Trump pode nos causar um Bolsonaro?

Opinião do blog

topetes

 

As coincidências entre Donald Trump e Jair Bolsonaro podem parecer muitas ou poucas, a depender do ângulo que se olhe. É muito difícil, porém, desprezar as coincidências, porque, à exceção da grana, são muitas. E não se resumem aos topetes esquisitos.

De qualquer forma, se a história recente nos ensina alguma coisa sobre geopolítica é que continentes encerram ondas político-ideológicas em direção similar.

Hugo Chávez precedeu Lula, que precedeu Néstor Kirchner, que precedeuTabaré Vázquez, que precedeu Evo Morales, que precedeu Rafael Correa, que precedeu Fernando Lugo e Barack Obama, assim como Maurício Macri precedeu Donald Trump, que, por essa ótica, precederia algum direitista na Venezuela, na Bolívia, no Equador e, em 2018, no Brasil, algo parecido com Trump…

Seja como for, Michel Temer não entra na equação do “endireitamento” das Américas porque não venceu uma eleição como presidentes dos outros países, apenas deu um golpe.

No momento, porém, a maior preocupação é Donald Trump. O grande risco é ele fazer um governo que, em um primeiro momento, gere aprovação e repercussões de que o temido magnata louco, na verdade, estaria se tornando um bom presidente.

Trump assumirá um país em franca recuperação. Se algumas medidas protecionistas e demais artifícios de curto prazo renderem algum aumento de renda e bem estar temporários aos norte-americanos, a mania da América Latina de mimetizá-los pode lhe empurrar coisas parecidas com o novo presidente dos Estados Unidos.

Em princípio, apesar de Bolsonaro aparecer com intenções de voto significativas em simulações da disputa presidencial de 2018 (sondagens recentes mostraram-no com até 8% de intenções de voto), há um desses consensos que me assustam que diz que, assim como diziam de Trump, “não há risco” de o gorila brasileiro se eleger.

topete-2O fato de Trump e Bolsonaro serem ridículos e politicamente incorretos em uma atividade como a política, em que ser cuidadoso com o que se diz seria mais lógico, não impediu o norte-americano de contradizer todas as minimizações do risco de se eleger.

Ora, dizer barbaridades é a principal semelhança entre o boquirroto tupiniquim e o ianque, mas está longe de ser a única. A visão de mundo dos dois é extremamente parecida.

E as chances? Bem, o que elegeu Trump não foi a sua fortuna, de modo que Bolsonaro não ser bilionário não o impede de se beneficiar do fenômeno norte-americano. Na verdade, pode até facilitar um pouco a vida do nosso obtuso candidato a déspota.

A história está repleta de exemplos de figuras folclóricas como Trump ou Bolsonaro que ascenderam ao poder por não terem sido levadas a sério. Hitler é só a face mais visível desse fenômeno.

O ditador nazista ou o candidato a ditador ianque poderiam ter sido contidos se tivessem sido levados a sério quando tentaram voos mais altos. Os conceitos do alemão e do norte-americano sobre inferioridade “racial” e cultural os unem indelevelmente a Bolsonaro.

Que os doutores da política e do savoir faire de tudo abram os olhos para essa ameaça ambulante chamada Jair Bolsonaro. O topete dele pode ser apenas a primeira de muitas coincidências com o homólogo norte-americano.

Oremos.

53 comments

  • Trump foi eleito porque não é um politico de carreira,assim como a candidatura de Bernie Sanders cresceu.O Brexit ja indicava uma tendencia de cansaço com o sistema pelo povo.Mas aqui no Brasil para termos alguma base se isto pode vir a ocorrer é so olhar nossos vizinhos.Chile volgo com Bachelet depois de 4 anos de direita,na Argentina cresceu exponencialmente o desprezo a Macri em contrapartida ao crescimento da Cristina.Fernando Lugo deposto no Paraguay lidera as pesquisas e nos temos o maior lider da historia.Ha ambiente para um outisider,talvez sim,mas em 2 anos acho muito dificil.Bolsonaro tem suas coincidencias com Trump,mas é politico de carreira.Um exemplo didto foi aqui em BH onde ganhou o Kalil.

  • Boa tarde Edu!

