Datafolha mostra Brasil fazendo as pazes com o PT

Análise, Destaque, Todos os posts

A pesquisa Datafolha divulgada no último sábado corrobora as previsões desta página de que o povo iria acordar e descobriria que era feliz com o PT e não sabia.

Como o Blog da Cidadania previu no post IBOPE sugere que LULA é favorito para 2018 (de 1/12), Jair Bolsonaro estancou. Ele continua no patamar de 17 ou 18 por cento no primeiro turno e empacou contra Lula em 33% no segundo turno, enquanto o petista cresceu 4 pontos percentuais e chega à metade dos votos mais um.

O percentual de brasileiros que consideram o governo Dilma Rousseff melhor que o de Temer disparou. De acordo com o levantamento, agora 62% dos brasileiros consideram que o governo Dilma foi melhor do que o de Temer. Apenas 13% avaliam Temer melhor que a ex-presidente, e 23% dizem que não há diferença entre eles.

Esse dado é importantíssimo porque resgata a imagem do PT e a indicação da ex-presidente por Lula.

Os novos indicadores econômicos festejados pelo governo e pela grande imprensa como sinal de que a economia está melhorando não entusiasmam a população, conforme o Datafolha. Cresceu de 56% para 60% os que esperam que a economia vá piorar e também subiu de 26% para 31% o índice dos que consideram a ameaça de perder o emprego como a coisa que mais lhes dá medo.

Outra notícia estupenda é a de que 50% dos brasileiros votarão ou poderão votar em quem Lula indicar. Ou seja, o poder de transferência de voto de Lula só aumenta e deverá aumentar mais conforme as “reformas” terríveis de Temer forem empobrecendo os brasileiros, já que a tal “recuperação do emprego” de que falam é, na verdade, queda do emprego com carteira assinada e aumento do emprego informal, ou seja, precário.

Lula disparou nas simulações de segundo turno. Enquanto o queridinho do mercado financeiro e da mídia, Geraldo Alckmin, afunda abraçado com Marina e Bolsonaro fica estagnado, Lula abrange quase metade do eleitorado.

Nada disso é surpresa. Este Blog vem dizendo, desde 2015, que isso iria acontecer, que as pessoas iriam perceber a burrada que fizeram ao atacar Dilma daquele jeito partir de 2013, pois isso lhes trouxe o que esta página disse mil vezes – naquele ano e nos anos seguintes – que ocorreria: perda de direitos, exterminação de programas sociais e aumento da corrupção.

Além disso, Ciro Gomes, em cenário de segundo turno sem Lula, está crescendo. Já empata com Alckmin.

Isso é bom porque mostra o profundo enfraquecimento da direita tucano-peemedebê e abre espaço para a esquerda caso Lula não possa disputar a eleição.

Este Blog, pois, reafirma tudo que vem dizendo desde 2015, quando o país foi engolfado pelo fascismo: os golpistas iriam chegar ao poder, começariam a maltratar o povo – tirando dos pobres para dar aos ricos –, o povo acordaria e se voltaria para o PT.

Porém, nem tudo são flores. Note, leitor, que, hoje, o Estado brasileiro despreza a vontade do povo. As pessoas não querem reforma trabalhista e eles aprovam assim mesmo, não quer reforma da Previdência e a quadrilha tucano-peemedebista insiste, quer votar em Lula e o Judiciário arma julgamentos de mentirinha para prendê-lo, impedindo o povo de votar nele.

Como todo golpe, como toda ditadura, o regime oriundo da derrubada ilegal e criminosa do governo Dilma Rousseff e mancomunado com um Poder Judiciário partidarizado até a raiz dos cabelos, age contra a vontade popular porque não foi constituído através dela e, sim, de uma trama que tirou um governo legítimo e o substituiu por um ilegítimo.

Agora, aquela garotada que fez besteiras lá em 2013 e ressuscitou a extrema-direita e que só conhecia o governo do PT já está entendendo por que os mais velhos apoiam Lula. O Brasil de Temer é o Brasil que vigia antes de 2003, antes de o PT chegar ao poder.

Tudo somado, é possível ver um lado positivo em tudo de ruim que aconteceu no país nos últimos anos. Isso pelo que o país passou se chama “aprendizado democrático”.

*

Assista, abaixo, a reportagem em vídeo e, em seguida, um segundo vídeo que explica como você pode ser notificado toda vez que o Blog da Cidadania publicar nova matéria.

