanimar com a ação da trollagem, com melhores recursos para coibir atitudes criminosas e ataques mal intencionados será mais fácil manter um debate democrático e saudável onde se use de argumentos, não de repetições, mentiras e enganações, para colocar os pontos de vista dos leiores sobre os textos do blog.

      • As vezes quando vou comentar ao invés do meu nome e email aparece o de outra pessoa que comentou aqui.
        Deve ser isso que está acontecendo com quem escreve com seu nome.

  • Edu, com certeza esse é o quadro que se avizinha. Triste fim do meu querido Brasil. Os coxinhas começam a criticar esse governo bandido,mas agora é tarde.

  • O privateiro, o canalha, o traidor mor finado FHC ressuscitou? A atual Bastilha se chama Rede Golpe de Televisão. É necessário derrubar essa organização criminosa, com ela bandidos e canalhas como FHC deixará de existir.

  • Temer vai renunciar em janeiro mas, nao livrará de ser julgado. FHC tomará posse mas nao creio que ficará muito tempo na presidencia. A briga sera mui to grande no PSDB, pois lá tem muito chefe pra pouco índio.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    …………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::

    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • FHC é muito cara de pau, esse senhor seria pior que o Temer, que pelo menos eu acho que ele ficaria até 2018, FHC não, ele tentaria comprar a esticada de seu mandato e colocar um novo Brindeiro da PGR e um novo diretor da PF que fossem seus comparsas.

    Porém, há uma coisa que pode atrapalhar os planos do PSDB no golpe dentro do golpe: se o PMDB, que não é bobo, voltar-se contra o PSDB nesta palhaçada toda, ou seja, o PSDB protocolou a cassação da chapa PT-PMDB e o PMDB pode não gostar de ser derrubado pelo PSDB, então seria difícil seu plano de retorno. Outra coisa, na guerra da Lava Jato, se o PMDB estiver acuado, pode querer levar o PSDB junto consigo para o olho do furacão. Sem o PMDB não daria para o coisa ruim do FHC voltar.

  • Pois é, Edu, FHC e o seu PSDB podem voltar! É como dizem: “Nada é tão ruim, que não possa piorar!”
    Como disse o geólogo aposentado da Petrobrás, sr. Gilberto Estrella, “o Brasil está se transformando num ‘puteiro”!

  • MORO LANÇA TAMBÉM SUA CANDIDATURA

    Moro e o “Dia do Fico”,

    A propósito da manchete “Moro pede licença para passar um ano nos EUA”

    Se fosse verdade seria ótimo para o Brasil ou o que resta dele. E que fique por lá definitivamente. Mas para mim esse espalhafato é uma jogada de marketing.

    Vocês conhecem a frase que deu origem ao chamado “Dia do Fico”: “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que eu fico”. E os coxinhas idiotas colherão assinaturas para pedir ao Moro que fique e se candidate, ou que seja indiretamente indicado para o lugar do Temer.

    Com essa jogada de marketing o Moro acaba de lançar a sua candidatura. Ele está se preparando para o que der e vier. E pretende derrotar FHC. Qual dos dois é o pior?

  • Vale lembrar que o Temer não é o preferido de ninguém.

    As pesquisas dizem que Lula estaria a frente em uma disputa presidencial, mas as pesquisas…

    O apoio de Lula não ajudou muito nas últimas eleições.

    O PMDB era governo e não saiu queimado nas lambanças do PT. Agora o PSDB é governo, será que será marcado nas lambanças do PMDB?

    Ainda acho que 2018 fica entre Alckimin e Ciro.

    Não acredito que Temer caia até lá, ele tem o apoio do Congresso. E quem está no STE é o Gilmar Mendes.

    • Tirando esta parte: “O PMDB era governo e não saiu queimado nas lambanças do PT”, porque foi sabotagem o que o então governo sofreu, e esta “Ainda acho que 2018 fica entre Alckimin e Ciro.”, porque Lula não está de fora, e tem mais chances do que Ciro neste momento de derrotar vcs.

      • “e tem mais chances do que Ciro neste momento de derrotar vcs.”

        Quem seria “vcs”?

        Esse discurso de ódio de “nós contra eles” já deu, e até agora só favoreceu a direita. Não está na hora de pensarmos como ” nós”?

        Eu acho que NINGUÉM do PT tem chance nessas eleições, o partido foi muito castigado, nem mesmo o Lula se estiver em condições de concorrer, ao contrário do que mostram as pesquisas o apoio de Lula não se converteu em votos.

