Mesmo preso, Lula pode divulgar cartas e vídeos

Sem categoria, Todos os posts, Últimas notícias

Preso há 15 dias, o ex-presidente Lula ainda se comunica com a militância do partido, mesmo estando atrás das grades. As redes sociais do petista continuam ativas e sendo atualizadas diariamente e o ex-presidente já enviou através de seus advogados três cartas aos apoiadores que fazem uma vigília nas proximidades da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba .

No domingo (22) um vídeo gravado pelo ex-presidente pouco antes de se entregar à polícia foi divulgado no Twitter, no Facebook e no site que levam o nome dele. Na gravação, Lula explica porque resolveu se entregar e critica a força-tarefa da Lava Jato, inclusive o juiz federal Sergio Moro, que o condenou em primeira instância no caso do tríplex do Guarujá.

Para a advogada e cientista política Carolina Clève, o fato de Lula estar preso na PF não impede que suas redes sociais sejam atualizadas. “Não há nada que impeça a movimentação das redes sociais enquanto a pessoa estiver presa e, aqui, já incluo a possibilidade de alimentar as redes com vídeos do ex-presidente Lula”, garante. “A liberdade de expressão, embora não seja absoluta – assim como nenhum direito fundamental é – trata-se de pressuposto do Estado Democrático de Direito.

Por essa razão, não pode haver a proibição – a priori – de qualquer ato de manifestação e apoio”, completa Clève.

As páginas no Twitter e no Facebook, e o site que levam o nome do ex-presidente são administrados diariamente por apoiadores do petista.

Mas não é apenas através das redes sociais que Lula se comunica: o petista também transmite recados aos militantes que estão em vigília em Curitiba através de seus advogados.

Como está preso, Lula tem um dia específico da semana para receber visitas: a quinta-feira. Vários políticos já tentaram visitar o petista – inclusive a ex-presidente Dilma Rousseff, que veio a Curitiba nesta segunda-feira (23), e o pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). A juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, negou autorização para as visitas.

Os advogados de Lula, porém, têm acesso livre ao petista. O ex-presidente já mandou três cartas a seus apoiadores através deles. Na primeira, lida aos militantes na última segunda-feira (16), Lula disse que estava “tranquilo, mas indignado” com a prisão. Dois dias depois, na quarta-feira (18), o ex-presidente enviou um novo recado, dizendo que valerá a pena morrer por seus apoiadores.

Nesta segunda-feira (23), a presidente do PT Gleisi Hoffmann leu uma carta enviada por Lula aos membros do diretório nacional do partido.

No documento, Lula comemora o resultado das pesquisas de intenção de voto e diz que “a luta continua”. “Tem insinuações de que se não for candidato, se não tiver holofote e de que se não falar contra a condenação, será mais fácil a votação a meu favor.

A Suprema Corte não tem que me absolver porque sou candidato, porque vou ficar bonzinho. Tem que votar porque sou inocente”, disse o ex-presidente.

Com informações da Gazeta do Povo