*

COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES DE NOVAS MATÉRIAS NO BLOG

  • HERBERT

    Caro Eduardo,
    A notícia é ótima, só não é melhor porque, como bem disse você, “o Poder Judiciário arma julgamentos de mentirinha para prender o Lula”, solapando a Soberania Popular, que é o o princípio pelo qual o Estado (País) é criado e sujeito à vontade das pessoas. O Judiciário de hoje é claramente partidarizado, perseguidor e segue os ditames preceituados pela velha mídia brasileira. Como já disse aqui outras vezes, o ex-presidente Lula é o seu alvo principal, o seu prato predileto, que vem sofrendo uma imensa perseguição desse poder da república, que não o quer mais como presidente deste Brasil.

    • Blog da Cidadania

      Mas se impedir Lula, vai aumentar a Vitória d direita

      • Sávio Costa

        Não seria “derrota da direita”?

        • Blog da Cidadania

          Agora não lembro mais o contexto Sávio

          • irene

            Acho que é isso:Se a direita hoje tem x votos. Com o impedimento de Lula ela poderá vir a ter mais que x votos.

          • Naylson Brasil

            Mais;
            X+Y não é = a0!
            é isto que a direita vai ter!

          • Oscar Müller

            É só ler aí em cima, Edu! A confusão aconteceu na sua resposta para o Herbert…

        • irene

          Se a direita hoje tem x votos. Com o impedimento de Lula ela poderá vir a ter mais que x votos. Acho que é isso……

      • HERBERT

        Caro Eduardo,
        É exatamente isso que a direita quer.

  • Rodrigo Coelho

    Caro Eduardo (sou o Rodrigo SB do blog antigo). Eu acho que o que essas pesquisas querem é fazer o Tribunal do RS acelerar a prisão do Lula. Seria ridículo, na visão dos barões, um condenado pela justiça vencer as eleições do próximo ano. Se houvesse essa reconciliação, o povo estaria nas ruas contra os aumentos diários dos combustíveis e a volta do trabalho escravo, sobretudo no comércio e nos hospitais, onde as horas extras por trabalho nos domingos e feriados não existem mais. Você se esqueceu de que o Dória tinha 1% no início e venceu no primeiro turno em SP?

    Pastores evangélicos, padres, youtubers, bolsominions, jovens tucanos de cabeça preta, MBL etc estão numa cruzada contra a ideologia de genêro, a coisa que mais assusta a população ignorante hoje em dia, de medo do filho sair por aí de batom.

    Espero estar errado e que seu otimismo vença, mas a direita vai ficar por aí muitos anos ainda.

    Temer tem apoio popular. O povo apenas tem vergonha da moça do Datafolha e do IBOPE porque ele é do PMDB, se fosse do PSDB o entrevistado não só diria que é um governo maravilhoso como até sentaria em um bico de tucano e rodava se isso fosse oferecido na entrevista. Uma contradição que só o amor pelo PSDB explica, já que esse povo se choca com um simples nú artístico no museu. Coisas de Brasil.

    • Blog da Cidadania

      Rodrigo, que bom que se cadastrou. Abração

  • Marcio Ramos

    Os milicos estão preparando o golpe.

    • Pedro Accioli

      Se o Lula for eleito e tentarem o golpe militar, eles vão ver o que é quebra quebra de verdade!

  • valéria PE

    Edu, boa noite. Parabéns pelo importante papel que vem desempenhado em prol da democracia. Em um país sem lei podemos esperar tudo, até uma condenação sem provas. Espero que o povo saia dessa inércia.

    • Blog da Cidadania

      Grato, Valeria

  • Jimmy Cricket

    ☺ A notícia é auspiciosa para quem pode observar o que está acontecendo e ajudar de certa forma as pessoas a retomar o juízo. Eu posso: prevendo como seria o futuro, tornei-me rentista anos atrás e, desde então, não preciso trabalhar para viver. Sou tradutor e trabalho porque gosto de fazer algo útil, ajudando a difundir o conhecimento.
    Compadeço-me no entanto das vítimas indefesas das atrocidades desta ditadura, de quem conta com o próprio trabalho para viver com dignidade, mormente os mais pobres. Como sempre, é sobre eles que incide o sofrimento.
    Levará quase uma geração para recuperar totalmente este país. Até lá, estarei morto; não chegarei a presenciar esse Brasil. Terei que me contentar com as pequenas floradas proporcionadas pelo próximo governo – este sim emanado do povo, pelo povo e para o povo.
    Saúdo a próxima geração; ela herdará os frutos da luta que hoje travamos e será melhor que a minha…

  • Romanelli

    diz você :

    “…Note, leitor, que, hoje, o Estado brasileiro despreza a vontade do povo…age contra a vontade popular porque não foi constituído através dela e, sim, de uma trama que tirou um governo legítimo e o substituiu por um ilegítimo…Isso pelo que o país passou se chama “aprendizado democrático”

    Vc tá pensando que vivemos numa escolinha ? Lidamos com vidas, sofrimento e aflição humanas. Larga de poetizar a tragédia ou glamorizar o crime cumpadi !