    Sim! De agora em diante eu passo a acreditar que a eleição de Trump irá fortalecer o Boçalnaro infelizmente! Isso serve desde já como um alerta vermelho para toda a esquerda agir desde já!

    Um abraço!

    • Digo isso porque a eleição de Trump abre um pretexto perigoso para candidatos de extrema direita se elegerem pelo mundo afora, por exemplo, a Marine Le Pen pode muito bem vencer na França e o Boçalnaro aqui no Brasil!

      Um abraço!!!

  • No voto Bush como Trump não se elegeram ..as regras do tal colégio o fizeram (as mesmas que imperam no senado brasileiro ..desproporcionalmente imoral e poderoso)

    Bolssonaro não tem partido forte ao seu lado ..Trump tem ..e grana tb

    agora ..pior que este seria um Moro ..ou quiça um Barbosa ..ambos toda proza saídos do pior Poder da nossa Res_publica ..o judiciário ..ou ainda um Geraldo do PSDB ..e todos estes aqui com a mídia do lado ..coisa que Trump não teve

    • Senhor Romanneli,
      Concordo com seu comentário em relação a eleição de Trump e compartilho de sua preocupação a respeito da possível candidatura dos elementos mencionados pelo senhor.
      Maria Antônia

  • “Quem planta vento, colhe tempestade”.
    Todos os culpados pela situação que estamos vivendo, serão responsabilizados pelo possível Trump brasileiro.
    Pessoalmente, estou contente com a vitória de Trump e a derrota de Obama e Hillary que estão enterrados até o pescoço no golpe ocorrido no Brasil. E, fugiram dos princípios democratas espionando todo o mundo, intervindo em todas as partes para manter seu império decadente. Foram incapazes de manter seus princípios democráticos e promoveu uma farra do mercado, destruindo seu próprio povo. Mas quero frisar que estou contente apenas com o Trump americano.
    Agora, Eduardo, assinei um abaixo assinado promovido por este blog em apoio ao Lewandovski, gostaria de retirar este apoio, lewandovski foi mais um traíra e não merece minha solidariedade.

    • Caro,

      O Brasil virou uma bosta nas mãos dos fascistas?

      Quais fascistas? O que é fascista para você?

      Quando o Brasil virou uma bosta? Agora? Com alguns meses de um novo governo?

      Alguns meses de um novo governo consertaria as desgraças que os 14 anos de governo de extrema-direita do PT causaram ao Brasil?

      • Você deve ter problemas mentais. Você sabe o que é extrema-direita? Governo de extrema-direita que faz programas sociais e defende direitos humanos? Qual é o seu problema?

  • Quem matou JK são os mesmos que querem acabar com Lula e com o PT.
    A esquerda precisa enfrentar e destruir esses golpistas da mídia, do judiciário. É preciso limpar as instituições dessa máfia controlada pelos mesmos golpistas históricos que
    praticaram os golpes e assassinatos de 3 presidentes da república do Brasil!

    Assista a entrevista que Paulo Henrique Amorim fez aqui;

    http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/quase-todos-os-assassinos-de-jk

    • Caro,

      A cada dia, a extrema-esquerda revela suas reais intenções.

      Então, “a esquerda precisa enfrentar e destruir esses golpistas da mídia, do judiciário”?

      A extrema-esquerda é assim mesmo, quer destruir, matar as vozes dissonantes.

      É totalitária na sua essência.

      É assassina, genocida. São milhões de mortos nas mãos de Stalin, Fidel, Che, Pol Pot, dentre outros.

  • O atual estágio do capitalismo, em crise estrutural de acumulação, necessita de governos fascistas para que os ricos roubem dos pobres a fatia do bolo da economia que estes tinham quando esta estava em expansão. Portanto, não descarto que as famigeradas Organizações Globo tentem “dourar” o caricatural fascistóide Jair Bolsonaro, um Plínio Salgado sem cultura misturado a um Mussolini sem retórica. Apenas alguém como ele poderia tentar garantir, com um banho de sangue, a destruição total da educação e saúde pública que o golpista Michel Temer tenta incluir nas leis brasileiras.

  • Aiai.
    Bolsonaro é útil onde está. Para atrapalhar as bobeiras esquerdopatas nas escolas, as frescuras, a babaquização.

    Não tem chance nenhuma numa eleição como essa.

