Brasil obteve “grau de investimento” com Lula sem destruir Previdência

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Após novo rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, a mídia e o governo Temer desandaram a fazer chantagem com o país dizendo que o país está sendo considerado mau pagador em potencial por não estar tirando dos brasileiros a possibilidade de se aposentarem um dia, enquanto estiverem vivos.

A reportagem contida na reportagem acima diz que a agência de avaliação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota de crédito da dívida do Brasil de “BB” para “BB-” devido a “atraso nas reformas [ como a da Previdência] e as incertezas sobre a eleição presidenciável [sic] deste ano”.

Ou seja, a extinção da CLT pela “reforma trabalhista” de Michel Temer e do PSDB, que acabou com os direitos dos trabalhadores, não serviu para agradar os tubarões das finanças internacionais.

Podem reformar a Previdência o quanto quiserem que não vão obter nada dessas agências de classificação de risco porque elas não querem que o Brasil tire direitos do povo, querem a economia sólida e, como se sabe, a tal “melhora da economia” que a mídia diz que Temer logrou não passa de balela.

Não fosse assim, não haveria rebaixamento da nota de crédito do país.

Prova disso é que em abril 2008 o Brasil foi classificado pela primeira vez com o grau de bom pagador passando da categoria de especulação (BB+) para grau de investimento (BBB-) pela S&P, seguido pela Fitch Ratings, em março do mesmo ano e, em setembro de 2009, pela Moody’s.

O Brasil começou a perder o grau de investimento durante crise política intensificada no governo Dilma, em 2015, sete anos depois de ter atingido o grau de investimento.

Perdemos a avaliação de bons pagadores devido à sabotagem da Lava Jato e do Congresso à economia com vistas a minar o apoio da população a Dilma e criar o clima para o impeachment dela.

O grau de investimento nas três grandes agências de classificação e risco obtido entre 2008 e 2009 foi obtido sem tirar um só direito do trabalhador, com ascensão do emprego formal, sobretudo porque o Brasil tinha conseguido, com Lula, o feito inédito de acumular centenas de bilhões de dólares de reservas cambiais, o que jamais tinha conseguido em toda a sua história.

Esse “rebaixamento” por falta de extinção da Previdência dos brasileiros é conversa mole. Do contrário não teríamos obtido o grau de investimento durante o governo Lula sem tirar a previdência e os direitos trabalhistas dos brasileiros.

Aliás, durante 11 dos 13 anos de governos do PT o Brasil atingiu o pleno emprego e salários altos como jamais ocorrera sem tirar um só direito trabalhista, como fizeram Temer e o PSDB no ano passado, acabando com a CLT para agradar empresários que mandaram seus deputados comprados votarem contra autorização da Câmara para o STF processar o presidente golpista.

UM MINUTO DA SUA ATENÇÃO

Apoie o Blog da Cidadania. O site tem custos – equipe técnica, hospedagem, cobertura (telefonemas, deslocamentos). Assinar um dos primeiros blogs políticos do país, que já existe há 13 anos, é forma de militância política. Há várias formas de assinar. Confira, abaixo. E obrigado pelo apoio. 

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE NO LINK https://www.mercadopago.com/mlb/debits/new?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bfAQUI 

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE NO LINK https://www.vakinha.com.br/vaquinha/financie-o-jornalismo-do-blog-da-cidadania

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA [email protected]

*

VEJA, ABAIXO, COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST. ACIONE O SININHO 

 

  • Robson
  • Jose Eduardo

    O fato é que essas supostas agências de avaliação de riscos não são nada confiáveis. Exemplo: pouco antes da crise de 2008 a S&P havia classificado o banco Lehman Brothers como altamente confiável. Não era obviamente e o Lehman quebrou nesse mesmo ano gerando uma crise financeira de proporções globais que persiste até hoje. De qualquer modo, o rebaixamento do Brasil era esperado simplesmente porque os golpistas e a Lava Jato arruinaram a economia do país a olhos vistos. Assim, não é preciso nenhuma agência de avaliação para perceber esse óbvio ululante!

    • Tadao Shiokawa

      GOLPISTAS DA LAVA JATO?????
      Então a crise do Brasil é por causa da Policia Federal ??
      Não é por causa da corrupção ? independente de quem estava no poder, pois todos eram corruptos, então a culpa é da policia não de quem comete o crime ???
      REALMENTE O BRASIL TA UM LIXO MESMO, ou o que mudaram todos os significados das palavras e eu não estou sabendo, para mim, bandido era quem fazia errado, mas pelo visto mudaram o significado.
      Hoje quem faz as coisas de errado se chama justiça, e quem faz certo bandido.

