IBOPE sugere que LULA é favorito para 2018

Análise, Destaque, Todos os posts

O jornal O Estado de São Paulo desta sexta-feira publicou uma pesquisa Ibope sobre a visão do brasileiro sobre a economia. Dizem que a pesquisa também versou sobre o cenário eleitoral para 2018, mas nem o Estadão nem o Ibope disseram que essas perguntas foram apresentadas aos entrevistados pelo instituto de pesquisa de opinião.

É bastante improvável que o Ibope não tenha aproveitado a oportunidade para saber a quantas andam as intenções de voto dos brasileiros. E o fato de não divulgar esses números imediatamente induz à crença de que os números não agradaram a quem encomendou a pesquisa e pagou por ela.

Provavelmente este post ainda estará no ar se ou quando o Ibope divulgar os números da sucessão presidencial, mas uma conjunção de fatores mostra que Lula deve aparecer bem na foto. E não será surpresa se os números de Bolsonaro tiverem estancado.

Essa conjunção de fatores que induz à crença em fortalecimento de Lula inclui fatores alheios ao Ibope. Outros fatos mostram que a candidatura do ex-presidente já é irreversível e que tirá-lo da disputa eleitoral pode estar ficando inviável.

Vamos entender.

Antes de falar dos números do Ibope que favorecem Lula, falemos do clima político que está se formando.

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, o mesmo Estadão divulga que a base aliada do governo Temer está “dividida” e já fala até em apoio a Lula na eleição do ano que vem.

Diz o Estadão:

Embora o Planalto defenda uma candidatura única à Presidência em 2018, a maioria das siglas da base aliada vê um cenário ainda incerto e evita se comprometer com nomes colocados como possíveis candidatos. Há dirigentes que falam em candidatura própria e até em apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso ele seja candidato

Quem acredita que políticos de todas as tendências estão se movendo em direção a Lula por terem tido alguma epifania, não entende de política. O que ocorre está bem demonstrado na pesquisa Ibope que versa sobre como o brasileiro vê a economia e a governança do país.

O Ibope mostra que o otimismo dos brasileiros em relação ao desempenho da economia teve uma queda significativa e chegou em novembro ao patamar mais baixo dos últimos oito anos, segundo série histórica de pesquisas Ibope. Apenas 21% preveem mais prosperidade no próximo ano – metade do porcentual obtido no levantamento anterior, feito no final de 2016.

Mas não é só. Ibope traz outras más notícias para a direita. Mais de 80% da população considera que o governo brasileiro é corrupto, que está no rumo errado e que não respeita a vontade dos cidadãos.

86% concordam com a afirmação de que o governo é corrupto. Para 81%, a vontade da população não é respeitada. Apenas 12% consideram que o País está sendo conduzido pelo caminho certo, e 85% opinam o contrário

Isso decorre, respectivamente, dos escândalos de corrupção envolvendo peemedebistas e tucanos que se uniram para acusar o PT daquilo que praticam, pela insatisfação com a administração da economia e com a adoção de “reformas” que tiram direitos do trabalhador e que são malvistas pela esmagadora maioria da sociedade.

Ainda que alguns espertalhões da direita achem que podem jogar a culpa por Temer no PT, o fato é que ele e seu partido se uniram aos tucanos e a setores da mídia e se converteram nos soldados do antipetismo.

Temer apoia e é apoiado pelos movimentos fascistas que promoveram grandes manifestações pelo impeachment de Dilma e o resultado disso é o profundo enfraquecimento desses movimentos, agora desmoralizados por apoio dado aos odiados Aécio Neves e Temer, ainda que tenham colocado um pé na canoa de Bolsonaro.

Tudo somado, fica fácil entender que a população tende a se apegar à única coisa concreta que tem para se apegar, ou seja, sua experiência de vida no que diz respeito a época em que o país ia bem, todo mundo ia bem.

Temer, MBL, Bolsonaro e a mídia subestimam demais o povo. Claro que esse povo se deixou enganar pelo esquema magistralmente urdido para derrubar o PT do poder. Mas, em algum momento, conforme o sofrimento for aumentando – e os números mostram que está aumentando e aumentará mais –, as pessoas começarão a se lembrar de quando a vida era mais fácil e as conquistas mais frequentes.

Já disse um milhão de vezes e direi outro milhão: o PT não governou o Brasil por um mandato, foram 3 mandatos inteiros de muito bem estar no país. Foram 12 anos de bonança. Só um povo enlouquecido e absolutamente irracional esqueceria de quanto sua vida melhorou naqueles 12 anos.

A análise que você acaba de ler vem sendo feita neste Blog desde que o golpe se desenhou, lá em 2015. E a cada mês que passa ela se torna mais sólida. Não há como o povo não vir a exigir a volta de Lula, ano que vem. E nem é preciso dizer quanto os brasileiros ficarão frustrados se essa opção lhes for tirada por uma manobra pseudo jurídica. Se não partirem para a briga, votarão em quem Lula indicar.

Assista, a seguir, o comentário em vídeo de Eduardo Guimarães e, em seguida, um segundo vídeo que ensina como ser notificado cada vez que o Blog publicar uma nova matéria.

COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES DO BLOG