2016 não vai acabar tão cedo

Crônica

2016

Tecnicamente, o ano “útil” termina em 20 de dezembro. É dia de pagamento de 13º salário, de “amigo secreto” na empresa, de muitos saírem do trabalho direto para a estrada (rumo ao litoral, na maioria dos casos), enfim, é dia em que o Brasil mergulha em uma festança de cerca de duas semanas até o ano acabar.

Medimos a passagem do tempo pelo calendário gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582 e adotado imediatamente por Espanha, Itália, Portugal, Polónia e, posteriormente, por todos os países ocidentais. Essa fórmula privilegia a crença em ciclos temporais.

A divisão do tempo em semanas, meses, anos, décadas, séculos e milênios serve para criar ciclos a serem encerrados de modo a permitir às pessoas deixarem para trás o que não foi positivo ou circunscrever períodos que deixarão saudade.

Encerrar ciclos é uma necessidade humana, para o bem e para o mal. E para o bem a mudança de ciclo acende-nos a esperança de dias melhores.

Nesse aspecto, chegamos ao fim do ano que, seguramente, foi o pior da história recente deste país – e quando se fala de “história recente” busca-se o período da redemocratização brasileira, uma forma de circunscrever o período de trevas que o Brasil viveu durante longos vinte e um anos.

2016, o ano maldito, o ano do golpe, o ano da consolidação da crise, o ano em que direitos dos trabalhadores e políticas de resgate de pobres e miseráveis começam a ser abandonados, o ano do arbítrio contra profissionais de incontáveis áreas, demitidos sumariamente do serviço público apenas por suas opiniões políticas…

Para os basbaques que acreditaram na pregação golpista de que jogar 54 milhões de votos no lixo faria a economia entrar nos eixos como por mágica, o choque de realidade está sendo cruel.

O fato é que, em 2016, a crise econômica se cristalizou a partir do beco sem saída a que chegou a crise política. Sem solução da crise política não haverá solução para a crise econômica simplesmente porque o investidor não tem mais como ter certeza de quem estará governando o país daqui a um ano e se mesmo um governo novamente eleito pelo povo terá condições de implementar suas políticas, já que, no Brasil, presidentes são derrubados facilmente ao sabor de manifestações de rua e ondas difamatórias.

Eis o drama causado pela crise. E esse quadro se consolidou em 2016. O golpe parlamentar contra Dilma Rousseff tornou o Brasil um país imprevisível, no qual investir passa a ser uma temeridade já que as regras do jogo tornaram-se voláteis por conta de grupos de pressão que hoje são influentes e amanhã não serão nada.

2016 não vai acabar tão cedo. Para encerrar esse ano trágico seria necessário eleger um novo governo e um novo Congresso só para começar a brincadeira.

O Judiciário também precisa ser reformulado, assim como o Ministério Público, pois estão eivados de gente irresponsável e que é capaz de paralisar uma nação em afago às próprias idiossincrasias políticas ou interesses políticos de grandes grupos empresariais de comunicação.

A sinalização popular sobre as eleições de 2018 revelada pelas pesquisas de opinião tampouco colabora com o encerramento deste ano fatídico. Apesar de a esquerda ser ampla favorita para próxima eleição presidencial, os principais candidatos figuram em investigações de corrupção.

A forma como essas acusações são feitas e espalhadas muito antes de qualquer conclusão da investigação faz a economia mergulhar em um eterno compasso de espera por conta do que pode ou não vir a acontecer a depender de quem forem os candidatos.

E o que é pior: esse cenário político-eleitoral favorece – e muito – o surgimento de algum malandro que capture a insensatez das multidões gerada pela crise econômica, pela incerteza e pelo medo do porvir.

O conclave punitivista que instalou essa “revolução francesa” ao contrário, em que os ricos se insurgem contra os pobres, tem que entender que o Brasil precisa de um tempo para respirar e estabelecer um pacto político em prol do interesse de todos. Esse é o primeiríssimo passo para encerrar 2016.

