Até junho ONU indicia Brasil por perseguir Lula, diz defesa

Destaque, entrevista, Sem categoria, Todos os posts

Na manhã de sexta-feira 5 de janeiro, Valeska Zanin Martins, advogada do ex-presidente Lula, deu entrevista coletiva sobre o andamento do processo. O Blog da Cidadania estava lá, conseguiu conversar com a doutora reservadamente e obteve uma excelente notícia.

Durante a entrevista, a advogada de Lula, esposa do também advogado do ex-presidente Cristiano Zanin Martins, discorreu sobre os vícios do processo a uma plateia de jornalistas, sindicalistas e ativistas políticos.

Na conversa particular que teve com este blogueiro, porém, ela deu uma informação que pode mudar completamente o jogo. Antes de falar disso, porém, há que contextualizar a questão.

A ONU deixou para 2018 a decisão final sobre se abre processo contra o Brasil por perseguição política da Justiça brasileira contra o ex-presidente (lawfare). Em julho de 2016, a defesa de Lula apresentou queixa ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas contra o juiz Sérgio Moro. O caso passou a ser examinado pela ONU em outubro de 2016.

No ano passado, a mídia antipetista anunciou como uma vitória que a decisão da ONU sobre se abre ou não processo contra o Brasil ficou para este ano.

Contudo, a doutora Valeska relatou ao Blog da Cidadania que o adiamento da apreciação pelo Comitê de Direitos Humanos do ONU sobre o caso de Lula decorreu de pedido da defesa do ex-presidente, mas explicou que não pode informar as razões devido à estratégia da defesa.

Contudo, o advogado que intermedeia as negociações da defesa brasileira com a ONU, o britânico Geoffrey Robertson, previu, em setembro do ano passado, que Lula será condenado no TRF4. A declaração foi feita durante um jantar organizado por juristas em sua homenagem nesta quarta-feira, 30, em São Paulo.

“Moro e os colegas estão dizendo que ainda há recursos para Lula na Justiça. Nós estamos alegando que não há mais recursos aqui porque a Justiça do Brasil é totalmente parcial. Portanto, temos de ir às instâncias internacionais, onde há uma Justiça verdadeira”, disse Robertson.

A conversa com a advogada de Lula, doutora Valeska, revelou ao Blog da Cidadania que já se pode ter certeza de que a ONU vai acolher a queixa de Lula e abrirá processo contra o Estado brasileiro por perseguir politicamente o ex-presidente usando, para isso, um processo judicial no qual ele nunca teve chance.

Em outubro do ano passado, os advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Martins e o australiano naturalizado britânico Geoffrey Robertson apresentaram novo documento ao Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos da ONU.

O novo documento foi protocolado em Genebra, na Suíça, e inclui a sentença do tríplex, que, para a defesa de Lula, “contém violações grosseiras de direitos humanos”, além das declarações dadas à imprensa pelo desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4), de Porto Alegre, elogiando a decisão de Sergio Moro, o que antecipou ilegalmente a decisão que o tribunal irá tomar no dia 24 de janeiro próximo.

O documento também relata outros fatos ocorridos desde a última manifestação, como a presença do juiz Sérgio Moro no lançamento do filme “Polícia Federal – A Lei é para Todos”, sobre a Lava Jato, que apresenta o ex-presidente como culpado sem que haja qualquer decisão definitiva contra ele.

“A sentença proferida pelo Moro como juiz de primeira instância equivale a uma profecia que se cumpre pelo Moro juiz da investigação”, alertou a advogada Valeska Teixeira Martins. “Juntamos a sentença para atualizar estas violações ocorridas desde maio de 2017, quando protocolamos a réplica”, afirma.

Para Geoffrey Robertson, Lula deveria ter sido julgado por um juiz imparcial, como previsto no artigo 14(1) do Pacto de Direitos Civis e Políticos da ONU. “Lula foi julgado e condenado por um juiz parcial, o que é inconcebível”, afirma o advogado britânico Robertson, referência mundial na área dos direitos humanos e que também advoga para Julian Assange, do Wilileaks.

Bem, tudo isso está chegando ao fim. A doutora Valeska informou a este blogueiro que a ONU está de olho no julgamento que ocorrerá no Brasil no dia 24 deste mês e que até junho deste ano a organização mais importante do mundo anunciará se abre ou não processo contra o Brasil por perseguir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A mídia vive dizendo o óbvio, que a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU não poderá reverter a condenação de Lula. É lógico que não. Contudo, é uma condenação política gravíssima e que causará enormes prejuízos ao Brasil, inclusive econômicos.

Usar o poder de Estado, sobretudo o Poder Judiciário, para perseguir líderes políticos e impedir que eles disputem eleições por meios fraudulentos é conduta das piores ditaduras do planeta. Isso implicará em inabilitação do Brasil para participar de inúmeros fóruns internacionais e resultará em forte pressão internacional sobre o país.

