Globo e PM-SC atacam homem eletrocutado com filho no colo

Reportagem

IMG-20170126-WA0099

Episódio ocorrido na tarde de 22 de janeiro último, em Pomerode, Santa Catarina, envolvendo a Polícia Militar e um cidadão local, teve novos desdobramentos. Diego Colegnac, 24 anos, foi levar o filho à casa da ex-mulher. Lá chegando, constata que ela não está em casa e que há policiais no local. Aí começa seu inferno.

O rapaz chega de carro com o seu irmão dirigindo. No veículo estavam Diego, seu irmão, a filha de seu irmão (de 5 anos) e seu próprio filho. Ao se dirigir ao apartamento da ex-mulher, Diego é abordado pelos policiais, que afirmam que haviam recebido um chamado da mãe da criança acusando-o de ter invadido sua residência e saído com o filho de ambos sem autorização dela.

Contudo, no momento dos desentendimentos entre Diego e a PM a mãe da criança não estava em casa esperando pela polícia, apesar de ter feito o chamado. O pai da criança, então, encontrando a casa fechada, resolve ir embora com o filho, mas, segundo ele, os policiais não permitiram.

Em nota, a PM de Pomerode informou que os policiais foram pacientes e que Diego Colegnac usou o filho como escudo:

Observa-se que os policiais foram pacientes, claros e legítimos em suas determinações, inclusive quanto à ordem para soltar a criança. Houve desobediência e resistência por parte do autor (em vários momentos da ocorrência), que infelizmente se utilizava de uma criança (seu próprio filho) como escudo para não acatar as determinações dos policiais e para se livrar das responsabilidades dos atos que até então cometeu”.

Segundo o tenente-coronel Joao Batista Reus, da PM de Pomerode, a polícia deu ordem de prisão para o rapaz por dois motivos. “Primeiro, ele havia arrombado a casa de mãe da criança para tirá-la de lá. Depois, ele estava sequestrando a criança e a polícia não tinha como deixar isso acontecer”, diz a PM

Sobre os motivos que levaram o policial a usar uma pistola de choque mesmo com uma criança envolvida na ação, Reus informou que a PM usou procedimentos para não atingi-la.

O vídeo, porém, mostra situação bem diferente. No momento em que Diego é atingido, a criança grita desesperadamente e parece sentir dor, ainda que a PM de Pomerode garanta que o menino não teria sentido o choque.

Reportagem da afiliada da Globo em Santa Catarina não mostra o vídeo completo e claramente toma partido da polícia. O rapaz não tem chance de dar a sua versão da história. Apenas aparece reclamando da ação da polícia. Sua posição sobre acusação da mãe da criança não é divulgada pela emissora.

Confira, abaixo, a matéria da Rede Brasil Sul (RBS), afiliada da Globo em Santa Catarina.

Chega a ser criminosa a postura da Globo de Santa Catarina ao fazer acusações tão graves ao rapaz sem dar a ele oportunidade de se defender. Diante disso, o Blog da Cidadania procurou Elaine MiKhail, uma prima do rapaz que já havia se manifestado na matéria de um site que replicou o vídeo gravado pelo irmão de Diego.

Elaine, que é de Presidente Prudente (SP), nos passou o telefone de Diego e de outra sua prima, a advogada Roberta Dias Borges Frade, também residente em Pomerode e que conhece o caso melhor.

Diego afirma estar muito assustado, pois a PM teria ficado rondando sua residência.

Primeiramente, conversamos com Roberta. Em seguida, conversamos com Diego. Antes de reproduzir as entrevistas, vale esclarecer alguns fatos:

1 – Diego não poderia ter invadido a casa da ex-esposa para “sequestrar” o filho porque ela mora em um apartamento em um edifício fechado com portão de ferro. No local, só é possível entrar “interfonando” antes.

2 – Diego não é casado com a mãe de seu filho e, segundo ele e suas primas, sua ex-esposa não aceita a separação.

