Financial Times: condenação de Lula não engrandece o Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Do Blog Brasilianismo

Em um editorial em que desaprova a empolgação do mercado e dos críticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como chama de erro a ideia de que sua condenação é uma conspiração, o jornal de economia ”Financial Times” chama de ”triste” e ”preocupante” a situação política do Brasil em um ano de eleição.

‘As ramificações da potencial proibição da candidatura de Lula revelam o vácuo de lideranças no coração do Brasil, e a ausência de alternativas”, diz a análise.

”É impressionante que um país tão carismático quanto o Brasil não tenha produzido uma nova geração de políticos que mereçam o nome. Atualmente em segundo lugar nas pesquisas está Jair Bolsonaro, um ex-militar cujas opiniões fazem os tuítes de Trump parecerem suaves. Isso não é grande; isso é triste. Com apenas nove meses até a eleição, isso também é preocupante”, complementa.

O jornal defende a imparcialidade da Lava Jato, mas destaca a opinião do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que a prisão de Lula seria ruim para o país.

Segundo o ”FT”, o Brasil ”precisa de um partido forte de esquerda, como o PT”. Além disso, diz o jornal, proibir Lula de disputar as eleições também vai polarizar ainda mais um país que está frustrado com os políticos e com raiva da sua situação.

Após uma primeira rodada de análises positivas da condenação na imprensa internacional especializada em economia, é impressionante notar que duas das principais publicações internacionais se mostraram sóbrias e equilibradas em suas análises do julgamento de Lula em segunda instância.

Assim como o ”FT” critica a situação política do Brasil em geral, a revista ”The Economist” já tinha indicado que a condenação vai afetar as próximas eleições, criando um processo ”confuso” e ruim para o país. ”É notável que uma corte tenha que decidir os rumos da eleição presidencial do Brasil, em vez de eleitores”, diz o ”Financial Times”.