    A comparação com Trump é infeliz. Este tem educação de alto nível, formado em Wharton, e canalizou isso para seu sucesso inegável.

    Sim, ele herdou a firma dos pais. E daí? É para ter vergonha?
    Olha o que ele fez com a grana.
    Tá CHEIO de herdeiros por aí que detonam tudo.

    E ganhar a eleição com QUASE TODO MUNDO contra, foi demais. DEMAIS.
    Precisamos sim de um Trump por aqui.

  • Bolsonaro nada tem a ver com Trump! Porque ao contrário da direita daqui Trump representa a direita nacionalista do seu país que se caracteriza pela rejeição da globalização e da financeirização da economia e pela valorização da produção e dos trabalhadores locais. Ou seja, a direita daqui é anti-nacional e entreguista, pró-globalização financeira e absolutamente contra os trabalhadores como evidencia muito bem a tal PEC 241, hoje mais conhecida como a infame PEC da Morte!

    • José Eduardo,
      Finalmente uma opinião sensata! Ademais, os Estados Unidos têm leis e um judiciário que não se vende, e não o faz pelos mesmos motivos que você mencionou. Os americanos são nacionalista e absurdamente conscientes de porque são e devem ser nacionalistas. Se não fossem conscientes, que sentido teria a política externa de Imperador dos fracos e dos que desejam ser subjugados, como o Brasil, por exemplo?! O Trump como presidente da maior potência do mundo será para países como o Brasil o que todos os presidentes anteriores foram: protecionistas em todos os interesses americanos e explorador da sabujice dos rastejantes. O Obama foi melhor para o Brasil do que o Bush?! Foi melhor sim, em rapapés e salamaleques. O Barack Obama, foi apenas mais sorridente e diplomático. Nada mais. O Obama matou mais inocentes no Oriente Médio, com seus drones do que o Bush nas guerras do Afeganistão e Iraque juntos. Quando o Vladimir Putin diz que o Trump será para a Rússia melhor do que o Obama, não está querendo dizer que o atual presidente ao assumir vá zerar todos os conflitos com a sua nação, mas que, terá nele um adversário com o qual poderá conversar olhando no olho, ouvir e ser ouvido. Um inimigo que você pode olhar nos olhos e te desafiar é mais fácil de ser derrotado do que aquele que lhe sorrir, aperta sua mão, te dar um abraço e te apunhala pelas costas. A Dima, que o diga! Quanto a se ele vai ser bom presidente para os americanos, é problema dos americanos! E penso que o Trump não foi eleito porque os americanos estão optando pela extrema direita, mas para dar uma lição nos democratas que tinham um excelente candidato, no entanto, o sabotaram de todas as formas para os submetê-los à Hilary Clinton. Eles, os americanos, podem fazer isso, sabem que suas leis funcionam e sua corte Suprema não vai deixar que sejam jogadas ao lixo por alguns tostões. Concordo plenamente com o filósofo Leandro Karnal, o que está acontecendo nos Estados Unidos é democracia. Que inveja! Disso tenho inveja.
      Abraços
      Maria Antônia

  • Bolsonaro fala muito o que o povo quer ouvir (” bandido bom é bandido morto ” , ” ditadura foi na verdade uma ditabranda” , ” se mata em uma semana no Brasil o que se matou em toda a ditadura” , brasileiro deve andar armado , estuprador deve ter castração química , cidadão deve ter porte de arma , escolas militares possui ensino de qualificação superior às escolas em geral, o Estado não deve fazer apologia ao homossexualismo no ensino infantil etc ) e os outros candidatos têm medo de tocar nesses assuntos , assim como ninguém discutiu na eleição passada nenhum desses temas e o povão em geral apoia essas idéias , as idéiam mais radicais ele deve abolir . O bolsonaro não é idiota pelo contrário é inteligente e estrategista.

  • Sobre o “elogiador” de um torturador da ditadura-64:
    1. Vi e ouvi na tv cultura Jarbas Passarinho, cataegórico, afirmam
    que a proteção de um general botou o dito cujo no posto de capitão.
    Passarinho foi contra, por se tratar de indivíduo arbitrário e destemperado…
    2. Esse dito cujo indivíduo não esteve há pouco tempo, mergulhando, para
    batismo evangélico no Rio Jordão? Hoje o Jordão nada tem de águas assim
    tão lustrais e purificadoras do”pecado”… na verdade, para mim,
    jamais a teve em tempo algum.