3 – Diego tem áudio no qual a mãe de seu filho pede para ele ir à casa dela buscar seu filho porque este sente saudade do pai.

4 – Diego garante que a criança foi atingida pelo choque elétrico aplicado em si e apresentou ao blog vídeo inédito mostrando que a criança sentiu dor no momento em que ele foi atingido pelo taser da PM.

5 – Roberta enviou prints de conversas entre Diego e a mãe de seu filho no qual ela o ameaça de fazer denúncias falsas contra ele e de levar a criança para longe para que ele nunca mais a veja.

6 – Vale ressaltar, como será ouvido no vídeo abaixo, que, além de Diego e seu filho de três anos, no local dos fatos estavam o irmão dele com sua filha de 5 anos, ou seja, havia mais uma criança no local.

7 – Estudo descobriu que o tipo de arma taser pode disparar mais eletricidade do que dizem; autores do estudo dizem que pode provocar parada cardíaca em 50 por cento dos alvos e que pode atingir quem está tocando neles.

8 – A advogada Roberta Dias Borges Frade, prima de Diego, afirma que ele foi coagido a assinar um depoimento com o qual não concordava, sob ameaça de nova prisão caso não assinasse.

9 – Roberta e Diego também afirmam que o flagrante de ele estar dirigindo alcoolizado foi forjado. Ele estava dentro do prédio da mãe do seu filho quando foi preso pela PM sob acusação de dirigir alcoolizado, com o detalhe que o teste do bafômetro deu negativo.

10 – A PM continuou aplicando choque elétrico em Diego mesmo após tirar a criança do seu colo.

Ouça a entrevista da advogada Roberta Dias Borges Frade

Abaixo, o áudio da entrevista do Blog com Diego. Em seguida, vídeo impressionante em que é possível ouvir os gritos de dor da criança ao ser atingida pela descarga elétrica.

 

Esse caso todo ainda tem mais elementos que o Blog precisa checar antes de divulgar. Há muitas informações, imagens e vídeos que mostram que Diego foi vítima de uma armação, pois ele prova que não é verdade que agredia a moça que o denunciou.

Contudo, é preciso verificar a pertinência de divulgar o material. Talvez essa pertinência resida no fato de que a polícia tratou como verdadeiro o fato de que Diego agrediu a mãe de seu filho e levou a criança sem sua autorização,apesar de que o rapaz apresentou provas de que foi ela quem pediu que ele fosse buscar o filho.

Mas isso ficará para um próximo capítulo desse episódio tão doloroso.

37 comments

  • Até a criança disse já chega senhor….gritos de pânico,de dor.que despreparo total.isso pq tinha duas crianças uma de 3 que não pra de questionar se a polícia matou o papai e outra de 5 anos.onde vamos para?.

  • Aceitem ou não, mulheres como esta ex existem aos montes. Usando covardemente as leis e ate seus próprios filhos pra coisas ridículas como ciúme ou ganhos materiais. Enquanto a guarda compartilhada nao for regra, continuará havendo injustiças e alienação parental.

  • Bem, tudo tem que ser examinado com cuidado. O problema é que o que foi divulgado pela grande mídia foi uma defesa da versão da ex-esposa e da polícia como um todo, porque a corporação já se manifestou defendendo os atos do policial. Outra coisa é que tem um vídeo mostrando o contrário de tudo que foi alegado pelo policial, fora outros fatos, apontados por Edu com sua entrevista, que desmentem a polícia.

    Tudo indica que isto foi uma armação da ex-esposa e que a policia acreditou na sua versão. Se a polícia fosse preparada, o policial não tinha agida daquela maneira ameaçadora, a corporação não tinha tomado partido logo de cara do policial. O que a corporação faria era dizer que iria investigar o fato para saber o que ocorreu de verdade, e constatando o abuso de poder do policial, que ele seria punido.

