PSL sofre debandada após anunciar filiação de Bolsonaro

Últimas notícias

O compromisso firmado por Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com o PSL, presidido pelo deputado pernambucano Luciano Bivar, está causando debandanda entre parlamentares dissidentes do PSDB que pretendiam se filiar a esse partido.

Alguns tucanos miravam no movimento interno do partido de Bivar, o Livres – que anunciou a saída da legenda depois da confirmação da filiação de Jair Bolsonaro -, como uma opção para um eventual saída do tucanato. Porém, a chegada de Bolsonaro ao Partido Social Liberal (PSL) fez com que o grupo desistisse da ideia.

Se eleito, Bolsonaro poderia ter ministro da Fazenda liberal. Com a desistência, a bancada do PSL na Câmara dos Deputados não tem mais a perspectiva de crescer, por enquanto, já que aos atuais três parlamentares iriam se somar pelo menos seis tucanos com mandato na Câmara.

A economista Elena Landau que já havia desembarcado do PSDB e se unido ao Livres, já se afastou do PSL.

Outros 14 deputados de diferentes agremiações estavam analisando também ingressar no PSL. Não se sabe como está o status dessa movimentação, que apenas pode ocorrer durante a janela partidária em março.

Já o Livres e seu principal incentivador Sérgio Bivar, filho de Luciano Bivar, vai pensar em nova estratégia para as eleições de 2018, segundo nota oficial divulgada logo após a oficialização do acordo entre Bivar e Bolsonaro.