Lula lidera isolado intenções de voto no Ceará

Últimas notícias

Uma pesquisa divulgada nesta 2ª (18.dez.2017) mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto para presidente no Ceará, com 43,7%. Ciro Gomes (PDT), que governou o Estado e foi prefeito da capital, Fortaleza, empata na margem de erro (2,5 p.p) com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Eles têm 15% e 14,1% das intenções de voto, respectivamente.

O levantamento (íntegra) é do instituto Paraná Pesquisas. O instituto simulou a eleição em 2 cenários diferentes, 1 com e outro sem Lula. Foram entrevistados 1.520 eleitores em 54 municípios durante dias 11, 12, 13, 14 e 15 de dezembro.

O Paraná Pesquisas testou 2 cenários. No 1º quadro,  Lula lidera com folga, com 43,7% das intenções de voto. Em 2º lugar, empatados na margem de erro, está Ciro (15%) e Bolsonaro (14,1%).

Em seguida vêm o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%, Marina Silva (Rede), 3,8%, e Alvaro Dias (Pode), registrando 2,3%.

Henrique Meirelles (PSD), João Amoêdo (Novo) e Manuela D’Ávila (PC do B) pontuam juntos 1% das intenções voto no Estado.

Não votariam em nenhum candidato 11,5% dos entrevistados e não souberam responder 3,7%.

No cenário sem Lula, caso seja impedido de concorrer as eleições, Ciro Gomes lidera isolado: 30,8%% contra 16,4% de Bolsonaro. Em seguida vêm Marina (8,6%), Alckmin (6,5%) e Alvaro Dias (3%).

A pesquisa considerou o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) como o possível substituto de Lula. Jaques Wagner registrou 3,4% das intenções de voto.

Sem Lula, a porcentagem de entrevistados que não votariam em nenhum dos postulantes sobe para 25,4%. Não souberam responder 4,6%.

Juntos, Meirelles, João Amoêdo e Manuela D’Ávila pontuam com 1,4% das intenções de voto.

*

MENSAGEM AOS LEITORES

Companheiras e companheiros,

Os leitores financiaram o novo site. Está modernizado. Implantamos sistema de notificações de leitores, sistema de comentários à prova de fascistas e muito mais virá. Porém, precisamos de sua ajuda. O site tem agora uma pequena equipe para pagar e custos com seu jornalismo. Há várias formas de assinar o Blog da Cidadania.

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE AQUI

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE AQUI

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA edu.guim@uol.com.br

Com seu apoio, vamos continuar melhorando o site e nos prepararemos melhor para a guerra eleitoral de 2018