Quem ganhou em 2016 vai perder em 2017

Crônica

farsantes

 

Muito se falou de 2016. Que não vai terminar ou que foi o annus horribilis do século XXI para o Brasil. Alguns, porém, dirão que foi magnífico. Há os que têm o que comemorar. É gente que quer que o país se dane; enquanto quase todos perderam, esses grupelhos ganharam justamente porque quase todo mundo se deu mal.

A Folha de São Paulo captou muito bem essa disparidade de visões dos agentes políticos no ano que (não) se encerrará algumas horas após a confecção deste texto. O jornal abriu a dois agentes políticos opostos a seção de suas páginas destinada a um artigo para cada lado das polêmicas que elege.

A polêmica deste sábado, 31 de dezembro de 2017, da Folha foi: “2016 deixará saudade?”

Responderam (sim) Janaína Paschoal – uma entre os juristas que propuseram o impeachment de Dilma Roussef – e (não) José Eduardo Cardozo – ex-ministro da Justiça e advogado-geral da União do governo Dilma Rousseff.

É óbvio que Janaína terá todos os motivos do mundo para vir a ter saudade de 2016, assim como José Eduardo Cardozo terá sempre carradas de motivos para carregar as piores lembranças desse ano terrível para seu grupo político e para quase todos os brasileiros.

Janaína está entre os poucos salafrários que saíram do anonimato para a fama e subiram muito na escala social e política. Essa mulher era uma advogada obscura que mal se fazia notar em suas aulas olhadas de soslaio na faculdade de Direito da USP e, em 2016, ganhou fama nacional e inscreveu seu nome na história, ainda que, no futuro, ela venha a figurar como uma das figuras nefastas que causaram tanto mal a este país com um processo que lhe desfigurou a democracia.

Outros ganhadores são os movimentos de extrema direita surgidos nos protestos de junho de 2013, tais como Vem Pra Rua ou MBL, e que, tanto quanto Janaína, saíram do anonimato e de problemas financeiros sérios para uma fama compulsiva e para lucros astronômicos com o que chamam de “militância política”.

Partidos ganharam. PSDB e DEM, até 2013 vinham minguando. As bancadas reduziam-se eleição após eleição e não tinham mais discurso para oferecer a uma sociedade satisfeita com forte e rápida ascensão social e econômica que experimentava.

De repente, a partir do início da crise política, 3 anos e meio atrás, esses grupelhos foram se tornando os “gurus” improváveis de uma nação dopada e apavorada pela volta de problemas econômicos que não conhecera durante 11 dos 13 anos de governos do PT.

2016 foi o ápice do sucesso de gente que fracassara durante mais de uma década em começar (ou voltar) a se locupletar com a política.

Gente a quem o eleitorado brasileiro não confiou nada desde as eleições de 1998, de repente chegou ao poder e começou a aplicar um programa de “reformas”, ditas “coisas impopulares”, que este povo rejeitou claramente nas eleições de 2014.

Essa gente ganhou muito em 2016. Ganhou tudo. Poder, fama, dinheiro… Mas tudo que os golpistas ganharam será cobrado por quem deu. E quem deu tudo a essa canalha foi o povo, o mesmo povo que virá cobrar a fatura e que não aceitará pagamento falso, pois sabe muito bem o que quer de volta.

O que espera dos golpistas um povo que melhorou tanto de vida na primeira década do século XXI e nos primeiros anos da segunda? O povo quer de volta o consumo fácil, a ascensão social rápida, enfim, tudo aquilo que, entre 2003 e 2011, viu que era possível o povo ter.

É aí que os golpistas que tanto ganharam em 2016 vão se ver diante da conta com a carteira vazia.

Ano que vem, a esta hora, os brasileiros vão ter descoberto que a chegada do PMDB e do PSDB ao poder lhes tirou direitos que há décadas todos pensávamos consolidados e uma melhora de vida que permeou os 14 primeiros anos do século XXI. E vão querer de volta todo o poder e regalias que deram aos farsantes que os enganaram.

*

Em 2017, o Blog da Cidadania comemora 12 anos de existência. Há leitores que estão aqui há todo esse tempo. Com a esmagadora maioria dessas pessoas eu converso muito pouco, mas quero desejar a todas que 2017 seja justo para todos. Para credores e devedores, para inocentes e culpados.

