Natal aproxima coxinhas e mortadelas e estimula reflexão sadia

Crônica

coxinhas-mortadelas

Recentemente, o Papa Francisco – quem, em tese, seria o mestre de cerimônias da festa global que começa no último segundo da última hora de 24 de dezembro –, perguntado por um jornalista sobre o que achava de uma sociedade marxista, respondeu, para surpresa geral, que “são os comunistas os que pensam como cristãos”.

O argentino Jorge Bergoglio, feito Papa, meramente lembrou que “Cristo falou de uma sociedade onde os pobres, os frágeis e os excluídos sejam os que decidam”.

O que isso tem a ver com o comunismo? Tudo, ora. O comunismo prega, exatamente, que todos sejam iguais, que todos decidam e não apenas os grupelhos de interesse.

Os valores cristãos norteiam o comunismo, mesmo que este abrigue ateus e agnósticos mais do que qualquer outra ideologia política.

Ideologicamente, os comunistas não são pressionados a frequentar cultos religiosos, os manifestos comunistas não abrigam menções a divindades, mas os valores comunistas são mais cristãos do que os capitalistas, ao menos teoricamente.

Afinal, o capitalismo não prega a igualdade, como fazem o comunismo e o cristianismo.

Enfim, lembrar que o líder máximo da igreja católica e do cristianismo ocidental levantou essa barreira entre capitalistas cristãos e comunistas ateus deveria servir para desarmar os espíritos de coxinhas e mortadelas, os quais, quer queiram, quer não, terão que conviver desde a noite de 24 de dezembro até, pelo menos, o almoço do dia seguinte.

A tese é muito simples: se os comunistas professam valores concernentes ao cristianismo – já que este é mais antigo do que aquele – e a maioria dos capitalistas é cristã, então talvez não seja tão largo o abismo que separa os dois lados.

Da noite de 24 de dezembro até o fim do dia 25 milhões de brasileiros com opiniões políticas diametralmente opostas e que vêm se odiando secreta ou escancaradamente estarão frente à frente na mesma festa familiar. E isso lhes dará oportunidade para uma reflexão que pode ser construída a partir da tese do Papa supra reproduzida.

Não se sugere, aqui, que alguém abandone as suas convicções políticas e ideológicas, nem que seria possível coxinhas e mortadelas começarem a andar por aí saltitando, de mãos dadas e entoando canções e poemas sobre a paz universal. O que se sugere é que talvez seja possível uma relação meramente civilizada entre os dois lados majoritários do espectro político.

Em muitos casos, um irmão, um pai, uma esposa ou um esposo têm visão político-ideológica diametralmente diferente da sua e, assim mesmo, você ama essa pessoa. Essa é a prova de que é possível conviver com a divergência de forma civilizada.

Muitos gostam de pregar que “política não se discute”. Discordo. Política tem que ser discutida. Porém, discussão política tem hora e lugar. Qualquer tema polêmico deve ser evitado quando o que se busca é o consenso, que é a antítese máxima da polêmica.

Busca-se “consenso” no Natal? Sim, consenso espiritual ou filosófico (conforme a preferência) sobre igualdade, fraternidade, esperança, generosidade, tolerância, humildade e piedade, ou seja, tudo de que a humanidade mais precisa nestes tempos turbulentos especialmente neste país maravilhoso que nos abriga sob o mesmo céu.

O que distingue homens de animais não é a capacidade de lutar, mas de pôr fim às lutas sob razões racionais. E não há nada mais racional hoje no Brasil do que fazer a sociedade encontrar meio de promover convivência civilizada entre quem pensa diferente. Neste Natal, no seio das famílias brasileiras, podemos produzir esse milagre.

Feliz Natal a gregos e troianos, corintianos e palmeirenses, coxinhas e mortadelas deste país incrível.

