Datafolha confirma que maioria vê perseguição a Lula

Análise, Destaque, Todos os posts

Os fatos mais importantes divulgados pelo instituto Datafolha neste fim de semana não são os números nem a preponderância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os demais pré-candidatos a presidente da República na eleição do ano que vem, por estranho que pareça.

Não há nenhuma novidade no fato revelado por essa pesquisa, de que Lula é o líder isolado em uma corrida presidencial que, devido ao país ter um presidente ilegítimo, acabou sendo antecipada.

Vários institutos vêm dando essa informação. O último foi o instituto MDA, em pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), presidida por Clésio Andrade, ligado ao PSDB mineiro e, portanto, inimigo de Lula

Aliás, vale ressaltar que é ridícula a afirmação da grande mídia de que ainda seria “cedo” para discutir a eleição presidencial. O país está sendo governado por um bandido e seus asseclas, os quais estão roubando dinheiro público à luz do dia para comprarem votos de parlamentares de modo a se manterem no poder, tudo isso com a complacência da mídia, do Judiciário e dos paneleiros…

Aliás, o que surpreende mesmo é a surpresa da direitalha.

O governo tucano-peemedebê tira direitos trabalhistas, acaba com programas sociais, vende o futuro de uma geração inteira e ignora a rejeição esmagadora dos brasileiros a privatizações. É óbvio que os brasileiros acabariam querendo de volta o primeiro presidente da história brasileira a melhorar de fato a vida da maioria.

 

Quem lê o Blog da Cidadania ficou sabendo lá em 2015 que o povo se revoltaria com os golpistas. Esta página previu isso antes mesmo de o golpe ser dado. Basta consultar os arquivos para comprovar que a ascensão cada vez mais rápida de Lula foi prevista aqui.

Nesse aspecto, a pesquisa Datafolha não inova nem surpreende. Mas diz muito…

O que diz, por exemplo, é que, devido à forte ascensão de Lula, não dá mais para esconder que o ex-presidente se torna cada vez mais popular e menos rejeitado. E a Folha fez o possível para esconder.

A penúltima pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial foi divulgada lá em junho. A afasia do grupo Folha pelo tema sucessão presidencial fica evidente por tão grande espaço entre uma pesquisa e outra.

A importância dessa pesquisa Datafolha está no fato de ter sido divulgada tempo suficiente após as acusações sem provas do ex-ministro de Lula Antonio Palocci e da condenação do ex-presidente (pelo juiz Sergio Moro) a 9 anos e meio de prisão

Nesse contexto, o Datafolha mostrou que a maioria do eleitorado não apenas não deu bola a esses ataques ao ex-presidente como, também, que parcelas cada vez maiores da sociedade estão captando o jogo sujo da direita contra ele.

Não são os números do Datafolha que importam, é a rendição do Datafolha aos números de outros institutos. Até a pesquisa de junho, o instituto vinha contrariando todas as outras pesquisas e colocando Marina Silva e Sergio Moro em situação de vantagem contra Lula.

Toda onda esmagadora de ataques a Lula nos quase quatro meses que separam a pesquisa Datafolha anterior da pesquisa recém-divulgada pelo mesmo instituto deram em nada como foi ao longo do governo Lula inteirinho.

Matéria da famosa revista norte-americana Forbes, que se dedica a economia e negócios, enxergou recentemente o que a direitalha brasileira não quer enxergar, que o povo quer Lula.

A pesquisa Datafolha diz que “apenas” 26% dos eleitores responderam que, se não puderem votar em Lula por ele ter sido impedido pelo Partido da Justiça, votarão em quem ele indicar. O jornal Folha de São Paulo argumenta que, em 2014, 37% responderam que votariam no candidato indicado pelo ex-presidente.

Como dizia Eça de Queiroz, é d’escachar…

Não dá para acreditar que a direita não tenha entendido que está em curso um processo de convergência para Lula e, mais do que tudo, para a esquerda.

A direitalha sabe, ainda que se recuse a admitir, que a esquerda está recuperando força porque o povo está vendo no que deu colocar a direita no poder – perda de direitos, piora de vida, empobrecimento dos mais pobres e enriquecimento dos mais ricos.

Além disso, a colocação do juiz Sergio Moro como candidato a presidente da República é arrasadora para ele e para a Lava Jato, pois para condenar uma pessoa tão amada pelo povo seria necessário um juiz isento, não um juiz que age como candidato e é visto como candidato.

A crescente força eleitoral do ex-presidente é oriunda da vontade do povo e, como diz o artigo 1, parágrafo único da Constituição Federal, “Todo o poder emana do povo”. Que assim seja e assim será, pois, até outubro de 2018, o povo exigirá cada vez mais a volta de Lula.

Assista, abaixo, comentário sobre o tema publicado no Canal do Blog da Cidadania no YouTube.

*

PS: Recebi centenas de mensagens por email através da seção Fale com o Blog e estou respondendo aos poucos. Peço desculpas pela demora nas respostas, mas vou responder a todos.