        Sobre a esquerda hj, acho o PDT muito fisiológico (vide como votou ontem) e acho o PSOL muito “sonhador”, o PT está muito machucado, talvez seria a hora de algum protagonismo do PC do B…

        • Discurso do ódio? Vá às páginas do Facebook que mobilizaram pessoas para protestos contra Dilma e verá o que é discurso do ódio. Pregam até assassinato de esquerdistas

          • Concordo com vc nesse ponto. Quanto mais a direita maior o discurso de ódio. Por isso critiquei o comentário do Sávio Valença que parece ser de esquerda.

        • Ué, isto que eu disse nada tem a ver com discurso de ódio. Eu apenas disse “vcs” porque vc é de direita e fatalmente votará em candidatos de direita nas próximas eleições – se houver, é claro -. Já sei que vc votará em Alckmin, contra Lula (que tem chances sim, senão Moro et caterva não estaria atrás dele) ou contra Ciro. Já sei que vc votará em senadores de direita, em deputados federais e estaduais de direita, num governador de direita. Não tenho nada contra vc fazer isto, é o que vc acha que será bom.

          • Sou tão de direita que nas últimas eleições votei em Haddad para prefeito e Eduardo Guimarães para vereador…

            Abra sua cabeça amigo.

  • Ué, todo mundo ai gritou “fora Temer” e agora não querem mais? hehehe…
    Brincadeiras a parte, essa história do FHC ir para um eventual mandato tampão é tudo cascata.
    Na baixa probabilidade de tirarem o Temer, o nome que mais se destaca é Nelson Jobim.
    Eventuais indicações de “presidentes biônicos” para mandatos “tampão” de menos de 2 anos pelo congresso estão assim definidas na constituição. E o congresso não tem nenhum “biônico” como tinha no tempo da ditadura. Todos foram eleitos.

    • “Eventuais indicações de “presidentes biônicos” para mandatos “tampão” de menos de 2 anos pelo congresso estão assim definidas na constituição.”

      Na atual conjuntura de ilegalidade por causa do golpe, que estuprou da Constituição, é um presidente biônico sim. Pois, trata-se de um golpe dentro do golpe

      • Não foi “golpe” e não haverá “golpe dentro de golpe”.

        Segundo o entendimento do Congresso Nacional a presidenta “pedalou”. Cometeu crime de responsabilidade e foi destituída conforme a vontade de mais de 2/3 da Câmara e do Senado. Tudo ocorreu conforme as leis e a constituição, exceto a cagada do Lewandowski que fatiou o que não deveria, o impeachment e a perda dos direitos políticos, que segundo a constituição são “indesmembráveis”…

        Quanto à tal eleição indireta para o mandato “tampão”, se ocorrer, o que não acredito, será conforme o que tá escrito na constituição.

        • Pedalada nunca foi até o momento crime de responsabilidade, não consta no roll taxativo de crimes de responsabilidades. Inclusive, Temer também pedalou, vários governadores também pedalaram, vários juristas de peso dizem que isto é uma aberração, condenar alguém por problema contábeis, que NÃO estão no roll taxativo dos crimes de responsabilidade. O mundo inteiro sabe que foi golpe, o STF ainda irá julgar o mérito desta estrovenga. Acredito que o STF, com Gilmar e muitos outros não confiáveis, talvez endosse o golpe. Todos os presidentes daqui pedalaram, inclusive seu amado FHC. Dilma foi condenada por pedaladas de outro mandato, o que é mais do que outra aberração. O que vier adiante do estupro da constotuição é golpe, e será um golpe dentro do golpe, e o presidente que vier na via indireta virá por causa de um golpe anterior, portando é o golpe dentro do golpe, será um presidente biônico sim, pois estamos numa ditadura repressora de direita, daquelas bem descaradas, e cheia de otários que a apóia.

  • Eduardo infelizmente vivemos uma situação em que o voto não vale mais nada, a elite não aceita mais as eleições, o povo trabalhador para não pagar o pato como sempre na nossa história terá que ir para o enfrentamento. Quem sabe os anos de governos Lula e Dilma possam ter contribuído para que classe operária não aceite passivamente o retrocesso sem “luta”.

    • Marcelo,

      O povo trabalhador não vai para a luta, o povo trabalhador está sem trabalho e sabe de quem foi a culpa por isso.