Os passos seguintes serão a eleição de um governo e de um Congresso de legitimidade inquestionável e a modificação de órgãos de controle como MP, PF etc. para que interrompam a atuação político-partidária e ideológica que vêm exibindo despudoradamente.

Quanto tempo irá demorar para que tudo isso aconteça? Se me perguntarem, direi que isso é trabalho talvez para uma década. Muitos de nós poderão nem estar mais neste universo quando tudo isso ocorrer. A menos que alguém consiga instilar um pingo de bom senso nessa direita psicótica que está se suicidando sem saber.

41 comments

  • Seu texto me despertou uma medo, que na verdade vem a partir do nome de documentário político: “O dia que durou 21 anos.”

    E o meu receio é justamente esse, de que esse ano de 2016 dure outros novos 21 anos, sob a batuta de uma ditadura de toga ou, de uma ditadura parlamentar com sobressaltos punitivistas do Judiciário.

    Uma crise Institucional sem fim.

    Mas, como devo ser otimista ao menos uma vez na vida: Desejo a vc, Eduardo e sua família, bem como a todos os leitores e leitoras deste espaço, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

    E que dias melhores virão!

  • 2016,foi o ano das quadrilhas dominarem,STF,MP,congresso,senado,oab,classe média remediada,coxinhas fascistas,foi o ano da corja acabarem com o País,perder completamente o nome no Exterior,lembrei a tempo de colocar a emissora mais canalha,a rede bosta,chamada globo,a que comanda toda a desgraça que domina o Brasil atual,a golpista,e que só pensa no dinheiro,está pouco se lixando,do Patriotismo,e de seu povo menos abastado.

  • Não espere bom senso da direita, porque esse é o maior dos paradoxos. Ser de direita significa ser insensato, e, principalmente se pensarmos na direita “coxinha-classe mérdia”; boçal, ignorante, preconceituosa, sórdida e vulgar; que caracteriza a “legião de frente” deste golpe, ou seja, o judiciário, o MP, a mídia, os coxinhas e outros setores do funcionalismo público. Contra essa gente só a força da massa para fazê-los calar-se. ALÉM DISSO, VOCÊ ESQUECEU DE UM DOS PRINCIPAIS ATORES; ALIÁS, O PRINCIPAL; ATOR DESSE GOLPE, QUE PRECISA SER DESTRUÍDO : A REDE GLOBO. Como diz Paulo Henrique Amorim, ou a Globo ou a Democracia. É impossível sonhar-se com qualquer arremedo democrático no Brasil com a continuidade da existência da globo. É claro que o restante da mídia é tão canalha e vende a mesma visão de mundo reacionária e os mesmos preconceitos que a Globo, mas a Globo destaca-se por sua abrangência. NÃO SE PODE ADMITIR QUE UMA NAÇÃO QUE QUEIRA CONCEBER UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO TENHA SEU POVO ENVENENADO, 24 HORAS POR DIA, POR UMA PROGRAMAÇÃO QUE CONTÉM O CONSERVADORISMO MAIS TACANHO, E SÓ ELE, OS PRECONCEITOS MAIS FASCISTAS QUANDO SE FALA EM QUALQUER COISA QUE SEJAM LUTAS POPULARES E O CONTEÚDO DE “ENTRETERIMENTO” MAIS VULGAR QUE SE POSSA ADMITIR. Por isso, a globo precisa ser extinta, como também o judiciário e o MP TÊM QUE MUDAR COMPLETAMENTE. Para começar, os salários de juízes e promotores precisam ser reduzidos drasticamente, como também seus poderes, e principalmente os membros atuais(e os futuros, que devem incluir cotistas das camadas mais pobres, para que esse poderes se oxigenem)precisam receber ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO SÉRIO, QUE LHES CURE A ARROGÂNCIA, E UM EMBASAMENTO CULTURAL AMPLO, ONDE O ACESSO À LEITURA DE QUALIDADE E AO CONHECIMENTO DE ÁREAS COMO HISTÓRIA E ECONOMIA PERMITA QUE TENHAMOS PESSOAS COM ALGUMA VISÃO DE MUNDO MAIOR DO QUE AS MÚLTIPLAS ESCOLHAS DAS PROVAS TÉCNICAS DOS CONCURSOS. Será possível fazer isso? Não sei. Principalmente sem uma revolução armada que levasse à imposição dessas medidas. Mas, se um dia recuperarmos o poder, e não será fácil, seja Lula ou seja outro o Presidente eleito, de esquerda, saberá que se não o fizer será o responsável por um novo recrudescimento autoritário, que não demorará muito a ocorrer. Além disso, por falar em impedir a volta do autoritarismo, ao contrário do que não fizemos até agora com o de 64, este golpe precisa ter seus autores, em todas as áreas, INVESTIGADOS, PUNIDOS E REVELADAS SUAS CONEXÕES COM INTERESSES ESTRANGEIROS. Ou seja,a colaboração de Moro, Dallagnol, Serra, Temer, os “delegados” da PF com os EUA precisa ser revelada à nação e eles têm que pagar por isso como crime de lesa pátria, como precisam pagar pelos absurdos legais que praticaram