91 comments

  • Puxa vida uma boa noticia, descobri que você não e um comunista de verdade , apenas acredita numa caricatura do comunismo.
    Comunismo não prega a igualdade.
    O principio que rege o comunismo é o “de cada um conforme a sua necessidade de cada um conforme a sua capacidade”. Como cada um tem necessidades e capacidades diferentes não existe igualdade plena no comunismo.
    Para que isso funcione é necessário um nível de altruismo que o ser humano atualmente não tem. Para isso é necessário criarmos um novo homem, uma nova sociedade não baseada no individualismo.
    Já o cristianismo a redução da desigualdade basea-se na caridade cristã, a grande diferença entre caridade e altruismo é que o auxilio não é indiscriminado mas qualificado, só se ajuda quem “merece”, este merecimento leva em conta valores cristãos.
    No comunismo a ajuda aos necessitados é forçada, no cristianismo é voluntária.
    2017 faço votos que você deixe este ódio da direita e um dia você vai ser nosso david horowitz.
    Um feliz natal de um direitista moderado.

      • Moderado porque aceito algumas idéias de esquerda , mas rejeito o marxismo.
        Lembrando que marxismo e esquerda não são a mesma coisa.
        “esquerda é a doença infantil do comunismo.”

        • Oneide, mesmo você não gostando da ESQUERDA, e nem dos MORTADELAS, eu sendo um MORTADELA CONVICTO, não fico bravo com você, haja vista neste natal, vou COMER COXINHA, pois está mais BARATO, que MORTADELA, mesmo sendo em maior número no mercado, NÓS ESTAMOS CUSTANDO MAIS CARO. Coisas do CAPITALISMO. OS COXINHAS ESTÃO EM LIQUIDAÇÃO.

    • Discordo. É impossível convívio civilizado com um autêntico coxinha. Eles já iam apelar. A ceia ia virar um barraco. Vamos ter que ter muita paciência com os tais o ano que vem.
      Eduardo, não desanime porque eu já estou meio caído.

      • Você é de esquerda e acredita que a propriedade privada deva existir e que é a base da liberdade.
        Você é de esquerda e não quer que a sua liberdade de escolher como deve viver seja desrespeitada.
        Você é de esquerda e quer ter o direito de fazer trocas econômicas-sociais livres.
        Você é de esquerda e entende que a família é a base social da nossa sociedade.
        Você é de esquerda e entende que a nossa sociedade chegou onde chegou por se erguer nos ombros daqueles que nos precederam no tempo.
        Você é de esquerda e entende o principio da diversidade, que todos nós somos diferentes temos desejos, capacidades, necessidades diversas e que o igualitarismo é uma ilusão.
        Se aceita um dos principos acima é um esquerdista moderado.

    • Em outras palavras, a ajuda aos necessitados no capitalismo é as migalhas que caem da mesa da casa grande. No comunismo é a igualdade entre irmãos. Se formos analisar a história da riqueza humana, todos nasceram iguais, mas os fortes dominaram os fracos e tomaram o que é deles ou escravizaram. Caim e Abel nasceram iguais, qual deles acumulou riqueza nesta terra? Qual o merecimento de caim? Qual o merecimento dos descendentes dos donos das capitanias hereditárias no Brasil, que mataram e usaram mao de obra escrava p enriquecerem. Qual o mérito do filho de Eike Batista, que nasceu rico e nunca fez nada para merecer ser rico? Qual a falta de mérito do sertanejo nordestino que nasce num lugar improdutivo (inclusive por culpa da exploração indiscriminada de pau brasil e monocultura de cana de açucar de gente muito “merecedora”)? A meritocracia é a mais furada das ideologias capitalistas, por isso querem a reforma da escola pública, pra ninguém questionar como os ricos de hoje adquiriram as riquezas, com muito suor e sangue dos que hoje precisam da caridade cristã. Sou cristão evangélico e sem entrar em doutrinas religiosas, tiro o chapeu para esta visão do Papa francisco. Não sei como está conseguindo permanecer como papa já que o comunismo é um “demonio” na concepção dos catolicos tradicionais. Um homem de muita coragem e com perfil de liderança.

      • Parabéns, Vinícius. Sua visão e seu postura é digna de exemplo. Não pude deixar de ver que vc é evangélico. Isto me deixa muito feliz. Que existam pessoas iguais a você dentro das diversas religiões. Isto é que é ser cristão de verdade, não como um bando de hipócritas que encontramos em todas as religiões, metidos a moralistas, honestos, solidários, etc, e que são pessoas sem um pingo de qualidade.

