Guru econômico de Alckmin revela que ele seria Temer um 2

Últimas notícias

O recém-anunciado economista que comandaria a economia brasileira se Geraldo Alckmin se elegesse presidente este ano é Persio Arida, que ficou apenas seis meses na direção do Banco Central em 1995, no governo FHC, e afastado após denúncia de beneficiar amigo com informações privilegiadas da desvalorização do Real.

O economista foi um dos idealizadores do Plano Real, colocado em prática em fevereiro de 1994, no governo de Itamar Franco, e que afundou em janeiro de 1999, causando a crise da maxidesvalorização do real frente ao dólar após FHC se reeleger dizendo que Lula é que desvalorizaria a  moeda se fosse eleito.

Indagado sobre seu programa econômico, Arida adiantou como será o tal programa. “Temos que aprofundar as reformas e buscar uma solução estrutural para o grave problema fiscal que enfrentamos”, ressaltou.

Perguntado sobre se sua solução vem com crescimen, disse que “Crescimento não vem com intervencionismo nem inclusão social nem com populismo” Para ele, “a verdadeira agenda do crescimento é criar as condições para a economia funcionar melhor.”

Ou seja: se Alckmin for eleito, adeus programas sociais.

E quais seriam, então, esses caminhos? Segundo Arida, “aumentar a segurança jurídica, privatizar, fazer uma boa reforma tributária, abrir a economia, assegurar a concorrência, evitar artificialismos e controles de preços.”

Ou seja, o plano de Arida é deixar o empresariado à vontade, sem regras, para fazer o que quiser. Inclusive no que tange aos trabalhadores que empregar.