36 comments

  • Em primeiro lugar, as manchetes desse jornaleco, sempre são tendenciosas.
    É o famoso jornalismo de esgoto.
    Mas, se tratando de um folhetim adorado pela elite mais podre do País, ele vem sobrevivendo ao próprio veneno.
    O fato mais significante da pesquisa, para mim, é o de que, se LULA não for candidato votarão em quem ele indicar.
    Esse é o desespero dos fascistas bolsonarianos.
    LULA vai levar essa eleição, se houver é claro, pois ainda corremos o perigo de que a gangue que está no poder, faça alguma manobra contra a realização de eleições.
    E há sentido nisso, pois se a esquerda voltar ao poder os fascistas ficarão sem proteção e poderão ser literalmente enjaulados.
    Precisamos de uma pesquisa desse tipo cada mês, para colocar o juizeco de Curitiba e seus micos amestrados do MPF no devido lugar, ou seja, sob a lei do povo.
    Quanto mais perseguem LULA, mais nos vingaremos nas urnas.
    E com o perdão da palavra, não há trégua para esses golpistas, a palavra certa é vingança mesmo.

    • Todas as pesquisas dissem a mesma coisa. E eu acredito em pesquisa, só não acredito nas falsas, como a do Datafolha, que resistiu quanto pode a aceitar que Lula vence de lavada os adversários no 2o turno

    • E a Sra, Dona Eneide, ja’ começou a acreditar que a esquerda esta’ recobrando a sua força e energia politica(Lula SEMPRE esteve forte junto ao povo)?; esta’ começando a acreditar que os blogs e meios de comunicaçao de esquerda sao integros e prezam pela verdade? De outra forma, o que a senhora anda fazendo povoando meios de comunicaçao desonestos? Saudações Lulo Petistas para a senhora e um otimo 2018.

      • Recobrando força? e coisa de titulo de futebol?
        A esquerda nunca teve nada .
        Você não entendeu que não existe democracia?
        Quem vai ganhar a presidência vai ser quem o “estabelichment” mandar e vai fazer exatamente o que eles mandarem.
        Lula foi assim, Dilma foi assim, se fosse Aécio seria assim, se fosse qualquer um será desta forma.

    • Pesquisa = manipulação.
      Sela qual for.
      Vence quem paga a pesquisa.
      “54% dos eleitores querem que Lula seja preso, mas 66% avaliam que isso nunca vai ocorrer”. Isso ai é uma bobagem com certeza 99% querem que Lula seja preso.

  • A verdade está estampada em jornais do mundo todo.
    Desde que os Advogados de LULA protocolaram essa perseguição na ONU, o Mundo político prestou mais a atenção no que está acontecendo aqui, sob as ordens do Tio Sam, que quer explodir a América Latina.
    Os americanos ladrões e assassinos sempre se acharam o Síndico do Mundo.
    Matam, roubam, corrompem, para exercer seu domínio.
    Um dia desses irão achar um inimigo à altura e terão que se preocupar então em se defender, não em atacar.
    Não tenho dúvidas de que essa perseguição foi criteriosamente criada pelos americanos, principalmente os donos do capital sujo.
    Vamos sobreviver, com certeza, porque os verdadeiros Brasileiros, e aqui a elite não está incluída, são lutadores natos.

    • Nós não temos elite.Este pessoal se acha elite, mas isto pressupõe ser uma coisa boa, coisa que não é.Nós temos uma classe dominante egoísta, gananciosa , desonesta e corrupta.

  • Boa noite, Edu.Parabéns pela atualização do Blog.
    Eu fico me perguntando, mbls da vida ficam insinuando sobre comunismo do PT(esquerda), mas não falam nada de um país como a China Comunista arrematando vários leilões(governo que eles apoiam)de empresas estatais.Não tem explicação.

  • ♫ Boa noite, Edu. Antes de mais nada, deixe-me dizer que admiro a sua honestidade e a sua coerência; imagino quanto você e os seus sofreram e continuam sofrendo devido às suas posições políticas.
    Bom, eu sei o que é isso. Meus amigos se afastaram ao longo dos anos, não por eu ser radical, o que não sou, mas sim porque nunca perdi a fé no PT e na esquerda em geral. E por esses dias, vou EU me livrar do último que restou, que deu para radicalizar seu (dele) antipetismo e anda me irritando com isso. Ele que se foda. Meus verdadeiros amigos são você e todos que lutam pela grandeza do país.
    Mal posso esperar para ver a cara de bunda do eventual adversário do Lula, quando as urnas forem abertas; vai ser mais ou menos como a cara de mamão-macho que o Aébrio Never fez quando a Dilma lhe botou na tarraqueta. E virá aquela enxurrada de Pelés e Alexandres Frota, dizendo que o brasileiro não sabe votar etc. Rirei (riremos) então até ficar descadeirado…

  • Meu caro Edu parabens pelo novo blog.Unico modo de impedirem o retorno de Lula,da esquerda ao poder é boicotarem as eleições,mas com a economia e o social indo pro buraco não sei se conseguirão segurar.A direita sentou em um barril de polvora e ascendeu o pavio.