    Aprendizado NADA ! ..o BRASIL já passou por muitas DPs ..essa tabuada já esta decorada ..Foi golpe mesmo, covardia, vilania, abuso, um CRIME contra o povo e o país !!! ..uma violência inominável que, por isso, todos devemos redobrar os cuidados

    Infelizmente, pra tornarmos essa “teoria” uma lição pratica, o BRASIL vai ter que decidir o que fazer com os principais agentes dessa FARSA (ex: S.Moro, Temer e camarilha direta, Gilmar Mendes e barões da mídia ..e nossa relação com as principais potencias)

    Diz mais :

    “..aquela garotada que fez besteiras lá em 2013..”

    Não era garotada, era gente formada e DES_informada..de todos os matizes sociais ..eram VIÚVAS de LULA (entenda isso) ..vitimas da ressaca por terem saído dum período tão profícuo, de elevada auto estima, com nosso GRANDE TIMONEIRO, LULA, pra mergulhar num tempo depressivo, governado por incompetentes e arrogantes (de Mama Vana) e envenenado por farrapos morais e políticos tiranos (turma do pmdb, psdb. psb, psd, ptb e pp)

  • Amyws Myles
  • Romanelli

    aprendizado sobre o uso do discus

    ele deixou o blog mais lento

    toda vez que vc editar um comentário pra fazer correções (como acabei de fazer), digamos, de digitação ..aqui no Cidadania teu comentário será submetido novamente ao crivo do mediador, do Edu ..e, diante disso, não tá na hora de liberar o comentário diretamente ?

    Liberando os comentários, sem censura, isso poderá fazer com que o debate ganhe mais velocidade ..o mediador terá menos trabalho ..e eventuais exageros poderiam ser denunciados pelos leitores ..fora que o tal discus já da uma maior garantia de rastreamento, não ?

    • Jimmy Cricket

      ☺ Ô Romanelli! Você já entrou no blog 247 e acessou alguma notícia? Eles não fazem triagem dos comentários e o resultado é um bate-boca sem pé nem cabeça nem fim. É o paraíso dos bostinhas onanistas com a palma da mão cheia de pelos e um cesto enorme de papel higiênico “consumido”.
      Liberar aqui os comentários, sem passar pelo crivo da pertinência, resultaria em idêntico descalabro. É o que você quer?

    • Jimmy Cricket

      ☺ Você está maluco, Romanelli? Liberar diretamente os comentários? Você já abriu o blog 247, que não analisa nada que é dito?
      O resultado seria uma enxurrada de besteiras escritas por moleques onanistas com a palma da mão cheia de pelos, como acontece com o 247.
      Não confio em você e nem dou a mínima pelas suas opiniões. Por mim, você seria excluído deste blog, podendo então fazer companhia ao Cláudio lá no blog do Professor Hariovaldo Almeida Prado…

  • Sávio Costa

    Eita que tem coxa nojento chorando agora!

  • Marcus Rodrigues

    Existem diversas guerras socio-politicas a serem travadas. Mas a da vez, e que ira’ impactar todas as outras guerras, é contra o judiciario partidario e o que ele ira’ fazer a respeito de Lula e da forma de escolha dos futuros lideres. Que o cosmos nos ajude.

  • Juliano Santos

    A questão é que quanto mais eles insistirem em impedir Lula, enquanto este vai se tornando o unico candidato que o povo quer, mais a máscara cai.
    O fato de Lula subir no segundo turno mostra claramente que sua rejeição caiu. O que quer dizer que a lava a jato/pig perde credibilidade.
    Até quando vão conseguir esconder os podres revelados por Tacla Duran? As internet embora não seja o JN divulga. Até quando esconderão os podres da Globo? Aqui a Record também divulga.
    Está cada vez mais dificil, Edu, completar o golpe, ou seja continuar governando depois de 2018 e manter uma aparência de democracia, “que as instituições estão funcionando”. Só existe uma chance deles continuarem no poder, é através de ditadura, escancarada e sem disfarces.

  • Gilberto Cruvinel

    Eduardo, bom dia

    Hoje, lemos no GGN que o Desembargador Gebran, amigo do peito de Moro, concluiu seu voto em prazo recorde de 100 dias sobre a sentença com que Moro condenou Lula. Começa-se a formar a opinião de que o TRF-4 confirmará a sentença e ainda o farão em tempo recorde impedindo que Lula recorra a tribunais superiores a tempo de manter a candidatura.

