Blog da Cidadania descreveu o golpe de 2016 dois anos antes

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Sou considerado um otimista incurável assim como já fui, por muitos anos, considerado “paranoico” por ter previsto, anos e anos antes, que a direita aproveitaria uma eventual queda de popularidade de Lula ou de Dilma para derrubá-los através de um processo de impeachment ou de alguma outra medida “legal”.

Este Blog previu várias vezes, anos antes, que bastaria cair a popularidade de Dilma que formar-se-ia uma maioria conjuntural no Congresso que acabaria por encampar a pressão da mídia contra os governos petistas e promoveria o impeachment de Dilma. Uma dessas vezes foi em novembro de 2014, quando escrevi o artigo “Direita já trama golpe “paraguaio” à luz do dia”.

Leia, abaixo, o que esta página publicou quase dois anos antes do impeachment de Dilma.

Blog da Cidadania

10 de dezembro de 2014

Direita já trama golpe “paraguaio” à luz do dia

https://blogdacidadania.com.br/2014/11/direita-ja-trama-golpe-paraguaio-a-luz-do-dia/

Duas semanas após Dilma Rousseff ter sido reeleita pela vontade de mais de 50 milhões de brasileiros, colunistas da mídia tucana já falam em “impeachment” como se estivessem falando do clima, ou seja, com a maior naturalidade.

O pior de tudo é que nem de longe há causa para sequer cogitarem uma coisa dessas. O que chega mais perto de um motivo é matéria com a qual a revista Veja tentou interferir no segundo turno da eleição presidencial e que, de tão fraca, jogou sobre a revista o peso da lei eleitoral, com multa e direito de resposta contra a publicação.

O motivo, porém, não importa. A direita midiática conseguiu ampliar sua força no Congresso e, através do maior número de congressistas, espera que a sedição no PMDB, capitaneada por Eduardo Cunha, seja suficiente para que os derrotados na recente campanha eleitoral consigam no tapetão o que o povo lhes negou nas urnas.

[…]

Infelizmente, ninguém deu bola. Este blogueiro era tratado por muitos setores da esquerda como “paranoico” e adepto de “teorias da conspiração.

O artigo que você vai ler a seguir foi escrito para rebater, essencialmente, o discurso deste blogueiro sobre o golpe iminente. É um pouco longo, mas precisa ser lido para que as pessoas entendam os erros da esquerda que nos levaram a esse estado de coisas.

Esse articulista foi um dos grandes entusiastas das tais “jornadas de junho de 2013” e do “não vai ter Copa”, que criaram clima contra o governo Dilma também na esquerda. E deu no que deu, apesar de avisos de “paranoicos” como este blogueiro.

Não, esta página não tem bola de cristal – se tivesse, acertaria na loteria. Era só usar corretamente a lógica. O golpe era visível. Porém, tanto na esquerda quanto na direita existem “oráculos” criados do nada – e por nada – que se esmeram em previsões e análises furadas e são incensados por isso.