  • Caro Eduardo
    Fugindo do tema.
    Realmente, nos demais blogues sujos, saíram os links, quem perde somos nós.
    Graças a eles, tínhamos as redes que formávamos, para nos atualizarmos, agora isso foi rompido, e a direita ganha com isso. Há que se romper, entre os blogueiros, esse tipo de ação, e voltar aos link associados. Mostra união.
    Eu mesmo, passava de um para outro, não que isso seja intransponível, é só favoritar.
    Já temos muitas divergências, que a direita sapateia.
    Saudações

  • Que tal lançar uma campanha para que o judiciário, juízes, desembargadores, promotores em todos os níveis, receba salários no mesmo nível que, digamos, professores universitários federais? Sem qualquer forma de penduricalhos a não ser o único justo que são diárias e transporte para trabalhos em outros locais e, assim mesmo, limitados a alguns dias por trimestre. Afinal, professores trabalham mais que os membros do judiciário e estes têm no máximo, a mesma dignidade funcional. Os concursos públicos nas universidades são mais difíceis para ingresso ou carreira, verdadeiramente públicos e transparentes e exigem depois constantes avaliações, públicas e transparentes também elas. Quem quiser fica e quem não quiser demita-se, sem vantagens. Com a economia (80, 90% ?) que se vai fazer pode-se dobrar o número de postos e instaurar programs continuados de aperfeiçoamento das funções e da execução dos trabalhos de modo a dar, pela primeira vez na história, eficiência funcional ao judiciário. Ah, pode ser que muitos professores universitários em vários níveis não estejam contentes com seus salários, mas não se pode negar que sejam salários dignos, ao contrário daqueles pagos no judiciário que transformam seus servidores em cúmplices do sistema golpista e elitista para a manutenção dos privilégios.
    Responder

  • Concordo que Lula é apoiada pour uma grande parcela da população que o PIG tenta esconder. Deu ruim pra eles. Mentem tanto que ninguém mais acredita no que publicam.

  • Antes de tudo, Fora Temer e Lula 2018.

    Edu, parabéns pelo blog e pelo trabalho. Contribuí humildemente fazendo dois depósitos para lhe ajudar. É o mínimo que posso fazer.

    Sugestão pros seus webmasters: Coloca os comentários sendo gerenciados pelo Disqus (www.disqus.com), como vários fazem. Aí, personagens como “oneide teixeira” terão + trabalho p/ postar abobrinhas.

    A ideia de usar o plug-in do Facebook só n é melhor… Pq tem gente q n tem Facebook, como eu. 😀

    Sucesso!

  • Mas há outro detalhe que você não considera: esses 54% respondem na suposição de que fossem verdadeiras as acusações contra Lula, o que não se confirma, o processo é uma farsa
    e a população percebe cada vez mais o caráter eleitoreiro e parcial das decisões do juiz Moro, daí o forte crescimento de Lula em todas as pesquisas.

  • Nao concordo com o Durante, eembora nao concorde apenas no detalhe que a noçao da perseguição Nao seja fator do crescimento do metalurgico.
    É sim, Durante, e fortemente se soma aos outros. Ponha-se no lugar do cara do andar la de baixo. É facílimo e automático ligar as duas coisas. E não é burro de ver tanta repetiçao, tanta enfase na criminalização do PT e de seu lider, tanto tempo de TV e a coincidencia… de tanto ”esquecimento” da globo em relaçao aos marginais tipo Aecio Mala Pesada…
    Isso enquanto a gasolina e o gas de cozinha sobem á la primeiro mundo!…
    É no primeiro turno se deixarem.

  • Boa tarde Eduardo
    Gostaria de saber como compartilhar a notícia do apartamento vizinho ao nosso PRESIDENTE Lula que está no Portal da Transparência como aluguéis pago entre 2008 e 2011 a antiga proprietária.
    Vi a reportagem no Blog 247 e não aprendi ainda a pesquisar no Portal da Transparência.
    Grato e um abraço.

    Gilmar aposentado de Santos

  • Eduardo, parabéns pela nova cara do blog. Ficou muito bonito.
    O conteúdo continua ótimo, cada vez melhor. Lúcido.

    Acredito que as pesquisas começam a mostrar um pouco do resultado dos movimentos sociais. Esse é o caminho, sempre longo e penoso, que atinge resultados consistentes e duradouros. Daqui para frente será cada vez mais evidente que, quem quiser se eleger representante do povo, deve ser primeiro representante de seus movimentos sociais.
    Só assim cada um de nós terá a possibilidade de se sentir verdadeiramente representado.

    Algum outro candidato para enfrentar o Lula? façam fila, por favor…

    abraço

  • Boa tarde Eduardo
    Gostaria que você pubicasse aqui no blog a página do Portal da Transparência que trás as despesas da Presidência da República no período 2008/2011 dos comprovantes de pagamento a Família da ex proprietária do apartamento vizinho ao ao do nosso PRESIDENTE Lula em São Bernardo do Campo, A reportagem está no blog 247 mas eu ainda não aprendi a navegar no Portal da Transparência, fico no aguardo da publicação aqui no Blog da Cidadania.
    Abraço,
    Gilmar aposentado de Santos

Deixe uma resposta