        Abraço.

        • Obrigado. Agradeço suas palavras. Minha religião está repleta de sábios moralistas de muita fé, mas com obras pérfidas. A bancada evangélica é um bando de Fariseus dos tempos de Jesus. Valorizam a doutrina muito mais do que o amor ao próximo. Sobram no falar e faltam no agir cristão. Disseminam a corrupção e o ódio, a intolerância. Mas entre os evangélicos há muitas pessoas de bem, boa parte manipulados, e alguns esclarecidos.

    • “O principio que rege o comunismo é o “de cada um conforme a sua necessidade de cada um conforme a sua capacidade”. Errado! “De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades” é a máxima do comunismo. A do socialismo é: “De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo seu trabalho”

  • Mais uma vez, parabéns Eduardo por mais um belo texto.
    Isso é texto para ser lido, pensado e analisado com discernimento.

    PS. Na oportunidade, peço licença para dirigir-me as companheiras e companheiros,
    frequentadores do Blog, desejando-lhes um Feliz Natal de paz e harmonia juntos aos que lhes são caros. Abraço á todos.
    Salvador Ferreira – 24/12/2016

  • Infelizmente não acho possível uma aproximação entre “coxas” e CIDADÃOS! Aqueles que erraram e se venderam para a mídia corrupta devem sofrer pelos seus erros.
    Acreditar na globo nada mais é que cinismo!

  • Feliz Natal para você e sua família, Edu.
    Na minha família, todo ano são três natais, o antecipado (ontem) com as primas, o de hoje cada um pra um lado, e o de amanhã com as primas de novo. Cada um pensa uma coisa, política não entra na pauta, e é muito legal.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:
    NOSSA SOLIDARIEDADE AO(S) PREZADO(S) AMIGO(S) PROGRESSISTA(S)
    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? AQUI COMO VEMOS E SE MOSTRA PARA NóS O BLOG DA CIDADANIA, NENHUM “LINK” DO MENU SUPERIOR FUNCIONA (Há MUITO TEMPO) SENDO QUE POR ELES PODERIA TER A ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGUMA FORMA DE CONTATO/POSSIBILIDADE PARA AJUDAR MODESTAMENTE COMO é NOSSA CONDIÇãO . . . Gostaríamos imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania, só falta o prezado blogueiro disponibilizar essa possibilidade. Estamos aguardando ! ! ! !
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Feliz Natal Edu ! Feliz Natal para todos aqueles que ficaram do lado da democracia, da solidariedade, da integridade e do respeito pelo outro. Parabéns petralhas guerreiros e resistentes! Qdo aos acéfalos, ignorantes e abjetos que destruíram um governo para o povo, desejo uma boa torta de coxinha com muita alfafa !! E que fiquem bem longe de minha mesa … Diálogo ? Somente com seres minimamente dignos !

  • Não sei não, Eduardo. Pelo menos aqui em casa as festas de fim de ano reunirão apenas pessoas do mesmo núcleo familiar, que por acaso são antineoliberais e antiglobalização, isto é , não incluirão tios, primos, cunhados. Graças á Deus que seja assim, pois era só o que me faltava passar as festas de fim de ano ao lado de pessoas que prejudicaram tanto o Brasil.

  • Prezado Eduardo e demais leitores do blog da cidadania, boa tarde!

    Sou cristão evangélico e socialista. Max Weber, um sociólogo alemão, publicou um estudo intitulado A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Neste estudo ele constata que nas regiões da Europa e dos USA onde haviam mais protestantes foi onde mais floresceu o capitalismo sendo que nestas regiões onde predominava o calvinismo como religião o desenvolvimento era maior ainda. Particularmente para o cristão protestante o lucro e o ganho eram praticamente deveres que a eles eram e são imputados.

    E quando este espírito protestante de valorização do trabalho, de predestinação e de busca exacerbada de lucro e de ganho se consolidou como mentalidade burguesa, passamos a viver mais um capítulo horroroso da história humana.