      Acha que eu estou errado… Em quem o povo trabalhador votou nas últimas eleições?

      Agora, se vc acha que sindicatos pelegos, CUT, MST, UNE representam o povo trabalhador, está na hora de acordar.

  • Namorada de 36?
    Não. O blog está totalmente equivocado.
    A moça, na verdade, acumula as funções de acompanhante teapêutica, enfermeira, cuidadora de idosos e baba.
    O coitado do provecto senhor está digamos, “batendo pino” na reta com vento à favor e ladeira abaixo.
    Ele já vem apresentando sinais de decrepitude desde meados da década de 80 do milênio passado, quadro que só piorou com o passar do tempo. A favor dele podemos resaltar a sua coerência: nunca deixou de ser canalha.

  • Apesar de eu só prever o passado estou torcendo para que isso se realize. Primeiro, além de Fora Temer, porque a coxinhada merece FHC. E principalmente porque 1 mês após sua posse, o Brasil todo, inclusive a coxinhada, estará de joelhos gritando volta Lula/volta Dilma.

  • Bom dia Edu!

    O mais provável é que o FHC seja eleito e suspenderem as eleições e estourar uma guerra civil para dividir o Brasil em vários países independentes! O clima é propício para isso e acho que é isso que os golpistas realmente querem porque seria mais lógico e mais fácil para os EUA e outros países desenvolvidos explorarem todas as nossas riquezas!

    Grato!

    Pedro

  • Caro Eduardo,

    Não vamos nos iludir em achar que esses golpistas que tomaram o poder irão deixar o ex-presidente Lula se candidatar, na hipótese de Michel ser defenestrado do cargo de Presidente da República ainda este ano. Nós estamos diante de uma ditadura formada pela Mídia, Ministério Público, Poder Judiciário e pela maioria dos Congressistas. Agora mesmo, os senadores em maioria esmagadora aprovoram em primeiro turno a PEC que limita os gastos por vinte anos. Não há nada que segure essa gente. Eles tomaram o poder e nele vão ficar por muitos anos.

  • Todos que conseguem ler e ouvir alem do obvio estão percebendo que um grande e brutal esquema de exploraçao do povo brasileiro -exceto rentistas e os 10%- está sendo implementado.
    Em segundo lugar, ou primeiro dependendo do ponto de vista, destinado a deixar nosso pais e seu povo um ATOR submisso e impotente no mundo. Uma grande Bangladesh economica e geopolitica. Com a vantagem para o imperio de que os outros sulamericanos não terão peso ou massa critica para descolar-se.

  • Depois que o socialismo caiu,os profetas neoliberais falavam que Cuba também ia cair, pelo contrário Cuba se manteve e veio uma onda de governos progressistas em toda América Latina.
    Agora falam a mesma coisa, quando na realidade quem vive a maior crise é o capitalismo.
    A esquerda está viva, basta ver a multidão em Cuba ontem a noite em homenagem ao maior revolucionário latinoamericano da história.
    E no Brasil também continua viva, porém confusa. Independente de quem seja o menos pior da direita para governar agora, nosso papel é a mobilização revolucionária, a única capaz de derrotar o golpe e trazer de novo um governo, comprometido com a justiça social e os mais pobres.
    Pedir impeachment, diretas já, etc, para mim agora é perda de tempo, foquemos na conscientização e mobilização nas ruas.

  • Prezado Eduardo:

    Este seu artigo além de merecer uma boa reflexão, merece também um esclarecimento de minha parte de como eu vejo esse golpe contra a democracia e esse processo de destruição das conquistas sociais e da nossa dignidade como nação.

    Sentindo-se afastada não totalmente do poder político mas perdendo o mando no poder executivo central ( aquele que em escala maior define os rumos da sociedade) , os partidos PSDB,DEM,PPS e uma porção de siglas de aluguel, juntaram-se , ou melhor, colaram-se ainda mais ao capital financeiro e à grande mídia visando solapar a imagem dos dirigentes do PT; isso porque esses partidos representam a “ elite “ nacional que de nacional só tem o nome, pois, falta-lhes a responsabilidade de uma elite nacional de verdade que tenha compromisso para com o seu país e consequentemente com o seu povo.