  • João Paulo Ferreira de Assis

    Que o ano de 2017 seja bom para todos nós, exceto os golpistas. Para estes não desejo nem bem nem mal.

    • Aproveito para deixar meus sinceros votos de que em 2017 cada um tenha, em dobro, tudo o que desejou para Lula e Dilma em 2016.

  • Alexandre Soares

    Torço que você esteja certo, mas pense bem — vai dar para reverter tudo o que essa camarilha fez pra destruir o Brasil? Retomar as obras de infra-estruturas sucateadas? Recuperar as estatais vendidas a preço de banana? 🙁

    • José Ricardo Romero

      Alexandre, há sim a possibilidade de reversão se não demorar muito e se não se permitir a consolidação dos investimentos nas diferentes áreas de negócios da china que o decadente neoliberalismo econômico está fazendo no Brasil. Este governo golpista está pagando a fatura aos donos do ensino privado, aos setores privados da saúde (planos de saúde), de infraestrutura, de energia… enfim, todos os que patrocinaram o golpe para saquear o país. O golpe é ilegítimo, assim como todas as suas ações e negociatas; tudo pode ser revertido desde que rapidamente não dando tempo para que o prejuízo de quem entrou neste negócio fajuto não seja grande demais. Anulem-se simplesmente tudo o que foi feito no período do golpe. Mas isso só será possível por uma ação de força.

      • Douglas Quina

        Aí eu me pergunto, lógico, de maneira séria: Quem, minimamente sério, faria negócios com os usurpadores temporários, correndo o risco de perderem seus investimentos?
        Será que os mesmos que já compraram lotes do Pré Sal, não perdem o sono, pois quando Lula for eleito, nos dias seguintes, todas essas VENDAS PODEM SER CONTESTADAS pela justiça interna e também pela justiça internacional. Fica claro, prá mim, que estaremos totalmente paralisados até o próximo pleito.
        Quantas mentiras serão protegidas pela mesma mídia que patrocinou o golpe?

        Douglas Quina
        Mogi Guaçu – SP

  • Douglas Otaviani Tôrres

    A todos os lditores do blog,em especial ao dono do espaço um feliz 2017.Com o projeto do senador tucano para barrar a candidatura de Lula é mais um sinal de que este golpe so foi bem planejado la fora,porque desde a sua execução e manutenção a coisa (mesmo com o saco de maldades que era esperado) vai de mal a pior.A turma da direita se acostumou tanto a estar ancorado na midia para mostrar caminhos e protege-los e nem esta esta conseguindo tampar,esconder este circo de horrores.O golpe e a hipocrisia estão escancarados e so falta as pessoas sentirem que não é miragem,que não é uma novela,que é real e que muitos foram usados,enganados.E ai falamos desde o estudante,do lixeiro,carteiro,e subindo na piramide socio economica ate o profissional liberal ao empresario.Isto sem falar das forças de segurança,policias civil e miltar que ja estão em estado de mobilização quando tambem forem atingidos.O alerta do comando das forças armadas é a preocupação com que vira as ruas e não é pouco,imaginem estudantes,MST,CUT e policiais em greve e fazendo passeatas lado a lado.

  • Rodrigo

    É uma pena que pessoas que tinham subido tanto em grande parte do período lulopetista, não tenha se politizado e tenha caída na conversa de uma mídia venal que fabricou falsos heróis. Essas pessoas também acabaram provocando um enorme retrocesso no país que impactará negativamente a vida de pelo menos duas das próximas gerações de brasileiros. É tudo muito triste, quando eu penso nisso fico desolado.

  • Marcos Rizzatti

    Edu, desejo a você, sua família e a todos seus leitores Feliz 2017 (dentro claro da realidade que infelizmente se avizinha a galope), abraços e que continuemos firme em 2017, sem esmorecer com o que os golpistas estão concretizando contra a população menos favorecida!

    • eduguim

      Grato, Marcos

  • Marcelo Andreoli

    Excelente texto, Eduardo! Que 2017 seja um ano de vitórias para todos que amam a democracia! Um abraço…

    • eduguim

      Abraço, marcelo

  • Dilma Coelho

    Que suas profecias se realizem…E que a justiça renasça neste país.
    Que 2017 nos traga de volta a DEMOCRACIA..
    DIRETAS JÁ!!! DIRETAS JÁ!!! DIRETAS JÁ!!!

