Justiça nega permissão a governadores e senadores para visitarem Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Um grupo de 11 governadores, incluindo todos do Nordeste, pediu autorização à 13ª Vara Federal de Curitiba para visitar o ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele cumpre pena desde a noite do último sábado (7).

Entre os governadores que pretendiam visitar Lula, Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba), Wellington Dias (Piauí), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Belivaldo Chagas (Sergipe), além de Fernando Pimentel (Minas Gerais) e Tião Viana (Acre).

O pedido incluiu também o senador Lindbergh Farias (PT-PB), a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR); o vice-presidente nacional da legenda, Márcio Costa Macedo e o ex-deputado do PT do Paraná Angelo Vanhoni.

O documento foi enviado ontem (9) à 13ª Vara, mas ainda será analisado pela juíza federal substituta Carolina Lebbos, titular na 12ª Vara Federal, especializada em execução penal.

A juíza federal substituta Carolina Moura Lebbos, porém, negou a visita.

Dez governadores chegaram ao prédio da Polícia Federal por volta das 14h40 de terça-feira, mas foram proibidos de se encontrar com o ex-presidente.

“Não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal. Desse modo, deverá ser observado o regramento geral”, afirmou a juíza em despacho.

Anteriormente, o juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal, já havia determinado que nenhum “privilégio quanto a visitações, aplicando-se o regime geral de visitas da carceragem da Polícia Federal, a fim de não inviabilizar o adequado funcionamento da repartição pública”.

Por volta das 21h da última segunda-feira (9), o senador Roberto Requião (PMDB) protocolou um requerimento na 13ª Vara Federal, solicitando que uma comitiva composta de 11 governadores tivesse autorização para visitar o ex-presidente. No entanto, o requerimento é analisado pela vara de execução penal, a 12a Vara Federal.

Nove dos 11 governadores mencionados na petição foram a Curitiba, onde o ex-presidente está preso: Tião Viana (PT), do Acre; Renan Filho (PMDB), de Alagoas; Rui Costa (PT), da Bahia; Camilo Santana (PT), do Ceará; Flavio Dino (PCdoB), do Maranhão; Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Wellington Dias (PT), do Piauí; Waldez Goés (PDT), do Amapá.