  • Esse rapaz deve ter muito cuidado!!!!!!!!!! Algumas coisas são óbvias nesse vídeo : para começar, o cinismo da PM ao querer mudar as leis da Física, e, de forma enojante, tentar afirmar que, estando dois corpos ligados, o choque elétrico aplicado no primeiro não passará para o segundo, quando todos sabem que, havendo ligação entre os dois corpos, a energia elétrica se propagará do primeiro para o segundo. É ISSO O QUE O CINISMO DA “NOTA” DA PM TENTA CONTRADIZER!!!!!!!!!!!!! Em segundo lugar, É ÓBVIO QUE O RAPAZ NÃO PODERIA TER SEQUESTRADO A CRIANÇA EM UM CONDOMÍNIO FECHADO, ONDE SUA SAÍDA SERIA BARRADA, A MENOS QUE RENDESSE A SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO, O QUE GERARIA RELATOS DESSAS PESSOAS COMPROVANDO A AÇÃO!!!!!!!!!!! TERCEIRO O HABITUAL REACIONARISMO DA GLOBO, SEMPRE APOIANDO AS FORÇAS CONSERVADORAS, DETURPANDO O QUE OCORREU COM SUA “MATÉRIA” DESTINADA A PROTEGER A PM E CRIMINALIZAR O PAI DA CRIANÇA, O MESMO QUE FAZEM COM OS MOVIMENTOS POPULARES QUANDO ESPANCADOS PELA POLÍCIA!!!!!!!!!!!!!! Outros aspectos que desmascaram a PM já eram claros no vídeo do texto anterior anterior, como a postura do rapaz , onde não se percebia qualquer traço de agressividade(ele chegou a sentar mesmo enquanto era rispidamente abordado pela PM); como também a ausência de qualquer demonstração de embriaguez no rapaz, o que foi comprovado posteriormente pelo teste do bafômetro feito na delegacia(e ainda que tivesse bebido, não era o rapaz que conduzia o veículo, como afirmado no vídeo do post anterior pelo verdadeiro condutor do carro, irmão da vítima da PM). Parabenizo você pela coragem em levar o caso à frente, encaminhe-o às entidades nacionais e internacionais de direitos humanos e à imprensa estrangeira, ressaltando, além, da truculência criminosa da PM, a igualmente criminosa cumplicidade da Rede Globo, possuidora de uma ficha criminal de décadas, que tenta proteger a PM da culpa pelas atrocidades que cometeu!!!!!!!!!

  • Infelizmente, situação como essa já se naturalizou neste paiseco de ministrecos, juizecos, e usurpadores, afinal estamos vivendo num Páis que acabou de sofrer um golpe de Estado em pleno século XXI.

  • “Primeiro, ele havia arrombado a casa de mãe da criança para tirá-la de lá. Depois, ele estava sequestrando a criança e a polícia não tinha como deixar isso acontecer”. A rigor, pai não sequestra filho, e como poderia ter arrombado a casa se ele mesmo comparece espontaneamente para entregar o filho na casa materna e a casa se acha fechada e a mãe ausente? Questões a serem elucidadas com a investigação. Quanto à atitude da polícia, felizmente há o vídeo. Ato violento, homicídio claro, praticado por agente do estado que estava obrigado a proteger a vida do pai e da criança, não importa em quais circunstâncias.

      • cara, vai te lascar, este não é o caso. É uma veemência em defender um lado de qualquer forma, veja os vídeos, veja os fatos e analise as coisas. Vcs, de direita, tomam partido do que vcs acham que é do lado de vcs a qualquer custo. Não é por aí que as coisas tem que andar.