    • eduguim

      Grato, Dilma

  • antoniocm

    Feliz ano novo, Edu! Para você, família e para todos deste blog.

    • eduguim

      Grato, Antonio

  • Marcia Monjardim

    Sinceramente espero q vc esteja certo e o nosso povo não demore muito a cobrar essa conta.
    Feliz Ano Novo!pra ti e toda sua família.

    • eduguim

      Grato, Marcia

  • Mário Gomes

    Renovar a Fé e a Esperança. Reforçar os laços de Fraternidade, Amizade e Companheirismo. Olhar o Próximo e indignar-se com a Injustiça, a Fome e a Miséria. Caminhar lado a lado, ombro a ombro, fazendo do trabalho uma Missão, trilhando um caminho de Ética e Honestidade. Cabe a cada um de nós participar dessas transformações. Que 2017 seja o prenuncio desse NOVO TEMPO. Muita Saúde e Paz para todos.

    • eduguim

      Viva

  • Carlos Oliveira

    E quem perdeu em 2016 vai perder em 2017, 2018, 2019, ………

    • Juliano Santos

      Jogou seus búzios que mostraram esse futuro aí? Veremos, vai fazendo pé de meia com o que te pagam, não vai durar muito

  • Pisquila

    Feliz 2017 Eduardo! Muita saúde, paz e sucesso, para você e sua família. Fique com Deus.

    • eduguim

      Grato, Psiquila

  • Marat

    Esse imbecil desse Dória, antes mesmo de assumir já aumentou o Bilhete Único Mensal, de R$ 230,00, para R$ 300,00. Está na hora de pobre deixar de ser burro!!!

    • Cibele

      Pois é, Marat, eu só queria saber como! Como esse povo vai deixar de ser burro? O Edu fala que vão sentir na pele e isso vai ensinar e tal. Olha, eu também acho, TOMARA, mas não acredito que seja o suficiente. Por exemplo: leitores do Estadão comemorando a saída do Haddad a gente até entende. Se o povo soubesse o que quer e coisa e tal, não teria votado no Dória, pelo amor de Deus! Se não fosse burro, já saberia que não pode acreditar em JN e manchetes de jornais. Eu juro que não queria ofender. Tem gente que viu melhorias em seu próprio bairro, mas mandou Haddad embora com festa! Tem que ter uma esperança de mudar isso, só o sofrimento, não sei, é capaz de só piorar a loucura, sei lá. Mas, vamos ser otimistas, né? Bom 2017 a todos.

  • Benjamin Eurico Malucelli

    Feliz Ano Novo pra você e sua família. E que em 2017 você continue a luta por um Brasil melhor.

    • eduguim

      Grato, Benjamim

  • Roberto Ribeiro

    Feliz 2017 pra você Eduardo e toda a sua Família. Que Deus continue iluminando a Victoria.

    • eduguim

      Grato, Roberto

  • Trazibulo Meireles

    Feliz 2017 Eduardo. Infelizmente os canalhas foram os “melhores” do ano. Não tardará a descoberta da rasteira dada pela golpista Globo, juízes, promotores, deputados e senadores.

    • eduguim

      Grato, Trazibulo

  • lauro bezerra

    Prezado Eduardo,um feliz 2017a vc e familia.Carinho especial a guerreira Victoria.Continue a sua luta por um Brasil mais justo.Forte abraco.Lauro Bezerra.Miami.

    • eduguim

      Grato, Lauro

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:

    FELIZ ANO NOVO DE 2017 ! ! ! !
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    Comentário de repúdio PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:

    FELIZ ANO NOVO DE 2017 ! ! ! !
    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    • Lourival Zanini

      Parece que o Claudio vai encher o saco de novo com seus comentários triplicados.

      • Maria Libia

        Eu pensei que só eu não gosta da peça acima. Nao perco lendo. Um chato.

        • Daquino

          Calma aí, gente. Esse Claudio parece ter problemas mentais.

          • nigro

            é um artista!

            e deve ter costa quente…

  • Márcia Figueiredo

    Feliz 2017, Edu! Grande abraço

    • eduguim

      Grato, Marcia

  • Mario Mendonça

    Prezado Eduguim

    Bom dia

    Primeiramente: Fora Temer

    Vejo tudo que esta acontecendo no país como positivo, pois se a escola não ensina, cabe aos meios informar politica a sociedade! E quando isso acontece, o povo aprende da pior forma possível, mas aprende!