    Pergunto a você novamente. Você mantém sua opinião de que não haverá como barrar a candidatura do ex-presidente, conforme atestou aquele parecer jurídico encomendado pelo próprio PT?

    abraço

  • Atineli
  • Gilberto Cruvinel

    Povo não quer candidato do governo e impedir Lula não será pacífico
    por Tereza Cruvinel

    Jornal GGN – Tereza Cruvinel publicou artigo nesta segunda (4), no Brasil 247, analisando que a última pesquisa Datafolha mostra que não há espaço para um candidato do governo ou outro nome que tenha apoiado o golpe que levou Michel Temer ao poder. Segundo ela, os números mostram que a despeito da imprensa martelar a recuperação da economia, a população não sente nenhuma melhora na prática.

    Ao contrário, o pessimismo está em alta, e pode virar uma alavanca para Lula. Dessa forma, é possível dizer que, “contra o Lula, só vai lhes restar o tapetão. Mas isso também representará outro golpe, e desta vez a população talvez não aceite tão passivamente o roubo de seu direito de votar no preferido.”

    Por Tereza Cruvinel

    Datafolha: sinal fechado para a candidatura governista

    No Brasil 247

    A pesquisa Datafolha mostra que a população entendeu e está entendendo tudo – do golpe contra Dilma aos retrocessos do governo Temer, terminando com as ameaças à candidatura Lula -, planeja dar sua resposta nas urnas, elegendo Lula, e avisa que não há espaço para uma candidatura governista.

    A população entendeu que a derrubada de Dilma Rousseff foi um golpe e traduz sua compreensão em dois pontos da pesquisa: 71% rejeitam Michel Temer e 62% dizem que o governo dele é pior que o da antecessora deposta. Estes dois indicadores já complicam muito a estratégia dos governistas de disputarem com um candidato único, seja ele Alckmin, Meirelles ou qualquer outro. Apoio de Temer ou identificação com o governo são beijo da morte.

    O que move as pessoas na eleição é o que elas sentem, não números e estatísticas. O governo e a mídia tocam bumbo para o pibinho de 0,1% no terceiro trimestre, para a criação de empregos, embora sejam majoritariamente informais, a queda dos juros e da inflação e outras mudanças macroeconômicas. Mas a população não está sentindo nada disso, como já mostrou o IBOPE e agora o Datafolha confirma.

    A população é pessimista em relação a quase tudo na economia e na vida pessoal, mostra o Datafolha: 60% acham que a inflação vai subir, 50% acreditam em aumento do desemprego, 37% acham que a economia ficará na mesma em 2018 e 32% acham que a situação vai piorar. Só 27% acreditam na prometida melhora. Entre os mais ricos, apenas 31% avaliam que sua situação econômica pessoal piorou, e 42% acham que isso aconteceu ao país como um todo. Entre os mais pobres, 68% acham que o país piorou e 60% acham que isso aconteceu também em suas vidas. Os pobres são a maioria do eleitorado e neste segmento Lula nem é favorito, é dominante.

    Com este quadro, não há espaço para a candidatura de direita que querem chamar de centro, e que uniria todas as forças do golpe. PMDB, PSDB, Centrão e quejandos. Como diz FHC, é tarde para os tucanos negarem o golpe e o governo que apoiaram. Mas eles já sabem o tamanho da pedra que colocaram no próprio caminho. Por isso, contra o Lula, só vai lhes restar o tapetão. Mas isso também representará outro golpe, e desta vez a população talvez não aceite tão passivamente o roubo de seu direito de votar no preferido.

    https://jornalggn.com.br/noticia/povo-nao-quer-candidato-do-governo-e-impedir-lula-nao-sera-pacifico-por-tereza-cruvinel

  • Naldo Naldo

    Sr. Eduardo, é bom avisar aos partidos de esquerda ficarem alerta sobre essas mudanças do tse, essa tal biometria é de uma disparidade sem par, querer digitalizar todos os eleitores é de uma insanidade monstruosa, fora o fato de que pode criar uma confusão para os elitores dos estados mais distantes, fora o fato de que segundo alguns dá para saber em quem o eleitor vota, sinceramente, não se de onde saem essa idéias mirabolantes de uma justiça que nem deveria existir…

  • Hermes Sanchez

    Pesquisa com o eleitor médio no Brasil, considerando-se que haja por volta de 40% de analfabetos funcionais no país, detecta que esse eleitor, em meio a inúmeros nomes, reconhece só o do Lula, e o aponta. Note-se que, em manifestação espontânea, a preferência pelo petista cai a 17%, mostrando que é essa a parcela convicta, que já traz o nome na cabeça o nome do candidato. E mais, 46%, mesmo quando apresentados os possíveis candidatos, afirmam não saberem em quem votar, e 19% não querem votar em ninguem desses. No mínimo 65% dos entrevistados não fizeram as pazes com o PT.

  • Robby Souza
  • Nilson Moura messias

    Edu, Lula do Brasil?2018!