  • Não me parece que a direita não saiba exatamente o que promoveu, fez e continua fazendo. Não acredito nisso. Nesse ano de 2016 o mais importante foi o Brasil ter se olhado no espelho e finalmente ter conseguido ver sua cara horrenda. Nesse sentido foi bom, podemos agora organizar uma frente progressista que possa pactuar um projeto de eleições diretas com a liderança de Lula. Contudo para isso será preciso uma resistência lúcida, corajosa e inteligente que levará às ruas a voz de todos aqueles que querem recuperar a carta magna e o Estado de direito em nossa jovem democracia aviltada pelos golpistas. Chega de blábláblá o caminho é a luta JÁ !!

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:
    NOSSA SOLIDARIEDADE AO(S) PREZADO(S) AMIGO(S) PROGRESSISTA(S)
    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? AQUI COMO VEMOS E SE MOSTRA PARA NóS O BLOG DA CIDADANIA, NENHUM “LINK” DO MENU SUPERIOR FUNCIONA (Há MUITO TEMPO) SENDO QUE POR ELES PODERIA TER A ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGUMA FORMA DE CONTATO/POSSIBILIDADE PARA AJUDAR MODESTAMENTE COMO é NOSSA CONDIÇãO . . . Gostaríamos imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania, só falta o prezado blogueiro disponibilizar essa possibilidade. Estamos aguardando ! ! ! !
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio
    21/12/2016 • 04:13
    Your comment is awaiting moderation.

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:
    NOSSA SOLIDARIEDADE AO(S) PREZADO(S) AMIGO(S) PROGRESSISTA(S)
    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? AQUI COMO VEMOS E SE MOSTRA PARA NóS O BLOG DA CIDADANIA, NENHUM “LINK” DO MENU SUPERIOR FUNCIONA (Há MUITO TEMPO) SENDO QUE POR ELES PODERIA TER A ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGUMA FORMA DE CONTATO/POSSIBILIDADE PARA AJUDAR MODESTAMENTE COMO é NOSSA CONDIÇãO . . . Gostaríamos imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania, só falta o prezado blogueiro disponibilizar essa possibilidade. Estamos aguardando ! ! ! !
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • “Os passos seguintes serão a eleição de um governo e de um Congresso de legitimidade inquestionável e a modificação de órgãos de controle como MP, PF etc. para que interrompam a atuação político-partidária e ideológica que vêm exibindo despudoradamente.”

    Disse tudo!

  • 2016 vai acabar em 2026. Teremos mais uma década perdida como foram os anos 1980.
    Recessão, desemprego e baixo crescimento. Só não vamos ter a hiperinflação, a não ser que acabem com a LRF.
    Enquanto não se pensar no país a longo prazo continuaremos a andar aos trancos: uma fase onde há um crescimento razoável devido a políticas populistas de incentivo ao consumo e outra fase de recessão até pagar a conta da farra dos “bons anos”…

    Incentivo ao consumo não é política econômica duradoura.
    O que dura e dá futuro a uma nação são os investimentos que geram ganhos de produtividade: melhoria da infraestrutura e da capacidade intelectual de seus cidadãos.