    Nesse legado de 14 anos de PT na presidência, (poder nunca tiveram), não houve competência para implementar uma formação social que levasse ao discernimento do momento que ora vivemos.

    Levará algum tempo para à massa entender o que houve de 2013 para cá, mas quando entender, verão a falta de coragem de Dilma para tomar as rédeas do poder que o povo lhe conferiu, afinal, foi eleita pela maioria. E pensar que ela pegou em armas na adolescência !!!

    Não teve a coragem de um Getúlio, que mandou fechar o congresso em 1934!!! Porque não usou a CF-88, convocando as Forças Armadas, mandando fechar aquele antro mafioso que chamamos de congresso?

    Tenho inveja de Putin e Xi Jin Ping, pois por lá todos esses golpistas e traidores da pátria estariam mortos ou trancafiados para o resto de suas medíocre vida!

    Creio que 2016 ainda não acabou, alias, a eleição de 2014 ainda não acabou!!!

    Desejo-lhe Saúde e paz, porque ademais buscamos!

    Mário Mendonça

    • eduguim

      Feliz ano novo, Mario

  • José Ricardo Romero

    Muito bom artigo. No meu ponto de vista não há saída senão a violência; uma guerra civil que retire o poder das elites, dos três poderes e da imprensa velha, e o recoloque nas mãos do povo. Segue abaixo um link com uma fala curta mas que diz tudo do Vladimir Safatle. Nós, os brasileiros e os coxinhas, não vivemos no mesmo país embora ocupemos, desgraçadamente, o mesmo espaço. Não há conciliação possível. Não há Lula com o seu Lero -lero de “vamos conversar” possível porque as naturezas de cada protagonista desta tragédia que o Brasil enfrenta são inconciliáveis. A julgar pelo cordeirismo que vejo no povo trabalhador, acho muito difícil acontecer uma revolução, mas não há outra saída.

    https://youtu.be/X7O2G4gpu5o

    • Maria Libia

      Jose Ricardo, estou de pleno acordo com você. A opiniao de vladimir é a mais pura verdade. Esta gente ocupa o mesmo espaço mas somos diamentralmente opostos. Outro dia ouvi no ônibus um rapaz dizer que a democracia nunca esteve na favela. A polícia quando chega invade com patadas as casas, derrubam as portas, agridem os morafores, destroem o pouco que o favelado tem mais, NUNCA FARIAM COM O OUTRO LADO O QUE FAZEM COM ELES. Fiquei pensando no que ele disse e percebi que eles estão se aproximando de nos. Vejam o que a polícia fez com os estudantes e com as passeatas.

  • Cibele

    Feliz Ano Novo, Edu!

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, Cibele

  • José Eduardo

    Os nazis culpavam os judeus pelo ódio que sentiam e se sentiam vítimas. Ou seja,. a culpa do ódio era culpa dos judeus. Assim como o povo desse país miserável…. só que não sou povão e não sou judeu, mas vou matar todos vcs., politicamente, por ora!

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, José Eduardo

  • Ralph Panzutti

    Sem levante popular, e desobediência civil, esses canalhas continuarão fazendo
    políticas impopulares. Com a
    volta do Estado de direito, esses golpistas terão que responder a um tribunal. Refiro me, principalmente a um juiz de primeira instância, um procurador da República e alguns outros funcionários públicos, incluo aqui alguns ministros do stf. Serão acusados de traição à pátria , prevaricação. Exoneração sem direito a aposentadoria ou banimento. Serão daqui para o futuro, jovens e mulheres sem pátria.É o que merecem.

    • Sávio Valença

      Em qualquer país do Mundo em q o executivo indica os juizes do STF, existem a principio 3 possibilidades:

      1) Juizes agem de má-fé e protegem quem os indicou
      2) Juizes simplesmente agem de acordo com a lei e estao evidentemente sujeitos a erros
      3) Juizes agem de má-fé e protegem o adversario de quem os indicou.

      Esta ultima opcao é, evidentemente, o que se pode chamar de “estupro ao minimo senso comum”, portanto só restam as outras 2.

