Justiça não prende tucano condenado, mas Lula…

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A Justiça brasileira pretende bater recorde mundial de velocidade no julgamento de ações criminais. Contra Lula. E só contra Lula. Mas essa velocidade não existe só para ele; estende-se a qualquer acusado petista. Aos políticos de direita, quando as provas são tão fortes que não dá para ignorar a estratégia é procrastinar o processo até que prescreva. É o que vai acontecer com o caso Eduardo Azeredo, ex-presidente do PSDB.

Antes de falar do escandaloso tratamento privilegiado que a Justiça dá aos políticos tucanos e aos aliados ao PSDB, vale rever o que a Justiça fez com Lula. Dados divulgados pela revista Época mostram que o processo contra Lula foi o mais rápido de que se tem notícia contra um político.

O caso envolvendo Lula e o “tríplex” surgiu em dezembro de 2014 no jornal O Globo

Em 27 de janeiro de 2016, a revista Veja diz que Lula será denunciado pelo MPF por ter recebido o tríplex como propina

Em 9 de março de 2016, o Ministério Público Federal transforma a denúncia de O Globo em  denúncia à Justiça.

Em 20 de setembro de 2016, o juiz Sergio Moro aceita a denúncia contra Lula

Em 12 de julho de 2017 o mesmo Moro condena Lula a 9 anos e meio de prisão.

Em 24 de janeiro de 2018, o TRF4 julga e mantém a condenação de Lula.

Em 1 ano e 4 meses Lula foi julgado em duas instâncias e condenado. Segundo a mídia que pautou o processo e anunciou com meses e até anos de antecipação o resultado do caso do “tríplex”, Lula será preso em algumas semanas, assim que TRF obviamente negar qualquer recurso do réu que linchou sem provas semanas atrás.

A melhor evidência da diferença de tratamento que a Justiça brasileira dá às pessoas por questões políticas – lembrando que a mesma Justiça trata diferentemente pessoas negras e brancas e pessoas pobres e ricas – reside no caso envolvendo o ex-presidente do PSDB Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais, envolvido no mensalão tucano, desvendado na CPI dos Correios, em 2005.

Em 7 de setembro de 2007 (dois anos depois), o Ministério Público anuncia que vai indiciar Eduardo Azeredo pelos crimes levantados pela CPI dos Correios, 2 anos antes.

Em 3 de dezembro de 2009 (dois anos e 3 meses depois), a Justiça brasileira aceita a denúncia contra Azeredo

A denúncia demorou todo esse tempo para ser aceita e foi aceita meio que na marra, pois havia até cheque da propina encontrado na conta do tucano

Passaram-se CINCO ANOS e Azeredo ainda não havia sido julgado.

Em 19 de fevereiro de 2014, quando a Justiça finalmente sinalizou que iria julgá-lo, ele, que então era senador pelo PSDB, renunciou ao cargo para que o seu caso voltasse à primeira instância, pois, se continuasse senador, seria julgado pelo STF.

Em 16 de dezembro de 2015, Azeredo foi condenado em primeira instância

Em 23 de agosto de 2017 (quase dois anos depois) Azeredo foi condenado em segunda instância.

Há seis meses Azeredo foi condenado em segunda instância. Entre a aceitação da denúncia (2009) e a condenação em segunda instância (2017) passaram-se OITO ANOS. Desde que a denúncia foi feita pelo Ministério Público (2007), passaram-se dez anos. Do ano a que se refere o crime, passaram-se 20 anos.

Azeredo foi condenado em segunda instância faz tempo e, segundo o portal G1, sua pena vai escrever no fim deste ano. E a Justiça não prende e não explica por que tanta demora enquanto Lula foi julgado da forma que todos viram.

A explicação para isso? Azeredo é do PSDB, partido cujos membros podem roubar à vontade que a mídia não acusa, o MP e a PF não investigam, a Justiça não julga e, quando julga e condena, a mesma Justiça não cumpre a condenação.

Precisa dizer mais alguma coisa para provar que o processo contra Lula é uma farsa?

*

Assista a reportagem em vídeo