  • Apesar das coisas em História não ocorrerem nessa forma linear que você cita em seu post(ocorrem de forma semelhante na América Latina, mas não linear. O que é bastante diferente) e principalmente apesar de termos algo que Argentina e EUA não tinham na época em que fascistas venceram as eleições nesses dois países, UMA CANDIDATO DE ESQUERDA FORTÍSSIMO E COM UM CARISMA INIGUALÁVEL, LULA, há sim uma possibilidade de termos uma fascista no poder neste país(batendo na madeira). Em primeiro lugar, NOSSA DIREITA É TÃO CANALHA E BURRA, QUE É ÓBVIO QUE INVIABILIZARIAM LULA SEM PESTANEJAR, PRENDENDO-O OU IMPEDINDO-O DE CANDIDATAR-SE, AINDA QUE TIVESSEM CERTEZA QUE ISSO LEVARIA À VITÓRIA DE UM BOLSONARO (ATÉ PORQUE NOSSA DIREITA TEM A CARA DE BOLSONARO : NADA MAIS FASCISTA QUE MORO, COM SUAS CAMISAS NEGRAS À SEMELHANÇA DAS HORDAS FASCISTAS DE MUSSOLINI, E OS BABACAS FANÁTICOS DO MP). Ainda por cima, A SOCIEDADE BRASILEIRA TEM CLARO PERFIL FASCISTA – TODAS AS SOCIEDADES TÊM – MAS A NOSSA TEM A SINGULARIDADE DE NÃO ENTENDER DIREITO CONCEITOS COMO DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS, O QUE A LEVA A TER UMA INCLINAÇÃO AUTORITÁRIA, AO MENOS NO HOMEM COMUM, BASTANTE PERIGOSA E TALVEZ MAIOR DO QUE OUTROS PAÍSES CIVILIZADOS. Conheço debiloides que são a cara desse monte de merda chamado Bolsonaro, alguns até divulgam “vídeos” desse animal, portanto o fascismo é uma ameaça real neste país, como em qualquer lugar do mundo, com o agravante de nossa ignorância histórica sobre democracia, oriunda de uma Sociedade construída em cima da barbárie e da desigualdade extrema, onde o autoritarismo ainda vige como regra de vida social para boa parte da população, na sua mente e na vida concreta. POR ISSO DEVEMOS SIM LEVAR MUITO A SÉRIO ESSA POSSIBILIDADE E COMEÇARMOS A TRABALHAR PARA IMPEDIR O CRESCIMENTO FASCISTA, O QUE SÓ SERÁ POSSÍVEL PRIMEIRO COM A DEFESA INTRANSIGENTE DE LULA , DEPOIS COM O COMBATE VIGOROSO À AÇÃO FASCISTA E EM SEGUIDA COM A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO(FEITA NÃO SÓ NA WEB,. MAS PRINCIPALMENTE NAS RUAS), SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS HUMANOS.

  • Eduardo, você ouviu falar de alguma manifestação no dia 15 de novembro, pedindo intervenção militar contra Temer, em que os manifestantes pretendem fechar o Congresso?

    Enquanto eu navegava pelo you tube vi o pessoal com vídeos sobre a manifestação de 15 de novembro.

  • Edu,o trump abriu a porteira .os que pensam igual a ele e simplesmente se escondiam atras de uma postura mais humana agora não vão ter escrúpulos de se mostrar como são.entao acho que vão surgir outros e deixar esse nosso idiota para trás.mas sinceramente não acho que para além dos muros americanos qualquer um dos dois faça muita diferença. Ele se diz sanguinário ela já tinha provado que era.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ………………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    . . . Parabéns pelo excelente texto (mais uma vez) ! ! ! ! Isso, também, além de jornalismo combativo, é verdadeira poesia, épica, da atual epopéia brasileira de resistência à barbarie! ! ! ! . . .
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  • O Bolsonaro é taxado, entre outras coisas, de racista.
    Alguem poderia dar exemplo de alguma citação racista sua ? Não vale falar do caso Preta Gil pois aquilo foi um notório mal-entendido. E pergunto não para negar que ele pudesse ser racista, mas sim porque de fato nunca ouvi nada que o comprometesse, nesse ponto.
    Pergunto a mesma coisa em relação ao Trump, que costuma fazer colocações xenófobas, contra hispânicos e islâmicos principalmente, mas não conheço nenhuma atitude racista sua.

