Blog da Cidadania entrevista Jessé de Souza

entrevista, Todos os posts

Crise política e econômica… Como chegamos a isso? Quando tudo isso começou? Por que o Brasil deixou de ser uma potência emergente da era Lula para se tornar o país sem perspectiva de futuro da  era tucano-peemedebê?

Para tentar entender a conjuntura, o Blog entrevistou Jessé de Souza, sociólogo que recentemente lançou o livro A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato.

Autor argumenta que a visão do brasileiro como vira-lata, pré-moderno, emotivo e corrupto decorre de uma leitura liberal, conservadora e equivocada de nosso passado. Para ele, é preciso reinterpretar a história do Brasil tomando a escravidão como o elemento definitivo que nos marca como sociedade até hoje.

ESSÉ SOUZA, 57, doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha),também é autor de “A Tolice da Inteligência Brasileira” e “A Radiografia do Golpe” (Leya), além de professor de sociologia da UFABC.

Assista a entrevista

 

9 comments

  • O aumento da criminalidade bateu a minha porta, Edu. Recebi uma mensagem de meus pais, dizendo que o filho da linda pessoa, que trabalha na casa deles, deste que eu era um adolescente, foi morto a noite passada, por criminosos, que invadiram a casa deles atirando. Uma tragedia para minha familia(sim, eles ja’ eram da familia) e uma tragedia em curso no nosso pais. Viva o golpe, neo-liberal, excludente em poder no Brasil. Boa sorte a todos ai no Brasil.

  • Otima entrevista Edu. Acabei de ler o livro “A tolice da inteligencia brasileira” de Jesse de Souza, no qual ele também trabalha as questões elaboradas nessa entrevista. O cara é muito bom mesmo, sociologo sério e comprometido.

  • Edu, ótimas entrevistas. O blog ficou muito bom, especialmente com a sua dedicação integral a estas páginas.
    Valeu a pena ter contribuído com um pouco para tal resultado.
    Apenas uma ressalva: não deixe que trolls pagos e neonazistas invadam a caixa de comentários do Face e se apossem dela, como o Andre Souza acima.

  • É interessante a entrevista, pois no fim mostra que o próprio Eduardo ao citar o outro careca, o Karnal, está impregnado pelo discurso da elite!!!

  • Caro Edu, só hoje pude acabar de ver esta entrevista. Não quis perder nada, por isso demorei. Excelente!!!! Uma verdadeira aula, que acabo de compartilhar no face.
    Grande abraço e parabéns!!!!

Deixe uma resposta