MPF quer que Moro diga que recibos de Lula são “falsos”

Últimas notícias

Em alegações finais ao juiz Sergio Moro, a força-tarefa da Operação Lava Jato pediu que sejam reconhecidos como “ideologicamente falsos” os recibos entregues pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comprovar aluguel do imóvel vizinho à sua residência em São Bernardo do Campo (SP).

Lula é réu em ação penal que investiga duas supostas formas de pagamento de vantagens indevidas da empreiteira Odebrecht: a primeira é um terreno onde seria a sede do Instituto Lula, em São Paulo, no valor de 12 milhões de reais; a segunda é o aluguel de apartamento avaliado em 504 mil reais, vizinho à residência de Lula no ABC.

A Lava Jato sustenta que o ex-presidente nunca pagou pelos imóveis até 2015 e abriu investigação sobre os comprovantes de aluguel entregues pelo petista.

Segundo o MPF, Lula criou os documentos para dar “falso amparo” ao argumento de que o apartamento vizinho ao seu era alugado. “Documentos ideologicamente falsos não fazem prova de pagamento ou quitação. Ao contrário, a falsidade do recibo concorre francamente para confirmar os matizes criminosos dos atos que tentam, em vão, lastrear” conclui o órgão nas alegações finais.

O engenheiro Glaucos da Costamarques é apontado pelo MPF como “laranja” do ex-presidente na aquisição do terreno e do apartamento. Lula apresentou os recibos de pagamento assinados por Costamarques em setembro deste ano.

A defesa de Lula também apresentou e-mail de Costamarques ao compadre de Lula contendo relação de pagamentos de aluguel que, pressionado pela Lava Jato, depois disse que não recebeu. E o hospital Sírio Libanês desmentiu Costamarques, que disse que o compadre de Lula, Roberto Teixeira, esteve no hospital pedindo que assinasse recibos.

UM MINUTO DA SUA ATENÇÃO

Apoie o Blog da Cidadania. O site tem custos – equipe técnica, hospedagem, cobertura (telefonemas, deslocamentos). Assinar um dos primeiros blogs políticos do país, que já existe há 13 anos, é forma de militância política. Há várias formas de assinar. Confira, abaixo. E obrigado pelo apoio. 

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE NO LINK https://www.mercadopago.com/mlb/debits/new?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bfAQUI 

PARA ASSINAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE NO LINK https://www.vakinha.com.br/vaquinha/financie-o-jornalismo-do-blog-da-cidadania

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA [email protected]

*

VEJA, ABAIXO, COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST. ACIONE O SININHO 

 

  • Jose Eduardo

    E prossegue o criminoso “Lawfare” contra Lula, Eduardo! Pra quem ainda não sabe, Lawfare é a arma jurídica usada com objetivos políticos. *https://pt.wikipedia.org/wiki/Lawfare

  • Naylson Brasil

    PQP!
    Me manda pra Cuba;
    De preferenssia uma passagem só de ida!
    Deixa o Brazil com Z de zona pros gringos.

  • Kaká

    Se fosse o MP e esses babacas que perseguem Lula gente séria, o que fariam? Mandariam fazer a tal perícia nos recibos, se comprovados falsos, caberia OUTRO crime contra Lula, o de falsidade de documentos, má-fé processual, e etc … Se qualquer advogado percebe que tem documento falso dentro de um processo, alega-se falsidade documental, faz-se uma incidental alegando-se essa falsidade, vai a perícia e, se falso, desmonta o processo e vira contra quem apresentou os papéis … é outra ação contra o cara … Mas, NÃO … ou seja, comprova o medo que o MP tem de que, pedindo perícia, a prova vira contra o próprio MP e suas alegações sem pé nem cabeça … e o juiz vai na mesma toada, porque indefere vários pedidos da defesa de Lula para se fazer a prova pericial … então, tudo isso nos recibos, somente demonstra o tamanho da feladaputagem dessa gente paga com nossos recursos, nossos funcionários, que montaram a camarilha contra Lula e o PT …

  • Robson