Chega a ser hilariante quando a mídia diz que o Brasil ser processado pela ONU por perseguir Lula não mudaria nada.

O peso da abertura desse processo contra o Brasil deve surtir efeitos inclusive nas cortes superiores, como o STF, extremamente sensíveis à própria imagem. Seria a completa desmoralização do Poder Judiciário brasileiro diante do mundo. A Justiça considerará mais simples fazer um julgamento justo.

Escrevam aí o que estou dizendo.

Confira, abaixo, a reportagem. Em seguida, leia mensagem importante do Blog aos leitores

MENSAGEM AOS LEITORES 

Os leitores financiaram o novo site. Está modernizado. Implantamos sistema de notificações de leitores, sistema de comentários à prova de fascistas e muito mais virá. Porém, precisamos de sua ajuda. O site tem agora uma pequena equipe para pagar e custos com seu jornalismo. Há várias formas de assinar o Blog da Cidadania.

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE NO LINK https://www.mercadopago.com/mlb/debits/new?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bfAQUI 

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE NO LINK https://www.vakinha.com.br/vaquinha/financie-o-jornalismo-do-blog-da-cidadania

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA [email protected]

Com seu apoio, vamos continuar melhorando o site e nos prepararemos melhor para a guerra eleitoral de 2018

*

VEJA COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST. ACIONE O SININHO 

  • me parece que a matéria mistura “abrir processo” com “condenação política”.. na verdade, a ONU está muito atrasada, é conivente com o processo de recolonização da América Latina.. não há boa notícia aí.

  • Reinaldo Lopes

    Imaginem o quão intensa será a pressão americana junto aos juristas da Corte Internacional…

  • Renata

    Auspicioso, uma ótima notícia

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:
    Para mim, há muito tempo que o judiciário brasileiro é desmoralizado. Não oferece segurança ao cidadão quando este bate à sua porta em busca de justiça. Quero ver como a ONU vai se sair desta uma vez que no artigo de hoje no brasil247, o jornalista e escritor diz que os EUA estão na linha de frente do golpe e o juiz Sérgio Moro é seu testa de ferro em toda esta história. Digo isto porque a ONU é uma organização desmoralizada que é subordinada aos interesses americanos.

  • Nigro

    E daí?
    A ONU pode NADA.
    Trump está mostrando isso muito bem.
    Podem falar. E só. A ONU não é governo global.

    Querem justiça de verdade? Vejam o que rolou com a petrobrax. Teve que fazer acordo para não encarar um Juri e pagar 10 vezes mais.

    Veja o Marin.

    Numa corte séria Lula já estaria atrás das grades.

    Apenas na Banânia dos infernos um marginal é eleito presidente. Assim foi com Collor, FHC e agora LULA.

  • Jimmy Cricket

    ☺ Olhe, Edu, não interprete como crítica, mas sim como colaboração. O parágrafo a seguir

    “Usar o poder de Estado, sobretudo o Poder Judiciário, para perseguir líderes políticos e impedir que eles disputem eleições por meios fraudulentos é conduta das piores ditaduras do planeta. Isso implicará em inabilitação do Brasil para participar de inúmeros fóruns internacionais e resultará em forte pressão internacional sobre o país.”

    está mal redigido. “… perseguir líderes políticos e impedir que eles disputem eleições por meios fraudulentos…” dá a impressão de que os líderes políticos é que usariam meios fraudulentos
    para concorrer.

    Conviria corrigir, não? De qualquer forma, não publique este comentário para não dar margem aos engraçadinhos de plantão – se é que eles não percebam a falha a caiam matando…

  • Elena

    Deus te ouça, Edu! Vou ficar rezando para que tudo ocorra conforme suas previsões. Amém, Edu!

  • Geraldo Capanema da Silva

    Vai passar vergonha de novo!

  • Marcus Rodrigues

    Edu, voce nao acha que as forças econômicas (as grandes de verdade), das quais, muitos juizes e desembargadores desse nosso judi$$iario, fazem parte, nao estão nem aí se o nosso judi$$iario for humilhado internacionalmente? Contanto que os nossos commodities continuem nas mãos deles, através desta ditadura política vingente? Sera’ que eles estarão preocupados mesmo com a imagem da biografia deles? Tendo a grana na mão?

    • Amigos de Fé

      Quero trazer para o debate se realmente a ONU tem interesse em ajudar o Lula nessa questão. Será que podemos confiar? Falo isso pela simples questão de a operação Lava-jato ter muitas suspeitas de ter sido pensada pela CIA nos Estados Unidos. Sendo assim, como a ONU é uma organização controlada pelas grandes potências econômicas e o Lula fora da política é interessante pera certos países que estão de olho no pré-sal, fica a dúvida se os direitos humanos é realmente uma preocupação nesse comitê da ONU.