      Ou seja, se um STF q tem 8 juizes indicados pelo PT condena o proprio PT e absolve o PSDB, age de forma puramente tecnica (opcao 2).

      Por outro lado, se condena o PSDB e absolve o PT, há suspeicao. O mesmo raciocínio vale para qualquer lado em qualquer país do Mundo.

      • eduguim

        Ótimo

      • Sávio Valença

        Antes de mais nada, feliz ano novo, Edu!

        Bem, não sei quem é vc, que usou o meu nome, que pode ter sido por engano, porque há um bug no site que permite que outros usem, eu diria que a opção 3 não é “estupro ao minimo senso comum”, acho sim que isto ocorra. Têm pelos menos 2 juízes lá, indicados pelo PT, e um que já não é mais juiz, que também foi indicado pelo PT, que têm esta característica.

  • Rogério Bezerra

    Torço para que façamos um outro “churrascão”, mas desta vez para comemorar a volta da Democracia com Lula!
    Abraço Eduardo!

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, Rogerio

  • Dirce Moreno

    Feliz 2017!!
    Muita saúde e sorte a você e aos seus!

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, Dirce

  • FABIO HENRIQUE LINHARES

    Feliz 2017, Eduardo… pra família toda também.

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, Fabio

  • Vivaldo

    Edu, Feliz Ano Novo! Para você e toda sua família. Deus os abençoe sempre!

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, Vivaldo

  • José Ademir Sales Lima

    Desejo um feliz 2017 para todos os leitores do seu blog, sejam de direita, de esquerda, ou de centro. Não importa, pois ao fim e ao cabo, o ser humano é mais rico do que suas ideologias e, portanto, podem sempre nos surpreender. Ideologias são teorias e por principio não capturam toda a realidade. São mapas úteis para se entender os processos sociais, mas nos detalhes, qualquer mapa estará muito longe de ser o território.

    Perdemos algo que julgávamos importante mas ganhamos também. O aprendizado foi enorme e não podemos reclamar de uma realidade que nos trouxe e mostrou novos (e terríveis) desafios. Certamente a busca por um Estado de Bem Estar Social (EBES) continuará, mas agora em um novo patamar. Os inimigos internos do EBES nacional (brasileiros de nascimento) já vestiram a fantasia e se mostraram por inteiro, no palco, a luz do dia e já empurraram suas propostas de nação sem futuro. Seguem deslumbrados com tanta vitória para se bebemorar nessa passagem de ano. Mas quando acordarem, verão que terá sido mais uma vitória de Pirro. Já os inimigos externos do EBES local (representados pelas grandes corporações multinacionais e suas políticas neocoloniais) continuarão na região de sombra. A virada não exigiu muito deles. Mas aos poucos deverão também emergir da escuridão, a medida que a defesa do EBES crescer no Brasil.

    Infelizmente, o consórcio transnacional conseguiu quebrar as pernas de um signatário dos BRICS, mas o grupo continuará. O maior representante do chamado soft power está agora convalescente, sangrando em parte de suas riquezas e lambendo suas feridas como pode. No entanto, certamente, mais cedo ou mais tarde, sua recuperação virá. A vinda de um mundo novo e suas dores de parto serão inevitáveis. Pessoas como vc Eduardo, contribuem muito para manter a chama do futuro EBES acesa. Feliz 2017 e vida longa para vc e o blog; uma trincheira do combate ao preconceito, na defesa das liberdades democráticas e dos direitos civis.

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, José

    • Lenita

      Adorei tuas palavras, tua reflexão e análise. Bom ler alguém assim justo, lúcido e guerreiro. Gostei particularmente de vc ter lembrado o qto aprendemos diante de tanto desatino. Palavras sábias. Feliz 2017 para você, Edu e todos os mortadelas que se preparam para a luta.

  • Edna Baker

    Eu estou aqui há todo esse tempo e tenho visto você crescer enquanto jornalista a cada dia. Parabéns! Sempre abro meu computador na sua página e de lá corro as outras. A democracia brasileira certamente contará com você como um dos seus mais bravos soldados. Feliz 2017 extensivos à família.

    • eduguim

      Feliz Ano Novo, Edna

  • Benedito

    Quem perdeu e vai continuar a perder é sempre o mesmo: o povo!