      TA “SERTOOOOOOO”

  • Hermes Sanchez

    Destruida a Previdência já está, há anos! Só que sua reforma, que era inevitável, agora é tambem urgente, em decorrência da economia dizimada que o PT nos legou.
    Vejam o que a Dilma dizia da reforma da Previdência
    https://www.youtube.com/watch?v=qsr26KFi8TM

  • Tadao Shiokawa

    O problema da maioria dos dementes que defendem o PT é que acha que tudo se resolve em um passe de magica.
    se o PT tivesse feito reformas hoje não estaria desse jeito, mas claro que o PT nunca iria fazer, do mesmo jeito que nunca quis taxar os mais ricos, e os bancos.
    SEMPRE, SEMPRE MESMO criticaram os mais ricos, o banqueiros, mas nunca ME NENHUM MOMENTO JAMAIS, fez algum tipo de taxação para os mais ricos.
    Hoje enchem a boca pra dizer que tem que taxar os mais ricos. tiveram 13 anos pra fazer a reforma, tiveram 13 anos para taxar os mais ricos, mas nunca o fizeram, por que se taxar os mais ricos iria perder apoio dos mesmo, se fizesse a reforma o PT deixaria de ser aquela maravilha e estaria contra a população.
    Esse é o PT e mas demente é quem defende essa esquerda retardada, falam só merda, mas não aparece 1 pra dar uma solução para as coisas.

    • Blog da Cidadania

      Seu português combina perfeitamente com a sua mentalidade idiota, seu desconhecimento atroz de tudo que se refere ao que comenta. Durante 13 anos o PT promoveu a maior distribuição de renda e redução da pobreza em todo o mundo. Há provas disso. Só não sabe disso gente ignorante e iletrada como você, que não consegue escrever um pequeno comentário sem defecar sobre o idioma

      • Tadao Shiokawa

        Demente é vc que acha que política se resolve em um passe de mágica seu bosta, quando vc entender 1% de economia vc tem o direito de vir aqui comentar, o idiota retardado filho da puta que acha que o cara que assume a presidência, do dia pra noite consegue fazer algo que muda o país, é um demente que pra falar a verdade se morrer faz um favor pra humanidade.
        Primeiramente políticas, principalmente econômicas surtem efeitos no mínimo em 3 ou 4 anos, se no começo do governo Lula foi bom, isso por que recebeu algo com méritos, se o começo da Dilma foi ruim é por que recebeu uma bomba na mão, e que incrível que a própria Dilma sem querer, disse isso em entrevista, HOJE A SAÚDE ESTÁ RUIM É POR DECISÕES TOMADAS ERRADAS NO GOVERNO ANTERIOR, e olha que ela é uma anta mas sabe bem que a culpa não era dela
        E por último, se distribuiu tanta renda assim por que existe tantos pobres no Brasil?
        O retardado que acredita nisso é o mesmo retardado que acredita que o Lula pagou a dívida externa. Mas se der um entrada no próprio site do governo, tem a planilha da dívida Brasileira desde 90 e mostra que nunca foi pago porra nenhuma, e os idiotas dementes esquerdopatas nem sequer tem competência de procurar, por isso são os que defeca pela boca, mas como todo papagaio de esquerda só repete o que o cafetão deles fala.

  • Tadao Shiokawa

    Vai se fude seu merda, pra começo de conversa eu quero mais é que vcs se fodam seja com o governo que for, vcs são dementes, preferem escolher um presidente por ideologia do que por qualidade, por mim o pt podia ficar por mais 10 ou 20 anos, quero ver vcs passando fome seus miseráveis de esquerda, claro, mesmo q o Lula seja eleito, ele não tem mais governabilidade, não vai mais ter petrolão nem mensalão, como vai comprar os votos agora ?
    A real é que a verdade é dura, PT nunca taxou os ricos nem banqueiros, mesmo tendo q, nunca mexeu na previdência por ser impopular, por isso esse país tá essa merda.
    E vcs que odeiam tanto a elite, por que defendem o Lula se ele tbm é milionário?
    Se seus filhos andam de iate, carão de luxo ? Ahhhh esqueci é tudo dos amigos, amigos esses burgueses, elite, mas quando é amigo camarada tá valendo

  • adelson lima

    Antes que me esqueça, Standard and POOR´S va tomar no pu!