    Este modo de pensar, em meu ponto de vista é biblicamente errado, pois a Bíblia nos ensina em Mateus 6:33 que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, que as demais coisas nos seriam acrescentadas.

    Em Efésios 4:28, Paulo ensina que “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade”. Ou seja, o maior doutrinador da Igreja diz que devemos trabalhar para sustentar a nós mesmos e podermos ajudar àquele que necessita. Vemos neste texto o ensino de que o trabalho tem um fim basicamente social, de crescimento da sociedade.

    Eu não me espanto com o comportamento dos dallagnois da vida, pessoas cristãs evangélicas, que admiram o inimigo do norte e acham que submeter nossa pátria aos desmandos do pior império que já surgiu neste mundo seja bom para nós. Infelizmente é assim que eles pensam.

    Essa Ética Protestante produz milhões de pobres de direita que são usados como massa de manobra para lobos vestidos como ovelhas tosquiá-las a seu bel prazer.

    Essa massa de pobres de direita e dementes cerebrais criados pela rede globo é que elegeram o congresso mais retrógrado que este país já viu.

    Infelizmente não acredito que possa haver conciliação entre os “Mortadelas” e os “Coxinhas”; o que separa um do outro pode ser muito menor do que o que os une, mas são pontos fundamentais, podemos dizer Clausula Pétrea mesmo.
    Abraços!

    • Q bom Claudio, pensei ser o unico evangélico dos “blogs sujos”, ate na minha igreja há preconceito comigo. Não é fácil. E só para concluir sua fala, Jesus Cristo disse a um rico que para ele entrar no reino dos céus deveria vender tudo o que tivesse e desse tudo aos pobres. Uma passagem muito conhecida e que encerra qualquer dúvida.

      • Olá Vinícius! Somos muitos, mas infelizmente bastante acomodados. Sou consciente de que em breve Jesus virá para nos buscar, mas enquanto estamos aqui devemos trabalhar para que nosso país seja um bom lugar para se viver. Apoiar governos ilegítimos e ditatoriais não é ser cristão. Apoiar governos e sistemas que rouba do pobre, da maioria da população, e dá aos ricos é ser o oposto daquilo que Paulo ensinou: “Sejais meus imitadores, como eu sou de Cristo”!
        Podemos citar vários servos de Deus que foram administradores em vários governos no passado, mas que foram justos em seu dia-a-dia. Mas vou citar somente um: Daniel. Quando o neto de Nabucodonosor, rei de Babilônia ofereceu a ele ser o 3º no reino, ele de pronto recusou.
        Infelizmente a grande maioria dos deputados ditos evangélicos, apoiam este sistema corrupto e podre que aí está. Estes, na minha opinião são tão podres e corruptos quanto o sistema que os sustenta. Foi o tempo em que a evangélico era sinônimo de honesto, probo e que se desviava do mal.
        Um grande abraço Vinícius!

  • Feliz Natal a você também, Eduardo! E a toda família maravilhosa que te rodeia!
    Que esta noite especial possa abrir os olhos e mentes de toda a nossa nação. Desejo a todos menos preconceito e mais amor!
    Mais Papa Francisco e menos Bolsonaro, por favor!!

  • Edu
    Perfeita sua reflexão. O momento é propício para uma inflexão, para buscarmos nos valores cristãos de misericórdia e compaixão uma forma de convivência harmoniosa. Fazermos a luta política sim, mas com argumentos e não com agressão.
    Filiz Natal e um ano novo com muitas realizações são meus votos

  • Ser cristão é ser comunista. Na verdade, entendo que, se Jesus não foi um personagem inventado, todas as religiões, são mais de 40 mil denominações diferentes, estão longe de pregar e viver o A Boa Nova (Evangelho) propagado por Jesus. Uma grande maioria reza a oração do “Pai Nosso” e não percebem que ela é o projeto proposto por Jesus. O sistema Capitalista definitivamente é ante-cristão.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:

    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas / assinatura ? . . . Gostaríamos imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania, só falta o prezado blogueiro disponibilizar essa possibilidade. Estamos aguardando ! ! ! !
    .:.
    ::
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Primeiramente FORA TEMER ..diretas JÁ ..e feliz Natal