    • Você não faz a menor idéia do que aconteceu no Brasil. Durante 11 anos – ONZE – o país foi de vento em popa. Foi sabotado pelo Congresso e pela Lava Jato

      • E daí? Durante boa parte da ditadura militar (destacadamente entre 1968 e 1980 – 12 anos) o país cresceu de vento em popa. E com crescimento ainda mais forte que a era PT chegando acima de 10% entre 1970 e 1973.

        http://www.scielo.br/img/revistas/rep/v25n3/a01grf01.gif

        … tudo financiado a empréstimos externos até que chegou a hora de pagar a conta…
        Ai a bomba explode no colo do Figueiredo. A farra acabou.
        Qualquer semelhança é mera coincidência…

        Os milicos foram sabotados também?
        Ou será que foi porque deixaram de investir decentemente na educação e ai faltou gente qualificada pro país ter os ganhos necessários de produtividade e acompanhar o crescimento de forma sustentada? Reflita um pouco sem as paixões políticas e procurando enxergar as coisas sem sua lente ultraesquerdista…

      • Foi culpa da Lava-Jato, e do congresso, e das jornadas do julho e da queda das commodities.
        A Dilma vinha fazendo um governo brilhante, o Joaquim Levy estava bem alinhado com as propostas de campanha de Dilma em 2014…

        Petistas… A culpa é de todo mundo menos deles…

        Um modelo econômico que se baseia em consumo e não em investimento gera isso que aconteceu com o Brasil. Uma bolha que cresce e depois estoura.

      • Como sempre é só você que sabe avaliar o que aconteceu. Os outros são todos ignorantes.
        Pode-se escrever laudas e mais laudas comprovando os fatos que você os nega,

        É como já foi dito: Você vive de negação. Nega que lula é o mentor de toda esta corrupção. Nega que o PT foi irresponsável com as contas públicas, nega, nega, nega, vai acabar tendo problemas hepáticos.

    • “Incentivo ao consumo não é política econômica duradoura.
      O que dura e dá futuro a uma nação são os investimentos que geram ganhos de produtividade: melhoria da infraestrutura e da capacidade intelectual de seus cidadãos.”

      Essa é demais, todo neoliberal entra em contradição sempre, uma coisa está ligada a outra. Se o governo for progressista, ele irá procurar o incentivo ao consumo, pois o incentivo ao consumo faz com que os agentes econômicos queiram investir. O empresário investe mais se houver demanda. Já ouvi várias historinhas pra boi dormir de que o producionismo é incentivador de tudo e que o agente econômico produz pela simples vontade de produzir, e que ele deve ser adotado em contrapartida do consumismo, mas a realidade capitalista não é esta, nenhum capitalista segue esta utopia.

      O que deveria ser feito era o que Dilma e Lula fizeram, Dilma ainda foi mais ousada em desonerar, mas no tocante, o que eles fizeram foi incentivar o consumo, lançando linhas de créditos melhores e melhorando a renda da população, de modo a tentar criar uma grande classe média consumidora. Dilma é Lula também estavam aumentando os investimentos, tanto estatais quanto privados, vide tudo o que ocorria até antes da sabotagem, que começou com as jornadas de junho de 2013. Resumindo, Lula e Dilma estavam incentivando o consumo, investindo, gerando produtividade por causa do consumo, melhorando a infraestrutura e melhorando a educação através do que lhe compete: escolas técnicas, universidades e melhoria dos salários dos professores destas áreas.

  • HOJE a mídia diz que delatores afirmam que a Odebrecht comprou terreno pra instituto LULA e repassou pra terceiros

    ..bem ..se comprou e não passou doc ..ainda é dela ou de prepostos ..caso contrário da pra família do LULA oras

    mas isso importa ?