  • Maria Libia

    Estaremos sempre juntos, não vamos esmorecer, sempre na luta. Um grande abraço para você, sua família e, principalmente, para a Vitoria, o exemplo para não desanimarmos nunca.

    • eduguim

      Grato, Maria Libia

  • O que? Guerra Civil?
    Os esquerdopatas energúmenos ja não viram que no passado perderam a guerra?
    Nós estamos sempre alertas prontos pra derrotar novamente o exército vermelho se for preciso.
    Querem viver no paraíso da utopia comunista? Então vão embora para Cuba. Aqui não.
    Neste país os comunistóides imbecilóides jamais conseguirão implantar aquele regime caquético.

    Ontem, hoje e sempre, salve 31 de Marco!

    http://www.ternuma.com.br

    • eduguim

      Exército vermelho? Vocês torturavam estudantes, religiosos, mulheres e crianças. São uns covardes

    • Anonymous

      31 de março O CARALHO, sua viúva da ditadura.

      Foi Primeiro de Abril mesmo, o dia da mentira que durou 21 anos.

      E o Edu tem razão, vocês são uns covardes, uns lambe-saco dos USA. Só pisaram nos mais fracos. Não vem bancando o machão não. O Exército Vermelho real teria comido vocês no café da manhã.

      • eduguim

        Hehe

  • Angela Lacava

    Um prazer te ler Edu.
    Que as esperanças se renovem e no próximo ano chegue com conquistas pra vc e sua família.
    Sou muito grata pelo seu esforço, amparado por sua família, em fazer do nosso Brasil um país melhor.

    • eduguim

      Grato, Angela

  • Juliano Santos

    Edu, creio que essa ano que chegou será muito duro. Para o povão nem se diga, mas para os blogueiros também. Tudo o que voce afirma ficará cada vez claro. Essa agenda deles é incompatível com a democracia, ou seja, onde a vontade do povo prevalece.
    Ou eles abrem mão dessa agenda ou usam a força. Acredito na segunda opção, e a blogosfera será vítima de perseguição política. Por isso desejo que voce esteja forte em 2017, se cuide e se prepare para o que vem por aí. Voce, Miguel, Miro, Brito, todos. E conte conosco seus leitores, sempre
    E nunca esqueço da Victória, que é sua fonte de inspiração que eu sei. Beijão para ela

    • eduguim

      Grato, Juliano

  • Nora Cúneo

    Edu, que em 2017 vc tenha a força e inspiração dos últimos 12 anos.
    Equilíbrio individual para não perder o foco, paz para poder (re)construir um país mais justo e saúde para ter condições de trabalhar. É o que quero para mim, é o que desejo para todos. Beijão a nossa querida Victoria.

    • eduguim

      Obrigado, minha amiga

  • Adilson

    Acompanho muito o FaceBook e o youtube e quando vejo os adolescentes e jovens que nunca viveram as crises neoliberais dos anos 90 abraçando ideias liberais perco as esperanças no Brasil. Canais conservadores e liberais tem milhões de seguidores que acreditam na meritocracia e nas ideias do Mises. Há uma verdadeira doutrinação de direita ocorrendo nas mentes dos jovens nas redes sociais. E jovens que ainda nem votaram. Não consigo ver com bons olhos o futuro do Brasil. Se olharmos São Paulo por exemplo são 22 anos de PSDB destruindo o Estado e mesmo assim o povo continua votando nos tucanos em massa. Se alguém que é informado e politizado pedisse meu conselho eu diria: vá embora do Brasil fazer sua vida em um país sério e com um povo politizado porque o Brasil é caso perdido por ter um povo ignorante e analfabeto político. Em pleno século XXI e temos que ficar combatendo teorias conspiratórias alastradas no país pelo astrólogo da Virginia onde agora para uma legião tudo é comunismo. Como ter esperança com analfabetos que vivem na época da guerra fria e desprezam história, geopolítica e a própria escola.

  • Juliano Santos

    Edu, 12 anos? 2005? Acho que te acompanho desde 2006, por aí. Rapaz fazendo as contas de quantos dias de posts, quase ininterruptos, são entorno de 4.380. Destes devo não ter lido seu blog no máximo uns 25 dias, sei lá, por aí. Desses 12 anos, só não acompanhei apenas um mês do seu incansável, altruísta e apaixonado trabalho.
    Vida longa para o Edu!