  • Por favor, não vamos tentar plantar essa ideia estapafúrdia na mente das pessoas. Bolsobosta nada tem a ver com Trump. Os “cordeirinhos” de mente feita pela globobosta, seguirão a vara do condutor. Que esse bolso.. qualquer coisa vá catar coquinhos. Chega de tanta insanidade.
    USA é USA, Brasil é Brasil. Vamos plantar ideias positivas, construir projetos para um Brasil e Mundo melhor. Se não tiverem o que dizer de bom, não digam nada.

  • Excelente post Eduardo! Você é um dos poucos comentaristas dos blogs progressistas que detonaram o Trump e o Bolsonaro (o “Trump tupiniquim). Infelizmente alguns “esquerdistas”, gostaram dessa vitória sobre a Hillary. O que eles se esquecem é que esse “palhaço” do Trump é um fascista que detesta as minorias. Infelizmente há um avanço da extrema-direita no Mundo. Chegou na Europa, nos Estados Unidos e pode chegar ao Brasil. Infelizmente!

  • Caro,

    A assertiva “A história está repleta de exemplos de figuras folclóricas como Trump ou Bolsonaro que ascenderam ao poder por não terem sido levadas a sério. Hitler é só a face mais visível desse fenômeno.” é falaciosa e inescrupulosa.

    Nem Trump, nem Bolsonaro apoiam qualquer tipo de ideologia nazista, como desarmamento da população, doutrinação na educação, viés antirreligioso e ateu, centralização da economia e estatização.

    Isto lhe parece familiar?

    Claro que é, é a ideologia de qualquer regime de extrema-esquerda.

    • Deixa de ser tonto! A igreja católica apoiou tanto Hitler quanto Mussolini. E não é a intervenção do governo na economia que define se um governo é de direita ou esquerda – a ditadura militar era estatista e de direita.

      • Caríssimo,

        Todo governo direciona a economia do país.

        Intervir, determinar, fazer com que a economia flua de acordo com as conveniências do governante é outra totalmente diferente.

        A antirreligiosidade e o ateísmo do comunismo tem outro intuito. A moral não deve ser determinada por qualquer outra instituição que não o Estado. O Estado define os conceitos e os valores morais, não a religião.

        O Brasil é um Estado laico, mas a sociedade não. A sociedade brasileira é eminentemente cristã. Por isso, o Direito reflete os valores da sociedade.

        Quanto à falácia do posicionamento da Igreja Católica na Segunda Grande Guerra, não vou nem comentar.

        E quem falou em Igreja Católica?

        O comunismo é contra qualquer religião, seja ela qual for. O comunismo é ateu, prega contra todas as religiões.

  • Ledo engano, atrás da bizarrice, do politicamente incorreto de Trump havia uma proposta econômica, e apesar destes desvios de Trump e no caminho da proposta econômica que Trump recebeu os votos.
    Trump não foi eleito pelos defeitos que todos sabem, inclusive seus eleitores, ele foi eleito por questionar assuntos como o NAFTA, o TTP, a participação dos USA na OTAN e outras coisas, também prometeu um programa de reconstrução da infra-estrutura norte-americana, algo de US$600 bilhões ao ano.
    A diferença de Trump para Hillary que importou para os operários norte-americanos foi a possibilidade do mesmo gerar empregos.
    O problema é que a anti-propaganda dos democratas contra Trump se baseou nas bizarrices e no politicamente incorreto de Trump, e a imprensa norte-americana e até a brasileira bateu sempre na mesma tecla, passando a imagem que a eleição de Trump foi mais uma reação comportamental do que outra coisa.
    Já por aqui o que apresentará Bolsonaro como programa econômico de governo, nada, simplesmente porque ele não tem a mínima capacidade de propor algo.
    Não esqueçam, Trump é um safado grande negociante, que faliu várias vezes e levantou, ou seja, ele tem um perfil de quem consegue propor algo em termos econômicos, Bolsonaro é um safado, e fica por aí.

Deixe uma resposta