Demissão de William Waack é golpe mortal no racismo cordial brasileiro

Destaque, Reportagem, Todos os posts, Últimas notícias

 

A TV Globo finalmente demitiu o ex-âncora do “Jornal da Globo” William Waack, gravado por cinegrafistas negros da emissora quando, diante das “câmeras”, em “off”, proferiu um mini discurso racista que revoltou a maioria esmagadora da população brasileira, que, nunca é demais lembrar, é MAJORITARIAMENTE afrodescendente, segundo o IBGE.

Nesta sexta-feira (22), a emissora comunicou que ela e o jornalista “decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham”.

No vídeo, Waack aparece em Washington, onde estava para a cobertura das eleições presidenciais dos Estados Unidos, exatamente um ano antes. Ele se preparava para entrar no ar ao vivo quando um motorista passou na rua buzinando. Nesse momento, Waack faz um discurso assustador, ouvido e gravado por cinegrafistas negros da Globo.

“Está buzinando por que, seu merda do cacete?”, reclamou Waack. Em seguida, ele se virou para o comentarista Paulo Sotero e afirmou “Deve ser um, com certeza, não vou nem falar de quem, eu sei quem é. Sabe o que é?”.

Sotero ficou confuso e Waack moviu sua boca em um cochicho inaudível. De acordo com peritos, foi possível constatar que o jornalista de fato usou a palavra “preto” de forma pejorativa.
“Minhas observações quanto ao que é falado por William Waack a Paulo Sotero, neste momento, apontam para: ‘Preto, (né)… Preto, né?'”, disse o engenheiro eletrônico e mestre em fonoengenharia Maurício de Cunto, em análise feita para o Notícias da TV.

O vídeo foi vazado por Diego Rocha Pereira, ex-operador de VT da Globo que foi demitido em janeiro deste ano. Em entrevista a Mauricio Stycer, colunista do UOL, Pereira afirmou que não postou o comentário racista de Waack logo que o gravou pois teve medo de ser mandado embora.
No início de dezembro, Pereira voltou à Globo. Com entrada autorizada, chegou a entrar na Redação do Jornal da Globo e postou uma foto irônica, sentado na cadeira que antes era ocupada pelo âncora, com a legenda “O que acham?”.

Diante da repercussão do vídeo, William Waack foi afastado da bancada do Jornal da Globo em 9 de novembro. Na ocasião, a Globo comentou que era “visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações”.

Veja, abaixo, o vídeo do Blog da Cidadania sobre o episódio, que acabou sendo o comentário independente mais visto na internet brasileira sobre o ocorrido em 8 de novembro de 2016. Em seguida, leia mensagem do Blog da Cidadania aos seus leitores

MENSAGENS AOS LEITORES 

  • — 1/3 —

Os leitores financiaram o novo site. Está modernizado. Implantamos sistema de notificações de leitores, sistema de comentários à prova de fascistas e muito mais virá. Porém, precisamos de sua ajuda. O site tem agora uma pequena equipe para pagar e custos com seu jornalismo. Há várias formas de assinar o Blog da Cidadania.

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE AQUI

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE AQUI

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA edu.guim@uol.com.br

Com seu apoio, vamos continuar melhorando o site e nos prepararemos melhor para a guerra eleitoral de 2018

– 2/3 –

VEJA COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST ACIONE O SININHO 

 

 

  • – 3/3 –
  • O ex-presidente Lula deu uma bela entrevista a jornalistas. Eu só pude ficar olhando. Sob orientação do meu advogado, não devo manter contato com o ex-presidente ou seu Instituto. A Lava Jato confiscou meus equipamentos há quase um ano. E não devolve. Nunca fui indiciado. Nem absolvido. Estou no limbo, impedido de fazer meu trabalho como blogueiro. É bom que as pessoas saibam que no Brasil atual temos que obedecer a normas não escritas.

    CurtirMostrar mais reações

    Comentar