    • eduguim

      Valeu, Juliano

  • Wilson Alves

    Que possamos todos ter um melhor ano em 2017.

    Abração, Edu. Dê uma bitoca na Victoria por mim.

    • eduguim

      Abraço wilson

  • Augusto César Mourão e Lima

    Olá Edu,
    Belíssima análise. Aproveito para desejar para você e toda a sua família, Victória em primeiríssimo lugar, um novo ano em que a esperança se renove, até porque nada mais nos resta, a não ser ela, a esperança.
    Recebi de uma prima manaura, como eu, que me considero carioca pelos 62 anos vividos naquela maravilha um (não sei como chamam – post, meme (?) dizendo que a soma de 2017 resulta em 10. No lo creo!
    Mas, como já dizia o texto do “Brasileiro – Profissão Esperança”, aqui estou eu na espera e me recordo dos versos do meu querido poeta amazônida, Thiago de Mello, no seu Canto de Companheiros em Tempo de Cuidados:
    É uma espera que dói,
    mas o que vale é ter o coração por cidadela
    e acender uma tocha em cada metro de terra conquistada
    e trabalhar melhor, para que o chão floresça mais
    e o trigo erga bem alto o seu pendão para a festa do amor,
    larga e geral, onde a fome afinal não vai dançar,
    porque não comerão somente eleitos,
    porque são todos os que comerão.
    Um grande abraço Edu e obrigado por você existir.
    César Mourão

    • eduguim

      Abraço cesar

  • Salvador J. Fedrreira

    A todos(as) companheiros(as) que participam do blog. peço aceitar um abraço respeitoso
    “sonhando” com um 2017 á nosso favor.
    Vamos pensar positivo e rogar ” Glória a Deus nas alturas e que reine paz entre todos de boa vontade.

  • Belmiro Machado Filho

    Mais um ano juntos. Com união e os mesmos propósitos haveremos de retomar tudo que nos foi roubado em 2016. Saudações àqueles que vêm o seu próximo como um igual e não com um adversário a ser eliminado. Creio piamente que este espaço continuará a ser preponderantemente democrático apesar dos idiotas que insistem em tumultuar o ambiente.

  • Valéria PE

    Edu, obrigada pela convivência diária e sempre enriquecedora . Espero que suas previsões se realizem para que o Brasil seja devolvido a seu verdadeiro dono, o povo. Um grande abraço e um ano novo de muita saúde ,paz para você e sua família . Beijos em Victória.

    • eduguim

      Feliz ano novo, valeria

  • Fernando

    Com alguma desconfiança de que as coisas em 2017 também não serão nada fáceis, desejo ao Eduardo, família e seguidores de seu blog, um ano de muita luta, lucidez e paciência. Abraços.

    • eduguim

      Abraços

  • Vinicius

    E que venha as diretas já.

  • Primeiramente, Feliz 2017 (assim espero) e muita saúde e paz para todos nós. Acredito que a fatura será cobrada, mas não tão rádio como se espera. As cobrança irão se tornar forte no final de 2017 e início de 2018.

    • eduguim

      Por aí, Antonio

  • Pedro Accioli

    Bom dia Edu!

    Feliz 2017!!!

    Espero que este ano comece a melhorar as coisas para a esquerda! (embora ache dificil)

    Um abraço!!!

    • eduguim

      Feliz 2017 pedro

  • Anderson

    Primeiramente feliz 2017!!!

    Estou otimista, acho que a reforma da previdência não passa. O teto dos gastos teve resistência menor pois não tem efeito tão claro na vida das pessoas como as novas regras propostas para a aposentadoria. De aposentadoria o povo entende muito bem e saberá reagir. E a partir de agora a população ficará cada vez mais atenta e crítica ao governo.

    Se eles seguirem nessa agenda, em 2018 ninguém com alguma relação com esse governo terá chance.

    • eduguim

      Feliz 2017, Anderson

  • Cláudio

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:

    FELIZ ANO NOVO DE 2017 ! ! ! !

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    ::
    .:.
    ::
    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
    .