    SIM, inúmeros são os sentimentos humanos que movimentam e dão asas e forças ao Capitalismo ..sentimentos nada nobres mas que convertidos em necessidades aparentes movimento toda a cadeia econômica (tipo ambição, orgulho, inveja, ganância, egoísmo, materialismo, consumismo, usura, luxuria, hedonismo e outros que tais)

    Doutra feita, antes de se comemorar, é inegável que MESMO NA TEORIA, fazermos de todos automaticamente iguais tornaria as sociedades modernas um verdadeiro depósito de preguiçosos e parasitas

    aliás, ..assim como bem prescreveu Alan Kardec em seu mais famoso Livro dos Espíritos, este que desde meados do século XIX buscava nos trazer respostas através de suas 108 perguntas postas e respondidos por espíritos.

    atente às perguntas e respostas contidas no capitulo IX – igualdade natural ..Bom lembrar que estes escritos foram postulados bem ANTES do Capital – de K.Marx – ser lançado

    perguntas 811-813

    811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta das riquezas?

    “Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”

    a) – Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?

    “São sistemáticos esses tais, ou ambiciosos cheios de inveja. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei o egoísmo, que é a vossa chaga social, e não corrais atrás de quimeras.”

    812. Por não ser possível a igualdade das riquezas, o mesmo se dará com o bem-estar?

    “Não, mas o bem-estar é relativo e todos poderiam dele gozar, se se entendessem convenientemente, porque o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar seu tempo como lhe apraza e não na execução de trabalhos pelos quais nenhum gosto sente. Como cada um tem aptidões diferentes, nenhum trabalho útil ficaria por fazer. Em tudo existe o equilíbrio; o homem é quem o perturba.”

    a) – Será possível que todos se entendam?

    “Os homens se entenderão quando praticarem a lei de justiça.”

    813. Há pessoas que, por culpa sua, caem na miséria. Nenhuma responsabilidade caberá disso à sociedade?

    “Mas, certamente. Já dissemos que a sociedade é muitas vezes a principal culpada de semelhante coisa. Demais, não tem ela que velar pela educação moral dos seus membros? Quase sempre, é a má educação que lhes falseia o critério, ao invés de sufocar-lhes as tendências perniciosas.” (685)

  • Eduardo Feliz Natal e um Ano Novo próspero.

    E também a todos aqueles que sonharam com um Brasil soberano, potência global e de inclusão dos mais pobres.

    Aos coxinhas não desejo nada.

    Não vejo razão para festejar Natal, com um governo desses. E pela primeira vez eu deixei de cear com minha família coxinha. Não fui. Podia ter ido. Tempo não me faltava. Mas não fui.

  • Sr. Eduardo,
    Li e gostei. Muito.
    Penso que o sr. está corretíssimo quando propõe a quebra do ódio propagandeado pelo interesse da mídia PLIMPIG.
    Esse caminho de ódio foi plantado aqui seguindo a máxima: Dividir para vencer.
    A quem interessa? Sem sombra de dúvida a estrangeiros (ricos!) que avançam em nossas riquezas condenando o povo mais pobre do pais a um retorno ao início do seculo passado. O povo remediado daqui acredita que assim eles melhoram de vida. Ao contrário somos todos condenados ao retrocesso. Trata-se de uma falácia, todos pioram, apenas aprofunda a distância que os separa da maioria.
    A cabeça de ponte do assalto ao Brasil é a Globo. Que é o pai e a mãe do golpe.
    Muitos já perceberam.
    “O povo não é bobo, abaixo a rede globo”.
    Feliz Natal a todos e muita força para que o sr. continue na luta.

  • Um excelente Natal, repleto de saúde e muita luz, para você e sua familia

    Estou descrente do Brasil, somente atraves de uma grave ruptura, a direita vai parar de a cada 20/30 anos golpear a nação

  • pois é edu vi o comentario do direitista que diz tem que ser baseado no merecimento para ser ajudado então como é bom ser direitista pois eles ja determinam e julgam quem merece na sociedade ser ajudado ou não como é bom ser direitsta pois sempre julgaram o povo africano que eles poderiam escravizar e depois de toda a exploração joga-los na favela numa vala comum a como é bom ser direitista tambem levar a sério a meritrocacia que eles dizem ser a maneira mais justa a como é bom ser direitista feliz natal e prospero ano novo a todos os mortadelas como eu

    • Procure um direitista cristão, e peça a ele para fundamentar esses conceitos nos evangelhos.