    Contando com os meios de comunicações essa elite vem há muito tempo empregando aquela famosa frase do Barão de Montefiore( 1840) ) “ perdeis tempo a tagarelar. Enquanto não se achar em nossas mãos a imprensa do mundo inteiro, tudo o que fizerdes será infrutífero.É preciso que dominemos a imprensa universal, ou ao menos influamos nela, se quiserdes iludir e escravizar os povos”. Ouvindo e lendo a nossa grande imprensa o povo foi iludido e assim continua vivendo e acreditando que está sendo bem informado, quando na realidade está sendo muito bem manipulado com lavagem cerebral, onde a mentira é ao mesmo tempo o prato principal e a sobremesa.

    Esse golpe foi dado em estilo tipicamente neoliberal e traz no seu bojo os seguintes elementos.

    a) “ uma nova ordem social destinada a gerar rendimentos para as faixas superiores de renda, não para investimentos na produção, muito menos para o progresso social. “
    Afinal de conta o PSDB é o partido que defende as idéias de Milton Friedman e muitos dos técnicos dos seus quadros são os famosos Chicagos boys e o governo do traidor Temer está repleto desses “ técnicos “ que tem como agenda os conselhos do senhor Friedman.Esse senhor recomendava.
    a) Os governos deveriam abolir todas as regras de regulamentação que se interpunham no caminho da acumulação do lucro.

    b) Os governos deveriam vender todos os ativos que possuíam e que podiam ser administrados pelas corporações, com fins lucrativos( e nesse bolo está Petrobras,BB,CEF, parques nacionais, etc.etc…)

    c) Cortar drasticamente os fundos destinados aos programas sociais.

    d) Os impostos deveriam ser baixos, taxando ricos e pobres na mesma importância fixa.

    e) Todos os preços deveriam ser definidos pelo mercado.

    f) O salário mínimo deveria ser abolido.

    g) Educação, saúde, aposentadorias, correios, tudo isso deveria ser privatizado.

    h) O Estado deveria abolir todas as formas de proteção dadas ao trabalhador.

    Pelo andar da carruagem acredito que este programa da traição tem grande chance de ser aprovado e o povo que se dane.

    Essa é a ideologia que esses golpistas, fascistas, entreguista e traidores querem que a sociedade absorva e diga amém.

    Afinal de conta enquanto “ a parte positiva da ideologia orienta o comportamento do homem no seu percurso existencial” os golpistas querem nos impingir a sua parte negativa “ que são os princípios engendrados, destinados à justificação de privilégios de grupos, classes sociais, nações e indivíduos”

    OBS: esse comentário foi escrito em 2611.2016 para opinar sobre o seu artigo GOLPE ESTÁ DERRETENDO ANTES DO QUE SE PENSAVA. Como teve algum problema no envio e o mesmo não foi publicado, cortei algumas frases e eí-lo ai para “homenagear o nosso entreguista FHC.

    FHC = FASCISTA HONORIS CAUSA

  • Edu, a mim me parece que os próximos passos dos golpistas já estão desenhados:

    1. Temer termina o serviço sujo, aprovando a PEC dos Gastos;
    2. Em 2017 Temer é deposto por algum dos motivos que vc brilhantemente listou em seu artigo;
    3. Elegem, indiretamente, alguém “de consenso” (não sei se será FHC, o nome pouco importa – será alguém “de consenso” do Congresso, Judiciário, Mídia e falcões da lavajato);
    4. Sob o argumento de “pacificação” do país, da necessidade de dar tempo para esse novo mandatário “consertar a economia destruída pelo PT” e da unificação das eleições, cancelam as eleições de 2018. Esse novo “presidente indireto” governa até 2020, quando teremos eleições gerais….

    Restam alguns pontos a serem amarrados:

    a) E os governadores atuais? Haverá prorrogação dos mandatos até 2020 ou em 2018 seriam eleitos governadores com mandato tampão até 2020?
    b) Falta combinar com os Russus, inclusive os Russos golpistas que sonham com a presidência em 2018 – Alckmin à frente.

    Mas acredito que em 2017 não teremos Temer e um presidente seerá eleiutop indiretamente para governar até 2020, com direito a reeleição..

  • O Brasil, que já virou para mundo,uma super Republiqueta Bananeira, se colocar um velhinho corrupto e caquético,como presidente
    biônico,no lugar de outro velhinho corrupto e golpista, será a vergonha suprema da civilização,merecendo o mesmo tratamento internacional dispensado à Coreia do Norte e outros Estados velhacos e atrasados.