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    …………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Romanelli

    Eduardo ..vamos começar o ano denunciando o que a mídia finge que não esta ocorrendo ..é BOm não esperar por 2018

    Após prometer congelamento das tarifas unitárias de onibus e metro ..DORIA e ALCKIMIN corrigem em 14,8 % as tarifas de integração onibus metro CBTM

    qual seja ..aqui tb o POBRE da periferia que precisa pegar mais transporte coletivo (e que não dispõe de proteção das empresas nem tem alternativa) pagara a conta

    caracas ..mas o que esta havendo ..NUNCA tinha visto política social às avessas desse jeito ?! ..duma forma tão VULGAR

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/12/1845799-apos-congelar-tarifa-alckmin-e-doria-reajustam-integracao-alem-da-inflacao.shtml

    • Wagner Ortiz

      Cadê os meninos dos 20 centavos, do MPL? não vão sair às ruas para protestar, para derrubar governos?…

  • Carlos Henrique

    Estou aqui há dez anos e infelizmente escrevo este comentário para dizer que 2016 foi o ano de ascensão do QUE EXISTE DE MAIS MEDÍOCRE, MAIS DESPREZÍVEL E MAIS CANALHA EM MATÉRIA NÃO APENAS DE POLÍTICA, MAS DE SER HUMANO, SE É QUE ESSES MONTES DE MERDA QUE SURGIRAM OU ASCENDERAM PODEM SER CONSIDERADOS HUMANOS. JANAÍNA PASCOAL, MORO, DALLAGNOL, SANTOS LIMA, TEMER, OS “JORNALISTAS” DA MÍDIA CONSERVADORA, KIN KATAGUIRI, O MBL INTEIRO, HÉLIO BICUDO E TANTOS VERMES QUE ASSOMBRARAM ESTE PAÍS, E ASSOMBRARÃO POR MUITO TEMPO, FAZEM PARTE DA CATEGORIA MAIS BAIXA E DESPREZÍVEL DO GÊNERO HUMANO, AQUELA SEM VALORES E CARÁTER, CUJA ESTREITEZA MENTAL SÓ COMPETE COM A FALSIDADE, A TORPEZA E A CAPACIDADE DE ENGANAR. SÃO INIMIGOS DE SUA PÁTRIA E DO FUTURO DE SEU POVO, QUE “TRABALHAM” INCANSAVELMENTE PARA QUE ESTE PAÍS CONTINUE NA MERDA EM QUE ESTÁ DESDE 1500(COM RAROS INSTANTES DE LIBERTAÇÃO DURANTE OS GOVERNOS PROGRESSISTAS) E ORGULHAM-SE EM SERVIR DE CAPACHOS PARA A NAÇÃO MAIS ASSASSINA DA TERRA, OS EUA. Tenho por essa gente o mais profundo desprezo, e também pela maior parte da classe mérdia de onde se originaram, e lamento não ser tão otimista quanto você. Não acredito que essa corja da direita, e principalmente os que mandam neles(nossa classe dominante, tão desprezível quanto seus lacaios)vá ser defenestrada do poder tão cedo. O poder deles é muito grande, têm a mídia e o monopólio da força e nossa população é por demais burra, covarde e despolitizada para reagir ao que está acontecendo. Infelizmente acho que o Brasil mergulhará em mais um longo período de osburidade, de onde só sairá depois de décadas para uma nova fase progressista que, se não destruir as estruturas do poder e punir os golpistas da fase anterior(como não fez a fase derrubada por este golpe)será em breve destruída por um novo retrocesso conservador, num ciclo vicioso que só findará quando este país passar por uma grande revolução popular, o que não considero possível de acontecer pelo menos para ser presenciado por qualquer um que esteja vivo hoje.

  • nigro

    interessante, por que parece mesmo que quem perdeu- SEMPRE- continuará perdendo, PARA SEMPRE.

  • Eu não creio em brujerias pero não tenho duvidas que a simples cara da dra Janaina teria ajudado muito o dr Cesare Lombroso uns 150 anos atras.

  • Muitos anos após Gutemberg, e até os anos 1970 , 80 a imprensa era como banda de musica. Todo o bairro importante tinha uma, multipla, novidadeira , tinha la seus desafinos, mas tbm seus solistas e talentos proprios.
    Hoje cresceu, aqui e no mundo ocidental a MIDIA é uma philarmonica: gigante, oligopolica, não tem dissonâncias, mesma futilidade, não admite o talento de solistas , a mesma partitura noticiosa em toda a parte.
    E o ‘M’ dela não é Musica, é de manipulação.