      Ou apenas leia para ele Mateus cap 25, v 34 a 40.

      Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
      Mateus 25:40

      Acho que o evangelhos podem ser mais úteis que o manifesto comunista…rsrsrsrsrs

  • O que Jesus pregou foi Amai-vos uns aos outros, amai o próximo como a ti mesmo.Ele não fundou nenhuma religião.
    Diante disto é sempre repito, o problema da humanidade não é capitalismo, socialismo ou comunismo, mas a falta de amor ao próximo.Se houvesse amor ao próximo não estaríamos discutindo isso porque não teríamos tanta concentração de renda, tanta pobreza, guerras e etc.

    Feliz Natal a todos!

  • Edu,

    Feliz Natal!

    O que Jesus pregou foi Amai-vos uns aos outros, amai o próximo como a ti mesmo.Ele não fundou nenhuma religião.
    Diante disto é sempre repito, o problema da humanidade não é capitalismo, socialismo ou comunismo, mas a falta de amor ao próximo.Se houvesse amor ao próximo não estaríamos discutindo isso porque não teríamos tanta concentração de renda, tanta pobreza, guerras e etc.

    Feliz Natal a todos!

  • Não temos este problema em nossa família já que pomos em prática a afirmação de Che Guevara: “Não posso ser amigo de quem pensa diferente de mim”. No caso da esquerda, eles simplesmente fuzilam quem pensa diferente, quando têm a oportunidade. Depois de nos embebedarmos com Champanhe Veuve Cliquot, cantamos nosso hino: “F*dam-se os pobres”!

  • Nesses tempos tenebrosos que vivemos, a incerteza é a única certeza que temos. Tenho relido muitos autores leigos, religiosos, historiadores e sociólogos que já pressentiam a crise pela qual o mundo inteiro passa. Previsões que começam a serem feitas depois da II Grande Guerra, passando pela queda da União Soviética, a queda do Muro de Berlim e das sucessivas crises financeiras pelo qual a economia mundial tem passado. As questões que cercam nossa humanidade foram anunciadas bem antes desse tempo: o futuro do mundo do trabalho, o desmonte do Estado-Nação, questões que envolvem desde a liberdade individual às manifestações coletivas. Tem um excelente livro que fala como interpretar o Apocalipse segundo São João e nele, o autor discorre sobre o duelo cego entre fundamentalismo religioso e mercadológico e que a única maneira de triunfar é transcender a lógica da violência e da exclusão. Uma profunda mudança para um outro universo de convivência e de inclusividade. Ele diz e nós sabemos disso, o ser humano tem sido o problema. O ser humano pode ser a solução. Aí está nitidamente a mensagem crística. O autor é Jean-Yves Leloup e faço minhas as palavras dele. Como um desejo profundo de Justiça.

  • Caro Eduardo, gostaria de acreditar, como você, que o levantamento “dessa barreira entre capitalistas cristãos e comunistas ateus deveria servir para desarmar os espíritos de coxinhas e mortadelas”… Em todo caso, feliz Natal e ano novo a você e sua família!

  • Excelente reflexão Edu
    Espero que seu natal e de sua família tenha transcorrido em paz e com saúde.
    Sempre me vem uma inevitável esperança de as coisa vão melhorar, que depois da tempestade vira a bonança. Acho que não há mal que sempre dure e nem bem que nunca se acabe.
    As histórias bíblicas afirmam Jesus com idéias e ideais contidos no ideario comunista.
    Sou muito grata por participar de sua luta por um Brasil é um mundo melhor.
    Angela

  • A maioria das igrejas ditas cristãs, focam seus ensinamentos majoritariamente no velho testamento, pois só lá eles conseguem fundamentar seus pensamentos conservadores.