  • Tem mais esse povo alienado ficam acusando o rapaz de estar bebado, simplesmente pq viram o policial exigindo o teste do bafometro, mas o q eles nao sabem, é q na delegacia foi feito tal teste, e o rapaz foi liberado pq a concentracao de alcool no sangue estava abaixo do limite imposto pelo governo!!!
    Alem do que existe mais um erro policial, porque eles foram ao local verificar uma chamada de agressão, como constataram q nao havia arrombamento ou agressao, quiseram transformar isso numa blitz da lei seca!!! Kkk Tão ridiculo q foi uma blitz da lei seca em cima de um pedestre!!! Pq claramente o policial nao viu o rapaz dirigindo carro algum!!! Não sabia q essa lei vale pra pedestres tambem!!
    Total despreparo da policia militar!! Isso tem q ser averiguado a fundo! Espero q o Ministerio Publico tome as medidas corretas e cabiveis, porque precisamos de uma força militar realmente preparada!!!
    E para porta voz da policia, q deve se achar estudada, fica minhas risadas!!! Foi totalmente incoerente e despreperada e forneceu provas de diversos erros da força policial na rede de televisão!!!
    E pra finalizar o assunto, olhe as palavras da mãe pra equipe de reportagem, ela me pareceu mais preocupada nos bens q ela quer do rapaz do q com o proprio filho!! Será q ela ao menos se preocupou em levar o filho a um cardio por precaução, pra saber se houve algum dano cardiovascular na possivel descarga q a criança possa ter levado? E sendo até um pouco sensacionalista, mas com fundo de verdade, será q ela levou a criança a algum psicologo infantil, pra saber se nao ficou algum trauma na cabeça da criança? Porque nao precisa ter muito estudo pra sabe q nessa idade q ocorre a formação de identidade, personalidade, o q a criança passa e vive q vai dizer o adulto q ela se tornará no futuro!! Afinal, se a criança mater aquela imagem na memoria, podemos ter um novo sociopata em formação, um psicopata, matador do policiais! E não é coisa de novela, pq vemos isso acontecer diariamente em todo o mundo, e sabemos q grande parte da escória humana, se tornou como tal por traumas de infancia!!
    Então será q o povo brasileiro é tão burro? Leigo? Q não consegue analisar o contexto de uma forma geral e prefere ficar subjulgando um ou outro??

  • Coitado do policial gente ele é fruto de uma sociedade opressora, não sabemos até que ponto a conjuntura familiar dele influenciou nesse comportamento perverso.

    Acreditam nisso? Eu não.

    Deveria ser responsabilizado e processado.

    Ousem vocês irem à corregedoria denunciar. Vão ser chantageados e coagidos a cancelar a denúncia. Pode ser civil ou militar.
    Sou favorável a desmilitarização. Mas ela em si não é o problema. A falta de caráter, burrice sim.

    “O indivíduo se evadiu do recinto e logramos êxito em capturá-lo”. Ah essa Banânia.

  • INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado INDIGNADO indignado.

    Parece uma história fictícia narrada em forma de vídeos em capítulos. E toda ela sem nenhuma dúvida para quem tem dois neurônios que a PM foi bruta, covarde, estúpida, e que colocou em risco a vida de uma criança de três anos. Para qual objetivo a utilização de choque elétrico contra uma pessoa que carregava uma criança no colo e que apenas resistia decentemente a uma abordagem estúpida? Qual a pretensão da PM de Santa Catarina? Que história mais bárbara ! Estou indignado com essa estupidez. O que fizeram do Brasil em poucos meses foi transformá-lo num saco de merdas, e muito fétidas. Que Horror !

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) [email protected] canalhas direitistas…
    .

    * * * * * * * * * * * * * “A pior das instituições gregárias se intitula militarismo. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar aos sons de música, eu desprezo este homem… Não merece um cérebro humano, já que a medula espinhal o satisfaz. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este CâNCER da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A repressão é a coisa mais desprezível que existe. Preferiria outra coisa a participar desta ignomínia.” (Albert Einstein)
    .