    Em todos os países conhecemos pessoas que, em nome dum senso cívico, ou de outros interesses políticos, meteram a mão no bolso e contribuíram com a formação da história do seu país

    Aqui mesmo Assis Chateaubriand foi um, com o MASP montado com espólio da II guerra, ele, senão o MAIOR deles

    Mas claro ..pra essa turma que lava rápido e faz serviço PORCO no PR ..a tal da Lava Jato ..bastou ser pra LULA (ou voltado pro povão) que é crime ..propina ..

    então relembremos

    SUZANO

    ODEBECHT

    CAMARGO CORREA

    KLABIN

    BRADESCO

    CSN

    ITAU

    GRUPO ESPIRITO SANTO

    GERDAU

    GRUPO VOTORANTIN

    CITIBANK

    TELEFONICA

    veja um das INÚMERAS reportagens que trataram do tema

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR53647-6009,00.htm

    detalhe – a MAIORIA destas empresas até hoje colaboram MENSALMENTE com THC pra manter acesa a sua memória ..já LULA tem seu material jogado num armazem qq em SBC

    ..ÀÀÀÀÀHHH PQP todos !!!! ..inclusive os esquerdopatas que SEQUER sabem fazer promover suas defesas

    • Atenção direitalha

      ..leiam direito ANALFABETOS DIGITAIS e imorais ..estes patrocinadores colaboram e colaboraram com o INSTITUTO DE FERNANDO HENRIQUE ..aquele que fumou e não tragou ..o TUCANO BANDIDO que hoje deu novo GOLPE …fora a sua reeleição de idos e inesquecíveis tempos para os PALDERNEIS da vida

    • O ódio que você sente por uma pessoa que nem conhece, impede de ver o que esta acontecendo no Brasil e contra o povo, do qual você e sua família fazem parte. Sabemos e temos certeza da prisão de LULA. Para mim, em princípio, fiquei aterrorizada, pois LULA é, e sempre foi, meu ídolo. Hoje, apesar de continuar sendo meu idolo, o que me preocupa é o que esta acontecendo na vizinhança, o desemprego, justamente no fim do ano. Quando chegará aqui? A coisa está tão feia que nos supermercados ha pessoas carregando pacote de arroz e feijão, pedindo para outras pagarem essas pequenas compras porque nao ha nada em casa para as criancas comerem. Acha que estou mentindo? Venha para Guarulhos e passei no Carrefour, Sonda e Extras. Mas venha de metrô e onibus e ouvirá as histórias que os desempregados contam e pedem. Fique e se envenene com seu odio para uma pessoa que, se roubou, ao menos deu emprego para os humilhados e ofendidos.

  • “Os passos seguintes serão a eleição de um governo e de um Congresso de
    legitimidade inquestionável e a modificação de órgãos de controle como
    MP, PF etc. para que interrompam a atuação político-partidária e
    ideológica que vêm exibindo despudoradamente.”

    Uai, SÓ ISSO????

    E a Constituição, nêgo????

    “Eleição de um Congresso de legitimidade inquestionável….”: assim, cheio de amiguinhos petralhas, vc quer dizer?????

  • “Os passos seguintes serão a eleição de um governo e de um Congresso de
    legitimidade inquestionável e a modificação de órgãos de controle como
    MP, PF etc. para que interrompam a atuação político-partidária e
    ideológica que vêm exibindo despudoradamente.”

    Uai, SÓ ISSO????

    E a Constituição, nêgo????

    “Eleição de um Congresso de legitimidade inquestionável….”: assim, recheado de amiguinhos, vc quer dizer?????

    Vai me excluir de novo? Onde está a tal democracia que vc tanto fala?