    O mundo seria muito melhor se focassem suas doutrinas nos evangelhos.

    Cristo pregou o desapego a riqueza, uma vida simples com o necessário, a partilha e a solidariedade. Acolheu todo o tipo de pessoa que estava a margem da sociedade na época, como ladrões, prostitutas, etc.

    Talvez a principal divergência de Jesus com o comunismo é que ele era ultra pacifista, raramente confrontou seus adversários e nunca expôs seus seguidores, entregando sua vida inclusive para proteger seus discípulos.

    Ele não pregou uma forma de governo, ele pregava que cada pessoa individualmente seguisse seu exemplo de vida de simplicidade, desapego e solidariedade.

    Acho a história e os ensinamentos dele muito semelhantes aos dos maiores mestres da história humana, pena que tudo foi tão distorcido, o que se vê em muitas religiões cristãs nada tem a ver com o que ele ensinou. Encontrei uns exemplos aqui para quem quiser ler:

    Mateus 25 – 34 a 40

    Marcos 10 – 17 a 25

    Destaco aqui o versículo 25, muitas igrejas procuram mil e uma explicações e entendimentos para esse versículo.

    25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.

  • Não consegui comemorar e ficar feliz neste Natal. Não suporto qualquer coisa que não seja democracia, mesmo com suas imperfeiçoes. Fora com todos os golpistas. Não desejo felicidades para os articuladores do golpe (no máximo perdoo os coxinhas manipulados).

  • Belo texto,

    Tenho amigos e familiares que torcem para times diferentes e defendem ideologias políticas diferentes, tenho primos evangélicos e amigos judeus.

    Temos que aprender a conviver com todos e até a admirar alguns mesmo discordando.

    Discordo veementemente de muitas coisas que você escreve, tenho em você um adversário (nunca inimigo) ideológico, já trocamos palavras rudes aqui no calor de algumas discussões.

    Apesar de tudo isso quero que saiba que votei em você para vereador, lhe respeito como defenfor do que acredito e fora da esfera politico-ideológica lhe admiro como ser humano. Pela família que mantém mesmo com as dificuldades que enfrenta.

    Por isso lhe desejo um Feliz Natal atrasado e um ótimo ano novo. Onde o Brasil possa melhorar, para o bem do povo e nós possamos continuar a discutir!

    Feliz 2017!

  • QUEM É QUE ESTÁ INVESTIGANDO TODA ESSA MOVIMENTAÇÃO DE VULTOSAS QUANTIDADES DE GRANA PÚBLICA, NAS MÃOS DOS ELEMENTOS DA QUADRILHA DE CORRUPTOS QUE SE FORMOU NO GOVERNO GOLPISTA DO CORRUPTO DELATADO MICHEL TEMER?
    Meirelles e todos outros corruptos da quadrilha do Temer estão fazendo uma festa particular com nossa grana e NINGUÉM ESTÁ FISCALIZANDO NADA.
    Não ouço, não vejo, não sei de nada sobre fiscalização da grana que circula nas mãos dessa quadrilha de corruptos.
    QUANDO ERA O PT NO GOVERNO, TODOS DIAS TINHA GENTE BARRANDO OBRAS, COMPRAS E FISCALIZANDO TUDO, ATÉ PEQUENAS QUANTIAS DE SUPERMERCADO. AGORA TUDO PODE, E NINGUÉM FAZ NADA. ONDE ESTÃO OS MAGISTRADOS TOGADOS QUE ANTES PROIBIAM OS GASTOS DO GOVERNO?
    SERÁ QUE AQUELES TOGADOS QUE ANTES PROIBIAM, AGORA ADERIRAM E PERTENCEM A QUADRILHA DO CORRUPTO TEMER PARA TAMBÉM LEVAR VANTAGEM? CADÊ A IMPARCIALIDADE DAGLOBO?
    https://www.youtube.com/watch?v=Mz2MLoG7H1E

    • ♫ Pois é. Encheram o saco até por conta de uma tapioca paga com cartão corporativo e agora estão todos bem quietinhos feito criança aprontando reinação. E não tenho dúvida de questão mesmo aprontando falcatruas…

Deixe uma resposta