    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    . . .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    .
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    .
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    .
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    .
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    .
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .
    . . .
    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    SARTREANA
    .
    Maldita seja toda esperança
    que faz continuar o mal
    do bem que só se alcança
    no viver sempre (des)igual
    .
    …………….………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    .:.
    NÓS
    .
    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…
    .
    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?
    .
    ………………………….……………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    CEM RIMAS
    ( para o PT e o PSTU )
    .
    A vida passa de graça
    e fica ainda mais rica
    nos olhos de esperança
    que às mãos multiplicam
    .
    ………………………………………..………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    KWY
    .
    .
    P
    …e
    …….n
    …………s
    …………….o
    …………………logo(S)
    …………………………………..p
    …………………………………..e
    …………………………………..s
    …………………………………..o
    .
    ……………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão
    .
    tele……………………..vazão
    .
    tele……………………..vazio
    .
    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    .
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    ……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    Globo
    .
    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO
    ……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    rotina
    ( para o poeta Paulo Machado )
    .
    homem de rituais
    modernos
    modernamente
    morro todos os dias
    do mesmo jeito:
    desfeito em contas e em cantos
    mais nada
    tudo menos
    ……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    negócio
    ( para o poeta Rubervam Du Nascimento )
    .
    a morte industrializada
    sob o rótulo “VIDA”
    abastece em cada rês
    a existência perdida
    ……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    massa
    .
    a cidade cr…e………s……………………..c…………………………………………..e
    e a gente
    …………………desa
    .
    …………………par
    .
    …………………ec
    .
    …………………e
    .
    ……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    capitolismo
    .
    predadores à espreita
    muito mais que esperto
    tem-se que ser sempre vivo
    .
    preço da evolução
    lei da sobrevivência
    juras de a-mor
    juros e mais ou menos valia
    .
    antenas atentas
    vigiam os espaços
    (e o tempo)
    da vida
    mínima
    nas promoções do dia-a(-)dia
    .
    é isto o que vinga:
    a morte é hereditária…
    .
    …………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    foi ou é ou será
    .
    não o feito
    nem a coisa por fazer
    ou o imperfeito perfeito
    :
    o que me anima
    é a magia lógica das possibilidades
    ……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    .
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    ……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
    .
    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
    …………………..………………………………. (Joseph Pulitzer)
    ::
    Se você não for [email protected]
    .
    “Se você não for [email protected], os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as ‘pessoas’ que estão oprimindo”.
    …………………..………………………………. (Malcolm X)
    ::
    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………..………………………………. (Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    ………………………….………………………. (Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    ……………………………………..……………. (Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Já falarm isso antes, mas é sempre bom repetir, o grande problema da ditadura é que começa por cima e vai até o guarda da esquina.
    Estou desesperançoso, Edu. (nunca vi o velho tão pessimista). Até não recomendo a leitura do post de hoje do Segunda Opinião.
    Dito isso, isso que voce está fazendo, um jornalismo cidadão que dá apoio aos indivíduos, cujos direitos estão indo para o ralo, será que cada vez mais necessário. É um jornalismo de resistência. Parabéns mais uma vez, Eduzão!

  • Há mais perguntas: pra onde foi levada a criança depois de levarem o rapaz pra delegacia? Por que guincharam o carro dele? A criança foi ouvida, pra saber se levou (e tudo indica que sim) choque?

  • Se a Rede Globo de Televisão, uma organização criminosa que precisa ser desmontada para o bem da Democracia e do Brasil, diz ser “assim”, é melhor acreditar que é “assado”, pois essa organização mafiosa e antinacional não tem credibilidade.

  • É o seguinte: ninguém aqui é DEUS para saber a verdade dos fatos. Cada parte vai dizer que tem razão e que a outra está mentindo. Ouvir advogado e ouvir uma porta é a mesma coisa. Advogado é pago para defender seu cliente e não pensa duas vezes em MENTIR. Portanto, muita cautela nessa hora. Brasileiro adora JULGAR os outros, sem ter nenhuma prova da VERDADE. Depois aparece a verdade e fica todo mundo com cara de idiota. Quem vai decidir esse caso é o juiz ou juíza da Comarca de Pomerode. Aguardemos até lá.

Deixe uma resposta