  • Romanelli

    Caro Eduardo ..cheguei a um ponto de tamanha frustração e descrença que, confesso, estas palavras, ou mesmos seus vaticínios, não me sensibilização

    FATO ..nenhuma Nação sobrevive sem seus símbolos ..moeda, bandeira, hino, cultura, empresas, conquistas, derrotas, lutas, heróis e bandidos, tudo faz parte deste imaginário aglutinativo

    ..daí que hoje, não sem motivo, e muitos já estão entendo o que vivo repetindo, não sem motivo vemos a toque de caixa o desmanche de muitas destas referências brasileiras, quer partida da elite, do Judiciário e, principalmente, dos EUA

    Falar em punição da ONU requer tb outras considerações ..quando isso se daria ? E até lá, o que seria de LULA ? ..convenhamos, fácil realçar a memória do indivíduo depois de morto

    Qto a bloqueios e restrições econômicas, DUVIDO, mesmo pq o poder de veto do Império é gigante

    Ademais a questão não seria tão simples ..pensemos: à medida que ficar claro o GOLPE o que se sucederia ? Uma anistia ampla e irrestrita a seres que atentaram contra a nossa democracia ?

    Como por exemplo perdoar (ou PUNIR) SERGIO Moro, os procuradores de Curitiba, os magistrados que julgam não pelas leis e provas, mas por suas preferências políticas ???? ..coisa difícil de imaginarmos neste Brasil tão passivo e agredido como o que presenciamos

    enfim ..preferia não terminar com estas palavras e tentar ser mais pró ativo ..mas nos faltam líderes, movimentos e causas que nos mobilizem ..aguardemos, passivos então, pra ver o que líderes de outras Nações nos recomendam

    O subdesenvolvimento do BRASIL é fruto dum trabalho dedicado, dum empenho de gerações

    • Claudinei

      Escreveu um monte de abobrinhas. Outro trouxinha político. kkkkkkkkkkkk

      • SCan

        Tem alguma resposta ou consideração inteligente a fazer ou é só isso?

        • Claudinei

          O Lula é líder é por isso que esta sendo perseguindo. Foi ele que colocou o Brasil no mercado mundial. O problema do Brasil são os trouxinhas políticos que pensam que sabem e no final não sabem nada. E a grande imprensa calhorda que apoia os E.U.A.

          • SCan

            Não. O problema do Brasil são os tontos como você que não têm nada a acrescentar a um comentário a não ser risotas estúpidas. A reação automática dos analfabetos políticos.

          • Claudinei

            Vc que é um parvo que não sabe nada. Um otário que apoia um juiz parcial. Morete pq o seu herói não mandou prender nenhum tucano no caso do Banestado? https://istoe.com.br/17020_CONTA+TUCANO/

          • Claudinei

            Antes de me responder vai estudar. Por isso que vcs são chamados de trouxinhas políticos.

          • Regular Sized Randy

            Manda bala, guerreiro peleguito! Esses coxinhas vem dar palpites sem saber nada! Não sabem nem que moro cometeu perjúrio quando ele não prendeu o tucano jimmy carter em 1963! Isso é crime sabia.

  • Eder Minelli-representacoes Au

    Edu, passe a acompanhar a pagina do face, sei a importância de ler o blog, mas vai fazer o que? Deixar coxinha deitar e rolar na pagina ofendendo a tudo e a todos espanta os militantes!! ex: este post que vou printar aqui, esta a 14 horas, sobre a condenação da ONU,veja:

    Paulo Simões TEM QUE PERSEGUIR, LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA.
    Curtir · Responder · 14 h

    • Blog da Cidadania

      Eder aí não tem jeito. Se eu ficar tentando apagar esses caras no face não vou parar nunca

  • Flávio Lagoas

    Qual seria a sentença condenatória da ONU ? Que tal : Todo cidadão brasileiro deve ter todos os privilégios dos ricos e/ou poderosos e depois de uma condenação em primeira instância pode recorrer em liberdade ou todo cidadão brasileiro deve possuir todos os privilégios concedidos aos indivíduos que possuem foro por prerrogativa de função. Pra terminar, alguém sabe qual Universidade concedeu o título de Doutora à Valeska ? Brasil : País dos “Doutores” !

  • Edivaldo

    Esse é um dos raros momentos em que sinto vergonha de ser brasileiro.

  • Felipe carlos Carlos

    A ONU que se dane !!! Vá para o inferno
    ONU !!! Quem manda nessa merda é Soros !!!e esse merda que bagunça com meu país!!!

    Pra pro inferno ONU, LuLadrão!!
    Vão roubar outro país !!!

  • A ONU dará seu veredito condenatório certamente a Moro. Mas em 2019. Quando Lula estiver preso ou morto, mas sobretudo a ditadura destruidora do Brasil estiver consumada.

  • Robson