  • O mais importante da mensagem está na falta de credibilidade dos investidores. Isso, por si só, já nos dá a dimensão do caos, já instalado, e que assim seguirá com muito mais força, contribuindo para a destruição maior de nossas empresas.

    o outro ponto diz respeito ao suicídio que essa corja de malandros vem cometendo, e não como se fossem uns ignorantes, mas porque são de fato muito ignorantes todos que pensam estar do lado de Temer, formalizando projetos para sanções, todos contra a sociedade mais carente, que hoje não é apenas aquele carente que Lula ajudava, mas pessoas que com boa formação escolar, até dia desses prestando alguns bons serviços, hoje se encontram desempregadas, tontas, chorando, como mostrou a Record sobre uma violinista, premiada no Exterior, despedida do emprego público.

    Conheço quem pode sair do Brasil, e já está de malas prontas, não por serem endinheiradas, mas por ter famílias residindo lá fora, e se saberem competentes para buscar sua felicidade longe do Brasil. Em pouco tempo teremos uma estatística dessa debandada. Eu mesma, que nunca me vi morando no Estrangeiro, hoje, se pudesse, faria isso. Seria como me libertar do horror.

    Por fim, realmente este mísero 2016 não acabará tão cedo. As sementes plantadas são de árvores que levam muitos anos para dar fruto, e ainda podem sequer crescerem. Por isso, somente uma nova plantação, que significa a retirada do poder não apenas de Temer, mas de todo o Congresso que está aí a nos incomodar, e até a nos envergonhar.

  • O ponto de virada acontecerá quando houver um levante popular.
    Só que o povo não se mobiliza por ideologia, mas sim em defesa de seus direitos.
    Ocorre que os golpistas estão retirando esses direitos de maneira acelerada. E esse ataque irá se intensificar em 2017. Então, teremos esse levante, de maneira explosiva. Esse mito de que o brasileiro é pacífico é só mito.

  • Congratulo-me contigo, prezado Eduardo, pela realidade sintética de seu texto e pela clareza de pensamento que nos expõe, e peço vênia para compartilhar seu texto nas redes sociais, porque o endosso plenamente.

    Grande abraço e que, dentro da possibilidade possível (desculpe-me o pleonasmo), você possa ter, junto de seus familiares – especialmente com Vitória – um final de ano em paz, com felicidades para todos nesse período de festas absorvido pela nossa cultura ocidental.

    Fraternal abraço !

  • Video imperdível para quem for contar a história deste pais: o momento exato em que a turma do MPL, Vem Pra Rua e Revoltdos On Line, autorizados pela policia e pela Globo, tomaram de assalto o movimento do MPL…video incrível do registro das hienas saindo das catacumbas para ocupar os holofotes: era o começo de uma trajetória que passou pela eleição do pior Congresso que já tivemos e que deram um golpe de Estado via parlamento e hoje estamos nas mãos dos verdadeiramente corruptos

    https://www.vice.com/pt_br/article/os-protestos-de-sp-em-7-atos-parte2

  • As consequências das medidas aprovadas em 2016, no governo Temer, levarão décadas para serem debeladas. Nesse sentido, “2016 não vai acabar tão cedo.” O estrago está feito, e restauração da PAZ e da ORDEM sociais só virá por ação do povo, que é a força motriz da Democracia, a mola propulsora de uma nação. Nesse sentido, unidos poderemos resistir e vencer essa súcia de corruptos e canalhas que usurparam o Poder.

    Ressalte-se, porém, que, dependendo da desordem, só se alcança a paz com a guerra!

  • Caro Edu
    Mesmo com essa tragédia que assola nosso pobre Brasil, eu confio que depois da tempestade vem a bonança.
    Quero te desejar muita força, muita saúde, pra continuar na resistência, para o nosso bem ou, de vez em quando seu mal(processos, dificuldades financeiras etc que essa luta te impõe)
    Que sua família continue iluminada pelo amor, ajudando a iluminar a nós e ao nosso Brasil
    Grande Abraço
    Angela

  • Não pensei que iria viver para assistir um desastre como esse. Tenho medo do que ainda está por vir. Moro já despachou a mulher para os EUA , ele deverá ir no início do próximo ano. Será que Moro não está preparando a prisão de Lula?

Deixe uma resposta