Datafolha mostra Brasil fazendo as pazes com o PT

Análise, Destaque, Todos os posts

A pesquisa Datafolha divulgada no último sábado corrobora as previsões desta página de que o povo iria acordar e descobriria que era feliz com o PT e não sabia.

Como o Blog da Cidadania previu no post IBOPE sugere que LULA é favorito para 2018 (de 1/12), Jair Bolsonaro estancou. Ele continua no patamar de 17 ou 18 por cento no primeiro turno e empacou contra Lula em 33% no segundo turno, enquanto o petista cresceu 4 pontos percentuais e chega à metade dos votos mais um.

O percentual de brasileiros que consideram o governo Dilma Rousseff melhor que o de Temer disparou. De acordo com o levantamento, agora 62% dos brasileiros consideram que o governo Dilma foi melhor do que o de Temer. Apenas 13% avaliam Temer melhor que a ex-presidente, e 23% dizem que não há diferença entre eles.

Esse dado é importantíssimo porque resgata a imagem do PT e a indicação da ex-presidente por Lula.

Os novos indicadores econômicos festejados pelo governo e pela grande imprensa como sinal de que a economia está melhorando não entusiasmam a população, conforme o Datafolha. Cresceu de 56% para 60% os que esperam que a economia vá piorar e também subiu de 26% para 31% o índice dos que consideram a ameaça de perder o emprego como a coisa que mais lhes dá medo.

Outra notícia estupenda é a de que 50% dos brasileiros votarão ou poderão votar em quem Lula indicar. Ou seja, o poder de transferência de voto de Lula só aumenta e deverá aumentar mais conforme as “reformas” terríveis de Temer forem empobrecendo os brasileiros, já que a tal “recuperação do emprego” de que falam é, na verdade, queda do emprego com carteira assinada e aumento do emprego informal, ou seja, precário.

Lula disparou nas simulações de segundo turno. Enquanto o queridinho do mercado financeiro e da mídia, Geraldo Alckmin, afunda abraçado com Marina e Bolsonaro fica estagnado, Lula abrange quase metade do eleitorado.

Nada disso é surpresa. Este Blog vem dizendo, desde 2015, que isso iria acontecer, que as pessoas iriam perceber a burrada que fizeram ao atacar Dilma daquele jeito partir de 2013, pois isso lhes trouxe o que esta página disse mil vezes – naquele ano e nos anos seguintes – que ocorreria: perda de direitos, exterminação de programas sociais e aumento da corrupção.

Além disso, Ciro Gomes, em cenário de segundo turno sem Lula, está crescendo. Já empata com Alckmin.

Isso é bom porque mostra o profundo enfraquecimento da direita tucano-peemedebê e abre espaço para a esquerda caso Lula não possa disputar a eleição.

Este Blog, pois, reafirma tudo que vem dizendo desde 2015, quando o país foi engolfado pelo fascismo: os golpistas iriam chegar ao poder, começariam a maltratar o povo – tirando dos pobres para dar aos ricos –, o povo acordaria e se voltaria para o PT.

Porém, nem tudo são flores. Note, leitor, que, hoje, o Estado brasileiro despreza a vontade do povo. As pessoas não querem reforma trabalhista e eles aprovam assim mesmo, não quer reforma da Previdência e a quadrilha tucano-peemedebista insiste, quer votar em Lula e o Judiciário arma julgamentos de mentirinha para prendê-lo, impedindo o povo de votar nele.

Como todo golpe, como toda ditadura, o regime oriundo da derrubada ilegal e criminosa do governo Dilma Rousseff e mancomunado com um Poder Judiciário partidarizado até a raiz dos cabelos, age contra a vontade popular porque não foi constituído através dela e, sim, de uma trama que tirou um governo legítimo e o substituiu por um ilegítimo.

Agora, aquela garotada que fez besteiras lá em 2013 e ressuscitou a extrema-direita e que só conhecia o governo do PT já está entendendo por que os mais velhos apoiam Lula. O Brasil de Temer é o Brasil que vigia antes de 2003, antes de o PT chegar ao poder.

Tudo somado, é possível ver um lado positivo em tudo de ruim que aconteceu no país nos últimos anos. Isso pelo que o país passou se chama “aprendizado democrático”.

*

Assista, abaixo, a reportagem em vídeo e, em seguida, um segundo vídeo que explica como você pode ser notificado toda vez que o Blog da Cidadania publicar nova matéria.

*

COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES DE NOVAS MATÉRIAS NO BLOG