Direita mirou em Lula e atirou no próprio pé

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Não se pode entender o atentado a bala contra Lula como um fato isolado; esse ato de insanidade se conecta com todo um contexto de violência contra o ex-presidente e seus apoiadores durante sua incursão pelo Sul do país. A extrema-direita e a mídia pretendiam passar uma mensagem de revolta popular contra o ex-presidente, mas, como o escorpião da fábula, essa gente atirou no próprio pé.

A fábula do sapo e do escorpião é uma das figuras de retórica mais usadas na política. Diz a lenda que o escorpião pediu ao sapo que o levasse nas costas para atravessar a lagoa porque não sabia nadar. O sapo hesitou achando que não era seguro, mas o escorpião lhe garantiu que não haveria lógica em atacar seu benfeitor porque se o fizesse ambos afundariam. Entendendo a lógica, o sapo aceitou. No meio do caminho, na lagoa, o escorpião dá uma ferroada no sapo e ambos começam a afundar. O sapo pergunta ao escorpião por que fez aquilo se ambos afundariam. O escorpião responde: não posso evitar, é a minha natureza.

Essa fábula quer dizer que certas pessoas na política tomam decisões ilógicas que as prejudicam simplesmente porque não conseguem evitar de fazer a coisa errada por ser sua natureza.

DNT 25-03-2018 SAO MIGUEL DO OESTE – SC / POLITICA OE / CARAVANA LULA PELO BRASIL / REGIAO SUL – Manifestantes jogam ovos e pedras comitiva do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva na chegada ao municipio de Sao Miguel do Oeste, interior de Santa Catarina. Agenda faz parte da Caravana Lula Pelo Brasil na regiao Sul que teve inicio dia 19 de marco no municipio de Bage no Rio Grande de Sul e programada para terminar no dia 28 de marco em Curitiba, Parana – FOTO DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO

Essas imagens dos ataques a Lula têm total conexão com o ataque a tiros porque mostram que o clima que formado contra o ex-presidente no Sul do país propiciava o atentado.

No mesmo dia, a mídia já mostrava que o ataque a tiros a Lula, bem como os ataques virulentos de menor gravidade, seriam um tiro no pé.

O jornal Folha de São Paulo publicou análise de que o atentado contra Lula “infla” o que chamou de “tese de caçada antidemocrática” ao ex-presidente. Para esse jornal, o Brasil e o mundo vão achar que querem matar ou prender Lula para que ele não volte a governar o país.

O governador Geraldo Alckmin havia dito que Lula merecia o ataque a tiros e depois teve que recuar, como disse a Veja

Bolsonaro, por sua vez, tentou vender uma tese maluca de que os petistas atiraram contra si mesmos, apesar de reportagem do Jornal Nacional ter mostrado que houve muitas testemunhas do ataque, até porque Lula lotou um ônibus de jornalistas de todas as tendências para cobrir sua peregrinação pelo Sul do país. Esse ônibus foi atacado com tiros, também.

Não foi por outra razão, que a própria mídia antipetista criticou Bolsonaro por acusar Lula e o PT sem provas. Veja e Globo, entre muitos outros, criticaram a acusação leviana do candidato de extrema-direita, um dos maiores suspeitos pelo atentado, na opinião do Blog da Cidadania.

Tudo somado, no próximo dia 4 o Supremo Tribunal Federal vai julgar o habeas corpus de Lula. Será que não ficaria exageradamente estranho jogar Lula na cadeia após ele ser vítima de um atentado a bala? Isso sem falar que ficaria muito mais estranho deixarem Lula ser preso e, logo em seguida, o STF acabar com a prisão em 2ª instância, o que já é certeza que acontecerá, conforme as declarações de vários ministros daquela corte.

É por isso que, em sua coluna da última quarta-feira no jornal O Globo, um dos campeões do antipetismo midiático, Merval Pereira, lamentou que Lula, além de não vir a ser preso, pode, também, conseguir disputar a eleição presidencial.

Assista, a seguir, a reportagem em vídeo