  • Devemos fazer uma oposição programática que nem disse o Haddad em recente entrevista ao Valor. Temer deveria ter a grandeza que não tem e renunciar. É bom que pedidos de impeachment do Temer partam de movimentos sociais e do PSOL. O PT seria acusado de estar fazendo oposição contra o Brasil quando sabemos quem fez a oposição do quanto pior melhor no Congresso, em meio a recessão econômica. Caso Lula não concorra em 2018, a alternativa para defender o legado de conquistas sociais do Lula e da Dilma é Haddad. Mas esperemos os próximos capítulos. Este governo de ministros golpistas e corruptos é fragilíssimo. Ainda tem a delação da Odebrecht e do Cunha, se ele fechar. Tudo pode acontecer em 2017. Ou até ainda em 2016. Continuemos pressionando este governo ilegítimo nas ruas, ocupações, escolas, universidades, praças e no Congresso que ele cai. Abraço, Eduardo, de um leitor seu cativo.

  • Uma coisa é ter uma namorada bem mais nova , como também têm os petistas José Dirceu e Fernando Pimentel. Outra coisa , bem diferente , é ter vitalidade para se administrar um país. Idiota é quem julga que a vitalidade para uma coisa ( algo que somente as namoradas de FHC, José Dirceu e Fernando Pimentel podem atestar ) implica em vitalidade para outra coisa !

  • Só ele, só ele, o homem que derrubou a HIPERINFLAÇÃO, liquidou o Lula, no primeiro turno, em duas eleições, e diga-se, com ajuda dos “40 milhões que o Lula disse ter tirado da pobreza” poderá colocar novamente o Brasil no rumo. Rezemos!

    • Esse “homem que derrubou a hiperinflação” entregou o cargo com 12% de inflação, 14% desemprego e com o país sem um centavo de reservas cambiais próprias

      • Contextualiza,Edu, . Seis crises que abalaram os países emergentes, economia mundial em crise, nos 8 anos de FHC, ao contrário de Lula que governou em uma década econômica esplendorosa. Quando veio a crise de 2011, até hoje, o crescimento do PIB/DILMA é proximo de ZERO . A última inflação antes do real foi de 47%, atenção, AO MÊS!

          • Edu,faltou um vírgula, o que queria dizer é que não tendo o mundo esplendoroso do Lula o governo Dilma teve crescimento ZERO. Quando a maior crise me responda se puder: por que o Brasil,”depois do maior governo de nossa história, Lula” só foi melhor nas AMERICAS QUE O HAITI E A VENEZUELA, NO MUNDO é hoje o país que mais fracassou? (exceções os que estão em guerra). Hoje, Edu, a economia do Brasil voltou a 2010, com grandes possibilidade de continuar caindo.

            OBS> Só espero que esta tragédia não seja colocado no colo do Temer. Os responsáveis foram LULA/DILMA.

          • Não tem muito que discutir com você. Seu texto ininteligível e o desconhecimento da maior crise econômica mundial em 2008 me fazem ver que argumentar consigo é perda de tempo

    • Caro Mauricinho (seu nome é bem sugestivo de sua condição de patinho da fiesp), com certeza você é udenista que vem defender esse pilantra e canalha chamado FHC. Ou você veio de algum planeta distante, caiu de cabeça aqui no Brasil, por isto sofreu uma amnésia seletiva (dessas que tucanos canalhas sofrem com frequência) e ainda está confuso mentalmente sobre a realidade brasileira.

      • Luis IMPRUDENTE, vocês falam, resmungam, xingam etc mas não responde como o país chegou nesta situação. Diz o Edu que é a crise de 2008, mas pergunto novamente: por que ser um dos piores do mundo? por que estamos de volta, na economia, a quase 10 anos atrás? por que quebraram a petrobras e a eletrobrás? por que milhões de desempregados? existe ainda vários por quê, mas fiquemos só nestes.

        • porque sabotaram a economia, garoto. O Congresso se recusou a votar qualquer medida de Dilma e a Lava Jato paralisou a construção pesada no Brasil. Simples assim

          • Edu, quando a lava jato apareceu o Brasil já estava em situação crítica. A Dilma na eleição escondeu a situação e quando a verdade veio à tona, ( lembra do Levy?) a população se revoltou, aí começou a queda da escolhida pelo Lula.O Lula e a Dilma sempre tiveram maioria no congresso, ou não?

Deixe uma resposta